relatório pibid montenegro, cristina

31
3.3) Escolas Participantes Nome da escola IDEB Número de alunos na escola Número de alunos envolvidos no projeto Nome Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos Endereço Rua Torbjorn Weibull, 1131 – Bairro: Timbaúva - Montenegro, RS CEP: 95.780-000 4.2 800 10 Nome Colégio Estadual A. J. Renner Endereço Rua Simões Lopes Neto, s/n – Bairro: Rui Barbosa - Montenegro, RS CEP: 95.780-000 3.4 936 10

Upload: pibiduergsmontenegro

Post on 02-Jun-2015

380 views

Category:

Documents


12 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório pibid montenegro, cristina

3.3) Escolas Participantes

Nome da escola IDEB Número de alunos na escola

Número de alunos envolvidos no projeto

Nome Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro CamposEndereço Rua Torbjorn Weibull, 1131 – Bairro: Timbaúva - Montenegro, RS CEP: 95.780-000

4.2 800 10

Nome Colégio Estadual A. J. RennerEndereço Rua Simões Lopes Neto, s/n – Bairro: Rui Barbosa - Montenegro, RS CEP: 95.780-000

3.4 936 10

Page 2: Relatório pibid montenegro, cristina

SUBPROJETO: Artista e Arteiro: ensinar com arte e aprender brincando. Montenegro, RS.

Indicador da

atividade

Objetivo da atividade

Descrição sucinta da atividade (inserir início e período de realização)

Resultados alcançados

1 Realizar encontros semanais com os participantes bolsistas e as supervisões das escolas participantes do PIBID da Unidade de Montenegro.

Foram realizados encontros semanais, com a duração de duas horas, com os bolsistas estudantes e supervisoras das escolas. Estes encontros ocorreram de janeiro a junho de 2013, na Unidade de Montenegro, na cidade de mesmo nome. Foram, ao todo, 17 encontros em todo o ano, sendo as temáticas, diversas, mas todas versando sobre questões epistemológicas das artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) e da educação, bem como propostas metodológicas e avaliativas em artes e educação em artes, considerando-se as subáreas específicas. As datas da realização das reuniões foram: março (5, 12, 19, 26), abril (2, 9, 16, 23, 30), maio (7, 14, 21, 28), junho (4, 11, 18, 25).

Os encontros semanais permitiram aprofundar questões relativas à escola, incluindo os diferentes tempos e espaços que compõem esta instituição, bem como promover discussões sobre aspectos da escolarização. Pelo fato de todos os envolvidos no subprojeto da Unidade de Montenegro participarem destes encontros, foi possível realizar relatos de diversas situações vivenciadas pelos estudantes bolsistas, bem como análises e conclusões sobre os fatos. Acredita-se que estes procedimentos tenham contribuído com o aprimoramento das concepções sobre o que seja a docência nas subáreas específicas das artes.

2 Conhecer e participar da vida escolar de escolas de Ensino Fundamental.

É indicado que cada estudante bolsista faça uma entrada semanal na escola na qual o subprojeto Pibid ocorra. Esta entrada deve ser de um turno, a fim de que as observações e consequentes reflexões possam ocorrer de modo adequado. As entradas no ano de 2013 iniciaram em março, coicidindo com o calendário da escola em que estão inseridos. De março a junho cada estudante entrou na escola cerca de 17 vezes, excetuando-se os feriados.

Com as entradas semanais nas escolas os estudantes bolsistas participantes do subprojeto da Unidade de Montenegro puderam conhecer e participar do cotidiano das escolas, permitindo um efetivo envolvimento com suas escolhas específicas pela docência nas subáreas das artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), comprometendo-os com sua escolha profissional.

Page 3: Relatório pibid montenegro, cristina

No Colégio Estadual A. J. Renner os estudantes contaram com a supervisão da professora Melissa Vargas Gallas, e no Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos, as supervisoras Eliezer Simone Castro dos Santos e Cléa Salete Pereira Tavares. A presença das supervisoras nas respectivas esoclas possibilitaram o bom andamento dos subprojetos.

3 Pesquisar, conhecer e aprofundar os conhecimentos sobre teorias e tendências metodológicas em artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), transversalizadas à educação.

