relatÓrio da administraÇÃo 2018 · situado em tradicional região produtora de citros e ocupando...

48
PESAGRO-RIO Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro 2018 Niterói-RJ dezembro/2018 RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E ABASTECIMENTO

Upload: others

Post on 25-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

PESAGRO-RIOEmpresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro

2018Niterói-RJdezembro/2018

RELATÓRIO DAADMINISTRAÇÃO

SECRETARIA DE ESTADODE AGRICULTURA,PECUÁRIA, PESCA

E ABASTECIMENTO

Page 2: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 1

O ano de 2018 marcou o início dasatividades da administração central daPesagro-Rio em novas instalações. Comobras iniciadas em dezembro de 2016, oprédio da sede foi inaugurado no dia 1º demarço de 2018, com a presença derepresentantes da Embrapa e de diversasinstituições, além de funcionários daPesagro, da Emater, da Fiperj, daSecretaria de Agricultura e de váriasprefeituras.

O Relatório da Administração 2018demonstra, de forma sucinta, as açõesdesenvolvidas pelas equipes dos CentrosEstaduais de Pesquisa e da sede,executando projetos de pesquisa,promovendo atividades diversas para atransferência das tecnologias geradas eadaptadas, estabelecendo acordos decooperação técnica com diversosparceiros e prestando serviços em apoioaos produtores rurais e a diversasinstituições de ensino e pesquisa,públicas e privadas, e a outros órgãospúblicos.

APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO

Page 3: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 2

Empresa pública de administração indireta, vinculada à Secretaria de Estadode Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, a Empresa de PesquisaAgropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro-Rio foi instituída pelo Decretonº 556, de 19 de janeiro de 1976, nos termos do Decreto-Lei nº 111, de 29 de abrilde 1975 e do Decreto-Lei nº 75, de 21 de maio de 1975.

A empresa desenvolve tecnologias, informações e serviços para osprogramas considerados prioritários pelo Governo do Estado e oferece apoio técnicoe laboratorial para os serviços oficiais de Defesa, Inspeção e Educação Sanitária,bem como para a elaboração e análise de políticas públicas, visando aodesenvolvimento sustentável e à segurança alimentar e nutricional da população doEstado do Rio de Janeiro.

• Viabilizar soluções tecnológicas e subsidiar políticaspúblicas para o desenvolvimento rural do Estado doRio de Janeiro, em benefício da Sociedade.

• Tornar-se uma Instituição Pública de excelênciatécnico-científica, reconhecida pela Sociedade poratender às demandas de pesquisa e desenvolvimentodo meio rural do Estado do Rio de Janeiro.

• Gerar, adaptar e transferir conhecimento etecnologias para o desenvolvimento rural do Estadodo Rio de Janeiro.

• Fornecer informações para a formulação depolíticas públicas para o desenvolvimento rural.

• Contribuir para a segurança alimentar por meio damelhoria da qualidade dos produtos e serviços.

• Promover o equilíbrio socioeconômico e ambientaldos ecossistemas do estado.

A PESAGRO-RIOA PESAGRO-RIO

Missão

Visão

Objetivos

Page 4: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 3

Centro Estadual de Pesquisa em

Agroenergia e Aproveitamento de Resíduos

A Estação Experimental de Campos foi criada em 1913, incorporando-se àPesagro-Rio a partir de 1976, com o objetivo principal de promover a diversificaçãoagropecuária das regiões Norte, Noroeste e Baixadas Litorâneas.

Reconhecida como polo estadual de pesquisa em agroenergia, foitransformada em Centro Estadual de Pesquisa em Agroenergia e Aproveitamento deResíduos.

Tradicional nas pesquisas com cana-de-açúcar, responsáveis pelolançamento de cultivares que chegaram a ser cultivadas em 80% da área canavieirado Brasil, desenvolve pesquisas com grãos (arroz, feijão e milho) e olericultura, alémde produzir sementes e mudas. Mais recentemente, tem-se dedicado, também, àexecução de pesquisas com vistas à recuperação de pastagens degradadas naregião Norte Fluminense.

CENTROS ESTADUAIS DE PESQUISACENTROS ESTADUAIS DE PESQUISA

Page 5: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 4

Centro Estadual de Pesquisa eDesenvolvimento da Pecuária Leiteira

Localizado às margens do Rio Paraíba do Sul, no município de Itaocara,região Noroeste Fluminense, o Centro Estadual de Pesquisa e Desenvolvimento daPecuária Leiteira ocupa área de 300 hectares, que inclui duas ilhas no Rio Paraíbado Sul.

Desempenha importante papel na execução do Programa Rio Genética, dasecretaria estadual de Agricultura, como central receptora de embriões de bovinosmelhorados, em atuação conjunta com o Laboratório de Transferência de Embriõese FIV (fecundação in vitro) de Gado de Leite, localizado no Campo ExperimentalFazenda Santa Mônica, da Embrapa Gado de Leite, no município de Valença-RJ.

Desenvolve, também, trabalhos com a cultura do café, anteriormenterealizados pelo CEP Agroenergia, visto que a Pesagro-Rio é sócia fundadora,juntamente com outras nove instituições nacionais de pesquisa, do ConsórcioBrasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café).

Page 6: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 5

Centro Estadual de Pesquisa em

Desenvolvimento Rural Sustentável

O Centro Estadual de Pesquisa em Desenvolvimento Rural Sustentável estálocalizado a cinco minutos do centro da cidade de Macaé e dispõe de área de 140hectares, dos quais 90 hectares constituem área preservada de Mata Atlântica. Umespaço ideal para o desenvolvimento de propostas ligadas à sustentabilidade.

Foi com essa intenção que foi transformada a antiga Estação Experimental deMacaé, que integra a estrutura da Pesagro-Rio desde a sua criação e cuja tradiçãonas pesquisas na área de fruticultura é reconhecida em todo o país.

O centro estadual é dedicado a trabalhos científicos e a unidadesdemonstrativas de tecnologias aplicadas ao conceito de desenvolvimentosustentável, tanto no meio rural quanto na sua integração com o ambiente urbano.Está aberto a produtores rurais, profissionais das áreas agrícola e ambiental,estudantes e população em geral, que poderão observar práticas diversasassociadas à preservação ambiental.

Page 7: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 6

Centro Estadual de Pesquisa em

Sanidade Animal

O Laboratório de Biologia Animal, que, a partir de 2010, passou a se chamarCentro Estadual de Pesquisa em Sanidade Animal Geraldo Manhães Carneiro, estálocalizado no Jardim Botânico de Niterói, no bairro do Fonseca.

Dispõe de instalações e quadro técnico especializado, habilitando-o adesenvolver estudos e pesquisas em Sanidade Animal. Conta com profissionais queatuam nas áreas de Patologia Clínica, Bacteriologia, Biotecnologia, Virologia,Anatomia Patológica, Nutrição Animal e Análises Instrumentais, realizando, também,análises de qualidade da água, além de cooperar com ações voltadas para apreservação do meio ambiente, contribuindo para a vigilância da sanidade animal epara o aumento da produtividade agropecuária.

Entre as ações desenvolvidas, destacam-se o controle sanitário em sistemasde criação animal de produtores rurais familiares; a prevenção e controle dasprincipais zoonoses e outras doenças infectocontagiosas em herbívoros; osdiagnósticos de Anemia Infecciosa Equina, de Brucelose bovina e bubalina através doleite e soro e o diagnóstico da Raiva.

Page 8: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 7

Centro Estadual de Pesquisa em

Agroflorestas

Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010, com areestruturação e modernização institucional da Pesagro-Rio, foi transformado emCentro Estadual de Pesquisa em Agroflorestas, com vistas a atender à necessidadede recuperação de áreas degradadas, à implantação de sistemas agroflorestais eagrossilvopastoris e à revitalização da heveicultura fluminense.

O centro de pesquisa ainda mantém, no entanto, coleções de materiaisgenéticos de citros, introduzindo, constantemente, novas variedades e cultivaresatuais. Também são mantidas coleções de goiabeira, gravioleira, jabuticabeira,jaqueira, lichieira, macadâmia, mangueira, pessegueiro e uvaieira, com as quais sãorealizados estudos e pesquisas que levam à indicação de cultivares maisapropriadas para a diversificação de culturas.

