química - exercícios vestibular unb

Upload: gisele-vilela-almeida

Post on 07-Jul-2018

294 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    1/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) " 

    QUÍMICA-

    TermoquímicaA Amazônia e o pulmão do mundo

    Militantes ambientalistas adoram dizer que aAmazônia é o pulmão do mundo. Porem a maiorfloresta tropical do planeta está mais para alvéolopulmonar. Mesmo produzindo cerca de 95 toneladasde oxigênio por ano, a mata também precisa do gáspara sobreviver. De fato, a floresta tem importância

    realmente ímpar não por ser pulmão do mundo, maspor conter inumeráveis espécies de plantas, animaise micro-organismos, bem como por ser importanteno sequestro de carbono da atmosfera. Durante afotossíntese, florestas tropicais armazenam maisCO2 que outros tipos de bioma.

    Correio Braziliense, 13/5/2012, p. 24 (com adaptações).

    1.  (UnB-1º2013) Considere a reação dafotossíntese apresentada abaixo.

    Sabendo-se que as entalpias padrão de formacaodo CO2, da água e da glicose são, respectivamente,iguais a -427 kJ/mol, -280 kJ/mol e -1.036 kJ/mol,infere-se que essa reação é

    a)  endotérmica, e a variação de energia emaior que 3.000 kJ/mol.

    b) 

    exotérmica, e a variação de energia emaior que -850 kJ/mol.c)  exotérmica, e a variação de energia e

    menor que -3.000 kJ/mol.d)  endotérmica, e a variação de energia e

    menor 850 kJ/mol.

    A tabela acima apresenta a porcentagem, em

    massa, dos componentes mais abundantes em umaamostra de mel e suas respectivas massas molares.Além desses, foram identificados outroscomponentes como o ácido metanoico e o ácidoetanoico. Considerando essas informações, julgue oitem que se segue.

    2.  (UnB-2º2012) Supondo-se que as entalpiaspadrão de formação da glicose e da frutosesejam iguais a -1.268 kJ/mol e -1.266kJ/mol, respectivamente, é correto inferirque o módulo da entalpia padrão decombustão da glicose é mais elevado que oda frutose. 

    O corpo humano utiliza a energia extraída dosalimentos, para manter o funcionamento dos seusórgãos, realizar seus processos bioquímicos, mantera temperatura do corpo e, ainda, realizar trabalhosexternos, tais como andar, correr e pular.

    A equação da conservação da energia nocorpo humano é escrita como !E = !Q - !W, em

    que !E é a variação de energia interna ou, nessecontexto, da energia armazenada no corpo; !Q é aquantidade de calor trocada com o ambiente e !Wé o trabalho realizado pelo corpo.

    Quando em repouso, sem realizar trabalhoexterno, uma pessoa consome, em média, uma taxade energia entre 100 W e 120 W. A taxa mínima deconsumo, denominada taxa de metabolismo basal,indica a quantidade de energia necessária para arealização de tarefas imprescindíveis, tais comorespiração e bombeamento de sangue através do

    sistema circulatório. A energia utilizada pelo corpo éobtida a partir de reações de oxidação, como a daglicose, apresentada a seguir.C6H12O6  (s) + 6O2(g) "  6H2O(l) + 6CO2  oxidação(g) + 686 kcal

    Nessa reação química, são liberadas 686 kcalpor mol de glicose. A quantidade exata de energialiberada por litro de oxigênio consumido depende dadieta adotada. Em uma dieta típica, a energialiberada por litro de O2 consumido é de 4,9 kcal.

    A eficiência 0 com que um corpo realiza o

    trabalho externo !Wext é definida por , emque !E é a energia consumida durante a realização

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    2/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) # 

    desse trabalho. !Wext pode ser diretamente medido,ao passo que !E é medido com base na quantidade

    de oxigênio consumido pelo corpo durante arealização do trabalho.A esse respeito, considere

    • aceleração da gravidade: g = 10 m/s2;• constante universal dos gases: R = 8,31 J/mol K;• temperatura Kelvin: K = C + 273, em que C é atemperatura em graus Celsius;• valor da caloria: 1 cal = 4,19 J.

    Tendo como referência o texto acima; considerandoque uma pessoa em repouso produz exatamente o

    que consome de energia; assumindo as condiçõesnormais de pressão e temperatura (CNPT);desprezando as perdas de energia por reações deoxidação inacabadas e considerando, ainda, quetodos os gases envolvidos são ideais, julgue o item:

    3.  (UnB-1º2012) A reação de combustão daglicose, por ser endotérmica, é um processoespontâneo. 

    O fogo é um drástico agente de perturbação

    na vegetação do bioma cerrado, com grandeimpacto na dinâmica das populações de plantas docerradão, como Emmotum nitens, Ocotea

     pomaderroides  e  Alibertia edulis. No cerradão, ofogo causa até dez vezes mais mortalidades deplantas lenhosas que as observadas em áreasprotegidas. Pela ação do fogo, o cerradão pode darlugar às fisionomias abertas do bioma cerrado(campo limpo, campo sujo). Inicialmente, essasfisionomias abertas eram atribuídas à limitação deágua no período seco e à precipitação menor que a

    das áreas de florestas, como a da Mata Atlântica.Essa hipótese foi refutada a partir de estudos quedemonstraram que a maioria das plantas lenhosaspossuía sistemas radiculares profundos e, portanto,tinha acesso às camadas de solo com água.

    4.  (UnB-1º2012) A água não deve ser usadapara apagar certos tipos de incêndios,porque a molécula de H2O, quando expostaa altas temperaturas, decompõe-se em gáshidrogênio, um explosivo, e em gásoxigênio, que aumenta a chama, por sercomburente. 

    Na figura acima, são apresentadas duas curvas que

    relacionam o grau de seletividade de medicamentoscom o distúrbio cardiovascular e o distúrbiogastrintestinal. Considere que, na figura, osmedicamentos numerados de I a IV são indicadospara o tratamento de inflamação na cavidade oral.

    1.  (UnB-1º2012) Na tabela a seguir, sãoapresentadas informações contidas na bulade comprimidos sólidos de ibuprofeno.

    Assinale a opção que apresenta o gráfico quemelhor representa a variação da temperatura emfunção do tempo para um comprimido que tenha acomposição mostrada na tabela e tenha sidomacerado e aquecido.

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    3/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) $ 

    GABARITO

    "%  &

    #% 

    '$%  '

    (%  '

    )%  *

    QUÍMICA- Tabelaperiódica

    Enviado pela Nasa, o robô Opportunityaterrissou em Marte no dia 25/01/2004, para umamissão de exploração da superfície desse planeta.

    Marte, o quarto planeta mais próximo do Sol,é conhecido como o Planeta Vermelho, pois lá, as

    rochas, o solo e o céu têm uma tonalidade vermelhaou rosa. A superfície desse planeta é formadaprincipalmente por óxido de ferro, mas já foidetectada a presença de outros elementos, comosódio, potássio e cloro, que podem servir comonutrientes para formas de vida. A atmosfera deMarte é composta, em mais de 95%, por CO2, e atemperatura e a pressão atmosférica médias doplaneta são iguais a -60 ºC e 6,0 #  10-3  atm,respectivamente. Nas calotas polares, entretanto, atemperatura chega a -140 ºC, o que é suficiente

    para provocar a condensação do CO2 e acarretar aformação de uma espécie de neve. A tabela aseguir apresenta alguns dados relativos ao PlanetaVermelho.

    1.  (UnB-2º2012) O átomo de potássio, por

    ser menor que o átomo de sódio (Na),apresenta a primeira energia deionização maior que a do átomo de Na. 

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    4/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) ( 

    2.  (UnB-2º2012) Nos estados eletrônicosfundamentais, os elétrons dos íons K+ e

    Cl- ocupam o mesmo número de níveisde energia. 

    3.  (UnB-2º2012) De acordo com a teoriaatômica moderna, o movimento de umelétron em torno do núcleo de umátomo pode ser descrito de modoanálogo ao movimento de Marte emtorno do Sol, ou seja, com trajetóriaelíptica bem definida. 

    absortividade de alguns gases da atmosfera e da atmosfera como umtodo

    +,-./,.-0

    1222%345467%839/%:/;5=.-.>?%

    +,-./,.-0 1222#%6@.=45-/A%=58%.B8;3768C-A?%

    A figura I, acima, apresenta gráficosrepresentativos da absortividade de alguns gasesda atmosfera e da atmosfera como um todo,enquanto a figura II representa o espectro na faixade luz visível. Tendo como base essas figuras econsiderando o número de Avogadro igual a 6 # 1023 e a velocidade da luz igual a 3 # 108 m/s, julgueos próximos itens.

    4.  (UnB-2º2012) A figura II poderiacorretamente representar o espectro de

    um átomo ou molécula. 

    O vento solar é uma emissão contínua, emtodas as direções, de partículas carregadas que têm

    origem na coroa solar. As partículas emitidas podemser elétrons, prótons ou neutrinos. A  velocidadedessas partículas varia entre 400 km/s e 800 km/s. 

    Essa emissão contínua gera uma distribuiçãode íons, prótons e elétrons em todo o espaço dosistema solar. Esse plasma de partículascarregadas é comumente denominado mar deprótons, ou mar de elétrons. Ao se aproximarem daTerra, esses íons sofrem alterações em suastrajetórias devido à presença do campo magnéticoterrestre. Na região do espaço que circunda a Terra,

    a densidade desse plasma é de aproximadamente10 partículas por centímetro cúbico. Obombardeamento da atmosfera terrestre pelo ventosolar tem efeitos profundos, uma vez que aspartículas e a radiação solar interagem com osgases presentes na atmosfera, tais como H2, N2, O2,CO2, CO, NO2, N2O, SO2.

    5.  (UnB-1º2012) De acordo com o modelode Thomson, o hidrogênio é constituídopor 1 próton, 1 elétron e 1 nêutron. 

    Considerando a figura acima, que ilustra omecanismo de funcionamento de um coração,

     julgue os itens:

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    5/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) ) 

    6.  (UnB-1º2012) Presente nahemoglobina, o íon divalente do ferro

    tem seu raio iônico maior que o raio doátomo do ferro metálico e apresentadistribuição eletrônica 1s2  2s2  2p6  3s2 3p6 4s2 3d8. 

    A doutrina dos quatro elementos foi propostapela primeira vez na Grécia Antiga pelo filósofo pré-socrático Empédocles. A doutrina embasava-se na

    afirmação de que tudo o que existe é constituído decertas quantidades das raízes fundamentais (água,ar, terra e fogo). Essa doutrina, que prevaleceusobre a doutrina atomista, cunhada na mesmaépoca, ainda estava em voga no início do séculoXIX, o qual, entretanto, pode ser considerado oséculo da retomada definitiva do atomismo, crucialem áreas como a termodinâmica, por exemplo.

