redaÇÃo - ciÊncias da natureza e suas … · ou da fermentação, quando um atleta desmaia após...

36
Série – 2015 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS REDAÇÃO A expressão “Hater” significa “Pessoa que odeia, aquele que desgosta” é um termo muito recorrente na internet e é utilizada por usuários que possuem opiniões diferentes sobre assuntos polêmicos e desferem comentários preconceituosos, ofensivos e que incitam a violência contra pessoas que foram vítimas de algum tipo de violência: física, verbal ou psicológica. Leitor vê incoerência no “CQC Haters”; repórter do programa se explica Áreas de comentários em sites, blogs ou nas redes sociais se tornaram o espaço para disseminação de preconceitos, ofensas, mentiras e muito ódio. Anônimos ou com a cara exposta, os chamados “haters” não têm medo ou vergonha de expor, com violência verbal, o que pensam a respeito de pessoas que nem conhecem ou de situações que não entendem. É com o objetivo de confrontar esses comentaristas que o “CQC”, da Band, tem apresentado um quadro bastante peculiar, chamado “Haters”. O programa busca identificar autores de comentários odiosos e o repórter Lucas Salles tenta entrevistá-los. Nesta terça-feira (28), recebi um e-mail sobre o quadro. O estudante Lucas Lima me escreveu fazendo uma crítica que julguei muito pertinente à atração. Deixando muito claro que é contra os comentários odiosos, ele escreveu o seguinte: “À primeira vista achei simpático o quadro ‘CQC Haters’, porém essa impressão durou pouco. Passei a enxergar o quadro como pouco afeito à liberdade de expressão. Sim, devo admitir que a intenção de surpreender os ‘haters’ em seu pretenso anonimato é interessante, mas há aí um problema que uma fala do repórter Lucas Salles nesta edição explicitou. Ele disse: ‘Você não pode sair por aí dizendo tudo que você pensa, porque o que você pensa pode ser uma merda’. Ora, a liberdade de expressão abrange tudo que não fira a Constituição e as leis. No caso brasileiro, não se pode incorrer em calúnia, injúria e difamação, bem como fazer apologia ao crime, à violência e ao consumo de drogas ilícitas. Não se enquadrando em nenhuma das práticas citadas, todos têm direito de digitar a merda que quiserem. Um programa com pretensões humorísticas e jornalísticas com certeza não deve ser o lugar de julgar opiniões alheias, correndo o risco de assim equiparar-se aos intolerantes haters.” Procurei o repórter Lucas Salles e mostrei a ele o e-mail de seu xará. Antes de ler a resposta que ele me enviou, veja abaixo o quadro que motivou o protesto do estudante:

Upload: vutram

Post on 07-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

3ª Série – 2015

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

REDAÇÃO

A expressão “Hater” significa “Pessoa que odeia, aquele que desgosta” é um termo muito recorrente na internet e é utilizada por usuários que possuem opiniões diferentes sobre assuntos polêmicos e desferem comentários preconceituosos, ofensivos e que incitam a violência contra pessoas que foram vítimas de algum tipo de violência: física, verbal ou psicológica.

Leitor vê incoerência no “CQC Haters”; repórter do programa se explica

Áreas de comentários em sites, blogs ou nas redes sociais se tornaram o espaço para disseminação de preconceitos, ofensas, mentiras e muito ódio. Anônimos ou com a cara exposta, os chamados “haters” não têm medo ou vergonha de expor, com violência verbal, o que pensam a respeito de pessoas que nem conhecem ou de situações que não entendem.

É com o objetivo de confrontar esses comentaristas que o “CQC”, da Band, tem apresentado um quadro bastante peculiar, chamado “Haters”. O programa busca identificar autores de comentários odiosos e o repórter Lucas Salles tenta entrevistá-los.

Nesta terça-feira (28), recebi um e-mail sobre o quadro. O estudante Lucas Lima me escreveu fazendo uma crítica que julguei muito pertinente à atração. Deixando muito claro que é contra os comentários odiosos, ele escreveu o seguinte:

“À primeira vista achei simpático o quadro ‘CQC Haters’, porém essa impressão durou pouco. Passei a enxergar o quadro como pouco afeito à liberdade de expressão. Sim, devo admitir que a intenção de surpreender os ‘haters’ em seu pretenso anonimato é interessante, mas há aí um problema que uma fala do repórter Lucas Salles nesta edição explicitou. Ele disse: ‘Você não pode sair por aí dizendo tudo que você pensa, porque o que você pensa pode ser uma merda’.

Ora, a liberdade de expressão abrange tudo que não fira a Constituição e as leis. No caso brasileiro, não se pode incorrer em calúnia, injúria e difamação, bem como fazer apologia ao crime, à violência e ao consumo de drogas ilícitas. Não se enquadrando em nenhuma das práticas citadas, todos têm direito de digitar a merda que quiserem. Um programa com pretensões humorísticas e jornalísticas com certeza não deve ser o lugar de julgar opiniões alheias, correndo o risco de assim equiparar-se aos intolerantes haters.”

Procurei o repórter Lucas Salles e mostrei a ele o e-mail de seu xará. Antes de ler a resposta que ele me enviou, veja abaixo o quadro que motivou o protesto do estudante:

3ª Série – 2015

2 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Agora, a resposta de Salles:

“Em primeiro lugar, muito obrigado pelo seu ponto de vista! Sua opinião é muito importante para o programa e, principalmente, para mim. De verdade. Irei me explicar agora. Em segundo lugar, confirmo a frase citada por você. Sim, eu a disse e, nesse momento, afirmo que foi um erro. Ela pode ser muito mau interpretada (e foi!). O erro foi meu. Mais de ninguém. Por isso, agora, peço desculpas ‘pessoalmente’ por ela. Gostaria de levantar alguns pontos! Com certeza, eu fui infeliz nesta frase. Mas, o que eu queria dizer, é que antes de falarmos alguma coisa, devemos pensar sobre. Não façam o mesmo que eu fiz ao ‘falar essa frase’. Dei o exemplo da pior forma possível! Porém, a minha frase, na maneira em que foi colocada, não dizia a respeito sobre ninguém, nem sobre nenhum caso e nem refletia nenhum pensamento/sentimento meu (preconceito, ódio, raiva). Minha frase foi colocada como uma ‘dica’. É claro que é um pensamento meu, mas sem nenhum pré conceito. Usei as palavras erradas? Usei. Isso é um erro? É. Por isso, peço desculpas por ela.

O quadro ‘Haters’, do qual eu me orgulho muito em fazer parte, vai atrás de pessoas que disseminam o seu ódio através de comentários maldosos, preconceituosos e mal intencionados. Muitos, inclusive, veem isso como uma ‘profissão’. Ficam horas atrás de um computador, mandando mensagem de ódio para outras pessoas e, às vezes, hackeam a vítima afim de descobrir seu telefone, sua residência, entre outras coisas.

