relatório - expoflora holambra - vitor cardoso

34

Upload: vitor-leonardo

Post on 12-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Relatório do projeto integrado do 7º ciclo da graduação de design digital do instituto infnet, feito pelo aluno VItor Leonardo Cardoso

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso
Page 2: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso
Page 3: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

Pesquisas

Page 4: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

EXPOFLORA – Holambra (SP) - 2013SOBRE O PROJETO O projeto consiste no desenvolvimento de um método eficaz de promoção do evento no estado do Rio de Janeiro. Dentro dele, teremos englobadas formas de divulgação através de um trabalho estruturado de design, métodos de divul-gação multimídia (web site, redes sociais, entre outros) e um planejamento dentro dos prazos especificados pelo cliente.

O projeto irá conter: • Uma vinheta animada; • Um website desenvolvido com uma estrutura de informação eficiente; • Um cronograma especificando os prazos; • Um livro temático que conta sobre a história do evento e outras especificidades do que será desenvolvido.

O EVENTO Holambra é uma cidade conhecida por sua flora diversificada e por trazer a cultura holandesa através de eventos, sendo o principal deles a Expoflora (http://pt.wikipedia.org/wiki/Expoflora). Esse evento é considerado o maior da América Latina. Ele ocorre todos os anos durante o mês de setembro. No evento, podem ser encontradas comidas e danças típicas neerlandesas, exposições e venda de flores, parque de diversões para as crianças, estacionamentos de carros, lanchonetes e restaurantes, e muitos estandes expositivos, com flores diversificadas para que o visitante possa levar um “pedaço” da cidade para a sua casa.

PÚBLICO ALVO O público alvo consiste em pessoas de todas as idades, pois, Holambra é uma cidade temática onde pode-se encontrar vários meios de entretenimento para todos.A Expoflora é voltada para pessoas que são amantes de flores, da natureza e também da cultura holandesa, logo, não se exige necessariamente uma faixa de idade especifica, e sim somente a paixão por flores e pela cultura da Holanda. O objetivo principal desse projeto é atrair o publico carioca para o evento, de forma a levá-los a conhecer mais sobre essa tão rica e diversificada cultura que integra o nosso cenário brasileiro.

Page 5: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

CONCORRENTES LOCAIS

Um dos concorrentes locais encontrados foi a “Festa das Flores e Morangos de Atibaia” (http://www.festadasflores-deatibaia.com.br/) que ocorre no mesmo período do ano que a Expoflora. Por ser uma festa relativamente pequena, se comparada com nosso evento, esse acaba não sendo um concorrente tão grande, mas ainda sim não podemos descon-siderar o fato de ocorrer na mesma época e ter uma temática bastante interessante, com o diferencial de ser uma festa que fala também sobre morangos. Essa festa tem a temática japonesa, e uma história muito parecida com a de Holambra, pois também abrigou imi-grantes da Segunda Guerra que necessitaram sair de seu país para construir uma vida melhor aqui no Brasil. A Festa das flores e morangos pode atrair um público que é amante do Japão e de flores muito facilmente. E por essa cidade se localizar em São Paulo também, se torna um concorrente próximo do nosso evento das flores. O diferencial da “Festa das Flores e Morangos de Atibaia” é que o evento, segundo o calculo feito pelo Google mapas, é que este fica a aproximadamente 440 km de distância do Rio de Janeiro (tempo de chegada fica por cerca de 4 horas e 40 minutos de carro). Já a Expoflora fica a aproximadamente 633 km de distância (tempo chegada próximo de 6 horas e 54 minutos de carro). O projeto tem como um dos objetivos fazer com que a pessoa se encante com o evento a ponto de não olhar para a distância e seguir caminho para Holambra, para a cidade das flores!