    7.  (UnB-2º2011) Considerando-se queLavoisier descobriu, no final do século

    XVIII, o caráter composto do aratmosférico, é correto inferir que essadescoberta favoreceu a teoria atomista,em detrimento da teoria dos quatroelementos. 

    No século XIX, cientistas observaram que ocomportamento e a descrição do átomo de Daltonnão se enquadravam no sistema newtoniano de

    princípios físicos e não explicavam ocomportamento elétrico da matéria. Uma das linhasde investigação consistiu em aplicar descargaselétricas em um tubo que continha gás em pequenaquantidade e em observar as emissõeseletromagnéticas irradiadas, capazes de produzirfluorescência na incidência em certos materiais.Descobriu-se, depois, que a frequência dasemissões chamadas de raios X era proporcional aonúmero atômico (Z) do átomo emissor, segundo aequação de Moseley, f = (2 47# 10^15) # (Z $ 1)^2 ,em que f representa a, frequência de emissãorelativa às transições eletrônicas ocorridas nacamada eletrônica K desse átomo, em Hertz. A

    figura a seguir mostra o espectro de emissão deraios X proveniente do bombardeamento de um

    feixe de elétrons em determinado alvo metálico.

    8.  (UnB-2º2011) Ao contrário doestabelecido no modelo atômicoproposto por Dalton, em que o átomo éconsiderado uma partícula maciça,indivisível e sem cargas, experimentosem que foi utilizado um tubo similar aodescrito no texto permitiram a Thomsondemonstrar a existência de partículassubatômicas eletricamente carregadas. 

    9.  (UnB-2º2011) O trabalho de Moseley

    sobre raios X forneceu subsídios para aconstrução da Tabela Periódica atual,na qual os elementos químicos estãodispostos em ordem crescente demassa atômica. 

    10.  (UnB-2º2011) Sabendo que os picos K% K&, observados na figura, decorrem deemissões relacionadas a transiçõeseletrônicas nas camadas mais internasde um átomo, é correto afirmar queessas camadas são mais energéticas

    que as camadas mais externas doátomo, de onde os elétrons podem serarrancados mais facilmente. 

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    6/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) D 

    Nos materiais condutores, a corrente elétricaconsiste de elétrons que transitam nos orbitaismoleculares espalhados pelo material. Ascaracterísticas dos orbitais moleculares, que formambandas de condução, são utilizadas para definir osdiferentes tipos de condutores. Nos condutoresmetálicos, a condutividade elétrica diminui com atemperatura. Em semicondutores, a condutividadeaumenta com o aumento da temperatura. Ossupercondutores constituem uma classe especial demateriais cuja resistência elétrica é nula abaixo de

    uma temperatura crítica. A figura abaixo mostra avariação da condutividade elétrica em função datemperatura em três condutores, identificados por A,B e C.

    11.  (UnB-2º2011) A distribuição eletrônicapara o íon Fe3+ é feita pela retirada dedois elétrons da última camadaeletrônica e de um elétron do subnível

    mais energético do átomo neutro deferro. 12.  (UnB-2º2011) Considerando a

    sequência dos átomos carbono, silício egermânio, é correto afirmar que, nessasequência, a eletronegatividadeaumenta e o caráter metálico diminui. 

    GABARITO

    "% 

    '#%  *

    $%  '

    (%  '

    )%  '

    D% 

    'E%  *

    F%  *

    G%  '

    "H% '

    ""% *

    "#% '

    QUÍMICA- Substânciae mistura

    Muito se ouve falar do colesterol bom e ruim,mas pouco se explica sobre seu real significado. Ocolesterol — molécula presente em todas as célulasdos organismos animais — e essencial para aformação das membranas das células, a síntese dehormônios, como testosterona, estrogênio, cortisol eoutros, a digestão de alimentos gordurosos, aformação da mielina e a metabolização de algumasvitaminas. Por ser uma molécula gordurosa, ocolesterol não se dissolve no sangue. Portanto, paraviajar pela corrente sanguínea e alcançar ostecidos, o colesterol precisa de transportadores, quesão lipoproteínas produzidas no fígado,principalmente as VLDL (lipoproteínas de baixíssimadensidade), as LDL (lipoproteínas de baixadensidade) e as HDL (lipoproteínas de altadensidade). As LDL e as VLDL levam colesterolpara as células e facilitam a deposição de gordura

    nos vasos, e as HDL fazem o inverso, ou seja,promovem a retirada do excesso de colesterol,inclusive o das placas arteriais. Por isso, denomina-se HDL o colesterol bom e VLDL e LDL o colesterolruim. O colesterol derivado de gorduras saturadas eo derivado de gordura trans favorecem a produçãode LDL, ao passo que as gorduras insaturadas,presentes, por exemplo, em azeite, peixes eamêndoas, promovem a produção de HDL.

    Correio Braziliense, 13/5/2012, p. 24 (com adaptações).

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    7/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) E 

    1.  (UnB-1º2013) Pelo processo desifonação, e possível separar uma

    mistura liquida de colesterol e água. 

    O óleo de macaúba tem despertado grandeinteresse comercial devido à sua aplicabilidade nasindústrias farmacêutica, alimentícia e debiocombustíveis. Esse óleo é formado por moléculasde triglicerídeos, conforme figura acima, em que Rrepresenta cadeias hidrocarbônicas que podem seriguais ou não entre si. Um dos métodos decaracterização das propriedades físico-químicas de

    um óleo vegetal é o índice de saponificação, queconsiste na quantidade de hidróxido de potássionecessária para reagir, por saponificação, com 1grama desse óleo. A reação de saponificação doóleo de macaúba forma, principalmente, os sais deácido láurico e de ácido oleico, ambos ácidos defórmula geral RCOOH. Para o ácido láurico, Rconsiste em uma cadeia aberta saturada de 11átomos de carbono e, para o ácido oleico, em umacadeia aberta de 17 átomos de carbono com umainsaturação.

    2.  (UnB-2º2012) Considere que, para aextração de óleo vegetal, sementes deuma planta tenham sido moídas na

    presença de um solvente orgânicoapolar. Nessa situação, o método mais

    adequado para se proceder à posteriorseparação do solvente utilizado e doóleo vegetal é a a)  decantação. b)  centrifugação. c)  filtração a vácuo. d)  destilação a pressão reduzida. 

    Texto IFalhou a implosão da arquibancada do

    Estádio Mané Garrincha, em Brasília, programadapara a tarde deste domingo. Técnicos acionaram,por duas vezes, os 250 kg de explosivos à base denitrato de amônio, mas, de acordo com o consórcioresponsável pela obra, houve um corte na linha dedetonação, o que impediu a derrubada da estrutura.O estádio será palco da Copa do Mundo de 2014 eda Copa das Confederações de 2013.

    +,-./,.-0 1222%8>C%6>=%:/? I6>= 7B79-7JK.5L%

    Texto IIA figura a seguir ilustra um modelo

    simplificado de um edifício, que será utilizado naanálise de alguns aspectos de uma implosão. Nessemodelo, o prédio é constituído por quatro lajes demassa M, separadas por quatro colunas de massam, e sustentado por quatro colunas fixadas no solo(as colunas ao fundo não são mostradas na figura).Em cada andar, a força de sustentação éigualmente repartida entre as quatro colunas quesustentam a laje. A altura entre o piso e o teto deum andar é h e a altura do primeiro andar é igual a2h. Para implodir o prédio, destroem-se

    simultaneamente, por meio de uma explosão, todasas colunas que sustentam as lajes.

    3.  (UnB-1 º2012) Por meio de filtraçãosimples ou centrifugação de uma

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    8/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) F 

    solução aquosa não saturada de nitratode amônio, é possível a obtenção de

    nitrato de amônio sólido. 

    Produtos de limpeza, como sabão,detergente, desentupidor de pia e alvejante,geralmente utilizados em residências, apresentam,na sua composição, compostos como hidróxido desódio (NaOH) e hipoclorito de sódio (NaClO). A esserespeito, julgue os itens.

    4.  (UnB-1º2012) No sistema mostrado na

    figura abaixo, um frasco abertocontendo éter etílico está inserido emum béquer maior, termicamente isolado,contendo álcool etílico. Considerandoas temperaturas de ebulição e de fusãomostradas na tabela abaixo e que osistema descrito na figura esteja,inicialmente, à temperatura de 30 ºC e,ainda, que não haja evaporação doetanol, esboce uma curva quedescreva, qualitativamente, a variação

    da temperatura do etanol, em função dotempo, monitorada durante o processode evaporação do éter etílico, atémetade do seu volume. 

    As figuras abaixo representam fragmentos daestrutura do DNA, o qual corresponde a moléculas

    enormes cujas massas moleculares podem de 6 # 106 u a 16 # 106 u.

    Um dos objetivos de um experimento clássicoda biologia é a extração do DNA de células decebola. Nesse experimento, o material biológico écolocado em um béquer que contém soluçãoaquosa de cloreto de sódio e detergente e, emseguida, é aquecido em banho-maria. Após oresfriamento e a filtração da solução, é adicionadoetanol ao líquido obtido e o DNA precipita-se na

    superfície da solução.5.  (UnB-2º2011) Considerando o

    experimento referido no texto, é corretoafirmar que a)  o etanol é usado para precipitar o

    DNA, por ser mais polar que aágua.

    b)  a densidade do DNA é menor que ada solução alcoólica porque ele seprecipita na superfície da mistura.

    c) 

    a destilação fracionada seria atécnica mais indicada para separaro DNA da solução alcoólica.

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    9/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) G 

    d)  a redução da temperatura final damistura faria que o DNA se

    solubilizasse mais facilmente noetanol.

    absortividade de alguns gases da atmosfera e da atmosfera como umtodo

    +,-./,.-0

    1222%345467%839/%:/;5=.-.>?%

    +,-./,.-0 1222#%6@.=45-/A%=58%.B8;3768C-A?%

    A figura I, acima, apresenta gráficosrepresentativos da absortividade de alguns gasesda atmosfera e da atmosfera como um todo,enquanto a figura II representa o espectro na faixade luz visível. Tendo como base essas figuras econsiderando o número de Avogadro igual a 6 # 1023 e a velocidade da luz igual a 3 # 108 m/s, julgueos próximos itens.

    6.  (UnB-2º2012) A água em estado gasosopresente na atmosfera contribui para oaquecimento da Terra. 

    GABARITO1.

     

    C 2.

     

    D 3.

