relatÓrio de anÁlise das contribuiÇÕes - … · a com a instituição de uma multa a ser paga...

36
RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - (AP016/2003) A AUDIÊNCIA PÚBLICA TEM POR OBJETIVO A OBTENÇÃO DE SUBSÍDIOS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS PARA APRIMORAR A REGULAMENTAÇÃO PARA A COMPRA DE ENERGIA ELÉTRICA POR MEIO DE LICITAÇÃO, NA MODALIDADE DE LEILÕES PÚBLICOS, POR PARTE DAS CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇO PÚBLICO DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. I - RESOLUÇÃO CONTRIBUIÇÕES DE CARÁTER GERAL ABRACEEL Inclusão da não aplicabilidade do disposto na minuta de resolução para contratos com prazo inferior a 6 meses Não Acatada . O Decreto n o 4.667, em seu art. 5 o , estabelece que a regulamentação se aplica para contratos com prazo de suprimento igual ou superior a seis meses. ABRADEE Elektro Garantia de Performance Outro aspecto de fundamental importância diz respeito à necessidade da constituição e apresentação de Garantias de Performance pela Proponente Vendedora vencedora. O modelo de contrato disponibilizado pela ANEEL não contempla qualquer garantia quanto ao desempenho do vendedor. Por ser um leilão de compra, as Distribuidoras serão obrigadas a comprar do vendedor com menor oferta, independentemente da capacidade do mesmo de honrar os Contratos. Podemos exemplificar que uma Geradora com largo portifólio tem condição de risco diferente e portanto preço diferenciado que um Produtor Independente/SPC com um único projeto, ou de um comercializador de energia sem ativos. Não Acatada . O Relatório Final do GT5 - Expansão da Geração de Energia elétrica, aprovado pela Resolução CGSE n o 04, que foi desenvolvido com a participação de representantes das associações, dos bancos e dos participantes do Grupo 5 ( membros do MME, MP, MF, MMA, MME, ANA, BNDES, MAE, NOS), apresentou diretrizes para execução do Leilão de Compra, dentre essas, conta o capítulo das Garantias, onde não há nenhuma referência a garantias suplementares. ABRADEE Elektro Caução e Multa Propomos a redução do valor da caução, complementando- a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida em termo de compromisso apresentado no processo de qualificação para o leilão. Não Acatada. O Relatório Final do GT5 - Expansão da Geração de Energia elétrica, aprovado pela Resolução CGSE n o 04, que foi desenvolvido com a participação de representantes das associações, dos bancos e dos participantes do Grupo 5 ( membros do MME, MP, MF, MMA, MME, ANA, BNDES, MAE, NOS), apresentou diretrizes para execução do Leilão de Compra, dentre essas, conta o capítulo das Garantias, que não emprega a sistemática de Caução e Multa.

Upload: phamdat

Post on 02-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - (AP016/2003)

A AUDIÊNCIA PÚBLICA TEM POR OBJETIVO A OBTENÇÃO DE SUBSÍDIOS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS PARA APRIMORAR A REGULAMENTAÇÃO PARA A COMPRA DE ENERGIA ELÉTRICA POR MEIO DE LICITAÇÃO, NA MODALIDADE DE LEILÕES PÚBLICOS, POR PARTE DAS CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇO PÚBLICO DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.

I - RESOLUÇÃO

CONTRIBUIÇÕES DE CARÁTER GERAL

ABRACEEL Inclusão da não aplicabilidade do disposto na minuta de resolução para contratos com prazo inferior a 6 meses

Não Acatada. O Decreto no

4.667, em seu art. 5o, estabelece que a regulamentação se aplica para contratos com prazo de suprimento igual ou superior a seis meses.

ABRADEE

Elektro Garantia de Performance

Outro aspecto de fundamental importância diz respeito à necessidade da constituição e apresentação de Garantias de Performance pela Proponente Vendedora vencedora. O modelo de contrato disponibilizado pela ANEEL não contempla qualquer garantia quanto ao desempenho do vendedor. Por ser um leilão de compra, as Distribuidoras serão obrigadas a comprar do vendedor com menor oferta, independentemente da capacidade do mesmo de honrar os Contratos. Podemos exemplificar que uma Geradora com largo portifólio tem condição de risco diferente e portanto preço diferenciado que um Produtor Independente/SPC com um único projeto, ou de um comercializador de energia sem ativos.

Não Acatada. O Relatório Final do GT5 - Expansão da Geração de Energia elétrica, aprovado pela Resolução CGSE no

04, que foi desenvolvido com a

participação de representantes das associações, dos bancos e dos participantes do Grupo 5 ( membros do MME, MP, MF, MMA, MME, ANA, BNDES, MAE, NOS), apresentou diretrizes para execução do Leilão de Compra, dentre essas, conta o capítulo das Garantias, onde não há nenhuma referência a garantias suplementares.

ABRADEE

Elektro Caução e Multa

Propomos a redução do valor da caução, complementando-a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida em termo de compromisso apresentado no processo de qualificação para o leilão.

Não Acatada.

O Relatório Final do GT5 - Expansão da Geração de Energia elétrica, aprovado pela Resolução CGSE no

04, que foi desenvolvido com a participação de representantes das associações, dos bancos e dos participantes do Grupo 5 ( membros do MME, MP, MF, MMA, MME, ANA, BNDES, MAE, NOS), apresentou diretrizes para execução do Leilão de Compra, dentre essas, conta o capítulo das Garantias, que não emprega a sistemática de Caução e Multa.

Page 2: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

2/35

ABRADEE, Elektro, Enron

Garantias Suplementares

Quanto às garantias do comprador, consideramos que o Modelo de Contrato de Constituição de Garantias proposto penaliza demasiado as Distribuidoras ao considerar Garantias Complementares de 20% da fatura mensal depositadas durante todo o período do contrato. As distribuidoras não estão em condições de manter saldo de caixa mínimo equivalente a 20% do total dos seus custos mensais de compra de energia continuamente resguardado para garantia de pagamento de contratos. Sugerimos a supressão desta garantia adicional. O mecanismo hoje implantado para os Contratos Iniciais tem funcionado a contento, e pode ser mantido para os contratos futuros.

Não Acatada. O Relatório Final do GT5 - Expansão da Geração de Energia elétrica, aprovado pela Resolução CGSE no 04, que foi desenvolvido com a participação de representantes das associações, dos bancos e dos participantes do Grupo 5 ( membros do MME, MP, MF, MMA, MME, ANA, BNDES, MAE, NOS), apresentou diretrizes para execução do Leilão de Compra, dentre essas, conta o capítulo das Garantias, que apresenta a necessidade de se exigir Garantias Financeiras do Comprador.

ABRADEE, Elektro

Concatenação dos Reajustes Contratuais

Levando-se em conta que os volumes mais significativos de compra pelas distribuidoras serão para substituição dos contratos iniciais, estes reajustes se concentrarão no mês de janeiro de cada ano. Como os custos da compra de energia não estão contemplados pela CVA, anualmente, todos os distribuidores terão que arcar com os valores correspondentes ao reajuste sem a necessária cobertura tarifária, no período desde janeiro até a data de reajuste. A solução mais simples seria a inclusão da energia comprada no mecanismo da CVA. Não sendo implementada esta solução, e para minorar o problema, é necessário que os contratos dos leilões contemplem mecanismos de concatenação de seus reajustes com as datas de aniversário dos contratos de concessão de cada concessionária de distribuição, em especial para os contratos de 1 ou 2 anos de duração. Tal mecanismo em nada prejudica os vendedores, que levarão em conta nas suas ofertas de preço dos leilões. Uma das alternativas a ser analisada é a de possibilitar que, quando a data de reajuste da distribuidora estiver entre a data do leilão e do início do período de suprimento, a atualização do preço do leilão fosse efetuada até a data de reajuste, incidindo a partir de então o reajuste anual. Note-se que este mecanismo poderia beneficiar futuramente todas as distribuidoras, desde que fizessem suas aquisições para o ano seguinte nos leilões que antecedem ao seu reajuste tarifário.

Não Acatada. Como o Leilão é

mensal, a distribuidora tem a possibilidade de lançar seus

avisos de compra em período

oportuno, de forma a ela

própria efetivar a concatenação de seus contratos.

AES_Tiete Verifica-se que a energia vendida nos referidos leilões será em sua maior parte oriunda de usinas existentes, uma vez que, segundo os critérios de prazos definidos pelo artigo acima, não haveria prazo suficiente para a construção de novos empreendimentos.

Não Procede. O Decreto no

4.667 altera a redação do Decreto no

4.562 e estabelece que depende de Política Energética, a ser estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia, a licitação para contratos de longo prazo.

AES_Tiete Com relação aos valores de repasse às tarifas, verificamos que contratos de curto prazo, de seis meses a dois anos, determinarão o novo valor normativo que em sua essência era a base de precificação dos contratos de longo prazo.

O limite de repasse dos contratos com prazos de até 4 anos terá como base os contratos dos leilões (ver art. 20 da Resolução 246/03).

AES_Tiete Verificamos que o Decreto 4562 em seu Art. 9º citava a contratação de longo prazo e acreditamos que esta minuta de resolução deveria contemplar tal artigo.

Não Acatada. O Decreto no

4.667 altera a redação do Decreto no

4.562 e estabelece que depende de Política Energética a ser estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia, a realização de licitação para contratos com duração de 14 anos.

Page 3: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

3/35

APINE, Tractebel

Pergunta: como ficariam os contratos de usinas novas ? As usinas prontas ou em fase de implantação podem participar dos leilões.

Para contratos de longo prazo, ver o Decreto 4.667.

