relatório anual anbima

48
Relatório Anual 2012

Upload: rafa-saints

Post on 26-Mar-2016

246 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Criação conceitual e design + diagramação

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório Anual ANBIMA

1Relatório AnualANBIMA 2012

Relatório Anual

2012

Page 2: Relatório Anual ANBIMA

2 Relatório AnualANBIMA 2012

Page 3: Relatório Anual ANBIMA

3Relatório AnualANBIMA 2012

Mercado forte se faz com instituições fortes

Visão

Missão

Um mercado forte é formado por participantes sólidos, que movimentam volumes significativos de recursos, de forma integrada, em um ambiente sistematicamente seguro e que contribua tanto para a multiplicação de oportunidades de negócios de seus participantes quanto para o desenvolvimento econômico sustentável do país.

Instituições fortes também são comprometidas com as melhores práticas de negócios e com padrões estabelecidos pela regulação e autorregulação brasileiras. Elas se articulam em torno de entidades sólidas, que as representam à luz dos objetivos de aprimorar o ambiente de negócios dos segmentos em que atuam e conciliar seus interesses com as demandas dos investidores e da sociedade.

Fortalecer a representação do setor e apoiar a evolução de um mercado de capitais no Brasil capaz de financiar o desenvolvimento econômico e social do país e influenciar o mercado global.

Page 4: Relatório Anual ANBIMA

4 Relatório AnualANBIMA 2012

Page 5: Relatório Anual ANBIMA

5Relatório AnualANBIMA 2012

RELATÓRIO ANUAL

2012

Mensagem da Presidência

Mensagem da Superintendência

Plano de Ação para 2013

Linha do Tempo

A ANBIMA e seus Mercados

Perfil

Governança

Estrutura de Governança

Representar

Informar

Autorregular

Qualificar

Serviços

Pesquisa de Satisfação

Quadro de Associados

Desempenho Financeiro

6

9

11

12

16

17

19

20

23

29

31

36

38

40

42

44

Page 6: Relatório Anual ANBIMA

6 Relatório AnualANBIMA 2012

Mensagem da Presidência

Denise Pavarina

Lorena Oliveira é advogada, tem 23 anos e vive em Goiás. Ela e mais 140 brasileiros de diversas regiões do país participaram de um concurso cultural patrocinado pela ANBIMA no final de 2012. Eles responderam à pergunta “O que te ajuda a aplicar o seu dinheiro?” enviando, por meio de uma rede social, redações, poesias, vídeos, imagens, infográficos. Algumas das respostas podem ser conferidas ao longo desse relatório.

O concurso foi realizado para nos ajudar a aprimorar os programas de educação de investidores da Associação. Como Lorena, a maioria dos participantes enxerga nos investimentos uma ponte entre o presente e o futuro, entre a sua realidade atual e seus sonhos. E eles estão certos. Também como Lorena, muitos deles afirmaram que precisam de ajuda profissional para ajudá-los nas suas decisões de investimento. Apontaram também que precisam de fontes de informações nas quais possam confiar. Lorena diz que precisa “de uma opinião de quem entende de sonho”.

Atender aos anseios dos milhares de investidores que, assim como Lorena, esperam que as instituições e profissionais que atuam nos mercados financeiro e de capitais as ajudem a realizar seus sonhos é o nosso grande desafio para os próximos anos. Nós o enfrentaremos em meio a um cenário que é muito novo para todos.

A conquista de patamares menores de juros foi mais um passo importante do Brasil em direção à completa maturidade macroeconômica. Ainda carregamos algumas características e hábitos de um Brasil que lutou por muitos anos contra a inflação. Mas já pavimentamos o caminho que devemos trilhar para seguir dando mais passos na mesma direção.

“Todo mundo, na hora de aplicar algum dinheiro, quer que ele fique do tamanho do seu sonho”

Lorena Oliveira, Abadia de Goiás – GO

Page 7: Relatório Anual ANBIMA

7Relatório AnualANBIMA 2012

É uma agenda complexa e desafiadora que emergiu das próprias demandas do mercado. Ela será encarada pelos mais de 900 profissionais que atuam voluntariamente nos organismos de representação da ANBIMA, como comitês, subcomitês e grupos de trabalho. São eles que, junto com o corpo executivo e técnico da Associação, nos ajudam a construir a interlocução entre nossos associados e as demais instituições públicas e privadas que, como nós, estão empenhadas nesse processo de transformação. É com esses profissionais que contamos para discutir e desenhar as iniciativas que nos ajudarão a continuar construindo um mercado sólido, composto de instituições fortes e capaz de atender plenamente as necessidades dos investidores, das empresas e da economia brasileira.

A composição de nossa diretoria reflete o quadro heterogêneo de associados da ANBIMA. Ela nos assegura que todos os segmentos associados à entidade têm representação efetiva, e que podemos contar com a ajuda de diretores com experiências e conhecimentos complementares, que nos auxiliam a desenhar iniciativas e pleitos alinhados aos interesses do quadro de associados. Nossa pluralidade é, portanto, um grande ativo diante do cenário que vemos pela frente. O envolvimento e a colaboração das instituições associadas nos assegurarão que estaremos preparados para construir soluções que sejam adequadas para um mercado que também é plural.

Como a leitura do nosso Relatório de 2012 mostra, já demos passos importantes na direção apontada pelas nossas prioridades estratégicas. O lançamento do Código de Varejo pavimentou as bases sobre as quais poderemos continuar aprimorando as práticas de distribuição de produtos de investimento. Os nossos outros dois códigos de distribuição, o de Private Banking e o de Gestão de Patrimônio, também foram aprimorados ao longo do ano.

Temos um quadro de associados muito plural, que agrega instituições de diferentes perfis e portes, e que atuam em diversos segmentos de mercado. Uma das etapas do nosso planejamento estratégico, realizada tradicionalmente nos últimos meses do ano, é a realização de uma ampla consulta aos nossos associados, de forma a considerarmos suas preocupações e sugestões e absorvê-las na nossa agenda de iniciativas. O resultado da consulta de 2012 revelou que, a despeito dessa pluralidade, nossos associados compartilham da nossa convicção de que precisamos conduzir esse processo de transformação de nossos mercados. Assim, nosso processo de planejamento identificou prioridades estratégicas como:

• desenvolver o mercado de títulos privados e ações no Brasil;

• promover o aperfeiçoamento tributário no mercado financeiro e de capitais;

• estimular a transformação do mercado, mirando um modelo voltado para a distribuição e centrado no investidor;

• incentivar a educação financeira do investidor.

Não é exagero dizer que temos hoje a oportunidade de redesenhar o mercado de investimentos no Brasil. Não será uma tarefa fácil. Nenhuma transformação cultural como essa é. Ela exigirá esforços de todos os segmentos dos mercados financeiro e de capitais, das instituições e profissionais que neles atuam, e das empresas e investidores que demandam soluções para seus desafios financeiros.

Page 8: Relatório Anual ANBIMA

8 Relatório AnualANBIMA 2012

Expandimos significativamente as atividades de precificação de debêntures e começamos a implantação do Sistema REUNE ANBIMA, plataforma de registro de negócios com debêntures no mercado de balcão. Ambas as iniciativas buscam aprimorar a liquidez nos mercados secundários de títulos privados, contribuindo para seu pleno desenvolvimento.

Também mantivemos os esforços para oferecer informação sobre nossos mercados, fomentando a transparência. Começamos a construir duas novas bases de dados: a de produtos distribuídos no varejo e a de gestão de patrimônio, que deverão ser lançadas durante o primeiro semestre de 2013. Lançamos o Radar ANBIMA, publicação online que apresenta a evolução do debate internacional a respeito da regulamentação dos mercados financeiro e de capitais.

Nosso compromisso com as boas práticas de negócios e com a construção de um mercado sólido e sustentável foi reafirmado com a expansão e o aprimoramento das atividades de Supervisão. Fortalecemos também nossa participação nos fóruns que discutem o futuro dos nossos mercados internacionalmente.

Mensagem da Presidência

Comemoramos os dez anos do Programa de Certificação Continuada, que alcançou ao final do ano a marca de mais de 300 mil certificações emitidas.

Os esforços para contribuir com a qualificação dos profissionais foram acompanhados também por iniciativas para ajudar os brasileiros a tomar decisões maduras e conscientes de investimento. Reformulamos nosso site de educação de investidores, o “Como Investir”, de forma a torná-lo mais interativo e dinâmico, e intensificamos nossa atuação nas mídias sociais.

Parte das nossas iniciativas pode parecer muito distante ou abstrata para os jovens cujos trabalhos ilustram nosso relatório neste ano. Mas teremos feito um bom trabalho se eles conseguirem reconhecer na atuação dos nossos profissionais e nos produtos e serviços que oferecemos os esforços que estamos empreendendo para ajudá-los a realizar seus sonhos.

Boa leitura!

Page 9: Relatório Anual ANBIMA

9Relatório AnualANBIMA 2012

Mensagem da Superintendência

Como reflexo das condições favoráveis da economia brasileira e do desenvolvimento do mercado financeiro e de capitais, a ANBIMA cresceu rapidamente nos últimos anos. Nosso quadro de associados e de instituições aderentes aos códigos de autorregulação passou a contar, gradativamente, com uma composição múltipla formada por instituições de diferentes portes, perfis e, claro, interesses.

Com o objetivo de atender às necessidades desse grupo, a Associação assumiu frente aos associados e à sociedade prioridades desafiadoras para 2013 e para os próximos anos. Entre elas, me permito destacar uma que talvez não seja tão evidente aos nossos associados: a prioridade de gestão interna.

Apesar de sempre fazer parte de nossa agenda, decidimos reunir ainda mais esforços para que as atividades da equipe que dá sustentação e perenidade à atuação da ANBIMA reflitam os compromissos de longa data que temos com os mercados que representamos: o de defender os interesses dos associados; o de autorregular as atividades dos segmentos representados; o de contribuir com a qualificação tanto dos profissionais de mercado quando dos investidores; e o de prover informações sobre os mercados financeiro e de capitais.

Contamos hoje com 335 profissionais competentes que se empenham para responder às necessidades dos associados de forma produtiva e eficaz, oferecendo o suporte necessário com os recursos que temos disponíveis. É essa a equipe que operacionaliza, no dia-a-dia, as atividades que tornam concretos os compromissos da Associação, incorporando nelas princípios que consideramos valiosos como iniciativa, protagonismo, zelo pela qualidade e cooperação.

Nosso papel é continuar estimulando a adoção desses princípios e levar a cabo todos os esforços necessários para que a equipe alcance o constante aprimoramento. Alavancar o patamar de capacitação desta

equipe é o objetivo principal desta prioridade. Em 2012, por exemplo, já demos alguns passos: oferecemos mais de 250 cursos de qualificação e capacitação para os profissionais; aperfeiçoamos nossa gestão de recursos humanos; e começamos a implantar um bem estruturado programa de formação e desenvolvimento de lideranças.

Acredito que manter a gestão interna cada vez mais alinhada e estruturada é essencial para que possamos maximizar o valor que entregamos aos nossos associados. E que apenas uma equipe bem dimensionada e qualificada é capaz de enfrentar todos os desafios que assumimos.

José Carlos Doherty

Quadro de funcionários

ANBIMA São Paulo 152

ANBIMA Rio de Janeiro 78

Selic 91

Sistema Galgo 14

Composição por gênero

Sexo feminino 153

Sexo masculino 182

Composição por tipo de cargo

Efetivos 297

Estagiários 38

Quadro total de funcionários em 2012

335

Page 10: Relatório Anual ANBIMA

10 Relatório AnualANBIMA 2012

“Meu grande sonho é conseguir expandir meus negócios. Investir é a forma que

eu encontrei para atingir esse objetivo e poder continuar fazendo o que eu gosto.”

Dan Queirolo, 27, empresário da área de Comunicação

Page 11: Relatório Anual ANBIMA

11Relatório AnualANBIMA 2012

Plano de Ação para 2013

As prioridades propostas, levando em conta a missão e a visão da ANBIMA, foram resultado de um extenso período de encontros, debates e avaliações com o intuito de colher as percepções dos

as atividades de 2012 e definir metas para seus organismos em 2013.

As prioridades definidas após esse longo processo de consultas e interlocuções com o mercado definem as metas de longo prazo da entidade.

Os objetivos de cada prioridade estão disponíveis no portal da ANBIMA (www.anbima.com.br). Basta clicar em “O que é a ANBIMA” e acessar o item “Prioridades estratégicas”.

Ao longo do último trimestre de 2012, a Diretoria da ANBIMA definiu seis prioridades estratégicas que guiarão sua atuação durante os próximos anos.