     

    E 4.  TIPO D 5.  B 6.  C

    QUÍMICA- Soluções

    A tabela acima apresenta a porcentagem, emmassa, dos componentes mais abundantes em umaamostra de mel e suas respectivas massas molares.Além desses, foram identificados outros

    componentes como o ácido metanoico e o ácidoetanoico. Considerando essas informações, julgue oitem que se segue.

    1.  (UnB-2º2012) A acidez dessa amostra demel pode ser determinada pela titulação, empresença de um indicador ácido-base, comácido clorídrico diluído, da solução formadapela dissolução do mel em água. 

    O vazamento ocorrido na usina nuclear deFukushima causou a contaminação da água daregião com iodo-131, um material radioativo. O iodoé a matéria-prima principal que a glândula tireoideutiliza para a formação de seus hormônios. Aexposição da glândula a altas concentrações desseisótopo pode levar ao desenvolvimento de nódulos ede câncer da tireoide. Mulheres grávidas, as queamamentam, fetos, bebês e crianças constituem apopulação de maior risco, conforme demonstradopela experiência do acidente nuclear de Chernobyl.

    Para mitigar os riscos de contaminação, o governoorientou os residentes de áreas afetadas a ingerir,de forma profilática, iodeto de potássio (KI), porqueo organismo saturado com iodo estável não absorveo radioativo.Com relação ao tema acima, julgue os itens que seseguem.

    2.  (UnB-2º2012) Suponha que o iodeto depotássio KI seja ingerido sob forma de umasolução com concentração de 0,12 mol/L.Nessa situação, se a dose de KI indicada a

    um adulto for de 130 mg, então aquantidade de solução a ser ingerida serásuperior a 5,0 mL. 

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    10/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) "H 

    Os anti-inflamatórios não esteroides (AINE)constituem um grupo de fármacos com capacidadede controlar a inflamação, promover analgesia ecombater a hipertermia. Essa classe heterogêneade fármacos inclui, entre outros, o ácidoacetilsalicílico (aspirina, ou AAS), anti-inflamatórionão esteroide mais antigo e mais utilizado na práticamédica.

    Os efeitos do AAS e de outros AINE devem-se à sua ação inibidora da atividade da enzimaciclogenase, COX, bloqueando, assim, a conversãodo ácido araquidônico em precursores deprostaglandinas, Pgs e tromboxano.

    A enzima ciclogenase apresenta duasisoformas, COX-1 e COX-2. A COX-1 é expressacontinuamente na maioria dos tecidos normais,agindo como protetora da mucosa gastrintestinal. ACOX-2 é expressa em níveis muito baixos ou emsituações de lesão tecidual.

    Dois estudos mostraram que o uso regular doAAS resultou na redução de 40% dos cânceres deestômago em indivíduos infectados com a bactériaHelicobacter pylory   no estômago; cânceres deestômago em indivíduos não infectados não foramreduzidos pelo uso do AAS. O consumo de AAS porlongos períodos pode induzir, em alguns indivíduos,distúrbios gastrintestinais e complicaçõescardiovasculares fatais.

    3.  (UnB-1º2012) Considere que, na

    determinação do teor de AAS em ummedicamento, tenham sido utilizados 50 mLde NaOH 0,1 mol/L na titulação da aspirina

    em um comprimido de massa igual a 1,00 g.Nesse caso, o percentual em massa de

    aspirina no comprimido é menor que 95%. 

    Entre os detritos plásticos usados pelomilhafre-preto, inclui-se o politereftalato de etileno(PET), que é naturalmente incolor. Esse polímeropode ser tingido usando-se corantes orgânicos,como, por exemplo, a curcumina. As estruturasdesses compostos estão representadas na figura

    abaixo.

    Com base nas informações apresentadas econsiderando as massas molares da unidade básicado PET e da curcumina iguais a 192 g/mol e 368g/mol, respectivamente, julgue os itens.

    4.  (UnB-2º2011) Considere que, em umprocesso de tingimento, 7,0 #  10-3  mol dePET, com n igual a 35, tenha sido misturado

    a 2,5 # 10-2

     mol de curcumina e que, apóshomogeneização e lavagem do produtotingido, a taxa de impregnação do coranteno polímero tenha sido de 80% em massa.Nesse caso, a concentração percentual (emmassa) de curcumina no polímero coloridoficou no intervalo de a)  11% a 12%.b)  13% a 14%.c)  15% a 16%.d)  17% a 18%.

    O molibdato de amônio, cuja fórmula é(NH4)6Mo7O24.7H2O, é um dos compostos utilizados

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    11/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) "" 

    no processo de fabricação de alvos metálicos paraprodução de raios X. Nesse processo, o composto

    em solução aquosa é reduzido a molibdêniometálico, que é prensado e tratado termicamente.A partir dessas informações, julgue os itens aseguir.

    5.  (UnB-2º2011) São necessários mais de 220mL de uma solução aquosa de(NH4)6Mo7O24.7H2O, de concentração 200,0g/L, para serem obtidos 25 g de molibdêniometálico, considerando-se a redução detodo o molibdênio contido nessa solução. 

    GABARITO1.  E 2.  C3.  C4.  B5.  C

    QUÍMICA-Radioatividade

    O acidente na usina nuclear de Fukushima,no Japão, e o mais grave desde a catástrofe deChernobyl, na Ucrânia, em 1986. O terremoto e otsunami  que devastaram o Japão comprometeram osistema de refrigeração dos reatores, o queacarretou incêndios, explosões e vazamentos deradiação nuclear.

    +,-./,.-0 1

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    12/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) "# 

    4.  (UnB-2º2012) A emissão de uma partículabeta pelo isótopo iodo-131 leva à formação

    do isótopo xenônio-131. 5.  (UnB-2º2012) Se o tempo de meia-vida do

    iodo-131 for igual a 8 dias, então, após umperíodo de um mês, mais de 80% daquantidade inicial do isótopo terão decaído. 

    6.  (UnB-2º2011) Na figura acima, que ilustracaracterísticas de emissões radioativas emdiferentes materiais, as linhas onduladas I,

    II, III e IV representam, respectivamente, asradiações a)  %,&, ' e de raios X.b)  de raios X, &, ' e %.c)  %,', & e de raios X.d)  ', %, de raios X e &.

    O vento solar é uma emissão contínua, emtodas as direções, de partículas carregadas que têmorigem na coroa solar. As partículas emitidas podemser elétrons, prótons ou neutrinos. A  velocidadedessas partículas varia entre 400 km/s e 800 km/s. 

    Essa emissão contínua gera uma distribuiçãode íons, prótons e elétrons em todo o espaço dosistema solar. Esse plasma de partículascarregadas é comumente denominado mar deprótons, ou mar de elétrons. Ao se aproximarem daTerra, esses íons sofrem alterações em suastrajetórias devido à presença do campo magnéticoterrestre. Na região do espaço que circunda a Terra,

    a densidade desse plasma é de aproximadamente10 partículas por centímetro cúbico. Obombardeamento da atmosfera terrestre pelo ventosolar tem efeitos profundos, uma vez que as

    partículas e a radiação solar interagem com osgases presentes na atmosfera, tais como H2, N2, O2,

    CO2, CO, NO2, N2O, SO2.

    7. 

    (UnB-1º2012) Para a reação nuclear 92U238"  %  + X , o elemento X é o tório-234 e,caso o tempo de meia-vida do urânio-238seja de 5,5 bilhões de anos, então o temponecessário para que a massa de umaamostra de 92U238 se reduza à quarta partedo seu valor inicial será de mais de 10bilhões de anos. 

    GABARITO

    "% 

    '#%  '

    $%  H#E

    (%  *

    )%  *

    D%  M

    E%  *

    QUÍMICA- OrgânicaMuito se ouve falar do colesterol bom e ruim,

    mas pouco se explica sobre seu real significado. Ocolesterol — molécula presente em todas as célulasdos organismos animais — e essencial para aformação das membranas das células, a síntese dehormônios, como testosterona, estrogênio, cortisol eoutros, a digestão de alimentos gordurosos, aformação da mielina e a metabolização de algumasvitaminas. Por ser uma molécula gordurosa, ocolesterol não se dissolve no sangue. Portanto, paraviajar pela corrente sanguínea e alcançar os

    tecidos, o colesterol precisa de transportadores, quesão lipoproteínas produzidas no fígado,principalmente as VLDL (lipoproteínas de baixíssimadensidade), as LDL (lipoproteínas de baixa

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    13/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) "$ 

    densidade) e as HDL (lipoproteínas de altadensidade). As LDL e as VLDL levam colesterol

    para as células e facilitam a deposição de gorduranos vasos, e as HDL fazem o inverso, ou seja,promovem a retirada do excesso de colesterol,inclusive o das placas arteriais. Por isso, denomina-se HDL o colesterol bom e VLDL e LDL o colesterolruim. O colesterol derivado de gorduras saturadas eo derivado de gordura trans favorecem a produçãode LDL, ao passo que as gorduras insaturadas,presentes, por exemplo, em azeite, peixes eamêndoas, promovem a produção de HDL.

    Correio Braziliense, 13/5/2012, p. 24 (com adaptações).

    1.  (UnB-1º2013) As gorduras saturadasrecebem essa designação porqueapresentam carbonos com hibridização dotipo sp(. 

    2.  (UnB-1º2013) A conversão de gordurastrans em gorduras saturadas pode ocorrer apartir de uma reação de hidrogenação. 

    3.  (UnB-1º2013) No colesterol, o carbono aque a hidroxila esta ligada tem oxidaçãozero.

    4.  (UnB-1º2013) Dada a sua estruturaquímica, o colesterola)  é uma molécula plana. b)  será alterado, caso o grupo —OH seja

    substituído por um grupo —Cl, troca

    que gera um isômero de cadeia docolesterol. 

    c)  apresenta isomeria geométrica. 

    d)  apresenta nove carbonos assimétricos. 

    A atorvastatina pertence a classe defármacos conhecidos como estatinas e utilizadospara diminuir a taxa de colesterol no sangue e,assim, evitar acidentes vasculares. Como todas asestatinas, a atorvastatina inibe a ação da HMG-CoAredutase, enzima encontrada no tecido do fígadoque desempenha papel-chave na produção decolesterol no corpo.

    5.  (UnB-1º2013) Na molécula da atorvastatina,estão presentes quatro anéis aromáticos. 

    6.  (UnB-1º2013) A hidrólise dos

    triacilglicerídeos pode fornecernitroglicerina. 

    7.  (UnB-1º2013) A molécula de atorvastatinaapresenta dois centros quirais e, portanto,isomeria óptica. 

    8.  (UnB-1º2013) A presença de alguns gruposquímicos na atorvastatina confere a essamolécula maior solubilidade em água, dadaa possibilidade de formacao de ligações dehidrogênio entre esse fármaco e a água. 

