relatório de atividades do mpc 1º semestre 2012

13

Upload: mp-competitivo

Post on 05-Feb-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Relatório de Atividades do MPC 1º Semestre 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório de Atividades do MPC 1º Semestre 2012
Page 2: Relatório de Atividades do MPC 1º Semestre 2012

Prezados apoiadores e voluntários do Movimento Paraná Competitivo,

Este breve relato sintetiza as principais atividades desenvolvidas neste primeiro semestre de 2012 pelo Movimento Paraná Competitivo (MPC), que constitui uma rede formada por organizações paranaenses, cria-da nos idos de 2003, sob coordenação do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), com a missão de “mobilizar, capacitar e reconhecer os esforços das organizações, promovendo a excelência da gestão empresarial, contribuindo com a competitividade e o desenvolvimento sustentável do Paraná”.

Para atender à sua missão, via desdobramento no Paraná, de ações de âmbito nacional capitaneadas por instituições como o Movimento Brasil Competitivo (MBC), a Fundação Nacional da Qualidade e outros par-ceiros estratégicos, destacam-se, como espinha dorsal, os Fundamentos e Critérios de Excelência do Modelo de Excelência de Gestão (MEG), sólida base para apoiar as organizações na sua trajetória em busca da Excelência, visando a perene obtenção de melhorias em seu desempenho empresarial.

Este desa� o tem sido possível graças ao apoio de parceiros e patrocinadores, cabendo destaque para o esforço, estudo, educação continuada e dedicação de examinadores e avaliadores voluntários, que juntamente com a equipe do MPC, têm se esforçado para cumprir este papel de singular signi� cado, motivando e incenti-vando a crescente ampliação do interesse e do número de organizações que se candidatam aos Prêmios MPE de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, realizado em parceria com o SEBRAE/PR e o Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão – PPrQG.

Cabe salientar também, que os processos e padrões de trabalho do MPC anualmente têm sido objeto de aprimoramento sistemático, resultante do aprendizado decorrente do ciclo anterior, seguindo as diretrizes do Modelo de Excelência da Gestão, em especial o fundamento Aprendizado Organizacional com a consequente implementação de melhorias.

Assim este relatório nos permite realizar uma forma de prestação de contas para as partes interessadas atendidas e também nos proporciona a oportunidade de agradecer aos apoiadores e voluntários que, ao atua-rem nos processos do MPC, demonstram cidadania, solidariedade e um protagonismo co-criador na obtenção de um novo patamar de excelência em gestão, em benefício da sustentabilidade das organizações integrantes e participantes do Movimento.

“Somos aquilo que fazemos consistentemente. Assim, a Excelência não é um ato, mas sim um hábito.”

Aristóteles

Equipe do Movimento Paraná CompetitivoJulho de 2012.

Page 3: Relatório de Atividades do MPC 1º Semestre 2012

Conclusão da Revisão do Manual de Instruções de Candidatura (MIC) ao Prêmio PPrQG ciclo 2012.

Em andamento as atividades de preparação do Re-latório Anual do MPC ciclo 2011, a cargo de Agên-cia terceirizada.

Finalização da revisão dos Relatórios de Avaliação (RAs) do Prêmio PPrQG ciclo 2011 e envio às em-presas participantes do ciclo 2011, visando à ado-ção de melhorias na gestão decorrentes dos pontos fortes e oportunidades para melhoria identi� cados pelas bancas de examinadores.

Em andamento as providências e entrega da pres-tação de contas do convênio com a FIEP, relativas ao ciclo 2011.

Participação da 1ª Reunião virtual do Comitê Rumo a Excelência realizada em 11/01, pautando o plane-jamento das atividades e desa� os propostos para o Comitê e a distribuição de tarefas em função das prioridades estabelecidas. Realização da Pesquisa solicitada pela FNQ e Comitê Rumo, para subsi-diar o plano de Educação Continuada tendo como público alvo os examinadores dos Prêmios Estadu-ais, no caso do PR, os examinadores da banca do PPrQG ciclo 2011.

Envio de sugestões ao SEBRAE/PR por solicita-ção da FNQ e Comitê Gestor do MPE Nacional, visando agregar melhorias ao aprendizado para o ciclo 2012.

Reunião no Instituto Arayara visando à identi� ca-ção de oportunidades de parceria entre a institui-ção e o IBQP na oferta de produtos e serviços bem como na elaboração de projetos na área de Susten-tabilidade e correlatas.

Reunião com a diretoria e representantes do Grupo de Melhoria do TECPAR sobre a demanda de reali-zação de um workshop para a Capacitação na Ela-boração de Relatórios de Gestão com base nos 1000 e 500 pontos do Modelo de Excelência da Gestão®.