Prioridades de mercado

Prioridade institucional Prioridade de gestão interna

Desenvolver o mercado de títulos privados e ações no Brasil

Promover o aperfeiçoamento tributário no mercado financeiro e de capitais

Estimular a transformação do mercado com maior foco na distribuição

Incentivar a educação financeira do investidor

Fortalecer a representação e a coordenação dos interesses dos associados

Aprimorar a eficiência e eficácia da gestão interna da ANBIMA

principais públicos com os quais a Associação se relaciona. O processo teve início em outubro com quatro encontros envolvendo diretores e presidentes de comitês. Ao mesmo tempo, foram realizadas entrevistas externas com instituições públicas, como o Banco Central e CVM. Os associados participaram do processo por meio de pesquisa de satisfação, na qual puderam avaliar a atuação da ANBIMA e enviar sugestões. Além disto, os representantes dos comitês reuniram-se para avaliar

Page 12: Relatório Anual ANBIMA

12 Relatório AnualANBIMA 2012

Linha do Tempo

Lançamento da ferramenta Cadastro de Operadores de Balcão Código de Fundos de Investimento passa a regular atividade de distribuição

Realizada a primeira oferta pública com registro no NMRF (Novo Mercado de Renda Fixa)

Delegação do Best (Brazil: Excellence in Securities Transactions) apresenta mercados brasileiros na Europa

Associação lança curso de especialização para o mercado financeiro e de capitais

Início da supervisão in loco nas instituições administradoras de fundos de investimento

Criação do Comitê de Fundos de Investimento em Participação e do Comitê de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios

Associação passa a realizar supervisão in loco unificada

Realizada a primeira reunião de 2012 do convênio ANBIMA/Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar)

Publicação das diretrizes para base de informações do Código ABVCAP/ANBIMA para o Mercado de FIP e FIEE Site “Como Investir” ganha cara nova

Março

Fevereiro

Janeiro

Page 13: Relatório Anual ANBIMA

13Relatório AnualANBIMA 2012

Nova Diretoria é eleita Portal ANBIMA entra no ar

Lançamento do Radar ANBIMA: publicação apresenta debate internacional sobre regulamentação de mercados.

Realizado workshop sobre securitização de recebíveis

Sistema Galgo completa um ano de operação

Superintendente geral da ANBIMA, José Carlos Doherty é eleito presidente do Comitê Consultivo de Autorreguladores da Iosco (Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários, na sigla em inglês)

4ª edição do Seminário de Finanças Corporativas reúne 265 participantes

Workshops discutem Código de Mercado Aberto, em São Paulo e no Rio de Janeiro

Início da elaboração da base de dados para produtos de investimento distribuídos no varejo

Divulgada a 2ª edição do Anuário da Indústria de Fundos de Investimento ANBIMA/FGV (Fundação Getulio Vargas)

Superintendente geral da ANBIMA entra para o Conselho do Ifie (Fórum Internacional de Educação do Investidor, na sigla em inglês)

Eduardo Penido é reeleito presidente da Fiafin (Federação Ibero-americana de Fundos de Investimento, na sigla em espanhol) durante 6º encontro da entidade

ANBIMA, Amec (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), BM&FBovespa e IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) assinam convênio para criação do CAF (Comitê de Aquisições e Fusões)

Best promove mercado de capitais na América do Norte

Abril

Maio

Junho

Associação lança curso sobre investimentos imobiliários

Page 14: Relatório Anual ANBIMA

14 Relatório AnualANBIMA 2012

Linha do Tempo

CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e ANBIMA ampliam convênio de análise de ofertas

Realizada fusão entre o Comitê de Fundos de Investimento de Renda Fixa e o Comitê de Fundos de Investimento Multimercado

Associação participa do 10º Programa TOP de Treinamento de Professores da CVM

Código de Distribuição de Produtos de Investimento no Varejo entra em audiência pública

Instrumentos de liquidez para instituições não bancárias são discutidos em seminário

Selic disponibiliza registro de promessa de compra e venda

Almoço de posse apresenta nova Diretoria da ANBIMA

Agosto

Julho

Convênio CVM/ANBIMA analisa 100ª oferta pública

Realizado workshop sobrematerial de avaliação emoperações de fusãoe aquisição

Setembro

Aprimoramentos do Código de Private Banking entram em audiência pública

Continente asiático recebe delegação do Best

IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros) promove o 1º Programa Avançado de Planejamento Financeiro

Começa a elaboração da base de dados de gestão de patrimônio

Entra no ar o fórum online de comunicação do segmento de fundos

Page 15: Relatório Anual ANBIMA

15Relatório AnualANBIMA 2012

Aprovada metodologia de supervisão in loco para visitas aos gestores de patrimônio

ANBIMA firma acordo de cooperação com a Susep (Superintendência de Seguros Privados)

Demab (Departamento de Operações de Mercado Aberto do Banco Central) inaugura nova área complementar do Selic

4º Seminário de Private Banking reúne 350 participantes

DezembroOutubro

ANBIMA apresenta iniciativa da área de Educação de Investidores no Cosra (Conselho de Reguladores de Valores Mobiliários das Américas, na sigla em inglês)

Associação comemora os dez anos de Programa de Certificação Continuada com campanha publicitária que traz personagens representando os profissionais certificados

Sistema Galgo lança serviço de posição de ativos

ANBIMA apoia programa educacional do governo “Ciência sem Fronteiras”

Código de Mercado Aberto entra em audiência pública

Selic lança Plataforma de Negociação Eletrônica

Novembro

Sistema REUNE ANBIMA entra em funcionamento

Programa de Certificação Continuada completa dez anos

Supervisão de Mercados promove workshops sobre os códigos de Certificação, de Serviços Qualificados e de FIP e FIEE

Capítulo do Código de Mercado Aberto, que traz as regras e diretrizes para utilização do Sistema REUNE ANBIMA, entra em vigor

Audiência pública propõe aprimoramentos para Código de Gestão de Patrimônio Financeiro

Divulgada nova metodologia para os rankings de mercado de capitais

Personagens

1ª reunião do Comitê Consultivo de Autorreguladores da Iosco presidida pela ANBIMA

Page 16: Relatório Anual ANBIMA

16 Relatório AnualANBIMA 2012

A ANBIMA

11 Códigos de Regulação e Melhores Práticas

335 associados

9 segmentossupervisionados

300,3 mil certificações emitidas

R$ 2,3 trilhões em patrimônio líquido na indústria de fundos

R$ 14,3 bilhões em ofertas públicas de renda variável

R$ 6,9 trilhões em operações com renda fixa:

- Títulos públicos = R$ 6,8 trilhões

- Títulos privados = R$ 43 bilhões

R$ 126,7 bilhões em ofertas públicas de renda fixa

R$ 122,3 bilhões em 176 anúncios de fusões, aquisições, OPAs (Ofertas Públicas de Aquisições de Ações) e reestruturações societárias

R$ 3,73 trilhões em estoque total de renda fixa

R$ 527,3 bilhões de ativos sob gestão do private banking

R$ 98,7 bilhões de captação líquida no mercado doméstico de fundos em 2012

455 gestores de fundos registrados na ANBIMA

12.863 fundos de investimento registrados

R$ 139,1 bilhões em ofertas de valores mobiliários

905 profissionais de mercado participando dos organismos de representação

14 comitês e 33 subcomitês de representação

603 reuniões realizadas pelos organismos de representação

4 comitês de apoio

3 comitês de produtos e serviços

8 Conselhos de Regulação e Melhores Práticas

R$ 2,12 trilhões em ativos precificados

54 mil profissionais formados em cursos de especialização e treinamento

E seus mercados

Page 17: Relatório Anual ANBIMA

17Relatório AnualANBIMA 2012

Perfil

A ANBIMA representa as instituições que atuam nos mercados financeiro e de capitais brasileiros. Faz parte do quadro associativo da entidade um número grande e heterogêneo de instituições que atuam em diversos segmentos. Dentre os mais de 330 associados, figuram bancos comerciais e múltiplos, bancos de investimento, gestores e administradores de fundos, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e gestores de patrimônio.

A Associação organizou sua atuação em torno de quatro grandes compromissos: representar os interesses dos associados; autorregular as atividades representadas pela entidade; contribuir para a qualificação de investidores e profissionais; e prover informações sobre os diversos segmentos do mercado.

De forma a estimular a interlocução entre os membros do quadro associativo e

representá-los adequadamente diante do governo e de outros organismos no Brasil e no exterior, a Associação tem uma área de Representação da qual fazem parte mais de 900 profissionais das instituições associadas, que participam voluntariamente de comitês e subcomitês. Com sua experiência, eles atuam para definir estratégias de ação que contribuam para o desenvolvimento do mercado e estejam de acordo com as necessidades do quadro associativo.

Os associados da ANBIMA comprometem-se a seguir as melhores práticas de negócios para os segmentos em que atuam. A Associação promove ampla articulação entre os representantes de cada segmento, que propõem e formalizam regras em códigos de autorregulação. Para assegurar o cumprimento das diretrizes propostas pelos associados, a entidade mantém organismos de supervisão de mercado, cujo objetivo é monitorar as instituições que aderem aos códigos.

A qualificação, em sentido amplo, também é condição essencial para o desenvolvimento sustentável dos mercados financeiros e de capitais. Para contribuir com a formação dos profissionais que atuam no segmento, a ANBIMA mantém um amplo programa de certificação profissional, além de uma área de Treinamento que oferece mais de 20 cursos.

Com o objetivo de consolidar um relacionamento maduro e sustentável das instituições de mercado com os investidores, a entidade apoia uma série de iniciativas de educação do investidor, mantendo um conjunto próprio de atividades e dando suporte a programas de educação financeira do governo e de outras instituições públicas e privadas.

Ao longo da história da Associação, ela se tornou uma importante provedora de informações, mantendo a mais extensa base de dados privada sobre o mercado de capitais brasileiro e divulgando indicadores, estatísticas e relatórios analíticos com o objetivo de estimular a transparência e consolidar o conhecimento sobre o mercado de capitais. A área de Produtos e Serviços da ANBIMA ainda desenvolve soluções baseadas no conceito de “serviços compartilhados”, de forma a oferecer às instituições condições adequadas e competitivas de custos para serviços indispensáveis às suas operações.

Para a ANBIMA, instituições fortes são a base de um mercado sólido e capaz de cumprir sua missão de prover capital às empresas brasileiras, viabilizando projetos de longo prazo que contribuam para o desenvolvimento do país.

Page 18: Relatório Anual ANBIMA

18 Relatório AnualANBIMA 2012

“Quando penso em investir levo em consideração quatro Ps: pergunte, pesquise

na web, pense/pese e permita-se arriscar.”

Evandro Siol, 24, estagiário de publicidade

Page 19: Relatório Anual ANBIMA

19Relatório AnualANBIMA 2012

Governança

A Assembleia, composta por um representante de cada associado, é o órgão máximo de decisão. Entre suas atribuições está eleger, a cada dois anos, a chapa que formará a Diretoria e os Conselhos de Ética e Fiscal. Pode ser convocada para deliberar sobre a criação ou alterações dos Códigos de Regulação e Melhores Práticas e decidir com relação à exclusão de instituições do quadro associativo.

Cabe ao Conselho Fiscal, composto por três membros, examinar as contas encaminhadas pela Diretoria e aprovar o parecer dos auditores independentes antes de ser enviado para a deliberação da Assembleia.

O Conselho de Ética é responsável por interpretar e aplicar os princípios do Código de Ética da entidade. É composto por sete membros, todos associados, aos quais compete instaurar e analisar processos e propor à Diretoria aplicação de penalidades por infração dos critérios de conduta e princípios estabelecidos.

A cada dois anos, a Assembleia elege uma chapa, com 15 a 23 membros indicados pelos associados,

para compor os conselhos e a Diretoria. Esta é composta por um presidente e, no máximo, oito vice-presidentes e 14 diretores, eleitos para mandatos renováveis de dois anos, com exceção do presidente, que pode ser reeleito só uma vez. Todos os membros devem ser associados e os cargos de presidente e de vice-presidente só podem ser ocupados por administradores dos associados.

A Diretoria é responsável por definir a estratégia de atuação da entidade. Conta ainda com três organismos de representação, que reúnem membros dos segmentos representados pela ANBIMA. A Associação tem ainda três organismos de produtos e serviços (Comitê de Precificação de Ativos, Comitê de Educação de Investidores e Comitê de Certificação e Treinamento) e quatro de apoio (Comitê de Compliance, Comitê de Assuntos Jurídicos, Comitê de Assuntos Fiscais e Contábeis e Comitê de Acompanhamento Macroeconômico). Cabe ao Comitê Executivo, formado pelo superintendente-geral e superintendentes, zelar pelo bom funcionamento da Associação, de acordo com a linha estratégica definida pela Diretoria.

A estrutura de governança da ANBIMA é formada pela Assembleia Geral, Conselhos Fiscal e de Ética e a Diretoria.