Fotos da FESTA DAS FLORES E MORANGOS DE ATIBAIA

Page 6: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

SIMILARES INTERNACIONAIS:

Existe um evento que ocorre na Colômbia que tem similaridade com a Expoflora. Esse evento chama-se Feria de las Flores (http://www.colombia.travel/po/turista-internacional/viagem-e-ferias-o-que-fazer/historia-e-tradicao/feiras-e-fes-tas/agosto/feira-das-flores-em-medellin) que acontece na cidade de Medellín. Esse é um evento que ocorre em uma data próxima da EXPOFLORA (no caso, no mês de agosto). Medellín, conhecida como a “Cidade da eterna primavera” floresce em todo seu esplendor e as sacadas, os jardins e as cercas se inundam de flores, começa a famosa Feira. A fei-ra conta com eventos culturais, tradicionais e modernos daquela região. A Feira das Flores é um dos episódios culturais da Colômbia mais carregado de afirmação da identidade e o evento que reúne a todos os antioquenhos e a milhares de turistas que visitam a cidade de Medellín, convertida, por estes dias, num espaço que vibra com as flores, a alegria, a música e a diversão. Um dos concorrentes locais encontrados foi a “Festa das Flores e Morangos de Atibaia” (http://www.festadasfloresdeatibaia.com.br/) que ocorre no mesmo período do ano que a Expoflora. Por ser uma festa relativamente pequena, se comparada com nosso evento, esse acaba não sendo um concorrente tão grande, mas ainda sim não po-demos desconsiderar o fato de ocorrer na mesma época e ter uma temática bastante interessante, com o diferencial de ser uma festa que fala também sobre morangos. Essa festa tem a temática japonesa, e uma história muito parecida com a de Holambra, pois também abrigou imi-grantes da Segunda Guerra que necessitaram sair de seu país para construir uma vida melhor aqui no Brasil. A Festa das flores e morangos pode atrair um público que é amante do Japão e de flores muito facilmente. E por essa cidade se localizar em São Paulo também, se torna um concorrente próximo do nosso evento das flores.

Page 7: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso
Page 8: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

ELEMENTOS HISTÓRICOS DE HOLAMBRA A estância turística de Holambra possibilita ao visitante a convivência com um povo amistoso, trabalhador, zeloso de suas tradições, que são repassadas às novas gerações através da dança, da religiosidade e de costumes diversos. As construções típicas também estão por toda parte, inclusive nas principais entradas da cidade. Uma simples fachada que imita um prédio da Holanda antiga garante um desconto no pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o que ajuda a manter o clima europeu em pleno calor tropical. A cidade em si já mantém uma arquitetura que remete à antiga Holanda.

Page 9: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

Desenvolvimento

Page 10: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

NECESSIDADES DO PROJETO

• ANÁLISE DE COMUNICAÇÃO: O evento já contava em si com websites e redes sociais para a divulgação, sendo que não era feita de forma eficiente e administrada de maneira a atrair pessoas de outros locais. Sem uma comunicação visual consistente, ela também não se tornava atrativa. Cada edição do evento conta com uma novidade em especial, e esse ano, essa a novidade será a “chuva de pétalas”. O evento também possui um mascote com o formato de rosa, que é baseado na flor mais característica do evento. A força maior do evento são as rosas, pois eles apresentam variadas espécies como, por exemplo, as rosas dobráveis, as rosas coloridas (que são a espécie mais curiosa do evento), a rosa sem espinhos, entre outras.

• PRAZOS E ORÇAMENTOS: O prazo final para entrega do projeto será no dia 29 de março de 2013. Não há a possib-ilidade de alteração desta data para uma posterior. O orçamento foi desenvolvido na disciplina de Gestão de projetos

• MÉTODOS DE DIVULGAÇÃO: Para se fazer a devida divulgação do evento, estaremos contando com um sistema de comunicação multimídia. Esse sistema consiste em:

- Website com estrutura de informação definida; - Mídias impressas (cartões, banners, folders, entre outros); - Redes sociais (Facebook, Youtube, Twitter).

Esses métodos são muito importantes, pois ali se encontrarão todas as informações necessárias para que se possa chegar ao evento. A boa estruturação de elementos junto com a parte visual do trabalho será o ponto chave para que os turistas se sintam bem à vontade para nos receber. Os métodos citados antes têm como objetivo resolver qualquer tipo de problema de comunicação que pode ocorrer e também deixar mais única a estética bela que o evento já possui.