Ao longo do 1º semestre de 2013 foram realizadas diversas atividades com vistas à pesquisa, conhecimento e aprofundamento quanto às teorias e tendências metodológicas em artes, incluindo Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Cada bolsista teve a tarefa de pesquisar sobre este assunto, elaborar uma apresentação sobre sua área específica, bem como apresentar suas conclusões para o grupo de estudantes supervisoras bolsistas, além da coordenação do subprojeto. Estas pesquisas e elaborações serviram de subsídio para a construção de atividades e projetos a serem desenvolvidos individual e coletivamente pelos bolsistas, bem como desenvolvidos nas escolas participantes do subprojeto. Todas as atividades foram implementadas nas escolas, contando com a supervisão e orientação das sipervisoras das escolas, bem como da coordenação do subprojeto.

Todos os estudantes bolsistas tiveram a oportunidade de desenvolver este objetivo. Alguns estudantes optaram por organizar este trabalho individualmente. Outros, por sua vez, optaram por fazê-lo em grupos. Todas as maneiras de realização foram extremamente produtivas, revelando que as parcerias e as ações de interdisciplinaridade são produtivas e desejáveis no cotidiano escolar. Assim, o conhecimento foi alcançado em se tratando das metodologias, bem como exercitando a construção coletiva.

4 Criar atividades pedagógicas relacionadas às subáreas específicas.

Foram propostos, ao longo da realização do subprojeto, desafios com vistas à criação de atividades/propostas pedagógicas nas subáreas específicas, a fim de envolver cada vez mais o estudante bolsista com sua docência específica, bem como o preparando, de certo modo, para o cotidiano escolar que, muitas vezes, necessita que se tenha criatividade e didática para poder desenvolver o que

Diversas foram as atividades elaboradas pelos estudantes bolsistas. Do mesmo modo como ocorreu nas demais propostas, muitos estudantes optaram por elaborá-las coletivamente, e outros as construíram de modo individual. Estas atividades foram apresentadas nas reuniões semanais realizadas, bem como discutidas, em conjunto.

Page 4: Relatório pibid montenegro, cristina

se pretende. 5 Realização de

pesquisa na área específica.

Desde o início do subprojeto (meados de 2011) sugeriu-se que os estudantes bolsistas buscassem, ao realizar as entradas nas escolas do subprojeto, encontrar questões relacionadas à docência específica que lhes inquietassem, com vistas à realização de uma investigação, a partir da coleta de dados empíricos e as consequentes análises.

Todos os estudantes bolsistas elaboraram projetos de pesquisa. Alguns realizaram esta atividade de forma individual, porém outros optaram por investigar coletivamente. Mesmo os estudantes que ingressaram em agosto de 2012, com a ampliação do subprojeto, também iniciaram este processo de construção de um projeto de pesquisa e iniciaram sua realização. Resultaram, assim, pesquisas sobre as Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

6 Participar de encontros científicos e pedagógicos, com vistas a amostrar os resultados dos trabalhos desenvolvidos no Pibid/Unidade de Montenegro.

Os bolsistas do Pibid/Unidade de Montenegro participaram de diversos eventos científicos e pedagógicos.

Os eventos e os trabalhos apresentados foram os seguintes:

14 a 16 de março de 20131º ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DO PIBID/UERGS; 2º ENCONTRO INSTITUCIONAL DO PIBID/UERGS; 3º SEMINÁRIO DE ARTE E EDUCAÇÃO NA UERGS (MONTENEGRO/RS).

Realização das oficinas:ATELIER EM CENAEmenta: Experimentação interdisciplinar que dialoga de forma prático- reflexiva com a consciência corporal, despertada no contato com recursos visuais, tais como pinturas de diferentes períodos da Arte, objetos cênicos e estímulos sonoros. Possibilitando assim, que os envolvidos reconstruam novas imagens codificadas a partir de seus próprios corpos e registradas pela fotografia.

Page 5: Relatório pibid montenegro, cristina

Objetivos: Explorar as diferentes possibilidades de relação entre corpo, imagem e som no processo criativo.Oficineiros: Andreia, Diewerson, Tatiane.

