relatório 2013 - mapsalgarve.org · relatório 2013 movimento de apoio à ... certificação da...

27
relatório 2013 Movimento de Apoio à Problemática da Sida Programa de Voluntariado

Upload: hathu

Post on 15-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

relatório 2013

Movimento de Apoio à Problemática da Sida

Programa de Voluntariado

Mahatma Gandhi

“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.”

Índice Capítulo I 7 Enquadramento Capítulo II 13 Tempo Capítulo III 17 Dinâmica Capítulo IV 21 Mudança

Desde a sua constituição, o MAPS tem tido participação voluntária de indivíduos da comunidade local, em ocasiões pontuais ou continuadas, contribuindo para o trabalho desenvolvido pela instituição junto do seu público-alvo. O Projecto Dar + surgiu em 2012 como uma forma de enquadramento da acção voluntária no MAPS, de acordo com a definição de um programa de voluntariado sólido, qualificado e reconhecido socialmente. O intuito do Projecto Dar + é a dinamização de uma rede de voluntariado que contribua para os objectivos de intervenção do MAPS, bem como para o exercício sólido e qualificado do voluntariado, enquanto instrumento de mudança social.

Projecto Dar + | Relatório 2013 | 5

Enquadramento

Tempo

Dinâmica

Mudança

Capítulo I

Enquadramento

“A formação fez-me reflectir.”

Albertina Alves administrativa, voluntária Dar +

Ao longo dos anos, tem havido participação voluntária de indivíduos da comunidade local, em ocasiões pontuais ou continuadas, contribuindo para o trabalho desenvolvido pela MAPS junto do seu público-alvo.

O Projecto Dar + surgiu como uma forma de enquadramento da acção voluntária no MAPS, de acordo com a definição de um programa de voluntariado sólido, qualificado e reconhecido socialmente.

Voluntariado define-se como um conjunto de acções realizadas de forma desinteressada por pessoas, encontrando-se ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, no âmbito de projectos, programas ou outras formas de intervenção, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.

A integração de voluntários numa entidade pública ou privada requer a inclusão numa estrutura muito própria, com uma organização e dinâmicas específicas.

Face às problemáticas de intervenção do MAPS, tem-se diagnosticado alguma dificuldade na promoção de acções de voluntariado junto da comunidade em geral, sobretudo de forma continuada. Por outro lado, um acompanhamento sucessivo do trabalho voluntário, por parte das organizações, exige a disponibilização de recursos internos devidamente preparados para esse efeito.

Com a necessidade de organizar, mobilizar e acompanhar os voluntários na sua intervenção no MAPS, o Projecto Dar + potencia estes recursos como complemento do trabalho desenvolvido. Assim, o voluntariado pretende ser um contributo para a concretização da missão, visão e valores do MAPS, realçando os efeitos multiplicadores da sua actuação.

O Projecto Dar + integra no MAPS não só acções voluntárias de acordo com os serviços que dispõe, mas promove também as aptidões e potencialidades dos voluntários envolvidos, de acordo com a necessidade de intervenção.

ENQUADRAMENTO

Voluntários em dinâmica de formação do Projecto Dar +

Projecto Dar + | Relatório 2013 | 8

Grupo de voluntários da II Formação do Projecto Dar +

Antes da criação do Projecto Dar +, o MAPS integrava 21 voluntários inscritos, nos anos de 2010 a 2012, dos quais 3 realizavam actividades de forma regular e, aproximadamente, 10 eram voluntários pontuais.

Com o surgimento do Projecto Dar +, em meados de Dezembro de 2012, o enquadramento do voluntariado no MAPS, tanto na legislação existente, como na missão e valores, tornou-se um dos pilares essenciais para a concretização dos objectivos do Projecto Dar +.

“Há um equilíbrio entre a informalidade e a seriedade do voluntariado no MAPS.”

Laure de Witte professora de teatro, voluntária Dar +

Projecto Dar +: um voluntariado enquadrado

Projecto Dar + | Relatório 2013 | 9

Como funciona o Projecto Dar +?

As acções, etapas e actividades do Projecto Dar + têm por base uma metodologia participativa, permitindo a todos os intervenientes uma introspecção e formação individual ou colectiva, caso se trate de uma organização promotora, de modo a garantir uma acção comprometida e responsável na sociedade.

Inicialmente, elaborou-se um diagnóstico institucional e local, sendo um pilar de todo o processo. Esta análise da realidade condicionou a definição das acções seguintes, identificando forças, fraquezas, ameaças e oportunidades na execução do projecto.

