relatÓrio anual - meimei.org.br · não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são...

30
RELATÓRIO ANUAL Campinas Dezembro I 2017

Upload: lethu

Post on 13-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

RELATÓRIO ANUAL

CampinasDezembro I 2017

Page 2: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Órgão Convenente: Prefeitura Municipal de Campinas - Secretaria Municipal de Educação.Órgão Conveniado: Casa da Criança Meimei.Vigência: 01/02/2017 a 31/01/2018

Objeto do Convênio: Cooperação financeira para a execução de programas complementares de educaçãoinfantil, apoiado pela 5MB (Secretaria Municipal de Educação), a serem desenvolvidos pela Casa daCriança Meimei conforme Projeto Pedagógico aprovado. Também são parceiros deste trabalho:

• CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.(maio á outubro de 2016).

• Primeira Infância em foco (2016 e 2017).• .Fundação FEAC (O 1/04/20 17 a 31/04/2018).

Propósitos educativos da Unidade Educacional

Nosso trabalho se faz com a criança no centro do processo educativo, pois, possuidora de direitos, umsujeito histórico-social, produtora de cultura, é um ser capaz de inferir sobre o mundo ativamente e em seupróprio processo de conhecer e desvendar o mundo. Nesta perspectiva, vivencia diferentes experiências,estabelece relações entre crianças-crianças-adultos, aprende, brinca, explora, cria, imagina, fantasia,transgride, por meio de diversas linguagens: gestual, verbal, plástica, dramática, musical. Pela fala e açõesdo adulto, os bebês e as crianças pequenas têm suas múltiplas linguagens interpretadas e significadas.

As múltiplas linguagens são as diferentes manifestações expressivas presentes nas dimensões artísticas eculturais, vivenciadas, produzidas, criadas e recriadas por bebês, crianças pequenas e adultos, que semanifestam no desenho, pintura, literatura, música, escrita, escultura, dança, fotografia, cinema, teatro,poesia, museu, sons, choros, movimentos, entre tantas outras possibilidades, constituindo sentidos esignificados para todos os envolvidos.

Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês eas crianças pequenas demonstram cotidianamente, nos espaços coletivos o quanto a arte e a ciência sãoindissociáveis, pois partindo de sua curiosidade exploram o entorno criando suas teorias e atribuindosignificados às coisas que buscam compreender. Os bebês e as crianças pequenas, assim, são cientistas,artistas e filósofos na busca de compreensão e apreensão científica, poética e estética do mundo, comopropõem Gandini e Goldhaber (2002). Assim o papel do educador é contar muitas histórias, oportunizarmuitas formas de expressão artística e sensorial, o cuidar, o alimentar, proporcionar jogos dramáticos,danças, músicas, organizar ambientes desafiadores, disponibilizar variados materiais, brinquedos, objetos,livros, construir projetos coletivamente. Enfim, assumir o papel de pesquisador, mediador, estudioso queescuta atentamente e considera as crianças nas suas múltiplas manifestações, que busca a ampliação dorepertório cultural e que oferece às crianças possibilidades de sair do comum e entrar no surpreendente, nomaravilhamento das diversas formas de expressão e sentimento, preparando a organização dos espaços,selecionando os materiais e observando as ações das crianças para propor novas experiências.A proposta pedagógica da Casa da Criança Meimei situa-se em um entrelaçamento de concepções teóricasna área da educação humanista.

Os pressupostos conceituais e metodológicos adotados para o desenvolvimento das ações estão baseados naproposta construtivista segundo a teoria de Vygotsky: "o homem se constitui como homem a partir dasrelações que estabelece com os outros, é na troca com o outro que o sujeito se constitui como tal e constróiconhecimentos." É na escola o lugar onde a intervenção pedagógica desencadeia o processo de ensinoaprendizagem que gera o desenvolvimento do aprendiz e ao professor que como condutor do processo,ajuda a criança a concretizar um desenvolvimento que ela ainda não atinge sozinha. Vygotsky chama aatenção para o fato de que para compreender adequadamente o desenvolvimento devemos considerar nãoapenas o desenvolvimento real da criança, mas também seu nível de desenvolvimento potencial, isto é, sua

Page 3: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de adultos. Há tarefas que uma criança não é capaz derealizar sozinha, mas que se toma capaz de realizar se alguém lhe der instruções, fizer uma demonstração,fornecer pistas ou der assistência durante o processo.

Esta proposta pedagógica permite também que as crianças desenvolvam a autoestima, a autonomia,auxiliando-as na resolução de situações problema. "O aprendizado é essencial para o desenvolvimento doser humano e se dá, sobretudo pela interação social. A pessoa só aprende quando as informações fazemsentido para ela" Vygotsky.

