quinta-feira 21 agosto 2014 … · maria joão lopo de carvalho levou a ... viagem no tempo e...

20
QUINTA-FEIRA 21 AGOSTO 2014 WWW.REGIAODECISTER.PT DIRETOR: JOAQUIM PAULO N° 1.096 PREÇO: 1SEMANÁRIO REGIONAL DE ALCOBAÇA E NAZARÉ PASTELARIA PASTELARIA PASTELARIA Cafetaria Pão-de-Ló Snack-Bar Estrada Nacional 8 - Km 89 Vale de Maceira - Alfeizerão RESTAURANTE RESTAURANTE RESTAURANTE 4 SALÕES 4 SALÕES 4 SALÕES RESERVAS PARA GRUPOS SERVIÇO BUFFET OU À CARTA www.ceia.pt [email protected] 262 980 048 926 879 008 5 6 8 13 Feira de São Bernardo já abriu ao público no MercoAlcobaça A Feira de São Bernardo abriu ontem ao público e decorre até ao próxi- mo domingo no MercoAlcobaça. O concerto com os The Gift, junto ao Mosteiro, no último dia do certame, é o ponto alto da iniciativa. Homem encontrado sem vida em terreno baldio nos Montes Um homem foi encontrado sem vida, no passado sábado, num terreno baldio na localidade dos Montes. O indivíduo, de cerca de 70 anos e que vivia na Maiorga, ter-se-á sentido mal e faleceu no local. Centro Social de Famalicão inaugura novas instalações O Centro Social da Freguesia de Fa- malicão concretizou um sonho de 15 anos, com a inauguração das novas instalações, na semana passada. A obra foi construída por fases, a úl- tima da qual com um investimento de 330 mil euros. Goanvi investe milhões para reforçar capacidade de produção e resposta A Goanvi, central de engarrafamen- to de bebidas na Fervença, está a proceder a investimentos na ordem dos 2,5 milhões de euros em equi- pamento para reforçar a capacidade de produção. SOCIEDADE SOCIEDADE SOCIEDADE ECONOMIA 4 GRUPO DE DUAS DEZENAS DE PESSOAS REÚNE-SE EM CHIQUEDA SOCIEDADE Voluntários ajudam a limpar o Rio Alcôa Um grupo de duas dezenas de pes- soas está a proceder a limpezas no Rio Alcôa, aos sábados, desde o iní- cio do mês de julho. Os voluntários já conseguiram carregar dezenas de camiões com o lixo recolhido junto à nascente, em Chiqueda. A maioria das pessoas envolvidas nes- ta ação tem terrenos confluentes com o curso do rio, havendo críticas à falta de falta de atenção das entidades pú- blicas para com a limpeza da área. 3 Aljubarrota atrai milhares durante a Feira Medieval ABERTURA SARA VIEIRA NESTA EDIÇÃO Primeiro fascículo da coleção dos Forais do concelho de Alcobaça, com a freguesia da Maiorga

Upload: buique

Post on 27-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

QUINTA-FEIRA 21 AGOSTO 2014WWW.REGIAODECISTER.PTDIRETOR: JOAQUIM PAULO N° 1.096 PREÇO: 1€

SEMANÁRIO REGIONAL DE ALCOBAÇA E NAZARÉ

PASTELARIA PASTELARIA PASTELARIA Cafetaria

Pão-de-Ló Snack-Bar

Estrada Nacional 8 - Km 89

Vale de Maceira - Alfeizerão

RESTAURANTERESTAURANTERESTAURANTE 4 SALÕES4 SALÕES4 SALÕES RESERVAS PARA GRUPOS SERVIÇO BUFFET OU À CARTA

www.ceia.pt [email protected]

262 980 048 926 879 008

5

6

8

13

Feira de São Bernardo já abriu ao público no MercoAlcobaçaA Feira de São Bernardo abriu ontem ao público e decorre até ao próxi-mo domingo no MercoAlcobaça. O concerto com os The Gift, junto ao Mosteiro, no último dia do certame, é o ponto alto da iniciativa.

Homem encontrado sem vida em terreno baldio nos MontesUm homem foi encontrado sem vida, no passado sábado, num terreno baldio na localidade dos Montes. O indivíduo, de cerca de 70 anos e que vivia na Maiorga, ter-se-á sentido mal e faleceu no local.

Centro Social de Famalicão inaugura novas instalaçõesO Centro Social da Freguesia de Fa-malicão concretizou um sonho de 15 anos, com a inauguração das novas instalações, na semana passada. A obra foi construída por fases, a úl-tima da qual com um investimento de 330 mil euros.

Goanvi investe milhões para reforçar capacidade de produção e respostaA Goanvi, central de engarrafamen-to de bebidas na Fervença, está a proceder a investimentos na ordem dos 2,5 milhões de euros em equi-pamento para reforçar a capacidade de produção.

SOCIEDADE

SOCIEDADE

SOCIEDADE

ECOnOMIA

4 GRUPO DE DUAS DEZENAS DE PESSOAS REúNE-SE EM ChIQUEDASOCIEDADE

Voluntários ajudam a limpar o Rio AlcôaUm grupo de duas dezenas de pes-soas está a proceder a limpezas no Rio Alcôa, aos sábados, desde o iní-cio do mês de julho. Os voluntários

já conseguiram carregar dezenas de camiões com o lixo recolhido junto à nascente, em Chiqueda. A maioria das pessoas envolvidas nes-

ta ação tem terrenos confluentes com o curso do rio, havendo críticas à falta de falta de atenção das entidades pú-blicas para com a limpeza da área.

3 Aljubarrota atrai milhares durante a Feira MedievalABERTuRA

SAR

A vI

EIR

A

nesta

eDIÇÃOPrimeiro fascículo da coleção

dos Forais do concelho

de Alcobaça, com

a freguesia da

Maiorga

quintA-FEiRA 21 AGOStO 20142 ESPAÇO PÚBLiCO

É um ponto de encontro dos al-

cobacenses e dos habitantes da

região, mas sobretudo um espaço

de reunião dos nossos emigrantes,

que voltam a casa por estes dias. A

feira que o município de Alcobaça

organiza anualmente em honra ao

fundador da Ordem de Cister é um

dos principais acontecimentos do

ano e atrai à cidade muitos milhares

de pessoas.

Sobretudo ao longo dos últimos

anos, muito se tem discutido sobre o

modelo de realização da Feira, com

propostas dos vários quadrantes po-

líticos que visam melhorar o evento.

Este ano, a Feira de São Bernardo

tem algumas novidades, a maior

das quais a existência de um es-

paço que retrata a capacidade de

inovação das empresas do concelho,

em setores-chave para a economia

local e regional que merecem um

olhar atento por parte das entidades

públicas e da população em geral.

Apesar desta mudança, e como é de

admitir, muito há ainda a fazer para

trazer valor acrescentado a uma feira

que, por si só, já é motivo de atração

da cidade e da região.

O REGIÃO DE CISTER marca, mais

uma vez, presença no certame,

tendo produzido a revista oficial

do evento, que foi publicada com a

edição da semana passada. Este ano,

a novidade no stand do jornal pas-

sou pela apresentação do novo site.

Esperamos que os nossos leitores, os

leitores online e o público em geral

goste do mais recente projeto edito-

rial deste seu/nosso semanário dos

concelhos de Alcobaça e Nazaré.

EditorialJá começou mais uma edição da tradicional Feira de São Bernardo, evento que culmina, este ano, com o concerto dos The Gift junto ao Mosteiro. Há motivos de sobra para, até domingo, visitar o MercoAlcobaça.

O semanário REGiÃO DE CiStER aproveitou o feriado municipal de ontem e a abertura da Feira de São Bernardo para apresentar o mais recente projeto editorial. trata-se do novo site do jornal, disponível em www.regiaodecister.pt, produzido em parceria com a empresa Digital impulse.

A página foi desenhada tendo como pressupos-to uma grande interatividade com os leitores e a utilização das redes sociais e está preparada para ser “consumida” nos smartphones e em tablets.

Os assinantes online continuarão a aceder às edições em papel através de pdf, mas vão ser premiados com a criação de uma área de con-teúdos “premium”, onde terão acesso a notícias, fotografias e vídeos em exclusivo. numa fase inicial, o site será de acesso livre a todos os visi-tantes, que assim poderão ficar a conhecer todas as funcionalidades da nova página.

O diretor do REGiÃO DE CiStER explica que o novo site do jornal “pretende ser um novo órgão de comunicação social para a região” e com uma periodicidade diferente daquela a que os inter-nautas estavam habituados. “queremos que o www.regiaodecister.pt seja um diário da região

de Alcobaça e nazaré. Consideramos que somos um semanário de referência na região e quere-mos ser também uma publicação de referência na internet, com atualização diária de notícias, o que nos permitirá chegar a novos públicos e leitores, sem descurar a edição em papel, que é o objeto central da marca REGiÃO DE CiStER”, sa-lienta Joaquim Paulo.

Samuel Fialho, diretor-criativo da Digital im-pulse, explica a forma como a empresa da nazaré chegou ao modelo final do site. “Analisámos e estudámos muito a fundo o jornal em pa-pel, quais eram as dinâmicas e dialéticas que se estabeleciam com o leitor e o papel e quisemos transportar algo dessa relação para o online. Contudo, definimos, com a equipa do REGiÃO DE CiStER, que não queríamos fazer uma imitação do papel no digital”, frisa o criativo, que conside-ra que o novo site é uma “página simples, leve, rápida a carregar, pensada para utilizadores que querem carregar rapidamente a página no seu tablet ou smartphone. Estamos muito satisfeitos com o resultado final”. E o leitor, já consultou o seu diário REGiÃO DE CiStER de hoje na internet?

REGIÃO DE CISTER apresenta novo site em parceria com a empresa Digital Impulse

www.regiaodecister.pt

Responsive WebdesignO novo site do Região de Cister foi

desenhado para trabalhar de forma correcta em tablets e smartphones.

DestaquesAs principais notícias do dia sempre à

mão, à distância de um clique.

Redes SociaisTodas as notícias estão integradas com as redes sociais, promovendo a participação

dos nossos leitores.

Assinantes PremiumTemos uma nova secção para os

nossos assinantes que passaram a poder consultar a edição em PDF

semanalmente, mas também consultar artigos exclusivos online.

Iniciativas RC

QUINTA-FEIRA 21 AgosTo 2014ABERTURA 3

Bastou uma hora e meia para que as tropas portuguesas, comandadas por João I, vencessem o exército cas-telhano, em 1385, que tentava inva-dir o País e assim ter assegurado a independência nacional. Diz a lenda que a Padeira pode ter dado o seu contributo. o certo é que Aljubarrota ficou na história de Portugal e, por isso, merece ser recriada. Neste caso, foi o que aconteceu durante quatro dias em mais uma Feira Medieval.

Cartomantes e feiticeiras, nobres e camponeses, cavaleiros e bobos da corte... todos passaram pelas ruas es-treitas da vila, onde o cheiro às carnes

grelhadas desafiavam o paladar e a música medieval, marcada pelo rit-mo dos tambores e pela melodia das flautas e gaitas de foles.

Às dezenas de figurantes juntaram-se artesãos e comerciantes locais com as suas pinturas, peças em madeira, frutas e legumes, doces conventu-ais, pão da padeira, bordados, licores, compotas e bijutarias em dezenas de bancas que transformaram as ruas num mercado ao ar livre. No acam-pamento do século XIV não faltaram as tendas de armeiro, arqueiro, ca-valeiro, dona, hospital e mesteres e, claro, a tenda da rainha, mostrando ao público as damas de 1385 e os seus trajes e vestuários.

A comida servida nas tavernas da feira era cozinhada conforme os regis-

tos de 1385 e os que quiseram voltar atrás no tempo tiveram mesmo de comer com pauzinhos ou... em alguns casos com colher de pau. Este ano, até um espaço para escritores havia. Maria João Lopo de Carvalho levou a sua “Padeira de Aljubarrota” e Van-da Furtado Marques contou as suas

“Histórias para Corações Doces!”. Quanto aos números, José Lourenço,

presidente da Junta de Aljubarrota, adianta que “passaram pela feira me-dieval nos quatro dias cerca de 40 mil visitantes, registando-se um aumento em cerca de 20% em relação ao ano passado“. só no sábado, dia da gran-

de recriação da Batalha de Alju-barrota, estima-se que estiveram na linha da frente cerca de duas mil pessoas. Desses 14 mil visitantes, muitos dos que passeavam pela vila falavam in-glês, francês, es-panhol, italiano e

até chinês. sónia Rola foi um desses casos. Francesa, a passar férias na Nazaré, não perdeu a oportunidade de conhecer um pouco mais da his-tória de Portugal e, neste caso, de Aljubarrota. “Este espírito é muito giro. Estou a gostar muito da mú-sica, das decorações e da comida“, afirmou a visitante, que garantiu querer voltar.

Para o ano, obviamente, a data repete-se e o presidente da Jun-ta promete mais surpresas. Quem sabe se não have-rá a recriação do episódio que deu fama a Brites de Almeida.

texto/foto SARA VIEIRA

feira medieval reuniu cerca de 14 mil visitantes ao longo de quatro dias

Na frente da Batalha de Aljubarrota

batalha O momento alto da feira medieval foi a grande recriação da Batalha de Aljubarrota, que juntou cerca de 300 figurantes e pôs na primeira fila do público mais de duas mil pessoas

fogo Também os cuspidores de fogo contribui-ram para a animação durante os quatro dias

figurantes Houve quem levasse mesmo a sério a viagem no tempo e viesse vestido a rigor de casa

curiosos A iniciativa cativou milhares de visi-tantes às ruas estreitas da vila medieval

padeira Brites de Almeida foi homenageada com uma deposição de flores

leitura A inauguração da feira foi feita pela Com-panhia livre, Junta de Freguesia e Câmara

literatura A escritora Maria João Lopo de Carva-lho entrou no espírito com a sua Brites de Almeida

ritmo A música dos tempos medievais voltou a dar o ritmo a mais uma viagem até ao século XIV

Durante quatro dias, Aljubarrota recuou no tempo para contar um dos episódios mais importantes da história de Portugal, revivendo a batalha no local que deu o nome ao confronto entre as tropas portuguesas e os castelhanos há 626 anos no Campo Militar de São Jorge

Recriação da Batalha “chama” dois milharesComo começou a Batalha? Quem participa? Como estavam divididos os exércitos? o que aconteceu no desenrolar da batalha? Quem foram Nuno Álvares Pereira, Martim de Macedo, Antão Vaz, William de Montferrat e Álvaro de sandoval? A grande recriação da Batalha de Aljubarrota, que se realizou no passado sábado, respondeu a essas questões a mais de duas mil pessoas, que marcaram presença na iniciativa. “o dia da recriação da batalha foi o dia que mais atraiu visitantes. só nessa tarde estavam presentes cerca de duas mil pessoas“, referiu José Lourenço, presidente da Junta de Aljubarrota. A iniciativa, da organização da Câmara de Alcobaça, da Junta de Aljubarrota e da Associação Companhia Livre, reuniu 300 figurantes vindos de vários pontos de Portugal e de uma figurante improvável, ou seja, Inês silva, vereadora da Cultura. No final, os portugueses e os castelhanos fizeram as pazes e desfilaram pela vila medieval.

veja a reportagem vídeo

veja a reportagem vídeo emwww.regiaodecister.pt

quinta-FEiRa 21 agosto 20144 soCiEDaDE

alcobaça ocorrências no domingo

Quatro incêndios deflagraram no mesmo dia

os Bombeiros de alcobaça acorreram a quatro incêndios no concelho no mesmo dia. os voluntários da cidade foram chamados a apagar as chamas, no passado domingo, na Bica (Cela), na Cortiçada (Évora de alcobaça), em alcobaça e na Ribafria (Benedita).

na Bica e na Cortiçada estiveram envolvi-das as corporações de alcobaça, nazaré, são Martinho do Porto e ainda um meio aéreo. Em alcobaça, os Bombeiros da cidade acorreram a um incêndio em detritos confinados numa rua da cidade, onde esteve presente uma viatura com cinco elementos da corporação. ainda no mesmo dia, ocorreu outro incêndio rural na Ribafria, em que os Bombeiros de alcobaça foram solicitados pela CDos - au-toridade nacional de Protecção Civil para dar apoio com três veículos desta corporação.

os Bombeiros de alcobaça deram apoio ainda num incêndio rural, que ocorreu em saibrais, Peniche, na passada quinta-feira, e a um incêndio rural em Moita, Bombarral, no sábado.

