respostas questões acafe inverno 2015[1]

42
LÍNGUA PORTUGUESA Texto 1 Diferença entre Terceirização de Mão de Obra & Serviços Muita confusão se faz no mercado e também em nível jurídico quanto ao conceito de terceirizar mão de obra ou serviço. Quando se terceiriza serviço, transfere-se ao contratado o “bloco como um todo”, ou seja, além da mão de obra, também a responsabilidade sobre o serviço, o processo, insumos, equipamentos, en-tre outros, e evidentemente a empresa contratada deve ser especialista no serviço “transferido pelo cliente”. Desta forma a empresa contratante não interfere na realização do serviço, pois a empresa especialista foi contratada para tal fim independentemente de quem o realizará, dos métodos utilizados e, portanto, o tomador deverá analisar se o serviço foi realizado a contento e efetuar o pagamento. Já na terceirização de mão de obra, a contratan-te transfere à contratada a responsabilidade de fornecer a mão de obra propriamente dita, sem envolver a responsabilidade pelo serviço, equipamentos e processo, cabendo à empresa tomadora supervisionar o serviço realizado, pois a contratada não tem essa “expertise”. A contratada, neste caso, é especializada em selecionar agilmente a mão de obra e administrar em nível administrativo tais funcionários. O custo deste serviço é mais claro para o tomador visto que a base de cálculo são os salários desses funcionários, levando também a um custo menor do que a terceirização do serviço. Esquematicamente temos que a terceirização do serviço envolve: Terceirização da Mão de obra, esquematicamente: Assim, analisando os charts acima, fica clara a diferença entre ambos. Disponível em: http://www.rhmetodo.com.br/diferenca-terceirizacao-mao-de-obra-servicos.php . Acesso em: 21/05/20156. Adaptado. ____________________________________________________________________________________ Questão 1 Considerando o que se afirma no texto 1, é correto afirmar que: A a contratação de serviço não inclui a responsabilidade técnica pelo serviço e pelos métodos utilizados. B o custo da terceirização dos serviços é maior do que o custo da terceirização da mão de obra. C ao contratar o serviço, a contratante paga pelos equipamentos e insumos, mas cabe à contratante a definição dos processos e a supervisão das atividades. D na terceirização da mão de obra, cabe à contratada a supervisão do serviço, pois ela tem know- how. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A INCORRETA - pois “quando se terceiriza serviço, transfere-se ao contratado o “bloco como um todo”, ou seja, além da mão de obra, também a responsabilidade sobre o serviço (grifamos)”. Ou ainda: “a empresa especialista foi contratada para tal fim independentemente de quem o

Upload: gaby-martini

Post on 13-Sep-2015

186 views

Category:

Documents


22 download

DESCRIPTION

Gabarito+resolução

TRANSCRIPT

  • LNGUA PORTUGUESA

    Texto 1

    Diferena entre Terceirizao de Mo de Obra & Servios

    Muita confuso se faz no mercado e tambm em nvel jurdico quanto ao conceito de terceirizar mo de obra ou servio.

    Quando se terceiriza servio, transfere-se ao contratado o bloco como um todo, ou seja, alm da mo de obra, tambm a responsabilidade sobre o servio, o processo, insumos, equipamentos, en-tre outros, e evidentemente a empresa contratada deve ser especialista no servio transferido pelo cliente.

    Desta forma a empresa contratante no interfere na realizao do servio, pois a empresa especialista foi contratada para tal fim independentemente de quem o realizar, dos mtodos utilizados e, portanto, o tomador dever analisar se o servio foi realizado a contento e efetuar o pagamento.

    J na terceirizao de mo de obra, a contratan-te transfere contratada a responsabilidade de fornecer a mo de obra propriamente dita, sem envolver a responsabilidade pelo servio, equipamentos e processo, cabendo empresa tomadora supervisionar o servio realizado, pois a contratada no tem essa expertise.

    A contratada, neste caso, especializada em selecionar agilmente a mo de obra e administrar em nvel administrativo tais funcionrios. O custo deste servio mais claro para o tomador visto que a base de clculo so os salrios desses funcionrios, levando tambm a um custo menor do que a terceirizao do servio.

    Esquematicamente temos que a terceirizao do servio envolve:

    Terceirizao da Mo de obra, esquematicamente:

    Assim, analisando os charts acima, fica clara a diferena entre ambos.

    Disponvel em: http://www.rhmetodo.com.br/diferenca-terceirizacao-mao-de-obra-servicos.php. Acesso em: 21/05/20156. Adaptado.

    ____________________________________________________________________________________ Questo 1 Considerando o que se afirma no texto 1, correto afirmar que:

    A a contratao de servio no inclui a responsabilidade tcnica pelo servio e pelos mtodos utilizados.

    B o custo da terceirizao dos servios maior do que o custo da terceirizao da mo de obra. C ao contratar o servio, a contratante paga pelos equipamentos e insumos, mas cabe contratante a definio dos processos e a superviso das atividades.

    D na terceirizao da mo de obra, cabe contratada a superviso do servio, pois ela tem know-how. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A INCORRETA - pois quando se terceiriza servio, transfere-se ao contratado o bloco como um todo, ou seja, alm da mo de obra, tambm a responsabilidade sobre o servio (grifamos). Ou ainda: a empresa especialista foi contratada para tal fim independentemente de quem o

  • realizar, dos mtodos utilizados (grifamos). Alternativa B CORRETA - considerando-se que o custo deste servio [contratao da mo de obra] mais claro para o tomador visto que a base de clculo so os salrios desses funcionrios, levando tambm a um custo menor que a terceirizao do servio. Alternativa C INCORRETA - pois a contratao do servio inclui os equipamentos e insumos, mas no inclui a superviso dos mtodos utilizados na execuo do servio, ou a empresa contratante no interfere na realizao do servio. Alternativa D INCORRETA - pois a contratao da mo de obra no inclui a superviso do servio, cabendo contratante essa funo, conforme o texto 1: na terceirizao de mo de obra, a contratante transfere contratada a responsabilidade de fornecer a m de obra propriamente dita, sem envolver a responsabilidade pelo servio [...], cabendo a tomadora supervisionar o servio realizado (grifamos). ____________________________________________________________________________________ Questo 2 Em conformidade com o texto 1, assinale a alternativa em que a segunda frase uma parfrase da primeira, isto , a segunda frase reproduz o significado da primeira.

    A Muita confuso se faz no mercado e tambm em nvel jurdico [...] O mercado de trabalho, devido a divergncias legais, muito confuso.

    B [...] portanto o tomador dever analisar se o servio foi realizado a contento e efetuar o pagamento [...] por conseguinte, o contratante dever responsabilizar-se tecnicamente pela realizao do servio e pelo pagamento da mo de obra.

    C Quando se terceiriza servio, transfere-se ao contratado o bloco como um todo A contratao do servio terceirizado implica a transferncia da mo de obra, dos equipamentos, do processo, dos insumos e da responsabilidade tcnica ao contratado.

    D [...] pois a empresa especialista foi contratada para tal fim independentemente de quem o realizar [...] uma vez que uma empresa especializada foi contratada para selecionar mo de obra e real izar servios independentes. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A INCORRETA pois a confuso, de acordo com o texto 1, diz respeito ao que se entende por contratao de servio e contratao de mo de obra. E essa confuso feita pelo mercado (contratantes e contratados) e tambm pelos juristas (especialistas em leis). Na frase 2 (parfrase), o que diz outra coisa, ou seja, que a origem da confuso a legislao existente sobre o assunto. Alternativa B INCORRETA porque, de acordo com o texto 1, a frase [...] portanto o tomador dever analisar se o servio foi realizado a contento e efetuar o pagamento significa verificar se (ou certificar-se de que) o servio foi realizado, mas a responsabilidade tcnica pelo servio da contratada. Alternativa C CORRETA a frase dois especifica o significado da expresso o bloco como um todo, que mo de obra, dos equipamentos, do processo, dos insumos e da responsabilidade tcnica ao contrato, como se observa no texto 1 e no primeiro chart. Alternativa D INCORRETA a parfrase no perfeita em razo da mudana de sentido que se verifica no emprego do advrbio indepen-dentemente (subordinado ao verbo realizar e do adjetivo independentes (subordinado a servios). Alm disso, tal fim remete a servio, e no mo de obra, como se afirma na frase 2 (parfrase). ____________________________________________________________________________________ Questo 3 Em relao ao texto 1 correto afirmar:

    A Em A contratada, neste caso, especializada em selecionar agilmente a mo de obra e administrar em nvel administrativo tais funcionrios, o termo destacado em negrito est subordinado ao verbo administrar, exercendo a funo de objeto direto.

    B Em O custo deste servio mais claro para o tomador visto que a base de clculo so os salrios desses funcionrios [...], o termo destacado em negrito significa mais barato.

    C Em [...] ou seja, alm da mo de obra, tambm a responsabilidade sobre o servio, o processo, insumos, equipamentos, entre outros [...], existe um verbo elptico (subentendido) cujo sujeito servio.

    D Em [...] sem envolver a responsabilidade pelo servio, equipamentos e processo, cabendo

  • empresa tomadora supervisionar o servio realizado [...], o termo destacado em negrito sujeito do verbo cabendo. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A CORRETA - visto que o verbo administrar, que tem como sujeito a contratada, transitivo direto. Quem administra, administra o qu? Administra tais funcionrios (ob jeto direto). Alternativa B INCORRETA - uma vez que o termo destacado (mais claro) significa mais transparente, mais fcil de compreender, mais fcil de ser identificado. Alternativa C INCORRETA - de fato existe um verbo elptico, ou subentendido, que transfere-se. Atualizando o verbo, tem-se: ou seja, alm da mo de obra, transferem-se tambm a responsabilidade sobre o servio, o processo, insumos, equipamentos, entre outros (grifamos). Nesse caso, trata-se de verbo na voz passiva sinttica, e o sujeito a responsabilidade sobre o servio, o processo, insumos, equipamentos. Na voz passiva analtica, a frase ser: ou seja, alm da mo de obra, tambm a responsabilidade sobre o servio, o processo, insumos, equipamentos, entre outros, so transferidos (grifamos). Conclui-se, desse modo, que o sujeito no servio, como se afirma na proposio. Alternativa D INCORRETA - pois o sujeito do verbo cabendo supervisionar o servio realizado. O termo empresa tomadora, em destaque, inicia com preposio e, como tal, constitui um sintagma incompatvel com a funo de sujeito. Na ordem direta e verbo no indicativo, tem-se: supervisionar o servio realizado cabe empresa tomadora. ____________________________________________________________________________________

    Texto 2

    Imoral e Engorda

    O Rei estava certo quando disse que tudo o que ele gosta imoral, ilegal ou engorda. Comida gostosa, mas gostosa mesmo, viciante, s boa porque calrica os aspargos que nos perdoem, mas gordura e acar so fundamentais. No para a sade, mas para o crebro. Ele gosta mesmo de porcaria. Nosso crebro nos recompensa com doses de dopamina cada vez que comemos algo bem calrico, energtico. que no passado isso era questo de sobrevivncia havia pouca comida disponvel, ento quanto mais calrica ela fosse, melhor. A massa cinzenta d essa mesma recompensa dopamnica depois do sexo ou de drogas pesadas. Por isso mesmo basta experimentar qualquer uma dessas coisas uma nica vez para ter vontade de repetir. Com comidas energticas, recheadas de carboidratos ou gorduras, no diferente, voc sabe. impossvel comer um s. [...]

