questões de concursos

82
Questões de Concursos - PORTUGUÊS Ortografia e Acentuação (SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA/RJ – 2010 – ESAF) 1 - Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretamente grafadas. (A) pudico – decúbico (B) rúbrica – déficit (C) impecílio – hojeriza (D) disenteria – privilégio (E) possue – discreção Leia o texto para responder às próximas 2 questões. No fim da década de 90, atormentado pelos chás de cadeira que enfrentou no Brasil, Levine resolveu fazer um levantamento em grandes cidades de 31 países para descobrir como diferentes culturas lidam com a questão do tempo. A conclusão foi que os brasileiros estão entre os povos mais atrasados – do ponto de vista temporal, bem entendido – do mundo. Foram analisadas a velocidade com que as pessoas percorrem determinada distância a pé no centro da cidade, o número de relógios corretamente ajustados e a eficiência dos correios. Os brasileiros pontuaram muito mal nos dois primeiros quesitos. No ranking geral, os suíços ocupam o primeiro lugar. O país dos relógios é, portanto, o que tem o povo mais pontual. Já as oito últimas posições no ranking são ocupadas por países pobres. O estudo de Robert Levine associa a administração do tempo aos traços culturais de um país. “Nos Estados Unidos, por exemplo, a ideia de que tempo é dinheiro tem um alto valor cultural. Os brasileiros, em comparação, dão mais importância às relações sociais e são mais dispostos a perdoar atrasos”, diz o psicólogo. Uma série de entrevistas com cariocas, por exemplo, revelou que a maioria considera aceitável que um convidado chegue mais de duas horas depois do combinado a uma festa de aniversário. Pode-se argumentar que os brasileiros são obrigados a ser mais flexíveis com os horários porque a infraestrutura não ajuda. Como ser pontual se o trânsito é um pesadelo e não se pode confiar no transporte público? (Veja, 02.12.2009) (TJ/SP – 2010 – VUNESP) 2 - Analisar escreve-se com s porque é derivada da palavra análise, que tem s em seu radical. A palavra em que o mesmo processo justifica o emprego do s é (A) tediosa. (B) bondoso. (C) pesquisador. (D) comunismo.

Upload: csylmara

Post on 02-Aug-2015

697 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Questões de Concursos

Questões de Concursos - PORTUGUÊSOrtografia e Acentuação

(SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA/RJ – 2010 – ESAF) 1 - Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretamente grafadas.

(A) pudico – decúbico(B) rúbrica – déficit(C) impecílio – hojeriza(D) disenteria – privilégio(E) possue – discreção

Leia o texto para responder às próximas 2 questões.

No fim da década de 90, atormentado pelos chás de cadeira que enfrentou no Brasil, Levine resolveu fazer um levantamento em grandes cidades de 31 países para descobrir como diferentes culturas lidam com a questão do tempo. A conclusão foi que os brasileiros estão entre os povos mais atrasados – do ponto de vista temporal, bem entendido – do mundo. Foram analisadas a velocidade com que as pessoas percorrem determinada distância a pé no centro da cidade, o número de relógios corretamente ajustados e a eficiência dos correios. Os brasileiros pontuaram muito mal nos dois primeiros quesitos. No ranking geral, os suíços ocupam o primeiro lugar. O país dos relógios é, portanto, o que tem o povo mais pontual. Já as oito últimas posições no ranking são ocupadas por países pobres.              O estudo de Robert Levine associa a administração do tempo aos traços culturais de um país. “Nos Estados Unidos, por exemplo, a ideia de que tempo é dinheiro tem um alto valor cultural. Os brasileiros, em comparação, dão mais importância às relações sociais e são mais dispostos a perdoar atrasos”, diz o psicólogo. Uma série de entrevistas com cariocas, por exemplo, revelou que a maioria considera aceitável que um convidado chegue mais de duas horas depois do combinado a uma festa de aniversário. Pode-se argumentar que os brasileiros são obrigados a ser mais flexíveis com os horários porque a infraestrutura não ajuda. Como ser pontual se o trânsito é um pesadelo e não se pode confiar no transporte público? 

(Veja, 02.12.2009)

(TJ/SP – 2010 – VUNESP) 2 - Analisar escreve-se com s porque é derivada da palavra análise, que tem s em seu radical. A palavra em que o mesmo processo justifica o emprego do s é(A) tediosa.(B) bondoso.(C) pesquisador.(D) comunismo.(E) gigantesco.

(TJ/SP – 2010 – VUNESP) 3 - Assinale a alternativa em que as palavras são acentuadas graficamente pelos mesmos motivos que justificam, respectivamente, as acentuações de: década, relógios, suíços.(A) flexíveis, cartório, tênis.(B) inferência, provável, saída.(C) óbvio, após, países.(D) islâmico, cenário, propôs.(E) república, empresária, graúda.

Page 2: Questões de Concursos

(Escola técnica da Marinha – 2011 – BIORIO) 4 – Os vocábulos só, é, vê, já recebem acento gráfico obrigatoriamente por serem todos:(A) proparoxítonos;(B) oxítonos;(C) paroxítonos;(D) monossílabos tônicos.

(TRE/PA – 2011 – FGV) 5 – Assinale a palavra que tenha sido acentuada seguindo a mesma regra que distribuídos.(A) sócio(B) sofrê-lo(C) lúcidos(D) constituí(E) órfãos

(PETROBRÁS – 2011 – Cesgranrio) 6 – Os vocábulos “discussão”, “atingimos” e “empresa” são grafados, respectivamente, com ss, g e s. São grafadas, respectivamente, com essas mesmas letras as seguintes palavras:(A) a___ambarcar, o___eriza, requi___ito.(B) la___idão, impin___ir, irri___ório.(C) ob___ecado, here___e, he___itar.(D) re___uscitar, gor___eta, parali___ar.(E) can___aço, la___e, morali___ar.

(PETROBRÁS – 2011 – Cesgranrio) 7 – A frase em que ocorre ERRO quanto à acentuação gráfica é:(A) Eles têm confiança no colega da equipe.(B) Visitou as ruínas do Coliseu em Roma.(C) O seu sustento provém da aposentadoria.(D) Descoberta a verdade, ele ficou em maus lençóis.(E) Alguns ítens do edital foram retificados.

(PETROBRÁS – 2011 – Cesgranrio) 8 – Em relação às regras de acentuação gráfica, a frase que NÃO apresenta erro é:(A) Ele não pode vir ontem à reunião porque fraturou o pé.(B) Encontrei a moeda caida perto do sofá da sala.(C) Alguém viu, além de mim, o helicóptero que sobrevoava o local?(D) Em péssimas condições climaticas você resolveu viajar para o exterior.(E) Aqui so eu é que estou preocupado com a saúde das crianças.

(PREF. DE CAMPO VERDE/MT – 2011 – CONSULPLAN) 9 -“O consumo médioda humanidade disparou.” A palavra destacada anteriormente encontra-se acentuada pela mesma razão que a seguinte palavra:(A) é(B) água(C) será(D) ecológica(E) necessário

(TÉC. ADMINSTRATIVO UFRJ – 2011 – NCE/UFRJ) 10 – Assinale a alternativa em que a lacuna abaixo deve ser preenchida com a primeira das palavras entre parênteses. (A) Cansado, pensou em ________ as malas no chão. (arrear – arriar)

(B) O juiz pretendia ________ o requerimento. (deferir – diferir)(C) Tomás Antonio Gonzaga foi _________ para a África. (degradado – degredado)

Page 3: Questões de Concursos

(D) Contava com a ________ de todos para evitar o escândalo. (descrição – discrição)(E) A quantia transportada pelos marginais era _________ (vultuosa – vultosa)

Gabarito dos exercícios:

1 – D 6 – B2 – C 7 – E3 – E 8 – C4 – D 9 – E5 – D 10 – B

1. Estão corretamente empregadas as palavras na frase:a) Receba meus cumprimentos pelo seu aniversário. b) Ele agiu com muita descrição. c) O pião conseguiu o primeiro lugar na competição. d) Ele cantou uma área belíssima.e) Utilizamos as salas com exatidão.

2. Todas as alternativas são verdadeiras quanto ao emprego da inicial maiúscula, exceto:a) Nos nomes dos meses quando estiverem nas datas. b) No começo de período, verso ou alguma citação direta. c) Nos substantivos próprios de qualquer espécie d) Nos nomes de fatos históricos dos povos em geral. e) Nos nomes de escolas de qualquer natureza.

3. Indique a única seqüência em que todas as palavras estão grafadas corretamente:a) fanatizar - analizar - frizar. b) fanatisar - paralizar - frisar. c) banalizar - analisar - paralisar. d) realisar - analisar - paralizar.e) utilizar - canalisar - vasamento.

4. A forma dual que apresenta o verbo grafado incorretamente é:a) hidrólise - hidrolisar. b) comércio - comercializar. c) ironia - ironizar. d) catequese - catequisar.e) análise - analisar.

5. Quanto ao emprego de iniciais maiúsculas, assinale a alternativa em que não há erro de grafia:a) A Baía de Guanabara é uma grande obra de arte da Natureza. b) Na idade média, os povos da América do Sul não tinham laços de amizade com a Europa. c) Diz um provérbio árabe: "a agulha veste os outros e vive nua." d) "Chegam os magos do Oriente, com suas dádivas: ouro, incensos e mirra " (M. Bandeira)e) A Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, foi ornamentada na época de natal.

6. Marque a opção cm que todas as palavras estão grafadas corretamente:a) enxotar - trouxa - chícara. b) berinjela - jiló - gipe. c) passos - discussão - arremesso.

Page 4: Questões de Concursos

d) certeza - empresa - defeza.e) nervoso - desafio - atravez.

7. A alternativa que apresenta erro(s) de ortografia é:a) O experto disse que fora óleo em excesso. b) O assessor chegou à exaustão. c) A fartura e a escassez são problemáticas.d) Assintosamente apareceu enxarcado na sala.e) Aceso o fogo, uma labareda ascendeu ao céu.

8. Assinale a opção cm que a palavra está incorretamente grafada:a) duquesa. b) magestade. c) gorjeta. d) francês.e) estupidez.

9. Dos pares de palavras abaixo, aquele em que a segunda não se escreve com a mesma letra sublinhada na primeira é:a) vez / reve___ar. b) propôs / pu__ eram. c) atrás / retra __ ado. d) cafezinho/ blu __ inha.e) esvaziar / e___ tender.

10. Indique o item em que todas as palavras devem ser preenchidas com x:a) pran__a / en__er / __adrez. b) fei__e / pi__ar / bre__a. c) __utar / frou__o / mo__ila. d) fle__a / en__arcar / li__ar.e) me__erico / en__ame / bru__a.

11. Todas as palavras estão com a grafia correta, exceto:a) dejeto. b) ogeriza. c) vadear. d) iminente.e) vadiar.

12. A alternativa que apresenta palavra grafada incorretamente é:a) fixação - rendição - paralisação. b) exceção - discussão - concessão. c) seção - admissão - distensão. d) presunção - compreensão - submissão.e) cessão - cassação - excurção.

13. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:a) analizar - economizar - civilizar. b) receoso - prazeirosamente - silvícola. c) tábua - previlégio - marquês. d) pretencioso - hérnia - majestade.e) flecha - jeito - ojeriza.

Page 5: Questões de Concursos

14. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:a) atrasado - princesa - paralisia. b) poleiro - pagem - descrição. c) criação - disenteria - impecilho. d) enxergar - passeiar - pesquisar.e) batizar - sintetizar - sintonisar.

15. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:a) tijela - oscilação - ascenção. b) richa - bruxa - bucha. c) berinjela - lage - majestade. d) enxada - mixto - bexiga.e) gasolina - vaso - esplêndido.

16. Marque a única palavra que se escreve sem o h:a) omeopatia. b) umidade. c) umor. d) erdeiro.e) iena.

17. (CFS/95) Assinalar o par de palavras parônimas:a) céu - seu b) paço - passo c) eminente - evidente d) descrição – discrição

18. (CFS/95) Assinalar a alternativa em que todas as palavras devem ser escritas com ‘J’a) __irau, __ibóia, __egue b) gor__eio, privilé__io, pa__em c) ma__estoso, __esto, __enipapo d) here__e, tre__eito, berin__ela

19. (CFC/95) Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas do seguinte período: "Em _____ plenária, estudou-se a _____ de terras a _____ japoneses."a) seção - cessão - emigrantes b) cessão - sessão - imigrantes c) sessão - secção - emigrantes d) sessão - cessão – imigrantes

20. (CFC/95) Assinalar a alternativa que apresenta um erro de ortografia:a) enxofre, exceção, ascensão b) abóbada, asterisco, assunção c) despender, previlégio, economizar d) adivinhar, prazerosamente, beneficente

21. (CFC/95) Assinalar a alternativa que contém um erro de ortografia:a) beleza, duquesa, francesa b) estrupar, pretensioso, deslizar c) esplêndido, meteorologia, hesitar d) cabeleireiro, consciencioso, manteigueira

Page 6: Questões de Concursos

22. (CFC/96) Assinalar a alternativa correta quanto à grafia das palavras:a) atraz - ele trás b) atrás - ele traz c) atrás - ele trás d) atraz - ele traz

23. (CFS/96) Assinalar a palavra graficamente correta:a) bandeija b) mendingo c) irrequieto d) carangueijo

24. (CESD/97) Assinalar a alternativa que completa as lacunas da frase abaixo, na ordem em que aparecem. "O Brasil de hoje é diferente, _____ os ideais de uma sociedade _____ justa ainda permanecem".a) mas - mas b) mais - mas c) mas - mais d) mais – mais

25. (CESD/98) Cauda/rabo, calda/açúcar derretido para doce. São, portanto, palavrashomônimas. Associe as duas colunas e assinale a alternativa com a seqüência correta.1 - conserto ( ) valor pago2 - concerto ( ) juízo claro3 - censo ( ) reparo4 - senso ( ) estatística5 - taxa ( ) pequeno prego6 - tacha ( ) apresentação musicala) 5-4-1-3-6-2 b) 5-3-2-1-6-4 c) 4-2-6-1-3-5 d) 1-4-6-5-2-3

26. (CFC/98) Assinalar o par de palavras antônimas:a) pavor - pânico b) pânico - susto c) dignidade - indecoro d) dignidade – integridade

27. (CFS/97) O antônimo para a expressão "época de estiagem" é:a) tempo quente b) tempo de ventania c) estação chuvosa d) estação florida

28. (CFS/96) Quanto à sinonímia, associar a coluna da esquerda com a da direita e indicar a seqüência correta.1 - insigne ( ) ignorante2 - extático ( ) saliente3 - insipiente ( ) absorto4 - proeminente ( ) notávela) 2-4-3-1 b) 3-4-2-1 c) 4-3-1-2 d) 3-2-4-1

Page 7: Questões de Concursos

29. (ITA/SP) Em que caso todos os vocábulos são grafados com "x" ?a) __ícara, __ávena, pi__e, be__iga b) __enófobo, en__erido, en__erto, __epa c) li__ar, ta__ativo, sinta__e, bro__e d) ê__tase, e__torquir, __u__u, __ilrear

GABARITO: 1 A / 2 A / 3 C / 4 D / 5 D / 6 C / 7 D / 8 B / 9 D / 10 E / 11 B / 12 E / 13 E / 14 A / 15 E / 16 B / 17 D / 18 A / 19 D / 20 C / 21 B / 22 B / 23 C / 24 C / 25 A / 26 C / 27 C / 28 B / 29 B.

