rentÁvel utilizado paraservir refeiÇÕes · centro pós-catástrofe emlisboaalvo ......

16
ATUALIDADE • 04 Portugueses sem condições Relatores da ONU alertam para a urgência de resolver a situação de quem ainda vive sem casa, água e saneamento. PUB PUB Coexistência (adiada) entre peões e carros CIDADES • 02 CAPITÃO RENTÁVEL CHRIS EVANS É O ATOR QUE DÁ MAIS LUCRO NO CINEMA FAMA&TV • 10 www.destak.pt Diretor: Diogo Torgal Ferreira Edição nº 2821. Jornal diário gratuito. Preço da água desce no Porto para o ano CIDADES • 03 Águias e leões usam a Taça para rodar DESPORTO • 08 ARTE&LAZER • 12 DR AUTOCARRO UTILIZADO PARA SERVIR REFEIÇÕES

Upload: trinhkhuong

Post on 11-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ATUALIDADE • 04

Portuguesessem condiçõesRelatores da ONU alertam para a urgência de resolver a

situação de quem ainda vive sem casa, água e saneamento.

PUB

PUB

Coexistência(adiada) entrepeões e carros

CIDADES • 02

CAPITÃORENTÁVELCHRIS EVANS É OATOR QUE DÁ MAISLUCRO NO CINEMAFAMA&TV • 10

www.destak.ptDiretor: Diogo Torgal Ferreira

Edição nº 2821. Jornal diário gratuito.

Preço da águadesce no Portopara o ano

CIDADES • 03

Águias e leõesusam a Taçapara rodar

DESPORTO • 08 ARTE&LAZER • 12

DR

AUTOCARROUTILIZADO

PARA SERVIRREFEIÇÕES

JUDICIÁRIA CHAMADAA INVESTIGAR INUNDAÇÃO

Oautarca deGaia EduardoVítorRodrigues confirmou ter chamado a PJ para «percebero que aconteceu»numa sala do edifício doArquivoMunicipal, onde uma inundação destruiu documentos do processoGaianima.

CIDADES 14.12.2016QUARTA-FEIRAwww.destak.pt02

Recolha de alimentospara a Mercearia Social

AUnião de Associações do Comér-cio e Serviços da Região de Lisboae Vale do Tejo (UACS) e a FreguesiadeSantoAntónio lançamacampanha“Comércio Solidário” para recolhadealimentosparaaMerceariaSocial–Valor Humano, que decorre até 22 dedezembro.

A campanha é dirigida a todos osAssociados daUACS. Englobadanes-ta iniciativa, decorre nas mesmas da-tas a“AvenidaSolidária”, comaparti-cipação de mais de 100 lojas daAveni-dadaLiberdade.Osalimentosrecolhi-dos devem ser entregues na sededa UACS (na Rua Castilho, nº 14), nospolos daFreguesia(Largo de São Ma-mede,nº7,CalçadadeMoinhodeVen-to, nº 3, Rua Luciano Cordeiro, nº 16,R/Cesquerdo)enaValorHumano(Cal-çadaMoinho de Vento, nº 3).

AMerceariaSocial–ValorHumanofoi inaugurada no dia 14 de abril desteano, exclusivamente dirigida aos cida-dãosdafreguesiacomcondiçõessocioe-conómicas desfavoráveis.

Alimentos, produtos de higienepessoal e da casa incluem a lista

123RF

Coexistênciapouco conhecida

Jogos pintados no chão e floreiras tentam alegrar o Passeio dos Fenícios

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA/DESTAK

O Passeio dos Fenícios, uma pe-quenaruadoParquedasNações,

tornou-se há três meses numa “zonade coexistência”. Aqui, os carros nãopodem circular a mais de 20km/h, ospeões«têmprioridade»–comosepodeler numa placa à entrada – e há jogospintadosnochão,novosbancoseflorei-ras e até crochê nas árvores.

Retornar aos tempos em que ascriançasbrincavamnaruaéoobjetivoda Junta, mas será que os moradoresjáperceberamaideia?

Amaioriadaspessoasusaestaviasóde passagem, sobretudo porque háoutras ruas e pracetas paralelas quenãotêmcirculaçãoautomóvelequesão

PATRÍCIA SUSANO [email protected]

Parque das Nações criazona de coexistênciaentre carros e peões,mas moradores aindanão estão rendidos.

«mais agradáveis para os miúdos an-daremabrincar»,explicammoradoresao Destak, emreportagemao local.

Alémdisso,amaioriadosresidentesdesconhece que se trata de uma zonadecoexistência.«Viquepuseramumasfloreiras e pintaram uns desenhos no

chão, mas nemsabiao que era.»Prova de que a “convivência” entre

carros e peões não está entendida é ofacto de haver automóveis estaciona-dosemcimadejogospintadosnochão.Aideia,consensualmenteboa,precisa-rá, referem, de ajustes naaplicação.

GAIA

Família detidacom drogaUmgrupode13pessoas,quasetodasfamiliaresefixadasemGaia,foidetidonumaoperaçãoemquefoiapreendidadrogaquerenderiapelomenos300mileuros.

ARROIOS

Nova hortapedagógicaAEB1Nº1de Lisboa (Pena)conta, a partir de hoje, comumahorta pedagógica e iráorganizar, uma vez pormês,o “Dia daHorta na Escola”.

EM DEZSEGUNDOS

C idades inteligentes, tecnolo-giasda informaçãoedaco-municação, redesdepartilha,

economiacolaborativa, redesglo-bais, sociedadedoconhecimentosãoalgumasdaspalavras-chavequepreencheramaconferênciaqueoprofessordaUniversidadedeBerke-ley,nosEUA,eumdospensadoresmaiscitadosdomundo,ManuelCastells, nostrouxenopassadosábadoaVilaNovadeGaia,peranteumauditórionumerosoecuriosoacercadoqueoprofessortinhaparadizer.Subordinadaaotema:«umacidade inteligentenummundoglo-baleemrede»,aconferênciadopro-fessorManuelCastells integrouaterceiraediçãodasConferênciasdeGaia,quesetêmdedicadoadebateropresenteeofuturo,naperspetivadascidades,questionandoopapelda regiãoNortedePortugalnocontextodaEuropaglobalizada.ManuelCastellschamouaatençãoparaosefeitosqueatecnologiaea internet têmnumanovaorgani-zaçãoplanetáriadasociedadequesecaraterizapornos ligara todosnumaredeglobaldepartilhaemqueadquirimosopoderdesereestarempermanentecomunicaçãocomosoutros.Porsinal, apolítica tradi-cionalenfrentaumacrisederepre-sentatividade,umavezqueoscidadãossãocapazesdecriaregerirmovimentossociaisespontâneosquesecaracterizampornãoteremuma liderançaobjetiva.Aexemplodoqueaconteceuemdiversospaí-sesdomundocomosmovimentosrelacionadoscomaPrimaveraÁra-be.Osdesafioscolocadosàgestãodascidadessão,assim,múltiplose incitamanovasformasdeorgani-zaçãopolítica.Asautarquias têm,nestanovaorganizaçãomundial, umpapelessencialquepassapelaproxi-midadeepelacolaboraçãocomaspessoas,numprocessoquedeveatrairconhecimentoe inteligência.