    Pouco se fala sobre o sétimo continente, umagigantesca placa de lixo plástico que flutua noOceano Pacifico, entre o litoral da Califórnia e doHavaí. Essa ilha de lixo, que mais parece umaenorme sopa de detritos plásticos flutuantes, e seisvezes maior que a Franca e tem cerca de 30 metrosde espessura. Dados indicam que esse sétimocontinente mede em torno de 3,4 milhões dequilômetros quadrados e pesa aproximadamente3,5 milhões de toneladas, das quais cerca de 90%estão ate dez centímetros abaixo da superfície.Essa ilha decorre de um redemoinho gigante que

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    14/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) "( 

    resulta da forca da corrente do Pacifico Norte e quegira no sentido horário, juntamente com os ventos

    fortes que estejam na área. Essa forca centrípetaleva, gradualmente, todo o lixo para o centro. Cercade 80% dos resíduos dessa ilha provem de terrafirme e, transportados pelos rios e pelo vento,chegam aos mares. Acredita-se que, na área docontinente lixo, existam ate seis quilogramas de lixoplástico para cada quilograma de plâncton. Algunsanimais, como tartarugas, baleias, focas e pássaros,morrem ao ingerir partículas de plástico, porconfundi-las com alimentos. Outros animaisacumulam toxinas, o que prejudica toda a cadeia

    alimentar. Calcula-se que um navio com capacidadepara retirar os resíduos do sétimo continente  levaria27 anos para limpar toda a superfície da água.

    +,-./,.-0 1N.O7%7:/4C%6>=%:/? I6>= 7B79-7JK.5L%

    9.  (UnB-1º2013) A biodegradação dospolímeros sintéticos citados no texto ocorreem pouco tempo. 

    10. (UnB-1º2013) Nas reações depolimerização para obtenção depolipropileno, o monômero utilizado e o

    propano. 11. (UnB-1º2013) Sabendo-se que o

    politereftalato de etileno (PET) — principalconstituinte das garrafas descartáveis — eum poliéster obtido a partir da reaçãorepresentada abaixo, conclui-se que areação química envolvida no processo deobtenção desse polímero e a decondensação, com eliminação de água. 

    12. (UnB-1º2013) De maneira geral, umpolímero de adição e obtido pelapolimerização de monômeros decomposições distintas, tal como ocorre naformacao de um peptídeo constituído de

    diferentes aminoácidos.

     

    Com a proximidade de grandes eventosdesportivos, aumentam os cuidados com os atletas,

    para que não haja casos de doping . Nesse sentido,a Agência Mundial Antidoping vem desenvolvendopapel importante tanto no controle quanto naprevenção do doping   em diferentes níveis eesportes, por meio da publicação periódica derelatórios. Abaixo, são apresentadas as estruturasde algumas substâncias usadas no doping .

    P>/CB &,-4QM>94,< &/-% S>,-/.7CT #HH# I6>= 7B79-7JK.5L%

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    15/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) ") 

    13. (UnB-1º2013) Na benzoilecgonina, ogrupamento amina tem característicasbásicas, visto que apresenta um par deelétrons não ligante. 

    14. (UnB-1º2013) O composto peptidinaapresenta, em sua estrutura, a função éstere uma amina secundária. 

    15. (UnB-1º2013) A reação de um álcool e umácido carboxílico na presença de acidomineral concentrado, como H2SO4, e uma

    via de síntese possível para a formacao doéster da estrutura da benzoilecgonina. 

    16. (UnB-1º2013) Em condições oxidativas, ogrupo —OH da norandrosterona pode serconvertido em um aldeído. 

    A tabela acima apresenta a porcentagem, emmassa, dos componentes mais abundantes em uma

    amostra de mel e suas respectivas massas molares.Além desses, foram identificados outroscomponentes como o ácido metanoico e o ácidoetanoico. Considerando essas informações, julgue oitem que se segue.

    17. (UnB-2º2012) No ácido etanoico, asubstituição dos átomos de hidrogênio dogrupo metila por átomos de cloro fortalece aligação entre o hidrogênio e o oxigênio dahidroxila, o que causa redução da acidez. 

    A molécula de sacarose, em contato com aágua, sofre uma reação na qual se degrada em

    moléculas de glicose e frutose, conforme oesquema acima. Essa reação, conhecida comoreação de inversão da sacarose, é catalisada emmeio ácido. A sacarose desvia o plano da luzpolarizada para a direita, e uma mistura equimolarde glicose e frutose é desviada para a esquerda,podendo o andamento da reação ser acompanhadopor intermédio de um polarímetro, que mede odesvio da luz polarizada. A figura a seguirapresenta, de forma esquemática, as curvas deenergia potencial para as reações catalisada e nãocatalisada de inversão da sacarose.

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    16/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) "D 

    18. 

    (UnB-2º2012) As moléculas de glicose efrutose são isômeros ópticos. 

    19. (UnB-2º2012) Conforme o meio em que seencontra, uma molécula de glicose é capazde atuar tanto como um ácido quanto comouma base. 

    20. (UnB-2º2012) Desenhe, nos espaçosabaixo, as fórmulas estruturais para:

    •  o composto cloroeteno, cujo nomemais usualmente empregado é

    cloreto de vinila (o monômero doPVC); •  o polímero PVC. 

    O óleo de macaúba tem despertado grandeinteresse comercial devido à sua aplicabilidade nasindústrias farmacêutica, alimentícia e debiocombustíveis. Esse óleo é formado por moléculasde triglicerídeos, conforme figura acima, em que Rrepresenta cadeias hidrocarbônicas que podem ser

    iguais ou nãoentre si. Um dos métodos decaracterização das propriedades físico-químicas deum óleo vegetal é o índice de saponificação, que

    consiste na quantidade de hidróxido de potássionecessária para reagir, por saponificação, com 1

    grama desse óleo. A reação de saponificação doóleo de macaúba forma, principalmente, os sais deácido láurico e de ácido oleico, ambos ácidos defórmula geral RCOOH. Para o ácido láurico, Rconsiste em uma cadeia aberta saturada de 11átomos de carbono e, para o ácido oleico, em umacadeia aberta de 17 átomos de carbono com umainsaturação.

    21. (UnB-2º2012) A molécula de ácido láuricoapresenta solubilidade em água superior à

    da molécula de ácido oleico. 22. (UnB-2º2012) As fórmulas moleculares doácido láurico e do ácido oleico são,respectivamente, C12H24O2 e C18H34O2. 

    23. (UnB-2º2012) A presença de ácidos livresem uma amostra de óleo vegetal podeacarretar um valor superestimado do índicede saponificação desse óleo. 

    24. (UnB-2º2012) O índice de saponificação deuma amostra de óleo de macaúba, formadaapenas por triglicerídeos, corresponde a

    168,3 mg de KOH por g do óleo.Considerando uma completa saponificação,calcule, em gramas por mol, a massa molarmédia das moléculas do óleo dessaamostra. Divida o resultado encontrado por2. Para a marcação no Caderno deRespostas, despreze, caso exista, a partefracionária do resultado final obtido, após terefetuado todos os cálculos solicitados. 

    Produtos de limpeza, como sabão,detergente, desentupidor de pia e alvejante,geralmente utilizados em residências, apresentam,na sua composição, compostos como hidróxido desódio (NaOH) e hipoclorito de sódio (NaClO). A esserespeito, julgue os itens.

    25. (UnB-1º2012) A equação a seguir, em queR e R’ são grupos alquilas genéricos,representa uma reação típica desaponificação, na qual um éter reage comuma base para formar sal de ácidocarboxílico e álcool. 

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    17/49

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    18/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) "F 

    29. (UnB-1º2012) Para o ácido araquidônico,são oito os possíveis isômeros geométricos

    cujas propriedades físicas são iguais,excetuando-se a de desvio sobre a luzpolarizada. 

    30. (UnB-2º2012) Os compostos orgânicosgerados pela oxidação branda das duplasdo ácido araquidônico usando-se umasolução aquosa diluída e neutra de KMnO4 — reação de Bayer — apresentam maiorsolubilidade em água que o ácidoaraquidônico. 

    31. (UnB-1º2012) Os átomos de carbono do

    anel benzênico da aspirina ligadosalternadamente por ligações simples eduplas com hibridização sp(  e sp),respectivamente, apresentam distânciasdiferenciadas entre si. 

    Na figura acima, são apresentadas duascurvas que relacionam o grau de seletividade demedicamentos com o distúrbio cardiovascular e odistúrbio gastrintestinal. Considere que, na figura, osmedicamentos numerados de I a IV são indicadospara o tratamento de inflamação na cavidade oral.

    32. (UnB-1º2012) Os números de oxidação doscarbonos 1 e 2 indicados na estrutura doibuprofeno são diferentes. 

    33. (UnB-1º2012) A substituição do grupo —CH3 na estrutura do benoxaprofeno por um— Cl gera um ácido mais forte que obenoxaprofeno. 

    34. 

    (UnB-1º2012) A presença dos anéisbenzênicos na estrutura do benoxaprofenofaz que essa molécula seja plana. 

    O corpo humano utiliza a energia extraída dos

    alimentos, para manter o funcionamento dos seusórgãos, realizar seus processos bioquímicos, mantera temperatura do corpo e, ainda, realizar trabalhosexternos, tais como andar, correr e pular.

    A equação da conservação da energia nocorpo humano é escrita como !E = !Q - !W, emque !E é a variação de energia interna ou, nessecontexto, da energia armazenada no corpo; !Q é aquantidade de calor trocada com o ambiente e !Wé o trabalho realizado pelo corpo.

    Quando em repouso, sem realizar trabalho

    externo, uma pessoa consome, em média, uma taxade energia entre 100 W e 120 W. A taxa mínima deconsumo, denominada taxa de metabolismo basal,indica a quantidade de energia necessária para arealização de tarefas imprescindíveis, tais comorespiração e bombeamento de sangue através dosistema circulatório. A energia utilizada pelo corpo éobtida a partir de reações de oxidação, como a daglicose, apresentada a seguir.C6H12O6(s) + 6O2(g) " 6H2O(l) + 6CO2 oxidação (g)+ 686 kcal

    Nessa reação química, são liberadas 686 kcalpor mol de glicose. A quantidade exata de energialiberada por litro de oxigênio consumido depende dadieta adotada. Em uma dieta típica, a energialiberada por litro de O2 consumido é de 4,9 kcal.

    A eficiência 0 com que um corpo realiza o

    trabalho externo !Wext é definida por , emque !E é a energia consumida durante a realizaçãodesse trabalho. !Wext pode ser diretamentemedido, ao passo que !E é medido com base na

    quantidade de oxigênio consumido pelo corpodurante a realização do trabalho.