    Ontem mesmo era 1960, o mundo tinha 3 bilhes de habitantes e uma certeza: estvamos beira de um colapso. Mais um pouco e no teria comida para todo mundo. Mas no. Chegamos a 6,5 bilhes de pessoas graas justamente globalizao dos fertilizantes e da comida industrializada - a produo em massa barateou os alimentos. Esse boom alimentcio ficou conhecido como Revoluo Verde. Agora, precisamos de mais revolues. Uma, a da conscientizao sobre os perigos do fast food e da comida

    processada, j comeou. E a cincia tem feito seu papel tambm, pesquisando alternativas que vo de plantas geneticamente modificadas que dispensam fertilizantes e pesticidas at carne de laboratrio - um meio de entregar protenas sem o intermdio de animais. Seria uma espcie de segunda Revoluo Industrial da comida. No sabemos como nem quando ela vai acontecer. Mas h uma certeza: no podemos ser bestas de esperar pelo colapso. [...]

    CARMELLO, C.; AXT, B.; SKLARZ, E.; VERSIGNASSI, A. O lado escuro da comida. Revista Superinteressante. Abril: dez./2010. Fragmentos adaptados.

    ____________________________________________________________________________________ Questo 4 Em relao ao texto 2, todas as alternativas esto corretas, exceto a:

    A A frase tudo o que ele gosta imoral, ilegal ou engorda remete a uma msica do cantor Roberto Carlos, composta na dcada de 1970 em parceria com Erasmo Carlos.

    B Alimentos carregados de carboidratos e de gordura fazem o crebro liberar maior quantidade de dopamina do que outros alimentos considerados mais saudveis.

    C A expresso os aspargos que nos perdoem, mas gordura e acar so fundamentais representa uma ironia, cujo objetivo reproduzir a percepo do crebro humano.

    D Do ponto de vista do crebro humano, as comidas mais saudveis so aquelas que contm mais fibras, protenas e minerais.

  • PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A CORRETA - est correta, pois a referncia a Rei, na primeira frase, com letra maiscula, ao cantor Roberto Carlos, conhecido como Rei (da Bossa Nova) e um dos autores da msica Imoral, Ilegal ou Engorda, juntamente com Erasmo Carlos (cf. http://www.robertocarlos.com/br/music/roberto-carlos-1976. Acesso em: 25/05/2015).

    Alternativa B CORRETA - pois o crebro libera mais dopamina quando consumimos energticos, cheios de carboidratos e de gordura. Alternativa C CORRETA - De acordo com o texto 2, alimentos carregados de carboidratos e de gordura so alimentos ruins, porcarias, mas no para o crebro humano, que libera maior quantidade de dopamina sempre que esses alimentos so consumidos. Sendo assim, a frase que reproduz o ponto de vista do crebro uma ironia, pois uma percepo com a qual os autores do texto no comungam. Alternativa D INCORRETA - o texto2 diz exatamente o contrrio, isto , do ponto de vista do crebro humano, as comidas mais saudveis so as carregadas de carboidratos e de gordura. Conclui-se, assim, que essa alternativa est incorreta. ____________________________________________________________________________________ Questo 5 Considerando o que se afirma no texto 2, correto afirmar que:

    A a chamada Revoluo Verde visa a substituir os alimentos industrializados por alimentos sem agrotxicos.

    B aps a Revoluo Verde, prev-se a necessidade de duas revolues para produzir alimentos de boa qualidade e em quantidade suficiente, mas no se sabe quando elas vo comear.

    C a Revoluo Industrial da comida, que tem a finalidade de baratear os custos da produo dos alimentos, j comeou.

    D em 50 anos, a populao mundial cresceu 116,66%. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A INCORRETA pois a Revoluo Verde o nome que se d globalizao dos fertilizantes e da comida industrializada. Alternativa B INCORRETA - pois, dentre as duas novas revolues previstas pelos autores, uma j comeou: a conscientizao dos perigos do fast food e da comida processada. Alternativa C INCORRETA - pois o que os autores chamam de Revoluo Industrial da comida seria a produo de plantas geneticamente modificadas, que dispensam fertilizantes e pesticidas, e a produo de carne de laboratrio. Alternativa D CORRETA - pois de 1960 a 2010, ou seja, em 50 anos, a populao mundial saltou de 3 bilhes para 6,5 bilhes de pessoas, o que equivale, em nmeros relativos, a um crescimento de 116,66%. ____________________________________________________________________________________

    Questo 6 Em relao aos textos 1 e 2, assinale a alternativa correta.

    A Na frase Uma, a da conscientizao sobre os perigos do fast food e da comida processada, j comeou, do texto 2, o sujeito do verbo comeou a da conscientizao sobre os perigos do fast food e da comida processada.

    B Na segunda frase do texto 2, possvel identificar cinco adjetivos subordinados ao substantivo comida, um dos quais repetido para fins de nfase.

    C Na frase Desta forma a empresa contratante no interfere na realizao do servio, pois a empresa especialista foi contratada para tal fim independentemente de quem o realizar [...], extrada do texto 1, o pronome o destacado em negrito retoma a expresso bloco como um todo do pargrafo anterior.

    D Na frase Quando se terceiriza servio, transfere-se ao contratado o bloco como um todo, ou seja, alm da mo de obra, tambm a responsabilidade sobre o servio, o processo, insumos, equipamentos, entre outros [...], no texto 1, a expresso ou seja formada por uma conjuno explicativa e pelo verbo ser no imperativo afirmativo. PARECER FUNDAMENTADO

  • Alternativa A INCORRETA - Os cinco adjetivos so: gostosa, gostosa, viciante, boa e calrica. A repetio de viciosa visa a reforar/enfatizar o seu sentido. Alternativa B CORRETA - O sujeito do verbo comeou Uma [revoluo]. A expresso a da conscientizao sobre os perigos do fast food e da comida processada um aposto de uma [revoluo]. Alternativa C INCORRETA - O pronome o retoma o substantivo servio presente anteriormente na mesma frase. Alternativa D INCORRETA A expresso ou seja formada por uma conjuno alternativa ou e pelo verbo ser no presente do subjuntivo, o que equivale, no caso, a ou dito de outro modo. ____________________________________________________________________________________ Questo 7 Assinale a alternativa correta quanto concordncia verbal e nominal.

    A O governo federal informou que pretende finalizar a ponte no prazo inicialmente previsto, mas os repasses empreiteira depende da finalizao dos projetos e das concluses de cada uma das etapas.

    B Por mais complexos que sejam os problemas, deve haver solues viveis para solucion-los, especialmente quando se empregam, com cuidado e sensatez, mtodos adequados.

    C A obra vai custar 48 milhes de reais, todavia no est includo no oramento os custos das desapropriaes.

    D Nos relatrios dos auditores, aludem-se a fatos cujas origens, a julgar pelo que se afirma nos jornais, no foi suficientemente esclarecida. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A INCORRETA - existe falta de concordncia entre o verbo est e o respectivo sujeito os custos da obra; tambm no se faz a concordncia entre o adj. includo e os custos da obra. Alternativa B CORRETA - no h falta de concordncia verbal ou de concordncia nominal. O sujeito do verbo sejam os problemas (3. p. do plural); o verbo haver equivale a existir e, como tal, impessoal, razo por que o verbo auxiliar deve foi usado na 3 p. do singular); o verbo solucion(-los) tem como sujeito solues viveis, mas est na forma infinitiva devido preposio para, que o precede; o verbo empregam concorda com o sujeito posposto mtodos adequados (3. p. do plural). Tambm no se verifica na proposio falta de concordncia nominal, pois o adjetivo complexos e o artigo os concordam com problemas, o adjetivo viveis concorda com o substantivo solues, o pronome los anafrico de problemas e, finalmente, o adj. adequados concorda com o subst. mtodos. Alternativa C INCORRETA falta concordncia entre o verbo depende e o sujeito Alternativa D INCORRETA - considerando o verbo aludem(-se) deve ser empregado na terceira pessoa do singular porque o sujeito indeterminado; ao contrrio, o verbo foi deve ser empregado no plural para concordar com o respectivo sujeito origens. Tambm falta concordncia do adj. esclarecida com o substantivo origens. ____________________________________________________________________________________

    Questo 8 Assinale a alternativa correta quanto ao emprego dos pronomes pessoais e das formas verbais.

    A Fica frio, porque ns iremos contigo ao colgio falar com a professora do teu irmo. B Venha participar do Mutiro da Esperana e traga tua contribuio. Florianpolis te espera e conta com sua boa vontade.

    C Preste ateno ao que vou te dizer agora: esquece-me! D Organiza a papelada que falta e no se preocupe, pois ns lhe acompanharemos at o fim. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A CORRETA - O verbo fica est na 2 p. sing. do presente do subj., equivalente com os pronomes contigo e teu, tambm da 2. p. do singular. Alternativa B INCORRETA Os verbos venha e traga esto na 3. p. do singular do presente do subjuntivo, mas os pronomes tua e te so de 2. p. do singular, ou seja, no h equivalncia entre verbos e pronomes.

  • Alternativa C INCORRETA - O verbo preste est na 3. p. do singular do presente do subjuntivo, ao passo que o verbo esquece e o pronome te esto na segunda p. do singular do presente do subjuntivo. Logo, no h equivalncia entre verbos e pronomes pessoais. Alternativa D INCORRETA - O verbo organiza est na 2. p. do singular do presente do subjuntivo, e o verbo preocupe est na 3. p. do singular do presente do subjuntivo. Alm disso, o pronome lhe, alm e representar a 3. pessoa, est na funo de objeto direto, quando o esperado para essa funo, no caso, seria o pronome o ou te. ____________________________________________________________________________________

    Questo 09 Assinale a frase que est de acordo com as normas da lngua padro.

    A Tudo sonegado, as construtoras constroem seus edifcios com gua via gatos, talvez energia idem, quem deveria fiscalizar os governos que so ricos, ento fica assim, para os ricos tudo, para ns aumentos, gua vem a 13%.

    B Propomos, considerando ser de interesse das partes, a formalizao do posicionamento quanto a matria para, quando for o momento de sintetizar o encaminhamento da reinvindicao ao prefeito, j tenhamos essas vises sedimentadas.

    C Gente da espcie, no raro, incapazes de formular e defender idias e pensamentos razoveis, se limitam a acometer improprios contra aqueles que ousaram divergir ou desmascarar seus intentos insustentveis os quais pretensamente objetivavam subtrair imerecidos mritos.

