relatório de cidadania global 2008 - hewlett packard · 2020. 7. 7. · cidadania global na hp a...

11
Relatório de Cidadania Global 2008 CIDADANIA GLOBAL NA EMPRESA CONTROLE O CONSUMO DESEU DATA CENTER Como aumentar a eficiência no uso de energia com soluções HP e melhores práticas O EFEITO CASCATA Gestão responsável da cadeia de produção — por que a abordagem da HP é importante para seus negócios NOVIDADE: CITY 2.0 Vislumbrando oportunidades em um mundo de recursos restritos, com baixa emissão de carbono O DEVER DE PROTEGER A PRIVACIDADE Como a sua empresa está reagindo? Das políticas à tecnologia, a HP compartilha a sua estratégia ÉTICA & CONFORMIDADE | DIREITOS HUMANOS & PRÁTICAS TRABALHISTAS | SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL | PRIVACIDADE | INVESTIMENTO SOCIAL

Upload: others

Post on 13-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório de Cidadania Global 2008 - Hewlett Packard · 2020. 7. 7. · CIDADANIA GLOBAL NA HP A cidadania global beneficia a HP, nossos clientes, e as comunidades onde vivemos e

Relatório de Cidadania Global 2008

C I D A D A N I A G L O B A L N A E M P R E S A

CONTROLE O CONSUMO DESEU DATA CENTER

Como aumentar a eficiência no uso de energia com soluções HP e melhores práticas

O EFEITO CASCATA

Gestão responsável da cadeia de produção — por que a abordagem da HP é importante para seus negócios

NOVIDADE: CITY 2.0

Vislumbrando oportunidades em um mundo de recursos restritos, com baixa emissão de carbono

O DEVER DE PROTEGER A PRIVACIDADE

Como a sua empresa está reagindo? Das políticas à tecnologia, a HP compartilha a sua estratégia

ÉTICA & CONFORMIDADE | DIREITOS HUMANOS & PRÁTICAS TRABALHISTAS | SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL | PRIVACIDADE | INVESTIMENTO SOCIAL

Page 2: Relatório de Cidadania Global 2008 - Hewlett Packard · 2020. 7. 7. · CIDADANIA GLOBAL NA HP A cidadania global beneficia a HP, nossos clientes, e as comunidades onde vivemos e

VOCÊ TAMBÉM PODE BAIXAR ESTE DOCUMENTOem hp.com/go/customer. Nosso relatório on-line (hp.com/hpinfo/globalcitizenship/gcreport/downloads.html) inclui detalhes e dados de desempenho sobre os itens descritos neste relatório, bem como em outros.

COMPARTILHE SUAS IDEIAS A transparência e o diálogo são pontos fundamentais para a cidadania global na HP. Caso tenha dúvidas ou queira oferecer avaliação sobre o relatório deste ano, responda à nossa pesquisa on-line em hp.com/go/report/feedback

O relatório anual de CIDADANIA GLOBAL da HP descreve as políticas da empresa, programas, desempenho e metas para uma variedade de questões que compõem a cidadania global. Projetamos esta versão pensando em nossos clientes do setor público e empresarial. Ela apresenta as soluções e melhores práticas da HP para ajudar as empresas a responderem rapidamente desafios e oportunidades de negócios.

Reduzir, recuperar e estender: o data center com uso eficaz de energia

Melhores práticas para a recuperação de ativos de TI

City 2.0: Visão da HP para um futuro sustentável

8 9 10Cidadania global em ação

Resumo de metas e desempenho

O dever de proteger a privacidade

O poder da tecnologia na transformação do ensino e da aprendizagem

11 12 14 16

Cidadania global na HP

2

Elevar os padrões na cadeia global de produção de TI

4Sustentabilidade ambiental de TI na empresa

6

Mark Hurd Responde

1

Uso do efeito cascata para engajar pequenos fornecedores

5

1

VEJA

O R

ELA

TÓRI

O C

OM

PLET

O S

OBR

E C

IDA

DAN

IA G

LOBA

L N

A H

P EM

HP.C

OM

/GO

/REP

ORT

Como o programa de cidadania global contribui para o sucesso da HP?O programa de cidadania global contribui para sucesso da empresa porque ele é importante para nossos consumidores. Os clientes admiram os esforços da HP em áreas como mudanças climáticas e direitos humanos. Eles também valorizam iniciativas que possam ajudá-los a ter sucesso. Tais iniciativas podem ser uma central de dados com uso eficaz de energia que cortasse os custos ao mesmo tempo em que reduzisse as emissões de carbono, ou um ambiente de impressão gerenciado centralmente, que aumentasse a produtividade e economizasse recursos. A cidadania global também fortalece nossos próprios negócios, aumentando a eficiência, protegendo a privacidade e mantendo a confiança de nossos acionistas.

Quais foram as conquistas mais notáveis da HP em 2008 no que se refere à cidadania global?Alcançamos muitas metas e fizemos progressos significativos em direção a praticamente todas as outras metas de cidadania global. Veja algumas dessas conquistas: Cortamos as emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) de nossas operações em 4% (valores absolutos comparados a 2007) e em 13% (receitas normalizadas). Estimulamos nossa indústria a reportar as emissões de GEE dos fornecedores da primeira camada, que representam mais de 80% dos gastos totais de fabricação de nossos produtos. Auditamos 142 fornecedores em 246 instalações para fiscalizar o cumprimento de nosso código de conduta, e as incidências de não-conformidade, tais como práticas de discriminação, foram substancialmente reduzidas. Além disso, contribuímos com mais de $46 milhões em dinheiro e produtos para ajudar a transformar a educação por meio da tecnologia, treinar empreendedores e ajudar as comunidades.

Como a cidadania global ajuda a HP a atender seus clientes?Vou dar um exemplo. Trabalhamos com a UPS em um dispositivo inovador que imprime etiquetas diretamente nas

embalagens. Ao eliminar as etiquetas de papel, a empresa economizará milhões em custos operacionais e deixará de usar mais de 1.200 toneladas de papel por ano. Além disso, nosso programa de recuperação de ativos ajuda as empresas a processarem de maneira responsável os equipamentos de TI mais antigos, o que aumenta o valor residual destes. Além das iniciativas ambientais, a proteção da privacidade é outro aspecto importante da cidadania global, e integramos as mais modernas tecnologias de segurança em nosso portfólio. Essas e outras soluções fazem parte do compromisso estratégico da HP, que consiste em oferecer benefícios empresariais e, ao mesmo tempo, ajudar a construir um mundo melhor.

Quais as responsabilidades dos funcionários da HP no programa de cidadania global da empresa?Nossos funcionários estão por trás de todas as nossas iniciativas de cidadania global; eles contribuem com tempo, energia e dinheiro para ajudar as comunidades. E mais ainda, eles refletem o escopo global de nossa empresa — nossos esforços no sentido de aumentar a diversidade de nossa força de trabalho resultarão em uma fonte cada vez maior de inovação e força. Com a inclusão do EDS, somos hoje mais de 300.000 pessoas, e não consigo imaginar nenhuma outra empresa que tenha mais talento ou capacidade para melhorar a vida e o trabalho das pessoas.

Mark Hurd Diretor, CEO e Presidente

Para ver uma seção de perguntas e respostas com Mark Hurd, consulte hp.com/go/report

MARk HURD RESPONDE

2008 ficará marcado na história da HP Brasil como o ano em que assumimos a liderança do mercado nacional de tecnologia da informação. Antes mesmo de serem contabilizados os números da EDS, a HP conquistou o lugar mais alto no ranking do setor no país, o que é motivo de orgulho para mim e para todos os nossos colaboradores.

Estes resultados e a trajetória ascendente da HP no Brasil consolidam uma marca fortemente ligada à inovação e sela nosso compromisso com este país de enormes dimensões e contrastes. Em um mundo de mudanças rápidas, em que a tecnologia cada vez mais está incorporada ao dia-a-dia das pessoas e à gestão dos negócios, somos uma empresa em constante transformação. É com o olhar atento às necessidades de consumidores e empresas que criamos e desenvolvemos soluções para o hoje e o amanhã.

Como você poderá conferir neste relatório, 2008 foi um ano repleto de conquistas, sem deixar de lado nosso

compromisso com o desenvolvimento social por meio da educação e com a preservação do nosso meio ambiente. Entre outras iniciativas, lançamos um programa que busca a conscientização de adolescentes de escolas públicas de todo país sobre consumo responsável, um modelo de atuação a ser perseguido ao longo dos próximos anos.

Nosso objetivo para 2009 é continuar ajudando a construir uma sociedade brasileira ainda mais produtiva – principalmente em um momento em que o Brasil desponta pela concretização de seu potencial de crescimento – e contribuir para que as pessoas, seja no trabalho ou na vida pessoal tenham experiências positivas com a nossa tecnologia.

