relatório de gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/relat...2.590 minutos de...

54
Relatório Relatório de Gestão de Gestão Exercício 2011 Exercício 2011

Upload: others

Post on 17-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

RelatórioRelatóriode Gestãode Gestão

Exercício 2011Exercício 2011

Page 2: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais
Page 3: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

RELATÓRIO DE GESTÃO – EXERCÍCIO 2011

I – RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA ACERP

INTRODUÇÃO

1. RELACIONAMENTO COM A EBC..................................................................................................................1

1.1 CONTRATO DE GESTÃO........................................................................................................................................ 11.2 OUTROS CONTRATOS COM A EBC..........................................................................................................................31.3 RESULTADO DO PERÍODO....................................................................................................................................... 4

2. QUADRO DE INDICADORES E METAS - ANEXO 1........................................................................................8

3. COMENTÁRIOS AO QUADRO DE INDICADORES E METAS...........................................................................9

II – DADOS CONTÁBEIS

1. BALANCETE

2. DRE – DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS MÊS A MÊS

Page 4: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais
Page 5: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

INTRODUÇÃO

HISTÓRICO

A Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto – ACERP, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social pelo Decreto nº 2.442/97, de 23 de dezembro de 1997, e entidade de interesse social e utilidade pública nos termos da Lei 9.637/98, supervisionada pela Empresa Brasil de Comunicação - EBC, com a qual mantém um Contrato de Gestão que baliza as ações a serem desempenhadas e as metas a serem alcançadas.

A adoção da Medida Provisória nº 398 em 10 de outubro de 2007, convertida na Lei nº 11.652 de 07 de abril de 2008, instituiu os princípios e objetivos dos serviços de radiodifusão pública explorados pelo Poder Executivo ou outorgados a entidades de sua administração indireta, autorizou o Poder Executivo a constituir a EBC, e outras providências.

Como autorizado no art. 5º da MP 398/07 o Poder Executivo editou o Decretonº 6.246 em 24 de outubro de 2007 criando a Empresa Brasil de Comunicação - EBC, uma empresa pública vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, para prestar os serviços de radiodifusão pública outorgados a entidades da administração indireta do Poder Executivo (art. 4º), que podem ser difundidos e reproduzidos por suas afiliadas, associadas, repetidoras e retransmissoras do sistema público de radiodifusão, e outras entidades públicas ou privadas parceiras.

Consequentemente as outorgas do serviço de radiodifusão exploradas, até então, pela RADIOBRÁS (inclusive as que eram operadas pela ACERP) passaram a ser de responsabilidade direta da EBC.

Posteriormente, com a edição do Decreto nº 6.794/09 em 13 de março de 2009, a Supervisão da ACERP passou a ser de responsabilidade da EBC, e o Contrato de Gestão da ACERP, passou a ser firmado com essa instituição.

A Lei nº 11.652/08 estipulou, ainda, em seu Art. 26 que o Contrato de Gestão firmado entre a União e a ACERP, fosse objeto de repactuação, no prazo de até noventa dias a contar da sua publicação, podendo ser prorrogado por até 36 (trinta e seis) meses e que até a data do seu encerramento teria seu objeto reduzido para adequar-se às disposições da MP, garantida a liquidação das obrigações previamente assumidas pela ACERP, conforme o primeiro parágrafo do artigo supracitado.

Page 6: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

Em 23 de dezembro de 2011 foi adotada a Medida Provisória nº 555 que, autorizou a prorrogação do prazo de vigência do contrato de gestão firmado entre a União e a ACERP, por um período de até 24 meses, contados a partir do dia 31 de dezembro de 2011.

Assim, em 29 de dezembro de 2011 foi assinado o Termo Aditivo nº 07 ao Contrato de Gestão firmado entre a ACERP e a EBC, prorrogando, entre outros, o prazo de vencimento para 31 de dezembro de 2013.

Novos Rumos

Como visto, anteriormente, o advento da Lei nº 11.652/2008 alterou consideravelmente as atividades da ACERP, pois grande parte de suas atividades foram e continuam sendo absorvidas pela EBC.

Para adequar-se a esse novo cenário a ACERP iniciou um processo de transição interna promovendo a alteração de seu Estatuto Social em 2010. Contudo, esta situação impõe a questão da continuidade da ACERP e seus novos rumos institucionais.

Por outro lado, a Diretoria Executiva da ACERP vem, desde 2008, discutindo com a esfera federal (SECOM, Casa Civil, EBC) a necessidade de promover sua reestruturação, com vistas a viabilizar a continuidade de suas as atividades institucionais após o prazo determinado pela Medida Provisória 555/2011, destacando a sua atuação em seis frentes distintas, quais sejam:

1) Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação:

Com o objetivo de transformar a ACERP numa instituição de referência para o mercado nacional e internacional, no que se refere às tecnologias digitais, notadamente TV (multiprogramação, interatividade, convergência, etc ).

Já existe, na ACERP, iniciativas que contemplam as diretrizes do projeto para a criação de um ambiente específico ao desenvolvimento, formação de mão de obra especializada e do gerenciamento de projetos de pesquisas aplicadas à TV Digital.

A construção de um laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D & I) facilitará a assimilação da quebra dos paradigmas com a migração do sistema analógico para o digital, reproduzindo em caráter experimental, didático e científico as áreas técnicas digitais a serem implantadas no futuro, propiciando aos profissionais de televisão, rádio e web, que atuam no campo público, o aperfeiçoamento, a capacitação e a inserção aos novos conceitos e técnicas funcionais a serem exercidas.

Page 7: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

O Centro de P, D & I a ser criado pela ACERP não se ocupará, apenas, da criação de softwares ou hardwares. Seu objetivo principal será desenvolver formatos de programas de TV e rádio digitais a serem exibidos pelos veículos públicos brasileiros ou latino-americanos.

Com o intuito de concretizar a atuação da ACERP neste âmbito, foram firmados convênios de cooperação técnica com a PUC - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e também com a UFMA - Universidade Federal do Maranhão, cuja troca de conhecimento propiciará o desenvolvimento de ferramentas cruciais e inovadoras em termos de interatividade e convergência.

A Gerência de Informática da ACERP já desenvolveu, por meio de quadro próprio de colaboradores, o software intitulado “iAcervo”, desenvolvido em Plataforma Livre e serve como base de apoio à transição do processo analógico para o processo digital de produção de conteúdo audiovisual. Este sistema se integrará ao Media Asset Management-MAM, através de ferramentas como “webservices”, integrando os metadados dos produtos analógicos à cadeia de valor da produção digital. Estará à disposição de todos os veículos públicos que tenham seus acervos acondicionados em meios analógicos, sem custos de licenciamento ou copyright.

2) Gestão de Acervo:

A experiência adquirida pela ACERP na gestão e preservação do acervo da extinta TVE Brasil credencia esta equipe a administrar a digitalização de patrimônio audiovisual, sobretudo da EBC, em todas as suas praças de atuação. São mais de duzentas mil horas de conteúdo audiovisual acondicionadas nas mais diferentes mídias.

No modelo de negócio da televisão digital, a identificação e a recuperação dos conteúdos disponíveis em rede é parte importante do fluxo operacional das emissoras, integradas ao processo de produção e exibição da programação.

Vale registrar que o acervo da ACERP é o único entre as emissoras do Rio de Janeiro e São Paulo que não foi prejudicado por incêndios que atingiram outras TV's nos anos 70, como a TV Tupi, TV Globo e TV Record.

O projeto de recuperação do acervo audiovisual inclui o controle físico das mídias, por meio de leitura de código de barras, e o trabalho de identificação, limpeza, digitalização e restauro do acervo público de imagens históricas herdado pela EBC, bem como o material mantido por outras emissoras do campo público. A intenção da ACERP é que esse acervo, tido como um dos cinco maiores do Brasil, ao ser digitalizado, seja disponibilizado não só às emissoras e produtoras de televisão públicas e privadas, como também aos centros de pesquisa e ao público em geral.

Page 8: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

3) Capacitação profissional na área digital:

A ACERP já iniciou um projeto de capacitação funcional, em colaboração com algumas instituições educativas como o CEFET/RJ – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e a UFF - Universidade Federal Fluminense, por meio de cursos que exploram e desenvolvem aspectos de tecnologia digital. O CEFET formou 53 profissionais de nível médio e outros 42 concluíram o curso de pós-graduação em TV Digital ministrado pela UFF nas dependências da ACERP no Rio de Janeiro. A intenção é ampliar ao máximo o acesso dos colaboradores da ACERP a estes cursos, que visam não só o conhecimento teórico ministrado, mas sim o resultado prático no aumento da produtividade e da qualidade dos programas e serviços oferecidos pela ACERP.

Todas essas experiências deverão ser compartilhadas com outros veículos que integram o Sistema Público de TV, bem como com parceiros africanos e latino-americanos que adotaram o padrão nipo-brasileiro de TV digital.

4) Produção de Conteúdos:

A produção audiovisual é, sem dúvida, a mais efetiva das atividades realizadas pela ACERP, que detém o know-how de todo o processo produtivo (pré e pós-produção).A intenção é dar continuidade a esta atividade, por meio da manutenção de parcerias vitoriosas já firmadas com várias instituições públicas e privadas (EBC, MEC, MinC, Ministério do Trabalho, SEBRAE, etc).

5) Produção Exclusiva para TV Digital Móvel ( ONE SEG ):

A ACERP tem corpo funcional capacitado para iniciar pesquisas e produção audiovisual direcionadas exclusivamente para a TV digital móvel.

Este novo processo de comunicação é altamente difundido no Japão (em menos de quatro anos, oitenta milhões de aparelhos de celular com TV digital móvel foram comercializados por lá) e chegará aos mercados ocidentais com um potencial de se tornar um grande e cobiçado produto do setor audiovisual.

As pesquisas nacionais e internacionais dessa forma de transmissão de sinais e do processo de produção de conteúdo para equipamentos móveis ainda são incipientes e quem tomar a dianteira neste processo terá, sem a menor sombra de dúvidas, a garantia de sucesso neste ramo de negócios e a possibilidade de se tornar referência não só no Brasil como na África e América Latina.

Page 9: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

6) Incubadora de Produtoras Independentes:

A ACERP pretende desenvolver um trabalho especializado na gestão de produtoras independentes nascentes, com vistas a fomentar o empreendedorismo e dinamizar a produção de conteúdo audiovisual digital.

Para tanto, a diretoria da ACERP já iniciou tratativas com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI, sediada em Florianópolis, que é a maior incubadora tecnológica da América Latina, em número de empresas incubadas. O modelo utilizado pela CERTI é referência para a implantação de incubadoras de empresas em todo Brasil, tendo sido referência também para o México, Argentina e Venezuela.

A pretensão da ACERP é fomentar o empreendedorismo na área de comunicação, dando suporte à criação, ao desenvolvimento e à consolidação de produtoras independentes, de forma a orientá-las, capacitá-las e dar todo o apoio necessário para que se tornem competitivas no mercado. Neste caso, o apoio será oferecido não só a jovens que se dedicam à produção de dramaturgia mas também aos que se interessam por animação, videografismo ou até mesmo pelo desenvolvimento de novas linguagens para rádio e TV.

Relatório de Gestão – Exercício 2011

O Relatório de Gestão discorre sobre o relacionamento jurídico da ACERP com a EBC, o resultado contábil obtido no exercício de 2011, os resultados das metas pactuadas para cada Indicador estabelecido, conforme o Termo Aditivo nº 6 ao Contrato de Gestão assinado em 28 de dezembro de 2010 e comentários para cada um deles.

Em 2011, a ACERP produziu (por meios próprios ou por contratação de terceiros) e co-produziu com a EBC 2.278 horas (2.260,5 horas em 2010).

Com as reprises de parte dessa produção e de programas produzidos preteritamente (ex: A Turma do Pererê e Um Menino Muito Maluquinho) o total de horas veiculadas pela TV Brasil com produções da ACERP atingiu 3.433 horas (3.657 horas em 2010), ou aproximadamente 42,6% (47,5% em 2010) da sua grade de programação.

Page 10: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

1. RELACIONAMENTO COM A EBC

1.1 CONTRATO DE GESTÃO

O Contrato de Gestão da ACERP com a EBC, assinado em 30 de março de 2009 (DOU de 13/04/09), teve sete aditamentos resumidos a seguir:

TA Prazo Aumento Vr Total Outras Alterações

Contrato em 30/03/09

31/12/09R$ 18,0 milhões

Estabelece obrigações, indicadores e metas.

TA nº 1 de 30/09/09

Sem alteração

R$ 3,6 milhões

R$ 21,6 milhões

TA nº 2 de 23/12/09

30/06/10R$ 20,0 milhões

R$ 41,6 milhões

Aumenta as metas de captação de recursos próprios.

TA nº 3 de 30/06/10

31/12/10R$ 19,6 milhões

R$ 61,2 milhões

- Cessão de direito de uso do imóvel em São Luís-MA, para a EBC.

TA nº 4 de 15/10/10

Sem alteração

R$ 4,9 milhões

R$ 66,1 milhões

- Inclusão da meta - Apoio à migração para tecnologia digital; A ACERP dará apoio à migração do fluxo de trabalho analógico para digital, integrando as diversas mídias em 5 praças, a saber: Rio de Janeiro-RJ, Brasília-DF, São Paulo-SP, São Luís-MA e Tabatinga-AM.

TA nº 5 de 17/12/10

Sem alteração

R$ 6,9 milhões

R$ 73,0 milhões

- Inclusão de novos indicadores e metas, a saber: 1. Apoio ao desenvolvimento e aprimoramento de plataformas na Web (Agência Brasil e sites dos canais EBC) de acordo com projetos apresentados pela contratante;2. Tempo mensal de transmissão de programação, com utilização de recursos de acessibilidade -A meta mensal é de 150 horas mensais, baseada na Legislação, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência;3. Produção e transmissão mensal de 10 horas com conteúdos radiofônicos referentes a esportes (eventos esportivos e coberturas jornalísticas);

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 1

Page 11: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

TA Prazo Aumento Vr Total Outras Alterações

4. Atendimentos mensais da TI à usuários e ao parque de equipamentos (meta de 600 atendimentos mensais);5. Transcrição mensal de mídias antigas (U-Matic, BVH e Beta) para formato digital (meta de 30 horas mensais);6. Pesquisas mensais para as produções internas (meta de 1.000 atendimentos por mês).

