redaÇÃo - colegioequipe.com.br · 2ª série – 2015 redaÇÃo - biologia – histÓria sistema...

20
2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no Rio de Janeiro a onda de violência e sequestros. Uma das respostas a essa onda de violência foi a Manifestação Reage Rio, realizada no dia 28 de novembro como um grande ato público a favor da paz. Na semana seguinte, em artigo publicado na página 2 da Folha de S. Paulo, o jornalista Josias de Souza escreveu a esse propósito: “O Rio que paga a carreirinha de coca é o mesmo Rio que foge do sequestro, eis a verdade. Diz-se que a violência vem do morro. Bobagem, tolice. Como a passeata do Reage Rio, a violência também é obra do carioca bem-posto. (...) Dois dos objetivos palpáveis do Reage Rio são o reaparelhamento da polícia e a urbanização das favelas. Erraram de alvo. Estão mirando na direção errada. (...) Pouco adianta dar novos 38 à polícia se não for interrompido o fluxo de dinheiro que garante os AR-15 do tráfico.” “O Rio cheira e berra”, 5/12/95 Essa análise é polêmica e você deverá levá-la em consideração ao optar por uma das duas tarefas abaixo: concordando com a opinião do jornalista, escreva-lhe uma carta, apresentando argumentos que o apoiem; ou se você acha que o ato público cumpriu seus objetivos, escreva uma carta aos organizadores, elogiando a iniciativa, defendendo sua validade e rebatendo os argumentos do jornalista. Todos os textos transcritos a seguir foram publicados na imprensa, alguns dias depois da Manifestação Reage Rio, e são relevantes para que você possa formar uma opinião. Ao escrever sua carta, considere os argumentos expostos nessa coletânea e outros que você achar pertinentes. 1. Cerca de 70 mil pessoas participaram da manifestação Reage Rio, um apelo para que acabem a violência e os sequestros no Rio de Janeiro. Os organizadores, entre eles o Movimento Viva Rio, esperavam 1 milhão de pessoas. Mas a chuva atrapalhou. A caminhada, na Avenida Rio Branco, reuniu representantes de toda a sociedade civil. “Foi um sucesso”, disse o sociólogo Herbert de Souza, o “Betinho”. O governador Marcello Alencar e o prefeito César Maia não participaram. Nos últimos nove meses, a polícia registrou 6.664 assassinatos no Rio. (Clipping do Estadão, Destaques de Novembro/95) 2. “Foi um extraordinário marco a marcha no Rio, onde, pela primeira vez, a politização da violência ganhou ares populares. Mesquinho e subdesenvolvido restringir o debate ao número de participantes. Mais importante, muito mais, foi o debate que suscitou e a sensação de que o combate ao crime não é apenas um problema oficial.” (Gilberto Dimenstein, “Chute no Saco”, Folha de S. Paulo, 10/12/95)

Upload: trannga

Post on 06-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1

REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no Rio de Janeiro a onda de violência e sequestros. Uma das respostas a essa onda de violência foi a Manifestação Reage Rio, realizada no dia 28 de novembro como um grande ato público a favor da paz. Na semana seguinte, em artigo publicado na página 2 da Folha de S. Paulo, o jornalista Josias de Souza escreveu a esse propósito: “O Rio que paga a carreirinha de coca é o mesmo Rio que foge do sequestro, eis a verdade. Diz-se que a violência vem do morro. Bobagem, tolice. Como a passeata do Reage Rio, a violência também é obra do carioca bem-posto. (...) Dois dos objetivos palpáveis do Reage Rio são o reaparelhamento da polícia e a urbanização das favelas. Erraram de alvo. Estão mirando na direção errada. (...) Pouco adianta dar novos 38 à polícia se não for interrompido o fluxo de dinheiro que garante os AR-15 do tráfico.”

“O Rio cheira e berra”, 5/12/95

Essa análise é polêmica e você deverá levá-la em consideração ao optar por

uma das duas tarefas abaixo:

concordando com a opinião do jornalista, escreva-lhe uma carta, apresentando argumentos que o apoiem;

ou se você acha que o ato público cumpriu seus objetivos, escreva uma carta aos organizadores, elogiando a iniciativa, defendendo sua validade e rebatendo os argumentos do jornalista.

Todos os textos transcritos a seguir foram publicados na imprensa, alguns dias

depois da Manifestação Reage Rio, e são relevantes para que você possa formar uma opinião. Ao escrever sua carta, considere os argumentos expostos nessa coletânea e outros que você achar pertinentes.