Numa segunda etapa do ciclo do projecto, definiu-se o programa de voluntariado a aplicar, de acordo com a avaliação das necessidades e potencialidades identificadas, sendo um acto conjunto da equipa envolvida, após a qual se dinamizaram as campanhas de divulgação e recrutamento de novos voluntários.

“Não esperava uma integração tão rápida.” João Félix operador especializado, voluntário Dar +

Convívio entre voluntários e funcionários do MAPS

Projecto Dar + | Relatório 2013 | 10

21 Voluntários Inscritos entre 2010 e 2012 3 de forma regular e 10 pontuais

3 Formações Dar + em 2013

23 Voluntários activos em 2013 20 de forma regular

47 Participantes nas formações 9 homens e 38 mulheres 6 pessoas em lista de espera

A implementação do programa de voluntariado incluiu o acolhimento, formação inicial e integração dos voluntários, bem como a monitorização, avaliação e certificação da acção de voluntariado. O acolhimento foi uma actividade contínua após as campanhas de recrutamento, bem como as restantes actividades após a formação inicial. Realizaram-se, em 2013, três formações Dar +. Após as acções de formação, onde se prepararam os participantes para um voluntariado sólido e consciente, bem como para as problemáticas de intervenção do MAPS, realizaram-se as semanas Dar +, que visaram o acolhimento e integração dos voluntários nas várias actividades do MAPS, servindo como experiência para os participantes.

“Tive a abertura das portas e um bom acolhimento, apoio e suporte de retaguarda.” Joana Guerreiro professora de inglês, voluntária Dar +

Projecto Dar + | Relatório 2013 | 11

O papel do coordenador no Projecto Dar +

Planear os serviços voluntários com base no estudo de necessidades e recursos disponíveis.

Garantir o cumprimento dos aspectos legais e normas relacionados com a implementação do programa de voluntariado.

Atribuição de funções aos voluntários.

Planear e organizar actividades de recrutamento e selecção de voluntários.

Planear, executar e supervisionar as actividades de capacitação dos voluntários para o desempenho de suas funções.

Supervisionar a equipa de voluntários.

Promover a integração dos voluntários e destes com a equipa de funcionários do MAPS.

Realizar reuniões de planeamento, acompanhamento e avaliação do trabalho voluntário.

Diagnosticar as necessidades do contexto social do MAPS e local.

Ouvir e envolver os voluntários, funcionários e beneficiários, estabelecendo uma comunicação efectiva.

Planear, organizar, delegar e supervisionar novos projetos na área do voluntariado.

Estabelecer uma comunicação intra e interinstitucional.

Facilitar os vínculos com outras instituições, estabelecendo novas parcerias.

Voluntários em dinâmica de formação do Projecto Dar +

Horta construída com os voluntários Dar +

Projecto Dar + | Relatório 2013 | 12

Capítulo II

Tempo

“O tempo é o bem mais precioso da vida de uma pessoa.”

Osvaldo Coutinho coordenador geral do MAPS

O voluntário é um agente social de transformação, que presta serviço não remunerado em benefício da comunidade, através do seu tempo, disponibilidade e conhecimentos. Movido por um impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, o voluntário promove um conjunto de acções de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho.

TEMPO

Preparação de bolo de aniversário por voluntários Dar +

“Os voluntários ajudam a reduzir a nossa sensação de solidão, isolamento, inutilidade e, quem sabe, a deixar de pensar tanto no eu e mais em nós.”

A. E. utente do MAPS

Projecto Dar + | Relatório 2013 | 14

Actualmente, o MAPS beneficia por semana, em média, de vinte horas de trabalho voluntário.

Ao longo do ano de 2013, a integração dos vinte e três voluntários activos no Projecto Dar + representaram um total de quatrocentos e quarenta e oito horas de trabalho voluntário, devidamente acompanhado por funcionários do MAPS e pelo coordenador do programa de voluntariado. Para tal, foram dinamizadas no ano de 2013, em diferentes períodos, três acções de formação Dar +, que representaram trinta e cinco horas de formação dirigidas a um total de quarenta e sete participantes. No final do ano, o MAPS, através do Projecto Dar +, tinha uma frequência de dez voluntários em diferentes actividades semanais de forma continuada, para além da participação noutras acções pontuais. Comumente diz-se que ”tempo é dinheiro”. No caso do voluntariado, tempo pode ser sinónimo de minutos, horas, dias ou visto noutra perspectiva, “tempo é talento”. Talento é o nome do valor monetário na antiga Grécia e segundo algumas referências, este representava a importância ganha em cerca de 20 anos de trabalho de uma pessoa comum. O peso caracterizado por essa moeda seria entre 26 a 36 kg de metal, em ouro, prata ou cobre. Nos dias de hoje, o que se conota como talento também é valiosíssimo.