O Centro de Pesquisa em Agroflorestas mantém o Banco de Germoplasmade Seringueira, com jardins clonais que reúnem 35 clones oriundos do Brasil e deoutros países e competição de clones de seringueira, dedicando-se, ainda, àprodução de mudas clonadas de seringueiras e mudas de espécies nativas da MataAtlântica.

Page 9: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 8

Centro Estadual de Pesquisa em

Horticultura

Criado para atender à necessidade de contar com uma base física naprincipal região produtora de hortaliças do Estado do Rio de Janeiro, o CentroEstadual de Pesquisa em Horticultura está localizado no 3º Distrito de Campo doCoelho, no município de Nova Friburgo.

Voltado, principalmente, para a transferência de conhecimentos e tecnologiasque levem os produtores da região à transição da agricultura convencional para aagricultura de bases agroecológicas, o centro de pesquisa dispõe também de salasno centro da cidade, onde está instalado o Observatório da Agricultura Orgânica.

Além de facilitar o contato com os produtores locais, o Observatório dedica-se,principalmente, à busca de soluções para os gargalos identificados para o acesso dosagricultores familiares organizados aos mercados institucionais com a oferta dealimentos orgânicos e à participação na construção de canais de venda direta deprodutos orgânicos, ao aumento do acesso a esses alimentos pela população e aocrescimento da agricultura orgânica.

Page 10: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 9

Centro Estadual de Pesquisa em

Qualidade de Alimentos

Situado no município de Niterói, junto à sede da empresa, e criado em 1999como Laboratório de Controle de Qualidade, o hoje Centro Estadual de Pesquisa emQualidade de Alimentos dedica-se ao controle de qualidade de alimentos,englobando os aspectos físico-químicos, microbiológicos e sensoriais, além dedesenvolver novas tecnologias de fabricação e estudos com processamentotecnológico de alimentos.

As atividades visam à segurança dos alimentos, garantindo a saúde doconsumidor com alimentos saudáveis e nutritivos.

As metodologias usadas são aquelas estabelecidas pela legislação vigente eseu corpo técnico é composto por pesquisadores e técnicos com experiência naárea laboratorial.

O Centro Estadual de Pesquisa em Qualidade de Alimentos apoia, ainda, asações de Vigilância Sanitária da Superintendência de Defesa Agropecuária daSecretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, sendo oúnico órgão público autorizado a emitir laudos técnicos para o Serviço de InspeçãoEstadual - SIE.

Page 11: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 10

Centro Estadual de Pesquisa em

Agricultura Orgânica

O Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica desenvolvepesquisas em olerícolas, bovinos de leite, defensivos alternativos e multiplicação desementes. As linhas de pesquisa estão direcionadas para a agricultura familiar evisam ao desenvolvimento de técnicas para a produção de alimentos de qualidade esem a degradação do meio ambiente.

Está situado no município de Seropédica, próximo à Embrapa Agrobiologia eà Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o que possibilita a troca deinformações em diversas ações em parceria.

Exemplo dessa parceria é o convênio denominado Sistema Integrado deProdução Agroecológica, conhecido como Fazendinha Agroecológica do Km 47,entre o centro de pesquisa da Pesagro-Rio, a Universidade Rural, a EmbrapaAgrobiologia e a Embrapa Solos.

O centro dispõe de área de 50 ha no município de Paty do Alferes, onde estáinstalado o Campo Experimental de Avelar, para o desenvolvimento de tecnologiasadaptadas às condições das regiões Centro-Sul e Médio Paraíba.

Page 12: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 11

Área de Projetos da Sede

Desenvolve projetos especiais de incentivo ao uso da cana forrageira naalimentação de bovinos de leite, principalmente no período seco, à formação de

a partir da implantação de sistemas agroflorestais, em áreasflorestas sustentáveisdegradadas, produtivas e de proteção ambiental da propriedade familiar e àrecuperação de áreas degradadas.

Núcleo de Pesquisa Participativa

Responsável pela implantação de Unidades de Pesquisa Participativa e deExperimentos de Longa Duração para a solução de gargalos tecnológicos e sociaisdemandados pelas comunidades de Microbacias Hidrográficas.

Atua na estruturação da Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços eDesenvolvimento Sustentável que envolve profissionais de diferentes instituições eagricultores, técnicos e consumidores, levantando as demandas de pesquisarelacionadas ao desenvolvimento sustentável.

Page 13: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 12

A PESAGRO EM NÚMEROSA PESAGRO EM NÚMEROS

Page 14: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 13

Projetos em execução

Durante o ano de 2018, a Pesagro-Rio executou 30 projetos de pesquisa, dosquais 7 projetos foram fomentados por fontes externas - 2 pela Fundação CarlosChagas de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); 1 pelaFundação Estadual de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAN); 2pela Embrapa; 1 com recursos de Emenda Parlamentar e 1 pelo Sindicato Rural deCampos dos Goytacazes. Oito projetos aguardam a liberação de recursos por parteda FAPERJ. Os projetos em execução contemplam as áreas apresentadas a seguir.

DESEMPENHO OPERACIONALDESEMPENHO OPERACIONAL

Page 15: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 14

Pelo Programa Rio Rural, foram fomentados 23 projetos, sendo 4 Unidadesde Pesquisa Participativa; 10 projetos de Planejamento Estratégico e 9Experimentos de Longa Duração.

As atividades estavam relacionadas às áreas demonstradas a seguir.

Page 16: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 15

Transferência de Tecnologia é o processo pelo qual o conhecimento básico, ainformação e as inovações passam a ter aplicação prática por um indivíduo ou poruma empresa. Portanto, a Transferência de Tecnologia só se completa com aefetiva utilização de um conhecimento ou de uma tecnologia por um usuário.

Diferentes instrumentos ou eventos possibilitam a concretização desse processo,como dias de campo, publicações editadas, participações em eventos, unidadesdemonstrativas, cursos ministrados, visitas técnicas, palestras, reportagensveiculadas em jornais, revistas, rádios e TVs e matérias publicadas na homepage daempresa. Em 2018, foram realizadas 167 ações de validação e de transferência detecnologias.

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIATRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Page 17: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 16

Vitrine tecnológica da pecuária leiteira

Pesquisadores e técnicos da Pesagro-Rio reuniram-se no Centro Estadual dePesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira, em Itaocara, para odesenvolvimento de ações estratégicas na área de bovinocultura de leite.

O Centro de Pesquisa daPesagro-Rio desempenha impor-tante papel no melhoramentogenético do rebanho leiteiro dasregiões fluminenses, principalmentea região Noroeste, na qual estálocalizado. Atuando como central dereceptoras de embriões produzidospara compor um rebanho adaptadoà região, promove o melhoramentogenético do plantel bovino de uma

das maiores regiões produtoras de leite do Estado do Rio de Janeiro.Parte da equipe responsável realizou ações que garantem a sanidade do

rebanho, como exames de brucelose e testes de mastite, todos apresentando ótimosresultados. Também realizaram a avaliação reprodutiva e avaliação geral dasreceptoras.

O Centro de Pesquisa está sendo preparado para se tornar uma vitrinetecnológica da pecuária leiteira do estado. As ações executadas dão início àimplantação de novo modelo de gestão do órgão e de seu rebanho, como a entradaem operação do Laboratório Avançado de Biotecnologia da Reprodução e aexecução de ações eficientes de controle do rebanho - manejo nutricional,reprodutivo e sanitário - que servirão de modelo para os produtores da região.

Unidade móvel laboratorial entra em operação

Durante a inauguração de novas instalações na sede da Pesagro-Rio, noJardim Botânico de Niterói, também foram entregues as chaves da Unidade MóvelLaboratorial ao Chefe do Centro Estadual de Pesquisa em Sanidade Animal daPesagro-Rio, Waldo Moreno Gonçalves.

SOLUÇÕES TECNOLÓGICASSOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

Page 18: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 17

A Unidade Móvel Laboratorialtem como objetivo o rápido aten-dimento a demandas de exames ediagnósticos na área da SanidadeAnimal e exames físico-químicos ebiológicos de água, em apoio diretoaos pesquisadores da empresa quedesenvolvem as mais diversas açõesbeneficiando agricultores familiares eprodutores rurais do estado.