1. Cerca de 70 mil pessoas participaram da manifestação Reage Rio, um apelo

para que acabem a violência e os sequestros no Rio de Janeiro. Os organizadores, entre eles o Movimento Viva Rio, esperavam 1 milhão de pessoas. Mas a chuva atrapalhou. A caminhada, na Avenida Rio Branco, reuniu representantes de toda a sociedade civil. “Foi um sucesso”, disse o sociólogo Herbert de Souza, o “Betinho”. O governador Marcello Alencar e o prefeito César Maia não participaram. Nos últimos nove meses, a polícia registrou 6.664 assassinatos no Rio.

(Clipping do Estadão, Destaques de Novembro/95)

2. “Foi um extraordinário marco a marcha no Rio, onde, pela primeira vez, a

politização da violência ganhou ares populares. Mesquinho e subdesenvolvido restringir o debate ao número de participantes. Mais importante, muito mais, foi o debate que suscitou e a sensação de que o combate ao crime não é apenas um problema oficial.”

(Gilberto Dimenstein, “Chute no Saco”, Folha de S. Paulo, 10/12/95)

Page 2: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA 2ª Série – 2015

2 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

3. “Houve uma grande ausência na passeata de terça feira passada no Rio de Janeiro. Faltou uma palavra mágica, aquela que daria sentido a toda aquela movimentação. (...) A palavra que faltou é: DROGAS. A passeata era contra a violência. Ora, qual a causa magna da violência no Rio, a causa das causas? Resposta: drogas. (...) A originalidade do Rio está em ter realizado uma passeata contra a escalada do crime, a incrível escalada que, sob o impulso e o império da droga, ocorre em várias partes, sem dar nome ao problema. E não se deu o nome porque, se se desse, não haveria passeata.(...) O que aconteceria se se anunciasse uma passeata contra as drogas? Muitos não iriam. No mínimo para não parecer careta, ou seja, ridículo. Mas também porque muita gente não é contra - é a favor das drogas. (...) Sendo assim, como fazer uma passeata contra a droga? Melhor é fazê-la contra a ‘violência’ e pela ‘paz’. Quem pode ser contra a paz?”

(Roberto Pompeu de Toledo, “Faltou dizer por que não se tem paz”, Veja, 6/12/95)

4. “O lado bom do Rio é a natureza fantástica, o povo que é alegre e descontraído,

aceita e vive a vida como ela é. O lado ruim é a miséria que se alastra por toda a cidade, exigindo uma solução, com nossos irmãos trepados em barracos pobres, olhando a cidade dos ricos como uma miragem a seus pés. E a solução não está nas brigas políticas de superfície, mas na revolução; a revolução que não pode ser feita agora. (...)

Fui à passeata Reage Rio porque me convidaram. Queriam que fosse num carro, mas preferi andar no meio das pessoas. A caminhada não foi propriamente um protesto mas uma advertência sobre o que está acontecendo, sem solução. Enfim, o problema da miséria é grave e uma pessoa com um pouco de sensibilidade não pode se sentir feliz diante disto.”

(Silvio Cioffi, “Só revolução resolve a miséria, diz Niemeyer”, Folha de S. Paulo, 21/12/1995)

5. “Quem não acredita na força do pensamento positivo ganhou na quinta-feira,

30, um bom motivo para mudar de idéia. Menos de 48 horas depois da Caminhada pela Paz, que parou a cidade e mobilizou milhares de pessoas contra a violência - 60 mil, segundo a polícia, e 150, segundo os organizadores -, foi resgatado o estudante Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira Filho, sequestrado trinta e seis dias antes. (...) A mãe de Eduardo Eugênio elogiou a atuação da polícia mas dedicou especial gratidão aos participantes da caminhada.”

(Eliane Lobato, “Guerrinha pela paz”, Isto É, 6/12/95)

Page 3: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 3

BIOLOGIA – Questões de 01 a 20 1) Um beijo estimula eventos fisiológicos importantes de origem involuntária como

a vasodilatação. O sistema nervoso autônomo consiste em duas divisões que diferem anatômica e fisiologicamente: o simpático e o parassimpático.