Desde julho que os sába-dos têm sido dias de limpeza no Rio alcôa para um grupo de voluntários. E num mês já se contabilizam dezenas de camiões de lixo recolhido na nascente, em Chiqueda.“numa primeira fase lim-

pámos a zona junto à ponte da Chiqueda de Baixo. Depois viemos até ao moinho do canal e agora estamos junto à nas-cente“, explicou José antónio Correia, um dos voluntários que tem participado na iniciativa.

a ideia partiu de vários po-pulares, na sua maioria com terrenos confluentes ao rio,

mas já angariou voluntários de todo o concelho e até já contou com a ajuda de um japonês, a passar férias em Chiqueda.“Conseguimos mobilizar um

grupo com cerca de 20 pessoas, que quer ver o rio mais bonito e prazível“, adianta Rui Bento, também voluntário do grupo.“as entidades públicas não to-

mam conta dos rios e a situação chegou a estes extremos, em que não se via ponta de água a correr“, contestou Fernando Barros, outro dos participantes, criticando “a falta de cuidados de saúde pública no local”.

“quando as moagens traba-

lhavam estava sempre tudo limpo e arranjado, desde há 40 anos que esta parte do rio tem sido deixada ao aban-dono”, lamenta José antónio Correia, também proprietário de um dos dois moinhos recu-perados recentemente.“queremos recuperar a beleza

natural deste espaço e, ao mes-mo tempo, alertar os responsá-veis dos problemas que existem”, reforça Fernando Barros. a Junta de aljubarrota também deu o seu apoio na iniciativa, mas o grupo apela a uma maior sensibilização para o problema.

texto/foto SaRa VIEIRa

aljubaRRota iniciativa decorre há um mês em chiqueda

Voluntários dão exemplo ao limpar rio alcôa

alcobaça/VEStIaRIa novo site

junta de freguesia apresenta nova página web “Com o intuito de respeitar, ouvir e res-

ponder aos seus fregueses”, a união de Freguesias de alcobaça e Vestiaria apre-sentou uma nova página na internet. “Foi necessário entender quais as necessidades que o website deveria garantir, para que não fosse criada apenas uma plataforma esteticamente interessante”, lê-se no co-municado enviado pelo executivo.

os privilegiados, nesta primeira eta-pa, dado que a página ainda não está concluída, são sobretudo os fregueses.

“o direito de serem informados estabe-leceu a prioridade na escolha das opções implementadas”, acrescenta o executivo liderado por isabel Fonseca (Ps).

o Balcão Digital e a área de apresentação dos Projetos são exemplo disso. através do Balcão “pretende-se o alargamento dos meios através dos quais é possível aceder aos serviços da Junta sem que para isso haja necessidade de deslocação”, já o se-gundo “visa esclarecer sobre os projetos de primordial importância, bem como de todas as suas etapas, timmings e, sempre que possível, custos”. a segunda etapa re-presentará o investimento na aproximação a quem a visita ou pretende visitar.

notícias diárias, editais e documentos relacionados com a gestão da freguesia também poderão agora ser consultados online. Para isso, basta aceder à página de internet www.jf-alcobacaevestiaria.pt.

alcobaça

alcobaça data enaltece trabalho realizado na unidade

cHl institui dia 22 de maio como o Dia do Hospital de alcobaça

o Conselho de administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) instituiu o dia 22 de maio como o Dia do Hospital de alco-baça Bernardino Lopes de olivei-ra, com o objetivo de enaltecer e afirmar o trabalho realizado nesta unidade de saúde. “Consideramos fulcral neste

momento destacar todo o per-

curso do Hospital de alcobaça, com a instituição de uma data comemorativa para expressar o reconhecimento e homenagear todos os colaboradores que se aposentaram, e distinguir os profissionais no ativo com mais de 25 anos de serviço”, salienta Licínio de Carvalho, do Conselho de administração do CHL. “Com

o envolvimento de todos con-seguiremos dar continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver junto dos cidadãos, e transformar o CHL, e as institui-ções que lhe deram origem, numa organização mais eficiente e mais reputada, e prosseguir este nosso projeto, dinamizando ainda mais a vida hospitalar”, conclui.

alcobaça

alcobaça

a última rubrica “ser Português, Mostrar Portugal”, transmitido na antena1, foi dedi-cada ao Mosteiro e à cerâmica de alcobaça. o trabalho do jornalista Mário galego desta-cou que o número de turistas em alcobaça já rivaliza com nazaré, Batalha e Fátima. Jorge Pereira de sampaio, diretor do Mosteiro, e Carla Moreira, gerente da arfai/igM foram os entrevistados para o programa.

as Vespas da Maravilha vão voltar a fazer barulho na cidade. o 7.º Convívio do grupo realiza-se no próximo domingo, em alcoba-ça, cuja concentração dos participantes está marcada para as 9 horas junto ao Mosteiro.Esta iniciativa tem o apoio da Vespa Clube de Portugal. as inscrições têm um custo de 25 euros, estando prevista brindes para as primeiras 200 inscrições.

Mosteiro relatado em “Ser Português, Mostrar Portugal” da antena1

Vespas da Maravilha fazem barulho na cidade no próximo domingo

alcobaça

Motivação, identidade e projeção pesso-al, inteligência emocional e desenvolvimento pessoal são as três ações de formação, pro-movidas pela anabela Costa - Coach, previs-tas até final do mês. Como projetar melhor a imagem pessoal no mercado de trabalho, como reconhecer melhor as emoções e acom-panhamento no desenvolvimento pessoal são algumas das temáticas que as sessões pre-tendem desenvolver.

anabela costa promove ações de formação de coach até final do mês

alcobaça

alcobaça

a Feira de são Bernardo vai obrigar a al-gumas alterações de trânsito em alcobaça. o Campeonato nacional de Perícia, marca-do para segunda-feira, implicará o trânsito condicionado na avenida D. Pedro i e ruas que lhe dão acesso durante domingo. Das 8 às 24 horas, entre sábado e segunda-feira, o estacionamento na Praça 25 de abril será proibido e das 21 às 23:30 horas de domingo, haverá interdição à circulação de veículos não autorizados na rua Dr. Francisco Zagalo.

a PsP de alcobaça deteve, na passada quin-ta-feira, pelas 8:50 horas, um jovem de 25, por existir um mandado de detenção e condução, emitido pelo tribunal Judicial de Lisboa.o deti-do foi restituído à liberdade após ter prestado termo de identidade e Residência.

Feira de São bernardo obriga a cortes de trânsito na cidade

PSP deteve um cidadão em cumprimento de mandado de detenção

alcobaça/mazaRé corporações recebem água

com uma tampa pode ajudar os bombeiros da região

os Bombeiros Voluntários de alcobaça, de são Martinho do Porto, da Benedita e da nazaré aderiram à acampanha ‘Con-tribua com uma tampa para ajudar os bombeiros’, apresen-tada pela água da Estrela da Estrela e Frize. Por cada tampa entregue nas corporações ade-

rentes, a empresa entrega uma uma garrafa de água serra da Estrela, de 330 ml.

assim, ao contribuir com uma tampa daquelas marcas a população está ajudar os Bombeiros. a água é um bem essencial e, nesta época do ano, o consumo nos corpos

de Bombeiros é elevadíssimo, nesse sentido deposite as suas tampas da água serra da Es-trela ou Frize nos Bombeiros Voluntários da sua área de residência.

os Bombeiros de alcobaça, por exemplo, pretendem juntar 1.440 tampas.

grupo já recolheu dezenas de camiões de lixo

quinta-FEiRa 21 agosto 2014soCiEDaDE 5

ALCOBAÇA

ÉVORA DE ALCOBAÇA

tuRquEL

BEnEDitA

após estar concluída a primeira fase da repa-ração da Estrada nacional 8-6, que liga alcobaça ao iC2, está reposta circulação do trânsito nos dois sentidos. De acordo com a Estradas de Portugal, “estão concluídos os trabalhos de estabilização de aterro e reparação da plataforma rodoviária”.

o grupo Cultural Recreativo Desportivo Rio seco promove amanhã, a partir das 20 horas, a “1ª noite do Emigrante”, na Charneca do Rio seco. a iniciativa vai contar com serviço de restaurante, um baile de homenagem aos emi-grantes da freguesia e muitas surpresas.

a associação cultural da Benedita “gambu-zinos com 1 Pé de Fora” passou a designar-se “alfaiate de Histórias”. a associação foi criada em outubro de 2012, na sequência do grupo de teatro “gambuzinos” do Externato Coo-perativo da Benedita.

Circulação reaberta dois sentidos na EN 8-6 entre Alcobaça e Capuchos

Charneca do Rio Seco recebe amanhã primeira noite do Emigrante

Gambuzinos com 1 Pé de Fora passam a ser Alfaites de histórias

BEnEDitA grupo cumpre objetivo

Os cinco amigos da ‘bike’ já chegaram a Arménia

Depois de 8810 quilómetros pedalados, o grupo dos cinco amigos que partiram da Benedita em bicicleta, em fevereiro, já chegaram à arménia.

tânia serrazina, José Penas, Joel Ramos, Rui Valbom e andré serrazina pedalaram de bicicleta até à arménia, atingindo as-sim o objetivo do grupo, que partilhou na página do Facebook uma fotografia com a sinalização de Erevan, capital da arménia, e as suas bicicletas.

um périplo que servirá também para alertar para o perigo de extinção dos leopardos do Cáucaso, região onde ter-minará a viagem. “Já conseguimos avistar um Leopardo do Cáucaso! À primeira vista parece ser um animal calmo e descon-traído, não reagiu muito à nossa pre-sença”, brincou o grupo, que se referia apenas a uma louça do animal em vias de extinção. Por esta altura, os cinco de bicicleta continuam em direção ao seu sonho: Himalaias.

ESCOLA DE MÚSICA ESCOLA DE DANÇASOCIEDADE FILARMÓNICA MAIORGUENSE

Dos 6 aos 80 anos venha aprender música e/ou dança connoscoInformações e Inscrições: sfm.maiorga@gmail. com / Telemóvel 919 857 701 / 967 126 579 ou no Salão da Sociedade Filarmónica Maiorguense

ZumbaDanças de SalãoDança Social

Classe Infantil

INSCRIÇÕES ABERTAS

se há momento do ano em que os alcobacenses se reúnem e reencontram é na secular Fei-ra de são Bernardo de alcobaça, que termina no próximo do-mingo, ao som dos the gift em frente ao Mosteiro.

ontem, o convite ao certame foi feito na Praça 25 de abril e pelas ruas da cidade. Des-filaram cavalos, celebrou-se uma missa por são Bernardo e fez-se uma apresentação da Charanga a Cavalo da gnR.

Depois da inauguração do certame, do circuito de ciclismo de são Bernardo e do espetá-

culo Equestre, subiu ao palco a mítica banda gnR, liderada por Rui Reininho.“a festa já começou! Esta-

mos no ano zero de um novo paradigma de Feira, que tudo faremos para que seja o melhor. Houve muito empenho, embo-ra estejamos conscientes que temos de melhorar de ano para ano”, salientou ao REgiÃo DE CistER o presidente da Câmara de alcobaça, Paulo inácio.

no recinto do Mercoalco-baça é possível conhecer as indústrias de ponta do con-celho, num espaço de inova-

ção empresarial. Em destaque está também a indústria e a agricultura.

Durante os próximos dias, os concertos devem atrair milhares de pessoas, pelas 22 horas. Hoje sobe ao palco Mi-guel araújo, nos dias seguin-tes Lena D’Água & Rock’n’Roll station (amanhã) e Cavaliers of Fun (sábado).

no domingo, a Feira de são Bernardo, termina com chave de ouro ao som dos alcoba-censes the gift, que este ano celebram 20 anos de carreira.

texto/foto LuCi PAiS

ALCOBAÇA certame termina no domingo ao som dos the gift

Secular Feira de São Bernardo já começou

quinta-FEiRa 21 aGOStO 20146 SOCiEDaDE

Pataias almoço comemorativo

associação de Bem Estar festeja 30 anos em setembro

a associação de Bem Estar e Ocupação de tempos Livres de Pataias (aBEOtL) comemora no dia 14, do próximo mês, 30 anos de exis-tência. a festa tem início às 13 horas, com um almoço comemorativo.

ao Grupo intergerações cabe a missão de animar a tarde de convívio. a entrada para adultos custa 12 euros e para crianças (dos 6 aos 10 anos) seis euros. Os interessados em participar no almoço comemorativo deve-rão efetuar a inscrição até ao próximo dia 5, através do número de telefone 244 580 532 ou do email [email protected]. Pode ainda dirigir-se à secretaria da associação.

a instituição tem como missão promover serviços no apoio à comunidade, disponi-bilizando respostas sociais que garantam a satisfação das necessidades dos nossos clientes. além das respostas sociais Centro de Dia, Serviço de apoio Domiciliário, Centro de atividades Ocupacionais, Residência autó-noma, Centro de atividades de tempos Livres e Estrutura Residencial para Pessoas idosas, a associação apresenta Cantina Social. no próximo sábado assi-

nalam-se, precisamente, os 500 anos do Foral Manuelino da Maiorga (23 de agosto de 1514). Os festejos têm início às 14:30 horas, com uma missa comemorativa, na qual parti-cipará a Sociedade Filarmónica Maiorguense (SFM).

Pelas 16:30 horas, decorrerá um concerto com a SFM. Meia hora depois, será apresentada, pela Câmara de alcobaça e pelo semanário REGiÃO DE CiStER, a coleção de onze fascículos que serão publicados até março do próximo ano com as edições do

jornal. a Maiorga é a primeira freguesia do concelho de al-cobaça a assinalar a atribuição do Foral Manuelino.

a abertura da exposição de fotografias ‘Maiorga - O pas-sado’ está agendada para as 17 horas. a celebração dos 500 anos do Foral com partilha de bolo será pelas 17:30 horas.

