recadastramento biomédico

22
DO LUBRIFICANTE O Centro Automotivo Feito Pra Você O Centro Automotivo Feito Pra Você O Centro Automotivo Feito Pra Você O Trocão Mais Rápido da Cidade O Trocão Mais Rápido da Cidade O Trocão Mais Rápido da Cidade Rua Barão do Rio Branco, 123 - Centro - Fone (87) 3762.2597 - Garanhuns/PE Rua Dantas Barreto, 292 - Centro - (87) 3762.5269 - Garanhuns/PE Rua Dantas Barreto, 292 - Centro - (87) 3762.5269 - Garanhuns/PE Rua Dantas Barreto, 292 - Centro - (87) 3762.5269 - Garanhuns/PE ARQUITETA CAU: -DPE 35780 AV. SIMOA GOMES, 144 87 3763.6290 HELIÓPOLIS - GARANHUNS/PE [email protected] www.jornalcidadepe.com.br Garanhuns, 06 de Abril de 2013 | Ano XIV | Nº 284 | Fundação: 15/12/1999 www.jornalcidadepe.com.br | [email protected] | (87) 3761-6429 R$1,00 Nesta Edição: Página 05 VOCÊ ENCONTRA NA DUQUE: Recadastramento biométrico começa em Garanhuns O processo segue até abril de 2014 e já deve ser colocado em prática na próxima eleição Na manhã do ultimo dia 3, foi aberto, oficialmente, o recadastramento dos eleitores de Garanhuns para o voto biométrico. Nesta primeira fase, 56 municípios de Pernambuco estão englobados na ação. A meta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é recadastrar mais de dois milhões e quatrocentos mil eleitores do Estado, até o ano que vem. O desembargador Eleitoral Virgínio Marques Carneiro Leão fez a abertura falando da satisfação de abrir o novo sistema na região. Odonto Hospitalar Inaugura novas instalações Página S6 NOVA LEI PUNE CRIMES NA INTERNET Roberto Só deixa a comunidade dos artistas de luto Página 08 Página 04 > Garanhuns vivencia a Semana do Autismo Página 04 > Curso de Gestão de Conflitos será realizado na AESGA Página 08 > Estréia Coluna: Phyno com PH por Mateus Rodrigues Página 12 MÓVEIS E COLCHÕES MÓVEIS E COLCHÕES MÓVEIS E COLCHÕES O BARATÃO O BARATÃO O BARATÃO Onde você compra mais e paga menos

Upload: jornal-cidade

Post on 06-Mar-2016

328 views

Category:

Documents


13 download

DESCRIPTION

Recadastramento biométrico começa em Garanhuns

TRANSCRIPT

DO LUBRIFICANTEO Centro Automotivo Feito Pra VocêO Centro Automotivo Feito Pra VocêO Centro Automotivo Feito Pra Você

O Trocão Mais Rápido da CidadeO Trocão Mais Rápido da CidadeO Trocão Mais Rápido da CidadeRua Barão do Rio Branco, 123 - Centro - Fone (87) 3762.2597 - Garanhuns/PERua Dantas Barreto, 292 - Centro - (87) 3762.5269 - Garanhuns/PERua Dantas Barreto, 292 - Centro - (87) 3762.5269 - Garanhuns/PERua Dantas Barreto, 292 - Centro - (87) 3762.5269 - Garanhuns/PE

ARQUITETACAU: -DPE35780AV. SIMOA GOMES, 144 87 3763.6290

HELIÓPOLIS - GARANHUNS/PE [email protected]

w w w . j o r n a l c i d a d e p e . c o m . b r

Garanhuns, 06 de Abril de 2013 | Ano XIV | Nº 284 | Fundação: 15/12/1999 www.jornalcidadepe.com.br | [email protected] | (87) 3761-6429R$1,00

Nesta Edição:Nesta Edição:

Página 05

VOCÊ ENCONTRA NA DUQUE:

Recadastramento biométrico começa em GaranhunsO processo segue até abril de 2014 e já deve ser colocado em prática na próxima eleição

Na manhã do ultimo dia 3, foi aberto, oficialmente, o recadastramento dos eleitores de Garanhuns para o voto biométrico. Nesta primeira fase, 56 municípios de Pernambuco estão englobados na ação. A meta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é recadastrar mais de dois milhões e quatrocentos mil eleitores do Estado, até o ano que vem. O desembargador Eleitoral Virgínio Marques Carneiro Leão fez a abertura falando da satisfação de abrir o novo sistema na região.

Odonto HospitalarInaugura novas

instalações

Página S6

NOVA LEI PUNE CRIMES

NA INTERNET

Roberto Só deixa a comunidade

dos artistas de lutoPágina 08

Página 04

> Garanhuns vivencia a Semana do Autismo

Página 04

> Curso de Gestão de Conflitos será realizado na AESGA

Página 08

> Estréia Coluna: Phyno com PH por Mateus Rodrigues Página 12

MÓVEIS E COLCHÕESMÓVEIS E COLCHÕESMÓVEIS E COLCHÕESO BARATÃOO BARATÃOO BARATÃO

Onde você compra mais e paga menos

Tema paralelo

FHC anuncia que o PSDB entra em fase de mobilização eleitoral. Aécio diz que só será candidato à sucessão se tiver apoio de Alckmin. Alckmin diz que a hora é de estruturar o partido e não de escolher um candidato. O PSDB precisa e s c u t a r o p o v o . O e x -presidente Fernando Henri-que Cardoso aproveitou um seminário para prefeitos do PSDB, realizado em Brasília no inicio da semana para dizer que o PSDB precisa, a partir de agora, escutar o povo, saber o que quer cada grupo: "É preciso nos basear muito nos que têm mais energia, nos excluídos.

“Imortal” FHC na ABL FHC pode ocupar a 36 O ex-presidente Fernando Henri-que Cardoso é candidato a ocupar a cadeira de número 36 da Academia Brasileira de Letras, vaga em virtude do falecimento do jornalista João de Scantimburgo. A formali-zação da candidatura foi feita, após a sessão da saudade em homenagem a Scantimburgo. O acadêmico Celso Lafer trouxe de São Paulo a carta formalizando a candidatura de FHC. E o secretário geral da academia, Geraldo Holanda Cavalcanti, no exercício da presidência da ABL, disse à secretaria que considere ofici-a l m e n t e i n s c r i t o o e x -presidente

Prorrogado afasta-mento de Demóstenes

O Conselho Nacional do Ministério Público por unani-midade, prorrogou por mais 60 dias o afastamento do ex-senador Demóstenes Torres do cargo de procurador de Justiça do estado de Goiás.

A sucessão presiden-cial já é tema político com muita antecipa-

ção

E uma proposta lembrada em disputas anteriores agora não é lembrada, a prévia. Uma campanha que está come-çando com muita antecipação é a de 2014. A presidenta Dilma Roussef é candidata lançada, o PMDB dará seu vice de novo e será Michel Temer, mas os demais que não definiram oficialmente estão ativos, querendo ganhar tempo e aliados. A movimen-tação mais em evidência e polêmica no momento é a do PSDB. Por sinal foi a primeira a dar sinais este ano, quando o ex-presidente Fernando Hen-rique Cardoso reuniu os pais do real para dar apoio a Aécio Neves. Não demorou e Eduar-do Costa passou a percorrer o país deixando os vários parti-dos atentos aos seus movi-mentos, mas sem saber exata-mente qual a sua “jogada”. Ele era visto como ligado ao Pla-nalto até há pouco tempo, mas depois que a chapa Dil-ma/Temer foi oficializada, tratou de buscar outros cami-nhos. Ao mesmo tempo no PSDB as disputas entre ele e José Serra ganharam evidên-cia, a ponto do Partido tratar primeiro de superar o proble-ma interno, antes de sair às ruas. E há mais: as últimas pesquisas mostram Marina Silva que está criando novo Partido em boa posição.

Pedido negado

O STF negou pedido do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu para ter acesso aos votos escritos dos ministros sobre o julgamento do proces-so do mensalão.

Lançamento literário

O Sesc Garanhuns promoveu o Lançamento do livro "O Botão de Rosa" do autor Mavi-el Medeiros, no Salão de Even-tos do SESC, no dia 04 de abril de 2013.Na ocasião esteve presente numa Participação especial o músico Aldeci Souza.

Teatro “SÃO FRANSCISCO DE

ASSIS A FOZ”

Nos dias 10 e 11 de Abril foi apresentado no SESC Gara-nhuns o espetáculo São Fran-cisco de Assis a Foz, às 20 horas, com entrada franca. O Drama fala do amor contagi-ante de um homem que busca a Deus; a força de um rio que busca o mar: uma fusão poéti-ca do santo e do rio. O melhor espetáculo de 2009 (Sesc-Sated/MG) fala de Francisco de Assis, que abre mão de riquezas para servir aos pobres. Ao mesmo tempo, fala do rio São Francisco que atra-vessa o sertão para chegar à foz. Uma interpretação poéti-ca e visceral da vida do homem de Assis, ambientado e transfigurado no rio que integra o sudeste e o nordeste. Espetáculo ganhador também dos prêmios de Melhor Dire-tor e Melhor Ator. Após o espe-táculo aconteceu um bate-papo com o público.

Diretoria de Cultura de Garanhuns segue realizando cadastro

dos artistas

A Diretoria de Cultura conti-nua realizando o cadastra-mento de artistas e grupos que trabalhem com as mais diver-sas formas de linguagens, como teatro, cinema, moda, artes visuais, música, literatu-ra, cordel, dança, bandas de garagens, dança de rua, etc. Os interessados devem ir até o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, de segunda à sex-

ta-feira, das 8h00 às 14h00. A Diretora de Cultura, Cirlene Leite, reforça que a idéia de criar um elo com a classe artís-tica e manter informações sempre atualizadas. “É preci-so levar cópias de RG, CPF, comprovante de residência, material promocional, fotos ou vídeos, CDs e DVDs. Seja qual for o segmento cultural, de forma individual ou em grupos”, lembra. Para mais informações é só ligar para a Diretoria de Cultura, no núme-ro: 87- 3762.7063.

Diocese realiza Via Sacra até o Alto do

Magano

Foi realizada durante a Sexta-Feira Santa a Caminhada Peni-tencial e a Via Sacra para o Alto do Cristo do Magano. A realização foi do: Vicariato Centro de Garanhuns: as Paró-quias de São Sebastião, Santa Teresinha, Sagrado Coração, Catedral e Perpétuo Socorro. A Caminhada contou com a participação de todos os fieis que fazem parte das paróquias da sede da cidade, junto com a participação dos respectivos párocos e do Bispo Diocesa-no, Dom Fernando Guima-rães. Os caminhantes do Par-que estiveram presentes na Caminhada, o Arraiá do Glau-cio. O Bispo Diocesano falou da importância deste momen-to para a Igreja Católica, e disse da vontade de tornar o Alto do Magano numa Via Sacra, que se torne um setor do turismo religioso, alguns amigos de Dom Fernando e da igreja Católica já se encon-tram engajados em organiza-rem este 15 pontos da Via Sacra, o bispo irá falar pesso-almente com a secretaria de turismo e a primeira dama Socorro Regis.

AMUPE - Aprovada a “Moção de Repú-

dio” contra a prorro-gação da Redução o

IPI

Mais de 120 prefeitos de Per-nambuco subscreveram na sede da Amupe, uma “Moção de Repúdio” à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, pela decisão de prorrogar até dezembro a redução do IPI para a indústria automobilísti-ca.

Prorrogação

Isto afetará fortemente o caixa dos estados e municípios,o IPI é um dos dois impostos que formam o Fundo de Participa-ção junto com o Imposto de Renda. O prefeito de Afoga-dos da Ingazeira, José Patriota (PSB), presidente da Amupe, disse que a prorrogação (que deveria ter terminado no últi-mo dia 31), era um “golpe contra os municípios”.A “Moção de Repúdio” foi articulada pelo prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca (PSB), o mais “anti-dilmista” dos prefeitos do PSB devido à insensibilidade da presidenta da República diante das questões federati-vas, ele falou: “os municípios só terão agora o caminho das demissões, pois com o aumen-to do salário mínimo e do piso salarial dos professores mui-tos deles já ultrapassaram o limite de gasto com a folha estabelecido pela Lei de Res-ponsabilidade Fiscal, isso é penalizar os municípios mais uma vez, especialmente os do Nordeste, em favor da indús-tria automobilística de São Paulo, pois já foi comprovado que isso em nada ajuda a eco-nomia do país”, afirmou Ettore Labanca.

Deputado Jorge Côrte Real viabiliza junto ao Governo do Estado ações de com-

bate à seca

Para amenizar os problemas enfrentados pelos moradores do Agreste com a forte seca que se abate na região, políti-cos tem somados esforços para levar soluções para os municípios. A exemplo de Palmeirina, no Agreste Meri-

dional. O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB) inter-mediou uma reunião entre o prefeito da cidade Renato Sarmento (PMDB) e o secre-tário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, para levar novas ações de combate à seca ao município.