COELCE

Concatenação do Reajuste do Preço de Compra de Energia A concatenação já iniciada em 2001 seja continuada para os contratos de compra de energia proveniente dos leilões. Para o período de início do suprimento de energia proveniente do leilão até a data do primeiro reajuste ou revisão ordinária estabelecida no Contrato de Concessão da distribuidora seja criada uma Conta de Variação dos Valores dos Itens da Parcela A – CVA para o custo desta compra de energia.

Não Acatada.

Como o Leilão é mensal, a

distribuidora tem a possibilidade de lançar seus avisos de compra em período oportuno, de forma a ela própria efetivar a concatenação de seus contratos.

CPFL Sugestão: emissão de certificados de energia. Não acatada. Não está previsto no Decreto que institui os leilões. Duke Energy Os leilões não deveriam ser realizados, enquanto não forem redefinidos

o preço mínimo do Mercado Atacadista de Energia e os limites mínimos obrigatórios de contratação das distribuidoras (incluindo o tema da geração de reserva), assuntos esses colocados em debate por iniciativa do próprio Ministério de Minas e Energia.

Não Acatada. A Lei no

10.604 estabelece que, a partir de 1o

de janeiro de 2003, as concessionárias de serviço público de distribuição somente poderão estabelecer contratos de compra de energia elétrica por meio de licitação. O Decreto no

4.562 estabelece em seu art. 6o que cabe a ANEEL regular a realização das licitações.

Elektro

Do Aperfeiçoamento do Processo do Leilão

O processo de leilão proposto foi baseado nos leilões de venda de energia das geradoras federais efetuados em 2002. Desta feita, aos Compradores cabe um papel passivo durante o leilão. Entendemos que este processo pode ser aprimorado.

Sugerimos que, ao invés de se definir um preço máximo para a compra, os vendedores inicialmente façam suas ofertas de preço livremente e, após o leilão, chegar a um preço de venda, os compradores terem o direito à recusa do preço atingido. Neste caso um novo período de oferta seria aberto aos vendedores.

Entende-se que a realização da Audiência Pública serve para subsidiar o aprimoramento do processo.

Elektro

Da Simplificação do Processo de Qualificação Apesar da exigência da condição de membro do MAE para participar do leilão, estão sendo exigidos uma série de documentos que já são fornecidos ao MAE pelos seus membros (por exemplo: contratos de concessão, estatuto, representante legal, CNPJ, etc.). Sugerimos a simplificação do processo de qualificação ao que seja efetivamente necessário, de forma a facilitar a participação dos leilões e a desburocratização dos mesmos.

Não Acatada. Exigência legal.

Tractebel Inclusão de artigo que trate da habilitação dos participantes do leilão Por meio artigo, o agente inadimplente, seja no MAE ou com qualquer outro agente do setor, não poderá ser habilitado para participar do leilão.

Não Acatada. Exigência legal.

Introdução, 1o considerando ABRADEEE, CEMIG, Elektro, Guaraniana, Light

Modificação na redação deste artigo, com a exclusão do termo “somente”. O Decreto nº 4.562 possibilita contratações de modo diverso do previsto na presente Resolução.

Acatada.

Art 1o

Page 4: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

4/35

CESP, CEMIG Incluir a expressão “e empresas de comercialização” no art. 1.

Não Acatada. É facultada a participação de empresas de comercialização no Leilão, porém a regulamentação foi feita com base na redação da Lei no 10.604 e do Decreto no 4562.

Art 1, § 1o

Tradener

O responsável pela coordenação de realização dos leilões deve ser uma entidade jurídica de direito privado, contratada especificamente para essa função, conforme estabelece o Art. 6º do Decreto No 4.562. A atribuição ao MAE da responsabilidade de coordenar e realizar os leilões poderá ser prejudicial ao exercício de suas atividades principais, para os quais essa entidade foi criada. Inclusive, devido às questões de segurança e de preservação de sigilo, os conselheiros e os funcionários do MAE ficariam impedidos de se comunicar com os agentes do setor elétrico, paralisando o funcionamento do mercado de energia elétrica. Essa situação poderá se agravar mais com a realização de leilões mensais.

Não Acatada. O inciso I, art. 6o, do Decreto no

4.562, estabelece que a ANEEL regulamentará a realização do Leilão e que cabe ao MAE ou a uma empresa jurídica de direito privado realizar o Leilão.

Art 1, § 2o

Guaraniana, Elektro

Custos de realização dos leilões O que acontece quanto há poucos ou nenhum participante do leilão? É necessária a definição dos custos fixos e variáveis e forma de amortização dos custos de implantação. (Elektro)

Os valores referentes aos investimentos necessários ao desenvolvimento da plataforma básica para a realização dos leilões públicos de compra, serão alocados no orçamento do Mercado Atacadista de Energia - MAE e repartidos entre os agentes de forma equivalente ao das demais despesas do MAE. A plataforma básica para a realização dos leilões será aplicada em várias ocasiões as quais beneficiaram todos os seus agentes. Opcionalmente os custos de desenvolvimento da plataforma básica poderiam ser diferidos entre os primeiros doze leilões (ou seja cada leilão absorveria 1/12 do investimento total) de maneira a não sobrecarregar o primeiro leilão o que poderia desestimular as participações dos compradores no mesmo. (Guaraniana)

Acatada.

Art 2o, Inciso II ABRACEEL, ENERTRADE

Inclusão de contratos resultantes dos leilões, com prazos superiores a dois anos.

Acatada. Foi elaborada uma nova distribuição de período de suprimento, contemplando agora contrato de 4 anos, com início de suprimento, contemplando prazos de 30 dias, 60 dias, 1 ano, 2 anos e 1° de janeiro de 2004, permitindo assim uma maior flexibilidade.

Page 5: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

5/35

ABRACEEL, ABRADEE, ABRAGE, CEMIG, AES ELETROPAULO, El PASO, Furnas, Light

Maior flexibilidade na fixação do início do período de suprimento.

Extensão para todos os contratos da possibilidade de serem iniciados entre 30 dias e dois anos a partir da data do leilão. (ABRACEEL)

“Notadamente para os contratos de 1 ano e dois anos de duração, contemplando, no mínimo, em qualquer leilão, o início do ano seguinte.” (ABRADEEE)

“II – ...... dois anos, sendo que o início do suprimento estará compreendido entre o 1º dia do mês subseqüente e dois anos a partir da data de realização do leilão; e” (ABRADEEE, Elektro, Light)

“II – ....... de seis meses, um ano, com início do suprimento em sessenta dias após a realização do leilão, e os contratos de dois anos são diferenciados pelo início do suprimento, que pode ser.......” (ABRAGE)

“II – contemplar a venda de energia elétrica por intermédio de contratos de compra e venda para períodos de suprimentos de seis meses, um ano e dois anos, sendo que o início do suprimento estará compreendido entre o 1º dia do mês subseqüente e dois anos a partir da data de realização do leilão;” (AES ELETROPAULO)

“II .......venda para um período de suprimento de seis meses com início imediato (mês seguinte após a realização do leilão), de um ano e dois anos, sendo que os contratos de um ano e dois anos são diferenciados pelo início do suprimento, o qual pode ser de um ano ou dois anos após a realização do leilão; e” (CEMIG)

Excetuando-se o prazo de início do suprimento de um ano ou dois anos após a realização do leilão, os demais contratos podem ter início de suprimento imediatamente após a assinatura, atendendo o prazo máximo de 60 dias após a realização do leilão. (Furnas)

Parcialmente Acatada. Foi elaborada uma nova distribuição de período de suprimento, contemplando agora contratos de 4 anos, com início de suprimento em 30 e 60 dias, 1 ano, 2 anos e em 1° de janeiro de 2004, permitindo assim uma maior flexibilidade.

CHESF, Furnas

Inserir a venda de energia elétrica por intermédio de contratos de compra e venda para períodos de suprimentos de 1 mês.

Não Acatada. O Decreto no

4.562, em seu art. 5o, estabelece que a regulamentação se aplica para contratos com prazo de suprimento igual ou superior a seis meses.

Page 6: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

6/35

Guaraniana, TRADENER

Períodos de suprimentos de 4 e 6 anos. Contemplar a venda de energia elétrica por intermédio de contratos de compra e venda para períodos de suprimentos de 4 e 6 anos, sendo que os contratos são diferenciados pelos início do suprimento, que pode ser a partir de 30 dias até dois anos após a realização do leilão, conforme especificado pela compradora nos avisos de compra. A COMPRADORA deve ter a liberdade para poder adequar suas compras a suas necessidades de energia que em última análise serão utilizadas pelos seus clientes, podendo assim em qualquer leilão definir, por meio do aviso de compra, o mês em que deseja que se inicie a venda de energia. Sugere-se também a inclusão de prazos maiores, compatíveis com a viabilização da expansão da geração.

O artigo 2o estabelece contratos padronizados de compra e venda de energia para períodos de suprimento de seis meses, um ano e dois anos, sendo o de dois anos diferenciado pela data de início.

Essa medida restritiva, embora o Decreto no

4.562 fixe prazos não superiores a quatro anos, poderá não atender às necessidades específicas dos agentes, inibindo a expansão da oferta no sistema interligado, principalmente das fontes cujas datas de entrada em operação estão previstas para os próximos quatro anos. Cada agente deverá fixar o seu período de suprimento no aviso de compra. (TRADENER)

Parcialmente Acatada. Foi elaborada uma nova distribuição de período de suprimento, contemplando agora contrato de 4 anos, com início de suprimento, contemplando prazos de 30 dias, 60 dias, 1 ano, 2 anos e 1° de janeiro de 2004, permitindo assim uma maior flexibilidade. Quanto a contatos com período de suprimento superior a 4 anos, o inciso VI, art. 6o, do Decreto no 4.562, veda esta iniciativa.

Art 2o, Inciso III CHESF “Parágrafo único – É vedado ao MAE contratar como agente executor do leilão empresa que tenha participação

acionária de Agentes do Mercado de Energia.” Não Acatada. Não precisa estar prevista na Resolução.

