quarta-feira 16 novembro de 2011 · filho de um veterinário e de uma engenheir a química, recorda...

24
Quarta-feira 16 Novembro de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1699 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Lisboa PUB Selecção carimba passaporte para o Europeu com exibição de gala GRANDE LISBOA PÁGINA 04 Incêndio deixa fábrica da Sicasal muito danificada e fere um bombeiro ACTUALIDADE PÁGINA 06 Portugal é o único país da Zona Euro que se encontra em recessão técnica ACTUALIDADE PÁGINA 07 Subida de 4,79% nas rendas mais antigas não agrada aos proprietários nacionais Overdoses vitimam uma pessoa por hora na Europa Relatório sobre droga diz que são os homens que morrem mais de overdose e a heroína a substância mais comum. IDT teme que a crise aumente o consumo mas Observatório Europeu defende o oposto. ACTUALIDADE PÁGINA 09 DESPORTO PÁGINA 10 O senhor da Moda ENTREVISTA PÁGINAS 02 E 03 D.R. Livro retrata vida do ‘Verdadeiro Artista’ FAMA & TV PÁGINA 22 Joaquim Monchique em ‘Júlio de Matos’ ARTE & LAZER PÁGINA 12 PUB PORTUGAL 6-2 BÓSNIA Com dois golos, Ronaldo brilhou numa noite em que só o árbitro causou calafrios. TIAGO PETINGA/EPA As portuguesas divertem-se muito pouco com a roupa que vestem no dia-a-dia, porque não se sentem suficientemente seguras de si mesmas, explica Nuno Baltazar ao Destak.

Upload: danganh

Post on 11-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Quarta-feira 16 Novembro de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1699 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

PUB

Selecção carimba passaporte para o Europeu com exibição de gala

GRANDE LISBOA PÁGINA 04

Incêndio deixa fábrica da Sicasal muito danificada e fere um bombeiro ACTUALIDADE PÁGINA 06

Portugal é o único país da Zona Euro que se encontra em recessão técnica ACTUALIDADE PÁGINA 07

Subida de 4,79% nas rendas mais antigas não agrada aos proprietários nacionais

Overdoses vitimam uma pessoa por hora na EuropaRelatório sobre droga diz que são os homens que morrem mais de overdose e a heroína a substância mais comum. IDT teme que a crise aumente o consumo mas Observatório Europeu defende o oposto.

ACTUALIDADE PÁGINA 09 DESPORTO PÁGINA 10

O senhor da Moda

ENTREVISTA PÁGINAS 02 E 03

D.R.

Livro retrata vida do ‘Verdadeiro Artista’

FAMA & TV PÁGINA 22

Joaquim Monchique em ‘Júlio de Matos’

ARTE & LAZER PÁGINA 12

PUB

PORTUGAL 6-2 BÓSNIA

Com dois golos, Ronaldo brilhou numa noite em

que só o árbitro causou calafrios.

TIA

GO

PET

ING

A/E

PA

As portuguesas divertem-se muito pouco com a roupa que

vestem no dia-a-dia, porque não se sentem suficientemente

seguras de si mesmas, explica Nuno Baltazar ao Destak.

4ª Feira · 16 de Novembro de 2011

Entrevista02 ·

Nuno Baltazar Dias depois de ter sido distinguido como Melhor Criador nos Fashion Awards 2011, o designer de moda de 35 anos conta ao Destak como foi o seu percurso. Filho de um veterinário e de uma engenheira química, recorda como gostava de vestir as irmãs para as peças de teatro que produziam em casa, e lamenta que, ainda hoje, a maioria das mulheres portuguesas se divirta tão pouco a pensar e a recriar a roupa que usa.

«Vestir bem é fazer com que a roupa revele a nossa personalidade»

A memória mais antiga de uma peça de roupa?

A memória mais marcante é a de uma saia laranja até aos pés, da minha mãe, muito anos 70. Ainda tenho um bocado da saia, porque devo tê-la desfei-to para fazer qualquer coisa. Não me consigo desfazer do bocado que ainda tenho. Desfez a saia para vestir as bo-necas? As bonecas eram as minhas três irmãs, uma mais velha e duas mais novas, e o que me atraía era “vesti-las” com te-cidos para entrarem nos tea-tros que fazíamos. Adorava criar os personagens, o cená-rio, as roupas. Às bonecas a sério tratava-as como se fos-sem um Action Man. Como foi a ida para o curso do Citex no Porto? A minha vinda para o Porto foi muito anterior ao curso, e re-sultou da opção profissional dos meus pais (o meu pai é ve-terinário, e a minha mãe pro-fessora universitária de Quí-mica). Mais tarde percebi que a melhor escola de moda era no Porto e fiquei. Resistiram à sua escolha? O meu pai, sim, no início. Dizia--me muitas vezes: “tudo me-nos Arquitectura!”. Mas quan-do lhe disse que queria seguir Design de Moda, perguntou: “e porque não Arquitectura?” (risos). Mas acho que era mais por não ser um curso superior

ISABEL STILWELL [email protected]

(agora já é). Quando entendeu que não havia muito a fazer, disse-me: “Tens é que ser bom naquilo que fazes!”. E tenho tentado que não se desiluda. Sente-se um Homem do Norte? Só quando me irrito (risos). Aí o vocabulário é mais rico... Muito mais! Sentirmo-nos de um sítio pressupõe que nos sintamos em casa e eu, apesar de ter aqui os meus familiares mais próximos, sinto que é Lis-boa a minha cidade. Sabe coser um botão? Sei, sei. A parte prática era uma componente muito forte da minha formação. O primei-ro mês é um mês inteiro sen-tado à máquina de costura, a picar folhas de papel, para do-minar a máquina, até cons-truirmos uma peça total do princípio ao fim. Confesso que não era o que fazia melhor, e conseguia sempre dar a volta às professoras para que fizes-sem as coisas por mim (risos). Mas sim, aprendi, e acho que é fundamental. Como é que se vestem as mu-lheres portuguesas? Mal, infelizmente. Arriscam muito pouco, o que é uma pe-na porque são bonitas e vaido-sas. Só aderem a uma coisa di-ferente quando a vêem em muitas pessoas, ou seja, quan-do já não é diferente. Mas ser diferente não significa ser es-palhafatosa, ou uma árvore de Natal, mas ter a noção do cor-po, reflectindo através do que vestem a sua personalidade.

E os homens... Curiosamente, os homens evo-luíram mais rapidamente. Despem eles a farda e vestem- -na elas, é isso? Completamente. Acho que as mulheres ainda têm um boca-dinho a ideia que não podem ser muito femininas para se-rem levadas a sério. Raramen-te se vê uma mulher usar uma roupa mais sofisticada ou fe-minina no seu dia-a-dia. As passereles também me pare-cem muito cinzentas... Isso acontece porque rara-mente uma pessoa que não es-tá ligada à moda vê uma co-lecção completa. Eu, por exem-plo, na última colecção tinha peças de um amarelo lindo, de tijolo, e outras cores, mas que não apareceram na imprensa, porque aí a escolha é das re-vistas... Costuma dizer que as pessoas se divertem pouco com a roupa. Digo-o muitas vezes, e diver-tir-se não quer dizer gastar dinheiro. Há um ano, fiz um vestido de noiva para uma ac-triz, a Ana Rocha. Desde aí já a encontrei várias vezes em festas com o vestido de noiva, usado de outras maneiras. Ela conseguiu subverter tudo, e usa-o e fica linda. Acho que foi a pessoa que mais “curtiu” um vestido de noiva feito por mim! Mas isso é talento. Tem a ver com segurança, e os portugueses, de uma forma geral, são inseguros.

«As pessoas diver-tem-se pouco com a roupa. Julgo que lhes falta segurança em si mesmas»

«O meu pai resistiu, mas depois disse-me que tinha era de ser bom no que fazia. Tento não o desiludir»

Melhor Criador pelos Fashion Awards

«Sinto que o prémio vai mais longe do que premiar apenas o meu trabalho do ano passado, premeia o trabalho da última década. Deixou-me muito feliz, pela distinção em si, e pelas mensagens que depois recebi de tantos amigos e de pessoas que tiveram vontade de se manifestar, e dizer que estavam felizes por mim, e que era merecido... Mas os prémios funcionam para mim como uma colecção que tem grande sucesso: vivo naqueles dois, três dias no máximo e a seguir a vida continua com os pés no chão. De 6 em 6 meses temos que estar a superar--nos e a fazer melhor.»

Tem-se a ideia de que uma peça de um designer é tão cara, que seria impossível... Para muita gente infelizmen-te será, mas se calhar não é assim tanto. Há quem vista a minha roupa para uma noite de gala, mas também quem use as camisas todos os dias. Tenho duas etiquetas: Nuno Baltazar, aquela que apre-sento normalmente nos des-files, e que pode ter peças que não são apresentadas mas que são comercializadas na minha loja, a preços relativa-mente acessíveis, e Nuno Bal-tazar Atelier, que é um ser-viço personalizado que, ob-viamente, tem um custo di-ferente. Cria a sua colecção para uma mulher concreta? ... Ou para uma mulher ficcio-nada, a quem dou um nome, uma profissão, uma cidade... Preciso sempre de criar a his-tória, só depois começo a ves-tir a personagem. A mulher ideal, por exemplo, nunca usa um vestido meu com adereços meus, antes recria a partir das minhas peças. Aliás, ninguém deve usar só uma marca dos pés à cabeça! A certa altura essas persona-gens tornam-se exigentes? (risos) A dada altura já não sei se sou eu ou a personagem que fala... De alguma maneira in-corporo-a em mim. As última colecção foi pensada para uma mulher mais nova... Na colecção de Verão tentei ser menos formal, austero,

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

4ª Feira · 16 de Novembro de 2011 · 03

Há 10 anos... Tinha 25 anos, estava no pri-meiro atelier, já fazia a Moda Lisboa, e vivia para o trabalho. Era um miúdo, inconsciente para o bem e para o mal, mas tomei decisões corajosas de que não me arrependo e que me trouxeram até aqui. E com 10 anos? Os meus pais são separados e não tive uma infância muito feliz. Daqui a 10 anos... Vou estar no auge, espero. Terei 45 anos na altura, e quero muito ter evoluído profissional-mente e ser uma pessoa tão feliz e realizada como hoje!

«Daqui a 10 anos espero estar no auge»

Em 13 anos só tive uma modelo anorética

«Há uma ligação excessiva entre a anorexia e a moda. Uma miúda que sofra de anorexia muito dificil-mente passa num casting para um desfile. Trabalho há 13 anos e só uma vez tive uma menina com esse problema, e a primeira reacção é retirá-la imedia-tamente do desfile. Acho é que há um problema muito mais grave, o de pais que não acompanham os filhos e alimentam sonhos que são impensá-veis. Por exemplo, uma rapariga que tenha 1,60 de altura nunca vai ser manequim, é impensável. É claro que neste mundo, como em todos, há char-latões, que podem enga-nar as miúdas ou a famí-lia, mas em nenhuma agência digna desse nome, alguém com essa altura seria aceite, a não ser que fosse extraordinariamente bonita, mas seria para fazer publicidade, não para passerelle. Mas seria um caso excepcional.»

2002A primeira loja Nuno Baltazar e Paulo Cravo criaram, em 1997,

a etiqueta Cravo/Baltazar. Em 2004, Baltazar começa a trabalhar sozinho e abre,

no Porto, a primeira loja.

D.R.

2005Na 25.ª Moda Lisboa Nunca assiste a um dos

seus desfiles da plateia, preferindo os bastidores. Mede o sucesso do desfile

pela expressão que vê na cara das modelos.

2007... e também dança Mostrou o seu talento no ‘Dança Comigo’, o famoso

programa da RTP, para o qual criou a imagem da apresentadora, Catarina

Furtado.

2009Nuno Baltazar Atelier Com Catarina Furtado, uma das mulheres

para quem cria peças exclusivas, com a etiqueta Nuno Baltazar Atelier.

Na loja vende a colecção.

2011Fashion Awards Numa cerimónia no Tivoli,

em Lisboa, foi distinguido com o prémio Melhor Criador, pelo Fashion

Awards 2011. É o prémio de uma década de trabalho.

até porque hoje ter 40 anos é ter os 30 de antigamente. Aliás tenho clientes de 80 anos com um aspecto super jovem e divertido, e que já não querem vestir azul e cin-zento. Há manhãs em que olha para o armário e diz “Não tenho nada para vestir”?