Mário Anseloni Presidente e Diretor Geral HP Brasil

CARTA DO MÁRIO ANSELONI

Page 3: Relatório de Cidadania Global 2008 - Hewlett Packard · 2020. 7. 7. · CIDADANIA GLOBAL NA HP A cidadania global beneficia a HP, nossos clientes, e as comunidades onde vivemos e

CIDADANIA GLOBAL NA HP A cidadania global beneficia a HP, nossos clientes, e as comunidades onde vivemos e trabalhamos. Veja abaixo exemplos de desse impacto em 2008.

A cidadania global aborda muitos aspectos na HP. Ela é mais do que um logotipo, maior do que um programa, maior do que qualquer organização. A cidadania global consiste em um objetivo corporativo, personalizado por nossos funcionários e enraigada em valores que são fundamentais à HP desde a fundação da empresa, em 1939. Ela abrange nosso compromisso com os mais altos padrões de integridade, contribuição e responsabilidade, à medida que equilibramos e alinhamos nossas metas comerciais ao nosso impacto sobre a sociedade e o meio ambiente.

Poucas empresas dispõem dos mesmos recursos que a HP para implantar mudanças significativas e duradouras. Nosso portfólio de produtos, serviços e soluções está muito à frente da indústria de TI. Nossas operações, infraestrutura e influência estão presentes no mundo todo. Nossos 321.000 funcionários1 incluem algumas das mentes mais engenhosas de nosso tempo. Seus talentos e experiências são inigualáveis. E as relações com todos os envolvidos na empresa são de ampla colaboração, o que nos ajuda a compreender problemas e oportunidades e oferecer soluções a eles.

Concentramos nossos esforços em cinco áreas: ética e conformidade, direitos humanos e práticas de trabalho, sustentabilidade ambiental, privacidade e investimento social. Juntas, essas áreas abrangem nossas regiões e unidades de negócios, influenciando nossas prioridades, operações, desenvolvimento de produtos e diferenciação da marca.

Nosso trabalho nessas áreas também gera ideias e melhores práticas que nos orientam no sentido de atender melhor a nossos clientes. Por exemplo, estamos aplicando o que aprendemos sobre melhoria dos direitos humanos na indústria de TI, na cadeia de produção e nos produtos e serviços com menor alcance na cadeia de produção, protegendo a privacidade dos clientes e dos funcionários e transformando o ensino e a aprendizagem por meio de usos inovadores de tecnologias.

A cidadania global continuará a ser vital para o sucesso da HP e de nossos clientes. À medida que o mundo enfrenta desafios econômicos, ambientais e sociais sem precedentes, nosso compromisso nos ajudará a guiar nosso negócio, bem como a desenvolver soluções inovadoras e a criar valor comercial agregado.

CIDADANIAGLOBAL

Sustentabilidade ambiental

Direitos humanos e

práticas trabalhistas

Privacidade

Ética e conformidade

Investimento social

COLABORAR PARA FORTALECER A PRIVACIDADE

Convidada pelo U.S. Department of Commerce e pela Federal Trade Commission, a HP se juntou ao subgrupo Asia Pacific Economic Cooperative Privacy para ajudar a desenvolver regras de proteção para o fluxo de dados além das fronteiras.

PROMOVER A SAÚDE DAS TRABALHADORAS

Trabalhando com dois fornecedores no México, a HP e o Business for Social Responsibility foram os primeiros na indústria de TI a lançarem o projeto HER, um esforço compartilhado entre multinacionais, fábricas e organizações não-governamentais no sentido de conscientizar as mulheres a respeito da importância de sua saúde reprodutiva e do acesso aos serviços de saúde.

MÉX

ICO

PARCERIA PARA PESQUISAS EM CLOUD COMPUTING

A HP se uniu à Intel Corporation e ao Yahoo! Inc. para lançar o Open Cirrus - plataforma open source alojada conjuntamente em três universidades na Alemanha, Cingapura e Estados Unidos - cujo objetivo será pesquisar o cloud computing em uma escala sem precedentes.

DE INCENTIVO AO SUCESSO DE PEQUENAS EMPRESAS

Vinte e três entidades sem fins lucrativos na região Ásia-Pacífico receberam (cada) doações de $80.000 através do programa de desenvolvimento de microempresas da HP. Desde 2007, o programa auxiliou mais de 1.000 empresários, fornecendo-lhes equipamentos HP e treinamentos específicos.

$1,84 MIL

O

TON

ELA

-DA

S

TRANSFORMAÇÃO DE DATACENTERS

A rede de lojas SPAR-Austria, com 1.600 estabelecimentos na Áustria, adotou as soluções da HP para cortar o uso de energia no data center em 10-15% (260.000 kWh), equivalente à emissão de 125 toneladas de CO2e evitando os gastos com uma nova instalação.

125

CENTRALIzAÇÃO DE GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO E IMAGENS

Com os serviços de impressão gerenciada da HP, a Viacom reduzirá anualmente seu volume de páginas impressas em 12,5%, o que permitirá um corte no consumo de energia de mais de 66% e economizará mais de 10 milhões de folhas de papel.

66%

AJUDA A COMUNIDADES

A HP doou $500.000 em tecnologia ao Lucile Packard Children s Hospital, na Califórnia, para a implantação de serviços pediátricos. A Hewlett-Packard Company Foundation também fez uma doação de $500.000 para ajudar pesquisas voltadas para a melhoria da saúde dos pacientes.

DESENVOLVIMENTO DE TéCNICOS EM TI DE ÚLTIMA GERAÇÃO

A HP está ajudando a estabelecer centros de tecnologia em 12 universidades russas, voltados para a capacitação de profissionais para empresas relacionadas a TI. Aproximadamente 1.500 estudantes foram admitidos no programa, e os melhores ganharam um estágio de especialização nos laboratórios da HP.

RÚSS

IA

FORTALECENDO OS TRABALHADORES NA CHINA

A HP se juntou à SACOM e ao seu parceiro de treinamentos para oferecer aulas a mais de 1.800 trabalhadores da Chicony (um fornecedor da HP), tanto sobre direitos humanos quanto sobre como estabelecer um canal direto de comunicação de informações para os trabalhadores.

CH

INA

RELA

TÓRI

O D

E C

IDA

DA

NIA

GLO

BAL

DA

HP

2008

2 3

VEJA

O R

ELA

TÓRI

O C

OM

PLET

O S

OBR

E C

IDA

DAN

IA G

LOBA

L N

A H

P EM

HP.C

OM

/GO

/REP

ORT

Page 4: Relatório de Cidadania Global 2008 - Hewlett Packard · 2020. 7. 7. · CIDADANIA GLOBAL NA HP A cidadania global beneficia a HP, nossos clientes, e as comunidades onde vivemos e

Focar em grandes fornecedores não é suficiente para elevar os padrões sociais e ambientais na cadeia de produção global. Para maior impacto, é necessário incluir também os fornecedores de segundo e terceiro níveis Em função de seu tamanho, tais fornecedores geralmente não dispõem de recursos ou conhecimento especializado para trabalhar preventivamente no sentido de atender aos mais altos padrões ambientais e sociais.

Reconhecendo isso, em 2008 a HP publicou as diretrizes para ajudar as multinacionais a elevarem o desempenho dos fornecedores menores, que geralmente são terceirizados pelos fornecedores de primeiro nível. As diretrizes foram desenvolvidas junto com a Danish Commerce and Companies Agency e foram baseadas em estudos sobre fornecedores da HP no Leste Europeu.

O estudo analisava como o programa SER da cadeia de produção da HP equipava os fornecedores de primeiro nível para que estes pudessem analisar e treinar seus próprios funcionários no domínio de sistemas de gerenciamento eficazes, bem como em práticas ambientais e em questões de saúde e segurança. Este efeito cascata obtido pelo engajamento de pequenos fornecedores é fundamental para saber como a HP está orientando e aplicando seus padrões rigorosos ao longo da cadeia de produção de TI.

Promover avanços nas indústriasAs diretrizes propostas pela HP incluem a integração de sistemas de gerenciamento de migração em operações, a fiscalização do cumprimento dos requisitos por meio de auditorias, a manutenção de diálogos e o engajamento de fornecedores em atividades de capacitação e de criação de recursos. As diretrizes também conclamam as multinacionais a desenvolverem códigos de conduta compartilhados — e, possivelmente, executarem auditorias conjuntas — de modo a simplificar o trabalho dos fornecedores e permitir que estes atendam aos inúmeros conjuntos de requisitos.

A HP é a primeira empresa de TI a publicar uma estratégia tão abrangente para o gerenciamento responsável da cadeia de produção. “Encorajamos outras empresas líderes a adotarem essas diretrizes. Adotar uma abordagem comum para engajar toda a cadeia de produção ajudará você a fazer um progresso rápido e substancial na elevação de padrões ambientais e sociais ao redor do mundo,” declara Judy Glazer, diretor de operações de responsabilidade social e ambiental global da HP.