    D Ocorre que no existe um plano de previso de reas para novos estacionamentos e, sob a gide da democracia de liberar o acesso a todos, esqueceu-se de garantir o mnimo queles que, de fato, realizam as atividades institucionais na Secretaria de Transporte. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A INCORRETA - igualmente apresenta desvios da norma padro, entre os quais: falta de concordncia nominal entre o subst. gente e o adj. incapazes, acento grfico em ideias, falta de concordncia verbal entre o sujeito gente da espcie (sing.) e o verbo limitam (plural), uso da nclise em se limitam, uso inapropriado do item lexical acometer por cometer, entre outros. Alternativa B INCORRETA a frase apresenta desvios da lngua escrita padro, entre os quais: um erro ortogrfico (reinvindicao por reivindicao) e a falta do vocbulo que aps a preposio para e, assim, constituir a locuo conjuntiva final para que no incio da orao subordinada final (para [que], quando for o momento de sintetizar o encaminhamento da reivindicao ao prefeito, j tenhamos essas vises sedimentadas). Alternativa C INCORRETA - tambm apresenta desvios da norma escrita padro, entre os quais, erros de pontuao, ausncia do verbo ser ou sequncia incorreta dos termos em quem deveria fiscalizar os governos que so ricos, entre outros aspectos. Uma possibilidade de reestruturao do texto seria: Tudo sonegado. As construtoras constroem seus edifcios com gua e energia desviadas por meio de gatos. Quem tem o dever de fiscalizar os ricos so os governantes. Todavia, o que vemos que tudo possvel para os ricos; aos outros, s aumentos, como o da gua, que vai subir 13%. Alternativa D CORRETA - est totalmente de acordo com as normas da lngua escrita padro, relativamente estrutura sinttica (regncia, concordncia e colocao/ordem dos sintagmas). Tambm no h erros de flexo, de acentuao grfica, ortografia, crase ou pontuao. ____________________________________________________________________________________

    Questo 10

    Considerando o que se afirma na coluna da esquerda, preencha as lacunas nas frases da coluna da direita com os pronomes relativos citados, in-cluindo preposies sempre que necessrio.

    O relativo quem empregado para fazer referncia apenas (s) pessoa(s); vem em geral precedido de preposio, tendo um substantivo como seu antecedente.

    Finalmente chegamos ao Santurio de Aparecida _________ fui levado por meus pais quando tinha nove anos de idade.

    O relativo onde empregado para resgatar nomes que nos do ideia de lugar. No devemos nos esquecer de que o onde indica permanncia e o aonde, movimento.

    Fao questo de homenagear, neste momento, meus antigos professores, __________ devo eterna gratido.

  • O relativo que empregado para fazer referncia (s) pessoa(s) ou coisa(s).

    Penso que deve trazer tantos vestidos ________ tiveres condies de comprar.

    O relativo quanto aparece depois de "tudo", "todas", "todos", "tantos", "tantas".

    No entendi teu recado, pois ainda ontem conversamos sobre o candidato ________ empresa roubaste cinco mil dlares.

    O relativo cujo e suas flexes serve para articular dois termos geralmente substantivos que tenham entre si ideia de posse.

    Para ampliarmos a base do negcio, trabalhos exclusivamente com marcas ______ nossos clientes confiam.

    A sequncia correta, de cima para baixo, :

    A onde - a quem - que - de cuja - quantas B em cujo - onde - quantas - de que - em quem C aonde - a quem - quantos - de cuja - em que D aonde - a cujos - quanto - cuja - em que PARECER FUNDAMENTADO Alternativa C CORRETA na primeira frase, o pronome relativo onde retoma Santurio de Aparecida, modificando em aonde em razo do verbo de movimento chegar; na segunda frase, o pronome relativo quem faz referncia aos professores (pessoas) e vem antecedido da preposio a exigido pelo substantivo gratido (devo gratido a quem/ devo gratido a meus professores; na terceira frase, o pronome relativo quantos precedido de tantos vestidos, ou seja, deves comprar tantos vestidos + tens condies de comprar quantos (vestidos); na quarta frase, o pronome relativo cuja retoma empresa com ideia de posse (empresa do candidato), precedido da preposio de requerida pelo verbo roubar (roubar da empresa do candidato); na quinta frase, o pronome relativo que faz referncia a marcas e vem precedido da preposio em, requerida pelo verbo confiar (confiar em+as marcas = nas marcas).

    LITERATURA BRASILEIRA

    Questo 11 Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, em So Paulo, todos os textos a seguir esto corretos, exceto:

    A Cada vez mais popular aps as crticas do escritor Monteiro Lobato (que destruiu seus quadros a bengaladas!), Anita Malfatti desfiar todo seu expressionismo em 22 obras. Mrio de Andrade um de seus fs.

    B A obra literria que marcou o incio do movimento Modernista na literatura foi o livro de Mrio de Andrade, Pauliceia Desvairada. O livro revelou a poesia urbanista e fragmentria e retratou, numa viso

    anti-romntica, uma So Paulo cosmopolita e egosta, com sua populao heterognea e sua burguesia cnica.

    C O movimento Modernista tinha como objetivo o rompimento com o tradicionalismo (Parnasianismo, Simbolismo e a arte acadmica), a libertao esttica, a experimentao constante e, principalmente, a independncia cultural do pas.

    D A Semana de Arte Moderna aconteceu no Teatro Municipal, entre os dias 11 e 18 de maro de 1922. Nela, o Brasil pde reafirmar a liberdade de expresso e criatividade, em perfeita harmonia com os movimentos e preceitos das vanguardas europeias, que guardavam consigo as tendncias culturais do Expressionismo, Futurismo, Cubismo, Dadasmo, Surrealismo e Parnasianismo. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A CORRETA - A crtica a Anita Malfatti, feita por Monteiro Lobato, aconteceu em 1917 quando ela voltou de sua viagem da Europa e de uma passagem pelos Estados Unidos. Essa amostra das obras se tornou um marco no Movimento Modernista do Brasil. Devido obra fortemente

    caracterizada pela cultura europeia, Anita recebeu muitas crticas. Monteiro Lobato a criticou veementemente num artigo publicado no jornal O Estado de So Paulo, intitulado Paranoia ou

  • Mistificao?. (cf. http://semana-arte-moderna.info/).

    Alternativa B CORRETA conforme se l em A primeira obra literria, que marcou o incio do movimento foi o livro de poesias de Mrio de Andrade, Paulicia desvairada. Nessa obra, Mrio empregou os expedientes poticos mais arrojados, que foram expostos e reunidos pela primeira vez. O livro revelou a poesia urbanista e fragmentria e retratou, numa viso anti-romntica, uma So Paulo cosmopolita e egosta, com sua populao heterognea e sua burguesia cnica. (cf. https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=datacomemorativa&id=54). A Semana, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, foi a exploso de ideias inovadoras que aboliam por completo a perfeio esttica to apreciada no sculo XIX. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade prpria e a liberdade de expresso; com este propsito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padro. Alternativa C CORRETA - a Semana de Arte Moderna constitui-se na luta contra os valores estticos conservadores e no aceitava a submisso s propostas oriundas da Europa. Os artistas engajados nessa luta atacavam ferozmente os hbitos de vrios brasileiros, principalmente da burguesia urbana, que eram fascinados pela moda, pelos hbitos e diverses do Velho Continente. De fato, colocavam em xeque a ideia de que o Brasil precisava copiar o modelo civilizatrio europeu para que o pas tivesse condies de superar seus problemas e atrasos. (cf. http://www.mundoeducacao.com/historiadobrasil/semana-arte-moderna-1922.htm)

    Alternativa D INCORRETA - na Semana de Arte Moderna, que aconteceu no Teatro Municipal, entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, o Brasil pode se libertar e conseguir a livre expresso da criatividade, sem total influncia das vanguardas europeias, que guardavam consigo as tendncias culturais do Fauvismo, Expressionismo, Futurismo, Cubismo, Dadasmo e Surrealismo. (cf. http://semana-arte-moderna.info/. Acesso em: 20-05-2015). O Modernismo tem, entre suas bandeiras, uma posio contrria aos preceitos do Parnasianismo. ____________________________________________________________________________________

    Questo12 Sobre a obra O Cortio, de Alusio Azevedo, assinale a alternativa correta.

    A Durante muito tempo, Rita Baiana foi vista pelos crticos como o motivo da runa emocional do narrador. Acusada de trair o marido com o melhor amigo dele e, pior, de engan-lo com um filho ilegtimo, foi encarada como o prottipo da mulher devassa, sem carter e impostora. Os exemplos desse tipo de anlise so vastos, todos embasados na esperteza da personagem desde sua meninice, qualidade esta narrada por Bento, um homem amargurado e pouco confivel.

    B Jernimo, casado com Piedade e amante de Bortoleza, o dono do cortio no qual se ambienta o livro. Parte do carter de Jernimo descrito assim: [...] deixando de pagar todas as vezes que podia e nunca deixando de receber, enganando os fregueses, roubando nos pesos e nas medidas [...].

    C A prostituta Lonie possua sentimentos passionais e libidinosos em relao Pombinha, filha de dona Isabel, como se observa no seguinte trecho: Vem c, minha flor!... disse-lhe, puxando-a contra si e deixando-se cair sobre um div. Sabes? Eu te quero cada vez mais!... Estou louca por ti!

    D Esta obra narra a histria do amor de Ana Rosa e seu primo Raimundo, impedido pelas barreiras do preconceito racial contra Raimundo, que mulato. Raimundo rejeitado, ignorado e maltratado pela sociedade do Maranho (onde a histria se passa), mas ainda assim seu amor e o de Ana Rosa florescem. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A INCORRETA - no se refere personagem Rita Baiana, mas personagem Capitu, da obra D. Casmurro, de Machado de Assis, cujo narrador Bento (Bentinho). Alternativa B INCORRETA - o que nela se afirma diz respeito principalmente ao personagem Joo Romo, da obra O Cortio, exceto que Jernimo era casado com Piedade. Alternativa C CORRETA como se pode comprovar no Cap. XI da obra O Cortio. A anlise da personagem Pombinha, que ratifica o que se afirma nessa alternativa da questo, pode ser conferida em: http://letrascurtidas.blogspot.com.br/2013/09/analise-da-personagem-pombinha-de-o.html. Alternativa D INCORRETA - O que se afirma em D diz respeito obra O Mulato, de Alusio Azevedo, no obra O Cortio, do mesmo autor.

  • Questo 13

    Uma vida insignificante - a chegada ao Brasil, a morte do pai que vendia gravatas com o toco do brao que perdeu, um pai saudoso do conde Alexei, cujas botas ele consertava, em seguida o trabalho numa loja, da qual se torna proprietrio, depois um casamento insosso, um filho, dois ou trs conhecidos, afinal a solido de sempre e a UTI - e no entanto, para o leitor, que vida trepidante! Atrs do balco de sua nulidade, nosso heri imagina desvarios de alegria que se desdobram em castelos delirantes de uma outra vida, pontilhada tanto de aeromoas que o amam em bolhas plsticas em pleno cu quanto de um reencontro caloroso com um Noel Nutels que, nos sonhos, o reconheceria imediatamente mesmo anos depois. E o homem que conta vai promovendo tambm o sonho da comunho universal, mental e geogrfica, o sublime com o torpe, a confluncia do ndio com a civilizao [...] Uma trajetria puramente mental de picos hilariantes, como o major Azevedo, militar da represso, silenciado por uma inscrio de banheiro sobre sua mulher, ou a militante Sarita, na cidade, conclamando os ndios contra o imperialismo do homem branco, de acordo com a orientao ideolgica da clula stalinista. (Cristvo Tezza. Fragmento adaptado.)