TA nº 6 de 28/12/10

31/12/11R$ 40,0 milhões

R$ 113,0 milhões

- Retirada da Captação de Patrocínios e Mídia Avulsa pela ACERP.

TA nº 7 de 29/12/11

31/12/13

R$ 81,4 milhões

(2012 – R$ 51,4M)

(2013 – R$ 30 M)

R$ 194,4 milhões

1. Insere a atividade de ensino no objeto do contrato;2. Inclui conteúdos científicos nos objetivos estratégicos;3. Restabelece a eficácia da captação de patrocínios e anúncios institucionais e de prestação de serviços pela ACERP.4. Inclui dois novos objetivos estratégicos, a saber: VIII – Apoiar o desenvolvimento, a infraestrutura e a inovação tecnológica para o armazenamento, processamento e distribuição de conteúdos digitais do sistema público de comunicação nas diversas plataformas. e IX – Manter e conservar acervos audiovisuais, sonoros, fotográficos e em outros formatos. 5. Altera obrigações do contrato como: O sistema de remuneração dos diretores e empregados da ACERP, assim como as alterações na folha de funcionários passam a ser submetidos previamente à EBC;A contabilização dos recursos financeiros repassados pela EBC passa a ser mantida de forma segregada de outras fontes, em conta bancária específica;6. Retira qualquer menção aos servidores públicos cedidos à ACERP;7. A ACERP cede à EBC o direito de uso de todos os imóveis, de forma não onerosa e pelo prazo necessário para a finalização das providências administrativas para a conclusão da reversão prevista no § 3º do art. 26 da Lei nº 11.652/08.8. Estipula que os Relatórios de Gestão passam a ser de periodicidade mensal;

Os objetivos e metas estipuladas no Anexo 1 do Contrato de Gestão estão mensuradas no Relatório dos Indicadores, e a média de avaliação das metas pactuadas no exercício de 2011 foi de 9,6 (9,87 em 2010), vide página 8 do presente.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 2

Page 12: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

1.2 OUTROS CONTRATOS COM A EBC

Além do Contrato de Gestão com a EBC, a ACERP possui com a mesma um Termo de Cooperação Técnica não oneroso com o estabelecimento de ações conjuntas entre as partes para fins de registro, produção, fixação e transmissão de fonogramas e obras audiovisuais, estabelecendo competências entre as mesmas, com prazo de vencimento em 31/12/2011.

A ACERP possui, ainda, 2 (dois) contratos específicos para prestação de serviços de produção de conteúdos e operacionalização da TV Brasil em São Paulo, fornecendo:

1. Apoio à operação de estúdio de televisão, com infra-estrutura para produção e transmissão de programas jornalísticos ao vivo; operação da central técnica, do sistema de controle mestre, suporte técnico para a manutenção de equipamentos de áudio e vídeo utilizados pela equipe técnica; e controle de entrada e saída de equipamentos de televisão;

2. Apoio à produção de programas de auditórios, variedades, entrevistas e jornalísticos.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 3

Page 13: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

1.3 RESULTADO DO PER ÍODO

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 4

Page 14: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

Em 2011, as receitas líquidas da ACERP foram inferiores em 9,7% ou R$ 10,1 milhões em relação ao exercício anterior. O gráfico, a seguir, demonstra a evolução das receitas próprias da ACERP nos últimos 4 anos:

A receita proveniente do Contrato de Gestão foi R$ 11,4 milhões inferior à de 2010, por ter tido naquele exercício, dois aditivos, montando R$ 11,8 milhões.

A receita com contratos com o MEC foi superior em R$ 2,8 milhões em relação à 2010, refletindo o aumento de produção para a TV Escola e o crescimento da participação da mesma nas receitas da ACERP.

Os serviços de produção de programas geraram, em 2011, receitas superiores em R$ 351 mil, devido a faturamento de R$ 1.341 mil do contrato com o SEBRAE para a produção e veiculação da série – Táxi, constituída de treze programas de TV de 26 minutos, cinco inter-programas para TV e WEB de 1 minuto, vinte programas de rádio de 15 minutos, seis inter-programas de rádio de 1 minuto, e um impresso com 13 capítulos com 80 páginas (boneca para impressão) com gênero narrativo: misto entre reality, dramaturgia e documentário para o SEBRAE, voltado para a capacitação da categoria de motoristas de táxis e foco no empreendedorismo, com veiculação na TV Brasil.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 5

Contrato de Gestão51.400 49%

TV Escola29.168 28%

Contratos com EBC10.888 10%

Patrocínios e outros12.579 12%

RECEITA 2010R$ 104.035

Contrato de Gestão39.600 47%

TV Escola25.155 30%

Contratos com EBC10.121 12%

Patrocínios e outros9.400 11%

RECEITA 2009R$ 84.276

Contrato de Gestão43.720 61%

TV Escola15.113 21%

Contratos com EBC2.053 3%

Patrocínios e outros10.546 15%

RECEITA 2008R$ 71.432

Contrato de Ges tão40.000 43%

TV Escola32.013 34%

Contratos com EBC9.897 11%

Patrocínios e outros12.050 13%

RECEITA 2011R$ 93.959

Page 15: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

A redução do valor dos patrocínios e publicidade, decorre, principalmente, pelo patrocínio de R$ 2.197 mil da série “Mobilização Brasil” em 2010, que não se repetiu em 2011. De mesma forma o patrocínio da Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol no valor de R$ 1.050 mil em 2010, também não se repetiu em 2011. Desconsiderando estas duas receitas no exercício de 2010, a receita de patrocínios/publicidade teria crescido em R$ 1.392 mil em 2011 ou 14,9%.

Os gastos com pessoal aumentaram 9,8%, devido aos dissídios coletivos, (o dos radialistas no Rio de Janeiro foi de 8,0%), ao aumento de 16 celetistas (1,57% do contingente) e pela majoração de alguns benefícios como o vale-alimentação que passou de R$ 16,00 para R$ 20,00 em dezembro de 2010, ou seja um aumento de 25% entre o valor praticado em 2011 em relação aos onze meses iniciais de 2010.

O custo de energia elétrica do Sumaré, do prédio da TV na Av. Gomes Freire e da Rádio MEC foram transferidos em fins de março de 2010 para a EBC, o que justifica a redução dessas despesas. Outras despesas como as do contrato de smart video (transmissão de sinais de TV por fibra óptica) com a Embratel, as de manutenção, conservação e limpeza também foram transferidas ao longo do exercício anterior.

As despesas com temporários reduziu 48,6% em relação ao exercício anterior, por não ter sido efetuada a cobertura da Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol, que foi responsável por metade dessas despesas em 2010. O valor baixo reflete, ainda, a política adotada, em maio de 2009, de um planejamento adequado de férias de pessoal de operações e de produção, ficando restritas as contratações de temporários a novas produções de caráter temporário e eventuais urgências.

Diversas rubricas tiveram execuções inferiores em relação à 2010, devido ao atraso na assinatura dos contratos da TV Escola, que motivou o adiamento de algumas produções para o mesmo, impactando diretamente na redução de despesas com animação de programas, edição/criação/produção de programas, locação de bens móveis e imóveis, transportes/passagens/hospedagens e outros. A produção dos programas da faixa do Ensino Médio continuam a ser efetuados até meados de maio de 2012, impactando o orçamento previsto para aquele exercício.

Por outro lado o acréscimo de despesas com legenda oculta deveu-se ao aumento do número de horas com esse recurso para atender a legislação vigente, nas grades de programação da TV Brasil e da TV Escola.

Os impostos e taxas apresentam R$ 680 mil a mais que em 2010 devido às despesas de R$ 740 mil com COFINS sobre importação de equipamentos para o estúdio, nova Central Técnica e o MAM da TV Escola, que foram depositados judicialmente.

As provisões referem-se a contingências trabalhistas e a auto de infração do ICMS sobre importações de equipamentos em 2007, para a constituição da TV Brasil em São Paulo.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 6

Page 16: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

O resultado financeiro reflete os rendimentos decorrentes das aplicações efetuadas advindas dos créditos complementares recebidos em outubro e dezembro de 2010.

As Outras Receitas / Despesas Operacionais estão com saldo credor pela reversão de despesas de provisões efetuadas em anos anteriores, seguindo as orientações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC nº 25 que reza que as provisões para contingências devam ser efetuadas somente para os casos em que a probabilidade de perda seja de 100%.

A variação do capital circulante líquido é destacada a seguir:Valores em R$ mil

31/12/10 31/12/11Variação

(12/11 x 12/10)

Ativo Circulante 27.034 30.475 3.441

Realizável a Longo Prazo 40.527 55.994 15.467

Permanente 41.023 43.730 2.707

Total do Ativo 108.584 130.199 21.615

Passivo Circulante 10.470 10.735 265

Exigível a Longo Prazo 42.369 59.343 16.974

Patrimônio Líquido 55.745 60.121 4.376

Total do Passivo 108.584 130.199 21.615

A variação do realizável e do exigível a longo prazo deve-se aos depósitos judiciais de obrigações com o INSS devido à ação de imunidade fiscal que a ACERP pleiteia judicialmente.

O acréscimo do Patrimônio Líquido reflete o superávit no período.

O acréscimo do Capital Circulante Líquido, no exercício de 2011, está a seguir demonstrado:

R$ milAcréscimo do Ativo Circulante 3.441Acréscimo do Passivo Circulante (265)Variação do Capital Circulante Líquido 3.176

Sendo composto por:Superávit no período 4.375Depreciação 4.299Aumento do Exigível a Longo Prazo 16.974Aumento do Realizável a Longo Prazo (15.467)Aquisições do Permanente (7.005)

Total 3.176

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 7

Page 17: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

2. QUADRO DE INDICADORES E METAS - ANEXO 1

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 8

INDICADORES

DEFINIÇÃO Unidade Peso Meta Realizado % Nota PontosA B C = A x B

1 hora 3 55 49,5 90,0 % 9 27

1.1 25,0 20,6 82,4 %

1.2 30,0 28,9 96,3 %

1.3 % 3 100 100 100,0 % 10 30

2 hora 3 146 188,3 129,0 % 10 30

a) 59,6

b) 128,7

3 Transmissão mensal de programação de televisão

3.1 hora 3 720 730 101,4 % 10 30

3.2 hora 3 180 215,5 119,7 % 10 30

4 Apoio à produção e transmissão de programação de rádio

4.1 hora 3 300 730 243,3 % 10 30

4.2 hora 3 10 48,3 483,3 % 10 30

5 Manutenção de equipamentos de rádio e televisão e do acervo acumulado e a ser produzido

5.1 % 3 100 100 100,0 % 10 30

5.2 Unidade 3 600 488 81,3 % 8 24

5.3 hora 3 30 22,0 73,3 % 7 21

5.4 Pesquisas mensais para as produções internas Unidade 3 1000 1.303 130,3 % 10 30

6 Apoio à migração para a tecnologia digital % 3 100 100 100,0 % 10 30

7 Gestão Institucional

7.1 1 3 1,00 1,23 123,4 % 10 30

7.2 % 3 1 1,35 135,0 % 10 30

7.3 % 3 <= 90 72,0 125,0 % 10 30

CRITÉRIO DAS NOTAS, SEGUNDO O CONTRATO DE GESTÃO 9,60

Percentual Realizado 95,1 ou mais 85,1% a 95 % 75,1% a 85 % 65,1% a 75% 55,1% a 65% 45,1% a 55% 45% ou menosNota atribuída 10 9 8 7 6 5 zero

Apoio à produção de conteúdos jornalísticos para a televisão públicaProdução mensal de conteúdos jornalísticos para telejornais diáriosProdução mensal de conteúdos para programas jornalísticos semanaisApoio ao desenvolvimento e aprimoramento de plataformas na WEB (Agência Brasil e sites dos canais EBC)Apoio à produção de conteúdos audiovisuais para programação da televisão pública e outras mídiasProgramas de produção plena pela ACERP, com apresentadores contratados pela EBC

Programas sustentados por licenciamentos adquiridos pela EBC, mas desenvolvidos com participação da ACERP na produção

Transmissão mensal de telejornais, programas jornalísticos, de natureza cultural, informativa, educativa e científica e conteúdos complementares de programação de televisãoTempo mensal de transmissão programação de televisão com utilização de recursos de acessibilidade

Produção e transmissão mensal de conteúdos radiofônicos de natureza educativa, informativa, cultural e científicaProdução e transmissão mensal de conteúdos radiofônicos referentes a esportes

Manutenção e conservação dos equipamentos de produção e transmissão cedidos para o cumprimento das metasAtendimentos mensais da TI à usuários e ao parque de equipamentosTranscrição mensal de mídias antigas (U-Matic, BVH e Beta) para formato digital

Índice de Liquidez Geral(ativo circulante + realizável a longo prazo)/(passivo circulante + exigível a longo prazo)Atualização Tecnológica, capacitação e treinamento dos prestadores de serviçosLimite de despesa com remuneração e vantagens de qualquer natureza percebida pelos dirigentes e empregados

PONTUAÇÃO OBTIDA(Soma Coluna C = (432) / Soma Coluna A = (45)

Page 18: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

3. COMENTÁRIOS AO QUADRO DE INDICADORES E METAS

A formulação de indicadores e metas de desempenho institucional para a ACERP, estabelecidos no Contrato de Gestão com a Empresa Brasil de Comunicação – EBC, buscou alcançar a amplitude de seus processos, ou seja, o conjunto de ações diretas e indiretas voltados a ofertar serviços à TV Brasil e às Rádios MEC, buscando cobrir não apenas a oferta de serviços (eficácia), mas também seu impacto em termos de foco e satisfação do beneficiário (efetividade).

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INDIC ADOR 1

Apoio à produção de conteúdos jornalísticos para a televisão pública.

INDICADOR 1.1

Apoio à produção de conteúdos jornalísticos para telejornais diários.