Sim!! Em situações como este Fashion Awards é terrível, por-que passo os dias a tratar dos outros e acabo por me deixar para a última hora. Com 1,85 metros nem sempre é fácil che-gar a uma loja e encontrar o meu tamanho, resultado fico com uma neura insuportável! Divertir-me-ia imenso que tra-tassem de mim (risos).

«As minhas peças são o ponto de partida pa-ra que a mulher recrie o seu personagem, à sua maneira»

NATÁLIA FERRAZ/CM

VÍTOR MOTA/CM

NATÁLIA FERRAZ/CM

NATÁLIA FERRAZ/CM

JOÃO MIGUEL RODRIGUES

4ª Feira · 16 de Novembro de 201104 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

PRÉMIO INTERNACIONAL

Vila histórica de Sintra distinguida pelas boas práticas ambientais

Sintra foi distinguida pela sua qualidade ambiental nos prémios Quality Coast, atri-buídos anualmente pela Coastal & Marine Union. Este organismo europeu reconhe-ceu o esforço desenvolvido para contribuir para um turismo sustentável nas áreas do ambiente, natu-reza, paisagem, identidade e património cultural. Aço-res, Lagos, Madeira, Tavira e Torres Vedras também foram premiados.

PARQUE SINTRA-CASCAIS

Semana da Floresta Autóctone decorre de 19 a 26 de Novembro O projecto Oxigénio arranca com a Semana da Floresta Autóctone, a decorrer de 19 a 26 de Novembro, na Quinta do Pisão de Cima, no Parque Natural de Sintra-Cascais. A iniciativa realizada no âmbito do Ano Internacional da Floresta é promovida pela Câmara de Cascais.

JUNTO AO MARQUÊS

Obras nas passadeiras condicionam trânsito no coração de Lisboa Por motivo de obras – insta-lação de atravessamento pedonal – o tráfego será cor-tado/condicionado no Topo Sul do Parque Eduardo VII, nos dias 19 de Novembro e 8 de Janeiro. Também a Av. da Liberdade (via central), a R. Alexandre Herculano e R. das Pretas sofrerão condiciona-mentos nos dias 20 de Novembro e 8 de Janeiro, entre a 01h00 e as 05h00.

PARQUE DAS NAÇÕES

Celebre Dia Nacional do Mar no Pavilhão do Conhecimento

Hoje, que se celebra o Dia Nacional do Mar, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (sito no Parque das Nações) preparou uma pro-gramação especial. A expo-sição interactiva O Mar é Fixe Mas Não É Só Peixe, as actividades experimentais O Oceano Invade o Laborató-rio e a apresentação do pro-jecto Conhecer o Oceano fazem parte do programa.

10 SEGUNDOS

Dinossauros O Mundo dos Dinossauros,

na Cordoaria Nacional até 1 de Janeiro, já foi visitado

por 32.000 pessoas.

Um bombeiro ficou feri-do num incêndio que

destruiu ontem parcialmente a fábrica Sicasal em Mafra, preocupando centenas de tra-balhadores sobre o seu futuro.

Segundo fonte do Coman-do Distrital de Protecção Civil à Lusa, o incêndio, que come-çou às 07h10 propagando-se rapidamente, foi dado como dominado às 9h44 pelo coman-dante de operações de socorro. Um bombeiro ficou ferido no combate às chamas, «num membro inferior, provocado por um embate com uma au-to-escada».

O fogo terá tido início na sa-la de embalagem, acredita-se que devido a um curto-circui-to, com caixas de cartão e em-balagens de plástico por per-to, propagando-se assim de forma rápida e deixando a es-trutura «muito danificada», se-gundo fonte oficial – cerca de 20% da área total terá sido afectada, correspondendo à área de produção.

MAFRA Fogo começou de manhã numa sala de embalagens e propagou-se rapidamente

Incêndio deixou fábrica da Sicasal «muito danificada»A administração da fábrica esclareceu ontem que nenhum posto de trabalho está em risco.

PATRÍCIA NAVES [email protected]

PAULO CORDEIRO/LUSA

Trabalhadores preocupados Os 600 trabalhadores da fábri-ca sita em Vila Franca do Ro-sário (Mafra), reuniram-se on-tem de manhã à porta, relatan-do à Lusa temerem ficar no de-semprego e sem o sustento das suas famílias. A fábrica dá tra-balho a cerca de uma centena de famílias sobretudo dos con-celhos de Mafra e Torres Ve-

dras. O presidente da Junta de Vila Franca do Rosário e tam-bém funcionário, João Lima, co-locou mesmo a hipótese da fá-brica não voltar a laborar, mas a administração esclareceu que nenhum posto está em risco e que a fábrica deverá retomar a laboração ainda esta semana. O rescaldo foi dificultado por pequenos reacendimentos.

Os 600 trabalhadores da fábrica reuniram-se de manhã à porta, relatando temerem ficar no desemprego

20% cerca de 20% da área foi afectada e corres-ponde à produção.

Famílias já ajudadas voltam a pedir auxilio

O serviço de apoio domi-ciliário do Banco do Be-

bé diz que este ano, pela pri-meira vez, começaram a apa-recer casos de famílias caren-ciadas que, depois de terem ti-do ‘alta social’, voltaram a pe-dir ajuda à instituição. No ano passado, o Banco do Bebé - Associação de Ajuda ao Re-cém-Nascido, que nasceu há mais de uma década na Ma-ternidade Alfredo da Costa -, ajudou 47 famílias através do seu projecto de Apoio Domi-

BANCO DO BÉBÉ

ciliário. O programa, direccio-nado para famílias carencia-das que têm bebés prematu-ros, nasceu em 2003 a pedido do serviço de neonatal. «Os be-bés prematuros vão para ca-sa muito frágeis e as mães não sabem bem tratar deles», dis-se a presidente da instituição, Marina Arnoso, explicando que as voluntárias dão «todo o apoio possível e necessário». As mães e bebés chegam às voluntárias através do Serviço Social da Maternidade Alfre-do da Costa, que percebe es-tar perante uma família caren-ciada. As técnicas da asso-ciação ficam com as famílias até sentirem que a situação fa-miliar está estável.

Banco do Bebé nasceu há mais de uma década na Alfredo da Costa

123RF

Quatro jovens presos por roubos na linha de Sintra

O DIAP de Lisboa de-cretou a prisão pre-

ventiva de quatro dos seis jovens acusados da prática de vários crimes de roubo na linha ferroviária de Sin-tra entre Abril e Agosto, re-velou a Procuradora-Geral Distrital de Lisboa. O grupo de jovens, com idades entre os 17 e os 26 anos, foi des-mantelado pela PSP e pra-ticava assaltos por esticão contra passageiros que fre-quentavam a linha.

CRIME

Grupo de assaltos por esticão na linha foi desmantelado por PSP

BRUNO COLAÇO/CM

MADALENA BARBOSA

LUÍS ANICETO

A bolsa portuguesa fechou no vermelho pela sexta sessão

consecutiva. A praça de Lis-boa seguiu o comportamen-to geral da Europa, e fechou o dia a cair 0,78% para 5.505,89 pontos.

FECHO VAR% RESUMO PSI-20 5.505,89 -0,78

SUBIDAS CONST. DESCI 19 0 1

MAIORES SUB. VAR% FECHO BCP 3,77% 0,11 JERÓNIMO MARTINS 2,06% 12,86 EDP 0,95% 2,33

MAIORES DESC. VAR% FECHO SONAE INDÚSTRIA -5,02% 0,55 ALTRI -3,98% 1,13 SONAECOM -3,86% 1,22

BOLSA

PUB

4ª Feira · 16 de Novembro de 201106 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

Lisbon Council, do total de 17 países do euro, o mau desem-penho nacional é compensado pelos «esforços de ajustamen-to significativos desde 2009».

No mesmo relatório rejei-ta-se ainda a ideia de que paí-ses como a Grécia, Portugal e Espanha têm de sair da moe-da única para retomar o seu equilíbrio externo. «Ao con-trário, as mudanças a que a crise obrigou colocaram a Zo-na Euro no caminho de uma maior convergência entre os países do centro e da perife-ria», lê-se no relatório.

A segunda maior descida no PIB no terceiro trimestre do

ano (1,7%) pertence a Portugal, avançam os dados do Eurostat. Pior que nós, no grupo dos paí-ses da Zona Euro, só mesmo a Grécia, com uma descida de 5,2%. No terceiro lugar ficou o Chipre (0,6%). No entanto, comparando com o segundo trimestre do ano, Portugal foi o país com a maior descida.

Com um Produto Inter-no Bruto (PIB) em que-

da há dois trimestres, Portu-gal destaca-se nos dados on-tem apresentados pelo Euros-tat como o único país em re-cessão técnica – faltam conhe-cer os números da Grécia. De acordo com os valores avança-dos pelo gabinete de estatísti-ca da União Europeia, a des-cida do PIB nos primeiros três meses do ano foi de -0,6, segui-da de uma contracção de -0,1 no trimestre seguinte. Para o terceiro, a tendência deve manter-se, com uma quebra de 0,4% do PIB.

Embora seja considerado o terceiro país da Zona Euro com a economia mais debili-tada, nem tudo são más notí-cias para os lusos. De Bruxe-las veio ainda a indicação que Portugal ocupa o sétimo lugar entre as nações que mais de-pressa se têm vindo a adaptar às dificuldades. Segundo o ba-rómetro Euro Plus Monitor, levado a cabo pelo banco alemão Berenberg e pelo The

ECONOMIA Dados do Eurostat confirmam queda do PIB há pelo menos dois trimestres

Portugal é o único país em recessão técnica na Zona Euro

PIB nacional com 2.ª maior quebra

Embora com uma economia debilitada, País é um dos que mais depressa se adaptou à crise.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

TIAGO PETINGA/LUSA

As medidas de Passos Coelho e Vítor Gaspar estão a convencer os especialistas internacionais

Grécia e Portugal não devem abandonar o Euro, avança relatório ontem apresentado

Média da taxa nos 34 países da OCDE não supera os 8,2%

A taxa de desempre-go que a Organização

para a Cooperação e De-senvolvimento Económico (OCDE) estima para Por-tugal subiu para os 12,5% em Setembro, enquanto na média dos 34 países perma-neceu nos 8,2%. Dados que nos tornam o país com a quarta taxa de desempre-go mais elevada dentro da OCDE. Pior que Portugal só mesmo a Espanha, com 22,6% de desempregados, a Irlanda (14,2%) e a Eslo-váquia (13,5%).

TRABALHO

Estado social impediu uma maior poupança

O Estado social impe-diu que os portugue-

ses poupassem na última década, o que resultou num agravamento do problema da dívida externa. Os dados integram um estudo apre-sentado em Lisboa, que de-fende que a política orça-mental, nas últimas duas dé-cadas, levou a níveis de pou-pança diminutos. «O Esta-do social impediu que as pessoas poupassem mais porque não havia motivos para o fazerem», disse Fer-nando Alexandre, professor da Universidade do Minho que apresentou o estudo.

FINANÇAS

LUÍS ANICETO

Segundo o estudo, não havia motivos para juntar dinheiro

123RF

Desemprego em Portugal já chega aos 12,5%

COMÉRCIO

Aumento de 16% nas exportações As exportações nacionais sofreram um aumento de 16% entre os meses de Janeiro e Agosto, face ao período homólogo. No entanto, segundo dados do Eurostat, a balança comercial mantém-se negativa.

FACE OCULTA

António Paulo Costa foi ontem ouvido O julgamento do caso Face Oculta foi ontem retomado no Tribunal de Aveiro, com o depoimento do empresário António Paulo Costa, um dos arguidos, tido como «inte-grante da rede de contac-tos e da esfera de influên-cia» de Armando Vara.

ESTUDO

Facebook ‘prende’ maioria dos lusos Segundo os dados do estudo da Netsonda reve-lam que 80% dos inquiri-dos que utilizam o Face-book estão sempre liga-dos, ou pelo menos ligam--se àquela rede social uma vez por dia. E são as mulheres que mais horas perdem em cada ligação.

METEOROLOGIA

Serra da Estrela coberta de neve O maior nevão deste Outono obrigou ao corte das estradas de acesso à Torre, na Serra da Estrela. Segundo fonte do Centro de Limpeza de Neve das Estradas de Portugal, a neve caía sem parar desde as 10h30 desta segunda-feira.

CONSTRUÇÃO

Salário médio chega aos 874,38 euros Um trabalhador da cons-trução ganhava em Julho, em média, 874,38 euros, valor que representa uma subida homóloga de 1%, refere um inquérito do Ministério da Solidarie-dade citado pela Lusa.