O sistema simpático, no caso do beijo, será responsável pela: a) Contração da pupila, redução dos batimentos cardíacos e produção de

noradrenalina. b) Contração da pupila, redução dos batimentos cardíacos e produção de

acetilcolina. c) Dilatação da pupila, redução dos batimentos cardíacos e produção de

acetilcolina e noradrenalina. d) Dilatação da pupila, aceleração dos batimentos cardíacos e produção de

adrenalina e noradrenalina. 2) Quando uma pessoa encosta a mão em uma chaleira com água fervente, ela

reage imediatamente por meio de um ato reflexo. Nesse caso, o neurônio efetuador leva o impulso nervoso para:

a) O encéfalo. b) Os músculos flexores do braço. c) A medula espinhal. d) As terminações sensoriais de calor da mão.

Page 4: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA 2ª Série – 2015

4 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

3) Leia o texto abaixo e responda esta questão O guaraná é cultivado há centenas de anos na Amazônia Brasileira, na região próxima ao Rio Tapajós e Rio Madeira, que corresponde à terra ancestral dos índios Sateré-Mawé. Eles não cultivam o guaraná no senso clássico da palavra, seu sistema é mais bem descrito como “semi-domesticação”. Coletam as sementes que caem das árvores de guaraná na floresta, e as plantam nas clareiras, onde são aguadas pela chuva e precisam de cuidados mínimos. Quando amadurece, as flores dão lugar a cachos de frutas vermelhas, que se abrem levemente para revelar a semente preta na poupa branca. O guaraná é colhido imediatamente antes de amadurecer. O guaraná contém até 5% de cafeína e é rico em fósforo, potássio, tanino e vitaminas. O guaraná age sobre o sistema nervoso, ajudando a combater a fadiga, a estimular a atividade cerebral e a manter os níveis de energia durante atividades físicas intensas.

(http://www.slowfoodbrasil.com/content/view/108/70/ Acesso em 10/09/07.)

O consumo humano do guaraná interfere em diferentes mecanismos fisiológicos da célula, como, por exemplo, na:

a) Transmissão de informação ao nível das conexões neuromusculares e

interneuronais. b) Ativação do DNA das células do músculo estriado, estimulando a síntese

de actina e de miosina. c) Estimulação das mitocôndrias, promovendo a aceleração do processo da

respiração aeróbica. d) Supressão do impulso nervoso, como um neurotransmissor depressivo pela

presença da cafeína. 4) O estilo de vida nas grandes cidades provoca um constante estado de tensão,

devido ao transito, às exigências no trabalho, à crescente violência, entre outros fatores. Essa permanente tensão tem como uma de suas consequências o aumento de problemas cardiovasculares na população, hoje considerado pela Organização Mundial de Saúde como uma das principais causas de óbitos. Dentre os mecanismos para diminuir o efeito do estresse diário, em pessoas com problemas cardiovasculares, o uso de β-Bloqueadores é considerado uma opção bastante eficiente por diminuir a ação dos hormônios produzidos em situações de estresse que levam ao aumento da pressão sanguínea. Nesse sentido, admite-se que o uso de β-Bloqueadores diminui a ação do hormônio:

a) Testosterona. b) Insulina. c) Tiroxina. d) Adrenalina.

Page 5: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 5

5) De um dia para outro, […] beber e dirigir virou crime. […] A margem de tolerância atual, 0,2 g/L, é tão baixa que, na prática, obriga o motorista à abstinência. Quando ingerida em excesso, a bebida alcoólica afeta praticamente todas as partes do organismo, a curto e em longo prazo. Veja como o álcool, em excesso, pode afetar uma das partes do corpo humano: “Dor de cabeça, insônia ou sonolência, tontura, alteração da fala, falta de coordenação, agressividade, depressão, alteração de humor e memória, medos inexplicáveis, nervosismo, epilepsia, demência, raciocínio mais lento, danos à visão, convulsões, alucinações, desorientação espacial e temporal, perda de consciência, anestesia, coma profundo e morte por parada respiratória. ” Considerando-se as informações do texto que discriminam múltiplos efeitos do álcool sobre o organismo humano, o estado de um motorista alcoolizado, incapaz de controlar a direção do veículo, deve ser associado: a) À deficiência do seu sistema imunológico, tornando o organismo

extremamente vulnerável a infecções. b) A interferências na transmissão do impulso nervoso afetando a consciência

e comprometendo a coordenação motora. c) À perda da propriedade da superfície muscular de produzir o

neurotransmissor sináptico. d) A uma estimulação intensiva da secreção de insulina, bloqueando o

metabolismo energético com repercussões na produção de ATP. 6) No gráfico, as curvas 1, 2 e 3 representam a digestão do alimento ao longo do

aparelho digestório.