Baixe o relatório completo sobre pequenos fornecedores nas cadeias de produção global (“Small Suppliers in Global Supply Chains”) no site hp.com/go/customer/URLs

“ Ao mesmo tempo em que ajuda as empresas a fortalecerem o compromisso de seus funcionários com a saúde, a HP fornece ferramentas e treinamento que melhoram os padrões do local de trabalho e a vida das pessoas.”— PHILLIP LIU, GERENTE DE FÁBRICA, PEGATRON TECHNOLOGY, MÉXICO com relação ao suporte da HERproject, um programa que promove a saúde reprodutiva das mulheres nas instalações do fornecedor, no México e na China

Ir além dos padrões para construir competências

O programa de responsabilidade social e ambiental da cadeia de produção da HP (SER) é baseado em um sistema de gerenciamento de quatro fases. Nos últimos seis anos, todos os fornecedores de serviços de distribuição e fabricação de componentes e materiais dos principais produtos da HP completaram as duas primeiras fases, que incluem avaliação inicial da HP e uma autoavaliação por parte do fornecedor. Os fornecedores entram na terceira fase, que inclui auditorias nas instalações com base no possível risco de não-obediência às normas. Ao longo de 2008, a HP conduziu e acompanhou auditorias em 142 instalações de fornecedores, dentre as 246 consideradas instalações de “alto risco”. Tais auditorias levam em conta a localização, os processos de fabricação, o tipo de relação contratual e o desempenho passado.

Na quarta fase, a HP se unirá aos fornecedores para capacitá-los. A HP trabalha com agências não-governamentais locais no sentido de identificar áreas que necessitam de melhoria, colaborar com equipes de fornecedores, estimular o diálogo e compartilhar melhores práticas. Embora sua ênfase esteja na ajuda aos fornecedores, a HP tem uma política de tolerância zero para questões como trabalho escravo ou trabalho em condições de risco e exige a imediata ação corretiva para esses casos.

A maioria dos fornecedores tem se engajado no programa. Um número cada vez maior de fornecedores reconhece que os investimentos podem cortar o desperdício no uso de energia e os custos associados ao processamento, enquanto os programas de saúde e segurança podem reduzir as taxas de acidentes e melhorar a produtividade e a força moral. De acordo com Vic Lee, diretor de administração da Chicony Electronics, fornecedor da HP na China, “O treinamento oferecido pelo programa da HP ajuda nossos funcionários a entenderem seus

direitos e obrigações. Embora isso tenha algum impacto nas horas de produção, estabelecer uma cultura de responsabilidade social e ambiental nos ajudará a cumprirmos padrões cada vez mais altos e a sermos mais competitivos.”

Proporcionar mais transparência

Em abril de 2008, a HP tornou-se a primeira empresa de TI a divulgar uma lista de principais fornecedores, indicando mais de 95% dos investimentos com compras da cadeia de produção associados aos seus produtos. A HP acredita que a transparência encorajará outras empresas a se esforçarem mais para promover a responsabilidade na cadeia de produção.

Em outra iniciativa pioneira na indústria, em setembro de 2008 a HP anunciou as emissões de gases de efeito estufa atribuídas aos seus fornecedores de primeiro nível, indicando mais de 80% dos gastos com a fabricação de seus produtos. As emissões agregadas totalizavam 3,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2e).2

Gerar benefícios comerciais

Através de seu programa de SER, a HP melhorou as condições de trabalho e o desempenho ambiental em instalações de fornecedores no mundo todo, ao mesmo tempo em que reduziu o risco de interrupções na cadeia de produção, causados por atividades proibidas ou controversas.

O trabalho da HP também beneficia os clientes. Comprar de um líder em gerenciamento responsável da cadeia de produção sinaliza o alinhamento das ações da empresa com seus valores e pode proteger sua reputação contra ações penais por violação aos direitos humanos ou ao meio ambiente. Padrões mais altos também aumentam a produtividade e a segurança do trabalhador, o que pode contribuir para reduzir os preços finais para os clientes.

A HP possui uma das maiores cadeias de produção da indústria de TI, com mais de 600 fornecedores e 1.200 instalações ao redor do mundo. Muitas dessas instalações estão localizadas em países em desenvolvimento, os quais têm maior incidência de violações aos direitos humanos, ao meio ambiente e à ética. A HP é responsável por promover padrões mais altos, criar recursos e monitorar o desempenho de toda a sua cadeia de produção global.

ELEVANDO OS PADRÕES NA CADEIA DE

USAR O EFEITO CASCATA PARA

ENGAJAR PEQUENOS FORNECEDORES

PROTEGER DIREITOS HUMANOS

A HP é membro do BLIHR (Business Leaders Initiative on Human Rights), que trabalha com as maiores empresas globais da indústria no sentido de proteger os direitos humanos. Os membros do BLIHR definem exemplos para outras empresas, encontrando maneiras práticas de aplicar a Declaração Universal de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas dentro do contexto de uma empresa.

CO

MO

SEU

S FO

RNEC

EDO

RES

DE T

I PO

DEM

MED

IR O

DES

EMPE

NH

O?

12

34

56

78

FAÇA A SEUS FORNECEDORES AS PERGUNTAS A SEGUIR PARA AVALIAR AS RESPONSABILIDADES DAS EMPRESAS SOBRE SUAS CADEIAS DE PRODUÇÃO:

A sua empresa tem um código de conduta de fornecedores?

Se a sua empresa tem esse código, quem é obrigado a segui-lo?

Como você confirma que os direitos do trabalhador, tais como evitar excesso de horas extras, estão protegidos nas instalações que fabricam seus produtos?

Como você demonstra que seus produtos são feitos em fábricas que respeitam a política de prioridade em saúde e segurança?

Como você assegura que os fornecedores projetam e fabricam seus produtos de modo a limitar os impactos ambientais?

Como você identifica e soluciona problemas de não-cumprimento das normas por parte do fornecedor?

Como a sua empresa ajuda os fornecedores a construir competências?

Quem é responsável pelo desempenho social e ambiental da cadeia de produção de sua empresa?

REDUÇÃO DAS VIOLAÇÕES DAS NORMAS POR CATEGORIA (nas auditorias mais recentes, em comparação com as primeiras auditorias) A HP já realizou 480 auditorias de fornecedores desde 2005 e acompanhou a redução do número de violações em todas as sete seções do código de conduta da indústria eletrônica, ou EICC ( Electronic Industry Code of Conduct).

AMBIENTE

75%SAÚDE & SEGURANÇA MÃO DE OBRA

65% 45%

PRODUÇÃO GLOBAL DE TI

RELA

TÓRI

O D

E C

IDA

DA

NIA

GLO

BAL

DA

HP

2008

4 5

VEJA

O R

ELA

TÓRI

O C

OM

PLET

O S

OBR

E C

IDA

DAN

IA G

LOBA

L N

A H

P EM

HP.C

OM

/GO

/REP

ORT

Page 5: Relatório de Cidadania Global 2008 - Hewlett Packard · 2020. 7. 7. · CIDADANIA GLOBAL NA HP A cidadania global beneficia a HP, nossos clientes, e as comunidades onde vivemos e

O uso do HP Halo para eliminar 1.000 voos comerciais entre Nova Iorque e Londres por pessoa pode evitar a emissão de mais de 1.200 toneladas de emissões de CO2 —e economizar $2 milhões em passagens de avião.7 O HP SkyRoom trará colaboração em alta definição para o desktop, tornando as reuniões virtuais ainda mais acessíveis a um grande número de projetos.

Os plásticos e metais utilizados em equipamentos de TI podem ser usados em novos produtos, reduzindo a demanda por matéria prima e o lixo nos aterros sanitários. Até a presente data, a HP já recuperou 157.500 toneladas de cartuchos de impressão por meio do programa de reciclagem e devolução Planet Partners. Consulte a página 9 para ver os serviços de reciclagem e reutilização da HP para equipamentos de TI.

2

SUSTANTABILIDADE AMBIENTAL DE TI

EM TODA A EMPRESAEm todas as indústrias, as empresas estão adotando soluções de TI voltadas para o meio ambiente para reduzir custos e aumentar a eficiência. Muitas estão se voltando para a HP, líder em produtos e serviços projetados para o meio ambiente. Veja abaixo algumas soluções da HP que podem aumentar a eficiência no uso da energia, cortar emissões de gases de efeito estufa e conservar recursos — tudo isso melhorando o desempenho e economizando dinheiro.

Os serviços de impressão gerenciada da HP economizaram mais de $3M para a 3M

A parceria com a HP através de um acordo de serviços de impressão gerenciada permitiu que a 3M economizasse mais de $3 milhões em apenas dois anos, somente nos Estados Unidos. As novas impressoras usam menos energia do que os dispositivos que elas substituíram e foram definidas para o modo de impressão duplex. Assim, a 3M poupa tanto energia quanto papel Além disso, a 3M participa do programa HP Planet Partners Recycling e recicla 100% de seus cartuchos de impressão.