10 SEGUNDOS

Os melhores e os piores de uma Europa mais pequena

CHIPRE

Às dificuldades já iden-tificadas na Zona Euro junta- -se outra: o Chipre que, segundo o barómetro Euro Plus Monitor, pode ser «um potencial problema». Isto porque, avança a mesma fonte, a economia cipriota apresenta o segundo pior desempenho global e o quinto pior no que se refere às reformas de ajustamento. A Itália destaca-se também como a quarta pior economia da Zona Euro, tendo ainda o sexto pior desempenho no indicador de ajustamento.

FRANÇA

A inspirar grandes preocupações está a econo-mia francesa, avança o mesmo barómetro. Isto por-que a sua saúde é «dema-siado medíocre» para um Estado avaliado com triplo A – a nota mais elevada – pelas agências de notação finan-ceira. «Os alarmes deviam estar a tocar para a França» que, lê-se ainda no docu-mento, citado pela Lusa, «está de longe na posição mais baixa no que se refere ao estado global da sua eco-nomia».

ALEMANHA

A Alemanha – tal como a Estónia – é um caso de sucesso no que diz respeito à aplicação das reformas. «A Alemanha surge como uma história quase perfeita de sucesso de reformas», refere o relatório, salien-tando que Berlim resistiu à queda do banco de investi-mento Lehman Brothers e à crise de dívida, embora estas tenham revelado a necessi-dade de melhor ajustamento. Isto apesar de ter o segundo pior comportamento no indi-cador de ajustamento.

ZONA EURO

O Produto Interno Bruto da Zona Euro cresceu no terceiro trimestre do ano 1,4%, o que corresponde a um ligeiro abrandamento de 0,2 pontos percentuais em relação ao período homó-logo. Segundo o Eurostat, também o PIB da média dos 27 Estados-membros teve igual crescimento – 1,4%– , contra 1,7% no terceiro tri-mestre de 2010. Ainda assim, comparando o terceiro e segundo trimestres do ano, mantém uma estagnação de 0,2% no PIB.

Actualidade · www.Destak.pt · 074ª Feira · 16 de Novembro de 2011

No entanto, as actualiza-ções estão longe de ir ao en-contro do que pretendia a As-sociação Nacional de Pro-prietários. Os senhorios de-fendiam que os agregados fa-miliares com rendimentos mensais inferiores a 1455 eu-ros (3 salários mínimos) e os inquilinos com incapacidade superior a 80% teriam direi-to a um faseamento de cinco anos. Já os restantes apenas teriam direito a três anos pa-ra fazer essa correcção do valor pago.

De acordo com as simula-ções da ANP em relação a pré-dios dos seus associados, após a correcção, a renda final se-ria, mesmo assim, apenas 50 a 75% da renda cobrada num contrato novo para um imóvel semelhante.

Para concretizar a actualiza-ção de rendas, o senhorio de-

ve comunicar ao arrendatário, através de carta registada com aviso de recepção (ou entregue em mão, com protocolo de re-cepção na cópia) e com ante-cedência mínima de 30 dias. O novo valor pode ser arredon-dado para o euro superior.

As rendas antigas são a mais recente dor de ca-

beça dos portugueses com aumentos que podem chegar aos 4,79% em Janeiro. Segun-do as actualizações publica-das ontem em Diário da Re-pública, as rendas anteriores a 1967 vão subir 4,79% em Lisboa e Porto e 3,19% no res-to do País; e as rendas entre 1967 e 1979 serão actualiza-das em 3,19%.

HABITAÇÃO Decreto-lei sobe rendas anteriores a 1967 em quase 5% já no próximo ano

Rendas antigas vão aumentar 4,79%

Arrendatário será informado por carta

Proposta desagrada a proprietários, que preferiam subir de forma faseada as rendas em 3 a 5 anos.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

123RF

Depois da ministra da Justiça ter justificado, no

Parlamento, a não contratação de novos guardas prisionais com o congelamento das ad-missões no Estado, afirmando que os 4408 guardas existen-tes estão dentro da média eu-ropeia, o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) respondeu, acusan-do-a de faltar à verdade. À Lu-sa, Jorge Alves, presidente do SNCGP, reforçou que há 4200

Paula Teixeira da Cruz diz que há 4408 guardas prisionais

JUSTIÇA

Sindicato desmente posição da tutelaguardas prisionais, muitos des-tacados noutros sectores.

Ainda segundo Paula Tei-xeira da Cruz, a tutela gasta 12 milhões de euros com horas ex-traordinárias dos guardas pri-sionais, havendo «guardas que, enquanto descansam, estão a receber». A governante deu conta de um investimento de cerca de 39 milhões de euros nas prisões, mas a investigação criminal e a reforma do pro-cesso civil são as prioridades.

ANDRE KOSTERS/LUSA

Proprietários defen-dem aumentos fasea-dos e dependentes dos rendimentos

Para garantir «um maior rigor» na atri-

buição do Rendimento So-cial de Inserção (RSI), o Go-verno vai aumentar em 10% as acções inspectivas. A esta medida, anunciada ontem pelo ministro Pedro Mota Soares, ouvido no Parlamento, junta-se a re-dução para 370 milhões no próximo ano da verba des-tinada ao RSI, canalizando a poupança para o aumen-to das pensões mínimas, rurais e sociais. Ainda se-gundo a tutela, a redução vai ascender a 70 milhões de euros.

SOLIDARIEDADE SOCIAL

Dívidas acima de 100 milhões quadriplicam

Há muito que não só as empresas, ou as pes-

soas colectivas, se debatem com as dívidas, mas a situa-ção está a piorar para as pessoas singulares. Em dois meses, quadruplicou o uni-verso de cidadãos que de-ve mais de um milhão de euros de impostos, avança o Jornal de Negócios. São agora, pela primeira vez, mais de cem, estando em maior número do que as empresas no mesmo es-calão de dívidas. O último relatório das Finanças, da-tado de fim de Setembro, conta 4654 novas entradas para a lista negra.

PESSOAS SINGULARES

Contribuintes estão a deixar contas maiores por pagar

123RF

Mais inspecções ao rendimento social de inserção

PUB

Após actualização, as rendas antigas vão ser 50 a 75% das novas

As reformas de muitos portugueses, sobretudo

os que têm entre 30 e 40 anos, vão passar a representar ape-nas 60% do seu salário num fu-turo próximo. No entanto, a maioria dos trabalhadores ain-da não percebeu que é inevi-tável começar a poupar e «a exigir um sistema de capitali-zação» para as suas reformas, refere um estudo sobre pou-pança divulgado ontem pela Associação Portuguesa de Se-

POUPANÇA

Reforma será 60% do salárioguradores. De acordo com Fernando Alexandre, um dos responsáveis pelo estu-do, «existe um grupo enor-me de famílias em Portugal que não poupa», uma rea-lidade mais frequente nos indivíduos «com formação superior e na casa dos 30 anos de idade». O estudo in-dica também que 20% das famílias com maior rendi-mento representam 90% da poupança em Portugal.

Actividades extra são para manter com novo modelo

O ministro da Educa-ção garantiu ontem

que as Actividades de En-riquecimento Curricular (AEC) vão continuar. «Não está nada previsto quanto ao fim das AEC», disse o ministro à Lusa, admitindo que pode vir a ser alterado o modelo em que funcio-nam. Os deputados socia-listas questionaram ontem o Governo sobre o futuro das AEC no 1º ano do Ensi-no Básico e quais as impli-cações dos cortes orçamen-tais para 2012 nestas acti-vidades. Também pais e autarquias já manifesta-ram a sua preocupação.

ENSINO

Ministro da Educação disse que não quer acabar com AEC

NUNO VEIGA/LUSA

4ª Feira · 16 de Novembro de 2011Actualidade · www.Destak.pt · 08

PUB

As Finanças notificaram mais de 472 mil portu-

gueses devido a atrasos no pa-gamento do Imposto Único de Circulação, antigo selo do car-ro. Os contribuintes em causa vão ter de pagar uma multa, no montante de 15 euros, o que irá representar um total supe-rior a sete milhões de euros.

O número de condutores a procederem ao pagamento do selo fora do prazo limite tem vindo a aumentar significati-vamente. Enquanto em 2007

Automobilistas que pagaram tarde foram notificados pelas Finanças

IMPOSTO ÚNICO Contribuintes em falta vão ter de desembolsar 15 euros

Mais de 472 mil condutores multados por atraso no selo

123RF

eram pouco mais de 28 mil os contribuintes a liquidarem es-te imposto com atraso, em 2008 passaram a ser 444 mil.

No que respeita ao atraso da notificação, o Ministério das Finanças disse ao Diário Económico que «o prazo de

prescrição para instauração do processo de contra-orde-nação é de cinco anos». Logo, enquanto «não decorrer esse prazo, a administração deve instaurar todos os processos relativos às infracções entre-tanto detectadas».

Gasóleo quase ao mesmo preço que a gasolina

O litro do gasóleo já é mais caro do que o de

gasolina num considerável número de estações espa-nholas. Em Portugal, isso não acontece devido à sig-nificativa diferença da car-ga fiscal entre os dois com-bustíveis, mas há quase três anos que o preço de ambos não estava tão pró-ximo. De salientar que o ga-sóleo ficou ontem 2 cênti-mos mais caro, um valor que aumenta para 20 cên-timos o total de subidas re-gistadas desde Janeiro.

COMBUSTÍVEIS

Gasóleo já subiu 20 cêntimos em Portugal, desde Janeiro

123RF

Fisco vai arrecadar 7 milhões de euros com multas aplicadas a contribuintes que se atrasaram a pagar IUC.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

1 DE DEZEMBRO

Revelados os feriados que vão acabar O Governo propõe cortar os feriados de 1 de Dezembro, que assinala a restauração da independência, e de 5 de Outubro, que celebra a im-plantação da República, diz a Renascença. Estes são os fe-riados sugeridos em contra- -partida à proposta da Igreja.

PLATAFORMA GLOBAL

Movimento oferece emprego a sem-abrigo O movimento de cidadãos ‘Plataforma Global’ criou um fundo de apoio às famílias dos polícias que morreram em serviço nas áreas da jus-tiça, saúde e educação e uma medida de combate à exclu-são social que permitirá a criação de emprego para 150 sem-abrigo.

RTP

Estado assume dívida de 344,5 milhões O Estado vai assumir em Janeiro os 344,5 milhões de euros de dívida da RTP ao banco Depfa na sequência de um acordo feito pelo anterior Governo quando o ‘rating’ da República baixou, avançou ontem à Lusa o director fi-nanceiro da estação.

ALGARVE

Barco de pesca afunda no porto de Vila Real Uma embarcação de pesca de 12 metros que se encon-trava fundeada na Docapes-ca de Vila Real de Santo An-tónio afundou-se ontem e co-meçou a verter algum gasó-leo. Segundo fonte da Capita-nia local, as autoridades es-tavam ontem a tentar conter o combustível derramado.

10 SEGUNDOS

Nove milhões para C-130 O ministro da Defesa disse

que vai gastar 9 milhões de euros na modernização dos

aviões C-130 da Força Aérea.

Actualidade · www.Destak.pt · 094ª Feira · 16 de Novembro de 2011

PUB

sinais positivos de que o con-sumo de cocaína já terá atin-gido o seu pico máximo» e de que «o consumo de cannabis continua a baixar entre os mais jovens».

Contudo, esta tendência positiva é assombrada por no-vas ameaças, como a evolução do mercado das drogas sinté-ticas, o «rápido surgimento» de novas drogas, a maioria das quais lícitas, e os policonsumos

(consumo de vários tipos de drogas) misturados com o uso de álcool.

No que respeita ao consu-mo de drogas, os últimos rela-tórios dão ainda conta de que 22,5 milhões de europeus usa-ram cannabis em 2009; 11 mi-lhões já experimentaram ecs-tasy ao longo da vida; e só no ano passado foram detectadas 41 novas drogas.

As overdoses mataram uma pessoa por hora

nos últimos 20 anos na Euro-pa, sendo mais de 80% das ví-timas do sexo masculino e a principal droga presente no organismo a heroína. O rela-tório anual do Observatório Europeu da Droga e da Toxi-codependência foi apresenta-do ontem e acrescenta que em 2009 morreram por overdose 7600 pessoas, estando os opiá-

ceos – sobretudo a heroína – presentes na maioria dos ca-sos notificados na Europa. Pa-ra além da heroína, as subs-tâncias mais frequentemente referidas são o álcool, as ben-zodiapezinas, outros opiáceos e, nalguns países, a cocaína.

