que relações se podem estabelecer numa comunidade - trabalho de cn

2
Que relações se podem estabelecer numa comunidade ? Uma comunidade é o habitat de vários animais de espécie diferentes, por isso, numa comunidade podem se estabelecer vários tipos de relações. Essas relações designam-se relações bióticas existem dois tipos de relações bióticas que são relações intra-específicas e relações interespecíficas. As interações bióticas contribuem para a selecção natural, geralmente, são preservadas as formas de vida melhor adaptadas ao meio ambiente e desaparecem os indivíduos com menor vigor adaptativo. O equilíbrio dos ecossistemas resulta da interacção dinâmica que existe entre os seres vivos e destes factores físicos e químicos do meio ambiente. Relações Intra-Específicas: Este tipo de relações condiciona as possibilidades de sobrevivência dos indivíduos da mesma espécie. Estas relações tem como exemplos a cooperação que é uma relação em que os indivíduos contribuem para o benefício do grupo. A Competição que é uma relação em os indivíduos lutam para a sobrevivência individual, geralmente combatem por recursos alimentares ou território. Também se estabelece canibalismo que é uma relação em que um indivíduo mata outro da mesma espécie para se alimentar. Relações Interespécificas As relações interespecíficas têm como exemplo: a Predação, é uma relação com benefício para um dos seres vivos, o Predador, mata a

Upload: andrepaiva7a

Post on 24-Jul-2015

325 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Que relações se podem estabelecer numa comunidade    - trabalho de cn

Que relações se podem estabelecer numa comunidade ?

Uma comunidade é o habitat de vários animais de espécie diferentes, por isso, numa comunidade podem se estabelecer vários tipos de relações. Essas relações designam-se relações bióticas existem dois tipos de relações bióticas que são relações intra-específicas e relações interespecíficas. As interações bióticas contribuem para a selecção natural, geralmente, são preservadas as formas de vida melhor adaptadas ao meio ambiente e desaparecem os indivíduos com menor vigor adaptativo. O equilíbrio dos ecossistemas resulta da interacção dinâmica que existe entre os seres vivos e destes factores físicos e químicos do meio ambiente.

Relações Intra-Específicas:

Este tipo de relações condiciona as possibilidades de sobrevivência dos indivíduos da mesma espécie. Estas relações tem como exemplos a cooperação que é uma relação em que os indivíduos contribuem para o benefício do grupo.

A Competição que é uma relação em os indivíduos lutam para a sobrevivência individual, geralmente combatem por recursos alimentares ou território. Também se estabelece canibalismo que é uma relação em que um indivíduo mata outro da mesma espécie para se alimentar.

Relações Interespécificas

As relações interespecíficas têm como exemplo: a Predação, é uma relação com benefício para um dos seres vivos, o Predador, mata a presa para se alimentar, presa é prejudicado; a Competição, uma relação na qual os dois seres vivos competem pelos mesmos recursos alimentos, território,luz ou algo que se encontra em quantidades insuficientes e que assegure a sobrevivência dos mesmos, ambos os intervenientes prejudicam-se mutuamente; o Parasitismo, é uma relação na qual o parasita é beneficiado e que se alimenta à custa do hospedeiro que é prejudicado, ao contrario da predação o prejudicado ( Hospedeiro) não sofre morte imediata; a Cooperação, é uma relação facultativa em que ambos os intervenientes beneficiam; o Mutualismo, nesta relação os seres vivos que participam na mesma saem os dois beneficiados e são largamente dependentes um do outro, e quando a sobrevivência de um organismo está dependente do outro diz-se que vivem em Simbiose; o Comensalismo, é uma relação na qual um dos seres vivos é beneficiado

Page 2: Que relações se podem estabelecer numa comunidade    - trabalho de cn

e o outro não é afetado; o Amensalismo, é uma relação onde um dos seres vivos é prejudicado e o outro não é afetado.