Leia o estudo de caso da 3M e baixe o artigo “A Green IT Action Plan for Printing and Imaging” em hp.com/go/customer/URLs

COMO MEDIR O VOLUME DE EMISSÕES DE SUAS IMPRESSORAS

Use o HP Carbon Footprint Calculator para avaliar o impacto de suas impressoras ou para comparar o uso de energia de cada produto. Visite hp.com/go/customer/URLs

Ao gerenciar centralmente sua frota de impressoras com o software HP Web Jetadmin, você pode definir modos de dispositivo ativo e sleep. E para economizar ainda mais dinheiro, a desativação dos equipamentos fora dos horários de trabalho pode ajudá-lo a reduzir os custos de energia em até 66%.6

ASSUMA O CONTROLE DE SUAS IMAGENS E IMPRESSÕES

8

Todos os PC e monitores da HP são fornecidos com as configurações de economia de energia já habilitadas. O uso do gerenciamento de energia pode economizar até $75 por monitor e computador de mesa (desktop) ao ano.3

GERENCIAMENTO DE ENERGIA 3

5

6

6

RECICLE EQUIPAMENTOS DE TI E PRODUTOS DE IMPRESSÃO

7

REUNIÕES VIRTUAIS SUBSTITUEM VIAGENS

Uma típica central de dados, com até 2.000 metros quadrados, consome anualmente tanta energia quando uma construção de 40.000 metros quadrados. Consulte a página 8 para ver as maneiras de reduzir o consumo de energia dos data centers em até 60%.

LIMITE O USO DE DATA CENTERS QUE GERAM GASTOS INTENSOS DE ENERGIA

1

A HP foi a primeira fabricante de PCs do mercado a oferecer desktops com fontes de alimentação 80% mais eficazes, de acordo com as severas diretrizes do ENERGY STAR® 4.0. Os testes de laboratório da HP descobriram que os PCs equipados com essas fontes de alimentação e com os outros requisitos de hardware ENERGY STAR 4.0 podem reduzir a mais da metade o uso total de energia do sistema.4

PCs COM USO EFICIENTE DE ENERGIA

4

A HP estima que no caso de produtos LaserJet monocromáticos, a energia economizada pelo uso da Instant-on Technology entre 1993 e 2007 evitou a emissão de aproximadamente 6,5 milhões de toneladas de CO2, o equivalente a retirar 1,4 milhão de carros das ruas por ano.

IMPRESSÃO IMEDIATA EM MODO DE ECONOMIA DE ENERGIA

Os PCs notebook e os monitores de tela plana usam menos matéria prima na fabricação e demandam menos embalagem para o envio. Os PCs da série HP TouchSmart IQ 500 de tela plana, que incluem um PC e monitor integrado, usam 55% menos metal e 37% menos plástico do que os PCs e monitores padrão.5

PRODUTOS MAIS LEVES

RELA

TÓRI

O D

E C

IDA

DA

NIA

GLO

BAL

DA

HP

2008

6 7

VEJA

O R

ELA

TÓRI

O C

OM

PLET

O S

OBR

E C

IDA

DAN

IA G

LOBA

L N

A H

P EM

HP.C

OM

/GO

/REP

ORT

Page 6: Relatório de Cidadania Global 2008 - Hewlett Packard · 2020. 7. 7. · CIDADANIA GLOBAL NA HP A cidadania global beneficia a HP, nossos clientes, e as comunidades onde vivemos e

Com o aumento da demanda de computadores a custos mais baixos, cresce o interesse em melhorar o consumo eficaz de energia em data centers — que pode representar aproximadamente 40% do consumo de energia de uma empresa.8 A HP recomenda uma abordagem holística. Veja como.

MELHORES PRÁTICAS PARA

RECUPERAÇÃO DE ATIVOS DE TI

PROTEGER DADOS CONFIDENCIAIS Para proteger sua empresa contra brechas de segurança, é essencial ter um processo rigoroso para limpar os dados confidenciais dos equipamentos eletrônicos quando você os desativa. A HP exclui as tags de identificação do cliente e outras informações de TI antigas por meio de processos e softwares padrão da indústria, tornando os dados totalmente irrecuperáveis.

RECICLAR ATÉ O FIM DA VIDA ÚTIL Em algum momento, todos os equipamentos de TI precisam ser aposentados. A reciclagem mantém substâncias potencialmente perigosas fora de aterros sanitários e recupera plásticos e metais que podem ser reutilizados em novos produtos, reduzindo a demanda por matéria prima. A HP é líder em serviços de reciclagem desde 1991.

REUTILIZAR PARA MAXIMIZAR O VALOR A reutilização de equipamentos de TI economiza dinheiro e reduz o lixo eletrônico. Se a sua empresa não pode mais usar ativos antigos, a HP os removerá — independentemente de terem sido fabricados por ela — e pagará o valor de revenda. Em 2008, a HP coletou 3,5 milhões de unidades de hardware para reutilização.

FISCALIZAR TODOS OS ENVOLVIDOS Ao contratar um parceiro para descarte, é importante verificar se ele não está exportando o lixo para driblar as normas ambientais. A HP exige que seus fornecedores sigam os padrões globais de reutilização e reciclagem, os quais especificam as diretrizes para o armazenamento, manuseio e processamento de equipamentos. No ano passado, a HP conduziu e reportou os resultados de mais de 40 auditorias de fornecedores de serviços de reutilização e reciclagem em 22 países.

MONITORAR E CUMPRIR AS NORMAS Normas regulatórias, tais como Sarbanes-Oxley e a HIPAA nos Estados Unidos, e a diretiva WEEE (Waste Electrical and Electronic Equipment) na Europa, determinam o descarte de ativos de TI de modo a proteger a privacidade e o ambiente. Os clientes que dependem dos serviços de recuperação de ativos da HP não precisam realizar as tarefas intensas de monitoramento ou de fiscalização para assegurar a compatibilidade com tais normas. A HP gerencia o descarte de materiais de TI antigos de acordo com todas as leis e normas aplicáveis.

Armazenar PCs ou servidores antigos pode representar uma ameaça à segurança e corroer o valor residual destes equipamentos. O descarte envolve o cumprimento de normas cada vez mais severas no que se refere ao ambiente e à proteção de dados. Tais desafios demandam novas soluções de gerenciamento de ativos de TI, com ênfase na recuperação do valor e na limitação dos riscos.

A HP TESTA SEU PRÓPRIO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃOA HP oferece uma gama de soluções de reutilização e reciclagem que ajuda nossos clientes e reduzirem o impacto ambiental. Os serviços de recuperação de ativos da HP (HP Asset Recovery Services) oferecem às empresas maneiras ambientalmente responsáveis de “aposentar” a tecnologia e, ao mesmo tempo, proteger os dados e manter as tecnologias antigas longe dos aterros sanitários. Ao adquirir novas tecnologias HP, os clientes podem aproveitar as vantagens dos programas de troca e venda de materiais usados oferecidos nos mercados locais. A HP coleta os equipamentos antigos e os descarta de maneira responsável em locais apropriados ou, quando possível, reforma os equipamentos para revendê-los. Além disso, os programas de parceiros globais da HP (HP Planet Partners Programs) oferecidos em muitos países ajudam os consumidores a descartarem de maneira responsável os cartuchos originais de impressoras HP LaserJet.

REDUZIR, RECUPERAR E ESTENDER: O DATA CENTER

COM USO EFICIENTE DE ENERGIADESENVOLVER UM PLANO Desenvolver um plano abrangente é essencial. As soluções variam da melhoria da eficácia de resfriamento e distribuição de energia nas empresas à otimização

do desempenho do armazenamento no servidor. O HP Data Center Transformation Services ajuda no design e no gerenciamento das instalações, o HP Energy Efficiency Services oferece soluções para alimentação e resfriamento, e a tecnologia HP Thermal Logic otimiza o gerenciamento de alimentação do servidor em todo o data center.

1

USAR RESFRIAMENTO INTELIGENTE Você pode estar refrigerando excessivamente sua central de dados apenas para evitar

alguns pontos de aquecimento. O recurso Thermal Zone Mapping da HP revela as regiões de resfriamento em 3D, de modo a ajudá-lo a ajustar as configurações de refrigeração e a otimizar o posicionamento das unidades de ar-condicionado e a densidade dos racks dos servidores. A HP também oferece o HP Performance-Optimized Data Center, que fornece um espaço extra na central de dados, combinando economias expressivas de energia com suporte a densidades de energia intensas.

2

RECUPERAR A CAPACIDADE DESPERDIÇADA Expandir uma central de dados pode custar até $25 milhões por cada megawatt redundante de capacidade

elétrica adicionada. Uma solução é o HP Insight Control Environment with Dynamic Power Capping para servidores HP ProLiant, um software que estabelece um limite ideal com base no consumo de energia real. Como resultado, você pode adicionar servidores sem sobrecarregar os sistemas de distribuição de energia, aumentanto a capacidade efetiva em até 200% e retardando atualizações custosas.

3

AUMENTAR A EFICÁCIA DO SERVIDOR Os novos servidores blade incluem processadores e fontes de alimentação que fazem uso

eficaz de energia, unidades de tamanhos menores, tecnologia de ventilador ativo e memória com baixo consumo de energia. Por exemplo, o servidor HP ProLiant BL 460c G5 reduz o consumo de energia em até 25% em comparação com os modelos anteriores da HP, gerando economias de até $2.200 por gabinete ao longo de três anos.9

4

CLOUD COMPUTING Para atender rapidamente às demandas de computação, considere uma solução de cloud computing. A solução

HP Adaptive Infrastructure as a Service permite que as empresas hospedem seus aplicativos em centrais de dados HP. Isso pode ajudar a reduzir a dependência de tecnologias legadas menos eficazes no uso de energia e evitar o gasto e o impacto ambiental de comprar, instalar e habilitar novas infraestruturas.

