relatório tuxaua tecendo redes regionais-parte1

18
Tuxáua, Tecendo Redes Regionais 1º Relatório Parcial Fevereiro a junho de 2010 Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 1

Upload: deize-botelho

Post on 23-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Relatório parcial do projeto Tuxaua Tecendo Redes Regionais. Atividades realizadas no período de fevereiro a junho de 2010.

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório Tuxaua Tecendo Redes Regionais-parte1

Tuxáua, Tecendo Redes Regionais1º Relatório Parcial

Fevereiro a junho de 2010

Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 1

Page 2: Relatório Tuxaua Tecendo Redes Regionais-parte1

Tuxáua, Tecendo Redes Regionais1º Relatório Parcial

Fevereiro a junho de 2010

Release do Projeto

O projeto “Tuxáua, tecendo redes regionais” beneficia 14 municípios do Território da Cidadania do Sudeste Paraense – PA, a partir do fortalecimento dos Pontos de Cultura e ou iniciativas culturais que atuam em prol do desenvolvimento cultural regional. O território abrange uma área de 54.469,20 Km² e é composto por 14 municípios. Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Marabá, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia. A população total do território é de 550.610 habitantes, dos quais 116.720 vivem na área rural, o que corresponde a 21,20% do total. Possui 9.831 agricultores familiares, 25.175 famílias assentadas e 5 terras indígenas.

Objetivos a Alcançar - criação e fortalecimento de redes de cooperação cultural na região sudeste paraense a partir da articulação, mobilização, capacitação e estímulo às relações de parcerias entre artistas, grupos, iniciativas culturais públicas e privadas em prol de ações integradas que impulsionem o desenvolvimento cultural regional.

Resultados Desejados - Ampliação de parcerias entre governos municipais, Pontos e iniciativas culturais locais; ampliação do número de iniciativas culturais da região conectadas em redes e se apropriando do Programa Cultura Viva; aumento do número de projetos culturais da região, demandados e aprovados por editais de seleção do Programa Cultura Viva; oficinas, laboratórios e consultorias em projetos culturais realizados; empreendedores culturais da região mapeados.

Ações Propostas- Visitas aos municípios, reuniões com parceiros locais governamentais e não governamentais, participação em encontros regionais e nacionais, laboratórios de projetos culturais, consultoria e assessoria presencial e online, articulação de redes locais com redes nacionais e internacionais.

Release da Tuxáua

Deize Botelho– Gestora Cultural, coordenadora do Ponto de Cultura - Galpão de Artes de Marabá, articuladora e mobilizadora da Rede Carajás de Cooperação Cultural; membro da Comissão Paraense e da Comissão Nacional de Pontos de Cultura; Coordenadora do Pontão “Pororoca da Cidadania”; Coordenadora Nacional da Rede Brasileira de Arteducadores; membro do Núcleo Gestor do VII Congresso Mundial pelas Artes e Educação – IDEA 2010. Tuxáua premiada no edital Prêmio Tuxáua 2009.

Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 2

Page 3: Relatório Tuxaua Tecendo Redes Regionais-parte1

Tuxáua, Tecendo Redes Regionais1º Relatório Parcial

Fevereiro a junho de 2010

Relato das Ações Fevereiro de 2010 – após a liberação da primeira parcela do Prêmio, no valor de R$19.000,00 (dezenove mil reais), iniciei os contatos telefônicos, reuniões com parceiros e atores culturais locais, agendamento de visitas aos municípios a serem beneficiados e preparação de materiais necessários ao desenvolvimento da ação. Nesse momento criava-se a rede de Tuxáuas do Brasil na qual passei a participar em constantes diálogos e acompanhamento das discussões em rede virtual.Ainda nesse mês fiz reunião de apresentação do projeto Tuxaua e agendamento de laboratório de projetos culturais com articuladores locais da cidade de Eldorado dos Carajás e Canaã dos Carajás.