CAMPO: Secretaria de Agri

AESGA REALIZA PALESTRA SOBRE A IMPLANTAÇÃO

DA EMPRESA JÚNIOR

No ultimo 1º de abril, a Autar-quia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) foi palco de um importante momento de dinamismo e informação. Teve início às 19 h30, com a temática “Empresa Júnior: A escola da vida” com o pontapé inicial do palestran-te Flávio Rodrigo Pedrosa, ex-diretor de Comunicação da Brasil Júnior, o qual repassou elementos inerentes a criação, desenvolvimento e sucesso das Empresas Juniores . Durante o Encontro voltado para alunos dos cursos de Engenharia, Direito, Admi-nistração, Secretariado Exe-

cutivo Bilíngue, Administra-ção Hospitalar e Marketing, foram discutidas a essência de uma Empresa Júnior, a impor-tância da participação, o Empreendedorismo e Empre-sa, as conquistas, entre outros tópicos.

02 P O L Í T I C A Garanhuns, 06 de Abril de 2013

w w w . j o r n a l c i d a d e p e . c o m . b r

POUSADA CIRANDAPOUSADA CIRANDAforte orange

Rua Caruaru, 21 - Bairro São Paulo Ilha de Itamaracá-PE

Visite-nos www.pousadaciranda.com.br

Aceitamos cartões: HIPER - MASTER - VISA

81-3544-1810 / 8877-333381-3544-1810 / 8877-3333

JP ContabilJP ContabilNome forte em assessoria

Rua Dom Luiz de Brito, 43 - Centro - Garanhuns - PE Fone: (87) 3762-1613 - E-mail: [email protected]

www.jpcontabil.com

José Paulo da Silva

Nos Bastidores da Política

E-mail: [email protected]

E X P E D I E N T E

O Jornal Cidade tem tiragem de 4.000 exemplares Garanhuns/Águas Belas. Toda

matéria assinada é de extrema responsabilidade de seu autor. É proibida a reprodução

dos layouts e artes finais deste jornal.

Site:

http://www.jornalcidadepe.com.br

E-mail:

[email protected]

Diretor Geral:

Robson Ferreira 87 9921.2133

Diretora Financeira:

Mônica Carrilho 87 8848.4576

87 9921.1125

Diretora Comercial:

Mayara Carrilho 87 9163.2707

87 9967.1661

Diretor de Marketing:

Igor Kliver 87 9919.4873

Colabodores:

Dr. Gilson Tavares 81 9723.5080

Calvino Brasil

Jane Ávila

Numeriano Cruz

Waldéria Santana 87 9993.0428

Osita Soares

Vendas:

Nadja Araújo 87 9938.6719

Diagramação e Fech. de Arquivo:

Kesley Silva 87 9112.5266

http://orion-tecnologia.net

Jornal CIDADEFundação 15/12/1999 - CNPJ 14.810.737/0001-84 - Fone: 87 3761.6429Rua Severiano Peixoto, 78 - 1º Andar - Centro - Garanhuns/PE

P U B L I C I D A D EGaranhuns, 06 de Abril de 2013

w w w . j o r n a l c i d a d e p e . c o m . b r

03

04 Garanhuns, 06 de Abril de 2013

w w w . j o r n a l c i d a d e p e . c o m . b r

C I D A D E

Completo sortimento em embalagens, descartáveis, artigos p/ festas, lanchonetes e produtos químicos em geral.

(TEMOS FOGOS DE ARTÍFICIO)

Av. Barão do Rio Branco, 69 - Centro (87) 3761-2355 / 8109-7910 / 9643-8920 - Garanhuns PE

AVIAMENTOS E BRINQUEDOS EM GROSSO E VAREJO

FONE:(87) 3761-0148FONE:(87) 3761-0148

Encontro com a PsicanáliseGilson Tavares � Psicanalista Clínico

gilsontavares_psi@yahoo�com�brwww�gilsontavares�blogspot�com

Autoges tão , em termos administrativos, significa a gestão da empresa pelos própr ios t rabalhadores . Transportando esse conceito para o campo pessoal, pode-se dizer que treinar a autoges-tão é procurar formas de atuação balizadas por valores internos. Para isso, é preciso aprender a buscar as capaci-dades internas, necessárias para vencer as adversidades e dificuldades e para transfor-má-las em motivação para o crescimento.As dificuldades e adversida-des podem nos destruir ou nos fortalecer, é uma questão de escolha, depende do que fazemos com elas. A realiza-ção pessoal começa nas escolhas e opções de vida que fazemos e principalmente no que transformamos essas escolhas. Construir uma autogestão emocional equilibrada é primordial, pois, é esse equilíbrio emocional que determina as nossas ações no mundo ao nosso redor, tendo como resultado a busca de atitudes mais equilibradas e saudáve i s nas d iversas situações que vivenciamos ao longo da nossa existência.Alguns passos são necessári-os para superar as adversida-des, que inexoravelmente a vida coloca no nosso cami-nho. Entre eles, talvez os primeiros e mais importantes sejam sair do papel de vítima e assumir o comando da própria vida.Para aprimorar o desenvolvi-mento da autogestão, o primeiro e essencial passo é

praticar autoconhecimento, saber o que rege as nossas ações, o que nos motiva.Também de grande importân-cia para mantermos uma a u t o g e s t ã o e m o c i o n a l equilibrada é a necessidade de está no presente: deixar o passado no passado e esperar o futuro chegar; reconhecer que é capaz de errar e ter a capacidade de se perdoar; buscar novas estratégias sempre; reorganizar plano de vida; ter paixão pelo que faz; dividir a legr ias e ter a felicidade como um caminho e não como um fim.Esse foi o tema de um curso minis t rado por mim na AESGA, no dia 23 de março 2103, em parceria com o C o n s e l h o R e g i o n a l d e Administração - seccional Garanhuns, com o objetivo de abrir espaço para reflexão sobre a importância da autogestão emocional para a atuação do indivíduo diante das várias situações surgidas no seu cotidiano, na esfera pessoal, familiar, social e profissional.Segundo os participantes desse encontro, foi um dia de grandes descobertas, pois foi a oportunidade de descobrir novas visões sobre si mesmo, e a descoberta de novas formas de atuar no mundo, na esfera pessoal e profissional.O cu r so con tou com a participação de alunos da AESGA, como também de alunos de outras instituições de ensino, de Garanhuns e da região, e também com a p a r t i c i p a ç ã o d e v á r i o s c o m e r c i a n t e s e o u t r o s

profissionais de variados ramos de atuação.Esse foi o primeiro de uma série de cursos que serão realizados na AESGA, em parceria com o CRA-PE, visando um mais profundo desenvolvimento de alunos, profissionais e o público em geral. Os cursos formatados são de curta duração, com temas que têm o objetivo de proporcio-nar oportunidade para o aprimoramento de competên-cias administrativas, a partir do desenvolvimento de competências comportamen-tais, considerando a impor-tância das competências comportamentais e emocio-nais como fator de influência na determinação no modo de atuação do indivíduo nas mais variadas esferas: pessoal, profissional, familiar, social, etc. Esse é um trabalho que tem a psicanálise, ciência que proporciona ao indivíduo um maior conhecimento sobre si mesmo, sobre a sua visão de mundo e sobre a sua atuação no mundo, como ferramenta de transformação, pessoal e profissional, a partir da construção de novas formas de enxergar o mundo e a si mesmo.O mais importante não é o que os outros ou a vida nos fazem, e sim, no que transformamos o que os outros ou a vida nos fazem. Isso é o que faz a diferença.Um abraço e até a próxima edição.

A importância da autogestão emocional

NOVA LEI QUE PUNE CRIMES NA INTERNET

Foi sancionada a nova Lei da internet no ultimo dia 30, a lei q u e t i p i fi c a d e l i t o s d e informática, como o roubo e senhas e o uso de dados bancários obtidos de forma indevida ou sem autorização. Publicada na edição do dia 3 de abril de 2013, no Diário Oficial da União. A nova Lei trás normas, que entra em vigor daqui a 120 dias e não recebeu qualquer veto da presidenta Dilma Rousseff. Originária do Projeto de Lei 2793/11, do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), a Lei 12 .737 /12 es tabe lece a tipificação criminal de delitos informáticos e prevê prisão de seis meses a dois anos e multa para quem obtiver segredos comerciais e industriais ou conteúdos privados por meio da violação de mecanismo de segurança de equipamentos de informática. Hackers que i n v a d i r e m s i s t e m a s o u computadores podem ficar na cadeia por esse tempo, por exemplo. A punição aumenta em até dois terços se houver divulgação, comercialização ou transmissão a terceiro dos dados obtidos. Aprovado no dia 7 de novembro na Câmara, o projeto de lei foi apelidado c o m o “ L e i C a r o l i n a Dieckmann”, em referência ao caso protagonizado pela atriz em maio. Fotos íntimas dela foram publicadas na internet após invasão do seu computador. De lá para cá, os deputados adiaram sucessivas vezes a votação do chamado Marco Civil da Internet.Veja a íntegra da nova lei:“LEI Nº 12.737, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012Dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáti-cos; altera o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal; e dá outras providências.A P R E S I D E N T A D A REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o Esta Lei dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos e dá

outras providências. Art. 2o O Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, fica acrescido dos seguintes arts. 154-A e 154-B: “Invasão de dispositivo informático Art. 154-A. Invadir dispositi-v o i n f o r m á t i c o a l h e i o , conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de meca-nismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informa-ç õ e s s e m a u t o r i z a ç ã o expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. § 1o Na mesma pena incorre q u e m p ro d u z , o f e re c e , distribui, vende ou difunde dispositivo ou programa de computador com o intuito de permitir a prática da conduta definida no caput. § 2o Aumenta-se a pena de um sexto a um terço se da invasão resulta prejuízo econômico. § 3o Se da invasão resultar a obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comercia-is ou industriais, informações sigilosas, assim definidas em lei, ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido: Pena – reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa, se a conduta não constitui crime mais grave. § 4o Na hipótese do § 3o, aumenta-se a pena de um a dois terços se houver divulga-ção, comercialização ou transmissão a terceiro, a qualquer título, dos dados ou informações obtidos. § 5o Aumenta-se a pena de um terço à metade se o crime for praticado contra: I – Presidente da República, governadores e prefeitos; II – Presidente do Supremo Tribunal Federal; III – Presidente da Câmara dos Deputados, do Senado

Federal , de Assembleia Legislativa de Estado, da Câmara Leg is la t i va do Dis t r i to Federa l ou de Câmara Municipal; ou IV – dirigente máximo da admin i s t ração d i re ta e indireta federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal.” “Ação penal Art. 154-B. Nos crimes definidos no art. 154-A, somente se procede mediante representação, salvo se o crime é cometido contra a administração pública direta ou indireta de qualquer dos Poderes da União, Estados, D i s t r i t o F e d e r a l o u M u n i c í p i o s o u c o n t r a empresas concessionárias de serviços públicos.” Art. 3o Os arts. 266 e 298 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, passam a vigorar com a seguinte redação: “Interrupção ou perturbação d e s e r v i ç o t e l e g r á fi c o , te le fônico, informático, telemático ou de informação de utilidade pública Art. 266. § 1o Incorre na mesma pena quem interrompe serviço telemático ou de informação de utilidade pública, ou impede ou dificulta-lhe o restabelecimento. § 2o Aplicam-se as penas em dobro se o crime é cometido por ocasião de calamidade pública.” (NR) “Falsificação de documento particular Art. 298. Falsificação de cartão Parágrafo único. Para fins do disposto no caput, equipa-ra-se a documento particular o car tão de crédi to ou débito.” (NR) Art. 4o Esta Lei entra em vigor após decorridos 120 (cento e vinte) dias de sua publicação oficial. Brasília, 30 de novembro de 2012; 191o da Independência e 124o da República. DILMA ROUSSEFFJosé Eduardo Cardozo”

O Grupo de apoio às Famílias d e C r i a n ç a s A u t i s t a s , denominado de Borboleta Azul, realiza em Garanhuns, nos dias 2, 4 e 7 de abril, ações em razão do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. O Governo Municipal apóia a iniciativa. Com o objetivo de prestar informações sobre o a u t i s m o e r e d u z i r o p r e c o n c e i t o , u m a programação especial, com mobilização e entrega de p a n fl e t o s e x p l i c a t i v o s , e x p o s i ç ã o d e f a i x a s e cartazes, participação em programas de rádio e uma Missa envolverão pais , amigos e profissionais das pessoas autistas. Além disso, a l g u n s p r é d i o s s e r ã o

iluminados com a luz azul p a r a l e m b r a r a d a t a comemorativa. O Relógio das Flores e o Palácio Celso G a l v ã o e s t ã o e n t r e o s escolhidos. O AUTISMO - Ta m b é m c h a m a d o d e Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, c o m o o c e r e b e l o , p o r exemplo. Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição d e m o v i m e n t o s , c o m o balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou

enfileirá-los de maneira estereotipada. Todas essas a l t e r a ç õ e s c o s t u m a m aparecer antes mesmo dos 3 anos de idade , em sua maioria, em crianças do sexo masculino.