    O texto acima tem como referncia:

    A A Majestade do Xingu, de Moacyr Scliar. B A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. C O fantstico na Ilha de Santa Catarina, de Franklin Cascaes. D Vrias Histrias, de Machado de Assis. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A CORRETA - O texto citado refere-se obra A Majestade do Xingu, de Moacyr Scliar. Esse comentrio um fragmento de uma resenha escrita por Cristvo Tezza sobre o citado romance de Scliar, publicada originalmente na Folha de S. Paulo em 26 de outubro de 1999, conforme se pode conferir em: http://www.cristovaotezza.com.br/textos/resenhas/p_991026.htm ____________________________________________________________________________________

    Questo 14

    Correlacione as colunas a seguir considerando os textos com as respectivas obras e autores.

    ( 1 ) A Majestade do Xingu, de Moacyr Scliar

    ( 2 ) Vrias histrias, de Machado de Assis

    ( 3 ) A Hora da Estrela, de Clarice Lispector

    ( 4 ) O Cortio, de Alusio Azevedo

    ( 5 ) O fantstico na Ilha de Santa Catarina, de Franklin Cascaes

    ( ) As redes usadas naqueles tempos de antanho, tempo bastante afastado desde a colonizao, eram confeccionadas com fibras de gravat, de tucunzeiro e de imbirau. Os homens, quando viram as mulheres nuas dentro da lancha, ficaram atarantados, pois, em minutos frescos, elas haviam perdido o poder do estado fadrico, [...], cortado de alto a baixo pelo poder da lmina espiritual da orao das treze verdades.

    ( ) Agora estvamos morando no Brasil. Melhor: estvamos morando no Bom Retiro. Na rua se falava idiche, havia sinagogas, escolas judaicas, sociedades judaicas. Sim, as redondezas estavam cheias de gim, e muita surra eu levaria no Sbado de Aleluia para aprender a no judiar de Cristo mas, de alguma forma, ns nos sentamos em casa.

    ( ) Voc est muito enganado, seu Joo, se cuida que se casa e me atira toa! Exclamou ela. Sou negra, sim, mas tenho sentimentos! Quem me comeu a carne tem de roer-me os ossos! Ento h de uma criatura ver entrar e sair ano a puxar pelo corpo todo o santo dia que Deus manda ao mundo, desde ela manh inha at elas tantas da noite, ara de ois ser ogada no meio da rua, como galinha odre ! No! no h de ser assim, seu Joo.

    ( ) Agora no confortvel: ara falar da moa tenho que no fa er a barba durante dias e adquirir olheiras escuras por dormir pouco, s cochilar de pura exausto, sou um trabalhador manual. Alm de vestir-me com rou a velha rasgada. Tudo isso ara me or no nvel da nordestina.

    ( ) A cartomante f-lo sentar diante da mesa, e sentou-se do lado oposto, com as costas para a janela, de maneira que a pouca luz de fora batia em cheio no rosto de Camilo. Abriu uma gaveta e tirou um baralho de cartas compridas e enxovalhadas. Enquanto as embaralhava, rapidamente, olhava para ele,

  • no de rosto, mas por baixo dos olhos. Era uma mulher de quarenta anos, italiana, morena e magra, com grandes olhos sonsos e agudos.

    A sequncia correta, de cima para baixo, :

    A 1 - 4 - 3 - 2 - 5 B 3 - 1 - 5 - 2 - 4 C 2 - 5 - 1 - 4 - 3 D 5 - 1 - 4 - 3 - 2 PARECER FUNDAMENTADO Alternativa D CORRETA - pois: 5 - O texto A foi retirado da obra O fantstico na Ilha de Santa Catarina, de Franklin Cascaes (2003, p. 79). 1 - O texto B pertence obra A Majestade do Xingu, de Moacyr Scliar. (Ver edio de 1977, p. 56-57). O texto C um fragmento da obra O Cortio, de Alusio Azevedo (1979, p. 333). 4 - O texto C um fragmento da obra O Cortio, de Alusio Azevedo (1979, p. 333). 3 - O texto da letra D foi extrado de A Hora da Estela, de Clarice Lispector (1998, p. 19). 2 O texto E pertence obra Vrias histrias, de Machado de Assis, e foi extrado do conto A Cartomante (p. 6 da verso em PDF, disponvel em: http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/contos/macn005.pdf).

    ESPANHOL

    Texto 1

    UNA DERROTA DE LA CIVILIZACIN

    El 14 de octubre de 2002, cerraron sus puertas los ocho restoranes del McDonalds en Bolivia. Apenas cinco aos haba durado esta misin civilizadora. Nadie la prohibi. Simplemente ocurri que los bolivianos le dieron la espalda, o mejor dicho: se negaron a darle la boca. Estos ingratos se negaron a reconocer el gesto de la empresa ms exitosa del planeta, que desinteresadamente honraba al pas con su presencia. El amor al atraso impidi que Bolivia se pusiera al da con la comida chatarra y los vertiginosos ritmos de la vida moderna. Las empanadas caseras derrotaron al progreso. Los bolivianos siguen comiendo sin apuro, en lentas ceremonias, tozudamente apegados a los antiguos sabores nacidos en el fogn familiar. Se ha ido, para nunca ms volver, la empresa que en el mundo entero se dedica a dar felicidad a los nios, a echar a los trabajadores que se sindicalizan y a multiplicar a los gordos.

    Eduardo Galeano. Los hijos de los das. Siglo XXI Editores, Argentina, 2012, pg. 326.

    ______________________________________________________________________________________

    Questo 15 Indica la alternativa que sintetiza el contenido general del texto.

    A Los bolivianos, apegados a sus costumbres ancestrales, rechazan la oferta de una empresa que los hara pasar del tercero, al primer mundo.

    B El gobierno boliviano oblig a la empresa extranjera a cerrar sus puertas porque violaba la legislacin laboral.

    C Una empresa de alimentos, exitosa en otras naciones, fracas en Bolivia; los bolivianos prefirieron seguir consumiendo la produccin local.

    D Los bolivianos boicotearon la McDonalds porque ignoraban las ventajas que les ofreca la empresa ms exitosa del mundo. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa C CORRETA A alternativa reproduz, parafraseando, informaes do texto. J as erradas se destacam por contradizer a

  • mensagem do texto ou por apresentar itens que no tem nada a ver com ele. ____________________________________________________________________________________

    Questo 16

    Observa la descripcin de los siguientes vocablos y ejecuta lo que se pide a continuacin.

    l ingrato sinnimo de desagradable;

    ll echo parnimo de hecho;

    lll tozudamente lo mismo que tercamente;

    lV exitosa sinnimo de exitante;

    V sin apuros lo contrario de de prisa.

    Las correctas, todas, estn en:

    A I - II - III B II - III - V C III - IV D IV - V PARECER FUNDAMENTADO Alternativa B CORRETA Das cinco proposies desta questo, trs so certas. As duas erradas identificam-se facilmente. No entanto, o examinando deve saber o que sinnimo e parnimo. Em portugus tm o mesmo significado. ____________________________________________________________________________________

    Questo 17 En esta pregunta las alternativas pueden ser V (verdaderas) o F (falsas).

    Identifcalas y ejecuta lo que despus se pedir

    ( ) l no fuma, la esposa TAMPOCO.

    ( ) Es difcil saber QUIEN son los dueos de McDonalds.

    ( ) La comida casera es MS sabrosa que la industrializada.

    ( ) Ahora sabemos QUE clase de alimentos comen los bolivianos.

    ( ) El paciente no tiene apetito; ayer APENAS comi.

    La secuencia correcta est en:

    A V - V - F - V - F B F - V - F - V - F C V - F - V - F - V D F - F - V - F - V PARECER FUNDAMENTADO Alternativa C CORRETA Testam-se itens gramaticais que apresentam certa dificuldade ao aprendiz. Quien pluraliza em espanhol, apenas tem um uso mais diversificado em espanhol que em portugus, tampoco facilmente identificado pela semelhana com o tampouco do portugus. ____________________________________________________________________________________

    Questo 18

    Indica los tiempos verbales de los verbos COCER y COSER, necesarios para llenar los espacios en blanco.

    Los frijoles _________ en un fogn de lea

    La ropa _________ con aguja e hilo.

  • A se cuecen - se cose B cuecen se - cose se C se cose - se coce D se cuezcen - se cosce PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A CORRETA O verbo COCER (cozinhar), diferente do homfono COSER (costurar), irregular em espanhol. No presente do indicativo e no imperativo o radical O ditonga em UE: COCER CUECE. J COSER, regular, d COSE (Ver: Verbos irregulares qualquer gramtica espanhola). ____________________________________________________________________________________

    Questo 19

    El texto de Galeano utiliza mucho la irona.

    Seala las alternativas donde explcitamente aparece dicha figura de lenguaje.

    l Llamar misin civilizadora a lo que en realidad es una explotacin.

    ll En el ao 2002 los restoranes McDonalds en Bolivia cerraron sus puertas.

    lll La empresa en cuestin estaba en el pas desinteresadamente.

    lV Los bolivianos siguen comiendo sin prisa.

    V Llamar amor al atraso a la que en realidad fue una decisin inteligente.

    La alternativa con todas las correctas es:

    A III - IV C II - III - IV B IV - V D I - II - V PARECER FUNDAMENTADO Alternativa D CORRETA Esta questo focaliza o aspecto eminentemente irnico do texto. A esta altura o vestibulando deve saber o que ironia. Sabendo, ento, que tambm emespanhol consiste em dizer o contrrio daquilo que se

    est pensando, ser fcil identificar as trs alternativas certas. ____________________________________________________________________________________

    Texto 2

    EL GORDO PROBLEMA DE LA GORDURA

    El problema de la obesidad en Mxico est directamente relacionado con el TLC (Tratado del Libre Comercio), que entr en vigor en 1994. A partir de entonces ingresaron al pas enormes cantidades de alimentos chatarra. En segundo trmino ha sido la ausencia de regulacin respecto de la comida chatarra, y esa es culpa de la clase poltica mexicana. Se han privilegiado los intereses comerciales por encima de la salud de la poblacin. Aqu han desempeado un papel importante los sobornos, la malhadada corrupcin. El tercer culpable, desde luego, es la poblacin que sin recato alguno empez a gozar de la comida chatarra.

    Para resumir, el TLC, la ausencia de una clase poltica capaz y responsable y una poblacin con nulo autocontrol han generado unas estadsticas no slo lamentables, sino tambin extremadamente preocupantes: un porcentaje altsimo de gordos, aun entre los nios; adems, tratar el problema de la obesidad consume 7% del presupuesto dedicado a la salud.

    Ren Drucker Coln LaJornada, 16.04.15.

    ____________________________________________________________________________________ Questo 20

    Analiza las seguientes afirmaciones referentes al texto 1 y texto 2.

  • l A diferencia de lo ocurrido en Bolivia, en M xico, la ace tacin alegre del ueblo fue uno de los factores que contribuy al xito de la comida chatarra.

    ll En Bolivia el perdedor fue el pueblo, que no udo go ar de la comida basura; los mexicanos, en cambio, fueron ganadores.

    lll El xito de los alimentos de origen extranjero se debi, en Mxico, a una eficaz campaa publicitaria. En Bolivia fracasaron por falta de publicidad.

    lV El consumo de alimentos chatarra en Mxico, adems de ser una amenaza a la salud de los consumidores, compromete una parte significativa del presupuesto dedicado al sector.

