voluntariado internacional 2016

22
MISSÕES DE VOLUNTARIADO INTERNACIONAL EM 2016 APRESENTAÇÃO

Upload: programa-d-bosco-projeto-vida

Post on 06-Apr-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informações relativas ao programa de voluntariado salesiano para 2016.

TRANSCRIPT

Page 1: Voluntariado Internacional 2016

MISSÕES DE VOLUNTARIADO INTERNACIONAL EM 2016APRESENTAÇÃO

Page 2: Voluntariado Internacional 2016

O PROGRAMA D. BOSCO PROJETO VIDAE O VOLUNTARIADO MISSIONÁRIO SALESIANO

Page 3: Voluntariado Internacional 2016

DOM BOSCOFUNDADOR DE UMA GRANDE FAMÍLIA!

Deus quis oferecer à Igreja e ao mundo um novo modo de educar e evangelizar os adolescentes e jovens, por isso deu a João Bosco um dom, um carisma. Da sua experiência espiritual e da sua missão resultou uma grande família de continuadores, que conta com 28 grupos (congregações religiosas, sociedades de vida consagrada, associações).

A originalidade pedagógica, a intensidade do carisma e a dedicação total à causa juvenil, levaram esta família a todo o mundo, numa tradição missionária que remonta ao seu fundador. Os Salesianos, o primeiro desses grupos, composto por cerca de 15.000 membros, vivem e trabalham em 132 países do mundo.

Vê aqui um pequeno vídeo sobre Dom Bosco e o voluntariado missionário salesiano: www.missionidonbosco.tv/pt/pt_pl2/ (Estreia 2010 - Evangelizar...Voluntários da Juventude)

Existem muitos vídeos na internet para conhecer melhor Dom Bosco e os seus continuadores.

Page 4: Voluntariado Internacional 2016

SER VOLUNTÁRIO...Jovens e adultos, disponíveis para o serviço aos mais necessitados. Falaremos do perfil, mais à frente.

SER MISSIONÁRIO...O nosso voluntariado é missionário. Fiel à tradição salesiana, alia duas vertentes, a educação e a evangelização, num único movimento. Servimos os mais necessitados, promovendo a sua formação e, ao mesmo tempo, dando-lhes a conhecer Jesus Cristo e o seu Evangelho.

SER SALESIANO...A ação missionária tem como referência a prática educativa e a vivência espiritual salesianas.

SER VOLUNTÁRIO MISSIONÁRIO SALESIANO “VESTIR A CAMISOLA SALESIANA”

Page 5: Voluntariado Internacional 2016

Motivações certasÉ fundamentalíssimo partir para missão com as motivações certas. No centro daquilo que “anima” o coração do voluntário deve estar o bem das pessoas a quem se dedicará. As outras motivações não se poderão sobrepor a esta.

Disponibilidade de coraçãoA disponibilidade de coração faz com que o voluntário aceite o imprevisto, tenha capacidade de se adaptar, se avalie, se corrija, aprecie os outros, aprenda, melhore!

Espírito de equipaConseguir partilhar a vida e a missão com outros é fundamental para este tipo de missão.

Gosto em estar ao serviçoSentir-se bem na atitude de quem serve, quem presta ajuda, quem quer fazer a diferença. Requer dedicação, sensibilidade, respeito, proximidade, trabalho.

Resistência, sacrifícioManter as motivações, mesmo quando custa, quando exige sacrifício, renúncia, cansaço!

O PERFIL DO VOLUNTÁRIOCONDIÇÕES INDISPENSÁVEIS

Page 6: Voluntariado Internacional 2016

E A QUESTÃO DA IDENTIDADE CRISTÃ?

«Neste espírito, o voluntariado salesiano não se limita apenas aos cristãos batizados ou praticantes. Ele está aberto também a jovens e adultos que se afastaram da Igreja, aos praticantes de outras religiões ou aos jovens em busca religiosa. Todas as pessoas de boa vontade que desejam trabalhar com os Salesianos e compartilham a visão e o projeto educativo de Dom Bosco, podem participar do projeto do voluntariado salesiano.