Tem que haver um limite para isso, sim, Lucas. Isso, sem sombra de dúvidas, é uma merda. E olha que eu pensei antes de falar! Mas não acho nenhuma outra palavra melhor que possa resumir a situação chata que é causada pelos haters! E é por isso que criamos este quadro. Primeiro, para entender o que se passa na cabeça de uma pessoa que faz esse tipo de comentário. Segundo, para conversar com o ‘hater’ e saber qual finalidade ele queria atingir com o seu comentário. E terceiro, porque achamos importante criamos uma ‘consciência’ para o nosso público. Onde as pessoas possam ver que, um ‘simples comentário’, faz uma filha chorar, uma mãe sofrer, um amigo ficar irritado…

Queremos mostrar a lei mais simples do universo: toda ação gera reação. E não é por que você está na internet que você está protegido. Estamos atrás deles, custe o que custar.

Mais uma vez, peço desculpas pela má interpretação da frase. Viva a liberdade de expressão!

P.S.: Mas viva também o respeito pelo próximo, né? P.S.2: Não queremos “cagar regra'', tá? É mais para mostrar ao público e criarmos

essa consciência!'' Os meus parabéns aos dois Lucas. É assim, educada e civilizadamente, que se

discute Fonte: http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2015/04/29/

leitor-ve-incoerencia-no-cqc-haters-reporter-do-programa-se-explica/

A partir da leitura da matéria do crítico de televisão Maurício Stycer, do UOL, sobre os “haters”, redija um texto dissertativo sobre “Qual o limite entre emitir uma opinião e criar um comentário ofensivo nas redes sociais?” Apresente uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

3ª Série – 2015

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 3

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS DA NATUREZA SUAS TECNOLOGIAS – Questões de 01 a 30 1)

A duas estruturas observadas na figura são

a) Partes constituintes de uma briófita b) Flores de angiospermas c) Estruturas de condução de seiva de pteridófitas d) Cones reprodutivos de gimnospermas e) Frutos de giminospermas

2) Analise a tabela a seguir:

Os números I, II, III e IV são substituídos adequadamente por

a) hidróxido de amônia, ácido, HClO4 e nitreto de potássio. b) hidróxido de amônio, ácido, HClO e nitrato de potássio. c) óxido de amônia, sal, HClO4 e nitrato de potássio. d) hidróxido de amônio, sal, HClO e nitrito de potássio. e) hidróxido de nitrogênio, sal, HClO4 e nitrito de potássio.

3ª Série – 2015

4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

3) Observe a imagem:

Sobre a flor observada no esquema podemos concluir que a) É uma flor monóclina e o pólen é produzido nos estames. b) Se trata de uma flor típica de gimnospermas. c) É uma flor díclina e que não possui ovário. d) Não poderá formar fruto e nem semente. e) O carpelo é a estrutura reprodutora masculina.

4) Num laboratório de Física, um professor sugeriu aos alunos que montassem um

circuito elétrico, que pudesse funcionar de forma plena e eficiente. Para isso disponibilizou os seguintes elementos:

Com as lâmpadas ligadas em série e desprezando-se as resistências do fio e da bateria, é correto afirmar que o circuito apresentado pelos alunos é percorrido por uma corrente de

a) 3A, tem resistência equivalente igual a 8 e possui 4 lâmpadas.

b) 4A, tem resistência equivalente igual a 12 e possui 3 lâmpadas.

c) 3A, tem resistência equivalente igual a 4 e possui 4 lâmpadas. d) 3A, apresenta potência total igual a 9W e possui 4 W Lâmpadas. e) 4A, apresenta potência total igual a 36W e possui 3 W lâmpadas.

3ª Série – 2015

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 5

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

5) O corte histológico do tronco observado na figura nos permite concluir que

a) O tecido 1 se refere ao súber , tecido de revestimento e proteção do vegetal, constituído por células mortas.

b) O tecido 2 é o feloderma, originado pela diferenciação das células do tecido meristemático cambio.

c) O tecido 3 é o floema, constituído por células mortas e responsável pela condução da seiva elaborada.

d) O tecido 4 é o xilema funcional denominado alburno e constituído por células vivas e clorofiladas

e) O cerne é a parte mais interna do caule e serve para condução da seiva elaborada e sustentação do vegetal.

6) Dois objetos A e B de mesma massa e mesma temperatura inicial recebem de

uma fonte térmica quantidades iguais de calor. Como consequência, percebe-se que o objeto A sofre uma menor variação de temperatura em relação ao objeto B. Considerando esse fato, é correto afirmar que o objeto A possui: a) capacidade térmica menor que o objeto B b) densidade maior que o objeto B c) densidade menor que o objeto B. d) calor específico maior que o objeto b e) calor específico menor que o objeto B

3ª Série – 2015

6 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

7) As substâncias representadas a seguir são classificadas como umectantes, sendo utilizadas para evitar a perda de umidade do alimento.

Baseando-se nessas informações, é correto afirmar que

a) o caráter umectante está ligado à possiblidade de formarem ligações de

hidrogênio com água. b) a perda de umidade do alimento é melhor explicada pela ausência de

umidade no ar atmosférico. c) esses compostos agem como umectante por apresentarem o átomo de

carbono na sua estrutura. d) o lactato de sódio apresenta maior número de ligações de hidrogênio com

a água. e) O propileno glicol deve ser a substância mais solúvel em água.

8) Se as células musculares podem obter energia por meio da respiração aeróbica

ou da fermentação, quando um atleta desmaia após uma corrida de 1000 m, por falta de oxigenação adequada de seu cérebro, o gás oxigênio que chega aos músculos também não é suficiente para suprir as necessidades respiratórias das fibras musculares, que passam a acumular a) glicose. b) ácido acético. c) ácido lático. d) gás carbônico. e) álcool etílico.

3ª Série – 2015

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 7

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

9) Sopa de Legumes

http://gshow.globo.com/receitas

Ingredientes:

Sopa de Legumes

4 Batatas

3 Cenoras

2 Cebolas

2 Tomates

1 Pimentao

2 Colheres de margarinas

Macarrao e Sal

modo de preparo

Corta os pedaços dos legumes em uma panela de preçao,depois coloca duas colheres de margarina com a pitada de sal,refoga.

Coloca a agua ate cobrir os legumes,deixa cozinhar por 15 minutos.

Em outro recipiente corta em pedaços pequenos o macarrao,e cozinha a parte.

Os legumes depois de cozinhado bate eles no liquidificador,coloca na panela com o macarrao cozinhado! esta pronta pra servir!!

Sobre os órgãos vegetais usados na receita acima sabemos que

a) Foi usado uma raiz do tipo tubérculo, sendo representado pela batata. b) Usou-se dois frutos do tipo drupa, o pimentão e o tomate. c) Não foi usado nenhum tipo de raiz, uma vez que a cenoura é um caule. d) Apesar do titulo da sopa, não foi usado nenhum tipo de legume biológico e) Usou-se uma tipo de folha denominada bráctea, representado pela cebola.

3ª Série – 2015

8 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

10) (Mackenzie-SP) Uma vez no citoplasma, a glicose participará do processo de respiração celular, resultando, no final, gás carbônico, água e liberação de energia sob a forma de ATP. Essa transformação ocorre primeiramente no citoplasma e posteriormente no interior de uma organela citoplasmática. O nome da organela e a seqüência completa dos acontecimentos, incluindo o que ocorre no citoplasma, correspondem à: a) ribossomo, ciclo de Krebs, cadeia respiratória, glicólise b) complexo de Golgi, cadeia respiratória, ciclo de Krebs, glicólise. c) mitocôndria, glicólise, ciclo de Krebs, cadeia respiratória. d) lisossomo, glicólise, cadeia respiratória, ciclo de Krebs. e) ribossomo, glicólise, fermentação, ciclo de Krebs.