EDUARDOVÍTOR RODRIGUESPresidente da Câmara de V. N. Gaia

OPINIÃO

Manuel Castellse as cidadesinteligentes

PUB

GAIA

Reutilândiaestá de voltaASUMArelançahojeaunidademóveldesolidariedadeesensibili-zaçãoambientalReutilândia,destinadaàrecolhadeutilidades,conferindo-lhesnovasutilizações.

OEIRAS

Almoço e bailepara mil idososCercademilpessoascommaisde65anosvãoparticiparnoalmoçoebailedeNataloferecidospelaautarquiadeOeirasnapró-ximasexta-feira,emCarnaxide.

NEVOEIRO NOAEROPORTO

Manhã de ontemcomcancelamentos devoos e atrasos emLisboa devido ao clima.

CIDADES

Preço da águabaixa no PortoTarifas de abastecimentode água e saneamentopraticadas pelaempresa Águas do Portovão descer em 2017.

O preço da água vai baixar nacidade Invicta no próximo ano.

Amedida,quedeveráseraprovadanapróxima reunião de executivo, a reali-zar na próxima terça-feira, nos PaçosdoConcelho,épossívelgraças«aosga-nhosde gestão daempresae ao suces-sodareversãodoprocessodefusãodaanterior empresa multimunicipal decaptação,tratamentoeabastecimentodeágua,aÁguasdoDouroePaiva,S.A.,que impediu um novo aumento docusto de compra de água em 2017»,anunciou ontemaCâmarado Porto.

A política de redução de perdas deágua implementada na Águas doPorto «permitirá atingir este ano umvalor abaixo dos 20%, entrando pelaprimeiraveznointervalodefinidocomo

RAQUEL [email protected]

“excelente”pelaEntidadeReguladorados Serviços de Águas e Resíduos».

Mais poupançaTambém a adjudicação do concursopúblico para a exploração e manuten-ção das estações de tratamento deáguas residuais do Freixo e Sobreirasirápermitir umapoupança.

Preço da água e saneamento descedois pontos percentuais em 2017

123RF

Centropós-catástrofeem Lisboa alvode concurso

Decorreu ontem em Lisboa a ceri-móniade entregade prémios aos ven-cedores do concurso de ideias para acriação de um centro de apoio social eadministrativo pós-catástrofe nacapi-tal.Aoconcurso,lançadoemjunhopelaÁrea Metropolitana de Lisboa, com aSecçãoRegionalSuldaOrdemdosAr-quitetos,concorreram15propostas,ten-dovencidoadeFredericoMartinho,ar-quiteto de Coimbra. Intitulado CASA(Centro de Apoio Sociale Administra-tivo)pós-catástrofe,oconcursodeideiasvisaaconstruçãodeumcentrodeaco-lhimento na área metropolitana deLisboa, com 500 metros quadrados,enquadradonarealidadesísmicadaca-pital, integrado no programaEscolha.

EM DEZSEGUNDOS

03

ATUALIDADEAUMENTO NAS PENSÕESSubida deve ser de 0,5%

é o valor previsto do aumento das pensões até 842,6 euros em 2017, de acordocom os valores da inflação ontem divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

BES

Entendimentopara lesadosreceberem 75%Os lesados dopapel comercialdoBES vãopoder recuperaraté75%docapital investido, disseo advogadoNunoVieira, dandoconta dos resultados da reuniãodogrupode trabalho sobre estamatéria realizada segunda-feira.

FINANÇAS

Santander temrazão no casodos ‘swap’OTribunal Superiorde Londresrejeitou um recurso de quatroempresas públicas de trans-porte portuguesas,mantendoa decisão da primeira instânciaque determinou a validadedos contratos swap comobancoSantanderTotta.

AMBIENTE

Guiaseletrónicas nofuturo do lixoAsguias eletrónicas para acom-panharo lixo, que vão entraremvigornoprimeiro trimestrede 2017, permitem reduzir dis-crepâncias de valores e persua-dir contra descargas ilegais,defendeu ontemosecretáriode EstadodoAmbiente.

«Milagre» lusoestá incompleto

Têm,pelomenosemteoria,direi-to a saneamento, água e uma ha-

bitaçãocondigna.Masarealidademos-traquesãomuitososportuguesesquevivemsemcondições,algoqueosperi-tos daONUque estiveramde visitaaoPaís não aceitam, instando o Governoa criar legislação que obrigue as enti-dades locais a «cumprirem os direitoshumanos» no que aquidiz respeito.

Leilani Farha é relatora especial so-bre o direito a uma habitação condig-na. Com ela esteve Léo Heller, relatorsobre os direitos humanos relativosao acesso à água potável e saneamen-tobásicoe, juntos,percorreramváriaszonasdeLisboaePorto.Avisitatermi-nou com o alerta quanto ao impactoda crise económica e da política deausteridade nestes setores, alertandopara a situação das pessoas mais vul-neráveis, incluindo os «novos pobres».

Apesardeteremdestacado«ospro-gressos assinaláveis» alcançados por

REDAÇÃ[email protected]

Relatores da ONU alertamGoverno para necessidadede fazer mais pelos lusosque ainda vivem semágua e saneamento.

Portugal nas últimas décadas nestaárea,umprogressoqueLéoHellercha-made«milagreportuguês»,este«estáincompleto», acrescenta, manifestan-dopreocupaçãocoma«partemaismar-ginalizada (desempregados, reforma-dos,migrantesepopulaçãomigrante)».