    V En Mxico, al mismo tiempo que engorda la gente con el consumo de alimentos malsanos, engorda la cuenta bancaria de los polticos que se abstienen de legislar al respecto.

    Las alternativas correctas se encuentran en:

    A I - II - III B I - IV - V C III - IV D IV - V PARECER FUNDAMENTADO Alternativa B CORRETA Nesta questo foca-se a correlao deste texto com o anterior, texto B com texto A. As trs opes certas esto claramente baseadas nos respectivos textos y contextos. ____________________________________________________________________________________ Questo 21 Aqu se enfocan varias unidades lxico-gramaticales.

    Detecta las correctas e indcalas segn se pide a continuacin.

    l El problema de la obesidad es no SOLO esttico, COMO TAMBIEN econmico.

    ll l ve televisin MIENTRAS ella prepara la comida.

    lll El almuerzo estaba BUENO. Garfino es BUEN cocinero.

    lV NI todos los gordos estn bien alimentados.

    V Hay personas que, A PESAR de comer mucho, no engordan.

    Las correctas, todas, son:

    A III - IV C I - II - III B IV - V D II - III - V PARECER FUNDAMENTADO Alternativa D CORRETA - Testam-se aqui vrios itens, reproduzindo um contexto afim com o tema da prova. Dentre as cinco proposies da questo, o examinando deve identificar as trs certas. Cabe lembrar que, s vezes, o limite entre certo e errado pode ser muito sutil: a colocao, um morfema, um fonema, e assim por diante.

    INGLS

    Surfing event opens in Rio amid water pollution

    Published by the Washington Post (the text below has been slightly modified to better suit the exam)

    Many ____ the worlds top surfers were ____ Rio de Janeiro ____ a major surfing competition that kicked ____ Tuesday amid persistent worries ____ the citys polluted waters. Kelly Slater of the United States and Brazilian star Gabriel Medina were among those competing at the Oi Rio Pro event, which is taking place on Rios Barra da Tijuca beach. The Barra neighborhood is one of the main sites for competitions at next years Olympics.

  • The surfing events main venue is near the spot where a raw sewage-filled lagoon empties into the Atlantic. The latest water quality report, issued Tuesday by the state environmental authority, said the area was inappropriate for swimming due to the concentration of fecal coliforms. Rio has poor sewage treatment infrastructure and much of the sewage from the city of 12 million people empties untreated into its lakes, rivers and beach areas. Of the 32 water quality reports issued this year for Rio, only 8 found water in the area appropriate for swimmers. Biologist and environmental activist Mario Moscatelli has warned that pollution could become particularly problematic during low tides at Barra da Tijuca, when the lagoons fetid waters spill out into the ocean. Winds could potentially push the sewage along the beach, contaminating the competition site, said Moscatelli, who has been flying over the area for years as part of an environmental monitoring project. Recent photos taken by Moscatelli showed a brown stain spreading over much of Barra beach. The events organizer, the World Surf League, recently canceled a backup venue on the neighboring beach of So Conrado due to what the organization deemed pollution issues. In a statement emailed to The Associated Press last week, World Surf League spokesman Dave Prodan said the organization was confident that our primary site at Postinho, Barra da Tijuca, will deliver excellent conditions. Water quality has become a hot-button issue ahead of the 2016 Olympics, with state and local authorities repeatedly acknowledging they will not be able to fulfill a longstanding promise to clean up the citys polluted waterways ahead of the games. Olympic sailing, canoeing, rowing and other aquatic competitions are slated to take place in the polluted waters, prompting worries about athletes health and safety. The start of the competition at the surfing event coincides with Brazilian President Dilma Rousseffs meetings in Rio with local Olympic organizers as well as members of the Swiss-based International Olympic Committee. ____________________________________________________________________________________

    Questo 15 According to the text, why has the organizer decided not to use So Conrado beach as a backup place for the event?

    A As a result of the excellent conditions of the primary site. B Due to the water temperature being too low at this time of the year. C Because it is too close to the main site of the event. D Because of pollution problems. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa D CORRETA - Somente a alternativa B est correta de acordo com o texto. ____________________________________________________________________________________

    Questo 16

    Based on the information provided in the text, where does much of Rios untreated sewage end up?

    A In the citys lakes, rivers and beach areas. B Only in the citys main beach areas. C In areas appropriate for swimmers according to water quality reports. D In 32 different spots across the city of Rio. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A CORRETA - Somente a alternativa A est correta de acordo com o texto. ____________________________________________________________________________________

    Questo 17

    Which one of the following alternatives reports information provided in the text?

    A Gabriel Medina is not going to compete for Brazil at next years Olympics. B Kelly Slater is going to compete for the USA at next years Olympics. C The water pollution problem will be solved in time for the 2016 Olympics.

  • D The water pollution problem will not be solved in time for the 2016 Olympics. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa D CORRETA - Somente a alternativa C est correta de acordo com o texto. ____________________________________________________________________________________ Questo 18

    The information provided in the text implies that President Dilma Rousseff is going to Rio for which of the following reasons?

    A To hold meetings with the World Surf League. B To discuss matters related to the Olympic Games. C To attend the start of the surfing competition. D To open officially the surfing event. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa B CORRETA - Somente a alternativa C est correta de acordo com o texto. ____________________________________________________________________________________

    Questo 19 Which one of the options below is the correct sequence of the five missing words in the opening paragraph?

    A in - at - to - off - over B of - on - to - in - about C of - in - for - off - about D from - in - by - of - for PARECER FUNDAMENTADO Alternativa C CORRETA - Somente a alternativa D est correta de acordo com o texto. ____________________________________________________________________________________

    Questo 20

    Which one of the following options refers to the tense used in the statement: Water quality has become a hot-button issue?

    A Present perfect. B Present perfect continuous. C Past perfect. D Past perfect continuous. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A CORRETA - Somente a alternativa B est correta de acordo com o texto. Present perfect (has become); Present perfect continuous (has been becoming); Past perfect (had become); Past perfect continuous (had been becoming). ____________________________________________________________________________________

    Questo 21

    According to the English language grammar, in which one of the following cases is the object position NOT acceptable?

    A Clean up the lagoon. B Clean it up. C Clean up it. D Clean the lagoon up.

  • PARECER FUNDAMENTADO Alternativa C CORRETA - De acordo com a gramtica da lngua inglesa, somente na alternativa A o posicionamento do objeto em relao ao verbo frasal clean up no aceitvel, pois o objeto quando representado por um pronome no pode ser posicionado aps esse verbo frasal. Contudo, o objeto

    quando representado por um pronome pode ser posicionado entre clean e up. O objeto sendo representado por um substantivo pode ser posicionado aps clean up ou entre clean e up.

    MATEMTICA

    Questo 22 Analise as proposies abaixo e classifique-as em V - verdadeiras ou F - falsas.

    ( ) Numa academia de ginstica, dois teros dos alunos matriculados so mulheres. Se trs quintos das mulheres so casadas e 80% das casadas tm filhos, ento, o nmero de alunos matriculados nessa academia, sabendo-se que as mes casadas so 296, um nmero mltiplo de 5.

    ( ) Um comerciante comprou dois carros por R$ 56.000,00. Na hora da revenda, vendeu o primeiro com um lucro de 15% e o segundo com um prejuzo de 10%. No total, ele ganhou R$ 1.850,00. Ento, o comerciante pagou pelo carro mais caro R$ 29.800,00.

    ( ) Um hospital contrata 10 funcionrios para trs setores: berrio, centro cirrgico e enferma-ria. Assim, o nmero de maneiras distintas que podemos distribu-los nesses trs setores, de modo que fiquem 2 no berrio, 3 no centro cirrgico e 5 na enfermaria, 840.

    A sequncia correta, de cima para baixo, :

    A F - F - V B V - V - V C V - F - F D V - V - F PARECER FUNDAMENTADO Alternativa D CORRETA

    Proposio I (Verdadeira)

    Mulheres: 2/3 Mulheres casadas = 3/5 . 2/3 = 2/5 Casadas com filhos = 4/5 . 2/5 = 8/25

    8/25 -------- 296 25/25 ------- x x = 925 alunos matriculados (mltiplo de 5)

    Proposio II (Verdadeira)

    1 carro: x 2 carro: 56.000 x

    Equao 1,15x + 0,9(56.000 x) = 56.000 + 1.850 x = R$ 29.800,00 (carro mais caro)

    Proposio III (Falsa)

    C10, 2 . C8, 3 . C5, 5 = 2420 maneiras ____________________________________________________________________________________

    Questo 23

    A mdia aritmtica das razes da equao modular igual a:

    A 17/3. C 5/3. B 13/3. D 2/3.

  • PARECER FUNDAMENTADO Alternativa C CORRETA

    Resoluo:

    -3x + 3, se x < -1 Ento: -3x + 3 = 4 x = -1/3 (Falso, pois -1/3 > -1)

    -x + 5, se -1 x < 2 Ento: -x + 5 = 4

    x = 1 (Verdadeiro, pois -1 1 < 2)

    3x 3, se x 2 Ento: 3x 3 = 4 x = 7/3 (Verdadeiro, pois 7/3 2)

    Mdia aritmtica:

    ____________________________________________________________________________________

    Questo 24

    Sabendo que , com

    , ento, o valor da igual a:

    A 4/3. B 5/4. C 5/3.

    D 2 /3. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa C CORRETA

    Substituindo sen(x) por 1 cos(x), temos:

    Fazendo cos(x) = y y = 0 (no serve) y = 4/5

    Portanto, cos(x) = 4/5 e sen(x) = 3/5 (calculado atravs da relao fundamental) Como, cossec(x) = 1/sen(x), temos que: cossec(x) = 5/3 ____________________________________________________________________________________

    Questo 25

    Numa pesquisa sobre estudo de idiomas entre alguns estudantes de uma escola obteve-se o seguinte resultado: 70 alunos estudam ingls, 50 estudam espanhol, 30 estudam francs, 20 estudam ingls e espanhol, 22 estudam ingls e francs, 18 estudam espanhol e francs e 10 estudam os trs idiomas.

    Escolhido ao acaso um dos alunos envolvidos na pesquisa, a probabilidade de ele:

    l Estudar somente ingls e espanhol e no estudar francs 10%.

    ll Estudar pelo menos dois idiomas 60%.

    lll Estudar somente francs 0%.

  • lV No estudar espanhol 50%.

    Todas as afirmaes corretas esto em:

    A II - III - IV B I - III - IV

    C I - III D I - II - IV PARECER FUNDAMENTADO Alternativa B CORRETA

    Total de alunos entrevistados = 100

    Proposio I (Verdadeira)

    10/100 = 10%

    Proposio II (Falsa)

    12 + 10 + 10 + 8 = 40 = 40%

    Proposio III (Verdadeira) Nenhum aluno estuda somente francs (0%)

    Proposio IV (Verdadeira)

    38 + 12 = 50 = 50% ____________________________________________________________________________________ Questo 26

    Analise as proposies abaixo.

    l

    Sendo

    pode-se concluir que essa equao s admite uma raiz real e ela maior que 1.

    ll A funo , de variveis reais, dada por tem um valor mximo e um grfico que tangencia o eixo das abscissas.

    lll Para , a funo inversa da funo representada no grfico abaixo dada por

    lV Sejam e duas funes de variveis reais, definidas por e , ento, o conjunto imagem de dado por .