Garanhuns vivencia a Semana do Autismo

05P O L Í T I C AGaranhuns, 06 de Abril de 2013

w w w . j o r n a l c i d a d e p e . c o m . b r

Recadastramento biométrico começa em GaranhunsO processo segue até abril de 2014 e já deve ser colocado em prática na próxima eleição

Na manhã do ultimo dia 3, foi aber to , ofic ia lmente , o recadastramento dos eleitores de Garanhuns para o voto biométrico. Nesta primeira fase , 56 municípios de P e r n a m b u c o e s t ã o englobados na ação. A meta d o Tr i b u n a l R e g i o n a l Eleitoral (TRE) é recadastrar mais de dois milhões e quatrocentos mil eleitores do Estado, até o ano que vem. O desembargador Eleitoral Virgínio Marques Carneiro Leão fez a abertura falando da satisfação de abrir o novo sistema na região. “Estamos conseguindo mais avanços no sistema eleitoral brasileiro. Sabemos da importância de uma votação segura e prática. Trazendo, agora, para este município que é destaque no A g r e s t e M e r i d i o n a l , conseguiremos manter a credibilidade de nossa função

de cidadania”, ressaltou. Inicialmente, por meio de uma parceria com o Governo Municipal, oito servidores já foram cedidos para colaborar no processo. Para fazer o recadastramento, o eleitor precisa comparecer ao Fórum Eleitoral, localizado na Rua Barão de Nazaré, s/n, bairro B r a s í l i a , o u f a z e r u m agendamento através do s i t e : h t t p : / / w w w . t r e -pe.jus.br/agendabio/publico/. Q u e m n ã o fi z e r o recadastramento terá o título de eleitor suspenso.

Em seu discurso, o líder municipal parabenizou o t r a b a l h o e r e f o r ç o u a i m p o r t â n c i a d e t o d a a p o p u l a ç ã o p a r t i c i p a r . “Através do voto é decidido o f u t u r o d o p a í s . Q u e r o parabenizar os servidores da c a s a . E s t a c a s a é u m e m p r e e n d i m e n t o . U m

empreendimento onde está o destino do Brasil. Daqui, de toda essa estrutura, é que nós conseguiremos melhorar a q u a l i d a d e d e v i d a d a s pessoas. O Tribunal Superior Eleitoral dá exemplo de desempenho de cidadania no país, mesmo apesar das dificuldades”, finalizou. Após a conclusão da cerimônia oficia l de aber tura dos trabalhos, o prefeito Izaías Régis e alguns vereadores aproveitaram para fazer o recadastramento. “Agora sou m a i s u m c i d a d ã o d e Garanhuns cadastrado no voto biométrico. Aproveito para convocar a todos para comparecerem ao fórum para se recadastrar, essa atitude é de extrema importância para o município e para cada cidadão que precisa está quite com a justiça eleitoral”.

Por Cloves Teodorico

Eduardo Campose a Presidenta Dilma

Eduardo Campos (PSB), faz cobranças ao governo federal, durante a reunião do Conselho Deliberativo da Sudene com governadores do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo, e a presidenta Dilma Rousseff (PT) para tratar da seca, em Fortaleza (CE). Eduardo retomou o discurso que fez na passagem da petista por Serra Talhada, no Sertão pernambucano, semana passada, "alertando" para a n e c e s s i d a d e d e o b r a s emergenc ia i s e "o lha r estratégico" voltado para reconstrução da economia das áreas afetadas após a estiagem, "Hoje já não se tem o trauma que se tinha há 50 anos no que toca a questão da fome, das pessoas terem que se retirar das cidades onde moram. Mas o

que essa estiagem demons-trou é que a base econômica ainda está desprotegida. E precisamos de obras de infraestrutura e políticas públicas que protejam essa b a s e e c o n ô m i c a , c o m inovação tecnológica, com melhoria da qualidade do nosso rebanho", disparou, em entrevista à imprensa na chegada ao evento. Na abertura da reunião do conselho deliberativo da Sudene, em Fortaleza, a presidenta da República, Dilma Rousseff, admitiu que o governo federal foi pego de surpresa pela seca. "Ninguém previu a maior seca dos últimos 50 anos", afirmou em discurso. A presidenta lembrou que não há registros de saques nem a população está passando fome, ponderando que

"cenas dolorosas continuam, sem sombra de dúvida". E colocou como principal desafio enfrentar, com as ações de emergência, os efeitos da seca na esfera produtiva. Dilma disse ainda que carros-pipa não foram utilizados com objetivos p o l í t i c o s , n o S e r t ã o . RECADO - A presidente da República reiterou o discur-so feito na sua visita a Serra Talhada, na semana passada, quando disse estar traba-lhando pelo Nordeste e tentando reduzir as desigual-dades regionais - um recado para o seu (até agora) aliado Eduardo Campos, governa-dor de Pernambuco, que tem disparado críticas veladas à gestão Dilma, se projetado nacionalmente de olho nas eleições presidenciais de 2014.

Armando cobra posturamais firme a Tombini

Para o senador, “controle da inflação é um valor social,não mera política de governo”

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) mostrou preocupa-ção com o recrudescimento da inflação no País e cobrou uma postura mais firme do Banco Central no enfrenta-mento da questão. Armando falou durante a audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que recebeu o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, para uma explanação sobre as diretri-z e s , i m p l e m e n t a ç ã o e perspectivas da política monetária. Para Armando, diante da atual conjuntura, é cada vez mais necessário que o Banco Central assuma o compromisso com controle

da inflação. “O controle da inflação é um valor social, não uma mera política do gover-no. Por isso, é fundamental que a autoridade monetária assuma mais fortemente esse compromisso de manter a inflação dentro da meta”, salientou durante a audiência. Tombini reconheceu que a inflação tem se mostrado resistente nos últimos meses e que, por isso, o Banco Central vem mudando sua postura desde janeiro. De acordo com o p res iden te do Banco Central, a inflação de 2012 desviou-se da meta em função do choque de preços de alimentos e do repasse da desvalorização cambial.

Além disso, conforme o presidente do BC, a inflação de serviços voltou a subir e hoje há "maior difusão do aumento de preços" na economia. Somente os preços de alimentos, que têm peso de quase um quarto do Índice Nac iona l de P reços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiram 13,9% nos últimos 12 meses. Excluindo os alimentos, o IPCA seria de 5% no período – o índice ficou em 5,84% em 2012. A meta para 2012 era de um índice de 4,5%, com possibilidade de variação de dois pontos percentuais para mais e para menos.

Foto: Ana Luiza Sousa/Divulgação

Esta precisando criar um website, ou reformular?Criação

Gerenciamento

HospedagemRegistros

(81) 3723-5840 | 3095-1063

[email protected] www.agencianet.net

08 C I D A D E Garanhuns, 06 de Abril de 2013

w w w . j o r n a l c i d a d e p e . c o m . b r

Governo Municipal ampliaBolsa Família em Garanhuns

Com apenas três meses de gestão, o Governo Municipal conseguiu ampliar de forma significativa o programa Bolsa Família em Garanhuns. Desde que o prefeito Izaías Régis assumiu, em janeiro deste ano, mais 1.017 famílias passaram a ser beneficiadas pelo programa do Governo Federal.Esse aumento se deve à orientação do prefeito e do trabalho dos que fazem a Secretaria de Assistência Social e Gestão do Bolsa Família. Com mais pessoas carentes sendo beneficiadas, Garanhuns recebeu em março R$ 1.952.854,00 de repasse do governo. O valor anterior era de R$ 1.796,416,00. O

i n c r e m e n t o e m t e r m o s fi n a n c e i r o s f o i d e R $ 156.438,00 por mês. O gestor d o B o l s a F a m í l i a n o município, Luiz Roldão, acredita que ainda há espaço para atender mais pessoas. Assim, a previsão é que Garanhuns terá recebido até o final do ano, especificamente para esse p rograma do Governo Federal, um total próximo ou superior a R$ 24 milhões. Na atual gestão já são 14.500 famílias atendidas pelo programa, com valores que vão de R$ 70 até o salário mínimo. Em média, cada f a m í l i a g a r a n h u e n s e beneficiada por esses recursos recebe R$153,82. Com a seca que castiga toda a região e a

falta de oportunidades de trabalho, principalmente para quem ainda não se qualificou profissionalmente, o Bolsa Família termina sendo a salvação de muita gente. O dinheiro do programa é usado p r i o r i t a r i a m e n t e n a alimentação, ajudando as pessoas a subsistirem e movimentando a economia. As famílias usam o dinheiro q u e r e c e b e m n o s m e r c a d i n h o s e supermercados, padarias, farmácias, feiras livres, lojas de roupas e sapatos, além de outros estabelecimentos comerciais.Os quase R$ 2 milhões mensais que entram em Garanhuns, através do Bolsa F a m í l i a , f o r t a l e c e m o comércio do centro e dos bairros. A Prefeitura de Garanhuns já consegue na atual gestão atender 99,7% das famílias pobres existentes no município, de acordo com dados do IBGE relativas ao Censo de 2010. “Como os números da população em 2013 são outros, temos a perspectiva de crescer ainda mais atendendo a população que precisa”, avalia o gestor, vinculado à Secretaria de Assistência Social.

Secretaria de Comunicação Social

Curso de Gestão de Conflitosserá realizado na AESGA

A Autarquia do Ens ino Super ior de Garanhuns (AESGA), por meio do Núcleo Integrado de Práticas Administrativas (NIPA) e em parceria com o Conselho R e g i o n a l d e A d m i n i s t r a ç ã o / C R A Seccional Garanhuns estará realizando neste sábado, 6 de abril, das 8 às 17 horas, o Curso de Gestão de Conflitos, com o psicanalista Gilson Tava re s . O Cur so s e r á realizado na AESGA e tem como objetivo a análise do conflito como oportunidade de autoconhecimento, a busca da verdadeira causa do

conflito e ainda destaca a melhor maneira de utilizar o conflito como ferramenta de crescimento e transformação. A l é m d e u m c o n t e ú d o motivador, os interessados em participar terão direito a certificado de 10 horas aula, e m i t i d o p e l o C R A . A s i n s c r i ç õ e s p o d e m s e r realizadas no CRA/AESGA, das 9 às 13 horas ou no NIPA/AESGA das 19 às 22 horas. O investimento é de R$ 30,00 (trinta reais) para a l u n o s , c o n t a d o r e s o u administradores e R$ 40,00 (quarenta reais) para os demais profissionais.

O Facilitador: Gilson Tavares tem formação em psicanálise pela Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado de Pernambuco, formação em ferramentas Coach pela Escola Superior de Marketing – FAMA, certificado internacional em Gestão de Projetos PMD Pro pela LINGOS Learning In NGOs/GEPAL - Gestão de Projetos para a América Lat ina, l icenciatura em Ciências Biológicas pela UPE e formação em hipnose c l ín i ca pe la Soc iedade Brasileira de Hipnoterapia.