5CRIAR, CONSOLIDAR OU APERFEIÇOAR Independentemente de você consolidar ou criar uma nova central de dados, qualquer escolha poderá afetar seu

impacto ambiental. A solução HP Critical Facilities Services pode otimizar a infraestrutura da sua central de dados — incluindo sistemas hidráulicos e elétricos que atendam aos requisitos de LEED — por meio de soluções de centrais de dados de uso eficaz de energia, escaláveis, que reduzem em 25% os custos operacionais e de capital em comparação com uma central de dados comum.10 Em 2008, a HP completou a consolidação de 85 centrais de dados internas da HP em apenas seis locais, em três cidades norte-americanas.

6

“A modelagem térmica da HP nos proporcionou uma central de dados melhor e mais eficaz, com capacidade de crescer e de ser mais adaptável e flexível às constantes mudanças no ambiente de nossas empresas.”

Volume de produtos eletrônicos e afins que a HP reciclou em 2008, 6% a mais em comparação com 2007

120.000

TON

ELA

-DA

S34.000Volume de hardware e eletrônicos que a HP recuperou para reutilização em 2008, 16% a mais em comparação com 2007

TON

ELA

-DA

S

— MAURICE PERROS, DIRETOR DA CENTRAL DE DADOS PARA A EMEA, ALCATEL-LUCENT

RELA

TÓRI

O D

E C

IDA

DA

NIA

GLO

BAL

DA

HP

2008

8 9

VEJA

O R

ELA

TÓRI

O C

OM

PLET

O S

OBR

E C

IDA

DAN

IA G

LOBA

L N

A H

P EM

HP.C

OM

/GO

/REP

ORT

Page 7: Relatório de Cidadania Global 2008 - Hewlett Packard · 2020. 7. 7. · CIDADANIA GLOBAL NA HP A cidadania global beneficia a HP, nossos clientes, e as comunidades onde vivemos e

A resposta a questões que envolvem recursos, clima e população apresenta desafios e oportunidades sem precedentes a empresas e governos. À medida que a infraestrutura urbana for substituída ou reconstruída, a HP acredita que a tecnologia da informação será fundamental para a sustentabilidade, estimulando o crescimento com cada vez menos impacto ambiental.

No mundo todo, a população das cidades cresce anualmente em torno de 60 milhões de pessoas — o equivalente a adicionar a população de outra Paris, Pequim ou Cairo a cada dois meses — colocando uma pressão cada vez maior sobre os recursos naturais.11 As previsões de êxodo de população das áreas afetadas por desastres naturais e pela escassez de recursos causada pela mudança climática contribuirão ainda mais para o problema.

Reinventar as cidades para escalabilidade e sustentabilidade Como resultado, de acordo com Chandrakant Patel, diretor do laboratório de ecossistema de TI sustentável da HP, “Precisamos criar um modelo sustentável para as cidades, que aproveitem as amplas vantagens oferecidas pelas tecnologias da era da informação.” A HP refere-se a este modelo como City 2.0.

Todos os aspectos da City 2.0 — desde sistemas de energia, água e lixo até os sistemas de transporte e construção — serão projetados em função de seu ciclo de vida útil. A HP aplica este conceito “berço-a-berço” ao desenvolvimento de produtos e serviços e prevê a ampliação do conceito a cidades inteiras.

Outro ponto fundamental será a integração da TI na construção de cidades de modo a combinar melhor a oferta (abastecimento) com a demanda. Patel descreve a implementação de sistemas de microgrades de recursos, uma ampla rede de TI interconectada e composta de sensores, dispositivos portáteis e centrais de dados, para fornecer os recursos de acordo com a flutuação das necessidades urbanas. “Essas tecnologias inteligentes assegurariam a disponibilidade imediata na hora e no local em que os recursos fossem necessários, reduzindo perdas e desperdícios,” acrescenta Patel.

Oportunidades para empresas e setores públicosA HP prevê que o City 2.0 ajudará os projetos de infraestrutura do governo e estimulará os negócios.

Administrar uma cidade com uma grade de centrais de dados integrados como um utilitário, por exemplo, poderia criar grandes economias de escala. “Baixo consumo de energia e serviços de TI representariam um ótimo catalisador para os negócios,” diz Patel.

De acordo com Prith Banerjee, vice-presidente sênior, pesquisador e diretor do HP Labs, os setores públicos e comerciais serão pressionados a aperfeiçoar suas operações e a reduzir os custos. “As organizações precisarão gerar mais recursos e produtos com menos energia e emissões de carbono,” declara ele. “Para atender esse desafio, a solução City 2.0 criará excelentes oportunidades de inovação e crescimento responsáveis.”

Colocar a visão da HP em teste O HP Labs está usando suas instalações de centrais de dados em Bangalore, Índia, e em Palo Alto, Califórnia, como locais de teste para os aspectos fundamentais do City 2.0. Milhares de sensores em cada uma dessas centrais monitoram a demanda e o fluxo de recursos em tempo real. O HP Labs está explorando oportunidades de fornecer essas soluções em uma escala sem precedentes.

“A HP tem a estrutura necessária para fornecer todos os aspectos do ecossistema de TI do City 2.0, incluindo bilhões de dispositivos orientados para serviços, milhares de centrais de dados e recursos necessários para implementar a visão.” diz Patel. “E nós temos um legado em medições, comunicação e computação. Agora precisamos aproveitar o passado para criar um futuro no qual possamos atender às necessidades da sociedade, fornecendo os recursos certos de modo que as próximas gerações tenham a mesma qualidade de vida que temos hoje.”

Saiba mais sobre o City 2.0 e sobre o HP Sustainable IT Ecosystem Lab em hpl.hp.com

CITY 2.0: VISÃO DA HP PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL

A HP e a WWF (World Wildlife Fund) estão colaborando no sentido de combater as mudanças climáticas e se uniram com o objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, melhorar o uso de energia, usar a tecnologia para conservação e educar e inspirar outras pessoas a assumirem ações nesse sentido.

“A World Wildlife Fund vislumbra um futuro no qual os negócios gerem uma contribuição positiva para o bem-estar da sociedade e do planeta. Para conseguir isso, a WWF criou parcerias inovadoras com algumas empresas. A WWF tem um relacionamento de longa data com a HP. Em 2008, a HP e a WWF completaram uma pesquisa conjunta cujo objetivo consistia em identificar potenciais aplicativos de TI que poderiam ajudar a economizar mais de um bilhão de toneladas de emissão de dióxido de carbono.”

— DENNIS PAMLIN, CONSULTOR DE POLÍTICAS GLOBAIS, WWF

Baixe a documentação sobre a estratégia climática da HP em hp.com/go/customer/URLs

HP E A WWF

O DEVER DE

PROTEGER A PRIVACIDADE

Até recentemente, o local e maneira como as informações eram coletadas, analisadas, armazenadas e compartilhadas eram limitadas por fronteiras geográficas, econômicas e tecnológicas. Com os avanços da tecnologia, os dados agora são transferidos virtualmente para qualquer lugar e por qualquer pessoa — o que trouxe à tona questões complexas de privacidade.

A HP estava entre as primeiras empresas de TI a responder a este novo desafio. Ela tomou medidas pioneiras para fortalecer a privacidade em suas operações, produtos e serviços, bem como em sua cadeia de produção. O maior objetivo da HP é assegurar a privacidade de seus clientes e funcionários, bem como ajudar as empresas a protegerem a privacidade de seus clientes e funcionários.

Encontrar o melhor equilíbrio

O desafio consiste em equilibrar o acesso a dados cruciais com a coleta e o uso responsáveis das informações, independentemente de sua origem, rota ou destino. De acordo com Marty Abrams, diretor-executivo do Centre for Information Policy Leadership, os modelos atuais não conseguem equilibrar os dois lados da equação.

“A privacidade é uma questão local, que reflete condições culturais e é regida pelas jurisdições dos países,” observa Abrams. “Mas o movimento global de dados confunde a definição dessas fronteiras.” Por exemplo, quando um cidadão norte-americano faz uma compra em um site da web alojado no Brasil, as informações coletadas podem ser processadas na Índia e armazenadas na China. Como resultado, elas podem estar sujeitas a normas de privacidade conflitantes.

Uma abordagem consiste em identificar as leis relevantes em cada caso e obedecer às mais restritivas. Mas tal escolha pode ser complexa e custosa, além de impedir que a empresa atenda às expectativas do cliente e aos requisitos do mercado.

Abrams acredita que existe um caminho melhor. “A obrigação de proteger os dados é universal. Mas tal obrigação não pode impedir os negócios”, diz ele. “A solução é desenvolver

princípios compartilhados entre economias que respeitem as diferenças locais. E as empresas deverão assumir a responsabilidade por suas ações.”

