relatório 2015 - voluntariado o-i

20

Upload: vitor-seiji-honda-tokutake

Post on 06-Apr-2017

127 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório 2015 - Voluntariado O-I
Page 2: Relatório 2015 - Voluntariado O-I
Page 3: Relatório 2015 - Voluntariado O-I

Palavra do PresidenteTodos os dias na O-I trabalhamos com foco na transformação. Não transformamos apenas areia em marcas de sucesso, nós transformamos a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo. Por isso, encorajamos continuamente os nossos 27.000 colaboradores globalmente e os mais de 2.600 no Brasil a irem além, a fazerem a diferença não apenas na empresa mas também na vida das comunidades onde estamos.Com esse espírito e graças a paixão de alguns de nossos colaboradores, nasceu há 5 anos o Pro-grama de Voluntariado O-I que em 2015 registrou seu maior crescimento e escreveu uma importante página da história da nossa companhia.No ano passado realizamos a expansão para o Rio de Janeiro, promovemos palestras para jovens e reformas de duas creches com a participação ativa de 79 voluntários, atingimos a marca de 374 colaboradores que investem mensalmente no pro-grama e beneficiamos diretamente 880 pessoas,

entre crianças, jovens e profissionais de educação.Esse avanço é motivo de orgulho e reforça o conceito de vivermos unidos: quanto mais gente participa, mais gente é beneficiada.É com enorme satisfação que eu pessoalmente contribuo e acompanho a evolução desse progra-ma e da United Way e quero agradecer a todos vocês que também se juntaram a nós nessa importante iniciativa.Eu tenho certeza de que se podemos fazer a diferença na empresa, somos capazes de expandir esse espírito de realização para nossas famílias, comunidades e cidades, ajudando a criar um Brasil melhor.

Forte abraço,

Rildo LimaPresidente da O-I Brasil e do Conselho da United Way Brasil

Page 4: Relatório 2015 - Voluntariado O-I
Page 5: Relatório 2015 - Voluntariado O-I
Page 6: Relatório 2015 - Voluntariado O-I

Somando forçasEm parceria com a United Way Brasil, o Voluntariado O-I tem o objetivo de colaborar para o de-senvolvimento social das crian-ças, adolescentes e famílias no entorno das unidades da O-I. A cada ano, as iniciativas ganham mais relevância e o número de voluntários cresce.

United Way BrasilFortalecendo parceriasA United Way iniciou seus proje-tos no Brasil em 2001 e, desde então, tem transformado a vida de milhares de crianças e jo-vens do país. Atua nas causas de educação e saúde, em par-

ceria com empresas e governo, para impactar a vida das pesso-as nas comunidades carentes.

A nossa parceria tem como foco melhorar o desenvolvimento da primeira infância e de adoles-centes nas comunidades caren-tes do Brasil. Em 2015, nossos projetos alcançaram 34 cidades em 11 estados.

2015 foi um ano de crescerNesse ano, o Voluntariado O-I foi implementado no Rio de Janei-ro. Um importante passo para o Programa, que tem a expectati-va de estar presente em todas

Page 7: Relatório 2015 - Voluntariado O-I

as unidades da empresa nos próximos anos.Já na sua primeira semana de lançamento, o Voluntariado O-I conquistou a adesão de mais de 100 colaboradores da unidade.

Instituições beneficiadas• SP (Núcleo Ermelino Matarazzo)O Núcleo de Formação de Er-melino Matarazzo possui 5 es-colas: CEI Casa da Criança, CEI João Lourenço, CEI José Bonifá-cio, CEI Leontina Lourenço e CEI Vila Silvia.

• RJ (Manguinhos)

Novidade: Essas instituições foram beneficiadas até 2015. A partir de 2016, novas Institui-ções foram cadastradas e rece-berão nosso apoio.

Page 8: Relatório 2015 - Voluntariado O-I
Page 9: Relatório 2015 - Voluntariado O-I
Page 10: Relatório 2015 - Voluntariado O-I

IniciativasrealizadasCrescer Brincando: Escuta das CriançasComo funciona?1. Formação com educadores: Introdução da metodologia para os educadores.2. Aplicação das atividades com as crianças.3. Diagnóstico e troca de expe-riências entre os educadores: Identificação das necessidades, opiniões e desejos das crianças.4. Ação: Intervenções nas esco-las que levem em consideração as necessidades, opiniões e de-sejos das crianças. Por exemplo, reforma das salas, parquinho, mais brinquedos, biblioteca, etc.

As crianças também devem ter voz ativa em seu cotidiano e processos de decisão, para isso, é preciso que a escuta das crianças seja uma prática recorrente dos profissionais de educação. Além disso, a escuta das crian-ças foi incorporada como indi-cador de avaliação da qualidade da educação infantil em 2015.

