relatÓrio anual 2015 haitong | brasil · sustentabilidade e gestão ... do mercado brasileiro e...

99
A NEW LANGUAGE IN THE FINANCIAL WORLD RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL haitongib.com.br

Upload: trinhkhanh

Post on 26-Nov-2018

232 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

A NEW LANGUAGE IN THE FINANCIAL WORLD

RELATÓRIO ANUAL 2015HAITONG | BRASIL

haitongib.com.br

Page 2: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Índice

Mensagem do Presidente

1 - Perfil Corporativo Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A.Estrutura AcionáriaNossa MissãoPrincípios e ValoresPrincipais Indicadores 2015

2 - Nossos Negócios Cenário EconômicoGestão de ClientesMercado de CapitaisTesourariaFinanças CorporativasCorretora - Haitong Securities do Brasil

3 - Governança Corporativa Modelo de Gestão Gestão Integrada de Riscos Conselho de Administração e Diretoria Executiva

4 - Ativos Intangíveis Gestão de Intangíveis Recursos Humanos

5 - Responsabilidade Socioambiental Sustentabilidade e Gestão Programas

6 - Comunicação e Relacionamento Comunicação, Imprensa e Eventos

7 - Resultados do exercício Perspectivas

8 - Demonstrações Financeiras

Page 3: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Mensagem do

PresidenteO ano de 2015 começou com o desafio de conduzir o Haitong Banco de Investimento do Brasil de forma segura, em meio a um cenário político e econômico instável e sinais de recessão prolongada. Soma-se ainda a condução do processo de aprovação com entidades reguladoras da transferência do controle do banco no Brasil, concluído em setembro de 2015, quando assumimos a nova marca e padrão de comunicação de nosso acionista controlador, a Haitong Securities CO., uma das maiores casas de intermediação financeira e banco de investimento da China.

Todos os desafios, entretanto, foram superados e reforçaram as características que têm marcado a atuação do Haitong no Brasil ao longo de seus 16 anos de presença no País: um banco de investimento com profundo conhecimento do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, Project Finance, Mercado de Capitais, Tesouraria e Corretagem.

A recepção do mercado brasileiro à nova marca é motivo de satisfação, pelo fato de trazer o reconhecimento da atuação sempre focada nos clientes; na resiliência em gerar valor para o acionista, com resultados positivos, mesmo em face aos desafios já citados; e na renovação de nosso compromisso em ser um parceiro global, agora trazendo a Ásia, e a China, em especial, para fechar o mapa de cobertura com Península Ibérica, Índia e América Latina, mantendo, contudo, o relacionamento e o conhecimento sobre o mercado brasileiro.

Os desafios foram sendo superados progressivamente: (i) em março de 2015, liquidamos uma emissão externa captada em 2010, de USD 500 milhões; (ii) em agosto de 2015, o Banco Central do Brasil deu o seu de acordo à troca de controle, cujo processo foi encerrado em 7 de setembro; (iii) mudança de marca e posicionamento de comunicação com o mercado com a adoção do conceito de marca e padrão visual global com nosso acionista final; (iv) atribuição e divulgação, pela Standard & Poor’s, do rating do Banco no Brasil, de brA+ (escala nacional) e BB- (escala global) com outlook positivo, após um período em que a avaliação da percepção de risco do banco no País estava on hold, destacando-se que o Haitong do Brasil é a única instituição financeira no mercado local que tem se

Page 4: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 3

mantido com outlook positivo; (v) e, em dezembro, com uma liquidez de R$ 731 milhões; um índice Basileia de 17,8%; e um lucro líquido de R$ 10 milhões.

Todos os indicadores acima refletem o compromisso e o alinhamento de objetivos dos Membros do Conselho, dos Diretores e de todos os colaboradores e uma demonstração de confiança no futuro, não deixando de aprender com as dificuldades do passado.

Os desafios são renovados a cada ano; entretanto, a capacidade de enfrentá-los e superá-los é ainda maior, agora com o reforço da solidez da Haitong Securities como acionista.

Há muito trabalho a ser feito, visando à maior eficiência operacional, sempre de forma a atender as melhores práticas de controles definidas pelas autoridades locais, a adequada gestão do capital e consequente geração de valor ao acionista.

A confiança de que seremos, mais uma vez, bem-sucedidos, é crescente, mantidos os pilares de nossa atuação, conhecimento profundo do mercado brasileiro, capacidade técnica de nossos colaboradores e posicionamento estratégico bem definido; e, por fim, a certeza que o Brasil continua sendo de fundamental importância para a consolidação da Haitong no cenário internacional.

Agradecemos aos colaboradores, que permaneceram fiéis na travessia dos períodos mais agudos; aos clientes, por confiarem nas ações que tomamos ao longo do ano; e aos acionistas, pelo sempre valoroso apoio na definição dos caminhos a seguir.

Rafael Valverde

Membro da Comissão Executiva do Haitong Bank, S.A. e Presidente do Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A.

O Haitong do Brasil é a única instituição financeira no mercado local que tem se mantido com outlook positivo

Page 5: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

PERFIL CORPORATIVO

Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A.

O Haitong Securities Co, segundo maior banco de investimento na China, concluiu, em 7 de setembro de 2015, o processo de aquisição do Banco Espírito Santo de Investimento S.A. (BESI), unindo os objetivos das duas corporações em uma meta comum: tornar-se um dos principais bancos de investimento do mundo na próxima década.

Com a aquisição, a denominação do Banco foi alterada para Haitong Bank S.A. e a marca Haitong foi incorporada pela instituição.

No Brasil, o Banco passou a ser chamado de Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A. e controlado pelo Haitong Bank (80%), com sede em Portugal e, indiretamente, pelo Haitong Securities, em Xangai. O Banco Bradesco participa do capital da instituição brasileira com 20% das ações.

O Banco atua no País desde 2000, prestando serviços de assessoria financeira nas áreas de mercado de capitais, fusões e aquisições, financiamento de projetos, operações estruturadas, tesouraria e gestão de riscos. Ainda opera ativamente na concessão de crédito para operações vinculadas às atividades de banco de investimento e também na área de corretagem de títulos e valores mobiliários, por meio do Haitong Securities do Brasil CCVM S.A., sua subsidiária integral.

Nossos Negócios

Investment BankingOriginação de Clientes

M&A Mercado de Capitais

OperaçõesEstruturadas

Project FinanceAcquisition &Trade

FinanceTrustee

Renda Fixa(Sales & Trading)& Global Markets

Sales & Distribution Corretora

2005/2006Aquisição da Shanghai Huanghai,

da Gansu Securities e da Xingan Securities

2009Aquisição da Taifook Securities,

atual HT International (HK)

2014Aquisição do Grupo Unitrust Capital,terceira maior empresa estrangeira

de arrendamento financeiro da China Aquisição do BESI

2007Abertura de capital na

Bolsa de Xangai (SH 600837)

2012Abertura de Capital na Bolsa de Hong Kong

(HK 6837)

2014Aquisição da Japaninvest,

uma das principais corretorasindependentes na Ásia

20151988

Constituição daHaitong Securities

01

Visão Geral da Haitong Securities

Page 6: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 5

HAITONG SECURITIESCO., LTD.

HAITONGINTERNATIONAL

HOLDING

HAITONG BANK, S.A.

HAITONGBanco de Investimento

do Brasil S.A.Banco Bradesco S.A.

HAITONG Securitiesdo Brasil CCVM S.A.

HAITONG do Brasil DTVM S.A.

EBP - Estruturadora

Brasileira de Projetos S.A.

100%

100%

80%

20%

100% 100% 11,11%

Estrutura Acionária

Nossa Missão

Atuar com responsabilidade, buscando a constante geração de valor para seus clientes, colaboradores, acionistas e sociedade.

Atuar com uma estratégia sustentável, alinhada ao posicionamento competitivo de mercado e respeitando sempre seus clientes e colaboradores.

Contribuir ativamente com o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental das comunidades com as quais interage.

Page 7: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Princípios e Valores

As atividades do Haitong são norteadas pelos seguintes princípios e valores:

OwnershipForte identificação com a missão e os valores corporativos e sentido de integração no Grupo, revelando uma vontade explícita e afirmativa de ser e permanecer um membro ativo e integrante do Banco. Viver com intensidade a dinâmica, os sucessos e as dificuldades da instituição, como se de seus se tratassem. Evidenciar pelos comportamentos e atitudes um forte sentido de responsabilidade, e preocupação com o desempenho e riscos do Banco e dos seus clientes.

Orientação para o ClienteConquistar, manter e desenvolver a confiança dos clientes, por meio de um comportamento profissional e dedicado, focando nas suas necessidades e tentando superar as suas expectativas, com o objetivo único de maximizar a contribuição para a criação de valor e o estabelecimento de uma relação de parceria.

ExcelênciaDemonstrar qualidade e potencial por meio de soluções inovadoras e criativas. Procurar constantemente a perfeição, com atenção aos detalhes, obtendo resultados que superem as expectativas.

Orientação para as PessoasValorizar a dignidade de todos os colaboradores, oferecendo-lhes espaço para a sua realização e crescimento, pessoal e profissional, respeitando os conhecimentos, competências e individualidade de cada um.

Cultura de AprendizagemAtitude de aprendizagem contínua e inovação, promovendo a diversidade de ideias e a partilha de informação. Constante busca por mais conhecimento, para tornar o Banco uma fonte de diferenciação no mercado.

Paixão de VencerRevelar forte envolvimento e elevado nível de energia e motivação, que cultivem a vontade de fazer e conseguir cada vez mais e melhor.

ComunicaçãoDemonstrar capacidade de expressar opiniões e pontos de vista, de uma forma objetiva e clara, dando ao mesmo tempo espaço de afirmação e expressão ao interlocutor. Valorizar a informação, sendo assertivo na opinião e atento e ativo no entendimento dos demais. Valorizar uma política consistente de open-door e comunicação não hierárquica com as pessoas em todos os níveis da organização, promovendo adequadamente a transparência.

Page 8: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 7

Pensar e Agir InternacionalmenteEstar ciente das tendências globais que afetam os negócios e manter-se informado dos desenvolvimentos relevantes que ocorrem no cenário global. Ter capacidade de avaliar e estimar de que forma os eventos mundiais podem ter impacto no negócio local e vice-versa, desenvolvendo as tarefas em um contexto global. Respeitar as diferenças entre as várias geografias onde o Banco está presente, mas garantindo a integridade dos negócios.

Ética e TransparênciaAlinhar o pensamento e a conduta corporativa de forma a responder adequadamente a requisitos de solidariedade e respeito pela dignidade humana. Respeitar a regulamentação vigente e implementar as regras corporativas no desenvolvimento do negócio, comportando-se de uma forma que seja do interesse geral do Banco. Manter um elevado nível de transparência nos relatórios anuais, contas e outros documentos corporativos, assegurando que os colaboradores, acionistas, reguladores, clientes e mercado em geral disponham de informação adequada para entender as atividades do Banco e os seus resultados.

Page 9: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

w 2011 2012 2013 2014 2015

Informações Patrimoniaise Eficiência

Ativos Totais BRL MM 6.631,5 6.673,4 8.096,4 6.149,7 8.032,2

Captação Interna BRL MM 1.856,1 2.407,5 2.971,8 2.108,3 1.880,1

Patrimônio Líquido (PL) BRL MM 522,2 640,8 665,7 660,8 651,2

Lucro Líquido BRL MM 70,8 31,1 41,0 14,5 10,1

Return on Average Equity (ROAE) BRL MM 14,2% 5,3% 6,3% 2,2% 1,5%

Gestão de Capital

Capital Principal % 14,4% 15,5% 14,0% 15,7% 17,8%

Adicional Capital Nível I % 15,6% 15,5% 14,0% 15,7% 17,8%

Patrimônio de Referência % 15,6% 16,1% 14,2% 15,7% 17,8%

Informações Adicionais

Número de Colaboradores 190 212 193 164 160

Número de Autônomos 21 21 26 15 7

Total 211 233 219 179 167

Principais Indicadores 2015

Aproximadamente R$ 7 bilhões de Funding Total

160 colaboradores Índice Basileia 17,8%

Lucro de R$ 10 milhões

Portfólio de crédito de 77 clientes

Ativos de R$ 8 bilhões Patrimônio Líquido R$ 651 milhões

Rating Standard&Poor´sBr.A+ (escala nacional)

e BB- (escala global)

Escala globalNotação de crédito: BB-

Outlook positivo 24/09/2015

Escala nacionalNotação de crédito: br.A+

Outlook positivo 24/09/2015

Page 10: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 9

Desdobramentos econômicos de 2015 favoreceram mais as

economias avançadas do que os mercados emergentes

NOSSOS NEGÓCIOS

Cenário Econômico

InternacionalEmbora a economia mundial tenha conseguido manter uma taxa de crescimento relativamente constante se comparada aos anos anteriores, o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que tal índice tenha avançado 3,1% em 2015, frente à expansão de 3,4% em 2014, e as trajetórias dos mercados emergentes e das economias avançadas apresentaram comportamentos distintos. Enquanto o desenvolvimento econômico do primeiro grupo de países manteve tendência declinante, capitaneada pela acomodação gradual que a China tem apresentado nos últimos anos, as economias avançadas apresentaram ligeira tendência ascendente, provavelmente devido às condições monetárias extremamente favoráveis que vigoraram nesses países, principalmente nos Estados Unidos.

Crescimento real do PIB – var. % anual

-4,0

-2,0

0,0

2,0

4,0

6,0

8,0 8,0

6,0

4,0

2,0

0,0

-2,0

-4,0 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015

4,0

3,1

2,0

Economia avançadas

Mundo

Mercados emergentes

Fonte: Fundo Monetário Internacional, Haitong

02

Page 11: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Tal discrepância na evolução econômica desses países acabou tendo reflexo importante sobre a percepção dos agentes econômicos de cada grupo, com a confiança dos consumidores das economias avançadas voltando a apresentar recuperação diante do nível médio dos últimos anos, mais uma vez com grande destaque para o indicador relativo aos Estados Unidos, que permaneceram girando próximo aos picos históricos mais recentes.

Por sua vez, do lado dos consumidores dos países emergentes, a desaceleração econômica parece tê-los deixado mais reticentes quanto às perspectivas futuras, com índices de confiança recuando para patamares próximos à média dos últimos anos. Isto é, não pareceu haver grande disposição dos agentes econômicos dos países emergentes para tomar grandes riscos naquele momento – o que pode ter contribuído para intensificar a desaceleração econômica.

Além do reflexo sobre a atividade econômica, outra consequência dessa divergência de sentimentos dos agentes econômicos pode ser observada nos preços dos ativos financeiros de maneira geral, mas particularmente no mercado acionário. Diante de condições de liquidez ainda abundantes – os estímulos monetários nas economias avançadas foram mantidos e, em alguns casos, intensificados – e com indicadores econômicos positivos sinalizando a continuidade do processo de recuperação da atividade desses países, seus índices bursáteis mantiveram a trajetória ascendente que tem prevalecido desde 2013. Já no caso dos mercados acionários dos emergentes, a volatilidade foi extremamente elevada, mas com resultado final desapontador frente aos picos observados.

Índices de confiança do consumidor (2009-15=100)

30,0

50,0

70,0

90,0

110,0

130,0

150,0

170,0 170,0

150,0

130,0

110,0

90,0

70,0

50,0

30,0

2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015

EUAChina

Fonte: Bloomberg, Haitong

Agentes econômicos dos

países emergentes não tiveram disposição

para tomar grandes riscos

2,31

1,0

Page 12: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 11

A respeito dessas trajetórias distintas de crescimento, é curioso notar que o comportamento da inflação nas principais economias do mundo em comparação ao que se observou na China foi muito parecido. Ou seja, embora em queda, parece ainda existir um elevado grau de ociosidade nas economias avançadas, o que permitiu que a retomada econômica se desse sem grandes pressões de custos.

Além disso, a desaceleração econômica chinesa, que parece ser a principal causa do bom comportamento da inflação nesse país, acabou fazendo com que os preços de insumos importantes sofressem queda, gerando uma pressão deflacionária ao redor do globo, que também contribuiu para que as economias avançadas não enfrentassem problemas.

Índices bursáteis (2009-15=100)

40,0

60,0

80,0

100,0

120,0

140,0

160,0

180,0

200,0

220,0 220,0

200,0

180,0

140,0

120,0

80,0

60,0

40,0

2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015

Shanghai Comp.S&P500

Fonte: Bloomberg, Haitong

Diante de tal situação, os bancos centrais das economias avançadas não encontraram motivos para normalizar as condições monetárias extraordinariamente acomodatícias que vinham perseguindo nos últimos anos. Aliás, como já relatado anteriormente, na tentativa de consolidar a trajetória de retomada econômica, algumas autoridades monetárias, como a do Japão e da Zona do Euro, até intensificaram seus programas de quantitative easing.

Mesmo no caso dos Estados Unidos, que promoveram a primeira elevação na taxa básica de juros depois de sete anos, o movimento teve apenas a intenção de sinalizar que o processo será bastante gradual. Tanto é verdade que as taxas dos títulos públicos norte-americanos se mantiveram praticamente inalteradas.

Page 13: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

-3,0

-2,0

-1,0

0,0

1,0

2,0

3,0

4,0

5,0

6,0

7,0

Em suma, ainda que não se possa dizer que tenha sido um ano espetacular, aparentemente os desdobramentos econômicos ao longo de 2015 parecem ter sido mais favoráveis para as economias avançadas do que para os mercados emergentes.

Taxa de juros das US Treasuries 10 anos (% a.a.)

2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015

EUA

Zona Euro

Fonte: Bloomberg, Haitong

1,00

1,50

2,00

2,50

3,00

3,50

4,00

4,50

2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015

Fonte: Bloomberg, Haitong

Japão

China

0,31,6

0,20,2

7,0

6,0

5,0

4,0

3,0

2,0

0,0

-1,0

-2,0

-3,0

4,50

4,00

3,50

2,50

2,00

1,50

1,0

Índices de preços ao consumidor (% interanual)

Page 14: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 13

BrasilEnquanto a economia mundial foi capaz de apresentar expansão em 2015, apesar da trajetória adversa das economias avançadas e dos mercados emergentes, a economia brasileira amargou uma contração substancial em 2015, com queda real próxima a 4% diante de 2014. Incertezas no cenário político derivadas de investigações sobre possíveis esquemas de corrupção, correção de distorções tarifárias do passado e limitada capacidade de controle sobre a trajetória ascendente de gastos públicos acabaram por minar a confiança de consumidores e empresários, levando tanto o consumo das famílias quanto os investimentos corporativos a intensificar o processo de desaceleração que já vinha em curso há algum tempo. Por conta disso, viu-se a absorção doméstica, soma das despesas de consumo privado e público e do montante dispendido em formação bruta de capital fixo, apresentar queda substancial ao longo do ano passado.

Crescimento real do PIB (% acum. em 4T)

2015 (e) -8,0

-6,0

-4,0

-2,0

0,0

2,0

4,0

6,0

8,0

10,0

2002 2004 2006 2009 2012 2015

Absorção domésticaExportação líquida

Fonte: IBGE, Haitong.

Como era de se esperar, a retração doméstica acabou tendo impacto negativo também sobre o apetite por importações, que recuaram bastante no ano passado, ao mesmo tempo em que geraram excedente de produção para ser exportado. Tal combinação já seria teoricamente suficiente para impulsionar a contribuição das exportações líquidas sobre o PIB (Produto Interno Bruto). Porém, além da conjuntura citada, as exportações líquidas também foram impulsionadas pela significativa desvalorização registrada pela moeda brasileira diante das demais moedas do mundo – a taxa de câmbio média em relação ao dólar americano em 2015 foi aproximadamente 50% superior ao patamar vigente em 2014.

10,00

8,0

4,0

2,0

0,0

-2,0

-4,0

-2,5

0,5

-3,3

PIB

Incertezas nos cenários político e econômico impactaram negativamente a confiança no País, intensificando a desaceleração do crescimento do Brasil

Page 15: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Para piorar a situação, a trajetória altista das medidas de núcleo inflacionário reforçou a percepção geral de que a escalada dos preços não era um fenômeno limitado a poucos itens, mas sim um processo generalizado de alta de preços. Esse quadro levou o Banco Central do Brasil a estender o ciclo de alta da taxa básica de juros iniciado em outubro de 2014, fazendo com que a meta Selic subisse de 11,75% a.a. no fim de 2014 para 14,50% a.a. em 2015 – patamar mais elevado desde meados de 2006.

0,0

2,0

4,0

6,0

8,0

10,0

12,0

Evolução do IPCA (% interanual)

Crescimento da taxa Selic

IPCAMédios dos núcleos

Fonte: IBGE, Haitong

-2,00

0,00

2,00

4,00

6,00

8,00

10,00

2002

Expextativa menos metas

Selic

10,5

9,5

8,5

7,5

6,5

4,5

3,5

2,5

10,0

8,0

6,0

4,0

20

0,0

-2,0

32,0

27,0

22,0

17,0

12,0

12,0

7,0

2005 2007 2009 2011 2013 2015

10,8

9,1

IPCA2002

IPCA2005

IPCA2007

IPCA2009

IPCA2011

IPCA2013

IPCA2015

Embora favorável ao desempenho das exportações líquidas, a acentuada variação cambial gerou pressão adicional à já desfavorável dinâmica de inflação no País. Aliás, a combinação de desvalorização cambial, correção das distorções tarifárias anteriormente existentes, eliminação de benefícios tributários concedidos no passado e deterioração das projeções de inflação dos agentes econômicos fez com que a variação anual do IPCA em 2015 superasse, e por larga margem, o limite superior da taxa de tolerância definida pelo regime de metas inflacionárias para o ano passado (6,5%). Enquanto o limite superior permitido era de 6,5%, a inflação efetiva atingiu 10,7% em 2015.

Page 16: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 15

Dessa forma, seja do ponto de vista do comportamento dos indicadores econômicos ou sob a ótica da evolução dos preços dos ativos financeiros brasileiros, o ano de 2015 parece não haver apresentado qualquer notícia positiva. Para deixar as coisas ainda mais nebulosas, o ambiente político introduziu um elevado grau de nervosismo entre os agentes econômicos, que contaminou sua confiança quanto às perspectivas para os anos seguintes. Definitivamente, esse será um ano que todos desejarão deixar para trás o mais prontamente possível.

Fonte: IBGE, Haitong

60,000

55,000

50,000

45,000

40,000

35,000

Em meio a um quadro de recessão econômica, inflação em alta, taxa de juros elevada e incertezas políticas, fica difícil antecipar um bom padrão de lucratividade para empresas e, por conseguinte, não se deveria imaginar que o mercado acionário apresentasse um bom desempenho. Foi exatamente isso que se observou no tocante à evolução do índice Bovespa ao longo de 2015. Ainda que tenha havido episódios de apreçamento mais positivo, em reação à possibilidade de medidas governamentais que pudessem tratar de problemas estruturais relacionados ao orçamento público brasileiro, a frustração com a implementação de diretrizes econômicas consistentes – tendo havido inclusive troca no comando da equipe econômica – levou o Ibovespa a encerrar 2015 em patamar 13,3% inferior ao nível de fechamento de 2014.

Ibovespa (pontos)

Page 17: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Gestão de clientes

O ano de 2015 foi bastante desafiador para a equipe de Relacionamento com Clientes no Brasil, impactado pelos cenários político e econômico desfavoráveis, e pela conclusão da venda do Banco Espírito Santo para o Haitong. Para driblar essas variáveis, a equipe manteve o foco no segmento corporativo, alavancando a experiência na indústria para aprimorar o relacionamento com os clientes. A oferta diversificada de produtos e serviços financeiros do Banco permitiu que a instituição se destacasse dos concorrentes e continuasse a consolidar a sua imagem percebida pelos clientes.

O time de banqueiros seniores preferiu focar nas oportunidades e utilizaram seu profundo conhecimento sobre os segmentos do setor para obter avanços importantes em 2015, originando diversas operações de alta visibilidade no mercado de capitais, especialmente no segundo semestre. A equipe continua dando suporte às empresas estrangeiras na expansão de seus negócios no Brasil, com o apoio da presença internacional do Grupo.