1. Assinale o item em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de:

também, incrível e caráter.

a) alguém, inverossímil, tórax 

b) hífen, ninguém, possível 

c) têm, anéis, éter 

d) há, impossível, crítico 

e) pólen, magnólias, nós

2. Assinale a alternativa correta

a) Não se deve colocar acento circunflexo em palavra como avo, bisavo, porque há

palavras homógrafas com pronúncia aberta 

b) Não se deve colocar acento grave no a do contexto: Fui a cidade 

c) Não se deve colocar trema em palavras como tranquilo, linguiça, sequência 

d) Não se deve colocar trema em palavras derivadas como avozinho, vovozinho 

e) O emprego do trema é facultativo

3. Assinale a alternativa em que pelo menos um vocábulo não seja acentuado:

a) voo, orfão, taxi, balaustre 

b) itens, parabens, alguem, tambem 

c) tactil, amago, cortex, roi 

d) papeis, onix, bau, ambar 

e) hifen, cipos, leem, pe

4. Assinale a opção em que as palavras, quanto à acentuação gráfica, estejam

agrupadas pelo mesmo motivo gramatical.

a) problemáticos, fácil, álcool 

b) já, até, só 

c) também, último, análises 

d) porém, detêm, experiência 

e) país, atribuíram, cocaína

Page 8: Questões de Concursos

5. "À luz de seu magnífico ______ -de-sol ______ parece uma cidade ______ .

a) por, Itaguaí, tranquila 

b) por, Itaguai, tranqila 

c) por, Itaguaí, tranqüila 

d) pôr, Itaguaí, tranqüila 

e) pôr, Itaguai, tranquila

6. Marque item em que necessariamente o vocábulo deve receber acento gráfico:

a) historia 

b) ciume 

c) amem 

d) numero 

e) ate

7. São acentuadas graficamente pela mesma razão as palavras da opção:

a) há - até - atrás 

b) história - ágeis - você 

c) está - até - você 

c) ordinário - apólogo - insuportável 

c) mágoa - ícone - número

8. Assinale a série cuja acentuação gráfica se justifique da mesma forma que em:

baiúca - ônus - apóio.

a) viúvo, ônibus, pastéis 

b) vírus, hífen, jibóia 

c) centopéia, Garibáldi, caí 

d) egoísmo, Quéops, escarcéu 

e) lápis - vôlei - girassóis

9. Das alternativas abaixo, aquela em que as demais não se acentuam com base na

mesma regra da palavra entre aspas é:

a) "holandês" - anunciá-lo / paletós 

b) "desejável" - açúcar / hífen 

c) "público" - súbito / álcool 

d) "matéria" - glória / idéia 

e) "daí" - viúva / sanduíche

10. Em que série nem todas as palavras se acentuam pelo mesmo motivo:

a) juízo, aí, saíste, saúde 

b) poética, árabes, lírica, metáfora 

c) glória, apóia, série, inócuo 

Page 9: Questões de Concursos

d) réptil, fêmur, contábeis, ímã 

e) assembléia, dói, papéis, céu

11. Todas as palavras devem ser acentuadas na alternativa:

a) pudico, pegada, rubrica 

b) gratuito, avaro, policromo 

c) abdomen, itens, harem 

d) magoo, perdoe, ecoa 

e) contribuia, atribuimos, caiste

12. O ________ resulta da __________ entre a alga e o fungo.

a) líquen, simbiose 

b) liquen, simbiose 

c) liquem, simbiose 

d) líquen, simbióse 

e) líquem, simbióse

13. Assinale o item em que as palavras estão acentuadas segundo a mesma regra:

a) miúdo, pêndulo 

b) história, distância 

c) pedrês, porém 

d) respeitável, pálpebra 

e) Lucília, três

14. Há erro(s) de acentuação gráfica em:

a) recém-vindo, decano, refrega 

b) pudico, bímano, gratuito 

c) inaudito, pegada, zênite 

d) íbero, ávaro, levedo 

e) filantropo, opimo, aziago

15. Assinale a opção em que todos os vocábulos deveriam estar acentuados

graficamente:

a) perdoo, balaustre, bambu 

b) itens, assembleia, cafeina 

c) tuneis, juri, pessoa 

d) aerodromo, estrategia, nectar 

e) agape, apoio (subst.), nuvens

16. Por serem proparoxítonos, deveriam estar acentuados os vocábulos da opção:

a) refrega, ibero, decano 

b) aziago, pegada, avaro 

Page 10: Questões de Concursos

c) leucocito, alcoolatra, interim 

d) inaudito, batavo, erudito 

e) rubrica, maquinaria, pudico

17. Qual dentre as palavras abaixo deve ser necessariamente acentuada:

a) ai 

b) pais 

c) doida 

d) sauva 

e) saia

18. Assinale a opção em que os vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação

gráfica:

a) pés, hóspedes 

b) sulfúrea, distância 

c) fosforecência, provém 

d) últimos, terrível 

e) satânico, porém

19. Num dos itens abaixo, a acentuação gráfica não está devidamente justificada.

Assinale este item:

a) círculo: vocábulo paroxítono 

b) além: vocábulo oxítono terminado em -em 

c) órgão: vocábulo paroxítono terminado em til 

d) dócil: vocábulo paroxítono terminado em -l 

e) pôde: acento diferencial

20. Marque a alternativa em que pelo menos um vocábulo não seja acentuado:

a) voo, parabens, hifen, sofas 

b) fenix, esplendido, voce, volatil 

c) aneis, rubrica, tenis, urubu 

d) chama-la, veem, Tamanduatei, tambem 

e) cipos, biceps, rape, sauva

21. A alternativa em que somente uma das palavras deve receber acento gráfico é:

a) Luis, patroa, nuvem 

b) hifens, item, somente 

c) arcaico, itens, caju 

d) seduzi-lo, maracatu, cafezal 

e) abençoe, saiu, hotel

Page 11: Questões de Concursos

22. Das palavras abaixo, uma admite duas formas de justificar o acento gráfico:

a) combustível 

b) está 

c) três 

d) países 

e) veículos

23. Assinale a alternativa em que a acentuação das palavras se explica pela mesma

regra.

a) fábrica, máquina, ímã 

b) saúde, egoísta, atribuí-lo 

c) môo, pó, vêm 

d) quilômetro, cinqüenta, privilégio 

e) hífen, médium, álcool

24. Há erro de acentuação em:

a) O repórter havia afirmado que a canoa da República andava órfã. 

b) Ontem você não pode vir por água no fogo e souberam disso através dos colegas. 

c) Rui vem de ônibus, lê o jornal e sempre procura saber o nome dos partidos que

retêm o uso do poder. 

d) Ainda não soube do porquê de sua desistência do vôo de ontem 

e) "Deus te abençoe" era o grito de pára que acalmava a meninada na hora de dormir.

25. A alternativa em que todas as palavras recebem acento gráfico é:

a) pudico, rubrica, destruido, Piaui 

b) campo, polens, hifen, abdomens 

c) feiura, pessego, virus, voce 

d) salada, camera, tatu, latex 

e) item, pudico, gratuito, raiz

26. Qual a seqüência acentuada por terminar em encontro vocálico pronunciado como

ditongo crescente?

a) assembléia, caracóis, solidéu e jibóia 

b) Tambaú, Camalaú, Tambaí e açaí 

c) série, pátio, área e tênue 

d) imóveis, pênseis, pudésseis e mísseis 

e) bônus, júri, lápis e tênis

27. Assinale a alternativa em que pelo menos um vocábulo não seja acentuado.

a) abençoo, refens, polen, cipos 

b) tenis, esplendido, voce, portatil 

c) papeis, rubrica, onix, urubu 

Page 12: Questões de Concursos

d) compo-la, leem, Tamanduatei, armazem 

e) apos, climax, sape, saude

28. Analisando as palavras: 1. apóiam, 2. bainha, 3. abençoo, notamos que está/estão

corretamente grafada(s):

a) apenas a palavra n.º 1 

b) apenas a palavra n.º 2 

c) apenas a palavra n.º 3 

d) todas as palavras 

e) n.d.a.

29. Assinale a opção na qual todas as palavras devem ser acentuadas.

a) persegui-lo, candido, benção, estreia 

b) espelho, reporter, interim, arguem 

c) eletron, fluor, eloquente, abençoe 

d) iamos, caiste, vendereis, foramos 

e) impar, itens, arguem, apoia

30. Há erro de acentuação num dos conjuntos seguintes:

a) grátis, jibóia, juriti, altruísmo 

b) aqui, Nobel, também, rubrica 

c) apóio, item, espelho, tênue 

d) ávaro, íngreme, trégua, caráter 

e) circuito, boêmia, ínterim, Nélson

31. A única alternativa que possui, pelo menos, uma palavra indevidamente acentuada

é:

a) fórceps-avícola 

b) lábaro-néctar. 

c) homília-hieróglifo. 

d) ístmo-resfolego 

e) bólido-interim.

32. As palavras que são acentuadas tendo em vista a mesma regra de acentuação

são;

a) emergências - público. 

b) funcionários - obrigatórias. 

c) será - ótimo. 

d) futebolísticos - fazê-lo. 

e) tédio - Constituição.

Page 13: Questões de Concursos

33. O acento gráfico desempenha a mesma função em:

a) carnaúba e história. 

b) petróleo e paciência. 

c) jacarandá e lápis. 

d) glória e está. 

e) mausoléu e líquido.

34. A palavra que pode ser enquadrada em duas diferentes regras de acentuação é:

a) estratégia. 

b) abençôo. 

c) límpido. 

d) refém. 

e) pajé.

35. A alternativa em que todas as palavras estão corretamente acentuadas:

a) atraí-los - bíceps - médiuns - vôos. 

b) jibóia - pegáda - álbuns - Nobél. 

c) três - refém - sôbre - elétrons. 

d) gratuíto - têxtil - rubiácea - pélo (verbo). 

e) revoem - convêm (singular) - mês - pôr (verbo).

36. A alternativa em que nenhuma palavra possui acento gráfico é:

a) item, polens, rubrica. 

b) iras, armazens, tatu. 

c) biquini, preto, lapisinho. 

d) gratuito, juri, raiz. 

e) tematico, uisque, camara.

37. Todas as palavras abaixo admitem dupla prosódia, exceto:

a) acróbata. 

b) sóror. 

c) íbero. 

d) hieróglifo. 

e) xérox.

38. A única palavra indevidamente acentuada é:

a) álcali. 

b) azáfama. 

c) bátega. 

d) azíago. 

e) crisântemo.

Page 14: Questões de Concursos

39. Assinale a palavra que não se acentua segundo a regra das demais:

a) também. 

b) espécies. 

c) início 

d) centenárias. 

e) mistério.

40. A alternativa que possui duas palavras indevidamente acentuadas é:

a) construí-lo / ruína / hífen / fiéis. 

b) álbum / réis / fósseis / tênue. 

c) pólo / pára / reféns / atrás. 

d) rúbrica / herói / bênção / jóvem. 

e) jóquei / mártir / pêlo / vêem.

41. A alternativa em que nenhuma palavra tem acento gráfico é:

a) cadaver-modelo-todo-vezes 

b) toda-flui-orgão-fossil 

c) governo-juri-juriti-cutis 

d) garoa-armazens-polen-caju 

e) item-polens-rubrica-erro

42. A alternativa em que todas as palavras têm acento gráfico é:

a) para-brisa - perdoe - enjoo - preveem. 

b) pudico - polen - pensil - miudo. 

c) ruim - heroina - sutil - interim. 

d) xicara - pode(passado) - hifen - pera (substantivo). 

e) trofeu - coroneis - afoito - carencia.

GABARITO: 1 A / 2 D / 3 B / 4 E / 5 D / 6 B / 7 C / 8 D / 9 D / 10 C / 11 E / 12 A / 13

B / 14 D / 15 D / 16 C / 17 D / 18 B / 19 A / 20 C / 21 A / 22 E / 23 B / 24 B / 25 C / 26

C / 27 C / 28 D / 29 D / 30 D / 31 D / 32 B / 33 B / 34 A / 35 A / 36 A / 37 C / 38 D / 39

A / 40 D / 41 E / 42 D

1. A alternativa em que somente uma das palavras deve receber acento gráfico é:A.Luis, patroa, nuvem B.hifens, item, somente C.arcaico, itens, caju D.seduzi-lo, maracatu, cafezal E.abençoe, saiu, hotel 

2. Das palavras abaixo, uma admite duas formas de justificar o acento gráfico:combustível está três países veículos 

Page 15: Questões de Concursos

3. Assinale a alternativa em que a acentuação das palavras se explica pela mesma regra.fábrica, máquina, ímã saúde, egoísta, atribuí-lo môo, pó, vêm quilômetro, cinqüenta, privilégio hífen, médium, álcool 

4. (ORTOGRAFIA) Há erro de acentuação em:O repórter havia afirmado que a canoa da República andava órfã. Ontem você não pode vir por água no fogo e souberam disso através dos colegas. Rui vem de ônibus, lê o jornal e sempre procura saber o nome dos partidos que retêm o uso do poder. Ainda não soube do porquê de sua desistência do vôo de ontem "Deus te abençoe" era o grito de pára que acalmava a meninada na hora de dormir. 