A experiência do voluntariado poderá constituir para os jovens indiferentes à religião uma ocasião de descobrir a própria fé e abrir-se para assumir o itinerário de uma fé adulta, empenhada, eclesial e missionária – pode tornar-se um verdadeiro caminho de evangelização para os próprios voluntários.

Para orientar-se nesse delicado processo de partilha e comunhão e garantir um verdadeiro voluntariado salesiano, é importante assegurar alguns critérios e condições.

A pessoa deve manifestar estas qualidades: - maturidade humana suficiente e coerência pessoal necessárias a fim de ser para os jovens uma referência educativa; - apreço e estima por Dom Bosco e pelos salesianos; - atitude educativa e sensibilidade pela condição juvenil, sobretudo a dos mais pobres; - aceitação do projeto educativo salesiano e do método educativo de Dom Bosco; - abertura à busca de Deus e respeito pela proposta evangélica e pelos valores das outras religiões e culturas.»

E QUEM NÃO É CATÓLICO OU PRATICANTE?

Page 7: Voluntariado Internacional 2016

AS MISSÕES ANTERIORES

Missões de 2015:

www.facebook.com/missaosonharwww.facebook.com/missao.dam.bowww.facebook.com/missaocretcheu

Missões de 2014:www.facebook.com/missaoboavista2014www.facebook.com/missaoafetowww.facebook.com/missaomorabeza

Um olhar às missões do ano 2014, com o seguinte vídeo:www.youtube.com/watch?v=cayMrbV9DR4

Page 8: Voluntariado Internacional 2016

AS MISSÕES DE 2016 - INSCRIÇÕESESTRUTURÁMOS A CANDIDATURA E SELEÇÃO DA SEGUINTE FORMA:

1. Inscrição página web da Fundação: Preferencialmente, os voluntários que se candidatarem até 31 de agosto de cada ano, poderão participar em programas de voluntariado internacional a iniciar no 1º semestre do ano seguinte: período de formação e acompanhamento de Setembro a Dezembro e depois missão.

Os voluntários que se inscreverem após essa data e até 31 de Dezembro, poderão participar em programas de voluntariado internacional no 2º semestre do ano seguinte: período de formação e acompanhamento de Janeiro a Junho e depois missão.

http://www.fundacao.salesianos.pt/programadbpv/voluntariado-salesiano

2. Resposta da nossa parte, pedindo o currículo e agendando uma entrevista.

3. Entrevista: tem como objetivo ser um encontro para conhecimento mútuo e esclarecimento das dúvidas que possam existir.

Estamos disponíveis para receber os voluntários, todos os dias úteis, entre as 8.00h e as 18.00h na Rua Saraiva de Carvalho, 275, em Lisboa.

Caso este horário não seja o mais adequado, ou o seu local de morada/emprego fique afastado da cidade de Lisboa, podemos encontrar uma alternativa, de acordo com um horário, local ou meio que nos possa sugerir.

Page 9: Voluntariado Internacional 2016

MODALIDADESVoluntariado em Casas Missionárias

(Moçambique, Angola, Timor) - nos 9 últimos anos: 41 MZ, 4 Angola, 1 Timor

Voluntariado em grupo, em ambientes onde não há casas salesianas - nos últimos 3 anos: 8

grupos, ao todo 102 voluntários

Voluntariado na Escola Salesiana de São Vicente (escola de verão) - 26 voluntários

Page 10: Voluntariado Internacional 2016

A DURAÇÃO DA MISSÃO Longa duração - 1 ano

Média duração - 3 a 6 meses

Curta duração - 1 ou 2 meses

Page 11: Voluntariado Internacional 2016

AS ÁREAS DE INTERVENÇÃO São bastante diversificadas, de acordo com as necessidades locais: elaboração de manuais de ensino e apoio formativo a professores locais, constituição e organização de bibliotecas, organização da gestão das escolas profissionais e apoio formativo aos técnicos locais, apoio e reforço educativo aos alunos, dinamização de atividades no âmbito sociocultural, apoio jurídico, apoio ao Plano contra o HIV/Sida e na área da saúde infantil, apoio em áreas técnicas às comunidades salesianas, colaboração na elaboração e implementação de projetos de desenvolvimento, atividades de formação humana, social, recreativa e religiosa.