Page 20: Relatório Anual ANBIMA

20 Relatório AnualANBIMA 2012

Estrutura de Governança

Conselho Fiscal Conselho de Ética

Aníbal Cardoso JoaquimBanco de Investimento Credit Suisse Brasil S.A.

Claudio Roberto Frizão ReyBanco ABC Brasil S.A.

João Alves de CamposBanco Pine S.A.

Presidente

Luiz Chrysostomo de Oliveira FilhoNeo Gestão de Recursos Ltda.

Vice-presidente

Cassio Von Gal Banco BBM S.A.

Conselheiros

Luiz Augusto de Oliveira CandiotaLacan Investimentos e Participações Ltda. Luiz Masagão RibeiroBanco Indusval S.A.

Moema UnisBanco Santander (Brasil) S.A.

Luiz Eduardo Passos MaiaBrookfield Brasil Asset Management Investimentos Ltda.

Reinaldo Le GrazieBradesco Asset Management S.A. DTVM

Page 21: Relatório Anual ANBIMA

21Relatório AnualANBIMA 2012

Diretoria

Presidente

Denise PavarinaBanco Bradesco S.A.

Vice-presidentes

Carlos Massaru TakahashiBB DTVM S.A.

Celso PortásioBanco J.P. Morgan S.A.

Celso ScaramuzzaBanco Itaú-Unibanco S.A.

José Olympio da Veiga PereiraBanco de Investimento Credit Suisse Brasil S.A.

Pedro Lorenzini Banco Citibank S.A.

Robert J. van DijkBanco Votorantim S.A.

Sérgio Cutolo dos SantosBanco BTG Pactual S.A.

Valdecyr GomesBanco Brascan S.A.

Diretores

Alexsandra Camelo BragaCaixa Econômica Federal

Carlos Eduardo Andreoni AmbrósioClaritas Administração de Recursos Ltda.

Carolina LacerdaUBS Brasil Administradora de Valores Mobiliários Ltda.

Jair Ribeiro da Silva NetoBanco Indusval S.A.

José Carlos Lopes Xavier de OliveiraBNY Mellon Serviços Financeiros DTVM S.A.

José Hugo LaloniLLA DTVM Ltda.

Luciane RibeiroBanco Santander Brasil S.A.

Luiz SorgeBanco BNP Paribas Brasil S.A.

Luiz Fernando FigueiredoMauá Investimentos Ltda.

Marcio Guedes Pereira JúniorPangea Associados Consultoria Financeira Ltda.

Pedro Augusto Botelho BastosHSBC Bank Brasil S.A. Banco Múltiplo

Regis Lemos de Abreu FilhoMercatto Gestão de Recursos Ltda.

Saša MarkusRenascença DTVM Ltda.

Sylvio Araújo FleuryAtiva S.A. Corretora de Títulos, Câmbio e Valores

José Carlos Doherty Superintendente geralSuperintendente executivo de Supervisão de MercadoSuperintendente executivo de Representação

André MelloSuperintendente executivo de Produtos e ServiçosSuperintendente de Gestão e Tecnologia

Ana Claudia LeoniSuperintendente de Comunicação Institucional

Soraya AlvesAssessora Jurídica Eliana MarinoGerente de Recursos Humanos

Comitê Executivo

Page 22: Relatório Anual ANBIMA

22 Relatório AnualANBIMA 2012

“Realizar os meus sonhos é o maior incentivo que tenho para aplicar meu dinheiro.”

Leire Souza, 23, designer gráfica

Page 23: Relatório Anual ANBIMA

23Relatório AnualANBIMA 2012

A área de Representação organiza os esforços para articular e defender os interesses dos associados da ANBIMA, mirando também o desenvolvimento sustentável dos segmentos representados. Em 2012, os organismos da Associação realizaram mais de 600 reuniões. Comitês, subcomitês e grupos de trabalho mobilizaram, ao longo do ano, mais de 900 executivos dos mercados financeiro e de capitais que atuaram voluntariamente na entidade, participando das discussões e da construção de pleitos e propostas defendidos pela ANBIMA.

Ofícios

Dentre os temas que foram discutidos nos organismos de representação e que resultaram no encaminhamento de ofícios, merece destaque a proposta de inclusão dos FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) no escopo da Lei nº 12.431, que oferece benefícios fiscais na aquisição de títulos de longo prazo voltados para o financiamento de projetos de infraestrutura. Endereçado ao Ministério da Fazenda, o pleito foi resultado do esforço conjunto da ANBIMA, da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

A Associação também contribuiu com sugestões para a audiência pública que propôs mudanças na Instrução nº 472, da CVM, que trata dos fundos de investimento imobiliário. Ao final da audiência, a regra foi alterada, dando origem à instrução nº 528, que passou a permitir que os gastos decorrentes da contratação de um formador de mercado passassem a ser arcados pelo próprio fundo. A instrução vetou, ainda, a atuação de administradores e gestores dos fundos como formadores de mercado, com o intuito de mitigar conflitos de interesses.

Ainda em relação ao segmento de fundos, a ANBIMA enviou sugestões para a audiência pública sobre a Instrução que regula os fundos de índices, conhecidos como ETF (Exchange Traded Funds), além de encaminhar pleitos para o aperfeiçoamento da nova instrução que os regula, a ICVM 522, que

alterou alguns itens da Instrução nº 409.

Já no segmento de tesouraria, chamaram atenção as alterações que o CMN (Conselho Monetário Nacional) promoveu na regulamentação das letras financeiras. As mudanças foram tema de amplo debate na Associação, que contribuiu com sugestões de aprimoramentos enviadas ao Banco Central. Entre as mudanças está a permissão para a realização de oferta pública de letras subordinadas, bem como a possibilidade de o emissor realizar operações de troca por letras com prazo mais longo.

A Instrução da CVM que regula as ofertas públicas de valores mobiliários entrou em audiência pública em 2012. O principal objetivo da consulta promovida pela autarquia foi aumentar o rol de operações que as instituições intermediárias podem realizar durante o período de uma oferta. A ANBIMA discutiu o tema e cooperou com o encaminhamento de sugestões identificando, por exemplo, tipos de negociações que não representam risco para o funcionamento do mercado.

Outro ofício que foi resultado de amplo debate nos organismos foi o que encaminhou sugestões para a audiência pública da CVM que tratou o dever de verificação da adequação dos produtos e serviços ao perfil do cliente, conhecido como API (Análise do Perfil do Investidor). Dentre os itens tratados no ofício estava, por exemplo, a sugestão de exclusão da obrigatoriedade de aplicação da API para clientes potenciais, isto é, aqueles que estão sendo prospectados por uma instituição financeira, mas que ainda não possuem vínculo com ela.

Representar

Durante o ano, foram encaminhados 36 ofícios respondendo audiências públicas ou enviando sugestões de aprimoramentos na legislação e regulamentação dos mercados – a lista completa de ofícios pode ser consultada na página 26. Os representantes da Diretoria e dos comitês mantiveram também uma agenda permanente de reuniões com representantes do governo e de outras entidades do setor privado.

Page 24: Relatório Anual ANBIMA

24 Relatório AnualANBIMA 2012

Reuniões

Além de contribuir com o encaminhamento de sugestões por meio dos ofícios, a Associação manteve uma extensa agenda de reuniões com representantes do governo e de outras instituições do setor privado, sempre discutindo temas relacionados ao desenvolvimento dos mercados financeiro e de capitais.

Dentre os assuntos que pautaram as reuniões regulares com os representantes da CVM, por exemplo, estavam as mudanças trazidas pela Instrução nº 522, como a divulgação de demonstração de desempenho dos fundos. Além disto, foram debatidas formas de assegurar melhores condições para a participação do investidor de varejo em IPOs (Ofertas Públicas Iniciais de Ações) e discutidas maneiras de delinear, com mais clareza, as obrigações dos intermediários financeiros.

Com o início da vigência das novas normas do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), representantes da Associação intensificaram a interlocução com o órgão e a SDE (Secretaria de Direito Econômico) para discutir os aspectos da regulamentação que impactam o segmento de fundos de investimento.

Durante o ano, também foram realizadas reuniões com representantes da SPS (Secretaria de Políticas de Previdência Social) para retomar o relacionamento com a entidade, estabelecer uma agenda conjunta e discutir aprimoramentos na Resolução nº 3.922, que trata das aplicações de recursos dos regimes próprios de previdência social.

A ANBIMA participou, ainda, de encontros com a Amec (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), a BM&FBovespa e o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), que resultaram na criação do CAF (Comitê de Aquisições e Fusões). Em outubro, as quatro entidades assinaram documento selando um convênio e assumindo o compromisso de empreender os melhores esforços para viabilizar a criação e acompanhamento do CAF. O organismo é um comitê de autorregulação voluntária, que tem como objetivo garantir a igualdade de direito dos acionistas nas OPAs (Ofertas Públicas de Aquisições de Ações) e reorganizações societárias.

Convênios

Outra forma de articulação dos interesses dos associados acontece por meio de convênios formais e acordos de cooperação estabelecidos com reguladores. No final do ano, a ANBIMA firmou uma parceria com a Susep (Superintendência de Seguros Privados) para discussão de temas em comum e troca de informações com a finalidade de estimular o desenvolvimento dos mercados representados pela Associação e dos segmentos regulados pela Superintendência.

Já o convênio firmado com a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), no ano anterior, iniciou a agenda de atividades em 2012. Ao longo do ano, foram realizadas reuniões e workshops, nos quais foram debatidos temas como investimentos no exterior, fundos de índices e API.

Representar

Convênio Objetivo

Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais)

Possibilita que a certificação CNPI (Certificado Nacional de Profissionais de Investimento) seja aceita em substituição à CPA-20

CFA Society Brasil (detentores da certificação CFA)

Disponibilização de curso preparatório da certificação CFA (Chartered Financial Analyst) no Brasil

SBFin (Sociedade Brasileira de Finanças)

Viabilização do Prêmio ANBIMA de Renda Fixa

Iepe/Cdg (Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças)

Viabilização do Prêmio ANBIMA de Mercado de Capitais

Demais entidades

Convênio Objetivo

Banco Central do Brasil

Operacionalização do Selic

CVM (Comissão de Valores Mobiliários)

Análise prévia de ofertas públicas Aplicação de penalidades e celebração de termos de compromisso

Troca de informações para cálculo do IHFA (Índice de Hedge Funds ANBIMA)

Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar)

Discussão de temas em comum e troca de informações

Susep (Superintendência de Seguros Privados)

Discussão de temas em comum e troca de informações

Tesouro Nacional

Troca de informações para cálculo do IMA (Índice de Mercado ANBIMA)

Governo

Confira abaixo os convênios que a ANBIMA possui:

Page 25: Relatório Anual ANBIMA

25Relatório AnualANBIMA 2012

Penido também esteve presente na 26ª Conferência da IIFA (Associação Internacional de Fundos de Investimento, na sigla em inglês), entidade da qual é presidente. No encontro, ele debateu o futuro da indústria de fundos diante de um ambiente de crescente regulação.

A Associação também foi representada no 25º Encontro Anual da ICSA (Conselho Internacional das Associações de Valores Mobiliários, na sigla em inglês), que dedicou a maior parte das discussões aos desafios recentes para o desenvolvimento global dos mercados.

Estrutura de Representação

É por meio dos comitês, subcomitês e grupos de trabalho que a ANBIMA organiza sua atuação. Parte dos esforços promovidos para representar os interesses dos associados está na constante atualização da estrutura dos organismos e do quadro geral de representação.

Uma das mudanças que ocorreu com essa finalidade foi a fusão dos Comitês de Fundos de Investimento de Renda Fixa e de Fundos de Investimento Multimercado, impulsionada pela similaridade das pautas. A união deu origem ao Comitê de Fundos

de Investimento de Renda Fixa & Multimercado.

A Associação também realizou uma divisão do Comitê de Fundos Estruturados, criando dois novos organismos independentes: os comitês de Fundos de Investimento em Participação e de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios. A iniciativa teve o objetivo de aprimorar a representação destes segmentos, que têm registrado significativo crescimento nos últimos anos.

Com as alterações, a ANBIMA passou a contar com quatro comitês de fundos: Fundos de Investimento de Renda Fixa & Multimercado, Fundos de Investimento de Ações, FIP e FIDC. Além disto, a vAssociação conta com o Subcomitê de Fundos de Investimento Imobiliário, ligado ao Comitê de Produtos Financeiros Imobiliários.

Com o objetivo de aumentar a participação dos associados nos debates do segmento, entrou em funcionamento, no mês de setembro, o Fórum de Comunicação ANBIMA para Fundos de Investimento. O ambiente eletrônico, composto por membros das instituições associadas que atuam no segmento, possibilita troca de informações e o acesso aos documentos (pautas, atas, materiais e ofícios ) discutidos nas reuniões presenciais pelos associados que não participam dos organismos.