Recorde-se que a aldeia da Maiorga obteve o primeiro foral em 1352, dado por D. Frei Pedro nunes, abade de alcobaça. O novo foral ou Manuelino foi atribuído por D. Manuel i a 23 de agosto de 1514.

além da Maiorga, durante este ano e o próximo, também outras aldeias e freguesias do coneclho comemoram os 500 anos dos Forais de alcobaça, outorgados pelo rei D. Manuel i, que afirmaram e reforçaram o exercício dos direitos autár-quicos de alcobaça, alfeizerão, aljubarrota, alpedriz, Cela, Coz, Évora de alcobaça, Paredes da Vitória, São Martinho e turquel. todos os forais datam de 1 de outubro de 1514, exceto o de alpedriz, que foi assinado a 20 de março de 1515.

texto luci pais

maiorga câmara de alcobaça apresenta fascículos

500 anos do foral comemoram-se sábado

montEs indivíduo deslocava-se numa motorizada elétrica

Homem aparece morto num terreno baldio

um homem apareceu morto, no passado sábado, num terre-no baldio na aldeia dos Montes. Junto ao corpo encontrava-se uma motorizada elétrica para deficientes.

Segundo fonte dos Bombei-ros Voluntários de Pataias, o alerta foi dado pelas 20:35 ho-

ras. no local estiveram três ho-mens da corporação, apoiados por uma ambulância, e uma equipa médica, utilizando uma VMER, que presta intervenção pré-hospitalar.

Segundo algumas fontes, o homem tinha dificuldades de locomoção e residia na aldeia

da Maiorga. tudo indica que o falecido já tinha desapareci-do na quinta-feira da passada semana.

O homem, de cerca de 70 anos, terá sentido-se mal, acabando por morrer naquele terreno baldio na aldeia dos Montes.

alcobaça

alcoBaça/nazaré celebração das bodas de ouro no domingo

Paróquias homenageiam Padre antónio Fialho

as Paróquias do Bárrio, Cela e Famalicão reúnem-se, no próxi-mo domingo, para homenagear as bodas de ouro sacerdotais do Padre antónio Fialho.

as comemorações iniciam às 16 horas, com celebração de missa campal por D. nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa, no campo de

futebol do Pinhal Fanheiro. Caso o tempo não o permita, a euca-ristia decorre no salão da uRBa, no Bárrio. após a cerimónia reli-giosa, haverá um jantar convívio no salão do Centro Cénico da Cela, pelas 18 horas.

Foi em 1964 que antónio Fialho foi ordenado padre, no Mosteiro

de São Vicente de Fora. Deste en-tão, já foi pároco nos concelhos de Óbidos, Bombarral, Peniche, Mafra e, atualmente, alcobaça e nazaré. Durante estes 50 anos de Sacerdote, foi ainda profes-sor de Educação Moral e Religiosa Católica, em Peniche, e Capelão Militar, em angola.

montEs

ParEdEs da vitória

Pataias

três jovens manuseavam uma pressão de ar quando, acidentalmente, um dos colegas feriu outro. O episódio ocorreu na aldeia dos Montes, na passada semana. a vítima tinha 17 anos. no local estiveram três elementos dos Bombeiros de Pataias.

a Biblioteca de Verão do Espaço Cultural/Biblio-teca de Pataias apresenta, no Edifício da EtaR, nas Paredes da Vitória, a exposição fotográfica ‘Muralha’. a mostra pode ser apreciada até dia 31. a Biblioteca tem as portas abertas entre as 10 às 13 horas e as 13:30 às 18:30 horas.

um homem, de 34 anos e natural de Pataias, foi detido, no passado fim de semana, pela GnR, por posse de nove bolotas de haxixe, que dariam para fazer 450 doses individuais, 0,069 gramas de liamba e 11 plantas de cannabis (pesavam 14,5 Kg). a detenção decorreu no âmbito de uma operação desencadeada pela GnR a nível nacional. no distrito de Leiria, os agentes apli-caram 308 autos de contra-ordenação.

brincadeira com pressão de ar fere jovem na aldeia

‘Muralha’ continua em mostra até dia 31 no Edifício da ETaR

GNR deteve no fim de semana homem por posse de droga

martingança

PisõEs

no dia 6 do próximo mês, o Grupo Desportivo da Martingança apresenta a iniciativa ‘Btt noturno’. Entre as 20 e as 21 horas, decorrem verificações técnicas e controlo zero. O início da prova, que custa dez euros, está agendado para as 21:30 e o fim para as 23:30 horas. Há prémios para os qua-tro primeiros classificados nos escalões juniores, seniores, veteranos e femininos. as inscrições podem ser efetuadas na sede da coletividade, através da página do Facebook do Grupo ou do número 244 586 388. aos participantes é exigido luz frente/trás e uso de capacete.

antónio Santos, dos Pisões, mais conhecido por Staticman, foi o convidado ‘Penetra’ do programa 5 Para a Meia noite, emitido pela RtP 1. na segunda-feira, durante a emissão de Luís Filipe Borges, o Staticman explicou que, após uma forte depressão, decidiu tornar-se a primeira estátua viva fora dos palcos. antónio Santos, detentor de cinco recordes mundiais, já marcou presença em 42 países. O apresen-tador, surpreendido pelo número de levitação do homem dos Pisões, agradeceu à produção pelo momento.

Grupo Desportivo apresenta no dia 6 prova ‘bTT Noturno’

Homem estátua participa no ‘penetra’ do 5 para a Meia Noite

Histórias dE triBunal crónicas

Palavras e palavrões

O Juiz Dr. João Solano Viana era na vida pessoal e profissional um “gentleman”, que não dizia nem gostava de ouvir palavrões. Mas nem sempre se conseguia livrar desse desconforto pois em certos processos-crimes palavrões era o que não faltavam…

ao longo do tempo em que com ele tra-balhei como escrivão foi-se estabelecendo entre nós um “código”, no que respeita a palavrões que eram ditos nas audiências. Concluída a prova era chamado ao seu ga-binete, no tribunal de alcobaça, para dac-tilografar a sentença. quando era preciso escrever palavrões o Dr. Solano Viana fazia uma pequena pausa e usava o “nosso” có-digo: “cozer” e/ou “carvalho” escrito pelo claro. Claro está!

um dia, no julgamento de um crime de estupro, uma testemunha chamada a depor pelo advogado de defesa afirmou ter visto o réu a ter relações sexuais com a queixosa, acrescentando pormenores que não eram nada vulgares serem vistos por terceiros…

intrigado o Meritíssimo Juiz interrogou diretamente a vizinha da queixosa, que vi-via no lugar de Bemposta-alcobaça. “Mas a senhora testemunha viu mesmo o réu meter o pénis na vagina da ofendida?”.

Vi perfeitamente a cara de espanto da testemunha, que segundos depois respon-deu: “qual ‘peres’, qual ‘virgínia’ Sr. Doutor Juiz”. Foi mesmo o ‘carvalho’… E disse-o, pelo claro!

a veemência do seu testemunho teve peso do “juízo final” do Dr. João Solano Viana.

O réu escapou da cadeia porque antes da execução da pena juntou ao processo uma certidão de casamento, que provava que a queixosa tinha passado a ser a sua esposa.

tenho uma vaga ideia de que o seu pri-meiro nome era Virgínia...

texto JERo

quinta-FEiRa 21 agosto 2014soCiEDaDE 7

Alfeizerão pais descontentes com decisão do governo

Junta manifesta-se contra suspensão do passe escolar

Alfeizerão evento vai contar com uma feira

festa da Senhora do rosário integra iniciativa “fim de Verão”

Foi apresentado, na passada semana, o programa da Festa e Feira anual em Honra de nossa senhora do Rosário, integrada na iniciativa “Fim de Verão é em alfeizerão”, que decorre entre os dias 29 e 31 deste mês e nos dias 6 e 7 de setembro.

o evento que abre às 22:30 horas com a atuação do cantor quim Barreiros conta com mui-

tas atrações durante os restantes dias. no dia 30, a Casa do Povo de alfeizerão recebe, a partir das 12:30 horas, um almoço de convívio destinado a “jovens vin-tões, trintões, quarentões” que viveram ou estudaram na vila de alfeizerão. Parte da programação do dia seguinte, em que se cele-bra o “Dia do Bombeiro”, inte-gra uma atuação dos Bombeiros

Voluntários de são Martinho e dos Bombeiros Voluntários de alcobaça.

no dia 6 do próximo mês se-rão realizadas provas das escolas de ciclismo e também um desfile de carnaval noturno de verão. a missa seguida de procissão, acompanhada pela Banda Fi-larmónica do Cadaval, encerra o evento no dia 7.

ALCOBAÇA

CelA

São mArtinho do porto

São mArtinho do porto

a Junqueira, na Cela, recebe nos próximos dias 30 e 31 a Festa em Honra do sagrado Coração de Maria. o evento abre no sábado e conta nesse dia com a atuação de Jaime Ferreira. a programação de domingo conta com procissão seguida de missa em Honra do sagrado Coração de Maria.

a Casa da Cultura José Bento da silva, em são Martinho do Porto, recebe no próximo dia 31, entre as 10 e as 12 horas e entre as 15 e as 17 horas, o 4.º Workshop de “fotografia para todos”, promovido pelo fotógrafo ni Francisco. as inscrições permanecem abertas.

as receitas do circo “Evolution”, que decorre, no próximo sábado, em são Martinho do Porto, vão reverter a favor dos Bombeiros Voluntários de são Martinho do Porto. os bilhetes podem ser adquiridos no quartel dos bombeiros.

Festa em Honra do Sagrado Coração de Maria anima a Junqueira

Casa da Cultura recebe workshop de “fotografia para todos”

Receitas de circo revertem a favor dos Bombeiros Voluntários

AlJubArrotA objetivo é reforçar ligação com a região

parque dos monges cria passe para residentes

o Parque dos Monges apre-sentou, na passada segunda-feira, nas celebrações do seu 3.º aniversário, o passe residente do parque temático. Este pas-se destinado a residentes do concelho de alcobaça surge em parceria com a Câmara e tem um custo de 20 euros anuais. “Recebíamos constantemen-

te reclamações a propósito dos preços das entradas do parque, daí termos criado este passe que consideramos que irá au-mentar o número de visitantes”, referiu Miguel Martins, diretor do Parque dos Monges. “Futu-ramente este passe vai poder ser utilizado em outros locais, para além do parque”, adiantou

Miguel Martins, acrescentan-do que o verso deste passe vai promover eventos da Câmara de alcobaça, sendo alterado a cada ano. Este ano o evento a ser promovido é a mostra dos doces conventuais.

De acordo com a direção do Parque dos Monges, as celebra-ções do 3.º aniversário “cor-reram acima das expetativas”, assim como as visitas deste ano que “triplicaram em relação ao ano passado”.

o aniversário do parque te-mático foi celebrado durante cinco dias. no dia do encerra-mento decorreu o colóquio “o Património Cultural e o turismo”, com a presença de diversas

individualidades do setor. “a sazonalidade e a estadia média são os principais problemas que a região e o turismo têm que resolver”, considerou Pedro Machado.

o presidente do turismo do Centro foi uma das individua-lidades e empresas distingui-das na gala de encerramento do 3.º aniversário do Parque, tal como Rui Rasquilho, inácia Caeiro, alberto guerreiro, João Mareco, Jorge Pereira de sam-paio, Cooperativa agrícola de alcobaça, academia de Música de alcobaça, LusoPress, Federa-ção Portuguesa de Badminton Lusiaves e Coca-Cola Portugal.

texto/foto CArolinA CAlAdo

colóquio sobre património e turismo foi uma das várias atividades realizadas

a Junta de alfeizerão e os pais dos alunos do agrupamento de Escolas de são Martinho do Por-to que residem na freguesia de alfeizerão, vão manifestar-se contra a possível suspensão do passe-escolar. “assim que recebermos o novo

decreto-lei, vamos expor a si-

tuação à Câmara de alcobaça e mostrar o nosso desagrado”, referiu Leonel Ribeiro, presi-dente da Junta de alfeizerão, ao REgiÃo DE CistER.

“Durante muito tempo o agrupamento de Escolas de são Martinho tentou angariar alunos e estão a ser reunidas as

condições para que estes alu-nos tenham que se deslocar”, referiu o autarca acrescentando que o facto de muitos pais tra-balharem nas Caldas da Rainha pode contribuir para que muitos alunos, residentes na freguesia de alfeizerão, passem a estudar em Caldas da Rainha.

Alfeizerão cinco covas disponívei

Cemitério do Valado de Santa Quitéria quase preenchido

o cemitério do Valado de santa quitéria, na freguesia de alfeizerão, encontra-se praticamente preenchido, tendo apenas cinco covas disponíveis e sendo que qua-tro já se encontram reservadas. a infor-mação foi avançada por Leonel Ribeiro, presidente da Junta de alfeizerão. “no próximo mês de outubro, mês que

completamos um ano de mandato, vamos reunir-nos com a Câmara de alcobaça para chegarmos a uma conclusão e para que possam ser tomadas as providên-cias necessárias”, adiantou o autarca ao REgiÃo DE CistER, salientando que a ampliação deste cemitério é prioritária para a freguesia de alfeizerão. De acordo com o autarca, já está definido que esta ampliação vai ser realizada em duas fases.

“Em primeiro lugar vai ser construído o muro e, posteriormente, a reposição de terras”.

Em relação ao cemitério de alfeizerão, Leonel Ribeiro refere que existem covas disponíveis e que as obras deste cemitério continuam em andamento, mas ainda sem uma previsão de terminarem. “Falta ainda concluir o prolongamento da cal-çada, a construção de fontes e também das casas-de-banho”, referiu o autar-ca. Este cemitério já tinha sido alvo de ampliações, para o dobro, nos finais do ano de 2012.

s

quinta-FEiRa 21 agosto 20148 soCiEDaDE

nazaré

valado dos frades

valado dos frades

nazaré

nazaré

nazaré

os Bombeiros Voluntários da nazaré promo-vem, no dia 13 do próximo mês, “o Pescador-trail urbano noturno”. a iniciativa consiste na descoberta dos três principais núcleos da vila e os lucros revertem a favor desta associação.

a banda Função Públika apresenta o seu recente espetáculo “Lets dance touR 2014”, na próxima quinta-feira, no sintético da BiR, em Valado dos Frades, a partir das 22 horas.

na sequência da limpeza e desmatação da vegetação dos terrenos, antónio de Figuei-redo Vicente pretende doar, ao município da nazaré, um prédio rústico com 1800 metros quadrados, junto ao cemitério de Valado dos Frades. a situação será assunto na Reunião do Órgão Executivo.

a Polícia de segurança Pública (PsP) da na-zaré, em parceria com a Meo, está, hoje e amanhã, na Praia da nazaré, junto ao campo da Meo Kids, a distribuir pulseiras identifica-doras de crianças, do programa “Estou aqui!”. Esta iniciativa tem como missão garantir que os pais nunca percam um único momento da presença dos seus filhos.

a vila da nazaré está em destaque num dos episódios do programa “Viagens sobre Água”, do canal televisivo Bs nippon tV, do Japão. o programa vai para o ar todas as quartas-feiras, no Japão, com uma audiência prevista de cerca de 5 milhões de pessoas.

no próximo domingo, às 18 horas, deixe-se dislumbrar no Forte de são Miguel arcanjo, no sítio da nazaré, com o concerto da Big Band do Município da nazaré. no dia 31 deste mês, também pelas 18 horas, o Farol recebe o projeto musical “Elementos”. ambas as entradas têm o custo de 1 euro.