Março de 2010 – No ritmo de construção da Teia da Cultura Amazônica, na condição de membro da Comissão Paraense de Pontos de Cultura, o mês foi dedicado às articulações e organização da nossa 1ª Teia Amazônica realizada no período de 4 a 7 de março na cidade de Belém, no Parque dos Igarapés, onde incluímos na programação a “Roda de Partilha dos Tuxáuas Amazônicos” e o “Abraço Rumo ao VII Congresso Mundial de Artes e Educação Transformadora –IDEA2010”. Durante a Teia fiz a mediação de diálogos entre Tuxáuas e Pontos de Cultura, sugerindo aos cinco Tuxáuas presentes, a exposição dialógica de seus projetos e o inicio das articulações para a realização de suas ações. As articulações na Teia também se estenderam ao Governo do Estado do Pará em prol de parceria institucional rumo ao Congresso IDEA, realizado pelo Pontão AbrAção – da Rede Brasileira de Arteducadores- ABRA, em parceria com Pontos de Cultura do Pará e Associação Internacional de Drama, Teatro e Educação-IDEA.

Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 3

Coordenadores do Ponto GAM (Prêmio Asas) ladeados por Célio Turino (MinC/SCC), Dan Baron (presidente da IDEA) e Ana Julia Carepa (governadora do Pará).Abraço dos Pontos de Cultura da Amazônia rumo ao Congresso Mundial IDEA2010.

Deize Botelho, ladeada por representes de Pontos do Pará, seguida da celebração dos participantes da Teia

Amazônica.

Page 4: Relatório Tuxaua Tecendo Redes Regionais-parte1

Tuxáua, Tecendo Redes Regionais1º Relatório Parcial

Fevereiro a junho de 2010

Encontros Culturais

Participação na entrega do Premio Asas, realizada no dia 29 de fevereiro na cidade de Guarulhos/SP, representando o Ponto de Cultura Galpão de Artes de Marabá-GAM, durante a Teia Paulista de Pontos de Cultura.

Participação na Teia Brasil “Tambores Digitais”, realizada no período de 25 a 31 de março, na cidade de Fortaleza (CE) – Apresentação na Roda de Tuxáuas do Brasil e acompanhamento da equipe GAM na Teia das Ações. Articulações junto ao MinC em prol da construção de parceria com o VII Congresso Mundial IDEA 2010.

Encontro de Tuxáuas do Brasil na Teia das Ações, cidade de Fortaleza/CE, no período de 24 a 28 de março de 2010.

Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 4

Page 5: Relatório Tuxaua Tecendo Redes Regionais-parte1

Tuxáua, Tecendo Redes Regionais1º Relatório Parcial

Fevereiro a junho de 2010

Abril de 2010 – Ação intermunicipal em Eldorado dos Carajás-PA

No dia 3 de abril foi realizado o primeiro Laboratório de Projetos Culturais e Captação de Recursos, na cidade de Eldorado dos Carajás. A ação foi antecedida de contatos telefônicos e reuniões presenciais com Manoel Nunes dos Reis (Diretor de Cultura de Eldorado dos Carajás) e Graça Wash (Agência de Desenvolvimento de Canaã dos Carajás), atores culturais da esfera governamental e não governamental que se tornaram articuladores e mobilizadores da ação.

O encontro ocorreu na sede do Departamento de Cultura e contou com um número de 12 participantes oriundos dos dois municípios: Canaã dos Carajás e Eldorado dos Carajás.