5. A alternativa em que todas as palavras recebem acento gráfico é:pudico, rubrica, destruido, Piaui campo, polens, hifen, abdomens feiura, pessego, virus, voce salada, camera, tatu, latex item, pudico, gratuito, raiz 

6. Qual a seqüência acentuada por terminar em encontro vocálico pronunciado como ditongo crescente?assembléia, caracóis, solidéu e jibóia Tambaú, Camalaú, Tambaí e açaí série, pátio, área e tênue imóveis, pênseis, pudésseis e mísseis bônus, júri, lápis e tênis 

7. Assinale a alternativa em que pelo menos um vocábulo não seja acentuado.abençoo, refens, polen, cipos tenis, esplendido, voce, portatil papeis, rubrica, onix, urubu compo-la, leem, Tamanduatei, armazem apos, climax, sape, saude 

8. Analisando as palavras: 1. Apoiam, 2. bainha, e 3. abençoo, notamos que está/estão corretamente grafada(s):apenas a palavra n.º 1 apenas a palavra n.º 2 apenas a palavra n.º 3 todas as palavras n.d.a. 

9. Assinale a opção na qual todas as palavras devem ser acentuadas.persegui-lo, candido, benção, estreia espelho, reporter, interim, arguem eletron, fluor, eloquente, abençoe iamos, caiste, vendereis, foramos impar, itens, arguem, apoia 

10. Há erro de acentuação num dos conjuntos seguintes:grátis, jibóia, juriti, altruísmo 

Page 16: Questões de Concursos

aqui, Nobel, também, rubrica apóio, item, espelho, tênue ávaro, íngreme, trégua, caráter circuito, boêmia, ínterim, Nélson 

11. (ORTOGRAFIA) A única alternativa que possui, pelo menos, uma palavra indevidamente acentuada é:fórceps-avícola lábaro-néctar. homília-hieróglifo. ístmo-resfolego bólido-interim. 

12. As palavras que são acentuadas tendo em vista a mesma regra de acentuação são;emergências - público. funcionários - obrigatórias. será - ótimo. futebolísticos - fazê-lo. tédio - Constituição. 

13. O acento gráfico desempenha a mesma função em:carnaúba e história. petróleo e paciência. jacarandá e lápis. glória e está. mausoléu e líquido. 

14. A palavra que pode ser enquadrada em duas diferentes regras de acentuação éestratégia. abençôo. límpido. refém. pajé. 

15. A alternativa em que todas as palavras estão corretamente acentuadas:atraí-los - bíceps - médiuns - vôos. jibóia - pegáda - álbuns - Nobél. três - refém - sôbre - elétrons. gratuíto - têxtil - rubiácea - pélo (verbo). revoem - convêm (singular) - mês - pôr (verbo). 

16. (ORTOGRAFIA) A alternativa em que nenhuma palavra possui acento gráfico é:item, polens, rubrica. iras, armazens, tatu. biquini, preto, lapisinho. gratuito, juri, raiz. tematico, uisque, camara. 

17. Todas as palavras abaixo admitem dupla prosódia, exceto:acróbata. sóror. íbero. hieróglifo. xérox. 

Page 17: Questões de Concursos

18. A única palavra indevidamente acentuada é:álcali. azáfama. bátega. azíago. crisântemo. 

19. (ORTOGRAFIA) Assinale a palavra que não se acentua segundo a regra das demais:também. espécies. início. centenárias. mistério. 

20. A alternativa que possui duas palavras indevidamente acentuadas é:construí-lo / ruína / hífen / fiéis. álbum / réis / fósseis / tênue. pólo / pára / reféns / atrás. rúbrica / herói / bênção / jóvem. jóquei / mártir / pêlo / vêem. 

Gabarito 1. A  2. E  3. B  4. B  5. C  6. C  7. C  8. E  9. D  10. D  11. D  12. B  13. B  14. A  15. A  16. A  17. C  18. D  19. A  20. D 

1. A alternativa em que nenhuma palavra tem acento gráfico é:cadaver-modelo-todo-vezes toda-flui-orgão-fossil governo-juri-juriti-cutis garoa-armazens-polen-caju item-polens-rubrica-erro 

2. (ORTOGRAFIA) A alternativa em que todas as palavras têm acento gráfico é:para-brisa - perdoe - enjoo - preveem. pudico - polen - pensil - miudo. ruim - heroina - sutil - interim. xicara - pode(passado) - hifen - pera (substantivo). trofeu - coroneis - afoito - carencia. 

3. Estão corretamente empregadas as palavras na frase:Receba meus cumprimentos pelo seu aniversário. Ele agiu com muita descrição. O pião conseguiu o primeiro lugar na competição. Ele cantou uma área belíssima. Utilizamos as salas com exatidão. 

4. Todas as alternativas são verdadeiras quanto ao emprego da inicial maiúscula, exceto:Nos nomes dos meses quando estiverem nas datas. No começo de período, verso ou alguma citação direta. Nos substantivos próprios de qualquer espécie Nos nomes de fatos históricos dos povos em geral. Nos nomes de escolas de qualquer natureza. 

Page 18: Questões de Concursos

5. Indique a única seqüência em que todas as palavras estão grafadas corretamente:fanatizar - analizar - frizar. fanatisar - paralizar - frisar. banalizar - analisar - paralisar. realisar - analisar - paralizar. utilizar - canalisar - vasamento. 

6. A forma dual que apresenta o verbo grafado incorretamente é:hidrólise - hidrolisar. comércio - comercializar. ironia - ironizar. catequese - catequisar. análise - analisar. 

7. Quanto ao emprego de iniciais maiúsculas, assinale a alternativa em que não há erro de grafia:A Baía de Guanabara é uma grande obra de arte da Natureza. Na idade média, os povos da América do Sul não tinham laços de amizade com a Europa. Diz um provérbio árabe: "a agulha veste os outros e vive nua." "Chegam os magos do Oriente, com suas dádivas: ouro, incensos e mirra " (Manuel Bandeira). A Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, foi ornamentada na época de natal. 

8. Marque a opção cm que todas as palavras estão grafadas corretamente:enxotar - trouxa - chícara. berinjela - jiló - gipe. passos - discursão - arremesso. certeza - empresa - defesa. nervoso - desafio - atravez. 

9. (ORTOGRAFIA) A alternativa que apresenta erro(s) de ortografia é:O experto disse que fora óleo em excesso. O assessor chegou à exaustão. A fartura e a escassez são problemáticas. Assintosamente apareceu enxarcado na sala. Aceso o fogo, uma labareda ascendeu ao céu. 

10. Assinale a opção cm que a palavra está incorretamente grafada:duquesa. magestade. gorjeta. francês. estupidez. 

11. Dos pares de palavras abaixo, aquele em que a segunda não se escreve com a mesma letra sublinhada na primeira é:vez / reve___ar. propôs / pu__ eram. atrás / retra __ ado. cafezinho/ blu __ inha. esvaziar / e___ tender. 

Page 19: Questões de Concursos

12. Indique o item em que todas as palavras devem ser preenchidas com x:pran__a / en__er / __adrez. fei__e / pi__ar / bre__a. __utar / frou__o / mo__ila. fle__a / en__arcar / li__ar. me__erico / en__ame / bru__a. 

13. (ORTOGRAFIA) Todas as palavras estão com a grafia correta, exceto:dejeto. ogeriza. vadear. iminente. vadiar. 

14. A alternativa que apresenta palavra grafada incorretamente é:fixação - rendição - paralisação. exceção - discussão - concessão. seção - admissão - distensão. presunção - compreensão - submissão. cessão - cassação - excurção. 

Nas questões 13, 14 e 15, assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:

15. analizar-economizar-civilizar. receoso-prazeirosamente-silvícola. tábua-previlégio-marquês. pretencioso-hérnia-majestade. flecha-jeito-ojeriza. 

16. atrasado-princesa-paralisia. poleiro-pagem-descrição. criação-disenteria-impecilho. enxergar-passeiar-pesquisar batizar-sintetizar-sintonisar. 

17. tijela-oscilação-ascenção. richa-bruxa-bucha. berinjela-lage-majestade. enxada-mixto-bexiga. gasolina-vaso-esplêndido. 

18. Marque a única palavra que se escreve sem o h:omeopatia. umidade. umor. erdeiro. iena. 

Gabarito 1. E  2. D  3. A  4. A  5. C  6. D  7. D  8. D  9. D  10. B  11. D  12. E  13. B  14. E  15. E  16. A  17. E  18. B 

Page 20: Questões de Concursos

Morfologia

Classes de Palavras

1. A alternativa que apresenta classes de palavras cujos sentidos podem ser

modificados pelo advérbio são:

a) adjetivo - advérbio - verbo. 

b) verbo - interjeição - conjunção. 

c) conjunção - numeral - adjetivo. 

d) adjetivo - verbo - interjeição. 

e) interjeição - advérbio - verbo.

2. Das palavras abaixo, faz plural como "assombrações"

a) perdão. 

b) bênção. 

c) alemão. 

d) cristão. 

e) capitão.

3. Na oração "Ninguém está perdido se der amor...", a palavra grifada pode ser

classificada como:

a) advérbio de modo. 

b) conjunção adversativa. 

c) advérbio de condição. 

d) conjunção condicional. 

e) preposição essencial.

4. Marque a frase em que o termo destacado expressa circunstância de causa:

a) Quase morri de vergonha. 

b) Agi com calma. 

c) Os mudos falam com as mãos. 

d) Apesar do fracasso, ele insistiu. 

e) Aquela rua é demasiado estreita.

5. "Enquanto punha o motor em movimento." O verbo destacado encontra-se no:

a) Presente do subjuntivo. 

b) Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo. 

c) Presente do indicativo. 

d) Pretérito mais-que-perfeito do indicativo. 

e) Pretérito imperfeito do indicativo.

Page 21: Questões de Concursos

6. Aponte a opção em que muito é pronome indefinido:

a) O soldado amarelo falava muito bem. 

b) Havia muito bichinho ruim. 

c) Fabiano era muito desconfiado. 

d) Fabiano vacilava muito para tomar decisão. 

e) Muito eficiente era o soldado amarelo.

7 . A flexão do número incorreta é:

a) tabelião - tabeliães. 

b) melão - melões 

c) ermitão - ermitões. 

d) chão - chãos. 

e) catalão - catalões.

8. Dos verbos abaixo apenas um é regular, identifique-o:

a) pôr. 

b) adequar. 

c) copiar. 

d) reaver. 

e) brigar.

9. A alternativa que não apresenta erro de flexão verbal no presente do indicativo é:

a) reavejo (reaver). 

b) precavo (precaver). 

c) coloro (colorir). 

d) frijo (frigir). 

e) fedo (feder).

10. A classe de palavras que é empregada para exprimir estados emotivos:

a) adjetivo. 

b) interjeição. 

c) preposição. 

d) conjunção. 

e) advérbio.

11. Todas as formas abaixo expressam um tamanho menor que o normal, exceto:

a) saquitel. 

b) grânulo. 

c) radícula. 

d) marmita. 

e) óvulo.

Page 22: Questões de Concursos

12. Em "Tem bocas que murmuram preces...", a seqüência morfológica é:

a) verbo-substantivo-pronome relativo-verbo-substantivo. 

b) verbo-substantivo-conjunção integrante-verbo-substantivo. 

c) verbo-substantivo-conjunção coordenativa-verbo-adjetivo. 

d) verbo-adjetivo-pronome indefinido-verbo-substantivo. 

e) verbo-advérbio-pronome relativo-verbo-substantivo.

13. A alternativa que possui todos os substantivos corretamente colocados no plural é:

a) couve-flores / amores-perfeitos / boas-vidas. 

b) tico-ticos / bem-te-vis / joões-de-barro. 

c) terças-feiras / mãos-de-obras / guarda-roupas. 

d) arco-íris / portas-bandeiras / sacas-rolhas. 

e) dias-a-dia / lufa-lufas / capitães-mor.

14. "...os cipós que se emaranhavam..." . A palavra sublinhada é:

a) conjunção explicativa. 

b) conjunção integrante. 

c) pronome relativo. 

d) advérbio interrogativo. 

e) preposição acidental.

15. Indique a frase em que o verbo se encontra na 2ª pessoa do singular do imperativo

afirmativo:

a) Faça o trabalho. 

b) Acabe a lição. 

c) Mande a carta. 

d) Dize a verdade. 

e) Beba água filtrada.

16. Em "Escrever é alguma coisa extremamente forte, mas que pode me trair e me

abandonar.", as palavras grifadas podem ser classificadas como, respectivamente:

a) pronome adjetivo - conjunção aditiva. 

b) pronome interrogativo - conjunção aditiva. 

c) pronome substantivo - conjunção alternativa. 

d) pronome adjetivo - conjunção adversativa. 

e) pronome interrogativo - conjunção alternativa.

17. Marque o item em que a análise morfológica da palavra sublinhada não está

correta:

a) Ele dirige perigosamente - (advérbio). 

b) Nada foi feito para resolver a questão - (pronome indefinido). 

c) O cantar dos pássaros alegra as manhãs - (verbo). 

Page 23: Questões de Concursos

d) A metade da classe já chegou - (numeral). 

e) Os jovens gostam de cantar música moderna - (verbo).

18. Quanto à flexão de grau, o substantivo que difere dos demais é:

a) viela. 

b) vilarejo. 

c) ratazana. 

d) ruela. 

e) sineta.

19. Está errada a flexão verbal em:

a) Eu intervim no caso. 

b) Requeri a pensão alimentícia. 

c) Quando eu ver a nova casa, aviso você 

d) Anseio por sua felicidade. 

e) Não pudeste falar.

20. Das classes de palavra abaixo, as invariáveis são:

a) interjeição - advérbio - pronome possessivo. 

b) numeral - substantivo - conjunção. 

c) artigo - pronome demonstrativo - substantivo. 

d) adjetivo - preposição - advérbio. 

e) conjunção - interjeição - preposição.

21. Todos os verbos abaixo são defectivos, exceto:

a) abolir. 

b) colorir. 

c) extorquir. 

d) falir. 

e) exprimir.

22. O substantivo composto que está indevidamente escrito no plural é:

a) mulas-sem-cabeça. 

b) cavalos-vapor. 

c) abaixos-assinados. 

d) quebra-mares. 

e) pães-de-ló.

23. A alternativa que apresenta um substantivo invariável e um variável,

respectivamente, é:

a) vírus - revés. 

b) fênix - ourives. 

Page 24: Questões de Concursos

c) ananás - gás. 

d) oásis - alferes. 

e) faquir - álcool.

24. "Paula mirou-se no espelho das águas": Esta oração contém um verbo na voz:

a) ativa. 

b) passiva analítica. 

c) passiva pronominal. 

d) reflexiva recíproca. 

e) reflexiva.

25. O único substantivo que não é sobrecomum é:

a) verdugo. 

b) manequim. 

c) pianista. 

d) criança. 

e) indivíduo.

26. A alternativa que apresenta um verbo indevidamente flexionado no presente do

subjuntivo é:

a) vade. 

b) valham. 

c) meçais. 

d) pulais. 

e) caibamos.