Aplicar um novo modelo de responsabilização

A HP ajudou a Centre for Information Policy Leadership a desenvolver um modelo pioneiro de responsabilização de privacidade. Ele reflete a meta da HP de proteger a privacidade e atribuir mais responsabilidade aos seus processos de tomada de decisão, um objetivo mais amplo do que simplesmente obedecer às leis, observar as normas da indústria e reduzir a imputabilidade.

“Aplicamos os mesmos princípios de privacidade a todos os locais onde a HP opera”, diz Scott Taylor, diretor do departamento de privacidade da HP. “Analisamos as decisões de modo a garantir que elas não apenas cumpram nossas leis e obrigações como também reflitam os valores da HP e as expectativas do cliente e levem em conta os ricos aos nossos clientes e negócios.”

A HP acredita que seu modelo representa uma etapa importante à frente e vê mais oportunidades nas indústrias. Ele defende mais cooperação entre as empresas e governos e atua no sentido de instruir os acionistas acerca das implicações advindas dos avanços tecnológicos relacionadas à privacidade.

“Estamos colaborando com organizações reguladoras e não-governamentais no intuito de ajudá-las a desenvolver novas estruturas e padrões de privacidade mais consistentes”, diz Taylor, citando o trabalho da HP com a APEC (Asia Pacific Economic Cooperative) e com a European Commission e a French Data Protection Authority.

A HP expandiu seu programa de design para a privacidade em 2008, que gerou o portfólio Vantagem da segurança da HP. Ele inclui serviços de servidores, armazenamento e software com tecnologias que ajudam os clientes empresariais a compartilharem informações com segurança, melhorarem os controles de gerenciamento de identidade e de cumprimento às normas, garantirem a continuidade dos negócios e se defenderem contra ataques na rede. Outros exemplos de tecnologia de segurança da HP incluem:

• HP Drive Encryption impossibilitam a leitura do disco rígido por parte de usuários não-autorizados.

• HP Disk Sanitizer permite que um usuário destrua dados do disco rígido de acordo com os padrões governamentais.

• HP Privacy Manager protege contra roubo de identidade, criptografando as comunicações eletrônicas.

DESIGN PARA PRIVACIDADE

FAÇA O TESTE — VOCÊ ESTÁ PROTEGENDO BEM OS SEUS DADOS?

A ferramenta on-line de autoavaliação de segurança no armazenamento da HP pode ajudá-lo a identificar as vulnerabilidades e desenvolver medidas para gerenciar riscos, proteger dados e obedecer as normas de privacidade.

Visite hp.com/go/customer/URLs

RELA

TÓRI

O D

E C

IDA

DA

NIA

GLO

BAL

DA

HP

2008

10 11

VEJA

O R

ELA

TÓRI

O C

OM

PLET

O S

OBR

E C

IDA

DAN

IA G

LOBA

L N

A H

P EM

HP.C

OM

/GO

/REP

ORT

Page 8: Relatório de Cidadania Global 2008 - Hewlett Packard · 2020. 7. 7. · CIDADANIA GLOBAL NA HP A cidadania global beneficia a HP, nossos clientes, e as comunidades onde vivemos e

“As doações do programa Technology for Teaching da HP nos permitiu levar nosso projeto de mapeamento móvel a um nível totalmente novo. Agora, nossos alunos estão profundamente envolvidos com o aprendizado e recebem treinamentos práticos, essenciais, em tecnologias que irão beneficiá-los em suas carreiras de pós-graduação.” —MEG STEWART, CONSULTOR DE COMPUTAÇÃO ACADÊMICA PARA A GIS, VASSAR COLLEGE

ORG

AN

IZA

ÇÃO

: Ins

titui

ções

edu

cativ

asLO

CALI

ZAÇÃ

O: N

o Br

asil

TECN

OLO

GIA

: Tec

nolo

gia

e di

nhei

roFO

COS:

Tra

nsfo

rmar

a e

xper

iênc

ia d

e ap

rend

izag

emA HP tem uma longa tradição de apoio ao uso de tecnologias inovadoras em instituições de ensino no Brasil. Em 2008, a HP destinou US$170.000 em tecnologia, dinheiro e desenvolvimento profissional a universidades e escolas por meio da iniciativa de subvenções HP Technology for Teaching. Tais doações ajudam educadores a transformar os conhecimentos dos alunos e as metodologias de educação com o objetivo de obter melhores resultados nos processos e ensino e aprendizagem do Brasil. Elas também encorajam o interesse de alunos por carreiras na área de tecnologia, engenharia, matemática e ciência, incluindo ciência do meio ambiente. Além disso, a HP está ajudando a aumentar a consciência ambiental no país; a empresa fez uma doação de R$ 1 milhão ao Instituto Akatu, que investe no desenvolvimento de materiais sobre educação ambiental que serão usados por alunos das escolas públicas de ensino básico em todo o Brasil.

PROMOVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

ORG

AN

IZA

ÇÃO

: Fun

daçã

o A

brin

qLO

CALI

ZAÇÃ

O: N

o Br

asil

TECN

OLO

GIA

: Tec

nolo

gias

de

impr

essã

o e

PCs H

PFO

COS: M

elho

rar a

apr

endi

zage

m e

a a

utoe

stim

a do

s jov

ens

O programa Garagem Digital da HP, em parceria com a Fundação Abrinq, proporciona aos alunos acesso à tecnologia e tem por objetivo ajudar na inclusão digital dos jovens de modo que estes possam transformar a realidade de suas comunidades. Desde o lançamento do programa, em 2001, as 11 garagens formaram 1.826 alunos, treinaram 188 educadores e ofereceram acesso gratuito à Internet a 23.568 pessoas da comunidade. Os alunos entre 14 a 24 anos de idade que estudam em escolas públicas aprendem cinco áreas de capacitação: Ciência social, tecnologias de informação, comunicações, marketing

e administração, e artes e design. No final do curso, os alunos lançam um site totalmente desenvolvido pelo grupo e que esteja relacionado a qualquer assunto relevante à comunidade em que vivem. Em 2008, foi lançado um livro com descrições sobre a experiência do Garagem Digital; o livro tem por objetivo compartilhar as experiência do programa e ajudar outras empresas e instituições a implementarem iniciativas semelhantes.

AUXILIO À INCLUSÃO DIGITAL DE JOVENS

O PODER DA TECNOLOGIANA TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMNo ano passado, a HP investiu $25,7 milhões em pesquisas sobre usos criativos de tecnologia para ajudar os professores a recriarem a experiência de aprendizagem e a mobilizarem os alunos de maneira mais profunda, bem como a promover o sucesso de empresários e microempresários. Para estimular a próxima geração de inovadores em alta tecnologia, a HP concentrou seu foco em ciência, tecnologia, engenharia e matemática nas escolas secundárias e nas instituições de ensino superior. No total, em 2008 a HP contribuiu com $46,2 milhões em dinheiro e produtos para promover educação, estimular empreendimentos e ajudar as comunidades.

ORG

AN

IZA

ÇÃO

: Bro

okfie

ld H

igh

Scho

olLO

CALI

ZAÇÃ

O: O

ntár

io, C

anad

áTE

CNO

LOG

IA: T

ecno

logi

as m

óvei

s da

HP

FOCO

S: E

nriq

uece

r a a

pren

diza

gem

A Brookfield High School, localizada em Ontário, Canadá,comprova como as tecnologias móveis podem enriquecer o aprendizado. Os estudantes de biologia usam Tablet PCs da HP para capturar dados em campo, e as aulas de física os empregam em experimentos de modelagem. Tais experiências práticas são resultado do programa da HP, Technology for Teaching, que conta com a colaboração e a criatividade ilimitadas dos professores das escolas no sentido de aumentar o engajamento dos alunos.

Com os Tablet PCs da HP conectados a uma rede sem fio, os professores têm ferramentas poderosas para fornecer

aulas personalizadas e interativas com feedback em tempo real. Isso permite que os alunos aprofundem suas conexões com o material e trabalhem juntos, de maneira mais próxima. “Os alunos estão mais engajados em pesquisar e aprender”, declara Beverly Wilkinson, professor na Brookfield. “É uma dinâmica de sala de aula totalmente nova.”

O programa HP Technology for Teaching já doou mais de $60 milhões a mais de 1.000 escolas em 41 países desde 2004. Assista aos vídeos para ver como o programa está fazendo a diferença na Brookfield e em outras escolas no site hp.com/go/customer/URLs

RECRIANDO A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM

ORG

AN

IZA

ÇÃO

: UN

ESC

OLO

CALI

ZAÇÃ

O: Á

frica

TECN

OLO

GIA

: Tec

nolo

gia

de c

ompu

taçã

o em

gra

de d

a H

P

FOCO

S: C

onec

tand

o pe

squi

sado

res

Em muitos países em desenvolvimento, o êxodo de profissionais qualificados, cientistas e acadêmicos, é um problema grave. A chamada “fuga de cérebros” mexe com o desenvolvimento econômico e social do país ao privá-lo de cidadãos com talento e experiência. Como a maior empresa de TI do mundo, a HP está em uma posição estratégica para ajudá-los. Desde 2003, ela estabeleceu parcerias com a UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) no sentido de minimizar esse problema, primeiro no sudeste europeu e agora na África.