Serviços: Mais informações através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 207 ou nosemails: [email protected] [email protected]

Roberto Só deixa a comunidadedos artistas de luto em Garanhuns

Nas primeiras horas da Sexta Feira Santa, eu o encontrei descendo a ladeira do Alto do Magano juntamente com um amigo. Estava eu e minha amiga subindo a ladeira acompanhando a procissão até o Alto do Cristo do Magano, Roberto Só estava com o rosto marcado,os olhos inchados ou de quem possivelmente acaba-ra de acordar, ou não dormirá bem, ou que não havia dormi-do de forma alguma), fazia algum tempo que eu não o via, paramos e trocamos dois dedos de prosa, ele me disse que havia deixado a sua moto guar-dada e que tava bem, apertou fortemente a minha mão e ali estava encerrado a nossa ulti-ma conversa, mas pareceu uma despedida,nos falamos e conti-nuei a subir e ele a descer com o amigo (acredito eu que ele estava descendo para tomar café, ou encontrar com os ami-gos). Trabalhei com Roberto 4 anos no Centro Cultural, era ele um meninão, de bom cora-ção,um cara falante, gostava de se gabar que sabia fazer a melhor iluminação no centro Cultural e que a sua tristeza era que o teatro não tinha equipa-mentos de ultima geração, para poder fazer e acontecer, para mostrar o seu talento. Sempre alegre, gostava de falar levan-tando os pés, usando aqueles seus óculos pesados de grau (era muito forte), estava sem-pre com serelepiando pra cima e pra baixo,queria ver ele arre-tado era só dizer que ele não sabia fazer bem a iluminação, ai ele virava uma arara , ficava brabo que Só,mas a sua manei-ra simples de ser, as vezes de u m a i r r e s p o n s a b i l i d a d e impressionante,quando toma-va uma deixava tudo e nin-guém sabia por onde ele anda-va, gostava de iluminar e inventar as cores para cada

ato,”a cor âmbar “ , ele sempre inventava algo.Mas o seu maior xodó era os bonecos de mamulengo que ele amava tanto , seu sonho era o de dar cursos de bonecos,sempre me dizia isso, só vivia me pedindo pra arrumar nas prefeituras circunvizinhas pra ele fazer uns cursos, queria levar a ale-gria pras crianças com seu teatro de mamulengo. Certa vez o contratei para dar um curso na paróquia de São Sebastião e no segundo dia estava a turma sozinha sem professor e sendo coordenada por uma aluna e ele bem senta-do em outra sala curtindo uma ressaca, depois de chegar atra-sado no curso, bebericou todas na noite mas foi trabalhar com as crianças e quando fui recla-mar ele me disse: “O importan-te é que capacitei uma aluna para me representar e eu vim”, a raiva foi embora e caímos numa gargalhada só, e encerra-mos o curso com uma bela apresentação de teatro de mamulengos toda confeccio-nada por cabaças em seu curso. Grande foi a minha surpresa ao saber no sábado pela manha, através do prefeito Isaías Régis que ele estava bem mal no hospital Regional de Gara-nhuns, esperando para seguir para o Hospital da Restauração

em Recife em estado de coma.Um filme passou por minha cabeça ,lembrei do nosso encontro na sexta feira e naquele mesmo dia ele batia numa caçamba onde seria o seu trágico fim de linha.Não pode-ria deixar de dizer Blog do Ronaldo Cesar:“ Roberto só foi vítima de um acidente na Av. Sátiro Ivo, quando se chocou com a sua motocicleta em uma caçamba de metralhaNos blogs lemos notas como:“ Roberto era a voz de Gara-nhuns numa luta inglória pela melhoria técnica daquele tea-tro. Entendia de tudo, estava sempre à disposição. Tinha uma visão crítica. Era servidor público pela paixão ao que fazia. Tinha a relação sempre em mãos das coisas que o Centro Cultural precisava. Ajudava a todos sem distinção, jovens artistas e gente já consagrada nos palcos. Tinha uma olhar técnico, uma palavra verdadei-ra. Era um representante da classe artística dentro da admi-nistração do teatro. Intervia, participava... Ele era o que ficava, quando todos passavam... Vai fazer uma falta danada!

Por Waldéria Santana

Bancos só podem enviar boletospara clientes com autorização prévia

Com apenas três meses de gestão, o Governo Municipal conseguiu ampliar de forma significativa o programa Bolsa Família em Garanhuns. Desde que o prefeito Izaías Régis assumiu, em janeiro deste ano, mais 1.017 famílias passaram a ser beneficiadas pelo programa do Governo Federal.Esse aumento se deve à orientação do prefeito e do trabalho dos que fazem a Secretaria de Assistência Social e Gestão do Bolsa Família. Com mais pessoas carentes sendo beneficiadas, Garanhuns recebeu em março R$ 1.952.854,00 de repasse do governo. O valor anterior era de R$ 1 .796 ,416 ,00 . O i n c r e m e n t o e m t e r m o s fi n a n c e i r o s f o i d e R $ 156.438,00 por mês. O gestor d o B o l s a F a m í l i a n o município, Luiz Roldão,

acredita que ainda há espaço para atender mais pessoas. Assim, a previsão é que Garanhuns terá recebido até o final do ano, especificamente p a r a e s s e p r o g r a m a d o Governo Federal, um total próximo ou superior a R$ 24 milhões. Na atual gestão já são 14.500 famílias atendidas pelo programa, com valores que vão de R$ 70 até o salário mínimo. Em média, cada f a m í l i a g a r a n h u e n s e beneficiada por esses recursos recebe R$153,82. Com a seca que castiga toda a região e a falta de oportunidades de trabalho, principalmente para quem ainda não se qualificou profissionalmente, o Bolsa Família termina sendo a salvação de muita gente. O dinheiro do programa é usado p r i o r i t a r i a m e n t e n a alimentação, ajudando as pessoas a subsis t i rem e

movimentando a economia. As famílias usam o dinheiro que recebem nos mercadinhos e supermercados, padarias, farmácias, feiras livres, lojas de roupas e sapatos, além de outros estabelecimentos comerciais.Os quase R$ 2 milhões mensais que entram em Garanhuns, através do Bolsa F a m í l i a , f o r t a l e c e m o comércio do centro e dos bairros. A Prefei tura de Garanhuns já consegue na atual gestão atender 99,7% das famílias pobres existentes no município, de acordo com dados do IBGE relativas ao Censo de 2010. “Como os números da população em 2013 são outros, temos a perspectiva de crescer ainda mais atendendo a população que precisa”, avalia o gestor, vinculado à Secretaria de Assistência Social.

Medida do Banco Central reforça direito do consumidor, que sópoderá, a partir de agora, receber boletos com propostas

de serviços e produtos se autorizar com antecedência

Fo

to:

Div

ulg

açã

o

Ima

ge

m I

lust

rativ

a

Ima

ge

m I

lust

rativ

a

Mesmo com a orientação do Bispo Diocesano para que os párocos não se envolvessem nas eleições, o de Palmeirina, Padre A n t o n i o E l i a s f e z o contrário, além de aliciar descaradamente eleitores, dizem que jejuou 3 dias, persegue os voluntários da igreja contrário a política dele e demonstrou cada dia mais sua posição política, como fez quando foi dada a l i m i n a r d e b u s c a e re in tegração de bens móveis e imóveis contra a orquestra Manoel Lafaete e o clube de mães. Veja sua fo to pa r t i c ipando do momento da busca e apreensão. Aqueles que ficaram decepcionados com a atitude do religioso e s t ão agua rdando de máquina fotográfica em punho para ver se ele vai e s t a r p r e s e n t e n a devolução dos bens e imóveis com a cassação da l i m i n a r , o p o v o d e Palmeirina ficou feliz com a justiça! Leia na íntegra:

Por Carlos Vicente Tavares

DECISÃO JUDICIAL0002616-

46.2013.8.17.0000 (298487-0)

AGRAVO DE INSTRUMENTOERIK DE SOUSA DANTAS SIMÕES

04/04/2013 10:41DEVOLUÇÃO DE

CONCLUSÃO1ª Câmara de Direito Público Agravo Interno nos autos do Agravo de Instrumento nº 0298487-0 ( N P U n º 0 0 0 2 6 1 6 -4 6 . 2 0 1 3 . 8 . 1 7 . 0 0 0 0 ) Agravante: Associação Clube das Mães Flores de Maio e Banda Musical Manoel Lafaete Agravado: Município de Palmeirina Relator: Des. Erik de Sousa Dantas Simões DECISÃO I N T E R L O C U T Ó R I A T r a t a - s e d e A g r a v o interposto pela Associação Clube das Mães Flores de M a i o e o u t r o c o n t r a D e c i s ã o Te r m i n a t i v a proferida nos autos do agravo de instrumento de nº 0298487-0, a qual negou seguimento ao Recurso, com fulcro no artigo 557, caput, do CPC, em razão da intempestividade. Aduz a agravante que não houve a i n t e m p e s t i v i d a d e d o recurso, porquanto houve o envio postal do agravo de instrumento, sendo na data do protocolo postal que deve ser considerada a sua interposição. Requer, ao final, seja declarada a tempestividade do recurso

de Agravo de Instrumento e de t e rminado o s eu regular processamento. É o q u e i m p o r t a r e l a t a r. DECIDO. Utilizo-me da faculdade conferida pelo artigo 557 do CPC para exercer juízo de retratação. Isso porque, ao averiguar a tempestividade foi, por equívoco, considerada a data do protocolo na Seção de Protocolo deste Egrégio Tr i b u n a l d e J u s t i ç a . Compulsando os autos, verifico que houve o envio postal do referido agravo de instrumento, através dos C o r r e i o s , e m 2 5 d e fevereiro de 2013 (fl.02v.). É essa data que deve ser considerada válida para fins de contagem de prazo j u d i c i a l , c o n f o r m e determina a Resolução nº 156/2011 deste Tribunal de Justiça. Veja-se julgado: DIREITO PROCESSUAL CIVIL. RECURSO DE AGRAVO. DECISÃO TERMINATIVA QUE NEGOU SEGUIMENTO A A P E L A Ç Ã O . T E M P E S T I V I D A D E . PROTOCOLO POSTAL. H O R Á R I O D E E X P E D I E N T E F O R E N S E . R E S O L U Ç Ã O N º 1 5 6 / 2 0 0 1 - T J P E . - A Resolução nº 156/2001-TJPE determina que a data de postagem do recurso t e m , n o â m b i t o d o Judiciário estadual, a mesma validade que o protocolo oficial para fins de contagem do prazo judicial. - Considera-se tempest ivo o recurso postado dentro do prazo l e g a l e a n t e s d o e n c e r r a m e n t o d o expediente forense, ainda que extemporânea sua juntada aos autos. - Agravo provido à unanimidade. (2150134 PE 0000921-9 1 . 2 0 1 2 . 8 . 1 7 . 0 0 0 0 , Relator: Jorge Américo Pereira de Lira, Data de

Julgamento: 03/07/2012, 1ª Câmara de Direito P ú b l i c o , D a t a d e P u b l i c a ç ã o : 1 2 4 , undefined) O Recurso de Agravo de Instrumento foi protocolado em 25 de fevereiro de 2013 sendo, então, tempestivo. Após exercer juízo de retratação, passo a analisar o mérito do recurso. O cerne da questão consiste em saber se deve haver a reintegração de posse dos bens móveis e imóveis que foram doados pelo Município agravado e m f a v o r d a s a u t o r a s / a g r a v a n t e s , possuidores dos bens há vários anos, e que foram retomados pelo Município agravado, após a troca da g e s t ã o m u n i c i p a l . O Magistrado a quo, baseado numa decisão do TCE-PE, que suspendeu todas as doações do Município de P a l m e i r i n a , n e g o u o p e d i d o l i m i n a r d e reintegração de posse feito pelos ora agravantes. Alegam os agravantes que a decisão do TCE se deu m u i t o d e p o i s d o sancionamento da Lei que efetuou as doações (nº 955/2012) e que, apesar de e n t e n d e r n ã o h a v e r qualquer vício na validade de tal lei, seu pleito se deve ao direito contido no art. 926 do CPC, porquanto não se está discutindo, nos p r e s e n t e s a u t o s , a propriedade e sim a posse. O art. 926 do CPC diz que "O possuidor tem direito a ser mantido na posse em c a s o d e t u r b a ç ã o e r e i n t e g r a d o n o d e esbulho ." Anal i sando detidamente a questão, vê-se que de fato houve esbulho por par te da Prefeitura de Palmeirina. Mesmo que a doação estivesse eivada de vício ou nulidade, não caberia a ela, utilizando da própria f o r ç a , i m p o r a

desocupação do bem. Nesse ponto, tenho que o Boletim de Ocorrência acostado às fls. 53/59 traz que o ingresso no imóvel por parte do Município agravado deu-se através da quebra dos cadeados da porta da frente. Tal atitude, caso seja confirmada, deve ser rechaçada, já que o Município não agiu para a defesa de um direito seu, porquanto não estava na posse direta do bem. Ao c o n t r á r i o , f o r a m a s a g r a v a n t e s q u e demonstraram estar na posse do bem no momento do esbulho, conforme se depreende das Atas de Assembleias realizadas no local no ano de 2011 (fls.33/34 e 43/44), bem como as dec la rações acostadas às fls. 59/61. Extrai-se dos autos que a posse exerc ida pe las apelantes era justa e de boa-fé, já que os bens lhes foram doados (termo de doação às fls.48/50) em 23 de outubro de 2012, após autorização legislativa M u n i c i p a l ( L e i n º 955/2012), conforme se depreende à fl.46, onde, em seu art. 3º dispõe que: "Fica doado ao de Mães Flores de Maio, inscrito no CNPJ sob o nº 11.240.397/0001-0 5 , s i t u a d o n a R u a Presidente João Pessoa nº 127, nesta cidade, um terreno rural com área de 2ha., situado no lugar denominado Camboim deste Município, Inscrição c a d a s t r a l n º 229229003425-4 NIRF-7.162374-4, acrescido de s u a s r e s p e c t i v a s benfeitorias e máquinas de costuras." E, mesmo tendo o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco procedido com medidas impeditivas de doação no Mun ic íp io ag ravado , porquanto suspendeu os atos relativos às doações de