Vista parcial da cidade, entrada da Serra Pelada em Curionópolis e Monumento do Massacre de Eldorado dos Carajás

Laboratório de Projetos Culturais e Captação de Recursos

Nº de participantes: 12

Parceiros Envolvidos: Departamento de Cultura de Eldorado dos Carajás e Agência de Desenvolvimento de Canaã dos Carajás. Articuladores: Manoel Nunes dos Reis (Eldorado) e Graça (Canaã dos Carajás)

Consultorias a distância: Canaã dos Carajás (02 projetos)

Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 5

Eldorado do Carajás originou-se de um loteamento particular, implantado dentro das terras do município de Curionópolis. A sede municipal tem: 06º 06' 12" de latitude Sul e 49º 22' 18" de longitude a Oeste de Greenwich. LIMITES Ao Norte - Município de Marabá A Leste - Municípios de São Geraldo do Araguaia e Piçarra Ao Sul - Município de Piçarra A Oeste - Município de Curionópolis

Page 6: Relatório Tuxaua Tecendo Redes Regionais-parte1

Tuxáua, Tecendo Redes Regionais1º Relatório Parcial

Fevereiro a junho de 2010

Abril de 2010 – Ação em Marabá-PA

As ações em Marabá são mais frequentes em função de ser pólo da região, sede do Ponto Galpão de Artes de Marabá – célula empreendedora da Rede Carajás de Cooperação Cultural e do Pontão Pororoca da Cidadania. Como gestora da iniciativa, dialogo com freqüência sobre a Ação Tuxáua junto à equipe GAM, uma ação pensada como estratégia de impulsão na criação e fortalecimento da “Rede Carajás” e enquanto base das ações do Pontão Pororoca (em processo de conveniamento junto a SCC/MinC) tendo a região sudeste e sul paraense como beneficiárias.

No dia 24 de abril realizamos o Laboratório de Projetos Culturais e Captação de Recursos na sede do Infocentro GAM-Navegapará, dialogando sobre o contexto atual da política cultural brasileira, oportunidades e prospecção futura.Nº de participantes: 12 Parceira: Ponto de Cultura Galpão de Artes de Marabá – GAMConsultorias à distância: Marabá (03 projetos)

Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 6

Localizada no Sudeste Paraense está entre o limite das cidades Itupiranga, Jacundá e Rondon do Pará ao Norte, São Geraldo do Araguaia, Curionópolis, Parauapebas e São Félix do Xingu ao Sul, Bom Jesus do Tocantins e São João do Araguaia ao Leste e Senador José Porfírio ao Oeste do estado. A distância que separa Marabá, da capital Belém é de 485 km . A denominação Marabá tem origem indígena e significa filho do prisioneiro ou estrangeiro, ou ainda o filho

da índia com o branco.

Page 7: Relatório Tuxaua Tecendo Redes Regionais-parte1

Tuxáua, Tecendo Redes Regionais1º Relatório Parcial

Fevereiro a junho de 2010

Maio de 2010 - Ação intermunicipal em São Domingos do Araguaia-PA

No inicio de Maio fiz uma visita em São Domingos do Araguaia onde conheci a sede do Ponto de Cultura Memória da Guerrilha do Araguaia (convênio estadual), onde dialoguei com Sezostrys Alves da Costa, representante do Ponto, sobre o cenário artístico-cultural do município, potencialidades e desafios, definindo o inicio do processo de formação, articulação e integração de iniciativas culturais existentes nos municípios do seu entorno.

No dia 8 de maio realizamos o Laboratório de Projetos Culturais com foco no Edital de Microprojeto Mais Cultura para Amazônia Legal, apoiando a iniciativa do Ministério da Cultura/Regional Norte, em parceria com Funarte, na disseminação do edital e em colaboração com os artistas e grupos para a apresentação de projetos.

Nº de participantes: 25 Parceira: Ponto de Cultura Museu da Guerrilha do AraguaiaMunicípios Participantes: São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia, Palestina do ParáArticuladores Locais: Marcio Holanda, Felipe Rosa, Sezostrys Alves.Consultorias à distância: São João do Araguaia (01)

Encontros Culturais

Participação na oficina de nivelamento de informações sobre o edital de microprojetos culturais para Amazônia Legal, realizado pela Funarte em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, MinC–Regional Norte e Fundação Cultural do Pará, na cidade de Belém/PA.

Reunião com representantes de Pontos de Cultura e de iniciativas de Cineclubismo do Pará, para agendamento de Laboratório de projetos nos municípios de Itupiranga e Parauapebas.

