questÃo 61 considerando que teorias relativas aos princípios jurídicos sugerem que regras e...

1
QUESTÃO 61 Considerando que teorias relativas aos princípios jurídicos sugerem que regras e princípios seriam espécies de normas jurídicas, assinale a opção congruente com essa idéia. B) O conteúdo das regras caracteriza-se por expressar determinações obrigatórias mais completas e precisas; diferentemente, o conteúdo dos princípios se apresenta com maior abstração e generalidade, afetando significativamente o modo de sua implementação. QUESTÃO 62 Acerca das espécies e métodos clássicos de interpretação adotados pela hermenêutica jurídica, assinale a opção correta. C) A interpretação sistemática se caracteriza por pressupor que qualquer preceito normativo deverá ser interpretado em harmonia com as diretrizes gerais do sistema, preservando-se a coerência do ordenamento. QUESTÃO 63 Considerando as alusões à eqüidade pelo ordenamento jurídico brasileiro, revela-se importante identificar a posição dessa figura em face do quadro das fontes do direito. A respeito dessa relação, é correto afirmar que a eqüidade A) não se revela como fonte do direito, pois a autorização de seu emprego apenas permite ao juiz criar normas para o caso concreto com base em preceitos de justiça QUESTÃO 64 Podem-se encontrar diversos argumentos para justificar a aplicação da analogia no direito, entre os quais a busca pela vontade do legislador ou a imperiosa aplicação da igualdade jurídica, demandando-se soluções semelhantes para casos semelhantes. Com referência a essa aplicação, é correto afirmar que D) a analogia pressupõe que casos análogos sejam estabelecidos em face de normas análogas, mas não díspares. QUESTÃO 65 Um postulado fundamental à teoria do ordenamento jurídico propõe que o direito seja considerado como um conjunto que forma entidade distinta dos elementos que o compõem, em razão de sua unidade, coerência e completude. Com base nessa ordem de idéias, assinale a opção correta. D) A idéia de coerência do sistema jurídico é concebida pela negação de que nele possam permanecer antinomias entre normas de igual ou diferente hierarquia, afirmando que duas normas antinômicas não poderão ser simultaneamente válidas.

Upload: wagner-souza

Post on 09-Nov-2015

45 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

QUESTÃO 61 Considerando Que Teorias Relativas Aos Princípios Jurídicos Sugerem Que Regras e Princípios Seriam Espécies de Normas Jurídicas

TRANSCRIPT

QUESTO 61 Considerando que teorias relativas aos princpios jurdicos sugerem que regras e princpios seriam espcies de normas jurdicas, assinale a opo congruente com essa idia.B) O contedo das regras caracteriza-se por expressar determinaes obrigatrias mais completas e precisas; diferentemente, o contedo dos princpios se apresenta com maior abstrao e generalidade, afetando significativamente o modo de sua implementao.

QUESTO 62 Acerca das espcies e mtodos clssicos de interpretao adotados pela hermenutica jurdica, assinale a opo correta.C) A interpretao sistemtica se caracteriza por pressupor que qualquer preceito normativo dever ser interpretado em harmonia com as diretrizes gerais do sistema, preservando-se a coerncia do ordenamento.

QUESTO 63 Considerando as aluses eqidade pelo ordenamento jurdico brasileiro, revela-se importante identificar a posio dessa figura em face do quadro das fontes do direito. A respeito dessa relao, correto afirmar que a eqidadeA) no se revela como fonte do direito, pois a autorizao de seu emprego apenas permite ao juiz criar normas para o caso concreto com base em preceitos de justia

QUESTO 64 Podem-se encontrar diversos argumentos para justificar a aplicao da analogia no direito, entre os quais a busca pela vontade do legislador ou a imperiosa aplicao da igualdade jurdica, demandando-se solues semelhantes para casos semelhantes. Com referncia a essa aplicao, correto afirmar queD) a analogia pressupe que casos anlogos sejam estabelecidos em face de normas anlogas, mas no dspares.QUESTO 65 Um postulado fundamental teoria do ordenamento jurdico prope que o direito seja considerado como um conjunto que forma entidade distinta dos elementos que o compem, em razo de sua unidade, coerncia e completude. Com base nessa ordem de idias, assinale a opo correta.D) A idia de coerncia do sistema jurdico concebida pela negao de que nele possam permanecer antinomias entre normas de igual ou diferente hierarquia, afirmando que duas normas antinmicas no podero ser simultaneamente vlidas.