Art 3o

ABRACEEL

Considerar a figura do consumidor ou pequeno gerador representado por agente do MAE. (ABRACEEL) “Art.3o........ distribuição, empresas comercializadoras de energia elétrica e consumidores livres.” (CHESF)

Parcialmente Acatada.

A ANEEL segue o comando legal, expresso no art.6o do decreto 4.562 que limita os participantes. No entanto os não incluídos poderão utilizar os comercializadores.

Art 4o

CESP, MAE

Incluir no art. 4o restrição que garanta que a distribuidora só possa participar como vendedora em condições de sobrecontratação.

Acatada.

Tal disposição foi alocada ao instrumento regulatório.

Art 4o, Parágrafo único

Page 7: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

7/35

ABRACEEL, ABRADEE, APINE, Elektro, Guaraniana, Light, Tractebel

Eliminar o parágrafo único do art. 4o

Porque a venda de energia pode estar sendo realizada em benefício da concessão para evitar perdas maiores decorrentes de sobrecontratação devido ao atendimento do limite mínimo para contratação de mercado de longo prazo. (ABRACEEL, Guaraniana)

As concessionárias de distribuição estão expostas a grandes riscos referentes aos de volumes contratados. Isto é facilmente demonstrado, considerando (i) que as distribuidoras são mensalmente obrigadas a garantir 95% da energia comercializada com seus consumidores finais através de contratos de prazo igual ou superior a 6 meses; (ii) que a legislação vigente permite a saída de consumidores livres do mercado das distribuidoras; e (iii) a dificuldade no acerto da projeção do mercado da concessionária e da sazonalização dos contratos.

Cabe ressaltar que, se a não observação do limite mínimo de contratação implica em penalidades, a sobrecontratação implica em vultosas perdas à concessionária (visto que não há garantia de repasse da energia excedente às tarifas de fornecimento). Assim sendo, por estarem as distribuidoras submetidas a tal regulamentação, entendemos ser fundamental a possibilidade de venda de sobras contratuais, mesmo que não seja o contrato mais barato. Alternativamente poderá ser previsto um previsão de mecanismo específico a fim de evitar que o tal ônus da sobrecontratação comprometa o equilíbrio econômico-financeiro das concessões. (ABRADEE, Elektro, Light)

Por se tratar de matéria de reajuste/revisão tarifária, portanto de natureza distinta daquela tratada nessa resolução. (APINE, Tractebel)

Acatada. A redação foi ajustada na minuta de Resolução no sentido de que as distribuidoras poderão participar como vendedoras desde que tenha sobras contratuais.

Art 5o, Inciso I Guaraniana, CEMIG

“I – Os vendedores e os compradores no leilão devem ser membros do MAE ou por estes representados” A possibilidade de um consumidor livre ou de pequenas centrais de energia poderem participar do leilão, representados por um membro do MAE, é importante para aumentar a liquidez dos leilões. (Guaraniana) Sugestão: possibilidade de comercialização de sobras conjunturais para consumidores livres. (CEMIG)

Não Acatada. O Decreto no

4.562 não prevê consumidores livres.

Art 5o, Inciso II

Page 8: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

8/35

ABRACEEL, ABRADEE, CEMIG, El Paso, Elektro, ENERTRADE, Guaraniana, Light, Tractebel, TRADENER

“II - As empresas que participarem de um leilão na condição de vendedoras não poderão participar, concomitantemente para um mesmo período de comercialização, na condição de compradoras” Um agente pode estar com sobra de energia para um determinado período e falta para outro período distinto do primeiro, sendo justificável por exemplo comprar um contrato de 6 meses e vender um de dois anos com início em prazo superior a 6meses, em um mesmo leilão. (ABRACEEL, El Paso, Guaraniana)

“II ....... de vendedoras poderão participar, concomitantemente, na condição de compradoras, desde que os produtos sejam distintos; e (ABRADEE, Light)

O impedimento de um empresa participar como compradora e vendedora de “um leilão” se restringe, na verdade, na disputa por um determinado lote de energia. Não encontramos razão para impedir, por exemplo, que uma empresa de comercialização compre um produto de 1 ano e venda, no mesmo leilão, um produto de 2 anos. Com base no exposto sugerimos alterar a redação do inciso II a fim de tornar claro a restrição pretendida que, em nossa visão, passa pelo impedimento de atividades típicas de uma empresa de comercialização de energia. (Tractebel)

Acatada. Foi alterada a minuta de Resolução. A nova regulamentação permite que as empresas que participarem de um leilão na condição de compradores somente poderão participar, concomitantemente, na condição de vendedores, para produtos distintos, observada a seguinte restrição: As empresas que terão participação concomitante não poderão executar lances em seus próprios produtos.

Art 5o, Inciso III ABRACEEL, ENERTRADE, Guaraniana

Eliminar o inciso III do art. 5o

Como o leilão é um processo aberto, a imposição deste limite poderá estar impedindo a melhor compra de energia.

Acatada. Como o leilão é um processo aberto, a imposição deste limite poderá estar impedindo a melhor compra de energia.

APINE, Tractebel

Alterar a redação do inciso III, art. 5o

O texto não é preciso o suficiente para esclarecer se “total transacionado” corresponde ao leilão como um todo ou a um determinado lote. Sugerimos esclarecer a dúvida.

O inciso foi eliminado.

Art 6o

ABRACEEL Aumento dos valores-limites de potência para sazonalização e modulação.

Acatada. Foi feita alteração na minuta de Resolução colocada em Audiência Pública no sentido de tornar mais flexíveis os limites da sazonalização. Os valores finais foram compatibilizados com as contribuições recebidas.

Light Os valores de Potência Máxima e Mínima dos lotes de energia (base e flexível) devem ser um percentual do valor da energia sazonalizada para cada mês, em vez de valores fixos em MW.

Não Acatada. Atualmente a operacionalização do sistema não permite que sejam associados valores em percentagem. Tal proposta não apresenta vantagens adicionais em relação ao sistema de registro ora em vigor.

Page 9: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

9/35

TRADENER

O artigo 6o define dois tipos de lotes, com valores limites de sazonalização entre 90% e 110%: (i) lotes de energia de base de 0,5 MW médio com potência máxima de 0,55 MW e potência mínima de 0,25 MW (ii) lote de energia flexível de energia 0,5 MW médio com potência máxima de 0,55 MW e potência mínima de zero.

Os fatores de carga fixados na resolução não atenderão às necessidades dos agentes do setor elétrico. Para o gerador, os parâmetros estabelecidos possuem um fator de carga muito elevado (91%) e atendem somente aos geradores térmicos. Para a carga, esse fator de carga está totalmente fora da necessidade do mercado (70%)

e, além disso, a necessidade de cada agente poderá ter distinta em função do perfil de sua carga e dos contratos efetuados.

Da mesma forma, o limite de sazonalização fixado entre 90% e 110% poderá não ser adequado para as necessidades específicas de cada agente.

Essas regras restritivas de fixar os parâmetros técnicos de fornecimento de energia retiram, no caso das concessionárias distribuidoras, o direito de gerir os seus negócios, transferindo para o poder concedente a responsabilidade dos resultados das empresas, induzindo à ineficiência na gestão de curva de carga e transferindo os ônus decorrentes aos consumidores finais.

Essa prerrogativa deverá ser dada às distribuidoras em função de suas necessidades de cada agente, desta forma, evita a necessidade de criação de lotes de energia flexível.

Parcialmente Acatada. Foi feita alteração na minuta de Resolução colocada em Audiência Pública no sentido de tornar mais flexíveis os limites da sazonalização. Os valores finais foram compatibilizados com as demais contribuições.

Art 6o, Inciso I

Page 10: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

10/35

ABRADEE, AES ELETROPAULO, CPFL PAULISTA, Guaraniana

Alteração do Art. 6O, Inciso I:

“I ..... com potência máxima de 0,575 MW e potência mínima de 0.25 MW; e” (ABRADEE)

“I – o lote de energia de base.deve ter 0.5 MW médios, com potência máxima de 0.55 MW e potência mínima de 0.25 MW” Justificativa: alteração necessária pois a contratação é de energia e deve ter limites de potência máxima e mínimo. (AES ELETROPAULO)

I – o lote de energia de base.deve ter 0.5 MW médios, com limite máximo para cada período de comercialização de 115% do valor em MW médios da energia mensal sazonalizada e limite mínimo para cada período de comercialização de 50% do valor em MW médios da energia mensal sazonalizada; “(CPFL_PAULISTA, LIGHT)

“I - O lote de energia de base.deve ter 0.5 MW médios, com potência máxima de 0,75 MW médios e potência mínima de 0.25 MW médios.” (abraceel, Guaraniana) a) o lote de energia de base deve ser padronizado de forma a permitir, em geral, a característica de alocação da energia do comprador enquanto o lote de energia flexível deverá permitir ao comprador uma variação suficiente para atendê-lo em situações específicas. b) Após o racionamento de energia, o comportamento da carga tem apresentado maiores variações em ralação ao histórico pré-racionamento portanto será necessário elevar a variação mensal em torno da média contratada de forma a permitir uma adequada alocação pelo comprador. (Guaraniana)

Parcialmente Acatada. Foi feita alteração na minuta de Resolução colocada em Audiência Pública no sentido de tornar mais flexíveis os limites da sazonalização. Os valores finais foram compatibilizados com as demais contribuições.

Tractebel A especificação das potências, máxima e mínima, é em MW e não em Mwmédios. Acatada.