DANÇA FALADAEmenta: dança como instrumento de descoberta das possibilidades motrizes e vocais. Dança e educação.Objetivos: Elaborar a dança através da interpretação de versos, estrofes e letras de canções. Compreender o conceito de pulsação na dança, expressos nos ritmos de músicas do cotidiano. Descobrir as próprias possibilidades vocais, conscientizando-se do uso adequado da voz.Oficineiros: Alex Sandro, Paulo.

ENTRE CORPOS E FORMAS Ementa: Elementos de composição de formas geométricas e abstratas, com relação ao espaço e ao corpo.Objetivos: Explorar formas geométricas e abstratas com o corpo em relação espaço. Envolver o corpo com outros corpos em relação ao espaço. Explorar a movimentação do corpo com fitas. Investigar a relação entre forma e corpo.Oficineiros: Patrícia e Lucas.

IMPROVISAÇÃO PARA MÚSICA E TEATRO

Page 6: Relatório pibid montenegro, cristina

Ementa: A oficina parte de elementos comuns ao teatro e música como ritmo, escuta e percepção. Jogando com estas possibilidades e propondo a apropriação das vivências por parte dos participantes para que possam improvisar a partir delas, expressando-se livremente.Objetivos: Perceber o corpo e o espaço, explorando novas relações com ambos;Improvisar a partir das relações vivenciadas com os jogos musicais e teatrais.Oficineiros: Diego, Marlise, Mariliane.

TECNOLOGIA E ARTES NA SALA DE AULAEmenta: Aborda tecnologias computacionais que possibilitam compor músicas sem a necessidade de tocar qualquer instrumento musical. Conceito de computação musical. O que é música eletrônica? Prática em edição de áudio através de softwares musicais gratuitos. Objetivos: Possibilitar uma experiência usando computadores pessoais (PC) como instrumentos musicais. Utilizar meios eletrônicos para compor músicas próprias. Produzir arte.Oficineiros: Guilherme e Adriano.

JOGANDO COM DANÇA E TEATROEmenta: Trabalho com jogos cênicos. Exploração com os elementos do ritmo musical em associação aos conceitos de

Page 7: Relatório pibid montenegro, cristina

tempo, espaço, níveis e improvisação. Sensibilização corporal através do “toque e do olhar”.Objetivos: Improvisar com vistas à desinibição. Desenvolver noção de ritmos, tempo, espaço e níveis. Descobrir novas possibilidades de uso do corpo, em se tratando de dança e teatro. Desenvolver a sintonia no trabalho em grupo.Oficineiros: Patrick e Thaís.

A ARTE DE LEREmenta: atividades em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro relacionadas à leitura. Processos interdisciplinares em artes e leitura. Cartografia com palavras. Trabalho com textos de autores brasileiros para a criação de cenas e imagens. Expressões corporais, a partir da leitura literária.Objetivos: oportunizar momentos de leitura, a partir das interlocuções entre as subáreas das artes.Oficineiros: Diewerson, Lucas, Sophia, Patrícia, Cristina.

EDUCAÇÃO MUSICAL: DIFERENTES TEMPOS E ESPAÇOSEmenta: Concepções sobre educação musical. Música como linguagem e forma de conhecimento, considerando os processos de produção, apreciação e reflexão. Relação entre música, cultura e educação.

Page 8: Relatório pibid montenegro, cristina

Objetivos: Ampliar e aprimorar o universo musical tendo em vista um envolvimento direto com música em atividades desenvolvidas em sala de aula e em apresentações musicais diversas. Conhecer o universo musical de uma forma abrangente, através de atividades de envolvimento direto com música e recursos teórico-práticos. Realizar atividades de apreciação, execução e composição musical individual e coletivamente.Oficineiros: Daniele, Ranielly, Sophia, Cristina.

DANÇA DE RODAEmenta: Dança circulares com canto enfatizando a marcação rítmica e a unidade necessárias para o sucesso de uma roda dançada.Objetivos: oportunizar momentos de trabalho em grupo; trabalhar a importância da individualidade para a execução de um trabalho em grupo; oportunizar o desenvolvimento da musicalidade, enfocando o ritmo de forma lúdica; encorajar as pessoas a ocuparem seus lugares e seus espaços.Oficineira: Mariliane.