HP está fornecendo tecnologia de computação de grade, que concentra a alimentação e o armazenamento de

computação dispersos em uma única tarefa ou problema, além de oferecer suporte financeiro e treinamento. O programa-piloto na África, lançado em 2008 na Algéria, Gana, Nigéria, Senegal e Zimbábue, conecta pesquisadores locais a colegas, redes de pesquisas e organizações mundiais de financiamento, de modo a abrir oportunidades antes não disponíveis em seus países nativos. Por exemplo, o centro para desenvolvimento de energias sustentáveis (Centre for the Development of Renewable Energies) está usando a tecnologia de grade de computação da HP para conectar pesquisadores algerianos do mundo todo no intuito de trazer soluções de energia solar inovadoras, bem como mais investimentos de capital e mais trabalhos aos seus países nativos.

TRABALHANDO PARA REVERTER A “FUGA DE CÉREBROS” NA ÁFRICA

RELA

TÓRI

O D

E C

IDA

DA

NIA

GLO

BAL

DA

HP

2008

12 13

VEJA

O R

ELA

TÓRI

O C

OM

PLET

O S

OBR

E C

IDA

DAN

IA G

LOBA

L N

A H

P EM

HP.C

OM

/GO

/REP

ORT

Page 9: Relatório de Cidadania Global 2008 - Hewlett Packard · 2020. 7. 7. · CIDADANIA GLOBAL NA HP A cidadania global beneficia a HP, nossos clientes, e as comunidades onde vivemos e

CIDADANIA GLOBAL EM AÇÃOO impacto das iniciativas de cidadania global da HP é visível nas empresas e comunidades ao redor do mundo.

1

6 Após o terremoto em Sichuan, China, os funcionários da HP restauraram as salas de aula de três escolas e doaram aos alunos 80 PCs desktop. Essa ajuda foi parte de um amplo esforço de emergência da HP para ajudar a reconstruir as comunidades locais. A HP, seus funcionários e a HP Company Foundation contribuíram com mais de $3 milhões para os esforços de recuperação de danos causados pelo terremoto em Sichuan.

2

6

8

7

4 A HP participa do programa SmartWaySM uma parceria entre a U.S. EPA e a indústria de frete norte-americana no sentido de reduzir o consumo de combustível e as emissões de GEE e outros. Em 2008, HP tornou-se a primeira empresa a se qualificar para a exibição do logotipo SmartWay nos produtos de seus PCs pessoais.

5 O HP Labs está pesquisando soluções para os desafios mais urgentes e para as oportunidades mais promissoras enfrentadas pelas empresas e pela sociedade. Uma de suas áreas de foco consiste em desenvolver uma abordagem abrangente para a segurança e a privacidade à medida que dispositivos de TI, aplicativos e dados se tornam cada vez mais abertos e compartilhados.

7

4

5

8

3

1 A HP projeta suas embalagens de modo a proteger seus produtos e a reduzir lixos e emissões de GEE. As inovações incluem o aumento de materiais reciclados usados nas embalagens de cartuchos de tinta de impressão da HP e a substituição de poliestireno (plástico) por polpa moldada, feita de papel reciclado.

7 Através do Programa de Mentoring Social, funcionários da HP orientam profissionalmente jovens carentes de oportunidades. O Programa também conta com uma série de Palestras com temas básicos para qualquer carreira, como por exemplo, o Workshop realizado sobre Sustentabilidade Ambiental.

2 A universidade Northern Arizona nos Estados Unidos recorreu ao financiamento do HP Technology for Teaching para integrar tecnologias móveis aos seus currículos, ampliando as oportunidades de aprendizado fora das salas de aula. Desde 2004, a HP já doou aproximadamente $60 milhões a mais de 1.000 escolas, em 41 países.

3 Como líder em programas de reutilização e reciclagem, a HP desenvolve continuamente soluções inovadoras para ajudar os usuários de tecnologia a reduzirem seu impacto no meio ambiente. Recentemente, a HP introduziu a tecnologia “smart bin”, que permite que os consumidores comprem cartuchos de impressora e reciclem baterias e cartuchos usados diretamente em uma máquina móvel.

8 As equipes de projeto dos produtos da HP integram tecnologias e recursos de assistência para melhorar a acessibilidade, a produtividade e o conforto do usuário. Por exemplo, os produtos incluem botões sensíveis ao toque, chaves posicionadas ao alcance das mãos e telas grandes e ajustáveis.

RELA

TÓRI

O D

E C

IDA

DA

NIA

GLO

BAL

DA

HP

2008

14 15

VEJA

O R

ELA

TÓRI

O C

OM

PLET

O S

OBR

E C

IDA

DAN

IA G

LOBA

L N

A H

P EM

HP.C

OM

/GO

/REP

ORT

Page 10: Relatório de Cidadania Global 2008 - Hewlett Packard · 2020. 7. 7. · CIDADANIA GLOBAL NA HP A cidadania global beneficia a HP, nossos clientes, e as comunidades onde vivemos e

METAS

2005 2006 2007 2008

PERFIL DA HPReceita líquida [$US milhão] Observação: 12 $91.658 $104.286 $118.364

DIREITOS HUMANOS E PRÁTICAS TRABALHISTAS Responsabilidade na cadeia de produção Fornecedores engajados [total, acumulado] 480 565 615 635Auditorias conduzidas [total incluindo auditorias refeitas, cumulativo] (resultados das auditorias estão detalhados on-line) 85 207 351 480

Funcionários da HP Dados demográficos da força de trabalho mundial [mulheres como % de funcionários totais] (dados detalhados sobre etnia estão detalhados on-line) 29,9% 29,9% 30,0% 30,1%Taxa de casos de dias de trabalho perdidos [global]13 0,11 0,13 0,10 0,07Valor em dinheiro e produtos doados por funcionários, incluindo fundos combinados da HP [$US milhão] $16,9 $12,6 $13,4 $12,8

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Clima e energiaUso de eletricidade em operações [milhões de kWh]14 2.801 2.759 2.704 2.729Aquisição de energia renovável em operações [milhões de kWh em energia e créditos de energia renovável] ND 11,4 61,4 101,9Emissões de gases de efeito estufa das operações [toneladas de CO2e] 1.551.300 1.598.500 1.516.300 1.448.500Emissões de GEE em viagens aéreas de funcionários da HP [toneladas de CO2e] 279.000 289.000 289.000 265.000

Operações da HP – outrasLixo não perigoso (tóxico) [toneladas] 102.567 106.492 89.275 91.832Porcentagem de resíduos (lixo) não perigosos (tóxicos) usados em reciclagens [% do total produzido] 87,8% 88,2% 88,4% 91,3%Consumo de água [milhão de litros] 8.136 8.358 7.359 7.225

Reutilização e reciclagem de produtos15

Total anual de reciclagens — combinação de materiais de hardware e software [toneladas] 64.000 75.000 113.000 120.000Total anual de reutilização de equipamentos [toneladas, aproximadas] 23.000 22.000 29.000 34.000

INVESTIMENTO SOCIALTotal de doações, mundial [$US milhão]16 $45,3 $45,6 $47,1 $46,2

DIREITOS HUMANOS E PRÁTICAS TRABALHISTASResponsabilidade na cadeia de produção

2009: Expandir o programa SER da cadeia de produção para além de fornecedores de materiais, componentes, manufatura e distribuição de modo a engajar e avaliar 50 fornecedores de serviços e bens de alta prioridade

2012: Desenvolver programas SER para fornecedores da cadeia de produção da HP, que representam 75% dos materiais, componentes, fabricação e distribuição poderão usar com seus fornecedores da segunda camada

SUSTENTABILIDADE AMBIENTALClima e energia (operações e produtos)

2010: A HP reduzirá o consumo de energia e as emissões de GEE associadas às operações e produtos da HP para níveis 25% inferiores aos níveis de 2005, por meio do seguinte:• Operações: A HP reduzirá o consumo de energia e as emissões de GEE de instalações alugadas ou pertencentes à HP ao redor do mundo para 16% abaixo

dos níveis de 2005.• Produtos: A HP reduzirá o consumo de energia de 17 produtos e suas respectivas emissões de GEE através de metas específicas para categorias de produtos,

incluindo as seguintes metas para as famílias de impressoras, servidores e PCs desktop e notebook de alto volume da HP: - Até 2011, a HP melhorará a eficiência de energia geral dos produtos de impressão à tinta ou laser em 40% (em comparação com o ano de 2005)18

- Até 2010, aumentar em 50% a eficiência de energia das famílias de servidores de alto volume (em comparação com 2005).19

- Até 2010, reduzir em 25% o consumo de energia de famílias de PCs desktop e notebook de alto volume (em comparação com 2005)20

2012: Em 2008, dobrar as aquisições de energia renovável de 4% para 8%Projeto sustentável

2009: 100% dos papéis de fotos dos consumidores da HP serão criados e adquiridos de fontes (fornecedoras) certificadas ambientalmente2010: Até o fim de 2010, remover todo o mercúrio de toda a linha de notebooks da HP2010: Triplicar a quantidade de materiais reciclados usados em nossas impressoras de jato de tinta (comparação com 2007)Operações da HP

2009: Continuar a reciclar pelo menos 87% do lixo sólido (não perigoso) dos aterros (em nível global) até o final de 2009.2010: Reduzir em 5% o consumo de água (comparação com 2007)Reutilização e reciclagem de produtos21

2010: Reciclar 2 bilhões de libras (900.000 toneladas) de produtos eletrônicos e materiais até o final de 2010 (desde 1987).2010: Reutilizar 450 bilhões de libras (200.000 toneladas) de produtos eletrônicos até o final de 2010 (desde 2003).

