relatorio de atividades 2014

44

Upload: imprensa-senar-paraiba

Post on 25-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O material reúne as realizações do Sistema Faepa/Senar-PB ao longo de 2014, ano em que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba completou 20 anos. A publicação mostra os programas de maior destaque em 2014 nas áreas agropecuária, social e sustentável.

TRANSCRIPT

Page 1: Relatorio de atividades 2014

1

Page 2: Relatorio de atividades 2014

2

Page 3: Relatorio de atividades 2014

3

Page 4: Relatorio de atividades 2014

4

Page 5: Relatorio de atividades 2014

5

ÍNDICE07

09

11

17

21

31

37

40

PALAVRA DOPRESIDENTE

PALAVRA DOSUPERINTENDENTE

TERRA FÉRTIL PARAO CONHECIMENTO

A ESCOLA DA TERRA COMPLETA 20 ANOS NA PARAÍBA

EDUCAÇÃO 360 GRAUSNO CAMPO

AÇÕES SOCIAIS DO SENAR PROMOVEM CAPACITAÇÃO

UM FUTURO PROMISSOR PARA QUEM QUER IR ALÉM

EXPEDIENTE

Page 6: Relatorio de atividades 2014

6

Page 7: Relatorio de atividades 2014

O ano de 2014 ficou marcado na história do Senar Paraíba em número de realizações, treinamentos, eventos e repre-sentação do setor agropecuário. No ano em que completa-mos 20 anos, comemoramos com muito trabalho e esforço a formação profissional, a promoção social e a educação formal de milhares de produtores e trabalhadores rurais, famílias e jovens que continuam apostando na agricultura como atividade principal e mais importante de suas vidas.

Com investimentos em inovação e tecnologia mostramos que é possível formar profissionais qualificados para o mer-cado e elevar a educação rural na Paraíba.

Nosso setor representa e defende os direitos e os interesses de inúmeras vozes em cada um dos 223 municípios do estado, referente aos temas da insegurança jurídica, direito de proprie-dade, política agrícola, defesa ambiental e produção agrícola com sustentabilidade social, ambiental e financeira.

Vislumbrando sempre um futuro melhor, mais justo e próspero para todos, vamos continuar investindo em pes-soas, capacitando técnicos, operacionalizando programas que incitem a mudança de atitudes. Vamos continuar apos-tando na inovação tecnológica como ferramenta imprescin-dível para o crescimento do setor, levando informações aos produtores por meio de uma assistência técnica e gerencial de qualidade. Com um processo educativo efetivo e apoio na gestão das propriedades, daremos passos mais largos na consolidação da nossa entidade como referência no se-tor rural da Paraíba.

Continuaremos com a certeza do dever cumprido e dos desafios que virão cada vez mais intensos, porém, não va-mos desistir de transformar a realidade de uma comunida-de, de um município, de um estado, de uma região e de um país. Estamos crescendo com uma agropecuária forte e unificada. O caminho a seguir ainda é longo, mas promissor.

Mário Antônio Pereira BorbaPresidente do Conselho Administrativodo Senar-PB

PALAVRA DO PRESIDENTE

7

Page 8: Relatorio de atividades 2014

8

Page 9: Relatorio de atividades 2014

Entramos em um novo marco em 2014. Superamos consi-deravelmente as expectativas e diretrizes traçadas em nos-so Plano Anual de Trabalho. Desta maneira, comemoramos os 20 anos de existência do Senar Paraíba com a realização de 470 treinamentos e cursos, um crescimento de 41% em relação a 2013, atingindo um público de 8.341 produtores e trabalhadores rurais, sendo superior a 40% do ano anterior, atuando em todas as regiões da Paraíba. Atingimos a marca histórica de aproximadamente 17 mil horas de capacitação, as estatísticas comprovam a evolução que tivemos e a supera-ção das expectativas e metas programadas.

Mas todos estes números não teriam importância se o nosso tra-balho não tivesse chegado com qualidade e excelência aos pro-dutores e trabalhadores rurais. Inovamos, crescemos, realizamos mesmo onde não se tinha mais esperança, uma vez que o longo período de estiagem presente em nosso estado minimiza as ex-pectativas do produtor. Mas, estamos certos de que alcançamos os resultados esperados, que é ver a mudança de vida econômica e social que o Senar proporcionou a tanta gente.

