reencarnaÇÕes de emmanuel,o mensageiro da luz

6

Click here to load reader

Upload: portugal

Post on 06-Jun-2015

2.776 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Nestas linhas singelas, verificamos a difícil e gloriosa jornada do elevado espírito na senda da fé e da caridade no caminho da luz.

TRANSCRIPT

Page 1: REENCARNAÇÕES DE EMMANUEL,O MENSAGEIRO DA LUZ

Palestra proferida por Roque Souza, em 14-05-2008, na U.C.E.0 – União de Cultura Espiritualista de Olhão, na cidade do mesmo nome, Algarve – Portugal.http://www.uceo.org

Oração inicial:Jesus, pedimos que nos ilumine nesta noite e nos fortaleça na fé e na esperança a fim de que possamos cumprir com amor, paciência e caridade a nossa breve estada neste planeta e que,nesta e nas outras reencarnações , possamos nos aperfeiçoar cada vez mais no conhecimento do evangelho e por em prática o “amai-vos uns aos outros” que o Mestre nos ensinou.

Através de quatro romances escritos por Emmanuel "Há Dois Mil Anos", "Cinqüenta Anos Depois", "Ave Cristo!" e "Renúncia", foi-nos dado conhecer cinco personalidades vividas por este elevado espírito. Foi Públio Lentulus, senador romano em duas encarnações sucessivas.Bisavô e bisneto, com grande cultura e espírito de liderança.No maravilhoso "Há Dois Mil Anos tomamos conhecimento que, com a finalidade de da sua filha FLÁVIA LENTÚRIA(o nome do seu irmão era MARCUS) atacada pela lepra, obteve do imperador TIBÉRIO a designação para alto cargo na PALESTINA.

Corria o ano de 33.Jesus, o meigo nazareno de cabelos longos, olhar meigo e voz suave,cumpria o seu ministério.

Page 2: REENCARNAÇÕES DE EMMANUEL,O MENSAGEIRO DA LUZ

Às margens do lago GENESARÉ, Públio Lentulos teve um encontro com Cristo. Fora interceder pela cura de sua filhinha FLÁVIA. Comovido e magnetizado por emoções que ainda desconhecia, nem conseguiu falar, ouve do Mestre:

“ Fora melhor que me procurasses publicamente e na hora mais clara do dia, para que pudesses adquirir, de uma só vez e para toda a vida, a lição sublime da fé e da humildade. Depois de longos anos de desvio do bom caminho, pelo sendal dos erros clamorosos, encontras, hoje, um ponto de referência para a regeneração de toda a tua vida. Está, porém, no teu querer* o aproveitá-lo agora, ou daqui a alguns milénios. Mas, ninguém poderá agir contra tua própria consciência, se quiseres desprezar indefinidamente este minuto ditoso!”Percebeu que Jesus orava. A partir dessa noite, a menina começou a melhorar sensivelmente, até restabelecer-se de todo.*LIVRE ARBÍTRIO

Consequências desse encontro com o Divino Mestre:- A cura de Flávia.- Lívia, a esposa de Públio Lentulus, torna-se cristã. (Foi assediada por Pôncio Pilatos,mas manteve a sua fé; morreu na arena estrassalhada pelas feras).- Públio retorna às lides políticas, mas recusa-se a admitir ser Jesus o autor da cura.Quando desencarnou, numa erupção do Vesúvio, como foi narrado em detalhes no

Page 3: REENCARNAÇÕES DE EMMANUEL,O MENSAGEIRO DA LUZ

livro "Há Dois Mil Anos", já sentia Públio Lentulus grande arrependimento.

No livro "Cinqüenta Anos Depois" das ruínas de pompéia, vamos encontrá-lo sob a veste humilde de NESTÓRIO, escravo judeu de Éfeso. Estava o Senador de volta para o resgate de suas faltas e em busca da evolução. Foi na personalidade de Nestório, o judeu grego da Ásia Menor, o cristão humilde das catacumbas de Roma, que Emmanuel iniciou sua tarefa de Obreiro do Evangelho. Morreu na arena entre milhares de cristãos: crianças, jovens e velhos, servindo de espetáculo para a platéia.

Retornou novamente às lides cristãs como o escravo Rufo, personagem do livro que se segue: "Ave Cristo!" Foi um dos mártires assassinados pelas autoridades romanas nas Gálias,pois instado a negar a crença no cristianismo, manteve a sua fé e como consequência foi atado à cauda de um potro bravio e arrastado até a morte.

Sobre as vidas de EMMANUEL, existe uma lacuna de 13 séculos. Clóvis Tavares, que já regressou à pátria espiritual, era um dos poucos que conhecia algumas delas, conforme relata em seu livro “Amor e Sabedoria de Emmanuel”.Vários séculos se passaram, e egundo a psicografia idônea e credível de Franciso Cândido Xavier, Emmanuel, antes de reencarnar-se na vila portuguesa de Sanfins do Douro a 18 de outubro de 1517, naquele

Page 4: REENCARNAÇÕES DE EMMANUEL,O MENSAGEIRO DA LUZ

que iria chamar-se Padre Manoel da Nóbrega, visitou em espírito, o Brasil recém-descoberto; correu o vasto território do Oyapoque ao Chui, do mar as cordilheiras,contemplou as florestas, apiedou se dos indígenas e amou a Terra de Santa Cruz. Prepara-se para a grande missão que Deus lhe reservava. Aos 17 anos, em 1535,ingressou na Universidade de Salamanca- Espanha, e com 21 anos, em 1538 ingressou na Universidade de Coimbra,onde cursou Direito e Filosofia. Em 1549, já ordenado padre entra para a Ordem dos Jesuítas (criada para combater a reforma protestante), vem com Tomé de Souza para o Brasil.Fundação do Colégio de Piratininga.

No romance "Renúncia", anos depois renasce Emmanuel em terra espanhola, onde prossegue em sua missão. É o Padre Damiano, sacerdote esclarecido e dedicado, vigário da igreja de São Vicente, em Ávila, a gloriosa cidade de Santa Teresa de Jesus. Damiano luta, dentro de seu invariável padrão de nobreza e equilíbrio, contra os cruéis mercadores de escravos, com a mesma coragem com que, na personalidade de Nóbrega, no Brasil, defendia os direitos e a liberdade dos indígenas. Sempre a mesma dedicação ao próximo, sereno, mas enérgico, destemido e corajoso. Contraindo implacável moléstia dos pulmões, o velho sacerdote veio a desencarnar em Paris, França.

Page 5: REENCARNAÇÕES DE EMMANUEL,O MENSAGEIRO DA LUZ

O espírito EMMANUEL colaborou na codificação espírita, tendo em 1861 transmitido a mensagem no capítulo XI,número 11 “AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO-O EGOÍSMO”, no Evangelho Segundo o Espiritismo.

Há ainda que se fazer menção da grande obra que o espírito Emmanuel realizou no Brasil como mentor espiritual de Chico Xavier.

ORAÇÃO FINAL:Obrigado senhor por mais esta vitória no senda do bem e na procura da saboria das coisas do espírito. A paz de Deus nos ilumine e nos guie.