Art 6o, Inciso II

Page 11: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

11/35

ABRADEE, AES ELETROPAULO, CPFL PAULISTA, Guaraniana

Alteração do Art. 6O, Inciso II:

“II – o lote de energia flexível deve ter 0.5 MW médios, com potência máxima de 1,00 MW médios e potência mínima igual a zero.” (ABRADEE, Guaraniana)

“II – o lote de energia flexível deve ter 0.5 MW médios, com potência máxima de 1.00 MW e potência mínima igual a zero.” Justificativa: alteração necessária pois a contratação é de energia e deve ter limites de potência máxima e mínimo. (AES Eletropaulo)

“II – o lote de energia flexível deve ter 0.5 MW médios, com limite máximo para cada período de comercialização de 150% do valor em MW médios da energia mensal sazonalizada e limite mínimo igual a zero. “(CPFL_PAULISTA)

a) o lote deenergia de base deve ser padronizado de forma a permitir, em geral, a característica de alocação da energia do comprador enquanto o lote de energia flexível deverá permitir ao comprador uma variação suficiente para atendê-lo em situações específicas. b) Após o racionamento de energia, o comportamento da carga tem apresentado maiores variações em ralação ao histórico pré-racionamento portanto será necessário elevar a variação mensal em torno da média contratada de forma a permitir uma adequada alocação pelo comprador. (Guaraniana)

Parcialmente Acatada. Foi feita alteração na minuta de Resolução colocada em Audiência Pública no sentido de tornar mais flexíveis os limites da sazonalização. Os valores finais foram compatibilizados com as demais contribuições.

Tractebel A especificação das potências, máxima e mínima, é em MW e não em MWmédios. Acatada.

Art 6o, § 1o

Page 12: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

12/35

ABRACEEL, ABRADEE, APINE, CEMIG, CESP, CPFL PAULISTA, El Paso, ELEKTRO, LIGHT, MAE, Tractebel, TRADENER

Alteração do Art. 6o, § 1º;

“§ 1o ........desde que informe antes do início do primeiro mês de suprimento e a partir de então antes do início de cada ano subseqüente.” (ABRACEEL, El Paso)

§ 1º O comprador terá direito a efetuar a sazonalização mensal do montante de energia comercializado, com valores entre 85% e 115% da média semestral ou anual, conforme o termo do contrato, limitada à potência máxima associada, desde que informe 30 (trinta) dias antes do início do suprimento.” (ABRADEE, CPFL_PAULISTA, ELEKTRO, LIGHT)

Considerando que a sazonalização das energias asseguradas é feita antes do início de cada ano e que a licitação de compra contempla produtos com início de suprimento dentro do mesmo ano cria-se uma incompatibilidade (o gerador já declarou a sua sazonalização) que pode ser resolvida obrigando o comprador a declarar a sazonalização do montante comprado no contrato, respeitando os limites de 90% e 110% da média do período de suprimento. Tal requisito se aplica apenas quando o início do suprimento ocorrer durante o ano em que ocorreu o leilão. Tal procedimento é imprescindível para os geradores possam cobrir suas exposições. Assim, sugerimos contemplar esta possibilidade. Também no mesmo parágrafo sugerimos substituir “... média anual limitada...” por “... do período de suprimento limitado...”, a fim de contemplar contratos com início de suprimento no mesmo ano do leilão. (APINE, Tractebel)

Parcialmente Acatada. Foi feita alteração na minuta de Resolução colocada em Audiência Pública no sentido de tornar mais flexíveis os limites da sazonalização. Os valores finais foram compatibilizados com as demais contribuições.

Art 6o, § 2o

CPFL PAULISTA

Alteração do Art. 6o, § 2º; “§ 2 Obedecidas as Regras do Mercado e seu cronograma de implantação, o comprador terá direito a informar, com antecedência mínima de 5 dias úteis do final de cada mês, a modulação do montante de energia contratada observando as seguintes condições:”

Não acatada. Faz parte dos Procedimentos de Mercado do MAE.

Art 6o, § 2o, Inciso II ABRADEE, ABRAGE, APINE, CEMIG, Elektro, Guaraniana, Light, Tractebel

Alterar a redação do inciso II do parágrafo 2o do art. 6o: “II ... inferior à potência mínima associada...”. Com isso, fica dispensado o inciso III, sendo necessário adaptar o Editar.

Parcialmente Acatada (ver redação do art. 7o da Resolução 246/03).

Art 6o, § 2o, Inciso III MAE Alterar Art. 6, parágrafo 2, inciso III, que consta que o vendedor definirá as

potências máximas e mínimas, porém neste caso serão os compradores que as definirão nos Avisos de Compra.

Acatada. A expressão correta é “COMPRADOR”, tendo em vista que é este que definirá as potências máximas e mínimas. O texto original foi corrigido.

Page 13: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

13/35

ABRACEEL, ABRADEE, ABRAGE, APINE, Elektro, Light, Tractebel

Eliminar o inciso III. Justificativa:

Deve-se compatibilizar com os limites estabelecidos no artigo 6º.

Com a redação proposta para o Inciso II, fica dispensado o inciso III, sendo necessário adaptar o Edital. (APINE, Tractebel) Por coerência, a potência máxima e a potência mínima associadas devem ser informadas pelo comprador no aviso de compra. (ABRADEE, Elektro, Light)

Não acatada (ver redação do art. 7o

da Resolução 246/03).

Art 7o

ABRACEEL, El Paso, Elektro, Guaraniana

Alterar a redação do art. 7o: “Art. 7o O ponto de entrega do lote de energia demandado será o ponto de referência do submercado definido no respectivo aviso de compra.” O caput proposto elimina a necessidade dos § 1° e 2°, não sendo necessário mencionar na Resolução qual agente está assumindo o risco de comercializar energia fora de seu submercado. Como os participantes são agentes do MAE, já estão submetidos às Regras do MAE por força da Convenção de Mercado.

Não Acatada.

Como se trata de uma matéria muito relevante, mesmo constando nas regras de mercado, entende-se que é necessário ratificar os termos da regulamentação.

Art 7o, § 3o

ABRACEEL, ABRADEE, ABRAGE, APINE, CEMIG, El Paso, Elektro, Light, Tractebel

Alterar a redação do incisos II do parágrafo 3o do art. 7o: a) COMPRADOR; b) Caracterização detalhada dos LOTES DE ENERGIA a serem demandados, contendo a denominação (energia de base ou energia flexível) e potência máxima e mínima associadas; c) local de entrega, correspondente ao CENTRO DE GRAVIDADE do SUBMERCADO indicado pelo COMPRADOR; d) quantidade de LOTES DE ENERGIA a serem demandados; e) prazo do CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE ENERGIA ELÉTRICA a ser firmado, sendo eles: seis meses, um ano e dois anos, sendo que os contratos de dois anos são diferenciados pelos início do suprimento, que pode ser de 60 dias, um ano ou dois anos após a realização do leilão. (ABRAGE, APINE, Tractebel)

Parcialmente Acatada. O detalhamento está contido no Edital.

Art 8o

Page 14: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

14/35

ABRAGE

Inserir parágrafo único no art. 8o: “O preço de abertura de cada produto não poderá ser inferior ao preço médio de compra de energia elétrica pela distribuidora.” (ABRAGE)

“O Preço Máximo deve ser, no mínimo, igual à média dos preços dos Contratos de Fornecimento praticados pelas distribuidoras.” (CESP)

Parcialmente Acatada. A Aneel poderá adotar medidas para prevenir práticas abusivas, conforme determina o decreto 4.562 (ver art. 4 da Resolução 246/03).

Art 9o

ABRACEEL, ABRADEE, AES ELETROPAULO, CPFL PAULISTA, Elektro, Guaraniana, LIGHT

Proposta de nova redação para o Art. 9

“Art. 9º O repasse para a tarifa de fornecimento deve ser necessariamente igual ao preço do leilão mais os custos de realização do mesmo, que devem ser concatenados com as datas de reajuste e revisão periódica de cada compradora.” Justificativa: Não devem ser considerados limites para repasse para a tarifa de fornecimento e a consideração da concatenação dos contratos, com a data das revisões e ou reajustes. (AES ELETROPAULO)

“Está garantido, para as concessionárias de serviço público de distribuição, o repasse do preço do leilão mais custos de realização do mesmo para a tarifa de fornecimento.” (CPFL_PAULISTA)

Parcialmente Acatada. Foi proposta uma nova redação (ver art. 8o

da Resolução 246/03).

Art 9o, Parágrafo Único CESP No art. 9, os contratos de compra de energia elétrica decorrentes do leilão terão prioridade no estabelecimento do

mercado de referência do respectivo comprador, solicita-se que seja esclarecido o sentido e a hierarquia da prioridade citada, seus efeitos e aplicações do citado mercado de referência.

Parcialmente Acatada. Tal dispositivo foi excluído da regulamentação.

ABRACEEL, ABRAGE, APINE, Guaraniana, Tractebel

Eliminar o parágrafo único do art. 9. Este assunto deve ser tratado em Resoluções referentes à revisão e reajuste tarifário. (ABRAGE)

Os prazos dos contratos poderão levar as distribuidoras a compras de sobras de energia para adequar suas compras ao seu mercado projetado. Este fato pode levar à desconsideração de contratos bilaterais firmados antes da compra de energia em leilão. É importante ressaltar que devem ser respeitados os contratos e as condições existentes até a edição deste ato normativo, principalmente os contratos regulados e/ou já homologados pela ANEEL. A priorização dos contratos oriundos desse leilão poderá induzir a subcontratação como um comportamento defensivo da distribuidora. (Guaraniana)

A exemplo do parágrafo único do Art. 4o, sugerimos a retirada deste parágrafo por se tratar de matéria de reajuste/revisão tarifária, portanto de natureza distinta daquela tratada nessa. Não obstante causa estranheza qual a ação efetivamente pretendida pela agência com esse tipo de observação. Isto porque dependendo de como essa prioridade (?) for considerada é possível que tenhamos no futuro uma interferência indevida sobre contratos bilaterais já realizados. (APINE, Tractebel)

Acatada.