No entanto, o Observatório admite que os números de mortes possam ser superio-res, uma vez que «os dados na-cionais podem ser afectados pela subnotificação ou a sub-verificação das mortes induzi-das pela droga».

Cannabis continua em queda O relatório sobre a ‘Evolução do Fenómeno da Droga na Eu-ropa’ acrescenta que «o con-sumo de drogas mantém-se relativamente estável na Eu-ropa», verificando-se «alguns Consumo de cannabis entre os jovens continua a diminuir na Europa

EUROPA Opiáceos presentes na maioria dos casos de overdose, diz relatório

Overdose mata uma pessoa a cada horaMais de 80% das vítimas mortais são do sexo masculino e a heroína é a droga mais frequente.

123RF

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

Apesar do relatório do Obser-vatório Europeu das Drogas

e da Toxicodependência dizer que o consumo de drogas como a cocaína tem diminuído devi-do à quebra do poder de com-pra, o presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependên-cia acredita que a crise pode levar ao oposto: aumento do consumo e do pequeno tráfico.

Crise pode motivar tráfico e consumo

Evolução do mercado das drogas sintéticas e do policonsumo preocupa autoridades

SÍRIA

Intervenção policial mata pelo menos 50

Numa das mais san-grentas intervenções

das forças leais ao regime sírio, mais de 50 pessoas perderam a vida na segunda--feira em diversas zonas da Síria. De acordo com a agên-cia Efe, que cita fontes locais, todos os mortos, entre os quais se contam três meno-res, foram abatidos na sequência de disparos e bombardeamentos. EUA

Pentágono enfrenta corte no orçamento

No caso da «super-comissão» do Con-

gresso não chegar a acordo sobre a forma de redução do défice americano, o orça-mento do Pentágono será

reduzido em cerca de 25% em 2013. O que significa um corte nas despesas de defesa na ordem dos 23% e ainda uma redução de 20% nos próximos dez anos, avançou Leon Panetta, secretário da Defesa norte-americano, numa carta endereçada a dois senadores republicanos.

EUA

Autoridades retiram todos os manifestantes

Há dois meses que a chamada Praça da

Liberdade, no Parque Zuccotti, em Nova Iorque, era ocupada pelo movimento Occupy Wall Street. Até ontem, quando a polícia deu início à retirada dos manifestantes, avançou a AFP, por razões de segurança e higiene. Situação denunciada por alguns dos activistas, que se queixaram do excesso de força das autoridades.

UNIÃO EUROPEIA

Parlamento com regras para limitar dívidas

O Parlamento Europeu aprovou ontem um

regulamento inédito, que tem como objectivo limitar a espe-culação sobre a dívida sobe-rana, através do endureci-mento das regras sobre as vendas a descoberto e os cre-dit default swaps, ou CDS. Regras que devem ser formal-mente aprovadas pelo Con-selho de Ministros da UE nas próximas semanas.

REINO UNIDO

Polícia detém quatro acusados de terrorismo

A polícia britânica con-firmou ontem ter detido

quatro pessoas, na sequência de uma «grande operação antiterrorista» em Birming-ham, zona onde, em Setem-bro, já tinham sido presas outras oito pessoas. Os detidos são suspeitos de «arrecadar fundos no Reino Unido com fins terroristas e de viajar para o Paquistão para receber treino terrorista», informaram as autoridades.

NO

GLOBOBerlusconi «amargurado» com dissidentes

Silvio Berlusconi, primeiro-ministro demissionário de Itá-lia, disse estar «amargurado» com os deputados que deixaram a maioria parlamentar de centro-direita na

Câmara dos Deputados durante o seu governo.

CM

EPA

EPA

4ª Feira · 16 de Novembro de 201110 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

PLAY-OFF 2.ª MÃO 1.ª MÃO PORTUGAL-BÓSNIA 6-2 0-0 REP. IRLANDA-ESTÓNIA 1-1 4-0 MONTENEGRO-REP. CHECA 0-1 0-2 CROÁCIA-TURQUIA 0-0 3-0 OS 16 APURADOS

POLÓNIA UCRÂNIA

ALEMANHA RÚSSIA ITÁLIA

FRANÇA HOLANDA

SUÉCIA GRÉCIA

INGLATERRA DINAMARCA

ESPANHA CROÁCIA

REP. CHECA REP. IRLANDA

PORTUGAL

O antigo internacional portu-guês Luís Figo foi homenage-

ado antes do início do jogo com a Bósnia e recebeu das mãos do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gil-berto Madaíl, que se despediu nesta partida, uma medalha e um boné que assinalam os 100 jogos que efectuou pela Selecção. Ao longo de toda a carreira, Luís Figo representou a Selecção em 127 ocasiões e marcou por 32 vezes.

Homenagem a Figo no Estádio da Luz

Dois golos de Ronaldo, uma ‘bomba’ de Nani,

uma exibição convincente e o apuramento garantido para o Euro 2012. O Estádio da Luz continua a ser talismã para a Selecção, que não falha uma competição internacional des-de o Mundial 98.

Paulo Bento apostou no mesmo ‘onze’ que jogou na Bósnia e logo aos 6’ Ronaldo lançou o primeiro aviso, mas Begovic defendeu. Portugal entrou muito forte, com uma pressão alta que não deixava respirar a equipa bósnia. Aos

EURO 2012 Portugal ‘atropela’ a Bósnia e garante a participação pela sexta vez num Campeonato da Europa

Passaporte com goleada

Ronaldo e Postiga bisaram e Portugal garante pela 7.ª vez consecutiva uma grande competição.

NUNO MIGUEL PEREIRA [email protected]

MIGUEL A. LOPES/LUSA

8’, um ‘míssel’ de Ronaldo pa-rou apenas nas redes da bali-za bósnia e estava feito o pri-meiro golo do jogo.

O momento mágico che-gou aos 24’. Nani recebeu a bo-la a meio do meio-campo bós-nio e disparou uma bomba sem hipóteses para Begovic.

A selecção portuguesa con-tinuava a mandar no jogo, mas ainda antes do intervalo apanhou o primeiro susto, com o árbitro a assinalar uma

(suposta) mão de Coentrão na área. Misimovic não desper-diçou e reduziu a vantagem.

Golo e expulsão Apenas oito minutos após o reatamento, Portugal marcou de novo. Passe de João Mou-tinho para Ronaldo, que ultra-passou o guarda-redes e fez o terceiro. O lance foi decisivo. Não só porque (re)colocou Portugal com dois golos de vantagem como significou a

O míssil de Cristiano Ronaldo abriu caminho para a goleada da selecção portuguesa frente à equipa da Bósnia-Herzegovina

Rui Patrício João Pereira Pepe Bruno Alves Fábio Coentrão Miguel Veloso R. Meireles (R. Micael, 63’ ) João Moutinho Nani (Quaresma, 82’) Cristiano Ronaldo H. Postiga (C. Martins, 84’) Técnico: Paulo Bento

Begovic Zahirovic Spahic Jahic Papac Rahimic (Maletic, 56’) Medunjanin Misimovic Pjanic (Besic, 65’) Lulic Dzeko Técnico: Safet Susic

Disciplina: Amarelos: Spahic (22’), Hélder Postiga (36’), Fábio Coentrão (40’), Rahimic (43’), Medunjanin (51’), Lulic (54’ e 54’), Dzeko (68’), Rúben Micael (77’) e Papac (79’). Vermelhos: Lulic (54’). Golos: Cristiano Ronaldo (8’ e 53’), Nani (24’) e Misimovic (40’, gp), Spahic (65’), Hélder Postiga (72’ e 83’) e Miguel Veloso (80’).

PORTUGAL 6 - 2 BÓSNIAEstádio da Luz, Lisboa

Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)

«Num momento difícil e de crise para o nosso país o futebol dá algumas alegrias» PAULO BENTO SELECCIONADOR PORTUGUÊS

expulsão de Lulic, após por-testos por suposto fora de jo-go do extremo português.

Apesar de jogar contra dez, Portugal não se livrou de no-vo susto, após golo de Spahic, que aproveitou a displicência da defesa lusa. Mas, logo de-pois, Postiga bisou e Veloso deu maior expressão à goleada.

O sorteio dos grupos para o Euro 2012 realiza-se a 2 de Dezembro. Faltam 204 dias para começar o Europeu.

Carvalho já não treina com o grupo desde 1 de Outubro

EPA

Ricardo Carvalho pode estar «sem ânimo» para competição

O último jogo de Ricar-do Carvalho pelo Real

Madrid foi a 27 de Setembro. Mais de um mês e meio de-pois, o jornal espanhol Marca garantia na sua edição de on-tem que o problema do central português já não é físico, es-tando sim sem ânimo para re-gressar aos relvados.

Ricardo Carvalho lesionou--se a 1 de Outubro – um pro-blema nas costas – mas as ra-zões para ainda não treinar

REAL MADRID

com a equipa, segundo o diá-rio, já não são físicas, acres-centando que o jogador se sen-te «em baixo animicamente» e incapaz de se «concentrar totalmente na competição».

«Há vários factores que in-fluenciam o caso Carvalho, mas na raiz está 31 de Agosto, o dia em que abandonou a con-centração da selecção portu-guesa. Não consegue superar esse momento que o mantém bloqueado», explica o jornal de Madrid. O jogador esteve ontem pela primeira vez no relvado, onde conversou com Mourinho, mas ainda limita-do e sem treinar com o grupo.

Villas-Boas defendeu-se na Federação

André Villas-Boas re-futou ontem a acusa-

ção da Federação inglesa por alegada conduta im-própria, devido a críticas ao árbitro da partida com o Queens Park Rangers. O técnico do Chelsea pode-rá ser castigado pelo orga-nismo inglês. Entretanto, os londrinos vão banir adep-tos responsáveis por insul-tos racistas a Sturridge.

INGLATERRA

Estádio do Dragão comemora oito anos O FC Porto abre hoje as portas do Estádio do Dragão, para comemorar os seus oito anos. Há visitas guiadas gratuitas ao estádio e sessão de autógrafos com Helton e Fernando.

CLICKMANUEL ARAÚJO/RECORD

4ª Feira · 16 de Novembro de 2011 · 11

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

Festival de Teatro do Seixal A partir de hoje e até 17 de Dezembro, está de

volta o Festival de Teatro do Seixal, que leva ao concelho importantes grupos e com-panhias de teatro. O progra-ma apresenta 12 obras de 12 grupos diferentes, em cena em

ESPECTÁCULOS

nove palcos diferentes. Uns dos pontos altos do Festival são A Purga do Bebé (hoje, às 21h30, no Auditório Municipal do Seixal), e É Como diz o Ou-tro, com Miguel Guilherme e Bruno Nogueira (2 Dez., às 21h30, no mesmo local).

Aniversário de José Saramago no S. Luiz

Esta tarde, a partir das 18h, celebra-se o dia do

aniversário do Nobel da Lite-ratura, no Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, com o lança-mento do livro inédito Clara-bóia. A apresentação vai ser conduzida por Nuno Artur Sil-va e Anabela Mota Ribeiro, e conta com Baptista-Bastos, Lí-dia Jorge, José Carlos Vascon-celos, Inês Pedrosa, João Tor-do, Gonçalo M. Tavares, José Luis Peixoto, Valter Hugo Mãe, Pilar del Rio, Miguel Gonçalves Mendes e Zeferino Coelho, e actuações de Pedro Gonçalves, Noiserv, Camané e Filipe Cardoso.

HOMENAGEM

Lançamento de livro inédito e música marcam o evento

DUARTE RORIZ/CM

Tendo como mote o Ano Internacional dos Povos

Afrodescendentes, da ONU, a IV Edição do Rotas & Rituais convida a uma viagem pelas geografias de Portugal e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, que sem-pre estiveram unidas pela his-tória, estórias, língua e diálo-go comum.

Atreva-se a lançar um olhar sobre as diferenças e seme-lhanças das culturas de Ango- Além do filme há concertos de Tcheka, Mirri Lobo e Nancy Vieira

EVENTO Portugal e África suprimem as suas fronteiras a partir de hoje

‘Rotas & Rituais’ no São JorgeCinema, música e uma instalação para ver até dia 20 de Novembro. Conheça o melhor da diferença!

FOTOS D.R.