Eventos

Com a finalidade de proporcionar oportunidades de debates qualificados a respeito de temas importantes para os mercados e promover uma interação constante com os associados, a ANBIMA mantém um calendário plurianual de seminários e uma agenda anual de workshops e encontros técnicos.

Três grandes eventos marcaram 2012, tendo reunido mais de 760 participantes: o Seminário de Finanças Corporativas, o Seminário de Conta de Liquidação e Compromissada Intradia e o Seminário de Private Banking.

Além destes encontros, foram promovidos workshops com o objetivo de debater temas mais específicos dos mercados, com participação restrita aos associados e aderentes aos códigos de autorregulação. Foram realizados um workshop sobre securitização de recebíveis e outro sobre material de avaliação de operações de fusão e aquisição. Foram promovidas, também, três palestras para discutir as recentes alterações na lei que trata da prevenção e combate à lavagem de dinheiro.

Atuação internacional

No campo internacional, a Associação continuou reunindo esforços para fortalecer sua atuação. O representante da ANBIMA Eduardo Penido foi reeleito presidente da Fiafin (Federação Ibero-americana de Fundos de

Investimento, na sigla em espanhol) em assembleia que aconteceu durante a 6ª edição do encontro da entidade, que teve como tema principal educação financeira.

Page 26: Relatório Anual ANBIMA

26 Relatório AnualANBIMA 2012

Representar

Ofícios encaminhados pela ANBIMA ao longo de 2012

Data OrganismoÓrgão Competente Assunto

20 - JanComitê de Produtos Financeiros Imobiliários

CVMSugestões de aprimoramento para a Instrução nº 414, que trata da regulamentação do registro das securitizadoras e das ofertas públicas de CRIs.

26 - JanComitê de Produtos de Tesouraria

Ministério da Fazendo e

Receita Federal do Brasil

Pedido para que as datas de 29 e 30 de dezembro de 2011 possam ser consolidadas para fins de apuração da base de cálculo de IOF (Imposto sobre Operações) incidente sobre os contratos de derivativos cambiais.

23 - FevComitê de Produtos Financeiros Imobiliários

CVMSugestões de aprimoramento para a Instrução nº 521, que trata da atividade de classificação de risco de crédito (rating).

7 - MarComitê de Finanças Corporativas e Fundos de Renda Fixa

CVMProposta de adequação dos limites da Instrução nº 409 para títulos emitidos pela Instrução nº 476 (ofertas públicas com esforços restritos).

13 - Mar

Comitês de Distribuição, Comitês de Tesouraria e Comitê de Fundos Multimercado

CVMSugestões de aprimoramento para o edital da audiência pública que trata do dever de verificação da adequação dos produtos e serviços ao perfil do cliente (suitability).

15 - MarComitê de Finanças Corporativas

CVMComplemento de ofício, enviado em junho de 2011, que trata da participação do investidor de varejo em IPOs (Ofertas Públicas Iniciais de Ações)

27 - MarComitê de FIDC e de Serviços Qualificados ao Mercado de Capitais

CVMSolicitação de prorrogação de prazo para início do envio dos dados das carteiras dos FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) ao SCR (Sistema de Informações de Créditos) do Banco Central.

16 - Abr ANBIMAMinistério da

FazendaSugestões de melhoria para a Lei nº 12.431, que incentiva emissões de títulos e valores mobiliários de renda fixa de longo prazo.

18 - Abr Comitês de Fundos CVMProposta de mudança da Instrução nº 438, que regula a marcação a mercado, no que diz respeito ao preço de referência de avaliação diária de ativos financeiros negociados no exterior.

19 - AbrComitê de Finanças Corporativas

CVMSugestões de aprimoramento para a nova regulamentação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

19 - Abr Comitês de Fundos CVM Proposta de metodologia de cobrança de taxa de performance.

5 - Mai Comitês de Fundos CVMResposta à audiência pública da instrução que trata da atividade de administração de carteiras de valores mobiliários, em substituição a Instrução nº 306 da CVM.

11 - MaiComitê de Produtos Financeiros Imobiliários

CVMSugestões para o edital da audiência pública que trata da contratação do formador de mercado em fundos de investimento imobiliário.

11 - JunComitê de Produtos de Tesouraria em conjunto a com Febraban

Banco CentralProposta de ajustes na Circular nº 3.368, que estabelece a metodologia de cálculo da parcela do PRE (Patrimônio de Referência Exigido), referente às exposições sujeitas à variação dos preços de mercadorias (commodities).

12 - Jun Comitês de Fundos CVMEncaminhamento de sugestões e dúvidas sobre a Instrução nº 522, que altera alguns itens da Instrução nº 409, que regula os fundos de investimento.

29 - JunComitê de Finanças Corporativas

CVMComplemento de ofício, enviado em outubro de 2011, que trata da proposta de alteração do artigo 48 da Instrução CVM nº 400 sobre vedações às negociações durante o período das ofertas públicas de valores mobiliários.

27 - Jul ANBIMA CVMEncaminhamento de sugestões e dúvidas sobre a audiência pública que estabelece a implementação de ouvidoria no mercado de valores mobiliários.

Page 27: Relatório Anual ANBIMA

27Relatório AnualANBIMA 2012

Data OrganismoÓrgão Competente Assunto

3 - Ago

Comitê de Finanças Corporativas e Comitê de Fundos de Renda Fixa & Multimercado

CVMSugestões no edital da audiência pública que trata de vendas a descoberto, durante o período de ofertas públicas de ações.

6 - Ago ANBIMA Previc

Sugestões de aprimoramento para a Resolução nº 3.792 do CMN (Conselho Monetário Nacional), que estabelece as diretrizes de aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados pelas EFPCs (Entidades Fechadas de Previdência Complementar).

15 - AgoComitê de Produtos Financeiros Imobiliários

CVMSugestões de aperfeiçoamento para a Instrução nº 472, que trata da oferta pública de distribuição de cotas e da divulgação de informações dos fundos de investimento imobiliário.

20 - AgoComitê de Finanças Corporativas

CVMSugestões para audiência pública da Instrução nº 400 e 480 referente a equalização dos prazos de análise para registro de oferta pública de ações e registro de companhia aberta.

22 - Ago Comitê de FIDC CVMProposta de constituição do FIDC-IIE (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios de Investimento e de Infraestrutura).

3 - SetComitê de Serviços Qualificados ao Mercado de Capitais

CVMProrrogação de prazo para entrega dos documentos mensais dos fundos, como balancete, demonstrativo da composição e diversificação de carteira e perfil mensal.

6 - SetComitê de Fundos de Renda Fixa & Multimercado

CVMSugestão de adoção de novas práticas de precificação a mercado nos fundos de índices.

10 - SetComitê de Serviços Qualificados ao Mercado de Capitais e Comitê de FIDC

CVMSugestões para a audiência pública da Instrução nº 356, que trata da constituição e do funcionamento dos FIDCs

18 - Set Comitês de Fundos e Comitê de Finanças Corporativas

CVMComplemento de ofício, enviado em janeiro de 2012, que propõe adequação dos limites para aquisição de debêntures, CRIs e notas promissórias na Instrução nº 409 da CVM.

28 - SetComitê de Finanças Corporativas

CVMSugestões para o edital da audiência pública que trata da alteração do artigo 48 da Instrução CVM nº 400 sobre vedações às negociações durante o período das ofertas públicas de valores mobiliários.

9 - OutComitê de Fundos de Renda Fixa & Multimercado

CVM Pedido de esclarecimentos sobre os prazos da Instrução nº 524.

19 - Out Comitês de Fundos CVMEnvio de quadro comparativo de taxas de performance dos fundos amparados pela Instrução nº 409.

31 - Out Comitês de Fundos CVMSugestões para audiência pública da Instrução nº 359, que trata da regulamentação dos fundos de índices, conhecidos como ETF (Exchange Traded Funds).

8 - NovComitê de Produtos de Tesouraria

CVMEstudo sobre o impacto da exigência do registro de derivativos como condição de validade, conforme alteração promovida pela Lei nº 12.543 na Lei nº 6.385.

28 - Nov ANBIMASecretaria de Políticas de

Previdência Social

Sugestões de alterações para a Resolução nº 3.922 do CMN, que dispõe sobre as aplicações dos recursos dos regimes próprios de previdência social.

28 - Nov Comitês de Fundos CVMEnvio de sugestões para ampliação dos limites de investimento e alterações nos critérios para realização de investimentos em fundos no exterior.

7 - Dez Comitê de FIDCBanco Central e

CVMProposta de envio à central de risco do Banco Central informações referentes aos sacados/créditos em FIDCs.

20 - DezComitê de Produtos de Tesouraria

CVMSugestões para o aprimoramento da Instrução nº 505, que trata das normas e procedimentos a serem observados nas operações realizadas com valores mobiliários em mercados regulamentados.

28 - DezComitê de FIP (Fundos de Investimento em Participação)

CVMSugestões para audiência pública da Instrução nº 391, que trata sobre a constituição, a administração e o funcionamento dos FIPs.

Page 28: Relatório Anual ANBIMA

28 Relatório AnualANBIMA 2012

“Para mim investir é uma forma de garantir segurança e uma vida tranquila no futuro. Poupamos agora

para, a longo prazo, termos não apenas nosso dinheiro de volta, mas acesso a uma quantia maior.”

Artur Garcia, 19, estudante de arquitetura

Page 29: Relatório Anual ANBIMA

29Relatório AnualANBIMA 2012

O compromisso da ANBIMA de produzir e disseminar informações sobre os mercados, estimulando a transparência e facilitando os negócios, foi fortalecido com o lançamento de ferramentas e a construção de novas bases de dados, cujas estatísticas passarão a ser divulgadas em 2013.

em funcionamento em 2012 foi o Sistema de Cadastro de Operadores de Balcão. Com a finalidade de propiciar mais transparência às instituições que negociam no mercado de balcão, o sistema já conta com cadastro de mais de 1,5 mil operadores. Pela própria ferramenta, disponível no portal da ANBIMA, as instituições cadastram seus operadores de renda fixa e derivativos de balcão e podem consultar, de maneira ágil e segura, os dados dos profissionais de outras instituições. O sistema disponibiliza informações como as certificações de cada profissional, tempo em que atua no segmento e instituição à qual está vinculado.

Bases de dados

A Associação iniciou a construção de novas bases de dados com o objetivo de oferecer um retrato abrangente de todos os segmentos que representa, propiciando mais transparência aos mercados e seus participantes. As bases de dados de gestão de patrimônio financeiro e de produtos de investimento distribuídos no varejo começaram a ser elaboradas em 2012. Foram criados os desenhos e as metodologias das bases e iniciou-se a apuração das informações. Ambas devem ser lançadas no primeiro semestre de 2013 e serão compostas por informações a respeito, por exemplo, do total

de ativos financeiros e da alocação dos recursos.

Em abril, a gerência de Estudos Regulatórios lançou o Radar ANBIMA, publicação online que apresenta a evolução do debate internacional a respeito da regulamentação dos mercados financeiro e de capitais. Divulgado trimestralmente, o Radar traz também as principais mudanças propostas em outros países e nos organismos multilaterais que discutem o assunto. A publicação destaca, ainda, outros temas que, de forma direta ou indireta, podem ter impacto para o mercado local.

A ANBIMA também divulgou ao longo do ano diversos informes de legislação, relatórios que detalham as mudanças no arcabouço regulatório brasileiro. Foram temas dos informes as emissões de letras financeiras, o processo de seleção das instituições dealers no Tesouro Nacional e no Banco Central e as debêntures que têm incentivo fiscal, entre outros.

Precificação e índices O aumento do uso do IMA (Índice de Mercado ANBIMA) como benchmark dos fundos de investimento consolidou, ao longo de 2012, o papel do índice elaborado pela Associação como referência alternativa para a indústria.

As operações de compra e venda são divulgadas ao longo do dia com dados de preços e volume dos negócios de cada título. São propagados os preços e taxas mínimos, médios e máximos praticados. O sistema entrou em funcionamento em novembro e, até o final de 2012, recebeu o reporte e deu transparência de preços para, em média, 20,5 séries de debêntures por dia.

Além do Sistema REUNE ANBIMA, outra ferramenta que entrou

O grande destaque de 2012 foi o lançamento do Sistema REUNE ANBIMA, que tem o objetivo de aprimorar a transparência no mercado secundário de debêntures. O sistema disponibiliza informações tempestivas das negociações de debêntures no mercado de balcão, oferecendo mais subsídios para o processo de determinação de preços dos ativos.