Trata-se de investimento realizado com recursos do Convênio Embrapa-Pesagro-Rio - PAC 2012, do Governo Federal, da ordem de R$ 175 mil, com focoem Biossegurança e Sanidade, destacando a atenção e a prioridade que o temarepresenta para o desenvolvimento agropecuário sustentável no estado, comqualidade, segurança e eficiência.

O engajamento e o efetivo apoio e atuação nas áreas produtivas no interior doEstado do Rio de Janeiro permitirão o rápido diagnóstico de enfermidades e aobtenção de resultados qualitativos em relação à qualidade da água usada nosdiversos manejos e alimentação animal, uso doméstico, uso em projetos de irrigaçãoe abastecimento rural.

Além de atender a demandas específicas de pesquisa agropecuária nointerior do estado, a unidade móvel poderá atender e apoiar demandas específicasda Superintendência de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Estado deAgricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, em parcerias locais e regionais, eatender a demandas técnicas convergentes entre a Pesagro-Rio e a Emater-Rio, embenefício do setor rural fluminense.

Tecnologias para melhorar a produção leiteira

Durante a Expo Agropecuária e XIX Concurso Leiteiro do município de SãoJosé de Ubá, pesquisadores da Pesagro-Rio realizaram palestras para produtoreslocais sobre técnicas para melhorar o desempenho de seus rebanhos, já que omunicípio é um grande produtor de leite.

A pesquisadora Rosane Fajardo falou sobre o Manejo de Bezerras Leiteiras,trabalho por ela coordenado no Centro Estadual de Pesquisa em AgriculturaOrgânica, em Seropédica, e que já foi adotado por muitos criadores. Sérgio Trabali,também pesquisador do mesmo Centro de Pesquisa, apresentou a experiência daPesagro com o Pastejo Rotacionado.

Page 19: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 18

O programa da Pesagro de incentivo à produção de cana forrageira para aalimentação animal abrange, atualmente, 21 municípios do Estado do Rio deJaneiro, procurando oferecer ao criador mais uma opção de alimentação do rebanho

leiteiro no período seco. Os resultadosdesse trabalho foram o temada palestra do pesquisadorArivaldo Viana, responsávelpelas pesquisas com cana-de-açúcar.

Concluindo o ciclo depalestras aos produtores deSão José de Ubá, a médica-veterinária da Pesagro-Rio

Raquel Müller destacou as Boas Práticasna Produção Leiteira, distribuindo, ao final, uma cartilha com informações sobrecomo o produtor pode melhorar a qualidade do leite por ele produzido.

Durante o evento, o Presidente da Pesagro-Rio, Rafael Miranda, e o Prefeitode São José de Ubá, Marcionílio Botelho, assinaram Convênio de CooperaçãoTécnica para incrementar a inseminação artificial no município com vistas à melhoriado rebanho leiteiro. Como parte do Acordo, a Pesagro-Rio fez a doação de um carropara facilitar a locomoção de técnicos e pesquisadores que trabalharão no projeto.

Silagem de mandioca

O Centro Estadual de Pesquisa eDesenvolvimento da PecuáriaLeiteira, da Pesagro-Rio, emItaocara, abriga, em parte de suaárea, as instalações do ProjetoPiabanha, que mantém o maiorplantel de reprodutores deespécies nativas de peixes dabacia do Rio Paraíba do Sul.

Em visita ao Projeto Piabanha, oCentro de Pesquisa da Pesagro recebeu o consultor da Organização das NaçõesUnidas para a Alimentação - FAO, o Dr. Philip Scott, acompanhado dos técnicosangolanos do Instituto de Desenvolvimento da Pesca Artesanal e da Aquicultura –IPA/Ministério das Pescas e do Mar de Angola, os senhores Pessoa Manuel José,

Page 20: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 19

Pedro Canga e Patrício Andrade Constantino, além do coordenador do ProgramaPiabanha, Guilherme Souza.

No Centro de Pesquisa, os visitantes foram recebidos pelo pesquisadorWander Eustáquio de Bastos Andrade e pelo técnico agrícola Sávio Pereira Sias.Embora se tratasse de uma visita rápida, ainda lhes foi possível apresentar aostécnicos angolanos o trabalho desenvolvido pela Pesagro com a silagem de raspade mandioca.

Qualidade das pastagens

A Pesagro-Rio concluiu, no mês de março, a semeadura de diversos tipos deforrageiras que comporão vitrines tecnológicas sobre fatores prioritários para aredução do processo de degradação das pastagens já implantadas ou em formaçãono Norte Fluminense.

As vitrines tecnológicasestão sendo implantadas noCentro Estadual de Pes-quisa em Agroenergia eAproveitamento de Resí-duos, através de projetoaprovado pelo ProgramaRio Rural, contando com aparticipação de pesquisa-dores do Centro Estadual dePesquisa em AgriculturaOrgânica, localizado no

município de Seropédica.Em área de aproximadamente 6 hectares, foram semeados diversos tipos de

forrageiras - Mombaça, Brachiarão, Marandu, Brachiaria decumbens e BrachiariaMG 5.

As vitrines tecnológicas são um espaço de exposição interativa que visamevidenciar, de maneira constante, a melhoria da qualidade das pastagens com o usode capins adaptados e manejo adequado. São especialmente preparadas paravisitas e realização de eventos de transferência de tecnologia, transformando-se emsalas de aula a céu aberto para estudantes, produtores, associações e prefeiturasda região.

Page 21: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 20

Opção de plantio e aumento de renda

A introdução de cultivares de cana-de-açúcar no município de São Gonçalo,em ação de transferência de tecnologia da Pesagro-Rio, vem trazendo grandesbenefícios à agricultura local e melhoria social e financeira aos pequenos produtoresda zona rural do município.

A Pesagro-Rio atuanessas comunidadesdesde 2011, quando foiintroduzida a primeiraUnidade de CanaForrageira, objetivandodotar os produtores ruraisde mais uma opção deplantio e aumento derenda. Hoje, além depoderem alimentar suaspequenas criações degado na época seca,também podem diversificar o uso dacana para outras finalidades, como o comércio de caldo de cana e produção demelado.

Em visita ao produtor Paulo César de Morais, proprietário do sítio do melado,tradicional produtor de cana, o pesquisador Arivaldo Ribeiro Viana, da Pesagro-Rio,ouviu dele sua satisfação com o desenvolvimento econômico de sua propriedade, apartir da introdução de novas cultivares mais apropriadas à sua atividade.

Segundo relata o pesquisador, desde 2013, quando foi introduzida a cultivarde cana RB 739735, a área plantada com a cultura só fez aumentar, totalizando hoje5 hectares. Além de produzir melado, o produtor está negociando a cana para ocomércio local para a extração de caldo de cana, considerado de excelentequalidade, com sabor agradável e coloração mais clara, preferida pelosconsumidores.

O produtor afirmou que produz, em média, 2 mil garrafas de melado por ano,que são vendidas na CEASA. Ressaltou, também, que, devido à qualidade da cana,aumentou a área plantada, o que proporcionou a melhora na sua condiçãofinanceira, o que permitiu a aquisição de uma camionete para transportar o produto,aumentando o seu lucro.

Page 22: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 21

Melhoramento genético do arroz

Com a criação da Pesagro-Rio, em 1976, foi estabelecido o Programa deMelhoramento Genético do Arroz, conduzido, desde então, pelo Centro Estadual dePesquisa em Agroenergia e Aproveitamento de Resíduos, em Campos dosGoytacazes, em conjunto com a Embrapa Arroz e Feijão.

O programa tem comoobjetivo a adaptação decultivares e linhagens dearroz irrigado para ascondições do Estado doRio de Janeiro, sendodesenvolvido em parceriapela pesquisa, pela exten-são rural e pelo setorprodutivo.

Centenas de cultivarese linhagens foram introdu-zidas e testadas, chegan-

do-se a recomendar 12 cultivaresde alto potencial produtivo e de ótima qualidade de grãos para uso extensivo noestado.

Atualmente, apenas 3 cultivares estão sendo recomendadas para plantio, compequena quantidade de sementes disponível: EPAGRI 109, BRS Tropical e, maisrecentemente, a cultivar BRS Esmeralda, de sequeiro.

O Centro de Pesquisa da Pesagro-Rio, no entanto, está iniciando estudoscom cultivares exóticas (arroz de pericarpo preto e vermelho), objetivando explorarnicho de mercado que poderá agregar valor ao sistema produtivo.