É correto afirmar que as digestões de proteínas, de lipídios e de carboidratos estão representadas, respectivamente, pelas curvas a) 1, 2 e 3. b) 2, 1 e 3. c) 2, 3 e 1. d) 3, 2 e 1.

Page 6: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA 2ª Série – 2015

6 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

7) FORÇA ARTIFICIAL.

Dois ídolos são pegos usando testosterona e mostram que “doping” é regra, não exceção. Dois casos de “doping” envolvendo ídolos americanos chamaram a atenção não apenas pela fama dos acusados, mas também pela substância detectada nos exames de ambos: a testosterona.

(“Veja”, 09.08.2013)

A presença de testosterona no organismo dos atletas pode ser considerada “doping”: a) Quando em atletas homens na idade adulta, pois ela é produzida e só pode

ser detectada no organismo no início da puberdade. b) Apenas quando em atletas mulheres, uma vez que o organismo feminino

não a produz. c) Quando em atletas homens ou mulheres, caso sua concentração esteja

muito acima da normal. d) Se for detectada em qualquer concentração no organismo, pois assim que

é produzida pela tireoide, é imediatamente metabolizada. 8) No Brasil, o consumo de cerveja é muito frequente no verão, período em que as

temperaturas se elevam e, consequentemente, a desidratação deve ser maior. A ingestão de cerveja ou de outras bebidas alcoólicas para reposição do líquido perdido não é uma medida indicada, visto que uma pessoa que ingira bebida alcoólica terá a sua perda urinária aumentada e acabará por piorar o problema. Assinale a alternativa que mostra a glândula e o hormônio relacionados ao aumento a perda hídrica na situação descrita. a) Hipófise – ADH. b) Hipófise – Insulina. c) Suprarrenais – ADH. d) Tireoide – Vasopressina.

9) Uma dieta baseada em carboidratos, é desaconselhada para indivíduos

portadores de diabetes mellitus. Isso porque o organismo desses indivíduos tem: a) Dificuldade para filtrar o sangue, deixando grande quantidade de impurezas

que contamina a glicose. b) Facilidade em absorver a glicose do sangue, levando ao ganho excessivo

de peso e provável obesidade. c) Facilidade em produzir insulina, o que pode levar a uma intoxicação por

falta de açúcar. d) Dificuldade para remover a glicose do sangue e enviá-la para dentro das

células.

Page 7: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 7

10) Para demonstrar a ação da saliva na etapa inicial do processo digestivo, um professor de Biologia realizou o seguinte experimento:

Em um tubo de ensaio (tubo I), adicionou uma solução de água e amido. Em outro tubo de ensaio (tubo II), fez o mesmo, mas acrescentou ao tubo um pouco da saliva de um dos alunos. O professor informou aos alunos que manteria os tubos à temperatura ambiente por 30 minutos, após os quais pingaria em cada tubo uma gota de iodo, o qual é capaz de identificar a presença de amido na solução, tornando-a roxa. Enquanto aguardavam os 30 minutos, o professor solicitou aos alunos que discutissem o experimento.

– Marcelo disse que, após pingar o iodo, a solução do tubo I continuaria incolor e a do tubo II ficaria roxa.

– Paulo, contudo, disse que ocorreria exatamente o contrário. – Mirela disse que, como o dia estava frio, se, em vez de se manterem os

tubos à temperatura ambiente, estes fossem mantidos a 37oC, não seria necessário esperar 30 minutos para concluir o experimento.

– Renato discordou de Mirela, argumentando que, tal como ocorre na boca, a 37oC o amido se degrada; assim, não seria possível observar qualquer diferença entre os tubos I e II.

– Carlos disse que o professor deveria adicionar ao tubo II algumas gotas de uma solução básica, uma vez que, na boca, a digestão do amido acontece em pH bem acima de 7.

– Patrícia discordou, informando que a digestão sempre acontece em pH ácido, como o do estômago, e por isso, no tubo II, também deveriam ser colocadas algumas gotas de uma solução ácida.

Pode-se dizer que estão corretos em suas observações os alunos:

a) Paulo e Mirela. b) Paulo e Renato. c) Paulo, Renato e Carlos. d) Marcelo, Mirela e Carlos.