Este indicador inclui a produção, pela ACERP, do telejornal Repórter Rio e de colaboração com a produção de outros conteúdos, inclusive para os telejornais Repórter Brasil-Manhã e o Repórter Brasil-Noite. A meta para estas ações é de 25 (vinte e cinco) horas mensais.

Meta – Hs Resultado obtido – Hs Resultado em 2011 x Meta - %

25 20,6 82,4

COMENTÁRIOS: META PARCIALMENTE ATINGIDA.

A apuração do resultado é efetuada somente com a participação das matérias produzidas no Rio de Janeiro.

As participações da ACERP nos telejornais de Brasília, São Paulo e São Luís não estão aqui contempladas.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 9

Programa 1º Tri 2º Tri 3º Tri 4º Tri

Repórter Rio 32:00 32:30 33:00 32:30 130:00Repórter Brasil Manhã 10:40 7:05 6:51 7:20 31:56Repórter Brasil Noite 32:05 19:30 16:40 17:33 85:48

Total 74:45 59:05 56:31 57:23 247:44Média Horas Mês 24,9 19,7 18,9 19,1 20,6

Total 2011

Page 19: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

A edição do noticiário internacional que era integralmente produzido no Rio de Janeiro, foi transferida para Brasília a partir de maio de 2011. Esta mudança ocasionou diminuição do volume de produção de conteúdo jornalístico do segundo trimestre em diante.

A seguir, demonstrativo de exibição dos telejornais no exercício de 2011, independente da produção dos mesmos ter a participação da ACERP.

As atividades realizadas pela equipe de jornalismo da ACERP durante o exercício estão detalhadas a seguir.

Repórter Rio, telejornal local, exibido, ao vivo, de segunda a sexta, ao meio-dia, com 30 minutos de duração, contendo reportagens, entrevistas de estúdio e entradas ao vivo da rua, utilizando a unidade móvel do jornalismo da ACERP ou o Uplink móvel (SNG) da EBC.

Ao longo do exercício, foram 260 edições, totalizando 7.800 minutos de conteúdo jornalístico inédito especialmente dirigido ao telejornal, com destaque para a cobertura de fatos que afetam a vida da cidade e/ou tem especial relevância para o cidadão, considerando os aspectos de prestação de serviços e de inclusão e promoção social.

Destaca-se no exercício, a exibição do Repórter Rio em rede nacional pela TV Brasil em duas ocasiões especiais: durante o período dos Jogos Mundiais Militares, de 17 a 24 de julho, e depois, no dia 7 de setembro, contando, ainda, com entradas ao vivo de Brasília e São Paulo.

Repórter Brasil manhã, telejornal exibido, ao vivo, de segunda a sexta, às 8h, com 45 minutos de duração e ancorado apenas de Brasília, conta com a participação diária da estrutura de produção do jornalismo do Rio, com entradas de repórter ao vivo da rua, através da unidade móvel do jornalismo da ACERP, além de geração prévia para Brasília de material de atualidades do Rio.

A ACERP participa com a média de 7 minutos diários produzidos pela redação do Rio para o conteúdo total deste telejornal. No exercício, a Redação carioca produziu 1.916 minutos de conteúdo jornalístico para as 260 edições deste telejornal.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 10

Programa 1º Tri 2º Tri 3º Tri 4º Tri

Repórter Rio 32:00 32:30 33:00 32:30 130:00Repórter Brasil (Manhã, Noite e Sábado) 119:00 120:15 122:00 120:45 482:00

151:00 152:45 155:00 153:15 612:00Média Mensal 50:20 50:55 51:40 51:05 51:00

Total 2011

Total Hrs

Page 20: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

Repórter Brasil noite, telejornal exibido, ao vivo, de segunda a sábado, às 21h, com 60 minutos de duração de segunda a sexta e ancoragem compartilhada pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, e com 30 minutos de duração aos sábados com ancoragem intercalada entre o Rio de Janeiro e Brasília.

No exercício, foram 316 edições em que a redação do Rio de Janeiro contribuiu com a média de 16 minutos diários, entre reportagens gerais, esportivas, internacionais, entrevistas ao vivo no estúdio e notas cobertas. O que significa que a redação do Rio produziu aproximadamente 5.150 minutos de conteúdo jornalístico para o telejornal da noite.

Ao todo, a redação do núcleo de atualidades do jornalismo produziu aproximadamente 14.866 minutos de conteúdo para exibição, equivalentes a média mensal de 20 horas, utilizando de segunda a sexta, 10 turnos de equipamentos de gravação de externa, sendo cinco equipes pela manhã, quatro à tarde e uma à noite, além de 3 turnos aos sábados e domingos.

Além destas equipes, a redação de esporte utiliza 2 equipes por dia, em horário variável, de segunda a sexta.

Temos, ainda, mais um turno de externa, para as entradas ao vivo da rua, atendendo aos telejornais Repórter Brasil Manhã e Repórter Rio. De acordo com a demanda, é possível contarmos ainda com dois turnos de vivo, um matinal e outro à noite, para atender o Repórter Brasil.

No Maranhão, a equipe de jornalismo realizou 259 telejornais Maranhão Notícias e 1.181 reportagens externas, além da geração de 477 matérias para o jornalRepórter Brasil. Esse trabalho não está computado para o atingimento da meta.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 11

Page 21: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

INDICADOR 1.2

Apoio à produção de conteúdos para programas jornalísticos semanais.

Este indicador trata da produção de programas inteiros ou de conteúdos parciais para a produção e edição de programas, sob orientação técnica e editorial da EBC, através da Diretoria de Jornalismo, perfazendo a meta de 30 (trinta) horas mensais.

Os programas que são objeto desta meta são: Observatório da Imprensa, De lá para Cá,Três a Um, Esportvisão, Stadium, Jornal Visual e Caminhos da Reportagem.

Meta – Hs Resultado obtido – Hs Resultado em 2011 x Meta - %

30 28,9 96,3

COMENTÁRIOS: META ATINGIDA.

A Gerência de Jornalismo da ACERP é responsável pela produção de conteúdos jornalísticos para a televisão pública.

As atividades realizadas pela equipe de jornalismo no exercício estão detalhadas a seguir.

No Esporte, foram produzidos 103 programas semanais, sempre aos domingos, sendo 52 edições do Stadium e 51 do Esportvisão. Os apresentadores dos programas são contratados pela EBC.

Stadium, programa esportivo com foco em esportes olímpicos, escolares, paraolímpicos e radicais, com 52 minutos de produção, exibido ao vivo, ancorado do Rio de Janeiro, com participação da praça de São Paulo, cujas gravações ocorrem na sede da TV Brasil/SP.

Esportvisão, programa de debate sobre o mundo do futebol com 85 minutos de produção ao vivo, ancorado do Rio de Janeiro. O programa exibe os jogos do fim de semana no Rio e em outros estados, além de reportagens especiais dando um diferencial ao produto. O programa conta, ainda, com matérias produzidas no Rio de Janeiro e mais os gols dos jogos da rodada.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 12

Programa 1º Tri 2º Tri 3º Tri 4º Tri

3 x 1 13:00 13:00 13:00 13:00 52:00Caminhos da Reportagem 13:00 14:00 13:00 12:00 52:00De Lá Pra Cá 6:30 6:30 5:30 5:30 24:00

19:00 19:30 19:30 18:00 76:00Jornal Visual 10:40 10:50 11:00 10:50 43:20Observatório da Imprensa 12:00 13:00 13:00 12:00 50:00Stadium 11:00 13:00 12:30 13:00 49:30

85:10 89:50 87:30 84:20 346:50Média Mensal 28:23 29:56 29:10 28:06 28:54

Total 2011

EsporTVisão

Total Hrs

Page 22: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

No estúdio, recebe-se convidados que analisam os principais fatos do fim de semana, e conta, ainda, com participações, ao vivo, de um convidado do estúdio daTV Brasil, em São Paulo. O maior volume de externas é feito aos sábados e domingos.

O Esporte também contribui com a produção de conteúdo voltada para os telejornais da TV:

• REPÓRTER R IO, produção de 3 a 5 minutos diários de material esportivo com as mais variadas modalidades e também com a participação de um comentarista na bancada do jornal analisando a rodada de futebol duas vezes por semana. Utiliza 5 horas diárias de edição para a produção deste material;

• REPÓRTER BRASIL MANHÃ, diariamente são reaproveitadas matérias esportivas que foram ao ar no Repórter Brasil da noite anterior, somando em média3 minutos de produção de matérias editadas. Nas noites de domingo, a equipe do Esportvisão deixa material editado para ser gerado para Brasília incluir no jornal;

• REPÓRTER BRASIL NOITE produz, em média, 3 minutos diários de matérias com foco no noticiário do dia e reportagens especiais. Utiliza 5 horas diárias de edição para a produção deste material;

• JORNAL VISUAL produz, de 2 a 4 minutos diários entre matérias e comentários no estúdio.

Destacamos no exercício:

• cobertura jornalística do PARAPAN, realizado entre os dias 2 a 20 de novembro, em Guadalajara, no México. Uma equipe com dois repórteres, 2 cinegrafistas e um coordenador foram enviados para produção de matérias para os jornais Repórter Brasil e Repórter Rio, além dos programas Stadium e Esportvisão.

• cobertura do evento Jogos Mundiais Militares, realizado entre os dias 15 e 24 de julho. Novo cenário e figurinos especiais foram produzidos para a cobertura. As transmissões de jogos e provas, ao vivo, totalizaram em média, 6 horas de programação diária. Duas equipes extras de UP/Externas deram o suporte necessário para a realização de matérias para as transmissões, para os jornais Repórter Rio e Repórter Brasil, e para os boletins diários (15 minutos de duração).

Foram produzidos 202 programas jornalísticos, sendo 52 edições do Caminhos da Reportagem, 52 do “3 a 1”, 48 do De Lá Pra Cá e 50 do Observatório da Imprensa.Os apresentadores são contratados pela EBC (exclusive o jornalista Ancelmo Góis), que disponibiliza, ainda, diversas unidades portáteis e ilhas de edição.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 13

Page 23: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

Caminhos da Reportagem apresenta reportagens com temas nacionais e internacionais. Produzido em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, o programa conta com duas exibições semanais de 52 minutos de produção, sendo uma delas reprise.

O programa utilizou 2.116 horas de edição, 1.020 horas de externas e 84 horas de sonorização para a produção das 52 edições inéditas, das quais 14 foram produzidas no Rio de Janeiro. A equipe de produção viajou para Salvador/BA de 23 a 25/10/11 para a gravação do programa “Negros no Brasil” e, para São Paulo/SP a convite do Comitê Paraolímpico Brasileiro nos dias 26 e 27/08/11.

O programa 3 a 1 traz debates sobre temas de destaque na mídia e de interesse da sociedade. Assim como o programa Caminhos da Reportagem, o “3 a 1” também é produzido em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, e conta com uma exibição semanal inédita de 52 minutos de produção.

O programa utilizou 24 horas de estúdio, 24 horas de externas, 46 horas de sonorização, 54 horas de edição e 14 horas de copiagem para a produção dos 52 programas inéditos, dos quais 17 foram produzidos no Rio de Janeiro.

É considerado o tempo integral dos programas produzidos e exibidos independente de qual praça de produção pois a ACERP disponibiliza toda a infraestrutura necessária à produção do programa independente da utilização ou não dos recursos, como previsto na meta. Cabe ressaltar que a decisão sobre a praça que irá sediar o programa é tomada pela EBC, muitas vezes sem a antecedência necessária para a desmobilização dos recursos disponibilizados para este.

De Lá Pra Cá é um programa de história apresentado por Ancelmo Góis e Vera Barroso com duas exibições semanais de 26 minutos de produção, sendo uma delas reprise.

O programa utilizou 2.106 horas de edição e 870 horas de externas para a produção dos 48 programas inéditos.

O programa Observatório da Imprensa conta uma exibição semanal inédita com uma hora de produção.

O programa utilizou 235 horas de estúdio, 839 horas de unidades portáteis,356 horas de sonorização e 1.218 horas de edição para a finalização dos 50 programas inéditos, sendo 36 ao vivo e 14 gravados. A equipe viajou para São Paulo/SP para a gravação do quadro “De olho no passado” e entrevista com a ombudsman Suzana Singer, Brasília/DF para a gravação de entrevistas para o especial “70 anos do livro Brasil, um país do futuro” e, ainda, Belém/PA para gravação de entrevista com o jornalista Lúcio Flávio e do programa “Divisão do Pará”.

O programa, ancorado no Rio de Janeiro, tem a participação ao vivo de convidados nos estúdios da TV Brasil em São Paulo e em Brasília.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 14

Page 24: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

Jornal Visual, telejornal pré-gravado exibido de segunda a sexta, às 7h50, com 10 minutos de produção. Com formato de revista eletrônica, apresenta reportagens dirigidas para o público deficiente auditivo. No decorrer do exercício, foram 259 edições, totalizando 2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais de linha. O jornalismo do Rio produziu, ainda, 33 matérias especiais inéditas para o Jornal Visual, além de entrevistas, totalizando 105 minutos de conteúdo exclusivo para o seu público-alvo.--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INDICADOR 1.3

Apoio ao desenvolvimento e aprimoramento de plataformas na WEB(Agência Brasil e sites dos canais EBC)

Este indicador trata do apoio que a ACERP prestará à EBC com vistas à qualificação tecnológica e operacional da Agência Brasil para a melhor difusão dos conteúdos jornalísticos para ela produzidos pela EBC.

Meta – % Resultado obtido – % Resultado em 2011 x Meta - %

100 100 100

COMENTÁRIOS: META ATINGIDA.

Indicador incluído pelo Termo Aditivo nº 5 de 17/12/2010.

O Núcleo de Desenvolvimento da Informática – NUDES da ACERP trabalha no apoio às produções das Rádios MEC e TV Brasil fornecendo consultoria e desenvolvendo softwares para permitir, através de serviços disponibilizados na WEB, a integração/ interatividade do público televisivo e radiofônico com todas as produções.

Além das produções, o NUDES desenvolveu software para a emissão de Boletins de Notícias e Programação e de Atendimento ao Público para a Gerência de Comunicação.