    Todas as afirmaes corretas esto em:

    A III - IV B I - II - III C II - IV

  • D I - III PARECER FUNDAMENTADO Alternativa D CORRETA

    Proposio I (Verdadeira)

    + 3 = 0 (4/3 real e maior que 1)

    Proposio II (Falsa)

    A funo tem um valor mximo e tangencia o eixo das abscissas somente para a = - 4

    Proposio III (Verdadeira)

    Para temos uma funo linear dada por y = ax + b Substituindo os pontos (2, 2) e (0, -2) em y = ax + b, obtemos a = 2 e b = - 2 Portanto, y = 2x 2

    Clculo da funo inversa: x = 2y 2 2y = x + 2

    y =

    Proposio IV (Falsa)

    yv =

    yv = -1

    Im = { y y yv} Portanto, Im = { y y - 1} ____________________________________________________________________________________

    Questo 27

    Ao se cadastrar em um portal eletrnico de compras, o usurio deve criar uma senha pessoal formada por 3 letras entre as 26 do alfabeto, seguidas por 4 algarismos. Sorteando-se ao acaso uma dessas senhas, a probabilidade que ela contenha apenas algarismos pares :

    A 25%. B 12,5%. C 50%. D 6,25%. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa D CORRETA

    26 letras e 10 algarismos significativos, sendo 5 pares

    Casos possveis: __ __ __ __ __ __ __ 26.26.26.10.10.10.10

    Casos de interesse: __ __ __ __ __ __ __ 26.26.26. 5 . 5 . 5 . 5

    Probabilidade:

  • Questo 28

    Fazendo-se uma rotao completa da regio limitada pelo trapzio retngulo da figura abaixo em torno do

    lado , obtm-se um slido de bases paralelas cujo volume igual a 1720 cm .

    A medida (em cm) do lado um nmero:

    A Divisvel por 5. B Entre 4 e 12. C Quadrado perfeito. D Fracionrio. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A CORRETA

    Volume do cone gerado pelo ADE (V1): V1 = 1/3 . . r . h V1 = 1/3 . . 12 . (x + h)

    V1 =

    Volume do cone gerado pelo BCE (V2): V2 = 1/3 . . 2 . h

    V2 =

    ADE BCE

    x = 5h

    Substituindo x em V1, temos que V1 = 288 h

    Volume do tronco = V1 V2

    Volume do tronco = 288 h

    = 860 h/3

    1720 = 860 h/3 h = 6

    Lado AB = x = 5 . h x = 30 cm (divisvel por 5)

    FSICA

  • Questo 29

    A anlise dimensional tem sua grande utilidade na previso, verificao e resoluo de equaes que relacionam as grandezas fsicas garantindo sua integridade e homogeneidade. Na equao dimensionalmente correta P=QRS, P a potncia, Q o peso por unidade de volume e S a longitude.

    A unidade de R correta :

    A m/s3. B m3/s.

    C m.s2.

    D kg.m/s. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa B CORRETA

    s

    mR

    Rm

    N

    s

    mN

    Rm

    N

    s

    J

    mRm

    NWatt

    QRSP

    3

    2

    2

    3

    .1.1

    .1

    1

    1

    1..1

    11

    ____________________________________________________________________________________

    Questo 30

    A fsica do voo de um avio envolve basicamente quatro foras: a fora de sustentao ( S ) que sustenta

    o avio no ar, a fora peso ( p ) aplicada pela Terra puxando o corpo para baixo, a fora de arrasto ou

    resistncia do ar (R ) aplicada pelo ar no sentido contrrio ao movimento e a fora de trao (T ) que aplicada pelo motor e possibilita que o avio atinja a velocidade necessria para o voo.

    Dessa forma, assinale a alternativa correta sobre a relao entre essas foras quando um avio sobe

    com certa inclinao e velocidade constante, como mostra a figura.

    A Sp e RT

    B Sp e RT

    C Sp e RT

    D Sp e RT

    PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A CORRETA

  • Utilizando o eixo de coordenadas cartesiano ao longo da direo da trajetria do avio podemos decompor o vetor fora peso. Sabendo que o avio est em movimento com velocidade constante podemos afirmar que a fora resultante sobre ele zero. Logo:

    RT

    Assim

    pRTF

    F

    xRx

    Rx

    ;

    )( 0

    0

    Sp

    Assim

    pSF

    F

    yRx

    Ry

    ;

    0

    0

    RTeSp

    ____________________________________________________________________________________ Questo 31

    Uma menina de 40 kg de massa est brincando de balano quando seu irmo, de massa 20 kg, coloca-se no caminho do balano, como mostra a figura. A menina alcana a altura mxima (ponto A) de 2,3 m do solo e comea a descer passando pelo ponto mais baixo de sua trajetria (ponto B), a 0,50 m do solo, agarrando seu irmo e levando-o consigo.

    Desconsidere a resistncia do ar, as massas que compem todo o conjunto do balano e as perdas por atrito para analisar as afirmaes abaixo, colocando V para verdadeiro e F para falso.

    ( ) A quantidade de movimento da menina no se altera aps agarrar seu irmo.

    ( ) Aps a menina agarrar seu irmo o balano oscilar entre alturas mximas menores que 2,3 m.

    ( ) Haver conservao da quantidade de movimento do sistema formado pela menina e seu irmo.

    ( ) O impulso aplicado pela menina em seu irmo o dobro do impulso que o irmo aplica sobre a menina no momento que se unem (coliso).

    ( ) A fora resultante sobre o sistema formado pela menina e seu irmo diferente de zero na altura mxima de oscilao.

    A sequncia correta, de cima para baixo, :

    A F - V - V - F - V B V - F - V - F - F C F - F - F - V - V D V - F - F - V - F PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A CORRETA

    Quando a menina agarra seu irmo est ocorrendo uma coliso e, consequentemente, um impulso agir

    sobre ela. O impulso por sua vez altera a quantidade de movimento da menina. QI

    xp

    yp

  • Como o sistema constitudo pela menina e seu irmo apenas, temos um sistema isolado onde ocorre a conservao da quantidade total do movimento do sistema. Aps a unio dos dois temos a velocidade diminuda e a altura de oscilao ser menor que 2,3 m.

    Clculo da velocidade da menina ao agarrar seu irmo.

    smvvv

    v

    hgmvm

    hgmvm

    EEEEEE

    BBB

    B

    BB

    AA

    pmBCmBpmACmAMmBMmA

    /..

    ,...

    ,..

    ...

    ...

    45900202020920

    501042

    403210400

    22

    22

    2

    22

    Clculo da velocidade aps a unio da menina e seu irmo

    smv

    vv

    vmmvm

    QQ

    immBm

    DepoisAntes

    /.

    ...

    ).(.

    453

    2

    60

    4540604540

    Clculo da altura mxima alcanada aps a unio da menina e seu irmo.

    mh

    h

    h

    h

    hgmvm

    hgmvm

    EEEEEE

    C

    C

    C

    C

    C

    C

    B

    pCCCpBCBMCMB

    51600

    900

    600300600

    600300459

    430

    10605010602

    453

    260

    222

    22

    ,

    .

    ...

    ..,..

    ..

    ...

    ...

    Questo 32

    O retroprojetor um aparelho simples e funcional utilizado para projeo de imagens, ainda utilizado em algumas escolas. A base do funcionamento do retroprojetor consiste na projeo e ampliao de uma imagem sobre um anteparo (tela ou parede) com utilizao de uma lente convergente.

    Um estudante resolveu fazer uma verso caseira de um retroprojetor utilizando uma placa de vidro, uma lente convergente, um espelho e uma lanterna para projetar a imagem de uma seta na parede (veja a figura).

    Considere a distancia focal da lente de 30 cm e a distncia entre a lente e o espelho (dLE) de 35 cm.

    A distncia correta, em cm, entre o espelho e o anteparo (dEA) para que a imagem da seta seja 3

    vezes maior que ela :

  • A 40. B 120. C 85. D 65. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa C CORRETA

    Dados

    3

    30

    A

    cmf

    Determinao da distncia da imagem lente

    333

    '

    '

    ''

    .p

    pppp

    p

    p

    pA

    cmpp

    pp

    pp

    ppf

    1204

    30

    1

    13

    30

    1

    1

    3

    1

    30

    1

    111

    '

    '

    ''

    ''

    '

    Determinao da distncia do espelho ao anteparo (dEA)

    cmd

    d

    d

    pdd

    EA

    EA

    EA

    LEEA

    85

    35120

    12035

    '

    ____________________________________________________________________________________ Questo 33

    Estudos j provaram que os cegos podem usar os sons e ecos para ajudar na locomoo. Mas pesquisas recentes mostraram que essa habilidade, conhecida como ecolocalizao, pode ser estimulada inclusive em pessoas que no tem defi-cincia visual para identificar objetos graas reverberao sonora.

    Fonte: RFID Journal Brasil. Disponvel em: http://www.portugues.rfi.fr/geral/20150107-saiba-como-cegos-usam-eco-para-se-locomover Acesso em: 29 de maio de 2015.

    A informao acima aborda do uso da reflexo do som para ajudar na ecolocalizao. A reflexo do som mais conhecida o eco, porm, temos a reverberao e o reforo.

    Considere os conhecimentos de acstica para assinalar a alternativa correta que completa as lacunas a seguir.

    A reflexo do som no pode acontecer ______, pois o som uma onda __________ e a reflexo chamada _________ ocorre quando a diferena do tempo entre o som emitido e refletido, percebido por uma pessoa, superior a 0,1 s.

    A na gua / mecnica / reverberao B no vcuo / eletromagntica / reverberao C na gua / eletromagntica/ eco D no vcuo / mecnica / eco PARECER FUNDAMENTADO

  • Alternativa D CORRETA - A onda sonora de natureza mecnica, logo no pode se propagar no vcuo. A reflexo do som chamada eco ocorre quando o intervalo de tempo entre o som emitido e o som refletido pelo emissor do som superior a 0,1 s. ____________________________________________________________________________________

    Questo 34 Um para-raios uma haste de metal, geralmente de cobre ou alumnio, destinado a dar proteo s edificaes, atraindo as descargas eltricas atmosfricas (os raios) e desviando-as para o solo atravs de cabos de pequena resistncia eltrica.

    Considerando o exposto, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.

    O funcionamento do para-raios baseado na ______________ e no ________________.