    A esse respeito, considere• aceleração da gravidade: g = 10 m/s(;• constante universal dos gases: R = 8,31 J/mol K;• temperatura Kelvin: K = C + 273, em que C é atemperatura em graus Celsius;• valor da caloria: 1 cal = 4,19 J.

    Tendo como referência o texto acima; considerandoque uma pessoa em repouso produz exatamente oque consome de energia; assumindo as condiçõesnormais de pressão e temperatura (CNPT);desprezando as perdas de energia por reações de

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    19/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) "G 

    oxidação inacabadas e considerando, ainda, quetodos os gases envolvidos são ideais, julgue os

    itens:

    35. (UnB-1º2012) A quantidade de carbonosquirais na molécula de glicose mostrada nafigura acima é igual a 

    a) 

    3 b)  4 c)  5 d)  6 

    36. (UnB-1º2012) Os açúcares são solúveis emágua e se oxidam devido, respectivamente,à presença, em suas moléculas dos gruposfuncionais a)  hidroxila e amida. b)  amina e amida. c)

     

    hidroxila e aldeído. d)  amina e aldeído. 

    As figuras abaixo representam fragmentos daestrutura do DNA, o qual corresponde a moléculasenormes cujas massas moleculares podem de 6 # 106 u a 16 # 106 u.

    Um dos objetivos de um experimento clássicoda biologia é a extração do DNA de células de

    cebola. Nesse experimento, o material biológico écolocado em um béquer que contém soluçãoaquosa de cloreto de sódio e detergente e, em

    seguida, é aquecido em banho-maria. Após oresfriamento e a filtração da solução, é adicionado

    etanol ao líquido obtido e o DNA precipita-se nasuperfície da solução.

    37. (UnB-2º2011) No experimento mencionado,o detergente contribui para a ruptura dasmembranas lipídicas das células. 

    38. (UnB-2º2011) Na figura III, as distânciasentre os átomos de nitrogênio e de oxigênio,identificadas por d1 e d2, são menores que adistância entre os átomos de nitrogênio,assinalada como d3. 

    39. 

    (UnB-2º2011) No grupamento fosfato,representado na figura I, são iguais oscomprimentos das ligações entre o fósforo eos três oxigênios que não estão ligados àparte orgânica da molécula. 

    Entre os detritos plásticos usados pelomilhafre-preto, inclui-se o politereftalato de etileno(PET), que é naturalmente incolor. Esse polímeropode ser tingido usando-se corantes orgânicos,como, por exemplo, a curcumina. As estruturasdesses compostos estão representadas na figura

    abaixo.

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    20/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) #H 

    Com base nas informações apresentadas econsiderando as massas molares da unidade básica

    do PET e da curcumina iguais a 192 g/mol e 368g/mol, respectivamente, julgue os itens.

    40. (UnB-2º2011) A reação da hidroxila fenólicada curcumina com um ácido carboxílicoproduz, na presença de ácidos mineraisfortes, como o HCl ou o H2SO4 concentrados, um éter. 

    41. (UnB-2º2011) A fórmula molecular do ácidocinâmico (ácido 3-fenil-2- propenóico),precursor na biossíntese da curcumina, é

    igual a C9H10O2. 42. (UnB-2º2011) A oxidação da curcuminatransforma em hidroxilas os grupamentos –OCH3 ligados aos anéis benzênicos laterais,e o grupamento cetônico, localizado naparte alifática da molécula, o que aumenta ocaráter hidrofílico da curcumina. 

    43. (UnB-2º2011) O monômero do PETapresenta, em sua estrutura, quatrocarbonos primários, quatro secundários edois terciários. 

    GABARITO:1.  E 2.  C 3.  E 4.  C 5.  C 6.  E 7.  C 8.  C 9.  E 

    10. 

    E 11. C 12. E 13. C 14. E 15. C 16. E 17. E 18. E 19. C 20. TIPO D 21.

     

    C 22. C 23. C 

    24. 500 25. E 

    26. 

    C 27. E 

    28. E 29. E 30. C 31. E 32. C 33. C 34. E 35. B 36. C 

    37. 

    C 38. E 39. C 40. E 41. E 42. E 43. C 

    QUÍMICA-

    Propriedadescoligativas

    Os sais de ácidos carboxílicos obtidos a partirda reação de saponificação dos óleos vegetais sãoutilizados como sabões. Entretanto, em regiõescujas águas são ricas em metais alcalinoterrosos(chamadas águas duras), principalmente Ca2+  eMg2+, os sabões perdem eficiência devido à baixa

    solubilidade dos sais orgânicos desses metais, oque causa a precipitação. Com base nessasinformações e considerando as soluções ideais,

     julgue o item.1.  (UnB-2º2012) A região da Andaluzia, na

    Espanha, é reconhecida internacionalmentepor um de seus pratos típicos: a  paella.Seus moradores atribuem a ótima qualidadedas paellas ali produzidas à elevada durezadas águas da região. A explicação maisplausível para esse fato, do ponto de vistacientífico, é a de que a elevada dureza 

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    21/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) #" 

    a)  aumenta a temperatura de ebulição daágua e, portanto, aumenta a

    temperatura de cozimento da paella. b)  diminui a temperatura de ebulição daágua e, portanto, diminui a temperaturade cozimento da paella. 

    c)  aumenta a capacidade calorífica daágua e, portanto, aumenta atemperatura de cozimento da paella. 

    d)  diminui a capacidade calorífica da águae, portanto, diminui a temperatura decozimento da paella. 

    O corpo humano utiliza a energia extraída dosalimentos, para manter o funcionamento dos seusórgãos, realizar seus processos bioquímicos, mantera temperatura do corpo e, ainda, realizar trabalhosexternos, tais como andar, correr e pular.

    A equação da conservação da energia nocorpo humano é escrita como !E = !Q - !W, emque !E é a variação de energia interna ou, nessecontexto, da energia armazenada no corpo; !Q é aquantidade de calor trocada com o ambiente e !W

    é o trabalho realizado pelo corpo.Quando em repouso, sem realizar trabalho

    externo, uma pessoa consome, em média, uma taxade energia entre 100 W e 120 W. A taxa mínima deconsumo, denominada taxa de metabolismo basal,indica a quantidade de energia necessária para arealização de tarefas imprescindíveis, tais comorespiração e bombeamento de sangue através dosistema circulatório. A energia utilizada pelo corpo éobtida a partir de reações de oxidação, como a daglicose, apresentada a seguir.

    C6H12O6  (s) + 6 O2(g) " 6H2O(l) + 6CO2 oxidação(g) + 686 kcal 

    Nessa reação química, são liberadas 686 kcalpor mol de glicose. A quantidade exata de energialiberada por litro de oxigênio consumido depende dadieta adotada. Em uma dieta típica, a energialiberada por litro de O2 consumido é de 4,9 kcal.

    A eficiência 0 com que um corpo realiza o

    trabalho externo !Wext é definida por , emque !E é a energia consumida durante a realizaçãodesse trabalho. !Wext pode ser diretamentemedido, ao passo que !E é medido com base na

    quantidade de oxigênio consumido pelo corpodurante a realização do trabalho.

    A esse respeito, considere• aceleração da gravidade: g = 10 m/s(;• constante universal dos gases: R = 8,31 J/mol K;• temperatura Kelvin: K = C + 273, em que C é atemperatura em graus Celsius;• valor da caloria: 1 cal = 4,19 J.

    Tendo como referência o texto acima; considerandoque uma pessoa em repouso produz exatamente oque consome de energia; assumindo as condiçõesnormais de pressão e temperatura (CNPT);

    desprezando as perdas de energia por reações deoxidação inacabadas e considerando, ainda, quetodos os gases envolvidos são ideais, julgue o item:

    2.  (UnB-1º2012) Dado que glicose e sacarose(C12H22O11) são solutos não eletrólitos e nãovoláteis, iguais quantidades, em mol,dissolvidos em mesma quantidade de águacausam, qualitativamente equantitativamente, os mesmos efeitostonoscópicos e ebulioscópicos nessas

    soluções. 

    GABARITO

    "%  &

    #%  *

    QUÍMICA- Ligações

    QuímicasMuito se ouve falar do colesterol bom e ruim,

    mas pouco se explica sobre seu real significado. Ocolesterol — molécula presente em todas as célulasdos organismos animais — e essencial para aformação das membranas das células, a síntese dehormônios, como testosterona, estrogênio, cortisol eoutros, a digestão de alimentos gordurosos, aformação da mielina e a metabolização de algumasvitaminas. Por ser uma molécula gordurosa, ocolesterol não se dissolve no sangue. Portanto, paraviajar pela corrente sanguínea e alcançar ostecidos, o colesterol precisa de transportadores, que

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    22/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) ## 

    são lipoproteínas produzidas no fígado,principalmente as VLDL (lipoproteínas de baixíssima

    densidade), as LDL (lipoproteínas de baixadensidade) e as HDL (lipoproteínas de altadensidade). As LDL e as VLDL levam colesterolpara as células e facilitam a deposição de gorduranos vasos, e as HDL fazem o inverso, ou seja,promovem a retirada do excesso de colesterol,inclusive o das placas arteriais. Por isso, denomina-se HDL o colesterol bom e VLDL e LDL o colesterolruim. O colesterol derivado de gorduras saturadas eo derivado de gordura trans favorecem a produçãode LDL, ao passo que as gorduras insaturadas,

    presentes, por exemplo, em azeite, peixes eamêndoas, promovem a produção de HDL.Correio Braziliense, 13/5/2012, p. 24 (com adaptações).

    1.  (UnB-1º2013) A molécula de água é polar,e a de metano é apolar, mas elasapresentam arranjos eletrônicos similares. 

    Em 2013, comemoram-se 110 anos dorecebimento do premio Nobel por Svante Arrhenius,cientista que investigou as propriedades condutorasdas dissoluções eletrolíticas. Em sua teoria ácido-base, o cientista baseou-se no fato de substânciasácidas, tais como H2SO4, CH3COOH, HCl e HClO4,ionizarem-se em solução aquosa e fornecerem íonshidrogênio (H+). De modo semelhante, as basescomo o NaOH e o KOH também se dissociam em

    solução aquosa e produzem ânions hidroxila (OH-).Considerando essas informações, julgue o próximoitem.

    2.  (UnB-1º2013) Entre os ácidos apolares HI,HBr, HCl e HF, dois apresentam ligações

    polares. O corpo humano utiliza a energia extraída dos

    alimentos, para manter o funcionamento dos seusórgãos, realizar seus processos bioquímicos, mantera temperatura do corpo e, ainda, realizar trabalhosexternos, tais como andar, correr e pular.