Informar

Page 30: Relatório Anual ANBIMA

30 Relatório AnualANBIMA 2012

Parte do crescimento foi estimulada pelas mudanças nas carteiras de determinados fundos extramercados geridos pelo governo, realizadas pelo Tesouro Nacional. Esse movimento fez parte da política de desindexação gradual da dívida brasileira em relação à remuneração diária da taxa Selic. Desta forma, o CMN (Conselho Monetário Nacional) deliberou que a estratégia de investimento desses fundos deveria estar atrelada aos subíndices do IMA e do IDkA (Índice de Duração Constante ANBIMA), com exceção do IMA-S.

As atividades de precificação também foram expandidas durante o ano. A Associação incluiu 54 novas séries na precificação diária

Fonte: CVM e ANBIMA e Elaboração: ANBIMA

de debêntures, totalizando 169 séries, que representam 58% do volume negociado no mercado secundário. Estas informações servem de referência para as instituições que negociam esses ativos e, consequentemente, estimulam a transparência e fomentam a liquidez no mercado.

Já a Calculadora Confere, ferramenta que permite que sejam calculadas informações como taxas, preços unitários, duration e fluxos de pagamentos de debêntures, passou a disponibilizar dados para mais 190 séries, totalizando 395. Excluindo os títulos emitidos por empresas de leasing, as séries disponíveis na Confere

representam 76% do volume negociado no mercado de debêntures.

Com o intuito de oferecer balizadores para as negociações com títulos de renda fixa, a Associação passou, também, a disponibilizar no portal as projeções dos índices de preços IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado). São divulgadas mensalmente duas projeções de IPCA e três de IGP-M para os meses corrente e posterior.

Ao todo, no final de 2012, 327 fundos utilizavam o IMA como benchmark, um aumento de 68% em comparação ao ano anterior, totalizando um incremento de 175% em relação ao patrimônio líquido total dos fundos.

Informar

Nº de fundos Patrimônio líquido (R$ bilhões)

R$ bilhões250

200

150

100

50

-Dez-12201120102009200820072006

-

50

100

150

200

250

300

350Nº de fundos

327

194

135

7747

2712

Aumenta uso do IMA como benchmark dos fundos

Page 31: Relatório Anual ANBIMA

31Relatório AnualANBIMA 2012

Autorregular

Os associados da ANBIMA e as instituições não associadas que aderem aos códigos de autorregulação da entidade comprometem-se a respeitar as melhores práticas de negócios para os segmentos em que atuam. A Associação, por sua vez, atua para aprimorar constantemente seu modelo de autorregulação, inclusive por meio de interlocução regular com organismos internacionais nos quais são discutidas e definidas as mudanças regulatórias em escala global.

Atuação internacional

Em 2012, a Associação fortaleceu consideravelmente sua atuação internacional, com a eleição do superintendente geral da ANBIMA, José Carlos Doherty, para a presidência do Comitê Consultivo de Autorreguladores da Iosco (Organização Internacional das Comissões de Valores, na sigla em inglês). A eleição reflete o reconhecimento internacional conquistado pelos modelos de autorregulação brasileiros mantidos pela ANBIMA e pela BSM (BM&FBovespa Supervisão de Mercados). O comitê, que pela primeira vez é comandado por um brasileiro, é composto por mais de 60 autorreguladores de diversos países e entidades internacionais. Suas atividades incluem o debate de assuntos relacionados às atividades de monitoramento e supervisão dos mercados e a atuação

como fórum consultivo para as discussões conduzidas pelos comitês técnicos da Iosco.

Representantes da entidade também participaram, ao longo do ano, de encontros internacionais com o objetivo de debater a regulação e a autorregulação dos mercados. No mês de maio, por exemplo, a Associação enviou representantes à Assembleia Geral Anual da ICMA (Associação Internacional de Mercado de Capitais, na sigla em inglês), na Itália. Além das discussões sobre a conjuntura do mercado de capitais global, durante o encontro, os representantes da ANBIMA participaram de reunião com os executivos da ICMA para definir uma agenda conjunta de trabalho em relação a temas como a administração de garantias em operações compromissadas e o desenvolvimento de mercados secundários.

Em novembro, representantes da ANBIMA participaram do Encontro Intermediário da ICSA (Conselho Internacional das Associações de Valores Mobiliários, na sigla em inglês), na Turquia. Temas como o impacto das reformas regulatórias nos mercados emergentes sobre as instituições financeiras e o papel da Iosco na promoção da estabilidade financeira global pautaram as discussões da reunião.

Códigos

Ao longo de todo o ano de 2012, o Comitê de Distribuição de Produtos no Varejo trabalhou na elaboração do Código de Varejo. Aprovado pela Diretoria em agosto, o novo código passou a

A atuação de um representante da Associação na presidência do organismo não apenas estreita o relacionamento da ANBIMA com a Iosco, mas também aproxima os demais representantes da entidade das discussões regulatórias em pauta na comunidade internacional, contribuindo para que os associados e participantes do mercado brasileiro estejam sempre informados das grandes tendências em regulação que devem ter impacto no Brasil.

Por outro lado, a Associação pode também participar ativamente do debate internacional a respeito de regulação e autorregulação dos mercados financeiro e de capitais. De forma a disseminar as informações sobre esse debate, a ANBIMA divulga trimestralmente o Radar, relatório online que relata as mudanças relevantes propostas em outros países e nos organismos multilaterais que discutem a regulação dos mercados.

Page 32: Relatório Anual ANBIMA

32 Relatório AnualANBIMA 2012

vigorar a partir de fevereiro de 2013.

disto, o código passou a contar com uma definição mais ampla para instrumentos financeiros. Foi sugerida também a alteração do nome do código, que passou a se chamar “Código de Negociação de Instrumentos Financeiros”.

A autorregulação do segmento de private banking também foi aprimorada. Neste caso, as mudanças promovidas no código enfatizam, principalmente, as atividades dos profissionais que atuam no setor. As diretrizes relativas à qualificação e treinamento dos private bankers foram intensificadas com a finalidade de aumentar a segurança e fortalecer a indústria.

Uma nova versão do Código de Gestão de Patrimônio Financeiro também foi discutida em audiência pública no final de 2012. A maioria das alterações está no capítulo que trata das exigências mínimas para o exercício da atividade. A mudança que mais chama atenção é a necessidade das instituições possuírem registro de administradora de carteiras na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para aderirem ao código. Antes, o código admitia instituições que possuíam apenas o registro de consultoras na autarquia.

Com a finalidade de construir uma base robusta e abrangente dos fundos estruturados, a ANBIMA divulgou as diretrizes do Código ABVCAP/ANBIMA para o Mercado de FIP e FIEE, que

estabelecem as regras e os prazos para as instituições encaminharem as informações periódicas dos fundos. No final de 2012, a base já registrava 521 fundos cadastrados, um aumento de 46% em relação ao ano anterior. Paralelamente, o código também registrou um significativo aumento de aderentes: 95% de crescimento em comparação a 2011.

Autorregular

O código autorregulará a comercialização dos produtos de investimento direcionados para os clientes do varejo e do varejo alta renda. Ele traz exigências mínimas para a distribuição de produtos de investimento, além de estabelecer a necessidade de as instituições seguirem diretrizes relativas à publicidade, ao envio de informações para base de dados e à aplicação da API (Análise do Perfil do Investidor).

A expansão do escopo da autorregulação, com o lançamento do Código de Varejo, também foi acompanhada por esforços de aprimoramentos nos demais códigos da Associação. O Código de Mercado Aberto esteve em audiência pública e sofreu alterações, que foram validadas em Assembleia Geral Extraordinária, em janeiro de 2013. Entre elas estão a inclusão, dentre os requisitos mínimos previstos no código, de itens como o PCN (Plano de Continuidade de Negócios) e segurança da informação. Além

Mais recente iniciativa de autorregulação da ANBIMA, o Código de Varejo pavimenta o caminho para o estímulo de práticas de distribuição de produtos centradas nas necessidades do investidor. NMRF

O Código para o NMRF (Novo Mercado de Renda Fixa), lançado no final de 2011, também passou por aperfeiçoamentos. Ao longo das primeiras análises dos registros de ofertas públicas no NMRF, os próprios agentes do mercado sentiram a necessidade de efetuar algumas alterações. Uma delas é a possibilidade dos emissores adquirirem no mercado secundário, nos dois primeiros anos da oferta, até 5% do volume total de cada série de longo prazo.

Vale ressaltar que o ano também foi marcado pela concessão do primeiro registro de oferta pública no NMRF, que aconteceu em fevereiro com a emissão de duas séries da oferta de debêntures da Cemig Geração e Transmissão. Em 2012, a Supervisão de Mercados concedeu oito registros de ofertas, que responderam por 20% do volume total de emissões distribuídas pela Instrução nº 400 da CVM. Além disto, as ofertas corresponderam a 30% das emissões com remuneração atrelada ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Page 33: Relatório Anual ANBIMA

33Relatório AnualANBIMA 2012

Convênio CVM/ANBIMA

Em agosto, a Associação chegou à 100ª oferta analisada por meio do Convênio CVM/ANBIMA, que possibilita a análise prévia dos registros de ofertas públicas de valores mobiliários nos mercados primário e secundário. No mês anterior, a parceria entre a entidade e a autarquia foi consolidada com a expansão do convênio, que passou a permitir a análise de ofertas de CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e letras financeiras. No total, foram protocoladas 27 ofertas por meio do convênio e 44 pela autorregulação no ano de 2012.

Supervisão de Mercados

Supervisão in loco unificada

Código Visitas

Certificação 40

Fundos de Investimento 44

Fundos de Investimento (categoria distribuidor)*

25

Private Banking 14

Serviços Qualificados 28

Gestão de Patrimônio Financeiro*

26

Mercado Aberto* 50

Total 227

*Visitas com caráter educativo

setembro, a Supervisão iniciou as visitas com a finalidade de verificar o atendimento aos requisitos mínimos exigidos no código.

Nos segmentos de gestores de patrimônio e de mercado aberto, foram concluídos os ciclos de visitas educativas às instituições aderentes. Foram visitadas 28 instituições aderentes ao Código de Gestores de Patrimônio e 50 ao Código de Mercado Aberto (que, a partir de 2013, passa a se chamar “Código de Negociação de Instrumentos Financeiros”). A Supervisão aprovou, ainda, a metodologia que orientará as supervisões in loco nos gestores de patrimônio e nos aderentes ao Código de Mercado Aberto, que serão realizadas em 2013.

Com o lançamento do Sistema REUNE ANBIMA, a Supervisão iniciou o monitoramento educativo das operações registradas, informando as instituições de todos os apontamentos encontrados.

Eventos

Durante o ano, foram realizados diversos workshops destinados às instituições aderentes aos códigos de autorregulação com a finalidade de detalhar procedimentos de supervisão e exigências mínimas previstos nos códigos. Foram dois workshops sobre o Código de Mercado Aberto, dois sobre o Código de Certificação, um sobre o Código ABVCAP/ANBIMA para o Mercado de FIP e FIEE e um sobre o Código de Serviços Qualificados. Ao todo, os eventos reuniram mais de 330 participantes.

Os administradores de fundos também passaram a fazer parte do escopo da supervisão in loco. As visitas tiveram a finalidade de verificar os processos internos de 26 instituições e a conformidade em relação às exigências do Código de Fundos de Investimento, como marcação a mercado, publicidade e práticas de API.

Ainda em relação ao Código de Fundos, com a inclusão do capítulo que trata da atividade de distribuição, que ocorreu ao final de 2011 e passou a vigorar em 2012, teve início o processo de adesão dos distribuidores de cotas. Ao todo, 117 instituições concluíram o processo de adesão e, no mês de

Além de beneficiar as instituições, a mudança favorece o trabalho da própria Supervisão, uma vez que diversas equipes podem atuar em conjunto, elevando a eficácia dos processos de supervisão. Ao longo de 2012, foram realizadas 227 supervisões, que envolveram 61 instituições (confira o número de supervisões por código no quadro abaixo).

No campo das atividades de Supervisão de Mercados, uma das novidades foi o início da supervisão in loco unificada. Com o intuito de reduzir e otimizar o tempo das visitas, as instituições passaram a receber a visita conjunta de diferentes áreas de Supervisão, durante a qual é verificada a adequação das atividades exercidas em relação às regras de todos os códigos aos quais a instituição é aderente.

Page 34: Relatório Anual ANBIMA

34 Relatório AnualANBIMA 2012

CódigosInstituições Aderentes

Investigações Penalidades Aplicadas

Pedidos de Esclarecimento

PAI (Processo de Apuração de Irregularidades)

Processos Instaurados

Cartas de Orientação

Multas Objetivas

Cartas de Recomendação

Termos de Compromisso

Cartas de Advertência

Certificação 1.255 428 2 - 41 14 - 2 1

Fundos de Investimento(gestor/administrador)

620 738 8 1 49 94 - 6 -

Fundos de Investimento(distribuidor)

117 46 - - 123 - - - -

FIP/FIEE 187 14 1 - 20 - - - -

Gestão de Patrimônio

26 - - - 4 - - - -

Mercado Aberto

152 167 - - 159 5 - - -

Ofertas Públicas

335 1 - - 2 1 1 - -

Private Banking

19 19 2 - 28 8 - - -

Serviços Qualificados

44 33 1 - 26 24 2 - -

Quadro Geral - Supervisão de Mercados

Autorregular

Confira as estatísticas referentes às investigações e penalidades aplicadas às instituições aderentes aos códigos de Certificação, Fundos de Investimento, FIP e FIEE, Gestão de Patrimônio, Mercado Aberto, Ofertas Públicas, Private Banking e Serviços Qualificados.