11) Na figura seguinte, ao fechar a chave (C):

O ímã suspenso diante da espira será: a) atraído pela espira. b) repelido pela espira. c) oscilará para a frente e para trás. d) ficará em repouso. e) será atraído e repelido respectivamente

3ª Série – 2015

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 9

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

12) Duas mudas obtidas de uma mesma planta aquática (Plantas I e II), foram mergulhadas em água, em frascos separados, nas condições abaixo esquematizadas:

Os frascos foram igualmente iluminados e o O2 liberado pelas plantas durante a fotossíntese foi analisado através de processos convenientes. Podemos determinar que o O2 liberado pelas plantas I e II corresponde, respectivamente, aos isótopos:

O2 liberado pela planta I O2 liberado pela planta II a) 16 16 b) 16 18 c) 18 16 d) 18 18 e) 16 16 e 18

13) (PUC-SP) Considere a quantidade normal de DNA do núcleo de uma célula da

mucosa do intestino delgado humano igual a 2C.

A partir dessa informação, pode-se prever que

a) essa mesma quantidade seja encontrada no núcleo de um linfócito normal. b) essa mesma quantidade seja encontrada no núcleo de um espermatozóide

normal. c) uma quantidade igual a C seja encontrada no núcleo de um neurônio

normal. d) uma quantidade igual a C/2 seja encontrada no núcleo de um óvulo normal. e) uma quantidade igual a 4C seja encontrada no núcleo de um blastômero.

14) Um bloco de 10 kg está preso no teto de um elevador por meio de um cabo que

suporta uma tensão máxima de 150 N. Quando o elevador começa a subir, o cabo se rompe ao atingir a tensão máxima. Considerando g = 10 m/s², e CORRETO afirmar que, no momento da ruptura do cabo, a aceleração do elevador e:

a) 1 m/s² b) 2 m/s² c) 3 m/s² d) 4 m/s² e) 5 m/s²

3ª Série – 2015

10 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

15) A fotomicrografia apresentada é de um tecido que tem as seguintes características: controle voluntário, presença de células multinucleadas, condrioma desenvolvido, alto gasto energético, riqueza de microfilamentos.

HAM, Arthur W. Histologia. RJ: Guanabara Koogan. 1977.

Podemos afirmar que se trata do tecido:

a) Muscular estriado b) Epitelial c) Conjuntivo propriamente dito d) Adiposo e) Osseo

16) O estômago produz o suco gástrico de caráter ácido para digerir os alimentos ingeridos pelo individuo, porém em alguns casos, tais como doença ou stress, há uma produção excessiva de suco podendo causar a gastrite ou úlcera. Em casos de produção excessiva, além de uma mudança na dieta alimentar o médico poderá indicar uma medicação de caráter básico, tendo como produto da ingestão do medicamento um

a) ácido e base. b) óxido neutro e água. c) sal e óxido neutro. d) sal e água. e) óxido ácido e óxido básico.

3ª Série – 2015

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 11

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

17) A semelhança entre as substâncias em relação à sua polaridade é fator determinante para dizer se a mistura será homogênea ou heterogênea. É comum resumirmos este conceito da seguinte forma:

SEMELHANTE DISSOLVE SEMELHANTE.

Sabemos que o álcool de cozinha (etanol ou álcool etílico) é solúvel em água (polar) e solúvel em gasolina (apolar). Este fato pode ser explicado da seguinte forma:

a) O álcool muda a sua polaridade de acordo com o meio em que ele está

presente, podendo ser polar e apolar de acordo com o meio. b) As moléculas do etanol apresentam uma parte polar e outra apolar, isso

permite que ele seja solúvel tanto na água quanto na gasolina. c) Devido a sua estrutura, o etanol não é polar nem apolar, dessa forma ele

pode ser dissolvido em qualquer meio. d) A parte polar do álcool anula a sua parte apolar, por esse motivo ele pode

ser dissolvido em qualquer meio. e) O álcool, por sua natureza bipolar, é capaz de se dissolver em qualquer

solvente, seja ele polar ou apolar.

18) Os CFC´s são um conjunto de compostos que eram usados como gás em

aerossóis, geladeiras e ar condicionado, que podem destruir de forma significativa a camada de ozônio. Um de seus compostos é o CCl2F2. Assim como os CFC´s, o tetracloreto de carbono, solvente clorado usado para tirar manchas de batom de fórmula CCl4, é nocivo à camada de ozônio.

Considerando a configuração espacial de cada uma das moléculas dos compostos citados no texto, assinale a alternativa correta:

a) Os dois compostos são solúveis em água por serem polares. b) A geometria das duas moléculas é tetraédrica. c) A evaporação e subsequente combustão desses compostos fazem com

que sejam rompidas respectivamente as ligações de Van der Walls e iônica. d) O tetracloreto de carbono é apolar, e por isso possui alto ponto de ebulição. e) O CCl2F2 apresenta ligações de hidrogênio, quando no estado líquido.

3ª Série – 2015

12 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

19) Veja a seguir a reação que representa o acumulador de chumbo, uma das baterias mais utilizadas principalmente para o fornecimento de energia em veículos automotores.

O sentido direto da equação representa o processo de descarga, e o inverso, a recarga. Baseando-se no exposto acima, pode-se afirmar corretamente: a) O PbO2 é o agente redutor no processo de descarga. b) O chumbo metálico (Pb) é oxidado a Pb2+ c) O ácido sulfúrico é o agente redutor no processo de carga. d) A acidez da solução aumenta no sentido direto. e) O número de oxidação do chumbo no PbO2 é igual a +2.

20) Segundo o texto: “O lixo toma conta do mundo” de Axé Silva, o Brasil apresenta

amplo destaque no reaproveitamento das latinhas de alumínio. Cerca de 98% delas são recicladas. Esta significativa reutilização se deve ao fato de:

I. Ser economicamente viável, pois o custo da reciclagem é mais barato que a fabricação de uma nova lata.

II. O alumínio é obtido pela bauxita que para ser transformada consome uma enorme quantidade de energia tornando o processo caro.

III. A obtenção da bauxita é um processo que degrada o meio ambiente, então é mais interessante reutilizar o alumínio que já foi extraído da bauxita.

Dentre as explicações apresentadas:

a) Apenas I é correta. b) Apenas II é correta. c) Apenas III é correta. d) Apenas I e II são corretas. e) I, II e III são corretas.

3ª Série – 2015

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 13

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

21) Em muitas localidades brasileiras, especialmente em Minas Gerais, permanece o hábito de chamar as moedas de “pratinha” – resquício do tempo em que o metal era utilizado para cunhar as moedas do país. Algo semelhante ocorre no idioma francês, em que a palavra argent, “prata”, significa dinheiro. Já na Argentina – nome que deriva do latim argentum –, a palavra plata é usada cotidianamente para designar dinheiro. Platudo é, por consequência, um

indivíduo endinheirado. A mesma analogia ao material de que é feito o dinheiro está presente nas palavras “cobre” e “níquel”, muitas vezes utilizadas como sinônimo de moeda. O quadro a seguir apresenta os potenciais de redução para estes três elementos metálicos.