Nos baseamos também na abordagem de Emmi Pikler, a abordagem Pikler ou Lóczy - como também éconhecida em todo o mundo em função do nome da rua onde ficava localizado o primeiro Instituto criadopor Emmi Pikler, pediatra e pesquisadora austro-húngara que viveu entre 1902 e 1964 e que dedicou a vidaao trabalho com bebês e crianças pequenas. "Devemos ser conscientes da importância que reveste aeducação do bebê e da criança pequena, da influência que esta educação terá sobre toda a sua vida" EmmiPikler

A abordagem envolve uma forma diferente de educar e de cuidar dos bebês. São detalhes extremamenterefinados, com gestos tão delicados e meticulosos que certamente passariam despercebidos pela maioriadas pessoas. Em muitos casos as próprias educadoras, habituadas às formas tradicionais de pedagogia,tiveram que reaprender muitas coisas. Além da dedicação com estudos, pesquisas e treinamentos da equipe,organização de ambientes e espaços e objetos próprios para a educação e o desenvolvimento adequado dosbebês.

o Vínculo afetivo tem um papel primordial na constituição do sujeito, sendo este um dos princípios quenorteiam a prática da abordagem Pikler.

"Como é diferente a imagem do mundo que uma criança recebe quando mãos silenciosas, pacientes,cuidadosas e ainda seguras e resolutas cuidam dela; e como parece ser diferente o mundo quando essasmãos são impacientes, rudes, apressadas, inquietas e nervosas. " Emmi Pikler.

Os bebês possuem um corpo onde afeto, intelecto e motricidade estão profundamente conectados e é aforma particular como estes elementos se articulam que vão definindo as singularidades de cada indivíduoao longo de sua história. Cada bebê possui um ritmo pessoal, uma forma de ser e de se comunicar.

As experiências dos três primeiros anos de vida são decisivas para a formação dos indivíduos. Nesteperíodo se formam as funções cerebrais que são a base para todo processo de desenvolvimento humano.

Quando o bebê vive em seu próprio tempo, com seu ritmo respeitado, sentem-se mais confiantes em suasdescobertas, e são instigadas naturalmente a concentrar-se em suas atividades.

Estruturamos a nossa proposta de trabalho com esta faixa etária em quatro princípios, baseados em umaabordagem de respeito ao desenvolvimento integral das potencialidades dos bebês.

Autonomia: Acreditamos que os bebês são potencialmente competentes logo ao nascer, e que podemaprender a partir de suas próprias experiências.

Relação privilegiada com o adulto: Acreditamos que os bebês necessitam de uma referência adulta quelhe transmita a segurança afetiva. Um adulto em que o bebê possa confiar e que seja capaz de estabelecervínculo.

Trabalhamos com o educador referência onde dividimos os bebês por educador referência sendo esteresponsável pelo seu grupo, ficando sob seus cuidados. Este estreitamento possibilita aos bebês umasegurança, apego seguro.

Page 4: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

A teoria do apego de Bowlby descreve a importância da relação inicial que se desenvolve entre o bebê eseu cuidador principal. Esse vínculo afetivo, denominado apego, oferece as bases para o desenvolvimentosocial, emocional e até mesmo cognitivo. Além disso, as relações de apego continuam a influenciar ideias,sentimentos, motivos e relações íntimas ao longo da vida.

Boa imagem de si: Acreditamos que os bebês não são apenas competentes. Eles devem ter a possibilidadede se sentirem competentes, sendo reconhecidos em suas conquistas diárias.

Boa saúde: Acreditamos que a saúde é primordial para o trabalho com os princípios anteriores e, aomesmo tempo é resultado deles. Um bebê que tem boas experiências, que possui um adulto que respondaas suas necessidades e que é valorizado em suas conquistas é um bebê saudável.

A nossa proposta curricular se baseia em quatro eixos básicos a fim de colocar em prática nossosprincípios.

Os cuidados: Na nossa proposta os cuidados individuais como a alimentação, o banho, a troca, sono fazemparte do que é pedagógico. Os cuidados individuais permitem as primeiras aprendizagens dos bebês sobre o"cuidado de si". Os cuidados com o espaço bem preparado, com a escolha de materiais, com a organização,também têm caráter pedagógico. Esses cuidados permitem as primeiras aprendizagens dos bebês, o cuidadocom seu meio e com o outro.

A boa qualidade dos cuidados fornece a garantia de que as necessidades essenciais da criança sejamsatisfeitas e de que ela conheça o sentimento de segurança e confiança ligados às experiências positivas nosdiversos momentos da sua vida cotidiana.

Todas as experiências cotidianas de cuidados educacionais compõem o currículo, como: carinho, beijo,toque, banho, trocar fraldas, descansar, dormir quando tiver vontade, calçar os sapatos, vestir a roupa,arrumar a sala, locomover-se, alimentar-se, passear, cantar, escalar, pular, escorregar, brincar, conversar,pintar, modelar, desenhar, dramatizar, escrever, pesquisar, dentre tantas outras práticas, intencionais, sãoplanejadas e avaliadas, com a mesma importância na configuração curricular, ou seja, desenhar não sesobrepõe a lavar as mãos para se alimentar e trocar fraldas é tão importante quanto contar uma história.

Há que se ressaltar que "banho planejado" não significa nomear as partes do corpo mecanicamente, masestabelecer relação plena naquele momento educativo de cuidado e atenção. As crianças aprendem a cuidarde si ao serem cuidadas.