Page 35: Relatório Anual ANBIMA

35Relatório AnualANBIMA 2012 35

“Acredito que investir é um meio de materializar sonhos, seja investir dinheiro ou até mesmo investir tempo.

Ambas as situações requerem comprometimento e ao final, sempre rendem bons frutos.”

Priscila Alcebíades, 22, estagiária de artes

Page 36: Relatório Anual ANBIMA

36 Relatório AnualANBIMA 2012

46% em relação ao ano de 2011. Com o intuito de facilitar o acesso dos profissionais aos cursos e dar maior visibilidade à grade oferecida pela Associação, foram firmados oito convênios com entidades de classe, como o CRA (Conselho Regional de Administração) e o Corecon (Conselho Regional de Economia).

Durante o ano, o IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros), entidade da qual a ANBIMA é associada sênior e que concede a certificação CFP (Certified Financial Planner), também reuniu esforços para oferecer aos profissionais informações de qualidade sobre as diversas áreas envolvidas em um planejamento financeiro.

Um exemplo foi a realização do Programa Avançado de Planejamento Financeiro Pessoal. Voltado para profissionais que atuam na área de Planejamento, o programa ofereceu a oportunidade de os participantes desenvolverem um plano financeiro completo na prática com base em um estudo de caso. Ao final do programa, foi realizado o 1º Prêmio IBCPF de Excelência em Planejamento, que contemplou o grupo que apresentou o melhor trabalho.

Em relação às provas do instituto, foi registrado um aumento expressivo de profissionais inscritos: 1.353 candidatos, um crescimento de 44% em relação a 2011. Destes, 327 conquistaram a certificação, uma evolução de 44% em comparação com o número de aprovados no ano anterior.

Os associados da ANBIMA compartilham a visão de que o desenvolvimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais passa pela qualificação em sentido amplo, por meio de treinamento e certificação de profissionais dos mercados e programas de educação de investidores.

ele está predisposto a receber uma informação sobre investimento, para que saiba que pode contar com o suporte e a orientação desse profissional.

O destaque da ação ficou por conta dos vídeos, que apresentaram as certificações CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA - Série 10), CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA - Série 20), CEA (Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA), CGA (Certificação de Gestores ANBIMA), por meio de quatro personagens: o orientador (CPA-10), a assessora (CPA-20), o especialista (CEA) e o gestor (CGA). Nos vídeos, eles apareceram em situações cotidianas com o objetivo de mostrar ao investidor que eles estão presentes em seu dia a dia.

A área de Certificação renovou por mais um ano a Certificação NBR ISO 9001:2008, reforçando, pela terceira vez, seu compromisso de manter em seus procedimentos internos o processo de melhoria contínua nos serviços prestados.

Em linha com o comprometimento de qualificar os profissionais dos mercados oferecendo oportunidades de treinamento que atendam às suas necessidades, a ANBIMA lançou novos cursos: investimentos imobiliários (presencial) e formação de profissionais para o mercado financeiro e de capitais (online). Considerando todos os cursos de extensão, especialização, MBA e preparatórios disponíveis, mais de 2 mil alunos participaram das aulas durante 2012, uma evolução de

Qualificar

Desde a criação do programa, foram aplicadas mais de 518 mil provas e mais de 300 mil certificações foram emitidas. No ano de 2012, 40,5 mil profissionais conquistaram uma certificação, representando uma evolução de 11% em comparação ao ano anterior.

Para celebrar o aniversário do programa, a Associação lançou uma campanha publicitária viabilizada em conjunto com instituições associadas e aderentes ao Código de Certificação. Por meio de seus canais de comunicação, como sites, intranet e aplicativos mobile, elas disponibilizaram as peças publicitárias que fizeram parte da campanha, que teve como principal estratégia apresentar o profissional certificado ao investidor no momento em que

Em 2012, o Programa de Certificação Continuada da ANBIMA completou dez anos. Lançado em 2002, tem a finalidade de aumentar a capacitação e elevar os padrões éticos dos profissionais que atuam na comercialização de produtos de investimento.

Page 37: Relatório Anual ANBIMA

37Relatório AnualANBIMA 2012

Educação de investidores

As iniciativas da Associação que buscam contribuir com o processo de formação de investidores, auxiliando--os na tomada de decisões maduras e conscientes de investimento, também foram aprimoradas durante 2012, com destaque para o esforço de interlocução de representantes da ANBIMA com instituições internacionais engajadas em programas de educação de investidores.

A ANBIMA trabalhou, ainda, em projetos visando aumentar o alcance das informações adequadas e didáticas sobre o universo de investimentos e finanças pessoais. O site “Como Investir”, por exemplo, passou por uma reestruturação e ganhou um novo layout, proporcionando aos internautas uma navegação mais dinâmica e amigável. Além disto, seu conteúdo foi reformulado e passou a incluir vídeos, desafios e uma nova seção destinada aos investidores. A disseminação do conteúdo do site também foi intensificada com sua inclusão em redes sociais como o Facebook e o Youtube.

Ao final do ano, a Associação promoveu um concurso cultural por meio do “Como Investir”, no qual os internautas responderam a pergunta “O que te ajuda a aplicar o seu dinheiro?”. Eles enviaram textos, imagens e vídeos como resposta. Foram recebidas mais de 200 ideias e algumas delas ilustram esse relatório. Além disto, os autores das 30 respostas mais criativas receberam um prêmio em dinheiro. A iniciativa teve o intuito de auxiliar a ANBIMA a conhecer as percepções dos internautas sobre finanças pessoais e investimentos.

Incentivo à pesquisa

A ANBIMA promove prêmios com o intuito de incentivar a produção e disseminação de conteúdo acadêmico sobre os mercados financeiro e de capitais.

O Prêmio de Mercado de Capitais, realizado junto com o Iepe/CdG (Instituto de Estudos

de Política Econômica/Casa das Garças), contempla os melhores projetos de dissertação de mestrado e de doutorado nas áreas de Administração, Economia e Direito. São concedidas bolsas de estudos aos autores dos trabalhos selecionados pela banca examinadora. Em sua 8ª edição, realizada em 2012, foram contemplados três trabalhos de mestrado e um de doutorado.

Já o Prêmio de Renda Fixa, realizado em parceria com a SBFin (Sociedade Brasileira de Finanças), prestigia os melhores artigos científicos sobre o segmento de renda fixa. Na 4ª edição, que aconteceu em 2012, três artigos foram premiados. Além do valor em dinheiro, os vencedores tiveram seus trabalhos divulgados para o mercado financeiro, universidades e autoridades governamentais.

Uma nova ação neste campo foi a doação de US$ 2,7 milhões, equivalente a 100 bolsas de estudos, para o programa “Ciência sem Fronteiras”, do governo federal. A iniciativa tem a finalidade de promover o intercâmbio de estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação em universidades internacionais.

Merece destaque também a criação da AEF (Associação de Educação Financeira do Brasil) e o envolvimento nos projetos encabeçados pela entidade, que, além da ANBIMA, é formada pela BMF&Bovespa, CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Ca pitalização) e Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Em maio, a Associação passou a fazer parte do Conselho do Ifie (Fórum Internacional de Educação de Investidor, na sigla em inglês). O organismo, que reúne instituições públicas e privadas de mais de 30 países, tem o objetivo de compartilhar experiências na área de Educação de Investidores e criar um banco de dados global sobre iniciativas que a abrangem.

Page 38: Relatório Anual ANBIMA

38 Relatório AnualANBIMA 2012

Com este propósito, foi inaugurada uma área complementar para o Selic no Rio de Janeiro, na qual podem ser replicados todos os processos que são realizados em sua sede. Além disto, o Selic passou a operar por meio de um novo data center, alternando a execução do principal e do alternativo, a fim de garantir a plena funcionalidade de ambos. O local possui instalações que seguem os padrões internacionais de gerenciamento de continuidade dos serviços de infraestrutura de telecomunicação e tecnologia da informação.

Em outubro, o Selic anunciou o lançamento da Plataforma de Negociação Eletrônica, sistema desenvolvido pelo Banco Central em parceria com a ANBIMA, que estimula a transparência e incentiva a liquidez no mercado secundário

do Sistema Financeiro Nacional), registrou, em 2012, crescimento de 58% no volume de mensagens transmitidas, em comparação a 2011. Além disto, contou com a adesão de uma cooperativa de crédito, que passou a utilizar a plataforma compartilhada para aproveitar os benefícios de ter seus custos com infraestrutura e conexão reduzidos. Atualmente, o PSTI conta com 16 clientes.

Em 2012, o provedor passou a oferecer integração com o Sinacor + (Sistema Integrado de Administração de Corretoras) da BM&FBovespa, onde são registradas as operações que envolvem ações e derivativos. Antes, as instituições acessavam o Sinacor + para registrarem as operações e, em um segundo momento, o PSTI para enviarem o comando da liquidação. Com a união das duas plataformas, as instituições passaram a acessar só o sistema da BM&FBovespa.

Loja

No ano de 2012, a Loja ANBIMA registrou mais de 6 mil acessos e aumentou seu portfólio de clientes: passou de 75 para 92, o que representou crescimento de 23%. Os produtos mais procurados, em ordem de preferência, foram: o IMA (Índice de Mercado ANBIMA), as séries históricas do mercado financeiro brasileiro, as súmulas, a publicação Mercado Secundário de Títulos Públicos e o guia tributário.

Serviços

Dentre as metas estratégicas do Demab (Departamento de Operações do Mercado Aberto do Banco Central do Brasil), em 2012, estava a criação de um novo site de contingência para o Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), visando manter seu elevado nível de disponibilidade, esforço que também fez parte do plano de ação da ANBIMA.

Selic por meio do cadastramento de ordens de compra e venda de títulos públicos. Ainda objetivando estimular o aumento de liquidez no mercado de títulos públicos, o Selic criou três novos tipos de operações compromissadas, que buscam fomentar operações com prazos maiores.

Novas funcionalidades também foram disponibilizadas ao longo do ano pelo Selic, como o registro de promessa de compra ou de venda de títulos públicos e o extrato com assinatura digital. O primeiro tem como objetivo permitir que participantes que operam títulos públicos federais com investidores estrangeiros e não conhecem ainda as contrapartes finais da operação registrem no Selic, na forma de “promessa”, os dados dessa negociação no momento de sua contratação. Já o extrato com assinatura digital permite que os participantes do Selic obtenham seus extratos com a garantia de autenticidade e integridade do documento recebido. Os próprios participantes podem gerar seus extratos assinados e encaminhá-los às suas auditorias, que podem verificar sua autenticidade por meio de programas validadores.

PSTI

O PSTI (Provedor de Serviços de Tecnologia da Informação), que proporciona às instituições bancárias (detentoras de conta reserva) e não bancárias (detentoras de conta de liquidação) acesso à RSFN (Rede

Page 39: Relatório Anual ANBIMA

39Relatório AnualANBIMA 2012

Sistema Galgo

O Sistema Galgo é um condomínio que reúne 12 instituições financeiras – além da BM&FBovespa e ANBIMA – e tem por objetivo buscar maior eficiência na transferência e conciliação das informações de fundos de investimento e carteiras administradas.

RTM

A RTM (Rede de Telecomunicações para o Mercado) oferece serviços de tecnologia para o mercado financeiro, tendo como sócias a ANBIMA, que detém 80% da empresa, e a Cetip. Em 2012, a empresa completou 15 anos de funcionamento e passou por uma troca de liderança, com o vice-presidente da ANBIMA, Carlos Massaru, assumindo, em abril, a presidência do Conselho de Administração.

Duas novas empresas passaram a integrar o grupo de provedores da rede financeira da RTM: a Serasa Experian, instituição que atua na área de avaliação de crédito, e a Matera System, fornecedora de sistemas para o setor financeiro. Além disto, a RTM recebeu a adesão de 20 novas instituições usuárias que passaram a utilizar a rede, totalizando no ano uma carteira de 497 clientes.

Central de Atendimento

A ANBIMA oferece às instituições associadas que não fazem parte de conglomerados financeiros uma central que registra reclamações, sugestões, elogios e esclarece dúvidas dos clientes, endereçando-as sempre para o ouvidor de cada instituição.