FILIPA ESTRELA [email protected]

la, Cabo Verde, Guiné, Moçam-bique, S. Tomé e Príncipe e, claro, Portugal. Nesse contex-to, o Cinema São Jorge rece-be diversas iniciativas.

A partir de hoje e até dia 20, das 10h às 00h, pode ver a instalação A Minha Casa é Tua, de Bruno Gaspar. Tudo acontece à volta de um cubo, com imagens e simbolismos criados por descendentes afri-canos de língua portuguesa.

Hoje, às 21h30, há cinema, com o documentário Vozes Desde Moçambique, de Susa-na Guardiola e Françoise Pó-lo. Destacamos ainda os con-certos de Tcheka com Mário Laginha (amanhã, às 21h30), Nancy Vieira com Camané (dia 18, às 21h30) e de Mirri Lo-bo com Rui Veloso (dia 19, às 21h30). Preço 2 euros (cinema); 10 euros (concertos).

LIVROS POR FILIPA ESTRELA

José e Pilar Miguel Gonçalves Mendes Quetzal

Esta obra reúne uma chuva de estrelas incomparável. Para começar, é sobre o Nobel da literatura portu-guês, já que compila as conversas inéditas entre José Saramago e a sua mul-her Pilar del Rio. Recolhido e escrito por Miguel Gonçal-ves Mendes, o livro conta com prefácio de Valter Hugo Mãe e está apresen-tado em português e em castelhano. A obra, que chega às lojas esta sexta, inclui ainda fotografias. Para assinalar a publicação, o blogue O Caderno de Saramago publica até dia 18, pequenos fragmentos das entrevistas.

Anatomia dos Mártires João Tordo D. Quixote

O novo romance do autor conta-nos a história de uma obsessão verdadeira transformada em ficção – a de uma investigação contemporânea sobre o mito de Catarina Eufémia.

A Cauda do Escorpião Giancarlo Coccia Vertente

A Cauda do Escorpião - O Adeus a Moçambique ilumina momen-tos chave até hoje pouco com-preendidos, entre Abril e Setem-bro de 1974.

Steve Jobs Walter Isaacson Objectiva

A única biografia autorizada de Steve Jobs está disponível em exclusivo nas lojas FNAC e dá a conhecer a vida do CEO da Apple, com base em 40 entrevistas exclusivas.

Quando eu for...grande Maria Inês Almeida Planeta

Ilustrado por Sebastião Peixoto, o livro retrata bem o desejo de crescer típico das crianças. Um livro para pais e filhos lerem juntos!

O Destak vai voltar a oferecer dois livros!

Hoje é dia de oferecer li-

vros aos nossos lei-tores! Na mesa es-tão duas obras dife-rentes, mas igual-mente apetecíveis.

De manhã vamos oferecer O Fim da Inocência, de Francis-co Salgueiro. O 7º li-vro do autor é a con-fissão de uma adoles-cente portuguesa, ba-seada numa história real. O relato des-venda uma vida dupla, de droga e sexo.

À tarde, é a vez de ofere-cermos Ups! Já Fiz Asneira Ou-tra Vez, de Nuno

LITERATURA

Amado. O autor debruça-se sobre os erros, tão ine-rentes à natureza

humana. Com ciên-cia e humor mostra

como errar menos.

Filament(o) em Lisboa

Inserido no Ciclo Vin-te e Sete Sentidos or-

ganizado pela Granular, a instalação performance Fi-lament(o) realiza-se hoje, às 18h30, na Sala 2, da Cul-turgest, em Lisboa. O es-pectáculo do improvisador electrónico, compositor e artista media Vítor Joa-quim é uma resposta a tu-do o que é linear, curto, rá-pido e fácil. Preço 3,5 euros.

CULTURA

Discussão sobre paixão

Acha que não há na-da a discutir sobre a

paixão? Desengane-se! Junte-se a Eduardo Sá, Frei Bento Domingues e Margarida Pinto Correio e argumente. Hoje, às 18h30, na Fnac do Colombo discu-te-se a paixão! O pretexto foi criado por Eduardo Sá, no mais recente livro Nun-ca se Perde uma Paixão, editado pela Dom Quixote.

ENCONTRO

PASSATEMPO O Destak e a Leya

oferecem três exemplares de cada

livro. Saiba como ganhar no nosso

Facebook.

Duas grandes

obras para

descobrir

4ª Feira · 16 de Novembro de 2011Arte & Lazer · www.Destak.pt · 12

FILIPA ESTRELA [email protected]

CARTAZ*

Tintin – O Segredo do Licorne (Francês Legendado) (Digital) (M/6) - 18:50 As Aventuras de Tintin – O Segre-do do Licorne VO (Digital) (M/6) - 21:55, 00:15 Capu-chinho Vermelho: A Nova Aventura VP (Digital) (M/6) - 11:50, 13:45* 50/50 (Digital) (M/12) - 13:45**, 15:45, 17:45, 19:45, 21:45, 23:45 O Regresso de Johnny English (Digi-tal) (M/6) - 13:35, 17:50, 00:00 Meia-Noite em Paris (Di-gital) (M/12) - 19:50 Contágio (Digital) (M/12) - 21:50 Pu-ro Aço (Digital) (M/12) - 13:40, 16:20, 19:00, 21:40, 00:20 Animais Unidos (Digital) (M/6) - 11:45 Não Sei Como Ela Consegue (Digital) (M/12) - 13:55, 15:50, 17:40, 19:35, 21:50*** Actividade Paranormal 3 (Digital) (M/16) - 00:00 NOTA: *Sáb. e dom.; **excepto sáb. e dom.; ***ex-cepto qua. MEDEIA FONTE NOVA T. 21 714 50 88 Nos Idos de Março (Digital) (M/12) - 14:30, 17:00, 19:30, 22:00 Meia-Noite em Paris (Digital) (M/12) - 14:20*, 16:45*, 19:15*, 21:45* As Aventuras de Tintin – O Segre-do do Licorne VP (Digital) (M/6) - 14:10, 16:30 As Aven-turas de Tintin – O Segredo do Licorne (Inglês Legen-dado) (Digital) (M/6) - 19:00, 21:30 NOTA: *Excepto qui. e seg. MEDEIA MONUMENTAL T. 21 314 22 23 Nos Idos de Março (Digital) (M/12) - 13:40, 14:00, 15:45, 16:30, 17:50, 19:00, 19:55, 21:30, 22:00, 00:00, 00:30* As Serviçais (Digital) (M/12) - 13:20*, 16:10*, 21:30*, 00:20 Alta Golpada (Digital) (M/12) - 13:15, 15:30, 17:35, 19:40, 21:45, 00:10* As Aventuras de Tintin – O Segredo do Li-corne (Inglês Legendado) (Digital) (M/6) - 19:00*, 00:10** NOTA: *Seg. a qua.; **qui. a dom. LISBON & ESTORIL FILM FESTIVAL: 10 a 13/11 MEDEIA SALDANHA RESIDENCE T. 21 314 22 23 NOTA: Os cinemas encerraram. UCI CINEMAS–EL CORTE INGLÉS T. 707 23 22 21 A Lista dos Ex (M/16) - 11:30*, 14:15, 16:55, 19:20 A Coisa (M/16) - 22:00, 00:25 50/50 (M/12) - 11:30*, 14:15, 16:35, 19:00, 21:35, 23:55 Não Sei Como Ela Consegue (M/12) - 11:30*, 14:20, 16:35, 19:00, 21:45, 23:55 Puro Aço (M/12) - 11:30*, 14:00, 16:35, 19:10, 21:50, 00:30 As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VP (3D) (M/6) - 11:30*, 14:15, 19:05** As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VP (2D) (M/6) - 16:40 As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VO (2D) (M/6) - 11:30*, 14:05, 19:05, 21:50***, 00:25# As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VO (3D) (M/6) - 16:30, 21:40, 00:10 O Regresso de Johnny English (M/6) - 11:30*, 14:00, 16:05 Pequenas Mentiras Entre Amigos (M/12) - 18:15, 21:15, 00:15 Con-tágio (M/12) - 11:30*, 14:10, 16:35, 21:35, 00:10 Isto Não é um Filme (M/12) - 11:30*, 14:15, 19:05, 00:05 Nos Idos de Março (M/12) - 11:30*, 14:05, 16:30, 19:00, 21:30, 00:00 A Saga Twilight – Amanhecer (Parte I) (M/12) - 00:00## Sangue do Meu Sangue (M/16) - 16:15, 19:00, 21:45, 00:30 Meia-Noite em Paris (M/12) - 11:30*, 14:15, 16:50, 19:10, 21:30 Alta Golpada (M/12) - 11:30*, 14:20, 16:30, 19:15, 22:00, 00:30 Sem Tempo (M/12) - 11:30*, 14:20, 16:40, 19:25, 21:50, 00:20 As Serviçais (M/12) - 11:30*, 15:15, 18:15, 21:25, 00:15 NOTA: *Dom.; **excepto qui.; ***excepto qui. e qua.; #excepto qua.; ##qua. ZON LUSOMUNDO ALVALÁXIA T. 707 24 63 62 Contágio (Digital) (M/12) - 13:35*, 16:10*, 18:40*, 21:10, 23:40** A Coisa (Digital) (M/16) - 13:25*, 15:50*, 18:20*, 21:15***, 21:40**, 00:05** Alta Golpada (Digital) (M/12) - 13:30, 16:00, 18:30, 21:20, 23:50** As Aventuras de Tin-tin – O Segredo do Licorne VP (Digital 3D) (M/6) - 13:50*, 16:30*, 19:00** As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VO (Digital) (M/6) - 21:05***, 21:30**, 00:10** O Bom Coração (Digital) (M/12) - 13:55*, 16:50*, 19:10, 21:30***, 22:00**, 00:20** Os Três Mosqueteiros (Digi-tal) (M/12) - 13:45*, 16:20*, 18:55, 21:25***, 21:45**, 00:15** Puro Aço (Digital) (M/12) - 13:40*, 16:50*, 20:50***, 21:00**, 23:55** Sem Tempo (Digital) (M/12) - 13:20*, 16:15*, 18:45*, 21:15***, 21:50**, 00:25** Meia-Noite em Paris (Digital) (M/12) - 13:20*, 15:40*, 18:00*, 21:25, 23:45# A Lista dos Ex (Digital) (M/16) - 13:40*, 16:15*, 18:45, 21:10***, 21:40**, 00:10# O Regresso de Johnny English (Digital) (M/6) - 14:10*, 16:40*, 19:00*, 21:20***, 21:35**, 00:05# 50/50 (Digital) (M/12) - 14:00*, 16:20*, 18:50*, 21:15, 23:35# NOTA: *Excepto sáb. e dom.; **excepto qua.; ***qua.; #sex. e sáb. ZON LUSOMUNDO AMOREIRAS T. 707 24 63 62 Nos Idos de Março (Digital) (M/12) - 13:00, 15:30, 18:10, 21:20, 00:00* As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VP (Digital 3D) (M/6) - 11:00**, 13:30, 16:00, 18:30 As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne (Francês Legendado) (Digital 2D) (M/6) - 21:00, 23:30* Sem Tem-po (Digital) (M/12) - 13:50, 16:30, 19:00, 21:40, 00:20* Sa-la VIP1 – Românticos Anónimos (Digital) (M/12) - 12:50, 15:10, 17:20, 19:30, 21:30, 23:40 Sala VIP2 – Meia-Noite em Paris (Digital) (M/12) - 13:10, 15:40, 18:00, 21:10, 23:20 Sa-la VIP3 – O Regresso de Johnny English (Digital) (M/6) - 13:40, 16:20, 21:50, 00:10 Sala VIP3 – O Barão (Digital) (M/12) - 19:10 Sala VIP4 – Puro Aço (Digital) (M/12) - 14:00, 17:00, 20:50, 00:00 NOTA: *Excepto qua.; **dom.