Page 8: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA 2ª Série – 2015

8 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

11) Do cruzamento entre borboletas de asas pretas e brancas, ambas homozigóticas, nasce uma prole unicamente cinza.

Do cruzamento de indivíduos da prole cinza seria esperado ______ de borboletas pretas.

a) 1/2. b) 1/4. c) 2/2. d) 3/4.

12) Três famílias estão representadas nos heredogramas abaixo (I, II, III). Os

quadrados são homens, os círculos são mulheres. Os indivíduos em preto são afetados por alguma doença hereditária que pode ser dominante ou recessiva. A análise dos heredogramas revela que uma família é afetada por uma doença recessiva, outra família por uma doença dominante e outra família por uma doença que pode ser recessiva ou dominante pois o heredograma não contém informações suficientes para esclarecer a dominância ou recessividade da doença.

A classificação correta dos heredogramas apresentados é:

a) I recessiva; II dominante; III dominante ou recessiva. b) I recessiva; II recessiva; III dominante. c) I recessiva ou dominante; II dominante; III recessiva. d) I recessiva; II dominante ou recessiva; III dominante.

Page 9: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 9

13) Qual deve ser a prole obtida no cruzamento entre um coelho aguti (selvagem) heterozigoto para himalaia (Cch ) com uma femea chinchila heterozigota para albina(cchc)? a) selvagem 50% - chinchila 25% - albino 25%. b) selvagem, chinchila, himalaia e albino - 25% cada. c) selvagem 50% - chinchila 25% - himalaia 25%. d) selvagem 25% - chinchila 50% - himalaia 25%.

14) Genética é o ramo da biologia que estuda os genes e seus efeitos nos

organismos, sendo assim o que é um gene?

a) uma molécula de DNA. b) uma molécula de proteína. c) um segmento de DNA que codifica uma enzima. d) um segmento de DNA que codifica uma molécula protéica.

15) Em algumas raças de gado bovino, o cruzamento de indivíduos de pelagem

totalmente vermelha com outros de pelagem totalmente branca produz sempre indivíduos malhados, com pelagem de manchas vermelhas e brancas. Admita um grupo de indivíduos malhados, cruzados apenas entre si, que gerou uma prole de 20 indivíduos de coloração totalmente vermelha, 40 indivíduos com pelagem malhada e 20 indivíduos com coloração inteiramente branca.

O resultado desse cruzamento é exemplo do seguinte fenômeno genético:

a) epistasia b) pleiotropia c) dominância d) codominância

16) As flores das hortênsias podem ser azuis, se plantadas em solo de teor ácido,

ou róseas se plantadas em solo alcalino. Essa observação indica que: a) o fenótipo resulta da interação do genótipo com o meio ambiente. b) essa característica depende exclusivamente do genótipo do organismo. c) o ambiente anula a informação genética do individuo. d) a característica cor da flor da hortênsia independe do genótipo.

Page 10: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA 2ª Série – 2015

10 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

17) Imagine que uma mulher com olhos escuros e visão normal (CcMm) case-se com um homem de olhos claros e míope (ccmm). Sabendo que os olhos escuros e a visão normal são determinados por genes dominantes (C e M), marque a alternativa que indica a probabilidade de nascer uma criança de olhos claros e visão normal. a) 1/2 b) 1/3 c) 1/4 d) 1/5

18) Em determinado tipo de camundongo, a pelagem branca é condicionada pela

presença do gene "A", letal em homozigose. Seu alelo recessivo "a" condiciona pelagem preta. Para os filhotes vivos de um cruzamento de um casal de heterozigotos, esperam-se as seguintes proporções de camundongos de pelagem branca e preta, Respectivamente:

a) 1/2 e 1/2. b) 1/4 e 3/4. c) 2/3 e 1/3. d) 3/4 e 1/4.

19) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes

serão:

a) 100% vv, verdes; b) 100% VV, amarelas; c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas;

20) Renato (III.1), cuja avó materna e avô paterno eram albinos, preocupado com a

possibilidade de transmitir o alelo para o albinismo a seus filhos, deseja saber qual a probabilidade de ele não ser portador desse alelo.

Assinale a alternativa que responde ao questionamento de Renato.

a) 0. b) 1/4. c) 3/4. d) 1/3.