Desde maio de 2012, a central passou a prover dois novos serviços: atendimento ao

deficiente auditivo e atendimento 24h todos os dias da semana. Conta com 26 instituições-clientes e é viabilizada pelo convênio com a empresa de call center Telco do Brasil.

Plano de Saúde

A Associação oferece às instituições participantes e prestadoras de serviços do mercado de capitais um plano de assistência médica e odontológica administrado pela Bradesco Saúde, com condições e coberturas diferenciadas.

Em 2012, o plano contava com 682 empresas cadastradas, registrando crescimento de 10% em relação ao ano anterior.

No mês de outubro, o Sistema Galgo lançou o serviço de posição de ativos, que transfere diariamente as informações de posição de ativos das carteiras dos fundos e carteiras administradas. Além disto, a funcionalidade também será utilizada para troca de mensagens sobre as despesas dos fundos, a partir de fevereiro de 2013, conforme estabelece a Instrução nº 522, da CVM.

Idealizado de forma a oferecer soluções de troca de informações tanto no âmbito local quanto internacional, o Sistema Galgo completou um ano de operação com a marca de mais de 9,8 mil fundos registrados, totalizando 78% da indústria de fundos brasileira. Atualmente, mais de 524 usuários, representando 37 instituições, trocam mensagens por meio do Sistema Galgo.

Page 40: Relatório Anual ANBIMA

40 Relatório AnualANBIMA 2012

A ANBIMA realiza, anualmente, uma pesquisa de satisfação com representantes das instituições associadas, membros dos organismos e da Diretoria para avaliar as atividades da Associação e também coletar sugestões de metas para o próximo ano. Em 2012, a pesquisa contou a adesão de um número expressivo de representantes: 256 participantes. Destes, 84% disseram considerar o desempenho da entidade positivo durante o ano.

Pesquisa de satisfação

Muito boa Boa Regular

16%

60%24%

Como avalia a atuação da ANBIMA?

Acredita que o envolvimento e participação de diferentes tipos de instituições associadas nos organismos aumentou?

76%

8%

8%

8%

Concordo (plenamente/parcialmente)

Discordo (plenamente/parcialmente)

Não apto a avaliar

Não concordo/nem discordo

As questões da pesquisa foram divididas de acordo com os compromissos assumidos pela entidade: representar, autorregular, qualificar e informar.

Em relação às atividades que refletem o compromisso de representar, cerca de 84% disseram acreditar que a participação de executivos de sua instituição contribui nas discussões dos comitês com temas relevantes para o segmento em que atuam. Além disto, 76% afirmaram perceber uma evolução positiva com relação ao envolvimento e participação de diferentes tipos de instituições associadas nos organismos.

Eles destacaram, ainda, a transparência, a coordenação e a representatividade das discussões que acontecem nos comitês. Ainda sobre o funcionamento dos comitês, 73% disseram acreditar que os organismos têm uma agenda clara de prioridades e temas a serem trabalhados, enquanto 11% discordaram.

No campo da autorregulação, 89% dos participantes disseram acreditar que a ANBIMA avançou no aperfeiçoamento da autorregulação dos mercados que representa. Considerando os recentes avanços da regulação oficial, cerca de 74% afirmaram que a autorregulação pode evoluir ainda mais. Entre os códigos citados como os que poderiam ser aprimorados estão o de Fundos de Investimento, o de Ofertas Públicas e o Código para o NMRF (Novo Mercado de Renda Fixa).

Page 41: Relatório Anual ANBIMA

41Relatório AnualANBIMA 2012

mercado divulgados por meio dos rankings, relatórios e boletins. Já 70% afirmaram que a divulgação dos dados de precificação, como preços diários de títulos públicos e de debêntures, têm utilidade e valor no mercado. Contudo, cerca de 35% afirmaram desconhecer algumas das ferramentas e índices que a Associação disponibiliza.

As iniciativas da ANBIMA que têm o intuito de qualificar os investidores e profissionais do mercado despertaram uma boa percepção da maioria dos participantes da pesquisa.

Como avalia as iniciativas de qualificação da ANBIMA?

Cerca de 68% disseram possuir total clareza sobre o valor e os benefícios gerados pela autorregulação da ANBIMA. Entretanto, 28% dos participantes afirmaram discordar que os investidores têm visibilidade e valorizam de maneira adequada a autorregulação da entidade.

O papel da Associação como provedora de informações, estatísticas e materiais analíticos também foi avaliado. Os participantes demonstraram uma percepção positiva sobre os produtos e serviços disponibilizados. Cerca de 82% disseram aprovar a qualidade e a abrangência dos dados de

Cerca de 86% também avaliaram o Programa de Certificação Continuada de maneira positiva e 61% acreditam que não existem oportunidades e/ou demandas para a evolução das certificações atuais ou para a criação de novas. Os cursos de treinamento oferecidos foram considerados bons e muitos bons por 74% dos participantes. Já cerca de 80% disseram aprovar as ações de educação de investidores da

Associação e 49% afirmaram concordar que as iniciativas são abrangentes o suficiente para a ANBIMA cumprir seu objetivo de auxiliar os investidores na tomada de decisões de investimento maduras e conscientes. No entanto, uma parcela significativa afirmou não ter conhecimento das iniciativas de qualificação da entidade.

55%

70%

56%

12%

24%

2% 2%

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

Certificação Educação de Investidores Cursos

Muito boa

Boa

Regular

Ruim

31%

10%

20%

18%

Page 42: Relatório Anual ANBIMA

42 Relatório AnualANBIMA 2012

A7 Gestão de Recursos Ltda.

Advalor Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Advis Investimentos Ltda.

AGK Corretora de Câmbio S.A.

Ágora Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.

Albatross Corretora de Câmbio e Valores S.A.

AllianceBernstein Administradora de Carteiras (Brasil) Ltda.

Alpes Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A.

Angá Administração de Recursos Ltda.

Apex Capital Ltda.

Aporte Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Araújo Fontes Consultoria e Administração de Recursos Ltda.

Argucia Capital Gestão de Recursos Ltda.

Argumento Assessoria e Consultoria Financeira Ltda.

Aria Capital Asset Administração de Recursos Ltda.

Arsa Investimentos Ltda.

Ashmore Brasil Gestora de Recursos Ltda.

ASM Asset Management Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.

Ativa S.A. Corretora de Títulos, Câmbio e Valores

Avat Investimentos Gestão de Valores Mobiliários Ltda.

Banco A.J. Renner S.A.

Banco ABC Brasil S.A.

Banco ABN AMRO Real S.A.

Banco Alfa de Investimento S.A.

Banco Arbi S.A.

Banco Barclays S.A.

Banco BBM S.A.

Banco BGN S.A.

Banco BM&F de Serviços de Liquidação e Custódia S.A.

Banco BMG S.A.

Banco BNP Paribas Brasil S.A.

Banco Bradesco BBI S.A.

Banco Bradesco Cartões S.A.

Banco Bradesco Financiamentos S.A.

Banco Bradesco S.A.

Banco Brascan S.A.

Banco BRJ S.A.

Banco BTG Pactual S.A.

Banco BVA S.A.

Banco Cacique S.A.

Banco Caixa Geral - Brasil S.A.

Banco Cargill S.A.

Banco Cédula S.A.

Banco Cifra S.A.

Banco Citibank S.A.

Banco Clássico S.A.

Banco CNH Capital S.A.

Banco Comercial e de Investimento Sudameris S.A.

Banco Cooperativo do Brasil S.A. - Bancoob

Banco Cooperativo SICREDI S.A.

Banco CR2 S.A.

Banco Crédit Agricole Brasil S.A.

Banco da Amazônia S.A.

Banco Daycoval S.A.

Banco de Investimento Tendência S.A.

Banco de Investimentos Credit Suisse (Brasil) S.A.

Banco de la Nación Argentina

Banco de la Provincia de Buenos Aires

Banco de la República Oriental del Uruguay

Banco de Pernambuco S.A. - BANDEPE

Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil S.A.

Banco do Brasil S.A.

Banco do Estado de Sergipe S.A.

Banco do Estado do Pará S.A.

Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.

Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Banco Fator S.A.

Banco Fibra S.A.

Banco Ficsa S.A.

Banco Fidis S.A.

Banco Gerador S.A.

Banco GMAC S.A.

Banco Guanabara S.A.

Banco Honda S.A.

Banco Induscred de Investimentos S.A.

Banco Industrial do Brasil S.A.

Banco Industrial e Comercial S.A.

Banco Indusval S.A.

Banco Intercap S.A.

Banco Itaú BBA S.A.

Banco J. Safra S.A.

Banco J.P. Morgan S.A.

Banco John Deere S.A.

Banco Luso Brasileiro S.A.

Banco Máxima S.A.

Banco Maxinvest S.A.

Banco Mercantil de Investimentos S.A.

Banco Mercantil do Brasil S.A.

Banco Modal S.A.

Banco Morgan Stanley S.A.

Banco Opportunity S.A.

Banco Original do Agronegócio S.A.

Banco Ourinvest S.A.

Banco Paulista S.A.

Banco Pecúnia S.A.

Banco Pine S.A.

Banco Pottencial S.A.

Banco PSA Finance Brasil S.A.

Banco Rabobank International Brasil S.A.

Banco Rendimento S.A.

Banco Ribeirão Preto S.A.

Banco Rural S.A.

Banco Safra S.A.

Banco Santander (Brasil) S.A.

Banco Semear S.A.

Banco Société Générale Brasil S.A.

Banco Sofisa S.A.

Banco Standard de Investimentos S.A.

Banco Triângulo S.A.

Banco Votorantim S.A.

Banco VR S.A.

Banco WestLB do Brasil S.A.

Banestes S.A. - Banco do Estado do Espírito Santo

Banif- Banco de Investimento (Brasil) S.A.

Banif - Banco Internacional do Funchal (Brasil) S.A.

Banif Gestão de Ativos (Brasil) S.A.

Bank of America Merrill Lynch Banco Múltiplo S.A.

BAWM Gestão de Recursos Ltda.

BB Gestão de Recursos DTVM S.A.

BB - Banco de Investimento S.A.

BBN Banco Brasileiro de Negócios S.A.

BC Gestão de Recursos Ltda.

BCSUL Verax Serviços Financeiros Ltda.

BCV - Banco de Crédito e Varejo S.A.

BER Capital S.A.

Berkana Investimentos e Gestão de Recursos Ltda.

BES Investimento do Brasil S.A. - Banco de Investimento

Besaf BES Ativos Financeiros Ltda.

BlackRock Brasil Gestora de Investimentos Ltda.

Blackwood Capital Gestão de Recursos Ltda.

BNY Mellon ARX Investimentos Ltda.

BNY Mellon Serviços Financeiros DTVM S.A.

BPN Brasil Banco Múltiplo S.A.

BRAM - Bradesco Asset Management S.A. DTVM

Brasil Central S.A. Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários

Brasil Plural CCTVM

Brasil Plural Gestão de Recursos Ltda.

Brasil Plural S.A. Banco Múltiplo

BRB - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.

Bresser Administração de Recursos Ltda.

BRL Trust Serviços Fiduciários e Participações Ltda.

Brookfield Gestão de Ativos Ltda.

BRZ Investimentos Ltda.

BTG Pactual Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.

Caixa Econômica Federal

Capitânia S.A.

CGD Investimentos Corretora de Valores e Câmbio S.A.

CIBRASEC Administradora de Recursos Ltda.

Claritas Administração de Recursos Ltda.

CM Capital Markets Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

CODEPE Corretora de Valores S.A.

Coinvalores Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários Ltda.

Coluna S.A. Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários

Comercial Asset Management Administração de Recursos S.A.

Concordia S.A. - C.V.M.C. e Commodities

Consenso Participações Ltda.

Corp Consultoria Financeira Ltda.

Corretora Souza Barros Câmbio e Títulos S.A.

Corval Corretora de Valores Mobiliários S.A.

Cotação Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.

CP & Frizzo - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Credicorp Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Crédit Agricole Brasil S.A. Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários

Credit Suisse Hedging Griffo Corretora de Valores S.A.

Deutsche Bank S.A. - Banco Alemão

Distribuidora Intercap de Titulos e Valores Mobiliários S.A.

DLM Invista Asset Management S.A.

Duna Asset Management Ltda.

Dynamo Administração de Recursos Ltda.

Elite Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários Ltda.

Elta S.A. Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários

Equitas Administração de Fundos de Investimento Ltda.

Estratégia Investimentos S.A. C.V.C.

Euroinvest S.A. Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários

Explora Investimentos Gestão de Recursos Ltda.

Fair Corretora de Câmbio S.A.

Fator S.A. - Corretora de Valores

Fides Asset Management Ltda.

Financial Gestão de Ativos Ltda.