Também apoiou a Gerência de Licenciamento da EBC, por meio de outro software recentemente desenvolvido, o iSollo, para aquisições de filmes de curta e longa-metragem através do site da TV Brasil. A Gerência de Programação da TV Brasil foi atendida com um software criado para as associadas e repetidoras acompanharem o Roteiro de Programação da TV Brasil, bem como informes e notícias do setor.

Os Núcleos de Infraestrutura e Suporte da Informática apoiam as produções daTV Brasil, das Rádios MEC e Nacional nas montagens de equipamentos e sua conexões com a Rede de Dados da ACERP/TV Brasil em eventos, e oferece, ainda, suporte aos jornalistas em viagens e aos correspondentes no exterior.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 15

Page 25: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

INDIC ADOR 2

Apoio à produção de conteúdos audiovisuais para programação da televisão pública e outras mídias.

Este indicador envolve a produção mensal, integral ou parcial, de programas, interprogramas, vinhetas, chamadas e peças audiovisuais, bem como produção e transmissão de eventos especiais, que compõem a programação da televisão pública, excluídos os de natureza jornalística, sob a orientação técnica e editorial da EBC, através da Diretoria de Produção.

Os programas objeto desta meta são: A Grande Música, Almanaque Brasil, Arte com Sérgio Britto, Comentário Geral, Estúdio Móvel, Musicograma, Segue o Som, Sem Censura, Animania, Janela Janelinha, e Hora da Criança (conjunto de infantis da grade).

Meta – Hs Resultado obtido – Hs Resultado em 2011 x Meta - %

146 188,3 129

COMENTÁRIOS: META ATINGIDA.

a) Programas de produção plena pela ACERP (diretamente ou através de produtores independentes), com apresentadores contratados pela EBC: A Grande Música, Almanaque Brasil, Arte com Sérgio Britto, Comentário Geral, Estúdio Móvel, Musicograma, Segue o Som e Sem Censura.

* Foram computadas apenas as exibições inéditas dos programas.

O 1º trimestre sempre apresenta um número mais baixo de horas devido ao maior número de reprises nesse período.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 16

Programa 1º Tri 2º Tri 3º Tri 4º Tri

Sem Censura 96:25 97:30 93:30 97:30 384:55Estúdio Móvel 31:30 32:30 31:30 32:30 128:00Segue o Som 7:30 25:45 13:00 16:05 62:20A Grande Música 7:05 14:00 13:15 13:00 47:20Musicograma 8:00 6:30 7:00 7:00 28:30Comentário Geral 6:00 6:30 6:00 6:30 25:00Arte com Sérgio Britto 5:00 7:00 6:00 5:00 23:00Almanaque Brasil 3:00 3:00 5:00 5:30 16:30

164:30 192:45 175:15 183:05 715:35Média Mensal 54:50 64:15 58:25 61:01 59:37

Total 2011

Total Hrs

Page 26: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

b) Programas sustentados por licenciamentos adquiridos pela EBC, mas desenvolvidos com participação da ACERP na produção: Animania, Janela Janelinha, Hora da Criança (conjunto de infantis da grade), Chamadas e Interprogramas.

Anteriormente ao Contrato de Gestão ser firmado com a EBC, os licenciamentos Um Menino Muito Maluquinho, Castelo Rá Tim Bum, Catalendas, Cocoricó, Curta Criança, Vila Sésamo e Turma do Pererê eram de competência da ACERP. Porém, gradativamente, foram sendo transferidos para a EBC. Como estes licenciamentos estão considerados na meta pactuada, os mesmos estão computados do presente relatório, fazendo-se pertinente esta ressalva, bem como a indicação que esta meta será revista através de reformulação dos anexos do Contrato de Gestão.

Foi adotado para a mensuração do indicador, considerar-se apenas os licenciamentos que eram efetuados pela ACERP.

No decorrer do exercício, foi dada continuidade à produção dos programas que fazem parte da grade de programação da TV Brasil, produzidos pela ACERP. Assim como nos programas jornalísticos, os apresentadores são contratados pela EBC.

• Sem Censura: de alcance nacional, o programa busca mostrar o painel cultural brasileiro com tantas tendências diferentes, desde as últimas descobertas da medicina, a preservação do meio ambiente, a busca pela melhoria da qualidade de vida, a informação cultural e as formas de lazer e de divertimento, além de ser prestador de serviços e formador de opinião, sem privilegiar correntes políticas, dando a todos, a oportunidade de expressar o que sentem.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 17

Programa 1º Tri 2º Tri 3º Tri 4º Tri

Animania 13:00 13:00 12:30 12:30 51:00Janela Janelinha 44:00 45:30 42:30 45:30 177:30Hora da Criança 369:45 319:30 295:00 306:45 1291:00Um Menino Muito Maluquinho 83:00 84:30 83:00 80:00 330:30Castelo Rá Tim Bum 76:00 78:00 42:30 40:30 237:00

44:00 27:00 22:15 23:15 116:30Cocoricó 38:30 26:30 22:15 23:00 110:15Curta Criança 22:15 20:00 19:00 19:00 80:15Turma do Pererê 76:30 78:00 75:00 89:00 318:30Vila Sésamo 29:30 5:30 31:00 32:00 98:00Chamadas 4:24 12:23 3:35 2:15 22:37Interprogramas 0:10 0:11 0:23 0:17 1:02Vinhetas 0:00 0:00 0:50 0:48 1:38

431:19 390:34 354:48 368:05 1544:47Média Mensal 143:46 130:11 118:16 122:41 128:43

Total 2011

Catalendas

Total Hrs

Page 27: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

• Estúdio Móvel: programa diário, de 26 minutos de duração, apresentado por Liliane Reis que entrevista seus convidados em cenários do seu cotidiano. Voltado para o público jovem, busca um retrato do jovem urbano e contemporâneo, tendo como objetivo revelar a juventude brasileira com suas diferenças e protagonismos, através de atitudes de jovens que estão a frente de projetos sociais, artísticos e culturais de grande relevância, além de consolidar o programa como uma janela onde o jovem possa se manifestar e contribuir para a criação coletiva, garantindo seu espaço e afirmando sua identidade. No decorrer do exercício a equipe viajou para João Pessoa/PE para a cobertura do Festival de Cinema dos países de língua portuguesa e para São Paulo/SP e Rio das Ostras/RJ para a gravação de pautas para o programa.

• Musicograma: série musical da TV Brasil que visa resgatar a história dessa arte, a partir da digitalização do acervo da emissora. O programa semanal traz em cada episódio dois grandes nomes da MPB.

Cada edição de 30 minutos possui um tema voltado para o viés regional, herança musical, escolas de samba, duos, instrumentos, entre outros.

Além dos musicais, os episódios também exibem depoimentos e curiosidades revestidos com uma roupagem contemporânea.

É feita, ainda, uma edição compacta do programa para a internet, além da atualização semanal do Twitter, incluindo a postagem de depoimentos dos artistas em tempo real.

• Segue o Som: programa voltado ao público que quer assistir na televisão brasileira um programa de conteúdo, apresentando aos telespectadores as iniciativas feitas no Brasil inteiro por jovens músicos e produtores que atualmente criam seus próprios espaços e novas cenas musicais. O programa traz entrevistas intercaladas com matérias e depoimentos produzidos em externas, videoclipes, material de arquivo e vídeos fornecidos pelo público através do site e de outros meios, visando divertir e informar com música.

Em setembro, o programa completou dois anos de vida. Em comemoração, a produção decidiu surpreender os apresentadores, fazendo com que eles trocassem de lugar com os convidados. O percussionista Jam da Silva e os escritores Vitor Paiva e Botika assumiram o comando do programa e conduziram o público a um divertido passeio pelos bastidores do musical.

Cinegrafistas revelaram o que existe do outro lado da câmera desde a chegada da dupla ao set de gravação, com direito a making of na sala de maquiagem. Foram relembrados, ainda, a cobertura de festivais e edições especiais do programa.

No 1º trimestre, a equipe do programa passou uma semana gravando na capital Pernambucana com pensadores, artistas e produtores de diversas partes do mundo que lá se encontravam, mostrando, para o público, essa troca de experiências sobre os rumos do mundo da música e as novas perspectivas de mercado.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 18

Page 28: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

• A Grande Música: programa dedicado exclusivamente à música clássica. Apresenta recitais realizados no Brasil, especialmente gravados para a TV Brasil.

A atração completou dez anos de vida em julho, teve seu cenário renovado, ganhou novo formato e nova programação visual, mantendo o seu compromisso de divulgar a música clássica na TV pública e aberta.

• Comentário Geral: revista semanal de entretenimento, temática, que, a partir de uma palavra, discorre sobre os mais variados assuntos. Cada programa possui, em média, 10 comentários feitos por especialistas com visibilidade na mídia, ilustrados com imagens pertinentes ao tema além da utilização de filmes, clipes musicais e imagens de acervo.

Artistas, músicos, jornalistas e personalidades são convidados para falar sobre todas as vertentes das palavras com uma abordagem atual. Para complementar, frases de escritores, pensadores e clipes alinham todo o conteúdo. Além da participação de pessoas comuns que não deixam de dar sua opinião.

• Arte com Sérgio Britto: programa apresentado por um dos ícones do teatro brasileiro, o ator e diretor Sérgio Britto. Tem como objetivo apresentar matérias culturais por meio de uma linguagem documental, além de promover o trabalho de profissionais de renome nacional e abrir espaço para novos talentos no cenário artístico nacional.

O programa estreou, em março, novo cenário para gravação de entrevistas e cabeças.

No decorrer do exercício foram gravadas várias peças, além de externas na casa do próprio apresentador, Sérgio Britto.

A equipe viajou para Paulínia para a cobertura do Grand Prix Brasil, Joinville/SC para a cobertura especial do Festival de Dança de Joinville, maior festival de dança do mundo e, São Paulo para a gravação de matéria sobre a peça “Os doze homens de ouro”, além da cobertura do Festival de Teatro em Curitiba/PR, Festival Internacional do Cinema e Vídeo em Goiás/MT e Festival Vidança/RJ.

Cabe o registro que, em 17 de dezembro, o Brasil perdeu Sérgio Britto, um de seus mais extraordinários atores. A EBC e a TV Brasil perderam seu mais ilustre apresentador, de um programa que tão perfeitamente representava a importância da comunicação pública em nosso país.

• Almanaque Brasil: trata da cultura e da memória nacional. A série, em sua segunda temporada, passeia, de maneira leve e divertida, pela cultura e pela história brasileira, levando ao telespectador uma diversidade de assuntos de forma dinâmica, bem humorada, mas sem perder o caráter cultural e informativo.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 19

Page 29: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

• Animania: programa da TV Brasil que aposta em animação. Com meia hora de duração, é um espaço para exibição, debate e reflexão do processo criativo da animação. Conta com entrevistas, discussões sobre novas tecnologias, notícias e bastidores desse universo, além de curtas-metragens, vídeos experimentais, clipes musicais e comerciais. Também, há dicas de sites, livros, DVDs e pequenos “truques” das técnicas de animação.

O Animania trata de forma bem humorada e criativa os bastidores do universo dos desenhistas que animam os personagens.

No 1º trimestre, além da reformulação de seu cenário, foi criado e confeccionado o boneco Hand Puppet (boneco de mão) do personagem Zeca 2D em espuma, com mecanismo animatrônico para os olhos e manipulação e o boneco do personagem SETH, feito em espuma e pelúcia.

• Interprogramas: vídeos de até 1 minuto, com linguagem criativa, moderna e conceitual, despertando atenção e curiosidade em quem assiste, exibidos nos intervalos da programação, com o objetivo de estabelecer um diálogo com o telespectador. São séries, desenvolvidas a partir de temas, relacionados às questões, discutidas pela TV Pública, como: cidadania, meio ambiente, direitos humanos, educação, cultura, saúde, entre outros. No exercício foram produzidas 79 peças.

• Chamadas: os números demonstrados no quadro da página 17 são referentes às peças que foram entregues para exibição, nas versões: Próximo, Neste, Amanhã, Hoje, Dia, Vem aí, Ainda Hoje, Daqui a Pouco, A Seguir, Manutenção, Institucionais, Horizontais, Temáticas, Vídeos Institucionais e Vídeos promocionais. As campanhas da nova programação (maio e junho) também estão contempladas no quadro da página 17. Em 15 de maio, a Identidade Visual das chamadas e peças promocionais foi renovada.

• Vinhetas: os números demonstrados no quadro da página 17 são referentes às produções que foram entregues para exibição pelo Núcleo de Videografismo.

Além dos programas relacionados no Contrato de Gestão a ACERP produziu, por meio de contrato específico com a EBC, o programa Paratodos, uma revista com enfoque na cultura popular e voltada para “jovens de qualquer idade”. Todo sábado, manifestações artísticas de todo o país são vistas na tela.

O programa conta com o faro jornalístico de seus membros para buscar assuntos inusitados, não pautados pela agenda do eixo Rio-São Paulo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 20

Page 30: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

INDIC ADOR 3

Transmissão mensal de programação de televisão.

INDICADOR 3.1

Transmissão mensal de telejornais, programas jornalísticos, programas de natureza cultural, informativa, educativa e científica e conteúdos complementares de programação de televisão.

Este indicador sintetiza todas as transmissões da televisão pública, considerando uma grade de 24 horas de programação diária, num total de 720 horas mensais. Esta meta de 720 horas/mês está condicionada ao fornecimento, por parte da EBC, de uma grade diária de 24 horas de programação.

Meta – Hs Resultado obtido – Hs Resultado em 2011 x Meta - %

720 730 101,4

FONTE: GRADE DE PROGRAMAÇÃO DA TV BRASIL.