Encontro da AMUNEP no dia 24 de maio, em Belém, na condição de palestrante sobre - Aspectos Conceituais e Cenário do Financiamento dos Projetos CulturaisNº de participantes: 40Nº de Municípios: 30Realização: Associação dos Municípios do Nordeste Paraense – AMUNEP

Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 7

São Domingos do Araguaia é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 05º32'16" sul e a uma longitude 48º44'00" oeste, estando a uma altitude de 130 metros. Sua população estimada em 2004 era de 23 033 habitantes. Possui uma área de 1398,559 km².

Page 8: Relatório Tuxaua Tecendo Redes Regionais-parte1

Tuxáua, Tecendo Redes Regionais1º Relatório Parcial

Fevereiro a junho de 2010

Junho de 2010 – Ação em Itupiranga-PA

No dia 4 de junho a ação foi realizada na cidade de Itupiranga na sede do Centro Paroquial o 4º Laboratório de Projeto Cultural, envolvendo 23 atores sociais do campo e cidade. Na oportunidade também focamos a ação na disseminação do edital de Microprojetos Culturais Mais Cultura Para a Amazônia Legal.

Nº de participantes: 17 (Itupiranga e Marabá)Articulador local: Agda Campos e Marcio HolandaConsultorias à distância: Itupiranga

Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 8

LIMITES Ao Norte - Município de Novo Repartimento A Leste - Município de Nova Ipixuna Ao Sul - Município de Marabá A Oeste - Município de Novo Repartimento.O nome Itupiranga é de origem tupi e significa Lago Vermelho ou Cachoeira Vermelha. Atualmente, Itupiranga é constituído somente do distrito-sede. Área territorial: 7 880 Km2

Page 9: Relatório Tuxaua Tecendo Redes Regionais-parte1

Tuxáua, Tecendo Redes Regionais1º Relatório Parcial

Fevereiro a junho de 2010

Junho de 2010 - Rumo a Palestina do Pará - PA

.

No dia 5 de junho seguimos para Palestina do Pará, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes, com estrada em construção.O encontro aconteceu na sede da Câmara Municipal com a participação de atores do campo e cidade, dentre agricultores, representantes de associações de bairro, cooperativas, artistas e grupos culturais. A ação também foi direcionada a temática do Edital de Microprojeto Mais Cultura para Amazônia Legal e teve a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Nº de participantes: 22Municípios: Palestina,São João do Araguaia e MarabáArticulador local: Vania Lima, Felipe Rosa ([email protected])Consultorias à distância: Palestina do Pará (02), Brejo Grande do Araguaia(01).

Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 9

O grupo de dança mirim da cidade recebeu os participantes com uma apresentação da quadrilha MIRIM, em comemoração ao dia do meio ambiente.

Localizado na região sudeste do Estado do Pará, a 600 km da Capital Belém- (capital do Estado do Pará ), limita-se ao Norte com Brejo Grande do Araguaia; ao sul com São Geraldo do Araguaia; a leste com Estado do Tocantins; a oeste com Brejo Grande do Araguaia. O município encontra- se as margens do Rio Araguaia divisa com o Estado do Tocantins

Page 10: Relatório Tuxaua Tecendo Redes Regionais-parte1

Tuxáua, Tecendo Redes Regionais1º Relatório Parcial

Fevereiro a junho de 2010

Junho de 2010 - Parauapebas-PA

A Ação Tuxáua – Laboratório de Projetos Culturais ocorreu no dia 8 de junho (domingo) na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará com a participação de artistas, grupos e instituições sociais. Segundo cobertura jornalística, a Ação abriu um leque de visão e oportunidades, que motivou as entidades, como: SINTEPP (Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública do Pará), APPP (Associação de Pro-Moradia Popular de Parauapebas) , Reflexo Arte Cênicas, Onalicio Barros, Palmares-Sul , entre outras, e pessoas a criarem e desenvolverem projetos que beneficie sua entidade, comunidade e município. A intenção é que essas entidades e pessoas comecem a inscreverem-se e a concorrer em editais que o Ministério de Cultura tem disponibilizado no site: www.cultura.gov.br com olhar diferenciado para os princípios da autonomia, empoderamento e protagonismo social.Ao término da oficina, as entidades iniciaram uma rede de comunicação, com o propósito de fortalecer as relações de cooperação mútua em prol do desenvolvimento cultural local e regional.