    A equação da conservação da energia nocorpo humano é escrita como !E = !Q - !W, emque !E é a variação de energia interna ou, nessecontexto, da energia armazenada no corpo; !Q é a

    quantidade de calor trocada com o ambiente e !Wé o trabalho realizado pelo corpo.Quando em repouso, sem realizar trabalho

    externo, uma pessoa consome, em média, uma taxade energia entre 100 W e 120 W. A taxa mínima deconsumo, denominada taxa de metabolismo basal,indica a quantidade de energia necessária para arealização de tarefas imprescindíveis, tais comorespiração e bombeamento de sangue através dosistema circulatório. A energia utilizada pelo corpo éobtida a partir de reações de oxidação, como a da

    glicose, apresentada a seguir.C6H12O6(s) + 6O2(g) " 6H2O(l) + 6CO2 oxidação (g)+ 686 kcal

    Nessa reação química, são liberadas 686 kcalpor mol de glicose. A quantidade exata de energialiberada por litro de oxigênio consumido depende dadieta adotada. Em uma dieta típica, a energialiberada por litro de O2 consumido é de 4,9 kcal.

    A eficiência 0 com que um corpo realiza o

    trabalho externo !Wext é definida por , em

    que !E é a energia consumida durante a realizaçãodesse trabalho. !Wext pode ser diretamentemedido, ao passo que !E é medido com base naquantidade de oxigênio consumido pelo corpodurante a realização do trabalho.

    A esse respeito, considere• aceleração da gravidade: g = 10 m/s(;• constante universal dos gases: R = 8,31 J/mol K;• temperatura Kelvin: K = C + 273, em que C é atemperatura em graus Celsius;• valor da caloria: 1 cal = 4,19 J.

    Tendo como referência o texto acima; considerandoque uma pessoa em repouso produz exatamente o

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    23/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) #$ 

    que consome de energia; assumindo as condiçõesnormais de pressão e temperatura (CNPT);

    desprezando as perdas de energia por reações deoxidação inacabadas e considerando, ainda, quetodos os gases envolvidos são ideais, julgue ositens:

    3.  (UnB-1º2012) No processo de oxidação daglicose, são rompidas ligações iônicas, paraa formação de ligações covalentes, maisestáveis. 

    GABARITO

    1. 

    C 2.  E 3.  E 

    QUÍMICA- InorgânicaEm 2013, comemoram-se 110 anos do

    recebimento do premio Nobel por Svante Arrhenius,cientista que investigou as propriedades condutoras

    das dissoluções eletrolíticas. Em sua teoria ácido-base, o cientista baseou-se no fato de substânciasácidas, tais como H2SO4, CH3COOH, HCl eHClO4, ionizarem-se em solução aquosa efornecerem íons hidrogênio (H+). De modosemelhante, as bases como o NaOH e o KOHtambém se dissociam em solução aquosa eproduzem ânions hidroxila (OH-).Considerando essas informações, julgue o próximoitem.

    1.  (UnB-1º2013) A espécie HSO4-  apresenta

    caráter anfótero em meio aquoso. 2.  (UnB-1º2013) Quanto maior for o valor da

    constante de dissociação acida de umaespécie, maior será sua taxa de ionizaçãoem meio aquoso e, portanto, mais forte seráo caráter acido dessa espécie. 

    3.  (UnB-1º2013) A decomposição do H2CO3 gera água e CO2, um óxido ácido. 

    O acidente na usina nuclear de Fukushima,no Japão, e o mais grave desde a catástrofe deChernobyl, na Ucrânia, em 1986. O terremoto e o

    tsunami  que devastaram o Japão comprometeram osistema de refrigeração dos reatores, o que

    acarretou incêndios, explosões e vazamentos deradiação nuclear.

    +,-./,.-0 1

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    24/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) #( 

    5.  (UnB-2º2012) O Fe2O3  pode atuar naneutralização de uma solução ácida. 

    Produtos de limpeza, como sabão,detergente, desentupidor de pia e alvejante,geralmente utilizados em residências, apresentam,na sua composição, compostos como hidróxido desódio (NaOH) e hipoclorito de sódio (NaClO). A esserespeito, julgue os itens.

    6.  (UnB-1º2012) Caso uma solução contendoNaOH reaja com o alumínio metálicocontido em um recipiente e produza oaluminato (AlO3)3-, outro produto dessareação será um gás explosivo, o hidrogênio. 

    O vento solar é uma emissão contínua, emtodas as direções, de partículas carregadas que têmorigem na coroa solar. As partículas emitidas podem

    ser elétrons, prótons ou neutrinos. A  velocidadedessas partículas varia entre 400 km/s e 800 km/s. 

    Essa emissão contínua gera uma distribuiçãode íons, prótons e elétrons em todo o espaço dosistema solar. Esse plasma de partículascarregadas é comumente denominado mar deprótons, ou mar de elétrons. Ao se aproximarem daTerra, esses íons sofrem alterações em suastrajetórias devido à presença do campo magnéticoterrestre. Na região do espaço que circunda a Terra,a densidade desse plasma é de aproximadamente10 partículas por centímetro cúbico. Obombardeamento da atmosfera terrestre pelo vento

    solar tem efeitos profundos, uma vez que aspartículas e a radiação solar interagem com osgases presentes na atmosfera, tais como H2, N2,O2, CO2, CO, NO2, N2O, SO2.

    7.  (UnB-1º2012) O gás carbônico é um óxidode característica ácida, pois, ao reagir coma água, produz ácido carbônico. 

    As figuras abaixo representam fragmentos daestrutura do DNA, o qual corresponde a moléculas

    enormes cujas massas moleculares podem de 6 # 106 u a 16 # 106 u.

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    25/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) #) 

    Um dos objetivos de um experimento clássicoda biologia é a extração do DNA de células de

    cebola. Nesse experimento, o material biológico écolocado em um béquer que contém soluçãoaquosa de cloreto de sódio e detergente e, emseguida, é aquecido em banho-maria. Após oresfriamento e a filtração da solução, é adicionadoetanol ao líquido obtido e o DNA precipita-se nasuperfície da solução.

    8.  (UnB-2º2011) Precursor do grupamentofosfato presente nos nucleotídeos, o ácidofosfórico (H3PO4) a)  tem estrutura molecular quadrática

    planar. b)  é ácido conjugado da espécie anfotérica

    H2PO4-. c)  apresenta ligações iônicas entre

    hidrogênios e oxigênios, mesmo sendoum composto covalente. 

    d)  apresenta três hidrogênios ionizáveis,com valores de constante dedissociação ácida que aumenta da

    primeira para a terceira ionização. 

    GABARITO1.  C 2.  C 3.  C 4.  C 5.  C 6.  ANULADO 

    7. 

    C 8.  B 

    QUÍMICA- GeometriaMolecular

    O vento solar é uma emissão contínua, emtodas as direções, de partículas carregadas que têmorigem na coroa solar. As partículas emitidas podemser elétrons, prótons ou neutrinos. A  velocidadedessas partículas varia entre 400 km/s e 800 km/s. 

    Essa emissão contínua gera uma distribuiçãode íons, prótons e elétrons em todo o espaço do

    sistema solar. Esse plasma de partículascarregadas é comumente denominado mar deprótons, ou mar de elétrons. Ao se aproximarem daTerra, esses íons sofrem alterações em suastrajetórias devido à presença do campo magnéticoterrestre. Na região do espaço que circunda a Terra,a densidade desse plasma é de aproximadamente10 partículas por centímetro cúbico. Obombardeamento da atmosfera terrestre pelo ventosolar tem efeitos profundos, uma vez que aspartículas e a radiação solar interagem com os

    gases presentes na atmosfera, tais como H2, N2, O2,CO2, CO, NO2, N2O, SO2.

    4.  (UnB-1º2012) As moléculas dos gases SO2 e CO2 apresentam geometria angular e sãopolares. 

    GABARITO

    "%  '

    QUÍMICA- Gases

    A termodinâmica, importante ramo daquímica, estuda as propriedades da termoquímica,que, de forma generalizada, relaciona o calorabsorvido ou liberado nas reações químicas,conforme exemplificado, na figura abaixo, para areação genéricaA(g) + B(g) * AB(g).

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    26/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) #D 

    Considerando as informações acima, julgue ositens.

    1.  (UnB-1º2013) Considere que todos osgases envolvidos na mistura de composiçãomostrada na tabela abaixo apresentemcomportamento ideal e estejam confinados,em equilíbrio, em um frasco lacrado de 1 L,a 27ºC. Se a constante dos gases R é 0,082atm・L・mol-1・K-1, a massa molar de A e

    igual a 20 g/mol, e a massa molar de B é

    igual a metade da massa de A, conclui-seque é maior que 1,5 atm a pressão exercidapor essa mistura de gases nas paredesinternas do frasco. 

    Enviado pela Nasa, o robô Opportunityaterrissou em Marte no dia 25/01/2004, para umamissão de exploração da superfície desse planeta.

    Marte, o quarto planeta mais próximo do Sol,é conhecido como o Planeta Vermelho, pois lá, asrochas, o solo e o céu têm uma tonalidade vermelhaou rosa. A superfície desse planeta é formadaprincipalmente por óxido de ferro, mas já foidetectada a presença de outros elementos, comosódio, potássio e cloro, que podem servir como

    nutrientes para formas de vida. A atmosfera deMarte é composta, em mais de 95%, por CO2, e atemperatura e a pressão atmosférica médias do

    planeta são iguais a -60 ºC e 6,0 #  10-3  atm,respectivamente. Nas calotas polares, entretanto, a

    temperatura chega a -140 ºC, o que é suficientepara provocar a condensação do CO2 e acarretar aformação de uma espécie de neve. A tabela aseguir apresenta alguns dados relativos ao PlanetaVermelho.

    2.  (UnB-2º2012) Nas condições detemperatura e pressão atmosférica médiasde Marte, o volume molar de um gás ésuperior ao volume molar que esse mesmogás apresentaria, na Terra, a 25 ºC e nonível do mar. 

    3.  (UnB-2º2012) Em Marte, sob a pressãoatmosférica média, a condensação de umgás ocorre à temperatura menor que naTerra, no nível do mar. 

    O vento solar é uma emissão contínua, emtodas as direções, de partículas carregadas que têm

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    27/49

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    28/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) #F 

    S% U/8=9.C-T V% R% U/785.T W% M% *7/-./T W% X% U>975YT Z% &@=.B% [8.C

    9/>6.554,< 3>/ 38.C 6.CC 5A5-.=5 4, -/7,59>/-7-4>,5 7,B 9>/-7:C. 9>2./

    79C467-4>,5% +,0 *7-7CA545 V>B7AT N% EET #HH#T 9% $Q"D%

    6.  (UnB-2º2011) Suponha que a reação IV databela ocorra em um reator adiabático comcapacidade de 1 L. Considere, ainda, que,ao término da reação, o reator atingiu umatemperatura de 1.700 ºC e que a soma daquantidade de matéria dos gases no interiordo reator, no equilíbrio, foi de 1 mol.Assumindo que esses gases apresentamcomportamentos de gases ideais e que aconstante universal dos gases é igual a0.082 L# atm# K-1 # mol-1, calcule, em atm,a pressão parcial de H2(g) no reator.Multiplique o resultado obtido por 5. Para amarcação no Caderno de Respostas,despreze, caso exista, a parte fracionária doresultado final obtido, após efetuados todosos cálculos solicitados. 