Elemento Semi-equação de redução Potencial de redução Eº (V)

Níquel Ni2+ + 2 e- Ni - 0,25

Cobre Cu2+ + 2 e- Cu + 0,34

Prata Ag+ + e- Ag + 0,80

A respeito destes três elementos metálicos e sobre a possibilidade de utilização dos mesmos na cunhagem de moedas, assinale a alternativa CORRETA.

a) Moedas cunhadas com níquel são mais suscetíveis à redução. b) As moedas feitas de cobre são mais nobres que as moedas feitas de prata. c) Moedas feitas com prata têm uma menor capacidade de sofrer oxidação. d) Uma moeda de cobre colocada numa solução ácida sofrerá corrosão. e) Uma moeda de níquel, em contato com uma moeda de prata, sofre

corrosão. 22) Eletrólise é todo processo químico não espontâneo provocado por corrente

elétrica. Substâncias iônicas possuem a capacidade de conduzir corrente elétrica quando estão em soluções aquosas ou quando estão fundidas. A eletrólise provém dessa propriedade iônica, ou seja, é um processo que se baseia na descarga de íons, onde ocorre uma perda de carga por parte de cátions e ânions. A eletrólise é uma transformação artificial, pois é provocada por um gerador, mas tem uma enorme importância prática. Ela tem grande utilização em indústrias, na produção de muitas substâncias, dentre elas metais alcalinos, alcalino-terrosos, gás hidrogênio e gás cloro. A eletrólise é um processo útil na obtenção de vários elementos químicos. Analise cada processo descrito a seguir e assinale a alternativa que apresenta uma aplicação possível da eletrólise. a) Obtenção de cálcio metálico por eletrólise aquosa de CaCl2. b) Obtenção de sódio metálico e gás cloro por eletrólise aquosa de NaCl. c) Formação de gás hidrogênio na eletrólise ígnea de FeCl3. d) Obtenção de alumínio metálico por eletrólise aquosa de Al2(SO4)3. e) Produção de oxigênio gasoso por eletrólise aquosa de H2SO4.

3ª Série – 2015

14 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

23) Leia o texto a seguir.

O Cavalo-vapor

Quando as primeiras máquinas a vapor foram construídas era inevitável compará-Ias à potência dos cavalos, pois a tração animal era a principal forma de facilitar o trabalho. James Watt, um dos pioneiros no desenvolvimento das máquinas a vapor, estabeleceu o horse-power (HP) como medida de potência. Mais tarde, usando-se unidades do sistema decimal, verificou-se que um cavalo adulto e forte era capaz de elevar uma carga de 75kg a uma altura de 1 metro em 1 segundo. Assim, foi possível definir uma nova unidade, o cavalo-vapor (cv).

(Ciências no Século XXI: 9°ano/Iris Stern - Atual Editora)

Considerando g = 9,8 m/s2, pode-se dizer que a potência de uma máquina de 2 cv, medida em unidades do Sistema Internacional, é de, aproximadamente,

a) 735 b) 746 c) 1119 d) 1470 e) 1790

24) A figura abaixo representa as trajetórias de duas partículas, A positiva e B negativa, na presença de um campo de indução magnético uniforme.

Pelas trajetórias dessas partículas podemos concluir que esse campo se orienta:

a) da esquerda para a direita, no plano da figura. b) da direita para a esquerda, no plano da figura. c) perpendicularmente ao plano da figura e penetrando no papel. d) perpendicularmente ao plano da figura e apontando para o leitor. e) de cima para baixo, no plano da figura.

3ª Série – 2015

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 15

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

25) Uma fonte térmica de Calor tem uma potência constante de 30 cal/min. Tomemos um corpo de massa de 100 g que absorve a energia transmitida pela fonte e sua temperatura sofre alteração de acordo com a tabela abaixo.

"O calor especifico de uma substância corresponde à quantidade de calor que cada unidade de massa deve trocar, para que a sua temperatura varie de uma unidade (um grau)."

Com base nos dados apresentados que alternativa indica o calor especifico da substância que constitui o corpo. a) 0,2 cal/g ºC. b) 0,3 cal/g ºC. c) 0,6 cal/g ºC. d) 0,8 cal/g ºC. e) 1,0 cal/g ºC.

26) Três lâmpadas idênticas estão conectadas em um circuito representado na

figura.

Sabendo que os brilhos das lâmpadas são proporcionais às potências dissipadas por elas, assinale a opção que representa a relação entre os brilhos, B1 e B2, das lâmpadas 1 e 2. a) B1 = 2B2 b) B1 = 4B2 c) B1 = B2/2 d) B1 = B2/4 e) B1 = 3B2

3ª Série – 2015

16 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

27) O juiz-forano Sr. Magela tem uma casa de praia em Cabo Frio onde, por motivos de segurança, mantém uma lâmpada de 100W acionada por uma chave do tipo fotocélula, que liga a lâmpada quando escurece. O Sr. Magela observa que a fotocélula liga a lâmpada às 19 horas e a desliga às 5 horas. O custo de energia elétrica para um consumidor residencial é de, aproximadamente, R$0,60 por kWh. Quanto custa manter acesa a lâmpada da casa de praia do Sr. Magela, por um período de trinta dias? a) R$ 24,00 b) R$ 38,00 c) R$ 18,00 d) R$ 16,00 e) R$ 12,00

28) Observe a charge

As profilaxias apontadas na imagem referem-se a uma parasitose humana causada por um nematelminto. Essa verminose seria

a) Elefantíase, causada pelo verme Wuchereria bancrofti b) Ascaridíase, causada pelo verme Ascaris lumbricoides. c) Enterobiose, causada pelo verme Enterobius vermicularis d) Ancilostomose, causada pelo verme Ancylostoma duodenale e) Esquistossomose, causada pelo verme Schistosoma mansoni

3ª Série – 2015

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 17

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

29) Uma indústria precisa estocar algumas substâncias e para isso dispõe dos tanques I, II, III, IV e V.

Dados os potenciais padrão de redução de alguns metais:

2H+ + 2e- H2(g) E°= 0,0

Zn2+(aq)

+ 2e- Zn(s) E°= – 0,76

Ni2+ (aq)

+ 2e- Ni(s) E°= – 0,25

Fe2+ (aq)

+ 2e- Fe(s) E°= – 0,44

Pb2+ (aq)

+ 2e- Pb(s) E°= – 0,13

Cu2+(aq)

+ 2e- Cu(s) E°= + 0,34 Tanque I : construído de ferro Tanque II: construído de cobre Tanque III: construído de níquel Tanque IV : construído de chumbo Tanque V: construído de zinco

Considerando os potenciais padrão de redução pode-se AFIRMAR que:

a) O tanque V pode ser usado para estocar ácido nítrico. b) O tanque II pode ser usado para estocar uma solução de Fe2+. c) O tanque IV pode ser usado para estocar uma solução de Cu2+. d) O tanque III pode ser usado para estocar uma solução de Pb2+. e) O tanque I pode ser usado para estocar uma solução de Ni2+.