Além disso, constatamos o empenho na melhoria da quali-dade dos eventos, demos enfoque a responsabilidade social e conscientização para as boas práticas de convivência com a realidade do semiárido, exibimos os nossos casos de sucesso para a sociedade e proporcionamos a oportunidade de um novo futuro.

O ano também ficou marcado por nosso Prêmio Mérito Ru-ral que homenageou, durante a cerimônia dos 20 anos do Se-nar Paraíba, personalidades importantes para a agropecuária do estado. Realizamos a segunda edição do nosso Prêmio Faepa/Senar de Jornalismo com a premiação de repórteres de jornais, televisões e rádios. Avançamos e inovamos ain-da mais na educação formal em parceria com o Ministério da Educação e Cultura, com a implantação da Rede e-Tec, e atra-vés dela, passamos a ofertar o curso Técnico em Agronegó-cio nas cidades de João Pessoa e Alagoa Grande.

A nova formatação da instituição traz perspectivas de cres-cimento ainda mais ousadas e 2015 já vem com uma marca de ascensão e inovação, a exemplo da Assistência Técnica e Gerencial. E é por isto que vamos trabalhar sempre mais, para melhorar a vida dos produtores e trabalhadores rurais através de uma educação voltada para as novas tecnologias no intuito de atingirmos resultados cada vez mais satisfatórios na produção de alimentos com qualidade para a sociedade.

Sérgio Ricardo Gouveia MartinsSuperintendente do Senar-PB

PALAVRA DOSUPERINTENDENTE

9

Page 10: Relatorio de atividades 2014

10

Page 11: Relatorio de atividades 2014

11

CONHECIMENTONo virtuoso território brasileiro, o Senar é a Escola da Terra. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural exerce na Paraíba (Senar-PB) a função vital de promover o desenvolvimento de milhares de profissionais desde 1994. São produtores e trabalhadores rurais que vivem no campo, sendo alcançados constantemente por uma capacitação precisa, bem como no acesso à educação. Treinamentos e cursos incentivam uma transformação no meio rural que proporciona crescimento do indivíduo e o desenvolvimento do estado.

TERRA FÉRTILPARA O

Page 12: Relatorio de atividades 2014

O setor agrícola brasileiro tem crescido com novas tecnologias e mais investimentos. Segundo o último relatório da Produção Agrí-cola Municipal do IBGE, esse segmento alcançou

As culturas de cana-de-açúcar, mandioca, arroz e feijão (itens que também se destacam na Paraíba) foram as mais relevantes para o acelerado crescimento nos últimos anos.

Assim, o grande objetivo do Senar é ajudar na evolução de pro-dutores com a implementação de novos recursos, ferramentas, me-todologias e assistência direta. Cada município paraibano precisa ser impactado por essa realidade, através de programas de forma-ção profissional inicial e continuada gratuitas, promoção social e ensino técnico. Em encontros presenciais ou à distância, o Senar--PB amplia o conhecimento no campo, estimulando a qualidade e a produtividade dos novos profissionais.

232,5 BILHÕESDE REAIS EM 2013

12

Page 13: Relatorio de atividades 2014

DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONÔMICO E EDUCACIONAL

O Senar é uma instituição mantida pelos produtores e empresários do meio rural, está vinculado ao Senar Admi-nistração Central. Em parceria com as Federações e com os Sindicatos, o Senar fomenta o empreendedorismo rural e qua-lidade de vida no campo.

O sucesso dessa jornada pode ser encontrado neste re-latório, que evidencia o triunfo do ano de 2014 como um dos mais emblemáticos da nossa história.

UNIDADE E

REPRESENTAÇÃO

Na expressão constante do produtor rural, a Federação da Agricultura e Pecuária da Para-íba (Faepa) reúne 35 Sindicatos e aproximadamente 9 mil produ-tores cadastrados no Sistema. Através de projetos constantes com o Senar e em parcerias pú-blico-privadas, a Faepa mantém seu objetivo de incentivar e di-vulgar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelo pro-dutor rural.

O Sistema trabalha de forma integrada, vinculado ao Senar Nacional e à CNA que congrega 27 administrações regionais.