INVESTIMENTO SOCIAL2009: Iniciar mais de 130 projetos HP Innovations in Education ao redor do mundo, que ilustram o futuro da aprendizagem

DESEMPENHOEsta é uma lista parcial das metas de cidadania global da HP. Para ver as metas adicionais das diversas categorias, bem seu progresso com relação às metas de 2008, consulte o site on-line do relatório completo sobre cidadania global referente ao ano 2008. As metas referem-se ao ano indicado.

Este é um resumo dos dados de desempenho do relatório on-line de cidadania global da HP referente ao ano de 2008, que inclui dados e métricas adicionais. Todos os dados correspondem ao ano fiscal da HP (cujo término ocorre no dia 31 de outubro do ano indicado), a não ser quando especificado de outra maneira.

Prêmios em Cidadania Global no Brasil

• Pela sétima vez, a revista Exame indicou a HP Brasil para sua lista anual de “Melhores empresas para trabalhar”, que reconhece as empresas por seu compromisso com o desenvolvimento contínuo e sustentável de funcionários, ética e atividades sociais e comunitárias.

• A HP Brasil foi indicada como uma das 50 melhores empresas no quesito sustentabilidade, de acordo com pesquisa conduzida pela Media B e publicada pela revista Imprensa. A pesquisa analisou critérios como redução de lixo, reciclagem e eficiência no uso de energia.

• A HP Brasil foi incluída na lista das “100 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa” de 2008 da Editora Gestão & RH Editora.

• A HP Brasil recebeu o prêmio ABS Ambiental da associação Agência Brasil de Segurança, que certifica as empresas que trabalham para preservar e proteger o meio ambiente.

16

RELA

TÓRI

O D

E C

IDA

DA

NIA

GLO

BAL

DA

HP

2008

“ Nossos clientes buscam cada vez mais a HP para ajudá-los a gerenciar e transformar seus ambientes de tecnologia. Trabalhamos com eles para oferecer soluções ambientalmente sustentáveis e que reduzam custos, ajude-os a crescer e a gerenciar riscos.”

— ANN LIVERMORE, VP EXECUTIVA, GRUPO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA (TECHNOLOGY SOLUTIONS GROUP)

Page 11: Relatório de Cidadania Global 2008 - Hewlett Packard · 2020. 7. 7. · CIDADANIA GLOBAL NA HP A cidadania global beneficia a HP, nossos clientes, e as comunidades onde vivemos e

Sobre este relatórioEste relatório abrange todas as operações da HP, exceto “joint ventures”.

Este relatório não inclui informações de sites EDS, já que a aquisição de EDS pela HP foi concluída no final do ano fiscal de 2008. Esses dados serão integrados ao relatório global de cidadania referente ao ano de 2009.

A não ser quando especificado de outra forma, todas as referências ao ano 2008 correspondem ao ano fiscal, cujo término ocorreu em 31.10.08.

Todas as referências a dólares ($) correspondem à moeda norte-americana ($US).

O termo “toneladas” corresponde a toneladas métricas. (1 tonelada métrica corresponde a 2.205 libras.)

Neste relatório, o termo “gases de efeito estufa”, ou “GEE”, refere-se a todas as emissões de gases de efeito estufa emitidas por atividades humanas, e “CO2e” refere-se à “equivalente ao dióxido de carbono”, unidade usada para medir os gases do efeito estufa. CO2 é o principal, mas não é o único, gás de efeito estufa emitido pelo homem.

No decorrer deste relatório, os termos “reutilização” e “recompra” referem-se ao novo uso de produtos e peças de componentes eletrônicos completas. “Reciclagem” refere-se ao processamento de dispositivos eletrônicos descartados e de itens que possam ser consumidos, para recuperação de materiais ou de energia.

Para ver um índice dos sites da web e dos recursos on-line citados neste relatório, visite hp.com/go/customer/URLs

Notas explicativas do relatório1 Referentes a 31 de outubro de 2008.2 As emissões de CO2e agregadas representam a soma das emissões dos fornecedores alocados à HP e são calculadas por

meio da divisão do total de emissões dos fornecedores pela porcentagem do volume em dólares da HP referente à receita total do fornecedor.

3 Consulte: energystar.gov/index.cfm?c=power_mgt.pr_power_management4 Testes internos; os resultados do cliente deverão variar. As variáveis incluem porcentagem no estado sleep, no estado idle

(ocioso), no estado de produtividade, e no estado de uso intenso (pico). Além disso, as variações na manufatura também poderão influenciar na economia que o cliente perceberá. HP aconselha os clientes a testarem um sistema com uma fonte de alimentação 80% eficaz em seus ambientes para determinar a economia em potencial.

5 Porcentagem de redução baseada na comparação com um PC HP Pavilion a6000 e um monitor HP w2207.6 Consulte: eere.energy.gov/buildings/commercial/printable_versions/appliances.html7 Presume $2.000 por pessoa por uma viagem de ida e volta entre Nova Iorque e Londres.8 U.S. Department of Energy, 2007 e U.S. EPA Report to Congress on Server and Data Center Efficiency, 2 de agosto de 2007.9 Fonte: Testes internos na HP; os resultados do cliente poderão variar. Presume uma taxa de $0,08 por kWh e multiplicador

de refrigeração de 1,5.10 Baseada em análises internas. Presume uma central de dados de 210.000 pés quadrados com elevação de piso a 80.000

pés, carga crítica de 8.000 kW, sistema elétrico 2N, planta central refrigerada a água e operação 24 horas, 7 dias por semana, 100% de carga constante.

11 Consulte: wri.org/publication/content/812112 Somente três anos de dados relatados para consistência com 10-k 2008 da HP.13 A taxa de casos de dias de trabalho perdidos corresponde ao número de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho

que resultaram no afastamento temporário da função (por cada 100 funcionários trabalhando durante todo o ano).14 As operações incluem instalações de central de dados e distribuição, manufatura e escritórios da HP, bem como volumes

de eletricidade, gás natural, água e água servida (esgoto) das atividades realizadas nesses locais.15 Os dados de reciclagem de hardware da Europa,Oriente Médio e África e de reciclagem de HP LaserJet correspondem ao

ano civil. Todos os outros dados são baseados no ano fiscal da HP.16 Inclui dinheiro, produtos e serviços. As doações de produtos estão avaliadas na lista de preços na Internet. Esse é o preço

que um cliente precisaria pagar para adquirir o equipamento através do canal direto de vendas da HP na Internet no período em que a doação foi processada.

17 A média de eficiência no uso de energia por cada unidade fornecida nas famílias de produtos de alto volume identificadas, usando referências (benchmark) de medição padrão e os números de IDC (fixos) relatados para 2005. As famílias de produtos identificadas incluem computadores notebook e desktop, impressoras Inkjet e LaserJet e servidores padrão da indústria.

18 A eficiência é definida em termos de kWh (usando o método Total Electrical Consumption/páginas por minuto). Essas famílias representam mais de 32% das impressoras Inkjet e mais de 45% das impressoras LaserJet fornecidas em 2005. A HP atualizou essa meta a partir da meta incluída no relatório Global Citizenship Report do ano fiscal de 2007, que visava uma melhoria de 30% no uso eficaz da energia até o ano de 2010 (comparação com 2005).

19 A eficiência é definida em termos de kWh/transações por minuto (usando a SPEC ou qualquer outra “benchmark” apropriada à classe do servidor). A meta se aplica aos servidores padrão da indústria HP, mencionados na nota explicativa 17.

20 O consumo de energia é definido como o número de watts consumidos no modo idle (ocioso) (usando o protocolo de teste ENERGY STAR®). O modo idle (ocioso) representa mais de 75% do total do consumo de energia. A melhoria será calculada com base na média do consumo de energia de plataformas desktop e notebook da HP com relação ao volume enviado.

21 Tais metas foram atualizadas este ano para diferenciar o conceito de reutilização do conceito de reciclagem e aumentar o volume geral do resultado desejado.

© 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações aqui contidas estão sujeitas à alteração sem aviso prévio. As únicas garantias dos produtos e serviços HP estão estabelecidas nas declarações expressas das garantias que acompanham os produtos. Nenhuma informação contida neste documento deve ser interpretada como parte de uma garantia adicional. A HP não será responsabilizada por omissões ou erros técnicos ou editoriais neste documento.

4AA2-4800PTL, Março de 2009

PARA SABER MAIS, VISITE HP.COM/GO/REPORT