JOGOS TEATRAISEmenta: Trabalho com jogos teatrais. Exploração da atenção, agilidade e improvisação. Sensibilização em grupo.

Page 9: Relatório pibid montenegro, cristina

Objetivos: Desenvolver a improvisação como impulsionador da desinibição. Fazer uso da atenção e da agilidade como descoberta corporal. Desenvolver a sintonia em grupo.Oficineiros: Thaís e Rodrigo.

Apresentação de trabalhos (pesquisas e relatos de experiência):

A DANÇA FALADA, Alex Sandro Gonzaga, Cristina Rolim Wolffenbüttel.

A DANÇA PICTÓRICA, Alex Sandro Gonzaga, Cristina Rolim Wolffenbüttel.

A DANÇA PSICOSSOMÁTICA, Alex Sandro Gonzaga, Cristina Rolim Wolffenbüttel.

CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AULAS DE MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, Diego da Rosa Salvador, Cristina Rolim Wolffenbüttel.

CONHECENDO A HISTÓRIA DE UMA ESCOLA: QUATRO DÉCADAS SENDO CONTADAS PELAS ARTES, Alex Sandro Gonzaga, Diewerson do Nascimento Raymundo, Mariliane Dessotti, Norildo Pereira de Andrade, Patrick da Costa Silva, Paulo Ulrich, Tatiane dos Passos de Oliveira, Thaís Backes Klein, Cristina Rolim

Page 10: Relatório pibid montenegro, cristina

Wolffenbüttel.

DIFERENTES ESPAÇOS, DIFERENTES INTERESSES: INVESTIGANDO CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AULAS DE ARTES VISUAIS NA ESCOLA, Andreia Salvadori, Cristina Rolim Wolffenbüttel.

FLASH MOB: AMADO... JORGE... AMADO, Adriano Kleeman, Diego da Rosa Salvador, Guilherme A. S. Garibotti, Marlise do Rosário Machado, Rodrigo Azevedo de Lima, Cristina Rolim Wolffenbüttel.

INVESTIGANDO PROCESSOS PEDAGÓGICOS INTERDISCIPLINARES EM ESCOLAS DE MONTENEGRO/RS, Lucas Pacheco Brum, Patrick Aozani Moraes, Cristina Rolim Wolffenbüttel.

INVESTIGAÇÃO COM OS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL, Ranielly Boff Scheffer, Cristina Rolim Wolffenbüttel.

PROJETO “A ARTE DE LER” E AS PRÁTICAS RELACIONADAS À LITERATURA: INVESTIGAÇÕES A PARTIR DAS INSERÇÕES EM UMA ESCOLA DE MONTENEGRO/RS, Patrícia

Page 11: Relatório pibid montenegro, cristina

de Sousa Borges, Ranielly Boff Scheffer, Cristina Rolim Wolffenbüttel.

(RE) PENSANDO A BIBLIOTECA ESCOLAR, Elisandra Rambor Traugott Cristina Rolim Wolffenbüttel.

23 e 24 de maio de 2013VII Encontro de Pesquisa em Arte (MONTENEGRO/RS).

Apresentação de trabalhos (pesquisas e relatos de experiência):

INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PESQUISA ENVOLVENDO EDUCAÇÃO E ENSINO DE ARTES, Lucas Pacheco Brum, Patrick Aozani Moraes, Cristina Rolim Wolffenbüttel.

INVESTIGANDO A PROMOÇÃO DA LEITURA EM AMBIENTES ESCOLARES, Patrícia de Sousa Borges, Ranielly Boff Scheffer. Cristina Rolim Wolffenbüttel.

INVESTIGANDO CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AULAS DE ARTES VISUAIS, Andreia Salvadori, Cristina Rolim Wolffenbüttel.