Porisso,alertaparaoscortesdeabas-tecimentopor«incapacidadefinancei-ra»,umproblemaquedeveser«trata-do urgentemente» pelo Governo.

PAGAMENTOSEMALTAAscompras realizadaspeloMultiban-coentre28denovembrode11dedezembroforamde1,504milmilhõesdeeuros,mais6,5%doquenoano passado.

MARTA VITORINO/CM

EM NÚMEROS

DAPOPULAÇÃO nacionalainda não tem acessoa água canalizada.

5%

DOS PORTUGUESES tambémnão têm acesso a umsistema de esgotos.

20%

VÍTORMOTA

0,5%

JERÓNIMO DE SOUSALíder comunista é contraum imposto para a dívida

«(...) temosdireitos dereclamar arenegociaçãoda dívida nosseus montan-tes, prazose juros»

EM DEZSEGUNDOS

14.12.2016QUARTA-FEIRAwww.destak.pt04

Mário Soaresem estado«crítico»

Mário Soares, antigo Presidente daRepública, está internado na Unidadede CuidadosIntensivosdo HospitaldaCruz Vermelha, onde deu entrada on-tem de madrugada, em situação críti-ca e com «prognóstico reservado», in-formouohospital.OmédicoesobrinhodeMárioSoares,EduardoBarroso,des-tacouaosjornalistasos«92anosdeumhomem que já estava fragilizado, queficou mais depois daencefalite e aindamais após ter perdido asuamulher».

PUB

PUB

Ordem dos Médicos argumenta compersistência de problemas no SNS

MARILINE ALVES/CM

Negócio doplasma na miraEstado terá sido lesadoem 100 milhões de euroscom ‘esquema’. PGR fezbuscas e pelo menosuma detenção.

Ministério daSaúde, INEMe ou-tros estabelecimentos oficiais re-

lacionados com asaúde em Portugale na Suíça foram ontem alvo de bus-cas pela Procuradoria-Geral da Re-pública (PGR), mais de 30, ao todo,numainvestigação que incidiu sobreo negócio do plasmae que poderáter

REDAÇÃ[email protected]

lesado o Estado em cerca de 100 mi-lhões de euros.

De acordo com uma nota da PGR,as buscas domiciliárias e não domici-liárias em Portugal decorreram naáreadaGrande Lisboae Grande Por-to, tendo sido efetuadaumadetenção–CunhaRibeiro,ex-presidentedaAd-ministraçãoRegionaldeSaúdedeLis-boa e Vale do Tejo – e constituídosquatro arguidos.

«No inquérito, investigam-se sus-peitas de obtenção, por parte de umaempresade produtos farmacêuticos,de uma posição de monopólio no for-necimento de plasmahumano» ains-tituições e serviços do Serviço Nacio-nalde Saúde. Parao efeito, umrepre-sentante daOctapharmae umfuncio-nário com relevantes funções noâmbito de procedimentos concursaispúblicos terão acordado beneficiarindevidamente a empresa.

Uma ação aplaudida pelo ministroda Saúde que, no entanto, se escusoua comentar situações concretas.

Ministro da Saúde aplaudiu aoperação, mas não comentou

TIAGO PETINGA/LUSA

TRABALHO

BE quer 25dias de fériaspara privadosA líderdoBlocode Esquerda(BE) promete dirigir agora a suaatençãopara os trabalhadoresprivados, coma luta peloregresso aos 25 dias de fériasporano e a reposição dodireitoao descanso compensatório.

INVESTIGAÇÃO

Vários milhõespara projetosnacionaisSeis projetos portugueses estãoentre os 314que receberam605milhões de euros de finan-ciamento doConselho Europeude Investigação, no âmbitodo concurso de bolsas deconsolidaçãode2016, foiontemanunciado emBruxelas.

POSEUR

Programa com500 milhões emcandidaturasOProgramaOperacional paraa Sustentabilidade e EficiêncianoUsodeRecursos (POSEUR)2014-2020 já temaprovadascandidaturas no valordemaisde 500milhões de euros noseu primeiro ano, anuncioua sua comissão gestora.

Livro dereclamaçõessugerido pelosmédicos

Tendo em conta que «persistem osproblemasdegravesubfinanciamentodo Serviço Nacional de Saúde (SNS),comoinevitávelcortejodeconsequên-cias negativas para os doentes», a Or-demdosMédicospropôsaoGovernoacriaçãodeumlivrodereclamaçõesparaprofissionais de saúde que obedeça àsmesmas regras do Livro Amarelo. Aideia era que fosse um livro de suges-tões oude reclamações paraprofissio-nais de saúde, eventualmente apenasemformatodigital,comasmesmasre-gras e a ser enviado às mesmas insti-tuições que auditamo Livro Amarelo.

@Agência LusaCARLOS CARREIRACoordenador do PSD

«Temos umaexpetativapositiva, depodermosaumentar ascoligações anível nacional[com o CDS]»

EM DEZSEGUNDOS

EUROPA CONCORDA COMREDUÇÃO EM ANGOLA

O Banco Central Europeu concordou que o BPI deixe de consolidar o Banco Fomento Angola, o quesignifica que a venda parcial é suficiente para solucionar o excesso de concentração de riscos do BPI.

ATUALIDADE 14.12.2016QUARTA-FEIRAwww.destak.pt06

PUB

Homem dopetróleo parasecretário deEstado dos EUA

Rex Tillerson, 64 anos, um homemdo petróleo (CEO daempresapetrolí-fera ExxonMobil), foi o escolhido porDonaldTrumpparaocuparolugardesecretáriodeEstado.Emcomunicado,o próximo presidente dos EUAconsi-dera que, com a escolha de Tillerson,«osnorte-americanosvoltamaterumlíderdeclassemundialatrabalharparaeles», referindo-se àfigurado homemdopetróleocomoa«encarnaçãodoso-nho americano». É do Senado que po-demsurgiralgumasresistênciasaestanomeação, sobretudo devido às liga-ções de Tillerson ao presidente russo.

CIVISEXECUTADOSMaisde80civis, entreosquaismulheresecrianças, foramexecutadaspelas for-çassírias,no lestedeAlepo,ondeaindaseencontramváriosgruposdaoposiçãoaoregime.SegundoumdosresponsáveisdaONU,«pareceterhavidoumcolapsodahumanidadenacidadesíria».

