questôes - monitoria exercícios - controle de constitucionalidade

3
Monitoria – Direito Constitucional IV Professora: Ana Paula de Barcellos Monitores: Isabela Bayma e Wallace Côrbo Questões Controle de Constitucionalidade Questão 1. Uma agência reguladora federal editou recentemente uma portaria proibindo aos médicos prescrever a utilização de medicamentos que não tenham similar nacional. A Associação Brasileira de profissionais de Saúde, entidade de âmbito nacional há mais de dois anos propôs uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental contra aquela medida. A respeito da situação, responda aos itens a seguir, utilizando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso. a) É possível a propositura de ADPF contra a portaria emitida pela referida agência reguladora federal? Responda fundamentadamente. b) A Associação tem legitimidade para a propositura daquela ADPF? c) Pode um Estado instituir uma ADPF no plano estadual? Nesse caso, qual o instrumento jurídico apto à criação do instituto? Questão 2. Partido Político com representação no Congresso Nacional ajuíza Ação Direta de Inconstitucionalidade perante o STF para questionar a integra da lei estadual 1.234 e uma ação declaratória de constitucionalidade tendo por objeto lei federal 4.321, ambas ajuizadas com pedido de medida cautelar. Considerando o exposto: a)Diante da ambivalência das ações constitucionais em análise, se o STF indeferir a cautelar na ADI, pode um juiz, no exame em sede de controle difuso declarar a inconstitucionalidade da lei 1.234? b) Se o STF deferir a cautelar na ADC, pode um magistrado, no exame do caso concreto, declarar a inconstitucionalidade da lei 4.321 mas por outros fundamentos, que não aqueles que deram causa à ação? c) Comente as consequências jurídicas caso a lei federal antes do julgamento da ADC seja revogada. d) Comente as consequências jurídicas caso antes do julgamento da ADI o Partido Político deixe de apresentar representação no Congresso Nacional. Questão 3. (Procurador do Estado – RJ - modificada) Acerca da modulação temporal dos efeitos, responda: a) É admissível no controle difuso pela via de exceção? b) É admissível em declaração de inconstitucionalidade no âmbito estadual?

Upload: dionisio-freya1910

Post on 05-Dec-2014

265 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Questôes - Monitoria Exercícios - Controle de constitucionalidade

Monitoria – Direito Constitucional IV

Professora: Ana Paula de Barcellos

Monitores: Isabela Bayma e Wallace Côrbo

Questões Controle de Constitucionalidade

Questão 1. Uma agência reguladora federal editou recentemente uma portaria proibindo aos médicos prescrever a utilização de medicamentos que não tenham similar nacional. A Associação Brasileira de profissionais de Saúde, entidade de âmbito nacional há mais de dois anos propôs uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental contra aquela medida.A respeito da situação, responda aos itens a seguir, utilizando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso.

a) É possível a propositura de ADPF contra a portaria emitida pela referida agência reguladora federal? Responda fundamentadamente.b) A Associação tem legitimidade para a propositura daquela ADPF?c) Pode um Estado instituir uma ADPF no plano estadual? Nesse caso, qual o instrumento jurídico apto à criação do instituto?

Questão 2. Partido Político com representação no Congresso Nacional ajuíza Ação Direta de Inconstitucionalidade perante o STF para questionar a integra da lei estadual 1.234 e uma ação declaratória de constitucionalidade tendo por objeto lei federal 4.321, ambas ajuizadas com pedido de medida cautelar. Considerando o exposto:

a)Diante da ambivalência das ações constitucionais em análise, se o STF indeferir a cautelar na ADI, pode um juiz, no exame em sede de controle difuso declarar a inconstitucionalidade da lei 1.234?b) Se o STF deferir a cautelar na ADC, pode um magistrado, no exame do caso concreto, declarar a inconstitucionalidade da lei 4.321 mas por outros fundamentos, que não aqueles que deram causa à ação?c) Comente as consequências jurídicas caso a lei federal antes do julgamento da ADC seja revogada. d) Comente as consequências jurídicas caso antes do julgamento da ADI o Partido Político deixe de apresentar representação no Congresso Nacional.

Questão 3. (Procurador do Estado – RJ - modificada) Acerca da modulação temporal dos efeitos, responda: a) É admissível no controle difuso pela via de exceção?b) É admissível em declaração de inconstitucionalidade no âmbito estadual?

Questão 4. Lei do município do Rio de Janeiro autoriza o Executivo a majorar alíquota de contribuição cobrada de seus servidores para custeio do regime previdenciário, ultrapassando a alíquota de contribuição dos servidores titulares de cargo efetivo da União. Qual o meio de impugnação (em sede de controle abstrato de constitucionalidade) desta lei, sabendo que a Constituição do Estado do Rio de janeiro apresenta norma idêntica ao artigo 149, parágrafo 1º, CRFB de 1988.

Page 2: Questôes - Monitoria Exercícios - Controle de constitucionalidade

Monitoria – Direito Constitucional IV

Professora: Ana Paula de Barcellos

Monitores: Isabela Bayma e Wallace Côrbo

Questão 5. Constituição federal determina reajuste anual de vencimentos de todos os servidores públicos (art. 37, X CRFB 88), contudo lei federal concede o referido ajuste a apenas uma categoria específica. a) Identifique o tipo de inconstitucionalidade verificada no caso. b)Indique (i) qual(is) medida(s) seria(m) apta(s) a impugnar referida norma e (ii) qual o procedimento a ser adotado após o reconhecimento da referida inconstitucionalidade.

Questão 6 (OAB 2012, modificada) Com fundamento na Lei 6.789, do estado X, excluiu-se determinadas entidades de direito privado integrantes da Administração Pública do dever de licitar, o banco Y do mesmo Estado realiza a contratação direta de empresa de publicidade W.O caso vem a público após revelação de que a empresa contratada era do filho do presidente do banco Y e que nunca prestara serviços antes, além disso o serviço a ser prestado estava superfaturado. Irresignado com a situação Daniel, cidadão local, ajuíza ação popular em face do Presidente do banco Y e da empresa W perante Juízo de primeira instância do Estado X, em que pleiteia a invalidação do ato de contratação e o pagamento de perdas e danos, com fundamento no art. 1 da Lei 8.666 de 1993 e diversos princípios constitucionais.A sentença julgou improcedente o pedido, validando a contratação com base na referida lei estadual contestada e face de lei federal (lei 8.666); Daniel interpõe recurso de apelação ao qual se negou provimento, por unanimidade com base nos mesmos fundamentos da sentença. Do acórdão do tribunal opuseram embargos de declaração os quais foram denegados.

a) Na qualidade de advogado de Daniel, qual o sucedâneo recursal cabível para impugnar a decisão do tribunal de Justiça do Estado X. b) Enumere e explique cada uma dos requisitos de cabimento do recurso cabível. c) Na qualidade de ministro e relator do processo, como julgaria a questão. d) É admissível intervenção de órgãos e entidades com interesse na causa no referido processo? Qual o instrumento jurídico que devem empregar para se manifestarem?