Page 15: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

15/35

ABRADEE, Elektro, Guaraniana Light

Sugestão: inclusão de dois parágrafos adicionais e modificação na redação do parágrafo único para:

“§ 1º ......referência do respectivo comprador, excluindo-se a energia contratada de Itaipu, os Contratos Iniciais e demais contratos pré-existentes.” Justificativa: devem ser respeitados os contratos e as condições existentes até a edição deste ato normativo, principalmente os contratos regulados e/ou já homologados pela ANEEL “§ 2º O reajuste dos preços dos leilões deve ser concatenado com as datas dos reajustes tarifários e/ou das revisões periódicas das distribuidoras.” Justificativa: a compra de energia é custo não gerenciável pela distribuidora. Consequentemente, seus custos devem ser repassados integralmente à tarifa de fornecimento. A não consideração do disposto neste parágrafo poderá levar as distribuidoras a um desequilíbrio econômico-financeiro. “§ 3º Serão repassados às tarifas de fornecimento os custos financeiros decorrentes da obrigatoriedade de constituição e apresentação das garantias financeiras para os leilões e para os contratos.” Justificativa: custos não gerenciáveis que oneram as distribuidoras. (ABRADEE, Light)

“§ 2º Serão repassados às tarifas de fornecimento os custos financeiros decorrentes da obrigatoriedade de constituição e apresentação das garantias financeiras para os leilões e para os contratos.” Justificativa: custos não gerenciáveis que oneram as distribuidoras. “§ 3º O reajuste dos preços do leilão de compra deverão estar concatenados com as datas de reajustes e revisões ordinárias das empresas concessionárias de serviço público de distribuição.” Justificativa: não comprometer o equilíbrio econômico-financeiro das concessões. (Guaraniana)

Não acatada. O parágrafo único foi eliminado.

Art 10, § 1o

CESP No parágrafo único do art. 10, esclarecer se o objetivo do Artigo refere-se apenas para os casos de empresas do mesmo Grupo. A redação apresentada permite diversas interpretações, inclusive estendendo a limitação de 70% para qualquer vendedor.

Parcialmente acatada.

Foi excluída a referência a empresas afiliadas.

ABRACEEL, CHESF, Guaraniana

Eliminar o § 1o do art. 10. No caso das empresas federais, especialmente no Nordeste, a oferta eventualmente da CHESF, por exemplo, poderá ser superior a este limite. As empresas afiliadas da ELETROBRÁS poderiam ser limitadas por esse parágrafo pois concentram uma grande parte da geração brasileira. No nordeste essa limitação pode impedir a compra necessária pois nessa região temos praticamente um único fornecedor.

Parcialmente acatada.

Foi excluída a referência a empresas afiliadas.

Page 16: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

16/35

ABRADEE, CEMIG, Elektro, Light

Sugestão: modificação na redação para: “Parágrafo único. A oferta ............... produto, exceto quando não ocorrerem outros vendedores ao certame licitatório, hipótese em que fica autorizada a celebração de contrato de compra e venda de energia elétrica entre empresas afiliadas, coligadas ou pertencentes ao mesmo grupo controlador, sem qualquer limitação.” Justificativa: entendemos ser este parágrafo uma forma de possibilitar a contratação de energia elétrica entre empresas filiadas. Caso a exceção acima proposta não seja aceita, entendemos que deva ser retirado da presente Resolução. (ABRADEE, Elektro, Light)

Parcialmente acatada.

Foi excluída a referência a empresas afiliadas.

Art 10, § 2o

ABRACEEL, ABRADEE, CEMIG, Elektro, Guaraniana, Light

Eliminar o § 2o do art. 10. Este parágrafo é desnecessário, uma vez que a quantidade mínima a ser ofertada é de um (1) lote.

Acatada.

Art 11

ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: modificação na redação para: “O modelo do Contrato de Compra e Venda de Energia definido pela ANEEL deverá integrar o respectivo Edital.” Justificativa: o modelo do contrato de compra e venda de energia deve ser devidamente aprovado pela ANEEL antes que possa integrar o Edital.

Parcialmente acatada. O item foi eliminado, porém o modelo do Contrato faz parte do Edital, que é aprovado pela ANEEL na Resolução.

Art 12 ABRAGE, APINE, CESP, MAE, Tractebel

Alterar a redação do art. 12o

Incluir após “... Compra e Venda de Energia...” o seguinte texto: “e respectivo Contrato de Constituição de Garantias de pagamento e Fiel cumprimento das obrigações”.

Parcialmente acatada (ver redação do art.10 da Resolução 246/03).

Art 12, § 2o

Tractebel

Alterar a redação do parágrafo 2o do art. 12o

Sugerimos o seguinte texto: “Os contratos de compra e venda de energia elétrica resultantes do leilão deverão ser registrados no MAE, sujeitando-se o agente infrator às penalidades previstas em Regras e Procedimentos de Mercado”, retirando-se o Inciso I que não se aplica ao caso.

Parcialmente acatada (ver redação do art.10 da Resolução 246/03

Art 12, § 2o, Inciso I

Page 17: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

17/35

ABRACEEL,

Guaraniana

Extensão do prazo-limite para registro dos contratos no MAE, de 30 para sessenta dias. O contrato precisa tramitar dentro das empresas o que em certas condições pode necessitar de algum tempo. Além disto deve ficar claro quais e à quem será imputada as penalidades no caso de não cumprimento do prazo.

Acatada. O prazo estipulado para registro de contrato será estabelecido em Procedimento de Mercado Específico, observando o disposto no art. 10, do Decreto no 4.562.

ABRADEE, Elektro, Light

Sugestão: Eliminar o inciso I. O texto impede que o comprador utilize a energia adquirida no leilão a partir do mês subseqüente. Desta forma, entendemos que a definição deste prazo deve se dar através de Procedimento de Mercado específico. (ABRADEE, Light) É necessário que os prazos de registro e demais formalidades sejam compatíveis. (Elektro)

Acatada (ver redação do art.10 da Resolução 246/03)

COPEL

Sugestão: assinatura do contrato logo após o leilão.

Não acatada. O prazo estipulado para registro de contrato será estabelecido em Procedimento de Mercado Específico, observando o disposto no art. 10, do Decreto no 4.562.

Art 13 ABRACEEL, El Paso

Retirada da necessidade de aprovação pela ANEEL, no caso de revenda do contrato para outro agente.

Acatada. Tendo em vista que as concessionárias de Distribuição devem observar os termos da Lei no

10.604 para compra de energia elétrica, não se faz necessária a aprovação da ANEEL.

COELCE

Revenda do Contrato de Compra de Energia Os contratos de compra de energia provenientes do leilão poderão ser utilizados para lastrear os contratos de prazo inferiores a 06 (seis) meses que venham a ser utilizados para ajustar os montantes de energia contratados com o mercado realizado da distribuidora, logo os contratos de compra de energia proveniente do leilão careceriam de aprovação por parte da ANEEL.

Acatada.

Os contratos de Compra e Venda de Energia Elétrica provenientes do leilão, em sintonia com a legislação setorial e regulamentação específica, deverão ser aprovados pela ANEEL.

Page 18: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

18/35

CEMIG

Sugestão 2: inclusão de novo artigo com a redação: “Art. 13A A comercialização de energia entre as concessionárias de serviço público de distribuição e os consumidores mencionados nos artigos 15 e 16 da Lei 9.074, de 07 de julho de 1995, deverá obedecer os seguintes critérios: I – a concessionária de serviço público de distribuição poderá adquirir, em qualquer tempo, via licitação, modalidade leilão, energia para atendimento aos consumidores referidos no caput deste artigo. II – a concessionária de serviço público de distribuição poderá também, a partir do ano de reajuste ou revisão tarifária, comercializar suas eventuais sobras de balanço com consumidores livres, considerando o mercado previsto para o próximo ano. III – para determinação das sobras poderá ser considerada uma margem de erro do mercado previsto. IV – o mercado previsto será recalculado, anualmente, à época da revisão ou reajuste tarifário. V – caso haja necessidade de aquisição de energia, em função de indicativo de déficit para o próximo ano, a concessionária de serviço público de distribuição deverá, prioritariamente, destinar a energia comprada de menor custo, via leilão, para suprir seu mercado cativo. Eventuais aquisições adicionais nesse leilão poderão ser destinadas para o atendimento aos consumidores referidos no caput deste artigo. VI – a ANEEL deverá excluir, nos seus cálculos, os montantes de energia de sobras, registrados nos processos de revisão ou reajuste tarifário, que tenham sido comercializados com os consumidores citados no caput deste artigo, tudo conforme estabelecido nos contratos de compra e venda de energia, que deverão estar devidamente registrados no MAE, não podendo, tais energias, serem direcionadas ao mercado cativo até o final dos respectivos contratos.”

Não acatada.

Não é objeto da Resolução.

Art 20 ABRADEE, Elektro, Furnas, Guaraniana, Light

Retirar o art. 20. Considerações desnecessárias tendo em vista o disposto no Decreto 4.562.

Não Acatada. A intenção é ratificar o disposto no art. 5° do Decreto n° 4.562.

Art 21

ABRAGE, AES ELETROPAULO, APINE, CESP

Acrescentar parágrafo único no art. 21, com a seguinte redação: “Ocorrendo a decretação de racionamento, ou redução compulsória no SUBMERCADO de entrega, por parte do Poder Concedente, o presente CONTRATO sofrerá uma redução nos montantes de fornecimento e pagamentos na exata proporção da redução de consumo decretada pelo Poder Concedente.” *(ABRAGE, APINE)

“A ocorrência de situações hidrológicas desfavoráveis ou de racionamento não desobriga o agente vendedor do cumprimento das obrigações previstas no Contrato de Compra e Venda de Energia Elétrica” Justificativa : Não podemos deixar de citar também a condição de racionamento visto os problemas que o setor enfrentou num passado recente. (AES ELETROPAULO)

Incluir um parágrafo único no art. 21, contemplando o mecanismo de racionamento, objeto da Cláusula 24 da Minuta de Contrato anexa à presente Resolução. (CESP)

Acatada.