    A induo magntica / efeito joule B blindagem eletrosttica / poder das pontas C induo eletrosttica / efeito joule D induo eletrosttica / poder das pontas PARECER FUNDAMENTADO Alternativa D CORRETA - ...podemos dizer que o para-raios nada mais do que uma haste metlica pontiaguda colocada em um lugar bem alto e ligada a terra. Seu princpio de funcionamento se baseia no poder das pontas do condutor metlico. Uma nuvem eletrizada que esteja passando nas proximidades de um para-raios interage com ele, provocando induo eletrosttica. Cargas eltricas de sinal contrrio ao da nuvem so induzidas nas pontas metlicas do para-raios, e um forte campo eltrico vai se formando em suas vizinhanas. http://www.brasilescola.com/fisica/o-pararaios.htm

    ____________________________________________________________________________________ Questo 35

    Numa brincadeira de criana um im quebrado em trs partes, conforme a figura abaixo.

    Assinale a alternativa correta que indica a nova situao das extremidades.

    A 1 e 3 repelem-se. B 2 polo sul e 3 o polo norte. C 1 e 4 repelem-se. D 2 e 3 no formam polos. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A CORRETA - Os polos dos ims so inseparveis, quando se quebra o mesmo formam-se novos ims, portanto a extremidade 1 um polo sul, a 2 um polo norte, a 3 um polo sul e a 4 um polo norte.

    QUMICA

    Para resolver as questes 36 e 37 considere as informaes abaixo.

    Questo 36

    O tetramisol uma mistura racmica onde o ismero ptico levogiro (chamado de levamisol) pode ser

  • utilizado como princpio ativo de medicamentos para o tratamento de parasitoses.

    Baseado nas informaes fornecidas e nos conceitos qumicos, analise as afirmaes a seguir.

    l Mistura racmica pode ser definida como a mistura dos ismeros pticos em quantidades equivalentes, sendo um dextrogiro e outro levogiro.

    ll Utilizando-se de tcnicas apropriadas, no polarmetro, o levamisol desvia o plano da luz polarizada para a esquerda.

    lll Na combusto completa do tetramisol libera apenas CO2 e gua.

    lV Utilizando-se de tcnicas apropriadas, no polarmetro, o tetramisol no desvia o plano da luz polarizada.

    Assinale a alternativa correta.

    A Apenas II e III esto corretas. B Apenas I, II e IV esto corretas. C Apenas a afirmao III est correta. D Todas as afirmaes esto corretas. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa B CORRETA

    I - Mistura racmica pode ser definida como a mistura dos ismeros pticos em quantidades equivalentes, sendo um dextrogiro e outro levogiro. (VERDADEIRO) II - Utilizando-se de tcnicas apropriadas, no polarmetro, o levamisol desvia o plano da luz polarizada para a esquerda. (VERDADEIRO) III - Na combusto completa do tetramisol libera apenas CO2 e gua. (FALSO) Alm do CO2 e gua a combusto do tetramisol pode liberar xidos de nitrognio e enxofre. IV - Utilizando-se de tcnicas apropriadas, no polarmetro, o tetramisol no desvia o plano da luz polarizada.(VERDADEIRO) ____________________________________________________________________________________

    Questo 37

    Utilizando-se de tcnicas apropriadas foi isolada uma amostra do ismero ptico levogiro chamado levamisol. Nessa amostra contm 2,94.1019 tomos de nitrognio.

    Dados: C: 12 g/mol, H: 1 g/mol; N: 14 g/mol; S: 32 g/mol. Nmero de Avogadro: 6.1023

    entidades. Frmula molecular do levamisol: C11H12N2S.

    A massa dessa amostra aproximadamente:

    A 30 mg. B 5 mg. C 50 mg. D 27,5 mg. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa B CORRETA

    massa molar do levamisol: 204 g/mol 204g de levamissol -------- 12.1023 x --------------------- 2,94.1019 x ~ 0,005g x ~ 5 mg

  • Questo 38

    O gs hlio incolor, inodoro e monoatmico e quando inspirado pela boca tem o poder de distorcer a voz humana, tornando-a mais fina. Um frasco selado contendo gs hlio a 10C aquecido at a presso ser o dobro da inicial.

    Dado: admita para o Hlio um comportamento de gs ideal.

    A temperatura final :

    A 20C. B 566C. C 293C. D 253C. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa C CORRETA

    P0 Pf ------- = -------- T0 Tf P0 2P0 ------- = -------- T = 566K T = 293C 283K Tf ____________________________________________________________________________________ Questo 39

    Em um laboratrio de qumica existem 4 frascos:

    - frasco 1: gua - frasco 2: soluo aquosa de CaCl2 0,3 mol/L - frasco 3: soluo aquosa de NaCl 0,3 mol/L - frasco 4: soluo aquosa de glicose 0,3 mol/L

    Assinale a alternativa correta que contem a ordem crescente da presso de vapor do solvente.

    A frasco 2 > frasco 3 > frasco 4 > frasco 1 B frasco 1 > frasco 4 > frasco 3 > frasco 2 C frasco 1 < frasco 4 < frasco 3 < frasco 2 D frasco 2 < frasco 3 < frasco 4 < frasco 1 PARECER FUNDAMENTADO Alternativa D CORRETA -

    Quanto maior o nmero de partculas de soluto na soluo menor ser a presso de vapor do solvente; logo em ordem crescente temos:

    frasco 2 < frasco 3 < frasco 4 < frasco 1 ____________________________________________________________________________________

    Questo 40

    No equilbrio inico da gua, Kw igual ao produto da concentrao dos ons H+ e OH-. Kw pode sofrer variao em funo da temperatura conforme mostrado na tabela abaixo.

    Dado: log8 = 0,9

    Temperatura (C) Kw

    0 0,11.10-14

    10 0,29.10-14

    20 0,64.10-14

  • 25 1,00.10-14

    30 1,48.10-14

    40 3,02.10-14

    60 9,33.10-14

    80 23,40.10-14

    Baseado nas informaes fornecidas e nos conceitos qumicos correto afirmar, exceto:

    A Em temperaturas maiores que 25C, vlido a seguinte relao: pH + pOH > 14. B O equilbrio inico da gua um processo endotrmico, com H > 0. C Aumentando-se a temperatura, aumenta o valor de Kw. D A 20C uma soluo neutra possui pH = 7,1. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A CORRETA

    Em temperaturas maiores que 25C, vlido a seguinte relao: pH + pOH > 14 (FALSO).

    Na gua T > 25C [H+] = [OH-] > 10-7 mol/L logo: Kw > 10-14 logo: pH + pOH < 14 ____________________________________________________________________________________ Questo 41

    Com base na classificao peridica dos elementos, analise as afirmaes a seguir.

    l Na tabela peridica atual, os elementos esto dispostos em ordem crescente de massa atmica de tal modo que os elementos com propriedades qumicas semelhantes esto em uma mesma coluna chamada famlia ou grupo.

    ll O raio atmico do Selnio (Se) maior que o raio atmico do Escndio (Sc).

    lll A distribuio eletrnica do Rdio (Ra) no estado fundamental pode ser representada como: 88Ra = [Rn] 7s

    2.

    lV A energia de ionizao do trio (Y) menor que a energia de ionizao do Cdmio (Cd).

    Assinale a alternativa correta.

    A Apenas I, III e IV esto corretas. B Apenas a afirmao II est correta. C Apenas III e IV esto corretas. D Todas as afirmaes esto corretas. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa C CORRETA

    I - Na tabela peridica atual, os elementos esto dispostos em ordem crescente de massa atmica de tal modo que os elementos com propriedades qumicas semelhantes esto em uma mesma coluna chamada famlia ou grupo. (FALSO)

    Na tabela peridica atual os elementos esto dispostos em ordem crescente de nmero atmico.

    II - O raio atmico do Selnio (Se) maior que o raio atmico do Escndio (Sc).(FALSO)

    O raio atmico do Selnio (Se) menor que o raio atmico do Escndio (Sc).

    III - A distribuio eletrnica do Rdio (Ra) no estado fundamental pode ser representada como: 88Ra = [Rn] 7s2.(VERDADEIRO)

    IV - A energia de ionizao do trio (Y) menor que a energia de ionizao do Cdmio (Cd). (VERDADEIRO)

  • Questo 42

    Acredita-se que o iodeto de prata pode ser utilizado no bombardeamento de nuvens para induo de chuva. Calcule a solubilidade do iodeto de prata em uma soluo aquosa de iodeto de sdio de concentrao 0,85 mol/L sob temperatura de 25C.

    Dado: Constante do produto de solubilidade do iodeto de prata: 8,5.10-17

    a 25 C. A alternativa correta :

    A 10-17 mol/L. B 10-16 mol/L. C 10-15 mol/L. D 10-8 mol/L. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa D CORRETA -

    Tomando-se como base 1L de soluo temos:

    NaI -------> Na+ + I- 0,85 mol

    AgI < --- > Ag+ + I- S (S + 0,85)

    Kps = S. (S + 0,85) S

  • A F - V - V - F - F B V - F - V - F - V C V - V - F - V - V D F - V - F - V - F PARECER FUNDAMENTADO Alternativa C CORRETA

    A terceira afirmao falsa, pois a quantidade de gua tende a diminuir a proporo com o aumento da idade. ____________________________________________________________________________________

    Questo 44 Estudo liga dores crnicas na coluna a defeito na evoluo

    Um novo estudo afirma que pessoas com problemas na coluna lombar podem t-los "herdados" de um defeito ocorrido ao longo do processo de evoluo. Segundo cientistas, essas pessoas teriam uma coluna em formato mais parecido com a de chimpanzs, o mais prximo ancestral humano. Um n nos discos da coluna deixa o alinhamento das vrtebras mais parecido com o dos animais do que com as vrtebras normais de humanos. Os cientistas acreditam que uma leso tivesse feito com que a coluna evolusse de forma diferente em pessoas, conforme o ser humano evolua para caminhar sobre duas pernas.

    Fonte: BBC, 27/04/2015 Disponvel em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015

    Acerca do tema correto afirmar, exceto:

    A De acordo com a Teoria Sinttica da Evoluo, a seleo natural apenas um dos mecanismos evolutivos conhecidos. Seleo sexual, derivao gentica, mutao, recombinao e fluxo gentico so os outros, podendo agir de forma a reduzir ou aumentar a variao gentica.

    B A evoluo por meio da seleo natural, proposta por Charles Darwin, enuncia que indivduos que possuem caractersticas especficas, obtidas atravs de mutaes e recombinaes, e que os tornam mais aptos a viver em determinado ambiente, tm mais probabilidade de se reproduzir e gerar descendentes.

    C A evoluo pode ser definida como o processo de variao e adaptao de populaes ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espcies, fenmeno denominado de especiao.

    D A Teoria da Evoluo rene uma srie de evidncias e provas que comprovam o mecanismo evolucionista, podendo-se citar: fsseis, analogia, homologia, provas bioqumicas e embriolgicas. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa B CORRETA

    A alternativa que contm a afirmao INCORRETA a letra B, pois a evoluo por meio da seleo natural, proposta por Charles Darwin, no explica a origem das variaes, por isso no menciona as mutaes e recombinaes como fonte de variao. ____________________________________________________________________________________

    Questo 45 Entre as organelas celulares presentes nas clulas eucariticas encontram-se as mitocndrias. Elas so responsveis pela produo de energia no interior da clula, sendo bastante numerosas principalmente em clulas onde a demanda por energia for muito grande, como por exemplo, clulas nervosas.