REUTERS

ATUALIDADEPAÍS NÃO APROVEITA OQUE TIMOR TEM PARA DAR

Entrevistada pela Rádio Renascença, a eurodeputada Ana Gomes defendeu que Portugal não estáa aproveitar as oportunidades que Timor-Leste tem para oferecer, económica e politicamente.

Há 138 milhões de europeusfinanceiramente excluídos

São138milhõesoseuropeusquees-tãofinanceiramenteexcluídosdasocie-dade e não têm acesso a conta bancá-ria ou a métodos de pagamento asso-ciados, revela um estudo da Master-card, que concluiuque umterço (33%)

dosexcluídosfinanceirosestãoempre-gadosatempointeiroe35%têmentre18 e 34 anos. Ao todo, 88% das pessoasfinanceiramenteexcluídasquepartici-param no inquérito pagam todas assuas despesas emnumerário.

14.12.2016 QUARTA-FEIRAwww.destak.pt 07

COLÔMBIA

Assinado novoacordo de pazcom as FARCOpresidente colombianoe as ForçasArmadasRevolucionárias daColômbia(FARC) chegarama umnovo acordo, este aprovadopeloCongresso. Trata-seda segunda tentativa deentendimento, depois dea primeira ter sido rejeitadapelo povo em referendo.

BRASIL

Venezuelafecha fronteiradevido a máfiaComoargumento do combateamáfias que fazemcontra-bandodemoeda, as autorida-des daVenezuela decidiramencerrar a fronteira comoBrasil.Isto depois de terem feitoomesmocoma ligaçãoàColômbia. O fecho seráporumperíodode72 horas.

MUNDO

Personagem deBD deixa de serembaixadoraEra,mas jánãoé. FalamosdaMulher-Maravilhaque, depoisdetersidonomeadaparaembaixa-dorahonoráriadasNaçõesUni-dasparaa igualdadedogénero,foi destituídadocargo. Istopor-quechoveramprotestoscontraa sua imagem, supersexualizada.

MAIS NOMUNDO

DESPORTOPÉREZ CONSIDERA BOLADE OURO UM TÍTULO

Florentino Pérez elogiou ontemCR7 pela 4ª Bola de Ouro e admitiu à France Football: «a Bola de Ouro écomo um título para o nosso clube, é como se fosse uma Liga dos Campeões ou um campeonato espanhol».

Paços de Ferreira comandadopor jovem Vasco Seabra...

O Paços de Ferreira anunciou on-temque vaimesmo apostarno jovemtreinadorVasco Seabra. Aos33anos,o até agora adjunto de Carlos Pinto(que se demitiu) foi o escolhido peladireção pacense para continuar para

o resto da temporada. Depois de tersido elogiado pelo trabalho com ossub-19doscastores,Seabratemassimum voto de confiança após bater oBoavistaeperdercomoSp.Braganosjogos em que já orientou a equipa.

... e Estoril segue o mesmocaminho com técnico espanhol

O Estoril também apostou numjovem técnico paraorientar aequipaapós a saída do brasileiro FabianoSoares. Aos 34 anos, o espanhol Pe-dro Gomez Carmona já tem acordocom a SAD do clube português e as-

sina hoje por seis meses, até finaldatemporada, com opção de prolon-gar o vínculo. O basco tem uma lon-ga carreira académica, é especialis-ta em análise de vídeo e trabalhavacomo secretário-técnico do Valencia.

MUNDIAL RALIS

Latvala entrana equipada ToyotaOs finlandeses Jari-MattiLatvala, vencedordoRalide Portugal de 2015, e JuhoHannien foramapresentadoscomopilotos da Toyota, noregresso damarca japonesaaoMundial de ralis paraa época de2017. Latvalaestava naVolkswagen,que saiu doMundial.

SPORTING

Figo semplanos deser presidenteLuís Figo deixou ontemelogiosao trabalho realizadoporBrunodeCarvalho na presidência doSporting e garantiu que não estános seus planos candidatar-seao cargo. «Desde que é presi-dente tem tentado tudooqueépossível para que o clubevolte ao rumoquedeve ter.»

LIGA

Hugo Miguelapita Sportingcontra Sp. BragaJá são conhecidos os árbitrospara os encontros da 14ª jor-nada da Liga eHugoMiguel foio eleito para o clássico emAlva-lade comoSp. Braga. BrunoPai-xão vai estarno Estoril-BenficaeVascoSantos estará noDra-gãopara a receção aoChaves.

EM DEZSEGUNDOS

14.12.2016QUARTA-FEIRAwww.destak.pt08

Taça vai deSetúbal a Braga

Jesus e Couceiro voltam a reencontrar-se após a derrota sadina em Alvalade

PED

ROFE

RREIRA

A Taça de Portugal está de vol-ta, depois de um mês de ausên-

cia, e jásemo FC Porto nos oitavos definal.Osdragõesforameliminadosemnovembrona4ªeliminatória,emCha-ves, nos penáltis, e são os grandes au-sentes da prova que se disputa hoje eamanhã. O principalduelo entre equi-pas da Liga disputa-se esta noite emSetúbal, como Sportingareverossa-dinos após avitóriaemAlvalade (2-0)parao campeonato háapenas 10 dias.

A equipa de José Couceiro, que járouboupontos naLuz ao Benficaestaépoca, espera aproveitar os «pontosem que o Sporting é menos forte»,admitiu o técnico. «O Sporting está ajogar muito bem e demonstrou-o noEstádio da Luz», disse Couceiro. OSporting vem de duas derrotas, umaque o afastou da Europa e outra queo colocou mais longe da liderançana Liga, e espera somar a 5ª vitóriaseguida com os sadinos.

Já o Benfica defronta, no Restelo, oReal Sport Clube, emblema do Cam-peonatodePortugalquelideraaSérieG da prova. O clube de Queluz e Mas-samá, que joga em casa emprestada,aindasóperdeuumdos17jogosjádis-putados esta época e quer surpreen-der o tricampeão nacional. O técnicoFilipe Martins lembrou: «não temosnadaaperderetemostudoaganhar».

Otreinadorde38anosnãoperdedes-deagosto,conta14vitóriasnosúltimos

JOÃO TOMÉ[email protected]

Os ‘oitavos’ da Taça de Portugal disputam-se já hoje, com o Sporting a voltar aSetúbal, o Benfica a jogar no Restelo com o Real e o Sp. Braga a receber o Covilhã.