Page 11: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 11

HISTÓRIA – Questões de 21 a 40

21) O fascismo, regime político da Itália no período de entre-guerras, é definido pelo

ditador Benito Mussolini, em diferentes discursos, através dos seguintes trechos, EXCETO:

a) O fascismo rejeita, na democracia, a absurda mentira da igualdade política

(...) Para o fascista, tudo está no Estado, nada de humano existe fora do Estado (...) nem grupos (partidos, sindicatos) nem indivíduos.

b) A polícia deve ser não só respeitada como honrada (...) o homem, antes de sentir necessidade de cultura, experimentou a necessidade da ordem. E num certo sentido pode-se dizer que o policial precedeu o professor.

c) Aqui, somos claramente anti-socialistas (...) os capitalistas modernos são capitães de industria, grandes organizadores (...) que podem eles querer? O sucesso de sua empresa. Esse sucesso é o da nação.

d) À medida que a civilização se torna mais complexa, a liberdade do indivíduo amplia-se cada vez mais e é dever do Estado zelar, como verdadeiro guardião, defendê-la e protegê-la.

22) Ao compararmos os vários movimentos fascistas surgidos no período entre as

grandes guerras, podemos perceber uma certa unidade de pensamento. Assinale a opção que NÃO corresponde a uma característica comum a esses

movimentos:

a) racismo anti-semita b) estado ditatorial c) caráter beligerante d) fanatismo político

23) Os movimentos de caráter fascista que se consolidaram durante o período do

entre-guerras, assumiram dimensões monstruosas, encontrando-se intrinsicamente associados à eclosão da Segunda Grande Guerra. Esses regimes totalitários surgiram a partir da crise do Estado liberal e apresentaram como características, EXCETO:

a) hipertrofia do aparelho policial, dilatando a área de atuação dos organismos

de repressão, criando um estado de permanente violência b) exaltação nacionalista, levando a uma devoção fanática aos valores

nacionais e descambando para a intolerância racial c) fortalecimento dos partidos existentes com o objetivo de garantir o controle

efetivo do Estado sobre os diferentes grupos sociais d) defesa da ação do Estado como principal dirigente do processo de

crescimento econômico do país, orientando os esforços na direção da militarização da economia

Page 12: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA 2ª Série – 2015

12 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

24) No período de 1918-1939, o mundo europeu assiste ao surgimento do fascismo, um regime de exceção que se caracteriza, EXCETO:

a) Pelo condicionamento da opinião pública através do controle da imprensa

e de vultosas campanhas de propaganda patrocinadas pelo Estado. b) Pelo nacionalismo exacerbado, de caráter revanchista, nascido das

frustrações e humilhações impostas pelos tratados de paz da 1ª Guerra. c) Pela autonomia sindical, respeitada pelo Estado em troca do apoio da

classe trabalhadora à política econômica desenvolvimento pelos governos fascistas.

d) Pelo intervencionismo estatal na economia, objetivando garantir os ganhos da classe empresarial em meio às crises das sociedades capitalistas.

25) Observe a imagem abaixo:

Guernica, a obra-prima de Pablo Picasso, é uma representação das atrocidades fascistas cometidas na:

a) Primeira Grande Guerra b) Guerra Civil Espanhola c) Guerra Franco-prussiana d) Batalha de Stalingrado

Page 13: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 13

26) Observe a imagem abaixo:

A respeito do Pacto de Não-agressão entre a URSS e a Alemanha, também conhecido como acordo Molotov-Ribbentrop, assinado em agosto de 1939, é INCORRETO afirmar que:

a) A assinatura desse acordo por parte dos representantes de Hitler e Stálin

ocorreu pouco antes da invasão da Polônia, episódio considerado o estopim da II Guerra Mundial.

b) A liderança da URSS avaliou corretamente a lógica da geopolítica da guerra, tendo, com a assinatura do Pacto, preservado seu território e economizado forças para emergir no pós-guerra como potência mundial.

c) O pacto permitiu a Hitler, por algum tempo, enfrentar com vitórias fulminantes a frente ocidental já que, segundo o acordo, suas tropas não precisavam mais se preocupar com a frente leste.

d) Causou grande surpresa para as potências ocidentais na medida em que, embora se tratasse de dois regimes totalitários, os objetivos geopolíticos de cada uma das nações eram radicalmente incompatíveis.