Foi incluído no ato regulamentar um artigo (ver art 17 da Resolução 246/03) que trata única exclusivamente do caso de decretação de racionamento ou redução compulsória do contrato no submercado de entrega por parte do Poder Concedente.

Page 19: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

19/35

Art 22 ABRACEEL, Elektro Alterar a redação do art. 22 para: “…..em até três dias após a data….” Acatada.

Furnas Retirar o Art. 22 Não Acatada. Todo Contrato de Compra e Venda de Energia tem efeitos tarifários. Portanto, a regulamentação é necessária.

Art 23 ABRAGE Furnas

Eliminar o art 23. A metodologia de cálculo do VN deverá ser objeto de uma nova Audiência Pública. A definição do VN a partir dos preços de contratos de curto prazo (até 4 anos) não é adequada para a sinalização da expansão da geração, podendo levar a preços futuros muito altos e até mesmo situações de déficit que serão repassados integralmente para as tarifas. Estes artigos também afetam os contratos já existentes, na medida em que o repasse está vinculado a um VN futuro desconhecido, que será calculado a partir de preços resultantes de leilões a serem realizados.

Não acatada. Todo Contrato de Compra e Venda de Energia tem efeitos tarifários. Portanto, a regulamentação é necessária.

Art 23, Inciso I ABRADEE, Light Sugestão: eliminação do inciso I e modificação na redação do artigo para: “Art. 23 ..........será efetivado

mediante metodologia a ser estabelecida pela ANEEL em Resolução específica.” Esta Resolução refere-se apenas à regulamentação dos leilões de compra. Os Artigos 23 e 24 devem ser tratados em Resolução específica.

Não acatada. Todo Contrato de Compra e Venda de Energia tem efeitos tarifários. Portanto, a regulamentação é necessária

Art 24

ABRACEEL, ABRADEE, ABRAGE, APINE, CESP, CHESF, El Paso, Elektro, Furnas, Guaraniana, Light, MAE Tractebel

Eliminar o art. 24. Por se tratar de assunto regulatório de outra natureza com forte impacto no incentivo da expansão da geração, solicitamos a retirada integral do Art. 24 da presente Resolução. O assunto deve ser objeto de Resolução específica. (CESP)

O estabelecimento de uma nova metodologia para valores limites passíveis de repasse às tarifas de fornecimento, não deveria estar disposto nesta resolução. O assunto merece uma resolução específica precedida de Audiência Pública. Caso, entretanto a ANEEL opte por manter esse artigo sugerimos que fique claro que esse novo limite de repasse para as tarifas de fornecimento do consumidor cativo só será aplicado para contratos com condições e prazos semelhantes aos contratos comercializados nesses leilões. (Guaraniana)

Este artigo trata de um tema controverso à medida que propõe o uso de sinais de curto prazo (preço de fechamento dos leilões) como limite de repasse. Dada a complexidade da matéria entendemos ser necessária uma discussão mais aprofundada, para a qual entendemos ser necessário uma audiência pública específica. Assim, solicitamos a retirada desse artigo. (Tractebel)

Não Acatada.

Todo Contrato de Compra e Venda de Energia tem efeitos tarifários. Portanto, a regulamentação é necessária.

Page 20: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

20/35

Page 21: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

21/35

II – EDITAL DE LEILÃO

Item 1.4.4

Guaraniana Não há previsão para possibilidade de impugnação do edital. Sugiro que se estabeleça um procedimento. Não acatada. O Edital é elaborado pelo MAE, podendo os Agentes opinar na sua elaboração.

Item 1.6.2 ABRADEE, El PASO, Elektro, Furnas, Guaraniana, Light

Maior flexibilidade na fixação da duração e do início do período de suprimento.

Parcialmente acatada. Foi elaborada uma nova distribuição de período de suprimento, contemplando agora contratos de 4 anos, com início de suprimento em 30 e 60 dias, 1 ano, 2 anos e em 1° de janeiro de 2004, permitindo assim uma maior flexibilidade.

Item 1.6.3

ABRADEE, El PASO, Elektro, Guaraniana, Light Suprimir o registro no MAE. Não acatada. O registro é necessário.

Item 1.6.4 ABRADEE, Elektro, Furnas, Guaraniana, Light Suprimir o item. Acatada. ABRACEEL Extensão do prazo-limite para registro dos contratos no MAE. Item suprimido.

El Paso Definir garantias suplementares. Não está claro se estas são as garantias que constam dos contratos bilaterais ou não.

Item suprimido.

Item 3.2.f ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light, MAE, Tractebel Modificar a redação do item. Item suprimido.

Item 4.1.4 ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light Suprimir o item. Acatada.

Item 5.3

Page 22: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

22/35

Guaraniana

Sugestão 2, incluir novo item: “5.3.1 O COMPRADOR poderá em uma única oportunidade durante a realização do leilão alterar os preços de reserva.”

Não acatada. Gera desequilíbrio na competição.

Item 5.6 ABRADEE, El Paso, Elektro, Furnas, Guaraniana, Light, MAE, Tractebel

O preço corrente é o maior e não o menor. Acatada.

Item 6

Elektro

Redução das exigências de pré-qualificação. Os participantes deste leilão são agentes do MAE e fiscalizados pela ANEEL de tal forma que as exigências das pré-qualificações podem ser reduzidas e simplificadas de forma a reduzir a burocracia que deve se repetir na realização de cada leilão. A ANEEL deve informar diretamente ao MAE as condições em relação as regularidade dos agentes.

Não acatada. São exigências legais.

Item 6.3.a)(i) ABRADEE, Elektro, Light Suprimir o item. Não acatada. São exigências legais.

Itens 6.3.a)(ii), (iii) ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light Suprimir os itens. Não acatada. São exigências legais.

Item 6.3.a)(iv) Guaraniana Suprimir o item. Não acatada. São exigências legais.

Itens 6.3.b)(iv), (v) ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light Suprimir os itens. Não acatada. São exigências legais.

Item 9

ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light Alterar o valor do depósito das garantias financeiras para R$ 3.000,00 por lote de energia adquirido.

Não acatada. Reduzido para R$ 18.000,00.

Item 9.8

Page 23: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

23/35

ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light

Multa para o comprador que se recusar a assinar o Contrato de Compra e Venda. “9.9. Adicionalmente, deverá ser assinado, no ato de adesão ao leilão, um termo de concordância de aplicação de multa no valor de 50% da multa prevista por rescisão (conforme a cláusula 27 do Contrato de Compra e Venda de Energia) do COMPRADOR que se recusar a assinar o Contrato de Compra e Venda de Energia.” Justificativa: penalização apenas do mau pagador. Para participar do leilão o COMPRADOR deverá assinar TERMO DE CONCORDÂNCIA que autorize a aplicação desta penalidade. (ABRADEE, Elektro, Light)

“9.9. Adicionalmente, será cobrada multa no valor de 50% da multa prevista por rescisão (conforme a cláusula 27 do Contrato de Compra e Venda de Energia) do COMPRADOR que se recusar a assinar o Contrato de Compra e Venda de Energia.” Justificativa: penalização apenas do mau pagador. (Guaraniana)

Não acatada. As garantias são consideradas suficientes.

Item 10 ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light

Alterar o valor do depósito das garantias financeiras para R$ 3.000,00 por lote de energia adquirido. Não acatada. Reduzido para R$ 18.000,00.

Item 10.8

ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light

Multa para o comprador que se recusar a assinar o Contrato de Compra e Venda. “10.9. Adicionalmente, deverá ser assinado, no ato de adesão ao leilão, um termo de concordância de aplicação de multa no valor de 50% da multa prevista por rescisão (conforme a cláusula 27 do Contrato de Compra e Venda de Energia) do VENDEDOR que se recusar a assinar o Contrato de Compra e Venda de Energia.” Justificativa: penalização apenas do mau pagador. (ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light)

Para participar do leilão o COMPRADOR deverá assinar TERMO DE CONCORDÂNCIA que autorize a aplicação desta penalidade. (ABRADEE, Guaraniana, Light)

Não acatada. As garantias são consideradas suficientes.

Item 11.1 Guaraniana Sugestão: modificar redação do item para: “11.1. ......a realização do LEILÃO, inclusive a tributação incidente.” Acatada.

Item 13.1

Page 24: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

24/35

Guaraniana

Sugestão: suprimir o item. Justificativa: esse dispositivo deveria ser excluído, visto que todo o processo que envolve o leilão, como regulamentação subsidiária, aprovação de editais e contratos, são objeto da regulação ANEEL. Assim, se for necessário, por razões administrativas e institucionais devidamente motivadas, até mesmo por conveniência institucional (ex: Acordo Geral do Setor), esse dispositivo passa a ser um instrumento dificultador.

Não acatada.

Page 25: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

25/35

III – MODELO DO CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE ENERGIA

Geral ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: eliminar referências a Potência Contratada, tendo em vista que o objeto de venda é Energia. Acatada.

BRACEEL, El Paso

Sugestão: O contrato deveria ser ajustado para que não haja em seu corpo principal menções que variam de um contrato para outro, como , por exemplo, montante de ENERGIA, numero de lotes, Data de Inicio e etc. Estas características devem ser remetidas para os anexos.

Acatada.

Item I ABRACEEL, El Paso

Sugestão: modificar redação do item para: “.........independente de energia elétrica / comercializador, com sede em ..........”

Acatada.