30) A figura abaixo mostra uma vista de lado de um trecho de uma montanha russa.

Um vagão é colocado em Q e solto para deslocar-se para a direita. Desprezam-se as forças de atrito.

Podemos afirmar que: a) sua energia potencial em Q. é maior que a cinética em R. b) sua energia cinética R é menor do que em S. c) sua energia mecânica ao longo da trajetória QRS é zero d) sua energia mecânica ao longo da trajetória QRS é constante. e) Sua energia cinética em Q é maior que em R.

3ª Série – 2015

18 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

3ª Série – 2015

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 19

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS – Questões de 31 a 60

31) Observe o gráfico.

As informações estatísticas sobre o aumento da população mundial, apresentada no gráfico, sugerem que

a) o tempo de aumento da população mundial, para cada bilhão somado ao

total já existente, sempre reduziu, desde o século XIX. b) o crescimento da população mundial vem desacelerando no século XXI,

ampliando a distância temporal na aquisição de um novo bilhão. c) a população mundial estagnou o seu crescimento, fruto da maciça redução

das taxas de natalidade e de mortalidade em todos os países. d) o aumento do crescimento vegetativo mundial se reflete no aumento de

tempo de crescimento de cada bilhão de habitantes, a partir de 2000. e) a enorme mortalidade da população mundial tem reduzido o montante total

de habitantes do planeta, demonstrado pela queda nos números desde 1960.

3ª Série – 2015

20 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

32) Vegetação tropófila é uma vegetação adaptada a variações de umidade, segundo a estação, seca ou chuvosa. Muitas plantas tropófilas tem características caducifólias, ou seja, plantas que perdem as folhas em estações secas.

Associe o texto à imagem que corresponde à vegetação tropófila.

a)

b)

c)

d)

e) c

)

3ª Série – 2015

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 21

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

33) Por que falta água na Cantareira

Em meio a tantas notícias ruins, como queda da Bolsa, falta de água, falta de luz, eis que das serras de Minas Gerias surgem notícias razoavelmente boas. A água voltou a brotar nas nascentes no alto da serra da Mantiqueira, nos municípios que alimentam o rio Jaguari, principal fornecedor de água para a Cantareira.

O problema é que ainda não tem volume nem força para percorrer 100 quilômetros e encher os reservatórios do Sistema Cantareira em Bragança Paulista e Joanópolis, em São Paulo. Mas é a natureza nos indicando que se preservarmos ela reage.

(http://economia.estadao.com.br/blogs/retratos-da-economia/por-que-falta-agua-na-cantareira/)

O indício de que “a natureza reage” pode ser melhor compreendido na alternativa

a) A transposição de águas do Rio São Francisco desencadeou o processo

de esgotamento das bacias do Sudeste do país, escasseando as águas em São Paulo.

b) A construção de muitas Usinas Hidrelétricas, com represamento de águas para gerar energia, levou à obstrução dos rios que lançavam águas no Sistema Cantareira.

c) O clima no Sudeste do país foi alterado há muitos anos, não sendo mais o Tropical de altitude na região das nascentes, passando a ter um período de vazante mais prolongado.

d) Os rios de Minas Gerais abastecem o estado de São Paulo, mas o cultivo de soja tomou conta das áreas de nascentes dos rios mineiros, secando rios e o clima.

e) É necessário recuperar a vegetação nas áreas de nascentes e cursos d’água ao invés de apenas fazer obras de engenharia para estocar e distribuir águas.

3ª Série – 2015

22 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

34) Chuvas de monção deixam cerca de 150 mortos no norte da Índia

O exército da Índia resgatou milhares de pessoas no norte do país, região que foi arrasada por uma chuva de monção que causou a morte de quase 150 pessoas e deixou outras 500 desaparecidas.

Após o cessar das chuvas, até 68% mais fortes que o habitual para esta época do ano, e a melhora das condições meteorológicas, os militares conseguiram salvar cerca de 5 mil pessoas somente no estado de Uttarakhand, o mais afetado, com 102 mortes, informou o canal local "NDTV".

De acordo com as autoridades locais, as mortes estão relacionadas principalmente aos desabamentos das casas - umas 160 -, aos deslizamentos de terras e à queda de 21 pontes, além das enchentes registradas na região.

Segundo fontes citadas pela imprensa, as autoridades acreditam que ao menos 500 pessoas permanecem em paradeiro desconhecido, entre elas 45 policiais. Como a maioria dos desaparecidos foi arrastada pelas águas, o número de mortos ainda deve aumentar após a redução dos níveis dos rios da região.

(http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/chuvas-de-moncao-deixam-cerca de-150-mortos-no-norte-da-india)

As monções resultam do deslocamento do ar em função da diferença de pressão atmosférica. As chuvas que provocam tantos estragos e mortes tem origem na chegada de grande volume de nuvens que vem

a) do centro de alta pressão, que fica ao sul do equador, quando é inverno no

hemisfério sul e verão no norte, como mostra a imagem 2. b) do centro de baixa pressão, que fica ao sul do equador, quando é verão no

hemisfério sul e inverno no norte, como mostra a imagem 2. c) do centro de alta pressão, que fica ao norte do equador, quando é inverno

no hemisfério sul e verão no norte, como mostra a imagem 1. d) do centro de baixa pressão, que fica ao norte do equador, quando é verão

no hemisfério sul e inverno no norte, como mostra a imagem 1. e) do centro de alta pressão, que fica ao sul do equador, quando é verão no

hemisfério norte e inverno no sul, como mostra a imagem 1.

3ª Série – 2015

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 23

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

35) Tirinhas do Armandinho.

A tirinha pode ser associada à seguinte manchete jornalística

a) Crianças ajudam no replantio de árvores nativas, mostrando que ainda há esperança de preservação de nossos biomas, que estão severamente ameaçados por longos anos de exploração desordenada.

b) Empresas que investiram em desmatamentos no passado, agora são incitadas a contribuir para o Plano de Reflorestamento Nacional, que tem por objetivo restaurar áreas degradadas da caatinga, no semiárido nordestino.

c) A atividade pastoril do sul do Rio Grande do Sul tem levado à arenização desta região, conduzindo famílias de trabalhadores rurais ao desemprego e ao abandono destas áreas em busca de empregos nas cidades da região.

d) A Câmara dos Deputados aprovou o novo Código Florestal, que permite a exploração das áreas de preservação permanente (APP’s) ocupadas com atividades agrossilvipastoris, mas ONG’s (Organizações Não Governamentais) ligadas ao meio ambiente prometem lutar contra esta votação.

e) O crescimento do número de cidades e do tamanho das cidades já existentes no Brasil, tem levado à redução das áreas verdes do entorno das cidades, dos Parques e jardins, além da retirada de árvores que margeavam ruas e avenidas, levando a uma paisagem rude e sem vida.

36) Diz-se da planta que só vegeta em lugares úmidos e que se caracteriza por

grandes folhas delgadas, moles, adaptada à grande umidade. As raízes desses vegetais são pequenas e as suas folhas são grandes para facilitar a transpiração. Estas plantas sobrevivem bem com as cheias e as vazantes nas margens de rios.