27. A alternativa que apresenta uma flexão incorreta do verbo no imperativo é:

a) dize. 

b) faz. 

c) crede. 

d) traze. 

e) acudi.

28. A única forma que não corresponde a um particípio é:

a) roto. 

b) nato. 

c) incluso. 

d) sepulto. 

e) impoluto.

29. Na frase: "Apieda-te qualquer sandeu", a palavra sandeu (idiota, imbecil) é um

substantivo:

Page 25: Questões de Concursos

a) comum, concreto e sobrecomum 

b) concreto, simples e comum de dois gêneros. 

c) simples, abstrato e feminino. 

d) comum, simples e masculino 

e) simples, abstrato e masculino.

30. A alternativa em que não há erro de flexão do verbo é:

a) Nós hemos de vencer. 

b) Deixa que eu coloro este desenho. 

c) Pega a pasta e a flanela e pole o meu carro. 

d) Eu reavi o meu caderno que estava perdido. 

e) Aderir, eu adiro; mas não é por muito tempo!

31. Em "Imaginou-o, assim caído..." a palavra destacada, morfologicamente e

sintaticamente, é:

a) artigo e adjunto adnominal. 

b) artigo e objeto direto. 

c) pronome oblíquo e objeto direto. 

d) pronome oblíquo e adjunto adnominal. 

e) pronome oblíquo e objeto indireto.

32. O item em que temos um adjetivo em grau superlativo absoluto é:

a) Está chovendo bastante. 

b) Ele é um bom funcionário. 

c) João Brandão é mais dedicado que o vigia. 

d) Sou o funcionário mais dedicado da repartição. 

e) João Brandão foi tremendamente inocente.

33. A alternativa em que o verbo abolir está incorretamente flexionado é:

a) Tu abolirás. 

b) Nós aboliremos. 

c) Aboli vós. 

d) Eu abolo. 

e) Eles aboliram.

34. A alternativa em que o verbo "precaver" está corretamente flexionado é:

a) Eu precavejo. 

b) Precavê tu. 

c) Que ele precavenha. 

d) Eles precavêm. 

e) Ela precaveu.

Page 26: Questões de Concursos

35. A única alternativa em que as palavras são, respectivamente, substantivo abstrato,

adjetivo biforme e preposição acidental é:

a) beijo-alegre-durante 

b) remédio-inteligente-perante 

c) feiúra-lúdico-segundo 

d) ar-parco-por 

e) dor-veloz-consoante

GABARITO CLASSES DE PALAVRAS:1 A / 2 A / 3 D / 4 A / 5 E / 6 B / 7 E / 8 E / 9 D

/ 10 B / 11 D / 12 A / 13 B / 14 C / 15 D / 16 D / 17 C / 18 C / 19 C / 20 E / 21 E / 22 C /

23 A / 24 E / 25 C / 26 D / 27 B / 28 D / 29 D / 30 E / 31 C / 32 E / 33 D / 34 E / 35 C

Flexão Nominal

1. (CESGRANRIO) Assinale o par de vocábulos que formam o plural como órfão e mata-burro, respectivamente: a) cristão / guarda-roupa b) questão / abaixo-assinado c) alemão / beija-flor d) tabelião / sexta-feira e) cidadão / salário-família

2. (U-UBERLÂNDIA) Relativamente à concordância dos adjetivos compostos indicativos de cor, uma, dentre as seguintes, está errada. Qual?

a) saia amarelo-ouro b) papel amarelo-ouro c) caixa vermelho-sangue d) caixa vermelha-sangue e) caixas vermelho-sangue

3. (ITA) Indique a frase correta: a) Mariazinha e Rita são duas leva-e-trazes. b) Os filhos de Clotilde são dois espalhas-brasas. c) O ladrão forçou a porta com dois pés-de-cabra. d) Godofredo almoçou duas couves-flor. e) Alfredo e Radagásio são dois gentilhomens.

4. (BB) Flexão incorreta: a) os cidadãos b) os açúcares c) os cônsules d) os tóraxes e) os fósseis

Page 27: Questões de Concursos

5. (BB) Mesma pronúncia de "bolos": a) tijolos d) fornos b) caroços e) rostos c) olhos

6. (BB) Não varia no plural: a) tique-taque d) pára-lama b) guarda-comida e) cola-tudo c) beija-flor

7. (EPCAR) Está mal flexionado o adjetivo na alternativa: a) Tecidos verde-olivas b) Festas cívico-religiosas c) Guardas noturnos luso-brasileiros d) Ternos azul-marinho e) Vários porta-estandartes

8. (UF-UBERLÂNDIA) Na sentença "Há frases que contêm mais beleza do que verdade", temos grau: a) comparativo de superioridade b) superlativo absoluto sintético c) comparativo de igualdade d) superlativo relativo e) superlativo por meio de acréscimo de sufixo

9. (MACK) Assinale a alternativa em que a flexão do substantivo composto está errada: a) os pés-de-chumbo d) os cavalos-vapor b) os corre-corre e) os vaivéns

c) as públicas-formas

10. (UM-SP) Aponte a alternativa em que haja erro quanto à flexão do nome composto: a) vice-presidentes, amores-perfeitos, os bota-fora b) tico-ticos, salários-família, obras-primas c) reco-recos, sextas-feiras, sempre-vivas d) pseudo-esferas, chefes-de-seção, pães-de-ló e) pisca-piscas, cartões-postais, mulas-sem-cabeças

11. (UF-PR) I - O cônjuge se aproximou. II - O servente veio atender-nos. III - O gerente chegou cedo. Não está claro se é homem ou mulher: a) no primeiro período b) no segundo período c) no terceiro período d) no primeiro e no segundo períodos e) no segundo e no terceiro períodos

Page 28: Questões de Concursos

12. (UM-SP) Em qual das alternativas colocaríamos o artigo definido feminino para todos os substantivos? a) sósia - doente - lança-perfume b) dó - telefonema - diabetes c) clã - eclipse - pijama d) cal - elipse - dinamite e) champanha - criança - estudante

13. (CFET-PR) Assinale a alternativa que contém o superlativo dos seguintes adjetivos: nobre, pobre, doce, amável, sagrado: a) nobérrimo, paupérrimo, docíssimo, amabilíssimo, sagradíssimo b) nobilíssimo, paupérrimo, dulcíssimo, amabilíssimo, sacratíssimo c) nobilíssimo, pobréssimo, docíssimo, amavelíssimo, sagradíssimo d) nobérrimo, paupérrimo, docérrimo, amabilíssimo, sagradíssimo e) nobilíssimo, pobríssimo, docíssimo, amavelíssimo, sagradíssimo

14. (MACK) Os plurais de vice-rei, porta-estandarte, navio-escola e baixo-relevo são: a) vice-reis, porta-estandartes, navios-escola, baixos-relevo b) vice-reis, portas-estandartes, navios-escola, baixos-relevo c) vices-reis, porta-estandartes, navios-escola, baixo-relevos d) vice-reis, porta-estandartes, navio-escolas, baixos-relevos e) vice-reis, porta-estandartes, navios-escola, baixos-relevos

15. (ITA) Especifique o que estiver totalmente correto (quanto ao grau): a. "cruíssimo" é o grau superlativo de "cruel" e de "cru". b. Muitas vezes o diminutivo tem valor depreciativo: mãezinha, papelucho, rapazelho, casulo, camisola. c. Deixaram de ter valor de grau aumentativo ou diminutivo: portão, cordel, cafezinho, mocinho, pequenininho. d. Em linguagem precisa são aceitáveis as expressões mais paralelo que, mais oval, redondíssimo. e. Em todas as alternativa há erros.

16. (PUC) Adjetivo no grau superlativo relativo ocorre em: a. Acrescento que nada mais bonito existe do que um barco a vela. b. E havia também as casas dos pobres do outro lado, construções muito admiráveis no ar. c. O milagre da pobreza é sempre o mais novo e o mais cálido de todos os milagres. d. O maior barco a vela seguia o caminho invisível do vento. e. O domingo se aquietara, quando passou zunindo um automóvel vermelho.

17. (FMU) Os plurais álcoois, caracteres e anões, respectivamente de álcool, caráter e anão são: a) todos corretos d) incorretos os dois últimos b) todos incorretos e) correto o primeiro e o último c) corretos os dois últimos

18. (UF-PR) As frases deverão ter suas lacunas preenchidas conforme o modelo: A lua não é constante - é inconstante. Assim: Apresentou uma redação sem mácula: uma redação .......

Page 29: Questões de Concursos

Um argumento sem defesa: um argumento ....... Aquela casa não é habitada: é ....... Meu amigo não tem habilidade: é ....... O rapaz não foi escrupuloso: foi .......

a) imaculada, indefensável, inabitável, inabilitado, desescrupuloso b) imaculável, indefensível, inabitável, inabilitado, desescrupuloso c) imaculada, indefensível, inabitada, inábil, desescrupuloso d) imaculável, indefensável, inabitável, inábil, inescrupuloso e) imaculada, indefensável, inabitada, inábil, inescrupuloso

19. (FMU) Nas orações: "Este livro é melhor do que aquele"; "Este livro é mais lido que aquele", há os graus comparativos: a) de superioridade, respectivamente sintético e analítico b) de superioridade, ambos analíticos c) de superioridade, ambos sintéticos d) relativos e) superlativos

20. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que ambos os termos não admitem flexão de gênero: a) inglesa pálida d) semelhante criatura b) jovem leitor e) moça ideal c) alguns mestres

21. (OBJETIVO) Uma das palavras apresenta erro de flexão, indique a alternativa: a) porta-bandeiras, mapas-múndi d) guarda-civis, afro-brasileiros b) salvos-condutos, papéis-moeda e) mãos-de-obra, obras-primas c) salários-família, vice-diretores

22. (OBJETIVO) O plural de "qualquer capitão-mor português" é: a) quaisquer capitães-mores portugueses b) quaisquer capitãos-mores portugueses c) quaisquer capitão-mores portugueses d) qualquer capitãos-mores portugueses e) quaisquer capitães-mor portugueses

23. (UBERLÂNDIA) Dentre os plurais de nomes compostos aqui relacionados, há um que está errado. Qual? a) escolas-modelo d) guardas-noturnos b) quebra-nozes e) redatores-chefes c) chefes-de-sessões

24. (ETF-SP) Assinalar a forma correta do plural de "O cristão vê, no cesto, apenas um peixinho e um pãozinho": a) Os cristãos vêem nos cestos apenas uns peixinhos e uns pãezinhos. b) Os cristões vêm nos cestos apenas uns peixinhos e uns pãezinhos. c) Os cristãos vêm nos cestos apenas uns peixinhos e uns pãozinhos. d) Os cristãos vêem nos cestos apenas uns peixinhos e uns pãozinhos. e) Os cristães vêem nos cestos apenas uns peixinhos e uns pãozinhos.

Page 30: Questões de Concursos

25. (UFF) Assinale a única série de duplas singular-plural em que existe uma forma incorreta: a) cidadão - cidadões d) corrimão - corrimões b) cônsul - cônsules e) olho-de-sogra - olhos-de-sogra c) projetil - projetis

26. (CARLOS CHAGAS) Assinale a alternativa em que as formas do plural de todos os substantivos se apresentam de maneira correta: a) alto-falantes, coraçãozinhos, afazeres, víveres b) espadas, frutas-pão, pé-de-moleques, peixe-bois c) vaivéns, animaizinhos, beija-flores, águas-de-colônia d) animalzinhos, vaivéns, salários-família, pastelzinhos e) guardas-chuvas, guarda-costas, guardas-civis, couves-flores

27. (TRE-RJ) Segue a mesma regra de formação do plural de cidadão o seguinte substantivo: a) botão d) tabelião b) vulcão e) escrivão c) cristãos

28. (TRE-MG) O elemento mórfico sublinhado não é desinência de gênero, que marca o feminino, em: a) tristonha d) perdedoras b) mestra e) loba c) telefonema

29. (SÃO JUDAS) O plural de blusa verde-limão, calça azul pavão e blusão vermelho-cereja é: a) blusas verde-limões, calças azul-pavões, blusões vermelho-cerejas b) blusas verde-limões, calças azul-pavões, blusões vermelhos-cerejas c) blusas verde-limão, calças azul-pavão, blusões vermelho-cereja d) blusas verde-limão, calças azuis-pavão, blusões vermelhas-cereja e) blusas verde-limão, calças azuis-pavão, blusões vermelho-cereja

30. (UM-SP) Aponte a frase que não contenha um substantivo empregado no grau diminutivo: a. Coleciono corpúsculos significativos por princípios óbvios da minha natureza. b. Faça questiúnculas somente se forem suficientes para a formação de idéias essenciais. c. Os silvícolas optaram pelo uso da linguagem fundamental em gestos e expressões. d. O chuvisco contínuo de gracejos sentimentais perturba-me a mente cansada. e. Esses versículos poderão complicar sua relação com os visitantes de má política.

31. (UM-SP) Em qual das alternativas todas as palavras pertencem ao gênero masculino? a) dinamite, agiota, trema, cal b) dilema, perdiz, tribo, axioma c) eclipse, telefonema, dó, aroma d) estratagema, bílis, omoplata, gengibre e) sistema, guaraná, rês, anátema

Page 31: Questões de Concursos

32. (UM-SP) Os femininos de monge, duque, papa e profeta são: a) monja, duqueza, papisa, profetisa b) freira, duqueza, papiza, profetisa c) freira, duquesa, papisa, profetisa d) monja, duquesa, papiza, profetiza e) monja, duquesa, papisa, profetisa

33. (UM-SP) Assinale o período que não contém um substantivo sobrecomum: a. Ele foi a testemunha ocular do crime naquela polêmica reunião. b. Aquela jovem ainda conserva a ingenuidade meiga e dócil da criança. c. A intérprete morreu mantendo-se como um ídolo indestrutível na memória de seus admiradores. d. As famílias desestruturam-se quando os cônjuges agem sem consciência. e. O pianista executou com melancolia e suavidade a sinfonia preferida pela platéia.

34. (UM-SP) Assinale a alternativa correta quanto ao gênero das palavras: a) A lança-perfume foi proibida no carnaval. b) Os observadores terrestres esperavam atentos a eclipse da Lua. c) A gengibre é uma erva de grande utilidade medicinal. d) A dinamite é um explosivo à base de nitroglicerina. e) n.d.a.