    Acerca das informaes acima e dos conhecimentos relacionados ao tema, analise as afirmaes a seguir.

    l O ATP, ou adenosina trifosfato, a molcula responsvel por maior parte das trocas energticas a nvel celular num organismo, catalisando reaes, ativando protenas e enzimas. Essa molcula consiste numa adenosina (formada a partir da base azotada adenina, ligada a uma pentose) ligada a trs grupos fosfato.

    ll A fotossntese e a respirao so os processos mais importantes de transformao de energia dos

  • seres vivos, mas a fermentao e a quimiossntese tambm so processos celulares de transformao de energia em alguns seres vivos. Na fermentao, a energia liberada nas reaes de degradao armazenada em 38 ATPs, enquanto na respirao aerbica e anaerbica so armazenados 2 ATPs.

    lll Metabolicamente falando, a fotossntese e a respirao so reaes inversas. A matria-prima utilizada para reao da fotossntese (os reagentes CO2 e H2O) so os produtos da reao da respirao. O inverso tambm verdadeiro, ou seja, a matria-prima utilizada para a reao da respirao (os reagentes C6H12O6, O2 e H2O) so os produtos da reao da fotossntese.

    lV A degradao da glicose na respirao celular se d em trs etapas fundamentais: gliclise, ciclo de Krebs e cadeia respiratria. A gliclise e a cadeia respiratria ocorrem no hialoplasma da clula, enquanto o ciclo de Krebs ocorre no interior das mitocndrias.

    V A fotossntese ocorre em duas grandes etapas, que envolvem vrias reaes qumicas: a primeira a fase clara (tambm chamada de fotoqumica) e a segunda a fase escura (tambm conhecida como fase qumica).

    Todas as afirmaes corretas esto em:

    A II - IV C I - II - III B IV - V D I - III - V PARECER FUNDAMENTADO Alternativa D CORRETA

    A afirmao II est errada, pois na respirao aerbica, a energia liberada nas reaes de degradao armazenada em 38 ATPs, enquanto na fermentao e respirao anaerbica so armazenados 2 ATPs.

    A afirmao IV est errada, pois a gliclise ocorre no hialoplasma da clula, enquanto o ciclo de Krebs e

    a cadeia respiratria ocorrem no interior das mitocndrias. ____________________________________________________________________________________ Questo 46 A palavra doena vem do termo em latim dolentia que significa sentir dor, afligir-se, queixoso. A Organizao Mundial da Sade (OMS) classifica doena como a ausncia de sade.

    A respeito das doenas causadas por microrganismos correto afirmar:

    A Nas protozooses, caso o agente parasitrio utilize dois hospedeiros para completar o seu ciclo de vida, considera-se como hospedeiro definitivo aquele que manifesta a doena e hospedeiro intermedirio aquele que transmite a doena.

    B Uma forma de combate s doenas causadas por microrganismos como vrus, bactrias e protozorios a utilizao de medicamentos chamados antibiticos.

    C As doenas causadas por vrus so tambm conhecidas como viroses. Dentre as principais viroses, pode-se destacar: Aids, catapora, caxumba, dengue e febre amarela.

    D A toxoplasmose uma doena causada por uma bactria transmitida pelas fezes de animais domsticos que possuem em seu organismo o Toxoplasma gondii. uma doena que pode ser assintomtica ou causar dores de cabea, febre, aparecimento de nguas (gnglios linfticos inchados). PARECER FUNDAMENTADO Alternativa C CORRETA

    Alternativa A INCORRETA - pois considera-se como hospedeiro definitivo aquele no qual o parasita se reproduz sexuadamente e hospedeiro intermedirio, aquele no qual o parasita se reproduz assexuadamente. Alternativa B INCORRETA - pois os antibiticos so medicamentos utilizados no combate s doenas causadas por bactrias. Alternativa D INCORRETA - pois a toxoplasmose uma doena causada por um protozorio, transmitida pelas fezes de animais domsticos que possuem em seu organismo o Toxoplasma gondii. ____________________________________________________________________________________

    Questo 47

    A Gentica se dedica a estudar os genes que, por sua vez, trata da hereditariedade. A essncia da

  • gentica clssica originou-se dos trabalhos de Mendel publicado em 1866, com data de 1865, os quais foram considerados inicialmente controversos.

    Sobre o tema, analise as afirmaes a seguir.

    l As caractersticas ditas qualitativas so, de modo geral, determinadas por muitos genes situados em vrios loci, so muito influenciadas pelo ambiente e apresentam variao contnua, o contrrio daquelas chamadas caractersticas quantitativas que so descontnuas e pouco influenciadas pelo ambiente.

    ll As sequncias de DNA codificantes so chamadas de xons. Elas so intercaladas por regies no codificantes, chamadas de ntrons. Estes ntrons, inicialmente transcritos em um transcrito primrio, no ncleo so removidos em um processo denominado splincing.

    lll A probabilidade de um casal heterozigoto para uma dada caracterstica ter, seguidamente, duas meninas homozigotas 1/64.

    lV Gene uma sequncia de nucleotdeos distintos que fazem parte de um cromossomo. Cada gene codifica uma determinada sequncia de uma cadeia polipeptdica.

    V Cromossomos homlogos so cromossomos que formam pares, nos quais um de origem materna (vulo) e o outro, origem paterna (espermatozoide). Nesses cromossomos encontram-se os genes alelos, que ocupam a mesma posio nos cromossomos homlogos e so responsveis por determinar uma mesma caracterstica.

    Assinale a alternativa correta.

    A Somente II, IV e V esto corretas. B Somente I e V esto corretas. C Apenas a afirmao III est correta. D Todas as afirmaes esto corretas. PARECER QUESTO 06 PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A CORRETA

    A afirmao I est errada, pois as caractersticas ditas quantitativas que so, de modo geral,

    determinadas por muitos genes em vrios loci, so muito influenciadas pelo ambiente e apresentam variao contnua. As caractersticas qualitativas so descontnuas e pouco influenciadas pelo ambiente.

    A afirmao III est errada, pois a probabilidade de um casal heterozigoto para uma dada caracterstica

    ter, seguidamente, duas meninas homozigotas 1/16. ____________________________________________________________________________________

    Questo 48

    Cadastro Ambiental Rural prorrogado at maio de 2016

    O governo federal estendeu at maio de 2016 o prazo para a incluso de imveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prazo terminaria na prxima quarta-feira (06/05). O anncio foi feito nesta segunda-feira (04/05) pelos ministros Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrrio), durante entrevista coletiva. Por meio do sistema eletrnico do CAR, so identificadas em todos os imveis rurais do pas trs reas especficas: reas de Preservao Permanente; reas de Reserva Legal; e reas de Uso Restrito. O cadastro permite, assim, o conhecimento efetivo do passivo ambiental (o que deve ser recuperado) e o ativo florestal. Fonte: Portal Brasil, 04/05/2015. Disponvel em:http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2015/05 Acesso em: 16/05/2015. Fragmento adaptado.

    Acerca das informaes apresentadas e dos conhecimentos relacionados ao tema correto afirmar, exceto:

    A Em um ecossistema os seres vivos se relacionam uns com os outros, tanto da mesma espcie (relaes intraespecficas) quanto de espcies diferentes (relaes interespecficas). Estas podem ser harmnicas quando no h prejuzo para nenhum dos indivduos envolvidos, ou desarmnicas, quando h prejuzo para pelo menos um dos indivduos.

  • B Ecossistema o conjunto formado pelas comunidades biolgicas (fatores biticos) em interao com os fatores abiticos do meio.

    C Uma populao pode ser conceituada como um grupo de organismos que se encontram ocupando um determinado espao geogrfico.

    D A vegetao das reas de Preservao Permanente (APPs) desempenha importantes papis ecolgicos, tais como: de proteger e manter os recursos hdricos, de conservar a diversidade de espcies de plantas e animais, de controlar a eroso do solo e o consequente assoreamento e a poluio dos cursos da gua. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa C CORRETA - Uma populao pode ser conceituada como um grupo de organismos pertencentes a uma mesma espcie, que se encontram ocupando um determinado espao geogrfico. ____________________________________________________________________________________

    Questo 49

    A salga um dos mais antigos meios de conservao de alimentos conhecido. Seu princpio est baseado no emprego do sal que, em concentrao adequada, diminui ou at mesmo impede a decomposio do alimento, quer seja pela autlise, quer seja pela ao de microrganismos. Este processo est diretamente relacionado com a membrana plasmtica (membrana celular).

    Em relao ao tema correto afirmar.

    A O Transporte Passivo ocorre atravs da membrana semipermevel sempre a favor do gradiente de concentrao, no sentido de igualar as concentraes nas duas faces da membrana. Nele, a gua se movimenta livremente atravs da membrana, sempre do local de maior concentrao de soluto para o de menor concentrao, no envolvendo gasto de energia. A presso com a qual a gua forada a atravessar a membrana conhecida por presso osmtica.

    B A membrana plasmtica, tambm chamada de membrana celular ou plasmalema, consiste em um envoltrio composto por fosfolipdios e protenas, encontrada somente em clulas eucariontes.

    C O modelo terico atualmente aceito para a estrutura da membrana plasmtica o mosaico fluido, proposto por Singer e Nicholson. De acordo com este modelo, a membrana formada por uma bicamada lipdica (fosfolipdios) onde se encontram mergulhadas molculas de protenas. Externamente, apresenta o glicoclix, que entre outras funes, participa do reconhecimento intercelular.

    D O sal inibe o crescimento microbiano afetando a presso osmtica das clulas.Os microrganismos morrem por turgncia, pois como o meio externo contm alta concentrao de sal, a gua entra no citoplasma do microrganismo atravs do processo de osmose. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa C CORRETA

    Alternativa A INCORRETA - No Transporte Passivo a gua se movimenta livremente atravs da membrana, sempre do local de menor concentrao de soluto para o de maior concentrao, no envolvendo gasto de energia. Alternativa B INCORRETA A membrana plasmtica encontrada em todas as clulas vivas, tanto de seres procariontes quanto em eucariontes. Alternativa D INCORRETA - Os microrganismos morrem por desidratao (plasmlise), pois como o meio externo contm alta concentrao de sal, a gua sai do citoplasma do microrganismo atravs do processo de osmose, desidratando-o.

    HISTRIA

    Questo 50 Em 2015, a principal emissora de televiso do pas, a rede Globo, completou 50 anos de existncia.

    Acerca dela e das outras grandes empresas brasileiras de mdia correto afirmar, exceto:

    A A TV Globo comeou sua existncia como empresa subsidiria da estadunidense CBS. Na metade

  • nos anos 70 do sculo passado a famlia Marinho tornou-se a principal controladora da empresa.

    B Para seus crticos, o discurso da imparcialidade apenas visa esconder seus interesses como uma das principais empresas privadas do pas.

    C Criada durante a Ditadura Militar, e com grande crescimento nas dcadas seguintes, tornou-se uma das maiores e mais influentes empresas de mdia da Amrica Latina.

    D Em sua campanha publicitria dos 50 anos a empresa define sua atuao como imparcial e informativa, sem assumir coloraes partidrias ou ideolgicas. PARECER FUNDAMENTADO Alternativa A CORRETA

    A questo que trata da Rede Globo possui como alternativa errada a alternativa que