redação enem - 2011

8
Tema: Viver em Rede no Século XXI: os limites entre o público e o privado Redação ENEM 2011

Upload: maria-ines-de-souza-vitorino-justino

Post on 14-Jun-2015

4.643 views

Category:

Documents


9 download

TRANSCRIPT

Tema: Viver em Rede no Século XXI:

os limites entre o público e o privado

Redação ENEM 2011

Coletânea de textos:Texto 01: Um fragmento do texto “Liberdade sem fio”, publicado

na revista Galileu. Apresenta a declaração da ONU, tratado a partir de Julho do corrente ano, em que afirma o acesso à rede como um direito fundamental do ser humano.

Texto 02: “A Internet tem ouvidos e memória”, do portal Terra. Ao mesmo tempo em que comemora o crescente número de brasileiros “socializados”, alerta para os riscos inerentes à exposição inconsequente ao que é propagado na rede. Além de, alertar sobre a possível eternização das informações públicas na rede e da possibilidade de se arruinar uma reputação.

Texto 03: A tirinha da série “Quadrinhos dos anos 10”, do cartunista André Dahmer.

A personagem expõem o lado negativo do monitoramento feito através de câmeras de segurança, o que estaria compondo uma verdadeira “sociedade do controle”, propondo uma luta inglória contra esta sociedade.

IntroduçãoApresentar opinião, a partir da análise de uma

situação problema, embasada nos subsídios da coletânea de textos, porém sem copiá-las;

Desenvolver o tema abordando as duas vertentes: o público e o privado;

Reconhecer o caráter definitivo das redes sociais, no cotidiano da sociedade, sobretudo dos jovens, que têm encontrado nessas formas de interação, oportunidades não apenas de ampliar seu círculo de relações, mas também de se mobilizar em torno de causas sociais e políticas, a exemplo das recentes marchas contra a corrupção, idealizadas inicialmente nas redes sociais.

DesenvolvimentoOs candidatos poderiam argumentar sobre:O papel do “Homo Globalis” (homem globalizado)

que utiliza as ferramentas digitais da mídia para revolucionar instituições, mobilizar grupos sociais e alterar ou afirmar comportamentos, crenças, políticas nacionais, como aconteceu no Egito com a derrubada – iniciada através das manifestações no Facebook, do governante Hosni Mubarak;

Analisar a necessidade do Ser Humano de se mostrar em redes sociais, interagindo com outros internautas e, ao mesmo tempo, abdicando de sua privacidade, oferecendo informações particulares para toda a comunidade que acessa a internet.

Refletir sobre até que ponto os internautas, entusiasmados com tais inovações estariam tomando precauções para preservar sua intimidade – poupando-se assim da sanha de indivíduos mal intencionados ou se, em busca da popularidade estariam se expondo sem reservas, alheios aos riscos decorrentes desse comportamento.

ConclusãoApresentação de uma proposta de

conscientização social que respeitasse os direitos humanos:

A importância de elaboração de leis que pudessem abranger a questão, protegendo o cidadão de injúrias e difamações;

Regras de etiquetas para organizar a sociedade na busca da boa convivência, que poderia ser transmitida nas próprias escolas;

Sobre o uso do bom senso, dicernimento e equilíbrio do que seja público e do que seja privado, ora separados por uma linha tênue, quase indistinguível. Refletindo sobre a preservação dos direitos do próximo e na restrição à exposição pessoal excessiva na rede em busca da popularidade.

Promover a coexistência harmoniosa do público e do privado nas redes sociais.

Referências Bibliográficashttp://www.curso-objetivo.br/tvweb/mediavi

deo.html?url=http://tvweb.objetivo.br/videos/TVWEB/Objetivo/Curso/enem/enem2011/BandaLarga/&estreita=111023_Enem_2Dia.wmv&larga=111023_Enem_2Dia.wmv

http://noticias.terra.com.br/educacao/vestibular/noticias/0,,OI5427757-EI17103,00.html