Laboratório de biotecnologia da reprodução

Produtores de leite do Noroeste Fluminense passaram a ter acesso a novastecnologias para o melhoramento genético de seus rebanhos. A Pesagro-Rioinaugurou, em abril, o Laboratório Avançado de Biotecnologia da Reprodução,instalado no Centro Estadual de Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira,no município de Itaocara.

As atividades do novo laboratório integram o trabalho de pesquisa já realizadopela empresa em parceria com a Embrapa Gado de Leite, na Fazenda Santa

Page 23: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 22

Mônica, em Valença-RJ, no Laboratório de Reprodução Animal, que teve início em2010 e, desde então, realizou 1.413 transferências de embriões, sendo produzidos454 animais.

O laboratório de Itaocarapermitirá avaliar a qualidade dosembriões produzidos naFazenda Santa Mônica apóso transporte de Valença paraItaocara, realizando umatriagem antes do processo detransferência para vacasreceptoras do centro de pes-quisa de Itaocara, garantindoa eficiência do processo e aqualidade dos animaisgerados.

Criadores da região,associados da cooperativa local,serão beneficiados, também, com uma nova ação dos pesquisadores da Pesagro,que farão a aspiração de oócitos das melhores vacas de seus rebanhos que serãolevados ao laboratório de Valença. Ali, serão produzidos embriões por fertilização invitro (FIV) que, posteriormente, serão transferidos a receptoras dos próprioscriadores, possibilitando a geração de animais com padrão genético superior e,consequentemente, aumento da produtividade e da qualidade do leite produzido. Aregião Noroeste, caracterizada por pequenos produtores, é a segunda maior bacialeiteira do estado, tendo, no município de Itaperuna, o seu maior produtor.

Opções para o pequeno produtor de arroz

A Pesagro-Rio, através do Centro Estadual de Pesquisa em Agroenergia eAproveitamento de Resíduos, realizou visita técnica aos trabalhos de pesquisa quevisam ao melhoramento genético da cultura do arroz no Estado do Rio de Janeiro.

Os trabalhos de pesquisa estão sendo conduzidos no sentido de buscarnichos de mercado através da introdução de materiais especiais, como variedadesde arroz gourmet, negro e vermelho, utilizados na alta gastronomia, bem comoalimentos funcionais, proporcionando maior ganho financeiro para o produtor.

Page 24: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 23

Para um público de aproxima-damente 50 participantes,entre alunos de graduaçãodo curso de agronomia daUniversidade Estadual doNorte Fluminense, técnicosda Emater-Rio, produtoresde arroz dos municípios deCampos, Italva e Laje doMuriaé e autoridades, opesquisador Silvino Amorim

Neto, da Pesagro-Rio, falou sobre ostrabalhos desenvolvidos com a cultura do arroz desde 1976.

Durante a palestra, o pesquisador ressaltou o avanço propiciado à cultura,tanto na produtividade média, que passou de 1.300 kg/ha para 3.900 kg/ha, quantona excelente qualidade de grãos. Atualmente, no entanto, devido à falta de políticasagrícolas específicas para o setor, a área plantada no estado gira em torno de 1.000hectares.

O produtor rural Almerindo Corrêa da Silva, representando os produtores doAssentamento Experimental de Italva, falou da importância da cultura do arroz parao bom desempenho da atividade agrícola no assentamento, enfatizando que estãonegociando a produção com as prefeituras com ótimos preços. Toda a produção édestinada à merenda escolar.

O assentamento é composto por 128 produtores que, além do arroz,produzem olerícolas, milho e feijão, que são negociados diretamente com osconsumidores, sem intermediários, gerando maiores lucros para os produtoresassentados.

Tecnologia racional de armazenar água

As propriedades rurais das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio deJaneiro sofrem, anualmente, com a deficiência de água durante os meses de baixapluviosidade (inverno). Em casos extremos, a falta de água afeta não só a produçãoagrícola e pecuária, como também o abastecimento para consumo humano.

Entre as tecnologias disponíveis para atenuar ou mesmo solucionar a falta deágua na zona rural, a barragem subterrânea é opção para armazenar água com afinalidade de aumentar a umidade do solo, aproveitando de forma mais eficiente aágua das chuvas.

Page 25: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 24

A barragem subterrânea insta-lada pela Pesagro-Rio empropriedade particular namicrobacia Brejo da Piedade,no município de Quissamã-RJ,vem, ao longo dos anos,demonstrando ser tecnologiaaltamente viável, principalmen-te na pequena propriedade.

O armazenamento sub-terrâneo das águas prove-nientes das chuvas, através desistema de contenção com lonaplástica, possibilita o aproveitamento da água por longos períodos, uma vez que ocorrepouca evaporação, e mesmo que escoe (pelo subsolo) por declividade do terreno.

Produção própria de cana forrageira

Em face da estiagem que, geralmente, ocorre entre os meses de abril eagosto, reduzindo a disponibilidade de pastagens nas pequenas propriedades nasmicrobacias hidrográficas das regiões Norte e Noroeste Fluminense, asuplementação com cana-de-açúcar para a alimentação do gado leiteiro tornou-senecessidade.

Em cumprimento à sua missãoinstitucional de viabilizarsoluções tecnológicas paraproblemas demandados peloprodutor rural, a Pesagro-Rio,em parceria com o ProgramaRio Rural, recomenda paraplantio cultivares de canamais produtivas, de rápidocrescimento vegetativo emelhor digestibilidade.

Para transferir a tecnologiade produção desses mate-

riais, a empresa realiza Oficinas Tecnológicas de Cana Forrageira para agricultoresda Associação do Vale do Muriaé, de Itaperuna, e para agricultores de seismicrobacias hidrográficas do município de Italva, no Noroeste Fluminense.

Page 26: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 25

No município de Itaperuna, foi implantada uma Unidade de PesquisaParticipativa na Microbacia Córrego das Posses, em área de agricultor parceiro,utilizando as cultivares RB867515 e RB 739735, apropriadas para a alimentaçãoanimal.

As unidades de pesquisa de cana-de-açúcar também são usadas comocampo de multiplicação de mudas para os próprios agricultores parceiros e paraoutros agricultores, propiciando a disseminação e multiplicação desses materiais emoutras comunidades.

Esses materiais genéticos também são multiplicados nas áreas dos CentrosEstaduais de Pesquisa da Pesagro-Rio em Itaocara e Campos, objetivando atendera agricultores da região interessados.

O consumo de cana forrageira por um plantel médio de 20 cabeças de gado éestimado em 75 toneladas pelo período de 5 meses, ao custo de R$ 15.000,00. Paraa produção própria desse volume de cana forrageira, o agricultor precisará de 1hectare plantado, tendo custo de produção estimado em R$ 8.500,00. Desse modo,o produtor fará economia de RS 6.500,00.

Modelo de criação e conforto térmico para animais

A pecuária de leite no Estado do Rio de Janeiro vem tendo evolução bastanteacentuada nos últimos anos, em decorrência das modificações cientificamenteorientadas, no sentido da adequação do ambiente do animal e deste ao ambientecriatório, em que a alimentação, a sanidade, o manejo e a qualidade genética dosanimais exercem papel importante na produtividade dos rebanhos leiteiros.

O Centro Estadual de Pesquisaem Agricultura Orgânica,localizado em Seropédica,em face desses fatores,está insta-lando um novocurral, dotado de todamoderni-dade, com oobjetivo de apresentar aosprodutores rurais eestudantes um local devisitação e estudo quepoderá contribuir paramelhorar as atividades emsuas fazendas e para a suaformação acadêmica.

Page 27: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 26

O curral, com capacidade para abrigar 200 animais de leite, vem sendopreparado para servir como modelo de criação e conforto térmico para os animais,com o plantio de árvores e manutenção de pequenos bosques, objetivando criaruma barreira de vento e sombra para o gado.

Em torno do curral, estão sendo plantadas variedades de cana forrageira queserão usadas para a alimentação dos animais na época seca, quando as capineirassofrem bastante.

Estão sendo plantados e testados o capim estrela, o Panicum maximum, duasespécies de digitária e, nas áreas de baixada, o capim tangola, formando umaestrutura bem forte para a adequada alimentação.