O cuidar e educar da primeira infância começa pela criação de um ambiente facilitador, da constituiçãosaudável da pessoa. Os bebês humanos nascem com a sensibilidade de olhar, reconhecer e reagir àsexpressões faciais, gestuais e vocais daqueles que cuidam deles. Caso não haja reciprocidade, eles sefecham ao contato, o que significa um risco para o desenvolvimento saudável.

A motricidade livre: As experiências sobre si e sobre as coisas só podem acontecer a partir do movimento.Um bebê que se movimenta é um bebê que pensa. Sendo assim, nossos bebês não ficam presos emcadeirinhas, cadeiras altas ou bebê conforto. Com mobiliário adequado de origem europeia e específicopara a faixa etária, os bebês podem se movimentar com liberdade e segurança.

"O crescimento flstco e a maturação neurológica, associados às interações e às oportunidades oferecidaspelo ambiente possibilitam o desenvolvimento de habilidades, para que o bebê adquira autonomia paramudar de postura e locomover-se". (DAMARlS GOMES MARANHÃO)

Os ambientes foram todos planejados para atender os bebês com segurança e qualidade sendo amplos, commobiliários e objetos seguros e à altura deles para apoiar, levantar, andar, subir, descer, virar, parar erecomeçar.

Page 5: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

A presença dos educadores atentos também proporciona segurança para que os bebês explorem o espaçopreviamente organizado com desafios gradativos, como pisos firmes, confortáveis e seguros para deitar eaprender a virar-se, rastejar, sentar, com ajuda dos músculos fortalecidos pelos movimentos associados àmaturação neurológica, engatinhar - embora a forma de fazê-lo possa ser diferente.

o brincar: Para um bebê brincar é viver. Brincar, na nossa proposta é explorar objetos e materiais quepermitem o encontro com as primeiras noções de matemática, da física, e da química. O brincar tambémpermite ao bebê desenvolver sua linguagem e perceber que ele pode modificar os objetos á partir de suaação. Nas salas são privilegiados os brinquedos e materiais naturais como, por exemplo, panos, pecinhas demadeira, potes plásticos, buchas vegetais, etc. Uma das brincadeiras utilizadas também com os bebês é o"cesto de tesouros", elaborada por Elinor Goldschimied, é muito indicada para os bebês, pois possibilita aexploração, a composição e a estruturação de uma brincadeira individual e também coletiva, além deampliar a confiança das crianças proporciona momentos de descobertas por meio da interação comdiferentes objetos, a exploração das cores, texturas, cheiros, etc.;

A cultura: As manifestações de nossa cultura como música, as artes plásticas e a literatura sãoapresentadas aos bebês de forma lúdica e em contextos de brincadeira. Acreditamos na influência destasmanifestações na formação integral do bebê.

A avaliação neste processo conta com dois Instrumentos. Uma tabela de desenvolvimento que contém oprincipal Marco de Aprendizagem para a faixa etária e o portfólio do grupo, que permite aos bebês e ássuas famílias acompanhar as propostas realizadas ao longo do ano.

Nossa proposta visa possibilitar às crianças o contato com as diversas linguagens e áreas do conhecimento,em um ambiente acolhedor e afetivo, em consonância com o brincar que toda criança necessita paraentender o mundo, buscando o desenvolvimento integral em seus aspectos físico, psicológico, intelectual esocial, complementando a ação da família e da comunidade.

Sabemos que as crianças expressam-se utilizando várias linguagens, com as quais

constroem a si mesmas e as culturas nas quais estão inseridas levando-as ao

encontro entre palavras, choros, sons, movimentos, traçados, pinturas. todos

imbricados em ricas manifestações, mas que, por vezes, encontra-se enfraqueci da

no cotidiano infantil devido à ausência de propostas, que mesmo simples, procurem

garantir processos de criação em que os questionamentos, a busca criativa por

diferentes materiais, o respeito pelo trabalho individual e coletivo, estejam

presentes. Cabe aos adultos, junto com seus pares e as crianças, criarem espaços no

cotidiano de creches e pré-escolas em que as manifestações infantis estejam

presentes sendo compreendidas em sua inteireza, não se deixando conduzir apenas

pela linguagem verbal ou escrita desconsiderando demais formas expressivas.

GOBBI, Márcia, 2010, pago l.

Conforme as crianças se apropriam das diferentes linguagens, que se inter-relacionam, ela amplia seusconhecimentos sobre o mundo e registram suas descobertas pelo desenho, modelagem, ou mesmo porformas bem iniciais de registro escrito.

Page 6: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Vygotsky acredita que as crianças, por meio do aprendizado assistido, estão constantemente aprendendocom os outros e que depois elas internalizam esse aprendizado sozinhas, por meio da brincadeira.

o brincar sempre estará permeando o centro do processo educativo, sendo instrumento para odesenvolvimento das atividades propostas. O brincar livre proporciona o desenvolvimento motor, cognitivoe a autonomia.

