regência

3
REGÊNCIA -1- www.grasielacabral.com.br REGÊNCIA 1) Observe as orações: I- Esqueceram do meu nome na lista de convidados. II- A diretoria do colégio procedeu ao sorteio dos brindes. III- Informei-lhes o resultado do concurso. O emprego da regência verbal, segundo a norma culta, está correto em: (A) apenas II (B) I e II (C) I e III (D) II e III 2) Assinale a alternativa em que a regência do verbo perdoar não contraria a norma culta. (A) Perdoei-lhe a dívida, querendo oferecer-lhe conforto. (B) Perdoei-o todo o prejuízo que sofrera durante sua ausência. (C) O pai perdoou à ofensa do filho. (D) A secretária perdoou aos insultos do novo chefe. 3) Observe as orações seguintes: I- Os atletas aspiram o sucesso e a saúde. II- Meu jardineiro levanta-se cedo para aguar as plantas. III- Preferiu morrer do que ser traidor. IV- O mundo está precisando de religião. Quanto à regência verbal, estão incorretas as frases: (A) I e II (B) II e III (C) I e III (D) III e IV 4) (CESGRANRIO / EPE / SUPERIOR / 2007) Julgue o item: Em “Palavras cruzadas são inferiores à leitura,” o emprego da preposição constitui caso de regência. 5) (CESGRANRIO / FENIG) Os moradores são afáveis _______ os visitantes. Os turistas ficam ansiosos _______ conhecer a floresta. Todos são responsáveis _______ essa natureza exuberante. Tendo em vista a regência nominal, as preposições que completam as frases, respectivamente, são: (A) a - de - com (B) com - por - com (C) com - por - por (D) para - com - ante (E) ante - a - com 6) (CESGRANRIO / TRANSPETRO / SUPERIOR) “Um tiroteio de mensagens escritas tende à catástrofe.” A forma verbal que pode ser usada para substituir o verbo em destaque, mantendo a mesma regência, é: (A) causa. (B) provoca. (C) traz. (D) convida. (E) prenuncia. 07) (CESGRANRIO / PETROBRAS / QUÍMICO DE PETRÓLEO / 2010) Assinale a opção em que a regência do verbo destacado difere da dos demais. (A) “...exige de nós a capacidade de atuarmos em áreas...” (B) “O sentir faz a ponte entre o pensar e o agir.” (C) “... e consequentemente nos leva ao aprendizado.” (D) “alguém perguntou a um velho se ele tinha crescido naquela cidade.” (E) “...que nos ensina a resposta do velho sábio.” 08) (CESGRANRIO / PETROBRAS / QUÍMICO DE PETRÓLEO / 2010) Assinale a opção em que a regência do verbo destacado está correta, segundo o registro culto e formal da língua. (A) Informei-a que o período turbulento havia terminado. (B) Assistia a derrota daqueles que não acreditaram na oportunidade. (C) Diante de tamanha pressão, chegou no seu limite. (D) Neste momento, diante do ocorrido, todos reivindicam por tranquilidade de vida. (E) A constatação de que aquilo era verdadeiro custou-lhe dias difíceis. 09) (CESGRANRIO / BNDES / SUPERIOR / 2009) Assinale a opção em que a preposição destacada constitui caso de regência nominal. (A) “se adaptar rapidamente a uma nova situação,” (B) “saber se comunicar com a equipe...” (C) “ter capacidade de negociação são características extras...”

Upload: thiago-quinto

Post on 07-Aug-2015

131 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Regência

REGÊNCIA

-1-

www.grasielacabral.com.br

REGÊNCIA

1) Observe as orações: I- Esqueceram do meu nome na lista de convidados. II- A diretoria do colégio procedeu ao sorteio dos brindes. III- Informei-lhes o resultado do concurso. O emprego da regência verbal, segundo a norma culta, está correto em: (A) apenas II (B) I e II (C) I e III (D) II e III 2) Assinale a alternativa em que a regência do verbo perdoar não contraria a norma culta. (A) Perdoei-lhe a dívida, querendo oferecer-lhe conforto. (B) Perdoei-o todo o prejuízo que sofrera durante sua ausência. (C) O pai perdoou à ofensa do filho. (D) A secretária perdoou aos insultos do novo chefe. 3) Observe as orações seguintes: I- Os atletas aspiram o sucesso e a saúde. II- Meu jardineiro levanta-se cedo para aguar as plantas. III- Preferiu morrer do que ser traidor. IV- O mundo está precisando de religião. Quanto à regência verbal, estão incorretas as frases: (A) I e II (B) II e III (C) I e III (D) III e IV 4) (CESGRANRIO / EPE / SUPERIOR / 2007) Julgue o item: Em “Palavras cruzadas são inferiores à leitura,” o emprego da preposição constitui caso de regência. 5) (CESGRANRIO / FENIG) Os moradores são afáveis _______ os visitantes. Os turistas ficam ansiosos _______ conhecer a floresta. Todos são responsáveis _______ essa natureza exuberante. Tendo em vista a regência nominal, as preposições que completam as frases, respectivamente, são: (A) a - de - com