Page 14: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA 2ª Série – 2015

14 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

27) Observe a imagem abaixo:

Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os EUA lançaram, sobre as cidades de Hiroxima e Nagasaki, as primeiras bombas atômicas da história da humanidade. Todas as alternativas apresentam motivos que levaram ao lançamento das bombas, EXCETO.

a) Intimidar a URSS, que iniciava seu programa nuclear. b) Pôr fim à 2a Guerra Mundial o mais rápido possível. c) Provocar a rendição da Alemanha na frente européia da guerra. d) Salvar a vida de milhares de soldados americanos.

28) Dos fatos a seguir, assinale aquele que não pode ser relacionado às

consequências da Segunda Guerra Mundial:

a) Aperfeiçoamento das técnicas militares de destruição. b) Extermínio de aproximadamente 6 milhões de judeus pelos nazistas. c) Enfraquecimento político-econômico dos Estados Unidos e da União

Soviética em relação aos países da Europa Ocidental. d) Divisão territorial da Alemanha.

29) O Estado Oligárquico, adotado por países latino-americanos, teve como um de

seus sustentáculos: a) a exploração de prata em Potosí. b) a política de desenvolvimento promovida pelos caudilhos. c) a diversificação da economia e dinamização do mercado interno. d) o modelo primário-exportador.

30) A Revolução Mexicana de 1910 caracterizou-se por:

Page 15: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 15

a) Domínio do processo pelo partido comunista mexicano (extremamente

atuante), conseqüência da participação dos trabalhadores da mineração na Revolução.

b) Intensa participação dos camponeses, conseqüência da desapropriação em massa de suas terras, promovida pelo governo de Porfírio Diaz (1876-1910).

c) Participação do clero ao lado dos rebeldes. d) Apoio dos Estados Unidos aos rebeldes.

31) A partir de 1929, com a grande depressão dos anos 30, mudanças ocorreram

em toda a América Latina, EXCETO:

a) reciclagem das economias latino-americanas que passaram a priorizar o

processo de industrialização através da substituição das importações b) colapso do setor agrário-exportador, possibilitando uma serie de

movimentos revolucionários que assinalam a emergência de novos elementos nas sociedades latino-americanas

c) desenvolvimento de uma instituição tipicamente latino-americana: o caudilhismo

d) êxodo rural que determinou o aparecimento de um novo proletariado urbano nas cidades

32) Após a Segunda Guerra Mundial, a bipolarização política e ideológica que

atingiu o mundo ficou conhecida por Guerra Fria. Das alternativas abaixo, aquela que NÃO se refere a políticas adotadas no contexto da Guerra Fria é:

a) O Tratado de Versalhes redefiniu as áreas de influências dos países

socialistas e capitalistas. b) Os EUA e a URSS investiram em armamentos e financiaram pesquisas

aeroespaciais. c) A Doutrina Truman firmou o apoio norte-americano aos países resistentes

ao comunismo. d) Os Estados Unidos estabeleceram o Plano Marshall para financiar a

recuperação de países assolados pela II Guerra. 33) Dentre os episódios que caracterizaram a tensão política do pós-guerra entre o

bloco dos países socialistas, liderados pela União Soviética, e o mundo

Page 16: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA 2ª Série – 2015

16 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

ocidental, liderado pelos Estados Unidos, confronto conhecido como "Guerra Fria", NÃO se inclui:

a) a crise dos mísseis em Cuba b) a Guerra do Vietnã c) a construção do "Muro de Berlim" d) a Guerra do Iraque

34) “De Stalin, no Báltico, a Trieste, no Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre

o continente. (...) esta não é certamente a Europa libertada que lutamos para construir. Também não é uma que contenha os limites de uma paz permanente.”

Esse trecho do discurso de Winston Churchill refere-se a uma possível ameaça representada pelo expansionismo soviético na Europa pós-Segunda Guerra Mundial, na origem da chamada Guerra Fria. A respeito desse contexto e de seus desdobramentos, podemos afirmar que

a) a vitória americana na Guerra do Vietnã, um dos conflitos mais conhecidos

da Guerra Fria, garantiu a supremacia dos Estados Unidos e a tese de sua infalibilidade como polícia do planeta, apoiadas, internamente, pelas manifestações da maioria da população.

b) a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) da qual participaram vários países europeus, Estados Unidos e Canadá, foi a organização responsável pela ajuda econômica americana aos países da Europa Ocidental, em resposta à aglutinação dos países do Leste, criando as condições atuais para a implantação da moeda única européia.

c) o recente episódio dos ataques à Iugoslávia, bem como as investidas dos sérvios contra os muçulmanos albaneses de Kosovo na chamada “limpeza étnica”, originaram-se nas disputas entre Estados Unidos e Rússia como continuidade da Guerra Fria.

d) a tensão entre o mundo capitalista e o socialista não se restringiu ao setor bélico, pois o confronto ideológico foi muito intenso, envolvendo a corrida espacial, os modelos de vida pregando liberdade e igualdade, a criação de heróis de histórias em quadrinhos e filmes e a propaganda do acesso da população aos bens de consumo.