O texto se refere à característica vegetal das

a) xerófitas, típicas do Pantanal. b) higrófitas, típicas da Mata de Igapó. c) heliófitas, típicas do Semiárido. d) halófitas, típicas dos Pampas. e) ombrófitas, típicas dos Mangues.

3ª Série – 2015

24 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

37) Climogramas

Climograma 1 Climograma 2

Os climogramas 1 e 2 se referem, respectivamente, aos climas

a) subtropical e tropical de altitude. b) tropical de altitude e tropical úmido. c) tropical litorâneo e tropical semiárido. d) tropical semiárido e tropical litorâneo. e) equatorial e tropical semiúmido.

38) Aquarela Brasileira - Martinho da Vila

Vejam essa maravilha de cenário: [...] Caminhando pelas cercanias do Amazonas Conheci vastos seringais. [...] Caminhando ainda um pouco mais Deparei com lindos coqueirais. Estava no Ceará, terra de irapuã, De Iracema e Tupã [...] Feitiço de garoa pela serra! São Paulo engrandece a nossa terra! Do leste, por todo o Centro-Oeste, Tudo é belo e tem lindo matiz. [...] Brasil, essas nossas verdes matas, Cachoeiras e cascatas de colorido sutil E este lindo céu azul de anil Emoldura em aquarela o meu Brasil.

3ª Série – 2015

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 25

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Sobre as paisagens descritas na música de Martinho da vila, é CORRETO dizer

que

a) os seringais fazem parte da vegetação conhecida como Mata das Araucárias.

b) os coqueirais, do Ceará, fazem parte da vegetação da Mata dos Cocais. c) a garoa que ocorre em São Paulo se dá em função do frio subtropical deste

estado. d) as verdes matas ocupam o pantanal sul-mato-grossense, formando a Mata

Atlântica. e) o lindo matiz de cores de leste a oeste se dá em função da vegetação

decídua Amazônica. 39)

O tipo de chuva e seu local de ocorrência predominante é

a) chuva frontal, na Amazônia brasileira. b) chuva convectiva, na faixa de clima subtropical. c) chuva de frente, na porção interiorana do nordeste. d) chuva de verão, na região da planície pantaneira. e) chuva orográfica, na fachada litorânea do país.

3ª Série – 2015

26 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

40) Leia o texto a seguir. A questão da paisagem

Caroline Jabour de França e Dino Rodrigues Santos

O equilíbrio entre a conservação e o desenvolvimento do território constitui uma pré-condição para a prática do planejamento urbano. A modalidade de relação entre os valores naturais e antrópicos nas realidades locais constitui a chave de leitura de configuração da tipologia urbana atual e da prática de vida, seja de trabalho, seja de suas relações internas e externas. No âmbito do debate relativo ao meio ambiente natural e ao desenvolvimento sustentável, surge um argumento de grande interesse; ainda pouco conhecido no Brasil, mas já bastante estudado nos Estados Unidos e na Europa: trata-se da questão relativa à paisagem natural e antrópica. [...] A Convenção Europeia sobre a Paisagem, realizada em outubro de 2000, define o termo “paisagem” segundo o entendimento por parte da população. Esse ângulo de visão sofre a influência das ações de fatores naturais e/ou humanos e da relação entre eles. Tal acordo definiu, também, a formulação, por parte das autoridades públicas competentes, de princípios gerais, de estratégias e de orientações que permitam a adoção de medidas específicas com o objetivo de proteger, gerenciar e planejar a paisagem. As políticas específicas aplicam-se a todo um território e tratam os espaços naturais, rurais, urbanos e as suas periferias. Compreende a paisagem terrestre, os lagos, os rios e os mares. Considera as paisagens excepcionais e as paisagens da vida cotidiana.

(http://www.vitruvius.com.br/minhacidade/mc124/mc124.asp)

Ao transformar uma paisagem natural, a ação antrópica normalmente modifica, em primeiro lugar, o (a):

a) solo. b) relevo. c) climas. d) vegetação. e) hidrografia.

3ª Série – 2015

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 27

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

41) Leia a seguinte notícia:

“Morte de pentaplégico revive questão de eutanásia na Europa.

Através de um dispositivo acoplado que lhe permitia escrever no computador, Jorge já havia manifestado o desejo de morrer.”

(Estadão.com.br, Ciência e Meio Ambiente, 9 de maio de 2006)

Em termos éticos, a discussão que cerca o tema da eutanásia leva em conta o livre-arbítrio do indivíduo.

Das alternativas abaixo, qual melhor define a noção de livre-arbítrio?

a) É a inexistência da liberdade, pois o homem é sempre determinado, seja

por sua natureza biológica, seja por sua natureza histórico-social. b) É a capacidade que todo homem possui de abrir mão de suas escolhas e

de sua liberdade em nome de outro indivíduo, responsável por ele. c) É a característica do ser, cuja causa de sua ação é externa, ou seja, reside

em outro. d) É a capacidade do indivíduo de autodeterminar-se, podendo escolher

livremente, a despeito dos fatores sociais e subjetivos que atuam sobre ele. e) É a associação de um grupo de homens, tendo em vista o bem comum.

42) Panayiotis Zavos “quebrou” o último tabu da clonagem humana – transferiu

embriões para o útero de mulheres, que os gerariam. Esse procedimento é crime em inúmeros países. Aparentemente, o médico possuía um laboratório secreto, no qual fazia seus experimentos. “Não tenho nenhuma dúvida de que uma criança clonada irá aparecer em breve. Posso não ser eu o médico que irá criá-la, mas vai acontecer”, declarou Zavos. “Se nos esforçarmos, podemos ter um bebê clonado daqui a um ano, ou dois, mas não sei se é o caso. Não sofremos pressão para entregar um bebê clonado ao mundo. Sofremos pressão para entregar um bebê clonado saudável ao mundo.”

CONNOR, S. Disponível em: www.independent.co.uk. Acesso em: 14 ago. 2012 (adaptado).

A clonagem humana é um importante assunto de reflexão no campo da bioética que, entre outras questões, dedica-se a

a) refletir sobre as relações entre o conhecimento da vida e os valores éticos

do homem. b) legitimar o predomínio da espécie humana sobre as demais espécies

animais no planeta. c) relativizar, no caso da clonagem humana, o uso dos valores de certo e

errado, de bem e mal. d) legalizar, pelo uso das técnicas de clonagem, os processos de reprodução

humana e animal. e) fundamentar técnica e economicamente as pesquisas sobre células-tronco

para uso em seres humanos.

3ª Série – 2015

28 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

43) (UFSM) "Se quero ser levado a sério quando peço a alguém para fazer alguma coisa importante para mim, não posso fazer isso privilegiando meus interesses em relação aos dele. A essência dessa ideia - que poderíamos definir como ‘intercâmbio das perspectivas’ - está presente nas mais relevantes filosofias morais da história." A atitude requerida pelo autor dessa passagem é

a) altruísta. b) egoísta. c) igualitária. d) benevolente. e) caridosa.