Cláusula 1, “ANO CONTRATUAL” ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: eliminar item. Substituído por PERÍODO DE VENDA, o modelo de contrato apresentado é um contrato que havia previsão para que a energia fosse vendida a partir de 1

de janeiro, portanto com número inteiro de anos. Como o contrato deste leilão não terá esta característica é necessário alterar a estrutura referente a este aspecto. (ABRACEEL, El Paso)

Substituído por PERÍODO DE SUPRIMENTO, o modelo de contrato apresentado é um contrato que havia previsão para que a energia fosse vendida a partir de 1

de janeiro, portanto com anos completo. Como o contrato deste leilão não terá esta característica é necessário alterar a estrutura referente a este aspecto. (ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light)

Acatada.

Cláusula 1, “CONTRATO DE CONEXÃO AO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO” ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: eliminar item. Acatada.

Cláusula 1, “CONTRATO DE CONEXÃO AO SISTEMA DE TRANSMISSÃO” ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: eliminar item. Justificativa: Desnecessária a utilização neste contrato de compra e venda de energia, responsabilidade “intrínsecas” das partes.

Acatada.

Page 26: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

26/35

Cláusula 1, “CONTRATO DE USO DO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO” ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: eliminar item. Acatada.

Cláusula 1, “CONTRATO DE USO DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO” ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: eliminar item. Justificativa: Desnecessária a utilização neste contrato de compra e venda de energia, responsabilidade “intrínsecas” das partes.

Acatada.

Cláusula 1, “DATAS DE INICIO E FIM” ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: Inserir itens adicionais: “DATA DE INICIO”: significa a data XX/XX/XX, definida no Anexo III, e corresponde ao inicio da venda de energia.

“DATA DE FIM”: significa a data XX/XX/XX, definida no Anexo III, e corresponde ao fim da venda de energia.

Justificativa: A utilização de definição para as datas de inicio e fim da venda de energia consiste em uma forma clara e simples de se adequar o contrato a períodos de venda de energia que não correspondem a ciclos anuais completo.

Acatada.

Cláusula 1, “MÊS CONTRATUAL” ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: alterar redação para: “MÊS CONTRATUAL”:... qualquer mês do calendário civil durante o PERÍODO DE SUPRIMENTO;”

Acatada.

Cláusula 1, “PARQUE GERADOR DA VENDEDORA VINCULADO AO CONTRATO” ABRACEEL, El Paso, Elektro, Guaraniana

Sugestão: eliminar o item. O vendedor pode honrar seus compromissos com diferentes fontes geradores, cabendo a Aneel a fiscalização para cumprimento de lastros. (ABRACEEL) O vendedor pode honrar seus compromissos com diferentes fontes geradores, cabendo a Aneel e ao MAE a fiscalização para cumprimento de lastros. (El Paso) O vendedor pode honrar seus compromissos com diferentes fontes geradores, cabendo a Aneel a fiscalização para cumprimento de lastros. Consideramos desnecessário associar a(s) fonte(s) a um determinado contrato. (Elektro) O vendedor pode honrar seus compromissos com diferentes fontes geradores, cabendo a Aneel a fiscalização para cumprimento de lastros. Consideramos desnecessário associar a(s) fonte(s) a um determinado contrato. (Guaraniana)

Não acatada. Todo contrato de compra e venda exige respaldo físico.

Page 27: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

27/35

Cláusula 1, “POTÊNCIA MÍNIMA” ABRACEEL, El Paso

Sugestão: alterar redação para: “POTÊNCIA MÍNIMA”: ....pela COMPRADORA para cada LOTE e associada à ENERGIA ....; Justificativa: A COMPRADORA é quem define as potências mínima e máxima nos Avisos de Venda, observando os tipos de energias estabelecidas em resolução específica.

Acatada.

Cláusula 1, “POTÊNCIA MÁXIMA” ABRACEEL, El Paso

Sugestão: inserir item: “POTÊNCIA MÁXIMA”: é o montante dos valores máxima estabelecidos pela COMPRADORA para cada LOTE e associada à ENERGIA CONTRATADA para cada mês, em qualquer MÊS CONTRATUAL.

Acatada.

Cláusula 1, “PROCEDIMENTOS DE REDE” ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: eliminar o item. Justificativa: Este contrato é financeiro não devendo ter relação direta com a parte física, além de não ser utilizado em se considerando as alterações ora propostas.

Não acatada. Serve como definição de referência feita no texto.

Cláusula 2 ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: eliminar o item. Justificativa: As PARTES devem ser participantes do MAE e por esta razão já estão obrigadas a respeitar a cláusula em questão.

Não acatada. Serve para ratificar.

Cláusula 9 ABRACEEL, El Paso

Sugestão: eliminar o item. Justificativa: Uma vez que o contrato padrão, homologado pela ANEEL, deve o contrato a ser assinado entre as partes, e que o preço alcançado em leilão deverá ser os preços limite para repasse, não há a necessidade da ANEEL homologar os contratos oriundos desse processo de leilão de compra e com o padrão estabelecido e aprovado pela ANEEL.

Não acatada. Segue disposições legais.

ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: modificar a redação para: Justificativa: Caso o registro não seja feito o contrato não pode deixar de ser válido, mas sim deve ser considerado em “default” passível de rescisão e sujeitos as penalidades conforme tratado no capítulo sobre rescisão.

Não acatada. Segue disposições legais.

Cláusula 9, Parágrafo Primeiro

Page 28: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

28/35

ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: eliminar o parágrafo e seus itens.. Justificativa: O contrato é financeiro não devendo ser relacionado diretamente com os aspectos físicos, alem de que estas obrigações já estão implícitas nos parágrafos primeiro e segundo da cláusula 6 .

Acatada.

Cláusula 10 ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: modificar a redação. “CLÁUSULA 10 – A VENDEDORA será tratada como tendo entregue à COMPRADORA a ENERGIA CONTRATADA, independentemente do montante efetivamente entregue ao SISTEMA INTERLIGADO e a COMPRADORA será tratada como tendo recebido da VENDEDORA a ENERGIA CONTRATADA, independentemente do montante de efetivamente recebido do SISTEMA INTERLIGADO.”

Acatada.

Cláusula 11 ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: modificar a redação. “Quaisquer diferenças entre a ENERGIA efetivamente entregue ao SISTEMA INTERLIGADO pela VENDEDORA ou consumida pela COMPRADORA e a ENERGIA CONTRATADA serão tratadas de acordo com as REGRAS DE MERCADO, não se constituindo objeto deste CONTRATO.”

Acatada.

Cláusula 12 ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: eliminar a Cláusula. Esta cláusula só teria sentido para cessão de contrato, que está tratado mais adiante, este contrato é financeiro e a energia deve ser considerada como de propriedade da compradora não importando sua forma de uso ou mesmo a revenda da energia comercializada por meio deste contrato. (ABRACEEL, El Paso)

Esta cláusula só teria sentido para cessão de contrato, que está tratado na Cláusula 35. Este contrato é financeiro e a energia deve ser considerada como de propriedade da compradora não importando sua forma de uso ou mesmo a revenda da energia comercializada por meio deste contrato. As restrições de repasse não são questões entre as partes, mas regulatórias, ou seja, perante a ANEEL. (ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light)

Não acatada. Entende-se que é importante ratificar os termos da regulamentação.

Cláusula 15

Page 29: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

29/35

ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: inserir nova Cláusula: CLÁUSULA 15 a ser utilizada em contratos com distribuidoras. “CLÁUSULA 15 – A COMPRADORA pagará mensalmente à VENDEDORA, por megawatt-hora, o valor de R$ XX,XX (XX reais e XX centavos), referenciado a (mês do edital), ajustado pela variação pro rata do IGPM entre a data do leilão e a data do próximo de reajuste ou revisão tarifária da COMPRADORA, doravante referido como preço de venda.”

Justificativa: É necessário a concatenação do reajuste do contrato com o reajuste das distribuidoras, pois como as distribuidoras não têm controle sobre o preço de venda e como este foi atingido por meio competitivos o repasse desta compra para as tarifas deve ser completo e transparente à distribuidora. Caso os reajustes não sejam concatenados será necessário outra forma de garantir o repasse total da compra às tarifas das distribuidora.

Não acatada. A lei 10.192, no seu art. 2o, parágrafo 1o, estabelece que é nula de pleno direito qualquer estipulação de reajuste de periodicidade inferior a um ano.

Cláusula 15, Parágrafo Primeiro ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: modificar a definição de IGPMO e IGPMI. “IGPM0 – é o índice referente ao mês anterior à realização do LEILÃO, utilizado.......”

Acatada.

Cláusula 16, Parágrafo Sétimo ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: eliminar o item. Justificativa: Não há sentido para o repasse da VENDEDORA à COMPRADORA destas despesas e do risco associado a este fator.

Acatada.

Cláusula 19 ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: alterar redação para: “de 2%; e” Justificativa: Não há sentido a aplicação de 3%, enquanto que 2% é comum inclusive com relação a legislação sobre cobranças de multas.

Acatada.

Cláusula 20, Parágrafo Primeiro

Page 30: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

30/35

ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: alterar redação para: “Parágrafo Primeiro – Caso não seja possível a celebração do CONTRATO DE CONSTITUIÇÃO DE GARANTIA DE PAGAMENTO E FIEL CUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES no prazo indicado no caput, a COMPRADORA poderá, pelo prazo de 45 dias, em substituição, oferecer garantias no valor correspondente a este prazo, constituídas de: a) moeda corrente nacional; b) Titulos públicos devidamente aprovados pela COMPRADORA; c) Cartas de fianças ou cartas de créditos emitidas por instituições com sede no país ou exterior devidamente aprovadas pela COMPRADORA;.e d) Outra forma aceita pela COMPRADORA.” Justificativa: Assuntos tratados no capítulo de rescisões.