Nº de participantes: 30Municípios:ParauapebasArticulador Local: Ponto de Cultura Fazendo o Amanha Melhor-FAM (convênio estadual)Consultorias à distância: Parauapebas (02)

Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 10

Parauapebas está localizado a sudeste do estado do Pará, aproximadamente 700 quilômetros da Capital (Belém), limita-se com o município de Marabá, município de Curionópolis, município de Canaã dos Carajás e com o município de Água Azul do Norte.Como chegar - via terrestre: partindo de Belém, via Alça Viária. Seguir a PA-150 até Marabá, aproximadamente 500 km. De Marabá, seguir pela Rodovia PA-150 e 275 até Parauapebas, cerca de 162 quilômetros. Via área: vôos regulares entre Belém-Carajás, Brasília-Belém-Carajás; companhia Rio-Sul.

Page 11: Relatório Tuxaua Tecendo Redes Regionais-parte1

Tuxáua, Tecendo Redes Regionais1º Relatório Parcial

Fevereiro a junho de 2010

Resumo das ações

Nº Ações Realizada

01 Visita aos municípios 08

02 Laboratório de Projetos 06

03 Consultoria virtual e online 09

04 Municípios Atendidos 08

05 Pessoas Atendidas 158

06 Participação em Encontros Culturais

05

07 Matérias Jornalísticas 08

Observação: Foi inserido no item pessoas atendidas, 40 gestores de cultura de 30 municípios do Nordeste paraense, participantes do Encontro sobre Aspectos Conceituais e Cenário do Financiamento dos Projetos Culturais, durante o Encontro da Associação dos Municípios do Nordeste Paraense – AMUNEP, realizado no dia 24 de maio de 2010, em Belém.

Reflexões Intimas

(em construção)

Anexos:

1. Mapa da Região Carajás e Região Araguaia.

2. Cliping de jornais: Tuxáua, Tecendo Redes Regionais

3. Relação de Participantes dos Laboratórios de Projetos Culturais (a ser anexado no

relatório final)

Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 11

Page 12: Relatório Tuxaua Tecendo Redes Regionais-parte1

Tuxáua, Tecendo Redes Regionais1º Relatório Parcial

Fevereiro a junho de 2010

Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 12

Page 13: Relatório Tuxaua Tecendo Redes Regionais-parte1

Tuxáua, Tecendo Redes Regionais1º Relatório Parcial

Fevereiro a junho de 2010

Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 13

Page 14: Relatório Tuxaua Tecendo Redes Regionais-parte1

Tuxáua, Tecendo Redes Regionais1º Relatório Parcial

Fevereiro a junho de 2010

Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 14

Page 15: Relatório Tuxaua Tecendo Redes Regionais-parte1

Tuxáua, Tecendo Redes Regionais1º Relatório Parcial

Fevereiro a junho de 2010

Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 15

Page 16: Relatório Tuxaua Tecendo Redes Regionais-parte1

Tuxáua, Tecendo Redes Regionais1º Relatório Parcial

Fevereiro a junho de 2010

Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 16

Page 17: Relatório Tuxaua Tecendo Redes Regionais-parte1

Tuxáua, Tecendo Redes Regionais1º Relatório Parcial

Fevereiro a junho de 2010

Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 17

Page 18: Relatório Tuxaua Tecendo Redes Regionais-parte1

Tuxáua, Tecendo Redes Regionais1º Relatório Parcial

Fevereiro a junho de 2010

Deize Botelho - Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Página 18