(B) com - por - com (C) com - por - por (D) para - com - ante (E) ante - a - com 6) (CESGRANRIO / TRANSPETRO / SUPERIOR) “Um tiroteio de mensagens escritas tende à catástrofe.” A forma verbal que pode ser usada para substituir o verbo em destaque, mantendo a mesma regência, é: (A) causa. (B) provoca. (C) traz. (D) convida. (E) prenuncia. 07) (CESGRANRIO / PETROBRAS / QUÍMICO DE PETRÓLEO / 2010) Assinale a opção em que a regência do verbo destacado difere da dos demais. (A) “...exige de nós a capacidade de atuarmos em áreas...” (B) “O sentir faz a ponte entre o pensar e o agir.” (C) “... e consequentemente nos leva ao aprendizado.” (D) “alguém perguntou a um velho se ele tinha crescido naquela cidade.” (E) “...que nos ensina a resposta do velho sábio.” 08) (CESGRANRIO / PETROBRAS / QUÍMICO DE PETRÓLEO / 2010) Assinale a opção em que a regência do verbo destacado está correta, segundo o registro culto e formal da língua. (A) Informei -a que o período turbulento havia terminado. (B) Assistia a derrota daqueles que não acreditaram na oportunidade. (C) Diante de tamanha pressão, chegou no seu limite. (D) Neste momento, diante do ocorrido, todos reivindicam por tranquilidade de vida. (E) A constatação de que aquilo era verdadeiro custou- lhe dias difíceis. 09) (CESGRANRIO / BNDES / SUPERIOR / 2009) Assinale a opção em que a preposição destacada constitui caso de regência nominal. (A) “se adaptar rapidamente a uma nova situação,” (B) “saber se comunicar com a equipe...” (C) “ter capacidade de negociação são características extras...”

Page 2: Regência

REGÊNCIA

-2-

www.grasielacabral.com.br

(D) “Para chegar a esta conclusão foram analisados três fatores:” (E) “e para aqueles com quem se relaciona.” 10) (CESGRANRIO / BNDES / SUPERIOR / 2008) Assinale a opção cuja regência do verbo apresentado é a mesma do verbo destacado na passagem "Ser aceito implica mecanismos mais sutis e de maior alcance...". (A) Lembrar-se. (B) Obedecer. (C) Visar (no sentido de almejar). (D) Respeitar. (E) Chegar. 11) (CESGRANRIO / CASA DA MOEDA / ADVOGADO / 2009) Foram inúmeros os problemas ________ nos defrontamos e inúmeras as experiências ________ passamos. De acordo com a norma culta da língua, completam a frase, respectivamente, (A) que e em que. (B) que e de que. (C) de que e por que. (D) com que e por que. (E) com que e em que. 12) (CESGRANRIO / BNDES / SUPERIOR / 2009) Assinale a frase em que se verifica uma transgressão ao registro culto e formal da língua no que se refere ao emprego do pronome relativo. (A) O resultado a que chegaram confirmou sua intuição. (B) Os colegas de trabalho com quem não simpatizava foram excluídos do processo. (C) Recebi o relatório de um gerente de cujo nome não me recordo. (D) São várias as reivindicações por que estão lutando os trabalhadores. (E) O funcionário o qual me referi não tem nenhuma dose de carisma. 13) (CESGRANRIO / TCE / RO / SUPERIOR / ADVOGADO / 2007) Assinale a opção em que há uso INADEQUADO da regência verbal, segundo a norma culta da língua. (A) É interessante a obra de Freyre com a qual a de Sérgio Buarque compõe uma dupla magistral. (B) É necessário ler estes livros nos quais nos vemos caracterizados.