    GABARITO

    "% 

    '

    #% 

    *$%  *

    (%  *

    )%  *

    D%  "#"

    QUÍMICA- Forçasintemoleculares 

    Muito se ouve falar do colesterol bom e ruim,mas pouco se explica sobre seu real significado. Ocolesterol — molécula presente em todas as célulasdos organismos animais — e essencial para aformação das membranas das células, a síntese dehormônios, como testosterona, estrogênio, cortisol eoutros, a digestão de alimentos gordurosos, aformação da mielina e a metabolização de algumasvitaminas. Por ser uma molécula gordurosa, ocolesterol não se dissolve no sangue. Portanto, para

    viajar pela corrente sanguínea e alcançar ostecidos, o colesterol precisa de transportadores, quesão lipoproteínas produzidas no fígado,principalmente as VLDL (lipoproteínas de baixíssimadensidade), as LDL (lipoproteínas de baixadensidade) e as HDL (lipoproteínas de altadensidade). As LDL e as VLDL levam colesterolpara as células e facilitam a deposição de gorduranos vasos, e as HDL fazem o inverso, ou seja,promovem a retirada do excesso de colesterol,inclusive o das placas arteriais. Por isso, denomina-se HDL o colesterol bom e VLDL e LDL o colesterolruim. O colesterol derivado de gorduras saturadas eo derivado de gordura trans favorecem a produçãode LDL, ao passo que as gorduras insaturadas,presentes, por exemplo, em azeite, peixes eamêndoas, promovem a produção de HDL.

    Correio Braziliense, 13/5/2012, p. 24 (com adaptações).

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    29/49

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    30/49

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    31/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) $" 

    GABARITO

    "% 

    *#%  '

    $%  *

    (%  '

    )%  *

    D%  '

    E% 

    *

    QUÍMICA-

    EstequiometriaCom a proximidade de grandes eventos

    desportivos, aumentam os cuidados com os atletas,para que não haja casos de doping . Nesse sentido,a Agência Mundial Antidoping vem desenvolvendopapel importante tanto no controle quanto naprevenção do doping   em diferentes níveis eesportes, por meio da publicação periódica derelatórios. Abaixo, são apresentadas as estruturas

    de algumas substâncias usadas no doping .P>/CB &,-4QM>94,< &/-% S>,-/.7CT #HH# I6>= 7B79-7JK.5L%

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    32/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) $# 

    A partir das informações acima, e considerando o

    numero de Avogadro igual a 6 # 1023

    , julgue o itemseguinte.

    1.  (UnB-1º2013) Se 3,0 mg por kg de massacorpórea for a quantidade máxima defurosemida aceitável no organismo, entãouma pessoa de massa m — comquantidade aceitável de furosemida noorganismo — apresentara ate 1,8 #  1021 # (m/M) moléculas de furosemida noorganismo, sendo M a massa molar da

    furosemida. 2.  (UnB-1º2013) O clostebol, de formulamolecular C19H27ClO2, tem massa molarmaior que a da norandrosterona. 

    A tabela acima apresenta a porcentagem, emmassa, dos componentes mais abundantes em umaamostra de mel e suas respectivas massas molares.Além desses, foram identificados outroscomponentes como o ácido metanoico e o ácidoetanoico. Considerando essas informações, julgue oitem que se segue.

    3.  (UnB-2º2012) Entre os compostos

    apresentados na tabela, a água é o que seencontra em maior fração de quantidade dematéria. 

    4.  (UnB-2º2012) A soma dos coeficientesestequiométricos de todas as espéciesenvolvidas na combustão completa de ummol de glicose, na equação balanceadapara essa reação, é igual a 19. 

    A eletrólise de soluções aquosas de NaCl é degrande interesse industrial, pois permite a obtençãode três insumos importantes: cloro, hidrogênio ehidróxido de sódio. O primeiro é empregado

    principalmente na produção do PVC (policloreto devinila); o segundo, na hidrogenação de óleos e

    gorduras; e o último, principalmente na indústria depapel. Considere que a reação a seguir seja a únicaque ocorre durante a eletrólise aquosa do NaCl.

    2NaCl(aq) + 2H2O(l) *  2NaOH(aq) + H2(g) +Cl2(g)

    Tomando 0,30 como valor aproximado de log102 esupondo que a constante de Faraday seja igual a96.500 C/mol, que a constante de autoionização daágua (Kw) seja igual a 1,0 #  10^-14  e que assoluções apresentem comportamento ideal, julgue o

    item.

    5.  (UnB-2º2012) & 97/-4/ B. "HTH \ B. 8=75>C8J]> B. ^7*C #TH =>C;\T _ 9>55`N.C >:-./

    =745 B. "%HHH < B. *C#% 

    O óleo de macaúba tem despertado grandeinteresse comercial devido à sua aplicabilidade nasindústrias farmacêutica, alimentícia e debiocombustíveis. Esse óleo é formado por moléculasde triglicerídeos, conforme figura acima, em que R

    representa cadeias hidrocarbônicas que podem seriguais ou nãoentre si. Um dos métodos decaracterização das propriedades físico-químicas deum óleo vegetal é o índice de saponificação, queconsiste na quantidade de hidróxido de potássionecessária para reagir, por saponificação, com 1grama desse óleo. A reação de saponificação doóleo de macaúba forma, principalmente, os sais deácido láurico e de ácido oleico, ambos ácidos defórmula geral RCOOH. Para o ácido láurico, Rconsiste em uma cadeia aberta saturada de 11átomos de carbono e, para o ácido oleico, em umacadeia aberta de 17 átomos de carbono com umainsaturação.

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    33/49

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    34/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) $( 

    A tabela abaixo mostra alguns dadostermodinâmicos para reações não balanceadas na

    obtenção de H2(g) a partir de algunshidrocarbonetos.

    Os gráficos a seguir mostram a influência da razãomolar inicial O2/C8H18  na temperatura final e naconcentração de hidrogênio produzido, sendoatingido o equilíbrio, quando a reação IV, mostradana tabela acima, ocorre por um processo adiabático.

    S% U/8=9.C-T V% R% U/785.T W% M% *7/-./T W% X% U>975YT Z% &@=.B% [8.C9/>6.554,< 3>/ 38.C 6.CC 5A5-.=5 4, -/7,59>/-7-4>,5 7,B 9>/-7:C. 9>2./

    79C467-4>,5% +,0 *7-7CA545 V>B7AT N% EET #HH#T 9% $Q"D%

    11. (UnB-2º2011) Considerando-se a reação de

    um mol de cada hidrocarboneto listado nasequações de I a IV na tabela, tem-se aseguinte sequência decrescente doscoeficientes estequiométricos, nas suasrespectivas reações balanceadas: j > l > k >i. 

    12. (UnB-2º2011) Na reação IV, apresentada natabela, a massa de oxigênio gasosonecessária para liberar 632 kJ de calor émaior que 500 g. 

    13. (UnB-2º2011) M. 76>/B> 6>= >5 5Tb87,-4B7B.5 .5-.b84>=_-/4675 B. c#I

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    35/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) $) 

    A eletrólise de soluções aquosas de NaCl é de

    grande interesse industrial, pois permite a obtençãode três insumos importantes: cloro, hidrogênio ehidróxido de sódio. O primeiro é empregadoprincipalmente na produção do PVC (policloreto devinila); o segundo, na hidrogenação de óleos egorduras; e o último, principalmente na indústria depapel. Considere que a reação a seguir seja a únicaque ocorre durante a eletrólise aquosa do NaCl.

    2NaCl(aq) + 2H2O(l) *  2NaOH(aq) + H2(g) +Cl2(g)

    Tomando 0,30 como valor aproximado de log102 esupondo que a constante de Faraday seja igual a96.500 C/mol, que a constante de autoionização daágua (Kw) seja igual a 1,0 # 10-14 e que as soluçõesapresentem comportamento ideal, julgue o item.

    2.  (UnB-2º2012) A partir da eletrólise de umasolução de NaCl, de acordo com a reaçãoapresentada, em uma célula eletrolíticaoperando a corrente constante, énecessário aplicar uma corrente superior a40 A para se produzirem 71,0 g de Cl2(g)

    por hora. 3.  (UnB-2º2012) Segundo as Leis de Faraday

    para a eletrólise, a força eletrostática entreos eletrodos será proporcional ao produtodas massas de Na e Cl acumuladas emcada eletrodo, dividido pelo quadrado dadistância que os separa. 

    4.  (UnB-2º2012) Quando a reaçãoapresentada atinge o equilíbrio químico, oprocesso de eletrólise, inicialmenteespontâneo, apresenta uma diferença de

    potencial positiva. 5.  (UnB-2º2012) Considere que, ao ligar a

    fonte de eletricidade para colocar emfuncionamento uma célula eletrolítica, opotencial elétrico seja aumentado,gradativamente, desde zero até o valordesejado. Nesse caso, que opção melhorrepresenta o comportamento da correnteelétrica na célula em função do potencialelétrico aplicado? 

    O circuito elétrico ilustrado acima permite

    modelar a descarga elétrica produzida por um peixeelétrico. Esse circuito é formado por uma fem +, umcapacitor de capacitância C e uma resistênciainterna r. A parte externa é representada pelo

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    36/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) $D 

    capacitor ligado a um resistor de resistência R, oqual representa um objeto que eventualmente sofre

    uma descarga do peixe elétrico. Quando a chave Aé fechada, o capacitor carrega-se, se estiverdescarregado. Nesse caso, a carga q armazenadano capacitor em função do tempo é dada por

    O capacitor, quando está completamentecarregado, com a chave A aberta e a chave Bfechada, descarrega-se. Nesse caso, a carga q

    armazenada no capacitor, em função do tempo, éexpressa por

    6.  (UnB-1º2012) Considere queZn0(s)|Zn2+(aq) || Cu2+(aq)|Cu0(s)represente, esquematicamente, a fonte docircuito que modela o peixe elétrico e que opotencial padrão de redução da semicela

    Cu2+

    /Cu0

      seja maior que o da semicelaZn2+/Zn0. Nesse caso, durante ofuncionamento dessa fonte, a variação daenergia livre para a reação global deoxirredução tem um valor positivo e, duranteessa reação, os elétrons migram doeletrodo de zinco para o eletrodo de cobre,onde os íons Cu2+ são reduzidos.