PARTILHANDO EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES EM ARTE: UMA

Page 12: Relatório pibid montenegro, cristina

PROPOSTA DE CARTOGRAFIA DAS PALAVRAS, Alexandra de Castilhos Moojen, Diewerson do Nascimento Raymundo, Patrícia de Sousa Borges, Patrick da Costa Silva, Ranielly Boff Scheffer, Lucas Pacheco Brum, Cristina Rolim Wolffenbüttel.

PROJETO DE MÚSICA NA ESCOLA: DESAFIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL, Mariliane Dessotti, Cristina Rolim Wolffenbüttel.

4 e 5 de julho de 2013

4º Encontro de Educação Musical de Porto Alegre, 3º Encontro de Educação Musical do Rio Grande do Sul, 2º Encontro de Educação Musical Intermunicipal da Região Metropolitana (PORTO ALEGRE/RS).

Painel 3 “Educação Integral e Educação Musical: pesquisas desenvolvidas no âmbito escolar”, Ranielly Boff Scheffer.

Painel 6 “Relatos de Experiência e Pesquisas em Educação Musical e Integralidade da Educação”, Norildo Pereira Andrade.

16 de julho de 2013

Seminário Paulo Freire:Interlocuções entre Educação, Artes e

Page 13: Relatório pibid montenegro, cristina

Leituras (MONTENEGRO/RS).

Painel 1 “Educar para transformar: conhecendo Paulo Freire”. Ana Júlia Vieira, Lucas Pacheco Brum.

Painel 2 “Pedagogias da Esperança e do Oprimido e as Cartas à Guiné Bissau”.Adriano Seadi Kleemann, Marlise do Rosário Machado, Thais Backes Klein.

Painel 3 “Professora, tia, educação e mudança: processos de conscientização a partir de Paulo Freire”. Diewerson do Nascimento Raymundo, Guilherme A. S. Garibotti, Patrick da Costa Silva, Ranielly Boff Scheffer.

Painel 4 “Medo, ousadia, autonomia, perguntas: contribuições de Paulo Freire para a educação”, Patrick Aozani Moraes, Paulo Ricardo Ulrich, Rodrigo Azevedo Lima, Cristina Rolim Wolffenbüttel.

7 Promover a ampliação da leitura de obras literárias e pedagógicas.

Para o alcance deste objetivo foi elaborado e desenvolvido o projeto “A Arte de Ler”, com vistas a oportunizar um contato mais direto e efetivo com obras literárias e pedagógicas, de autores estrangeiros, brasileiros, sul-rio-grandenses e montenegrinos. Dentre os escritores trabalhados, encontram-se Paulo Freire, Moacir Gadotti, Machado de Assis, Moacyr Scliar, Érico Veríssimo, Lya Luft, Luis Fernando Veríssimo, Cecília Meireles, Elias José, Franz Kafka,

Cada estudante bolsista do Pibid/Montenegro teve como meta - além da realização das atividades ordinárias do Pibid/Montenegro, como a inserção na escola, observação de atividades escolares e leituras e elaborações textuais sobre epistemologias e metodologias em suas áreas específicas – a leitura de, no mínimo, uma obra literária por mês. Estas leituras foram partilhadas durante as reuniões

Page 14: Relatório pibid montenegro, cristina

entre outros.

semanais realizadas em Montenegro, além de servirem de subsídio para criações artísticas, as quais foram apresentadas para o público.Dentre as obras de Paulo Freire cuja leitura foi realizada, encontram-se:

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

AÇÃO CULTURAL PARA A LIBERDADE

CARTAS À GUINÉ BISSAU CONSCIENTIZAÇÃO EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA

LIBERDADE EDUCAÇÃO E MUDANÇA EDUCAR PARA TRANSFORMAR EXTENSÃO OU COMUNICAÇÃO MEDO E OUSADIA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA PEDAGOGIA DA INDIGNAÇÃO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO POLÍTICA E EDUCAÇÃO POR UMA PEDAGOGIA DA

PERGUNTA PROFESSORA, SIM, TIA, NÃO

Dentre os livros de outros autores sobre a obra e proposta de Paulo Freire, encontram-se:

PAULO FREIRE, UMA BIOBIBLIOGRAFIA, GADOTTI

O QUE É MÉTODO PAULO FREIRE, CARLOS RODRIGUES BRANDÃO

Page 15: Relatório pibid montenegro, cristina

PAULO FREIRE, CELSO DE RUI BEISIEGEL

Dentre as obras literárias, encontram-se “Metamorfose”, “Um Artista da Fome” e “Carta ao pai”, de Kafka; “Caixa Mágica de Surpresa”, “A Gargalhada Mais Gostosa do Mundo”, “Ciranda Brasileira”, “Mágica Terra Brasileira”, entre outras.