• IMPORTÂNCIA DO EVENTO: A Expoflora proporciona à cidade de Holambra um levantamento de renda muito bom, o que possibilita no investimento da estruturação da cidade, construção e manutenção dos patrimônios públicos que são utilizados pelos moradores e são a atração principal da cidade. Com a participação de, em média 170 produtores, a Expoflora não é caracterizada como uma feira, a intenção dos produtores de flores e plantas é expor os seus produtos e não vendê-los, apesar de existir um espaço de comércio das flores que estão expostas no local. O evento atrai cerca de 300 mil pessoas por ano. Os moradores de Holambra se preocupam muito em mostrar a cultura do seu país de origem, aos turistas e visitantes do evento.

Page 11: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

ELEMENTOS VISUAIS

Cultura Holandesa é muito forte no evento devido a um dos objetivos principais também ser a divulgação da mes-ma, que foi colonizada por esse povo, e hoje em dia vestimentas e tradicionalismo holandes são o ponto forte do evento

Page 12: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

CONCEITO

O conceito baseia-se na sintetização do contraste entre as formas orgânicas da natureza, que são as flores da expo-flora, com a arquitetura muito geométrica da cidade. Foi escolhida uma tipografia sem serifa, que tivesse uma forma inter-mediaria entre formas arredondadas e geométricas, mas que também fosse mais descontraida para passar a mensagem do evento. Foi desenvolvido também um simbolo com esse mesmo conceito, mas que também enfatiza as cores, pois são elas que dão toda a vida ao evento. Nos simbolos iniciais eu tentei dar uma identidade visual um pouco mais voltada para formas florais e para as cores, sendo que não me agradou e não senti que a mensagem estava sendo passada de forma atrativa e moderna.

Page 13: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

Além da simbologia desenvolvida não ter agradado muito, percebio o possivel problema de leitura sobre determi-nados fundos, e vi que isso possivelmente poderia prejudicar a ponto de fazer a pessoa perder o interesse sobre o que é o evento, tirando assim, sua vontade de ir. Essa simbologia criada inicialmente não permitia uma redução considerável, tornando assim dificil a aplicação em possiveis brindes e lembranças, como canetas, chaveiros e outros. Pensando nisso foram desenvolvidas outras simbologias dentro do conceito de passar mais as mensagens das flores, como foi dito inicialmente. Surgiram assim alguns exemplos:

Page 14: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

Mesmo com os novos modelos, ainda não conseguia ver toda a vida e expontaneidade que o evento nos permitia ter e, partindo desse novo pensamento, começou-se a estruturar a mesma idéia, mas com uma nova forma de pensar. O evento é muito colorido e isso é o mais atrativo. Então foi implementado um simbolo que tivesse uma caracteristica colorida e que passasse a cidade de Holambra e o evento da Expoflora . e olhando algumas imagens eu pude chegar a conclusão de passar uma mensagem que levasse aos dois.

Mesmo com os novos modelos, ainda não conseguia ver toda a vida e expontaneidade que o evento nos permitia ter e, partindo desse novo pensamento, começou-se a estruturar a mesma idéia, mas com uma nova forma de pensar. O evento é muito colorido e isso é o mais atrativo. Então foi implementado um simbolo que tivesse uma caracteristica colorida e que passasse a cidade de Holambra e o evento da Expoflora . e olhando algumas imagens eu pude chegar a conclusão de passar uma mensagem que levasse aos dois.

EXPOFORAHolambra - São Paulo - 2013

32a

Page 15: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso
Page 16: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

E utilizando de todas as imagens de referência se chegou à seguinte conclusão:

Através dessa nova marca visual, podemos notar que os elementos do simbolo formam feitos para representar ao mesmo tempo: o moinho, que é um dos simbolos mais marcantes da cidade e que faz parte da cultura holandesa, a flor que é o simbolo principal do evento e as cores. Foi utilizada a tipografia dentro dos parametros citados inicialmente, sendo que a enfase maior se passa para o simbolo e as cores e não para a tipografia em sí, pois a força maior da identidade está baseada nas cores, As tipografias utilizadas para a criação da marca foram:

Chicle:

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUV WXYZ1234567890 Lilita one

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ1234567890

Page 17: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

Essas tipografias foram escolhidas por terem um bom peso visual, por terem uma boa legibilidade e por passarem um pouco da arquitetura que a cidade tem (nesse caso, a tipografia LILITA ONE). A tipografia CHICLE tem uma aparência bem descontraida e visualmente é muito “simpática“, o que são caracteristicas que o povo escolhido como alvo têm. As cores foram baseadas na “rosa-multicolorida” que é uma das técnicas mais curiosas do evento.