Bombeiros promovem “O Pescador - Trail Urbano Noturno”

BIR recebe tour 2014 da banda Função Públika na próxima quinta-feira

Homem pretende doar prédio ao município da Nazaré

PSP distribui pulseiras identificadoras de crianças

Episódio de “Viagens sobre Água” gravado na vila

Big Band e Elementos em concerto no Forte de São Miguel

o Centro social da Freguesia de Famalicão concretizou “um sonho que existe desde a sua fundação”, ao inaugurar as novas instalações, na passada sexta-feira.

na altura em que a insti-tuição celebra quinze anos de existência e abre as portas do novo edifício, para trás ficam as recordações de “como todas as situações de dificuldade fo-ram ultrapassadas”, referiu Rui oliveira, presidente da Direção do Centro social da Freguesia de Famalicão, na inauguração das instalações.

na ocasião, Walter Chicharro, presidente da Câmara da na-

zaré, louvou o empenho dos dirigentes que “nunca desis-tiram de lutar para concretizar os seus intentos”, garantindo que “ainda este mês, vão ser saldados dois terços da dívida da autarquia à instituição, ou seja, cerca de 100 mil euros”.

José Filipe, presidente da Junta de Famalicão, reforçou a ideia que “há muitos anos que se esperava pela obra e hoje é uma realidade”.

também a diretora da segu-rança social de Leiria, Maria do Céu Mendes, marcou presença na inauguração e demonstrou ser “um motivo de orgulho ver equipamentos que vão melho-

rar a vida dos cidadãos”. a di-rigente prometeu ainda manter os apoios ao projeto.

Com a nova sede, o Centro passa a dispor de duas alas: uma dedicada aos idosos, com o centro de dia, e outra infantil, com berçário, 3 salas de creche e refeitório das crianças.

a entrada em funciona-mento das novas instalações do Centro social de Famalicão está pendente por “obtenção de algumas licenças”. Mas, o projeto não está concluído. a nova sede está apresentada e o próximo “grande desafio” é o Lar, que nascerá ao lado.

texto/foto caTaRINa EUSéBIO

nazaré Novas iNstalações iNauguradas Na sexta-feira

Centro social concretiza sonho de quinze anos

NaZaRé

nazaré acumulação de reNdimeNtos

antónio Trindade quer ver pescadores reformados no mar

antónio trindade, vereador do grupo de Cidadãos independentes do Concelho da nazaré, apelou ao governo para que altere a legislação no sentido de permitir que os pescadores reformados possam voltar ao mar e, desse modo, lhes seja permitido acumular as pensões com os rendimentos da pesca.

o antigo presidente da Junta da nazaré recorda que os empresários das frotas de pesca local, costeira e longínqua nacional, “confrontam-se com enormes dificuldades em relação à falta de pescadores para po-derem laborar com regularidade no mar” e que algumas “embarcações já se encontram paradas por motivos de falta de tripulantes suficientes para poderem operar”.

nesse sentido, antónio trindade solicitou à tutela que revogue a Portaria que proíbe os pescadores reformados de “acumularem as pensões com atividade a bordo das embar-cações”, até porque, sustenta o vereador na Câmara da nazaré, os marinheiros reformados da Marinha Mercante de Comércio “podem acumular a sua reforma com trabalho a bordo do navio, desde que haja permissão conjunta da Federação dos sindicatos do Mar e da empresa armadora”.

nazaré meNiNa de 17 aNos, dois homeNs e uma mulher

nadadores-salvadores salvam quatro pessoas em dois dias

nazaré projeto da câmara distiNgue tradição

Museu do Peixe preserva tradição da secagem do peixe

uma menina de 17 anos, dois homens de 60 e 65 anos e uma mulher de 45 anos foram re-tirados do mar, nos passados dias 13 e 16, pelos nadadores-salvadores de serviço na na-zaré, na zona do Bubbas e na chamada zona da onda.

a rapariga sofreu o impacto da onda nas costas e foi arras-

tada para dentro do mar, tendo os nadadores-salvadores Vítor Pombinha e Daniel Meco reali-zado o salvamento e encami-nhado a vítima para o cuidado dos Bombeiros Voluntários da nazaré.

no mesmo dia, o nadador-salvador Vidal socorreu uma mulher de 45 anos, também

arrastada por uma onda, na zona do Bubbas.

Passados dois dias, os nadadores-salvadores Vasco Ensinas e Manuel Francisco Furtado Fróis, socorreram os dois homens, que foram sub-mersos pelas ondas, na zona da onda, um deles em sub-mersão total.

o Museu do Peixe é um pro-jeto da Câmara da nazaré, que tem como principais objetivos preservar o ”estindarte/esten-dal” onde as peixeiras deixam o peixe a secar, no areal, e re-qualificar o Centro Cultural da nazaré (antiga lota).

o projeto pretende assim

distinguir a tradicional seca-gem do peixe como um ele-mento diferenciador da cul-tura nazarena e uma atração turística.

o Museu Vivo, em fase de desenvolvimento, tem como fins oferecer melhores condi-ções de trabalho às mulheres

nazarenas que se dedicam à atividade e captar novos agen-tes para que esta tradição tão antiga não acabe.

Paralelamente ao Museu, esté em curso o projeto de certificação do peixe seco, em parceria com o instituto Politécnico de Leiria.

nazaré projeto cria 68 espaços

Câmara quer ganhar covatos no cemitério da vila

o cemitério da Pederneira encontra-se bastante preenchido e está a ficar sem espaço. Como solução a esse problema, os serviços da Câmara da nazaré apresenta-ram, no passado mês, uma proposta de

“alteração ao espaço do cemitério”, que foi aprovado pelo executivo e será levada a cabo nas próximas semanas.

o projeto consiste em “alterar espaços dentro do cemitério, de forma a ganhar alguns covatos”, explicou Walter Chichar-ro, presidente da Câmara da nazaré. as-sim, o cemitério passa a dispor de mais 68 covatos e também alguns ossários, de modo a “criar uma alternativa aos covatos”, acrescentou o autarca.

o alargamento do cemitério utilizando um terreno contíguo já se fala há algum tempo, no entanto, “os atuais serviços tentaram contactar o proprietário do terreno e a resposta foi negativa, pelo que, foi necessário propor este projeto de reutilização de espaços não aproveitados” justificou Walter Chicharro.

o projeto em causa propõe ainda que 47 dos 68 novos covatos, sejam consi-derados temporários, para não existir o risco do cemitério ficar sem covatos temporários.

rui oliveira, presidente da instituição, durante a inauguração

QUinTA-FEiRA 21 AgosTo 2014pUblicidAdE 9

QUINTA-FEIRA 21 AgosTo 201410 cUlTURA

The Gift assinalam duas décadas de carreira na Feira de São Bernardo

os The gift regressam à cidade que os viu nascer, no próximo domingo, às 22 horas, mais pre-cisamente, em frente do Mosteiro de santa Maria de Alcobaça, para encerrar, pela primeira vez, a Feira de são Bernardo.

Num momento em que a banda comemora os seus 20 anos de carreira, sónia Tavares, Nuno gonçalves, John gonçalves e Miguel Ribeiro regressam ao palco mais próximo de casa, passados dois anos do último concerto no cine-teatro João d’oliva Monteiro.

Após o primeiro trabalho disco-

gráfico em 1997, “Digital Atmos-phere” (demo tape sem versão comercial), e o álbum “Vynil”, no ano seguinte, os The gift têm alcançado novos palcos.

Não há dúvidas de que o maior presente da edição deste ano da Feira de são Bernardo são mesmo os The gift, mas serão também chamados ao palco, durante os quatro dias, no Mer-coAlcobaça, outros nomes bem portugueses.

Depois do concerto de ontem dos gNR, que marcou o início da programação cultural do certame,

hoje, é a vez de Miguel Araújo, subir ao palco, fazer juízo a’’os Maridos das outras’ e deixá-lo, como a música diz ‘tonto de si’.

Amanhã, será a vez de lena d’Agua & Rock’n’Roll station apresentarem ao público alcoban-cense os temas emblemáticos de lena trazidos ao presente numa versão rock & roll.

No próximo sábado, a noite será animada por cavaliers of Fun, banda composta por Ricco Vitali, Miguel Nicolau e o alcobacense João Pedrosa.

texto CATARINA EUSÉBIO

FRIM R2014FEIRA NACIONAL DA CEBOLA

Animação | Divertimentos | Artesanato | Tavernas Típicas | Mostra Carnes Certificadas | Concertos Show Cooking | Provas Vinhos | Colecionismo

Mostra Atividades Económicas | Feira Equestre

Palco da Feiratodos os dias - 22h00

Rosinha

As Latinas

Sérgio Rossi

Zé do Pipo

Rebeca

29/08 - Sexta-Feira

30/08 - Sábado

31/08 - Domingo

01/09 - Segunda-Feira

02/09 - Terça-Feira

ANIMAÇÃO NOTURNA - DJ’stodos os dias - 24h00

ESPAÇO FRIMORFEST

29AGOa 2 SETORGANIZAÇÃO

escola de hotelaria e turismo do oeste

APRODER

APOIOS

Rio Maior

AGENDASáBADoTEATroNAzARé

o cine-teatro da Nazaré recebe, no próximo sábado, a partir das 22 horas, a peça de teatro “o Dote - A tragédia da banana embichada”, com encenação de Joaquim Nicolau e da autoria de David carronha

DiA 29múSicA são MARTINho Do PoRTo

A Avenida Marginal de são Martinho vai receber celina da Piedade, no próximo dia 29,às 22 horas. A acordeonista e cantora, que já partilhou o pal-co com Rodrigo leão, ludovico Einaudi e Mayra Andrade, vai apresentar os seus dois álbuns

DiA 30TEATro NAzARé

‘cucurrucucu’ está marcado para dia 30, às 21:30 horas, no cine-teatro da Nazaré. A comédia, da autoria de Tozé Martinho e Teresa Wong, reúne em palco os atores Tozé Martinho, Paula Marcelo, luís Mascarenhas, Maria luís, Daniel garcia e carla Janeiro

ATé FiNAl Do mêS ExpoSição NAzARé

‘livros que mudaram o mundo’ e “Regresso às Aulas” são as duas exposições bibliográficas deste mês, patentes na Biblioteca da Nazaré. As visitas podem ser fei-tas entre as 9:30 e as 13 e das 14 às 19 horas e aos fins de semana das 15 às 18 horas

ATé DiA 26 DE SETEmBromoSTrAAlcoBAçA

o Your hotel & spa recebe, até dia 26, uma ‘colectiva de Verão’, uma seleção de obras de leo-nardo Rito, Nuno gaivoto, Paula Rito, Paulo Neves e Ronaldo grossman, numa organização da galeria Quattro

ATé 6 DE ouTuBroExpoSiçãoNAzARé

“Porto de Abrigo - aspiração de um povo” é o título da exposi-ção comemorativa dos 30 anos do porto de abrigo da Nazaré, que vai estar aberta ao público, no centro cultural da Nazaré (antiga lota) até 6 de outubro. A entrada é livre

múSicA

QUINTA-FEIRA 21 AgosTo 2014cUlTURA 11

Reparação e manutenção de Computadores

POS

Impressoras

Tinteiros

Servidores

Software

Telemóveis

Redes estruturadas

Gestão de Tempo

Implementação de Sistemas de Vigilância

Novo ServiçoReparação de SmartPhones e Tablets

A melhor qualidade a baixo preço

R. Afonso de Albuquerque, 77 Lj. | 2460-020 AlcobaçaTel: 262 106 313

[email protected] | www.inforline.pt | www.facebook.com/Inforline.pt

teatro

pintura

música

‘Quem somos nós?… tanta coisa…’ é o que se pode perceber no trabalho de pintura, da artista Manuela Velez, patente até ao dia 30, no 1.º piso do posto de turismo de são Martinho do Porto. Também as instalações do clube Náutico recebem uma mostra de pintura de Maria de José Bragança, até ao próximo dia 31.

A Igreja Paroquial de são Martinho recebe amanhã, às 22 horas, uma ‘Noite dos clássicos’. A noite será abrilhantada por Maria Rodrigues lopes, acompanhada ao violoncelo por Maria José Falcão, à guitarra clássica por Miguel carvalhi-nho e à flauta por João lourenço. Apresenta-se também um grupo de jovens músicos.

mostras de pintura em são martinho

‘noite dos clássicos’ na igreja paroquial

Galari, Galaró e pinóquio mostram-se no palco do cine-teatro da nazaré

As segundas-feiras passaram a ser dia de teatro infantil no cine-teatro da Nazaré. É assim desde o início do mês e será até dia 1 do próximo mês. Na próxima segunda-feira é dia de ‘galari, galaró’, peça de teatro apresentada pela companhia Teatresco às 14:30 horas. À noite, pelas 21:30 horas, será a vez de o ‘Pinóquio’ subir ao palco, pela mesma com-panhia, que já na semana passada se exibiu na vila.

o festival de teatro infantil, que de-corre desde o passado dia 4, termina no próximo dia 1 de setembro, com a apresentação da peça ‘Alice’, por intermédio do grupo Asta.

os bilhetes encontram-se à venda na bilheteira do cine-teatro da Nazaré, pelo valor de 3,50 euros.

literatura

A Feira do livro de são Martinho do Porto continua a animar o Jardim da Praça En-genheiro Frederico Ulrich, até ao dia 15 do próximo mês. No sábado, a partir das 10 horas, o programa conta com uma mostra de artesanato, promovida pela Associação Artes e ofícios de Alcobaça. No dia seguinte, domingo, pelas 21:30 horas, Natércia Inácio apresenta o livro ‘A contadora de estórias’, paralelamente à exposição de pintura de Vera luís. No domingo, a programação con-tinua com uma feira de velharias no passeio da Marginal, a partir das 9 horas, e com a apresentação do livro ‘Retalhos’ de Daniela Ferreira, pelas 21:30 horas.

Feira do livro continua a animar baía azul

QUINTA-FEIRA 21 AGOSTO 201412 EcONOmIAREDE PME

A manuel Pedro de Sousa & Filhos (mPS) tem sido re-conhecida, nos últimos anos, com diversos prémios.

No ano em que a em-presa do casal da char-neca apostou no mercado dos concursos públicos foi distinguida com o estatuto PmE Líder, “sendo um mo-tivo de orgulho para todos, colaboradores e membros da direção. Trata-se de um reconhecimento de todo o esforço, empenho e compe-titividade exercido por toda a equipa”, adiantou manuel

Pedro Sousa, administrador da mPS. No ano seguinte, a empresa obteve, uma vez mais, a mesma distinção.

Ainda no ano de 2013, a mPS recebeu o prémio do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) pela obra de reabilitação de Espaço Público da mouraria, em Lisboa.