44) “É sempre à história e aos exemplos concretos que Maquiavel recorre para falar

da política. Para atingirmos um determinado fim, devemos ver o que fizeram os homens bem-sucedidos em circunstâncias semelhantes. Não há nisso, porém, nenhuma garantia de obtermos sucesso, pois as circunstâncias nunca são as mesmas. Para agir bem, é preciso estar atento a cada detalhe da situação concreta em que a ação se inscreve. O conhecimento da história serve para isso, isto é, para ajudar na compreensão dessa situação, e não para que dele se retirem regras imutáveis e perfeitas para a ação.”

Fonte: LIMONGI, M. I. “Maquiavel.” In: Seis filósofos na sala de aula.

São Paulo: Berlendis & Vertecchia Editores, 2006, p. 72. (Adaptado)

Para Maquiavel, a ação política de um governante deve se basear em

a) conceitos universais destacados dos fatos. b) princípios abstraídos do espaço e do tempo. c) observações vinculadas às situações concretas. d) perspectivas abstratas sobre os seres humanos. e) observações vinculadas às situações abstratas.

3ª Série – 2015

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 29

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

45) Recentemente, aconteceram no Brasil diversas marchas e manifestações de protesto em favor de mudanças em setores e em serviços prestados especialmente pela máquina pública de governo. Grande parte dos manifestantes protestou de maneira pacífica, inclusive levando filhos às marchas. Algumas lideranças, inspiradas no Anarquismo, usaram violência, enfrentaram a polícia e causaram várias depredações em bancos, lojas, veículos, etc. Dentre as principais ideias clássicas do Anarquismo, está a) o fim da autoridade do Estado e da propriedade privada. b) a instauração de uma república anarquista, apenas com um presidente e

sem leis. c) a criação de uma ditadura do proletariado, dirigida por representações

políticas. d) a instauração de uma coletividade socialista, baseada em valores cristãos

e solidários. e) a implantação de um regime coletivista, igualitário e estamental.

46) Existe uma cultura política que domina o sistema e é fundamental para entender

o conservadorismo brasileiro. Há um argumento, partilhado pela direita e pela esquerda, de que a sociedade brasileira é conservadora. Isso legitimou o conservadorismo do sistema político: existiriam limites para transformar o país, porque a sociedade é conservadora, não aceita mudanças bruscas. Isso justifica o caráter vagaroso da redemocratização e da redistribuição da renda. Mas não é assim. A sociedade é muito mais avançada que o sistema político. Ele se mantém porque consegue convencer a sociedade de que é a expressão dela, de seu conservadorismo.

NOBRE, M. Dois ismos que nao rimam. Disponível em: www.unicamp.br. Acesso em: 28 mar. 2014 (adaptado).

A característica do sistema político brasileiro, ressaltada no texto, obtém sua legitimidade da

a) dispersão regional do poder econômico, b) polarização acentuada da disputa partidária. c) orientação radical dos movimentos populares. d) condução eficiente das ações administrativas. e) sustentação ideológica das desigualdades existentes.

3ª Série – 2015

30 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

47) Analise e responda:

ROTAS DE AVIÕES RECRIAM MAPA DO MUNDO

vegakosmonaut.blogspot.com.br, 11/06/2013

Um consultor canadense, Michael Markieta, desenvolveu um sistema de visualização das rotas de tráfego aéreo ao redor do globo que recria o mapa-múndi, como mostra a imagem. Atualmente, há 58 mil rotas aéreas cruzando os céus nos cinco continentes. Na imagem revelada por Markieta, não causa surpresa o fato de que os pontos mais densos aparecem em áreas onde muitas rotas seguem o mesmo trajeto e têm como destino as maiores cidades do mundo.

Adaptado de vegakosmonaut.blogspot.com.br, 11/06/2013.

Nessa representação das rotas do transporte aéreo comercial, o mapa ilustra a seguinte mudança na geopolítica internacional contemporânea:

a) aculturação de áreas periféricas b) metropolização de regiões rurais c) globalização de países desenvolvidos d) conurbação de aglomerações populacionais e) Fluxo de capitais

48) (UNESP-2015)

Texto 1

O livro Cultura do narcisismo, escrito por Christopher Lasch em 1979, é um clássico. O texto de Lasch mostra como o que era diagnosticado como patologia narcísica ou limítrofe nos anos 50 torna-se uma espécie de “normalidade compulsória” depois de duas décadas. Para que alguém seja considerado “bem-sucedido”, é trivialmente esperado que manipule sua própria imagem como se fosse um personagem, com a consequente perda do sentimento de autenticidade.

(Christian Dunker. “A cultura da indiferença”. www.mentecerebro.com.br. Adaptado.)

3ª Série – 2015

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 31

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Texto 2

Zigmunt Bauman: Afastar-se da percepção de mundo consumista e do tipo de atitude individualista contra o mundo e as pessoas não é uma questão a ponderar, mas uma obrigação determinada pelos limites de sustentabilidade desse modelo da vida que pressupõe a infinidade de crescimento econômico. Segundo esse modelo, a felicidade está obrigatoriamente vinculada ao acesso a lojas e ao consumo exacerbado.

(“Lojas são alívio a curto prazo, diz o sociólogo Zigmunt Bauman”. www.mentecerebro.com.br. Adaptado.)

Considerando os textos, é correto afirmar que:

a) para Bauman, as diretrizes liberais de crescimento econômico ilimitado

prescindem de reflexão ética. b) ambos tratam do irracionalismo subjacente aos critérios de normalidade e

de felicidade. c) a “cultura do narcisismo” apresenta um estilo de vida incompatível com a

mentalidade consumista. d) a patologia narcísica analisada por Lasch é um fenômeno restrito ao

domínio psiquiátrico. e) ambos abordam problemas historicamente superados pelas sociedades

ocidentais modernas. 49) A força da identidade entre muitos grupos migrantes é um dos principais fatores

da coesão mantida pelo grupo, mesmo longe de seu território de origem. Isto faz com que muitos, ao contrário do discurso corrente da ______________________, acabem se envolvendo em processos claros de ______________________, ou seja, de recomposição de seus territórios em outras bases, territórios esses recriados por meio do amálgama proporcionado pela força das redes mantidas no interior da dinâmica migratória. As lacunas deixadas propositalmente no texto acima, são de dois conceitos estudados em Sociologia. As expressões que completam as lacunas são respectivamente a) Globalização e nacionalismo b) Desterritorialização e reterritorialização c) Xenofobia e hibridismo d) Identidade e xenofobia e) Metropolização e urbanização

3ª Série – 2015

32 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

50) Parecer CNE/CP nº 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 novo 2013 (adaptado).

A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a

a) práticas de valorização identitária. b) medidas de compensação econômica. c) dispositivos de liberdade de expressão. d) estratégias de qualificação profissional. e) instrumentos de modernização jurídica.