PALETA DE CORES A expoflora é um festejo que corteja todas as cores da natureza através de uma comemoração que se define pela exibição de flores das mais variadas formas e cores, e cada uma delas tem uam singularidade que só se explica pelo olhar e pelo contato pessoal que cada um tem com elas. A paleta de cores escolhida para o evento foi baseada em um dos fatores mais curiosos do evento, a rosa colorida. Essa rosa é feita artificialmente pelos holandeses através de uma técnica misteriosa e desconhecida por outras nacionalidades. Pensando nesse fator curioso, utilizamos quatro das cores da rosa, para representar a identidade visual principal . As cores em sí foram escolhidas de forma a representar o que o evento quer passar.

• O Vermelho tende a passar vitalidade, paixão, o que se é mostrado à natureza pelas pessoas presentes no evento e pe-los organizadores também;

• O Verde para representar a natureza, o valor que as plantas têm para aquela sociedade, tanto de forma econômica quanto (e principalmente) de forma cultural

• O Amarelo, que é uma cor brilhante e que representa a alegria, que representa a satisfação das pessoas que estão ali

• O Purpura, para representar o respeito e a devoção à natureza, às flores, ao ciclo de vida que precisamos preservar e que nos cerca, nos trazendo pureza e beleza ao nosso redor.

• A cor Marron serve para representar aos galhos de árvores e também para trazer ao simbolo principal, um contraste har-monico e bem estruturado.

Colocar cores e seus valores: RGB, CMYK, Pantone e Hexadecimal

Page 18: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

90%

10%

20%

30%

40%50%

60%

70%

80%

C:0 M:100 Y:60 K:0 R:230 G:0 B:75PANTONE: 1925 CHEXADECIMAL: #E9004B

90%

10%

20%

30%

40%50%

60%

70%

80%

C:0 M:45 Y:95 K:0 R:255 G:160 B:20PANTONE: 1375 CHEXADECIMAL: #FF9E15

90%

10%

20%

30%

40%50%

60%

70%

80%

C:50 M:95 Y:5 K:0R:150 G:50 B:140PANTONE: 513 CHEXADECIMAL: #94348C

90%

10%

20%

30%

40%50%

60%

70%

80%

C:95 M:20 Y:100 K:10 R:0 G:130 B:60PANTONE: 109 CHEXADECIMAL: #00833D

90%

10%

20%

30%

40%50%

60%

70%

80%

C:100 M:50 Y:30 K:10 R:50 G:40 B:30PANTONE: 476 CHEXADECIMAL: #31251C

VALORES DAS CORES

Page 19: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

Plano de projeto

Page 20: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

Projeto Expoflora 2013

Animação Web

VINHETA ANIMADA

Desenvolvimento

Pesquisa Imagens

Animação Flash

Finalização

WBS

Cronograma

Termo Abertura projeto

Orçamentação

Relatório Impresso

Gestão de Projetos ll

WEBSITE

Wireframe - Papel

Pesquisa - Imagens

Estudo - Usabilidade

Wireframe Navegável

Layout Desenvolvido

Acabamentos

WebDesign lV

RELATÓRIO

Pesquisas

Organização Dados

Pesquisa imagens

Tratamento Imagens

Seleção de dados

Diagramação

Correções / Ajustes

Impressão

Metodologia de Projetos

PROJETO GRÁFICO

Prod. Gráfica lll

RELATÓRIO

Pesquisa Geral

Seleção de Dados

Tratamento Imagens

Diagramação

Acabamento

Impressão

Correções / Ajustes

ARQUIVOS CD

Organização Arquivos

Gravação do CD

Otimização do projeto através da estruturaanalitica do projeto (EAP)