COMENTÁRIOS: META ATINGIDA.A partir de 3 de setembro, a ACERP passou a operar a grade da TV Brasil 24 horas

por dia, como demonstrado adiante.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 21

Programa 1º Tri 2º Tri 3º Tri 4º Tri

3 x 1 13:00 13:00 13:00 13:00 52:00A Grande Música 17:05 26:00 30:15 39:00 112:20A Santa Missa 13:00 13:00 13:00 13:00 52:00Almanaque Brasil 12:30 6:30 5:30 12:00 36:30Animania 13:00 13:00 12:30 12:30 51:00Arte com Sérgio Britto 10:30 13:00 11:45 12:00 47:15Caminhos da Reportagem 24:00 26:00 53:20 115:00 218:20Comentário Geral 6:00 6:30 6:00 6:30 25:00Cozinha Brasil 5:00 6:30 6:30 7:00 25:00Cultura Ponto a Ponto 6:30 6:30 1:30 0:00 14:30Curta Brasil 24:05 17:20 0:00 0:00 41:25De La Pra Cá 11:30 13:00 13:30 19:00 57:00

19:00 19:30 25:05 36:15 99:50Estúdio Móvel 31:30 32:30 31:30 32:30 128:00Janela Janelinha 44:00 45:30 42:30 45:30 177:30Jornal Visual 10:40 10:50 11:00 10:50 43:20Mobilização Brasil 6:30 6:30 6:30 7:00 26:30Musicograma 12:30 13:00 23:00 37:15 85:45Observatório da Imprensa 12:00 13:00 17:00 26:00 68:00Palavras de Vida 13:00 13:00 13:00 13:00 52:00Paratodos 12:30 13:00 11:30 13:00 50:00Programa Especial 11:00 13:00 13:30 13:30 51:00Reencontro 9:45 9:45 9:45 10:30 39:45Repórter Brasil Manhã (ACERP) 10:40 7:05 6:50 7:20 31:55

Total 2011

EsporTVisão

Page 31: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

* O total de programação com envolvimento da ACERP na produção representou no exercício 42,6% (47,5% em 2010) do total da programação veiculada, sem considerar a transmissão do sinal da Rádio MEC FM.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 22

Programa 1º Tri 2º Tri 3º Tri 4º Tri

Repórter Brasil Noite (ACERP) 32:05 19:30 16:40 17:35 85:50Repórter Rio 32:00 32:30 33:00 32:30 130:00Salto para o Futuro 64:00 65:00 66:00 65:00 260:00Segue o Som 27:00 32:15 26:30 28:35 114:20Sem Censura 182:50 191:35 192:30 187:30 754:25Stadium 11:00 13:00 16:30 26:00 66:30Um Menino Muito Maluquinho 83:00 84:30 83:00 80:00 330:30Diversos

3:30 0:00 0:00 0:00 3:30Copa São Paulo de Futebol 39:50 0:00 0:00 0:00 39:50Desfile Militar 7 de Setembro 0:00 0:00 2:15 0:00 2:15Jogos Mundiais Militares 0:00 0:00 60:45 0:00 60:45

824:30 795:20 875:10 938:50 3433:50

Programação Complementar

1003:30 1048:05 1045:50 1173:20 4270:45

Repórter Brasil Manhã 37:20 41:40 42:40 41:25 163:05Repórter Brasil Noite 38:55 52:00 55:50 54:25 201:10Total Programação Complementar 1079:45 1141:45 1144:20 1269:10 4635:00

Grade Programação TV Brasil 1904:15 1937:05 2019:30 2208:00 8068:50Sinal Rádio MEC FM na TV Brasil 255:45 246:55 188:30 0:00 691:10

TRANSMISSÃO TOTAL 2160:00 2184:00 2208:00 2208:00 8760:00720:00 728:00 736:00 736:00 730:00

Total 2011

Posse Dilma Roussef

Total Programação com envolvimento da ACERP na produção

Documentários, Especiais, RPTV, FRM, Programas Adquiridos

Média Mensal (Hrs):

Page 32: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

INDICADOR 3.2

Tempo mensal de transmissão de programação, com utilização de recursos de acessibilidade, nas tecnologias legenda oculta, Libras ou áudio-descrição.

Este indicador está vinculado à necessidade de cumprimento da legislação específica do Ministério das Comunicações sobre a acessibilidade dos telespectadores com deficiência à programação de televisão. O índice é calculado com base nas horas produzidas com usos dos recursos de acessibilidade mencionados. A meta de 180 horas/mês é baseada nas Leis nº 10.048/00 e 10.098/00, que estabelecem normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade, e regulamentadas pelo Decreto nº 5.296/2004 e pela Portaria nº 310/2006 do Ministério das Comunicações.

Meta – Hs Resultado obtido – Hs Resultado em 2011 x Meta - %

180 215,5 119,7

FONTE: GRADE DE PROGRAMAÇÃO DA TV BRASIL.

COMENTÁRIOS: META ATINGIDA.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 23

Programação 1º Tri 2º Tri 3º Tri 4º Tri

3 a1 13:00 13:00 13:00 13:00 52:000:00 0:00 6:00 3:00 9:00

ABZ do Ziraldo 10:00 7:00 5:30 6:30 29:00Almanaque 0:00 0:00 4:30 6:00 10:30Animania 0:00 0:30 10:00 13:00 23:30Arte com Sérgio Britto 0:00 0:00 5:30 7:00 12:30Caminhos da Reportagem 23:00 26:00 26:00 21:00 96:00Capoeira 0:00 0:00 0:00 2:30 2:30Cara e Coroa 0:00 0:00 7:00 6:30 13:30Carrapatos e Catapultas 0:00 0:00 3:00 3:15 6:15Castelo Rá Tim Bum 44:00 45:30 42:00 40:30 172:00Cocoricó 0:00 0:00 0:00 15:00 15:00Comentário Geral 0:00 0:00 6:00 6:30 12:30

12:00 13:00 12:00 13:00 50:00Curta Criança 0:00 2:45 2:45 2:45 8:15Curta TV 0:00 0:00 2:00 7:00 9:00De Lá Pra Cá 5:00 6:30 6:30 6:30 24:30Diversos 0:00 0:00 0:00 5:30 5:30

0:00 0:00 0:00 1:30 1:30DOC TV 0:00 1:00 12:00 4:00 17:00É a vovozinha 0:00 0:00 6:30 5:00 11:30Escola Pra Cachorro 0:00 0:15 15:45 1:15 17:15Especiais 4:30 0:00 0:00 0:00 4:30Esportvisão 19:00 19:30 18:00 18:00 74:30

0:00 0:30 6:00 0:00 6:30Hora da Criança: Cinema 0:00 0:00 0:00 3:30 3:30

0:00 0:00 0:00 5:30 5:30

Total 2011

Aborrecentes

Conexão Roberto D'Ávila

Doc Especial

EtnoDoc

Inami

Page 33: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

O acréscimo do número de horas a partir do 3º trimestre decorreu do aumento de 3 para 4 horas em cada um dos dois períodos diários estabelecidos pela legislação vigente, a partir de 28 de junho de 2011.

Esse acréscimo não redundou em alteração da meta. Caso esta meta fosse alterada passaria para 210 horas/mês e o percentual de execução atingido seria de 102,6%.

A TV Brasil exibiu 2.586 horas de sua programação com o recurso de legendas ocultas, equivalente a 29,5% do total de horas exibidas nesse mesmo período.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 24

Programação 1º Tri 2º Tri 3º Tri 4º Tri

Janela, Janelinha 44:00 45:30 42:00 44:30 176:00Jornal Visual 10:40 10:50 11:00 10:00 42:30

0:00 0:00 2:00 0:00 2:00Meu Amigãozão 0:00 0:00 2:45 3:00 5:45Natália 0:00 4:30 1:30 0:00 6:00Nova África 12:30 3:00 0:00 0:00 15:30O Mundo Perdido 0:00 0:00 0:00 3:30 3:30O Público na TV 0:00 0:00 0:00 6:30 6:30Observatório da Imprensa 12:00 13:00 13:00 13:00 51:00

0:00 0:00 6:00 11:00 17:00Papo de Mãe 0:00 0:00 10:00 13:00 23:00Paratodos 6:00 6:30 11:30 13:00 37:00Programa de Cinema 44:45 44:15 45:15 50:20 184:35Programa Especial 11:00 13:00 13:30 12:30 50:00Repórter Brasil 118:50 118:45 121:15 120:45 479:35Revista do Cinema Brasileiro 0:00 0:00 0:00 3:30 3:30Roda Viva 18:00 19:30 19:30 20:15 77:15Samba na Gamboa 12:00 13:00 13:00 12:00 50:00Segue o Som 0:00 0:00 2:00 0:00 2:00Ser Saudável 0:00 5:30 6:30 6:30 18:30Sustentáculos 5:30 1:00 0:00 0:00 6:30Tela Digital 0:00 5:30 6:30 1:30 13:30

0:00 0:00 6:00 1:30 7:30Tromba Trem 0:00 2:45 2:45 3:15 8:45

70:00 71:30 69:00 82:30 293:00Um Menino Muito Maluquinho 44:00 45:30 81:30 79:00 250:00Viola Minha Viola 16:15 16:15 13:45 16:15 62:30

Total em Horas 556:00 575:20 710:15 744:35 2586:10Média Mensal em Horas 185:20 191:46 236:45 248:11 215:30

Total 2011

Lutas.doc

Oncotô

Thomas e seus amigos

Turma do Pererê

Page 34: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

INDIC ADOR 4

Apoio à produção e transmissão de programação de rádio.

Este indicador refere-se aos serviços prestados pela ACERP para a produção e transmissão de conteúdos radiofônicos das emissoras Rádio MEC AM e Rádio MEC FM, do Rio de Janeiro, e Rádio MEC FM, de Brasília, através da Superintendência de Rádio.

INDICADOR 4.1

Produção e transmissão mensal de conteúdos radiofônicos de natureza educativa, informativa, cultural e científica.

Este indicador refere-se à produção e transmissão da grade de programas para as Rádios MEC.

Meta – Hs Resultado obtido – Hs Resultado em 2011 x Meta - %

300 730 243,3

FONTE: RELATÓRIO RÁDIOS MEC AM E FM.

COMENTÁRIOS: META ATINGIDA.

As Rádios MEC transmitem 24 horas diárias de programação equivalentes a 720 horas mensais nos meses de 30 dias e 744 horas nos de 31 dias. A média acumulada no exercício atingiu 730 horas.

A meta está sub-dimensionada. Fato destacado em todos os relatórios trimestrais e que a Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão da ACERP destacou em seu memorando nº 26/Comissão-Contrato de Gestão.

Com a adoção de novos indicadores e metas para o exercício de 2012 esse indicador/meta será remodelado.

PROGRAMAÇÃO / PRODUÇÃO

MEC FM

Especial Jazz MEC FM passou a fazer parte da grade de programação em agosto. Com 1 hora de duração, o programa vai ao ar às terças-feiras.

Artista da Semana estreou na grade em julho. Com 30 minutos de duração e exibido aos sábados, seleciona um intérprete da música clássica e apresenta no repertório peças com sua interpretação.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 25

Page 35: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

A MEC FM transmitiu de janeiro até o final de junho, o programa Classicamente!, produzido pelo Instituto VivaMúsica!, além da temporada do Metropolitan Opera House de Nova Iorque-EUA, até 15 de maio, em parceria com a Rádio Cultura FM de São Paulo.

Em março, 6 novos programetes culturais com duração média de 3 a 4 minutos entraram na grade: Letra Viva, Bem Viver, Nossa Casa, Cantos do Rio, Sabor & Arte e Música Nova.

BlimBlemBlom estreou na grade em janeiro trazendo o universo da música clássica para as crianças. Produzido por Tim Rescala que também apresenta o programa junto com três crianças.

PARCERIAS COM RÁDIOS PÚBLICAS

No mês de dezembro renovamos a parceria anual com a Cultura FM de São Paulo, até maio de 2012, para as transmissões da temporada 2011-12 de ópera do Metropolitan Opera House de Nova Iorque-EUA.

Mantida a parceria Ponte Aérea com a Rádio Cultura FM/SP. Através desta parceria a MEC FM envia a série de programas Tempos Modernos e, em contrapartida, transmite os programas Supertônica e Mapa-Mundi, produzidos pela Cultura FM.

Mantidas, também, a parceria com a Rádio Nacional FM de Brasília que recebe os programas Caderno de Música e Momento de Jazz, produzidos pela MEC FM e a disponibilização do programete Música Nova para a Rádio Agência Nacional (EBC).

Para Rádio Cultura FM de Amparo/SP enviamos, desde março, programas das séries: Momento de Jazz, Música Clássica do Brasil, Música Antiga, Sala de Concerto, Bossamoderna, Café Concerto, Concerto das Américas, Caderno de Música, Violões em Foco e Som Infinito.

Para Rádio Inconfidência/MG enviamos o programa Bossamoderna e para a Rádio Nacional AM Brasília – EBC, o programa BlimBlemBlom.

As Rádios Deutsche Welle e Nederland contribuem com uma hora de programação semanal cada.

PARCERIAS E COLABORAÇÕES

A MEC FM manteve as parcerias com a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Petrobras Sinfônica, e com a VivaMúsica, além das produtoras de música clássica da cidade:Sala Cecília Meireles, Centro de Artes da UFF, Música no Museu e Música nas Igrejas.Em contrapartida, esses parceiros inserem a logomarca da emissora no material de divulgação, além de disponibilizar ingressos para promoções com os ouvintes da rádio, através de sorteios durante a programação.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 26

Page 36: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

MEC AM

No decorrer do 4º trimestre, foi dado início ao trabalho de repaginação sonora das Rádios EBC, começando pela Rádio MEC AM. Com o auxílio da Gerência de Música da EBC, a MEC AM teve a sua identidade sonora reformulada, colocando no ar novos prefixos, assinaturas e vinhetas,de acordo com o perfil de programação da emissora. Foram produzidos cerca de 50 novos prefixos, vinhetas e sinais sonoros para identificação da emissora, MEC Notícias e programas diários de variedades e jornalísticos.

As Rádios MEC AM e Nacional, realizaram um show, no dia 12 de setembro, das 13h às 16h, no Campo de Santana, no Rio de Janeiro, em comemoração aos seus 75 anos.O show foi transmitido, ao vivo, no horário dos programas

Estação Cultura e Almanaque Carioca.

O projeto Faixa Infantil Estação Brincadeira, estreou em 27 de agosto. Com duas horas de programação gravada, além do programa Rádio Maluca, com uma hora de duração, a faixa totaliza três horas de programação dedicadas ao público infantil, nas manhãs de sábado.