    O molibdato de amônio, cuja fórmula é(NH4)6Mo7O24.7H2O, é um dos compostos utilizados

    no processo de fabricação de alvos metálicos paraprodução de raios X. Nesse processo, o compostoem solução aquosa é reduzido a molibdêniometálico, que é prensado e tratado termicamente.A partir dessas informações, julgue os itens aseguir.

    7.  (UnB-2º2011) No composto(NH4)6Mo7O24.7H2O, o número de oxidaçãodo molibdênio é +6. 

    &s células combustíveis são, em princípio, bateriasque convertem a energia química de uma reaçãoeletroquímica em energia elétrica, comoexemplificado na figura II. Na tabela abaixo, sãoapresentadas semirreações das células e opotencial padrão de redução. 

    8.  (UnB-2º2011) Durante o funcionamento dacélula combustível representada na figura II,os elétrons fluem pelo circuito externo, doânodo para o cátodo. 

    9. 

    (UnB-2º2011) A equação química da reaçãoglobal que ocorre na célula combustívelrepresentada na figura II é dada por 2H2O(l)

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    37/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) $E 

    " 2H2(g) + O2(g), e sua força eletromotriz éigual a 1,22 V. 

    As células combustíveis despontam como aalternativa mais viável para a obtenção de energiaelétrica. A figura I, abaixo, mostra a variação daeficiência na conversão de energia com a potênciamáxima de saída de várias fontes de energiasrenováveis.

    S% U/8=9.C-T V% R% U/785.T W% M% *7/-./T W% X% U>975YT Z% &@=.B% [8.C

    9/>6.554,< 3>/ 38.C 6.CC 5A5-.=5 4, -/7,59>/-7-4>,5 7,B 9>/-7:C. 9>2./

    79C467-4>,5% +,0 *7-7CA545 V>B7AT N% EET #HH#T 9% $Q"D 

    10.  (UnB-2º2011) Na situação ilustrada nafigura II, o eletrólito tem a função deconduzir elétrons e os íons H+ em direçõesopostas, para que seja mantido o balançode cargas na solução aquosa. 

    GABARITO

    "%  '

    #% 

    *

    $%  '

    (%  '

    )%  g

    D% 

    '

    E%  *

    F%  *

    G%  '

    "H% '

    QUÍMICA- Cinéticaquímica 

    A termodinâmica, importante ramo daquímica, estuda as propriedades da termoquímica,que, de forma generalizada, relaciona o calorabsorvido ou liberado nas reações químicas,conforme exemplificado, na figura abaixo, para areação genéricaA(g) + B(g) * AB(g).

    Considerando as informações acima, julgue ositens.

    1.  (UnB-1º2013) O aumento de temperatura ea compressão do sistema causam o mesmoefeito no deslocamento do equilíbrioquímico da reação apresentada acima. 

    2.  (UnB-1º2013) Com base na figura acima,verifica-se que a)  a concentração de AB(g) aumenta com

    a adição de um catalisador, o qual é

    totalmente consumido na reação. b)  b + c indica a variação de entalpia dareação direta.

    c)  a energia das moléculas no complexoativado e mínima e, portanto, aquantidade de calor trocado na reaçãoé igual a zero. 

    d)  c indica a variação de entalpia dareação direta. 

    A molécula de sacarose, em contato com aágua, sofre uma reação na qual se degrada emmoléculas de glicose e frutose, conforme oesquema acima. Essa reação, conhecida comoreação de inversão da sacarose, é catalisada emmeio ácido. A sacarose desvia o plano da luz

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    38/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) $F 

    polarizada para a direita, e uma mistura equimolarde glicose e frutose é desviada para a esquerda,

    podendo o andamento da reação ser acompanhadopor intermédio de um polarímetro, que mede odesvio da luz polarizada. A figura a seguirapresenta, de forma esquemática, as curvas deenergia potencial para as reações catalisada e nãocatalisada de inversão da sacarose.

    3.  (UnB-2º2012) As energias de ativação dasreações catalisada e não catalisada de

    inversão da sacarose, representadas nafigura, são dadas, respectivamente, pelasdiferenças I'$ h '"L . I'# h '"L% 

    4.  (UnB-2º2012) Infere-se da figura que areação de inversão da sacarose éendotérmica. 

    O circuito elétrico ilustrado acima permitemodelar a descarga elétrica produzida por um peixe

    elétrico. Esse circuito é formado por uma fem +, umcapacitor de capacitância C e uma resistênciainterna r. A parte externa é representada pelocapacitor ligado a um resistor de resistência R, oqual representa um objeto que eventualmente sofreuma descarga do peixe elétrico. Quando a chave Aé fechada, o capacitor carrega-se, se estiverdescarregado. Nesse caso, a carga q armazenadano capacitor em função do tempo é dada por

    O capacitor, quando está completamentecarregado, com a chave A aberta e a chave B

    fechada, descarrega-se. Nesse caso, a carga qarmazenada no capacitor, em função do tempo, éexpressa por

    5.  (UnB-1º2012) Considerando-se que a curvaa seguir represente a variação daconcentração de C em função do tempopara a reação química A + 3B "  2C, écorreto afirmar que, no intervalo de 0 a 5min, a velocidade média da reação é 2,0mol/L min.

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    39/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) $G 

    &s células combustíveis são, em princípio, bateriasque convertem a energia química de uma reaçãoeletroquímica em energia elétrica, comoexemplificado na figura II. Na tabela abaixo, sãoapresentadas semirreações das células e opotencial padrão de redução. 

    6.  (UnB-2º2011) Se a reação na célulacombustível representada na figura II écatalisada, então a presença do catalisadoraumenta a energia de ativação, o que fazque essa reação se processe maisrapidamente. 

    GABARITO1.  E 

    2. 

    D3.  E4.  E5.  C6.  E 

    QUÍMICA- Termoquímica,Cinética e Equilíbrio químico

    5.  (UnB-1º2013) Considere que, em um frascode 1,0 L, vazio, tenham sido adicionados3,0 mols de hidrogênio e 1,0 mol denitrogênio, para reagirem e formarem aamônia, de acordo com o equilíbrio químicorepresentado pela equação N2(g) + 3H2(g)* 2NH3(g). No espaço abaixo, desenhe eidentifique três curvas que representem asvariações de concentração do N2(g), H2(g) e

    NH3(g) desde o inicio da reação ate asituação de equilíbrio químico, em funçãodo tempo. 

    Em 2013, comemoram-se 110 anos dorecebimento do premio Nobel por Svante Arrhenius,cientista que investigou as propriedades condutorasdas dissoluções eletrolíticas. Em sua teoria ácido-base, o cientista baseou-se no fato de substânciasácidas, tais como H2SO4, CH3COOH, HCl e HClO4,ionizarem-se em solução aquosa e fornecerem íonshidrogênio (H+). De modo semelhante, as bases

    como o NaOH e o KOH também se dissociam emsolução aquosa e produzem ânions hidroxila (OH-).

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    40/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) (H 

    Considerando essas informações, julgue ospróximos itens.

    6. 

    (UnB-1º2013) Em uma solução de hidróxidode sódio com pH = 12, a razão entre asconcentrações molares dos íons H+  e dosíons OH- ([H+]/[OH-]) e igual a 6. 

    7.  (UnB-1º2013) Em uma solução tampão, naqual a concentração de acetato de sódio emaior que a de acido acético, pH > pKa, emque pKa e igual a -log da constante deacidez (Ka). 

    Enviado pela Nasa, o robô Opportunityaterrissou em Marte no dia 25/01/2004, para umamissão de exploração da superfície desse planeta.

    Marte, o quarto planeta mais próximo do Sol,é conhecido como o Planeta Vermelho, pois lá, asrochas, o solo e o céu têm uma tonalidade vermelhaou rosa. A superfície desse planeta é formadaprincipalmente por óxido de ferro, mas já foidetectada a presença de outros elementos, comosódio, potássio e cloro, que podem servir como

    nutrientes para formas de vida. A atmosfera deMarte é composta, em mais de 95%, por CO2, e atemperatura e a pressão atmosférica médias doplaneta são iguais a -60 ºC e 6,0 #  10-3 atm,respectivamente. Nas calotas polares, entretanto, atemperatura chega a -140 ºC, o que é suficientepara provocar a condensação do CO2 e acarretar aformação de uma espécie de neve. A tabela aseguir apresenta alguns dados relativos ao PlanetaVermelho.

    8.  (UnB-2º2012) As baixas temperaturas emMarte, em comparação às da Terra, afetama cinética, mas não interferem nosequilíbrios das reações químicas. 

    A molécula de sacarose, em contato com aágua, sofre uma reação na qual se degrada em

    moléculas de glicose e frutose, conforme oesquema acima. Essa reação, conhecida comoreação de inversão da sacarose, é catalisada em

  • 8/18/2019 Química - exercícios vestibular UnB

    41/49

     

    Provas UnB 2011 - 2013Química

    www.tenhoprovaamanha.com.br 

    !!!"#$%&'()'*++,+%&+"-',".) (" 

    meio ácido. A sacarose desvia o plano da luzpolarizada para a direita, e uma mistura equimolar

    de glicose e frutose é desviada para a esquerda,podendo o andamento da reação ser acompanhadopor intermédio de um polarímetro, que mede odesvio da luz polarizada. A figura a seguirapresenta, de forma esquemática, as curvas deenergia potencial para as reações catalisada e nãocatalisada de inversão da sacarose.

    9. 

    (UnB-2º2012) A uma temperatura constantee antes de atingir o equilíbrio, a velocidadeda reação de inversão da sacaroseaumenta à medida que os produtos sãoformados. 

    10. (UnB-2º2012) Após atingir o equilíbrio, ovalor da rotação da luz polarizada para areação de inversão da sacarose será maiorpara a reação processada na presença deum catalisador que para a reação

    processada na ausência de um catalisador. 

    A eletrólise de soluções aquosas de NaCl é degrande interesse industrial, pois permite a obtençãode três insumos importantes: cloro, hidrogênio ehidróxido de sódio. O primeiro é empregadoprincipalmente na produção do PVC (policloreto devinila); o segundo, na hidrogenação de óleos egorduras; e o último, principalmente na indústria depapel. Considere que a reação a seguir seja a únicaque ocorre durante a eletrólise aquosa do NaCl.

    2NaCl(aq) + 2H2O(l) *  2NaOH(aq) + H2(g) +Cl2(g)

    Tomando 0,30 como valor aproximado de log102 esupondo que a constante de Faraday seja igual a96.500 C/mol, que a constante de autoioniz