imóveis em favor de particulares (fls.81/82), tenho que nesse instante, em sede de cognição sumária, não cabe a este Desembargador averiguar a legalidade de tal doação, mas sim se houve ou não esbulho na posse direta exercida pelos agravantes, o que restou demonstrado. A s s i m , v ê - s e q u e , a princípio, deve haver a reintegração do imóvel em favor das agravantes, p o r q u a n t o r e s t o u configurado que houve esbulho na posse direta exercida pelas recorrentes e que tal posse é justa e de boa-fé. Nesse esteio, em sede de cognição sumária, considero plausível o pedido de reintegração de

posse requerido pelas agravantes, mormente porque as suas atividades f o r a m b r u s c a m e n t e interrompidas, já que era, nesse imóvel , que as agravantes exerciam as suas atividades de aulas de corte costura e de música, e p o r q u e l h e s f o r a m r e c o l h i d o s o b j e t o s indispensáveis a esse exercício, como algumas máquinas e instrumentos musicais. Pelo exposto, e s t ando p resen tes os requisitos do fumus boni juris e do periculum in m o r a e m f a v o r d a s agravantes, concedo, de imediato, a requerida reintegração de posse do imóvel e dos bens móveis r e c o l h i d o s , a t é o julgamento final por esta Câmara. Oficie-se o Juízo de Direito da Vara Única da Comarca de Palmeirina acerca do conteúdo desta decisão, bem como, para que preste informação dentro do prazo legal, conforme proclama o art. 527, IV do CPC. Intime-se a parte Agravada para apresentar, querendo, contrarrazões ao presente recurso, observado o prazo legal. Após, ao douto M i n i s t é r i o P ú b l i c o . Publique-se e Intime-se. Recife, 03 de abril de 2013. Des. Erik de Sousa Dantas Simões Relator

09N O T Í C I AGaranhuns, 06 de Abril de 2013

w w w . j o r n a l c i d a d e p e . c o m . b r

A ORQUESTRA MANOEL LAFAETE TOCA FELIZ COM O RETORNODA SUA SEDE QUE TINHA HÁ 40 ANOS POR DECISÃO JUDICIAL

10 P U B L I C I D A D E Garanhuns, 06 de Abril de 2013

w w w . j o r n a l c i d a d e p e . c o m . b r

MOURAMOURACONSTRUÇÕESCONSTRUÇÕES

AREIA, PEDRA E LOCAÇÃO DE MÁQUINAS

AREIA, PEDRA E LOCAÇÃO DE MÁQUINAS

Fones: (87) 9938-0021 / (87) 9998-5737 / (87) 3762-2193Av. Ernesto Dourado, 810 - Heliópolis - Garanhuns - PE

Rua Barão do Rio Branco, 01Centro - Garanhuns PE (Em frente ao Bonanza)

3761-7402

Fazemos Empréstimos

até 100 anos de idade

Financiamento de

carro e moto

Empréstimos no cheque

em até 24 meses

Você que é Funcionário

Público tem a menor

taxa de juros

Estamos financiando

Imóveis

Praça D. Pedro II, nº 09Boa Vista - Garanhuns-PE

Disk compras: 3761 - 7191 8845 - 0576 / 9632-2993

org. Ricardo e Josana

Rua Severiano Peixoto, 126 - Centro | Fone: 87 3762 2205 - Garanhuns/PE

odas

O GÁS DO BRASIL

DISK BRASILGÁSDISK BRASILGÁSDISK BRASILGÁS

3762.3037ENTREGA RÁPIDAENTREGA RÁPIDAENTREGA RÁPIDA

Rua Vereador José Vaz da Costa, 83 Heliópolis - Garanhuns-PE

3761-7373Garantia das melhores marcas e equipamentos

Sistemas de Alarme - Cercas Elétricas CFTV Digital Monitoramento 24h

Rodovia BR 242, nº 05 - Aluísio Pinto - Garanhuns - PE - Fone: 87 3761 2001

Aceitamos encomendas para eventos em geral

Qualidade�e�Requinte�em�tudo�que�faz!

[email protected] Dr. José Mariano, 677. Sala 1A | Heliópolis | Garanhuns-PE

Ampliamos o nosso sabor pra vocêEmpresa do Grupo Buffet Vitória

3762-9219

Av. Duque de Caxias, 24 - Heliópolis - Garanhuns - Fone: (87) 3761-1990 Av. Duque de Caxias, 24 - Heliópolis - Garanhuns - Fone: (87) 3761-1990

Preço bomo ano inteiro!

CASACASADODO

ELETRICISTA ELETRICISTA ELETRICISTA ELETRICISTA ELETRICISTA ELETRICISTA

PROJETOS ELÉTRICOS, INSTALAÇÃO ELÉTRICA, PREDIAL, INDUSTRIAL, COMERCIAL A AUTOMOÇÃO INDUSTRIAL.PROJETOS ELÉTRICOS, INSTALAÇÃO ELÉTRICA, PREDIAL, PROJETOS ELÉTRICOS, INSTALAÇÃO ELÉTRICA, PREDIAL, PROJETOS ELÉTRICOS, INSTALAÇÃO ELÉTRICA, PREDIAL, INDUSTRIAL, COMERCIAL A AUTOMOÇÃO INDUSTRIAL.INDUSTRIAL, COMERCIAL A AUTOMOÇÃO INDUSTRIAL.INDUSTRIAL, COMERCIAL A AUTOMOÇÃO INDUSTRIAL.

Shell

V-Power36Gasolina V-Power

em 3 vezes nos cartõesGasolina Comum | Diesel | Etanolem 2 vezes nos cartões

anos nas estradas e cidades do Brasil anos nas estradas e cidades do Brasil anos nas estradas e cidades do Brasil anos nas estradas e cidades do Brasil

Garanhuns - Pernambuco

11C I D A D EGaranhuns, 06 de Abril de 2013

w w w . j o r n a l c i d a d e p e . c o m . b r

O Parque Euclides Dourado, também conhecido como o Parque dos Eucaliptos, pelo seu tamanho, com oito hectares de área, localização privilegiada, em época passada, era considerado o ponto de diversão de toda a sociedade local em fins de semana. As vaquejadas se realizavam sempre e ocupava a parte central de todo o espaço físico. Os eventos políticos naquela época, com destaque as campanhas eleitorais, onde era comum realização de churrascos, sem limites, nas ocasiões em que se comemoravam as vitórias das urnas, com o abate de animais, que poderia ocorrer no local do evento. Vários t o n é i s e m l u g a r e s estratégicos, contendo carne salgada à disposição dos interessados, que usavam e abusavam em valas contendo fogo, suas fatias no espeto e ao lado bebidas diversas gratuitas, tudo ao som de música. Ali existia “coreto”, ass im como uma área destinada a danças, onde os casais se divertiam ao som da Banda de Música Municipal, todos os domingos à tarde, animava o ambiente, na execução de concertos musicais, era o centro dos p a s s e i o s e d i v e r s õ e s . E x i s t i a m b a r r a c a s d e madeira, cobertas de palha e bancos também de madeira, internamente e destinados ao d e s c a n s o . A n i m a i s enjaulados nos quatro cantos e outros em áreas protegidas por cercas, para alegria da gurizada acompanhada de seus pais e/ou responsáveis, a percorrer aquele extenso parque, que sempre ofereceu ar puro, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida para os habitantes da cidade e visitantes que ali achavam. Tratava-se de um logradouro público com características de zoológico. Em locais adequados, para a segurança dos frequentadores e cuidados necessários para a sobrevivência dos animais, viam-se pássaros, emas, cobras de vários tipos, pavões, macacos, etc. Cada

animal com sua maneira de viver, com o seu barulho característico e os cuidados básicos para se evitar acidentes. Na realidade o p a r q u e t i n h a a s s u a s deficiências, não era cercado nem mesmo de cerca de arame, tendo sido colocado um gradil de proteção em 04 de fevereiro de 1998, para m e l h o r p r o t e ç ã o d o patrimônio municipal e segurança para todos. Com relação à calçada ao seu redor, há mais de oito décadas, que os prefeitos ainda não se lembraram de incluir em seus projetos, para execução dessa obra tão importante. Há pouco tempo foi colocado ao longo do piso da tão almejada calçada, barro vermelho com metralha, de forma rústica, que em nada proporcionou conforto aos transeuntes, por falta de um nivelamento adequado em sua extensão, que tornou desconfortável para os mais idosos que por ali transitam. Calçada mesmo só existe na parte frontal onde se acha a entrada principal. Das edificações que outrora foram criadas, resta-nos apenas o “Pombal”, que também servia como lanchonete, oferecendo o tradicional “caldo de cana”, acompanhado de “pão doce” e em sua parte superior, o refúgio dos pombos. Como s u g e s t ã o , d e v e r i a s e r tombado e considerado como patrimônio municipal, pela sua arquitetura e pelo tempo já decorrido. Ali existiu na entrada principal , uma garagem de bicicletas de aluguel, pertencente ao Sr. José Barbosa da Silva desde 08 de janeiro de 1929, que sendo mudada para o interior do parque, passou a ocupar o prédio em formato circular ainda existente. Depois sofreu mudança definitiva, em 31 de dezembro de 1997, p a r a f o r a d o p a r q u e , ocupando até a presente data, um prédio localizado nas imediações, esquina da Rua Pedro Rocha com a Rua Joaquim Távora, sob a administração do seu filho Sr. Jeasir Pessoa Barbosa. Guardo boas lembranças

daquele local, ficou marcante desde a minha infância, onde foi possível aprender a dirigir bicicleta, graças à iniciativa, paciência e dedicação da P r o f e s s o r a E u g ê n i a Medeiros, após a primeira queda que sofri, deu-me mais f i r m e z a , c o r a g e m e confiança. Faço registrar n e s t e m o m e n t o , m e u s agradecimentos “em saudosa memória” e sempre estarei a relembrá-la. Ainda hoje sou frequentador assíduo daquele belo recanto da nossa cidade, executo a minha caminhada, graças à pista de Cooper pavimentada em concreto, numa extensão de 1.070 metros. Em todo espaço físico do parque, contamos com várias benfeitorias, resultante de administrações anteriores, tornando-o área de lazer para todas as faixas etárias. Cultura, práticas esportivas e de entretenimento. Contamos com segurança (polícia Militar sempre presente com integrantes da Cavalaria e Guardas Municipais), boa iluminação, que permite caminhada à noite, quadras de jogos (basquete e futsal), B i b l i o t e c a P ú b l i c a Municipal, com expressivo espaço físico que permite bom atendimento. Como obras de revitalização, foi instalado Playground, rampa de skate, equipamentos de ginasticas , em 04 de fevereiro de 2002, guarita de acesso principal, ciclovia e sanitários públicos, com aumento recente de mais sanitários. Em seu campo de futebol de alunos menor de idade, orientados pela prefeitura Municipal, todos em busca de alcançar o profissionalismo, a l m e j a n d o u m f u t u r o promissor. Por ocasião da realização do festival de Inverno de Garanhuns, são instalados várias atrações, que convém ser citadas: circo, palco de danças, palco para apresentação de cantores e bandas, feira de artesanato, literatura regional, barracas de alimentação, etc. Tem sido um ponto de referencia para concentração e partidas de grupos sociais em suas caminhadas na direção do centro da cidade. O nosso p a r q u e t e m b o m estacionamento, merece ser mais visitado e ser mantido em boas condições de apresentação. Trata-se de um d o s m e l h o r e s p o n t o s t u r í s t i c o s d a S u í ç a pernambucana.

contato: [email protected]

Parque Euclides Dourado(Parque dos Eucaliptos)

V I V Ê N C I AV I V Ê N C I AV I V Ê N C I AV I V Ê N C I AValdemir Barbosa

Foto: Jedson Nobre/Dedão

Município de Garanhuns realizadia “D” de combate à dengue

Segundo levantamento feito este ano registrouum índice de infestação de 9,1%

1º de março de 2013

O s e g u n d o Í n d i c e d e Infestação Predial, que identif ica os focos do mosquito da dengue, deste a n o , r e g i s t r o u , e m Garanhuns, um número de 9 , 1 % . C o m p a r a d o a o primeiro de 2013, que ficou em 7,3%, houve um aumento de 1,7% de infestação no m u n i c í p i o . A m e t a estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 1,0%. Para controlar a situação, a Secretaria de Saúde já está

trabalhando com ações planejadas nos bairros e realizou na ultima sexta-feira (5), o Dia Mundial de C o m b a t e a D e n g u e e Cuidados com o Meio Ambiente. As ações de c o n t r o l e d a d e n g u e acontecerão no Espaço Cultural Luís Jardim e no Espaço Colunata, na Avenida Santo Antônio, das 8h às 12h. Haverá panfletagem com faixas nos semáforos do Centro, apresentação de bandas marciais escolas de G a r a n h u n s , a l é m d e a tendimentos médicos , envolvendo o cuidado com a dengue, além de outros temas como tabagismo, pressão arterial, glicose, nutrição e saúde bucal. De acordo com o coordenador de Atenção Básica, Eliel Duarte, o r e f o r ç o n o a c e s s o à informação, mapeamento dos

locais e a criação de um núcleo especializado é o pontapé inicial, mas é necessária uma corrente de participação. “Estratégias foram traçadas. Nossos agentes de saúde trabalham d i u t u r n a m e n t e p a r a conscientizar a população. Pedimos a compreensão das pessoas para que permitam a entrada das equipes nas casas. Com isso, é possível evitar um sur to da doença” , destacou. Este ano, já foram notificados nove casos, sendo dois confirmados. O vírus den4 já está circulando no Estado desde 2011. Ainda segundo os dados coletados, 15% das residências visitadas estão fechadas e 95% dos criadouros de mosquitos são encontrados dentro das casas.