No decorrer do 2º trimestre, os programas RCA Convida, A Noite Carioca, Espaço Educação, Mistura Brasileira e Bom Dia Alegria saíram do ar dando espaço a 6 novos programas: Contos no Rádio, Nossa América, O Som das Bandas, Clássicos com Arte, Baú Musical e Especial Prêmio Roquette-Pinto, além de novas vinhetas e programetes, produzidos pelo jornalismo.

Transmissões externas – foram realizadas coberturas especiais do Carnaval 2011 e Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV (4 programas especiais e 10 programetes – Núcleo de Programação Infanto-Juvenil).

O Festival de Música das Rádios MEC e Nacional teve como objetivo abrir espaços para a execução de músicas de artistas do Rio de Janeiro na programação da emissora.

A “Melhor Música Com Letra” e a “Melhor Música Instrumental” ainda participaram do III Festival de Música das Rádios Públicas do Brasil – ARPUB, através da veiculação a partir do dia 09 de novembro em todas as emissoras participantes.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 27

Page 37: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

JORNALISMO

Foram transmitidos 236 programetes e séries produzidas no período, dentre os quais: Tintas e Pincéis, Formas e Cores, e Acorda Rio, além de 2 radio-documentários, sendo um em comemoração ao Dia do Rádio e outro com foco para a importância do veículo rádio na formação do povo brasileiro.

Foram produzidos 4.488 noticiários para as rádios MEC AM e FM.

INTERCÂMBIO DE PROGRAMAÇÃO

A parceria com rádios internacionais gerou um total de 1.040 matérias no exercício.As produções da Rádio MEC distribuídas para outras emissoras públicas (hora/produção) totalizaram 11 horas semanais enviadas para a Rádio Nacional de Brasília, Rádio Cultura de Amparo, Rádio Inconfidência (MG), Rádio Senado e Radioweb MultiRio.

Os programas distribuídos foram: Bossamoderna (FM/AM); Ecos de uma Era; Espaço Educação; Expressão Literária; Momento de Jazz (FM/AM); RCA Convida; Roda de Choro; Escutar e Pensar; Perguntar e Pensar; Foleviola; Seresta Viva e Nossa Música.

PARCERIAS

Foram mantidas as parcerias com as instituições SESC/SENAC, RTS, UNIRIO, Escola de Gente, Criar Brasil, Sociedade Brasileira de Psicanálise/RJ, SOARMEC, e Consulados da Alemanha, Japão e França, além das rádios França Internacional, Deutsche Welle, Nederland, Canadá, Cultura/SP, Universitária de Ouro Preto, Inconfidência, Cultura Amparo/SP, Rádio Nacional/RJ, Nacional AM e FM/BSB, Nacional Amazônia, Nacional do Alto Solimões, Rádio Senado e ARPUB (Associação das Rádios Públicas).

No decorrer do 3º trimestre duas novas parcerias foram criadas: MultiRio e Secretaria Municipal de Educação. A MultiRio transmite em sua rádioweb os programas Perguntar e Pensar, série produzida pela Sociedade Brasileira de Psicanálise e transmitida pela MEC AM e a Secretaria Municipal de Educação apoia a faixa de programação infantil.

COBERTURAS ESPECIAIS

A Rádio MEC realizou a cobertura da 9ª Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP, de 6 a 10 de julho, com transmissões, ao vivo, de um estúdio montado no espaço da Feira. Foram transmitidos 21 flashes, todos disponibilizados via FTP para a Radioagência (EBC), e 19 entradas ao vivo para as emissoras: MEC AM, MEC FM, Rádio Nacional RJ, Rádio Nacional AM/ BSB, Rádio Nacional da Amazônia, além da distribuição do material para outras emissoras do País, através da Radioagência. Os programas Atualidades e Rádio Maluca também foram transmitidos ao vivo, diretamente do estúdio montado no local. Durante os cinco dias de evento, foram produzidos 240 minutos de informação.

Cobertura especial com foco para cidadania e jornalismo cultural do Carnaval 2011 e Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 28

Page 38: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

CHAMADAS E MÍDIA

O Setor de Chamadas produziu 296 spots para veiculação, incluindo campanhas educativas e culturais, divulgação de eventos, efemérides, depoimentos de artistas, entre outros.

No exercício destaca-se a produção de 30 spots comemorativos aos 75 anos da Rádio MEC. Este trabalho exigiu, durante o mês de agosto, longa pesquisa no acervo da emissora com a audição de programas antigos (que foram masterizados), consulta ao material documental, além de entrevistas com personalidades. Por essa razão, a produção neste trimestre foi menor que o anterior. Além desse material, foram produzidos, 18 novos depoimentos de artistas, em continuidade à campanha institucional de apoio à Rádio MEC.

As Rádios MEC totalizaram 956 veiculações de mídias institucionais e de patrocínios no exercício, sendo 202 na MEC AM e 754 na MEC FM.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 29

MEC FM 1º Tri 2º Tri 3º Tri 4º Tri

A Grande Música 13:00 13:00 13:00 14:00 53:00A Música Clássica no Brasil 13:00 13:00 13:00 13:00 52:00Acervo MEC 2:00 0:00 0:00 0:00 2:00Agenda Viva Música 7:09 7:48 0:00 0:00 14:57Antena MEC FM 11:00 11:55 12:50 11:55 47:40Artes 0:06 0:00 0:00 0:00 0:06Artista da Semana 0:00 0:00 6:30 7:00 13:30Áurea Música 167:00 169:00 171:00 171:00 678:00Balcão Nobre 27:27 25:21 0:00 0:00 52:48Bem Viver 0:00 1:57 0:39 0:00 2:36

11:00 13:00 13:00 14:00 51:00Bossa Moderna 13:00 13:00 13:00 13:00 52:00Caderno de Música 6:00 6:30 6:30 6:45 25:45Café Concerto 12:00 13:00 14:00 13:00 52:00Cantos do Rio 0:00 1:57 0:39 0:00 2:36Ciclo Musical 13:00 13:00 13:00 13:00 52:00Cinema 0:12 0:00 0:00 0:00 0:12Classicamente 5:30 6:30 0:00 0:00 12:00Clássicos do Ouvinte 26:00 26:00 26:00 28:00 106:00Clássicos Madrugada 450:00 455:00 460:00 460:00 1825:00Concerto das Américas 13:00 13:00 13:00 13:00 52:00Concerto de Domingo 52:00 51:21 52:00 52:00 207:21Concerto Deutsche Welle 13:00 13:00 13:00 14:00 53:00Concerto Nederland 13:00 13:00 13:00 14:00 53:00Eletro Acústicas 6:30 6:30 6:30 6:30 26:00Especiais MEC FM 0:00 0:00 13:00 13:00 26:00

0:00 0:00 0:00 13:00 13:00Grandes Clássicos 421:42 419:15 452:39 449:48 1743:24Harmonia 128:00 130:00 132:00 130:00 520:00Ideias 0:00 0:00 4:30 6:30 11:00

13:00 13:00 13:00 13:00 52:00Letra Viva 0:00 1:57 0:39 0:00 2:36Literatura 0:06 0:00 0:00 0:00 0:06

290:14 288:49 295:03 296:30 1170:3613:00 13:00 13:00 13:00 52:00

MEC Instrumental 13:00 13:00 13:00 14:00 53:0020:16 20:35 19:48 19:30 80:09

Total2011

Blim Blem Blom

Flausino Vale

Kinoscope

Manhã MecMapa Mundi

Mec Notícias

Page 39: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 30

MEC FM 1º Tri 2º Tri 3º Tri 4º Tri

Momento de Jazz 38:00 39:00 40:00 39:00 156:00Música Antiga 13:00 13:00 4:00 0:00 30:00Música de Invenção 13:00 13:00 13:00 13:00 52:00Música e Músicos do Brasil 26:00 26:00 26:00 27:00 105:00Nossa Casa 0:00 1:57 0:39 0:00 2:36Observatório da Imprensa 5:20 5:25 5:30 5:25 21:40Ópera Completa 37:00 39:00 39:00 39:00 154:00Os Compositores 24:00 26:00 26:00 26:00 102:00Rádio em Debate 6:15 6:30 6:45 6:45 26:15Rádio Mirabilis 6:30 6:30 6:30 6:30 26:00Ricardo Cravo Alvim 13:00 13:00 0:00 0:00 26:00Roda de Choro 11:55 11:55 11:55 11:55 47:40Sabor e Arte 0:00 1:57 0:30 0:00 2:27Sala de Concerto 24:24 25:21 26:18 26:21 102:24Sala de Música 13:00 13:00 13:00 13:00 52:00Seleção Musical 2:00 0:00 0:00 0:00 2:00Som de Letra 13:00 13:00 13:00 13:00 52:00Som Infinito 13:00 13:00 13:00 13:00 52:00Sonatas de Mozart 0:00 0:00 9:00 0:00 9:00Supertônica 13:00 13:00 13:00 13:00 52:00Teatro 0:12 0:00 0:00 0:00 0:12Tempos Modernos 12:00 13:00 14:00 13:00 52:00

11:00 13:00 13:00 14:00 51:00Viagem & Turismo 0:18 0:00 0:00 0:00 0:18Violões em Foco 25:54 26:00 26:00 26:00 103:54

0:00 0:00 4:36 4:36 9:12

Voz do Brasil 64:00 65:00 66:00 65:00 260:002160:00 2184:00 2208:00 2208:00 8760:00

720:00 728:00 736:00 736:00 730:00

720:00 728:00 736:00 736:00 730:00

Total2011

TodoTango

Viva Música e Mundo dos Clássicos

Total HrsMédia Mensal Hrs

Média Mensal AM e FM (Hrs)

Page 40: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 31

MEC AM 1º Tri 2º Tri 3º Tri 4º Tri

A Noite Carioca 38:00 0:00 0:00 0:00 38:00Acorda Rio 5:20 5:25 5:30 5:25 21:40Almanaque Carioca 167:28 170:05 172:42 170:05 680:20Ao Vivo Entre Amigos 37:55 37:55 37:55 37:55 151:40ARPUB – Conexão Brasil 5:20 5:25 5:30 5:25 21:40Arte Revista 58:40 59:35 60:30 59:35 238:20As Mais Pedidas 13:00 13:00 13:00 14:00 53:00Atualidades 135:40 137:35 139:30 138:35 551:20Baú Musical 0:00 26:00 26:00 26:00 78:00Bom Dia Alegria 31:51 0:00 0:00 0:00 31:51Bossa Moderna 26:00 26:00 26:00 26:00 104:00Clássicos com Arte 0:00 52:00 52:00 54:00 158:00Contos no Rádio 0:00 19:30 19:30 19:30 58:30Ecos de uma Era 13:00 13:00 13:00 14:00 53:00Espaço Educação 6:30 0:00 0:00 0:00 6:30Especial Prêmio Roquette Pinto 0:00 13:00 13:00 14:00 40:00Esporte em Foco 6:30 6:30 6:30 7:00 26:30Estação Cultura 112:00 113:45 115:30 28:00 369:15Estação Brincadeira 0:00 0:00 8:00 113:45 121:45Expressão Literária 6:30 7:00 6:30 6:30 26:30Foleviola 77:00 78:00 79:00 79:00 313:00Formas e Cores 9:00 8:27 8:33 8:30 34:30

0:00 26:00 27:00 26:00 79:00Madrugada MEC 231:00 234:00 237:00 237:00 939:00Maestros MPB 24:00 24:55 25:50 25:55 100:40MEC Instrumental 26:00 26:00 26:00 26:00 104:00

58:40 59:35 60:30 59:35 238:20Memória Viva 26:00 26:00 26:00 27:00 105:00Mistura Brasileira 26:00 0:00 0:00 0:00 26:00Momento de Jazz 38:00 39:00 40:00 39:00 156:00Nossa América 0:00 24:55 24:55 24:55 74:45Nossa Música 26:00 26:00 26:00 27:00 105:00O Som das Bandas 0:00 7:00 13:00 13:00 33:00Observatório da Imprensa 5:20 5:25 5:30 5:25 21:40Ouvindo Musica 38:30 39:00 39:30 39:00 156:00

1:05 1:05 1:05 1:10 4:25Planilha Musical 363:52 430:14 419:18 402:44 1616:08Rádio em Debate 6:15 6:30 6:45 6:45 26:15Rádio Batuta 64:00 0:00 0:00 0:00 64:00Rádio Maluca 13:00 13:00 13:00 14:00 53:00Rádio Sociedade 172:48 175:30 178:12 175:30 702:00RCA Convida 24:55 0:00 0:00 0:00 24:55Roda de Choro 37:55 24:55 24:55 25:55 113:40Sala de Música 26:00 26:00 26:00 26:00 104:00Seresta Viva 25:00 26:00 27:00 26:00 104:00

1:31 1:31 1:31 1:38 6:11Som Vocal 39:00 39:00 39:00 40:00 157:00Tintas e Pincéis 8:50 7:48 7:54 8:18 32:50Trilhas da Noite 24:40 0:00 0:00 0:00 24:40Voz do Brasil 64:00 65:00 66:00 65:00 260:00Vozes Brasileiras 26:00 26:00 26:00 26:00 104:00

11:55 11:55 11:55 11:55 47:402160:00 2184:00 2208:00 2208:00 8760:00720:00 728:00 736:00 736:00 730:00

Total2011

Kinoscope

Mec Notícias

Perg. Pensar

Sesc Senac

Zoasom (R. Nacional)Total Hrs

Média Mensal Hrs

Page 41: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

INDICADOR 4.2

Produção e transmissão de conteúdos radiofônicos referentes a esportes.

Este indicador refere-se ao apoio à produção e transmissão de eventos esportivos e coberturas jornalísticas.

Meta – Hs Resultado obtido – Hs Resultado em 2011 x Meta - %

10 48,3 483,3

FONTE: NÚCLEO DE ESPORTES DA RÁDIO NACIONAL

COMENTÁRIOS: META ATINGIDA.

Indicador incluído por meio do Termo Aditivo nº 5 ao Contrato de Gestão, assinado em 17 de dezembro de 2010.