8 Organizar amostragens artísticas das produções realizadas, a partir da construção coletiva possibilitada pelo Pibid/Unidade de Montenegro.

Os bolsistas do Pibid/Unidade de Montenegro organizaram amostragens artísticas individualmente e em grupos. A maioria das produções tiveram como base de inspiração a realização de leituras literárias, envolvendo escritores brasileiros, sul-rio-grandenses e montenegrinos.

As amostragens foram apresentadas em eventos, tais como nos eventos:1º Encontro Interinstitucional do PIBID/UERGS; 2º Encontro Institucional do PIBID/UERGS; 3º Seminário de Arte e Educação na UERGS (MONTENEGRO/RS), 14 a 16 de março de 2013; VII Encontro de Pesquisa em Arte (MONTENEGRO/RS), dias 23 e 24 de maio de 2013; 4º Encontro de Educação Musical de Porto Alegre, 3º Encontro de Educação Musical do Rio Grande do Sul, 2º Encontro de Educação Musical Intermunicipal da Região Metropolitana (PORTO ALEGRE/RS, dias 4 e 5 de julho de 2013; Seminário Paulo Freire:Interlocuções entre Educação, Artes e Leituras (MONTENEGRO/RS), dia 16 de julho de 2013.

9 Divulgar as atividades desenvolvidas pelos participntes do

Geranciamento do blog do Pibid/Uergs e paultina migração das informações sobre as ações de bolsistas do Pibid/Montenegro para um blog próprio.

Inicialmente, todas as ações do Pibid/Uergs encontravam-se publicizadas no blog http://pibid-uergs.blogspot.com.br/. Paulatinamente, as atividades/pesquisas e etc., desenvolvidas pelos bolsistas de Montenegro,

Page 16: Relatório pibid montenegro, cristina

Pibid/Montenegro. têm sido passadas para o blog http://pibidartesuergs.blogspot.com.br/.

Page 17: Relatório pibid montenegro, cristina

5. DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO EDUCACIONAL GERADA

5.1) PRODUÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

1) Relatos de Atividades Didático-Pedagógicas Acompanhadas nas EscolasIndicador atividade: 3, 6, 12

a) Registro dos bolsistas de Alegrete: b) Registro dos bolsistas de Cidreira: c) Registro dos bolsistas de Cruz Alta:d) Registro dos bolsistas de Montenegro: construção de 20 diários de campo, com vistas às

anotações das visitas às escolas participantes do Pibid/Montenegro.e) Registro dos bolsistas de São Franscisco de Paula: f) Registro dos bolsistas de São Luiz Gonzaga:

Quantidade total

2) Reunião de Trabalho com palestrantesIndicador de Atividade: Subprojeto AlegreteSubprojeto CidreiraSubprojeto Cruz AltaSubprojeto MontenegroSubprojeto São Francisco de PaulaSubprojeto São Luiz Gonzaga

Quantidade total

1. Oficinas PedagógicasIndicador da atividade:Subprojeto AlegreteSubprojeto CidreiraSubprojeto Cruz AltaSubprojeto Montenegro: realização de oficinas pedagógicas desenvolvidas junto a eventos, tais como: 1º ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DO PIBID-UERGS/2º ENCONTRO INSTITUCIONAL DO PIBID-UERGS/2º SEMINÁRIO ARTE E EDUCAÇÃO NA UERGS, de 14 a 16 de março de 2013, com 10 oficinas; VII Encontro de Pesquisa em Arte, em 23 e 24 de maio de 2013; uma oficina.