35. (UM-SP) Indique o período que não contém um substantivo no grau diminutivo: a. Todas as moléculas foram conservadas com as propriedades particulares, independentemente da atuação do cientista. b. O ar senhoril daquele homúnculo transformou-o no centro das atenções na tumultuada assembléia. c. Através da vitrine da loja, a pequena observava curiosamente os objetos decorativos expostos à venda, por preço bem baratinho. d. De momento a momento, surgiam curiosas sombras e vultos apressados na silenciosa viela. e. Enquanto distraía as crianças, a professora tocava flautim, improvisando cantigas alegres e suaves.

36. (UM-SP) Numa das seguintes frases, há uma flexão de plural errada: a) Os escrivães serão beneficiados por esta lei. b) O número mais importante é o dos anõezinhos. c) Faltam os hifens nesta relação de palavras. d) Fulano e Beltrano são dois grandes caráteres. e) Os répteis são animais ovíparos.

37. (FESP) Nesta relação de palavras: cônjuge, criança, cobra e cliente, temos: a) dois substantivos sobrecomuns, dois epicenos e um comum de dois b) dois substantivos sobrecomuns, um epiceno e um comum de dois c) um substantivo sobrecomum, dois epicenos e um comum de dois d) dois substantivos comum de dois e dois sobrecomuns e) três substantivos comum de dois e um epiceno

38. (FMU) O plural dos substantivos de couve-flor, pão-de-ló e amor-perfeito é: a) couves-flores, pães-de-ló, amores-perfeitos

Page 32: Questões de Concursos

b) couves-flor, pão-de-lós, amores-perfeitos c) couves-flores, pão-de-lós, amores-perfeitos d) couves-flores, pães-de-lós, amor-perfeitos e) couves-flores, pão-de-lós, amor-perfeitos

39. (FUVEST) Assinale a alternativa em que está correta a forma do plural: a) júnior júniors d) mal maus b) gavião gaviães e) atlas atlas c) fuzil fusíveis

40. (UEPG-PR) Palavras que, originalmente diminutivos ou aumentativos, perderam essa acepção e se constituem hoje em formas normais, independentes do termo derivante: a) pratinho, papelzinho, livreco, barcaça b) tampinha, cigarrilha, estantezinha, elefantão c) cartão, flautim, lingüeta, cavalete d) chapelão, bocarra, vidrinho, martelinho e) palhacinho, narigão, beiçorra, boquinha

41. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que todos os adjetivos não se flexionam em gênero: a) delgado, móbil e forte d) brilhante, agradável e esbelto b) oval, preto e simples e) imóvel, curto e superior c) feroz, exterior e enorme

42. (TTN) Há erro de flexão no item: a. "A pessoa humana é vivência das condições espaço-temporais." (L.M. de Almeida) b. A família Caymmi encontra paralelo com dois clãs do cinema mundial. c. Hábeis artesãos utilizam técnicas sofisticadíssimas no trabalho com metais. d. Nos revés da vida precisa-se de coragem para manter a vontade de ser feliz. e. Ainda hoje alguns cânones da Igreja são discutidos por muitos fiéis.

43. (UEPG-PR) A frase em que o adjetivo está no grau superlativo relativo de superioridade é: a) Estes operários são capacíssimos. b) O quarto estava escuro como a noite! c) Não sou menos digno que meus pais. d) Aquela mulher é podre de rica! e) Você foi o amigo mais sincero que eu tive.

44. (UNIRIO) Assinale o item em que houve erro na flexão do nome composto: a) As touceiras verde-amarelas enfeitavam a campina. b) Os guarda-roupas são de boa qualidade. c) Na fazenda, havia muitos tatus-bola. d) No jogo de contra-ataques, vence a melhor equipe física. e) Os livros iberos-americanos são de fácil importação.

45. (FEI-SP) Assinale a alternativa errada quanto ao superlativo erudito: a) amargo - amaríssimo / cruel - crudelíssimo b) pobre - paupérrimo / livre - libérrimo

Page 33: Questões de Concursos

c) negro - negríssimo / doce - dulcíssimo d) sagrado - sacratíssimo / feroz - ferocíssimo e) magro - macérrimo / nobre - nobilíssimo

46. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que um dos termos não admite flexão de gênero e número: a) qualquer estudioso d) nenhum pesquisador b) cidadão inadvertido e) cientista alienado c) menos desenvolvido

47. (FATEC) Indique a alternativa em que não é atribuída a idéia de superlativo ao adjetivo: a) É uma idéia agradabilíssima. b) Era um rapaz alto, alto, alto. c) Saí de lá hipersatisfeito. d) Almocei tremendamente bem. e) É uma moça assustadoramente alta.

48. (TRE-SP) As crianças colhiam .......... e .......... no jardim. a) amor-perfeitos - sempres-vivas b) amor-perfeitos - sempre-vivas c) amores-perfeitos - sempre-vivas d) amores-perfeitos - sempres-vivas e) amor-perfeitos - sempres-viva

49. (TRE-SP) Os .......... requereram aumento dos .......... . a) escrivãos - salários-família b) escrivães - salários-famílias c) escrivães - salário-famílias d) escrivães - salários-família e) escrivãos - salários-famílias

50. (TRE-SP) Será que esses .......... precisam ter as firmas reconhecidas por ..........? a) abaixo-assinados - tabeliães b) abaixos-assinados - tabeliães c) abaixos-assinado - tabeliões d) abaixos-assinados - tabeliões e) abaixo-assinados - tabeliãos

51. (TRE-SP) Sua carreira foi sempre muito desigual e cheia de .......... . a) vaisvéns d) vais-e-vens b) vaisvém e) vai-vens c) vaivéns

52. (TRE-RJ) A alternativa em que o substantivo e o adjetivo composto formam o plural, respectivamente, como "além-mar" e "anglo-saxão" , é: a) furta-cor / verde-oliva b) alto-falante / surdo-mudo c) cola-tudo / sino-soviético

Page 34: Questões de Concursos

d) guarda-civil / azul-marinho e) abaixo-assinado / vermelho-claro

53. (FALM-PR) Identifique o substantivo que só se usa no plural: a) lápis d) ônibus b) pires e) idos c) tênis

54. (TRE-MT) O termo que não faz o plural como cidadão é: a) limão d) espertalhão b) órgão e) balão c) guardião

55. "... o tupi-guarani, língua originalíssima, aglutinante, é verdade, mas a que o polissintetismo dá muitas feições de riqueza...". Originalíssima é adjetivo no grau: a) absoluto analítico d) comparativo de superioridade b) absoluto sintético e) comparativo de igualdade c) relativo de superioridade

GABARITO: FLEXÃO NOMINAL

1 - A 15 - E 29 - C 43 - E

2 - D 16 - C 30 - C 44 - E

3 - C 17 - A 31 - C 45 - C

4 - D 18 - E 32 - E 46 - C

5 - E 19 - A 33 - E 47 - D

6 - E 20 - D 34 - D 48 - C

7 - A 21 - D 35 - C 49 - D

8 - A 22 - A 36 - D 50 - A

9 - B 23 - C 37 - B 51 - C

10 - E 24 - A 38 - A 52 - E

11 - A 25 - A 39 - E 53 - E

12 - D 26 - C 40 - C 54 - E

13 - B 27 - C 41 - C 55 - B

14 - E 28 - C 42 - D

Flexão Verbal

Page 35: Questões de Concursos

1. Preencha os espaços, flexionando os verbos indicados nos parênteses no PRESENTE DO SUBJUNTIVO. Respeite as normas de concordância. Para que se _____ (construir) uma nova educação, é necessário que a escola se _____ (adaptar) à realidade social, que seus objetivos _____ (propor) uma nova visão de mundo, que suas ações não _____ (impedir) a liberdade de pensar, mas _____ (favorecer) o desenvolvimento do senso crítico.

2. Nas frases: 1. "ACELERE, feminista!" 2. "Talvez a saída SEJA fazer como um amigo meu." 3. "Na menor brecadinha, SERIA uma batida na certa." 4. "... deixei que todas PAGASSEM a conta inteira."

Os verbos em maiúsculo estão, respectivamente, no: a) imperativo afirmativo; presente do subjuntivo; futuro do pretérito do indicativo; pretérito imperfeito do subjuntivo; b) imperativo afirmativo; imperativo afirmativo; futuro do presente do indicativo; presente do indicativo; c) presente do indicativo; presente do subjuntivo; futuro do pretérito do indicativo; pretérito imperfeito do subjuntivo; d) presente do subjuntivo; imperativo afirmativo; futuro do pretérito do indicativo; pretérito imperfeito do subjuntivo; e) imperativo afirmativo; presente do subjuntivo; futuro do pretérito do indicativo; presente do indicativo.

3. "Cale-se ou expulso a senhora da sala".

Assinale a alternativa em que conjuga erradamente o imperativo: a) cala-te / não te cales b) cale-se / não se cale c) calemo-nos / não nos calemos d) calai-vos / não vos calais e) calem-se / não se calem

4. "...TENDO antes o cuidado de FECHAR a porta da rua e RETIRAR a chave, como ele FIZERA com a da despensa."

Os verbos em letra maiúscula identificam-se, respectivamente, com: a) infinitivo, gerúndio, gerúndio, pretérito perfeito. b) gerúndio, infinitivo, infinitivo, pretérito mais que perfeito. c) gerúndio, pretérito imperfeito infinitivo, presente. d) gerúndio, futuro do presente do subjuntivo, infinitivo, pretérito mais que perfeito. e) infinitivo, infinitivo, gerúndio, futuro do presente do subjuntivo.

5. "Vêem o que lá não está".

Assinale a forma errada do imperativo afirmativo: a) Vê tu o que lá está b) Veja você o que lá está c) Vejamos nós o que lá está d) Vejais vós o que lá está

e) Vejam vocês o que lá está

Page 36: Questões de Concursos

6. Se o Ocidente se ........ de assumir suas responsabilidades e se organismos internacionais não ........ para evitar uma possível guerra, ........ todos pela sorte do continente africano. a) abstiver - intervierem – receemos b) abster - intervierem – receemos c) abstiver - intervirem – receemos d) abster - intervirem – receiemos e) abstiver - intervirem - receiemos

7. Assinale a forma errada do imperativo: a) põe-te na ponta dos pés / não te ponhas na ponta dos pés b) ponha-se na ponta dos pés / não se ponha na ponta dos pés c) ponhamos-nos na ponta dos pés / não nos ponhamos na ponta dos pés d) ponhais-vos na ponta dos pés / não vos ponhais na ponta dos pés e) ponham-se na ponta dos pés / não se ponham na ponta dos pés

8. Em "Se aceitas a comparação, distinguirás...", se a forma "aceitas" for substituída por aceitasses, a forma "distinguirás" deverá ser alterada para a) vais distinguir. b) distinguindo. c) distingues. d) distinguirias. e) terás distinguido.

9. Se você não ..... o que sacou da minha conta e se eu não ..... meu crédito junto à gerência, ..... responder a um processo. a) repuser - reaver - caber-lhe-á b) repuser - reouver - caber-lhe-á c) repor - reouver - couber-lhe-á d) repor - reaver - caber-lhe-á e) repuser - reouver - couber-lhe-á

10. O professor, ..... que alguém ..... resultados negativos, ..... a tempo. a) receando - previsse – interveio b) receiando - prevesse – interveio c) receiando - previsse – interviu d) receando - prevesse – interviu e) receando - previsse - interviu

11. Daquela escola ..... recursos para que os funcionários se ..... contra novas crises e ..... a cantina. a) provieram - precavissem – provissem b) provieram - precavessem – provessem c) proviram - precavessem – provessem d) proviram - precavissem – provissem e) provieram - precavissem – provessem

12. "Ó tu que vens de longe, ó tu que vens cansada, entra, e sob este teto encontrarás carinho".

Na terceira pessoa do plural escreveríamos assim:

Page 37: Questões de Concursos

a) Ó elas que veem de longe, ó elas que veem cansadas entrão, e sob este teto encontrarão carinho. b) Ó elas que vêem de longe, ó elas que vêem cansadas entram e sob este teto encontrareis carinho. c) Ó elas que vêm de longe, ó elas que vêm cansadas entrem e sob este teto encontrarão carinho. d) Ó elas que vem de longe, ó elas que vem cansadas entrem e sob este teto encontrarão carinho. e) Ó elas que vêm de longe, ó elas que vêem cansadas entrão e sob este teto encontrareis carinho.

13. Indique a alternativa em que há erro gramatical: a) Sei por que razões ele se indispõe comigo. b) Ele saiu porque estava aqui há muito tempo? c) Não agüenta mais isso porquê... por que é demais? d) Foi a mais de dois quilômetros que o avisei. e) Além de ser mau sujeito, é mal humorado.

14. Assinalar a alternativa que completa corretamente as lacunas das seguintes orações: I. Nós_____a Brasília e_____a Praça dos Três Poderes. II. O professor_____a prova a pedido do aluno. III. _____eles os objetos que haviam perdido?

a) vimos - viemos - reveu – reouveram b) revimos - vimos - reviu – reaveram c) viemos - vemos - reveu – reouveram d) vimos - viemos - reviu – reaveram e) viemos - vimos - reviu - reouveram

15. Preencha os espaços da frase transformada com as formas adequadas dos verbos assinalados na frase original. Original:Para você "vir" à Cidade Universitária é preciso "virar" à direita ao "ver" a ponte da Alvarenga.

Transformada:Para tu _______ à Cidade Universitária é preciso que ________ à direita quando ________ a ponte da Alvarenga.

a) vir - vire - ver. b) vires - vires - veres. c) venhas - vires - vejas. d) vir - viras - ver. e) vires - vires - vires.

16. "Quanto a mim, se 'vos disser' que li o bilhete três ou quatro vezes, naquele dia, 'acreditai-o', que é verdade; se vos disser mais que o reli no dia seguinte, antes e depois do almoço, 'podeis crê-lo', é a realidade pura. Mas se vos disser a comoção que tive, 'duvidai' um pouco da asserção, e 'não a aceiteis' sem provas."

Mudando o tratamento para a terceira pessoa do plural, as expressões entre aspas, passam a ser: a) lhes disser; acreditem-no; podem crê-lo; duvidem; não a aceitem.

Page 38: Questões de Concursos

b) lhes disserem; acreditem-lo; podem crê-lo; duvidam; não a aceitem. c) lhe disser; acreditam-no; podem crer-lhe; duvidam; não a aceitam. d) lhe disserem; acreditam-no; possam crê-lo; duvidassem; não a aceiteis. e) lhes disser, acreditem-o; podem crê-lo; duvidem; não lhe aceitem.

17. Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas da seguinte frase:

Quando você ..... seu irmão, .....-o aqui para nos ..... .

a) ver, traze, cumprimentarmos; b) vir, traga, cumprimentarmos; c) vir, traze, comprimentarmos, d) ver, traga, cumprimentarmos; e) ver, traze, comprimentarrnos.

18. Assinalar a ÚNICA frase cuja forma verbal esteja correta: a) Se vocês não prestarem atenção vocês não vêm o cometa; b) Se ele vir, entregue-lhe a encomenda; c) Quando você o vir, dê-lhe os parabéns; d) Cuidado que eles vêem chegando; e) Eles crêm em tudo.

19. Indique a alternativa em que há erro gramatical: a) Quando você reouver o carro, estará "depenado". b) Bom seria que vocês se contivessem em seus desejos. c) Perdi dinheiro mas o reouve. d) É necessário que você se precaveja contra contaminações. e) Eu me comprouve em olhar apenas.

20. Indique a alternativa em que há erro gramatical: a) Eles se entreteram, contando piadas. b) Entrevi uma solução em todo este emaranhado. c) Para que não caiais em tentação, rezai. d) Ele se proveu do necessário e partiu. e) Quando o vir de novo, reconhecê-lo-ei.

21. Indique a alternativa em que há erro gramatical: a) Se isto lhe convir, aceite. b) Eu não cri, ele creu. c) Espero que você não me denigra. d) Não tínhamos chegado ainda mas ele já tinha escrito o aviso. e) Ele proveio de um lugar suspeito.

22. Assinale a opção que completa corretamente as lacunas. Se________ as conseqüência, não________na discussão. Entretanto não________, e________. a) previsse - teria intervindo - titubeou - interveio. b) prevesse - interviria - se conteve - interviu. c) tivesse previsto - interferiria - hesitou - interviu. d) predissesse - teria intervido - se absteve – interveio e) previsse - se intrometeria - titubiou - interferiu.

23. Assinale a opção cujas formas verbais preenchem corretamente as respectivas lacunas do texto:

Page 39: Questões de Concursos

É notável o fato de que as civilizações clássicas - gregos e romanos - não marcaram a história da humanidade por contribuições práticas ou inventos que ____(1)____ o esforço humano no desempenho do trabalho. Isso não significa que não ____(2)____ exemplos de dispositivos que se ____(3)____ a essa finalidade e que ____(4)____ a essa época. Em contraposição, as contribuições dessas civilizações no desenvolvimento da Filosofia, da ciência pura, das artes, da Política e do Direito ____(5)____ os fundamentos e os rumos de parte considerável do conhecimento humano. (Youssef, A.N.; Fernandez, V.P. INFORMÁTICA E SOCIEDADE. São Paulo: Ática, 1988.)

a) atenuassem - existissem - prestem - remontam – estabelecem b) atenuem - existem - prestam - remontam – estabelecem c) atenuam - existissem - prestam - remontem – estabelecem d) atenuassem - existam - prestam - remontem – estabeleceram e) atenuem - existem - prestem - remontam - estabeleceram

24. Assinale a alternativa que apresenta total correção quanto à ortografia e à acentuação ortográfica dos verbos destacados. a) Quando você o VIR, notará que, no passado, ele CREU nos homens, já PÔDE, portanto, ser feliz um dia. b) Os tios PROVÊM a casa com alimentos e frutas, CONVÉM que as crianças DÊEM valor a tudo. c) Ele INTERVEIO na discussão para que nós REAVÊSSEMOS o dinheiro perdido E VÍSSEMOS uma saída. d) Se você REPUSER o que gastou, prometo que o advogado não mais INTERVIRÁ em nossas vidas, como também DESFAZERÁ os mal-entendidos com a sua família. e) Hoje, enquanto ENXAGÚO a louça, ABENÇÔO a água e REÚNO forças para enfrentar a luta.

25. Indique a frase em que o verbo (indicado entre parênteses) esteja conjugado INCORRETAMENTE.

a) Poderia haver acordo se eles repusessem a quantia gasta indevidamente. (REPOR) b) Queria pedir-lhe que revisse minha última questão da prova. (REVER) c) Se eles intervissem com mais calma, não teria ocorrido o tumulto. (INTERVIR) d) Poderíamos ter ido todos juntos, se coubéssemos no meu carro. (CABER) e) Se eles sempre nos contradissessem, já esperaríamos seu indeferimento ao projeto, mas nunca houve discordâncias entre nós. (CONTRADIZER)

26. A única frase em que a conjunção está adequadamente empregada é: a) Os fabricantes se dispuseram a substituir as peças com defeito, à medida que nada mais há a reclamar; b) Sabiam que nada mais havia a fazer, visto que estavam cheios de boa vontade. c) Ainda que ninguém os queira ouvir, são os que mais têm a dizer. d) As pequenas mudas se soltavam no solo, embora o jato de água atingisse agressivamente o gramado; e) Conforme quisesse atingir seus propósitos nada elogiáveis, tratava a tudo e a todos com igual polidez.

27.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

Page 40: Questões de Concursos

Assim que ...... o resultado do concurso, ...... aqui te informar.

a) vermos – viremos b) virmos – viéssemos c) vejamos – viéramos d) vejamos – viemos e) virmos - viremos

28. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

Se os diretores ...... e ...... as partes interessadas, é possível que não mais ...... a punição.

a) intervierem - satisfazerem – receemos b) intervirem - satisfizerem – receiemos c) intervierem - satisfizerem – receemos d) intervirem - satisfazerem – receiemos e) intervirem - satisfizerem - receemos

29. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

...... sendo ...... ao diretor os documentos ...... à inscrição para o concurso.

a) Estão - entregues – relativo b) Está - entregues – relativos c) Está - entregue – relativo d) Estão - entregues – relativos e) Estão - entregue - relativos

30. Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

Todo aquele que lhe ...... o caminho irrita-o, ainda que não ...... de forma intencional.

a) obstrue – aja b) obstrui – haja c) obstrui – aja d) obstrue – haja e) obstrói - haja

31. Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

Eles se ...... conosco quando os ...... em casa para sondar suas intenções.

a) indispuseram – retivemos b) indispuseram – retemos

Page 41: Questões de Concursos

c) indisporam – retivemos d) indisporam – retemos e) indispuseram - retêramos

32. Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

...... uns vinte minutos que ele saiu, mas as peças que você veio buscar ...... naquela caixa.

a) Fazem - estão separadas

b) Faz - estão separadas

c) Fazem - está separado

d) Faz - está separado

e) Fazem - está separadas

33. Observe os fragmentos (CARTA AO PREFEITO, de Rubem Braga, com adaptações). Assinale o par de frases cujos verbos estejam atendendo ao tratamento de 2 ヘ pessoa do plural.

a) - Sou um destes estranhos animais com

"habitat" no Rio de Janeiro.

- O carioca é, antes de tudo, um forte.

b) - Ouvi-me, pois, com o devido respeito.

- Prometestes, senhor, acabar em 30 dias com as inundações do Rio de Janeiro.

c) - ... para agradecer a providência que vossa administração tomou nestas últimas quatro noites.

- Embora vós administreis à maneira suíça...

Page 42: Questões de Concursos

d) - Para dizer isto, escrevo a Vossa Excelência... - Não sei se a fizestes adquirir na Suíça para

vosso uso permanente...

e) - Sabeis que o (...) ar dos escapamentos abertos...

- É que atacaste, senhor, o mal pela raiz.

34. Assinale a alternativa em que a forma verbal esteja de acordo com a norma-padrão.

a) Presentei com amor!

b) O Governador pediu que o Secretário intervisse na liberação dos recursos.

c) Saborei os nossos petiscos.

d) Se o treinador vir o nível dos atletas, com certeza não irá aceitá-los.

e) As crianças entreteram-se com o espetáculo de danças.

35. De acordo com a norma culta da língua, o trecho destacado - "- Se a senhora não ficasse zangada... eu dizia..." - apresenta uma inadequação no uso do tempo verbal.

Essa inadequação pode ser corrigida com a seguinte alteração:

a) "- Se a senhora não ficasse zangada... eu dissera..."

b) "- Se a senhora não ficasse zangada... eu diria..."

c) "- Se a senhora não ficasse zangada... eu direi..."

d) "- Se a senhora não ficasse zangada... eu digo..."

e) "- Se a senhora não ficasse zangada... dirá..."

36. Aponte a opção na qual o verbo em destaque deve ser classificado como intransitivo:

Page 43: Questões de Concursos

a) "EXISTEM reformas pendentes nas áreas política e econômica, (...)"

b) "É indispensável INCULCAR no cidadão comum o respeito à lei."

c) "(...) Capistrano de Abreu já SONHAVA com uma Constituição com dois únicos artigos"(...)

d) "(...) as normas vigentes não SERIAM suficientes?"

e) "(...) que mecanismos GARANTIRIAM o imediato cumprimento da nova lei?"

37. Indique a alternativa em que existe voz passiva analítica:

a) As instituições políticas não possuem nem Deus nem a ciência como fonte de autoridade.

b) Com a fé pública, os dirigentes podem governar em sentido estrito, administrando as atividades sociais, econômicas, religiosas, etc.

c) Acreditemos ou não nos dogmas, é preciso reconhecer que seus dirigentes são obedecidos porque um Deus fala através de sua boca.

d) Só resta a força bruta ou a propaganda mentirosa para amparar uma potência política falida.

e) Se um Estado não garante esses itens, ele não pode aspirar à legítima obediência civil.

38. Considerando a necessidade de correlação entre tempos e modos verbais, assinale a alternativa em que ela foge às normas da língua escrita padrão.

a) A redação de um documento exige que a pessoa conheça uma fraseologia complexa e arcaizante.

Page 44: Questões de Concursos

b) Para alguns professores, o ensino de língua portuguesa será sempre melhor, se houver o domínio das regras de sintaxe.

c) O ensino de Português tornou-se mais dinâmico depois que textos de autores modernos foram introduzidos no currículo.

d) O ensino de Português, já sofrera profundas modificações, quando se organizou um Simpósio Nacional para discutir o assunto.

e) Não fora a coerção exercida pelos defensores do purismo lingüístico, todos teremos liberdade de expressão.

39. "Passam-se horas e horas por dia diante do computador."

Assinale a alternativa em que se encontra uma possível voz ativa da frase acima.

a) Os jovens passam horas e horas por dia diante do computador.

b) É errado passar horas e horas por dia diante do computador.

c) Não é aconselhável passar horas e horas por dia diante do computador.

d) Horas e horas são passadas, por dia, diante do computador.

e) Horas e horas por dia não devem ser passadas diante do computador.

40. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

Transpondo da voz ativa para a passiva a frase "Os alunos haveriam de ouvir os conselhos do mestre", obtém-se a forma verbal ...... .

a) teriam sido ouvidos

b) haveriam de ser ouvidos

c) haveria de ser ouvido

d) seriam ouvidos

Page 45: Questões de Concursos

e) ouvir-se-iam

GABARITO

1. Para que se CONSTRUA uma nova educação, é necessário que a escola se ADEQÜE à realidade social, que seus objetivos PROPONHAM uma nova visão de mundo, que suas ações não IMPEÇAM a liberdade de pensar, mas FAVOREÇAM o desenvolvimento do senso crítico.

2. [A]

3. [D]

4. [B]

5. [D]

6. [A]

7. [D]

8. [D]

9. [B]

10. [A]

11. [B]

12. [C]

13. [E]

14. [E]

15. [E]

16. [A]

17. [B]

18. [C]

19. [D]

20. [A]

21. [A]

Page 46: Questões de Concursos

22. [A]

23. [D]

24. [A]

25. [C]

26. [C]

27. [E]

28. [C]

29. [D]

30. [C]

31. [A]

32. [B]

33. [B]

34. [D]

35. [B]

36. [A]

37. [C]

38. [E]

39. [A]

40. [B]

SINTAXE

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL

Concursos e Vestibulares

Page 47: Questões de Concursos

40 questões com gabarito

01. (CESGRANRIO) Há concordância nominal inadequada em:

a) clima e terras desconhecidas;

b) clima e terra desconhecidos;

c) terras e clima desconhecidas;

d) terras e clima desconhecido;

e) terras e clima desconhecidos.

02. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância nominal, assinale a opção em que a lacuna só pode ser preenchida por um dos termos colocados entre parênteses:

a) cabelo e pupila __________ (negros / negras);

b) cabeça e corpo __________ (monstruoso / monstruosos);

c) calma e serenidade _______ (invejável / invejáveis);

d) dentes e garras __________ (afiados / afiadas);

e) galhos e tronco ___________(seco / secos).

03. (ESAF) Assinale a opção em que a mudança de pessoa verbal provoca erro.

a) Requeremos a pavimentação da rua Vicente de Carvalho. - Requeiro a pavimentação da rua Vicente de Carvalho.

b) Apesar do espaço pequeno, temos certeza de que cabemos aí. - Apesar do espaço pequeno, tenho certeza de que caibo aí.

c) Se não nos precavemos a tempo, seremos ludibriados. - Se não me precavenho a tempo, serei ludibriado.

d) Graças ao seu auxílio, reaveremos os documentos. - Graças ao seu auxílio, reaverei os documentos.

e) Nós valemos tanto quanto acreditamos ser nosso valor. - Eu valho tanto quanto acredito ser meu valor.

04. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que qualquer uma das formas entre parênteses pode completar corretamente a lacuna do enunciado.

a) olhos e cabeceira _________(negro / negros);

b) pastel e empada __________(esborrachada / esborrachados):

Page 48: Questões de Concursos

c) homens e mulheres _______(fanático / fanáticas);

d) massa e carne __________ (estragada / estragados);

e) ditos e zombaria _________ (desnecessária / desnecessárias).

05. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que as duas formas entre parênteses podem completar corretamente a lacuna do enunciado:

a) atitudes e hábitos geralmente __________________ (questionado / questionadas);

b) vocabulário e fraseologia restritamente ___________ (utilizados / utilizadas);

c) crítica e objeções inteiramente __________________ (infundados / infundadas):

d) grupos e pessoas linguisticamente _______________ (diferenciados / diferenciadas);

e) segredo e originalidade igualmente ______________ (desejados / desejadas).

06. (ESAF) Assinale a opção que resulta correta após a mudança dos tempos verbais do trecho a seguir:

“Se analisarmos o que aconteceu ao longo deste século, vamos perceber que aquelas características sofreram uma reversão.”

a) Se analisamos o que aconteceu ao longo deste século, perceberíamos que aquelas características sofreram uma reversão.

b) Se analisássemos o que aconteceu ao longo deste século, perceberíamos que aquelas características sofreram uma reversão.

c) Se analisarmos o que aconteceu ao longo deste século, iríamos perceber que aquelas características sofreram uma reversão.

d) Se analisássemos o que aconteceu ao longo deste século perceberemos que aquelas características sofreram uma reversão.

e) Se analisarmos o que aconteceu ao longo deste século, íamos perceber que aquelas características sofreram uma reversão.