13

Page 14: Relatorio de atividades 2014

No país de escala continental que é o Brasil, a população rural precisa vencer antigos desafios e alcançar um novo pa-tamar de evolução. O Senar acredita neste cenário e traba-lha diariamente para alcançar a vasta parcela do povo parai-bano que vive do trabalho na terra:

Brasil

Nordeste

160.925.792

38.821.246

29.830.007

14.260.704

5.565

1.794

POPULAÇÃO URBANA

POPULAÇÃO URBANA

POPULAÇÃO RURAL

POPULAÇÃO RURAL

MUNICÍPIOS

MUNICÍPIOS

14

Page 15: Relatorio de atividades 2014

CURSOS E TREINAMENTOS

PRODUTORES E TRABALHADORES RURAIS CAPACITADOS

470

8.341

IMPACTO DO SENAR-PBEM 2014:

AGRICULTURA

• Abacaxi• Arroz• Cana-de-açúcar• Feijão• Mandioca• Milho• Sorgo• Urucum• Laranja• Mamão• Castanha de caju• Fumo• Graviola• Sisal• Umbu• Caju• Manga• Acerola.

PECUÁRIA

• Bovinocultura(corte e leite)• Avicultura• Caprinocultura(corte e leite)• Ovinocultura• Apicultura • Piscicultura

PRINCIPAIS CULTURAS

MUNICÍPIOS

Paraíba2.838.678

927.850

223

POPULAÇÃO URBANA

POPULAÇÃO RURAL

15

Page 16: Relatorio de atividades 2014

16

Page 17: Relatorio de atividades 2014

17

20 ANOS NA PARAÍBA

ESCOLA DA TERRA COMPLETA

Na celebração das duas décadas de atuação na Paraíba, o Senar comemora uma atuação que proporcionou crescimento constante no ambiente rural do nosso Estado. Mais de 100 mil produtores rurais foram capacitados nessa jornada e os números cresceram ainda mais em 2014. A escola da vida no campo exerceu sua capacidade de impulsionar milhares de pessoas para novos caminhos.

Page 18: Relatorio de atividades 2014

A comemoração foi marcada especialmente pela realiza-ção de eventos que integraram produtores, lideranças e par-ceiros na jornada. Para o Senar, 2014 foi o ano de superar as expectativas, celebrando o sucesso e honrando os que fizeram parte do processo.

O Prêmio Mérito Rural 2014 e o Seminário “A Agropecuária do Século XXI: Desafios e Oportunidades” sublinharam este momento único em nossa história. Parceiros do Senar indica-ram nomes que se destacaram nessa jornada e uma seleção foi feita por um júri especial formado pela direção do Senar, um representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Organização das Cooperativas Brasileiras e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo da Paraíba (Sistema OCB/Sescoop-PB) e do Ministério da Agricultura, Pe-cuária e Abastecimento (Mapa) e Superintendência Federal da Agricultura (SFA).

As comemorações contaram com a presença do vice-pre-sidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Bra-sil (CNA) e Senar Nacional, João Martins. Durante o evento, foram comemorados os frutos colhidos graças ao trabalho e empenho dos colaboradores e parceiros. Aos presentes, foi enfatizado o compromisso e dedicação de mais trabalho, para que mais conquistas sejam celebradas.

Como parte da programação do prêmio também foi reali-zado o Seminário “A Agropecuária do Século XXI: Desafios e Oportunidades”. As palestras tiveram o objetivo de apre-sentar aos líderes, mobilizadores e parceiros os temas de lideranças e oportunidades com as palavras do ex-ministro, Roberto Brunt. O Seminário destacou ainda as perspectivas de que vivemos em um país com grandes potenciais, mas com carência de investimentos e rompimento de barreiras burocráticas.

REFLETIR SOBRE O PRESENTE, DE OLHO NO FUTURO

HONRANDO HISTÓRIASDE SUCESSO

18

Page 19: Relatorio de atividades 2014

CATEGORIAAGROINDÚSTRIA

• Maior contribuinte do Senar-PB em 2013: Usina Giasa – Pedras de Fogo (PB)

• Empreendedorismo: Laticínios Belo Vale Ltda, em nome do seu presidente Marcos Guedes.

CATEGORIA PRODUTOR

• Superação: Manoelito Dantas Vilar

• Inovação: Paulo Raich

CONHEÇA OS VENCEDORES DO PRÊMIO MÉRITO RURAL 2014

CATEGORIA PESQUISA AGROPECUÁRIA

• Aplicabilidade: Ricardo Leite

• Inovação: Edson Batista e Ailton Melo

CATEGORIA LIDERANÇA AGROPECUÁRIA

• Mobilização e união: Vanildo Pereira

• Relevantes serviços prestados: Aldomário Rodrigues

CATEGORIA FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL

• Mobilizador: Josenildo Guedes

• Instrutor: Oliveiros de Oliveira

CATEGORIA ESPECIAL – PRÊMIO MÉRITO RURAL HENRIQUE VIEIRA DE ALBUQUERQUE MELO

• Grupo Santana, em nome do seu diretor presidente Ivanilson Araújo.