Subprojeto São Franscico de PaulaSubprojeto São Luiz Gonzaga

Quantidade total

TOTAL DE PRODUÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

5.2. PRODUÇÕESBIBLIOGRÁFICAS

Page 18: Relatório pibid montenegro, cristina

1) Relatos e Artigos publicados nos BLOGs do Subprojetos PIBID UERGS Indicador atividade:b) Relatos Subprojeto Alegrete

Subprojeto Cidreira:

Subprojeto Cruz Alta

Subprojeto Montenegro:

Subprojeto São Francisco de Paula

Subprojeto São Luiz Gonzaga

Total de Relatos

b) Artigos:Subprojeto Alegrete

Subprojeto Cidreira

Subprojeto Cruz Alta

Subprojeto Montenegro1) Situação da APAE: iniciando uma reflexão (Alex Sandro Gonzaga).2) Relato do Evento do Pibid de março de 2013 (Thais Backes Klein).3) Relato de Alexandra e Patrick, Eventos Pibid 2012 (Ranielly Boff Scheffer). 4) Pibid (Tahis Backes Klein).5) Ateliê em Cena: experimentando a autoria e a reconstrução corporal de imagens a partir do registro fotográfico (Diewerson do Nascimento Raymundo e Tatiane dos Passos de Oliveira).6) Interdisciplinaridade: um olhar pós-moderno (Lucas Pacheco Brum e Patrick Aozani Moraes).7) Relatos de uma ABEM Bem-feita (Diewerson do Nascimento Raymundo).8) O Jogo Teatral a Partir de Dados: onde, quem e o que (Diewerson do Nascimento Raymundo).9) Relato de Participação no XV Encontro da ABEM Sul: o uso da tecnologia em benefício da Educação Musical (Guilherme Antônio S. Garibotti).10) Educação Musical: preparação para a vida (Guilherme Antônio S. Garibotti).11) Relato de Participação no XV Encontro da ABEM Sul (Alexandra de Castilhos Moojen), Experiências para Ver e Ouvir (Tatiane dos Passos de Oliveira).12) Por uma educação sem fronteiras: entre a prática e a teoria (Patrick Aozani Moraes).13) ABEM: ouvindo e aprendendo (Marlise do Rosário Machado).14) Um olhar sobre as práticas educacionais (Lucas Pacheco Brum).

23

Page 19: Relatório pibid montenegro, cristina

15) Relato de Experiência sobre o XV Encontro da ABEM Sul (Lucas Pacheco Brum).16) Relato de Atividade (Alexandra de Castilhos Moojen).17) Ensino de Música? Buscando respostas através das experiências de entrada nas escolas (Guilherme Antônio S. Garibotti).18) Ver e Refletir: uma possibilidade pedagógica (Tatiane dos Passos de Oliveira).19) Redescobrindo a biblioteca (Patrick Aozani Moraes).20) Reflexões sobre ensino e a prática docente em Dança (Alexandra de Castilhos Moojen). 21) Experiência de Entrada na Escola (Diego da Rosa Salvador).22) Docência: a arte de encantar (Diewerson do Nascimento Raymundo).23) Movimentos Musicais Brasileiros: suas características e relevância educacional (Norildo Pereira de Andrade).Subprojeto São Francisco de Paula

Subprojeto São Luiz Gonzaga

Total de artigos

4) Participação em outros Eventos Científicos Regionais, Estaduais ou NacionaisIndicador atividade: Subprojeto AlegreteSubprojeto CidreiraSubprojeto Cruz AltaSubprojeto Montenegro: 1º Encontro Interinstitucional do PIBID/UERGS; 2º Encontro Institucional do PIBID/UERGS; 3º Seminário de Arte e Educação na UERGS (MONTENEGRO/RS), de 14 a 16 de março de 2013; VII Encontro de Pesquisa em Arte (MONTENEGRO/RS), em 23 e 24 de maio de 2013; 4º Encontro de Educação Musical de Porto Alegre, 3º Encontro de Educação Musical do Rio Grande do Sul, 2º Encontro de Educação Musical Intermunicipal da Região Metropolitana (PORTO ALEGRE/RS), dias 4 e 5 de julho de 2013; Seminário Paulo Freire: Interlocuções entre Educação, Artes e Leituras (MONTENEGRO/RS), dia 16 de julho de 2013.