(C) Chico Buarque, por quem os brasileiros têm grande admiração, é filho de Sérgio Buarque. (D) É tão bom escritor que não vejo alguém de quem ele possa se comparar. (E) Valoriza-se, sobretudo, aquele livro sob cujas leis as pessoas traçam suas vidas. 14) (CESGRANRIO / DNPM / SUPERIOR / 2006) Marque a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a frase, por não atender à regência do verbo. (A) O computador ________ aspirava era de última geração. (a que) (B) Aquela máquina de escrever, ________ ele tanto ansiou, ficou esquecida. (por que) (C) Emprestou o computador a um colega ________ não simpatizava. (com quem) (D) A época ________ me refiro é anterior a 1944. (em que) (E) As informações ________ dispomos foram pesquisadas na internet. (de que) 15) (UnB / CESPE / ANVISA / 2007) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por meio da RDC 102/2000, proíbe à indústria farmacêutica oferecer ou prometer prêmios ou vantagens aos profissionais de saúde habilitados a prescrever ou dispensar medicamentos. A inserção da preposição de logo após “farmacêutica” atenderia à regência do verbo proibir, que exige complemento preposicionado. 16) (UnB / CESPE / SEAD / SEEC / PB / 2009) O verbo chamar, no sentido de convocar, mandar vir, rege complemento sem proposição. Assinale a opção que apresenta um exemplo desse sentido e dessa regência do verbo chamar. (A) O telefone chamava insistentemente. (B) O ímã chama o ferro. (C) O diretor chamou para si toda a responsabilidade. (D) Vá chamá-los para o jantar. (E) Chamava pelo amigo de infância. 17) (FGV / PC / INSPETOR / 2008) Assinale a alternativa em que não se tenha caso de regência verbal de acordo com a norma culta. (A) Ele preferia divertir-se a estudar. (B) Assistimos nosso irmão no acidente.

Page 3: Regência

REGÊNCIA

-3-

www.grasielacabral.com.br

(C) Eles esqueceram do livro. (D) Visarei às metas traçadas pela equipe. (E) No fim do mês, o patrão pagou ao empregado. 18) Assinale a alternativa correta, no que se refere à regência, de acordo com a norma culta. (A) Em Cubatão, aspira-se a um ar poluído. (B) O bancário visou ao cheque para que pudesse ser descontado. (C) Prefiro o carro branco do que o preto. (D) Eu me simpatizo com você. (E) A enfermeira assistia os doentes. 19) (FGV / ASSEMBLEIA LEGISLATIVA) Assinale a alternativa que apresenta uma regência inaceitável pelo padrão culto: (A) Ela namora com seu vizinho. (B) Nem todos obedecem às leis de trânsito. (C) O Brasil inteiro assiste a boas programações de televisão. (D) Custa-lhe reconhecer seus próprios erros. 20) (FGV / ASSEMBLEIA LEGISLATIVA) Assinale a alternativa cuja regência está de acordo com o padrão culto: (A) Prefiro mais doce a salgado. (B) Prefiro mais doce do que salgado. (C) Prefiro doce do que salgado. (D) Prefiro doce a salgado. 21) (FCC) A única regência verbal correta encontra-se na oração da seguinte alternativa: (A) Lembro-me do fato com tanta nitidez. (B) Esqueci do compromisso assumido. (C) Informo-lhe de tudo minuciosamente. (D) Avisar-lhe-ei do dia certo da realização do concurso. (E) Cientifico-o que não presenciei o acidente. 22) (CESPE / UnB / CBMDF / 2007) Mantêm-se a correção gramatical e o sentido original do texto caso o trecho “Os professores assistem a todo esse movimento” seja assim reescrito: Os professores assistem-lhe. 23) (FCC / IPEA / Assessor) Na frase Preferimos confiar e acreditar nas coisas... a expressão sublinhada complementa corretamente, ao mesmo tempo, dois verbos que têm a mesma regência confiar em, acreditar em. Do mesmo modo, está também correta a seguinte construção. Preferimos

(A) ignorar e desconfiar das coisas... (B) subestimar e descuidar das coisas... (C) não suspeitar e negligenciar as coisas... (D) nos desviar e evitar as coisas... (E) nos contrapor e resistir às coisas.. 24) (FGV / MINISTÉRIO DA CULTURA / SUPERIOR) Assinale a alternativa em que a regência verbal não siga o padrão culto de linguagem. (A) A inscrição no concurso implica a aceitação das normas do edital. (B) Todos os servidores devem obedecer às leis que os regem. (C) Preferiu a poltrona à cadeira. (D) Eu avisei-lhes da necessidade de se revisar o documento. (E) Eles anuíram à decisão.

GABARITO

01 D 11 D 21 A

02 A 12 E 22 E

03 C 13 D 23 E

04 C 14 D 24 D

05 C 15 E

06 D 16 D

07 B 17 C

08 E 18 E

09 C 19 A

10 D 20 D