Toda a estrutura que está sendo montada no centro de pesquisa estará àdisposição, como vitrine tecnológica, para os criadores interessados em melhorar aqualidade de seus pastos, tendo como base capim de boa qualidade e canaforrageira.

Produção sustentável de citros, banana e oleaginosas

Produtores rurais dos municípios de Tanguá, Conceição de Macabu, Rio dasOstras, Silva Jardim, Friburgo e Quissamã, técnicos da Emater-Rio e representantesde prefeituras da região participaram de dia de campo no Centro Estadual dePesquisa em Desenvolvimento Rural Sustentável, da Pesagro-Rio, em Macaé.

Abordando as culturas de oleaginosas, citros e banana, os pesquisadores docentro de pesquisa falaram sobre os materiais genéticos cujo comportamento estásendo acompanhado com vistas à futura recomendação de plantio aos produtoresdo estado.

Os participantes tiveram aoportunidade de verificaro desenvolvimento dasculturas do girassol e dogergelim, em fase inicial,e receberam informaçõessobre as possibilidadesdo plantio comercial deoleaginosas.

Como este foi oterceiro dia de camporealizado na área ondeestá instalado o projeto

Page 28: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 27

de competição de cultivares de citros e de banana, foi possível observar o estágio dedesenvolvimento das quatro cultivares de citros e das quatro de banana aliplantadas.

Os pesquisadores destacaram as características de cada cultivar e aadaptação delas às condições da região. Foram destacadas, ainda, as vantagens dosistema de irrigação por gotejamento empregado e a economia para o produtor, jáque, no sistema proposto, a água é fornecida por declividade, dispensando anecessidade de energia elétrica.

O desenvolvimento de quatro híbridos de bananeiras resistentes a doençasfoi o tema da última estação do dia de campo. Brevemente, essas novas cultivaresdeverão ser recomendadas para plantio, como a cultivar Fiha Maravilha,principalmente por ser resistente às principais doenças da cultura - o Mal doPanamá e a Sigatoka.

Opção de renda para o produtor familiar

O produtor rural Romeu Alves está otimista com a perspectiva de mais umafonte de renda em sua propriedade, situada na localidade de Vala Preta, nomunicípio de Magé-RJ. É que está se iniciando a capacitação de seu pessoal para aextração de látex dos 1.100 pés de seringueiras plantadas em sua propriedade, soba supervisão do pesquisador Aldo Bezerra de Oliveira e do engenheiro agrônomoRenato Barbosa da Cruz, da Pesagro-Rio.

O seringal faz parte daunidade de pesquisaparticipativa que estudaa formação de florestassustentáveis em áreasdegradadas agricultáveisou de proteção ambientalnas propriedades deagricultores familiares.Tais florestas devem serformadas em harmoniacom a legislação ambi-ental para a formação dereserva legal ou outrosfins. Devem ser compostas por 50% de espécies nativas, com o mínimo de 15espécies da flora local, e mais 50% de espécies exóticas.

Page 29: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 28

As árvores exóticas são plantadas com o objetivo de propiciar a colheita deprodutos sem a retirada de indivíduos que constituem a população. Há previsão deextração de látex das seringueiras por período de 30 a 40 anos, bem como aprodução de fruteiras sombreadas, que constituirão a população dessas florestassustentáveis.

Durante a formação do seringal, o agricultor tem renda desde o primeiro anode plantio das árvores, cultivando culturas como hortaliças para, posteriormente,com o crescimento da floresta, agregar fruteiras sombreadas, que aumentarão aindamais a sua renda.

Na propriedade de Romeu Alves, em Magé, a expectativa é que somente aprodução do látex proporcione renda de um salário mínimo por mês durante 10 a 11meses por ano.

Produção de sementes orgânicas de qualidade

O cultivo de hortaliças no Estado do Rio de Janeiro é feito,predominantemente, em pequenos estabelecimentos rurais, com características deprodução familiar, em que se destacam manejos produtivos e tecnologias de plantionormalmente dependentes de insumos químicos. Por outro lado, a sociedade estámais esclarecida quanto aos processos produtivos e demanda, gradativamente,alimentos obtidos, principalmente, sem o uso de agroquímicos. Nesse contexto, aolericultura orgânica torna-se opção econômica e ecológica que amplia asoportunidades para os agricultores fluminenses.

Entretanto, a produção e acomercialização de hortaliçasorgânicas no Rio de Janeirosão limitadas, em grande parte,pela carência de insumosapropriados. Dentre eles,destacam-se as sementes comqualidades fisiológica esanitária obtidas sob manejoorgânico e, ainda, adaptadasàs diferentes condições clima-ticas locais.Produzir alimentos saudáveis,

de modo sustentável e integrado ao ecossistema é o objetivo da agroecologia. Paraalcançá-lo, é fundamental garantir a disponibilidade e a variedade genética dassementes, fortalecendo esse sistema produtivo e a geração de renda.

Page 30: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 29

A Pesagro-Rio, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a EmbrapaAgrobiologia mantêm coleção de sementes orgânicas contendo 126 espécies,incluindo sementes de olerícolas, leguminosas e grãos. Esses materiais sãomultiplicados e beneficiados em áreas experimentais de Seropédica-RJ e Paty dosAlferes-RJ pertencentes ao Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica eà Fazendinha Agroecológica.

Unidade de Beneficiamento de Sementes

A Unidade de Beneficiamento de Sementes, instalada no Centro Estadual dePesquisa em Agricultura Orgânica, da Pesagro-Rio, em Seropédica, é mais umexemplo da parceria de sucesso entre a empresa e a Universidade Federal Rural doRio de Janeiro - UFRRJ e que contou com o apoio de diversos órgãos ligados aodesenvolvimento agroecológico.

Mesmo em início de operação,e por conta dos equi-pamentos lá instalados, aUnidade vem realizando asecagem, a limpeza e aclassificação de sementes.Além dessas operações,com a infraestruturadisponível no centro depesquisa e na UFRRJ,são realizados também osprocedimentos de arma-zenamento e análise desementes, com registros de data,origem, percentual de germinação e teor de água para posterior conservação emcâmaras climatizadas.

Espera-se, assim, aumentar a oferta de sementes de qualidade, produzidassob manejo orgânico e selecionadas por agricultores, visando despertar o interessepela produção de suas próprias sementes, recebendo o adequado acompanhamentoe supervisão técnica visando à eficiência produtiva e à garantia genética dosdiversos materiais.

Page 31: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 30

Manejo agroecológico de pragas

O Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica realizou, no mês deagosto, o Dia de Campo sobre Manejo Agroecológico de Pragas, organizado,especificamente, para atender às demandas de pequenos produtores da RegiãoMetropolitana do Rio de Janeiro que participam da Escolinha de Agroecologia deNova Iguaçu-RJ.

A ação de transferência de tecnologiaé realizada anualmente, e,neste ano, contou com aparticipação de mais de 30agricultores familiares quereceberam orientações téc-nicas dos pesquisadoresMaria do Carmo de AraújoFernandes e Luiz Augustode Aguiar.

O Dia de Campo de-monstrou o potencial depráticas agroecológicas,como o uso de defensivos

alternativos, extratos vegetais, óleos essenciais, caldas e biofertilizantes para ocontrole de pragas; compostagens; produção de sementes e de mudas orgânicas dehortaliças; e manejo orgânico do tomateiro e de outras hortaliças para a melhoriadas atividades do dia a dia dos agricultores, e permitiu, também, a troca deexperiências entre os participantes, técnicos e pesquisadores.

Nos últimos anos, os pesquisadores da Pesagro-Rio vêm se esforçando paraviabilizar os sistemas orgânicos de produção. Devido aos resultados positivosobtidos, o Centro de Pesquisa de Seropédica destaca-se nessa área, sendo muitoprocurado por agricultores, técnicos e alunos que buscam conhecimento eatualização técnica em cultivos sob manejo orgânico.

Distribuição de sementes de arroz

Desde a sua criação, a Pesagro-Rio, tem como prioridade a produção dealimentos que compõem a cesta básica da população, conduzindo trabalhos comculturas consideradas prioritárias para a economia estadual e para odesenvolvimento tecnológico dos pequenos produtores rurais, que constituem amaioria no estado.

Page 32: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 31

Nesse contexto, destaca-se a cultura do arroz, com a qual a empresa, atravésdos anos, realiza trabalhos com cultivares mais produtivas e que se adaptem àscondições do estado, fornecendo sementes com alto potencial de produção paraprodutores interessados.