19

Page 20: Relatorio de atividades 2014

20

Page 21: Relatorio de atividades 2014

21

EDUCAÇÃO360 GRAUSNO CAMPOEm 2014 o Senar promoveu amplo crescimento em suas ações através do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social. Projetos de alcance constante impactaram a vida de produtores, trabalhadores do setor agropecuário e seus familiares.

Page 22: Relatorio de atividades 2014

PRONATEC DO SENARTEM ALGO A MAIS

Atualmente, não basta apenas plantar e colher. É preciso conhecer técnicas básicas de administração, maquinários e equipamentos, ou seja, todos os recursos usados para produ-zir mais e melhor. Por isso, o Senar incluiu em todos os cursos do Pronatec um módulo com as melhores práticas de empreendedorismo, para que cada aluno aprenda a administrar a propriedade rural. O Pronatec do Senar oferece, gratuitamente, mais de 60 cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC.

O programa contribui para o desenvolvimen-to de um sistema de educação voltado para o meio rural com a intenção de inserir no agrone-gócio, empreendedores qualificados e líderes comprometidos com o desenvolvimento. Duran-te as aulas, o aluno recebe material educativo com equipamentos de segurança para as aulas práticas e assistência estudantil, destinada ao transporte e a alimentação.

OFERTA DO PRONATEC DO SENAR-PB CRESCE 400%

Cerca de 25 cidades da Paraíba já rece-beram cursos do Pronatec realizados pelo Senar-PB. Em dois anos, a oferta de cursos aumentou 400% e atendeu 760 alunos. O programa tem a intenção de apresentar aos jovens inclusão produtiva e ações que favo-recem a inserção no mercado de trabalho, seja por meio do emprego formal, do em-preendedorismo ou de empreendimentos da economia solidária.

Na área de atuação do Senar-PB, já foram atendidos alunos nos cursos de bovinocul-tor de leite, apicultor, horticultor orgânico, fruticultor e produtor agropecuário. As aulas acontecem em salas de aulas e, de maneira prática, no campo. Os cursos ofertados pela instituição são de Formação Inicial e Continu-ada (FIC) e possuem cargas horárias de 160 a 348 horas.

22

Page 23: Relatorio de atividades 2014

Além de qualificar os alunos, os cursos oferecem mate-rial didático, fardamento, instrutoria e auxílio em transporte e alimentação. Joselma Maria Barbosa é uma das alunas da turma de bovinocultor de leite, na zona rural de Um-buzeiro. Segundo ela, após a certificação, a maneira de olhar para o negócio da família mudou. “Tinha um olhar de coitadinha em relação à propriedade, à produção de leite e à pastagem. Agora, penso de forma diferente, porque sei que sou capaz de gerenciar meu próprio negócio e até orientar outros produtores em suas propriedades. Fiz o curso para ajudar na propriedade da família, mas estou pronta para assumir qualquer desafio”, resumiu.

Joselma Maria BarbosaAluna da turma de Bovinocultor

23

Page 24: Relatorio de atividades 2014

CURSOS DE DESTAQUE DO PRONATEC EM 2014

CURSO DE PRODUTOR AGROPECUÁRIO

CURSO DE ASSISTENTE DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

348 horas 4 turmas (Catolé do Rocha, Pilões, Santa Luzia e Juazeirinho)100 participantes.

240 horas 1 turma (Catolé do Rocha) 15 participantes.

O instrutor do curso bovinocultor de leite do Senar-PB, Osvaldo Silva, destaca o interesse dos alunos durante e após a capacitação. “Te-nho visto a importância do Pronatec do Senar--PB através da dedicação dos alunos. Muitos deles não tinham noção de negócio e rentabi-lidade, por isso, durante as aulas falo sobre um pouco de tudo, inclusive da posição da cadeia leiteira brasileira no mundo”, disse. De acordo com Osvaldo, o incentivo para que os alunos possam ter uma boa renda e qualidade de vida é o maior objetivo do professor.

Osvaldo SilvaInstrutor do curso bovinocultor

24

Page 25: Relatorio de atividades 2014

FORMAÇÃO PROFISSIONAL AMPLIADA COM REDE E-TEC

Em 2014, o Senar-PB aderiu à rede de tecnologia e educa-ção a distância através da Rede e-Tec, oferecendo uma nova oportunidade para os estudan-tes que queiram ampliar a sua formação profissional.