Page 21: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

Hora / TrabalhoR$ 65,00

Hora / TrabalhoR$ 80,00

Hora / TrabalhoR$ 50,00

Hora / TrabalhoR$ 45,00

Hora / TrabalhoR$ 65,00

Hora / TrabalhoR$ 40,00

ORÇAMENTO

Page 22: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

Website

Page 23: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

MIND MAP

E X P O F L O R A - H o la mb r a - Mind ma p

To das as idades

To do s o s es tado s

Amantes da Naturez a

Curios o s

Público

Des ign co lorido

R edes s o cia is

LivroDivulgaç ão

Praz o curto

Po uco recurs o

Fraca divulgaç ão

Site de baixa qualidade

Pro blemas

Info rmaç õ es mal organiz adas

Frevo (parte vis ual)

Naturez a

S elect Template

R eferências

E XP O F L OR A

Marca do evento

Webs ite

Midia impres s a

B anner

Fo lder

Trabalho Individual

Fo rmas o rgânicas

Ho landa

R o upas típicas

Inovaç ões

Abo rdagem multimidia

Co nvites perso naliz ado s

Chuva de pétalas

Cartô es de vis ita

Page 24: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

O mapa do site foi baseado em todo o con-teudo pesquisado e foi reorganizado para mel-hor localização do usuário. Com uma redução consideravel de informações desnecessárias, pôde-se desenvolver uma navegabilodade voltada somente para informações sobre o evento, no sentido a levar a pessoa que vai conhecer a cidade.

Form de Contato

Home

Expositores

Noticias

Representantes

Fotos e Videos

Como Chegar

Onde Ficar

Contatos

Estandes

Eventos

Sala de Imprensa

Contatos

Mapa

Pontos de Venda

Pontos de Venda

Ingressos Online

Caravanas

Videos

Fotos

Hotéis

Restaurantes

Compartilhar

MAPA DO SITE

Page 25: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

WIREFRAMES Analisando isso foi desenvolvido um site com uma estruturalção em grids, com o conteudo necessário para a pessoa tomar ciência do evento e sobre o que ela precisaria para poder ficar à vontade, Houve também uma organização de informações , com estruturação por cores, e com uma navefabilidade mais eficiente e limpa

Todas as organizações contaram com um estudo feito exclusivamente para a montagem de um site que passasse a in-formação da melhor forma possivel, com um visual leve e de facil aprendizagem.

Page 26: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

LAYOUT FINAL De todo conteudo desenvolvido, a necessidade principal era que se executasse o desenvolvimento de duas das páginas do website principal. Foram desenvolvidas a home e a página de contatos

Page 27: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

CONTEÚDO DO SITE

• HOME: Nessa parte teremos os conteúdos principais do site, organizando as informações principais e as noticias que ocorrem de forma cronológica e separada por cores, para que o usuário saiba de forma mais clara qual sessão do site procurar aquela informação. Na parte superior pode-se encontrar uma barra de pesquisas que auxilia através de palavras-chave, encontrar informações especificas. Essa barra se repete em todas as páginas, para comodidade do usuário. Também podemos encontrar uma barra antecedente ao rodapé com os patrocinadores do evento. • EXPOSITORES: Essa sessão irá mostrar ao usuário todas as informações de quem irá expor seus stands nos eventos e também permite que ele entre em contato com os organizadores para que, caso ele se interesse, cadastrar seu stand para expor também

• NOTICIAS: Essa é a área reservada para que o usuário fique por dentro de todas as noticias correntes do evento, onde ele pode se atualizar no que se diz à datas, workshops, apresentações, palestras, entre outros.

• REPRESENTANTES: Aqui você encontra informações sobre os representantes do evento, e também pode pegar os dados de contatos dos mesmos.

• FOTOS E VIDEOS: Nessa sessão, pode-se encontrar fotos e videos de eventos anteriores, onde se mostra os mo-mentos que ocorrem no evento, as localidades, monumentos históricos, entre outros.

• COMO CHEGAR: Essa sessão foi desenvolvida para mostrar através de mapas, endereços e dicas de rota, a mel-hor forma de se chegar ao evento.