15 jogos e garante que não irá jogar sóàdefesa.RuiVitóriaadmitiualterações,mas «vão jogar os melhores» – só hojeé divulgadaaconvocatória.

Já José Peseiro alertou ontem osjogadores do Sp. Braga para as difi-culdades que o Sp. Covilhã, daII Liga,pode trazer ao jogo, já que os minho-tos têm maior responsabilidade.*SportTV

LeixõesTorreense

EstorilAcadémica

RealSp. BragaV. Setúbal

V. Guimarães

15h0015h0017h0018h0019h0020h0021h0015/12

TondelaChavesSanjoanensePenafielBenfica*Sp. CovilhãSporting*Vilafranquense*

TAÇADEPORTUGALOITAVOS DE FINAL

PUB

CAFÉ EM LEILÃOSOLIDÁRIO

Meia hora com Ivanka, filha de DonaldTrump, pode custar 50 mil dólares.

Capitãodos maisrentáveis

Ator que dá vida ao super-herói lidera tabela pelo segundo ano consecutivo

DR

Pelo segundo ano consecutivo,Chris Evans – que nos últimos

anos dá vida à mítica personagemdeBDCapitãoAmérica–éoatormaisrentáveldeHollywood,determinouumestudo darevistaForbes.

Contas feitas pelapublicação norte--americana,porcadadólarinvestidono

VERA VALADAS [email protected]

Por cada dólar investidonele, Chris Evans rende135 dólares. Por isso, oCapitão América dominaa lista anual da ‘Forbes’.

cachê do ator, osprodutorestêmmaisde 135 dólaresde retorno. ChrisEvansjáencarnouemsete filmes o heróiqueseescondesobonomedeSteveRogers.Contabilizandoapenasasreceitasmun-diaisdeCapitãoAmérica:GuerraCivil,a última película da saga, as verbassuperamjáos mil milhões de dólares.

Chris Pratt, com um retorno de 125dólares por cada dólar, surge no 2º lu-gar. Scarlett Johansson figura em3º posto. É a mulher mais rentávelem Hollywood valendo 88 dólares/dó-lar investido. Mila Kunis, Vin Diesel,Jennifer Aniston, Ben Affleck, RobertDowney Jr, Matt Damon e JenniferLawrencetambémdãomuitodinheiroaganhar àMecado Cinema.

Audição de Fernando é a maisvista na Net a nível mundial

A “Prova Cega” de Fernando Da-niel no concurso The Voice Portugal(RTP1) soma, após três meses, oitomilhões de visualizações. É a maisvista deste ano no YouTube em todoo mundo, e a segunda mais vista de

sempre de todas as edições do talentshow. Cantou When We WhereYoung, de Adele. Fernando, que jáco-nhecíamos de Factor X, é atualmen-te umdos oito finalistas do programaetemMickaelCarreiracomomentor.

FAMA&TV10PUB

PUB

HEIDI KLUM NUAEM BANHEIRA

Modelo alemã protagoniza o sensualcalendário do advento da revista Love.

FAMA&TV 11

NATALIE PORTMANSobre comentários feitossobre si nas redes sociais

«Não osvejo, nãoos procuro.Não achoque tenhamqualquerforma deutilidade»

INGLATERRA

Pippa Midletonsobe ao altara 20 de maioPippaMiddleton, cunhadadopríncipeWilliamde Ingla-terra, e omultimilionário JamesMatthews já começaramaenviaros convites para o seucasamento que se realizaa 20 demaio, namodestaigreja St.Mark’s, emBerkshire.

DIA 16

Netflix estreiasérie original‘The OA’ANetflix estreia na próximasexta-feira a série originalTheOA, umaproduçãode oitoepisódios. A série relata a vidade uma jovemcega que desapa-rece. Anosmais tarde, PrairieJohnson (BritMarling) regressaà comunidade onde cresceu,coma visão restaurada.

EM DEZSEGUNDOS

Ortigão aposta em plataformadigital dedicada à culinária

Depois de apostar na área da res-tauração, Lourenço Ortigão continuafixado na temática da gastronomia,desta feita, através de uma nova pla-taforma digital dedicada a culinária.Enjoy Cooking by Pescanova é o

projeto no qual o ator de 27 anospartilhará receitas fáceis, saudáveise rápidas. Aplataformacontarácomtextos assinados porespecialistas emnutrição, pedopsiquiatriae desenvol-vimento comportamental.

GEORGE MICHAELSete anos depois,cantor reaproxima-se

de Kenny Goss, com quemviveu durante 13 anos.

LAMAR ODOMEx-basquetebolistae ex-marido de KourtneyKardashian em reabilitação.

DEBORAH SECCOAtriz brasileira uniu-seà revista Quem na campanha‘Dezembro Laranja contrao cancro da pele’.

EDUARDO BEAUTÉRelação azedoude vez, acusando

nas redes sociais Luís Borgesde ser mau pai e agressivo.

CASA DOS SEGREDOSDe novo um reality show daTVI é palco de uma agressão.Helena bateu em Cláudio.

JENNIFER LAWRENCEA atriz desrespeitou ummonumento no Havai,sentando-se nele, e osinternautas não perdoam.

DR

REUTERS

SOBE E DESCE

Já se podejantar numautocarro?

O espaço de restauração do Village Underground Lisboa vai variar a ementa

DR

Saborear uma refeição dentrode um autocarro de dois anda-

res colocado no topo de um conten-torcomvistaparaaPonte 25 de Abrilpode parecer-lhe um cenário impro-vável, mas agorajáé possível! Todasas sextas e sábados ao jantar, aCafe-

FILIPA [email protected]

Se acha estranho umautocarro ser palcode uma refeição, temde conhecer a CafetariaVillage à sexta e sábado.

taria Village abre as portas parajantares. O espaço de restauraçãodo Village Underground Lisboaaté aqui servia apenas almoços ejantares por marcação, mas a partirdeste mês aposta em ter a portaabertacomumaementaeclética, quevaria todas as semanas.

O restaurante tem a vantagem deter estacionamento à porta.

CafetariaVillage | VillageUnderground LisboaMorada:RuaPrimeiro de Maio, 103,em AlcântaraHorário: sextas e sábados, a partirdas 20h

Cria-se uma nova paisagemmusical

DR

RICARDO RIBEIRO

Fado Barrocona GulbenkianHoje, às21h, aGulbenkianrecebeumaapostaoriginaldeMarcosMagalhães, queelencaasvozesdasopranoAnaQuintansedofadistaRicardoRibeiro.OFadoBarrocofazumaviagementrea tradiçãooral eamúsicaescrita, atravessandoestilosdesdeamúsicamedieval aobarroco, passandopelo fado.