A Rede e-Tec Brasil é um pro-grama do Ministério da Educa-ção (MEC) e existe desde 2011. Sua principal finalidade é pro-mover de maneira democrática o acesso à Educação Profissio-nal e Tecnológica, benefician-do-se das possibilidades de alcance e estratégias metodo-lógicas da Educação a Distân-cia (EaD).

1.230 horas(duração de 2 anos)

2 pólos(João Pessoa e Alagoa Grande)• 80 participantesem João Pessoa• 40 participantes em Alagoa Grande

Os alunos do Rede e-Tec, que devem ter o ensino médio com-pleto, são capacitados através de 25 disciplinas - que vão de Português Instrumental, Eco-nomia Rural até Finanças Apli-cadas ao Agronegócio, além de um estágio supervisionado optativo.

Mesmo sendo uma opção em EaD, 20% do curso é presencial, ccom tutores para auxiliar nas atividades, dúvidas e interação direta com o aluno através de visitas a propriedades e empre-sas rurais. O curso é disponibi-lizado também em multimídia e conta com diferentes recursos,

como apostilas impressas, vi-deoaulas em DVD e materiais online através dos polos de apoio presencial em João Pes-soa e Alagoa Grande.

NÚMEROS MOSTRAM SUCESSO DOS INVESTIMENTOS EM CAPACITAÇÃO

EDUCAÇÃO DO SENAR EM 2014

400 ALUNOSMATRICULADOS NO TOTAL

APROXIMADAMENTE

ATENDIDOS (Alhandra, Catolé do Rocha, Esperança, Ingá, Juazeirinho, Matinhas, Nazarezinho, Pilões, Santa Cecília, Santa Luzia, Umbuzeiro)

11 MUNICÍPIOS

25

Page 26: Relatorio de atividades 2014

PRODUÇÃO LEITEIRA GANHA SUPORTE ESPECIALIZADO Elaborado pela Embrapa Pecuária Sudeste, o projeto Balde Cheio foi implementado na Paraíba em janeiro de 2014 pelo Senar-PB em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB), visando o fomento da gestão e produção da pecuária leiteira.

Seus pólos de ação em nosso Estado acontecem nos municípios de Aroeiras, Soledade, Alagoa Grande e Monteiro, demonstrando a viabilidade econômi-ca da pequena propriedade rural em sistema intensivo de produção de leite nesses e nos municípios circunvizinhos.

A metodologia do projeto se estabele-ce na assistência técnica continuada, ou seja, cada produtor recebe a orientação de um técnico, que faz no mínimo uma visita mensal à propriedade. As adap-tações metodológicas são definidas de comum acordo entre produtor e técnico, priorizando investimentos que trarão retorno econômico e financeiro, consi-derando as possibilidades do produtor rural.

Na Paraíba, os produtores aderiram ao projeto em fevereiro de 2014, adotando

a metodologia de assistência técnica continuada. Como o Balde Cheio tem como base o compromisso de coope-ração entre o produtor e o técnico, a iniciativa de selecionar produtores cabe aos técnicos da empresa terceirizada contratada, juntamente com o apoio do Senar-PB e das associações e/ou sindi-catos de produtores.

O projeto Balde Cheio busca o com-promisso de cooperação entre o pro-dutor rural e o Senar. Nesta parceria, o Sistema conta com o apoio de Associa-ções e Sindicatos dos produtores rurais. O projeto atende aproximadamente 84 propriedades, considerando que a bovi-nocultura de leite é a principal atividade contemplada.

26

Page 27: Relatorio de atividades 2014

SERTÃO EMPREENDEDOR LEVA MUDANÇA DE ATITUDE PARA O SEMIÁRIDO PARAIBANOCom a intenção de desenvolver a região semiárida paraibana e gerar empreendedorismo através da inserção de tecnologia e mudança de atitude, o Programa Sertão Empreendedor foi criado para ajudar produtores e trabalhadores rurais a produzir mesmo com as interferências climáticas.

O objetivo do Programa é promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido paraibano através do fomento à inova-ção, ao empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com a região. Operacionalizado em par-ceria com o Sebrae, o Programa abrange seis municípios do Estado, entre eles: Juazeirinho, região de Campina Grande (Fagundes, Caturité), Catolé do Rocha, Piancó, Cajazeiras e Santa Luzia, be-neficiando em torno de 120 produtores rurais.