“Os prémios e as distinções tornam a empresa, mais coe-sa e competitiva, permitindo uma motivação extra para toda a equipa”, sublinha o empresário.

reconhecimento contribuiu para coesão

Empresa arrecada vários prémios e distinções

18

é o número de anos de atividade que a manuel pedro de sousa & f ilhos

assinala este ano

MPS BI

designação comercial MPS - Manuel Pedro de Sousa & Filhos Lda

fundação 1996

capital social 450.000 €

trabalhadores 57

administração Manuel Pedro de Sousa

atividade obras públicas, calçadas e urbanizações

faturação em 2013 4.652.880,46 €

principais produtos extração calçada de vidraço, calcário e granito

sede IC2 KM 91.3 Casal da Charneca

2460-481 Alcobaça

Internet www.mpsousafilhos.com

e-mail [email protected]

Telefone 262 580 110 empresa familiar tem apostado na requalificação urnana do mercado nacional

Manuel Pedro de Sousa alia calçada a regeneração urbana

O que tem em comum a Ex-po’98, o Parque dos Poetas em Oeiras, os aeroportos da madeira e de Faro, a rotunda do marquês de Pombal e a Praça do mosteiro de Alcobaça? Resposta certa: a pedra de calçada da manuel Pedro de Sousa & Filhos (mPS). A empresa familiar dedica-se à aplicação de calçada à por-tuguesa, requalificação urbana, obras públicas e particulares.“Iniciei a minha atividade, em

nome individual na década de 1980 e até a criação da socie-dade por quotas, a área de tra-balho da empresa era a pedra rústica, aplicada em muros e pavimentos de jardins”, recorda o administrador da empresa.

A extração e transformação da matéria-prima em pedreiras próprias de calcário, vidraço e granito, bem como a especiali-zação na arte da calcetar, per-mitiu à mPS ser reconhecida no mercado nacional pelas obras realizadas em calçada e granito para médias e grandes empre-sas. “Naquela altura não havia no País muitas empresas tão especializadas quanto a nossa”, admite manuel Pedro de Sousa, sublinhando que “existe uma diferença entre calceteiros e arrumadores de pedra”.

contudo, “o decréscimo no setor da construção levou a uma falha dos clientes nos pagamentos, obrigando a mPS

a tornar-se mais criativa, au-tónoma e dinâmica apostando no mercado da requalificação urbana“, explica o empresário, que conta com a ajuda dos seus cinco filhos na gestão e admi-nistração da empresa.

Ou seja, a empresa passou a direcionar-se para o mercado da requalificação e regene-ração urbana, concorrendo a concursos públicos. “Ampliá-mos as nossas capacidades de execução ao ponto de execu-tarmos todos os serviços de requalificação (alteração de redes de esgotos, condutas de água), complementando com os acabamentos que sempre fizemos (aplicação de calçada,

pavês, saibros, etc.)”, explica o administrador da empresa.

“Fazendo bem quase que não precisamos de comerciais na rua, criamos amizade e clientes que nos reconhecem a qualida-de do trabalho e do produto”, assegura o administrador da empresa, que também alterou recentemente a sua imagem, com a utilização das letras mPS e com o logótipo mais leve e moderno. No chão ou em qual-quer plataforma.

texto/fotos SARA VIEIRA

3 perGuntas a... manuel pedro de sousa

“Tencionamos apostar mais na exportação”A empresa que reúne pai, mãe e os

seus cinco filhos tem vindo a dedicar-se ao mercado da requalificação urbana, aliada ao da calçada. O administrador admite querer apostar mais no merca-do externo da manuel Pedro de Sousa & Filhos.

REGIÃO DE CISTER (RC) > Ser uma em-presa familiar facilita ou complica a gestão do negócio? mANUEL PEdRO dE SOUSA (mPS) > É sempre uma mais-valia. Uns complementam os outros nas diferentes áreas da empresa e cada um tem as suas responsabilidades. Só comigo a empresa não teria ganho a dimensão que tomou.

RC > A requalificação urbana é a solu-ção para o setor da pedra face à queda

na construção civil?mPS > Hoje ainda há pessoas que não

sabem que fazemos trabalhos além da transformação e assentamento de calça-da à portuguesa... foram muitos milha-res de metros. mas para a estrutura da empresa só a pedra já não dava. E hoje mais de 60% do nosso volume de obras são para a requalificação urbana.

RC > A MPS pensa na exportação? mPS > Já exportamos alguns dos nossos produtos, mas tencionamos apostar mais no mercado internacional, quer seja de produto, quer seja de mão de obra qua-lificada. cá os calcetamentos e as urba-nizações são menos e por isso queremos escoar a calçada lá para fora. É sempre bom dar a conhecer o nosso produto e todos acabamos a ganhar.

veja a reportagem vídeo leve a sua PME no

telemóvel e tablet no site do jornal

QUINTA-FEIRA 21 AGOSTO 2014ECONOMIA 13

AlcobAçA Novo espaço da empresa Na mariNha GraNde

Frubaça com mais uma loja para vender frutas e legumes

AlcobAçA empresa apreseNta Novo produto oNliNe

Velcrodesign desenvolve site para festival urbano de lisboa

Situa-se na Embra, Marinha Grande, a mais recente loja Copa, da responsabilidade da Frubaça.

Resultado de um investi-mento de “dezenas de mi-lhares de euros”, a nova loja criou dois postos de trabalho e permite à empresa uma maior

proximidade aos consumidores, ao mesmo tempo que valoriza

“frutas com excelente qualida-de que, por razões de mercado, os supermercados não podem aceitar”, explica Jorge Periqui-to, diretor da Frubaça.

Este é o 14.º espaço da em-presa de Alcobaça, que já tem

lojas espalhadas por vários concelhos, entre eles Leiria, Batalha, Caldas da Rainha, Nazaré, Ourém e Santarém, entre outros.

Estes espaços servem ainda como local para os pequenos agricultores escoarem as suas produções hortícolas.

A Velcrodesign desenvolveu o website e aplicações mobile oficiais do LISB/ON, festival que se realiza nos dias 5 e 6 de setembro, no Parque Eduardo VII, na capital.

Pelo festival vão passar passar 13 projetos nacionais e

internacionais de referência, de largo espectro musical: da música de dança ao funk, do soul ao nu-disco e jazz. Já es-tão confirmados nomes como Rodrigo Leão, Carl Craig ou Tiger & Woods.

A empresa de Alcobaça, que

conta no seu portefólio com sites como os The Gift e Mariza, também foi responsável pelo desenvolvimento do novo we-bsite da União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, que foi apresentado na semana passada (ver página 4).

mAiorgA empresa iNveste 2 milhões e meio de euros

goanvi quer aumentar capacidade de produção

Depois de um investimento na ordem dos 400 mil euros, no ano passado, em maquinaria, a Goanvi está agora a meio de um investimento de um milhão de euros que visa refazer o labora-tório, a zona técnica, a zona de engarrafamento e de stock.

No total, a três anos, os pro-jetos ascendem a 2,5 milhões de euros, para melhorar proces-sos e aumentar a capacidade instalada, revela Luís Vieira.

“Podemos dizer que a nossa ambição é ser o parceiro líder no mercado de vinhos portu-guês, ao nível de engarrafa-mento de vinhos, prestando serviços a outros produtores no mercado. Proporcionamos aos nossos clientes uma relação de confiança no médio-longo prazo que lhes permite atingir

os seus objetivos, focando-nos na nossa missão, na especia-lização de serviços na área de vinhos desde o seu engarrafa-mento até à comercialização”, refere o empresário.

O administrador da central de engarrafamento de bebidas da Fervença explica que a Goanvi está a engarrafar em média dois milhões de unidades por mês, embora tenha capacidade para quatro. Mas quer aumentá-la, muito pelas solicitações que a empresa está a ter, o que lhe permitirá encarar com tran-quilidade novos mercados. Pois embora exporte 70% da sua produção, o reforço das ven-das no exterior é um objetivo constante. “Estamos a fazer um esforço muito grande para au-mentarmos o envolvimento em

mercados como o Canadá, Es-tados Unidos e países africanos de expressão não portuguesa”, exemplifica. A Goanvi vende para diversos mercados externos, no entanto os PALOP (Países Africa-nos de Língua Oficial Portuguesa), nomeadamente Angola, são os que representam maior dimen-são. No entanto, a empresa de Alcobaça vende igualmente para mercados como Inglaterra, Esta-dos Unidos, China, Canadá, Japão e Polónia. O mercado português pesa cerca de 30% e a empresa trabalha sobretudo com a gran-de distribuição.

No ano passado a Goanvi ob-teve um volume de negócios de 18,5 milhões de euros. Para 2014 Luís Vieira aponta para os 21 milhões de euros.

texto rAQUEl DE SoUSA SilVA

bEnEDitA tecNoloGia e história

icEl cria linha de facas e navalhas sobre Óbidos

Mourisca, conquistador, lidador e tou-peira são os nomes que compõem a Óbidos Collection, uma linha de facas e navalhas, desenvolvida pela ICEL.

As facas e navalhas do conjunto, cuja símbolo é a Cruz de Cristo, estão à venda nos sete estabelecimentos do Grupo Loja, localizados dentro do burgo de Óbidos.

“Temos sete lojas em Óbidos e só vendemos produtos nacionais. Há um ano começá-mos a vender facas e navalhas e depres-sa notámos a at ração dos clientes por de-signs diferen-tes”, explicou Carlos Ribeiro, do Grupo Loja, em entrevista à Gazeta das Caldas, asse-gurando que

“esta aposta tem sido um êxito porque é algo completamente ines-perado”. Inicialmente foram produzidas 2.500 facas e navalhas mas “algumas peças já estão a esgotar”.“Acreditámos neste projeto e fomos para

a frente”, afirmou João Ribeiro, diretor co-mercial da empresa da Benedita ao mesmo semanário, acrescentando que a ICEL “é sempre aberta a novas ideias e que todas as semanas abraça novos projetos”.

AlcobAçA

AlcobAçA

AlcobAçA

nAzAré

AlcobAçA/nAzAré

Está marcada para amanhã uma sessão de divulgação “Malhado de Alcobaça” - Preser-vação, características e aptidões, na Feira de São Bernardo, na Tenda Associação Hípica. “A Importância e futuro do setor suinícola no concelho de Alcobaça”, a preservação da raça e as suas características e aptidões serão alguns dos temas a disutir durante a sessão, que contará com diversos especialistas.

O Real Abadia promove nos dois últimos sábados deste mês uma sessão de “starga-zing”, com degustação de queijos e vinho. A unidade hoteleira juntou a tábua de queijos, três taças de vinho e um telescópio para os participantes poderem ver as estrelas. Nes-te sábado, está marcado também um jantar musical com Débora Contente, finalista do curso secundário de Canto Gregoriano.

Cerâmica, pedra, moldes, cutelaria e agri-cultura são os setores-chave da economia do concelho de Alcobaça que estarão repre-sentados no espaço de inovação empresarial, integrado pela primeira vez, na Feira de São Bernardo. O espaço, localizado no alpendre do MercoAlcobaça, será embelezado com fo-tografias do Mosteiro e cerâmica de Alcobaça, bem como tecidos estampados com chita.

Em conjunto com o atelier de design “Ra-biscos de Luz”, a SPAL produziu merchandising para o Museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid. Desta vez, a criatividade resultou da adaptação da obra de Roy Lichestein. De salientar que através da mesma parceria, as peças com o selo da SPAL já correm o mundo, nomeadamente no Museu D’Orsay, em Paris.

O Turismo do Centro vai avançar em setem-bro com uma campanha da marca “Centro”, numa parceria com a cadeia Continente, com um pacote de 20 mil dormidas em hotéis de três e quatro estrelas. O reforço da atrati-vidade da região em termos turísticos está integrado num dos pontos eleitos do plano de marketing do Turismo de Portugal para os próximos três anos.

Feira de São Bernardo acolhe sessão sobre Malhado de Alcobaça

Real Abadia organiza jantares temáticos até final do mês

Setores da economia local expostos no espaço de inovação empresarial

Peças de merchandising da SPAL viajam pelos museus da Europa

Turismo do Centro apresenta campanha de promoção em setembro

nAzAré iNiciativa No sábado

centro cultural recebe mostra do Peixe Seco

O Centro Cultural da Nazaré (antiga lota) acolhe no próximo sábado, a partir das 16 horas, a “Mostra de Peixe Seco”.

Na iniciativa, que se realiza pela primeira vez este ano, mas que a Câmara da Nazaré pretende alargar para uma periodicidade anu-al, serão apresentadas quatro receitas com carapau seco e enjoado. António Alexandre, chef executivo do Lisboa Hotel e do Restau-rante “100 Vícios” com raízes em Valado dos Frades, contará com a colaboração dos alunos da Escola Profissional da Nazaré. Na Mostra será ainda apresentada uma prova de vinhos com os associados da Rota de Vinhos de Lisboa (Quinta D. Carlos, Quinta do Carneiro , Quinta do Chocapalha, Quinta do Monte D’Oiro, Quinta dos Plátanos, Adega Mãe e Quinta do Gradil) e com a Sociedade Agrícola Quinta do Garrido e a Adega Cooperativa Labrugeira.

“Trata-se de uma aposta num produto local de grande relevância e com história, ao qual queremos dar maior dinâmica”, explicou Wal-ter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, entidade que tem em curso os projetos de instalação do “Museu do Peixe Seco” e da certificação do peixe seco (ver página 8).

A primeira e única mostra de peixe seco que se realizou na vila piscatória foi em 2009, resultado de uma parceria entre a Associação Comercial Industrial e de Serviços da Nazaré (ACISN) e a autarquia.

QUinTA-FEiRA 21 AgosTo 201414 opinião

BANDA DE ALCOBAÇA

Administração Rui MoraisVítor santos Davide silva

Diretor de marketingDavid MarianoDiretor comercialJosé Eduardo Reis de oliveiraDiretor financeiroEduardo nogueira

DiretorJoaquim paulo (Cp 4229)[email protected]

RedaçãoLuci pais (Cp 6545)[email protected]

sara Vieira (Cp 9880)[email protected]

Colaboradores permanentesCarolina Calado, Daniela Franco sousa, Elisabete Cruz, Fernando José, graça Menitra, Jacinto silva Duro, Joana Fia-

lho, José Eduardo Reis de oliveira, Maria Anabela silva, Miguel sampaio, pedro Mateus guerra, Raquel de sousa silva e Ricardo graça

Colaboradores de opiniãoAdelino granja, António Ventura, Carlos Bonifácio, César santos, gaspar Vaz, Hélio pires, isabel Rufino, João paulo Raimun-do, Manuel António sequeira, pimenta Antunes e Rui Rasquilho

Composição e paginaçãoBanda de Alcobaça

Serviços comerciaisCidália [email protected]

[email protected]

Serviços administrativos,comerciais e assinaturasCidália [email protected]

[email protected]

Propriedade/EditorBanda de AlcobaçaContribuinte: 503 341 460

Morada Rua Frei António Brandão, 1192460-047 Alcobaça

Telefone 262 598 627Telemóvel 910 015 531Fax 262 597 613Internet www.regiaodecister.ptEmail [email protected]

Impressão Fig, indústrias gráficas sARua Adriano Lucas 3020-265 Coimbra

Distribuição Banda de AlcobaçaNIB 004550204026373024841Dia de publicação Quinta-feiraPreço avulso 1 €Assinaturas anuais 40€ (32€ com promoção até 31 de agosto), 90€ (in-ternacional) e 15€ (on line)Assinaturas semestrais 25€ (16€ com promoção até 31 de agosto) e 45€ (in-ternacional)Tiragem Média 3.000 exemplaresN.º de Registo 116 942Depósito Legal 65280/93

Há tempos, abordei nestas páginas um problema (o estado da praça 25 de Abril) que, na minha opinião, afeta negativamente a “marca” Alcobaça. não sou perito em marketing ou turismo, mas nem por isso entendo dever prescindir de emitir algumas opiniões nesses setores.

sendo o turismo em portugal uma das atividades económicas que se perspetiva com mais futuro, o Estado (Administração Central) e os Municípios deveriam encarar definitivamente este setor como um que poderia contribuir decisivamente para a resolução de alguns dos nossos crónicos problemas económicos e sociais e, desde já, ultrapassar o momento difícil que se vive.

se o turismo também tem sido responsável por vários tipos de impactos negativos (aliás bem conhecidos), isso é resulta-do, sobretudo, do seu “desenvolvimento” ocorrer à revelia de ajustadas estratégias. A concentração territorial e temporal de equipamentos e infra-estruturas de utilização, criaram situações de insustentabilidade ambiental, social e económica, nalguns casos muito difíceis de sanar. Falando cruamente, permito-me concluir que em Alcobaça a ausência de adequado planeamento turístico (que aliás nunca vislumbrei) nunca poderá viabilizar uma ferramenta para promover um desenvolvimento turístico sustentável e ajudar a resolver alguns problemas económicos e sociais bem específicos. Felizmente, a inexistência desse plane-amento ainda não acarretou resultados especialmente negativos ou de difícil solução quando ou se for necessário atacar.

o papel da Administração Central ou do Município no domínio do turismo pode orientar-se, no limite, entre um liberalis-mo total, em que a iniciativa privada assume a condução do desenvolvimento e um dirigismo total, assumindo aqueles a responsabilidade de orientação da gestão do setor.