Page 12: Voluntariado Internacional 2016

SELEÇÃO E PREPARAÇÃO

1. Escolha do destino:Moçambique, Angola, Timor… - durante qualquer período do ano. De preferência, voluntários mais velhos, com experiência profissional, para missões de 3 meses ou mais.

Cabo Verde – missões de 20 dias a 1 mês, em grupo, na Escola Salesiana de São Vicente ou em outros lugares, que nos são indicados pelos bispos locais.

2. Formação de grupos e preparação.Depois de aceites, os candidatos são integrados em grupos de missão e começam o processo de preparação, do qual se fala mais adiante.

Page 13: Voluntariado Internacional 2016

VOLUNTARIADO NO DECURSO DO ANO 2016

Em Moçambique, Angola ou Timor:

- Depois da entrevista, o voluntário é apresentado às comunidades missionárias nesses países;

- Depois da aceitação, dá-se seguimento ao processo de preparação, formação, organização logística, marcação da viagem, etc…

- É aconselhável a frequência da formação promovida pela Fundação Fé e Cooperação. São 5 ações de formação marcadas ao longo do ano;

- O Voluntário(a) estabelecerá contacto via e-mail/telefone com a pessoa de referência da comunidade missionária, para se inteirar melhor dos pormenores da sua missão;

- Os responsáveis do voluntariado desses países acolhem e acompanham esses voluntários, desde o momento que chegam ao aeroporto, até que regressam.

Page 14: Voluntariado Internacional 2016

GRUPOS - Grupos até 10 pessoas, de preferência;

Um grupo de 4 para a Escola Salesiana de São Vicente;

Serão constituídos quanto antes, para que se fomente a identidade salesiana, o espírito de grupo, a preparação com qualidade das atividades a realizar, e programem iniciativas de angariação de fundos.

DATAS - Cerca de 20 a 24 dias, de meados (ou finais) de julho a meados (ou finais) de agosto.

NB - Poderá haver exceções, analisadas caso a caso, em que algum voluntário(a) poderia ir para Moçambique, Angola ou Timor, quando se verificar que, apesar de ser um breve período de tempo, essa pessoa vai ser uma clara e substancial mais-valia para as missões salesianas desses países.

AS MISSÕES NO VERÃO 2016

Para os voluntários que só têm disponibilidade no verão, propomos uma missão em grupo, em Cabo Verde, nos moldes que passamos a apresentar.

Page 15: Voluntariado Internacional 2016

CUSTOSDa responsabilidade dos Voluntários: financiamento da viagem, das vacinas (podem ser diferentes, de acordo com o país de destino), do certificado de vacinação internacional e do registo criminal. A partir do momento em que se marca a viagem, o voluntário(a) deve adiantar 15% do valor da mesma.

Da responsabilidade da Fundação: pagamento do visto, do seguro de acidentes pessoais e despesas correntes relativas à estadia, alimentação e transportes, ao serviço da missão.

NB: De acordo com a sua capacidade financeira e depois de perceber a sua condição, a Fundação procurará apoiar cada um, na medida do possível. Os próprios voluntários devem procurar fontes de financiamento para apoiar a missão, e fazer diminuir os seus encargos, motivando a família, amigos e a própria comunidade cristã a que pertencem, obtendo apoios de empresas, etc. A fundação está disponível para acompanhamento e apoio institucional neste processo.

Os custos aproximados são os seguintes:

* Febre Amarela; Febre Tifóide; Poliomielite, Meningite e eventualmente Hepatite.

Valor do seguro Valor da viagem Valor do VistoRegisto Criminal

Vacinas *

Angola 230,00€ 1.100,00€ 230,00€ 8,00€ 65,00€

Cabo Verde 120,00€ 800,00€ 25,00€ 8,00€ 65,00€

Moçambique 120,00€ 1.100,00€ 70,00€ 8,00€ 65,00€

Brasil 100,00€ 1.100,00€ 65,00€

Page 16: Voluntariado Internacional 2016

O DIA A DIA DE UM GRUPO DE VOLUNTÁRIOS EM MISSÃO

Ser “comunidade” – relações interpessoais, amizade, respeito, interajuda…Esta missão em grupo requer a vivência de uma verdadeira experiência de comunidade/família, fundada na amizade, respeito, entendimento, colaboração e interajuda entre todos. Todos os momentos do dia são vividos nesse espírito, seja os momentos de serviço como os de descanso.