Para o cômputo do resultado foram considerados os programas conduzidos pelos 10 colaboradores contratados pela ACERP para apresentar os programas esportivos abaixo:

Bate Bola Nacional segunda à sexta feira 12h20 às 13h00

No Mundo da Bola segunda à sexta feira 23h30 às 24h00

Jogos de Futebol

Quartas e Quintas-feiras 21h00 às 24h00

sábado 16h00 às 19h00

domingo 17h00 às 20h00

Destacamos, no 3º trimestre, um aumento da carga horária de transmissões devido à cobertura dos Jogos Mundiais Militares, entre os dias 15 e 26 de julho.

Embora não contabilizadas, a ACERP contribuiu com flash nos seguintes programas: Repórter Rio, Alô Rio, Alô Deise e Painel Nacional.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 32

Núcleo de Esportes 1º Tri 2º Tri 3º Tri 4º Tri

Produção 30:30 31:00 32:30 32:30 126:30Transmissão Futebol 30:30 31:00 32:30 32:30 126:30Transmissão 49:00 73:30 99:30 105:00 327:00

110:00 135:30 164:30 170:00 580:00Total Horas Mês 36:40 45:10 54:50 56:40 48:20

Total 2011

Total Hrs

Page 42: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

INDIC ADOR 5

Manutenção de equipamentos de rádio, televisão e acervo.

INDICADOR 5.1

Manutenção e conservação dos equipamentos de produção e transmissão cedidos para o cumprimento das metas.

Este indicador refere-se a manutenção e conservação dos equipamentos de produção e transmissão sob a custódia da ACERP no atendimento às necessidades dos canais de rádio e televisão da EBC.

Meta – % Resultado obtido – % Resultado em 2011 x Meta - %

100 100 100

COMENTÁRIOS: META ATINGIDA.

O NÚCLEO DE MANUTENÇÃO realiza a manutenção e instalação de todos os equipamentos das emissoras, envolvendo estúdios, ilhas de edição, controle mestre, sonorização, grupos geradores, etc.

No período, foram realizadas manutenções preventivas e corretivas no parque de equipamentos eletrônicos, elétricos, na parte mecânica, e nos sistemas de áudio, vídeo e elétrico.

O NÚCLEO DE TRANSMISSÃO é responsável pelo Controle Mestre Técnico e da transmissão do Sumaré, verifica e opera o sistema, os sinais dos centros exibidores, os equipamentos de transmissão dos sinais da TV Brasil para o Rio de Janeiro (inclusive Mendanha). Realiza manutenção emergencial nos equipamentos, além de rotinas referentes ao fornecimento de energia elétrica (Light, gerador) e atende às solicitações das Rádios MEC AM e FM.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 33

Page 43: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

INDICADOR 5.2

Atendimentos mensais da TI a usuários e ao parque de equipamentos.

Este indicador refere-se aos atendimentos em relação a softwares e/ou hardwares, para o desenvolvimento de atividades diversas de produção e transmissão dos canais e serviços da EBC.

Meta – unid. Resultado obtido – unid. Resultado em 2011 x Meta - %

600 488 81,3

COMENTÁRIOS: META PARCIALMENTE ATINGIDA.

O Núcleo de Suporte Técnico é formado por duas áreas de trabalho muito importantes para a manutenção das atividades da tecnologia de informática na TV Brasil/RJ: infra-estrutura e helpdesk.

A área de infra-estrutura é responsável pelo cabeamento estruturado, arquitetura da rede e suas interconectividades e a operacionalização e manutenção do CPD – Centro de Processamento de Dados. Já a área de helpdesk, é responsável pelo atendimento ao usuário e a manutenção preventiva em bancada.

Com a constante atualização e melhoria dos equipamentos da EBC e da ACERP o número de atendimentos ficou abaixo da meta estabelecida.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INDICADOR 5.3

Transcrição mensal de mídias antigas (U-Matic, BVH e Beta) para formato digital.

Este indicador tem por objetivo a execução da política de acervos da EBC.

Meta – Hs Resultado obtido – Hs Resultado em 2011 x Meta - %

30 22 73,3

COMENTÁRIOS: META PARCIALMENTE ATINGIDA.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 34

Atendimentos 1º Tri 2º Tri 3º Tri 4º Tri

Infra Estrutura 567 653 558 480 2.258886 897 1.026 787 3.596

Total 1.453 1.550 1.584 1.267 5.854Média Mensal 484 517 528 422 488

Total 2011

HelpDesk

1º Tri 2º Tri 3º Tri 4º Tri

108 0 72 82 262Média Mensal 36 0 24 27 22

Transcrições(horas)

Total 2011

Page 44: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

A equipe de preservação, recuperação e digitalização de acervo audiovisual e transcodificação de mídias, tem como missão avaliar, selecionar, recuperar, transcrever, catalogar e digitalizar o acervo audiovisual. A disponibilização da versão digital se dará através de ambientes de rede e plataformas computacionais e/ou por mídias de tráfego, em acordo com as normas estabelecidas. São estratégias de preservação de longo prazo em acervos audiovisuais. O trabalho possibilita longa duração de vida aos materiais audiovisuais, atendendo às produções da casa.

Parte da equipe da GEDOC se dedica à recuperação e digitalização do acervo histórico, por meio da transposição do material construído ao longo dos anos, armazenado em suporte analógico, para mídias atuais.

Em virtude de problemas técnicos que impossibilitaram a operação dos equipamentos e do início do trabalho de inventário do acervo, que envolveu toda a equipe, visando a implantação da localização móvel do arquivo de mídias, não foi possível o atingimento da meta.

Ainda assim, foram recuperadas 262 mídias, sendo 169 U-MATIC, 91 BVH e 2 Betacam, representando cerca de 262 horas de material de arquivo digitalizado. Boa parte desse material foi recuperado sob demanda das produções e seguindo os conceitos de importância histórica praticados pela GEDOC, dando prioridade a conteúdos sobre esporte, jornalismo, musicais, entrevistas e infantis.--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INDICADOR 5.4

Pesquisas mensais para as produções internas.

Este indicador, assim como o anterior, visa, também, o atendimento às necessidades da produção de conteúdos jornalísticos e audiovisuais.

Meta – unid. Resultado obtido – unid. Resultado em 2011 x Meta - %

1.000 1.303 130,3

COMENTÁRIOS: META ATINGIDA.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 35

Atendimentos 1º Tri 2º Tri 3º Tri 4º Tri

Pesquisas 2.322 3.471 2.311 2.667 10.771Transcodificações 1.175 1.340 874 1.472 4.861

Total 3.497 4.811 3.185 4.139 15.632Média Mensal 1.166 1.604 1.062 1.380 1.303

Total 2011

Page 45: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

O arquivo de imagens realizou 10.771 pesquisas, incluindo atendimentos para outras emissoras públicas de televisão e produções terceirizadas, além de 4.861 serviços de digitalização e transcodificação de mídias, no que tange ao apoio às produções, com material baixado diretamente da internet, além da digitalização de material externo para utilização nos programas – DVD, CD e outros.

Além de atender às pesquisas, a equipe de pesquisadores produziu mais de 456 horas de material bruto para atendimento às pesquisas e se concentrou na decupagem do material bruto do jornalismo, programas da emissora, editoria de esportes e os espelhos dos telejornais Repórter Rio e Repórter Brasil, totalizando mais de 1.609 horas de material decupado ao longo do exercício.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INDIC ADOR 6

Apoio à migração para a tecnologia digital.

A ACERP dará apoio à migração do fluxo de trabalho analógico para digital, integrando as diversas mídias em 5 praças: Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, São Paulo/SP, São Luís/MA e Tabatinga/AM.

Meta – % Resultado obtido – % Resultado em 2011 x Meta - %

100 100 100

COMENTÁRIOS: META ATINGIDA.

A ACERP desenvolveu um software denominado iAcervo, para apoiar a toda cadeia de produção das Televisões e Rádios da EBC, bem como as Associadas que optarem por utilizar o software. O iAcervo substituiu o SIGERA que foi descontinuado em dezembro de 2010.

O iAcervo foi desenvolvido em Plataforma Livre e serve como base de apoio a transição do processo analógico para o processo digital de produção. O sistema se integrará ao Media Asset Management-MAM, através de ferramentas como “webservices”, integrando os metadados dos produtos analógicos à cadeia de valor da produção digital.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 36

Page 46: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

As equipes lotadas na Gerência de Informática da ACERP, através de seus Núcleos tem prestados os seguintes serviços:

O Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas está trabalhando em consonância com a Gerência de Inovação e a Gerência de Desenvolvimento, ambas ligadas à Diretoria de Tecnologia e Inovação da EBC, no desenvolvimento de softwares que complementarão as funcionalidades desenvolvidas no MAM, em apoio as demais gerências da EBC como a Gerência de Programação (Rádio e Televisão), Gerência de Acervo e Conhecimento e demais áreas da empresa, integrando as mesmas através do MAM.

O Núcleo de Infraestrutura está trabalhando junto a Gerência de Infraestrutura da Diretoria de Tecnologia e Inovação no que tange a unificação lógica das redes de Comunicação e Dados, bem como no acompanhamento da montagem dos novos CPD's (estrutura física e lógica - MAM) e seus maquinários.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INDIC ADOR 7

Gestão Institucional.

INDIC ADOR 7.1

Índice de Liquidez Geral - (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo)

Este indicador estuda especificamente a capacidade da Entidade pagar os seus compromissos de curto e longo prazo com bens e direitos transformáveis em dinheiro a curto e longo prazo.

Meta – Unid. Resultado obtido – Unid. Resultado em 2011 x Meta - %

1 1,23 123,4

FONTE: BALANCETE CONTÁBIL DE 31/12/11

CÁLCULO: (R$ 30.475 + R$ 55.994) / (R$ 10.735 + R$ 59.343) = 1,234

LG Índice de Liquidez Geral Valores em R$ milAC Ativo Circulante 30.475RLP Realizável a Longo Prazo 55.994PC Passivo Circulante 10.735ELP Exigível a Longo Prazo 59.343

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 37

Page 47: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

COMENTÁRIOS: META ATINGIDA.

O resultado do índice reflete a política de contenção de despesas, em execução na ACERP desde 2009, aos valores dos créditos suplementares recebidos por meio dos Termos Aditivos nºs 4 e 5, em dezembro de 2010, que geraram acréscimo no capital circulante de R$ 11,8 milhões, parcialmente utilizados no decorrer do exercício de 2011.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INDICADOR 7.2

Atualização Tecnológica, Capacitação e Treinamento de Pessoal

Este indicador e sua meta tem o objetivo de garantir um percentual mínimo para investimentos em qualificação dos funcionários e prestadores de serviços utilizados no âmbito do Contrato de Gestão. Essas atividades poderão ser desenvolvidas em parceria com a EBC, envolvendo funcionários da empresa e de outras instituições do campo público de comunicação.Fórmula de cálculo: ATEC = DAT/RCG.

Meta – % Resultado obtido – % Resultado em 2011 x Meta - %

1 1,35 135

FONTE: BALANCETE CONTÁBIL DE 31/12/11 E DADOS DO RH

CÁLCULO: ATEC = DAT/RCG = R$ 539.946/ R$ 40.000.000 X 100 = 1,35

COMENTÁRIOS: META ATINGIDA.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 38

CURSO / TREINAMENTO R$ Diárias

Graduação em Administração 877 - - - - 0 877

Graduação em Ciências Contábeis 535 - - - - 0 535

Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação 611 - - - - 0 611

Graduação em Gestão de Recursos Humanos 1.735 - - - - 0 1.735

Graduação em Gestão de Recursos Humanos 1.289 - - - - 0 1.289Graduação em Gestão de Recursos Humanos – EAD 624 - - - - 0 624Graduação em Gestão em Logística 346 - - - - 0 346Pós-Graduação em Gestão Tributária 1.451 - - - - 0 1.451MBA em Marketing Estratégico 3.562 - - - - 0 3.562SESI – Ensino Fundamental e Médio 15.958 - - - - 0 15.958

SUBTOTAL FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO 26.987 0 0 0 0 0 26.987

SubTotal

TotalGeral2011

Passa-gens

Hospe-dagens

Material Didático / Transporte

Page 48: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 39

CURSO / TREINAMENTO R$ Diárias

120 - - - - 0 120

Alterações Recentes na Esfera Trabalhista 1.100 - - - - 0 1.100

Aplicação do Orçamento Base 0 990 - - - - 0 990

Audiência em TV 480 - - - - 0 480

Auditoria em Folha de Pagamento 780 - - - - 0 780

Avançado em Nota Fiscal Eletrônica 1.770 - - - - 0 1.770

Auxiliar de Pessoal 799 - - - - 0 799

Certificação Digital ICP Brasil – Conectividade Social 900 - - - - 0 900

Certificação MCTS – Windows 7 2.834 - - - - 0 2.834Certificação NR 10 4.116 - - - - 0 4.116Como Evitar Reclamatórias Trabalhistas 900 - - - - 0 900

390 - - - - 0 390

Congresso JUST JAVA 2011 700 856 773 189 - 1.818 2.518

Congresso Tela Viva Móvel 1.615 428 634 140 - 1.202 2.817

Congresso SET 2011 11.132 5.504 7.138 4.892 - 17.533 28.665Controladoria 1.800 - - - - 0 1.800

418 - - - - 0 418

Departamento Pessoal – Modelo 1.030 - - - - 0 1.030Economia para Jornalistas 2.700 - - - - 0 2.700

1.500 - - - - 0 1.500

Formação JAVA 2.018 - - - - 0 2.018

FJ – 91 – Arquitetura e Design de Projetos Java 15.374 - - - - 0 15.374Formação de Membros da CIPA – Brasília 2.695 - - - - 0 2.695Formação de Membros da CIPA – Rio de Janeiro 1.800 - - - - 0 1.800

1.100 - - - - 0 1.100

1.870 - - - - 0 1.870Lei Contábil e as Novas Contas/Regras-Atualizada 2011 1.130 - - - - 0 1.130Inglês – EAGLE 209 - - - - 0 209

6.000 - - - - 0 6.000

550 - - - - 0 550

3.240 1.108 1.937 444 - 3.489 6.729

1.180 - - - - 0 1.180

900 - - - - 0 900

173 1.014 451 - - 1.465 1.638

IV Sem. Nordestino de Propriedade Industrial 0 502 304 334 - 1.140 1.140III Seminário Terceiro Setor 540 458 655 274 - 1.387 1.927