Adequação da Proposta de Patrocínio do Movi-mento Paraná Competitivo Ciclo 2012.

Envio da Prestação de Contas 2011 ao SEBRAE/PR.

Finalização da revisão e formalização do Código de Conduta do MPC.

Atualização da planilha de gerenciamento do MPC “Gestão a Vista”.

Preparação do planejamento orçamentário do MPC para o ciclo 2012 e início da o� cialização dos processos dos Prêmios PPrQG e MPE, bem como demais atividades e demandas previstas, após apro-vação pela diretoria do IBQP.

Page 4: Relatório de Atividades do MPC 1º Semestre 2012

Reunião com diretoria do TECPAR visan-do à realização de uma Apresentação so-bre o Modelo de Excelência da Gestão® e sobre o processo do PPrQG ciclo 2012, condu-zida em 23/01, no auditório do TECPAR, com cerca de 80 participantes.

Elaboração de Folder do MPC e ajustes no Ter-mo de Adesão para apoiar a busca de potenciais parceiros e apoiadores ao MPC.

Envio dos Relatórios de Auto Avaliação para as parti-cipantes do MPE Ciclo 2011.

Reunião “Sensibilização para a Candidatura ao Prê-mio PPrQG ciclo 2012” para representantes da equipe da empresa LIQUIGÁS, contando com a presença de 12 revendedores da empresa, no auditório do IBQP.

Elaboração e envio do folder divulgando o início das inscrições do PPrQG 2012.

Reunião com a liderança do IBQP pautando a pro-posta de criação e atualização de produtos ao “portfó-lio” de produtos a serem ofertados pelo Instituto no mercado. Foram propostas inicialmente 10 opções de produtos.

Page 5: Relatório de Atividades do MPC 1º Semestre 2012

Atendimento às empresas interessadas e rece-bimento de documentação de inscrições e do-cumentação de elegibilidade das candidatas ao PPrQG – Ciclo 2012.

Providências de logística para a participação dos empresários representantes das vencedoras do PR na Cerimônia do MPE Nacional prevista para 23 de março, em Brasília.

Finalização da prestação de contas do convênio com a FIEP, relativa ao ciclo 2011.

Finalização e envio dos Relatórios de Avalia-ção (RAs) às empresas participantes do Prêmio PPrQG ciclo 2011.

Realização do workshop para Elaboração de Rela-tórios de Gestão, com base nos 1000 e 500 pontos do Modelo de Excelência da Gestão®, para partici-pantes do Grupo de Melhoria do TECPAR.

Realização da Pesquisa de Satisfação dos partici-pantes do Workshop Elaboração de Relatórios de Gestão 1000 e 500 pontos Modelo de Excelência da Gestão® e envio dos respectivos certi! cados em for-mato eletrônico.

Preparação do Termo de Referência para a contra-tação de Instrutoria para o PPrQG.

Reunião para apresentação dos materiais atualiza-dos (apresentação de slides, Caderno de Exercícios e Estudo de Caso e Trabalho Pré-curso preparados pelo Comitê Rumo da FNQ) que deverão ser uti-lizados nas Capacitações e workshops do PPrQG Ciclo 2012.

Participação na Banca de Juízas do Prêmio Mulher de Negócios a convite do SEBRAE/PR.

Revisão ! nal do Relatório Anual do MPC ciclo 2011, a cargo de Agência terceirizada.

Reunião da Equipe para apresentação do Trabalho de Desenvolvimento do Estágio.

Reunião da equipe MPC para apresentação dos re-latórios individuais de atividades e capacitação em apresentações.

Formalização do Código de Conduta do MPC.

Atualização da planilha de gerenciamento do MPC “Gestão à Vista”.

Atualização da planilha do planejamento orçamen-tário do MPC para o ciclo 2012.

Reunião do Comitê de Benchmarking – CBEG na Copel para de! nição do planejamento e realização do Fórum de Benchmarking, previsto para junho de 2012.

Reuniões com a diretoria para a de! nição e va-lidação do portfólio de produtos do IBQP, com a priorização de produtos a serem ofertados no mercado na primeira etapa.

Page 6: Relatório de Atividades do MPC 1º Semestre 2012

Participação na Cerimônia do Prêmio Mulher de Negócios a convite do SEBRAE/PR.

Finalização do atendimento às empresas interessa-das e recebimento de documentação de inscrições de elegibilidade das candidatas ao PPrQG.

Apoio aos empresários e participação na Cerimônia MPE Nacional, na qual duas vencedoras do MPE Nacional são do Estado do Paraná, das Categorias de Serviços e Serviços de TI, respectivamente a Accion de Maringá e a Megasult de Francisco Beltrão.