Como se traduz o Projecto Dar + em tempo?

Voluntário Dar + no Dia Mundial da Árvore

Projecto Dar + | Relatório 2013 | 15

35 Horas de formação em 2013

14 Dias da semana Dar +

448 Horas de voluntariado em 2013

10 Voluntários a desenvolver actividades continuadas (em média 2 horas por semana)

“Os voluntários trazem-nos nova visão, novas ideias e novas partilhas.” Rute Lopes educadora social do MAPS

Exposição construída com o apoio de voluntários Dar + Quando o tempo se une ao talento, representa um valor acrescido para todos os envolvidos, porque valores parados ou tempos parados não dão lucro. O que se pretende é uma troca justa com este câmbio de talentos num tempo para enriquecer a todos os envolvidos. O tempo é um bem que origina sempre saldo positivo ao multiplicar por talento e quando é dividido com outros.

Capítulo III

Dinâmica

“Acredito que o voluntariado é uma força de mudança inigualável, que permite irmos para além das limitações e transformarmos potencialidades em realidades!”

Rita Beckman coordenadora do Projecto Dar +

DINÂMICA

Preparação de bolo de aniversário por voluntários Dar +

Participação de voluntários na Campanha Preservativa-te

A gestão do programa de voluntariado do Projecto Dar + pode ser encarada de duas perspectivas, sem se avaliar a maior ou menor importância de ambas. Por um lado, identifica-se o voluntariado como instrumento de cooperação, em que há um envolvimento do voluntário nas actividades já existentes no MAPS. A outra perspectiva integra o voluntário como agente e promotor, de forma natural e espontaneamente, de acções ou projectos de iniciativa própria. Em 2013, o Projecto Dar + permitiu a integração de voluntários de ambas as formas. O envolvimento do Projecto Dar + no MAPS, viu a participação de voluntários em sete respostas sociais, nomeadamente, no centro de atendimento e acompanhamento psicossocial, no centro de alojamento temporário, nas equipas de apoio social directo do barlavento, guadiana ou sotavento, na residência “colmeia” e no serviço de apoio domiciliário. Envolveram-se, ainda, em três campanhas, a campanha “preservativa-te”, a campanha “só uma dose faz o veneno” e a campanha do dia mundial de luta contra a sida.

“Estou a adorar esta energia e este contacto que estamos a ter oportunidade de estabelecer uns com os outros.” Cathy dos Santos técnica de recursos humanos, voluntária Dar +

Projecto Dar + | Relatório 2013 | 18

No total, durante o último ano, os voluntários envolveram-se em seis actividades, como participantes ou dinamizadores, com uma frequência semanal e assídua. Especificamente, houve a integração de voluntários no apoio ao estudo, a dinamização de sessões de dança, a dinamização de sessões de teatro, a dinamização do blogue institucional, o apoio na disponibilização das refeições e a participação nas equipas de apoio social directo. Contabilizaram-se, em 2013, duzentas e quarenta e oito participações voluntárias em diversas actividades dirigidas para os utentes do MAPS ou para a comunidade, sendo exemplos, flash mobs, apresentação de peças de teatro, comemorações de dias internacionais, sessões de cinema, fotografia, eventos festivos variados, construção da horta biológica e partilha de experiências nas formações Dar +.

6 Actividades semanais com presença de voluntários

248 Participações voluntárias

10 Projectos que acolhem voluntários 7 respostas sociais 3 campanhas

5 Parcerias com organizações locais

Participação de voluntários na Campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Sida