Page 49: Questões de Concursos

07. (EFOA) “...sabe fugir da carrocinha pelas próprias patas”.

Considerando a concordância nominal, o vocábulo destacado na citação acima será empregado no mesmo gênero e número para preenchimento da lacuna em:

a) Ele tem atitude e opinião ___________ .

b) Nós possuímos casas e apartamentos ___________ .

c) Ele defendeu ponto de vista e idéia ___________ .

d) Ela e ele ___________ fizeram o trabalho.

e) Paulo e ela ___________ vieram receber-me.

08. (Unifor) Na frase: “A madrugada era escura nas moitas de mangue, baixas, meio trêmulas do ventinho frio”, a palavra meio apresenta-se sob essa forma flexional porque:

a) é um caso de adjetivo que vem antes de vários substantivos, concordando com o mais próximo.

b) concorda com ventinho frio.

c) funciona como advérbio, com valor de um pouco, sendo, portanto, invariável.

d) a concordância se dá com a idéia que a palavra moita encerra - grupo de plantas.

e) se refere a mangue.

09. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:

a) São bastante _________ tais idéias e opiniões sobre o computador. (difundidas)

b) Serão _________ tanto os técnicos quanto as pessoas menos qualificadas. (prejudicados)

c) Tornam-se muito _________ a área e os meios de atuação dos funcionários. (limitadas)

d) Podem ser neste ponto _________a tarefa dos antigos artesãos e a dos modernos operários. (comparadas)

e) Ficam _________ nas mãos de poucos todos os conhecimentos e habilidades. (concentrados)

10. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:

a) Já foram _________ em várias partes do mundo graves desequilíbrios ecológicos decorrentes da aplicação abusiva de agrotóxicos. (observadas)

b) Nem sempre são _________ em nosso país as normas sobre o emprego de inseticidas industriais. (respeitadas)

Page 50: Questões de Concursos

c) Por interesses econômicos, têm sido _________ a segundo plano os meios biológicos de proteger a lavoura contra a ação dos insetos. (relegados)

d) Deveriam ser melhor _________ entre nós os métodos e as técnicas de controle biológico de pragas. (divulgados)

e) Podem ficar irremediavelmente _________ tanto a flora quanto a fauna das regiões em que se faz uso intensivo de inseticidas químicos. (prejudicadas)

11. (FURRN) “Meninas, avisem a _________ colegas que vocês _________ é que vão dirigir os ensaios da peça.”

a) vossos – mesmos;

b) seus – mesmas;

c) vossos – mesmas;

d) seus – mesma;

e) vossos – mesmo.

12. (ESAF) Assinale a opção em que ocorre erro de concordância verbal.

a) Em uma economia estatal ou centralmente planejada, a responsabilidade pelas decisões econômicas são centralizadas nas mãos do governo.

b) Os meios de produção - com exceção da mão-de-obra - são de propriedade coletiva.

c) A burocracia governamental decida quais são os produtos - e em que quantidade - serão produzidos de acordo com um plano nacional centralizado.

d) Os recursos são alocados entre unidades através do sistema de cotas.

e) Os defensores desse sistema enfatizam os benefícios da sincronização e distribuição de recursos em um todo unificado, evitando o desperdício da duplicação inerente à competição.

(Adaptado de Enciclopédia Compacta de Conhecimentos Gerais - Isto É - p.204 e 205)

13. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre os parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:

a) Devem ser ____ engenho e habilidades daqueles que integram uma mesma comunidade. (coordenadas)

b) Os países pobres e os países ricos possuem recursos e necessidades muito ____ . (diversos)

c) É preciso que Ciência e Tecnologia estejam ____ às aspirações da comunidade. (subordinadas)

Page 51: Questões de Concursos

d) Em muitos países, estão intimamente ____ o fenômeno científico e o social. (ligados)

e) Os mecanismos e intenções que determinam a pesquisa nos países ricos são erroneamente ____ para os países pobres. (transferidos)

Page 52: Questões de Concursos

14. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:

a) Nem sempre são _________ ao conhecimento do público as causas e consequências dos acidentes nucleares. (levadas)

b) Animais e plantas de determinada região podem ser acidentalmente _________ pela radiação atômica. (contaminados)

c) Devem ser melhor _________ em nossa terra os recursos hídricos e outras fontes não poluentes de energia. (exploradas)

d) É preciso que a construção e o funcionamento de usinas nucleares sejam _________ por rigorosas normas de segurança. (controlados)

e) Ainda não foram precisamente _________ as vantagens e desvantagens da utilização do átomo como fonte de energia. (avaliadas)

15. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que há ERRO de concordância em relação à norma culta da língua:

a) O professor qualificou de inaceitável aquelas gírias.

b) Valorizem-se os estudos sobre as linguagens especiais.

c) Eis as gírias de que se vai tratar nas próximas aulas.

d) Segue anexa a documentação pedida sobre a linguagem dos estudantes.

e) As gírias ouvidas neste colégio são tais quais as que podemos observar em qualquer grupo de jovens.

16. (Unirio) Em “creio que tal qual aconteceu”, a expressão tal qual não se flexiona. Assinale o exemplo em que há ERRO na concordância de tal qual:

a) Eram pessoas tais qual você.

b) Era pessoa tal quais vocês.

c) Eram pessoas tal qual vocês.

d) As duas pessoas sentiram tal qual fascinação.

e) Quais leões famintos, tais eram as pessoas na fila da merenda.

17. (Mackenzie) Indique a frase em que a palavra só é invariável:

a) Eles partiram sós, deixando-me para trás aborrecida e bastante magoada.

b) Chegada sós, com o mesmo ar exuberante de sempre.

c) Sós, aquelas moças desapareceram, cheias de preocupações.

Page 53: Questões de Concursos

d) Aqueles jovens rebeldes provocaram sós essa motivação.

e) Depois de tão pesadas ofensas, prefiro ficar a sós a conviver com essa agressiva companhia.

18. (NCE) Assinale a alternativa correta quanto à concordância.

a) Artistas, escritores e desportistas, na Bahia, promove manifestação em favor do candidato.

b) Dona flor e seus dois maridos, sucesso de bilheteria, voltam à tela depois de vinte e cinco anos.

c) Companhias de cerveja deverão trocar amigos sertanejos e baixinhos por loiras e morenas, as chamadas musas etílicas.

d) Com a queda do regime, as mulheres ficaram meias perdidas com as novas regras.

e) O roqueiro e a artista conseguiu transformar o evento num grande espetáculo.

19. (FEC) No trecho “O presidente Fernando Henrique Cardoso viu derrotada (...) a proposta brasileira...” foi feita de modo correto a concordância nominal. O mesmo não se pode dizer sobre a frase:a) Devem ser melhor exploradas em nossa terra os recursos naturais e outras fontes renováveis de energia.

b) Nem sempre são reveladas ao conhecimento do público as razões e os procedimentos geradores de problemas ambientais.

c) Animais e plantas de determinada região podem ser acidentalmente contaminados pelos gases poluídos da atmosfera.

d) É preciso que a construção e o funcionamento de usinas termoelétricas sejam controlados por rigorosas normas de segurança.

e) Ainda não foram precisamente avaliadas as vantagens e as desvantagens da utilização do átomo como fonte de energia.

20. (Unisinos) O caso de concordância nominal inaceitável aparece em:

a) Nunca houve divergências entre mim e ti.

b) Ele tinha o corpo e o rosto arranhados.

c) Recebeu o cravo e a rosa perfumado.

d) Tinha vãs esperanças e temores.

e) É necessário certeza.

Page 54: Questões de Concursos

21. (PUC) Assinale a seqüência que completa estes períodos:

I. Ela _________ disse que não iria.

II. Vão ________ os livros.

III. A moça estava _________ aborrecida.

IV. É _________ muita atenção para atravessar a rua.

V. Nesta aula, estudam a terceira e a quarta ____ do primeiro grau.

a) mesmo - anexos - meia - necessário - série.

b) mesma - anexos - meio - necessária - séries.

c) mesmo - anexo - meio - necessário - séries.

d) mesma - anexos - meio - necessário - séries.

e) mesma - anexos - meia - necessário - séries.

22. (Fatec) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase abaixo:

“É ________ discussão entre homens e mulheres ________ ao mesmo ideal, pois já se disse ________ vezes que da discussão, ainda que ________ acalorada, nasce a luz”.

a) bom - voltados - bastantes - meio.

b) bom - voltadas - bastante - meia.

c) boa - voltadas - bastantes - meio.

d) boa - voltados - bastante - meia.

e) bom - voltadas - bastantes - meia.

23. (UFSM) Considerando a concordância nominal, assinale a frase correra:

a) Ela mesmo confirmou a realização do encontro.

b) Foi muito criticado pelos jornais a reedição da obra.

c) Ela ficou meia preocupada com a notícia.

d) Muito obrigada, querido, falou-me emocionada.

e) Anexo, remeto-lhes nossas últimas fotografias.

24. (NCE) O período “Vossa Excelência não deve fazer prevalecer os seus interesses sobre os de vossos eleitores” foi usado por um deputado para criticar um colega de parlamento. Quanto aos pronomes que compõem a forma de tratamento do período, pode-se afirmar que:

Page 55: Questões de Concursos

a) estão todos corretos;

b) está incorreto o emprego do possessivo vossos;

c) está incorreto o emprego do pronome de tratamento Vossa Excelência, para um deputado;

d) está incorreto o emprego do possessivo seus;

e) estão todos incorretos.

25. (UFF) Assinale a opção em que ocorre ERRO de concordância nominal:

a) Parecia meio aborrecida a mulher de mestre Amaro.

b) Pagando cem mil-réis, ele estaria quites com o velho.

c) O seleiro sentiu o papel e a nota novos no bolso.

d) Floridos montes e várzeas se sucediam na paisagem.

e) Os partidos de cana mostravam tonalidades verde-esmeralda.

26. (Unirio) Assinale a opção em que a concordância nominal contraria a norma culta da língua:

a) Uso louça e copo velhos.

b) Uso louça e copo velho.

c) Uso copo e louça velhos.

d) Uso copo e louça velha.

e) Uso copo e louça velhas.

27. (Unirio) Assinale o item em que se observa incorreção no emprego do verbo:

a) Existiam em redor cavaleiros palradores.

b) Devia haver sol e mormaço.

c) Haviam muitas aves e plantas.

d) Faz alguns momentos que eu descansara.

e) Fazia cinco horas que eu estava viajando.

28. (NCE) Assinale a opção em que a concordância verbal está correta.

a) Constatara que não havia dois navios iguais.

b) Era bastante impecáveis alguns barcos.

Page 56: Questões de Concursos

c) Estava faltando apenas duas lanchas.

d) Vão fazer muitos anos que deixou a agência.

e) Só lhe interessava cargueiros de grande porte.

29. (NCE) Coloque C ou I nos parênteses, conforme a concordância nominal esteja correta ou incorreta.

( ) Barcaça e veleiro novos.

( ) Barcaças e veleiro novos.

( ) Veleiro e barcaça novo.

Marque a seqüência correta.

a) C – C – C.

b) C – C – I.

c) C – I – I.

d) I – C – C.

e) I – I – C.

30. (UFF) Assinale a opção em que a norma culta da língua admite só uma concordância verbal:

a) A maioria das pessoas, aqui, não sabe do que está falando.

b) Um e outro protestaram contra a derrubada de eucaliptos.

c) Defendiam o meio ambiente a comunidade e o vigário.

d) Não faz falta nenhuma o eucalipto e os cupins.

e) Iam dar seis horas no relógio da praça.

31. (Unirio) Em que item há um erro de concordância verbal:

a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso.

b) Eu com o meu amigo Paulo entramos na sociedade.

c) Fazem dois meses que o visitei.

d) Fui eu quem apresentei esta solução.

e) Não podem existir muitos candidatos a esse ponto.

Page 57: Questões de Concursos

32. (NCE) Quanto à concordância verbal, está incorreta de acordo com o padrão escrito da língua a frase:

a) Havia ainda duas pessoas para serem atendidas;

b) Decorreram seis meses desde a contratação do último funcionário;

c) Já soou meio-dia no relógio da torre;

d) Seguiu no mesmo malote as duas correspondências extraviadas;

e) Cabem à pessoa interessada as novidades publicadas sobre o concurso.

33. (UFF) Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas da frase a seguir:

“Sempre _____________ pessoas que se _____________ a _____________ o domínio do cangaço.”

a) houve / disporam / refreiar.

b) houve / dispuseram / refrear.

c) houveram / disporam / refrearem.

d) houveram / dispureram / refreiaram.

e) haviam / dispunham / refrear.

34. (CESGRANRIO) Assinale a concordância verbal ERRADA:

a) Já é uma hora da tarde, e ele ainda não chegou.

b) Fazia três anos que ele viajara para Belém.

c) Na reunião só havia cinco representantes do Sindicato.

d) Deve existir pelo menos mais de três documentos guardados.

e) Qual dos três cientistas ganhará o prêmio este ano?

35. (PUC) Levando-se em conta a NORMA CULTA da língua, assinale a opção na qual uma das frases apresenta uma concordância verbal INACEITÁVEL.

a) Já é uma hora da tarde. - Já são duas horas da tarde.

b) Deve haver alguma solução para o caso. - Deve haver várias soluções para o caso.

c) Falta um dia para o início das aulas. - Faltam dez dias para o início das aulas.

d) A maioria dos alunos não reclamou do calor. - A maioria dos alunos não reclamaram do calor.

e) Apareceu ao longe um vulto assustador. - Apareceu ao longe vultos assustadores.

Page 58: Questões de Concursos

36. (UFG) Assinale a única frase que se preenche corretamente apenas com a primeira forma verbal entre parênteses.

a) Muitos de nós __________ pela alfabetização dos povos. (lutam - lutamos)

b) A maioria dos indivíduos __________ com uma vida digna. (sonha - sonham)

c) __________ -se, antigamente a leis extremamente severas. (Obedecia - Obedeciam)

d) __________ da ignorância o subdesenvolvimento e a miséria. (Nasce - Nascem)

e) __________ -se lado a lado a miséria e a doença. (Encontra - Encontram)

37. (FURRN) Ora, ______ meses que não ______ na escola fatos como aquele que até agora nos ______ .

a) faz – ocorrem – perturbam.

b) fazem – ocorre – perturbam.

c) fazem – ocorre – perturba.

d) faz – ocorre – perturbamos.

e) faz – ocorrem – perturba.