• ONDE FICAR: Esta área do site foi preparada com um catálogo de endereços de hotéis, restaurantes e pontos de encontro dos visitantes da cidade.

• CONTATOS: Essa parte foi desenvolvida para que o usuário possa entrar em contato com os organizadores do evento, para que ele se informe de alguma coisa que ele tenha dúvida.

Page 28: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

VERIFICAÇÃO DE KRUG

Que site é esse? Identificação do site na parte su-perior do site, feita a partir do processo de ordem de leitura ocidental.

Como realizar uma pesquisa? Através da barra de pesquisa que se situa no canto superior direto, e que segue a mesma conceituação da chamada do evento

Quas as principais sessôes? Pode-se identificar as principais sessões através das cores do menu, pois cada página segue o esquema de cor que o menu possui

Onde estou no esquema da coisas? Através do esquema de cores, po-deremos nos localizar com mais facilidade

Quais são minhas opções neste nível? Esse é o nível de onde o usuário poderá se informar sobre as principais noticias do evento.

Page 29: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

Divulgação

Page 30: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

ESTUDOS DE APLICAÇÂO DE PUBLICIDADESerão feitas algumas peças graficas com o objeti-vo de atingir o maximo de pessoas possiveis. Folders serão feitos para serem distribuidos principalmente em organizações responsáveis pela preservação do meio ambiente, como a (pegar nomes das empre-sas com o Paulo). As midias como cartazes, outdoor e busdoor serão colocadas em lugares estratégicos para o maior numero de visualizações possiveis.(colocar fotos de exemplo das peças gráficas)

Page 31: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso
Page 32: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

Auto Avaliação

Page 33: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

Avaliação pessoal

Esse projeto trouxe para mim uma outra perspectiva do que realmente é a minha profissão, do que eu tenho visto até aqui e da minha organização com relação aos meus prazos. Durante cada projeto eu percebo uma melhora signifi-cativa em meu desempenho acadêmico, mas mais ainda como o profissional que pretendo me tornar. Acredito ter chegado à um bom resultado, tendo em vista todas as dificuldades que passei para a conclusão desse projeto. Sei que o mercado de trabalho é corrido e que precisamos ter uma organização impecável para entrega de tudo em seu devido tempo, mas também aprendi que precisamos contar com os mais inusitados imprevistos, porque se o nos-so plano de trabalho não tiver uma base sólida, sempre estaremos perdendo nossos prazos. Levo em consideração aqui também, a dificuldade de se fazer determinadas atividades pela primeira vez, o que dificulta mais ainda. Esse projeto me ajudou a visualizar como é dificil se manter calmo mediante a tomadas de decisôes dificeis, que nos faz escolher entre o que precisamos fazer e o que temos pra fazer, Foi muito dificil em alguns momentos tomar certas atitudes, mas percebi que quando temos um objetivo certo, não adianta tentar seguir pelo caminho mais fácil. E o mais importante de tudo é que aprendi principalmente a não ficar sem dormir, porque isso faz mal, muito mal. Quero deixar aqui também que fiquei bastante satisfeito com as aulas que tive para que alcançasse o reultado final do meu projeto, que com certeza, futuramente, terei mais e mais oportunidades de melhorar cara aprendizado, fazendo assim com que eu me torne um profissional capaz de fazer tudo que é designado de forma organizada e bem executada. Agradeço aos mestres que deixaram um conhecimento em mim, que me faz dar mais alguns passos rumo ao caminho dos meus sonhos e objetivos. Ressalto também o fato de ainda ter em minha turma amigos que estão dispostos a trocar idéias, incentivar, ajudar e “puxar as orelhas” quando necessário. Acredito que esse é também um dos fatores que me fizeram chegar até essa etapa, por mais dificil que ela seja para mim.

Page 34: Relatório - Expoflora Holambra - Vitor Cardoso

INSTITUTO INFNETVitor Leonardo Cardoso

Projeto Integrado 7º Ciclo - 2013Prof. Orientador: Ricardo Cunha

GDG 2011-3T (Noite)