Na safra 2017/2018, ensaios com cultivares de arroz irrigado compostos porvinte genótipos obtiveram produtividade média de 6.886 kg/ha, com 35% delessuperando a média de produtividade. Em outro experimento, com seis cultivares, emárea de 65m2, a cultivar Epagri 109 obteve a maior produtividade (6.600 kg/ha). Ascultivares de arroz “gourmet” BRS 902 (vermelho) e SCS 120 Onix (preto) obtiveramprodutividades de 5.600 kg/ha e 3.200 kg/ha, respectivamente, conseguindo-se 210kg de sementes para multiplicação.

Em reunião recente no município deItalva, foram distribuídas sementesde cultivares de arroz de pericarpobranco para pequenos produtoresrurais, com vistas à produção degrãos para o Programa Nacional deAlimentação Escolar - PNAE.Sementes de arroz do tipo“gourmet” também foram distribuí-das para multiplicação.

A perspectiva quanto aosarrozes de pericarpo vermelho epreto é de se produzir cerca de 5 toneladasde grãos, que serão empacotadas e comercializadas visando à exploração de novosnichos de mercado, envolvendo supermercados, restaurantes e lojas especializadasnesse tipo de produto, com preços compensadores, agregando valor ao processoprodutivo de pequenas propriedades.

Desenvolvimento de clones de seringueiras

A cultura da seringueira já é realidade no município de Silva Jardim, graçasao trabalho desenvolvido pela Pesagro-Rio que, assim, contribui para a melhoria dascondições sociais do trabalhador rural. A qualificação da mão de obra, com aformação especializada em sangria para extração de látex, proporciona trabalho erenda.

Recentemente, a engenheira agrônoma Lívia Toniasso, pesquisadora dasPlantações Michelin da Bahia e Franck Rivano, pesquisador do CIRAD, centrointernacional de pesquisa da Colômbia, visitaram o Centro Estadual de Pesquisa em

Page 33: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 32

Agroflorestas, da Pesagro-Rio, no município de Silva Jardim. O objetivo da visita foiavaliar a competição de clones de seringueira instalada em 2006, principalmente odesempenho de clones fornecidos pela Michelin em comparação com os demais. Otrabalho está sendo realizado em parceria com a Michelin-Bahia.

Os técnicos visitantes,acompanhados pelopesquisador AldoBezerra de Oliveira epelo engenheiro agrô-nomo Renato Barbosada Cruz, verificaram obom desenvolvimentodos clones daMichelin, bem como odos clones 3864 eRIMM 600, de origemasiática, com desen-volvimento regular.

Também constataram o bomestado fitossanitário das plan-

tas e a recente queda das folhas, normal para a época.Em seguida, no mesmo município, visitaram a Fazenda Mardopi, cujo seringal

se encontra em fase de produção. As plantas já apresentavam refolhamento e foipossível verificar a precocidade de alguns clones, como o FDR 5788, da Michelin. Acolheita dessas plantas está sendo possível aos seis anos de plantio. O seringalapresenta bom estado fitossanitário, observando-se a incidência de algumasdoenças que, no entanto, não chegam a prejudicar a produção.

Redução de 83% nos índices de Brucelose

Em mais uma ação do projeto Leite Limpo, foi realizada em agosto a Prova doAnel em Leite (PAL), em tanques de expansão que agregam a produção leiteira depequenos produtores no município de Carmo. A PAL permite verificar a taxa deprevalência da Brucelose, detectando aglutininas da bactéria e, assim, identificandorebanhos infectados. O projeto é desenvolvido no município desde 2009, quando foifeita pesquisa de Brucelose através do PAL em 30 tanques de expansão. Oresultado revelou 38% de positividade para a doença.

Page 34: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 33

Entre outras ações sanitárias, aPesagro-Rio, com recursos daFAPERJ, implantou programagratuito de vacinação contrabrucelose em bezerras de 3 a8 meses, vacinando-se 18.777animais no período de 2009 a2018. A PAL realizada em2018 apresentou apenas 6%de positividade para a zoonoseem questão, o que representa83% de diminuição dos índicesda doença.

O projeto continua em execução em Carmo e em outros municípios e suasações já promoveram certificações de propriedades livres de brucelose etuberculose em Carmo, assim como a produção de queijo minas frescal com leiteproveniente daquelas propriedades certificadas, que receberam selo de qualidadesanitária atestada pela Pesagro-Rio e pela Secretaria de Estado de Agricultura.

Gestão do patrimônio genético

Com o objetivo de atualizar a equipe técnica do Centro Estadual de Pesquisaem Sanidade Animal Geraldo Manhães Carneiro, da Pesagro-Rio, sobre asmudanças ocorridas na Lei da Biodiversidade, sobre a implantação do Sistema

Nacional de Gestão do Patrimônio Genéticoe do Conhecimento Tradicio-nal Associado" - SisGen e asprovidências a serem tomadas paraque se cumpra a Legislação, aCuradoria de Microorganismos doórgão, sob a responsabilidade dapesquisadora Maíra Halfen TeixeiraLiberal, promoveu, em setembro, apalestra "Nova Lei da Biodiver-sidade e o SisGen", proferida pelaDrª Ana Cláudia Dias de Oliveira –

CEO do IPI Patentes.

Page 35: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 34

Com a implantação do SisGen, todo pesquisador, professor, aluno, pessoafísica ou jurídica que desenvolver qualquer atividade que envolva a utilização decomponente do Patrimônio Genético Brasileiro, tem de se cadastrar no Sistema.

Uma vez que Patrimônio Genético é conceituado na Lei 13.123/ 15, como "ainformação de origem genética de espécies vegetais, animais, microbianas ouespécies de outra natureza, incluindo substâncias oriundas do metabolismo destesseres vivos", muitas das atividades de pesquisa desenvolvidas pelo centro depesquisa da Pesagro-Rio podem ser enquadradas nesse conceito.

O evento reuniu pesquisadores e analistas do próprio centro, bolsistas eestagiários, bem como alguns assistentes diretamente envolvidos com o assunto.Também foram convidados professores da Universidade Federal Fluminense,parceiros em diferentes atividades, e alunos de pós-graduação que desenvolvemseus projetos de tese no órgão ou que foram indicados por seus professores.

Raiva dos herbívoros

As pesquisas sobre Raiva dos Herbívorosrealizadas pela Área de Virologia do CentroEstadual de Pesquisa em Sanidade AnimalGeraldo Manhães Carneiro, da Pesagro-Rio,foram reconhecidas com a publicação decapítulo sobre a doença, de autoria dapesquisadora Leda Kimura, em livro lançado emnovembro, durante evento no Riocentro, no Riode Janeiro.

O Diagnóstico de Raiva, realizado noCentro Estadual de Pesquisa da Pesagro-Rio, ésuporte fundamental ao Programa Nacional deControle da Raiva dos Herbívoros.

Page 36: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 35

Unidades de Pesquisa Participativa em 2018

Região Unidade de Pesquisa Microbacia Município

Serrana Comercialização de produtosorgânicos na região serrana - Nova Friburgo

e Teresópolis

Noroeste Sistema SAF- Horta Ribeirãodas Onças Varre-Sai

Noroeste Sistema SAF- Horta Bom Jardim Santo Antôniode Pádua

Noroeste Sistema SAF- Horta Alto Ribeirão Miracema

Sul Manejo Sanitário preventivo Coroas Valença

Sul Manejo Sanitário preventivo Rio do Saco Miguel Pereira

BaixadasLitorâneas

Sistemas Agroflorestais comuso de heveicultura Cambucais Silva Jardim

Noroeste

Avaliação da eficiência dosistema rotacionado emsucessão à cultura do arroz emvárzea na região Noroeste

Carqueja Italva

PROGRAMA RIO RURALPROGRAMA RIO RURAL

Page 37: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 36

Experimentos de Longa Duração em 2018

Experimentos de Longa Duração Centro/Microbacia

Sistema Agroflorestais (Seringueira x Espéciesda Mata Atlântica).

Microbacia Vala Preta -Magé

Avaliação de sistema de cultivos de fruteiras. CEP DesenvolvimentoRural Sustentável

Uso de óleos essenciais para o controle defitopatógeno e conservação de sementes orgânicas.