ZON LUSOMUNDO COLOMBO T. 707 24 63 62 Actividade Paranormal 3 (Digital) (M/16) - 13:20, 16:05, 18:10, 21:45, 23:55 50/50 (Digital) (M/12) - 12:50, 15:20, 17:50, 21:05, 23:35 O Regresso de Johnny English (Digi-tal) (M/6) - 13:00, 15:25, 18:00, 21:15, 23:45 Sem Tempo (Digital) (M/12) - 12:55, 15:30, 18:05, 21:10, 23:50 Alta Gol-pada (Digital) (M/12) - 13:05, 15:40, 18:25, 21:35, 00:10 Nos Idos de Março (Digital) (M/12) - 13:10, 15:55, 18:20, 21:20, 00:00 A Lista dos Ex (Digital) (M/16) - 12:45, 15:50, 18:35, 21:25, 00:05 Puro Aço (Digital) (M/12) - 12:40, 15:35, 18:30, 21:30, 00:20 A Coisa (Digital) (M/16) - 13:30, 16:00, 18:40, 21:40, 00:15 As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VP (3D) (M/6) - 11:00*, 13:15, 15:45, 18:15 As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VO (M/6) - 21:00, 23:40 NOTA: *Dom. ZON LUSOMUNDO VASCO DA GAMA T. 707 24 63 62 As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VP (Di-gital 3D) (M/6) - 11:00*, 13:30, 16:00, 18:40 A Coisa (Di-gital) (M/16) - 21:20, 23:50 Nos Idos de Março (Digital) (M/12) - 13:00, 15:45, 18:50, 21:50, 00:20 O Regresso de Johnny English (Digital) (M/6) - 15:50, 21:00 A Lista dos Ex (Digital) (M/16) - 13:20, 18:30, 23:40 Sem Tempo (Di-gital) (M/12) - 12:50, 15:20, 18:00, 21:30, 00:25 Alta Gol-pada (Digital) (M/12) - 13:10, 15:40, 18:10, 21:40, 00:10 Puro Aço (Digital) (M/12) - 12:40, 15:30, 18:20, 21:10, 00:00 NOTA: *Sáb. e dom.

ODIVELAS ZON LUSOMUNDO ODIVELAS PARQUE T. 707 24 63 62 Sem Tempo (Digital) (M/12) - 13:30*, 15:50, 18:20, 21:10, 23:50** Alta Golpada (Digital) (M/12) - 13:00*, 15:40, 18:30, 21:30, 00:05** As Aventuras de Tintin – O Segre-do do Licorne VP (Digital 3D) (M/6) - 10:50***, 13:10*, 15:20, 18:00 As Aventuras de Tintin – O Segredo do Li-corne VO (Digital 2D) (M/6) - 21:00, 23:40** Puro Aço (Digital) (M/12) - 12:40*, 15:30, 18:10, 21:10, 00:10** O Re-gresso de Johnny English (Digital) (M/6) - 13:10*, 15:15, 18:40, 21:40, 00:00** NOTA: *Sáb. e dom.; **sex. e sáb.; ***dom.

OEIRAS ZON LUSOMUNDO OEIRAS PARQUE T. 707 24 63 62 A Lista dos Ex (M/16) - 13:15, 16:00, 18:40 A Coisa (M/16) - 21:50, 00:25 Alta Golpada (M/12) - 12:50, 15:25, 18:00, 21:10, 23:50 Nos Idos de Março (M/12) - 13:00, 15:45, 18:30, 21:30, 00:15 O Regresso de Johnny English (M/6) - 13:10, 15:50, 18:25, 21:40, 00:10 As Aventuras de Tintin – O Se-gredo do Licorne VP (Digital 3D) (M/6) - 10:30*, 13:00, 15:30, 18:10 As Aventuras de Tintin – O Segredo do Li-corne VO (Digital) (M/6) - 21:25, 00:05 Sem Tempo (M/12) - 13:05, 15:40, 18:15, 21:15, 23:55 Puro Aço (M/12) - 12:35, 15:20, 18:20, 21:20, 00:20 NOTA: *Dom.

SINTRA CASTELLO LOPES CINEMAS – C. C. FORUM SINTRA T. 707 22 02 20 Puro Aço (Digital) (M/12) - 12:50**, 15:30, 18:10, 21:20, 23:50* As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VO (3D) (M/6) - 21:20, 23:40* As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VP (3D) (M/6) - 13:00**, 15:20, 18:00 O Regresso de Johnny English (Digital) (M/6) - 13:10**, 15:40, 18:40, 21:15, 00:20* Alta Golpada (Digi-tal) (M/12) - 13:20**, 15:50, 18:30, 21:30, 23:55* Activida-de Paranormal 3 (Digital) (M/16) - 23:30* As Aventu-ras de Tintin – O Segredo do Licorne VO (Digital) (M/6) - 13:30**, 16:00, 18:20, 21:00 A Lista dos Ex (Digital) (M/16) - 13:50**, 16:00 A Coisa (Digital) (M/16) - 18:20, 21:50, 00:10* Sem Tempo (Digital) (M/12) - 13:20**, 16:10, 18.50, 21:40, 00:05* NOTA: *Sex. e sáb.; **sáb. e dom. CINEMA CITY BELOURA T. 21 924 76 43 Capuchinho Vermelho: A Nova Aventura VP (Digital) (M/6) - 11:40*, 14:00*, 18:20 Sem Tempo (Digital) (M/12) - 13:45*, 15:55, 18:40, 21:30, 23:40** As Aventuras de Tin-tin – O Segredo do Licorne VP (3D) (M/6) - 11:50*, 15:30, 17:50 As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VO (3D) (M/6) - 11:30*, 16:00, 21:35, 23:55** As Aventu-ras de Tintin – O Segredo do Licorne VP (Digital) (M/6) - 11:30*, 13:50*, 16:10 As Aventuras de Tintin – O Segre-do do Licorne (Francês Legendado) (Digital) (M/6) - 18:45 As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VO (Digital) (M/6) - 21:45, 00:05** Não Sei Como Ela Consegue (Digital) (M/12) - 21:55 Killer Elite – O Con-fronto (Digital) (M/12) - 23:45** Animais Unidos VP (Di-gital) (M/6) - 11:35*, 13:40*, 15:40*, 16:30*** O Regresso de Johnny English (Digital) (M/6) - 15:40#, 17:40#, 18:30*** Identidade Secreta (Digital) (M/12) - 19:40#, 21:45 Actividade Paranormal 3 (Digital) (M/16) - 23:50** Os Smurfs VP (Digital) (M/6) - 11:45*, 13:55*, 16:05* Os Três Mosqueteiros (Digital) (M/12) - 16:05##, 18:50 Con-tágio (Digital) (M/12) - 21:55, 00:00** Puro Aço (Di-gital) (M/12) - 13:40*, 16:20, 19:00, 21:40, 00:20** Alta Golpada (Digital) (CINEMAX) (M/12) - 13:30*, 15:35, 17:40, 19:45, 21:50, 23:55** NOTA: *Sáb. e dom.; **sex. e sáb.; ***sáb.; #excepto sáb.; ##excepto sáb. e dom.

* ESTE CARTAZ É VÁLIDO ATÉ 16 DE NOVEMBRO

ALFRAGIDE CINEMA CITY ALEGRO ALFRAGIDE T. 21 422 10 30 Nos Idos de Março (Digital) (CINEMAX) (M/12) - 11:30, 13:30, 15:30, 17:30, 19:30, 21:30, 23:35 Os Smurfs VP (3D) (M/6) - 11:35 Sem Tempo (Digital) (M/12) - 13:50, 16:00, 18:40, 21:35, 00:00 O Regresso de Johnny English (Di-gital) (M/6) - 11:40, 13:40, 15:40, 17:40, 19:40, 21:40, 23:40 Capuchinho Vermelho: A Nova Aventura VP (Digital) (M/6) - 11:50, 13:55 Actividade Paranormal 3 (Digital) (M/16) - 15:45, 00:05 Os Três Mosqueteiros (3D) (M/12) - 17:30 Identidade Secreta (Digital) (M/12) - 19:50 Con-tágio (Digital) (M/12) - 21:55 50/50 (Digital) (M/12) - 13:35, 15:35, 17:35, 21:45, 23:45 Meia-Noite em Paris (Digital) (M/12) - 19:35 As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VP (Digital) (M/6) - 11:30, 13:50, 16:10 As Aven-turas de Tintin – O Segredo do Licorne VO (Digital) (M/6) - 18:45, 21:45, 00:05 Alta Golpada (Digital) (M/12) - 13:30, 15:35, 17:40, 19:45, 21:50, 23:55 As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VP (3D) (M/6) - 11:45, 15:30, 17:50 As Aventuras de Tintin – O Segredo do Li-corne VO (3D) (M/6) - 21:30, 23:50 Puro Aço (Digital) (M/12) - 13:40, 16:20, 19:00, 21:40, 00:20 Animais Unidos VP (Digital) (M/6) - 11:40, 16:00 Os Smurfs VP (Digital) (M/6) - 13:45 As Serviçais (Digital) (M/12) - 18:30 A Lis-ta dos Ex (Digital) (M/16) - 21:55, 00:10

ALMADA ZON LUSOMUNDO ALMADA FORUM T. 707 24 63 62 As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VP (3D) (M/6) - 11:00*, 13:30, 16:10, 18:50 As Aventuras de Tin-tin – O Segredo do Licorne VO (M/6) - 21:35, 00:10 Sem Tempo (M/12) - 13:00, 15:35, 18:10, 21:15, 23:50 Puro Aço (M/12) - 12:30, 15:25, 18:30, 21:25, 00:20 Alta Golpada (M/12) - 13:10, 15:45, 18:20, 21:05, 23:40 Nos Idos de Março (M/12) - 12:40, 15:20, 18:00, 21:45, 00:25 Contágio (M/12) - 12:45, 15:20, 18:45, 21:20, 00:00 A Lista dos Ex (M/16) - 13:00, 15:35, 18:10, 20:55, 23:30 50/50 (M/12) - 12:45, 15:10, 17:40, 20:50, 23:25 O Regresso de Johnny English (M/6) - 13:30, 16:00, 18:30, 21:00, 23:35 O Bom Coração (M/12) - 13:05, 15:55, 18:25, 21:05, 23:45 Meia-Noite em Paris (M/12) - 13:40, 16:05, 18:35, 21:10, 23:30 A Coisa (M/16) - 13:10, 15:50, 18:40, 21:20, 00:05 Não Sei Como Ela Con-segue (M/12) - 13:25, 16:00, 18:20, 21:30, 23:50 Activida-de Paranormal 3 (M/16) - 12:55, 15:10, 17:20, 19:30, 21:55, 00:05 NOTA: *Dom.

AMADORA UCI CINEMAS-DOLCE VITA TEJO T. 707 23 22 21 A Lista dos Ex (M/16) - 11:30*, 14:05, 16:25, 21:25 Não Tenhas Medo do Escuro (M/16) - 18:55, 00:15** As Aven-turas de Tintin – O Segredo do Licorne VP (3D) (M/6) - 11:30*, 13:50, 19:00, 23:55** As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VP (2D) (M/6) - 11:30*, 16:10, 21:25 As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VO (2D) (M/6) - 14:05, 19:10, 00:10** As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VO (3D) (M/6) - 16:30, 21:35 O Re-gresso de Johnny English (M/6) - 11:30*, 14:00, 16:30, 19:00, 21:20, 00:10** Capuchinho Vermelho: A Nova Aventura VP (M/6) - 11:30* A Coisa (M/16) - 14:05, 16:20, 18:45, 21:20, 23:55** Os Smurfs VP (M/6) - 11:30*, 13:50, 16:10 Actividade Paranormal 3 (M/16) - 19:20, 21:55, 00:00** Contágio (M/12) - 11:30*, 14:15, 16:35, 21:30, 00:10** Identidade Secreta (M/12) - 19:10 Sem Tempo (M/12) - 11:30*, 14:15, 16:35, 19:05, 21:45, 00:25** Puro Aço (M/12) - 11:30*, 13:50, 16:30, 19:10, 21:50, 00:30** Alta Gol-pada (M/12) - 11:30*, 14:00, 16:25, 18:50, 21:25, 00:00** Os Três Mosqueteiros (M/12) - 11:30*, 14:10, 16:45, 21:30 Não Sei Como Ela Consegue (M/12) - 19:10, 00:25** NO-

TA: *Dom.; **sex. e sáb.

CASCAIS ZON LUSOMUNDO CASCAISHOPPING T. 707 24 63 62 Sem Tempo (M/12) - 12:55, 15:25, 18:00, 21:20, 00:05 Pu-ro Aço (M/12) - 12:35, 15:20, 18:10, 21:00, 23:55 Nos Idos de Março (M/12) - 12:40, 15:30, 18:20, 21:15, 00:00 As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VP (Digi-tal 3D) (M/6) - 11:00*, 13:25, 16:00 As Aventuras de Tin-tin – O Segredo do Licorne VO (Digital 2D) (M/6) - 18:30, 21:05, 23:40** Alta Golpada (M/12) - 13:05, 15:50, 18:35, 21:30, 00:15** O Regresso de Johnny English (M/6) - 12:50, 15:10, 17:50, 21:10, 23:30 A Lista dos Ex (M/16) - 13:00, 15:40, 18:15 A Coisa (M/16) - 21:00, 23:25** NOTA: *Dom.; **excepto qua.