Projecto Dar + | Relatório 2013 | 19

Os parceiros Dar + ISU Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária

BLVF Banco Local de Voluntariado de Faro

UAlg Universidade do Algarve

Mandacaru Cooperativa de Intervenção Social e Cultural

Fábrica dos Sentidos

Projecto Dar +: um projecto em rede

O Projecto Dar + é um projecto sustentado numa rede de parcerias, com articulações estreitas nas mais variadas actividades, desde a formação à integração de voluntários. Em 2013, foram estabelecidas cinco parcerias fundamentais para a execução de algumas das acções definidas. O ISU – Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária foi um parceiro fundamental para a realização das três acções de formação efectuadas em 2013, dinamizando o primeiro módulo da formação em “Voluntariado: direitos e deveres”. O Banco Local de Voluntariado de Faro garantiu o encaminhamento de voluntários inscritos para o Projecto Dar +, havendo assim uma articulação que permitiu o acolhimento de voluntários e a sua formação, podendo os mesmos integrar no MAPS ou noutras organizações que promovam voluntariado. A Universidade do Algarve foi uma parceria estabelecida no sentido de acolher o “voluntariado interno”, que visa a promoção do voluntariado nos funcionários e beneficiários do MAPS, que manifestem intenção em exercer trabalho voluntário, encaminhando-os para outras organizações. A Mandacaru, através das actividades que promove na área das artes performativas, permitiu promover uma acção voluntária continuada em Teatro do Oprimido, realizada com os funcionários e beneficiários do MAPS, tendo o objectivo final de sensibilização comunitária, através do Teatro Fórum. A Fábrica dos Sentidos foi uma das parcerias estabelecidas em 2013, que permitiu que se promovessem actividades artísticas, com o objectivo de sensibilização da comunidade em geral, envolvendo funcionários, beneficiários e voluntários do MAPS.

Capítulo IV

Mudança

“Os voluntários ajudam a ficar mais feliz.”

A. A. utente do MAPS

Projecto Dar + | Relatório 2013 | 22

MUDANÇA

A força do voluntariado traduz-se em trabalho contínuo e activo, responsável e comprometido. O voluntário é capaz de formar uma rede com outros cidadãos e organizações sociais, compatibilizando suas capacidades e aptidões com as necessidades e expectativas da sociedade para que a contribuição de cada um seja transformadora. O trabalho voluntário tem efeitos nos mais diversos domínios da sociedade. Existem repercussões do voluntariado que se fazem notar ao nível da comunidade, das organizações promotoras de programas de voluntariado e, sobretudo, no próprio voluntário. Com o Projecto Dar +, o MAPS ampliou e fortaleceu os seus serviços e programas, atraindo novas capacidades, talentos e conhecimentos. A presença dos voluntários aumentou a visibilidade do MAPS e da sua missão, além de ter optimizado os seus recursos. Além deste factor de mudança, o Projecto Dar + possibilitou ao MAPS promover actividades novas, implementadas e dinamizadas pelos próprios voluntários, potenciando-se as capacidades e conhecimentos que estes trouxeram à dinâmica do MAPS. São exemplo disso, os cinco novos projectos que o Projecto Dar + permitiu ao MAPS desenvolver no ano de 2013, nomeadamente, o teatro, a dança, a música, o apoio ao estudo e a dinamização do blog institucional.

Voluntário na festa de Natal do MAPS

“Os voluntários no MAPS trazem-nos actividades mais diversificadas.” Sandra Florinda técnica de serviço social do MAPS

34 Funcionários do MAPS envolvidos

1387 Beneficiários directos

26880 Minutos de partilha

5 Projectos inovadores

“São iniciativas como esta que nos fazem crescer, consciencializar que podemos fazer sempre mais!” Petra Carlos técnica assistente de escala, voluntária Dar +

Lanche dinamizado por voluntários

Projecto Dar + | Relatório 2013 | 23

Próximos passos…

2 workshops com organizações que acolham voluntários

5 novas parceiras estabelecidas

2 apresentações do projecto

3 novos projectos dinamizados por voluntários

20 novos programas de voluntariado

50 voluntários acolhidos

1 formação para funcionários do MAPS

3 formações Dar +

Ficha Técnica Projecto Dar + - Relatório 2013 Direcção Movimento de Apoio à Problemática da Sida

Gestão e Coordenação Movimento de Apoio à Problemática da Sida, Elsa Morais Cardoso, Fábio Simão, Osvaldo Coutinho, Rita Beckman

Produção de Conteúdos Heidi Jesus, Osvaldo Coutinho, Rita Beckman

Local e Data Faro, 2 de Maio de 2014

Projecto Dar + | Relatório 2013 | 25

É fácil trocar as palavras, Difícil é interpretar os silêncios! É fácil caminhar lado a lado, Difícil é saber como se encontrar! É fácil beijar o rosto, Difícil é chegar ao coração! É fácil apertar as mãos, Difícil é reter o calor! É fácil sentir o amor, Difícil é conter sua torrente! Como é por dentro outra pessoa? Quem é que o saberá sonhar? A alma de outrem é outro universo Com que não há comunicação possível, Com que não há verdadeiro entendimento. Nada sabemos da alma Senão da nossa; As dos outros são olhares, São gestos, são palavras, Com a suposição De qualquer semelhança no fundo.

Fernando Pessoa