Em sua linha de atuação o Sertão Em-preendedor auxilia os produtores no ge-renciamento da propriedade junto com

técnicas de melhoramento da produção, para que assim o produtor possa obter melhor rentabilidade. Um dos maiores focos é ajudar no melhoramento do ma-nejo sanitário, na alimentação e genética do animal.

Neste foco, o Programa incentiva a captação e conservação hídrica, através da construção de barragens subterrâne-as, a produção de forrageiras (palma for-rageira em sistema adensado) e conser-vação de forragens (fenação, ensilagem). Além disso, o programa difunde ativida-des com potencial econômico na região, como a ovinocaprinocultura, a apicultura, a fruticultura, a fabricação de produtos e alimentos a partir da palma forrageira e o turismo rural.

27

Page 28: Relatorio de atividades 2014

FORMANDO NOVOS LÍDERES DO AGRONEGÓCIOO Programa CNA Jovem, em parceria com o Senar, tem foco na descoberta de novos líderes para o Agronegócio

Com foco na liderança, jovens de 22 e 35 anos são capacitados em 4 encontros presenciais e conteúdos via EaD, buscando a identificação de oportunidades de negócios, inovação, sucessão familiar dos empreendimentos e forta-lecimento do agronegócio na sociedade.

Em 2014, sete jovens da Pa-raíba foram selecionados para o Programa, totalizando 134 brasileiros de 24 estados. Além

das 136 horas-aula direciona-das, os alunos fazem um curso EaD de inglês (120 horas). A formação une o conhecimento das temáticas de interesse do agronegócio com a prática de tomada de decisões através de desafios práticos, elaboração de planos de negócios, visitas técnicas e desenvolvimento de competências comportamen-tais e de comunicação.

Ao final, os cinco candida-tos que se destacam durante

esse processo formativo fazem uma visita técnica à China para conhecer instituições de pesquisa, modelos de empre-endedorismo e prospecção de negócios. O processo de formação dos jovens foi realizado em parceria com outras três entidades: Funda-ção Instituto de Administração (FIA), HSM Experience e EF – Education First.

28

Page 29: Relatorio de atividades 2014

GESTÃO CAPACITADA NO AGRONEGÓCIO

Voltado para pequenos pro-dutores rurais e suas famílias, o Programa Negócio Certo Rural (NCR) trabalha com ferramentas simples de gestão para que os alunos aprendam a desenvolver e administrar melhor a pequena pro-priedade rural. o programa con-templa duas etapas: aulas teóricas e consultorias nas propriedades.

O NCR é uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendiza-gem Rural (Senar) e o Serviço Bra-sileiro de Apoio às Micro e Peque-nas (Sebrae), que teve a duração de 14 meses (novembro/2013 a dezembro/2014), com um total de 45 turmas e cada turma com até 15 propriedades e no máximo de até 30 participantes; além de carga horária de 46 horas, permi-tindo a capacitação de até 1.350 produtores.

45 TURMAS E CADA TURMA COM ATÉ 15 PROPRIEDADES E NO MÁXIMO DE ATÉ 30 PARTICIPANTES; ALÉM DE CARGA HORÁRIA DE 46 HORAS, PERMITINDO A CAPACITAÇÃO DE ATÉ 1.350 PRODUTORES.

11 1915

0646

AÇÕES REALIZADAS NO EXERCÍCIO 2014:

ARTICULAÇÕESCOM ASSOCIAÇÕES

ARTICULAÇÕES COM SINDICATOS RURAIS

ARTICULAÇÕES COM SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA

CAPACITAÇÃO DE NOVOS INSTRUTORES EM NATAL-RN

TURMASCONCLUÍDAS

MUNICÍPIOS

MUNICÍPIOS

MUNICÍPIOS

PARTICIPANTES

TURMAS

PERÍODO: NOVEMBRO/2013A DEZEMBRO/2014

CADA TURMA: ATÉ 15 PROPRIEDADESOU 30 PARTICIPANTES

CARGA HORÁRIA: 46H

MUNICÍPIOS ATENDIDOS: 41

TOTAL DE PARTICIPANTES:1.350 PRODUTORES

29

Page 30: Relatorio de atividades 2014

30

Page 31: Relatorio de atividades 2014

31

AÇÕES SOCIAIS DO SENAR PROMOVEM CAPACITAÇÃO INTEGRAL

Page 32: Relatorio de atividades 2014

Em parceria com a Fede-ração da Agricultura e Pe-cuária da Paraíba (Faepa), o Senar-PB realiza uma ação anual de caráter social, com o objetivo de arreca-dar e distribuir brinquedos, livros e gibis para crianças carentes de um município da zona rural do estado. Em sua quinta edição, o projeto “Pintando o 7 com o Siste-ma Faepa/Senar-PB” esco-lheu o município de Várzea, na região do Seridó. Duran-te a campanha, arrecadou cerca de 300 brinquedos novos e seminovos, livros e gibis para serem distribuí-dos nas comunidades rurais do município.

A ação contou com a participação de aproxima-damente 160 crianças de famílias de produtores e trabalhadores rurais. Uma tarde de lanches, apresen-tações culturais, brinca-deiras, presença do Papai Noel em seu “transporte estilizado” completaram a programação.

PINTANDO O 7 COM O SISTEMA FAEPA/SENAR-PB

32

Page 33: Relatorio de atividades 2014

PARTICIPAÇÃO NO AÇÃO GLOBAL EM SANTA RITA

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB) participou do evento com a realização de dois trei-namentos. O primeiro, Fabri-cação de Geleias de Goiaba e Abacaxi, foi organizado com o amparo da Usina São João, onde aconteceu o treinamento. Já a oficina de Fabricação de Compotas de Abacaxi e Mamão aconteceu na Usina Miriri. Ambas as ações tiveram carga horária de 24 horas/aula.

33

Page 34: Relatorio de atividades 2014

Com a intenção de disseminar a promoção social, o Sistema Faepa/Senar-PB distribuiu 350 botões de rosa cor de rosa em prol da conscien-tização da prevenção do câncer de mama. A ação aconteceu no cruzamento das Avenidas Pres. Getú-lio Vargas com a Tabaja-ras, em frente ao Lyceu Paraibano, no centro da capital.

Pela primeira vez, o Sis-tema apoiou esta causa, visando cada vez mais se aproximar da população. Outubro Rosa é uma cam-panha de conscientização voltada para a mulher, realizada por diversas entidades durante o mês de outubro. A mobilização

AÇÃO PARA O OUTUBRO ROSA

tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama.

Além da distribuição das rosas, o Sistema Faepa/Senar-PB também iluminou a fachada da instituição na cor rosa du-rante o mês, distribuiu la-ços que simbolizam a luta contra o câncer de mama e realizou palestras.

34

Page 35: Relatorio de atividades 2014

2º PRÊMIO FAEPA/SENAR-PB DE JORNALISMO

PREMIADOSO Sistema Faepa/Senar--PB realizou a premiação dos vencedores da segunda edição do Prêmio Faepa/Senar-PB de Jornalismo em 2014. O tema escolhi-do “Empreendedorismo no meio rural”, recebeu mais de 28 inscrições de João Pessoa e Campina Grande, superando os números da primeira edição. O prêmio foi dividido nas categorias Impresso ( jornal e revista), Fotografia, Rádio, Televisão e Prêmio Especial (para todas as mídias). Os vencedores de cada categoria receberam como premiação o valor de

R$ 3 mil, troféus e certificados de participação.

O evento ressaltou a impor-tância da imprensa como trans-formadora de realidades. A mídia tem o poder de mostrar à população o valor do rural para toda sociedade e o prêmio en-fatizou essa realidade através das histórias contadas pelos premiados.

Na avaliação dos trabalhos, foram analisados critérios como pertinência da matéria com o objetivo do Prêmio, cor-reção e clareza das informa-ções, grau de aprofundamento da reportagem, criatividade na abordagem e alcance social.

CATEGORIAIMPRESSO:• Thadeu Rodrigues (Jornal Correio da Paraíba) com a matéria “Mulheres produzem e garantem renda”.

CATEGORIAFOTOGRAFIA:• Francisco França (Jornal da Paraíba), com a foto “Isabel precoce. Agricultores de Natuba conseguem melhor rendimento com o cultivo da nova variedade de uva”.

CATEGORIA RÁDIO:• Hebert Araújo(Rádio CBN João Pessoa), com a reportagem “Transformação Orgânica”.

CATEGORIATELEVISÃO:• Wendell Rodrigues(TV Correio), com a série “Valores do Campo”.

CATEGORIA PRÊMIOESPECIAL:• Wendell Rodrigues (TV Correio), com a série “Exemplos”.