LISBOA CINEMA CITY CAMPO PEQUENO T. 21 798 14 20 As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VP (3D) (M/6) - 11:40, 15:35, 17:55 As Aventuras de Tintin – O Se-gredo do Licorne VO (3D) (M/6) - 21:35, 23:55 Nos Idos de Março (Digital) (M/12) - 11:30, 13:30, 15:30, 17:30, 19:30, 21:30, 23:30 Os Smurfs VP (Digital) (M/6) - 11:35, 15:40 Sem Tempo (Digital) (M/12) - 13:45, 15:55, 18:40, 21:35, 23:50 As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne VP (Digital) (M/6) - 11:30, 13:50, 16:10 As Aventuras de

Se começarmos pelo no-me da peça – Júlio de Ma-

tos – percebemos de imediato, que nos remete para uma cer-ta dose de loucura. Este é o pa-no de fundo de uma comédia um pouco mais séria escrita pe-lo brasileiro Pedro Cardoso, e encenada, adaptada e interpre-tada por Joaquim Monchique. O monólogo está em cena a par-tir de hoje no Teatro Armando Cortez - Casa do Artista.

Em palco, o actor veste a pele de um homem desempre-

TEATRO

Casa do Artista recebe a visita e a loucura de ‘Júlio de Matos’

gado, que sofre uma crise de comunicação com o mundo e passa a falar sozinho. Absolu-tamente só, decide pedir a si mesmo que interceda por ele.

JORGE PAULA/CM

TOME

NOTANOVA DATA

Depois de ter sido adiado, o WWE Smackdown já tem uma nova data. O Pavilhão Atlântico, em Lisboa recebe

o evento no dia 10 de Novembro de 2012, às 18h. Quem já tinha adquirido o bilhete para o espec-táculo adiado pode utilizá-lo nesta nova data sem efectuar

qualquer troca. Se pretender o reembolso, pode fazê-lo no local da compra até dia 13 de Dezembro de 2011. Preços 20 a 80 euros.

GASTRONOMIA

Snacks saudáveis e saborosos são as propostas do workshop de Teresa Branco, no Estoril Wellness Center. Se quer variar

a alimentação e manter-se saudável, marque na agenda esta iniciativa. Conheça as opções no dia 23, às 18h30. Preço 25 euros. Tel. 214658610

PUB

Joaquim Monchique veste a pele do único protagonista da peça

Confuso? Ainda vai ser mais, quando a sua personalidade se dividir em milhares! O de-safio é organizar todos em si mesmo. Preço 15 e 20 euros.

4ª Feira · 16 de Novembro de 2011 · 13

AutomóvelCaderno Especial

O Opel Astra GTC tem sido pa-ra a marca de origem alemã

uma das variantes mais bem sucedi-da, com três portas e o seu aspecto mais desportivo – vendeu na Europa 400 mil veículos entre 2005 e 2010. Fomos até à grande e bela (e, nesta altura do ano, chuvosa) ilha de Maior-ca conhecer o novo Astra GTC, que a Opel pretende que tenha tanto ou mais sucesso que a anterior geração. E o primeiro contacto mostra um au-tomóvel bem diferente, não só do an-tigo GTC como da própria nova ge-ração do Astra, de 2009. É claro que a frente é muito parecida com o no-vo Astra, mas a Opel diz que só exis-tem três partes iguais, a antena, a pe-ga da porta e os retrovisores.

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

JOÃO TOMÉ [email protected]

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

Astra com garras felinasAPRESENTAÇÃO INTERNACIONAL | NOVO ASTRA GTC TRAZ EMOÇÃO RENOVADA À OPEL

Corvette chega a PortugalA Chevrolet traz para Portu-gal a gama Corvette, através do Grand Sport, disponível nas versões Coupé e Conver-tible, com um motor V8 6.2 de 437 cv. O preço começa nos 129 700 euros.

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

Jaguar estreia em LA o XKR-SA Jaguar Land Rover vai es-trear o novo Jaguar XKR-S Convertible no Salão de Los Angeles, que começa hoje. O novo modelo deve chegar no próximo ano e compete com o Audi R8 Spyder.

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

Tudo o resto é um carro novo, pen-sado para ser emotivo e utilitário, já que os cinco lugares levam mesmo cinco pessoas e tem mais espaço do que o exterior pode dar a entender. Com chegada prevista para os primei-ros dias de Janeiro, o GTC alia ao as-pecto as sensações desportivas na

condução. A isso ajuda o novo de-senho das jantes, com medidas entre 17’’ e 20’’, a redução da altura, o au-mento ligeiro do chassis, com maior distância entre eixos e vias alargadas.

Com uma suspensão mais sofisti-cada (ver caixa), é fácil perceber na condução que estamos perante um automóvel tão divertido quanto efi-caz (especialmente nas curvas), ao ní-vel do melhor deste segmento onde anda o VW Scirocco ou o Renault Mé-gane Coupé. Conduzimos a única versão Turbodiesel 2.0 165 cv e o mo-tor encheu as medidas – tem sistema start/stop e consumo anunciado de 4,9 l/100 km. Existem ainda dois mo-tores de gasolina, o 1.6 de 180 cv e o 1.4 de 140 cv. Este último é o modelo de entrada, que deverá custar 25 mil euros, quando chegar em 2012. No fi-nal desse ano chegam mais motores.

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

O Captiva foi revisto e alterado este ano pela Chevrolet, para níveis bem mais modernos e captivantes. Os traços fundamentais mantém-se, mas a renovação estética na frente foi considerável e dá um aspecto mais perto do melhor daquilo que a marca americana tem feito. Mas o principal ingrediente nesta versão são os sete lugares disponíveis, daí chamar-se Captiva 7. No entanto, a 3.ª fila de bancos é mais pensada para crianças do que adultos. No interior a evolução é clara, é mais moderno, agradável e funcional. Mas as diferenças sentidas este ano também são mecânicas, até porque existem novos motores, com

mais potência. O principal é aquele que testámos, o Diesel 2.2 de 163 cv 4x2 (também há o de 184 cv). Gostá-mos do comportamento global, espe-cialmente nas curvas onde, apesar de ter uma estatura elevada, revelou ser muito equilibrado. O preço começa nos 34 750€ e o ecrã a cores com navegação é opcional. Quem tiver Via Verde paga Classe 1 nas portagens. JT

TESTE | CHEVROLET CAPTIVA 7 2.0 163 CV

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

Captiva para todos

Suspensão Podia ser mais confortável já que não tem

vocação como veículo de TT.

Comportamento É estável, fácil de conduzir e está bem mais moderno e funcional.

SUSPENSÃO DESPORTIVA O novo coupé tem uma configuração especial na suspensão dianteira e usa elementos vindos da área desportiva da Opel, o OPC. Tem ainda o sistema HiPer-Strut (ajuda na performance) e ainda o bem conseguido link Watt na suspensão traseira. A Opel espera que o GTC repre-sente 15 a 20% das vendas.

4ª Feira · 16 de Novembro de 201114

4ª Feira · 16 de Novembro de 2011 15

4ª Feira · 16 de Novembro de 201116

4ª Feira · 16 de Novembro de 2011 17

4ª Feira · 16 de Novembro de 201118

4ª Feira · 16 de Novembro de 2011 · 19

Destak.pt

PUB

CARTAS DO LEITORWWW.DESTAK.PT

De vestido longo e ténis. De vestido longo mas com ténis, Kristen Stewart lançou Amanhecer e deu autógrafos aos fãs. Saiba tudo sobre o regresso mais esperado da saga Twilight em www.destak.pt.

“Nós” e “Eles” “Nós”, os portugueses, somos especialistas em apontar o dedo. É por isso que acusamos “os mercados” de nos terem forçado ao endividamento, como se fôs-semos crianças sem discerni-mento para resistir aos vende-dores de chupa-chupas em forma de submarino ou de auto--estrada. E quando não são “os mercados” são “os governan-tes”, como se, mais uma vez, não tivéssemos sido “nós” a elegê-los. Fomos “nós” e não “eles” que pagámos prémios milionários a gestores públicos enquanto afundavam as “nos-sas” empresas. Errámos? Sim.

A desresponsabilização colectiva resolve o problema? Não.

Luís Lucas VIA E-MAIL

O apagão do dia 20

Para além de circular na internet, tenho recebido vários e-mails para que no próximo dia 20 pelas 15h, a nível nacional, todos os con-sumidores domésticos desliguem tudo em sinal de protesto dos brutais aumentos da energia. E têm muita razão, pois vendo bem a EDP, obrigada que foi a um pro-cesso de liberalização, apenas criou a fantoche EDP5 e admitiu a concorrente espanhola ENDESA, mas sem a possibilidade desta fornecer em bi-horário. Embora

saiba de antemão que isto vai dar em nada, fiz o meu papel de bom cidadão e reenviei o mesmo para todos os meus contactos. Já ago-ra, aproveito para [...] tentar divul-gar a minha ideia. Que o nosso gesto não se limite a um clique no interruptor, mas que o mesmo funcione como inversor e que o apagão das nossas casas vá dar luz às consciências dos nossos governantes e oposições, sindica-tos e patrões, tribunais, militares e banqueiros, à concertação soci-al, enfim, a todos aqueles que têm poder de decisão, pois a corda está tão esticada que não sabe-mos se irá aguentar muito mais tempo. O alerta aqui fica.

Jorge Morais VIA E-MAIL

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Estrada da Outurela, 118, Parque Holanda -

Edifício Holanda, 2790-114 Carnaxide (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres). Se tiver uma história, envie para [email protected].

BRAGAAMANHÃ 5º MÍNIMA 18º MÁXIMA

HOJE 8º MÍNIMA 16º MÁXIMA

COIMBRAAMANHÃ 6º MÍNIMA 17º MÁXIMA

HOJE 7º MÍNIMA 16º MÁXIMA

ÉVORAAMANHÃ 6º MÍNIMA 16º MÁXIMA

HOJE 6º MÍNIMA 16º MÁXIMA

FAROAMANHÃ 11º MÍNIMA 19º MÁXIMA

HOJE 10º MÍNIMA 19º MÁXIMA

LISBOAAMANHÃ 10º MÍNIMA 17º MÁXIMA

HOJE 10º MÍNIMA 17º MÁXIMA

PORTOAMANHÃ 6º MÍNIMA 18º MÁXIMA

HOJE 9º MÍNIMA 16º MÁXIMA

TEMPO

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Luís Miguel Mota (estagiário), Nuno Miguel Pereira, Patrícia Susano Ferreira, Vera Valadas Ferreira; Colunistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Mafalda

van Uden; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Pedro Alves (editor), Joana Túlio, Rita Alves, Sérgio Costa; Marketing: Luís Rebola, Alexandra Cayolla, Rui Gonçalves, Catarina Bernardo (assistente) ([email protected]); Passatempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tavares; Administração/Re-dacção/Publicidade: Estrada da Outurela 118, Parque Holanda – Edifício Holanda 2790-114 Carnaxide; Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 28; Departamento Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Ta-vares, Ruben Casimiro, Sónia Andana; DIRECTOS: Luís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Nuno Ferraz, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento), Marta Brigham (assistente); Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 26/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Sónia Andana; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Rui Saraiva, Vitor Machado; Susana Matias (assistente) Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Na-cional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

EPA

PUB

4ª Feira · 16 de Novembro de 2011 · 21

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

laborará num espaço de notí-cias em profundidade, com exibição às segundas-feiras à noite, um conceito que está no ar há somente três semanas. O seu salário irá reverter pa-ra a Fundação Clinton e para o hospital universitario Geor-ge Washington.

Matriculada num doutura-mento na Universidade de Ox-ford, Chelsea espera que esta oportunidade televisiva lhe permita pôr em prática o le-ma da avó materna, Dorothy, falecida há duas semanas aos 92 anos: «A vida não é o que te acontece mas aquilo que fazes com aquilo que te acontece». No corredores da NBC, a her-deira Clinton poderá cruzar- -se com Jenna, uma das filhas de George W. Bush e uma das estrelas da estação.