Momento de reflexão, oração, partilha, programação;Todos os dias há momentos dedicados à reflexão e oração em grupo. Sempre que necessário, serão dedicados tempos à programação e preparação das atividades. A partilha por parte de cada voluntário(a), do que viveu e sentiu durante o dia, é preciosa para criar união e ultrapassar dificuldades.

Dias de descanso, programados e vividos em grupo.De vez em quando, pode haver necessidade de parar a atividade de serviço durante algum dia. Atenção que não quer dizer férias, turismo, noitadas, curiosidade cultural… também esses dias são vividos em função da missão: para descansar, fortalecer o grupo, preparar melhor as atividades, rezar, etc…

Podem obter-se informações mais detalhadas nos testemunhos de voluntários já publicados.

Page 17: Voluntariado Internacional 2016

MODELO DE INTERVENÇÃO

- As atividades seguem um guião temático para esses dias, com reflexões e dinâmicas a condizer;

- As atividades devem ter, sempre que possível, uma finalidade educativa, sendo úteis e de qualidade;

- Deve ter-se em conta o contexto local – eclesial,

social, histórico, cultural, religioso, etc..

- Se possível, promover também algumas atividades de apoio ao estudo;

- Fazer opções no que respeita ao número e idade dos destinatários.

Page 18: Voluntariado Internacional 2016

ACOMPANHAMENTO

O grupo é acompanhado por um adulto, enviado pela Fundação Salesianos, idóneo e com experiência de missão. Normalmente é um salesiano sacerdote.Esses acompanhantes também fazem parte do grupo e participam no processo de formação e preparação.

LOCAIS DE MISSÃO

Possivelmente Praia, Boa Vista e São Vicente. Esta informação carece ainda de confirmação.

Page 19: Voluntariado Internacional 2016

DADOS SOBRE A EXPERIÊNCIA DOS ANOS PASSADOS

TransparênciaNuma missão de voluntariado nem tudo são rosas… também há dificuldades, aborrecimentos, faltas de entendimento ou adaptação, coisas que correm mal. Conhecer esses pormenores, ajuda a prevenir ou ultrapassar casos semelhantes ou, pelo menos, integrá-los nas expectativas de quem vai.

TestemunhoAtravés dos testemunhos dos voluntários no site ou facebook, descobrem-se muitos aspetos ligados à missão.

Apoio dos voluntários que já estiveram em missão.Conta-se com a ajuda de voluntários que já fizeram esta experiência, com quem se poderá trocar impressões.

Page 20: Voluntariado Internacional 2016

A PREPARAÇÃO NECESSÁRIA

Encontros de formação. Para todos (em fins de semana) e em grupo pequeno (a combinar por cada grupo), acompanhados pelos formadores. Atenção: dever de assiduidade;

Experiência de voluntariado em ambientes salesianos. Há a SportBosco em Manique, o SolSal em Lisboa e no Estoril; pode vir a ser marcado um mini campo de trabalho nas férias escolares, vivendo em grupo, preparando refeições, fazendo limpezas, etc….

Participação em algum evento salesiano: Desde já se podem apontar alguns exemplos:16 jan: Encontro MJS para Pré-Adolescentes, Adolescentes e Jovens (Sul - Estoril/Manique; Norte - Porto/Arcozelo);22-25 abr: XXIII Jogos Nacionais Salesianos (Manique);21 mai: Dia Nacional MJS (Fátima);18-22 jul: Acampamento Nacional MJS;...outros...

Caminhada espiritual. Estes momentos formativos, e outros que se venham a promover, proporcionam também aos voluntários a oportunidade de fazerem uma caminhada espiritual.

NB: Casos excecionais serão vistos caso a caso

ESTA PREPARAÇÃO IMPLICA O CUMPRIMENTO E A FREQUÊNCIA DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO ESTABELECIDAS

Page 21: Voluntariado Internacional 2016

AGORA, QUE PASSOS VAMOS DAR?

Formação de Grupos;

Escolha de Datas;

Marcação de Locais;

Reserva de Viagens;

Formação e Preparação.

Page 22: Voluntariado Internacional 2016