Em São Paulo:Nº de crianças beneficiadas: 140Nº de profissionais formados: 17

Page 11: Relatório 2015 - Voluntariado O-I

No Rio de Janeiro:Nº de crianças beneficiadas: 150Nº de profissionais formados: 15

Crescer Brincando: Formação em BlocosA iniciativa tem o objetivo de ampliar o repertório e o acesso a oportunidades significativas

de aprendizagem nas diferentes temáticas (estética, brincar, blo-cos). Voltada para os profissio-nais que atuam nos CEIs.

Em São Paulo: Núcleo Ermelino Matarazzo (5 CEIs) – 2013, 2014 e 2015Nº de crianças impactadas: 626Nº de profissionais formados: 70

DiretoresContinuidade de um projeto institucional focado na organização do tempo, espaço e materiais no eixo brincar.

Coordenadores PedagógicosTrabalho com as professoras na inserção dos Blocos no cotidiano do CEI e planeja-mento de atividades.

ProfessorasInclusão dos Blocos nos cantinhos do brin-car dentro e fora das salas de aula e criação de atividades diferenciadas com os Blocos.

Crianças

Realização de diferentes brincadeiras e oportunidades envolvendo blocos de diferentes materiais, texturas, tamanhos e formas.

Page 12: Relatório 2015 - Voluntariado O-I

Competências para a vida: Workshop de CarreirasCom o objetivo de colaborar para o desenvolvimen-to e inserção do jovem no mercado de trabalho, a iniciativa realizada foi dividida em quatro encontros. Neles, colaboradores O-I ministraram temas como: Carreiras, Profissões, Currículo e Entrevistas e Lide-rança, além de compartilharem experiências de vida e de carreira. O encerramento da ação aconteceu com uma visita à linha de produção, conduzida por colaboradores da fábrica.

Em São Paulo: Ermelino Matarazzo (CPA)Nº de jovens impactados: 19Nº de voluntários: 9

Mentoria FFP - Futuro Financeiro e Profissional Um projeto de educação que estimulou os funcio-nários a doarem seu tempo, compartilharem o seu conhecimento e sua experiência com jovens de di-ferentes comunidade. Com o treinamento e o apoio da United Way Brasil, os Mentores voluntários foram

preparados para dar aulas e, assim, contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens participantes. A Mentoria FFP transmite aos jovens os conceitos de educação financeira, empreende-dorismo e finanças pessoais. Os temas abordados são baseados em situações da vida cotidiana de forma a desafiar o jovem a desenvolver habilidades práticas, baseadas na interação com sua realidade social.

Ação especial de fim de anoNa unidade do Rio de Janeiro, os colaboradores re-formaram diversos ambientes da Creche Municipal de Manguinhos. Já em São Paulo as mudanças fo-ram realizadas no Centro Educacional Infantil (CEI) Vila Silvia.

Campanha Investidor SocialConfira o número de investidores de cada local. Mesmo que você ache pouco, sua doação pode fa-zer muita diferença. Se a sua unidade ainda não aparece na lista, seja o primeiro investidor!

Local Nº de investidores Média doação mensal

Escritório Central – Ermelino 37 10,43

Escritório Central – Paulista 55 26,00

Fábrica Recife 2 20,00

Fábrica Rio de Janeiro 113 13,96

Fábrica São Paulo 164 11,60

Mineração Descalvado 3 10,00

Total 374 14,35

Page 13: Relatório 2015 - Voluntariado O-I

Impacto em 2015

Page 14: Relatório 2015 - Voluntariado O-I
Page 15: Relatório 2015 - Voluntariado O-I

Reforma CEI Vila Silvia

Page 16: Relatório 2015 - Voluntariado O-I
Page 17: Relatório 2015 - Voluntariado O-I

Reforma Creche Municipal de Manguinhos

Foto

s: G

abrie

l Sav

ary

Page 18: Relatório 2015 - Voluntariado O-I

ContatoSe você quer saber mais sobre o Voluntariado O-I, contribuir com sugestões ou esclarecer dúvidas, envie um e-mail para [email protected].

Nº de crianças: 776Nº de jovens: 19Nº de profissionais de educação: 85Nº de voluntários: 79Horas de voluntariado: 347O impacto social dos projetos é de longo prazo e conseguiremos atingir muitas crianças e adolescentes, pois um profissional de educação amplia o impacto das ações durante toda a sua carreira.

Page 19: Relatório 2015 - Voluntariado O-I
Page 20: Relatório 2015 - Voluntariado O-I