Reunião da equipe MPC para apresentação dos re-latórios individuais de atividades e capacitação em apresentações.

Providências de ajustes e envio da minuta do convê-nio IBQP e SEBRAE relativas ao ciclo 2012.

Participação na Capacitação dos Gestores do MPE Nacional, em Brasília.

Participação na Reunião do Fórum QPC, no dia 22 de março, em Brasília.

Visita técnica às instalações da Petrobrás e participação na reunião do Comitê de Ben-chmarking realizada naquela empresa.

Envio do Relatório Anual do MPC ciclo 2011, aos apoiadores e públicos do MPC.

Page 7: Relatório de Atividades do MPC 1º Semestre 2012

Seleção, designação, envio dos Instrumentos de Avaliação e início da atuação das bancas de Exa-minadores do PPrQG.

Reunião do Comitê Técnico do MPE de aprendi-zado relativo ao ciclo 2011 e de de# nição do pla-nejamento do ciclo 2012.

1° Encontro dos Examinadores do PPrQG, visan-do à atualização sobre o ciclo 2012 e elaboração de plano de ação para de# nir as estratégias para angariar e # delizar examinadores e avaliadores voluntários.

Elaboração do portfólio de produtos do IBQP.

Participação nas reuniões presenciais do Fórum QPC e do Comitê Rumo da FNQ, em SP.

Page 8: Relatório de Atividades do MPC 1º Semestre 2012

Atualização e validação dos materiais e conteú-dos visando a Capacitação das Bancas de Exa-minadores e do Treinamento do Examinador Sênior do PPrQG ciclo 2012.

Realização de duas Capacitações para a Banca de Examinadores do PPrQG, com 16h cada, em Maringá e Curitiba e duas turmas de Atualização para a Banca Examinadora, com 08h cada, sen-do uma noturna e uma diurna, ambas no IBQP. Durante a Atualização, os Examinadores Daniel Gueiber e Darcy Belinsky foram homenageados em agradecimento por terem o maior número de participações no Prêmio Paranaense da Qualida-de em Gestão.

Aplicação de pesquisa de avaliação de satisfação, tabulação e envio dos resultados aos participan-tes das capacitações do PPrQG realizadas até este mês.

Finalização do envio dos Relatórios de Avalia-ção – RAs às empresas visitadas do MPE ciclo 2011.

Envio de informações e registros fotográ$ cos da participação na Cerimônia MPE Nacional, para as duas vencedoras do MPE Nacional do PR, nas Categorias Serviços e Serviços TI, sendo a Ac-cion (Maringá) e Megasult (Francisco Beltrão).

Participação na reunião do Comitê de Bench-marking na Volvo para de$ nição do planejamen-to e realização do Fórum de Benchmarking, pre-visto para junho de 2012.

Participação na reunião extraordinária do Co-mitê de Benchmarking na Itaipu, para prepara-ção do Fórum de Benchmarking previsto para 21 de junho de 2012, no auditório do IBQP.

Envio da documentação de prestação de contas relativa ao convênio Itaipu.

Envio do check list da Cerimônia de Reconhe-cimento do Prêmio MPE Brasil ao SEBRAE, para avaliação de oportunidade de realização da mesma no auditório daquela instituição.

Preparação de minutas dos convênios SEBRAE e ITAIPU relativas ao ciclo 2012.

Reunião quinzenal da equipe MPC para apre-sentação dos relatórios individuais de atividades e capacitação em apresentações.

Page 9: Relatório de Atividades do MPC 1º Semestre 2012

Contatos preliminares para agendamento de evento para atualização e/ou capacitação dosCredenciados do SEBRAE para angariar inscri-ções do Prêmio MPE. Realização de dois workshops no SESI, 03 e 04 de maio, como contrapartida do IBQP ao con-vênio de patrocínio do SESI 2011. Participaram representantes das unidades da FIEP do grupo responsável pelo item 5.2 - Ativos Intangiveis e Conhecimento Organizacionais.

Seleção, designação, envio dos Instrumentos de Avaliação e início da atuação das bancas de Examinadores do PPrQG.

Envio de convites e monitoramento das Inscri-ções para o VIII Fórum do Comitê de Bench-marking para Excelência em Gestão.

Providências de ajustes e envio da minuta do convênio IBQP e SEBRAE relativas a 2012.

Reunião da equipe MPC para apresentação dos relatórios individuais de atividades e capacitação em apresentações.

Finalização e envio da documentação relativa à prestação de contas do Convênio Itaipu 2012.