35) Em junho de 1956, um relatório do Departamento de Estado Norte-Americano alertava:

Page 17: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 17

“Para os países menos desenvolvidos da Ásia, as realizações econômicas da URSS são altamente relevantes. Que a URSS foi capaz de se industrializar rapidamente e como a viram sair do nada, isso é, apesar de quaisquer receios sobre o sistema comunista, um fato encorajador para essas nações."

A partir da argumentação acima, é correto afirmar, EXCETO:

a) Os EUA assumiram uma postura contrária à descolonização iniciada após

1945, objetivando manter suas áreas de influência na Ásia. b) A URSS utilizou-se das conquistas sociais e do crescimento econômico

alcançados internamente como trunfo para sua propaganda externa. c) O nível de empobrecimento, observado em várias regiões da Ásia, instigou

alguns países desse continente a optarem pela via socialista. d) Após o término da Segunda Grande Guerra, tornou-se impossível negar o

progresso material atingido pela URSS e a sua condição de potência. 36) A respeito do processo de independência do Vietnã, NÃO podemos afirmar:

a) o país foi colonizado pela França e após a Segunda Guerra, Ho-Chi-Minh

proclamou a independência. b) os franceses foram derrotados na batalha de Dien-Bien Phu. c) o país foi dividido em dois estados: Vietnã do Norte, comunista e Vietnã do

Sul, capitalista. d) os capitalistas saíram vitoriosos da guerra, unificando o país.

37) A segunda metade do século atual assistiu a um grande processo de

nacionalismo, conhecido como a “descolonização”. No tocante a essa questão, assinale a opção INCORRETA:

a) Durante a guerra do Vietnã, o exército norte-americano cometeu uma série

de atrocidades, inclusive massacres de civis. b) As intervenções Norte-Americanas no Sudeste Asiático objetivaram

combater a expansão do comunismo na Ásia. c) Em sua maioria, os movimentos de libertação, ocorridos na África e na Ásia,

seguiram o alinhamento com os Estados Unidos, especialmente a Índia e o Egito.

d) A África, favorecida pelo enfraquecimento das potências européias após a Segunda Guerra Mundial, conseguiu libertar-se do jugo europeu com uma intensa mobilização guerrilheira.

38) "A noite desceu. Que noite!

Já não enxergo meus irmãos

Page 18: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA 2ª Série – 2015

18 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

E nem tampouco os rumores Que outrora me perturbavam A noite desceu..."

Publicada no livro "Sentimentos do Mundo", em 1940, a "noite" se relaciona com o Estado Novo, período que teve as seguintes características, EXCETO:

a) criação do DIP para exercer a censura a imprensa e fazer a propaganda

do regime b) extinção dos partidos políticos, inclusive da Ação Integralista Brasileira c) descentralização absoluta da administração, com o fortalecimento

do parlamento e das assembléias legislativas d) participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, tendo a FEB lutado na

Itália contra o fascismo 39) Dentre as medidas econômicas tomadas por Getúlio Vargas em seu governo

podemos citar, EXCETO:

a) queima dos excedentes de café e fixação de taxas de exportação b) montagem de indústrias de base como a Companhia Siderúrgica Nacional

(CSN) c) criação da Companhia Vale do Rio Doce d) estabelecimento de um Plano de Metas para coordenar o desenvolvimento

industrial 40) A Constituição de 1937 concentrou todos os poderes nas mãos do presidente

Getúlio Vargas, através das medidas abaixo, EXCETO:

a) Abolição do "decreto-lei". b) Extinção dos partidos políticos. c) Nomeação de interventores para o governo dos estados. d) Instituição da pena de morte.

Page 19: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 19

Page 20: REDAÇÃO - colegioequipe.com.br · 2ª Série – 2015 REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 1 1 REDAÇÃO Durante o ano de 1995, intensificou-se no

REDAÇÃO - BIOLOGIA – HISTÓRIA 2ª Série – 2015

20 GABARITO 1 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO