questão pós-revisão

2
GABRIEL NUNES LOPES FERREIRA • DANIEL ALEXANDER DE SOUZA ESCUDEIRO 100 Fortaleza. Foi elaborado um questionário on-line através do Google Docs com as seguintes perguntas: 1) Qual sua formação inicial? Você é formado em que área? 2) Você tinha alguma prática musical (aqui pensada também como lecionar música em alguma institui- ção) antes da especialização? Qual? 3) Por que a procura pela pós-graduação em Música? 4) Como os professores têm trabalhado as práticas pe- dagógicas em educação musical e a teoria da mú- sica? Comente alguma(s) experiência(s) exitosa(s) ou não em alguma disciplina de sua preferência que foi(foram) importante(s) para sua formação enquanto professor de Música. 5) Além das disciplinas, que outro(s) meio(s) você procura para a aprendizagem da teoria da música e das pedagogias musicais? Comente algumas expe- riências nesse sentido. O questionário foi compartilhado via e-mail a princípio com apenas um estudante 3 para efeito de teste das perguntas. Depois da análise de suas respostas, o questionário, com as devidas correções textuais, foi compartilhado com 17 discen- tes de uma mesma turma que já estavam finalizando o curso. Dos 17 alunos, apenas 9 responderam ao questionário. A seguir, serão explicitados os resultados da pesquisa, através dos dados coletados, e o diálogo desses com o referen- cial teórico do trabalho. 3 O estudante que atuou como pré-teste já vivenciou todas as disciplinas da pós estando apto para fazer parte da pesquisa. Suas respostas entraram na análise dos dados.

Upload: fafc17

Post on 15-Apr-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

asdfadf

TRANSCRIPT

Page 1: Questão Pós-Revisão

GABRIEL NUNES LOPES FERREIRA • DANIEL ALEXANDER DE SOUZA ESCUDEIRO

100

Fortaleza. Foi elaborado um questionário on-line através do Google Docs com as seguintes perguntas:

1) Qual sua formação inicial? Você é formado em que área?

2) Você tinha alguma prática musical (aqui pensada também como lecionar música em alguma institui-ção) antes da especialização? Qual?

3) Por que a procura pela pós-graduação em Música?4) Como os professores têm trabalhado as práticas pe-

dagógicas em educação musical e a teoria da mú-sica? Comente alguma(s) experiência(s) exitosa(s) ou não em alguma disciplina de sua preferência que foi(foram) importante(s) para sua formação enquanto professor de Música.

5) Além das disciplinas, que outro(s) meio(s) você procura para a aprendizagem da teoria da música e das pedagogias musicais? Comente algumas expe-riências nesse sentido.

O questionário foi compartilhado via e-mail a princípio com apenas um estudante3 para efeito de teste das perguntas. Depois da análise de suas respostas, o questionário, com as devidas correções textuais, foi compartilhado com 17 discen-tes de uma mesma turma que já estavam finalizando o curso. Dos 17 alunos, apenas 9 responderam ao questionário.

A seguir, serão explicitados os resultados da pesquisa, através dos dados coletados, e o diálogo desses com o referen-cial teórico do trabalho.

3 O estudante que atuou como pré-teste já vivenciou todas as disciplinas da pós estando apto para fazer parte da pesquisa. Suas respostas entraram na análise dos dados.

Felipe
Realce
~,
Felipe
Realce
Page 2: Questão Pós-Revisão

GABRIEL NUNES LOPES FERREIRA • DANIEL ALEXANDER DE SOUZA ESCUDEIRO

102

e ligações entre os relatos dos discentes e as categorias princi-pais da pesquisa com a pretensão de se chegar ao objetivo do estudo, que é compreender como se dá a aprendizagem den-tro de um curso de especialização em Música com estudan-tes oriundos de diversas áreas e a importância dessas práticas para a formação do professor.

A seguir, será feita a discussão dos dados, dialogando com as bases teóricas que sustentam a pesquisa.

Aprendizagem colaborativa dentro da pós-graduação em Música

O primeiro ponto que merece destaque nesse momento da pesquisa está relacionado com o perfil dos estudantes. Dos dez alunos que responderam ao questionário, percebemos quatro com formação acadêmica em Música e seis com prá-ticas musicais fora da academia. Assim, nem todos tiveram contato com o conhecimento sistemático da música e também com os aspectos pedagógicos musicais. Podemos perceber a partir desses dados que ainda existem muitos docentes atuan-do na educação musical sem a devida formação na área.

Na discussão acerca das contribuições dos professores para a aprendizagem das disciplinas, percebemos que poucos incentivaram atividades em grupo. Apesar disso, uma obser-vação importante é que mesmo os que não citaram contri-buições nesse sentido por parte dos professores afirmam que aprendem através da interação com os colegas.

Percebemos assim que essa prática acontece de maneira muitas vezes não intencional, ou que já estão subentendidas em suas práticas e não precisam ser citadas como forma de aprendizagem.

Felipe
Realce