Realização de reunião do Comitê de Benchmarking para a Excelência em Gestão para preparação do seu VIII Fórum, previsto para 21 de junho de 2012, no auditório do IBQP. Apoio aos palestrantes do Fórum, para alinhamento das apresentações e do programa do evento.

Atualização, validação dos materiais e conteúdos e realização do Treinamento do Examinador Sênior do PPrQG.

Elaboração de conteúdos relativos à coordenação do grupo Comunicação, do Fórum QPC.

Coleta e envio da pesquisa de Necessidades às ven-cedoras dos Prêmios do MPC em atendimento a demandas do Forum QPC.

Participação na reunião virtual do Grupo de Co-municação do Fórum QPC.

Capacitação da equipe em metodologia de Ge-renciamento de Projetos utilizando a metodologia TEvEP.

Elaboração do planejamento preliminar do Pro-grama de Excelência em TI.

Page 10: Relatório de Atividades do MPC 1º Semestre 2012

Turma extra de Capacitação de Examinado-res Voluntários do PPrQG nos dias 07 e 08 de

maio.

Participação nas reuniões presenciais do Fórum

QPC e do Comitê Rumo da FNQ, em SP.

Reunião da equipe para assistir o WebCast do

Prêmio Nacional da Qualidade 2012.

Participação na Capacitação de Gestores do Prê-

mio Nacional de Inovação – PNI.

Participação da Vídeo Conferência, no SEBRAE/

PR, sobre o Prêmio Nacional de Inovação - PNI.

Participação na Palestra com Domenico de Masi

no dia 10/05 na PUC/PR.

Page 11: Relatório de Atividades do MPC 1º Semestre 2012

Reunião virtual do Grupo Comunicação da Rede QPC para elaboração de plano de ação.

Reunião de Posse de Sandro Vieira como Diretor Presidente do IBQP e IPD e integração das res-pectivas equipes.

Reunião da Equipe MPC sobre as atividades do mês de maio em 05/06.

Elaboração da Planilha de Previsão Orçamentária do Programa de Excelência.

Levantamento das Inscrições e Candidaturas do Prêmio MPE Brasil – 2012.

Revisão e alteração no Convênio IBQP – SEBRAE Ciclo 2012.

Finalização da Prestação de Contas do Convênio IBQP – ITAIPU Ciclo 2011.

Reunião da Rede QPC, na FNQ, para revisão do Planejamento Estratégico.

Reunião com a FNQ para ajustes no Termo de Convênio entre IBQP e FNQ.

Reunião do Comitê de Benchmarking - CBEG na Sanepar para as últimas decisões acerca do VIII Fórum do Comitê de Benchmarking.

Providências para a realização do Fórum CBEG (recebimento de apresentações dospalestrantes, materiais e brindes, contratação de co� ee-break, composição das pastas, preparode certi� cados, etc).

Atualização das notícias no site do MPC.

Planejamento Estratégico do IPD e IBQP, com a utilização da metodologia de InvestigaçãoApreciativa.

Participação da equipe em Palestra no CRA sobre Arte e Design nos Negócios.

Providências para a retomada dos eventos de palestras pela manhã no IBQP, iniciando com o tema Sustentabilidade.

Atualização do facebook do MPC.

Atendimento a representantes da Landisgyr sobre Excelência em Gestão.

Reunião IPD e IBQP para veri� cação de ativida-des a� ns visando atuação em parceria em projetos e produtos.

Realização do VIII Fórum do Comitê de Bench-marking para Excelência em Gestão, no dia 21 de Junho, com a presença de cerca de 100 convida-dos.

Agendamento da vídeo-conferência para atuali-zação e/ou capacitação dos Credenciados do Se-brae para angariar inscrições do Prêmio MPE.

Monitoramento e acompanhamento da atuação das bancas de Examinadores do PPrQG.

Page 12: Relatório de Atividades do MPC 1º Semestre 2012

Elaboração de Layout do banner do portfólio de produtos IBQP.

Assinatura do Convênio FIEP/SESI/SENAI para o ciclo de 2012.

Assinatura do Convênio com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) para o ciclo de 2012.

Assinatura do Convênio de Cooperação Técni-ca com a Fundação Nacional da Qualidade.

Formalização do Termo de Adesão e Patrocínio da SANEPAR ao MPC para o ciclo de 2012.

Movimento Paraná Competitivo – MPCRua Doutor Corrêa Coelho, 741 – Jd. Botânico – CEP 80210 350 – Curitiba/PR

Fone 55 41 3264-2246 Fax 55 41 [email protected]

www.ibqp.org.br/mpcFacebook: MPCompetitivo

Page 13: Relatório de Atividades do MPC 1º Semestre 2012