Mas como em muitos casos, a virtude está no meio, o enco-rajamento do desenvolvimento turístico, mais ou menos ativo, deverá assumir medidas concretas de apoio em função do grau que o poder pretende atribuir ao setor. Todavia repito, desco-nheço qual pretende ser ele para Alcobaça.

pese embora que o nível de intervenção do poder (Central ou Local) no turismo varia de terra para terra, ele terá de ter um papel primordial na promoção de um desenvolvimento turístico sustentável. neste contexto, a intervenção da Ad-ministração Central e/ou do Município deverá ser reconhecida como necessária, dada à capacidade que revela em conciliar a diversidade de domínios relevantes no progresso das ativi-dades turísticas e, de um modo geral, no processo de desen-volvimento local ou regional. sem ela o desenvolvimento da indústria do turismo tenderá a ter falta de coesão, direção e a veicular “apenas” iniciativas de curto prazo que comprometem o potencial turístico.

Desconheço (desculpem o Município ou o leitor) a existência de objetivos estratégicos de política de turismo em Alcobaça que entendo associados às atribuições do setor público, como o encorajamento à utilização do turismo para trocas económicas e culturais, a distribuição dos benefícios económicos do turismo, a preservação dos recursos culturais e naturais, a maximiza-ção do saldo da balança turística, a atração de segmentos de mercado com bom poder de compra, o aumento do emprego e ajuda a um novo desenvolvimento da região.

Opinião

Estratégia?

Falando cruamente,

permito-me concluir que em Alcobaça

a ausência de adequado planeamento

turístico nunca poderá viabilizar uma

ferramenta para promover um

desenvolvimento turístico

sustentável e ajudar a resolver

alguns problemas económicos e

sociais bem específicos

Fleming de Oliveiraadvogado

A saúde é um estado natural do ser Humano mas ainda não é fácil aceitar que depende unicamente de nós próprios. Embora seja necessário desmistificar todos os conceitos associados pois nada nos trará a cura se nós não colaborarmos com a nossa vontade.

Vivemos demasiado fomentados pelos medos que rondam o caminho para chegar à morte mas um facto é que muitos dos que dizem ter medo de morrer muitas vezes no seu íntimo face às adversidades que a vida lhes apresenta é o que mais desejam. E quando confrontados com ela o que mais desejamos é retornar o caminho para a vida. Que fazemos nós realmente para permanecer vivos, com vitalidade? Já questionámos de onde vem esse medo?

porque nos queixamos dos juros que cobram os bancos por empréstimos de bens materiais que adquirimos por crenças associadas a um valor pessoal e não procuramos soluções para que os nossos valores económicos não de deixem esvair pelas inúmeras faturas em farmácias e postos de serviços de saúde particulares e públicos? Que temos nós feito para evitar isto? Que temos nós feito a nosso favor?!... Em que é que acredita-mos afinal? Cada químico que consumimos, cremos que cuida o corpo e a doença mas apenas “cuidará” do corpo tornando-o adormecido para enfrentar o conflito que gerou a doença. Esta tem raízes num dos nossos outros corpos, emocional ou espiritual. Conhecer a visão metafisica das doenças podia ser um caminho para a consciência e por conseguinte para o desenvolvimento e evolução da Humanidade. Foi-nos dado tudo para perma-necermos saudáveis, só temos de escolher que caminho fazer. Contudo não falo de soluções vindas de curandeiros, mágicos ou curadores espirituais… falo essencialmente do curador que cada um tem dentro de si e que foi, em muitos de nós já em décadas, colocado no patamar das não necessidades prioritá-rias, a consciência do sentir. o valor que tem o amor por nós mesmos.

sabemos que temos um coração que nos mantem vivos mas poucos de nós coloca a mão no peito para o sentir, para o ouvir e dizer a si mesmo: Eu existo. Eu estou aqui. E amo-me profundamente.

Com esta prática permanente podemos eliminar muitas do-res de cabeça, muitas depressões que surgem por carências afetivas, ou qualquer outra enfermidade por não sabermos os nossos Valores ou os sustentarmos com estruturas que de repente caiem e ficamos submersos em destroços que com os quais já nada podemos reconstruir.

os tempos pedem que retomemos os caminhos para a verda-deira cura. os caminhos que nascem das nossas vontades, das nossas verdadeiras necessidades, do respeito e amor a nós.

nunca ninguém saberá qual o nosso melhor remédio senão nós mesmos. isto pode levar-nos num retorno a “casa”… isto pode levar-nos a saber onde pertencemos e quem somos.

somos mulheres que em cada dia se olham no espelho e vêm nele o único curador que existe.

somos mulheres que despertaram para uma nova consci-ência.

somos Mulheres da nova Era…

Opinião

Um comprimido chamado amor

Sabemos que temos um

coração que nos mantem vivos

mas poucos de nós coloca a mão

no peito para o sentir, para

o ouvir e dizer a si mesmo: Eu existo. Eu estou aqui. E amo-me profundamente

Mílvia Lopesterapeuta vibracional

QUINTA-FEIRA 21 AGOSTO 2014OPINIÃO 15

Promoçãocupão de assinatura

NOME: _________________________________________________________________________MORAdA: _______________________________________________________________________ códIGO POSTAl: ________-______ lOcAlIdAdE: ______________ E-MAIl: ____________________NIF: ________________ dATA dE NAScIMENTO: ___-___-_______ TElEFONE: __________________

ASSINATURA ANUAl 32€ o ASSINATURA SEMESTRAl 16€ o

ASSINATURA ON lINE 15€ o ASSINATURA ESTRANGEIRO 75€ oSócIO BANdA dE AlcOBAÇA ANUAl 26€ o

Banda de Alcobaça :: Rua Frei António Brandão, 119, 2460-047 Alcobaça :: [email protected]: 0045 5020 40263730248 41

Sobe & desce

The GiftA banda alcobacense, que conti-

nua a conquistar o mundo, assinala no próximo domingo, em frente ao Mosteiro, duas décadas de carreira e sobe, pela primeira vez ao palco, da Feira de São Bernado.

GoanviA empresa da freguesia da

Maiorga realizou um investimento de um milhão de euros para refa-zer o laboratório, a zona técnica, a zona de engarrafamento e de stock.

Centro Social de FamalicãoA instituição concretizou um ve-

lho anseio ao inaugurar as novas instalações que foram construídas por fases. É caso para dizer: cus-tou, mas foi. Mais uma resposta de apoio social na região.

Parque dos MongesO parque temático apresentou,

em parceria com a câmara de Alco-baça, na segunda-feira, um passe, que se destina aos visitantes que residem no concelho de Alcobaça. Agora, mais perto de si!

“Temos todos culpa da situação do País, não somos humildes”Carlos do Carmo, fadistaDiário Económico

“Ricardo Salgado devia ter ido mais vezes pôr o lixo à rua”João Miguel Tavares, jornalistaJornal de Negócios

“O grande falhanço é atribuirmos aos outros as culpas pelos nossos erros”João Miguel Tavares, jornalista,Jornal de Negócios

“Sou um jovem escritor com um grande futuro atrás de si”Álvaro Laborinho Lúcio, ex-ministro da JustiçaVisão

“Nos adolescentes, as selfies, como outras ferramentas digitais, só tornam visível a perturbação identitária que sempre existiu”Joelle Menrath, socióloga

“Ultimamente ando sem barriga. Mas dá muito trabalho”Luís Marques Mendes, ex-líder do PSDDiário de Notícias

Coisas ditas

No seguimento da notícia publicada pelo Jornal Região de cister, na sua edição de 14 de Agosto passado, sobre o arranque das obras no relvado do Estádio Municipal, vem a direcção do Ginásio de Alcobaça esclarecer todos os seus sócios, adep-tos, atletas, técnicos e população do concelho em geral, do seguinte:

1.A última reunião havida com o Senhor Pre-sidente da câmara sobre este assunto, ocorreu no dia 22 de Julho, na qual nos foi garantido que as obras no relvado do Estádio Municipal, come-çariam até ao final do mês de Julho, conforme informação dos seus serviços.

2.As obras apenas começaram no dia 11 de Agosto e acabaram nesse mesmo dia.

3.No final do dia o encarregado da obra informou a direcção do Ginásio de que não voltariam até que o contrato fosse assinado, segundo indicação que tinha acabado de receber do empreiteiro da obra.

4.Informou também que, para já, deixaria no Estádio a máquina com que tinham estado a trabalhar.

5.O único trabalho realizado até hoje, foi a re-tirada dos aspersores de rega, do piso.

6.Até hoje, não só as obras não recomeçaram, como fomos surpreendidos no dia de ontem, com a retirada da máquina que o empreiteiro tinha deixado no Estádio.

7.A informação que recebemos foi de que es-tavam a “discutir o projecto”.

8.À direcção do Ginásio não foi ainda dada qualquer explicação sobre o não começo das obras na data programada e sobre os factos mais recentes.

9.depois das obras começarem são necessá-

rios 60 dias para que o relvado sintéctico possa ser utilizado. Este prazo aumentará se houver derrapagens na obra por motivos técnicos ou de condições atmosféricas.

10.O Ginásio vê assim posto em causa o início da temporada e do campeonato, não só da sua equipa sénior como também das suas equipas da formação.

11.Sem as infra-estruturas indispensáveis à prác-tica desportiva do futebol, a direcção do Ginásio clube de Alcobaça terá de recorrer a instalações de terceiros, com a sujeição à disponibilidade de horários.

12.Acertada que seja esta logística, associada a ela está, pelo menos, o custo de deslocação para treinar e jogar, durante os meses de Setembro, Outubro e Novembro, se as obras entretanto co-meçassem.

13.O Ginásio de Alcobaça não tem uma situação económica que lhe permita financeiramente fa-zer face a estas despesas adicionais, nem as tem previstas no seu orçamento operacional para a próxima época.

14.Todo este contexto põe em causa a época de 2014/2015, com repercussões nas seguintes, impossíveis de avaliar.

15.A câmara Municipal de Alcobaça não cumpriu o que tinha garantido ao Ginásio, o Estádio estar pronto durante o mês de Agosto.

16.O Ginásio cumpriu sempre a sua parte em todo este processo, tendo disponibilizado o Es-tádio à câmara no dia 19 de Maio de 2014, para que as obras pudessem desenrolar-se durante o defeso desportivo, conforme acordado entre as partes.

As car tas ao di re tor de ve rão ver sar te mas de in te res se pú bli co ou ex pres sar co men tá rios a no tí cias pu bli ca das no RE GI ÃO dE cIS TER. A di reção do jor nal re ser va-se o di rei to de se lecio nar os tre chos mais im por tan tes das mes mas. Os au to res se rão sem pre iden ti fi-ca dos, sal vo mo ti vos ex ce cio nais em que a di reção en ten da re ser var o co nhe ci men to da iden ti da de. Não são pu bli cá veis car tas anó ni mas.

Sobre o sintético no Estádio Municipal

De bebé a adulto, merecem sempre carinho

Jorge Esteves de Carvalho

carta enviada por email

Cartas ao diretor

Quando são bebés, são acarinhados, trans-portados ao colo, mimados e entram em casa. Quando crescem passam a ficar presos, muitas vezes sem a possibilidade de dar um passeio ao amanhecer ou entardecer. Os amigos peludinhos, de quatro patas, são sempre nossos amigos. Os cães são amigos fiéis. Nunca nos abandonam! Já nós, por vezes, bastam uma simples férias ou mudança de humor...

Abandonados percorrem as ruas à procura dos

donos ou de um simples alimento, que os con-forte. É graças a associações como a GAPA, em Alcobaça, que os animais encontram um refúgio, uma casa.

Antes de adotar ou comprar um peludinho certifique-se que vai amá-lo independentemente do seu tamanho, das suas traquinices. As posturas devem ser corretas e leais também para com estes seres. Por isso, de bebé a adultos, os animais merecem sempre o nosso carinho!

Carla Antunes carta enviada por email

quinta-FEiRa 21 aGOStO 201416 dESpORtO

triatlo prova decorre na suécia

João Silva e Melanie Santos convocados para o Mundial

O beneditense João Silva (Benfica) e a al-cobacense Melanie Santos (alhandra SC) es-tão convocados para representar a Seleção nacional de triatlo na prova de Estocolmo, na Suécia, a contar para o campeonato do mundo World triathlon Series, que vai de-correr já no próximo sábado.

O atleta natural da Benedita ocupa a 32.ª posição do ranking mundial e vai tentar fazer melhorar o resultado obtido na etapa da cidade norte-americana de Chicago, na qual não conseguiu terminar a prova.

por sua vez, a alcobacense, ainda com idade de júnior, vai estrear-se em provas do cam-peonato do mundo na prova de elites.

para além disso, Melanie Santos garantiu, também, a presença da etapa final do cam-peonato do mundo de juniores, a realizar-se, de 29 a 31 deste mês, na cidade canadiana de Edmonton.

Os triatletas da região estiveram nos pi-rinéus franceses a fazer um estágio em al-titude.

bodyboard nazareno em destaque

tó Cardoso entre os 5 melhores da etapa de Cortegaça

antónio Cardoso (Clube de desportos al-ternativos da nazaré), mais conhecido no

“mundo” do bodyboard por tó Cardoso alcan-çou a 5.ª posição na quarta etapa do circuito profissional de bodyboard 2014.

O atleta alcançou os quartos de final da competição em Cortegaça, mas não conseguiu levar a melhor sob Hugo pinheiro, que viria a vencer a etapa.

tó Cardoso foi até àquela praia de Ovar para garantir o apuramento para as etapas ‘prime’ e conseguiu carimbar a sua presença nas etapas a disputar nas praias de Ericeira e nazaré. a prova da nazaré, a última deste ano, vai decorrer entre 7 de novembro e 6 de dezembro.