Apoiaremos- nos no direito e necessidade do brincar no cotidiano das diversas situações que possamgarantir as diversas possibilidades de linguagem, em busca de entender vivenciar as diversas formas deexpressar, os medos, anseios, sonhos, alegrias, e se compreender como agente de sua história de vida.Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecido e construir o novo, conforme ela reconstrói ocenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindopersonagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.

Na brincadeira de faz-de-conta se produz um tipo de comunicação rica o que possibilita às crianças indagarsobre o mundo e sobre si mesma e por à prova seus conhecimentos no uso interativo de objetos econversações. Através das brincadeiras e outras atividades cotidianas que ocorrem, a criança aprende aassumir papéis diferentes e, ao se colocar no lugar do outro, aprende a coordenar seu comportamento comos de seus parceiros e a desenvolver habilidades variadas, construindo sua identidade.

Ao ingressar na creche, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com pessoas de sua idade,construindo novos valores, adquirindo novas experiências. Essa socialização instiga novos comportamentosprovocando novos aprendizados.

Dentro dessa dinâmica de trabalho o papel do educador é de mediar incentivar o processo deaprendizagem, como parte integrante de todo processo educativo, sugerindo, organizando edesorganizando, equilibrando e desequilibrando, visando sempre a autonomia, a cooperação, iniciativa ecriatividades das crianças.

Desenvolvemos nosso trabalho baseado na pedagogia de projetos, onde os projetos acontecempartindo do interesse das crianças.

Conforme consta nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação

Infantil: Entende-se como projeto aquele trabalho em que a escolha do objeto de.estudo irá partir da realidade em que o grupo de bebês e crianças pequenas está

inserido. aquilo que irá despertar a curiosidade. a vontade de investigar, de

conhecer mais profundamente, de olhar, de sentir, de experimentar o entorno.

Implica também, na flexibilidade dos profissionais que estão à frente de cada turma,

pois não será possível mais pautar-se nos modelos de planejamentos prescritivos,

mas sim, em adotar práticas narrativas de situações coletivas do cotidiano nas quais

sente-se, pressente-se, lê-se, intui-se, constata-se que há um interesse cognoscente,

fios e pistas são levantados como horizontes de possibilidades das tessituras do

cotidiano.

Dentro dos projetos o trabalho acontece de forma interdisciplinar, envolvendo todas as áreas deconhecimento, e se estendendo para a família, que tem um papel importante no processo dedesenvolvimento da criança. Os projetos possibilitam a integração entre as turmas e a comunidade, umavez que as vivências envolvem o cotidiano da educação Infantil e transbordam os espaços educativos. Poisatravés deste trabalho construímos e estreitamos nossas relações, criando um espaço de divulgação de

Page 7: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

nossas ações e estendendo nossos atendimentos através de visitas domiciliares, caderno de recados,abertura de voluntariado e reuniões de pais, pois neste momento é que contamos com a participação dospais em nosso planejamento.

Os educadores que desenvolvem projetos necessitam de um olhar de observação, exigindo atenção esensibilidade aos sinais de interesse que as crianças apresentam. Trabalhar com projetos é desafiador, poisé preciso pesquisar informações sobre as temáticas levantadas pelas crianças, e buscar várias formas delinguagem que as motivem. Um processo pedagógico, que implica em relações de parceria frente aoconhecimento, curiosidade, desejo, demanda um profissional que respeita e acolhe as culturas infantis.

A estruturação do espaço físico, a forma como os materiais estão dispostos e organizados influenciam osprocessos de ensino e de aprendizagem, auxiliam a construção da autonomia, da estabilidade e dasegurança emocional da criança. Para bem desenvolver sua identidade, é fundamental que ela sinta-seprotegida e esteja inserida em um universo estável, conhecido e acolhedor. Os espaços são concebidoscomo 'componentes ativos do processo educacional e neles estão refletidas as concepções de educaçãoassumidas pelo educador e pela escola. Existem diversificadas formas de organizar o espaço físico escolar.

A partir da compreensão e do reconhecimento que o aspecto físico do ambiente exerce forte impacto sobreas ações das crianças e consequentemente sobre sua aprendizagem, construiu-se uma proposta deorganização do ambiente que atenda as crianças em sua plenitude, ou pelo menos, que favoreça um melhordesenvolvimento infantil.

Em geral a organização do espaço acaba por atender as necessidades dos adultos e não das crianças.Considerando que o planejamento do espaço ou ambiente deve promover segurança, confiança e provocaras diversas formas de expressão: plástica, motora, musical, entre outras, assim como possibilitar o trabalhocom as diferentes linguagens, é fundamental que o espaço promova o desenvolvimento e a interaçãocriança/criança; criança/adulto e criança/objeto, assim como os contatos sociais, a privacidade para ocrescimento e por fim a promoção da identidade pessoal. Enfim, os espaços precisam encontrar-seorganizados para uma pedagogia da educação infantil, onde as ações de cuidar e educar sejamindissociáveis, complementando as ações da família. Para garantir tudo isto, organização e rotina sãonecessárias, entretanto é possível flexibilizar a organização dos diferentes espaços, criando diversosambientes desafiadores e criativos para as crianças utilizarem com mediação, intervenção e participaçãodos educadores.