EDPCOOLJAZZ

Jamie Cullum,o 1º nomeOEDPCOOLJAZZ está de voltaem2017 e já temnovidadespara esteNatal. JamieCulluméoprimeiro nomeconfirmadopara a 14ª edição do festivalmais “cool” deOeiras.O carismático e versátilmúsicoinglês atua noParque dosPoetas, no dia 29 de julho.

Vários artistas na ‘Antologiade Música Atípica Portuguesa’

Antologia de Música Atípica Por-tuguesa é uma série de volumes quepretendem focar novos caminhos damúsica portuguesa, com um pé nastradições musicais (in)caraterísticasdo passado, com o cunho da label in-dependente Discrepant.

Cada volume foca um tema e esteprimeiro explora o trabalho. Lança-do a 27 de janeiro de 2017 em vinil edigital, estaedição contacom nomesemergentes como Negra Branca,Gonzo, Tiago Morais Morgado, Fili-pe Felizardo ou Peter Forest.

PORTO

‘Trabalhadores’estão de voltaAbandaportuenseTrabalhadoresdoComércioestáestanoitederegressoaoMuseuFCPorto.Abandamíticadonovorockpor-tuguêsvaiencerrarociclodesteanodoDarLetraàMúsica,numaconversa-concerto, cominícioàs21h30.Bilhetesa€5(sóciosdoclube)e€7,5(públicogeral).

EM DEZSEGUNDOS

LIVROS DASEMANA

Norwegian WoodHaruki MurakamiCasa das Letras

Com mais dequatro milhões decópias vendidas, aobra conta a histó-ria de Toru Wata-nabe, e tem sidocomparada a ÀEspera no Centeio.

1

Quero AcreditarLaurinda AlvesClube do Autor

Nestaobra, Lau-rindaAlves desafiaaagir com pequenosgestos paratornaro mundo melhor.Aapresentaçãoé hoje, às 18h30,no El Corte Inglés.

2

Memorial do ConventoIlustrado | José Saramago |Guerra & Paz

Esta edição especialsonhada por JoséSaramago contacom prefácio doProf. Dr. CarlosReis e 20 ilustraçõesoriginais do pintorJoão Abel Manta.

3

Algo Estranho AconteceTito Couto | Objectiva

Este livro contao sonho de MiguelAraújo e AntónioZambujo. Forammuitos dias acolecionar histó-rias, imagense peripécias.

4

A Ira das FúriasSteven Saylor | Bertrand

Nesta prequelada série RomaSub Rosa, o autordesafia os leitoresa acompanharo ainda jovemGordiano,o Descobridor.

5

BASTILLE CONFIRMADOSNO MEO MARÉS VIVAS

A banda inglesa de indie-rock e rock alternativo, formada em 2010 e composta por Dan Smith,Kyle Simmons, Will Farquason e Chris “Woody” Wood, atua a 14 de julho no Palco MEO do Marés Vivas.

ARTE&LAZER 14.12.2016QUARTA-FEIRAwww.destak.pt12

FERRARI J50, DE OLHOS EMBICO Para comemorar o 50º aniversário da chegada da Ferrariao Japão, amarca italiana revelou uma série limitada a que deu o nome de J50. Baseado no 488Spider, este descapotável de dois lugares inclui omotor V8 3.9 litros, capaz de debitar 690 cv.

DR

Lexus GS 450h,o híbrido seguro

O GS 450hé aversão híbridapo-tente e mais popular na Europa

do executivo da Lexus e surgiu em2006 com algum sucesso. É tambémum claro exemplo, hájáumadécada,daformacomo o sistemahíbrido quejunta motor (ou motores) elétrico amotor agasolinapode funcionar comharmonia, semsolavancos (os primei-ros híbridos tinham esse problema)e capaz de transmitiralgumentusias-mo à condução.

Depois de a 4ª geração ter surgidojáháquatro anos, agorachegou avez

JOÃO TOMÉ[email protected]

A Lexus aposta numdesign cada vez maisdesportivo no GS 450h,o executivo do conforto,mas também da rapidez.

de um restyling importante que dáum ar mais desportivo e rebeldea este executivo, que ostenta agorauma grelha frontal imponente. Rival

de Mercedes Classe E ou do BMWSérie 5, não falta ao GS luxo no inte-rior, entre o sóbrio e o exuberante,como a Lexus nos tem habituado e

DR

Lexus aposta num design arrojado no executivo que rivaliza com os alemães

OUTROSMOTORES

Novo Opel InsigniaGrand Sport vaiter mais espaço

DS3 chega às 400 milunidades feitas nafábrica de Possy

Kadjar em janeiroe abaixo dos 30 milARenault inicia em janeiroa comercializaçãodo seunovoSUVmédio, o Kadjar, cujopreço começa nos€29.600.

com a presença de um imponenteecrã de 13,2 polegadas.

Ao motor V6 de 3.5 litros a gasoli-na é acrescentado um elétrico refri-gerado a água com 200 cv (tem umtotal de 345 cv) e um binário impres-sionante logo desde o arranque, aoestilo “elétrico” –cumpre os 100 km/hem 5,9 segundos. Confortável q.b., oGS 450h até pode ser pouco intenso

no modo de condução Eco – os con-sumos, com calma, rondam os 6l/100km –, mas compensa no modo Sportou Sport Plus onde sentimos todoo poder da combinação dos doismotores. Não lhe faltaumaagilidadenotável num executivo deste tama-nho, bem estável nas curvas (o factode estar mais largo ajuda) e comqua-tro rodas direcionais bem úteis.

Se quisermos, podemos optar poruma condução suave, silenciosa e tí-picade elétrico, mas háumavitalida-de entusiasmante que se revelaquan-do lhe pedimos potência. O preço co-meça nos 77 mil euros para esta ver-são e o GS 300h custa desde 54 mil.