Foco Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Quadro de Associados

Page 43: Relatório Anual ANBIMA

43Relatório AnualANBIMA 2012

Focus Assessoria de Investimentos Ltda.

Fram Capital Gestão de Ativos Ltda.

Franklin Templeton Investimentos (Brasil) Ltda.

G5 Administradora de Recursos Ltda.

Gaia Securitizadora S.A.

Galvão Administradora de Recursos Ltda.

GAP Gestora de Recursos Ltda.

Gap Prudential LT Gestão de Recursos Ltda.

Gávea Investimentos Ltda.

GBM Brasil - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.

Geração Futuro Corretora de Valores S.A.

Gerval Investimentos Ltda.

Global Capital 2000 Administradora de Recursos Financeiros S.A.

Goldman Sachs do Brasil Banco Múltiplo S.A.

GPS Planejamento Financeiro Ltda.

Gradual Corretora de Câmbio Títulos e Valores Mobiliários S.A.

Grau Gestão de Ativos Ltda.

GTI Administração de Recursos Ltda.

Guepardo Investimentos Ltda.

GWI Asset Management S.A.

H.H. Picchioni S.A. Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários

Hencorp Commcor Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Highland BrasilInvest Gestora de Recursos Ltda.

Hoya Corretora de Valores e Câmbio Ltda.

HSBC Bank Brasil S.A. - Banco Múltiplo

Ibiúna Investimentos Ltda.

ICAP do Brasil Corretora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Icatu Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Icatu Gestão Patrimonial Ltda.

Icatu Vanguarda Administração de Recursos Ltda.

Iguana Investimentos Ltda.

Incentivo S.A. Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários

Infinity Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A.

Infra Asset Management Ltda.

ING Corretora de Câmbio e Títulos S.A.

Integral Investimentos S.A.

Integral Trust Gestora de Recursos Ltda.

InterBolsa do Brasil Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Investidor Profissional Gestão de Recursos Ltda.

Ipanema Gestora de Recursos Ltda.

iQuant Investimentos Ltda.

Itacaré Capital Consultoria e Administração de Valores Mobiliários Ltda.

Itaú Unibanco S.A.

Jardim Botânico Partners Investimentos Ltda.

JGP Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Kadima Gestão de Investimentos Ltda.

Kinea Investimentos Ltda.

Kondor Administradora e Gestora de Recursos Financeiros Ltda.

Lacan Investimentos e Participações Ltda.

Lanx Capital Investimentos Ltda.

LatinFinance Advisory & Research S.A.

Leblon Equities Gestão de Recursos Ltda.

Lecca Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Link S.A. Corretora de Câmbio e Títulos e Valores Mobiliários

Liquidez Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

LLA Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Local Invest Gestão de Negócios Ltda.

M Square Investimentos Ltda.

Magliano S.A. Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários

MAPFRE Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.

Mauá Investimentos Ltda.

Mercatto Gestão de Recursos Ltda.

Meta Asset Management S.A.

Millennium Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários S.A.

Mirae Asset Global Investimentos. (Brasil) Gestão de Recursos Ltda.

MPL Gestão de Recursos Ltda.

MSK Mauá Sekular Administradora de Investimentos Ltda.

Múltipla Asset Management Ltda.

Murano Investimentos Gestão de Recursos Ltda.

Neo Gestão de Recursos Ltda.

Nest Investimentos Ltda.

NGO Associados Corretora de Câmbio Ltda.

Nobel Gestão de Recursos Ltda.

Nominal Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Norte Investimentos Administradora de Recursos Ltda.

Nova Gestão de Recursos Ltda.

Novação Asset Management Administração de Recursos Ltda.

NSG Capital Asset Management S.A.

NSG Capital Serviços Financeiros DTVM S.A.

NSG Positiva Sociedade Corretora de CTVM S.A.

Oceana Invest. Admininistradora de Carteira de Valores Mobiliários Ltda.

Olimpia Partners Gestão de Recursos S.A.

Oliveira Trust Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.

Opus Gestão de Recursos Ltda.

Oren Gestão de Recursos Ltda.

Orey Financial Brasil Ltda.

Orla Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.

OSF Merchant Banking Administração de Recursos Ltda.

Ouro Preto Gestão de Recursos Ltda.

Pacífico Gestão de Recursos Ltda.

Pátria Investimentos Ltda.

Pavarini Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Pentágono S.A. Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários

Perfin Administração de Recursos Ltda.

Personale Consultoria e Gestão de Carteiras Mobiliárias Ltda.

Petra - Personal Trader CTVM S.A.

Phynance Ciência e Tecnologia em Investimentos S.A.

Pilla Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio Ltda.

Pimco Latin América Administradora de Carteiras Ltda.

Plancorp Ltda.

Planner Corretora de Valores S.A.

Pollux Capital Administração de Recursos Ltda.

Polo Capital Gestão de Recursos Ltda.

Porte Investimentos e Participações em Negócios Ltda.

Portocred S/A, Crédito, Financiamento e Investimento

Portopar Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Pragma Gestão de Patrimônio Ltda.

Prime S.A. Corretora de Câmbio e Valores

Proventus Invest Gestão de Recursos Ltda.

Quantitas Gestão de Recursos S.A.

Quest Investimentos Ltda.

RB Capital DTVM Ltda.

RB Capital Investimentos Ltda.

RBC Brasil Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Redasset Gestão de Recursos Ltda.

Reliance Asset Management Administração de Recursos Ltda.

Reliance Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Renascença Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Rio Bravo Investimentos - DTVM Ltda.

Rio Verde Administradora de Valores Mobiliários Ltda.

Saga Consultoria e Gestão de Investimentos Financeiros Ltda.

Santa Fé Portfólios Ltda.

Schroder Investment Management Brasil DTVM S.A.

Scotiabank Brasil S.A. Banco Múltiplo

SDA Gestão de Recursos Ltda.

Senso Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários S.A.

Serficom Brasil Gestão de Recursos Ltda.

Set Investimentos Gestão de Ativos Ltda.

SLW Corretora de Valores e Câmbio Ltda.

SOCOPA - Sociedade Corretora Paulista S.A.

Solidez Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Somma Investimentos S/S

Sommar Distribuidora de Títulose Valores Mobiliários Ltda.

Sparta Administradora de Recursos Ltda.

Spinelli S.A. Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio

SPX Gestão de Recursos Ltda.

Squadra Investimentos - Gestão de Recursos Ltda.

Standard Chartered Bank (Brasil) S.A. - Banco de Investimento

STK Capital Gestora de Recursos Ltda.

Sul América Investimentos DTVM S.A.

TAG Investimentos Ltda.

Taler Planejamentos Financeiros Ltda.

Tarpon Gestora de Recursos S.A.

Tov Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

Tullet Prebon Brasil S.A. Corretora de Valores e Câmbio

Turim 21 Investimentos Ltda.

UBS Brasil Administradora de Valores Mobiliários Ltda.

UM Investimentos S.A. Corretora de Títulos e Valores Mobiliários

Ventor Investimentos Ltda.

Victoire Brasil Investimentos Administração de Recursos Ltda.

Vinci Gestora de Recursos Ltda.

Vision Brazil Gestão de Investimentos e Participações Ltda.

Votorantim - Corretora de Títulos Valores Mobiliários Ltda.

Western Asset Management Company DTVM Ltda.

XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A.

Page 44: Relatório Anual ANBIMA

44 Relatório AnualANBIMA 2012

Desempenho Financeiro em 2012

Ativo 2012

Circulante

Caixas e bancos 6.279

Aplicações financeiras 135.986

Estoque 153

Adiantamentos a empregados 674

Adiatamentos diversos e despesas antecipadas 325

Contas a receber 2.819

Imposto a recuperar -

Outros créditos -

146.236

Não circulante

Depósitos judiciais 45.645

45.645

Permanente

Investimentos 19.903

Imobilizado 24.762

Intangível 10.182

54.847

Total do ativo 246.728

Passivo 2012

Circulante

Fornecedores 17.120

Impostos e tributos a recolher 760

Encargos e obrigações trabalhistas 26.285

Adiantamento de clientes 2.721

Empréstimos e financiamentos 3.838

Outras obrigações -

50.724

Não circulante

Provisão para riscos fiscais 52.531

Condomínio - Cota extra 188

Empréstimos e financiamentos 1.547

Outras obrigações -

54.266

Patrimônio social

Patrimônio social 1.278

Capital social -

Quotas em tesouraria 1

Quotas a integralizar (24)

Superávit acumulado 139.578

Lucros acumulados -

Ajustes de avaliação patrimonial 905

141.738

Total do passivo e patrimônio liquído 246.728

Balanços PatrimoniaisExercício findo em 31 de dezembro de 2012(Valores em milhares de reais)

Em 2012, a receita operacional da ANBIMA atingiu R$ 132,4 milhões, apresentando aumento de R$ 16,1 milhões em relação ao ano anterior.

As despesas totalizaram R$ 123,6 milhões no final do ano, registrando aumento de 11,3% em comparação com os R$ 111,0 milhões registrados em 2011. Esta variação é explicada pelo aumento das despesas com infraestrutura e pessoal, atreladas ao cumprimento do convênio de operacionalização do Selic, e pelas despesas com prestadores de serviços relacionados ao Programa de Certificação Continuada.

As receitas financeiras sofreram redução de 12,3% em comparação ao exercício anterior, ocasionada pela queda da taxa básica de juros. Também contribuiu para esta variação a revisão da política de investimentos da Associação, orientada para a preservação do capital, com baixa volatilidade e alto grau de liquidez. Com esses resultados, a ANBIMA obteve superávit de R$ 5,3 milhões em 2012.

Page 45: Relatório Anual ANBIMA

45Relatório AnualANBIMA 2012

2012

Receitas operacionais

Selic 57.138

Taxa de divulgação de fundos 22.918

Inscrições para exames de certificação 17.481

Mensalidade associativa 15.853

Registro de operações 4.347

Registro de fundos 1.844

Receitas com administração do plano de saúde 1.624

Treinamento 1.602

PSTI 1.521

Mensalidade SI ANBIMA 1.458

Taxa de supervisão de mercado 1.340

Taxa de manutenção de controladoria 1.257

Taxa de manutenção de certificação 1.169

Taxa de manutenção - custodia qualificada 928

Inscrições em eventos 905

Taxa de manutenção de private banking 584

Termo de compromisso de ofertas/fundos 175

Outras receitas operacionais 262

132.406

Deduções das receitas

ISS (5.830)

COFINS (9.104)

(14.934)

Receitas operacionais líquidas 117.472

Despesas operacionais

Pessoal (70.069)

Administrativas e gerais (27.167)

Tributárias (823)

Consultoria e serviços prestados (20.043)

Depreciação/amortização (5.154)

(123.616)

Outras receitas (despesas) operacionais

Receitas financeiras 10.366

Despesas financeiras (453)

Resultado de equivalência patrimonial 999

Outras 594

11.506

Superávit/(Déficit) do exercicio 5.362

Demonstração do superávit/(déficit)Exercício findo em 31 de dezembro de 2012 (Valores em milhares de reais)

Page 46: Relatório Anual ANBIMA

46 Relatório AnualANBIMA 2012

Ilustrações, concurso cultural ANBIMA

Leire Souza, 23 Designer gráfica

Priscila Alcebíades, 22Estagiária de artes

Artur Garcia, 19Estudante de arquitetura

Evandro Siol, 24 Estagiário de publicidade

Dan Queirolo, 27 Empresário da área de Comunicação

Durante o final 2012 e início de 2013, a ANBIMA promoveu um concurso cultural por meio do site “Como Investir” e em parceria com a rede itsNOON. O objetivo era avaliar a percepção dos internautas em relação ao universo de investimentos e finanças pessoais. Diante da pergunta “O que te ajuda a aplicar o seu dinheiro?”, os internautas puderam se expressar enviando como resposta vídeos, imagens e textos. Ao todo, foram recebidas 229 ideias, e 30 foram contempladas com um prêmio em dinheiro. Para o Relatório Anual, selecionamos cinco imagens com o intuito de apresentar algumas das impressões dos mais de 140 participantes que nos ajudaram a construir um diagnóstico que orientará a ANBIMA no aprimoramento de suas iniciativas na área de Educação de Investidores.

Page 47: Relatório Anual ANBIMA

47Relatório AnualANBIMA 2012

Créditos

Superintendência de Comunicação InstitucionalAna Claudia Leoni

CoordenaçãoMarcelo Billi

TextoMarcelo Billi e Paula Diniz

Revisão OrtográficaANBIMA

Projeto Gráfico Atelier de Criação

ImagensANBIMA (capa, páginas 6, 9, 12, 13, 14 e 15)Dan Queirolo (página 10)Evandro Siol (página 18)Leire Souza (página 22)Artur Garcia (página 28)Priscila Alcebíades (página 35)

Page 48: Relatório Anual ANBIMA

48 Relatório AnualANBIMA 2012

Relatório Anual

2012