51) Sobre o Iluminismo, movimento intelectual que floresceu na França no século

XVIII e alastrou-se pelo Ocidente, assinale a alternativa correta.

a) A filosofia iluminista voltou-se para o estudo da natureza e da sociedade. O uso da razão era considerado indispensável à compreensão dos fenômenos naturais e sociais.

b) Voltaire e Rousseau, dois dos expoentes do Iluminismo, não tinham discordâncias sobre as formas de exercício do poder do Estado, pois ambos eram Republicanos.

c) Na obra O Contrato Social, Rousseau prescreveu regras jurídicas que

serviram de base para a constituição das modernas empresas comerciais e industriais, bem como para as relações contratuais entre o capital e o trabalho.

d) Uma característica comum aos pensadores iluministas era a conjugação de um republicanismo radical com o mercantilismo econômico.

e) Em razão do predomínio do despotismo esclarecido no mundo lusófono, o pensamento iluminista não exerceu qualquer influência no Brasil.

3ª Série – 2015

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 33

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

52) Referindo-se à colonização espanhola, Frei Bartolomé de las Casas comentou:

"[Os colonizadores] comportaram-se como feras mais desumanas que lobos e leões devoradores (...). Serviam-se de todas as práticas e indústrias para ter e roubar ouro e prata (...). Esses desumanos desolaram e destruíram mais de 400 léguas de região muito fértil e nela províncias muito grandes e admiráveis (...). Assassinaram a muitas nações, tendo mesmo chegado a fazer desaparecer os idiomas por não haver ficado quem os falasse..."

Confrontando o texto acima com os conhecimentos acerca da conquista do continente americano, pode-se afirmar que:

a) o caráter violento da conquista da América foi a única razão da grande

diminuição da população indígena em todo o continente a partir do século XVI.

b) embora seja verdadeiro que houve violência na conquista, o relato de Frei Bartolomé é exagerado. Quase sempre predominou a harmonia nas relações entre espanhóis e indígenas.

c) além da violência da conquista, contribuiu para a queda da população indígena o chamado "choque microbiano", ou seja, o contato das populações indígenas com vírus e bactérias comuns na Europa e África, mas desconhecidas na América.

d) apesar da violência da conquista, não houve diminuição importante na população indígena durante o período colonial.

e) a destruição provocada pelos espanhóis nos seus contatos com os povos por eles conquistados contrastou com a relação harmoniosa que os portugueses estabeleceram com os indígenas brasileiros.

53) O liberalismo se desenvolveu durante os séculos XVIII e XIX, marcando

profundamente os diversos aspectos da sociedade ocidental. Essa ideologia pode ser reconhecida através:

a) do forte apelo democrático, advogando a necessidade de se assegurar a

participação de todos os indivíduos nas esferas política e econômica. b) da aversão à intervenção direta do Estado, visto como principal obstáculo

ao pleno desenvolvimento das forças econômicas e sociais. c) da busca pelo equilíbrio entre os interesses da livre-iniciativa e os de cunho

social, propondo o estabelecimento de limites à ação do capital. d) do encorajamento à formação de associações representativas de

trabalhadores e de patrões capazes de garantir conquistas coletivas. e) da planificação da atividade econômica através da elaboração de planos

quinquenais.

3ª Série – 2015

34 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

54) A Revolução Gloriosa que ocorreu na Inglaterra em fins do século XVII, foi a primeira revolução do Estado Moderno que implantaria:

a) um reinado vitalício. b) uma republica parlamentar. c) um principado hereditário. d) uma republica presidencialista. e) uma monarquia parlamentar.

55) De um modo geral, observa-se como numa sociedade a intervenção dos

detentores do poder no controle do tempo é um elemento essencial (...). Depositário dos acontecimentos, lugar das ocasiões místicas, o quadro temporal adquire um interesse particular para quem quer que seja, deus, herói ou chefe, que queira triunfar, reinar, fundar. Adaptado de Memória-História. Lisboa: Imprensa nacional; Casa da Moeda, 1984. Jacques Le Goff

Diversas experiências políticas contemporâneas alteraram as representações do tempo histórico, na forma como são mencionadas no texto acima. Uma ação política que exemplifica essa intervenção no controle do tempo, e que resultou na implantação de um novo calendário, ocorreu no contexto da revolução denominada:

a) Cubana b) Francesa c) Mexicana d) Americana e) Russa

56) Durante a Revolução Industrial inglesa ocorreu uma série de transformações no

campo tecnológico que repercutiu na vida social. Sobre esse contexto, assinale a alternativa CORRETA.

a) Pode ser considerado o período do triunfo da indústria doméstica, baseada

na força de trabalho familiar. b) Pode ser considerado o período da consolidação dos valores da igualdade

e liberdade, representada pela incorporação do campesinato e do proletariado ao poder.

c) Ocorreu o desenvolvimento do setor de transporte, no qual a ferrovia ganhou destaque ao “encurtar distâncias” e reduzir os custos de deslocamento de matérias-primas e alimentos.

d) Ocorreu uma melhor utilização dos teares manuais e difundiu-se a produção artesanal de tecidos.

e) Ocorreu um lento processo de ruralização, marcado pelo retorno de grupos familiares ao campo, em função da ocupação dos novos postos de trabalho abertos com a industrialização.

3ª Série – 2015

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 35

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

57) Em 1808, a família real portuguesa se transferiu para o Brasil. Esta transferência está ligada à

a) tentativa portuguesa de impedir o avanço inglês na América. b) disputa entre Inglaterra e França pela hegemonia européia. c) perda, por Portugal, de suas colônias na costa da África. d) descoberta recente de ouro na região das Minas Gerais. e) intenção portuguesa de proclamar a independência do Brasil.

58) Pela Constituição Imperial do Brasil, assinada em 25 de março de 1824 por Dom

Pedro I, seu governo era declarado uma Monarquia constitucional e representativa. Quais os poderes políticos por ela reconhecidos?

a) Executivo e Legislativo b) Executivo e Judiciário c) Judiciário e Legislativo d) Executivo, Judiciário e Legislativo e) Executivo, Judiciário, Legislativo e Moderador

59) Leia o texto abaixo:

"Ela foi preparada por estancieiros da fronteira e algumas figuras da classe média das cidades, obtendo apoio principalmente nesses setores sociais. Os charqueadores que dependiam do Rio de Janeiro – maior centro consumidor brasileiro de charques e de couros - ficaram do lado do governo central. Além das queixas gerais já apontadas, os estancieiros tinham razões próprias de descontentamento. Eles pretendiam acabar com a taxação de gado na fronteira com o Uruguai ou reduzi-la, estabelecendo a livre circulação dos rebanhos que possuíam nos dois países. Além disso, como já estavam organizados militarmente com seus pequenos exércitos particulares, baseados em uma chefia indiscutível, consideravam uma novidade perigosa a criação da Guarda Nacional, com cargos eletivos de oficiais."

(FAUSTO, Boris. História do Brasil. SãoPaulo: Edusp, 1995. p.169.)

O texto trata de uma das diversas insurreições ocorridas no período regencial brasileiro. Assinale a alternativa CORRETA para a denominação deste

movimento:

a) Sabinada. b) Balaiada. c) Guerra dos Cabanos. d) Guerra dos Farrapos. e) Revolta dos Malês.

3ª Série – 2015

36 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

REDAÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

60) Logo após a independência das colônias inglesas na América, o regime de governo que se implantou foi:

a) a monarquia parlamentarista. b) a república federativa. c) a república parlamentarista. d) a república confederativa. e) a monarquia teocrática.