Ágil e com arranquestão rápidos comosilenciosos, o GS 450htem um custo a partirde 77 mil euros

AUTOMÓVELMAIS MOTOCICLOSVENDIDOS EM PORTUGAL

Foi quanto cresceram no mês de novembro em Portugal as vendas em veículo de duasrodas, triciclos e quadriciclos (1.456). Nos primeiros 11 meses do ano cresceu 9,3%.24,9%

14.12.2016 QUARTA-FEIRAwww.destak.pt 13

MÁXIMA COMPETÊNCIA E SIGILO ABSOLUTO

ASTRÓLOGO MESTRE DABO VIDENTEESPECIALISTA EM CIÊNCIAS OCULTAS. ACABE DE VEZ COM

O SEU SOFRIMENTO NÃO DESANIME! NÃO DESISTA!O SEU CASO TEM SOLUÇÃO UM GRANDE VIDENTE ESPIRITUALISTA E CONSELHEIRO, CONHECIDO POR GRANDES PERSONALIDADES NO MUNDO INTEIRO PELOS BONS RESULTADOS OBTIDOS NOS PROBLEMAS MAIS COMPLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS. MESTRE DABO É UM DOS MAIS APRECIADOS EM ÁFRICA E NA EUROPA COM PODERES EFICAZES. AJUDA A RESOLVER DE IMEDIATO E DEFINITIVAMENTE QUALQUER PROBLEMA DIFÍCIL OU GRAVES COM EFICÁCIA: AMOR, O SEU CASAMENTO ESTÁ EM CRISE? QUER RECU-PERAR O SEU MARIDO/MULHER, NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE, AMARRA A VOCÊ QUEM DESEJAR: MARIDO/MULHER NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE E ACABAM-SE OS PROBLEMAS, AFASTAMENTO TOTAL DE PESSOAS INDESEJADAS. AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS FAMILIARES, NEGÓCIOS, SEXUAIS, ENGRAVIDAR, HERANÇAS, SORTE, FUTURO, VÍCIOS, INFERTILIDADE, CASAS ASSOMBRADAS, DESTRÓI BRUXARIAS E MAL DE INVEJA, MAGIA NEGRA, ETC.RESULTADO POSITIVO EM 48 HORAS – TRABALHO GARANTIDO NA PRESENÇA OU À DISTÂNCIA COM TOTAL EFICÁCIA E HONESTIDADE – CONSULTA PESSOALMENTE POR MARCAÇÃO OU POR TELEFONE. PAGAMENTO APÓS RESULTADO.

GRANDE LISBOA (CAIS DO SODRÉ) 96 349 77 07 – 91 718 80 27 – 21 241 55 43

�ATENÇÃO CASOS DE AMOR EM POUCOS

DIAS

PROF. KARAMBAASTRÓLOGO - GRANDE MÉDIUM VIDENTE

ÊXITOS EM 48 HORAS962 156 819 - 211 561 167

Especialista de todos os trabalhos ocultos. Resultados rápidos e garantidos. Dotado de Dom Hereditário. Ele resolve todos os problemas mesmo os casos mais desesperados: Amor, Negócios, Casamento, ���������� � ������������ � �� ������������������������ ��������� � ��������������������� ���� ��� �� �� ���� ���� ������ ������ ����!� "��#�� $��� � �������� �������� ��� ��%��� � �������&�� ����'�(� ��)*� ���'���������������������+�������������- �/��(� ���0���������$��0& �1�&������!�'���� ��������������� ���������2������������������3������������������������%!�4�������������5�������������������� ��6������� ���������5� !��� � ��������&�����!

Rua Carvalho Araújo, n.º 16 - 2.º Andar - Lisboa (Metro Alameda)TODOS OS DIAS DAS 9H – 21H

GRANDE MÉDIUM CURANDEIRO

PROF. YUSUFAASTRÓLOGO – GRANDE MÉDIUM VIDENTE

������������������ ���������� ������������������� �������Espiritualista se o companheiro te deixou ou te quiser deixar venha ter comigo, ele/ela volta na mesma semana. Não há problema sem solução. Ajuda a resolver problemas familiares, sexuais, amor, negócios, emagrecimento, atracção de cliente, mesmo os casos mais difíceis e desesperados. Se está cansado de sofrer não sofra mais.

LIGUE JÁ O NÚMERO QUE PODE MUDAR A SUA VIDA965 088 374 – 919 705 497

FACILIDADES DE PAGAMENTO | PAGAMENTO DEPOIS DO RESULTADO�����������������������������������!����

CONSULTÓRIOS: LISBOA (Metro Areeiro) e SINES (Junto ao Mercado Municipal)

��Tel.: 96 315 12 99 | 91 397 64 72

COMPROLoiças, CD, DVD BLU-RAY, Discos, Vinil, Brinquedos, Colecções Philae, Miniaturas de carros, aviões, entre

outras, Serviços de Jantar, Chá, Café, peças de Decoração, Porcelanas, Vista Alegre, Casquinhas,

Estanhos, Latões, Rendas, Colchas, Toalhas, Lençóis.E TAMBÉM... Amigos do Livro, Círculo de Leitores,

Europa América, Ediclube, Alfa, Verbo, Livros das Selecções do Reader’s Digest, Banda Desenhada,

Astérix, Lucky-Luke, Tintim, Disney, Sabrinas, Júlias, Biancas, Vampiros, Argonautas, Enciclopédias Várias

E... POSTAIS e CADERNETAS de CROMOS

99 | 91 39

RNETAS de

315 12 9

e CADERER

977 64 72

e

39

de

COMPROCOMPRORecheios de Casas

Antiguidades Velharias Coleccionismo Medalhas,etc

93 823 31 55 ARCA INTEMPORAL - Av. Praia da Vitória n.º 75c

DISCOS�

Avª Júlio Dinis n.º 14 2º-B 1050-131 Lisboa (junto ao Campo Pequeno)Ex: 20.000€ a 96 meses =299€ /mês – total : 29.315,8€. TAN :9% e TAEG:11,1% S/seguro

Emprestimos concedidos por entidades autorizadas. Mediador independente

EMPRÉSTIMOS���������� ��

����������������

�������� ������ ���������� ��!"�"!�#� $��%&� �"�

MUL

TICR

EDIT

O

CONSOLIDADO Reduza prestações até 60%

CLASSIFICADOS

LISBOAHOJE11ºMÍNIMA

16ºMÁXIMA

AMANHÃ09ºMÍNIMA

15ºMÁXIMA

Preencha a grelha demodoa que cada linha, cada colunae cada quadradode3x3contenha todos os númerosde 1a 9