Legislação para o Terceiro Setor 780 547 1.086 515 - 2.148 2.928

MBA em Gestão de Segurança nas Organizações 549 - - - - 0 549

MBA em TV Digital – UFF (1) 21.840 - - - - 0 21.840

MBA em TV Digital – UFF (2) 358.800 - - - - 0 358.800

Mestrado em Economia 5.996 - - - - 0 5.996

1.349 - - - - 0 1.349

NAB SHOW 7.999 5.587 - - - 5.587 13.585Preservação de Acervos Fonográficos 750 - - - - 0 750Seminário ICMS e ISS com Enfoque no SPED Fiscal 1.270 - - - - 0 1.270

Técnico em Secretariado 3.006 - - - - 0 3.006

SUBTOTAL CAPACITAÇÃO 477.190 16.004 12.978 6.786 0 35.768 512.959

TOTAL GERAL 504.177 16.004 12.978 6.786 0 35.768 539.946

SubTotal

TotalGeral2011

Passa-gens

Hospe-dagens

Material Didático / Transporte

4º Café – Estratégias e Pessoas – Desafios para a Organização do Século XXI

Conferência AndroidConf Brasil

Curso de Inglês – Eagle

Final Cut

FCONT – Controle Fiscal Contábil de Transição e e-Lalur EscrituraçãoJB 336 – Jboss Application Administration

IOS Dev IntegralHomolognet e as Novas Regras para Rescisão do Contrato de TrabalhoRH300 RHCE Rapid Track CourseVIII Encontro Nacional de Secretárias de Administração PúblicaIV Encontro de Bases de Dados sobre Informações ArquivísticasXII Forum de Software Livre

Métodos Ágeis de Gerência em Desenvolvimento de Software – SCRUM

Page 49: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

CAPACI TAÇÃO E DESENV OLV IME NTO DE RECURSOS HUMANOS

PROGRAMA FORMAÇ ÃO E DESENVOLV I MENTO

Este programa consiste na complementação da formação educacional dos colaboradores e seus dependentes. O projeto contempla o ensino fundamental, médio e superior e é realizado mediante convênios celebrados com instituições de ensino.A parceria com o Serviço Social da Indústria – SESI para os Ensinos Fundamental e Médio, na modalidade presencial e a distância, beneficiou 13 colaboradores.

Através das parcerias com as Universidades Cândido Mendes, UNICARIOCA, Estácio de Sá e CCAA foram beneficiados 9 colaboradores.

ATENDI ME NTO ÀS NECESS I DADE S ESPEC Í F ICAS DE CAP ACITAÇ ÃO

Compreende as atividades de treinamento voltadas para o desenvolvimento de competências específicas, exigidas para o desempenho da função. Os treinamentos são solicitados pelas diversas áreas da ACERP ou sugeridos pela Assessoria de Desenvolvimento de RH.

Os destaques no exercício foram:

• Projeto Rumo ao Futuro – Curso de TV Digital com objetivo de especialização lato-sensu e a qualificação técnica dos colaboradores da ACERP, possibilitando que estes profissionais estejam em sintonia com as transformações tecnológicas do mercado televisivo, em parceria com a Universidade Federal Fluminense – UFF.O MBA em TV Digital Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica contou com a participação de 42 colaboradores em duas turmas. A primeira, encerrada em abril de 2011, formou 14 colaboradores e, a segunda, encerrada em julho de 2011, formou 28 colaboradores.Devido ao sucesso e a grande demanda por parte dos colaboradores para participação neste curso, a ACERP e a UFF firmaram um novo convênio para a realização de mais 4 turmas do curso de TV Digital Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica, sendo, duas de aperfeiçoamento, cujo público alvo são colaboradores com ensino médio completo, e duas de Especialização Lato-sensu, para os profissionais com nível superior completo. As turmas tiveram início no 3º trimestre de 2011, beneficiando 109 colaboradores, sendo 98 da ACERP e 11 da Empresa Brasil de Comunicação – EBC. Os MBAs tem duração aproximada de 2 anos e as turmas de extensão de 10 meses.

• Participação do Líder do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas no curso Métodos Ágeis de Gerência em Desenvolvimento de Software – SCRUM e seguindo a filosofia de multiplicar todo conhecimento adquirido, foi realizada uma palestra sobre a utilização do SCRUM, com a participação de 44 colaboradores.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 40

Page 50: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

• Congresso SET 2011 – É considerado o maior evento de tecnologia, serviços e equipamentos de TV, radiodifusão e telecomunicações da América Latina e atendea proposta mundial de tecnologia da Convergência e do HD para os mercados de Criação, Gerenciamento e Sistemas, Comercialização e Entrega e Consumo de conteúdo eletrônico visual. A ACERP participou do congresso com 9 colaboradores com o objetivo de conhecer os equipamentos e sistemas apresentados e manter-se atualizados com os últimos desenvolvimentos na área tecnológica de televisão.

• O Ciclo de Palestras – O Universo Digital – permitiu a disseminação dos assuntos discutidos no Congresso SET. Os colaboradores participantes apresentaram, através de palestras, para os demais colaboradores da ACERP, os conceitos, as normas, as tendências, as inovações e os avanços no ambiente digital, tanto de televisão como de rádio. Os temas das palestras foram Switch Off – Migração do Analógico para o Digital, Acessibilidade, Interatividade - Smart TV x Ginga, Convergência – Conteúdos Multiplataformas, Produção Digital e Inovações Tecnológicas. As palestras aconteceram no auditório da ACERP, com a presença de 55 participantes.

• Participação de 9 desenvolvedores do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas, da Gerência de Informática, no curso FJ-91- Arquitetura e Design do Projeto Java.O curso teve como objetivo a atualização de novas tecnologias, ligadas ao desenvolvimento de software na linguagem Java e das ferramentas utilizadas no apoio à cadeia de produção da TV Digital, visando o aprimoramento profissional dos mesmos.

• A Gerência de Informática submeteu 7 técnicos da equipe de suporte técnico ao Exame de Certificação MCTS Windows 7 que valida o profissional a implementar e fornecer serviços de desenvolvimento de sistemas, às soluções, baseadas em seus produtos.

• A participação do Diretor Administrativo e Financeiro no NAB Show – 2011, evento que reúne todos os elementos de tecnologia de televisão e atende a todas as empresas de multimídia eletrônica e telecomunicações, com o objetivo de verificar quais soluções estão sendo propostas ao mercado midiático e de telecomunicações bem como quais as práticas que estão sendo desenvolvidas pelas empresas de broadcasting. O Diretor visitou, ainda, grandes centros de pesquisas como MIT – Massachusetts Institute of Technology/Media Lab, Universidade de Harvard, fundação e principais emissoras de TV como WGBH, Wnet, NBC, CNN, CBS, além da DirecTV e Advertising Research Foundation.

• A realização do seminário “O futuro das comunicações”, ministrado pelo Diretor Administrativo e Financeiro, objetivou a socialização das informações obtidas e a promoção de debates em torno do tema. Para isso foi criado um canal de comunicação para facilitar a troca de ideias e propostas para a ACERP.

• A participação de 2 desenvolvedores da Gerência de informática no Congresso Just Java, onde foi apresentada e discutida as novas funcionalidades e projetos JAVA desenvolvidos para aplicação nos mais diversos campos.

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 41

Page 51: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

• O curso “Economia para Jornalistas” que teve como objetivo dar uma visão moderna da teoria econômica e sua repercussão na conjuntura brasileira. A participação de um profissional da Gerência de Telejornalismo possibilitou uma formação básica no tema, visando atender as necessidades da pauta da TV Brasil.

• O curso “Legislação para o Terceiro Setor”, no qual participou a Gerente Jurídica, possibilitou a atualização de como utilizar os principais mecanismos de incentivos fiscais para o campo social no Brasil, além de fornecer informações sobre aspectos legais que regulamentam as Organizações do terceiro setor, sobretudo, as Organizações Sociais.

• O IV Seminário Nordestino de Propriedade Industrial abordou temas relevantes para a Gerência Jurídica, uma vez que, atua na elaboração de termos de cessão e autorizações referentes aos direitos de imagem, conexos e autorais, além de contratos de produção fonográfica e audiovisual.

Foram realizados ainda, no exercício, diversos cursos de curta duração com a participação de 573 colaboradores e um investimento de R$ 512.959,00, com taxas de matrícula.------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INDICADOR 7.3

Limite de Despesa com Remuneração e Vantagens de Qualquer Natureza Percebidos por Dirigentes e Empregados

Este indicador revela o percentual de gastos com a remuneração e vantagens de qualquer natureza percebidas pelos dirigentes e empregados da Entidade, no exercício de suas funções. Fórmula de cálculo: LDP = RLT / (DP + ES)

Meta – % Resultado obtido – % Resultado em 2011 x Meta - %

<= 90 72,0 125,0

FONTE: BALANCETE CONTÁBIL DE 31/12/11

CÁLCULO: LDP = DP / RLT = 67.690/93.959= 72,0%

COMPOSIÇÃO DA RECEITA R$ mil

Contrato de Gestão 40.000Contratos com a SEB/MEC 32.013Produção de Programas 11.239Patrocínios e Publicidade 10.707Total da Receita Líquida 93.959

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 42

Page 52: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

Despesas de Pessoal 53.655Despesas com Pessoal em São Paulo 5.777Despesas com pessoal da TV Escola 8.258Despesas totais com Pessoal e Encargos Sociais 67.690

COMENTÁR I OS : META AT INGIDA .

A apuração do Resultado comparado à Meta para este Indicador é efetuada de forma inversa aos demais indicadores, haja vista que o objetivo da Meta nesse caso, é não atingir ou suplantar o limite pré-estabelecido, enquanto que os demais pressupõem o seu alcance ou suplantação.

As despesas de pessoal da ACERP, sem considerar os colaboradores lotados naTV Escola e em São Paulo, atingiram 105,8% da receita do Contrato de Gestão e Patrocínios e Publicidade nesse período.

FORÇA DE TRABALHO

31/12/10 31/12/11Variação

12/11 x 12/10CLT 1.020 1.036 16Servidores - RJU 305 277 -28COLABORADORES DIRETOS 1.325 1.313 -14Estagiários 80 86 6Temporários 17 7 -10PJ - Contratos 13 5 -8Prestadores / Terceirizados 5 7 2TOTAL 1.440 1.419 -21

COMPOSIÇÃO DOS COLABORADORES DIRETOS

31/12/10 31/12/11Variação

12/11 x 12/10São Paulo 83 92 9TV Escola (MEC) 107 115 8SUB TOTAL -1 190 207 17TV – Rio de Janeiro 804 776 -28Rádios MEC 92 95 3Brasília 40 37 -3Maranhão 199 198 -1SUB TOTAL -2 1.135 1.107 -28TOTAL 1.325 1.313 -12

(Auxílio doença/ licença médica, Maternidade) 31 32 1

TOTAL ATIVOS 1.294 1.281 -13

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 43

Page 53: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

Em 31/12/2011, 23 colaboradores celetistas estavam afastados por auxílio-doença, 2 em licença maternidade e 3 com licença sem vencimentos. Também temos 1 colaborador servidor público cedido em licença médica, além de 3 aposentados por invalidez.

No 4º trimestre de 2011, foram admitidos 60 (210 no ano) colaboradores e desligados 40 (194 no ano) no regime CLT. No Regime Jurídico Único (RJU) foram efetuados 2 (28 no ano) desligamentos. O número de colaboradores diretos diminuiu 1,06% entre 31/12/10 e 31/12/11.

O Programa de Estágio, possui atualmente o efetivo de 86 estagiários. No 4º trimestre foram efetuadas 25 admissões (109 no ano), 13 encerramentos de estágios (77 no ano) e foram efetivados 12 (26 no ano) como novos profissionais da ACERP.

Programa Jovem Aprendiz: em atendimento à Lei nº 10.097/2000 e respectiva regulamentação, a ACERP contratou a Associação de Ensino Social Profissionalizante – ESPRO para promover a contratação de jovens, na idade de 14 a 24 anos, a fim de desenvolver atividades de aprendizagem em suas dependências. Os 24 jovens selecionados, estão alocados nas áreas de Informática, Documentação e Pesquisa, Operações e Engenharia.

Evolução de Pessoal, São Paulo e TV Escola

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 44

Dez/07Mar/08

Jun/08Set/08

Dez/08Mar/09

Jun/09Set/09

Dez/09Mar/10

Jun/10Set/10

Dez/10Mar/11

Jun/11Set/11

Dez/11

1.0001.025

1.050

1.0751.100

1.125

1.150

1.1751.200

1.225

1.2501.275

1.300

1.3251.350

1.375

1.4001.425

1.450

1.4751.500

1.3111.315

1.3491.3651.375

1.400

1.4731.447

1.4051.382

1.3281.3241.3251.3171.3081.295

1.313

1.3091.313

1.3471.3621.372

1.3971.400

1.367

1.3251.301

1.2461.2311.2421.232

1.2191.205

1.2211.2391.241

1.2731.2831.2861.3001.293

1.257

1.2151.190

1.1351.116

1.1351.1281.1191.0981.106

T ota l Gera l T ota l sem SP T otal sem SP e M EC

Page 54: Relatório de Gestãoroquettepinto.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Relat...2.590 minutos de produção, sendo grande parte reaproveitamento de material reeditado dos telejornais

Evolução de RJU e CLT

Legendas Utilizadas:

LG - Índice de Liquidez Geral

AC - Ativo Circulante

RLP - Realizável a Longo Prazo

PC - Passivo Circulante

ELP - Exigível a Longo Prazo

LDP - Limite Despesas com Pessoal e Encargos Sociais

RCG - Receita do Contrato de Gestão

RLT - Receita Líquida Total

DAT - Desembolso com Atualização Tecnológica

DP - Despesa com Pessoal

ES - Encargos Sociais

• ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA ROQUETTE PINTO. ACERP • RELATÓRIO. DE. GESTÃO. EXERCÍCIO 2011. ACERP 45

2007 2008 2009 2010 20110

200

400

600

800

1.000

1.200

480425

374305 277

831950

1.031 1.020 1.036

RJU CLT