Por Cloves Teodorico

12 P U B L I C I D A D E Garanhuns, 06 de Abril de 2013

w w w . j o r n a l c i d a d e p e . c o m . b r

SIGA A RISCA: ESCOLHA O SEU GRAFISMOPARA USAR ATÉ O VERÃO!

Xeque-mate! Presença em

desfiles importantes como o

de Adriana Degreas, Tufi

Duek e Animale (em solo

nacional) e da Hermès,

Marc Jacobs e Chanel (na

temporada internacional), o

grafismo está decretado

como umas das principais

tendências nacionais e

in t e rnac iona i s . En t re

estampas em preto e branco

ou multicoloridas, os

xadrezes já ganharam as

ruas de Paris, na versão

grunge chique. Para não

errar aposte em looks com

shapes minimalistas e

estruturados. Os tecidos

mais leves seguem como

opção para os dias mais

quentes.

U m a d a s g r a n d e s

tendências da temporada

internacional , foi o

grafismo multicolorido,

como podemos ver nos

desfiles da Hermès e da

Balmain (centro, à direita

e extrema direita) e a

mistura de formas, como

fez Marc Jacobs e a

rainha das estampas,

M a r y K a t r a n t z o u

(extrema esquerda e

centro, à esquerda).

As listras, nas mais

variadas formas, também

são uma ótima opção. Se

não está de bem com a

balança, opte pelas

verticais ou pelas peças

mais 'soltinhas', como foi

apresentado na Peter

Som (extrema esquerda).

No look da Tufi Duek

(centro, à esquerda),

temos tendência tripla:

Grafismo, fenda e azul

Klein. Já Marc Jacobs

(centro, à direita) e

A d r i a n a D e g r e a s

( e x t r e m a d i r e i t a )

optaram pelo duo p&b ou

preto e branco, mas

cuidado, os dois criam

uma ilusão de ótica, que

p o d e m a u m e n t a r o

quadril. Para não errar,

use com um make mais

simples e acessórios

neutros.

Os xadrezes estão com

tudo, seja na versão lady

like, como o da Louis

Vuitton (na extrema

esquerda), na versão

desconstruída, como o da

C h a n e l ( c e n t r o , à

esquerda), na fluidez

sensual da Animale

(centro, à direita) ou no

novo grunge, que está

dominando as ruas de

Paris (extrema direita).

http://phynocomph.blogspot.com.br/

Leia mais...

ARQUITETURA E DECOR

Por Mateus RodriguesPor Mateus RodriguesPor Mateus Rodrigues

Por Lívia Faria

O gesso é um material que auxilia nas tarefas de embutir a iluminação, esconder ferragens e disfarçar vigas, além de criar divisórias de a m b i e n t e s e e f e i t o s interessantes, especialmente em forros. Além disso, ele é um mineral encontrado em praticamente o mundo todo, e este apresenta baixo custo e baixo impacto ambiental, pois seu processo de calcinação ocorre a baixa temperatura, requerendo pouco consumo ene rgé t i co . Duran te o processo é liberada grande quantia de água e resíduos da c o m b u s t ã o . E s t a s propriedades caracterizam o g e s s o c o m o u m d o s a g l o m e r a n t e s m e n o s

agressivos ao ambiente. É um aliado nos tetos de salas, quartos, banheiros, cozinhas, corredores. Porém, devemos saber onde usar. A decoração de um ambiente deve unir praticidade, conforto e beleza para permitir agradáveis e bons momentos. Com relação a se fazer um forro de gesso, uma idéia elegante é fazê-lo que quando rebaixado, permita a instalação embutida de luminárias e caixas de som, por exemplo. Já que o forro consome de 15 a 20 cm da altura da sala, você deve ter uma altura mínima de 2,70 metros para viabilizar essa obra. Ao contrário do que se pensa, rebaixar o forro de um a m b i e n t e b a i x o p o d e

diminuir, e muito, a sensação de aperto em um espaço. E x p e r i m e n t e i n s t a l a r e spe lhos nas pa redes , encostados no forro de gesso. Isso aumenta ainda mais a sensação de que o cômodo é maior. Esse truque funciona muito bem em banheiros. O gesso permite diversas opções de desenho. Ele é um mui to versá t i l . Mas é importante definir bem o projeto antes de começar. Portando aposte nele e considere o uso desse material-coringa em seu projeto!

artefatos de concreto

BR 423 - Km 101, 1585 - Magano - Garanhuns-PE

Telefax: 87 3761 3905 / 9995 4760 / 8103 1401 / 9129 0606

Galpões Premoldados,

Muros Premoldados,

Tubos de Concreto,

Calhas,

Canaletas,

Lajes,

Lajotas,

Postes,

Estacas,

Blocos,

Combogós,

Muros Premoldados,

Cx de Ar Condicionado.

Av. Djalma Dutra, 323 - Heliópolis - Garanhuns - PEFone: (87) 3761.0956 | 8806.9776

NOVO ENDEREÇO

ARQUITETACAU: -DPE35780

O Uso do GESSO nos Projetos de Ambientação

DIVISÓRIA , FORRO DE GESSO COM SANCA.

APARADOR, PAREDE E FORRO DE GESSO. PROJETO LÍVIA FARIA ARQUITETA

Foto: Divulgação

Class As ofertas em

Anuncie (87) 3761-6429e

melhoresVeículos Imóveis

Garanhuns, 06 de Abril de 2013

w w w . j o r n a l c i d a d e p e . c o m . b r

CRECI: 9323-JRua Dantas Barreto, 02 - Centro - Garanhuns/PEFone: 87 3762 1088

Ford Fusion 2.5 Flex

A nova versão traz todos os principais itens encontrados em um Civic 2.0 EXR (topo de linha) ou mesmo em um Audi A4 2.0 Attraction (básico). Ela vem com câmbio automático de seis marchas, bancos de couro, rodas de alumínio aro 17, sistema multimídia Sync (com tela touch e comando de voz), ar- condicionado digital, piloto automático, ESP, assistente de partida em ladeira, oito airbags, sistema de som, GPS e câmera de ré, entre outros recursos. A versão mais cara, a Titanium 2.0 AWD, apresentada em novembro de 2012, é equipada por sua vez com esses mesmos itens acima mais sensores que detectam pontos cegos, alertam mudanças involuntárias de faixa, medem espaços para estacionar e avisam sobre o risco de colisão, além de tração integral.

Página C3

AV. Dantas Barreto, 292 - Centro Fone: 87 3762.5369 - GARANHUNS/PE

Centro Automotivo

Av. 13 de Maio, 194

Fone: (87) 3761.0222 Centro - Garanhuns-PE

SOMSOMSOMO SHOPPING CENTER DO SEU CARRO

CARROSFORD 0KM

Ka, Fiesta, RangerEcosport, Fusion

Vendedor AutorizadoJonathas Policarpo

(87) 9163-2696 (87) 9968-8072

w w w . j o r n a l c i d a d e p e . c o m . b r

C3C l a s s C I D A D E

BR 423 - km 99 - s/n - Loja 08 - Heliópolis - Garanhuns - PE (Antigo Posto Nogueirão)Fone/Fax: (87) 3761-2291 | E-mail: [email protected]

Mais de 40 opções de veículos da nossa loja no site www.douradoveiculos.com

POLO HT 2011 IMOTION

R$ 34.500,00

SAVEIRO TROOPER 2010

R$29.900,00Completa + BC

Completo + BC

Imag

ens

Mer

amen

te Il

ustr

ativ

as

CELTA 4P LT 2012

R$ 26.000,00

Completo

UNO MILLE WAY 2010

R$ 18.500,00

C/ TE, AL

APROVEITE NOSSAS OPÇÕES COM IPVA 2013 PAGO

Rua Joaquim Nabuco, 177Centro - Garanhuns-PE

Fone:(87) 3763.1313 / 9106.0234

ÉTICAImóveis e Negócios

Garanhuns, 06 de Abril de 2013

EMPREGOPorteiros e

recepcionistas s/ experiência.

Salário R$ 917,00.CV p/ e-mail:

[email protected]

A nova versão traz todos os principais itens encontrados em um Civic 2.0 EXR (topo de linha) ou mesmo em um Audi A4 2.0 Attraction (básico). Ela vem com câmbio automático de seis marchas, bancos de couro, rodas de alumínio aro 17, sistema multimídia Sync (com tela touch e comando de voz), ar- condicionado digital, piloto automático, ESP, assistente de partida em ladeira, oito airbags, sistema de som, GPS e câmera de ré, entre outros recursos. A versão mais cara, a Titanium

2.0 AWD, apresentada em n o v e m b r o d e 2 0 1 2 , é equipada por sua vez com esses mesmos itens acima mais sensores que detectam pon tos cegos , a l e r t am mudanças involuntárias de faixa, medem espaços para estacionar e avisam sobre o risco de colisão, além de tração integral. O F u s i o n é u m c a r r o confortável. Seu espaço interno é amplo. Cinco pessoas se acomodam sem aperto. A cabine é bem isolada acusticamente e o ar-condicionado, com ajustes

independentes para os dois lados da cabine, tem saídas para os bancos traseiros. A suspensão proporciona rodar s u a v e , a b s o r v e n d o a s irregularidades do piso, mas segurando a carroceria nas

c u r v a s , f r e n a g e n s e arrancadas. Na dianteira, ela e s t á a n c o r a d a e m u m subchassi, fixado com o auxílio de coxins, para impedir que as vibrações da r o d a g e m c h e g u e m à carroceria. O resultado é muito bom, mas os mais atentos notarão ruídos e e s t a l o s p r ó p r i o s d e estruturas que usam braços de liga de alumínio, como é o caso do Fusion. Outro senão diz respeito à altura da c a r r o c e r i a . E m n o s s a avaliação na cidade, tivemos que tomar cuidado extra para evitar que a dianteira atuasse como plaina em quebra-molas e valetas.

Ford Fusion 2.5 Flex

Fonte: quatrorodas

aúdeaúdeBem estar

w w w . j o r n a l c i d a d e p e . c o m . b r

>>Nesta Edição:>>Nesta Edição:>>Nesta Edição: da Cólica Menstrualda Cólica MenstrualPág. S5Pág. S6

Inaugura em novoInaugura em novo

Fisioterapia Tratando SintomasFisioterapia Tratando Sintomas

MODELO ESPECIALISTA EM ATENDIMENTO AO PACIENTEDA TERCEIRA IDADE EM GARANHUNS-PE

Enquanto o envelhecimento nos países europeus vem ocorrendo paulatinamente há mais de um sécu lo , aqu i no Bras i l , a população encontra-se em franco processo de envelhecimento há

cerca de 30 anos. Estima-se ainda que o Brasil t e r á u m verdadeiro b o o m de idosos até 2025,quando o

país será a 6ª maior população de idosos do planeta - mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.Dessa forma, abandona-se o paradigma de saúde no qual a

população de risco era a infantil e as doenças eram principalmente infecciosas , com métodos diagnósticos simples e baratos, passíveis de prevenção por vac inas , com t ra tamentos eficazes e cu r tos . Ho je a população de risco é a idosa, onde o clássico conceito de saúde da OMS (Organização Mundial de Saúde) se torna inadequado, já que a ausência de doença é pr iv i légio de poucos , e o completo bem estar pode ser a t i n g i d o p o r m u i t o s , independente da presença ou não de doenças. Entretanto, na maioria das equipes de saúde, ainda persiste uma visão estereotipada do i d o s o , o b s e r v a - s e u m a dificuldade no reconhecimento do processo de envelhecimento

dissociado da doença, por d e s c o n h e c i m e n t o d a s manifestações clínicas atípicas e peculiares, bem como são f r e q u e n t e s a s i n t e r a ç õ e s medicamentosas pelo grande número de remédios prescritos para o idoso. Assim, ainda são poucos os profissionais preparados para prestar uma assistência adequada a essa parcela da população, o que vem resultando em alto í n d i c e d e i n t e r n a m e n t o s hospitalares evitáveis e uma perda da capacidade funcional cada vez mais precoce, com comprometimento direto na autonomia e independência do idoso. Cumpre destacar, então, a necessidade de um novo modelo assistencial multiprofissional

voltado para o idoso, com e s p e c i a l i s t a s n a á r e a d o envelhecimento, desde o médico geriatra aos outros profissionais de saúde especializados, como o t e r a p e u t a o c u p a c i o n a l , psicólogo, educador físico, enfermeiro, fonoaudiólogo, assistente social, nutricionista, o d o n t ó l o g o e p s i c ó l o g o . Garantindo assim o adequado cuidado integral ao paciente da terceira idade.