A avaliação cumpre um importante papel, é fundamental para que os professores conheçam melhor ascrianças com as quais trabalham suas características pessoais e grupais, suas emoções, reações, desejos,interesses e modos pelos quais vão se apropriando da cultura na qual estão inseridas, transformando-a.

Avaliar é, portanto, o exercício de um olhar sensível e cuidadoso ao outro. Nosso planejamento pedagógicoé centrado na criança, em suas necessidades e interesses. Realizamos o acompanhamento do trabalhopedagógico através de portfólios e registros de atividades, relatórios e escala de desenvolvimento infantil,para a avaliação do desenvolvimento das crianças, pois esses procedimentos orientam o olhar dosprofessores sobre seu próprio trabalho e sobre o modo como as crianças estão se beneficiando ou não dasintervenções planejadas.

Nosso trabalho busca promover ações que combatam a exclusão. Procuramos também proporcionarinterações entre os grupos atendidos, garantindo a inclusão de todas as crianças, baseado nos valoresessenciais para a construção de uma sociedade mais humana, ativa, participativa que saiba cooperar com osoutros.

Segundo a Lei n? 13.146, de 6 de julho de 2015, capítulo IV, Art. 27. A educação constitui direito dapessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado aolongo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos ehabilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidadesde aprendizagem.

Page 8: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Nesse contexto, a política de educação inclusiva traz obrigatoriamente para dentro dos muros da escola adiversidade humana, a inserção de pessoas com características distintas e especiais, permite a comunidaderever suas práticas e seus conceitos.

Atendemos em nossa unidade crianças deficientes. Cuidamos para que essas crianças sejam atendidas poruma professora com especialização em educação especial e inclusiva, o que favorece todos os aspectos queenvolvam as crianças, tanto fisicos quanto sociais e emocionais.

A professora de Educação Especial tem uma carga horária de 22 horas semanais, intercalando os períodosnos dias da semana, para atender as necessidades apresentadas. Ela acompanha o aluno na sala de aula edemais espaços educacionais, em conjunto com o professor regente, de acordo com o horário estabelecidocom a equipe gestora. Encaminha o aluno para as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) da SecretariaMunicipal de Educação; colabora com a formação continuada da equipe da creche, participa de reuniõesmensais com os profissionais que atuam com o aluno na SRM e em outros serviços especializados,viabiliza as parcerias com as outras redes de serviço, com a família e comunidade que atuam com o alunofora do âmbito escolar, aponta, sugere recursos e adapta materiais específicos, quando necessários aoprocesso educativo realizado na creche e atende de forma domiciliar, quando necessário.

Seu público alvo são crianças com deficiência sensorial, fisica, intelectual; Transtorno Global doDesenvolvimento - Autismo, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância e Síndrome deAsperger; Altas Habilidades/Superdotação.

A acessibilidade também é privilegiada na creche, investimos em nossa estrutura fisica de forma a atenderas limitações motoras das crianças, adequamos alguns mobiliários para melhor atender suas especificidadese instalamos uma plataforma de elevação entre pisos, para ajudar na acessibilidade.

o importante é reconhecer que a Educação Inclusiva só se efetiva se os ambientes de aprendizagem foremsensíveis às questões individuais e grupais, e onde as diferentes crianças possam ser atendidas em suasnecessidades específicas de aprendizagem, sejam elas transitórias ou não, por meio de ações adequadas acada situação.

Observamos diariamente os avanços que temos tido com nossas crianças. A ajuda de uma profissionalespecialista em educação especial também foi bastante positiva, somos orientadas em como trabalhar deforma a respeitar as necessidades reais da criança e suas possibilidades.

Acreditamos que a escola deve ser um ambiente que promova a troca de experiências e o respeito mútuo,tomando esses aspectos uma prática de convivência. Trabalhamos de forma a privilegiar essas relações, apermitir que as crianças construam de forma autônoma suas relações interpessoais. Desenvolvemos estasações através de leitura de livros e histórias que privilegiam aspectos como desigualdade social, racial,plural idade cultural, religião, diferenças, enfim, promovemos momentos para que as crianças de formalúdica e espontânea se formem de forma integral sem atribuir valor negativo as diferenças.

O trabalho com jogos de integração e exploração das características fisicas e pessoais também éprivilegiado em nosso trabalho, os educadores primam momentos com jogos e brincadeiras que permitemas crianças se conhecerem, conhecerem suas características e agregar valor positivo as diferenças.

As situações cotidianas criadas nas creches e pré-escolas podem ampliar as possibilidades das criançasviverem a infância e aprender a conviver, brincar e desenvolver projetos em grupo, expressar-se,comunicar-se, criar e reconhecer novas linguagens, ouvir e recontar histórias lidas, ter iniciativa paraescolher uma atividade, buscar soluções para problemas e conflitos, ouvir poemas, conversar sobre ocrescimento de algumas plantas que são por elas cuidadas, colecionar objetos, participar de brincadeiras deroda, brincar de faz-de-conta de casinha ou de ir à venda, calcular quantas balas há em uma vasilha paradistribuí-Ias pelas crianças presentes, aprender a arremessar uma bola em um cesto, cuidar de sua higiene e

Page 9: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

de sua organização pessoal, cuidar dos colegas que necessitam ajuda e do ambiente, compreender suasemoções e sua forma de reagir às situações, construir as primeiras hipóteses, por exemplo, sobre o uso dalinguagem escrita, e formular um sentido de si mesmo.

Apesar de realizarem atividades diferenciadas, professores, gestores e os diversos profissionais da escola,todos trabalham tendo um objetivo comum: oferecer para as crianças e para as famílias uma escola dequalidade.

Organização das matriculas: formas e critérios de enturmação.

o processo de cadastro para a lista de espera inicia com uma entrevista social, baseada em um estudo sócioeconômico. Este é realizado no ato da solicitação de vaga, onde são analisadas todas as documentaçõessolicitádas.

A inclusão da criança é efetivada a partir de avaliação de equipe, análise da documentação e comprovaçãoda situação financeira /socioeconômica das famílias finalizando com uma visita domiciliar.

Critérios avaliados:./ Aluno publico alvo da educação especial;./ Avaliação socioeconômica familiar, analisando as condições de risco e vulnerabilidade social;./ Atendimento aos grupos familiares residentes nos bairro da região norte;./ Filhos de mães adolescentes e/ou chefe de família; cujo seus companheiros estão reclusos e não

possuem ajuda de terceiros;./ Crianças desnutridas e /ou com problemas de saúde; ou quando no grupo familiar possuem

problemas de saúde;./ PaislResponsáveis com deficiência, síndrome, transtorno etc;./ Famílias que possuem programas Assistência Social/Bolsa Família;./ Crianças em lista de espera cadastro anterior;./ Criança sob medida de acolhimento institucional, familiar ou reintegração;./ Criança que possui irmão matriculado;./ Criança filho (a) de vitima de violência de gênero de natureza fisica e/ou sexual;./ Renda Per capta.

o cadastro para solicitação de vagas é realizado todos os dias das 07h30min às 17hOOmin.

Documentos necessários:Cópia da certidão de nascimento;Cópia da carteira de vacinação;Cópia do comprovante de endereço;Identidade e CPF dos pais ou responsáveis;Comprovante de renda de todos os moradores da casa;Xerox da carteira de trabalho de todos os adultos da casa;Bolsa Família, B.P.C, Nutrir Campinas;Comprovante de beneficios assistenciais;Comprovante de aluguel pago;

Page 10: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

As turmas foram organizadas tendo como critério a faixa etária. Temos hoje 11 turmas no total, osagrupamentos são distribuídos da seguinte forma:

I. Agrupamento I Integral: crianças nascidas entre 01/07/2015 a 31/12/2017;II. Agrupamento II Integral: crianças nascidas entre 01/11/2013 a 30/06/2015;IH. Agrupamento III Integral: crianças nascidas entre 01/04/2011 a 31/10/2013;

Para que este trabalho seja desenvolvido de forma eficaz, temos:

QUADRO DE PROFISSIONAIS E ATENDIMENTO

Atendimento Equipe de profissionais

01 Diretora Educacional

AGI A- 3201 Orientadora Pedagógica

AGHA-2801 Assistente Social

AGIIB-2007 Professores

AGII C -2001 Pedagoga - Educação Especial

AGIID-2018 Monitores

AGIII A-2201 Recepcionista

AGIII B -2101 Auxiliar Administrativo

AGIII C -24

AGIIID-2401 Assistente Administrativo

AGIIIE-2401 Cozinheira

AGIII F - 24 02 Auxiliar de Cozinha

03 Serviços Gerais

01 Motorista

Total = 259Total = 39

Page 11: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Plano de Trabalho

Objetivo Causa Ação Etapas Responsável

- Promover parceria comas famílias

- Importância da - Criar oportunidades deparceria entre a escola participação efetiva dasJ fanúlia famílias no ambiente

escolar

- Reuniões paraplanejamentos eelaboração dosprojetos

- DiretoraEducacional

- Organização dos espaços - Organização para oque permita as crianças a atendimento das'utilizarem de forma necessidades dasadequada os materiais criançasidisponíveis favorecendosua aprendizagem e o seudesenvolvimento integral.

- Utilização adequada dosespaços e ambientes'- Formação / capacitação'continuadaI

- Orientação eacompanhamento dasatividadesdesenvolvidasbuscando umaparticipação efetiva

- OrientadoraEducacional

- Fazer formaçõescontinuadas que permitamreflexões e reconstruçõessobre a prática educativa

- Obtenção de - Observação, registros e - Garantindo aconhecimentos intervenção ao longo do socialização e oaprofundados sobre a ;processo de construção de desenvolvimento dosprimeira infância com aprendizagem. atendidos.oportunidades detrocas de experiências

- Educadores

As avaliações acontecem em diversos momentos, durante a organização dos processos, nosacompanhamentos diários. A cada mês é feito uma reunião para uma reestruturação e acompanhamento dosregistros, finalizamos com a avaliação semestral onde todos os funcionários da instituição participam.

Atividades DesenvolvidasIniciamos as atividades no dia 25 de janeiro. Toda a equipe se reuniu para preparar o planejamentoreferente às atividades do primeiro semestre. Neste dia houve uma formação para toda a equipe deprofissionais, os conceitos trabalhados foram:

A importância do acolhimento: São observados os sentimentos que algumas crianças demostram aoficarem na creche sem suas famílias. Como: seus medos, anseios, inseguranças, e ansiedade. Trabalhamoscom os nossos profissionais a importância de ter um olhar acolhedor e ser receptivos acolhendo as criançasnesse momento difícil.

Abordamos a proposta da instituição: Apresentamos a missão, a proposta de trabalho, ressaltando o nortedo trabalho a ser desenvolvido com respeito e dedicação para com nossos atendidos.

No primeiro dia de aula, recebemos as crianças e suas famílias com uma interação com toda a equipe detrabalho. As crianças estão conhecendo seus educadores, voltando a ver seus colegas, distanciando-se desua família e aprendendo a ter confiança nas pessoas que estarão com elas a maior parte de seu dia. Nestemomento a interação, o acolhimento, e a construção dos vínculos são imprescindíveis.

Page 12: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Com os bebês de quatro meses a um ano e oito meses, fazemos todo um trabalho de adaptação com ascrianças e seus responsáveis. Visto que este processo de separação entre a mãe e seu bebê é doloroso paraambos.

Primeiramente tomamos o cuidado de apresentar aos responsáveis à instituição: os profissionais, a salaadaptada para os bebês e todo o trabalho que é feito no berçário. No primeiro dia, as mães acompanharamas crianças tirando todas às dúvidas, mostrando o ambiente aos bebês, passando confiança para a criança aoestar próximo dos educadores. Elas conhecem os educadores permanecendo um tempo na sala de aula comeles.

Ao estarem perto dos profissionais que estarão cuidando das crianças, as mães adquirem mais confiança aoter que deixar seu filho em um ambiente onde ele estará seguro e sendo bem cuidado.

PREPARAÇÃO DAS PROPÓSTAS PARA AS CRIANÇAS

Primeiramente o trabalho é voltado a conhecer, observar e identificar questões específicas das crianças e decada grupo, estes elementos ajudarão no desenvolvimento de todo o planejamento anual a serdesenvolvido.

Os educadores elaboram um planejamento anual, onde deve constar a proposta de trabalho a serdesenvolvido no decorrer do ano letivo. Neste deve conter: Caracterização da turma, objetivo geral,objetivo especifico, justificativa, estimulações a serem trabalhadas na educação infantil, pensando semprenas áreas do desenvolvimento das crianças que devem ser estimuladas a todo instante.

Page 13: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Os professores planejam as atividades pedagógicas estimulando o desenvolvimento das diversas áreas dacriança, quer seja psicológica, física, motora e social. Os monitores complementam estas ações,trabalhando com a parte lúdica ensinando e estimulando principalmente o desenvolvimento motor global -atividades com o corpo, brincadeiras com bolas, cordas, jogos cooperativos, ritmos, circuitos, artes entreoutros.

É na vivencia e nas expenencias que as crianças aprendem a desvendar o mundo, sendo necessáriotrabalhar tudo no concreto, onde elas possam manusear, descobrir, experimentar, criar e reinventar, por issoé imprescindível na educação infantil, desenvolver uma rotina organizada, atuando com didáticas (meios detrabalho) que sejam construtivas e significativas, tendo um olhar atencioso para as coisas que as criançasnos trazem, assim conseguirão desenvolver-se obtendo uma aprendizagem significativa que proporcionaráuma base necessária para seu pleno desenvolvimento.

PROPÓSTAS DE TRABALHO

Na educação infantil as crianças aprendem em cada gesto, cada palavra, cada postura. O trabalho tem queser desenvolvido de forma lúdica e agradável com respeito e dedicação.

Trabalhamos sempre a convivência entre os grupos, a alimentação balanceada, visto que muitas crianças aoentrarem na creche não possuem alguns hábitos saudáveis de alimentação. Muitas crianças recusamdiversos alimentos importantes para o seu desenvolvimento tais como: legumes, verduras e frutas.Buscamos fazer um trabalho junto com as famílias abordando estas questões. Primeiramente, entendendo adinâmica familiar e conversando sobre a importância dos alimentos para o desenvolvimento infantil.

Quando necessário os educadores planejam propostas de trabalho que envolva a alimentação, despertandoo interesse das crianças.

Page 14: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

ATnnDADESDIVERSA

Page 15: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Em julho o atendimento é feito para as turmas dos AGI e AGIl (crianças de 04 meses á 03 anos). Oseducadores prepararam um Projeto para as férias com diversas brincadeiras, algumas oficinas, percursos,culinária, trabalhando sempre o desenvolvimento motor, cognitivo e físico das crianças, atendendo àsespecificidades da educação infantil.