Rui Barreira e teresa almeida (Clube de desportos alternativos da nazaré) também rumaram a Cortegaça e atingiram os quartos-de-final da competição. por sua vez, tiago Fazendeiro alcançou as meias-finais da prova de dropknee.

Entretanto, João Frade integrou o “plantel” do clube da nazaré e foi a tempo de partici-par nesta etapa, não tendo ido além da 2.ª ronda da competição.

para dia 29 deste mês está marcada a últi-ma etapa do circuito antes das provas prime, a disputar em Ílhavo.

Hóquei: Eduardo Leitão chamado à Seleção

Eduardo Leitão (HC turquel) foi convo-cado para o estágio da Seleção nacional de sub-20, que tem lugar no Luso, de 14 a 19 de setembro. O guarda-redes vai voltar a integrar um estágio sob as or-dens de Luís duarte e, desta vez, está em vista a preparação para o campeonato da Europa que se realiza, na cidade dos campeões nacionais, Valongo, de 6 a 11 de outubro.

Natação: Tomás Oliveira vence prova de mar

tomás Oliveira (Os Salsichas de Esgalhão) venceu a 33.ª edição da tradicional prova de Mar Joaquim Bernardo Sousa Lobo, que teve lugar, na passada sexta-feira, nas águas da nazaré. a prova contou com 107 atletas na prova de 1.300 metros e 17 jovens na prova de 400 metros. Centenas de vera-neantes assistiram à prova de natação do areal da praia.

Futebol: Paulo Brites vai reforçar o Torreense

O nazareno paulo Brites (ex-académica) vai reforçar, na próxima temporada, o torreense. depois de ter representado o emblema de Coimbra nas camadas jovens desde 2011, o atleta vai disputar o Campeonato nacional de Seniores pelo histórico clube de torres Vedras. O defesa, de 19 anos, vai, assim, dar conti-nuidade à carreira desportiva no seu primeiro ano no escalão de seniores, no mesmo clube do conterrâneo Stephen Eustáquio.

Futebol: Telmo Cruz deixa juniores do Beneditense

telmo Cruz está de saída do comando técnica da equipa de juniores do Beneditense, tendo-se transferido para o portomosense. O técni-co chegou à Benedita a meio da temporada passada para substituir José pedro Lopes, mas não foi a tempo de evitar a despromoção da equipa de volta aos escalões distritais. antes de chegar ao Beneditense, telmo Cruz treinou o pataiense o Maceirinha.

Equitação: Alfeizerão volta a receber etapa de dressage

no início do próximo mês, as instalações do Centro Equestre internacional de alfeizerão vai voltar a receber mais uma etapa da taça de portugal de dressage. Entretanto, no fim de semana passado, o CEia organizou mais um estágio com a presença de Miguel Viana, o selecionador nacional dos escalões jovens.

Ciclismo: Alfeizerãoorganiza circuito

a comissão de festas de alfeizerão vai organizar, no próximo dia 6 de setembro, o “dia do Ciclismo”. durante todo o dia vão ser disputadas provas de ciclismo nas ruas da vila com provas dos escalões de escolas, cadetes, juniores e, ainda, uma prova de seniores aberta a toda a população. Os eventos desportivos contam com a par-ceria do alcobaça Clube de Ciclismo.

futebol de praia Bruno, Jordan e lúcio na seleção nacional

Nazarenos no pódio da liga europeia

Natação prova reuniu mais de uma centena de atletas

beneditense diogo Custóias vence open Water da baía

futebol pataias luta para permanecer ativo

José petana é o novo treinador do pataiense

O beneditense diogo Vicente Custóias (Benedita Sport Club natação) foi o primeiro nada-dor a cortar a meta da prova kids do Open Water São Mar-tinho.

O jovem, prestes a completar 14 anos, foi o mais rápido nas águas da baía de São Martinho

do porto ao completar a prova em 4m07s.

por sua vez, Hugo Ribeiro (Ri-BSwim) venceu a prova geral da travessia da baía a nado, com o tempo de 15m36s.

as provas decorreram no passado domingo e conta-ram com a presença de mais

de 100 atletas e de 10 equipas de natação.

Entretanto, na passada sexta-feira, dezenas de em-barcações, dos mais variados tipos e tamanhos, circularam na baía de São Martinho do porto para participar nas já habituais regatas.

após várias semanas de in-certeza, a comissão que está a gerir o pataiense escolheu José petana para substituir José Carlos no cargo de treinador.

O técnico, natural da naza-ré, estava sem treinar desde a temporada 2011/12, quando treinou a equipa de juniores do Marinhense. petana já tem

vários anos de experiência no futebol distrital, treinou Ma-rinhense e nazarenos na 3.ª divisão e chegou a ser treina-dor-adjunto do Fátima.

a situação no clube de pa-taias está longe de estar nor-malizada. Vários jogadores abandonaram o clube devido à incerteza e, até agora, ainda

não foram apresentados quais-quer reforços para colmatar as saídas.

O pataiense continua sem conseguir renovar os órgãos sociais e apenas confirmou a sua inscrição na divisão de Honra distrital na semana pas-sada. a competição arranca a 5 de outubro.

nazarenos em destaque na liga europeia de futebol de praia

Os nazarenos Bruno novo e Jordan Santos (Sp. Braga) e Lúcio Carmo (nacional) adicionaram mais uma conquista aos seus currículos: o 3.º lugar do pódio da liga europeia de futebol de praia. Os atletas foram presença assídua durante toda a compe-tição e, no fim de semana pas-sado, viajaram com a comitiva portuguesa para torredembarra, em Espanha, para disputar a fase final da competição.

Os nazarenos entraram em competição logo na quinta-feira passada com destaque para o golo de Jordan Santos

na vitória (3-1) sobre a seleção da Bielorússia. no dia seguinte, a seleção enfrentou a equipa russa, bi-campeã europeia, e conseguiu levar a melhor. Jor-dan voltou a marcar na vitória (11-7) frente à Rússia.

no sábado, os jogadores nazarenos não conseguiram evitar a derrota (3-6) da Se-leção sobre a seleção italiana, mas Jordan Santos fez o gosto ao pé nesta partida.

Com esta derrota, a equipa orientada por Mário narciso alcançou o 2.º lugar do grupo, o que significou o afastamen-

to de portugal da superfinal da competição. ainda assim, portugal conseguiu o último lugar do pódio após a vitória (6-2) sobre a Suiça, num jogo em que Jordan Santos voltou a mostrar a pontaria afinada ao marcar dois golos.

Este desfecho garantiu a presença da Seleção nacional de futebol de praia naquela que será a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Europa. a competição tem lugar, em ju-nho do próximo ano, em Baku, capital do azerbeijão.

texto jOãO NEvES

quinta-FEiRa 21 agosto 2014dEspoRto 17

Futsal clube prepara a temporada

Biblioteca reforça-se para disputar Honra distrital

depois de ter respondido afirmativamente ao convite da aF Leiria para subir à divisão de Honra distrital, o futsal da Biblioteca está já a preparar o “ataque” à próxima temporada, tendo garantido vários reforços.

a renovação com o técnico nuno Maurício está assegurada por mais uma temporada e, entretanto, o treinador confirmou a chegada de dois reforços: Luisinho e serginho (ambos ex-HC turquel).

os valadenses estão, ainda, muito perto de assegurar a contratação de Janeca (ex-portomosense) e paulo narciso (regresso), o que pode ocorrer nos próximos dias.

a Biblioteca vai ocupar o lugar deixado vago pelo Casal Velho, que subiu à 2.ª divi-são nacional, com o objetivo de assegurar a manutenção no escalão máximo do futsal distrital. É a primeira vez que os valadenses vão competir naquele escalão.

FuteBol de praia no próximo sábado

sotão apurado para a fase final cumpre calendário em casa

depois das vitórias frente ao guimarães (10-9) e Leixões (7-3) o sotão tem apuramento para a fase final do campeonato nacional de futebol de praia garantido. a equipa nazarena beneficiou dos resultados dos adversários e vai enfrentar, no sábado, a Rossiense apenas para cumprir calendário. o jogo vai tem lugar no campo de jogos da praia da nazaré.

Com 17 golos marcados em dois jogos, o sotão vai disputar a última partida da 2.ª fase do campeonato frente a uma equipa já co-nhecida dos nazarenos. o sotão e o Rossiense encontraram-se, na 1.ª fase do campeonato nacional, tendo a equipa nazarena levado a melhor (6-4).

assim sendo, a turma de paulo Henriques parte para a fase final para tentar melhorar o 3.º lugar obtido no ano passado. a fase final vai realizar-se, de 29 a 31 deste mês, no areal da praia de Espinho.

Entretanto, Bruno novo e Jordan santos reintegraram o plantel do sp. Braga depois de representarem a seleção, na Liga Europeia. o sp. Braga conta com uma vitória (2-0) frente aos leirienses do gRap/pousos.

por sua vez, Lúcio Carmo vai defender as cores do nacional. o conjunto insular perdeu (2-6) frente ao Belenenses. por último, duarte Vivo vai regressar ao sporting, clube que já conquistou com uma vitória (5-2) sobre o V. setúbal, a contar para a 2.ª fase do campe-onato nacional de futebol de praia.

Futsal estágio numa das melhores instalações do país

Burinhosa prepara temporada em rio Maior

equipa de Kitó Ferreira trabalhou em rio maior

Futsal: Rafael Gomes é reforço na Burinhosa

Rafael gomes (ex-juniores Benfica) é o mais recente reforço da equipa de sub-20 da Burinhosa. o atleta, de 18 anos, vai representar o emblema da freguesia de pataias e Martingança na 1.ª edição do campeonato nacional. Rafael gomes vai, assim, juntar-se a tiago Costa (ex-juniores sporting) e Riscas (ex-juniores amarense) como reforços para a formação orientada por Kitó Ferreira.

Futebol: Raimundo vai treinar Portomosense

o beneditense gonçalo Raimundo vai orientar, na próxima temporada, o porto-mosense. depois de comandar os juvenis do ginásio, o técnico muda-se para por-to de Mós. gonçalo Raimundo treinou as escalões de formação do ginásio durante sete temporadas, tendo depois voltado ao futsal, no Casal Velho e no Catarinense.

Xadrez: Quatro atletasno Torneio do Vinho

Eurico Fonseca, tomás oliveira, Raquel Vinagre e Mário pereira (associação peão Cavalgante/Xadrez da Benedita) estiveram presentes no torneio de Xadrez do Vinho, no Bombarral. a melhor prestação foi a de Eurico Fonseca, que alcançou a 26.ª posição da competição, com 3 pontos em 7 possíveis. tomás oliveira, também com 3 pontos, foi 31.º classificado.

Futebol: Portomosense reforça-se na Benedita

alexandre Cruz e Bernardo amado (ex-ju-niores Beneditense) estão de saída para re-forçar o plantel do portomosense, na próxima temporada. alexandre Cruz fez a sua formação na u.Leiria e Marinhense até 2012/13 quando rumou à Benedita no segundo ano de júnior. por sua vez, Bernardo amado vai prosseguir a sua carreira em porto de Mós, no seu primeiro ano de sénior.

Futsal: Telmo Rosareforça Casal Velho

o beneditense telmo Rosa vai represen-tar o Casal Velho, na próxima temporada, na 2.ª divisão nacional de futsal. o experiente atleta esteve uma época sem jogar, depois de, na temporada anterior, ter acumulado as funções de treinador e jogador ao serviço do Ext. Benedita. telmo Rosa vem acrescentar a experiência necessária ao plantel de João santos.

Futebol: Stephen Eustáquio estreia-se no Torreense

o nazareno stephen Eustáquio estreou-se com a camisola do torreense na zona sul da 1.ª divisão nacional de juniores. o atleta fez a sua formação na u.Leiria e no nazarenos, clube ao qual regressou na época passada, mas para a equipa principal. o médio-criativo, de 17 anos, atuou 17 vezes no meio campo do nazarenos, na divisão de Honra distrital, ajudando o clube a evitar a despromoção.

FuteBol nazareno perto de se assumir na equipa principal

ricardo esgaio espreita onze titular do sporting

o nazareno Ricardo Esgaio é apontado pela imprensa desportiva como o provável titular na defesa do sporting na receção, sábado, ao arouca (20:30 horas, sporttV1), na 2.ª jornada do campeonato.

o internacional sub-21 deve aproveitar o facto de Cédric, o habitual titular no flanco di-

reito da defesa leonina, se ter lesionado no empate da equi-pa de Marco silva diante da académica (1-1) na 1.ª jornada da Liga.

na época passada, Ricar-do Esgaio fez apenas 8’ na equipa principal do sporting no embate com o penafiel na taça da Liga, mas foi uma das

figuras do sporting B na 2.ª Liga, apontando 16 golos em 39 jogos.

Entretanto, o atleta foi titular pelo sporting B, na vitória (3-1) frente ao santa Clara, regis-tando, ainda, uma assistência para Lewis Enoh que marcou o primeiro golo da partida para os leões.

xadrez torneio acolhe mestres internacionais

Beneditenses vão participarem torneio em Barcelona

José Cavadas, Francisco Ca-vadas e andré Belo (associação peão Cavalgante) vão participar na 16.ª edição do open inter-nacional d’Escacs de sants, Hostafrancs i Bordeta.

a competição arranca já amanhã na cidade espanhola

de Barcelona, e vai decorrer até dia 31 deste mês.

os três xadrezistas da asso-ciação da Benedita vão juntar-se a Luís Bouxo, natural da Covilhã, para formar a comi-tiva nacional na competição internacional.

no ano passado, aquele importante torneio disputa-do na Catalunha recebeu mais de 600 atletas provenientes de 42 países. a competição vai ser disputado pelos melhores xadrezistas da modalidade a nível mundial.

o Burinhosa escolheu o Centro de Estágio e alto Ren-dimento de Rio Maior para a preparação da próxima tempo-rada, na qual os burinhosenses vão competir, pela primeira vez, no escalão máximo do futsal nacional.

a deslocação a Rio Maior não foi por acaso. Kitó Ferreira con-fessou ao REgiÃo dE CistER que a decisão foi tomada estrate-gicamente para “mandar uma mensagem para os jogadores”. a próxima época vai ser o maior desafio da equipa e de todos os jogadores e o técnico da Bu-

rinhosa quer reiterar que “é preciso mais”, mais “trabalho, profissionalismo e rigor”. a 1.ª divisão assim o exige, sustenta Kitó Ferreira.

Missão cumprida. segundo o técnico, não só por a “men-sagem ter passado” para os jogadores, mas também por-que os atletas responderam e

“trabalharam com muito rigor” e profissionalismo durante os três dias de estágio.

as instalações de Rio Maior são das mais prestigiadas do país para este tipo de estágios, não sendo raras as vezes que

recebe equipas de renome na-cional. Kitó Ferreira atestou a qualidade do centro de estágios numa palavra: “fantástico”.