Dra Danielle Marinho- Médica geriatra do GERIAMAX

(CRM – 14657)Professora de Clínica Médica

da UPE Campus GaranhunsContatos: (87) 3762 – 4961

(87) 9960 – 1313www.geriamax.com.br

www.facebook.com/geriamax

Odonto Hospitalar Odonto Hospitalar CefaléiaCefaléiaFisioterapia naFisioterapia na

Pág. S4

endereço aendereço a

S2

w w w . j o r n a l c i d a d e p e . c o m . b r

Dra. Cláudia BrasilOrtodontia e Ortopedia Funcionaldos Maxilares CRO 5894Consultório: Av. Simoa Gomes, 140Heliópolis - Garanhuns - PEFone: (87) 3762-1111

Dr. André MarrocosClínica Médica Reumatologia - Geriatria CRM 13257Av. Dr. José Mariano, 277 Centro - Garanhuns - PEFone: (87) 3762-6145

Dr. Almir Penaforte Jr.Cirurgião de Cabeça e Pescoço CRM-PE 16.347Av. Simoa Gomes, 112, sala 04. Heliópolis - Garanhuns-PE. Fones: (87) 3761-9074 / 9959-9242www.almirpenafortejr.com.br

Dr. Carlos GustavoClinLab - Laboratório de Análises ClínicasRua Dr. José Mariano, 277Centro - Garanhuns - PE Fone: (87) 3762-6145

CENTRO DIAGNÓSTICODr. Luiz Gabrielwww.drgabriel.com.brConsultório: Av. Frei Caneca, 100 Heliópolis - Garanhuns Fone: (87) 3763-1111 / 3761-1707

Dra. Sâmmara MonteiroFisioterapeuta - CREFITO: 6467 LTFEspaço FisiobemAv. Djalma Dutra, 83 - HeliópolisGaranhuns/PE | 87 3762.6962

Dra. Olga Leocadia Praça de SouzaPsiquiatraClinical Armando Q. MonteiroAv.Dr Idelfonso Lopes, 228Heliópolis - GaranhunsFone: (87) 3762.9526

Odonto ArtDr. Weslei Bruno da Silva Ortodontia e Clínica GeralClareamento a laser - CRO - 6850Praça Jardim,138 – 1º andar Centro(esquina com D.José) Garanhuns-PE Fone (87) 3761-0364 / 9615-8553

Leylianne Teles de C. AraújoEducadora Física Ginástica Laboral PersonalFone: (87) 3761-7295 (87) 9108-1225

Dr. Daniel GalvãoGeriatraCRM/PE 13735Memorial ClinicRua Ernesto Dourado, 654 - Sala 04Heliópolis - Garanhuns-PEFone: (87) 3762.9284 / 9120.1672

S A Ú D E E B E M E S T A R Garanhuns, 06 de Abril de 2013

Dra. Mayra AlvesFisioterapeuta - CREFITO: 6111 LTFDermatofuncional e ConvencionalAtendimento Domiciliar Fone: (87) 9609-3198

Dra. Etelvina VazCirurgia da MãoORTOTRAUMAAv. Djalma Dutra, 200 - HeliópolisGaranhuns-PEFone: 87 3762.1814

Dra. Micheline Cavalcante SilvaCREMEPE - 15004Dr. Michel Moreira LeiteCREMEPE - 14705Av. Ernesto Dourado, 610 | Heliópolis

Garanhuns | PE (87)3763.1521

Phytofármaco (Farmácia de Manipulação)Dra. Alvani CorreiaFarmacêutica - CRF / PE 2061Rua XV de Novembro, 340Centro - GaranhunsFone: (87) 3762-0572

CITOLAG – Laboratório de Análises ClínicasDr. Francisco das Chagas Cabral – CRF/PE 2207Dra. Maria Verônica G. Bezerra – CRF/PE 2076Dra. Javanci Jordão – CRM/PE 7917Hematologia / Bioquímica / Imunologia / Bacteriologia Urianálise / Parasitologia / Hormônios / Citologia / Colposcopia / Biópsias

Av. Santo Antonio, 117 – Centro – GaranhunsFone/Fax: (87)3761-3288 - E-mail: [email protected]

Dr. Paulo Batista dos PrazeresMastologistaCRM - 6974MEMORIAL CLINICRua Ernesto Dourado, 654 - 1º AndarHeliópolis - Garanhuns - PE Fone: (87) 3762-4042

Dr. Pedro Henrique Lima VelosoCardiologia e Clínica MédicaConsultório: Rua Dr. José Mariano, 77 Centro - GaranhunsFone: (87) 3761-3764

Dra. Maria Marta JúdiceDermatologistaORTOTRAUMAAv. Djalma Dutra, 200 - Heliópolis1º Andar - Sala 9Fone: (87) 3762.1814

Catarina BarbosaFarmacêutica Generalista CRF-PE 4642Pós-Graduanda em Citologia Clínica(87) 9104-4052

Dra. Thaís de Araújo LimaCirurgiã DentistaCRO/PE 9335Rua Dr. José Mariano, 245 - 1º Andar - Sala 02 - CentroEdifício LAMEG CENTERFone: (87) 9636.4302 / 8857.3411

Dr. Heraldo CordeiroCirurgia Geral, Gastroenterologia, Vídeo-Endoscopia Digestiva AltaMemorial Clinic, sala 6- Heliópolis(87) 3762-4834/9604-6097www.drheraldocordeiro.com

Dra. Silvia C. Brandão BezerraEspecialista em Citopatologia e Hematologia ClínicaLaboratório Adolfo Lutz, Av. Frei caneca, 80- Heliópolis(87) [email protected]

Dr. Elenilson Liberato Endocrinologia - Clinica MédicaCRM/PE 15335Rua Djalma Dultra, 494 - HeliópolisFone: (87) 3761.1815Email:[email protected]

Você tem um problema? Eles têm a solução!Aqui você encontra os melhores!

Dra. Marina BrasilPilates - CREFITO: 5390 LTFEspaço FisiobemAv. Djalma Dutra, 83 - HeliópolisGaranhuns/PE | 87 3762.6962

Dr. João Filipe - CRO/PE 8093Ortodontia/ImplantodontiaEmpresarial Claudionor RemígioRua Dom Luís de Brito, 36 - 1º AndarSala 102 - Centro - Garanhuns/PEFones: 87 3761.5852 | 9924.5264

Dra. Juliana BarrosFisioterapeuta - Dermatofuncional Crefito 6152-LTFESPAÇO FISIOBEMAv. Djalma Dutra. 83 - HeliópolisFone: (87) 3762.6962

Juliana BragaFisioterapeuta - CREFITO: 170691-FFisioterapia Convencional e Drenagem Linfática a DomicílioInstrutora de Pilates - Ortotrauma(87) 9921 3545 | 8125 7910

S3S A Ú D E E B E M E S T A RGaranhuns, 06 de Abril de 2013

w w w . j o r n a l c i d a d e p e . c o m . b r

Armando O. MonteiroCLINICALAcuidade visual

Audiometria

Cardiologia

Citologia

Clínica Médica

Colonoscopia

Colposcópia

Dermatologista

Ecocardiograma

Eletrocencefalograma

Eletrocardiograma

Endoscopia

Espirometria

Fisioterapeuta

Fonoaudiologia

Gastroenterologista

Ginecologia

Holter 24h

Laboratório

Mapa 24h

Médico do Trabalho

Neuropsiquiatria

Nutricionista

Odontologia e Ortodontia

Ortopedista

Otorrino Laringologia

Pediatra

Psicólogo

Psiquiatra

Raios x

Teste do Labirinto

Teste Ergométrico

Vacinas

Vascular

C u i d a r d a s u a s a ú d eÉ N o s s a R e s p o n s a b i l i d a d e

Fone: 87 3761.2330 | 3762.2279 | 3762.9526 | 3762.9524Av. Doutor Idelfonso Lopes, 228 - Heliópolis - Garanhuns-PE

www.ac ig saude . com .b r

SAÚDE PELAS PLANTAS: As Plantas Medicinais e a Saúde da MulherA s p l a n t a s

medicinais podem melhorar bastante a saúde e o bem-estar da mulher. O alivio das dores das regras (dismenorréia), normalizar o ciclo menstrual e muitos outros problemas comuns às mulheres podem s e r m i n i m i z a d o s o u eliminados através do uso c r i t e r i o s o d e p l a n t a s específicas. Dentre uma enorme variedade de plantas c o m e s s a s i n d i c a ç õ e s podemos ci tar : aroeira, barbatimão, boldo do chile,

artemísia, sarssafrás, angico, queb ra ped ra , moro ró , velame do campo, ipê roxo, u n h a d e g a t o e u x i -amarelo.Destacando-se entre e l a s po r s eus eno rmes benefícios e indicações o uxi-amarelo e a unha de gato. O uxi amarelo com unha de gato é um poderoso anti-inflamatório natural, de modo que, seu extrato é utilizado e indicado para o tratamento de miomas (caroços), ovário policístico, infecção urinária, inflamação uterina, males da próstata e mamas, gastrites, além do mais, auxilia nos tratamentos de doenças degenerativas das articulações, ou seja, artrites e re u m a t i s m o . O U x i (Endopleura uchi) amarelo normalmente é encontrado no norte do Brasil, sendo uma árvore que pode chegar até 30 metros de altura, e assim sendo, a sua casca é muito u t i l i z a d a d e v i d o s u a s propriedades medicinais que ajudam a controlar problemas d e s a ú d e ( d i s t ú r b i o s menstruais e miomas).A unha de gato medicinal (uncária tomentosa) possui uma poderosa ação anti-inflamatória e reguladora do

sistema imunológico. Enfim, só nos resta agradecer pelas dádivas da natureza, pois e s s a s d u a s p l a n t a s c o m b i n a d a s simultaneamente possuem grandes benefícios para a saúde do homem e da mulher. O extrato do uxi amarelo com unha de gato é totalmente

n a t u r a l , n ã o c a u s a dependência, não tem efeitos colaterais e não trará danos ao organismo, porém mulheres no período de gestação e amamentação não poderão t o m a r . A t e n ç ã o : A s informações acima têm o caráter informativo e não têm a intenção de substituir

c u i d a d o s m é d i c o s apropriados, diagnósticos ou prescrições. Você poderá agora usufruir dos benefícios dessas duas plantas em um ú n i c o p r o d u t o c o m lançamento em forma de cápsulas, que torna o seu uso mais p rá t i co e seguro . C h e g o u n a N U T R I

F O R M A , s u a l o j a d e p r o d u t o s n a t u r a i s e m Garanhuns o ÚTERO BOM em cápsulas. Endereço: Av. Duque de Caxias, 590-1, Heliópolis.

Adaptado por Lidiane Calixto – Nutri Forma

A cefaléia, ou dor de

cabeça, como é popularmente

conhecida, trata-se de uma

dor ou desconforto na área

que engloba toda a região da

c a b e ç a , c o n s t i t u i u m

prob lema f requen te na

população em geral, sendo

uma das causas mais comuns

de busca de atendimento

médico. Ela pode ocorrer

i s o l a d a m e n t e c o m o

m a n i f e s t a ç õ e s d e u m

complexo sintomático agudo,

como a enxaqueca (cefaléias

primárias) , ou pode fazer

parte de uma doença em

desenvolvimento, como

infecções, neoplasia cerebral

o u s a n g r a m e n t o s

intracranianos (cefaléias

secundárias).No entanto,

vamos falar da cefaléia

tensional, que como o próprio

nome sugere, associam-se a

tensões musculares, em que a

maioria das causas devem- se

por contração muscular ou

p r o b l e m a s d e fl u x o

sanguíneo. Tratando-se de

uma das formas mais comuns

de dor de cabeça, pode

aparecer em diversas faixas

etárias, sendo mais freqüente

en t r e adu l tos jovens e

adolescentes. Sua ocorrência

se dá quando os músculos que

englobam a região da cabeça

ficam tensos ou se contraem.