35

Page 36: Relatorio de atividades 2014

36

Page 37: Relatorio de atividades 2014

37

UM FUTURO PROMISSOR PARA QUEM QUER IR ALÉMO Senar-PB celebra 2014 como um ano de grandes resultados e já observa o futuro que se forma a partir dessas conquistas. Investir em educação significa, invariavelmente, um caminho diferenciado para um povo. Muda a sua perspectiva diante do presente e seu futuro está baseado em valores atemporais.

Page 38: Relatorio de atividades 2014

É fácil entender o que significa proporcionar desde noções básicas de cuidados no trabalho do campo até estudos avançados de liderança para jovens visionários. Esta dinâmica possibilita ao trabalhador e produtor rural paraibano um caminho novo.

Este empreendedor do campo agora está se preparando constantemente para os novos desafios tecnológicos e de qualidade de produção. Está pronto para entender o novo mundo dos produtos orgânicos e as demandas da sociedade quanto a uma alimentação mais saudável.

O novo empreendedor agropecuário se prepara para uma aproximação maior entre restaurantes que desejam estar mais próximas do pequeno produtor. Um contato direto, conferindo in loco como nasceu aquele alface, como está sendo produzida a laranja que faz o suco para seu cliente.

38

Page 39: Relatorio de atividades 2014

ASSIM, O PRODUTOR E TRABALHADOR RURAL SE PREPARAM PARA O NOVO PASSO QUE O SENAR-PB JÁ VEM INVESTINDO EM 2015: MAIS INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO FORMAL E ASSISTÊNCIA TÉCNICA GERENCIAL.

Se os passos básicos já estão consolidados, é a hora do empreendedor do campo descobrir a possibilidade de aprofundar seus conhecimen-tos. Em parceria com o Governo Federal, o Se-nar oferece cursos técnicos que preparam seus alunos para situações ainda mais desafiadoras.

Desafios que também podem ser enfrentados pelos produtores de longa data, que diante de diferentes cenários, agora podem contar com as-sistência técnica especializada do Senar. Técni-cos que vão direto à propriedade acompanham o panorama de mudanças necessárias para a produção crescer em quantidade e qualidade.

A Escola da Terra se amplia dentro da popu-lação rural paraibana certa de que seu alcance é maior em 2015 e tem tudo para crescer ainda mais. O trabalho é árduo, acompanhando o tra-balhador desde a preparação das sementes até a venda final, fornecendo conhecimento e sabe-doria, mostrando que se pode ir além.

39

Page 40: Relatorio de atividades 2014

40

EXPEDIENTE

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL DA PARAÍBA

PRESIDENTE DO CONSELHO ADMINISTRATIVOMÁRIO ANTÔNIO PEREIRA BORBA CONSELHO ADMINISTRATIVOROSANNE CURI ZARATTINIServiço Nacional de Aprendizagem Rural / Administração Central (Senar)

RAIMUNDO NONATO SIQUEIRA Classe produtora Rural

DAMIANA DANIEL DOS SANTOS Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa)

LIBERALINO FERREIRA DE LUCENA Federação dos Trabalhadores da Agricultura da Paraíba (Fetag)

CONSELHO FISCALSAMUEL FRANCISCO CORDEIRO Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

TIBURTINO CARTAXODE SÁ FILHOFederação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa)

CLEIDE ARAÚJOFederação dos Trabalhadores da Agricultura da Paraíba (Fetag)

SUPERINTENDENTESÉRGIO RICARDO GOUVEIA MARTINS

ASSESSORIA DE PLANEJAMENTOVÉRA FIGUEIRÊDO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃOTAYNÁ ALEXANDRE

FOTOSDOLLARPHOTOCLUB

ARQUIVO FAEPA/SENAR

TEXTORICARDO OLIVEIRA

ROMINA CÁCIA

REVISÃORICARDO OLIVEIRA

TAYNÁ ALEXANDRE

DESIGN DE CONTEÚDO, PROJETO GRÁFICO E EDIÇÃOVIND CREATIVE STUDIO

Page 41: Relatorio de atividades 2014

41

Page 42: Relatorio de atividades 2014

42

Page 43: Relatorio de atividades 2014

43

Page 44: Relatorio de atividades 2014

44

E-MAIL: [email protected] ENDEREÇO: ENG. LEONARDO

ARCOVERDE, 320, JAGUARIBE/ JOÃO PESSOA-PB CEP: 58015-660TELEFONE: (83) 3048-6050