04

Subprojeto São Francisco de PaulaSubprojeto São Luiz Gonzaga

Total de Trabalhos em Outros Eventos Científicos

TOTAL DE PRODUÇÕES BILBIOGRÁFICAS

5.3 PRODUÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS

1) Evento de abertura do PIBID – novos SubrojetosIndicador atividade: Subprojeto AlegreteSubprojeto CidreiraSubprojeto Cruz AltaSubprojeto São Francisco de Paula

Page 20: Relatório pibid montenegro, cristina

Total de eventos

2)Outros eventos artísticos e culturais:Indicador atividade: Subprojeto AlegreteSubprojeto CidreiraSubprojeto Cruz AltaSubprojeto Montenegro: Aberturas artísticas nos eventos 1º Encontro Interinstitucional do PIBID/UERGS; 2º Encontro Institucional do PIBID/UERGS; 3º Seminário de Arte e Educação na UERGS (MONTENEGRO/RS), de 14 a 16 de março de 2013; 4º Encontro de Educação Musical de Porto Alegre, 3º Encontro de Educação Musical do Rio Grande do Sul, 2º Encontro de Educação Musical Intermunicipal da Região Metropolitana (PORTO ALEGRE/RS), dias 4 e 5 de julho de 2013; Seminário Paulo Freire: Interlocuções entre Educação, Artes e Leituras (MONTENEGRO/RS), dia 16 de julho de 2013.

03

Subprojeto São Francisco de PaulaSubprojeto São Luiz Gonzaga

Total de eventos artístico e culturais

5.4) PRODUÇÕES DESPORTIVAS E LÚDICAS

1) Gincanas, atividades comunitárias e comemorativas _Indicador atividade:

Subprojeto AlegreteSubprojeto CidreiraSubprojeto Cruz AltaSubprojeto MontenegroSubprojeto São Francisco de PaulaSubprojeto São Luiz Gonzaga

Total de atividades

5.5) PRODUÇÕES TÉCNICAS, MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA E OUTRAS

1. Espaço Virtual de Interação PIBIDIndicador atividade: a)Blog de apresentação do Projeto Institucional e Subprojetos do Pibid Uerg. Esta atividade visou dar visibilidade às ações dos subprojetos.

Blog do Projeto Institucional

Page 21: Relatório pibid montenegro, cristina

Blogs dos SubprojetosAlegrete: Cidreira: Cruz Alta: Montenegro: http://pibidartesuergs.blogspot.com.br/São Francisco de Paula: São Luiz Gonzaga: b) Forum virtual: Grupos por e-mail e FacebookEndereço:

Quantidade total 8

2. Criação de Fórum virtual sobre formação docente (Moodle)Indicador atividade:

Subprojeto AlegreteSubprojeto CidreiraSubprojeto Cruz AltaSubprojeto MontenegroSubprojeto São Francisco de PaulaSubprojeto São Luiz Gonzaga

Total de atividades

7. CONTRIBUIÇÕES PARA AS LICENCIATURAS DA IES

Descrever as contribuições do projeto para o aprimoramento dos cursos de licenciatura não participantes do programa O Pibid tem causado um grande impacto junto à comunidade montenegrina, tanto em se tratando das escolas participantes do programa (Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos e Colégio Estadual A. J. Renner), quanto das escolas que não participam diretamente. Exemplo deste impacto pode ser constatado através do evento ocorrido no último dia 16 de julho, nas dependências da Unidade da Uergs, em Montenegro, denominado “Seminário Paulo Freire: interlocuções entre educação, leituras e artes” (mencionado anteriormente). Neste evento, aberto à comunidade montenegrina, obtivemos a participação de professores de 3 escolas da cidade, além das escolas participantes do programa. Ao todo participaram 116 pessoas, entre professores, estudantes e público interessado em geral. Foi um momento muito importante, pois os estudantes bolsistas do Pibid tiveram a oportunidade de palestrar sobre a obra de Paulo Freire, procurando transversalizar a temática às suas áreas específicas. Foi um momento de muito crescimento. Neste sentido, foi possível mensurar um pouco do impacto que o Pibid tem causado na comunidade montenegrina.