Acatada.

Cláusula 20, Parágrafo Segundo ABRACEEL, ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: adicionar nova cláusula. “CLÁUSULA 20’ – Como garantia do fiel cumprimento das obrigações do presente CONTRATO, a VENDEDORA deverá firmar com a COMPRADORA, até a data de inicio da entrega dos montantes de ENERGIA CONTRATADA, um CONTRATO DE CONSTITUIÇÃO DE GARANTIA DE PAGAMENTO E FIEL CUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES, podendo ser em: a) moeda corrente nacional; b) Titulos públicos devidamente aprovados pela COMPRADORA; c) Cartas de fianças ou cartas de créditos emitidas por instituições com sede no país ou exterior devidamente aprovadas pela COMPRADORA;.e d) Outra forma aceita pela COMPRADORA.” Justificativa: É necessário que a VENDEDORA também aporte garantias de forma a minimizar os riscos de performance, Caso o contrato não seja honrado pela VENDEDORA esta deve estar sujeitas a multas da contratuais, como por exemplo 20% do valor do contrato. (ABRACEEL, Guaraniana)

CLÁUSULA 20’ – Como garantia do fiel cumprimento das obrigações do presente CONTRATO, a VENDEDORA deverá aportar garantias, no valor de 15% do valor do contrato, ao COMPRADOR, até a data de inicio da entrega dos montantes de ENERGIA CONTRATADA, podendo ser em: a) moeda corrente nacional; b) Titulos públicos devidamente aprovados pela COMPRADORA; c) Cartas de fianças ou cartas de créditos emitidas por instituições com sede no país ou exterior devidamente aprovadas pela COMPRADORA; d) Seguro Garantia; e e) Outra forma aceita pela COMPRADORA.” Justificativa: É necessário que a VENDEDORA também aporte garantias de forma a minimizar os riscos de performance, Caso o contrato não seja honrado pela VENDEDORA esta deve estar sujeitas a multas da ANEEL.. (ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light)

Não acatada. Entende-se que a garantia de desempenho deve ser exigida para os empreendimentos novos a serem utilizados como respaldo de geração nos contratos de 14 anos previstos no Decreto 4.562, e que não são objeto destes leilões.

Page 31: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

31/35

Cláusula 22 ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: modificar a redação. “CLÁUSULA 22 ......CONTRATO, não implicará na revisão do preço de venda, sendo que cada Parte deverá arcar individualmente com os efeitos oriundos de tais alterações.” Não há sentido o repasse deste risco aos agentes compradores. (ABRACEEL, El Paso) Não há sentido o repasse deste risco aos agentes compradores. Para os casos das Distribuidoras esta cláusula só seria aceitável caso houvesse a garantia do repasse às tarifas das . (ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light)

Acatada.

Cláusula 24 ABRACEEL, El Paso Sugestão: suprimir o item. Não Acatada. Ver redação do art. 17 da Resolução 246/03. ABRADEE, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: alterar a redação do item para: “CLÁUSULA 24 – A ocorrência de situações hidrológicas desfavoráveis ou de racionamento não desobriga o agente vendedor do cumprimento das obrigações previstas neste Contrato.” Justificativa: Não há qualquer sentido em obrigar as concessionárias de distribuição a celebrar contratos de compra de energia onde estas ficam com a totalidade do risco da decretação do racionamento. O que causa racionamento não é distribuidora, é FALTA DE OFERTA. O gerador é que precisa buscar proteção para a eventualidade de não ter a energia que vendeu e, portanto, se comprometeu a entregar.

Não Acatada. Ver redação do art. 17 da Resolução 246/03.

Cláusula 26, Item (iii) ABRADEE, Elektro, Light Sugestão: suprimir o item. Acatada.

Cláusula 26, Parágrafo Único ABRACEEL, ABRADEE, El Paso, Elektro, Guaraniana, Light

Sugestão: adicionar parágrafo. “Parágrafo Único – A ocorrência de qualquer das hipóteses acima, não sanada, se for o caso, no prazo máximo de dez dias, a contar do recebimento pela Parte inadimplente de notificação por escrito enviada pela Parte adimplente, instando-a a adimplir a obrigação, facultará à Parte adimplente considerar rescindido este Contrato. Ocorrendo a rescisão deste Contrato, a Parte inadimplente obriga-se a manter a Parte adimplente isenta de quaisquer obrigações e responsabilidades nos termos deste Contrato, inclusive perante o MAE, responsabilizando-se também pelo pagamento das penalidades previstas na Cláusula 27ª abaixo.”

Acatada.

Cláusula 27, (1) Multa

Page 32: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

32/35

ABRADEE, Light

Sugestão: modificar a redação. “(1) Multa ........de suprimento (“VEECR”) adicionada o custo de eventual penalidade aplicada à COMPRADORA por violação do limite de contratação no MAE ocasionada pela rescisão do CONTRATO, calculado de acordo com a fórmula abaixo descrita: Multa = 30% x preço de venda x VEECR + Custo Penalidade” Justificativa: A distribuidora corre o risco de ficar descoberta e ter que pagar penalidade por contratação até que celebre um contrato substituto.

Acatada.

Cláusula 27, Parágrafo Segundo ABRADEE, Light

Sugestão: modificar a redação. “........ no prazo máximo de noventa dias, fica acordado.........” Justificativa: Tendo em vista que a distribuidora só poderá celebrar contrato substituto via leilão, o prazo de 30 dias para celebração é inviável.

Acatada.

Page 33: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

33/35

Anexo II – Modelo de Contrato de Constituição de Garantia de Pagamento e Fiel Cumprimento das Obrigações

ABRADEE, Elektro, Light

Outro aspecto de fundamental importância diz respeito à necessidade da constituição e apresentação de Garantias de Performance pela Proponente Vendedora vencedora. O modelo de contrato disponibilizado pela ANEEL não contempla qualquer garantia quanto ao desempenho do vendedor. Por ser um leilão de compra, as Distribuidoras serão obrigadas a comprar do vendedor com menor oferta, independentemente da capacidade do mesmo de honrar os Contratos. Podemos exemplificar que uma Geradora com largo portifólio tem condição de risco diferente e portanto preço diferenciado que um Produtor Independente/SPC com um único projeto, ou de um comercializador de energia sem ativos.

Não acatada. Entende-se que a garantia de desempenho deve ser exigida para os empreendimentos novos a serem utilizados como respaldo de geração nos contratos de 14 anos previstos no Decreto 4.562, e que não são objeto destes leilões.

ABRADEE, Elektro, Light

Garantias Suplementares Quanto às garantias do comprador, consideramos que o Modelo de Contrato de Constituição de Garantias proposto penaliza demasiado as Distribuidoras ao considerar Garantias Complementares de 20% da fatura mensal depositadas durante todo o período do contrato. As distribuidoras não estão em condições de manter saldo de caixa mínimo equivalente a 20% do total dos seus custos mensais de compra de energia continuamente resguardado para garantia de pagamento de contratos. Sugerimos a supressão desta garantia adicional. O mecanismo hoje implantado para os Contratos Iniciais tem funcionado a contento, e pode ser mantido para os contratos futuros.

Não acatada. O Relatório Final do GT5 - Expansão da Geração de Energia elétrica, aprovado pela Resolução CGSE no 04, que foi desenvolvido com a participação de representantes das associações, dos bancos e dos participantes do Grupo 5 ( membros do MME, MP, MF, MMA, MME, ANA, BNDES, MAE, NOS), apresentou diretrizes para execução do Leilão de Compra, dentre essas, conta o capítulo das Garantias, que apresenta a necessidade de se exigir Garantias Financeiras do Comprador.

Cláusula 7 Elektro Sugestão: alterar a redação para: “Acionado o MECANISMO DE GARANTIA, duas vezes consecutivas ou três no período de um ano,

deverá ser constituído o MECANISMO DE GARANTIAS SUPLEMENTARES previsto na cláusula 11 deste CONTRATO. Parágrafo Primeiro -Acionado o MECANISMO DE GARANTIA, os recursos suficientes para a quitação do débito deverão ser providenciados no prazo de até 5 (cinco) dias úteis. Ultrapassado esse prazo, será acionado o MECANISMO DE GARANTIAS SUPLEMENTARES previsto na cláusula 11 deste CONTRATO.”

Não acatada. Entende-se que não é o momento de flexibilizar o procedimento.

Cláusula 10 Elektro Sugestão: inserir novo parágrafo:

“Parágrafo 3º – As Partes aceitam e reconhecem que o GESTOR poderá, a qualquer tempo durante a vigência deste Contrato, eximir-se da responsabilidade de atuar como GESTOR, desde que notifique às PARTES, por escrito, com antecedência de, pelo menos, 30 (quinze) dias úteis, sem que tal fato se constitua em infração ou penalidade imputável ao GESTOR.”

Acatada.

Page 34: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

34/35

Cláusula 11 Elektro Sugestão: inserir novo parágrafo:

“d) Demais valores mobiliários de renda fixa de emissão ou coobrigação de instituição financeira ou outra instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil que possuam classificação de risco efetuada por agência classificadora de risco em funcionamento no País igual ou superior a obtida pelos títulos referidos nos inciso “b” desse parágrafo;”

Não acatada. A proposta é de difícil implementação e pode gerar avaliações conflitantes e subjetivas.

André Pepitone da Nóbrega

Superintendência de Estudos Econômicos de Mercado – SEM

Frederico Rodrigues

Superintendência de Estudos Econômicos de Mercado – SEM

De acordo,

Edvaldo Alves de Santana

Superintendente de Estudos Econômicos de Mercado – SEM

Page 35: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

35/35

Page 36: RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES - … · a com a instituição de uma multa a ser paga à parte adimplente, no caso de não celebração do contrato. Tal multa seria estabelecida

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com.The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.