SOLUÇÃO

PORTOHOJE09ºMÍNIMA

15ºMÁXIMA

AMANHÃ05ºMÍNIMA

14º MÁXIMA

SUDOKU ***

Horizontais:1. Homem que vive naopulência e no fausto. Alameda, rua dejardim ou parque. 2. Escasso. Equivale ao qual e suas flexões (pron. rel.). 3.Enfurecer. Cortar e triturar com os den-tes. 4. Contenda. Grande massa deágua salgada que cobre a maior parteda superfície terrestre. 5. Diz-se docabelo meio encanecido. Aquelas. 7. A simesmo. Contração de duas vogais desílabas diferentes, numa só, no interiorde uma palavra soando como ditongo.8. Peça de barro moldado e cozido, paraconstruções. Juntar. 9. Trajar. Nada.10. Sétima letra do alfabeto grego. Coisanenhuma. 11. Dez mais um. Terrenoonde há meloeiros.Verticais:1. Cárcere, cadeia, enxovia,

masmorra. 2. O espaço aéreo. Mover-se de um sítio para outro. Aqui está. 3. Banco de areiapouco elevado acima da água do mar. Aparelho e adorno para bestas. 4. Penhor. Destino.5. Jiboia. O m. q. índigo. 6. Relação. Fruto da nogueira. 7. Insignificante. Nome da letra N.8. Da cor do ouro. Relativo ao campo ou à vida campestre. 9. Fêmea do leão. Valentia.10. Eia (interj.). Sétima nota da escala musical. Autores (abrev.). 11. Atmosfera.

SOLUÇÃOHorizontais:1.Nababo,Álea.2.Raro,Que.3.Irar,Roer.4.Rixa,Oceano.5.Grisalho,As.7.Se,Sinérese.8.Tijolo,Unir.9.Usar,Zero.10.Eta,Nada.11.Onze,Meloal.Verticais:1.Ergástulo.2.Ar,Ir,Eis.3.Baixio,Jaez.4.Arras,Sorte.5.Boa,Anil.6.Rol,Noz.7.Chué,Ene.8.Áureo,Rural.9.Leoa,Denodo.10.Ena,Si,Aa.11.Aerosfera.

CRUZADAS

TEMPO

Quem tem dadocabo do País?Terá sido a atribuiçãodos rendimentos mínimose de reinserção social;terão sido o mitigar deestômagos de uns quantosmilhares nas cantinas sociais;terão sido a atribuição dasreformas quase de miséria;terá sido o ‘abismal’ saláriomínimo nacional; terá sido oapoio estatal às misericordiosasIPSS que desgraçaram o País?NÃO!E o que dizer dos ordenadostopo dos topos do mais alto dosHimalaias a tantos aprendizesde banqueiros; as mordomiasescandalosas e as reformasprincipescas que os bancos“criminosamente” têm dado aamigalhaços glutões de muitosmilhões, que tudo derretem emproveito próprio, em detrimentoda sociedade que os alimentae que por eles foi saqueada,bem como os criminososfinanciamentos a indivíduosque arruinaram o País?E o que dizer de certo mundopolítico que tem dado coberturaa tais criaturas de casaca e decolarinhos brancos que tantapodridão escondem?Estes últimos, SIM, é que têmdesgraçado a nação, nãoproduzindo “palha nem grão”,como o vetusto e sempreimprodutivo Marão.

JOSÉ AMARAL,

VNGaia

Esta já cá cantaNa sequência de uma visitaa Salvaterra de Magos, fuiaconselhado a visitar a FalcoariaReal instalada num belo edifício

pombalino commuita históriados tempos da monarquiae que em boa hora a CâmaraMunicipal recuperouproporcionando a todos umavisita guiada com elevadoprofissionalismo e simpatiapouco vulgar de todo o pessoal.As boas-vindas dosadministrativos, da meticulosaguia da parte histórica einstalações com projeção de umfilme explicativo terminandocom o falcoeiro com toda apaciência e abertura às nossasdúvidas, minucioso nasexplicações detalhadas sobrecada espécie finalizando comuma demonstração da chamada“falsa presa” e da função dofalcão nos aeroportos poisafasta as outras aves quepoderiam colidir com os aviões.Digno de registo é a gratuitidadeda lição desta arte cinegéticamilenar. Sentia-se em todosos funcionários uma certaansiedade e com justificação.Aproximava-se a data que seficaria a saber o resultado dacandidatura da Falcoaria Reala Património Cultural daHumanidade pela UNESCO.Por azar, a boa-nova chegoua 1 de dezembro, dia daRestauração da Independência,mas que toda a gente o quecelebrava eramais arestauração... do feriado e daínãoter sido dado o relevomerecidoàquela conquista. Para todos osque vibram com estas vitóriaspara Portugal, sejam elascoletivas ou individuais, naciência ou nas letras, nodesporto ou na investigação,esta conquista veio juntar-sea tantas outras que temosconseguido e que sem dúvidaajudam a elevar o nosso ego.Esta já cá canta. E como disseo poeta, venhammais cincoa que acrescentarei commuitoorgulho, venhammuitas mais.

JORGE MORAIS,

Porto

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

CARTASDO LEITOR

PARTICIPE! www.destak.ptou [email protected] ODestakéseu! Emwww.destak.pt esperamosasuavisita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogieepartilheas suasopiniõesepoemas.Pode tambémenviarparaoe-mail emcimaouparaRuaLucianaStegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023Lisboa (textosnãopodemultrapassar700caracteres).

LEITOR14.12.2016 QUARTA-FEIRAwww.destak.pt 15

FICHA TÉCNICA Propriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social: €22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%); CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente), João Borges de Olivei-ra, Luís Santana, Alda Delgado, António Simões Silva; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING Isabel Rodrigues DIRETOR DE PRODUÇÃO António Simões da Silva DIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRE-TOR DE RECURSOS HUMANOS Nuno Jerónimo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe deRedação: João Moniz; Editora Executiva: Patrícia Naves; Redação:Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Valadas Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colunistas: João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Sónia Santos (Editora), Rita Alves, Túlio Vasco; Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos: Marta Tavares; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (TeamLeader), Filomena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494 204/Fax: 210 493 134/E-mail: [email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador), Gabriela Raposo; Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (TeamLeader), David Fernandes, Mafalda Esteves, Maria Barbosa; Sede: Administração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição: Antó-nio Caldeira, Orlando Lopes (Porto); N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Ca-sal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80 1.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

PUB