CEP AgriculturaOrgânica

Produção de sementes orgânicas de olerícolas e dasvariedades de milho para agricultores familiares.

CEP Agroenergia eAproveitamento deResíduos

Produtividade e bienalidade do cafeeiro em condiçõesde adensamento no período de 2016/2018.

Córrego do Lambari –Bom Jesus doItabapoana

Identificação da qualidade de caféno período de 2016/2018.

Porciúncula (Ouro eBonsucesso) e Varre-Sai(Água Doce, Onça,Varre-Sai)

Incentivo à produção de sementes orgânicasno Estado do Rio de Janeiro. Estado

Avaliação de pó de rocha em uma unidadede pesquisa de pastoreio rotacionado.

Microbacia Córrego doMarimbondo

Plano de Ação 2Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia e Serviços e Desenvolvimento Sustentável

AçãoNº de produtores e

técnicos participantes

Seminários, Cursos, Oficinas, Reuniões deplanejamento, Articulações Institucionais,Reuniões dos Grupos de Trabalho da Rede.

411

Page 38: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 37

Projeto Produtores

Capacitação e disponibilização detecnologia para o rápido diagnóstico econtrole de mastite bovina em Microbaciasde Itaperuna

12

Disponibilização do uso de tecnologia e deplantas medicinais para produtores de ovose aves visando ao controle de doenças

03

Identificação das ações da Rede

Evento Participantes InstituiçõesParticipantes

Seminário de Comercialização de ProdutosOrgânicos do Noroeste Fluminense-Itaperuna

45

Pesagro – Emater –Sebrae –ABIO–Associação deprodutores

Reuniões com membros da APROBAN eSPG-ABIO Orgânicos Noroeste e comparceiros da região para discussão dedemandas e organização de Seminário deComercialização- Sto. A. de Pádua

17

Pesagro – Emater –Sebrae –ABIO eAssociações deprodutores

Reunião para organização do seminário decomercialização da Merconoroeste eReunião com consultor Samuel e equipeEmater-Rio de Italva, sobre o planejamentode palestra e oficina sobre leite orgânicopara a região Noroeste-Itaperuna e Italva

6

Pesagro – Emater –Sebrae –ABIO eAssociação deprodutores

Reunião com Sebrae e Prefeitura deMiracema para avaliação e correção derumos do movimento orgânico na região eplanejamento da Merconoroeste - Miracema

6 Pesagro – Emater –Sebrae -ABIO

Reunião para construção do Circuito deFeiras do Noroeste com o grupo de SPG-ABIO Orgânicos Noroeste e APROBAN-Santo Antônio de Pádua

6 Pesagro – Emater –Sebrae -ABIO

Page 39: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 38

Avaliação de Conformidade Orgânicaprodutores do SPG-ABIO Alto Noroeste eOCSs da Região Noroeste; Varre-Sai,Porciúncula e Bom Jesus

13 Pesagro – Emater –Sebrae -ABIO

Reunião para construção do Circuito deFeiras Orgânicas na Região Noroeste,Regularização dos produtores Orgânicos doAlto Noroeste e Seminário deComercialização de Produtos Orgânicos-Varre-Sai

19 Pesagro – Emater –Sebrae -ABIO

Visita de avaliação da Conformidade à feiraOrgânica de Porciúncula 5 Pesagro –Emater -

ABIO

Reunião com Grupo de Interesse deSementes da Associação Agroecológica deTeresópolis - AAT para planejamento dasações da Consultoria de MelhoramentoParticipativo de Sementes Orgânicas eDiagnóstico Rápido Participativo

16

Pesagro-Emater -Associação dosProdutores Biológicosde Teresópolis - ABIO

1ª Oficina de Melhoramento Participativo deSementes Orgânicas no Sítio Gallo daSerra; Reunião sobre Estudos daAgricultura Orgânica

12

Pesagro-Emater -Associação dosProdutores Biológicosde Teresópolis - ABIO

Mutirão de Plantio de campos deMelhoramento Participativo de SementesOrgânicas – RPPN Sítio dos Aredes doprodutor Jorge Studer

5

Pesagro-Emater -Associação dosProdutores Biológicosde Teresópolis - ABIO

Oficina de Melhoramento Participativo deSementes Orgânicas com grupo deinteresse de Teresópolis

70

Pesagro-Emater-Associação dosprodutores deTeresópolis – ABIO

Oficina de Melhoramento Participativo deSementes Orgânicas com grupo deinteresse de Magé, Guapimirim eCachoeiras de Macabu

134 Pesagro – Emater-ABIO

TOTAL 411 5 Instituições

Page 40: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 39

Produção de insumos agroecológicos

Plano de ação 3

Sementes orgânicas (olerícolas, grãos e adubos verdes) 1.600 kg

Biofertilizante (Pesagro e produtores parceiros) 3.300 litros

Extratos vegetais (kg) 10

Área plantada de cana para muda convencional Área plantada

Mudas de cana-forrageira (Centro Estadual de Pesquisa eDesenvolvimento da Pecuária Leiteira, Centro Estadual dePesquisa em Agricultura Orgânica, Centro Estadual dePesquisa em Agroenergia e Aproveitamento de Resíduos)

2,2 ha

Adequação de estabelecimentos rurais às boas práticas leiteiras

Unidade de Pesquisa Microbacia Município

Silvipastoril rotacionado Córrego Marimbondo Italva

Silvipastoril rotacionado Valão do Carqueja Italva

Silvipastoril rotacionado Córrego da Posse Itaperuna

Silvipastoril rotacionado Valão da Prata Italva

Silvipastoril rotacionado Córrego do Marimbondo Italva

Pastoreio rotacionado Brejo do Ingá S. J. da Barra

Variedades de cana-de-açúcar paraalimentação animal Córrego Santa Joaquina Italva

Variedades de cana-de-açúcar paraalimentação animal Córrego do Marimbondo Italva

Variedades de cana-de-açúcar paraalimentação animal Córrego das Posses Itaperuna

Boas práticas sanitárias na produçãoleiteira 12 Microbacias de Italva Italva

Leite Limpo – Programa de qualidadepara a Pecuária Leiteira Estado

Italva, BarraMansa eCarmo

Page 41: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 40

Agroecologia, agricultura orgânica e sustentável

Estudos da agricultura orgânica

Avaliação das organizações do controle social no Noroeste do Estado do Rio deJaneiro

Garantia da qualidade orgânica rastreabilidade na produção e no ponto de venda

Legalização de insumos alternativos

Mercados Institucionais

Fortalecimento institucional

Ações realizadas

Acreditação/Credenciamento do Laboratório de Sanidade Animal

Obras e reformas em prédios e laboratórios da Pesagro-Rio

Aquisição de equipamentos agrícolas, laboratoriais e de informática

Sementes Orgânicas

Representantes de instituições ligadas aodesenvolvimento agroecológico, estudantes,técnicos, agricultores e guardiões de sementesorgânicas que compõem a Rede Estadual deSementes Orgânicas tiveram a oportunidade deconhecer as instalações e os equipamentosdisponíveis na Unidade de Beneficiamento deSementes, durante evento realizado no mês dejulho.

Na oportunidade, foi lançado o Catálogode Sementes Orgânicas, com o objetivo dedivulgar informações técnicas sobre 55 espécies

e cultivares e auxiliar os agricultores familiares e técnicos de campo noplanejamento e definição de estratégias para a utilização e obtenção de sementesadequadas aos plantios orgânicos.

Page 42: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 41

Pesagro na mídia

O Programa Agro Record exibiureportagem com o pesquisadorJosé Márcio Ferreira, do CentroEstadual de Pesquisa emAgroenergia e Aproveitamentode Resíduos, em Campos dosGoytacazes-RJ, sobre o projetoque está sendo desenvolvidonaquela unidade com a produ-ção de mudas de hortaliças.

O projeto, desenvolvidoem parceria com a prefeitura deCampos, beneficia produtores da região,que levam as sementes das variedades que desejam plantar para que sejamproduzidas as mudas em estufas, em ambiente controlado.

Publicações on line

A série Informação Tecnológica On Line foi lançada pelaPesagro-Rio em fevereiro de 2008 com o objetivode oferecer aos pesquisadores mais um veículopara a difusão de seus resultados de pesquisa ede informações práticas para os produtores,técnicos e público interessado.