Entretanto, os equipamen-tos oficiais para 2014/15 foram apresentados na passada sex-ta-feira. o evento serviu para mostrar todos as vestimentas e reuniu dezenas de sócios e adeptos no pavilhão da Bu-rinhosa.

no próximo domingo joga-se a partida de apresentação aos sócios, frente ao campeão nacional sporting.

texto joão NEVES

agradecimento

manuel mateus Júnior

chiqueda

n: 16-04-1933 F: 07-08-2014

Sua esposa, filha, genro e neto manifestam o seu profundo agradecimento a todos que estiveram connosco neste momento tão difícil e que acompanharam o nosso ente querido até a sua última morada, ou testemunharam de qualquer forma o seu pe-sar.

A todos a nossa gratidão.Agência DUARTE, Lda.

ALCOBAÇA 262 598 227 - BENEDITA 262 928 832

quintA-FEiRA 21 AGOStO 201418 inStituciOnAlclassificados

2042 arrenda-se na rua cândido dos Reis r/c nº 8 em Alcobaça. contacto: 262 582 661 ou na mesma rua no nº 4 2ºandar

2040arrenda-se quarto - casa de banho privativa - cozinha equipada (comum) - sala c/ tv cabo (comum) - wifi gratuito

- localizado junto ao mostei-ro de Alcobaça. contacto: 919 958 933

2041 arrenda-se quarto a professor(a) na rua da rodo-viária, em Alcobaça. contacto: 919 499 208

2038 arrenda-se quarto na zona do tribunal e centro comercial gafa (Alameda do Mercado) c/ serventias da casa de banho e cozinha em Alcobaça. contacto: 913 001 027

2029 arrenda-se Apartamento c/ garagem em casais da Vestiaria Alcobaça. contacto: 914 670 645

2028 arrenda-se quartos a se-nhoras em Alcobaça. contacto: 965 543 558 ou 918 572 242

2034 arrenda-se ou Vende-se loja c/ garagem c/ ou sem divisó-rias na rua luís de camões (per-to dos bombeiros) em Alcobaça. contacto: 918 629 979

2030 arrenda-se t1 com es-tacionamento em Alcobaça valor da renda 215€ mensal. contacto: 912 246 595

2029 arrenda-se t3 na rua de Olivença, nº 5 1º Esq. em Alcobaça. contacto: 966 530 794 ou 262 595 029

2017arrenda-se t2 na rua da Palmeira, n.º 7 em Alcobaça. contacto: 968 758 785

9831arrenda-se 3 casas, 1 em Mendalvo e 2 nos Ganilhos, uma das quais mobilada Alcobaça. contacto: 913 675 220 ou 914 949 592

2014 arrenda-se casa c/ 4 as-soalhadas em Alcobaça, bom sítio e bom preço. contacto: 262 581 752

2035 vende-se ou trespas-sa-se Restaurante o Marujo contacto: 912 596 527

9901 vende-se t3 no prédio das Finanças em Alcobaça.(4 rou-peiros e quarto de arrumos no sotão)área 123m2 .classe energética c. Preço a nego-ciar. contacto: 262 595 069 (R. Rebelo)

2032 vende-se terreno c/ 6400m2 c/ direito a 90% p/ construção. Rua do Atalho, cabeço dos carriz, Évora de Alcobaça. cont.: 918 179 423

2033 vende-se terreno c/ 7418m2 c/ direito a 300metros p/ cons-trução. casal Pereiro Évora de Alcobaça. cont.: 918 179 423

2031 vende-se t2 novo c/ garagem fechada e arrecadação bom preço. contacto: 912 246 595

2035 emprego queres criar o teu próprio emprego? tenho a so-lução. contacto: 912 596 527

2020permuta troca de aparta-mento t3 em Alcobaça por vi-venda no concelho Alcobaça. contacto: 962 919 769

classificados

imóveis

arrenda-se

imóveisvende-se

9550 antenas digitais de satélite e terrestres individuais e colectivas.tdt, agente Zon-nos e meo. Av. dos combatentes, lote 17B, Alcobaça. telem.: 966 159 916 | tel/fax: 262 583 764 | Email: [email protected]

diversos

aluga-se Loja em Alcobaça

Bem situada, no centro, perto de Escolas, Rodoviária, Cinema, Cartórios Notariais e

Conservatória do Registo PredialContaCto: 968 851 453

obituário

António de SouSA CArvAlho. nasceu a 13 dezembro de 1928, faleceu a 14 de agosto de 2014. Sepultado no cemitério da Maiorga. Tratou Agência Duarte

luiS FoiS FerreirA. nasceu a 1 abril de 1930, faleceu a 16 de agosto de 2014. Sepultado no cemitério de Alcobaça.Tratou Agência Duarte

luiS JoSé rAmAlho. nasceu a 16 abril de 1938, faleceu a 17 de agosto de 2014. Sepultado no cemitério de Benedita.Tratou Agência Duarte

JoAquim de ArAúJo CAetAno. nasceu a 20 dezembro 1925, faleceu a 15 de agosto de 2014. Sepultado no cemitério da Maiorga.Tratou Agência Duarte

mAriA JoAquinA mArqueS CoStA luíS. nas-ceu a 11 dezembro de 1941, faleceu a 18 de agosto de 2014. Sepultado no cemitério de Alcobaça.Tratou Agência Duarte

2038procuro senhora c/ car-ta condução ou capacidade para a poder tirar, dou ha-bitação, alimentação e or-denado em S. Martinho do Porto. contacto: 965 535 189

2037 enfermeira experien-te, trata idosos ou doentes em casa (todo o pais) cui-dados diurnos e noturnos. contacto: 911 922 248

tnt SatfranCe

Horóscopo

carneiro21 de Março

a 20 de Abril

O seu lado instintivo e estratega, vai fazer com que actue de modo subtil e discreto a fim de conseguir dominar os outros sem que estes se apercebam. conflitos relacionados com a obten-ção de bens materiais, heranças ou propriedades, poderão surgir.

Touro21 de Abril

a 20 de Maio

nesta altura a sua mente está mais activa e a sua capacidade de expressão favorecida. As suas actividades diárias estão intensas e quer fazer várias coisas ao mesmo tempo. Pode es-tar um pouco distraído, disperso e com falta de concentração.

caranguejo21 de Junho

a 20 de Julho

Esta é uma fase da sua vida em que sentirá uma enorme vontade de comunicar, de expor as suas ideias e de aprender com a experi-ência dos outros. Aproveite para telefonar ou escrever para aqueles parentes que estão mais longe. contacte os seus amigos.

Virgem23 de Agosto

a 22 de Setembro

É neste momento que as suas capacidades de comunicação estão mais acentuadas. Por isso, influenciar as outras pessoas com as suas con-vicções através do discurso será mais fácil do que habitualmente.

Escorpião23 de Outubro

a 22 de Novembro

É o momento oportuno para analisar as suas atitudes em relação a um grupo em que se en-contra inserido e para perceber se os objectivos daquele são realmente os seus. Em todo o caso, os contactos sociais assumirão especial importância. Sentirá grande necessidade de manter conversas profundas com os seus amigos.

capricórnio22 de Dezembroa 19 de Janeiro

nesta fase, vai estar mais sensível a aspec-tos ou situações exteriores, principalmente a assuntos relacionados com o estrangeiro. Aproveite para viajar pois a sua curiosidade estará mais aguçada podendo desta maneira tirar ilações mais enriquecedoras ao nível do conhecimento.

Gémeos21 de Maio

a 20 de Junho

Verá aumentada nesta altura a sua capacidade de trabalho. Vai sentir vontade de fazer coisas que quebrem a rotina quotidiana. como há o risco de surgirem conflitos com pessoas ligadas ao seu mundo laboral, terá mais facilidade na realização de tarefas que dependam só de si.

Leão21 de Julho

a 22 de Agosto

Podem vir nesta altura à sua memória recorda-ções de factos ocorridos na sua infância que o vão deixar melancólico. Pode ter a sensação de que vai acontecer-lhe alguma coisa, o que o dei-xará tenso e ansioso.

Balança23 de Setembro

a 22 de Outubro

nesta altura dará uma especial atenção aos bens materiais de que dispõe sejam eles propriedades, dinheiro ou status. isso será importante para que o seu ego se sinta re-alizado.

Sagitário22 de Novembro

a 21 de Dezembro

O envolvimento num projecto social ou de caridade poderá ajudá-lo a conhecer-se me-lhor a si próprio e a dissipar eventuais dú-vidas. É um período menos activo, em que sentirá necessidade de se isolar, talvez mais voltado para o lado sonhador da vida, propí-cio ao estudo ou à leitura de temas ligados à espiritualidade.

Aquário20 de Janeiro

a 18 de Fevereiro

Esta é a altura ideal para pôr em prática os projectos que tem vindo a planear nos últimos tempos. Sente-se com energia e com capaci-dade de iniciativa para tal e poderá receber a colaboração de outras pessoas.

Mercúrio irá, nesta semana, proporcionar-lhe uma maior segurança, maior facilidade de ex-pressão das suas ideias ou dos seus afectos. Por isso, a sua relação com os outros sairá largamente beneficiada, haverá uma maior harmonia e compreensão de parte a parte.

Peixes19 de Fevereiroa 20 de Março

www.sapo.pt

quintA-FEiRA 21 AGOStO 2014SAúdE/lAzER 19

propriedades de um alimento tão apreciado em portugal

Marisco: sim ou não?

Rua Vasco da Gama n.º 14 c - alcobaça | 91 150 11 41 | 262 380 323

Com o verão, chega a vontade de comer marisco, numa esplanada, ao final de tarde, depois de um dia quente de praia. Sob a de-signação de marisco agrupam-se dois grupos de animais marinhos comestíveis: os moluscos e os crustáceos.

Os mariscos são ricos em proteínas, vita-minas e minerais e, ao mesmo tempo, apre-sentam um baixo valor calórico. É uma boa fonte de ómega-3 (principalmente as lulas, camarão e ostras), é rico em diversos mine-rais (zinco, selénio, ferro, cobre). A grande maioria fornece v i -t a m i n a s B12, necessária à for-mação dos glóbu-los vermelhos e à manutenção de um siste-ma nervoso saudável, em quantidades abundantes e também zinco, ele-

mento fundamental à produção de proteínas, cicatrização de feridas e desenvolvimento dos órgãos reprodutores. Por isso, é recomendada a ingestão de marisco entre duas a três ve-zes por semana, em quantidades moderadas. desde que cozinhado de uma forma saudável, cozendo-o sem sal ou se quiser tornar o sabor do marisco ainda mais agradável pode cozê-lo em água do mar.

Contudo, o marisco, de um modo geral, apre-senta um teor significativo de colesterol, com exceção, por exemplo, do polvo que é, deste grupo, um dos que apresenta um menor teor. A boa notícia é que o colesterol presente no ali-mento pode não contribuir para a elevação dos níveis de colesterol do sangue. O que acontece é que em alguns mariscos estão presentes uns compostos designados esteróis que são absorvi-dos pelo intestino e reduzem a absorção de co-lesterol pelo nosso organismo. isto verifica-se, essencialmente, no caso da amêijoa,

ostra, vieira e mexilhão.

Rua Frei António Brandão, 1192460-047 Alcobaça

Telefone: 262 598 627Telemóvel: 910 015 531Fax: 262 597 613Internet: www.regiaodecister.pte-mail: [email protected]

ÚLTIMAquInTA-FEIRA 21 AGOSTO 2014

…revisão

> Idade Medieval em Aljubarrotano fim de semana passado, Aljubarrota foi o palco de mais uma Feira Medieval. Este ano, o ponto alto do evento foi a recriação da mítica batalha de Aljubarrota. A vila voltou a receber milhares de visitantes.

a fechara fechar

> Espetáculo Musical na Nazaréno próximo dia 30, o teatro Chaby Pinheiro vai

receber um espetáculo musical intitulado “40 Abra-ços 40 Anos de Música” com Canções do Mundo. O evento é organizado pela rádio nazaré e pela Meia Maratona Internacional da nazaré.

> Voleibol nas Paredes

> Paddle Up Surf na Nazaré

A praia de Paredes de Vitória recebe, no próxi-mo domingo, o II Torneio SuperJovem de voleibol de praia. Este ano, o evento tem a novidade de ser acompanhado pela realização de um torneio do escalão de veteranos. Os jogos começam às 9 horas.

As águas da nazaré vão ser o palco da 1.ª edição do Paddling Event, no domingo. A prova conta para o circuito nacional da modalidade e vai ser disputada nas vertentes de maratona e sprint. O evento é organizado pelo Clube de Desportos Alternativos da nazaré, com o apoio da federação de surf.

antevisão…

homens foram encontrados junto aos BomBeiros Voluntários de leiria

Reclusos da prisão-escola fugiram mas foram recapturados

Três reclusos estiveram cerca de duas horas em fuga, no pas-sado domingo, depois de terem conseguido escapar do Estabe-lecimento Prisional de Leiria, conhecido por prisão-escola. Segundo o Guardaprisional’s Blog, os jovens, com idades na casa dos 20 anos, foram recap-turados após ter sido lançada uma operação da guarda pri-sional e da PSP.

Encontravam-se nesse momento junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Leiria.

A fuga ocorreu pelas 16:30 horas, quando os presos jo-gavam futebol no pátio do estabelecimento.

Os jovens terão conseguido destruir parte das redes de segurança do perímetro da cadeia sem que os guardas se

apercebessem. A guarda prisio-nal da cadeia foi depois mobi-lizada e efectuou dois cercos ao estabelecimento, pelas 18:30 horas. Foi já no último, mais alargado, que os fugitivos fo-ram apanhados pelo chefe dos guardas prisionais. nenhum deles ofereceu resistência.

Segundo o Correio da Manhã, a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais já mandou

instaurar um inquérito para apurar as circunstâncias em que ocorreu a fuga.

O processo de averiguações será da responsabilidade do Serviço de Auditoria e Ins-pecção e será coordenado por um magistrado do Ministério Público. no final do ano pas-sado, a cadeia albergava 243 reclusos.

alcoBaça equestre decorre até domingo

Cidade é palco de atividades equestres

A Associação Hípica de Alcoba-ça está a organizar, até domin-go, no âmbito da Feira de São Bernardo, o Alcobaça Equestre que traz vários eventos ligados à equitação às ruas da cidade.

Durante os próximos três dias a associação apresenta vá-rias demonstrações, passeios,

treinos e ainda provas de equi-tação inseridas no campeonato regional do centro.

Para fechar cada dia do evento, a associação vai or-ganizar várias vacadas. Além disso, vão estar montadas exposições durante todos os dias do certame.

pataias

Recolha de alimentospara animais

Durante o fim de semana, os Peludinhos de Alcobaça e Pa-taiaspatas vão organizar uma recolha de alimentos para ani-mais, no supermercado Inter-marché, em Pataias. Estas or-ganizações recolhem e tratam de animais abandonados até serem adotados por pessoas que os queiram acolher.

nazaré

Caminhada noturna no trilho do pescador

À noite, a nazaré é “dife-rente”. Para o comprovar pode juntar-se à caminhada notur-na que vai percorrer os trilhos do pescador já amanhã à noite. A concentração é junto à ca-pitania e o percurso começa na nazaré, passa pelo Sítio e Pederneira antes de regressar à vila.

Continuamos a construir mais uma rede de trabalho com as empresas que estão a inovar na região. Acompanhe mais uma série deste projeto

organização patrocinadores

3.ª série