Essas contrações musculares

podem ser uma resposta a

estresse, depressão, trauma

na cabeça ou ansiedade. A

possibilidade de realizar

alguma atividade que exija

que a cabeça seja mantida em

uma mesma posição por

muito tempo sem se mover,

pode desencadear cefaléia

t e n s i o n a l . I s s o i n c l u i

atividades como digitar ou

realizar outras ações no

c o m p u t a d o r, t r a b a l h o s

manua is de l i cados que

exigem precisão e atenção e a

u t i l i z a ç ã o d e u m

microscópio. Dormir em um

quarto frio ou dormir com o

pescoço em uma posição

incomum também pode

desencadear uma cefaléia

tens ional . Os s in tomas

podem ser descritos como

uma dor espalhada, ou seja,

não apenas em um local ou de

um lado; Uma pressão leve,

mas constante; Uma faixa

apertada; É pior no couro

cabeludo, nas têmporas ou na

nuca e, possivelmente, nos

ombros (cervicalgia). Pode

ainda piorar por estresse,

fadiga, barulho ou claridade

excessiva e também causar

i n s ô n i a . É n e c e s s á r i o

ressaltar a importância de

investigar o tipo de cefaléia,

por esta se tratar também de

u m s i n t o m a . O

acompanhamento médico na

causa de uma dúvida vai

auxiliar a direcionar para o

tratamento correto. O exames

clínicos na cefaléia tensional,

não apresentam nenhuma

a l t e ração func iona l no

cérebro, por se tratar de

p o n t o s d e t e n s õ e s

musculares. Nos casos mais

comuns esta já pode ser

d e s c o b e r t a n a p r ó p r i a

anmnese. Um dos grandes

p r o b l e m a s d a c e f a l é i a

tensional é o tratamento, pois,

normalmente as pessoas que

sofrem com as cefaléias

tensionais, nunca procuram

tratamento médico e o mais

n o r m a l a c a b a s e n d o a

automedicação, ou seja, as

pessoas tomam chá disso, chá

daquilo, remédios, para as

mais diferentes dores e acaba

acontecendo o seguinte: as

d o r e s p a s s a m

momentaneamente porém

voltam depois de algumas

horas, dias ou semanas, isto

ocorre porque elas acabam

“ i n i b i n d o a a t u a ç ã o

( a t iv idade ) do s i s t ema

nervoso central”mas esta

inibição ocorre por curtos

períodos e ao término destes

as dores voltam e as vezes até

com maior intensidade do que

antes. Se uma dor de cabeça

ocorrer duas ou mais vezes

por semana durante vários

meses ou por mais tempo, a

d o e n ç a é c o n s i d e r a d a

crônica. As cefaléias crônicas

e diárias podem ser resultado

do tratamento insuficiente ou

excessivo de uma cefaléia

primária. Por exemplo, os

p a c i e n t e s q u e t o m a m

analgésicos mais de três

v e z e s p o r s e m a n a ,

r e g u l a r m e n t e , p o d e m

desenvolver cefaléias de

rebote. O grande problema é

que as pessoas tratam apenas

um dos sintomas e quase

nunca tratam a causa, é por

isso que estas pessoas sofrem

de dores recorrentes, por

meses e até anos ou vidas

inteiras, mas para estas

pessoas podemos colocar que

a maioria (cerca de 90%) das

“dores de cabeça” são de

origens tensionais, e que para

estas já existem tratamento

fi s i o t e r a p ê u t i c o s

extremamente eficientes

c o m o a t é c n i c a d e

m i o f a s c i a t e r a p i a e a s

pompages. Com o uso destas

t é c n i c a s e n t r e o u t r a s

podemos diminuir as tensões

músculo articulares e alterar a

biomecânica da região crânio

e n c e f á l i c a e c o m i s s o

p o d e m o s r e s o l v e r

d e fi n i t i v a m e n t e e s t e s

problemas que ocorrem com

cerca de 1/3 da população

brasileira.

S4 S A Ú D E E B E M E S T A R Garanhuns, 06 de Abril de 2013

w w w . j o r n a l c i d a d e p e . c o m . b r

FisioFisioFisio+++FisioFisio+Clínica de Fisioterapia Clínica de Fisioterapia Clínica de Fisioterapia Clínica de Fisioterapia

Fisioterapia em:Fisioterapia em:Ortopedia | Traumatologia | ReumatologiaOrtopedia | Traumatologia | Reumatologia

Pediatria | NeurologiaPediatria | Neurologia

Fisioterapia em:Ortopedia | Traumatologia | Reumatologia

Pediatria | Neurologia

Dra. Margareti O. de Vasconcelos Ramos | Dra. Pâmella Correia SáDra . Eliana Gonçalves Vieira

RPG FonoaudiologiaRPG FonoaudiologiaRPG FonoaudiologiaDra. Maria Liliane M. SantanaDra. Maria Liliane M. SantanaDra. Maria Liliane M. Santana Dra. Samoa Lins F. Soares

Av. S a n t a Ro s a , 4 7 7 - H e l i ó p o l i s - F o n e : 87 3762 1 1 3 0 - G a r a n h u n s / P EAtendemos convênios e particular

Fisioterapia na Cefaléia

PsicólogaPsicólogaPsicólogaDra. Halyne Danyelle C. Salgado

Fo

tos

: D

ivu

lga

çã

o

Por Dra. Pâmella Correia

A hit academia sem-pre buscando melhorar a qua-lidade dos serviços prestados, inicia seu projeto de amplia-ção com a compra de um piso novinho em folha. Esse tipo de piso é emborrachado com

um aspecto bem moderno e presente nas melhores acade-mias do Brasil. O que muda? Além do visual belíssimo e sempre limpo, a academia

ganha em: As * Segurança:execuções dos exercícios ficam mais estáveis, proporci-onando aos alunos um contro-le biomecânico perfeito, maxi-mizando seus resultados. *Durabilidade: O piso é revestido de uma cobertura especial, altamente resistente as intempéries. *Controle de temperatura: Agora dá pra fazer exercícios funcionais apenas com meias. O piso mantém a temperatura ambi-ente, evitando o frio e man-tendo a estabilidade térmica. *Evita lesões: Com a redução e controle de impacto, pro-

porcione mais segurança em exercícios de saltos e mudan-ças de direção. *Higiênico:Oferece um ambiente limpo e saudável, sem a presença de

fungos e ácaros, o que é ideal aos alérgicos. Os empresários Alan Gundes e Mitinha Alves explanam sobre o crescimen-to do empreendimento: “Esta-mos entusiasmados com tama-nha mudança em tão pouco tempo. Só temos a agradecer aos alunos, a equipe e aos fiéis colaboradores. Temos certeza que ainda traremos muita coisa nova e que a Hit já figura como destaque no cenário estadual”, diz Alan Gundes – Empresário Hit. “Nossos alunos são a principal razão para tamanhos investimentos. Temos uma equipe preparada que se atualiza constantemen-te, favorecendo um conceito A em qualidade de atendi-mento. Fizemos bastante até aqui e vamos fazer muito mais”, ressalta Mitinha Alves – Empresário Hit. Está espe-rando o quê? Vem pra Hit! Lugar de gente feliz!

Especialista em Treinamento

Desportivo-Personal Trainer

Coordenador Hit Academia

S5S A Ú D E E B E M E S T A RGaranhuns, 06 de Abril de 2013

w w w . j o r n a l c i d a d e p e . c o m . b r

Fisioterapia Tratando Sintomasda Cólica Menstrual

A cólica menstrual, também conhecida como dismenorréia, é um grande problema atualmente. Este distúrbio é caracterizado por dores intensas no baixo ventre, podendo até mesmo ser irradiada para a parte interna das coxas, provocada por contrações intensas do útero no dia imediatamente a n t e r i o r a o i n í c i o d a menstruação ou nos primeiros dias do ciclo menstrual. A d i s m e n o r r é i a p o d e s e r primária ou secundária. A forma secundária é causada p o r m i o m a s , D I U , endometriose, infecções e outras alterações uterinas e pélvicas. A forma primária é causada pelas contrações u t e r i n a s e m s i , s e m a s soc i ação com ou t r a s

a l t e r ações que pos sam justificar a dor. Cerca de 52% das mulheres que sofrem de dismenorréia apresentam a forma primária, sendo que 10% delas chegam até mesmo a ficarem incapacitadas pela dor! O tratamento geralmente é baseado em medicamentos, i n c l u i n d o a n a l g é s i c o s , a n t i e s p a s m ó d i c o s e a n t i c o n c e p c i o n a i s . Infelizmente, geralmente esta forma de tratamento é cara e, muitas vezes, sem resultado o u c o m r e s u l t a d o s i n s a t i s f a t ó r i o s . A FISIOTERAPIA é outra possibilidade de tratamento, ainda pouco conhecida pela maioria das pessoas, mas bastante estudada e bastante e fi c a z ! U m a d e l a s é a m a s s a g e m d o t e c i d o conjuntivo. Na verdade, praticamente qualquer tipo de massagem, já que o principal e f e i t o p r o c u r a d o é o re laxamento corporal e d i m i n u i ç ã o d a t e n s ã o

psicológica, que colabora muito p a r a am en i z a r d o r e s . O tratamento com m a s s a g e m d o tecido conjuntivo por um período de aproximadamente três meses, com a p e n a s d u a s

sessões por semana, alivia o p r o b l e m a d u r a n t e o tratamento e esse alívio ainda persiste após o término do tratamento. Simples e sem contra-indicações! Outra opção é a eletroterapia, o famoso "choquinho" da Fisioterapia é um excelente recurso no tratamento de diversos tipos de dor. A p r i n c i p a l m o d a l i d a d e utilizada é o TENS, um tipo de corrente elétrica fácil de s e r u t i l i z a d a e c o m p o u q u í s s i m a s c o n t r a -indicações, indolor e bastante efetiva principalmente para o controle de crises de dor. Por fim praticar exercícios, um exemplo o PILATES! São e x e r c í c i o s s i m p l e s , principalmente para a região pélvica, para melhorar a coordenação muscu la r, alongar delicadamente os músculos e promover o r e l a x a m e n t o d e s t a s estruturas. Além disso, o P i l a t e s p r o m o v e naturalmente uma sensação de bem-estar que sempre ajuda a aliviar qualquer tipo de dor. Simples, não é?! E sem contra-indicações, sua vida pode ser melhor!

Por Juliana BragaFisioterapeuta

PISO NOVOQualidade de Sempre

Fotos: Divulgação

Fo

tos:

Div

ulg

açã

o

S6 S A Ú D E E B E M E S T A R Garanhuns, 06 de Abril de 2013

w w w . j o r n a l c i d a d e p e . c o m . b r

H ODONTOODONTOHOSPITALARHOSPITALAR

R

Estabelecida em Garanhuns há quase duas décadas. Inaugura suas novas instalações a Loja ODONTO HOSPITALAR, Situada na Rua XV de Novembro - 355, bem pertinho da Praça Souto Filho (Praça da Fonte Luminosa), oferecendo aos seus clientes uma variada gama de produtos destinados a Hospitais, Clinicas Médicas e Odontológicas, Hotéis, Empresas e Residências nas áreas de limpeza, Equipamentos e Treinamento de pessoal.Na área de Limpeza oferece Equipamentos da conceituada marca BRALIMPIA e Produtos Químicos de limpeza e desinfecção RENKO e BECKER, todos certicados pela ANVISA.Na área Odontológica trabalha com todos os equipamentos da DABI, CRISTÓFOLI e D-700, oferecendo instalação, manutenção e garantia dos produtos e serviços. No segmento de Equipamentos Hospitalares oferece as famosas marcas MEDPED, TUBOMED (Móveis Hospitalares) e WELMY (Balanças).Uma grande novidade dos serviços da ODONTO HOSPITALAR é o lançamento da linha SALVAPÉ de produtos Ortopédicos, oferecendo uma variada gama de produtos para imobilização. Quando for procurar os seus produtos da área hospitalar, Odontológica, Material Ortopédico e Limpeza, não esqueça: A ODONTO HOSPITALAR é o lugar!

ODONTO HOSPITALAR e�ciência, segurança,

con�ança e garantia no que faz!

Rinaldo e Cleide - Empresários Equipe Odonto Hospitalar

Amplas e modernas instalaçõesOdontomóvel

Rogério Numes representante regional Bralimpia e Renkoladeado por Rinaldo e Cleide

Lançamento Cadeira Odontológica Cristófoli

Equipe Odonto Hospitalar

Cadeira Odontológica D-700

Rua XV de novembro, 355 - Santo AntônioGaranhuns/PE - Tel. 87 3763.1000