Apesar da onda de pessimismo que tomou conta do mercado financeiro do País, as atividades de banco de investimento do Haitong no Brasil foram muito bem desenvolvidas durante todo o ano, o que permitiu à equipe de Relacionamento com Clientes atingir as metas estabelecidas no início do ano e gerar resultados em todos os segmentos de negócio do banco de investimentos, particularmente em Project Finance, Mercado de Capitais, M&A e Tesouraria. A entrada do Haitong como novo acionista encorajou a equipe a aumentar as metas comerciais

RELACIONAMENTO COM CLIENTES E ORIGINAÇÃO

Especialização Setorial

Originação de Operações

Infraestrutura

Agribusiness | Alimentos & Bebidas

Consumo

Setor Financeiro

Setor Industrial

Page 18: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 17

do Banco para 2016, com base não apenas em um maior fluxo de oportunidades internacionais, mas também em seu novo papel, como o primeiro banco de investimento chinês no Brasil.

Mercado de Capitais

Em 2015, o agravamento da crise política interna, os desdobramentos da operação Lava Jato, aliados à recessão econômica e à perda do grau de investimento no Brasil, fizeram com que as emissões no mercado primário caíssem 33% em comparação a 2014. O índice Bovespa acumulou perda pelo terceiro ano consecutivo, com queda de 13,3%, e a perda acumulada, de 2012 a 2015, foi de 29%.

No segmento de renda fixa local, a desaceleração da economia brasileira somada à elevação da taxa de juros fez que o volume das emissões primárias em mercado de capitais caísse 38% frente a 2014.

Diante desse contexto, os negócios da área de Mercado de Capitais do Haitong foram intensamente impactados durante 2015, devido à desaceleração da economia e ao baixo número de ofertas públicas. A esses fatores adiciona-se ainda o processo de alteração de controle do Banco, que também condicionou as atividades de mercado de capitais.

Renda Variável

O volume de emissões na BM&FBovespa aumentou ligeiramente durante 2015. Empresas e acionistas levantaram R$ 18,3 bilhões, em comparação aos R$ 15,4 bilhões em 2014. O volume de ofertas ficou muito concentrado na emissão de ações da Telefônica (R$ 16 bilhões), cujos recursos foram direcionados para aquisição da GVT. O principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, acumulou perda de 13,31% aos 43.349 pontos, ficando entre os piores desempenhos das bolsas mundiais. O resultado do Ibovespa refletiu o desempenho negativo das duas principais companhias que compõem o índice, a Petrobras e a Vale, e que foram fortemente impactadas pelos desdobramentos da operação Lava Jato e pela queda do preço mundial das commodities.

Em relação às ofertas de renda variável, o Haitong participou, em 2015, como Coordenador Líder da operação de Block-Trade da BHG, no valor de R$ 43 milhões.

Page 19: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Renda Fixa

Segmento DomésticoO volume de emissões do segmento de renda fixa local totalizou R$ 92,8 bilhões em 2015, 38% inferior em relação ao ano de 2014 – R$ 150,4 bilhões. A maior parte das emissões (82%) foi distribuída com esforços restritos de colocação (ICVM 476), demonstrando o forte apetite dos emissores e instituições financeiras por operações desse tipo e a pouca dispersão dos papéis pelos investidores institucionais.

As debêntures foram o instrumento local mais utilizado em 2015, representando 73% do total emitido, seguido pelas notas promissórias, com 13%, pelas CRIs, com 9%, e pelos FIDCs, com 5%.

Ao longo de 2015, o Haitong participou de duas ofertas de renda fixa local: como Coordenador Líder na emissão de notas promissórias da Unidas, no valor de R$ 30 milhões, e Coordenador na emissão de debêntures da Ouro Verde, no valor de R$ 200 milhões.

Segmento InternacionalNo segmento de Renda Fixa Internacional, o volume total de emissões em 2015 foi de R$ 8 bilhões, valor 82% inferior a 2014, quando foram registrados US$ 45,5 bilhões. Emissores Investment Grade representaram 78% do volume de novas emissões em 2015.

Por outro lado, o declínio nos preços dos bonds de companhias brasileiras deixou o cenário propício para as ofertas de recompra (tender offer) por parte das companhias.

Em relação às ofertas internacionais, em 2015, o Haitong participou como Coordenador Líder na operação de consent solicitation dos bonds outstanding da PT Telecom, no valor de € 400 milhões.

Page 20: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 1919

Tesouraria

Mercados GlobaisApesar dos mercados muito instáveis em 2015, a equipe de Mercados Globais foi capaz de se adaptar ao cenário volátil, mantendo a performance no ano. Na contramão, os mercados brasileiros registraram um desempenho ruim, devido a importantes eventos fiscais, crise política e escândalos de corrupção.

O PIB encerrou o ano com uma queda de 3,8%, além do déficit primário de 1,6% e inflação de 10,67% no País. O Brasil perdeu o status de grau de investimento da S&P e da Fitch, e o mesmo movimento deve ser realizado pela Moodys. O ajuste fiscal é necessário, mas o cenário político e a pressão contra a Presidente Dilma Rousseff tornaram qualquer avanço difícil.

Todos esses acontecimentos impactaram os ativos brasileiros, e o real registrou um desempenho aquém do esperado. Os mercados estrangeiros concentraram seu dinamismo no movimento de decolagem dos Estados Unidos e o dólar foi o ativo com melhor desempenho.

A desaceleração da economia chinesa impactou os mercados emergentes e os preços das commodities e, indiretamente, sustentou um cenário de baixa inflação. No que tange ao desempenho de trading, houve altos e baixos no P&L mensal, em um mercado altamente volúvel. Mesmo assim, a área atingiu uma melhora de desempenho de março a dezembro, principalmente nos registros com taxas de juros em moedas locais, acumulando receitas de aproximadamente R$ 33 milhões. A equipe de Negociações Estruturadas também contribuiu bastante nesse sentido.

Apesar da desacelaração da economia, a área de Mercado de Capitais atingiu melhora de desempenho

Page 21: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Gestão de Risco (Fixed Income – Derivatives)Para a área de Gestão de Risco, 2015 foi um ano de grandes desafios em termos de fluxo de negócios e de operações, devido ao acesso limitado a contrapartes e a clientes. Para alcançar as metas, a estratégia foi conversar com os clientes regularmente, ficar mais próximo deles e mantê-los bem informados sobre a transição que estava ocorrendo no Banco com a troca de controle. O fato mais importante para todos os clientes era a conclusão da aquisição pelo Haitong.

No que diz respeito ao Brasil, a piora do cenário econômico e político atingiu a moeda, criando uma demanda por produtos de hedge, principalmente entre o segundo e terceiro trimestres. Entretanto, a área não conseguiu aproveitar esses fluxos, devido às restrições enfrentadas pelo Banco.

Contudo, mesmo com as limitações, houve uma abordagem proativa e foi possível realizar uma série de negociações (NDF, FX e derivativos), registrando receitas de R$ 13,5 milhões, ultrapassando o budget esperado do ano. Também foi possível notar uma melhora nos níveis de spreads.

Funding & ALM (Treasury)Durante todo o ano de 2015, a equipe de Tesouraria no Brasil deu continuidade ao trabalho focado no gerenciamento de liquidez bastante conservadora, que foi iniciado em 2014, importante para uma transição de sucesso, principalmente depois dos eventos que atingiram os acionistas anteriores do Banco e devido às incertezas futuras.

Diversas medidas foram tomadas para manter um nível de liquidez adequado, na sequência do vencimento da dívida de US$ 500 milhões, emitida em março de 2010. Sem acesso a investidores institucionais após a suspensão do rating, o Banco procurou fontes alternativas de crédito, incluindo acesso a plataformas abertas (como um canal de varejo), por meio das quais o Banco captou um montante considerável.

A conclusão da aquisição do Banco pelo Haitong Securities estabelece condições que permitem gradualmente retomar o acesso a fontes de crédito mais competitivas e diversificadas, melhorando as margens financeiras e alavancando a rentabilidade do Banco. Tem sido um movimento bastante gradual, porém será um marco.

Área de Gestão de Risco também progrediu mesmo em meio a um cenário adverso, ultrapassando o budget esperando do ano

Page 22: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 21

Finanças Corporativas

As atividades de Fusões e Aquisições (M&A) do Haitong no Brasil são realizadas por Finanças Corporativas. Com uma equipe dedicada e com experiência multissetorial, a área foi responsável por 7,6% da receita total do Banco em 2015.

A crise política e macroeconômica que o País enfrenta já impacta o volume de operações de fusões e aquisições locais, que apresentou uma queda de 5,5% em 2015, de acordo com dados publicados pela consultoria KPMG. As adversidades sofridas pelo antigo controlador do Banco também tiveram impacto negativo nessa atividade, reduzindo o número de transações em relação aos últimos anos.

Em 2015, destacam-se as seguintes operações: assessoria financeira, em conjunto com a equipe de Portugal, da PT Portugal SGPS S.A., detida pela empresa brasileira Oi S.A. (Oi), na venda de 100% de seu capital ao grupo de telecomunicações francês Altice (operação concluída em junho de 2015); e elaboração do laudo de avaliação da empresa Brado Logística.

Operações Finanças Corporativas

A área de Finanças Corporativas foi responsável por 7,6% da receita total do Banco em 2015

Operações Estruturadas

Project FinanceNo Brasil, mesmo com a crise econômica, a área de Project Finance obteve um bom desempenho, fechando oito negócios em 2015. Como parte da estratégia para o mercado local, a atividade teve foco em dar apoio a clientes locais e internacionais em Parcerias Público Privadas (PPP) desenvolvidas pelos estados brasileiros, como Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

Project Finance fechou oito negócios em 2015, mesmo diante de todos os desafios do ano

Page 23: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Acquisition Finance e Outros FinanciamentosNo Brasil, a área de Outros Financiamentos foi envolvida em alguns refinanciamentos e novos negócios. Mais uma vez, a área atuou como originador cross-selling para as unidades de Mercado de Capitais de Dívida de Renda Fixa e Fusões e Aquisições (M&A). Três negociações de Trade Finance foram fechadas no período.

Ainda com as restrições de crédito e liquidez, a área de Project Finance foi escolhida como estruturador de financiamentos de longo prazo de dois novos projetos nos setores de linhas de transmissão de energia e geração de energia eólica. De fato, a equipe de Project Finance no Brasil tem mandatos para quatro negócios em diferentes setores – sistemas de diagnósticos de saúde, na Bahia, geração de energia eólica e saneamento – e possui mais de 25 projetos no pipeline.

Operações Project Finance

Page 24: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 23

Corretora – Haitong Securities do Brasil

A corretora Haitong tem por objetivo gerar negócios e operações no Mercado à Vista de Ações, de Futuros & Derivativos, e Mercado Agrícola. O foco da área é o investidor institucional doméstico e internacional, embora existam alguns relacionamentos com investidores individuais qualificados, principalmente no âmbito agrícola.

Com dados macroeconômicos ruins e turbulência política jamais vista na história recente do País, o Brasil recebeu downgrade em seu risco-país pelas agências de classificação, passando para categoria de países junk. Como de costume, o mercado financeiro antecipou tal movimento e alcançou uma perda de 13% em moeda local (mais de 42% em dólar graças à depreciação de 50% da moeda local). Com a crise política trazendo uma instabilidade nunca experimentada pelo Brasil, o ano de 2015 foi marcado por um investidor mais pessimista. O aumento da taxa de juros nos Estados Unidos, o desaquecimento da China e a queda brusca nos preços das commodities contribuem ainda mais para uma maior aversão a risco. No âmbito doméstico, a volatilidade vai continuar a afastar o investidor de longo prazo. Entretanto, as perspectivas podem mudar rapidamente, caso as investigações em curso tragam um resultado político favorável e desobstrua a agenda macro, principalmente quanto aos ajustes fiscais, que precisam ser feitos com urgência.

Como resultado dos cenários econômico e político adversos, o ano de 2015 foi marcado pela baixa quantidade de operações no segmento de renda variável, com apenas seis operações no total e grande concentração de valores. O Haitong participou ativamente do fechamento de capital da Souza Cruz, empresa de tabaco pertencente à inglesa BAT, e do BicBanco, comprado pelo banco chinês China Construction Bank (CCB).

2015 foi um ano depoucas operações paraa Corretora. Porém, aárea participou de duasimportantes operaçõesde fechamento decapital: Souza Cruz eBicBanco

Page 25: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Modelo de gestão

Para o Haitong, transparência, disciplina financeira, controle dos riscos, equidade, responsabilidade social e alinhamento de interesses entre os acionistas e administradores estão intrínsecos às atividades do Banco. O modelo de gestão do Haitong, baseado em Comitês, tem como alicerce a experiência adquirida nos mercados mundiais, e está em linha com as melhores práticas do mercado.

Diariamente, a organização considera os anseios dos diferentes stakeholders e busca nos seus clientes uma parceria de longo prazo, oferecendo produtos e serviços de qualidade, de acordo com as necessidades específicas de cada um. O objetivo é criar valor para os acionistas do Banco, com base em um crescimento orgânico e sustentável, a partir de uma atuação na qual a ética é o alicerce de todo o negócio.

Sob orientação e supervisão do Conselho de Administração, responsável pela definição e acompanhamento das estratégias do Banco, as equipes Haitong trabalham para o constante aprimoramento de suas práticas de governança. O mesmo acontece com os sistemas de controles internos e gestão dos diversos riscos, aspectos de suma importância em uma instituição financeira.

Para se tornar cada vez mais transparente perante o mercado, o Banco mantém um conjunto de ferramentas de gestão que tem entre seus objetivos manter a imagem de solidez e confiabilidade. Também conta com Comitês segregados que garantem o atendimento da governança corporativa de forma profissional e de modo seguro.

Essa postura firme da gestão dos riscos, da abertura de novas oportunidades de negócios e a constante preocupação em confirmar a tradição de solidez do Banco vem transformando a companhia em um negócio cada vez mais sustentável.

A instituição tem o compromisso de aperfeiçoar seus controles internos e, por isso, sempre faz investimentos significativos de atualização tecnológica e treinamento de funcionários. O reconhecimento de seu trabalho, baseado nas melhores práticas e padrões internacionais, confirma-se no sucesso e reconhecimento de clientes e demais stakeholders do Banco. E é com base nessas diretrizes que o Haitong continuará buscando a perenidade de seus negócios e um posicionamento cada vez mais relevante no setor bancário no Brasil.

03

Postura firme da gestão dos riscos, da abertura de novas oportunidades de negócios e a constante preocupação em confirmar a tradição de solidez do Banco vem transformando a companhia em um negócio cada vez mais sustentável.

Page 26: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 25

Gestão Integrada de Riscos

A gestão de riscos do Haitong tem como objetivo identificar, avaliar, monitorar e controlar todas as categorias de riscos do Banco. Sob responsabilidade do departamento de Compliance, é regida por conjunto integrado de controles e processos, abrangendo riscos de crédito, de mercado, de liquidez e de capital. A instituição trabalha frequentemente no mapeamento dos riscos potenciais e adota medidas permanentes para a mitigação de todos os inerentes ao negócio do Banco.

É de responsabilidade do Comitê de Crédito e Risco (CCR) do Banco, sempre em comum acordo com o Haitong Portugal, definir o nível de risco adequado para o Banco no Brasil. O acompanhamento e controle para assegurar os índices adequados de solvência, liquidez e provisionamento são elaboradores a partir de relatórios diários.

Para garantir integridade ao processo, a equipe de Controle de Riscos atua de forma independente das diversas áreas de negócios do Banco, tendo livre gestão em seu processo de análise, qualificação, controle e monitoramento de risco do Banco de forma global e de cada uma das Unidades de Negócio.

Todas as Unidades do Grupo, inclusive a brasileira, seguem a mesma metodologia, com atribuição de rating interno para empresas e clientes e as operações que consideram, além dos índices de desempenho, outros aspectos importantes, como porte, setor de atuação e estrutura de operação.

Basileia III

As regras de Basileia III visam ao aperfeiçoamento da capacidade das instituições financeiras de absorver choques e de crescer de maneira sustentada. O Haitong está confortável com relação ao seu nível atual de alocação de capital.

O Banco segue as normativas estabelecidas para o padrão simplificado para mitigar o risco de crédito, que possibilitam melhor adequação do requerimento de capital às características das exposições, além de expandir o caráter dessas, incluindo as contas off-balance.

Para atribuição do rating interno das empresas clientes, a instituição utiliza o método da IRB Foundation (Internal Rating Based Approach), que se baseia em parâmetros de probabilidade de default para a alocação de requisito mínimo de capital.

Para o risco operacional, o Banco utiliza o Indicador Básico (BIA), método que calcula o requerimento mínimo de capital considerando a média das receitas auferidas em todas as linhas de negócios, em um período de três anos, com fator Beta de 15%. Para acompanhamento e controle do risco de mercado, o Banco definiu a ampliação das diretrizes, incluindo exposições ainda não contempladas.

A área de Gestão Integrada de Ricos é responsável por identificar, avaliar, monitorar e controlar todas as categorias de risco do Banco

Page 27: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

O Haitong Brasil fechou o exercício fiscal de 2015 com um índice de Basileia de 17,8%, tanto no Tier I quanto no Tier II, refletindo o conforto mencionado anteriormente frente ao limite do Bacen de 11%.

Gráfico Basileia

2012 2013 2014 2015

15,5%14,0%

15,6%

17,8%

TIER

TIER II

Limite BACEN

Risco de Crédito

O risco de crédito é um prejuízo potencial pelo não cumprimento, direto ou indireto, dos termos pactuados de obrigações financeiras por parte de um tomador ou contraparte. Além de ativos financeiros, também são consideradas as exposições em derivativos, avais, fianças, coobrigações e assemelhados. Quando o tomador está localizado no exterior, considera-se ainda o risco de inadimplemento decorrente do risco-país.

Para a definição do rating interno dos clientes, o Haitong Brasil, assim como as demais unidades do Grupo, utiliza uma metodologia que foi desenvolvida pela Risk Solution (Standard&Poor’s). O procedimento considera as características individuais de cada cliente (segmento e atividade), levadas ao seu nível máximo de consolidação dentro de um determinado grupo econômico, assim como a operação financeira a ser realizada. Todos os ratings atribuídos pela equipe local do departamento de Crédito são ratificados em Comitê conjunto com a Diretoria de Crédito do Haitong Portugal.

Para algumas operações estruturadas como Project Finance, Acquisition Finance e Other Credits, além daquelas que possuem padrões específicos, a atribuição dos ratings internos é feita por uma equipe específica do Grupo em Lisboa, dadas as características particulares de atuação de cada produto.

É de responsabilidade do Comitê de Crédito e Risco (CCR), com a participação da Diretoria Executiva e do departamento de Crédito, fazer a análise, a aprovação, a solicitação e o estabelecimento dos limites de todas as operações que envolvem risco de crédito e contraparte.Já a equipe de Controle de Riscos é responsável pela medição, pelo monitoramento e controle contínuo e integrado das posições e exposições em comparação aos limites pré-aprovados. O processo envolve todas as operações realizadas e os fatores de risco em que o Haitong incide.

Page 28: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 27

Todas as operações são escopo de análise, independentemente de serem classificadas ou não na carteira de negociação. As referidas exposições a risco e as posições em carteira própria que norteiam os limites de tolerância são definidas e formalizadas em Comitês específicos. Regularmente, é efetuado o acompanhamento do perfil de risco de crédito do Banco no que se refere à evolução das exposições de crédito, ao monitoramento das eventuais perdas relacionadas e às renegociações dessas operações. São igualmente objeto de análises diárias o cumprimento dos limites de crédito aprovados e a adequação dos mecanismos associados às aprovações de linhas de crédito. Além disso, o perfil da carteira de crédito do banco é monitorado por meio de diversos instrumentos de avaliação e averiguação de exposição por cliente/ grupo econômico, produto, rating, setor econômico, maturidade e garantias.

Risco de Mercado

As perdas por conta de oscilação de taxas, descasamentos de prazos, moedas e indexadores das carteiras ativa e passiva aumentam a possibilidade de risco de mercado. No Haitong, sua identificação, avaliação, monitoramento e controle são realizados de forma contínua. Os relatórios elaborados são avaliados pela Diretoria do Banco no Brasil e pela área de Controle de Riscos, em Lisboa.

Todas as propostas com relação aos limites de riscos são baseadas na análise de fatores relevantes de riscos, na volatilidade do mercado, na projeção de crescimento da atividade e em premissas de risco/ retorno consideradas adequadas de acordo com os padrões adotados pelo Banco. Simulações são realizadas para situações normais e adversas de mercado, além de serem definidos os limites de posição por fator de risco específico, stop losses e concentração. O objetivo é traçar um amplo quadro e dar subsídio suficiente à alta administração para decidir pelos limites adequados ao momento, à política e à estratégia do Banco.

Essas propostas são elaboradas, no mínimo, uma vez por ano, discutidas com a área de Controle de Riscos, em Lisboa, e levadas para a apreciação do Comitê de Crédito e Riscos (CCR) local, para posteriormente serem submetidas ao Conselho de Crédito e Riscos Global, em Lisboa.

Um monitoramento diário dos níveis de exposição frente aos limites estabelecidos confere um gerenciamento do risco de mercado adequado, tanto para a carteira local do Haitong, como para a carteira da filial Haitong Cayman.

Entre janeiro e dezembro de 2015, considerando a variação da carteira (P&L: Profit and Loss) do Banco para o período compreendido, as validações realizadas confirmaram que os limites vigentes comportaram, com bastante folga, tanto o VaR quanto o resultado aferido. O desempenho revela aderência ao modelo, com eventuais extrapolações observadas, ficando dentro do limite previsto.

Page 29: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

VaR ParamétricoBRL 000

Exposição V01 BRL 000

dez/

13

jan/

14

fev/

14

mar

/14

abr/1

4

mai

/14

jun/

14

jul/1

4

ago/

14

set/1

4

out/1

4

nov/

14

dez/

14

jan/

15

fev/

15

mar

/15

abr/1

5

mai

/15

jun/

15

jul/1

5

ago/

15

set/1

5

out/1

5

nov/

15

dez/

15

280200160120

8040

0(40)(80)

(120)(160)(200)(240)(280)

dez/

13

jan/

14

fev/

14

mar

/14

abr/1

4

mai

/14

jun/

14

jul/1

4

ago/

14

set/1

4

out/1

4

nov/

14

dez/

14

jan/

15

fev/

15

mar

/15

abr/1

5

mai

/15

jun/

15

jul/1

5

ago/

15

set/1

5

out/1

5

nov/

15

dez/

15

16.00014.00012.00010.0008.0006.0004.0002.000

0

16.000

14.000

12.000

10.000

8.000

6.000

4.000

2.000

0

Limite

Limite

V01

VaR Paramétrico

Para fins legais, são elaborados diferentes relatórios, como:• DDR - Demonstrativo Diário de Risco, cuja finalidade é apresentar ao órgão regulador,

diariamente e de forma sucinta, as informações de riscos de mercado por parcela de RWA (Risk Weighted Asset).

• DRM - Demonstrativo de Risco de Mercado, que apresenta informações relativas às exposições aos fatores de risco de mercado mapeados nos vértices definidos pelo Órgão Regulador.

• DLO - Demonstrativo de Limites Operacionais, cuja finalidade é informar as parcelas de requerimento de capital.

Page 30: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 29

Risco de Liquidez

Gerenciar a liquidez é primordial para uma instituição financeira controlar as flutuações de seus ativos e passivos, assim como cumprir com as obrigações diárias. O risco de liquidez está associado à incapacidade de dispor de recursos – funding – para saldar compromissos assumidos, ou mesmo para aproveitar oportunidades significativas de mercado.

Adotar uma gestão da liquidez adequada possibilita quantificar o seu risco e determinar o nível de tolerância a ele, não apenas eliminando o risco de liquidez por própria natureza.

O risco de liquidez de funding compreende:

• Riscos do negócio - decorrentes das atividades diárias de funding e trading em situações normais de mercado. Advêm de gaps, de concentração do funding e de fluxos de itens off balance.

• Riscos contingentes - decorrentes de fatores externos, sobre os quais a instituição não tem controle, como volatilidade dos mercados, eventos políticos e outros aspectos específicos de mercado.

O Haitong utiliza relatórios baseados nos gaps de liquidez, considerando e analisando a posição detalhada de ativos e passivos de toda a carteira de captação e aplicação de recursos por moeda, prazo e remuneração/ custo, para controle e avaliação da exposição ao risco de liquidez.

Todos os dias são elaborados relatórios de fluxo de caixa, considerando-se o fluxo de vencimento das operações financeiras, o fluxo de caixa de despesas, o nível de atraso nas carteiras e a antecipação de passivos para um período de, no mínimo, 90 dias corridos.

As análises de riscos de liquidez local são discutidas em reuniões periódicas entre os membros da Diretoria do Haitong Brasil e do Haitong Portugal. As estratégias de alocação dos ativos são definidas considerando-se as fontes de funding no curto, médio e longo prazos, e o risco de taxa de juros implícito nas operações. São também estabelecidos os limites para a gestão de liquidez e manutenção de caixa mínimo, os parâmetros de controle para a distribuição da carteira de captação, e as ações a serem tomadas quanto ao plano de contingência de liquidez.

dez/

15

jan/

16

fev/

16

mar

/16

abr/1

6

mai

/16

jun/

16

jul/1

6

ago/

16

set/1

6

out/1

6

nov/

16

dez/

16

Caixa Livre Dezembro 2015: BRL 731 Milhões Caixa Livre Dezembro 2014: BRL 937 Milhões

Controle de Liquidez Res. 4090: Cenário StandardBRL Milhões CAIXA MÍNIMO

CAIXA LIQUIDEZ

Page 31: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

dez/

15

jan/

16

fev/

16

mar

/16

abr/1

6

mai

/16

jun/

16

jul/1

6

ago/

16

set/1

6

out/1

6

nov/

16

dez/

16

Composição do Funding em Dezembro 2015

REPOs

DEPÓSITOS

69%(30,8%)

( )

3,9%(6,4%)5,0%

(8,5%)

3,9%(6,4%)

LCA + LCI + LF

REPASSES BNDES

DEZ 2014

Caixa Mínimo

Não renovação de 70% CDB/CDIDefault de 50% - TVM / CréditoAtraso de 30% - TVM / Crédito

Caixa Liquidez

1.000

900

800

700

600

500

400

300

200

Controle de Liquidez Res. 4090: Cenário StandardBRL Milhões

Page 32: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 31

Risco de Capital

No Haitong, a gestão de capital é um processo contínuo. Engloba o monitoramento e o controle do capital mantido pela instituição, a avaliação da necessidade de capital para fazer face aos riscos a que está sujeito, e o planejamento das metas e das necessidades de capital considerando seus objetivos estratégicos. O Banco tem uma postura prospectiva e visa sempre antecipar as mudanças que eventualmente possam ocorrer nas condições de mercado.

• Para o devido acompanhamento relativo aos riscos de capital e como suporte para as decisões da alta administração, a área de gestão de riscos elabora:

• A identificação e a avaliação dos riscos relevantes incorridos pelo Haitong Brasil.

• Políticas e estratégias de gerenciamento de capital, devidamente documentadas, de modo a estabelecer mecanismos e procedimentos.

• O Plano de Capital, com prazo mínimo de três anos, por meio de simulações de eventos severos em condições extremas de mercado (testes de estresse).

• Relatórios gerenciais semanais sobre a adequação do capital da instituição.

O Haitong também monitora as suas necessidades futuras de capital de acordo com a Basileia III, englobando pressuposições que exigem o acionamento do plano de contingência de capital definido pelo Banco.

Riscos Operacionais

A Resolução do Bacen determina que todas as instituições financeiras do País tenham uma estrutura de gerenciamento de risco operacional, que deve incluir fraudes internas e externas; demandas trabalhistas e segurança deficiente do local de trabalho; práticas inadequadas relativas a clientes, produtos e serviços; danos a ativos físicos próprios ou em uso pela instituição; eventos que provoquem a interrupção das atividades da instituição; falhas em sistemas de tecnologia da informação; falhas das atividades da instituição; falhas na execução, cumprimento de prazos e gerenciamento das atividades na instituição.

O Conselho de Administração do Haitong é responsável por validar a Política de Gerenciamento do Risco Operacional, que descreve a estrutura interna, as atividades e a metodologia adotada pela área na mitigação dos riscos operacionais identificados, assim como as eventuais falhas existentes e as medidas corretivas a serem tomadas.

Page 33: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Para acompanhamento das atividades, relatórios semestrais são encaminhados ao Conselho de Administração, informando todas as indicações de eventuais falhas ocorridas, assim como as ações corretivas e preventivas adotadas frente aos riscos identificados.

Adicionalmente, o Haitong segue uma série de processos e procedimentos para manter o gerenciamento dos riscos operacionais associados aos seus negócios, de acordo com a política institucional definida. Conta também com um plano de contingência que é continuamente monitorado, de forma a assegurar as condições de continuidade das atividades e limitar graves perdas. Dessa forma, tais riscos são identificados, avaliados, controlados e mitigados.

Por meio de relatórios elaborados pela área responsável, o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva do Haitong acompanham o gerenciamento do risco operacional para identificação de deficiências e sua correção tempestiva. Cabe ainda à área específica disseminar internamente a Política de Gerenciamento do Risco Operacional e aculturar todos os colaboradores sobre a importância de seus papéis individuais na identificação e mitigação dos riscos.

Além dos relatórios específicos, no Haitong há um sistema que contém a descrição de todas as atividades internas dos colaboradores, por competência e alçada, que auxilia os monitoramentos dos controles internos. Na data prevista para a execução da atividade, o sistema emite, automaticamente, um alerta ao respectivo colaborador e ao Departamento de Compliance e Área de Gestão de Risco Operacional, registrando sua execução ou não execução. Atividades não executadas são imediatamente informadas ao superior hierárquico do colaborador e ao diretor executivo do departamento ao qual estão vinculadas. Considerando também a justificativa apresentada, passam a ser objeto de análise do Departamento de Compliance, que faz sua avaliação, adotando medidas administrativas e/ ou eventual correção.

Relatórios pontuais com ocorrências diversas são encaminhados à Diretoria responsável, com cópia para toda a Diretoria Executiva, caracterizando o evento em médio ou alto risco.

No Haitong, diariamente é disseminado entre os colaboradores a cultura de manutenção de rígidos controles internos como parte das atividades de todos. Cada um está ciente de suas responsabilidades no monitoramento do risco operacional no Grupo e é incentivado que qualquer suspeita, situação de risco ou sugestão de melhoria nos procedimentos seja levada aos responsáveis, contribuindo assim para a eficiência do modelo adotado em termos de identificação, monitoramento e mitigação dos riscos operacionais.

No Haitong, diariamente é disseminado entre os colaboradores a cultura de manutenção de rígidos controles internos como parte das atividades de todos.

Page 34: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 33

Pedro FonsecaMiguel Guiomar Roberto Simões Miguel Lins Paulo Werneck Daniela Pineli

Renda Fixa eGlobal Markets,

e Tesouraria

Originação deClientes e

Comunicação& Imagem

M&A Corretora CorretoraSales &Distribution

Mercadode Capitais

Alan Fernandes Frederico Alegria

VP Executivae Global Markets

Letusa Marangom

Recursos Humanos

Andrea Chen

Auditoria Interna

Silvana Horácio

Secretária

Rafael Valverde

Presidente

VP Executiva,Project Finance eSecuritização, e TI

Carlos Guzzo Mércia Bruno

Administrativo,BackOffice,

Jurídico, Cadastroe Compliance

Planejamento,Controle e

Gestão de Risco,e Contabilidade

Álvaro Maia

Conselho de Administração e Diretoria Executiva

Page 35: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

ATIVOS INTANGÍVEISGestão de IntangíveisO reconhecimento internacional do Grupo Haitong como uma intuição séria, sólida e ética agrega um valor relevante às operações da organização no País. Somado ao modelo de gestão diferenciado do Banco no Brasil, no qual a base é conhecimento e consultoria, e não apenas a venda de produtos financeiros, o relacionamento de confiança de longo prazo fica ainda mais fortalecido perante todos os stakeholders.

No Haitong, a contribuição que a ética, a transparência e a manutenção de um ambiente de trabalho positivo, no qual o empenho e a dedicação dos colaboradores sejam reconhecidos, é essencial para o crescimento sólido dos negócios. Além de motivo de orgulho para sua Administração, que trabalha continuamente no sentido de manter e disseminar essa cultura, ela contribui para a satisfação de colaboradores e clientes, e para a valorização da instituição, garantindo bons resultados para seus acionistas.

Tudo isso se traduz para a instituição em ativos intangíveis, que vão além da questão financeira, conferindo solidez e credibilidade para o Grupo Haitong no mercado bancário mundial e brasileiro.

Principais valores intangíveis incorporados no modelo de gestão:

• Ética

• Valorização do capital humano

• Parceria e compromisso com clientes

• Profissionalismo, conhecimento e experiência

• Transparência em todos os relacionamentos

• Comprometimento com a gestão de riscos

• Responsabilidade socioambiental

04

Page 36: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 35

Total de Colaboradores

Faixa Etária

124

1

35

HAITONG Bank HAITONG DTVM HAITONG Corretora

De 31 a 40 anos

De 41 a 50 anos38%

28%

18%

16%

1%

Acima de 50 anos

De 21 a 30 anos

Até 20 anos

Recursos Humanos

O ano de 2015 foi de transformação. Com a chegada do Haitong, todos os colaboradores foram inseridos em uma nova cultura e perspectiva. A estratégia e os valores foram repensados, norteando as ações de Recursos Humanos, que, em um primeiro momento, foram pautadas por iniciativas de aculturação e valorização do capital humano.

Principais Indicadores

Mês a mês, o departamento de Recursos Humanos acompanha os indicadores de sua gestão, visando a uma atuação proativa e transparente em relação aos colaboradores e suas necessidades, alinhada às metas do Haitong no Brasil.

O Banco fechou 2015 com 160 colaboradores, entre banco de investimento e controladas, divididos da seguinte forma:

Page 37: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Grau de Instrução

24%

10%

58%

Pós-Graduado

Ensino médio completo

Superior Incompleto

Mestrado Completo

Superior Completo

5%

3%

Gênero

Homens

73%

28%

Mulheres

Atuação

58%

43%

Back Office

Front Office

Page 38: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 37

Treinamento e Capacitação

Todas as faixas funcionais do Haitong no Brasil receberam treinamentos em 2015. Foram oferecidos 20 cursos/ treinamentos, com um total de 541 participações.

Cursos/ Treinamentos Participantes

Palestra Cultura Chinesa 160

Segurança da Informação (on-line) 160

Prevenção de Lavagem de Dinheiro 160

Certificações - CPA 20 15

Gerenciamento Projeto Agil Scrum Clarify 14

Workshop Liderança 8

Excel 3

Presentation Skils 3

Tela de Negociação BM&FBovespa 3

2º Seminário de COE (Desafios e Novos Negócios) 2

Alta Performance em Comunicação 2

Câmbio (Marcus Evans) 2

Evento Painel CEOs 2

CFA preparatório 1

CNPI 1

Congresso BR Fundos de Pensão 1

Curso Derivativos Offshore 1

Curso Segurança da Informação - ABTN 1

Renda Fixa - Anbima (on-line) 1

Renovação CFP 1

Apoios e Incentivos

Adicionalmente aos cursos e treinamentos específicos para cargo/ função, o Haitong também apoia os colaboradores em seus estudos de pós-graduação e idiomas.

Durante o ano de 2015, foram apoiados três colaboradores em pós-graduação e dez em idiomas, divididos entre as seguintes áreas/ atuações:

Diretoria Apoiados

Client Coverage 1

Tesouraria 2

3

Diretoria Apoiados

Corretora 1

Jurídico 1

Operações 3

Presidência 2

Tesouraria 3

10

Pós-Graduação Idiomas

Page 39: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Sustentabilidade e GestãoCrescer de maneira responsável e consciente, sempre avaliando os riscos e buscando soluções multiplicadoras para a perenidade dos negócios do Banco e de seus clientes, assim como desenvolver o seu capital humano e zelar pelas comunidades onde está inserido. É assim que o Haitong atua, visando à responsabilidade socioambiental de suas operações.

PROGRAMAS

Sociais

Hospital de Câncer de Barretos

Desde 1960, o Hospital do Câncer de Barretos busca promover saúde por meio de atendimento médico hospitalar qualificado em oncologia, de forma humanizada, em âmbito nacional, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), apoiado em Programas de Prevenção, Ensino e Pesquisa. É um dos hospitais brasileiros de referência internacional em tecnologia no tratamento contra o câncer e oferece atendimento gratuito de excelência para mais de 130 mil pacientes por ano. O Haitong apoia o Programa Amparo ao Idoso, que tem como premissa ajudar a manter, atualizar e criar possibilidades de crescimento dos atendimentos oferecidos aos idosos no Hospital, gerido pela Fundação Pio XII, absorvendo com qualidade a crescente demanda pelos serviços oferecidos, além de adquirir para a oncologia da instituição medicamentos de utilização exclusiva em idosos, visando a mais qualidade de vida e à cura para esse público.

05

Liga Solidária

A Liga Solidária é uma organização social sem fins lucrativos, fundada em 1923, que desenvolve programas socioeducativos e de cidadania para mais de 10 mil crianças, jovens e adultos. O trabalho da organização nasce da crença de que a educação é, por excelência, o meio de construção e de expressão da verdadeira cidadania.

Projeto Oficina de Esportes

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad) mantém o projeto Oficina de Esportes, que atende 200 crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos, residentes no Distrito Raposo Tavares, em São Paulo, capital, e tem como objetivos oferecer meios para a contínua prática esportiva, promover atividades que auxiliem a formação física, afetiva, social e cultural das crianças e jovens, além de desenvolver atividades que estimulem a convivência em grupos e a solidariedade.

Page 40: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 39

Lar da Provedoria

Fundada em 1968 por um grupo de portugueses, por iniciativa do Consulado de Portugal em São Paulo, a Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo é uma instituição de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal, de assistência à velhice desamparada. No fim de 2015, estavam instalados no Lar da Provedoria cerca 43 idosos, sendo 27 portugueses e 16 brasileiros.

Vida Jovem

Fundada em 1987, a Associação Vida Jovem é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, que se empenha no apoio à transformação da trajetória de centenas de jovens, por meio de investimentos na área de educação. Seu principal objetivo é a formação integral de crianças e adolescentes, oferecendo cursos de capacitação profissional e atendimento psicossocial ao adolescente, à sua família e comunidade.

Projeto Matemática Aplicada

O projeto Matemática Aplicada tem como objetivo capacitar jovens com idade entre 14 e 18 anos incompletos, em situação de risco social da região do Heliópolis, na cidade de São Paulo, para o desenvolvimento do pensamento matemático aplicado, possibilitando a inserção no mercado de trabalho em áreas estratégicas, visando futuras perspectivas econômicas.

Page 41: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Obra do Berço

Associação sem fins econômicos, fundada em 1938, que atende aproximadamente 5 mil crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de risco social em 3 unidades da zona sul de São Paulo. Para levantar recursos para a instituição, um grupo de voluntárias realiza o Projeto Bingo Beneficente. Em 2015, o evento reuniu cerca de 730 convidados e 200 patrocinadores, apoiadores e doadores de prêmios, sendo arrecadados aproximadamente R$ 690 mil.

Participe & Recicle

O Haitong selecionou o Participe e Recicle como um projeto de responsabilidade ambiental para seus negócios. O projeto consiste na implantação e operacionalização de soluções para arrecadação, encaminhamento, reprocessamento e reciclagem de resíduos tecnológicos. Cada tipo de material é encaminhado a uma unidade reprocessadora, dependendo da sua linha e composição, seguindo depois para destinação final certificada. A adesão ao projeto garantiu ao Haitong displays coletores, toda a logística de retirada dos materiais e o direcionamento para o processo de reciclagem adequada. Desde 2010, quando se associou ao projeto, o Haitong recolhe uma média de cem quilos por ano.

Esporte Clube Pinheiros

A história da Lei de Incentivo ao Esporte tem o Esporte Clube Pinheiros como um dos seus principais personagens. Em dezembro de 2007, com a aprovação da Lei Federal, o Clube Pinheiros foi a primeira instituição a ter um projeto aprovado pelo Ministério, mostrando seu pioneirismo e profissionalismo ao fazer esporte. Entre as modalidades oferecidas pelo Clube, o Haitong apoia a esgrima. O ano de 2015 foi mais um período marcante para a equipe de esgrimistas do Clube Pinheiros. Foram muitos títulos por equipe e individuais, dos quais se destacam os resultados dos Jogos Pan-Americanos de Toronto e a classificação de três atletas pinheirenses para a equipe brasileira que disputará os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Ambiental

Esportivo

Page 42: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 41

Cultural

Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein nasceu na década de 1950, pautada pelos valores judaicos Refuá, Tzedaká, Mitzvá e Chinuch. Assim, foram anos de trabalho para se manter como uma organização de saúde, com fortes raízes ligadas à tradição judaica, na busca incessante da excelência, com respeito à meritocracia, e desenhada para exercer no discurso e na prática os valores éticos focados na necessidade de seus pacientes. Um dos projetos mantidos pela instituição é a Orquestra Filarmônica dos Médicos do Hospital Israelita Albert Einstein, que foi criada após apresentações musicais de médicos no hospital. O primeiro ensaio aconteceu em 2 de agosto de 1989, completando, portanto, 26 anos de apresentações ininterruptas associadas às atividades de cunho sociocultural e filantrópico.

Fundação Theatro Municipal de São Paulo

Em 12 de setembro de 1911, o Theatro Municipal foi inaugurado diante de uma multidão de 20 mil pessoas. O Theatro surgiu para a cidade como um grande símbolo das aspirações cosmopolitas do início do século XX. A luxuosa construção, fortemente influenciada pela Ópera de Paris, foi considerada ousada para a época, com traços renascentistas e barrocos na fachada e, em seu interior, muitos adornos e obras de arte.

Projeto Municipal de Jeans e Camiseta

A instituição mantém o Projeto da Orquestra Experimental de Repertório, um conjunto de formação, com os concertos do projeto Municipal de Jeans e Camiseta – apresentações gratuitas, com caráter descontraído, deixando mais à vontade tanto os músicos como a plateia, mostrando ao público que música erudita não precisa ser sisuda. Essa iniciativa busca formar novas plateias, quebrando o distanciamento que as pessoas costumam ter com a música erudita, desmistificando não apenas esse gênero musical, como também o imponente edifício da instituição.

Page 43: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO

Comunicação, Imprensa e EventosEm 2015, a Comunicação do Banco Haitong passou por duas importantes etapas. Durante o primeiro semestre, a área foi, em grande parte, reativa, no aguardo da mudança da marca, o que era esperado para a segunda metade do ano. Mesmo assim, nesse período, as atividades relacionadas à imprensa continuaram normalmente, com a realização de entrevistas e encontros com jornalistas-chave para a instituição.

Já no segundo semestre, a comunicação do Haitong, com o apoio da MSLGROUP Andreoli, assumiu uma postura proativa para apresentar a nova marca e mostrar ao mercado que o Banco é um importante player do mercado. Para isso, foi realizado um extenso trabalho de preparação de porta-vozes e alinhamento das novas mensagens. O MSLGROUP Andreoli treinou aproximadamente 20 executivos, por meio de 3 workshops: Reputação da Mídia, ministrado por Ricardo Bonatelli, diretor do MSLGROUP Andreoli; Mídia Sociais, ministrado pelo consultor Ricardo Kauffman; e Corpo e Voz, com a fonoaudióloga Claudia Cotes. Além disso, foram realizados exercícios práticos simulando entrevistas para mídia impressa e TV.

O MSLGROUP Andreoli também convidou a imprensa para os principais eventos do banco:

• 3ª Conferência de Agronegócio

• Apresentação sobre Perspectivas Macroeconômicas, realizada há cinco anos pelo Economista Chefe da instituição, nas principais praças do Paí

• Apresentação sobre Perspectivas para o Brasil, a partir do rating soberano, realizado pela Managing Director e Líder da Região Sul da América Latina da Standard & Poor’s Ratings Services

Em todos os eventos, estiveram presentes os principais veículos da grande imprensa, o que gerou grande cobertura jornalística, com mais de 50 matérias publicadas. O Banco também recebeu a primeira visita de um executivo vindo do exterior, a analista britânica especializada em China, Miranda Carr, que palestrou e visitou os principais clientes do Haitong no País.

Como resultado de todo esse trabalho, o Haitong esteve presente nos principais meios de comunicação do Brasil, como Valor Econômico, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Revista IstoÉ Dinheiro, TV Globo, Rádio Jovem Pan, InfoMoney, entre outros.

Para 2016, a comunicação deve seguir dinâmica, sugerindo pautas de interesse e atendendo aos pedidos de imprensa, promovendo eventos e reafirmando sua relevância no mercado.

06

Page 44: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 43

Ativo Total (BRL MM)

RESULTADOS DO EXERCÍCIO

No exercício de 2015, o Haitong apresentou lucro líquido de R$ 10.124. O ativo total alcançou R$ 8.032.186 ao final do período, o que mantém o Banco entre as 50 maiores instituições do Sistema Financeiro Nacional.

Em relação aos ativos, as aplicações interfinanceiras de liquidez, a carteira de títulos e valores mobiliários e instrumentos financeiros derivativos atingiram R$ 6.681.112 o que corresponde a 83,2% dos ativos totais; a carteira de crédito do Banco atingiu R$ 796.957.

A captação global totalizou R$ 6.919.705 em dezembro de 2015, sendo 100% desses recursos captados no mercado local. Os recursos são compostos principalmente por operações compromissadas (68,9%), depósitos a prazo e interfinanceiros (22,1%), repasse de instituições oficiais (3,9%), letras financeiras (3,2%) e outras fontes de recursos (1,9%).

O patrimônio líquido atingiu R$ 651.241 em dezembro de 2015 e encontra-se adequado para a cobertura das atividades e operações realizadas pelo banco. A variação do patrimônio líquido no ano de 2015 deve-se aos lucros acumulados no período, deduzido do pagamento aos acionistas de juros sobre o capital próprio (JCP).

Ativo

1. Ativo Total

O Ativo Total do Haitong, em dezembro de 2015, totalizou R$ 8.032.186 e é composto de títulos públicos (59,0%), carteira de crédito (9,9%), títulos privados (8,7%), outros ativos1 (20,2%) e permanente (2,2%). A distribuição dos ativos com o perfil destacado acima reforça a característica de elevado nível de liquidez do mesmo.

07 (em milhares de reais)

1.363

1.006

2.130

3.364 2.8854.739

1.479

797

177

184

847

763

698

1.550

Outros

Títulos privados

Permanente

Crédito

Títulos públicos

234

8.096

6.150

8.032

2013 2014 2015 1Outros Ativos: instrumentos financeiros derivativos e aplicações interfinanceiras.

Page 45: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Tabela 1: Títulos e Valores Mobiliários 1: composição do portfólio.

BRL 000

Títulos Livres Vinculados Total

Títulos Públicos - L F.T. 16.315 523.323 539.638

Títulos Públicos - LT.N. 582.749 3.424.168 4.006.917

Títulos Públicos - N.T.N.B. 3 192.751 192.754

Títulos Privados 243.844 70.028 313.872

Fundos de Investimento 47.684 - 47.684

F.I.D.C.s. (cotas Sênior) 98 - 98

Aplicações em TVM's no exterior 24.495 285.100 309.595

Outros títulos - CRI/CRA 26.366 - 26.366

Total 941.554 4.495.370 5.436.924

2013 2014 2015

Títulos Públicos

Títulos Privados

Títulos e Valores Mobiliários (BRL MM)

3.364

4.3703.648

5.437

1.006

2.885

7634.739

698

2. Títulos e Valores Mobiliários

A carteira de títulos e valores mobiliários alcançou R$ 5.436.924 em dezembro de 2015, montante superior aos R$ 3.647.632 registrados em dezembro de 2014. Esta carteira corresponde a 67,7% do ativo total, sendo 59,0% em títulos públicos e 8,7%, títulos privados.

O Banco manteve a sua posição de liquidez encerrando o período com uma carteira de títulos livres da ordem de R$ 941.554.

Da carteira de títulos e valores mobiliários, 21,7% estão classificados como “mantidos até o vencimento”, totalizando R$ 1.176.376. Esses títulos foram mantidos pelo seu valor de aquisição e o seu valor de mercado era de R$ 1.094.404.

Page 46: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 45

Negociação

Mantidos até o Vecto.

Disponível para Venda

74,6%

21,6%

3,7%

2015

Negociação

Mantidos até o Vecto.

Disponível para Venda

63,1%

28,7%

8,2%

2014

Page 47: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Tabela 2: Títulos e Valores Mobiliários 2: distribuição por prazos.

BRL 000

Títulos 1 dia Até 3 meses

De 3 a 12 meses

De 1 a 3 anos

De 3 a 5 anos

Acima de 5 anos

Valor Contábil

Valor de Custo

L.F.T. - - - - 14.812 524.826 539.638 539.641

L.T.N. - 3.256 3.252.712 10.311 - - 3.266.279 3.267.554

N.T.N.-B - - 1.895 138.993 20.502 31.364 192.754 192.463

Fundos de Investimentos 45.254 - - - - - 45.254 45.254

Outros títulos - CRI - - - - - 13.572 13.572 13.051

Total - Negociação (a) 45.254 3.256 3.254.607 149.304 35.314 569.762 4.057.497 4.057.963

Debêntures - 1.470 - 107.743 31.745 28.299 169.257 173.284

Notas Promissórias - - - 18.472 - - 18.472 18.626

Fundos de Investimentos 2.430 - - - - - 2.430 2.430

FIDC's (Cotas Sênior) - - - 98 - - 98 98

Outros títulos - CRA - - - 12.794 - - 12.794 12.948

Total - Disponíveis para Venda (a) 2.430 1.470 - 139.107 31.745 28.299 203.051 207.386

L.T.N. - 199.930 - 540.708 - - 740.638 740.638

Debêntures - - 68.259 - 30.151 27.733 126.143 126.143

Aplicações em T.V.M. no exterior - 26.116 22.976 217.125 24.946 18.432 309.595 309.595

Total - Mantidos até o Vencimento - 226.046 91.235 757.833 55.097 46.165 1.176.376 1.176.376

TOTAL 47.684 230.772 3.345.842 1.046.244 122.156 644.226 5.436.924 5.441.725

0,9% 4,2% 61,5% 19,2% 2,2% 11,8% 100,0% -

(a) “Títulos para negociação” e “Títulos disponíveis para venda”: o valor contábil corresponde ao valor de mercado desses títulos na data do balanço. O valor de mercado desses títulos baseia-se em coletas de preços junto ao mercado na data do balanço. Caso não haja liquidez ou cotação de preços para calcular o valor de mercado de determinado título, os valores são estimados com base em cotações de distribuidores, modelos de precificação ou cotações de preços para títulos com características semelhantes. O ajuste negativo dos títulos classificados na categoria para negociação no montante de BRL 466 (2014: ajuste negativo de BRL 5.442), obtido entre os valores de custo de BRL 4.057.963 (2014: BRL 2.306.248) e de mercado BRL 4.057.497 (2014: BRL 2.300.806), foi registrado em conta adequada do resultado. O valor de mercado dos títulos classificados na categoria “Disponíveis para venda” correspondia a BRL 203.051 (2014: BRL 298.324).

3. Operações de Crédito

As operações de crédito atingiram o saldo de R$ 796.957 em dezembro de 2015, montante 46,1% inferior a dezembro de 2014, quando as operações de crédito totalizaram R$ 1.478.803. Do referido saldo, destacam-se as operações de crédito com Sistema BNDES, que totalizaram R$ 278.675 o que corresponde a 35,0% da carteira de crédito. Incluindo-se as fianças prestadas (off balance), no valor de R$ 432.513 o portfólio de crédito totalizou R$ 1.229.470 ao final do período, o que representou uma redução de 39,8%, se comparado a dezembro de 2014.

Page 48: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 47

2013 2014 2015

Operações de Crédito

Fianças

Outros Créditos(2)

1.924

1.309 797

144563433

169

546

205

2.676

2.042

1.373

Carteira de Crédito e Fianças Prestadas (BRL MM)

As operações de crédito e fianças do Haitong têm como principal objetivo de apoiar e ampliar os negócios e as atividades de banco de investimento. O principal destaque é a atividade de Project Finance que detém cerca de 65,4% das transações da carteira de empréstimos e fianças.

Tabela 3 - Carteira de Crédito: composição do portfólio de crédito e fianças por atividade, setor e vencimento.

BRL 000

Carteira de CréditoVencidos até 210

dias

Até 3 meses

De 3 a 12 meses

De 1 a 3 anos

De 3 a 5 anos

Acima de 5 anos Total

Empréstimos - Indústria - 4.168 31.815 57.542 1.676 2.579 97.780

Empréstimos - Comércio - 16.287 35.684 20.281 - - 72.252

Empréstimos - Outros Serviços 25.693 63.908 29.279 37.478 2.833 - 159.191

Financiamentos - Indústria - 9.773 5.481 17.851 20.043 107.802 160.950

Financiamentos - Outros Serviços - 4.178 11.757 29.982 18.421 53.387 117.725

Financiamentos a exportação - Indústria 859 12.195 3.552 4.598 10.994 - 32.198

Financiamentos a exportação - Comércio - 210 12.953 - - - 13.163

Total - Operações de Crédito 26.552 110.719 130.521 167.732 53.967 163.768 653.259

Créditos de contratos de exportação - Indústria - 20.103 99.694 - - 23.901 143.698

Total - Outros Créditos - Diversos - 20.103 99.694 - - 23.901 143.698

Total - Operações de Crédito 26.552 130.822 230.215 167.732 53.967 187.669 796.957

Fianças Prestadas 142.347 201.859 88.307 - - 432.513

Total da Carteira de Crédito e Fianças 26.552 273.169 432.074 256.039 53.967 187.669 1.229.470

% 2,2% 22,2% 35,1% 20,8% 4,4% 15,3% 100%

2Outros Créditos: refere-se a operações de NCE

Page 49: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

BRL 000

# Operações Volume % Ticket Médio

Prazo Médio (anos)

Prazo Médio (anos) sem operações de

BNDES10 maiores 80 743.635 60,5% 9.295 5,1 2,1

15 maiores 88 880.641 71,6% 10.007 4,8 2,0

20 maiores 104 977.353 79,5% 9.398 4,5 1,9

25 maiores 117 1.041.389 84,7% 8.901 4,3 1,8

Total - 77 Clientes 205 1.229.470 100,0% 5.997 3,9 1,8

Tabela 4 - Risco de Crédito: concentração das operações de crédito e fianças.

Em dezembro de 2015, o portfólio de crédito e fianças do Haitong era composto por 77 clientes/grupos econômicos, com 205 operações de crédito, com um montante médio de R$ 5.997 e um prazo médio de 3,9 anos. Se excluirmos do portfólio de crédito e fianças as operações de repasse do BNDES (prazo médio de 13,3 anos), que tem vencimento igual ao funding do BNDES, o prazo médio desse portfólio é de apenas 1,8 ano.

A carteira de crédito e fianças do Haitong está distribuída em 24 diferentes setores, sendo o principal o de infraestrutura com 49,4%, em particular energia elétrica (geração e transmissão) (26,8%), saneamento básico (8,1%), telecomunicações (8,4%), infraestrutura de transportes (5,3%), petróleo e derivados (0,8%) e, que estão em sua maioria, relacionada com a atividade e com as operações de Project Finance.

Infraestrutura

Soft Commodities(3)

Portos e Aeroportos

Serviços

Outros

16,0%

49,4%

25,4%

4,9%

4,2%

Carteira de Crédito: Setores (%)

3Inclui commodities agrícolas (milho e soja).

Page 50: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 49

Tabela 5 - Risco de Crédito: provisionamento

BRL 000

Classificação de Risco

Saldo de Carteira de Crédito Provisão - Resolução 2682

A Vencer Vencido Total % Mínimo Contábil

AA 611.342 - 611.342 76,7% - -

A 94.402 - 94.402 11,8% 472 472

B 43.470 21.062 64.532 8,1% 646 795

C 416 4.631 5.047 0,6% 151 160

H 20.775 859 21.634 2,7% 21.634 21.634

Total 770.405 26.552 796.957 100,00% 22.903 23.061

A provisão para créditos de liquidação duvidosa totalizou R$ 23.061 ao final do período, acima do mínimo requerido pela Resolução BACEN nº 2682. Essa provisão é adequada e cobre riscos específicos e globais, calculada de acordo com os níveis de risco e os respectivos percentuais mínimos estabelecidos pela regulamentação do Banco Central do Brasil.

Merece destaque a boa qualidade da carteira de crédito demonstrada pela concentração das operações classificadas entre os níveis de risco “AA” a “B” (96,6%) em conformidade com a regulamentação em vigor do Banco Central do Brasil.

4. Ativo Permanente e Investimentos

O Ativo Permanente do Haitong alcançou R$ 183.584 em dezembro de 2015 dos quais fazem parte os investimentos nas subsidiárias e em ações de empresas não cotadas no total de R$ 163.197.

Page 51: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Tabela 6 - Captação de Recursos: Mercado Local e Mercado Internacional

BRL 000

Captação de Recursos 1S13 2S13 1S14 2S14 1S15 2S15

Depósitos Interfinanceiros 275.310 353.378 283.222 520.298 55.294 69.774

Depósitos a Prazo-CDB 1.425.039 1.414.554 874.156 194.580 338.933 679.665

Depósitos a Prazo - DPGE 636.027 869.642 925.512 987.519 971.415 783.438

Obrigações p/ Repasses - BNDES / FINAME 174.127 274.597 302.823 305.754 269.945 266.768

Dividas Subordinadas 86.456 86.813 31.877 32.137 - -

Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) 191.159 216.157 240.973 158.647 133.196 122.091

Letras Financeiras (LF) 146.856 112.463 247.192 247.283 226.284 225.093

Letras de Crédito Imobiliário (LCI) 10.516 5.625 6.937 - - -

Operações Compromissados 2.399.758 1.864.087 1.979.119 1.480.189 2.051.213 4.772.876

Total Mercado Local 5.345.248 5.197.316 4.891.811 3.926.407 4.046.280 6.919.705

% do total 78,6% 79,3% 80,2% 81,8% 100,0% 100,0%

Depósito a Prazo no Exterior 380.235 256.943 251.958 59.694 - -

Títulos Emitidos no Exterior 911.795 919.666 786.357 813.061 - -

Empréstimos do Exterior 167.458 177.021 166.402 - - -

Total Mercado Internacional 1.459.488 1.353.630 1.204.717 872.754 - -

% do total 21,4% 20,7% 19,8% 18,2% 0,0% 0,0%

Total 6.804.736 6.550.946 6.096.528 4.799.161 4.046.280 6.919.705

Passivo

1. Captação de Recursos

Em 31 de dezembro de 2015, o saldo dos recursos captados atingiu de R$ 6.919.705. Considerando a captação global excluídas as operações compromissadas, verificamos em dezembro de 2015 um montante de R$ 2.146.829 inferior aos R$ 3.318.972 registrados em dezembro de 2014. A tabela, abaixo, destaca a composição dos recursos captados no mercado doméstico e internacional.

Page 52: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 51

No mercado interno, as fontes de recursos concentraram-se principalmente em recursos vindos dos depósitos, repasses do BNDES/FINAME, letras financeiras (LF) e letras de crédito do agronegócio (LCA). Em dezembro de 2015 não havia posição de captação no mercado internacional devido principalmente ao vencimento das MTN 2015 em março de 2015.

1.1 Captação Local

Os recursos captados no mercado local totalizaram BRL 6.919.705 em dezembro de 2015, versus R$ 3.926.407 de dezembro de 2014. A participação dos recursos captados no mercado local representou 100% do funding total em dezembro de 2015 ante 81,8% em dezembro de 2014. Ao longo dos últimos anos, o Banco tem diversificado suas fontes de funding utilizando-se também as Letras Financeiras (LF’s), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA’s) e depósitos DPGE. Destaca-se a evolução dos depósitos a prazo (ex-DPGE), com crescimento de 249,3%, para R$ 679.665 se comparado a 2014. Este recurso tem como características prazo mais alongado (acima de 1 ano) e maior diversificação de contraparte.

1.2 Captação Externa

Em dezembro de 2015 não havia recursos captados no mercado internacional, devido ao pagamento efetuado do Programa “MTN 2015”, em março de 2015, e aos vencimentos de depósitos a prazo ao longo do primeiro semestre. Em dezembro de 2014, essa fonte de recursos era de R$ 872.754 (18,2% do total dos recursos captados), representada por 93,2% pelos títulos emitidos no exterior (Programa “MTN 2015”) e 6,8% pelos depósitos a prazo no exterior.

Page 53: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Tabela 7 - Resultado da Intermediação Financeira, Prestação de Serviços e Resultado Líquido

(*) Pró-forma 2015: Resultado da atividade excluindo-se o ‘hedge’ e ‘overhedge’ de cobertura cambial da filial Cayman

BRL 000

Resultado da Atividade do Haitong 1S13 2S13 1S14 2S14 1S15 2S15

Total do Ano Pró-forma (*)

2014 2015 2015

Receitas da Intermediaçâo Financeira 324.873 395.416 303.166 384.452 403.448 231.376 687.618 634.824 833.758

Despesas da Intermediação Financeira (270.809) (334.130) (232.410) (398.692) (441.726) (339.367) (631.102) (781.093) (781.093)

Receitas de Prestação de Serviços 25.331 19.386 34.271 9.974 17.826 7.251 44.245 25.077 25.077

Resultado Bruto 79.395 80.672 105.027 (4.266) (20.452) (100.740) 100.761 (121.192) 77.742

Impostos e Contribuições (8.405) (2.901) (7.417) (6.763) (6.563) (2.697) (14.180) (9.260) (9.260)

Resultado Líquido 70.990 77.771 97.610 (11.029) (27.015) (103.437) 86.581 (130.452) 68.482

Rentabilidade

1. Lucro Líquido

O Haitong apresentou resultado positivo de R$ 10.124 em 2015, versus um resultado positivo de R$ 14.499 no ano de 2014.

2. Resultado da Intermediação Financeira e Receita de Serviços.

O “Resultado da Intermediação Financeira” (“Receitas da Intermediação Financeira” menos “Despesas da Intermediação Financeira”) somado às “Receitas de Prestação de Serviços”, conforme apresentado em detalhe na sequência, nos quadros I e II, refletem as performances combinadas das atividades centrais do Haitong e totalizaram R$ 121.192 no período de janeiro a dezembro de 2015, ante R$ 100.761 no mesmo período de 2014.

Esse resultado está impactado pelos efeitos do ‘hedge’ e ‘overhedge’ contratados para a cobertura cambial da filial em Cayman. Quando descontamos esses efeitos, o resultado efetivo da atividade sobe para R$ 77.742 conforme demonstrado na coluna ‘Pró-forma’ dos quadros a seguir, bem como nos anexos desse documento.

Page 54: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 53

(‘) Pró-forma 2015: Resultado da atividade excluindo-se o ‘hedge’ e ‘overhedge’ de cobertura cambial da filial Cayman

Tabela 8 - Resultado da Intermediação FinanceiraQuadro I BRL 000

1S13 2S13 1S14 2S14 1S15 2S15Total do Ano Pró-forma

(*)

2014 2015 2015

Receitas da Intermediação Financeira (1) 324.873 395.416 303.166 384.452 403.448 231.376 687.618 634.824 833.758

Operações de crédito 85.483 106.637 98.979 103.682 80.973 66.010 202.661 146.983 146.983

Resultado de títulos e valores Imobiliários 45.636 207.950 326.429 157.142 181.182 85.895 483.571 267.077 267.077

Resultado financeiros de derivativos 190.107 75.265 (122.242) 118.463 115.151 69.147 (3.779) 184.298 383.232

Resultado de câmbio e outros 3.647 5.565 - 5.165 26.142 10.324 5.165 36.466 36.466

Despesas da Intermediação Financeira (2) (270.809) (334.130) (232.410) (398.692) (441.726) (339.367) (631.102) (781.093) (781.093)

Operações de captação no mercado (264.359) (325.934) (215.614) (381.589) (412.331) (318.378) (597.203) (730.709) (730.709)

Operações de empréstimos, repasses e outros (6.101) (9.025) (17.611) (8.705) (16.166) (10.144) (26.316) (26.310) (26.310)

Provisão para créditos de liquidação duvidosa (349) 829 815 (8.398) (13.229) (10.845) (7.583) (24.074) (24.074)

RESULTADO DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA (1) + (2)

54.064 61.286 70.756 (14.240) (38.278) (107.991) 56.516 (146.269) 52.665

2.1 Resultado da Intermediação Financeira

O “Resultado da Intermediação Financeira” acumulado em dezembro de 2015 alcançou R$ 146.269, conforme detalhado no quadro abaixo, ou R$ 52.665, excluindo-se o efeito do ‘hedge’ e ‘overhedge’ citados acima. Esse resultado, dentre outros fatores, vem sendo impactado desde o 2º semestre de 2014 em decorrência da redução do ritmo da economia brasileira.

As “Receitas da Intermediação Financeira” incluem os resultados de títulos, instrumentos financeiros de derivativos (operações de swaps, futuros, termo e opções), juros de empréstimos e receitas de câmbio e totalizaram R$ 634.824 no período. Excluindo-se o resultado do ‘hedge’ e do ‘overhedge’, conforme mencionado anteriormente no item 2, a “Receita da Intermediação Financeira” nesse contexto totalizou R$ 833.758 no período acumulado até dezembro de 2015.

Nessa conta, a principal contribuição positiva no resultado total veio do resultado de títulos e valores mobiliários (R$ 267.077) derivativos (R$ 184.298) e operações de crédito (R$ 146.983) O resultado de títulos e valores mobiliários, analisado em conjunto com o resultado financeiro de derivativos (que representa o resultado dos instrumentos de ‘hedge’ da carteira de TVM) atingiu R$ 451.375 no acumulado do ano de 2015.

Page 55: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Quadro II BRL 000

Receitas de Prestação de Serviços 1S13 2S13 1S14 2S14 1S15 2S15Total do Ano

2014 2015

Serviços de assessoria técnica 20.972 14.405 28.591 3.990 12.778 2.402 32.581 15.180

Comissões de interrnediação de títulos, garantias prestadas e sobre serviços recebidos no exterior

4.329 4.968 5.501 5.984 4.977 4.823 11.485 9.800

Outros 30 13 179 - 71 26 179 97

Total 25.331 19.386 34.271 9.974 17.826 7.251 44.245 25.077

Tabela 9 - Receita de Prestação de Serviços

2.2 Despesas da Intermediação Financeira

As “Despesas da Intermediação Financeira” representam os encargos incorridos nas captações através dos depósitos, operações compromissadas, emissão de títulos no país e no exterior, bem como os ajustes na provisão para devedores duvidosos. Esta conta alcançou R$ 781.093 em 2015, valor superior aos R$ 631.102 registrados em 2014. Esta variação está relacionada principalmente com o aumento da taxa de juros (SELIC), e com a variação cambial incidente sobre o bond MTN 2015, cujo vencimento deu-se em março de 2015, reduzindo a despesa de captação nos trimestres subsequentes.

2.3 Receitas de Prestação de Serviços

As “Receitas de Prestação de Serviços” totalizaram R$ 25.077 em 2015, montante inferior aos R$ 44.245 registrados em 2014. Nessa conta, a receita com serviços de assessoria técnica registrou R$ 15.180 enquanto que a receita de comissões de garantias prestadas, intermediação de títulos e de serviços contabilizou R$ 9.800 em 2015. No período equivalente de 2014, a receita nos eventos mencionados acima foi de R$ 32.581 e R$ 11.485 respectivamente.

3. Despesas de Administrativas, de Pessoal e Outras.

As despesas administrativas são compostas principalmente pelos custos com a locação de imóveis, despesas com a contratação de serviços técnicos, com TI e sistema financeiro. As despesas de pessoal são compostas principalmente salários e encargos sociais.

Page 56: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 55

Tabela 11 - Outras Receitas e Despesas Operacionais.

BRL 000

Outras Receitas e Despesas Operacionais 1S 13 2S13 1S14 2S14 1S15 2S15

Total do Ano

2014 2015

Impostos e Contribuições (8.405) (2.901) (7.417) (6.763) (6.563) (2.697) (14.180) (9.260)

Outros 1.907 (276) (9.111) 15.546 43.016 94.458 6.435 137.474

Total (6.498) (3.177) (16.528) 8.783 36.453 91.761 (7.745) 128.214

Tabela 10 - Despesas de Administrativas, de Pessoal e Outras.

BRL 000

Despesas Administrativas e Pessoal 1S13 2S13 1S14 2S14 1S15 2S15

Total do Ano

2014 2015

Despesas Administrativas (14.900) (19.513) (17.553) (17.507) (14.691) (16.952) (35.060) (31.643)

Despesas de Pessoal (21.065) (21.972) (21.559) (23.196) (22.156) (22.951) (44.755) (45.107)

Outras Despesas (4.405) - (6.918) (547) (2.799) (4.549) (7.465) (7.348)

Total (40.370) (41.485) (46.030) (41.250) (39.646) (44.452) (87.280) (84.098)

A conta “Impostos e Contribuições” é composta principalmente por despesas com PIS, COFINS, ISS e IPTU. Na conta ‘Outros’, a variação de R$ 6.435 em 2014 para R$ 137.474 em 2015 deve-se basicamente à variação cambial do investimento na filial Cayman.

4. Resultado de Equivalência Patrimonial

O “Resultado de Participações em Controladas/Equivalência Patrimonial” inclui o resultado de nossas subsidiárias. Em 2015, o resultado foi de R$ (2.755) ante R$ (5.661) apurados em 2014, e consolida o resultado da Haitong Securities (corretagem) e da Haitong DTVM (que abrigava as atividades de gestão de patrimônio e de ativos, suspensas, por enquanto, e desde 2015).

5. Contribuição do Resultado do Produto Bancário por área de negócio

A tabela a seguir demonstra o percentual de contribuição das principais áreas de negócio no resultado ao longo dos últimos anos.

Page 57: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Grupo Haitong Brasil: Contribuição por Negócios (%)

24,7%

34,0%

29,7%

29,3%

37,2%

24,0%

14,8%

18,6%

18,0%

22,2%23,5%

Tesouraria (Globaç Markets + Clientes)Loans

Subsidiárias

Fees

2013 2014 2015

Área de Negócios 2013 2014 2015

Mercado de Capitais 3,7% 7,8% 1,0%

Mesa Proprietária 16,8% 21,3% 26,8%

Mesa de Clientes 12,9% 8,0% 10,4%

Serviços Financeiros 9,7% 4,2% 9,3%

Operações Estruturadas (4) 33,5% 40,0% 37,7%

Corretagem (*) 15,3% 14,8% 14,5%

Gestão de Ativos (*) 2,6% 1,3% 0,2%

Gestão de Património (*) 5,6% 2,6% 0,1%

TOTAL 100,0% 100,0% 100,0%

Tabela 12 - Produto Bancário por Áreas de Negócios.

O Grupo Haitong no Brasil tem procurado um maior equilíbrio nas suas fontes de receita entre as diversas áreas de negócios do banco de investimento e suas subsidiárias ao longo do exercício anual. As receitas advindas de fees de Serviços Financeiros, Operações Estruturadas, Mercado de Capitais e demais operações com clientes têm apresentado uma participação de destaque nas receitas operacionais do Grupo ao longo do tempo. Uma outra abordagem para analisar o comportamento das receitas totais é através das principais linhas de negócios do Grupo Haitong Brasil, conforme o gráfico abaixo.

(4) Operações Estruturadas: engloba as atividades de Project Finance, Acquisition Finance e Other Credits.(*) Subsidiárias

Page 58: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 57

ROA ROE Cost/Income

2015 0,14% 1,54% 82,40%

2014 0,20% 2,19% 71,39%

Indicadores de Eficiência: ROA, ROE e cost/income.

2013 2014 2015

Patrimônio Líquido (BRL MM)

665,7 660,8 651,2

6. Indicadores de Eficiência: ROA, ROE e cost/income.

O quadro a seguir apresenta os principais indicadores do Haitong no ano de 2015 comparados ao mesmo período de 2014.

Patrimônio Líquido

O Patrimônio Líquido, em dezembro de 2015, fechou em R$ 651.241 e em dezembro de 2014, R$ 660.801.

Page 59: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Tabela 13 - Basileia

BRL 00BRL 000

PARCELAS DE RISCO

Risco de Crédito 235.880

Risco de Mercado 135.543

Risco Operacional 17.057

Patrimônio de Referência mínimo requerido para o RWA 388.480

PBan - Parcela Banking 1.398

Capital Nível 1 630.466

Excesso de Capital 240.588

Índice Basileia (PRIRWA) 17,8%

Raz/o de PJavancagem (RA) 6,8%

2013 2014 2015Tier I

Índice Basileia (%)

14,0% 15,7% 17,8%

Ratings

A agência Standard & Poor’s avalia o Haitong desde setembro de 2015 e atribui os seguintes ratings ao banco: br.A+ (escala nacional) e BB- (Escala global), com perspectiva positiva.

De acordo com a avaliação da Standard & Poor’s, o Haitong no Brasil é considerado uma entidade core para o Haitong Bank S.A., em função da sua importante contribuição para as receitas do grupo, além do compromisso de longo prazo de suporte do seu controlador e pelo fato de o Brasil ser considerado pelo grupo, o centro das operações na América Latina.

A perspectiva positiva dos ratings do Haitong no Brasil é consequência da mesma perspectiva

Requisitos de Capital

As instituições financeiras brasileiras, incluindo a Haitong, são requeridas a manter um capital regulatório igual ou maior que 11% do total dos ativos ponderados a risco, calculado de acordo com critérios específicos estipulados pelo Banco Central do Brasil.

Em 31 de dezembro de 2015, o nosso Índice da Basiléia Expandido (incluindo parcela RBan) fechou em 17,8% do total dos ativos ponderados a risco, acima dos 11% requeridos pelo Banco Central do Brasil. Destaca-se a qualidade desse indicador, uma vez que é constituído apenas pelo capital do Banco, sem incrementos decorrentes de instrumentos híbridos de capital.

A tabela abaixo demonstra o cálculo do patrimônio de referência para o Conglomerado Prudencial em 31 de dezembro de 2015.

Page 60: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 59

dada aos ratings do Haitong Bank. A Standard & Poor’s indica que os ratings do banco deverão acompanhar os do seu controlador, devido a importância da subsidiária para o grupo.

Dentre os principais pontos positivos considerados na avaliação de crédito da agência Standard & Poor’s estão os seguintes relacionados abaixo:

i. Liquidez Adequada;ii. Capital disponível para suportar o crescimento do banco e resultados adequados;iii. Forte contribuição aos resultados da Matriz;iv. Suporte e comprometimento da Matriz no longo prazo;v. Possibilidade de crescimento da base de clientes como reflexo da larga base

de clientes do Grupo Haitong.

Evento subsequente

Em 17 de fevereiro de 2016, quando da última revisão para do rating soberano da República Federal do Brasil, a agência de rating Standard & Poor’s efetuou uma série de revisões nos ratings das instituições financeiras.

Na mesma ocasião, destacamos que a agência Standard & Poor’s reafirmou os ratings atribuídos ao Haitong, bem como a sua perspectiva positiva.

No contexto acima, apenas duas instituições financeiras, dentre os bancos avaliados pela Standard & Poor’s, tiveram os seus ratings reafirmados, dentre elas o Haitong Banco de Investimento do Brasil. Além disso, o Haitong Banco de Investimento do Brasil foi o único banco que manteve a perspectiva positiva atribuída pela agência.

BRL 000

Balanço Patrimonial Sintético 1S13 2S13 1S14 2S14 1S15 2S15

Ativo

Circulante e Realizável a Longo Prazo 7.972.479 7.862.906 7.231.574 5.973.010 5.230.306 7.848.602

Disponibilidades 17.471 71.047 83.206 41.043 30.427 8.225

Aplicações interfinanceiras de liquidez 739.601 197.374 436.911 182.072 175.542 1.045.665

Títulos e valores mobiliários e instrumen-tos financeiros derivativos 5.335.612 5.287.784 4.623.243 4.064.759 3.682.861 5.635.447

Operações de crédito 1.756.044 2.129.789 1.710.763 1.478.803 1.070.476 796.957

Provisão para créditos e outros créditos de liquidação duvidosa (5.949) (5.120) (4.305) (12.702) (25.977) (23.061)

Outros créditos 125.243 178.146 372.481 215.518 292.842 376.055

Outros valores e bens 4.457 3.886 9.275 3.517 4.135 9.314

Balanço Patrimonial Sintético

Page 61: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

BRL 000

Acumulado no Ano

Demonstração de Resultados 1S13 2S13 1S14 2S14 1S15 2S15 2014 2015

Receitas da intermediação financeira 324.873 395.416 297.737 389.881 403.448 231.376 687.618 634.824

Despesas da intermediação financeira (270.809) (334.130) (226.981) (404.121) (441.726) (339.367) (631.102) (781.093)

Resultado bruto da intermediação financeira 54.064 61.286 70.756 (14.240) (38.278) (107.991) 56.516 (146.269)

Outras receitas (despesas) operacionais (23.762) (24.424) (27.492) (29.018) 12.376 54.016 (56.510) 66.392

Receitas de prestação de serviços 25.331 19.386 34.271 9.974 17.826 7.251 44.245 25.077

Despesas de pessoal e administrativas (40. 370) (41.485) (46.029) (41.250) (39.646) (44.452) (87.279) (84.098)

Demonstração de Resultados

BRL 000

Balanço Patrimonial Sintético 1S13 2S13 1S14 2S14 1S15 2S15

Permanente 232.065 233.513 155.321 176.684 176.653 183.584

Investimentos 214.684 215.697 137.293 158.878 156.667 163.197

Imobilizado de uso 16.826 17.149 17.457 17.329 19.635 20.111

Intangível e Diferido 555 667 571 477 351 276

Total 8.204.544 8.096.419 7.386.895 6.149.694 5.406.959 8.032.186

Passivo

Circulante e Exigível a Longo Prazo 7.554.743 7.429.993 6.706.810 5.487.936 4.751.049 7.379.802

Depósitos 2.716.611 2.894.517 2.334.848 1.762.090 1.365.642 1.532.877

Captações no mercado aberto 2.399.758 1.864.087 1.979.119 1.480.189 2.051.213 4.772.876

Recursos de emissão de títulos 911.795 919.666 786.357 813.061

LCA, LF & LCI 348.531 334.245 495.102 405.930 359.480 347.184

Relações de interdependência 109 32.777 4.723 32

Obrigações por repasses do País-BNDES 174.127 274.597 302.823 305.754 269.946 266.768

Instrumentos financeiros derivativos 576.876 597.158 135.283 247.148 436.749 240.594

Obrigações por empréstimos 167.458 177.021 166.402

Outras obrigações 259.478 335.925 502.153 473.732 268.020 219.503

Resultado de exercícios futuros 513 727 785 957 848 1.143

Património Líquido 649.288 665.699 679.300 660.801 655.062 651.241

Total 8.204.544 8.096.419 7.386.895 6.149.694 5.406.959 8.032.186

Page 62: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 61

Demonstração de Resultados - Pró forma (*)

BRL 000

Acumulado no Ano

Demonstração de Resultados - Pró forma (*) 1S13 2S13 1S14 2S14 1S15 2S15 2014 2015

Receitas da intermediação financeira 324.873 395.416 295.460 451.266 471.859 361.900 746.726 833.758

Despesas da intermediação financeira (270.809) (334.130) (226.981) (404.121) (441.726) (339.367) (631.102) (781.093)

Resultado bruto da intermediação financeira 54.064 61.286 68.479 47.145 30.133 22.533 115.624 52.665

Outras receitas (despesas) operacionais (23.762) (24.424) (25.215) (67.594) (28.671) (19.746) (92.809) (48.417)

Receitas de prestação de serviços 25.331 19.386 34.271 9.974 17.826 7.251 44.245 25.077

Despesas de pessoal e administrativas (40.370) (41.485) (46.029) (41.250) (39.646) (44.452) (87.279) (84.098)

Resultado de participações em controladas (2.225) 852 864 (6.525) (2.211) (544) (5.661) (2.755)

Outras receitas (despesas) operacionais (6.498) (3.177) (14.321) (29.793) (4.639) 17.999 (44.114) 13.359

Resultado operacional 30.303 36.862 43.264 (20.449) 1.462 2.786 22.815 4.248

Resultado não operacional - - 106 254 (8) - 360 (8)

Resultado antes da tributação sobre o lucro e participações 30.303 36.862 43.371 (20.195) 1.454 2.786 23.176 4.241

Imposto de renda (5.631) (4.409) (6.337) 6.257 1.640 2.201 (80) 3.841

Contribuição social (3.520) (4.084) (4.507) 4.597 601 3.225 90 3.825

Participações no lucro (6.979) (1.554) 7.424 (1.263) 1.474 (309) (8.687) (1.783)

Lucro liquido 14.173 26.815 25.103 (10.604) 2.221 7.903 14.499 10.124

Resultado de participações em controladas (2.225) 852 864 (6.525) (2.211) (544) (5.661) (2.755)

Outras receitas (despesas) operacionais (6.498) (3.177) (16.598) 8.783 36.407 91.761 (7.815) 128.168

Resultado operacional 30.303 36.862 43.264 (43.258) (25.902) (53.975) 6 (79.877)

Resultado não operacional - - 106 254 (8) - 360 (8)

Resultado antes da tributação sobre o lucro e participações 30.303 36.862 43.371 (43.004) (25.910) (53.975) 367 (79.885)

Imposto de renda (5.631) (4.409) (6.337) 21.603 18.743 34.832 15.266 53.575

Contribuição social (3.520) (4.084) (4.507) 12.060 10.862 27.355 7.553 38.217

Participações no lucro (6.979) (1.554) 7.424 (1.263) 1.474 (309) (8.687) (1.783)

Lucro líquido 14.173 26.815 25.103 (10.604) 2.221 7.903 14.499 10.124

Demonstração de Resultados

(`) Pró-forma: Resultado da atividade excluindo-se o ‘hedge’ e ‘overhedge’ de cobertura cambial da filial Cayman em 2014 e 2015.

Page 63: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

PerspectivasO mercado brasileiro apresenta oportunidades para a geração de novos negócios para o Banco Haitong, único banco que manteve os ratings positivos e uma das instituições que não teve downgrade no Brasil. Como primeiro banco de investimento chinês já consolidado fora da China, o Haitong tem traçado, em seu planejamento estratégico para o ano, estender a sua expertise em distribuição, atendimento e intermediações de operações no Brasil, também para companhias chinesas e latinas. O Banco pretende ampliar a base de clientes e o pipeline de negócios, liderando o volume de intermediações de aquisições e fusões locais com empresas do Peru, Chile, México e outras geografias da América Latina e da Ásia, em especial a China.

Com o plano de internacionalização do governo chinês, muitas empresas desse país estão buscando aquisições e investimentos fora da China. Tal movimento abre um leque de oportunidades de negócios com as organizações chinesas que pretendem vir para o Brasil, principalmente as dos setores de energia renovável e infraestrutura. No País, como parte de um plano de recuperação econômica, o Governo pretende lançar diversos leilões no setor de infraestrutura (estradas, ferrovias e aeroportos) e novos projetos de Parcerias Público-Privada (PPP), como a iluminação pública das cidades de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), que poderão gerar bons resultados para o Banco.

O Haitong está bem preparado para assessorar e prestar um serviço de qualidade, tanto para as companhias estrangeiras quanto as locais, mas investirá ainda mais em sua estrutura em 2016. Tendo como foco os pilares Operações Estruturadas, Mercado de Capitais, M&A (Fusões e Aquisições) e Corporate Finance, o Banco entende que ter áreas de Originação e de Operações fortes é essencial para o negócio. Para isso, reforçará o time Comercial com representantes locais nas regiões Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e no estado de Minas Gerais. O objetivo é atender localmente, de maneira mais personalizada, também as empresas que estão fora do eixo Rio-São Paulo.

A Tesouraria também ficará mais imponente em 2016. O Brasil tem taxas de juros atraentes e isso sempre gera margem para ganhos com spread, seja em títulos públicos, operações em dólar ou em outras moedas. O Haitong tem uma mesa proprietária, muito ativa, com limites bons para essa atuação. Assim, esse tipo de operação também é uma aposta do Banco em 2016.

O mesmo acontece com o Mercado de Capitais. Devido à maior restrição de crédito e à diminuição da concorrência por parte dos bancos brasileiros, os investidores de Renda Variável e de Renda Fixa procurarão bons nomes e rentabilidade para reaplicação de seus investimentos de curto prazo. Além disso, no próximo ano, também está prevista uma redução do fluxo de capital estrangeiro para investimentos em portfólio, em particular das fontes tradicionais (Estados Unidos e Europa) por conta de alguns fatores, tais como subida da taxa de juros americano, baixo crescimento da economia, baixa no preço das commodities e escândalos de corrupção.

A área de Gestão de Riscos também prevê oportunidades em 2016. A chegada do novo acionista permitirá ao Banco retomar gradualmente um relacionamento mais próximo aos clientes existentes

O Haitong vai estender a sua expertise de operação no Brasil também para companhias chinesas e latinas para ampliar a base de clientes e o pipeline de negócios, principalmente de M&A

Page 64: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 63

e atrair novos. Para 2016, a área de Gestão de Riscos trabalhará em novos produtos, tanto para o mercado doméstico quanto internacional (principalmente produtos derivativos e notas estruturadas). Ainda espera recuperar os fluxos em algumas linhas de produtos, tais como opções FX.

Já para a Corretora, o ano de 2016 se apresenta como uma extensão de 2015, ou seja, com perspectivas baixas para o mercado acionário, mas muito interessante para operações de hedging, mercados Futuros e de Renda Fixa. Com a taxa básica (Selic) do País acima de dois dígitos, claramente os recursos estão sendo depositados em fundos de renda fixa e na compra de títulos públicos e privados. A Bolsa vai continuar em segundo plano com alguns rallies de curto prazo.

Resumindo, com um balanço financeiro bem equilibrado, com boa liquidez (mais de 50% em títulos federais), que não depende de operações de crédito, com um acionista forte e uma estrutura mais robusta, o Haitong está bem preparado para avançar ainda mais em 2016. O desafio com a economia brasileira existe, mas para um banco de investimento, que já tem a agilidade em seu DNA, será mais fácil se adaptar às volatilidades do momento e saber onde apostar para gerar novos negócios para os clientes.

O Haitong está bem preparado para avançar ainda mais em 2016. O desafio existe, mas para um banco de investimento tem agilidade em seu DNA, será mais fácil se adaptar às volatilidades do momento e saber onde apostar.

Page 65: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO

Senhores Acionistas,

Apresentamos a V.Sas., o relatório da Administração e as demonstrações financeiras do Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A. encerradas em 31 de dezembro de 2015, acompanhadas das notas explicativas e do relatório dos auditores independentes, elaboradas de acordo com a legislação societária e normas regulamentares do Banco Central do Brasil.

Mudança do Controle Acionário

O Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A. (Banco) é controlada direta do Haitong Bank S.A. (nova denominação social do Banco Espírito Santo de Investimento S.A.), com sede em Lisboa (Portugal).

Em 12 de agosto de 2015, o Banco Central do Brasil aprovou a transferência do controle acionário indireto do Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A. e de suas subsidiárias Haitong Securities do Brasil S.A. – CCVM e Haitong DTVM S.A. para a Haitong International Holdings Limited com sede em Hong Kong, subsidiária integral da Haitong Securities Co. Ltd, com sede em Xangai, China, conforme os termos do contrato de compra e venda firmado com o antigo controlador “Novo Banco” em dezembro de 2014.

O Banco e suas subsidiárias não sofreram alterações em sua estrutura societária no Brasil, permanecendo sob controle direto do Haitong Bank S.A.. Por fim, o Banco Central do Brasil aprovou a mudança das denominações sociais do Banco e de suas subsidiárias em 08.10.2015.

Desempenho das Atividades

No exercício findo em 31 de dezembro de 2015, o Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A apresentou lucro líquido de R$ 10.124.

O patrimônio líquido atingiu R$ 651.241 ao final do período, após considerar o resultado do exercício deduzidos dos juros sobre o capital próprio no montante de R$ 18.850. O índice de adequação do capital, instituído pelo Comitê da Basiléia e normatizado pelo Banco Central do Brasil, atingiu 17,8% ao final do ano no “Conglomerado Prudencial”, superior ao mínimo de 11% exigido pelo Banco Central do Brasil.

O ativo total alcançou R$ 8.032.186 ao final do período. As aplicações interfinanceiras de liquidez, as carteiras de títulos e valores mobiliários e de instrumentos financeiros derivativos atingiram R$ 6.681.112 correspondente a 83,2% dos ativos totais.

08

Page 66: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 65

A carteira de títulos e valores mobiliários atingiu R$ 5.436.924, correspondente a 67,7% dos ativos totais, representada por 87,2% em títulos públicos e 12,8% em títulos de emissão privada. Dessa carteira, o Banco classificou 74,6% em “títulos para negociação”, 3,7% em “títulos disponíveis para venda” e 21,7% em “títulos mantidos até o vencimento”, em razão da intenção da Administração e da capacidade financeira do Banco em mantê-los até o vencimento. A posição de liquidez do Banco, representada pela carteira de títulos livres, atingiu R$ 941.554, correspondente a 1,45 vezes o patrimônio líquido final.

A carteira de crédito atingiu o saldo de R$ 796.957 ao final do período. Essa carteira, incluindo as fianças prestadas no montante de R$ 432.513, atingiu o saldo de R$ 1.229.470 ao final do período. Dessa carteira de crédito, 97,3% das operações foram classificadas entre os níveis de risco “AA” a “C” em conformidade com a regulamentação em vigor do Banco Central do Brasil. As parcelas vencidas totalizaram R$ 26.552 correspondente a 3,3% da carteira. A provisão para créditos de liquidação duvidosa totalizou R$ 23.061, correspondente 2,9% da carteira de crédito, montante superior ao mínimo requerido pela Resolução nº 2682 do Banco Central do Brasil. Adicionalmente, foi constituída provisão para cobrir outros riscos de crédito e contraparte no montante de R$ 23.479, que somada à provisão para crédito de liquidação duvidosa totalizaram R$ 46.540 na data do balanço.

Os recursos captados totalizaram R$ 6.919.705 ao final do período, sendo representados por: R$ 69.774 em depósitos interfinanceiros; R$ 1.463.103 em depósitos a prazo; R$ 4.772.876 em captações no mercado aberto; R$ 266.768 em repasses do BNDES e R$ 347.184 em letras financeiras e de crédito do agronegócio. Mereceu destaque no decorrer do primeiro semestre, a liquidação dos recursos captados através de títulos emitidos no exterior no montante próximo de US$ 300 milhões.

Agradecimentos

É indispensável traduzir o reconhecimento ao trabalho de nossos funcionários, ao apoio de nossos acionistas e a confiança de nossos clientes e das instituições financeiras do mercado.

São Paulo, 29 de fevereiro de 2016.

A Administração

Page 67: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRASAoConselho de Administração e aos Acionistas doHaitong Banco de Investimento do Brasil S.A.São Paulo - SP

Examinamos as demonstrações financeiras individuais do Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A. (“Banco”), que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2015 e as respectivas demonstrações dos resultados, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício e semestre findos naquela data, assim como o resumo das principais práticas contábeis e demais notas explicativas.

Responsabilidade da administração sobre as demonstrações financeiras

A administração do Banco é responsável pela elaboração e adequada apresentação dessas demonstrações financeiras de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, assim como pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações financeiras livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Responsabilidade dos auditores independentes

Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações financeiras com base em nossa auditoria, conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas pelos auditores e que a auditoria seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações financeiras estão livres de distorção relevante.

Uma auditoria envolve a execução de procedimentos selecionados para obtenção de evidência a respeito dos valores e divulgações apresentados nas demonstrações financeiras. Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações financeiras, independentemente se causada por fraude ou erro. Nessa avaliação de riscos, o auditor considera os controles internos relevantes para a elaboração e adequada apresentação das demonstrações financeiras do Banco para planejar os procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias, mas não para fins de expressar uma opinião sobre a eficácia desses controles internos do Banco. Uma auditoria inclui, também, a avaliação da adequação das práticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis feitas pela administração, bem como a avaliação da apresentação das demonstrações financeiras tomadas em conjunto.

Page 68: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 67

Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

Opinião

Em nossa opinião, as demonstrações financeiras acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira do Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A. em 31 de dezembro de 2015, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício e semestre findos naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Ênfase - Contexto Operacional e Reorganização Societária

Sem modificar nossa opinião, chamamos atenção para Nota Explicativa n 1- Contexto Operacional, onde estão descritos os assuntos relacionados a alteração no controle acionário indireto do Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A. (“Banco”). Em 12 de agosto de 2015, o Banco Central do Brasil aprovou a transferência do controle acionário indireto do Banco e suas controladas para a Haitong International Holdings Limited com sede em Hong Kong, subsidiária integral da Haitong Securities Co. Ltd, com sede em Xangai, China, conforme os termos do contrato de compra e venda firmado com o antigo controlador “Novo Banco” em dezembro de 2014, sem alteração da estrutura organizacional do Grupo no Brasil e permanecendo com suas operações sendo realizadas conforme o descrito na Nota Explicativa de contexto operacional.

São Paulo, 18 de março de 2016

KPMG Auditores IndependentesCRC 2SP014428/O-6

Zenko Nakassato Contador CRC 1SP160769/O-0

Page 69: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A.Balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 2015 e 2014(Em milhares de Reais)

Ativo 2015 2014

Circulante 6.038.956 3.868.733

Disponibilidades 8.225 41.043

Aplicações interfinanceiras de liquidez 963.168 21.807

Aplicações no mercado aberto 818.530 2.001

Aplicações em depósitos interfinanceiros 144.638 19.806

Títulos e valores mobiliários e instrumentos financeiros derivativos 4.475.623 2.868.586

Carteira própria 723.649 523.361

Vinculados a compromissos de recompra 3.334.472 1.348.882

Vinculados à prestação de garantias 320.558 599.646

Instrumentos financeiros derivativos 96.944 396.697

Operações de crédito 261.056 726.342

Operações de crédito - Setor privado 267.792 586.511

Operações de crédito vinculadas à cessão - 144.538

Provisões para créditos de liquidação duvidosa (6.736) (4.707)

Outros créditos 323.042 209.295

Carteira de câmbio 64.710 39.422

Rendas a receber 1.753 1.424

Negociação e intermediação de valores 115.350 45.766

Diversos 141.261 122.684

Provisão para outros créditos de liquidação duvidosa (32) (1)

Outros valores e bens 7.842 1.660

Despesas antecipadas 7.842 1.660

Realizável a longo prazo 1.809.646 2.104.277

Aplicações interfinanceiras de liquidez 82.497 160.265

Aplicações em depósitos interfinan-ceiros 82.497 160.265

Títulos e valores mobiliários e instrumentos financeiros derivativos 1.159.824 1.196.173

Carteira própria 217.905 979.781

Vinculados a compromissos de recompra 718.821 195.962

Vinculados à prestação de garantias 121.519 -

Instrumentos financeiros derivativos 101.579 20.430

Operações de crédito 369.413 570.827

Operações de crédito - Setor privado 385.467 578.334

Provisão para créditos de liquidação duvidosa (16.054) (7.507)

Outros créditos 196.440 175.155

Rendas a receber 4.530 -

Passivo 2015 2014

Circulante 6.064.837 4.110.222

Depósitos 997.662 1.161.914

Depósitos interfinanceiros 10.046 492.051

Depósitos a prazo 987.616 669.863

Captações no mercado aberto 4.574.748 1.480.189

Carteira própria 3.782.301 1.480.189

Carteira livre movimentação 792.447 -

Recursos de aceites e emissão de títulos 321.376 1.004.753

Recursos de letras financeiras, crédito do agronegócio e letras de crédito imobiliário

321.376 191.692

Obrigações por títulos e valores mobiliários no exterior - 813.061

Relações interdependências - 32

Recursos em trânsito de terceiros - 32

Obrigações por repasses do País - Instituições oficiais 7.512 68.651

BNDES 7.512 59.583

FINAME - 9.068

Instrumentos financeiros derivativos 54.047 74.466

Instrumentos financeiros derivativos 54.047 74.466

Outras obrigações 109.492 320.217

Cobrança e arrecadação de tributos e assemelhados 70 120

Carteira de câmbio 64.625 39.385

Sociais e estatutárias 13.260 6.290

Fiscais e previdenciárias 4.872 20.986

Negociação e intermediação de valores - 66.651

Dívidas subordinadas - 32.137

Diversas 26.665 154.648

Exigível a longo prazo 1.314.965 1.377.714

Depósitos 535.215 600.176

Depósitos interfinanceiros 59.728 28.247

Depósitos a prazo 475.487 571.929

Captações no mercado aberto 198.128 -

Carteira própria 198.128 -

Recursos de aceites e emissão de títulos 25.808 214.238

Recursos de letras financeiras, de crédito do agronegócio e letras de crédito imobiliário

25.808 214.238

Obrigações por repasses do País - Instituições oficiais 259.256 237.103

BNDES 234.449 212.302

Page 70: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 69

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações financeiras.

Diversos 192.149 175.642

Provisões para outros créditos de liquidação duvidosa (239) (487)

Outros valores e bens 1.472 1.857

Despesas antecipadas 1.472 1.857

Permanente 183.584 176.684

Investimentos 163.197 158.878 Participações em controladas - no País 153.218 148.899

Outros investimentos 9.979 9.979

Imobilizado de uso 20.111 17.329

Outras imobilizações de uso 26.306 23.807

Depreciações acumuladas (6.195) (6.478)

Intangível 276 477

Ativos intangíveis 754 939

Amortização acumulada (478) (462)

8.032.186 6.149.694

FINAME 24.807 24.801 Instrumentos financeiros derivativos 186.547 172.682

Instrumentos financeiros derivativos 186.547 172.682

Outras obrigações 110.011 153.515

Fiscais e previdenciárias 94.791 124.212

Diversas 15.220 29.303

Resultado de exercícios futuros 1.143 957

Rendas antecipadas 1.143 957

Patrimônio líquido 651.241 660.801

Capital - De domiciliados no País 420.000 420.000

Reservas de lucros 233.625 242.351

Ajustes de avaliação patrimonial (2.384) (1.550)

8.032.186 6.149.694

Page 71: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A.Demonstrações de resultados Exercícios findos em 31 de dezembro de 2015 e 2014 e semestre findo em 31 de dezembro de 2015 (Em milhares de Reais, exceto o lucro líquido do semestre/exercício por ação)

2º semestre Exercícios findos em 31 de dezembro

2015 2015 2014Receitas da intermediação financeira 231.376 634.824 687.618

Operações de crédito 66.010 146.983 202.661

Resultado de operações com títulos e valores mobiliários 85.895 267.077 483.571

Resultado com instrumentos financeiros derivativos 69.147 184.298 (3.779)

Resultado de operações de câmbio 10.324 36.466 3.969

Operações de venda ou de transferência de ativos financeiros - - 1.196

Despesas da intermediação financeira (339.367) (781.093) (631.102)

Operações de captação no mercado (318.378) (730.709) (597.203)

Operações de empréstimos e repasses (9.741) (21.703) (25.373)

Operações de venda ou de transferência de ativos financeiros (403) (4.607) (944)

Provisão para créditos de liquidação duvidosa (10.845) (24.074) (7.582)

Resultado bruto da intermediação financeira (107.991) (146.269) 56.516

Outras receitas/despesas operacionais 54.016 66.392 (56.510)

Receitas de prestação de serviços 7.251 25.077 44.245

Despesas de pessoal (27.500) (52.455) (52.220)

Outras despesas administrativas (16.952) (31.643) (35.060)

Despesas tributárias (2.697) (9.260) (14.180)

Resultado de participações em controladas (544) (2.755) (5.661)

Outras receitas operacionais 94.699 138.004 41.698

Outras despesas operacionais (241) (576) (35.332)

Resultado operacional (53.975) (79.877) 6

Resultado não operacional - (8) 360

Resultado antes da tributação sobre o lucro e participações (53.975) (79.885) 366

Imposto de renda e contribuição social 62.187 91.792 22.819

Provisão para imposto de renda 17.053 30.948 5.942

Provisão para contribuição social 9.786 17.739 1.957

Ativo fiscal diferido 35.348 43.105 14.920

Participações no lucro (309) (1.783) (8.687)

Lucro do semestre/exercício 7.903 10.124 14.498

Número de ações 127.338.665 127.338.665 127.338.665

Lucro do semestre/exercício por ação - R$ 0,06 0,08 0,11

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações financeiras.

Page 72: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 71

Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A.Demonstrações das mutações do patrimônio líquidoExercícios findos em 31 de dezembro de 2015 e 2014 e semestre findo em 31 de dezembro de 2015 (Em milhares de Reais)

CapitalReservas de lucros Ajustes de

avaliação patrimonial

Lucrosacumulados Total

Legal Para Expansão

Saldos em 01 de janeiro de 2014 420.000 30.106 215.247 346 - 665.699 Outros Eventos:

Realização de reservas - - (3.002) - 3.002 -

Juros sobre capital próprio - - - - (3.002) (3.002)

Ajuste ao valor de mercado de títulos - - - (1.896) - (1.896)

Lucro líquido do exercício - - - - 14.498 14.498

Destinação do lucro:

Juros sobre capital próprio - - - - (14.498) (14.498)

Saldos em 31 de dezembro de 2014 420.000 30.106 212.245 (1.550) - 660.801 Outros Eventos:

Realização de reservas - - (9.232) - 9.232 -

Juros sobre capital próprio - - - - (9.232) (9.232)

Ajuste ao valor de mercado de títulos - - - (834) - (834)

Lucro líquido do exercício - - - - 10.124 10.124

Destinações do lucro:

Reserva legal - 506 - - (506) -

Juros sobre capital próprio - - - - (9.618) (9.618)

Saldos em 31 de dezembro de 2015 420.000 30.612 203.013 (2.384) - 651.241 Saldos em 01 de julho de 2015 420.000 30.106 212.245 (1.710) (5.579) 655.062 Outros Eventos:

Realização de reservas - - (9.232) - 9.232 -

Juros sobre capital próprio - - - - (3.653) (3.653)

Ajuste ao valor de mercado de títulos - - - (674) - (674)

Lucro líquido do semestre - - - - 7.903 7.903

Destinações do lucro:

Reserva legal - 506 - - (506) -

Juros sobre capital próprio - - - - (7.397) (7.397)

Saldos em 31 de dezembro de 2015 420.000 30.612 203.013 (2.384) - 651.241

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações financeiras.

Page 73: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A.Demonstrações dos fluxos de caixaExercícios findos em 31 de dezembro de 2015 e 2014 e semestre findo em 31 de dezembro de 2015 (Em milhares de Reais)

2º semestre Exercícios findos em 31 de dezembro

2015 2015 2014Atividades operacionaisLucro do semestre/exercício 7.903 10.124 14.498 Ajustes ao lucro líquido 4.242 23.611 41.351 Provisão para créditos de liquidação duvidosa 10.845 24.074 7.582

Depreciação e amortização 1.159 553 3.610

Resultado de participações em controladas 544 2.755 5.661

Outras provisões operacionais (8.306) (3.771) 24.498

(Aumento)/redução nos ativos operacionais (1.987.649) (1.348.175) 1.623.673 Aplicações interfinanceiras de liquidez (323.636) (311.884) (106.075)

Títulos e valores mobiliários e instrumentos financeiros derivativos (1.835.378) (1.538.088) 1.115.765

Operações de crédito 224.034 642.408 614.959

Outros créditos (47.490) (134.814) (1.345)

Outros valores e bens (5.179) (5.797) 369

Aumento/(redução) nos passivos operacionais 2.626.304 1.916.510 (1.908.431)Depósitos 167.235 (229.213) (1.132.427)

Captações no mercado aberto 2.721.663 3.292.687 (383.898)

Recursos de aceites e emissão de títulos (12.295) (871.807) (34.920)

Relações interdependências - (32) (32.745)

Obrigações por empréstimos e repasses (3.177) (38.986) (145.864)

Instrumentos financeiros derivativos (196.155) (6.554) (350.010)

Outras obrigações (51.262) (229.771) 171.203

Resultados de exercícios futuros 295 186 230

Caixa líquido originado/ (aplicado) em atividades operacionais 650.800 602.070 (228.909)Atividades de investimentosAplicações em Títulos e valores mobiliários disponíveis para venda (75.981) (90.521) (336.756)

Redução em Títulos e valores mobiliários disponíveis para venda 68.084 184.960 693.043

Aplicações em Títulos e valores mobiliários mantidos até o vencimento (111.314) (208.682) (346.987)

Redução em Títulos e valores mobiliários mantidos até o vencimento 1.330 80.809 96.064

Aumento de capital em controlada (7.075) (7.075) -

Aquisição de bens e investimentos - - (30.964)

Aquisição de imobilizado de uso (1.559) (3.426) (4.170)

Dividendos e juros sobre o capital próprio recebidos de controlada - - 82.234

Alienação de bens e investimentos - - 20

Alienação de imobilizados de uso - 293 570

Caixa líquido originado/(aplicado) em atividades de investimento (126.515) (43.642) 153.054 Atividades de financiamentosRedução em dívidas subordinadas - (32.137) (54.676)

Juros sobre o capital próprio pagos - (7.400) (20.850)

Caixa líquido originado em atividades de financiamento - (39.537) (75.526)Aumento/(redução) líquida de caixa e equivalentes de caixa 524.285 518.891 (151.381)Caixa e equivalentes de caixa no início do período 57.456 62.850 214.231

Caixa e equivalentes de caixa no final do período 581.741 581.741 62.850

Aumento/(redução) líquida de caixa e equivalentes de caixa 524.285 518.891 (151.381)

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações financeiras.

Page 74: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 73

1) Contexto operacional

O Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A. (Banco) é controlada direta do Haitong Bank S.A. (nova denominação social do Banco Espírito Santo de Investimento S.A.), com sede em Lisboa (Portugal), sendo suas operações conduzidas no contexto de um conjunto de instituições que atuam integradamente no mercado financeiro, e certas operações têm a participação ou a intermediação de instituições associadas, integrantes do sistema financeiro, cujas atividades incluem as de distribuição de títulos e de corretagem de câmbio e valores mobiliários.

Em 12.08.2015, o Banco Central do Brasil aprovou a transferência do controle acionário indireto do Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A. e de suas subsidiárias Haitong Securities do Brasil S.A. – CCVM e Haitong DTVM S.A. para a Haitong International Holdings Limited com sede em Hong Kong, subsidiária integral da Haitong Securities Co. Ltd, com sede em Xangai, China, conforme os termos do contrato de compra e venda firmado com o “Novo Banco” em dezembro de 2014. O Banco e suas subsidiárias não sofreram alterações em sua estrutura societária no Brasil, permanecendo sob controle direto do Haitong Bank S.A.. Por fim, o Banco Central do Brasil aprovou a mudança das denominações sociais do Banco e de suas subsidiárias em 08.10.2015.

Como parte da estratégia de negócios, mantivemos as atividades do Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A. – Cayman Branch, cujos ativos totais e patrimônio líquido totalizavam US$ 163.801 mil (2014 US$ 226.127 mil) e US$ 97.410 mil (2014 US$ 95.475 mil), respectivamente. Os saldos contábeis dessa dependência no exterior foram consolidados nas demonstrações financeiras do Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A..

2) Apresentação das demonstrações financeiras

As demonstrações financeiras foram elaboradas a partir das diretrizes contábeis emanadas da Lei nº 6.404/76 e alterações introduzidas pelas Leis nº 11638/07 e nº 11941/2009, para a contabilização das operações, associadas às normas e às instruções do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central do Brasil (BACEN). Estas demonstrações financeiras foram aprovadas pela Administração em 29.02.2016.

Em aderência ao processo de convergência com as normas internacionais de contabilidade, alguns pronunciamentos contábeis e suas interpretações foram emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), os quais serão aplicáveis às instituições financeiras somente quando aprovado pelo CMN. Os pronunciamentos contábeis já aprovados foram: a) Resolução nº 3566/08 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos (CPC 01), b) Resolução nº 3604/08 – Demonstração do Fluxo de Caixa (CPC 03), c) Resolução nº 3750/09 – Divulgação sobre Partes

Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A.Notas explicativas às demonstrações financeirasExercícios findos em 31 de dezembro de 2015 e 2014 (Em milhares de Reais)

Page 75: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Relacionadas (CPC 05), d) Resolução nº 3823/09 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes (CPC 25), e) Resolução nº 3973/11 – Evento Subseqüente (CPC 24), f) Resolução nº 3989/11 – Pagamento Baseado em Ações (CPC 10), g) Resolução 4007/11 – Evidenciação de Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificações de Erros (CPC 23), h) Resolução nº 4144/12 - Pronunciamento Conceitual Básico (R1) e i) Resolução nº 4424/15 – Benefícios a Empregados (CPC 33).

Atualmente, não é possível estimar quando o CMN irá aprovar os demais pronunciamentos contábeis do CPC e tampouco se a utilização dos mesmos será de maneira prospectiva ou retrospectiva. Com isso ainda não é possível quantificar os impactos contábeis da utilização desses pronunciamentos nas demonstrações financeiras do Banco.

3 Resumo das principais práticas contábeis

a. As receitas e as despesas foram apropriadas pelo regime de competência.

b. Os títulos e valores mobiliários adquiridos para formação de carteira própria são registrados pelo valor efetivamente pago, inclusive corretagens e emolumentos, e se classificam em função da intenção da Administração do Banco em três categorias distintas, conforme Circular BACEN n.º 3068 (vide nota n° 6): a) Títulos para negociação – adquiridos com o propósito de serem ativa e frequentemente negociados. São registrados pelo custo de aquisição, acrescidos dos rendimentos auferidos e ajustados pelo valor de mercado em contrapartida ao resultado do período; b) Títulos disponíveis para venda – são aqueles que não se enquadram como para negociação nem como mantidos até o vencimento. São registrados pelo custo de aquisição, acrescidos dos rendimentos auferidos, em contrapartida ao resultado do período e ajustados pelo valor de mercado em contrapartida ao patrimônio líquido, deduzidos dos efeitos tributários, os quais só serão reconhecidos no resultado quando da efetiva realização; e c) Títulos mantidos até o vencimento – adquiridos com a intenção e capacidade financeira para sua manutenção em carteira até o vencimento. São registrados pelo custo de aquisição, acrescidos dos rendimentos auferidos em contrapartida ao resultado do período.

c. O Banco utiliza instrumentos financeiros derivativos com intuito de reduzir sua exposição a riscos de mercado, moeda e de taxas de juros, utilizando-se para tal dos instrumentos disponíveis na BM&F Bovespa S.A. e no mercado de balcão. Esses instrumentos financeiros derivativos são avaliados a valor de mercado, em conformidade com Circular BACEN nº 3082 (vide nota n° 7). Os instrumentos financeiros derivativos (instrumentos de hedge) utilizados para mitigar os riscos decorrentes das exposições às variações no valor de mercado dos ativos e passivos financeiros (itens objeto de hedge) são considerados como instrumentos de proteção (operação de hedge) e, quando da contratação da operação, são classificados na categoria “hedge de risco de mercado”. Essas operações de hedge têm seus ganhos e perdas, realizados ou não realizados, registrados em contas de receitas e despesas no resultado.

Page 76: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 75

d. As operações de crédito foram classificadas de acordo com o julgamento da Administração em nove níveis de risco, levando em consideração a análise dos clientes e garantias, a experiência passada e os riscos específicos em relação à operação, observando os parâmetros estabelecidos pela Resolução CMN nº 2.682. Após 60 dias, as rendas das operações vencidas somente serão reconhecidas como receita quando efetivamente recebidas. As operações classificadas como nível “H” (risco máximo), após 6 meses, são baixadas contra a provisão existente e controladas por cinco anos em contas de compensação, não mais figurando em balanços patrimoniais. As operações renegociadas são mantidas, no mínimo, no mesmo nível em que estavam classificadas. A provisão para créditos de liquidação duvidosa foi constituída considerando a atual conjuntura econômica e a expectativa de realização da carteira, de forma que apure a adequada provisão em montante suficiente para cobrir riscos específicos e globais, associada à provisão calculada de acordo com os níveis de risco e os respectivos percentuais mínimos estabelecidos pela Resolução CMN nº 2682 e nº 2687 (vide nota 8 “b”).

e. As operações de venda ou transferência de um ativo financeiro são classificadas em três categorias distintas, conforme determina a Resolução BACEN nº 3533: a) com transferência substancial dos riscos e benefícios: operações em que o vendedor ou cedente transfere substancialmente todos os riscos e benefícios de propriedade do ativo financeiro objeto da operação; b) com retenção substancial dos riscos e benefícios: operações em que o vendedor ou cedente retém substancialmente todos os riscos e benefícios de propriedade do ativo financeiro objeto da operação e c) sem transferência nem retenção substancial dos riscos e benefícios: operações em que o vendedor ou cedente não transfere nem retém substancialmente todos os riscos e benefícios de propriedade do ativo financeiro objeto da operação. A avaliação quanto à transferência ou retenção dos riscos e benefícios de propriedade dos ativos financeiros é efetuada com base em critérios consistentes e passíveis de verificação, utilizando-se como metodologia, a comparação da exposição, antes e depois da venda ou da transferência, relativamente à variação no valor presente do fluxo de caixa esperado associado ao ativo financeiro descontado pela taxa de juros de mercado apropriada (vide nota 8 “e”).

f. Redução do valor recuperável (impairment) - É reconhecida uma perda por impairment se o valor da contabilização de um ativo excede seu valor recuperável. Perdas por impairment são reconhecidas no resultado do período. Os valores dos ativos não financeiros, exceto outros valores e bens e créditos tributários, são revistos no mínimo anualmente para determinar se há alguma indicação de perda por impairment.

g. Ativo permanente: demonstrado pelo custo, combinado com os seguintes aspectos:

• As participações em sociedades controladas são avaliadas pelo método de equivalência patrimonial (vide nota nº 11). • Depreciação do imobilizado de uso é calculada pelo método linear às seguintes taxas anuais: 20% para sistemas de processamento de dados e veículos e 10% para móveis e equipamentos.• Intangível, representados por direito de uso de softwares, sendo sua amortização calculada pelo método linear durante o prazo do contrato.

Page 77: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

h. Os passivos circulante e exigível a longo prazo incluem os passivos conhecidos e calculáveis acrescidos dos encargos e das variações monetárias (em base pro rata dia) e cambiais incorridos, quando aplicável.

i. O reconhecimento, a mensuração e a divulgação das provisões, das contingências passivas e das obrigações legais são efetuados de acordo com os critérios definidos pelo CPC 25 (vide nota 15), o qual foi aprovado pela Resolução CMN nº 3.823, sendo:

• Provisões: são constituídas levando em conta a opinião dos assessores jurídicos, a natureza das ações, a similaridade com processos anteriores, a complexidade e o posicionamento de Tribunais, sempre que a perda for avaliada como provável, o que ocasionaria uma provável saída de recursos para a liquidação das obrigações e quando os montantes envolvidos forem mensuráveis com suficiente segurança; • Passivos Contingentes: de acordo com o CPC 25, o termo “contingente” é utilizado para passivos que não são reconhecidos, pois a sua existência somente será confirmada pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros e incertos que não estejam totalmente sob o controle da Administração. Os passivos contingentes não satisfazem os critérios de reconhecimento, pois são considerados como perdas possíveis, devendo ser apenas divulgados em notas explicativas, quando relevantes. As obrigações classificadas como remotas não são provisionadas e nem divulgadas; e• Obrigações Legais - Provisão para Riscos Fiscais: decorrem de processos judiciais, cujo objeto de contestação é sua legalidade ou constitucionalidade que, independentemente da avaliação acerca da probabilidade de sucesso, têm os seus montantes reconhecidos integralmente nas demonstrações contábeis.

j. As provisões para imposto de renda (IRPJ), contribuição social (CSLL), PIS e COFINS são calculadas às alíquotas de 15%, acrescidas de 10% acima de determinado limite, 20% (15% até ago/2015); 0,65% e 4%, respectivamente, considerando para efeito das respectivas bases de cálculo, a legislação pertinente a cada encargo (vide nota nº 14 “a” para IRPJ e CSLL). Também é observada a prática contábil de constituição de créditos tributários de imposto de renda e contribuição social, calculados sobre prejuízos fiscais e adições temporárias às mesmas alíquotas vigentes utilizadas para constituição de provisão (vide nota nº 14 “b”).

k. As demonstrações financeiras, de acordo com as práticas contábeis brasileiras, incluem algumas contas cujos valores são determinados por estimativas baseadas na experiência passada, ambiente legal e de negócios, probabilidade de ocorrência de eventos sujeitos ou não ao controle da Administração, etc.. Essas estimativas são revistas pelo menos anualmente, buscando-se determinar valores que mais se aproximem dos futuros valores de liquidação dos ativos ou passivos considerados.

Page 78: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 77

2º semestre Exercícios findos em 31 de dezembro

2015 2015 2014Disponibilidades 30.427 41.043 71.047

Aplicações no Mercado Aberto - posição bancada 21.003 2.001 96.299

Aplicações no Mercado Aberto - posição vendida - - 24.161

Aplicações em Moeda Estrangeira 6.026 - 22.724

Aplicações em depósitos interfinanceiros - 19.806 -

Aplicações Interfinanceiras de Liquidez - Total 27.029 21.807 143.184

Caixa e equivalentes de caixa no início do semestre/exercício 57.456 62.850 214.231 Disponibilidades 8.225 8.225 41.043

Aplicações no Mercado Aberto - posição bancada 12.000 12.000 2.001

Aplicações no Mercado Aberto - posição vendida 454.578 454.578 -

Aplicações em Moeda Estrangeira 105.158 105.158 -

Aplicações em depósitos interfinanceiros 1.780 1.780 19.806

Aplicações Interfinanceiras de Liquidez - Total 573.516 573.516 21.807

Caixa e equivalentes de caixa no fim do semestre/exercício 581.741 581.741 62.850

Aumento/(Redução) de caixa e equivalentes de caixa 524.285 518.891 (151.381)

Até 3 meses

De 3 meses a 1 ano

De 3 a 5 anos

Acima de 5 anos

Total 2015

Total 2014

N.T.N.-B 12.000 - - - 12.000 2.001

Aplicações no mercado aberto - Posição Bancada 12.000 - - - 12.000 2.001

N.T.N.-B 142.575 40.221 - - 182.796 -

N.T.N.-F 312.003 311.731 - - 623.734 -

Aplicações no mercado aberto - Posição Vendida 454.578 351.952 - - 806.530 -

Aplicações em depósitos interfinanceiros 1.780 37.700 82.497 - 121.977 180.071

Aplicações em moeda estrangeira 105.158 - - - 105.158 -

TOTAL em 2015 - R$ 573.516 389.652 82.497 - 1.045.665 -

% 54,8% 37,3% 7,9% - 100,0% -

TOTAL em 2014 - R$ 21.807 - - 160.265 - 182.072

% 12,0% - - 88,0% - 100,0%

5) Aplicações interfinanceiras de liquidez

4) Caixa e equivalentes de caixa

Caixa e equivalentes de caixa, conforme Resolução CMN nº 3.604, incluem dinheiro em caixa, depósitos bancários, investimentos de curto prazo de alta liquidez, com risco insignificante de mudança de valor e limites, com prazo de vencimento igual ou inferior a 90 dias. O caixa e equivalentes de caixa, apresentado nas demonstrações dos fluxos de caixa compreendem:

Page 79: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

6) Títulos e valores mobiliários a) Composição da carteira

2015 2014Títulos Livres Vinculadas Total Livres Vinculadas Total

L.F.T. 16.315 523.323 539.638 2.877 - 2.877

L.T.N. 582.749 3.424.168 4.006.917 739.099 1.348.882 2.087.981

N.T.N.-B 3 192.751 192.754 18.801 6.327 25.128

N.T.N.-F - - - 190.625 578.419 769.044

Debêntures 225.372 70.028 295.400 334.822 - 334.822

Fundos de Investimentos 47.684 - 47.684 87.334 - 87.334

FIDC's (Cotas Sênior) 98 - 98 498 - 498

Aplicações em T.V.M. no exterior 24.495 285.100 309.595 60.094 195.962 256.056

Ações - - - 43.327 14.900 58.227

Notas Promissórias 18.472 - 18.472 - - -

Certificado de Recebiveis do Agronegócio 12.794 12.794 11.038 11.038

Certificado de Recebiveis Imobiliários 13.572 - 13.572 14.627 - 14.627

TOTAL 941.554 4.495.370 5.436.924 1.503.142 2.144.490 3.647.632

2015 2014

Títulos Sem Vencimento

Até 3 meses

De 3 a 12 meses

De 1 a 3 anos

De 3 a 5 anos

Acima de 5 anos

Valor Contábil

Valor de Custo

Valor Contábil

Valor de Custo

L.F.T. - - - - 14.812 524.826 539.638 539.641 2.877 2.876

L.T.N. - 3.256 3.252.712 10.311 - - 3.266.279 3.267.554 1.367.149 1.364.231

N.T.N.-B - - 1.895 138.993 20.502 31.364 192.754 192.463 21.989 22.254

N.T.N.-F - - - - - - - - 769.044 776.379

Fundos de Investimentos 45.254 - - - - - 45.254 45.254 32.531 32.531

Aplicações em T.V.M. no exterior - - - - - - - - 34.362 34.126

Ações - - - - - - - - 58.227 59.119

Certificado de Recebiveis Imobiliários

- - - - - 13.572 13.572 13.051 14.627 14.732

Total - Negociação (b.1) 45.254 3.256 3.254.607 149.304 35.314 569.762 4.057.497 4.057.963 2.300.806 2.306.248

Debêntures - 1.470 - 107.743 31.745 28.299 169.257 173.284 231.985 234.447

b) Classificação da carteira por categoria

Page 80: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 79

2015 2014

Títulos Sem Vencimento

Até 3 meses

De 3 a 12 meses

De 1 a 3 anos

De 3 a 5 anos

Acima de 5 anos

Valor Contábil

Valor de Custo

Valor Contábil

Valor de Custo

Fundos de Investimentos 2.430 - - - - - 2.430 2.430 54.803 54.803

FIDC's (Cotas Sênior) - - - 98 - - 98 98 498 498

Certificado de Recebiveis do Agronegócio

- - - 12.794 - - 12.794 12.948 11.038 11.158

Notas Promissórias - - - 18.472 - - 18.472 18.626 - -

Total - Disponíveis para Venda (b.2) 2.430 1.470 - 139.107 31.745 28.299 203.051 207.386 298.324 300.906

L.T.N. - 199.930 - 540.708 - - 740.638 740.638 720.832 720.832

N.T.N.-B - - - - - - - - 3.139 3.139

Debêntures - - 68.259 - 30.151 27.733 126.143 126.143 102.837 102.837

Aplicações em T.V.M. no exterior - 26.116 22.976 217.125 24.946 18.432 309.595 309.595 221.694 221.694

Total - Mantidos até o Vencimento (b.3) - 226.046 91.235 757.833 55.097 46.165 1.176.376 1.176.376

1.048.502

1.048.502 TOTAL em 2015 - R$ 47.684 230.772 3.345.842

1.046.244 122.156 644.226 5.436.924 5.441.725 - -

- % 0,9% 4,3% 61,5% 19,2% 2,2% 11,9% 100,0% - - -

TOTAL em 2014 - R$ 145.561 56.117 84.572 858.004

1.620.056 883.322 - - 3.647.632

3.655.656

- % 4,0% 1,6% 2,3% 23,5% 44,4% 24,2% - - 100,0% -

O valor de mercado dos títulos em carteira baseia-se em coletas de preços junto ao mercado na data do balanço. Caso não haja liquidez ou cotação de preços para calcular o valor de mercado de determinado título, os valores são estimados com base em cotações de distribuidores, modelos de precificação ou cotações de preços para títulos com características semelhantes.

b.1. “Títulos para negociação”: O ajuste negativo dos títulos no montante de R$ 466 (2014 R$ 5.442 ajuste negativo), obtido entre os valores de custo de R$ 4.057.963 (2014 R$ 2.306.248) e de mercado R$ 4.057.497 (2014 R$ 2.300.806), foi registrado em conta adequada do resultado.

b.2. “Títulos disponíveis para venda”: O ajuste negativo dos títulos no montante de R$ 4.335 (2014 R$ 2.582 ajuste negativo), obtido entre os valores de custo de R$ 207.386 (2014 R$ 300.906) e de mercado R$ 203.051 (2014 R$ 298.324), foi registrado em conta adequada de patrimônio líquido, líquido dos tributos.

b.3. “Títulos mantidos até o vencimento”: O valor de mercado desses títulos na data do balanço totalizava R$ 1.094.404 (2014 R$ 969.707), representados por L.T.N. R$ 717.686 (2014 R$ 698.284), N.T.N.B R$ zero (2014 R$ 3.190), Debêntures R$ 125.200 (2014 R$ 85.774) e T.V.M. no exterior R$ 251.519 (2014 R$ 200.538).

Page 81: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Instrumentos financeiros derivativos

O Banco utiliza instrumentos financeiros derivativos com o intuito de atender às suas necessidades e às de seus clientes, bem como de reduzir sua exposição a riscos de mercado, moeda e de taxas de juros, utilizando-se para tal dos instrumentos disponíveis na BM&F Bovespa S.A. e no mercado de balcão. O gerenciamento e o monitoramento dos riscos envolvidos são realizados por área independente através de políticas de controles, estabelecimento de estratégias de operação, determinação de limites e do acompanhamento constante das posições assumidas através de técnicas específicas, consoante as diretrizes estabelecidas pela Administração.

a. Gerenciamento de riscos:

A Diretoria de Planejamento, Controle de Gestão e Riscos (DPCGR), através da área de Controle de Riscos, é responsável pelo gerenciamento e monitoramento dos riscos de mercado, de liquidez de crédito e de capital, mantendo uma estrutura integrada e independente, de forma que sejam atendidas as diretrizes definidas pela Administração. Por princípio, o Banco adota estratégias que visam a minimizar os riscos envolvidos nas suas operações e que estes sejam aderentes à sua política de gestão de riscos e aos objetivos propostos.

• Risco de mercado: Trata da possibilidade de perda que um portfolio pode sofrer em função da oscilação de taxas, descasamentos de prazos, moedas e indexadores das carteiras ativa e passiva detidas pelas empresas. Nesse ínterim, o gerenciamento do risco de mercado é efetuado através do monitoramento diário dos níveis de exposição perante os limites estabelecidos, valendo-se de instrumentos como o VaR (Value at Risk), análise de sensibilidade (V01) e stress testing. A metodologia para apuração do VaR baseia-se no modelo paramétrico, com intervalo de confiança de 98% para o horizonte de tempo de cinco dias, sendo as volatilidades calculadas pela metodologia EWMA com a utilização de lambda de 0,94. Complementando a estrutura de acompanhamento, controle e gestão de riscos de mercado, a exigência de capital para cobertura dos riscos é calculada diariamente em conformidade com a regulamentação do Banco Central do Brasil.

• Risco de liquidez: O controle do risco de liquidez é feito pela área de Controle de Riscos enquanto que a estratégia de liquidez é definida pela Tesouraria, que avalia o comportamento dos diversos mercados de juros, dólar e bolsas, domésticos e internacionais. O Banco gerencia o risco de liquidez concentrando sua carteira em ativos de alta qualidade e liquidez, cujas posições são monitoradas cuidadosamente para um gerenciamento equilibrado quanto à exposição por moedas e prazos. Adicionalmente, o Banco se utiliza do fluxo de caixa projetado para o controle do risco de liquidez em atendimento à Resoluções vigentes, adotando-se as premissas de fluxo de vencimento das operações financeiras, fluxo de pagamento das despesas, o nível de atraso nas carteiras se houver e antecipação de passivos para um período mínimo de 365 dias.

Page 82: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 81

• Risco de crédito: trata do risco associado a um prejuízo potencial pelo não-cumprimento das obrigações futuras por parte de um cliente com o qual se mantém uma relação financeira direta ou indireta. O gerenciamento de riscos de crédito é feito através do monitoramento da qualidade dos riscos de nossa carteira envolvendo um alto grau de disciplina e controle das análises e das operações efetuadas, preservando a integridade e a independência dos processos.

O Banco possui política de crédito aprovada pela Administração, na qual são traçados objetivos de segurança, qualidade e liquidez na aplicação de recursos, agilidade e rentabilidade dos negócios, de forma que se minimizem os riscos inerentes a qualquer operação de crédito, bem como da fixação de limites operacionais e/ou concessão de crédito. Para a execução da política de crédito, assumem papel importante o DPCGR e o Comitê de Crédito e Riscos (CCR) que deliberam sobre as proposições de negócios e as análises executadas pelos analistas de crédito. A metodologia do Banco passa por um processo de atribuição de rating aos clientes dos diferentes segmentos de risco. Essa classificação de risco baseia-se nas características intrínsecas de cada cliente e tem correlação direta com a probabilidade de inadimplência das suas obrigações junto ao Banco.

O Banco possui Política de Gestão de Risco de Crédito de acordo com a resoluções vigentes do Banco Central do Brasil e a área de Gestão de Risco de Crédito tem por objetivo a medição, o monitoramento e o controle contínuo e integrado das posições e exposições ao risco vis a vis aos limites pré aprovados, para todas as operações realizadas pelo Grupo e dos fatores de risco que o Grupo incorre, cujos processos são formalizados através de relatórios periódicos. São escopo de análise todas as operações, independente se classificadas ou não na carteira negociação. As referidas exposições a risco e posições em carteira própria que norteiam os limites de tolerância a risco são definidos e formalizados em Comitês específicos.

As operações de credito e fianças totalizam R$ 1.229.470, distribuídas pelos seguintes principais setores: 26,4% energia elétrica, 25,8% agro alimentar, 8,3% Telecomunicações, 8,0% água e saneamento e 5,2% infra-estrutura e transportes. Dessa carteira, 59,4% das operações estão cobertas por garantias cedidas pelos clientes, as quais estão representadas principalmente por: 27,6% penhor, 10,3% alienação fiduciaria, 10,2% carta de crédito, 47% avais e fianças de pessoas física e jurídica e 10,8% standy by letter of credit (responsabilidade transferida para o “Novo Banco”).

• Risco operacional: a área de Compliance é responsável pelo gerenciamento de risco operacional do Conglomerado, mantendo uma estrutura independente e apta a identificar, avaliar e monitorar os riscos conceituados na Resolução BACEN nº 3.380. Considerada uma atividade fundamental para a geração de valor agregado foram desenvolvidas ações para a implementação da estrutura de gerenciamento de risco operacional que alcançam o modelo de gestão, as categorias e a política de risco operacional, os procedimentos de documentação e armazenamento de informações, os relatórios de gerenciamento do risco operacional e o processo de disclosure em atendimento à referida Resolução.

Page 83: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

b. Gerenciamento de Capital:

O gerenciamento de capital é definido como o processo contínuo de monitoramento e controle do capital mantido pela instituição, avaliação da necessidade de capital para fazer face aos riscos a que a instituição está sujeita e o planejamento de metas e de necessidade de capital, considerando os objetivos estratégicos da instituição, sempre adotando uma postura prospectiva e antecipando a necessidade de capital decorrente de possíveis mudanças nas condições de mercado.

De acordo com a legislação vigente, disposta na Resolução nº 3.988, o Banco possui sua estrutura de gerenciamento de capital compatível com a natureza das suas operações, a complexidade dos produtos e serviços oferecidos e a dimensão da sua exposição a riscos. Como responsável pelo gerenciamento de capital perante o Banco Central do Brasil foi designado o Diretor de Planejamento, Controle de Gestão e Riscos – DPCGR, atualmente subordinado ao Presidente do Grupo no Brasil. As equipes de Controle de Riscos e Controle de Gestão, ambas inseridas nessa Diretoria, compõe a equipe técnica e operacional para o gerenciamento de capital do Haitong Brasil.

O processo de gerenciamento de capital está alinhado às melhores práticas do mercado e abrange todas as áreas envolvidas com a identificação e avaliação dos riscos relevantes incorridos pela instituição. O Plano de Capital do Haitong Brasil é elaborado de forma consistente com o planejamento estratégico e é preparado concomitantemente com a revisão anual do Plano de Negócios (mínimo de três anos) e Orçamento anual. As responsabilidades e a estrutura organizacional do gerenciamento de capital envolvem a Diretoria Executiva, o Conselho de Administração, as áreas de Controle de Riscos e de Controle de Gestão. A política de gerenciamento de capital é revisada no mínimo anualmente ou sempre que circunstâncias regulatórias específicas sofram alterações.

c. Derivativos:

Os instrumentos financeiros derivativos são representados por operações de contratos futuros, a termo, opções e de swap, registrados na BM&F Bovespa S.A., na Câmara de Custódia e Liquidação (CETIP) e na Central Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), envolvendo taxas pré-fixadas, mercado interfinanceiro (DI), variação cambial ou índice de preços. Esses instrumentos financeiros derivativos têm seus valores registrados em contas de compensação e os ajustes/diferenciais em contas patrimoniais, conforme demonstrado abaixo:

Page 84: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 83

2015 2014

Valores de mercadoValores de

custoatualizados

Valores de mercadoValores de

custoatualizados

Valores referenciais

Exposição líquida ativa/

(passiva)

Exposição líquida ativa/

(passiva)

Valores referenciais

Exposição líquida ativa/

(passiva)

Exposição líquida ativa/

(passiva)

DI 2.998.929 (4.755) (4.755) 5.286.538 8.048 8.048

DDI 3.054.096 58.973 58.973 3.840.099 (37.598) (37.598)DOLAR 1.092 21 21 8.934 (79) (79)

OC 1.379.476 (133) (133) - - -

Futuros - Compromissos de compra 7.433.593 54.106 54.106 9.135.571 (29.629) (29.629)

DI (10.611.197) 1.312 1.312 (3.074.761) (11.507) (11.507)

DDI (1.878.092) (35.290) (35.290) (460.900) 15.725 15.725 DOLAR (1.415.291) (174) (174) (338.714) 10.067 10.067

IND - - - (69.734) 75 75

Futuros - Compromissos de venda (13.904.580) (34.152) (34.152) (3.944.109) 14.360 14.360

PRÉ 50.016 (2.446) 2.176 109.904 3.643 7.177

CDI 1.344.670 (118.987) (137.819) - - - DOLAR - - - (1.835.856) 129.476 128.857

DOLAR - HEDGE - - - 783.227 254.810 252.641

Swaps - Posição ativa 1.394.686 (121.433) (135.643) (942.725) 387.929 388.675

CDI - - - 1.129.887 (223.242) (222.835)

DOLAR (1.428.285) 11.612 (34.313) - - - LIBOR (79.778) (3.556) (280) (26.721) (4.246) (226)

Swaps - Posição passiva (1.508.063) 8.056 (34.593) 1.103.163 (227.488) (223.061)

EURO - 12.701 12.799 - - -

Foreign Exchange - Ativo - 12.701 12.799 - - -

DOLAR - (12.799) (12.799) - - -

Foreign Exchange - Passivo - (12.799) (12.799) - - -

PRÉ 910.945 - - 926.971 - - Termo de moedas – Posição ativa 910.945 - - 926.971 - -

DOLAR (840.246) 70.699 63.547 (917.823) 9.148 10.601 Termo de moedas – Posição passiva (840.246) 70.699 63.547 (917.823) 9.148 10.601

DOLAR - 988 954 - - -

Compra de opção de compra - 988 954 - - -

DOLAR - (489) (431) - - -

Venda de opção de compra - (489) (431) - - -

DOLAR - 95 435 - 559 740

EURO - 257 1.347 - - -

Compra de opção de venda - 352 1.782 - 559 740

DOLAR - (76) (411) - (169) (221)

EURO - (70) (634) - - -

Venda de opção de venda - (146) (1.045) - (169) (221)

Page 85: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Até 30 dias De 31 a 90 dias

De 91 a 180 dias

De 181 a 360 dias

Acima de 360 dias Total 2015 Total 2014

Contratos futuros - Compromissos de compra (b) 191.125 266.839 115.558 1.405.928 5.454.143 7.433.593 9.135.571

Contratos futuros - Compromissos de venda (b) (5.375.064) (1.985.745) (3.873.344) (1.533.704) (1.136.723) (13.904.580) (3.944.109)

Contratos de swaps (a) 5.300 (30.129) 1.096 6.898 (96.542) (113.377) 160.441

Contratos Foreign Exchange (a) (98) - - - - (98) -

Termo de moedas (a) 526 9.172 43.803 5.624 11.574 70.699 9.148

Opções (a) 122 (489) 1.072 - - 705 390

Total em 31.12.2015 (5.178.089) (1.740.352) (3.711.815) (115.254) 4.232.452 (6.513.058) -

Total em 31.12.2014 (164.476) 391.840 137.962 844.860 4.151.255 - 5.361.441

d) Composição dos instrumentos financeiros derivativos por prazos de vencimento:

Objeto de Hedge Risco Hedge Instrumento Financeiro derivativo

Montante da carteira protegida

Títulos emitidos no exterior Câmbio Swaps 783.227 784.731

Total 783.227 784.731

A exposição ao risco de crédito nos contratos futuros é minimizada em razão da liquidação financeira diária. Os contratos de Swaps proporcionam risco de crédito no caso de a contraparte não ter a capacidade ou a disposição para cumprir suas obrigações contratuais.

Em 31.12.2015 a exposição total de risco de crédito em swaps de que trata o art. 1º item III da Circular BACEN nº 2.770 totalizava R$ 779.309 (2014 R$ 953.515). Para a obtenção dos valores de mercado o Banco adotou os seguintes critérios: operações de futuros utilizam-se cotações em bolsa, operações de opções utilizam-se modelos próprios de precificação baseando-se em parâmetros de mercado e para operações a termo e de swaps estimam-se o fluxo de caixa futuro de cada uma de suas partes descontadas a valor presente, conforme curvas de correção, que refletem os fatores de risco adequados, sendo principalmente com base nos preços da BM&F Bovespa e/ou CETIP.

(a) valores de exposição líquida e (b) valores de referência

e. Derivativos utilizados como instrumentos de hedge

Em 31.12.2015, o Banco não possuía operações de hedge em aberto. Em 2014, os instrumentos financeiros derivativos em aberto e os respectivos montantes das carteiras protegidas por esses instrumentos estavam assim representados:

O ajuste negativo a valor de mercado das captações com a emissão de títulos no exterior objeto de hedge totalizava R$ 3.786 sendo registrado na rubrica “Obrigações por títulos e valores mobiliários emitidos no exterior”.

Page 86: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 85

a. Composição da carteira por atividade econômica e por prazos de vencimento

Parcelas Vencidas Parcelas a VencerAté 3

mesesDe 3 a 12

mesesAté 3

mesesDe 3 a 12

mesesDe 1 a 3

anosDe 3 a 5

anosAcima de

5 anosTotal 2015

Total 2014

Empréstimos - Indústria - - 4.168 31.815 57.542 1.676 2.579 97.780 234.914

Empréstimos - Comércio - - 16.287 35.684 20.281 - - 72.252 102.280

Empréstimos - Outros Serviços 25.693 - 63.908 29.279 37.478 2.833 - 159.191 433.685

Empréstimos - Pessos Físicas - - - - - - - - 5.869

Financiamentos - Indústria - - 9.773 5.481 17.851 20.043 107.802 160.950 146.070

Financiamentos - Outros Serviços - - 4.178 11.757 29.982 18.421 53.387 117.725 170.570

Financiamentos a exportação - Indústria - 859 12.195 3.552 4.598 10.994 - 32.198 41.353

Financiamentos a exportação - Comércio - - 210 12.953 - - - 13.163 17.866

Financiamentos a exportação - Outros Serviços

- - - - - - - - 12.238

Operações de Crédito Cedidas - Indústria - - - - - - - - 18.534

Operações de Crédito Cedidas - Comércio - - - - - - - - 24.555

Operações de Crédito Cedidas - Outros Serviços - - - - - - - - 101.449

Total - Operações de Crédito 25.693 859 110.719 130.521 167.732 53.967 163.768 653.259 1.309.383

Créditos decorrentes de contratos de exportação

Indústria - - 20.103 99.694 - - 23.901 143.698 154.213

Comércio - - - - - - - - 15.207

Total - Outros Créditos - Diversos (nota 10 "a") - - 20.103 99.694 - - 23.901 143.698 169.420

TOTAL em 31.12.2015 - R$ 25.693 859 130.822 230.215 167.732 53.967 187.669 796.957 -

- % 3,2% 0,1% 16,4% 28,9% 21,0% 6,8% 23,6% 100,0% -

TOTAL em 31.12.2014 - R$ 906 - 294.547 545.424 354.978 109.505 173.443 - 1.478.803

- % 0,1% - 19,9% 36,9% 24,0% 7,4% 11,7% - 100,0%

8. Operações de crédito

Na data do balanço, a carteira de crédito atingiu R$ 796.957 (2014 R$ 1.478.803). Se incluído o saldo de R$ 432.513 (2014 R$ 563.394) de fianças prestadas, registradas em contas de compensação, a carteira totalizaria R$ 1.229.470 (2014 R$ 2.042.197).

Page 87: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

2015 2014

Montante % Montante %

Maior devedor 143.505 11,7% 126.315 6,2%

10 maiores devedores 743.630 60,5% 843.724 41,3%

20 maiores devedores 977.353 79,5% 1.261.895 61,8%

50 maiores devedores 1.206.855 98,2% 1.820.995 89,2%

Total da carteira 1.229.470 100,0% 2.042.197 100,0%

d. Concentração da carteira de crédito (incluem fianças prestadas)

b. Classificação da carteira de crédito por níveis de risco

A Resolução CMN nº 2.682 introduziu os critérios para a classificação das operações de crédito e para a constituição da provisão para créditos de liquidação duvidosa, os quais baseiam-se em sistemas de avaliação de risco de clientes e operações. A seguir, demonstramos a composição da carteira de crédito e a provisão para créditos de liquidação duvidosa mínima exigida nos correspondentes níveis de risco conforme estabelecido na referida Resolução:

c. Provisão para créditos de liquidação duvidosa

Em dez/2014 a provisão para créditos de liquidação duvidosa totalizava R$ 12.702, sendo movimentada no decorrer do exercício por: a) complemento R$ 26.130, b) baixa de operações de crédito R$ 13.760, c) reversão R$ 2.056 e d) variação cambial R$ 45, atingindo o saldo final de R$ 23.061, correspondente a 2,89% (2014 0,86%) da carteira de crédito, e montante superior ao mínimo requerido pela Resolução BACEN nº 2.682. No decorrer de 2015 as operações de crédito para prejuízo totalizaram R$ 13.760 (2014 R$ zero), as recuperações de créditos R$ 1.412 (2014 R$ zero) e não ocorreram renegociações de operações nos exercícios.

2015 2014Saldo de Carteira Provisão Saldo de Carteira Provisão

Níveis de Risco % Parcelas

a VencerParcela vencida Total Mínima

Exigida Contábil Parcelas a Vencer

Parcela vencida Total Mínima

Exigida Contábil

AA - 611.342 - 611.342 - - 1.168.471 - 1.168.471 - -

A 0,5 94.402 - 94.402 472 472 221.555 - 221.555 1.108 1.108

B 1,0 43.470 21.062 64.532 646 795 15.517 - 15.517 155 306

C 3,0 416 4.631 5.047 151 160 51.742 - 51.742 1.552 5.014

D 10,0 - - - - - - 906 906 90 90

E 30,0 - - - - - 20.612 - 20.612 6.184 6.184

H 100,0 20.775 859 21.634 21.634 21.634 - - - - -

TOTAL 770.405 26.552 796.957 22.903 23.061 1.477.897 906 1.478.803 9.089 12.702

Page 88: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 87

Outros Créditos Outras Obrigações

2015 2014 2015 2014

Câmbio comprado a liquidar 36.353 13.315 - -

Câmbio vendido a liquidar - - 31.839 26.027

Direitos sobre vendas de câmbio 28.357 26.107 - -

Obrigações por compras de câmbio - - 32.786 13.358

TOTAL 64.710 39.422 64.625 39.385

9. Carteira de Câmbio

e. Cessão de crédito

No decorrer do exercício de 2015 não foram realizadas operações de cessão de crédito. Em 31.12.2014, a operação de cessão de crédito realizada junto a instituição financeira do mercado atingiu os saldos a pagar de R$ 148.841 (vide nota 10 “e”) e a receber de R$ 145.844 (vide nota 8 “a”). A referida cessão foi classificada na categoria “operação com retenção substancial de risco e benefícios” e o resultado de R$ 2.997 foi reconhecido pelo critério “pro rata temporis” pelo prazo de cada contrato cedido, em conformidade com a Resolução BACEN nº 3533. As cessões estão sujeitas à aplicação da Resolução BACEN nº 2682, para efeito de classificação de risco de crédito e constituição de provisão para crédito de liquidação duvidosa.

10. Outros créditos e outras obrigações

a. Outros créditos - Diversos:

Compostos por créditos decorrentes de contratos de exportação (nota n◦ 8 “a”) R$ 143.698 (2014 R$ 169.420), créditos tributários de impostos e contribuições (vide nota 14 ”b”) R$ 88.156 (2014 R$ 43.100), devedores por depósitos em garantia (nota nº 15) R$ 94.960 (2014 R$ 73.407), impostos e contribuições a compensar R$ 4.172 (2014 R$ 4.525) e adiantamentos, pagamentos a ressarcir e devedores diversos R$ 2.420 (2014 R$ 7.874).

b. Outros créditos - Negociação e Intermediação de Valores (Ativo):

O saldo de R$ 115.350 (2014 R$ 45.766) está representado por depósitos em garantia realizados em bancos no exterior R$ 106.100 (2014 R$ 45.164) e pelas operações com ativos financeiros realizados na BM&F Bovespa S.A. R$ 9.250 (2014 R$ 602) cujas liquidações ocorrem até o terceiro dia útil subsequente à data do balanço.

c. Outras obrigações - Fiscais e previdenciárias:

Compostas por provisão para imposto de renda diferido calculado sobre o ajuste a valor de mercado de títulos e derivativos R$ zero (2014 R$ 54.022), provisão para riscos fiscais (nota n◦ 15)

Page 89: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong Securities do Brasil CCVM

S.A.

Haitong do Brasil DTVM S.A. (a)

Haitong do Brasil Participações Ltda.

(b)TOTAL

Capital Social 100.000 19.375 40.780

Patrimônio Líquido 92.205 8.785 52.228

Lucro (Prejuízo) no exercício (3.586) (2.128) 2.959

Quantidade de ações possuídas - ON 12.809.890 377.491.836 -

Quantidade de ações possuídas - PN 12.528.520 - -

Quantidade de quotas possuídas - - 40.779.891

% Participação 100,00% 100,00% 100,00%

Resultado de equivalência patrimonial:

Exercício 2015 (3.586) (2.128) 2.959 (2.755)

Exercício 2014 (14.187) (7.331) 15.857 (5.661)

Valor contábil dos investimentos:

em 31.12.2015 92.205 8.785 52.228 153.218

em 31.12.2014 95.791 3.838 49.270 148.899

R$ 94.791 (2014 R$ 74.015), impostos e contribuições sobre o lucro R$ 1.104 (2014 R$ 14.103) e impostos e contribuições a recolher R$ 3.768 (2014 R$ 3.058).

d. Outras obrigações - Negociação e Intermediação de Valores (Passivo):

Está representado pelas operações com ativos financeiros realizados na BM&F Bovespa S.A. no valor de R$ zero (2014 R$ 14.214) cujas liquidações ocorrem até o terceiro dia útil subsequente à data do balanço e pelas obrigações por empréstimos de ações R$ zero (2014 R$ 52.437).

e. Outras obrigações - Diversas:

Compostas por obrigação assumida na cessão de operações de crédito com retenção substancial de risco (nota n◦ 8 “e”) no valor de R$ zero (2014 R$ 147.076), provisão para pagamentos a efetuar R$ 8.505 (2014 R$ 3.399), provisão para outros riscos de crédito e contraparte R$ 23.479 (2014 R$ 29.303), credores diversos - país R$ 9.901 (2014 R$ 4.173).

11.Investimentos:

Compostos por Participações em Controladas – R$ 153.218 (2014 – R$ 148.899) e por Outros Investimentos – R$ 9.979 (2014 – R$ 9.979), representados basicamente por ações de empresas de capital fechado.

(a) Em AGE de 28.12.2015 foi aprovado o aumento de capital social da controlada no montante de R$ 7.075, passando o

capital social para R$ 19.375, dividido em 377.491.836 ações ordinárias sem valor nominal. Aguarda-se a homologação

do Banco Central do Brasil.

(b) Em reunião de sócios foi aprovada a mudança da razão social de Espírito Santo Participações Ltda. para Haitong

Brasil Participações Ltda.

Page 90: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 89

Até 3 meses

De 3 a 12 meses

De 1 a 3 anos

De 3 a 5 anos

Acima de 5 anos Total 2015 Total 2014

Interfinanceiros (a) 10.046 - - 59.728 - 69.774 520.298

A Prazo (b) 104.554 883.062 475.487 - - 1.463.103 1.241.792

Depósitos 114.600 883.062 475.487 59.728 - 1.532.877 1.762.090

Captações no mercado aberto 4.192.704 382.044 186.536 2.301 9.291 4.772.876 1.480.189

Letras de crédito do agronegócio (c) 52.632 69.459 - - - 122.091 158.647

Letras financeiras (d) 253 199.032 25.808 - - 225.093 247.283

Títulos emitidos no exterior - - - - - - 813.061

Obrigações p/Repasses (BNDES) (e) 7.512 - - - 234.449 241.961 271.885

Obrigações p/Repasses (FINAME) (e) - - 13.858 10.949 - 24.807 33.869

CDB's Subordinados - - - - - - 32.137

TOTAL em 31.12.2015 - R$ 4.367.701 1.533.597 701.689 72.978 243.740 6.919.705 -

- % 63,1% 22,2% 10,1% 1,1% 3,5% 100,0% -

TOTAL em 31.12.2014 - R$ 2.958.008 789.636 858.993 49.130 143.394 - 4.799.161

- % 61,6% 16,5% 17,9% 1,0% 3,0% - 100,0%

12. Recursos captados

a. Composição da carteira por prazos de vencimento

2015 2014

Montante % Montante %

Maior depositante 448.839 29,3% 272.541 15,5%

10 maiores depositantes 1.135.542 74,1% 1.249.264 70,9%

20 maiores depositantes 1.310.442 85,5% 1.491.393 84,6%

50 maiores depositantes 1.471.471 96,0% 1.713.337 97,2%

Total de Depósitos 1.532.877 100,0% 1.762.090 100,0%

b. Concentração dos Depósitos (incluem depósitos interfinanceiros e a prazo)

Em 31.12.2015 os recursos captados no País possuíam as seguintes características: a) Depósitos interfinanceiros com vencimentos até agosto de 2020, indexados à variação do DI; b) Depósitos a prazo com vencimentos até março de 2018, basicamente indexados à variação do DI e IPCA; c) Letras de crédito do agronegócio emitidas com vencimento até setembro de 2016 e indexados à variação do DI; d) Letras financeiras emitidas com vencimento até junho de 2018, basicamente indexados à variação do DI e IPCA; e e) Obrigações para repasses (BNDES) com vencimentos até março 2034 basicamente indexados à variação da TJLP acrescidos de juros até 7,4% a.a..

Page 91: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

2015 2014

a. Lucro líquido do exercício 10.124 14.498

b. (-) Reserva Legal (506) -

c. Lucro líquido ajustado (a - b) 9.618 14.498

d. Juros sobre o capital (vr. bruto) pagos ou provisionados 9.618 14.498

e. (-) Imposto de renda na fonte (15%) (1.443) (2.175)

f. Juros sobre o capital (vr. Líquido) pagos ou provisionados (d-e) 8.175 12.323

g. % sobre o lucro líquido ajustado (f/c) 85,0% 85,0%

13. Patrimônio Líquido

a. Capital Social:

Composto por 127.338.665 ações nominativas, sendo 63.669.344 ações ordinárias e 63.669.321 ações preferenciais, sem valor nominal.

b. Dividendos:

O Estatuto Social prevê dividendo mínimo de 25% do lucro líquido anual, ajustado conforme artigo 202 da Lei das Sociedades Anônimas. Para as ações preferenciais é atribuído um dividendo no mínimo 10% superior ao valor atribuído às ações ordinárias, conforme inciso I do artigo 17 da Lei nº 6.404/76, com a nova redação dada pela Lei nº 9.457/97. A seguir, demonstramos o cálculo dos juros sobre o capital relativos aos exercícios de 2015 e 2014:

Em 2015, os juros sobre o capital próprio totalizaram R$ 18.850 (2014 R$ 17.500), sendo R$ 9.618 (2014 R$ 14.498) por conta do resultado do exercício e R$ 9.232 (2014 R$ 3.002) por conta de lucros de anos anteriores, correspondente aos valores brutos de R$ 0,140981383 por ação ON e R$ 0,155079521 por ação PN, sujeitos à incidência de imposto de renda na fonte à alíquota de 15%, sendo distribuídos assim:

a) segundo semestre R$ 11.050 (2014 R$ 7.400), correspondendo aos valores brutos de R$ 0,082644259 por ação ON e R$ 0,090908684 por ação PN e

b) primeiro semestre R$ 7.800 (2014 R$ 10.100), correspondendo aos valores brutos de R$ 0,05833712402 por ação ON e R$ 0,06417083642 por ação PN.

Os juros sobre o capital próprio foram calculados com base na variação da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) sobre as contas do patrimônio líquido nos termos da Lei nº 9.249 de 26 de dezembro de 1995. A adoção do pagamento desses juros sobre capital próprio aumentou o resultado do Banco em aproximadamente R$ 8.092 (2014 - R$ 7.000) face ao benefício fiscal obtido. Os juros foram contabilizados em conformidade com a Circular BACEN nº 2.739/97 e em atendimento às disposições fiscais.

Page 92: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 91

2015 2014

Imposto de Renda Contribuição Social Imposto de Renda Contribuição SocialResultado antes da tributação sobre o lucro e participações (79.885) (79.885) 9.847 9.847

Adições / (Exclusões) Permanentes e Temporárias 94.741 99.263 41.537 50.071

. Despesas não dedutíveis 1.153 (6.837) 3.463 2.295

. Provisões Indedutíveis 5.020 13.062 32.924 31.632

. Resultado de Controladas no país 2.755 2.755 5.661 5.661

. Resultado de Filial no exterior (114.791) (114.791) (35.528) (35.528)

. Juros sobre capital próprio (15.600) (15.600) (17.500) (17.500)

. Participações no lucro (1.783) (1.783) (8.687) (8.687)

. Ajuste de TVM e derivativos ao valor de mercado 222.828 222.828 72.967 72.967

. Outras adições / (exclusões) (4.841) (371) (11.763) (769)

Base de cálculo dos encargos 14.856 19.378 51.384 59.918

Total dos encargos devidos no período (3.462) (2.907) (12.300) (8.988)

Constituição (Reversão) de créditos tributários de IRPJ e CSLL sobre diferenças temporárias

22.627 20.478 9.325 5.595

(Constituição) Reversão de IRPJ e CSLL Diferidos sobre ajuste ao valor de mercado de títulos e derivativos

34.410 20.646 18.242 10.945

IRPJ e CSLL Debitados ao Resultado 53.575 38.217 15.267 7.552

c. Reservas de Lucros:

A Reserva para Expansão é constituída com o objetivo de amparar futuros planos de investimentos conforme previsto em orçamento de capital e, será utilizada para compensar prejuízos, quando houver, ou aumentar o capital social. Do lucro líquido do exercício, 5% se aplicam na constituição da Reserva Legal, que não deve exceder 20% do capital.

14. Imposto de renda e contribuição social

a. Demonstração de cálculo do imposto de renda e da contribuição social

Page 93: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

b. Créditos tributários e provisões diferidas

Os créditos tributários de imposto de renda e contribuição social totalizaram R$ 88.156 (2014 R$ 43.100) representando 13,5% (2014 6,5%) do patrimônio líquido final. A constituição desses créditos tributários está fundamentada na expectativa de geração de lucros tributáveis futuros.

A Administração, após considerar as provisões para imposto de renda e contribuição social diferidas, estima que a realização desses créditos tributários ocorrerá na seguinte proporção: 23,2% no primeiro ano, 24,3% no segundo ano, 18,4% no terceiro ano, 6,9% no quarto ano, 25,0% no quinto ano e 2,2% a partir do sexto ano. Em 31 de dezembro de 2015 e 2014 inexistiam créditos tributários não ativados e o valor presente dos créditos tributários calculados com base na taxa Selic monta em R$ 80.188 (2014 R$ 39.103).

As provisões para imposto de renda e contribuição social diferidas de R$ zero (2014 R$ 54.022) foram calculadas sobre o resultado positivo dos ajustes a valor de mercado dos títulos e valores mobiliários e instrumentos financeiros derivativos e está registrado na rubrica “Fiscais e Previdenciárias” do grupo “Outras Obrigações”.

15. Provisões, passivos contingentes e obrigações legais

O Banco e suas controladas, no curso normal de suas atividades, são partes em processos de natureza fiscal, previdenciária, trabalhista e cível. As respectivas provisões foram constituídas levando-se em conta a legislação em vigor, a opinião dos assessores legais, a natureza e complexidade dos processos, o posicionamento dos Tribunais, o histórico de perdas e outros critérios que permitam a sua estimativa da forma mais adequada possível.

a.Obrigações Legais:

Referem-se a obrigações tributárias cuja legalidade ou constitucionalidade é objeto de contestação na esfera judicial, com destaque para:

Saldo em31.12.2014 Constituição Realização

e/ou ReversãoSaldo em

31.12.2015

Provisão para devedores duvidosos 4.974 5.959 (644) 10.289

Créditos baixados para prejuízo 5.465 5.557 (5.465) 5.557

Provisão p/riscos de crédito, mercado e liquidez 7.961 - (2.788) 5.173

Provisão para riscos fiscais 21.495 2.588 - 24.083

Ajuste a valor de mercado de títulos e derivativos - 40.286 - 40.286

Outros créditos tributários 3.205 2.768 (3.205) 2.768

TOTAL - Movimentação em 2015 43.100 57.158 (12.102) 88.156

TOTAL - Movimentação em 2014 28.180 16.363 (1.443) 43.100

Page 94: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 93

a) o recolhimento das contribuições ao PIS e à COFINS sobre o faturamento, afastando-se a aplicação do artigo 3º da Lei nº 9.718, que promoveu o indevido alargamento da base de cálculo das referidas contribuições, cuja provisão e depósito judicial correspondente totalizavam R$ 93.289 (2014 R$ 72.512) e R$ 93.450 (2014 R$ 71.897), respectivamente. Tanto os saldos da obrigação legal como do depósito judicial foram atualizados com base na variação da taxa SELIC.

Em 31.12.2014 a provisão totalizava R$ 72.512, sendo complementada no decorrer do exercício por novas obrigações R$ 6.472 (2014 R$ 9.053) e por atualização R$ 14.305 (2014 R$ 3.102), atingindo o saldo final de R$ 93.289, cujo montante ampara integralmente o risco decorrente dessas obrigações.

b) cobrança de supostos créditos tributários de IRPJ, IRRF e PIS, cujos valores foram depositados em juízo para obter certidão positiva, com efeitos de negativa, da Receita Federal e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional cujos saldos de provisão e correspondente depósito judicial totalizavam R$ 1.502 (2014 R$ 1.502).

b.Passivos Contingentes:

A controlada Haitong Securities do Brasil S.A. – C.C.V.M. possuía as seguintes principais contingências fiscais em discussão na esfera administrativa, no montante total de R$ 48.127, as quais foram avaliadas como de “perda possível” pelos nossos assessores legais, sendo desnecessária a sua provisão:

a) cobrança de IRPJ e CSLL sobre a atualização dos títulos patrimoniais das Bolsas e da CETIP no valor de R$ 18.635, e

b) cobrança de PIS e COFINS sobre os lucros obtidos nas vendas das ações das Bolsas e da CETIP no valor de R$ 29.492.

No início de 2015, a Administração, junto com seus assessores legais, avaliou as condições e benefícios para o pagamento e parcelamento de débitos para com a Fazenda Nacional, relativos ao IRPJ e à CSLL decorrentes de ganho de capital ocorrido até 31 de dezembro de 2008 pela alienação de ações que tenham sido originadas da conversão de títulos patrimoniais de associações civis sem fins lucrativos, de que trata o art. 42 da Lei nº 13.043 de 13.11.2014 e sua nova redação dada pelo art. 145 da Lei nº 13.097 de 19.01.2015. Com base nessa avaliação, a controlada desistiu dos processos em discussão na esfera administrativa e, em fevereiro 2015, aderiu ao programa com pagamento à vista desses débitos no valor de R$ 15.249, cujo montante encontrava-se totalmente provisionado em dezembro 2014. É entendimento dos nossos assessores legais que os cálculos e o correspondente valor pago foram homologados pela Receita Federal do Brasil.

No Banco existem outras contingências que foram avaliadas individualmente por nossos assessores legais como de “perda possível”, representadas principalmente por: a) previdenciárias – R$ 7.528: processos administrativos relativos a incidência de contribuição previdenciária sobre

Page 95: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Ativos/(Passivos) Receitas/(Despesas)

2015 2014 2015 2014

Disponibilidades em Moedas Estrangeiras - 208 - -

Haitong Bank S.A. (Nova Iorque) Ligada - 191 - -

Haitong Bank S.A. (Lisboa) Controlador direto - 14 - -

Haitong Bank S.A. (Espanha) Ligada - 3 - -

Diferencial de “swap” a receber/ (a pagar) (1.831) (2.885) (1.905) 6.506

Haitong Securities do Brasil C.C.V.M. S.A. Controlada - - - 7.412

Haitong Investment Ireland Plc. (Irlanda) Ligada (1.831) (2.885) (1.905) (992)

Haitong Bank S.A. (Lisboa) Controlador direto - - - 26

Haitong Bank S.A. (Nova Iorque) Ligada - - - 60

Termo a receber/ (a pagar) - - - 1.410

Haitong Bank S.A. (Lisboa) Controlador direto - - - 1.410

Rendas a receber - - 3.956 -

Haitong Bank S.A. (Lisboa) Controlador direto - - 3.956 -

Dividendos e juros sobre o capital próprio a pagar (12.818) (5.032) (15.080) (14.000)

Haitong Bank S.A. (Lisboa) Controlador direto (12.818) (5.032) (15.080) (14.000)

Direitos/(Obrigações) por compra de câmbio (4.429) 555 - -

Haitong Securities do Brasil C.C.V.M. S.A. Controlada (4.429) 555 - -

Depósitos interfinanceiros - (58.260) (2.232) (2.931)

Haitong Securities do Brasil C.C.V.M. S.A. Controlada - (58.260) (2.232) (2.929)

Haitong do Brasil D.T.V.M. S.A. Controlada - - - (2)

Depósitos a prazo (14.366) (44.405) (3.790) (5.969)

Espírito Santo Investimentos S.A. Controlada (8.038) (24.319) (2.309) (2.707)

Gespar Participações Ltda Controlada - - - (1.998)

Haitong do Brasil Participações Ltda. Controlada (6.328) (20.086) (1.481) (1.264)

Captações no mercado aberto (36.494) (1.871) (2.911) (2.591)

Haitong Securities do Brasil C.C.V.M. S.A. Controlada (36.210) (1.871) (2.872) (2.282)

Haitong do Brasil D.T.V.M. S.A. Controlada (284) - (39) (309)

(Credores)/Devedores - conta liquidações pendentes 9.250 (14.214) (1.099) (1.914)

Haitong Securities do Brasil C.C.V.M. S.A. Controlada 9.250 (14.214) (1.099) (1.914)

Serviços Prestados a pagar - (107) (17) (1.179)

Haitong do Brasil D.T.V.M. S.A. Controlada - (107) (17) (1.179)

Credores diversos País (7.050) - - -

Haitong do Brasil Participações Ltda. Controlada (7.050) - - -

verbas não remuneratórias em que o Banco entende não integrar o salário de contribuição (períodos de 2008 a 2012), b) fiscais – R$ 941: processo administrativo relativo a compensação de bases negativas na apuração da CSLL do ano base 2008 e c) trabalhistas – R$ 4.058: ações judiciais movidas por ex-empregados que buscam obter indenizações referentes a pretensos direitos trabalhistas.

16. Transações entre partes relacionadas

a) As operações do Banco são conduzidas no contexto de um conjunto de empresas que atuam integradamente nos mercados financeiros e de capitais, e estão assim representadas:

Page 96: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 95

ConglomeradoPrudencial

Capital Principal 630.466

Patrimônio de Referência - Total 630.466

RWA - risco de crédito 235.880

RWA - risco de mercado 135.543

RWA - risco operacional 17.057

Patrimônio de Referência exigido 388.480

Montante do PR apurado para cobertura do risco de taxa de juros das operações não classificadas na carteira de negociação (RBAN) 1.398

Excesso de PR 240.588

% Índice em 31.12.2015 - de Basiléia 17,8%

% Índice em 31.12.2014 - de Basiléia 15,7%

b) Os honorários pagos aos Administradores, considerados “pessoal-chave”, totalizaram R$ 5.685 no exercício de 2015 (2014 R$ 9.318). O Banco não possui benefícios de longo prazo, de rescisão de contrato de trabalho ou remuneração baseada em ações para seu pessoal - chave da Administração.

17. Outras informações

a) O Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A. apura seus limites operacionais de forma consolidada, dentro dos parâmetros inicialmente previstos pela Resolução BACEN nº 2.099 e normativos posteriores aplicáveis. Em 1° de março de 2013 o BACEN editou um conjunto de quatro Resoluções e quinze circulares, conhecido por “Basileia III”, que estabeleceu novos requerimentos de capital, dentre elas a Resolução nº 4.192 que impôs medidas de impacto sobre a metodologia de cálculo do Patrimônio de Referência, em vigor desde outubro/13. A seguir, demonstramos a relação entre o patrimônio líquido de referência e o patrimônio líquido exigido:

A Circular BACEN nº 3.748 de 27.02.2015 dispôs sobre a metodologia de cálculo da Razão de Alavancagem (RA), cujo índice é apurado em bases consolidadas entre a relação dos valores Nível I do Patrimônio de Referência (PR) e Exposição Total, de acordo com instruções da referida norma. Em 31.12.2015, o índice da Razão de Alavancagem atingiu 6,78%, calculada em bases consolidadas entre a relação PR Nível I de R$ 630.466 e Exposição total de R$ 9.293.590.

b. Receitas de prestação de serviços: composta por receitas de assessoria técnica especializada R$ 15.180 (2º sem/2015 R$ 2.402 e 2014 R$ 32.517); rendas de garantias prestadas R$ 9.800 (2º sem/2015 R$ 4.823 e 2014 R$ 11.485) e outras receitas de tarifas, consultoria financeira no exterior e comissão pela colocação e intermediação de títulos R$ 97 (2º sem/2015 R$ 26 e 2014 R$ 195).

Page 97: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

c. Outras despesas administrativas: composta por despesas com serviços do sistema financeiro R$ 4.777 (2º sem/2015 R$ 2.613 e 2014 R$ 5.952); de comunicações R$ 4.459 (2º sem/2015 R$ 2.520 e 2014 R$ 4.733); serviços de terceiros e técnicos especializados R$ 4.032 (2º sem/2015 R$ 2.257 e 2014 R$ 4.654); aluguéis e condomínio R$ 6.660 (2º sem/2015 R$ 3.020 e 2014 R$ 6.680); processamento de dados e informática R$ 2.978 (2º sem/2015 R$ 1.521 e 2014 R$ 2.769); com viagens R$ 1.767 (2º sem/2015 R$ 1.154 e 2014 R$ 1.405); depreciações e amortizações R$ 2.878 (2º sem/2015 R$ 1.686 e 2014 R$ 3.542) e outras despesas R$ 4.092 (2º sem/2015 R$ 2.181 e 2014 R$ 5.324).

d. Despesas tributárias: composta por despesas com tributos federais (PIS, COFINS, IOF) R$ 7.674 (2º sem/2015 R$ 2.212 e 2014 R$ 11.683), estaduais R$ 31 (2º sem/2015 R$ zero e 2014 R$ 33) e municipais (ISS, IPTU) R$ 1.555 (2º sem/2015 R$ 485 e 2014 R$ 2.464).

e. Outras receitas operacionais: composta basicamente pela variação cambial positiva de investimentos em dependência no exterior R$ 117.149 (2º sem/2015 R$ 76.109 e 2014 R$ 37.788), renegociação de valores a receber por prestação de serviços R$ 6.728 (2º sem/15 R$ 6.728 e 2014 R$ zero), reversão da provisão para risco de crédito R$ 10.243 (2º sem/2015 R$ 10.365 e 2014 R$ zero), desvalorização das ações tomadas por empréstimo - R$ zero (2º sem/2015 zero e 2014 R$ 1.630), reversão de outras provisões R$ 1.791 (2º sem/2015 R$ zero e 2014 R$ zero) e pelo recebimento de dividendos e juros sobre o capital próprio de ações R$ 1.302 (2º sem/2015 R$ zero e 2014 R$ 1.604).

f. Outras despesas operacionais: composta basicamente pela baixa de valores a receber por prestação de serviços R$ zero (2º sem/15 R$ zero e 2014 R$ 6.728), e pelo complemento de provisão para risco de crédito R$ zero (2º sem/2015 R$ zero e 2014 R$ 24.845).

Page 98: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

Haitong | Relatório Anual 2015 97

CoordenaçãoDepartamento de Comunicação & Imagem do Haitong no Brasil

Imagens e conteúdoHaitong Banco de Investimento do Brasil S.A.

Edição e revisãoMZ Group"

Projeto GráficoMZ Group"

Page 99: RELATÓRIO ANUAL 2015 HAITONG | BRASIL · Sustentabilidade e Gestão ... do mercado brasileiro e atuação ampla nas áreas de M&A, ... Haitong Relatório Anual 2015 9

HAITONG BANCO DE INVESTIMENTO DO BRASIL S.A.Av. Brigadeiro Faria Lima, 3729 - 9º andar - Itaim Bibi, São Paulo - SP, Brasil, 04538-905