Na educação infantil as linguagens devem ser exploradas de diversas maneiras em diferentes contextos. Ascrianças apresentam diversas maneiras de expressões nos momentos de fantasia e imaginação. Aquiapresentaremos alguns acontecimentos marcantes desta trajetória.

Page 16: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Passeio ao Bosque de Campinas

Atividade com a família na Lagoa do Taquaral

,

Page 17: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Exposição de Artes

Palestra SANASA - Higiene Bucal

Page 18: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Projeto Semente á Flor

resentações - Sarau

Page 19: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Semana da Criança

Exposição de Artes 2° SemestreTema: Regiões do Brasil

Page 20: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

ATIVIDADES COM AS FAMÍLIAS

Projeto Recriar: Trabalho sistematizado com as famílias em acompanhamentopela instituição.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR VOLUNTÁRIOS

Doutora Marlene: Atendimento Homeopático Ambulatorial desenvolvidosemanalmente com as famílias e crianças atendidas em nossa instituição.

Page 21: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Semente a flor: Atividade desenvolvida por voluntária agrônoma com ascrianças de AGill com o objetivo de estudar o desenvolvimento das plantas.

FORMAÇÕES

o objetivo das formações é colocar em prática a abordagem de Emily Pikler, estarmos nos atualizandocada vez mais em nossa prática cotidiana, aprimorando a atuação dos educadores.

Trabalhamos para que a prática pedagógica seja feita de forma eficaz no desenvolvimento das crianças de Oá 06 anos. Nestes momentos abordados alguns conceitos do desenvolvimento infantil, temos momentos detrocas de experiências e organização das atividades que acontecerão. Pensamos sempre nesta construçãocoletiva entre as equipes.

Neste ano tivemos algumas participações em nossas formações.

Dr" Claudia - A Importância da Amamentação.

Aura - O Olhar Sensível na Educação Infantil.

Page 22: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Leila Oliveira - Desenvolvimento Infantil segundo a Abordagem Pilder.

AVALIAÇÃO DO TRABALHOAplicação do IQEI - Indicadores de Qualidade na Educação Infantil

IQEI é um instrumento de avaliação que ajuda-nos a levantar alguns indicadores de qualidade a sertrabalhado na educação infantil melhorando o desenvolvimento de nosso trabalho.Esses indicadores são divididos em 07 eixos:

01. Planejamento institucional;02. Multiplicidade de experiência e linguagens;03. Interações;04. Promoção da saúde;05. Espaços, materiais e mobiliários;06. Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais;07. Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social. •

Reunimos todos os funcionários, alguns pais convidados que representaram as famílias atendidas, algunsvoluntários que nos ajudaram no decorrer do ano e representantes da diretoria da instituição. Esta avaliaçãonos dá uma visão mais clara do andamento do trabalho e as melhorias que precisamos fazer.

Estes indicadores nos ajuda a visualizar e nos possibilita identificar o que vai bem e o que vai mal naInstituição de forma que todos tomem conhecimento e possam discutir e decidir as prioridades de ação paraa sua melhoria.

Page 23: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

EVENTOS:

Toda semana fazemos culinária para ajudar na arrecadação de recursos com vendas de pães, bolos, tortas,doces e salgados feitos na própria unidade e alguns quitutes feitos por voluntários.

Fazemos também, todo o segundo sábado do mês um bazar beneficente onde contamos com a colaboraçãode voluntários que se dispõem a vir organizar este evento toda semana. E por fim e não menos importantenão poderíamos deixar de frisar a colaboração mensal de nossos Associados Contribuintes.

BAZAR:

PIZZA BENEFICENTE:

A Casa da Criança Meimei, é abençoada com a participação de seus colaboradores. Muitas pessoascontribuíram desde a divulgação do evento, ajudando nas venda e na montagem.

Page 24: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

JANTAR BENEFICENTE:

INVESTIMENTOS:Reforma da Sala AGI - A (Berçário).

,

Page 25: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Reforma - Fraldário.

Reforma - Lactário.

Reforma da Sala AGII - A.

--~< .~~-

Page 26: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Reforma da Sala AGII BID.

Reforma da Sala AGII C.

Solário do Berçário.

Page 27: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Trocadores para os bebês.

!li •

Armários - Cozinha e Fraldário.

Compra de ventiladores.

Reforma - Oficina, Lavanderia . ..

Page 28: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Retirada da Rampa da quadra.

Estacionamento.

Reforma das grades do solário.

Page 29: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Reforma do teto de madeira / Pintura.

Colocação das portas de vidro no berçário.

Page 30: RELATÓRIO ANUAL - meimei.org.br · Não há uma linguagem que se sobreponha a outra, todas são importantes na Educação Infantil. Os bebês e as crianças pequenas demonstram cotidianamente,

Galinheiro.

----G-i-b~rr--~l-.ra-------

Diretora Educacional

c

Páscoa Colli TozoniPresidente.