A série é veiculada exclusivamente pelahomepage da empresa e foi criada em face dasrestrições financeiras sempre enfrentadas para aimpressão gráfica das publicações e, principalmente,para aproveitar os recursos tecnológicos da internet ea possibilidade de atingir o grande público queacessa a rede.

COMUNICAÇÃO PARACOMUNICAÇÃO PARA

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIATRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Page 43: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 42

Os trabalhos publicados são fruto das ações de pesquisa desenvolvidas pelopesquisador na empresa ou de suas observações e contêm informações sucintas eobjetivas. Encontram-se disponíveis na home page da empresa 140 títulos, sendoque 19 deles publicados em 2018.

Ainda no intuito de oferecer aos pesquisadores da empresa novas opçõespara a publicação de seus resultados de pesquisa e, consequentemente, outrasfontes de informação a produtores rurais, estudantes e público em geral interessado,a Pesagro-Rio lançou, em julho de 2018, mais duas séries on line, Boletim TécnicoOn Line e Documentos On Line, cujas edições iniciais também estão disponíveis nosite.

Informações corporativas

Ao longo do ano de 2018, embora se obrigandoa cumprir a legislação eleitoral, aPesagro-Rio veiculou, através do seusite na internet, 28 matérias sobre suasatividades de pesquisa e também infor-mações corporativas, como mais umaopção para a transferência dastecnologias geradas e para oatendimento à exigência legal detransparência pública.

Outro método indispensável nosdias de hoje também vem sendo usadopela empresa para divulgar as suasatividades - o Facebook. Em suapágina, enriquecendo os textos publicados, éapresentado farto material fotográfico que leva o público a conhecer os centros depesquisa e as áreas onde se desenvolvem os experimentos, tanto em áreas própriascomo em propriedades de produtores colaboradores.

As atividades da Pesagro-Rio publicadas no Facebook em 2018 alcançarampúblico superior a 24 mil pessoas.

Page 44: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 43

Novas instalações da Pesagro-Rio

Com a presença de funcionários eautoridades, a Pesagro-Rio inaugurou, no dia 1ºde março, as novasinstalações do Centrode Tecnologia da Infor-mação e Comunicação,do Laboratório de Infor-mação de MercadoAgrícola e das áreastécnica e administrativada empresa.

Localizada no JardimBotânico de Niterói, onde se encon-

tra a sede da empresa há 42 anos, a obra, iniciada em dezembro de 2016, foirealizada com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) daEmbrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, para a reestruturação dasempresas de pesquisa agropecuária no país, em convênios firmados em 2009 e2010.

Esses convênios, no total de R$ 13 milhões, contemplaram, também, arecuperação de todos os oito Centros de Pesquisa da Pesagro-Rio, distribuídos noestado, que incluíram melhorias e equipamentos.

O Presidente da Pesagro-Rio, Rafael Miranda, agradeceu o apoio daEmbrapa, da Secretaria de Agricultura e de todos os empregados e diretores daempresa pela conquista.

Representantes da Embrapa e de diversas instituições, além de funcionáriosda Pesagro, da Emater, da Fiperj, da Secretaria de Agricultura e de váriasprefeituras participaram da inauguração.

GOVERNANÇA CORPORATIVAGOVERNANÇA CORPORATIVA

Page 45: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 44

Balanço das atividades

Em visita à sede da Pesagro-Rio, em março, o Secretário deAgricultura, Jair Bittencourt, reunidocom funcionários da sede e de todos oscentros estaduais de pesquisa daempresa, teve a oportunidade deacompanhar o balanço das atividadesdesenvolvidas durante a sua gestão,apresentado pelo Diretor Técnico,Silvio Galvão.

Em breve explanação, o Diretor Técnicodestacou os projetos de pesquisa, unidades de pesquisa participativa eexperimentos de longa duração conduzidos com recursos do Programa Rio Rural,financiados pelo BIRD, enfatizando que a empresa cumpriu todas as metas para elaestabelecidas pelo Programa.

Referiu-se, ainda, às inaugurações de melhorias nos centros de pesquisa e dasnovas instalações da sede da empresa no Jardim Botânico de Niterói, dando ênfaseespecial às 407 ações de transferência de tecnologia executadas no período.

O Secretário Jair Bittencourt manifestou a sua satisfação em ter podido conviverdurante a sua gestão com pesquisadores tão conceituados na comunidade científicacomo os da Pesagro, bem como com funcionários tão dedicados e que mantiverambom desempenho mesmo durante os períodos difíceis por que passou o estado.

Convênio de Cooperação Técnica

Durante a inauguração do Laboratório deReprodução no Centro Estadual dePesquisa e Desenvolvimento da PecuáriaLeiteira, em Itaocara, foi assinadoconvênio de cooperação técnica entre aPesagro-Rio e a Jotagro Alimentos, comvistas ao melhoramento e manejo depastagens, introdução e avaliação deforrageiras e manejo de novilhas, dentreoutras tecnologias para o desenvolvimento dapecuária de leite e de corte.

Page 46: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 45

O acordo prevê, ainda, a reforma, ampliação e melhoria da infraestrutura deprodução animal, dotando o centro de pesquisa de infraestrutura mais adequada,inclusive, para ações de apoio a programas prioritários do Governo, como o RioRural e o Rio Genética.

Ferramentas de gestão

A Diretoria da Pesagro-Rio está integrada ao esforço da Secretaria de Estadode Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento para implantar novas ferramentasde gestão na sua administração e das empresas vinculadas, como o PlanejamentoEstratégico.

Dentre as ações previstas, já está em desenvolvimento na Pesagro aimplantação de sistema de acompanhamento e controle de atividades técnicas eadministrativas. A Pesagro adotou, em 2018, a Gestão por Processos, eficienteferramenta para alcançar consistência e resultados alinhados aos objetivosestratégicos da organização, envolvendo, ainda, com ajuda da tecnologia, formas deagregar valor, melhorias, inovações e o gerenciamento de processos ponta a ponta,levando à melhoria do desempenho organizacional e dos resultados dos negócios.

Page 47: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 46

Melhores condições de trabalho

Obras de reforma de unidades da Emater-Rio, da Pesagro-Rio e daSecretaria de Agricultura encontram-se em fase final de conclusão. Grande partedessas obras estão sendo executadas nas Regiões Norte, Noroeste e Serrana doestado, além da sede da secretaria, em Niterói, realizadas com recursos doPrograma Rio Rural.

Os projetos contemplaram adequaçãoestrutural, revisão das redeselétrica, hidráulica e sanitária,reforma de telhados, pintura,criação de estruturas paraacessibilidade com rampas,construção e reforma de banheiros,adaptados para portadores denecessidades especiais, entreoutras melhorias.

Na Pesagro-Rio, estãosendo reformadas as antigasinstalações da Presidência daempresa, que hoje ocupa o novo prédioinaugurado, e que serão ocupadas pela Divisão de Pessoal e outras áreas daAdministração, melhorando as condições de trabalho das equipes.

Recuperação e modernização da infraestrutura de pesquisa

Nos últimos anos, a Pesagro-Rio realizoudiversas obras de recuperação e demodernização de sua infraestrutura físicacom recursos do PAC (Programa deAceleração do Crescimento) da Embrapa -Empresa Brasileira de Pesquisa Agrope-cuária, graças a convênios firmados em2009 e 2010.

Esses convênios, no total de R$ 13milhões, contemplaram, também, a aquisição

de equipamentos, melhorando as condições de trabalho em todos os Centros dePesquisa da Pesagro-Rio distribuídos por todo o estado.

Page 48: RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2018 · Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim, a partir de 2010,

Pesagro-Rio ● Relatório da Administração 2018 47

1.781.714,44

832.941,70

1.413.627,33

490.192,07

736.693,31

2.266.493,97

249.235,20

264.694,15

18.555,81

3.374.201,62

245.136,53

123.706,42

57.241,75

CEPAO (Seropédica)

CEPDPL (Itaocara)

CEPAAR (Campos)

CEPA (Silva Jardim)

CEPRUS (Macaé)

CEPGM (Niterói)

CEPQA (NIterói)

CEPH (Friburgo)

LCB (Niterói)

SEDE (Niterói)

S. MÔNICA (Valença)

SIMA (RJ)

CEA (Avelar)

Investimento total até 2018 (R$)