38. (UFPE) Marque a alternativa em que a concordância verbal contraria a norma culta:

a) Ouviram-se as notícias mais desencontradas.

b) Trata-se de questões muito sérias.

c) Faziam anos que o país não escolhia democraticamente o presidente.

d) Poderá haver comentários positivos quanto à eleição.

e) Deveriam existir situações menos constrangedoras.

39. (UEBA) A alternativa em que o verbo entre parênteses deve ficar obrigatoriamente na terceira pessoa do singular é:

a) (Chover) confetes na festa de aniversário de Maria.

b) Tu não (dever) te preocupar com a vida dos outros.

c) (Acontecer) coisas estranhas naquela festa.

d) No tempo de Cristo (haver) muitas pessoas incrédulas.

e) Não (restar) mais dúvidas sobre a autoria do crime.

Page 59: Questões de Concursos

40. (FURG) Indique a alternativa que preenche adequadamente as lacunas da frase:

“_________ anos que o homem se pergunta: se não _________ medos, como _________ esperanças?”

a) Faz – houvesse – existiriam.

b) Fazem – houvesse – existiriam.

c) Fazem – houvessem – existiriam.

d) Faz – houvesse – existia.

e) Faz – houvessem – existiria.

GABARITOS

01. C 11. B 21. D 31. C 02. A 12. A 22. A 32. D 03. C 13. A 23. D 33. B 04. B 14. C 24. B 34. D 05. D 15. A 25. B 35. E 06. B 16. C 26. E 36. C 07. A 17. B 27. C 37. A 08. C 18. C 28. A 38. C 09. C 19. A 29. B 39. D 10. A 20. C 30. E 40. A

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL

CRASE

1. Em qual das alternativas o uso do acento indicativo de crase é facultativo?

a) Minhas idéias são semelhantes às suas. 

b) Ele tem um estilo à Eça de Queiroz 

c) Dei um presente à Mariana. 

d) Fizemos alusão à mesma teoria. 

e) Cortou o cabelo à Gal Costa.

2. "O pobre fica ___ meditar, ___ tarde, indiferente ___ que acontece ao seu redor".

Page 60: Questões de Concursos

a) à - a - aquilo 

b) a - a - àquilo 

c) a - à - àquilo 

d) à - à - aquilo 

e) à - à - àquilo

3. "A casa fica ___ direita de quem sobe a rua, __- duas quadras da Avenida Central".

a) à - há 

b) a - à 

c) a - há 

d) à - a 

e) à - à

4. "O grupo obedece ___ comando de um pernambucano, radicado ___ tempos em São

Paulo, e se exibe diariamente ___ hora do almoço".

a) o - à - a 

b) ao - há - à 

c) ao - a - a 

d) o - há - a 

e) o - a - a

5. "Nesta oportunidade, volto ___ referir-me ___ problemas já expostos ___ V. Sª ___

alguns dias".

a) à - àqueles - a - há 

b) a - àqueles - a - há 

c) a - aqueles - à - a 

d) à - àqueles - a - a 

e) a - aqueles - à - há

6. Assinale a frase gramaticalmente correta:

a) O Papa caminhava à passo firme. 

b) Dirigiu-se ao tribunal disposto à falar ao juiz. 

c) Chegou à noite, precisamente as dez horas. 

d) Esta é a casa à qual me referi ontem às pressas. 

e) Ora aspirava a isto, ora aquilo, ora a nada.

7. O Ministro informou que iria resistir _____ pressões contrárias _____ modificações

relativas _____ aquisição da casa própria.

a) às - àquelas _ à 

b) as - aquelas - a 

c) às àquelas - a 

d) às - aquelas - à 

e) as - àquelas - à

8. A alusão _____ lembranças da casa materna trazia _____ tona uma vivência _____

qual já havia renunciado.

a) às - a - a 

b) as - à - há 

Page 61: Questões de Concursos

c) as - a - à 

d) às - à - à 

e) às - a - há

9. Use a chave ao sair ou entrar __________ 20 horas.

a) após às 

b) após as 

c) após das 

d) após a 

e) após à

10. _____ dias não se consegue chegar _____ nenhuma das localidades _____ que os

socorros se destinam.

a) Há - à - a 

b) A - a - a 

c) À - à - a 

d) Há - a - a 

e) À - a - a

11. Fique _____ vontade; estou _____ seu inteiro dispor para ouvir o que tem _____ dizer.

a) a - à - a 

b) à - a - a 

c) à - à - a 

d) à - à - à 

e) a - a - a

12. No tocante _____ empresa _____ que nos propusemos _____ dois meses, nada foi

possível fazer.

a) àquela - à - à 

b) aquela - a - a 

c) àquela - à - há 

d) aquela - à - à 

e) àquela - a - há

13. Chegou-se _____ conclusão de que a escola também é importante devido _____

merenda escolar que é distribuída gratuitamente _____ todas as crianças.

a) à - à - à 

b) a - à - a 

c) a - à - à 

d) à - à - a 

e) à - a - a

14. A tese _____ aderimos não é aquela _____ defendêramos no debate sobre os

resultados da pesquisa.

a) a qual - que 

b) a que - que 

c) à que - a que 

Page 62: Questões de Concursos

d) a que - a que 

e) a qual a que

15. Em relação _____ mímica, deve-se dizer que ela exerce função paralela _____ da

linguagem.

a) a - a 

b) à - à 

c) a - à 

d) à - aquela 

e) a - àquela

16. Foi _____ mais de um século que, numa reunião de escritores, se propôs a maldição

do cientista que reduzira o arco-íris _____ simples matéria: era uma ameaça _____

poesia.

a) a - a - à 

b) há - à - a 

c) há - à - à 

d) a - a - a 

e) há - a - à

17. A estrela fica _____ uma distância enorme, _____ milhares de anos-luz, e não é visível

_____ olho nu.

a) a - à - à 

b) a - a - a 

c) à - a - a 

d) à - à - a 

e) à - a - à

18. Estava __________ na vida, vivia _____ expensas dos amigos.

a) atoa - as 

b) a toa - à 

c) a tôa - às 

d) à toa - às 

e) à toa - as

19. Estavam _____ apenas quatro dias do início das aulas, mas ele não estava disposto

_____ retomar os estudos.

a) há - à 

b) a - a 

c) à - a 

d) há - a 

e) a - à

20. Disse _____ ela que não insistisse em amar _____ quem não _____ queria.

a) a - a - a 

b) a - a - à 

c) à - a - a 

Page 63: Questões de Concursos

d) à - à - à 

e) a - à - à

21. Quanto _____ suas exigências, recuso-me _____ levá-las _____ sério.

a) às - à - a 

b) a - a - a 

c) as - à - à 

d) à - a - à 

e) as - a - a

22. Quanto _____ problema, estou disposto, para ser coerente __________ mesmo,

_____ emprestar-lhe minha colaboração.

a) aquele - para mim - a 

b) àquele - comigo - a 

c) aquele - comigo - à 

d) aquele - por mim - a 

e) àquele - para mim - à

23. A lâmpada _____ cuja volta estavam mariposas _____ voar, emitia luz _____ grande

distância.

a) a - à - à 

b) à - a - à 

c) a - à - a 

d) a - a - a 

e) à - a - a

24. Aquela candidata _____ rainha de beleza, quando foi _____ televisão, pôs-se _____

roer as unhas.

a) à - à - a 

b) à - a - à 

c) a - a - à 

d) à - à - à 

e) a - à - a

25. Eis o lema _____ sempre obedecia: ódio _____ guerra e aversão _____ injustiças.

a) à que - à - as 

b) à que - à - às 

c) a que - à - às 

d) a que - à - as 

e) a que - a - as

26. Faltou _____ todas as reuniões e recusou-se _____ obedecer _____ decisões da

assembléia.

a) a - a - as 

b) a - a - às 

c) a - à - às 

d) à - a - às 

e) à - à - às

Page 64: Questões de Concursos

27. Expunha-se _____ uma severa punição, porque as ordens _____ quais se opunha

eram rigorosas e destinavam-se _____ funcionárias daquele setor.

a) a - as - às 

b) à - às - as 

c) à - as - às 

d) à - às - às 

e) a - às - às

28. _____ alguns meses o Ministro revelou-se disposto _____ abrir _____ discussões em

torno do acesso dos candidatos e dos partidos _____ televisão.

a) A - a - as - à 

b) Há - a - às - a 

c) A - à - às - a 

d) Há - à - as - à 

e) Há - a - as - à

29. _____ Igreja cabe propugnar pelos princípios éticos e morais que devem reger _____

vida das comunidades, enquanto _____ política deve visar ao bem comum.

a) A - à - à 

b) À - a - a 

c) À - à - a 

d) À - à - à 

e) A - a - a

1 C / 2 C / 3 D / 4 B / 5 B / 6 D / 7 A / 8 D / 9 B / 10 D / 11 B / 12 E / 13 D / 14 B / 15 B / 16

E / 17 B / 18 D / 19 B / 20 A / 21 B / 22 B / 23 D / 24 E / 25 C / 26 B / 27 E / 28 E / 29 B.

PONTUAÇÃO

PONTUAÇÃO

 

1) (PONTUAÇÃO) A frase em que deveria haver uma vírgula é:a) Comi frutas e legumes.b) Comprei batatas bananas e pastéis.c) Ela tem lábios e nariz vermelhos.d) Não limparam a sala.

2) (PONTUAÇÃO) Indique o erro de pontuação:a) Diga-me quantas horas são?b) Dorme, que eu penso.c) Os soldados agacharam-se, e ele saltou.

Page 65: Questões de Concursos

d) As nuvens, as folhas, os ventos não são deste mundo.

3) Assinale a pontuação errada:a) Falei com ele com tanta segurança, que nem discordou de mim.b) Porque falei com ela, para mim não há mais dúvidas.c) Falei com ela que eu, estaria aqui cedo hoje se tudo corresse bem.d) Falei ao chefe que, se o plano corresse bem, estaríamos salvos.

4) Assinale a alternativa que apresenta redação CORRETA em relação à pontuação.a) O crescimento econômico é o melhor remédio para as doenças do desemprego, mas, por si só também, não é suficiente para reduzir a pobreza e nem as disparidades sociais.b) O crescimento econômico é o melhor remédio para as doenças do desemprego mas, por si só, também, não é suficiente, para reduzir a pobreza e nem as disparidades sociais.c) O crescimento econômico, é o melhor remédio para as doenças, do desemprego mas por si só também não é suficiente para reduzir a pobreza e nem as disparidades sociais.d) O crescimento econômico, é o melhor remédio para as doenças do desemprego, mas, por si só também, não é suficiente para reduzir a pobreza e, nem as disparidades sociais. 

5) A pontuação está inteiramente adequada na frase:a) Recebi, via Internet, de um amigo que há muito não vejo, uma série de fotografias da Terra, tiradas de um satélite.b) Tanto os astrônomos antigos como os teólogos, não erravam, na opinião do autor, quando consideravam que, a Terra, essa poeira ínfima, era o centro do universo.c) Nada mais central na casa para os pais, que o lugar onde está o berço do filhinho, nada tendo a ver esse centro afetivo, com o geométrico da casa edificada.d) Será que Niezstche interrompia a cada belo crepúsculo, suas leituras e seus escritos, sobretudo estes que, tanto peso tiveram nas ideias de seu tempo?

6) (PONTUAÇÃO) Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação. Assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta:a) A vida como, a antiga Tebas, tem cem portas.b) A vida como a antiga Tebas tem, cem portas.c) A vida, como a antiga Tebas, tem cem portas.d) A vida como a antiga Tebas, tem cem portas. 

Page 66: Questões de Concursos

7) Assinale o período de pontuação correta:a) Se alguém vier com perguntas a que você não sabe responder, será mais honesto dizer que vai estudar o assunto.b) Se alguém, vier com perguntas a que você não sabe, responder, será mais honesto dizer que vai estudar o assunto.c) Se alguém vier, com perguntas a que você não sabe responder será, mais honesto, dizer que vai estudar o assunto.d) Se, alguém vier com perguntas, a que você não sabe responder, será, mais honesto, dizer que vai estudar o assunto.

8) Assinale a opção em que o trecho apresenta pontuação correta.a) Em um estado com área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, o segundo maior da Federação brasileira, e com 20% da população - de 7 milhões de habitantes - na capital, já destituída de função produtiva de significação, o tema da redivisão territorial deveria ser fundamental. Mas, contrariando a lógica e o bom senso, isso não ocorre no Pará.b) A eventualidade do retalhamento do estado, para a formação de novos estados emerge apenas episodicamente. Quando surge, é tratada como urgência e emergência. Uma vez cessado o risco de mudança, a letargia devolve, o tema, quase à estaca zero, ao ponto de partida.c) À semelhança de quase toda a elite local a imprensa se assustou, mais uma vez com a possibilidade de desmembramento do Pará. Em vez de examinar o problema racionalmente, a mídia, simplesmente se danou a dar gritos de alerta, e a bradar contra a ameaça.d) O mote fundamental da posição contrária ao desmembramento do estado é congênito: quem nasceu no Pará atual, não quer morrer em um Pará diferente. Dificilmente razão desse porte, conseguirá deter o avanço da reivindicação e da mobilização, pela criação de novos estados dentro do que hoje, é área única do Pará.

 9) (PONTUAÇÃO) Assinale a alternativa em que o trecho - No entanto, quando a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente. - reescrito, encontra-se corretamente pontuado.a) No entanto, em 1980, quando a Suprema Corte, decidiu ouvir o apelo do caso o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente.b) Quando a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980, no entanto, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente.c) No entanto, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente, quando a Suprema Corte, decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980.d) Quando, no entanto, em 1980, a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo

Page 67: Questões de Concursos

do caso, o panorama da biologia molecular, havia mudado radicalmente.

 10) Quanto ao uso da vírgula nos trechos abaixo, assinale a opção que apresenta justificativa de emprego INCORRETA.a) "Hoje, essa visão..." - para separar o adjunto adverbial deslocado.b) "começa a perder força, já que as empresas..." - para separar a oração subordinada da principal.c) "afirma Maria Carlota Boabaid, pedagoga e mestra em Administração de Empresas," - para isolar o aposto.d) "pedagoga e mestra em administração de empresas, que atua na área de Gestão de Pessoas." - para separar a oração subordinada adjetiva restritiva.

  

1-b  2-a  3-c  4-b  5-a  6-c  7-a  8-a  9.b  10-d