Chelsea, a filha única do antigo presidente dos

EUA Bill Clinton e da actual secretária de Estado Hillary Clinton, é o novo rosto do ca-nal de notícias NBC. A jovem de 31 anos integrará o espaço noticioso das sete da tarde. A contratação foi confirmada pela própria estação televisi-va em comunicado. Chelsea terá uma rubrica no progra-ma Making a Difference e co-

EUA Filha única de Hillary e Bill Clinton é o novo rosto da estação noticiosa no horário das sete

Canal NBC contrata Chelsea Jovem de 31 anos colabora no programa ‘Making a Difference’. Filha de Bush é outra estrela do canal.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

PUB

«A vida não é o que te acontece mas aquilo que fazes disso», acredita

‘Socorro! Sou Mãe...’

Núria Madruga, Joa-na Seixas, Marta Ata-

laya, Leonor Poeiras, Olga Diegues e Ana Mesquita são algumas das figuras pú-blicas que cederam o seu depoimento a Rita Ferro Alvim, para o livro Socorro! Sou Mãe. Com prefácio de Mário Cordeiro, este pro-jecto da Editorial Presença dá dicas como «sobreviver com alegria ao 1º mês de vi-da do bebé».

FAMOSAS DÃO DICAS

O livro de Rita Ferro Alvim aborda o 1.º mês do bebé

BRUNO COLAÇO/CM

Carbonero elogia atleta

«É um homem de uma dimensão tão

grande que ainda fica inti-midado e se emociona sem-pre que lhe são feitos elo-gios», escreveu a jornalis-ta Sara Carbonero na sua crónica no jornal A Marca sobre o namorado, o guar-da-redes Iker Casillas. O texto visava celebrar o re-corde de 126 vezes que o atleta vestiu a camisola da Selecção de Espanha.

RECORDE DE CASILLAS

«É um homem de uma dimensão tão grande», diz

EPA

D.R.

4ª Feira · 16 de Novembro de 2011Fama & TV · www.Destak.pt · 22

CARNEIRO 21MAR/20ABR Ligue já! 760 10 77 31

Amor: A sua facilidade de comunica-ção e à-vontade traduzem-se num clima tranquilo. Saúde: Momento favorável. Dinheiro: Aposte na projecção profis-sional e poderá alcançar os objectivos.

TOURO 21ABR/20MAI Ligue já! 760 10 77 32

Amor: Não deixe que os assuntos do-mésticos interfiram na vida amorosa. Saúde: Cuidado com as emoções e com a sua atitude mental. Dinheiro: Poderão surgir algumas difi-culdades económicas.

GÉMEOS 21MAI/20JUN Ligue já! 760 10 77 33

Amor: Esclareça com a pessoa amada a sua mudança de ideias relativa a pro-jectos comuns. Saúde: Afaste-se das situações de con-flito e tensão. Dinheiro: Fase equilibrada.

CARANGUEJO 21JUN/20JUL Ligue já! 760 10 77 34

Amor: A saudade vai invadi-lo. Pode ter motivos para estar triste e no entanto escolher ser alegre e feliz. Saúde: Tenha cuidado com as corren-tes de ar. Dinheiro: Pode receber dinheiro extra.

LEÃO 21JUL/22AGO Ligue já! 760 10 77 35

Amor: O amor anda no ar. O seu espí-rito romântico vai estar nas nuvens com este clima de felicidade. Saúde: Nada de grave a assinalar. Dinheiro: Cuidado com as distracções, o sector profissional pode ressentir-se.

VIRGEM 23AGO/22SET Ligue já! 760 10 77 36

Amor: Não sofra, pois o que tiver de ser, será! Saúde: Poderá ter alguns problemas de respiração. Dinheiro: Tudo estará a correr pelo lado mais favorável.

BALANÇA 23SET/22OUT Ligue já! 760 10 77 37

Amor: Embora seja muito analítico, também se deixa levar pela paixão. Saúde: Caso costume comer fora de casa, seja prudente com a alimentação. Dinheiro: Poderá encontrar um novo e melhor emprego.

ESCORPIÃO 23OUT/21NOV Ligue já! 760 10 77 38

Amor: Poderá ter dificuldades em pra-ticar uma boa acção, mas pense na felicidade que esta lhe trará. Saúde: Nada o preocupará. Dinheiro: Seja prudente na forma co-mo gere as suas economias.

SAGITÁRIO 22NOV/21DEZ Ligue já! 760 10 77 39

Amor: Tem sonhado muito alto, mas de momento não poderá concretizar os seus objectivos. Saúde: Sem alterações. Dinheiro: Espera-o um período cheio de surpresas.

CAPRICÓRNIO 22DEZ/20JAN Ligue já! 760 10 77 40

Amor: Momento de equilíbrio nas suas relações. Saúde: Possíveis problemas no siste-ma nervoso poderão surgir. Dinheiro: Aposte na projecção profis-sional para alcançar os seus objectivos.

AQUÁRIO 21JAN/19FEV Ligue já! 760 10 77 41

Amor: Evite ser tão reservado. Revele os seus sentimentos à pessoa amada. Saúde: Tenha cuidado com o excesso de peso. Dinheiro: Dia propício à contenção. Evite gastos desnecessários.

PEIXES 20FEV/20MAR Ligue já! 760 10 77 42

Amor: O seu carisma estará em alta, por isso aproveite bem esta fase. Saúde: Tente conter essa sua tendên-cia para comer desenfreadamente. Dinheiro: Óptimos resultados a nível profissional.

graça espontâneas absoluta-mente geniais» de Herman.

Nas 280 páginas evocam-se igualmente a adolescência musical do humorista, os pri-meiros passos no Teatro, a fa-ma do Sr. Feliz, as suas perso-nagens mais marcantes, a ma-nia das grandezas, a morte do pai, os boatos e mexericos de que foi alvo. Tudo o que se passou nos primeiros 57 anos de vida é aqui «escalpelizado, registado, comentado, descri-to e conversado».

«Se a direita for subir na vida e conseguir as coisas através

de uma certa agressividade que passa às vezes por um grande desrespeito pelo ser humano, então o meu humor e a minha postura na vida são de esquerda», comenta Her-man José no capítulo ‘Onde é que tu estavas no 25 de Abril?’.

O jornalista António Cos-ta Santos escreveu, com

a colaboração total do visado, uma biografia do humorista Herman José. O Verdadeiro Artista – projecto da editora Guerra & Paz com lançamen-to oficial na próxima sexta-fei-ra, dia 18, às 18h30, no Restau-rante do El Corte Inglés – além de contar a biografia do come-diante, tem como mais-valia o recurso a mais de 100 imagens do arquivo pessoal de Herman José.

«Este livro tem início na Pré-História, quando os pais de Herman se conhecem, a bordo de um veloz automóvel que se dirige a Sevilha, e ter-mina ontem, com mais uma emissão do Herman 2011, ou com o Verdadeiro Artista ao volante do seu BMW Z8, a ca-minho de mais um espectácu-lo nos cineteatros de Portu-gal», lê-se na contracapa da obra. Mário Soares, que conhe-ce o biografado «desde que co-meçou a sua brilhante carrei-ra no Parque Mayer», assina o prefácio da obra que celebra mais de 30 anos de vida artís-tica. No texto, o decano da po-lítica enaltece «a inteligência e

LIVRO Jornalista António Costa Santos assina ‘Herman: O Verdadeiro Artista’

Retalhos da vida de Herman José

Humor e postura de vida de esquerda

A obra abarca cem fotos do arquivo do humorista. Mário Soares assina o prefácio desta edição.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

Soares enaltece «a inteligência e graças espontâneas» do biografado

BRUNO COLAÇO/CM

HORÓSCOPO MARIA HELENA MARTINS

www.mariahelena.tv [email protected] TEL.: (+351) 21 318 25 99

O TAROT RESPONDE! PENSE NA SUA PERGUNTA! EX: «O AMOR DA MINHA VIDA VAI VOLTAR PARA MIM?» LIGUE 760 10 77 30 (0,60€ iva inc.)

Argentina Santos conta a sua vida na 1.ª pessoa

Não Sei Se Canto Se Re-zo, o documentário rea-

lizado pela Duvideo sobre a vi-da e obra de Argentina San-tos, é exibido esta noite, às 22 horas, na RTP1. Este trabalho conta na primeira pessoa, co-mo o fado foi uma descoberta tardia e envergonhada para a fadista hoje com 87 anos, pois o marido não a deixava can-tar. O documentário de 60 mi-

DOCUMENTÁRIO

nutos terá direito a uma versão de 90 minutos para cinema. Nele ficamos a saber que Dona Argenti-na, como é conhecida, te- ve uma infância difícil que a obrigou a aprender a cozi-nhar sozinha. A sua voz ím-par ganharia projecção no seu próprio restaurante, a Casa de Fados Parreirinha de Alfama.

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE****

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

linh

a,

cada

col

una

e ca

da q

uadr

ado

de 3

x3 c

onte

nha

todo

s os

núm

eros

de

1 a 9

SOLUÇÕES

SUDOKU

Ganha 7 mil euros Maria Elisa ganha 7 mil euros por mês

na RTP mas continua sem ter um

programa no ar...

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

APRESENTADORA

Diamantina está grávida pela 1.ª vez

A apresentadora Diaman-tina Rodrigues está grá-vida pela primeira vez. O bebé, do sexo feminino, é fruto do namoro de 6 anos com o médico Nuno Pedroso. «Com a minha idade, pensei que ia ser mais difícil engravidar, que ia ter aqueles proble-mas de infertilidade. No entanto, quando eu e o Nuno decidimos, foi no espaço de um mês que consegui», contou à revista TV Guia a comuni-cadora de 36 anos. O nas-cimento da criança está previsto para Março e até lá Diamantina pretende continuar a trabalhar.

SÁBADO

Actrizes dão boas- -vindas ao Pai Natal A 19 de Novembro (sábado), as actrizes Oceana Basílio e Rita Pereira dão as boas-vin-das ao Pai Natal. A namo-rada do futebolista Abel Xavier estará no Almada Forum, a partir das 11h, enquanto a actriz da novela Remédio Santo será a anfitriã da festa marcada para as 17h, no Forum Aveiro.

10 SEGUNDOS

Fama & TV · www.Destak.pt · 234ª Feira · 16 de Novembro de 2011

PUB

NAS

ESTRELASCOLUNA

O actor e cantor David Carreira padece de uma lesão na coluna provocada pela sua entrega física nos espectáculos

ao vivo. O jovem “moranguito” está a ser acompanhado há um mês por um médico especialis- ta no Hospital de São José, em Lisboa, e já foi aconselhado a

DISNEYLAND

Se não fosse famoso por um dia, Johnny Depp levaria os fi-lhos à Disneyland, para que eles pudessem aproveitar sem limi-

tações o parque de diversões como qualquer outra criança. «Quando vou com eles, as coi-sas ficam estranhas», diz a estrela de Hollywood.

abrandar o ritmo. «Estou a reali-zar o meu sonho e o cansaço é por uma boa causa», diz David, que também deve evitar despor-tos radicais ou violentos.

primeiro canal da estação pú-blica de televisão. O formato, ainda sem título definido, se-rá subordinado às sonorida-des das décadas de 60, 70 e 80. Esta produção da Eyeworks abrangerá entrevistas e repor-tagens. Cada edição será de-dicada a uma canção em par-

ticular, que faça parte do imaginário sonoro nacio-nal. Xutos & Pontapés, GNR ou Rui Veloso são al-guns dos convidados musi-cais já confirmados. O pro-jecto prestará ainda uma homenagem especial a An-tónio Variações.

Sosseguem os especta-dores com apetite pelas

competições gastronómicas: a versão portuguesa do concur-so MasterChef terá direito a uma segunda temporada, avança a revista TV Guia. As gravações deverão arrancar já em Dezembro, faltando apenas definir alguns pormenores de produção. Face à boa recepti-vidade da temporada inicial é natural que o número de can-didatos, então às dezenas de milhares, aumente desta feita.

No entretanto, Sílvia Alber-to, que recebe 10 mil euros por mês na RTP, já começou a gravar um novo programa de música, também a exibir no

Em Dezembro arrancam as gravações de ‘MasterChef 2’

PROJECTOS Apresentadora conduzirá um novo programa e o ‘MasterChef 2’

Sílvia Alberto serve música e comida na RTPFormato dedicado aos anos 60, 70 e 80, com entrevistas e reportagens, já está a ser gravado.

DUARTE RORIZ/CM

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

TELEVISÃO

10:00 Praça da Alegria 13:00 Jornal da Tarde 14:15 Ribeirão do Tempo 14:45 O Direito de Nascer 15:41 Portugal no Coração 18:00 Portugal em Directo 19:08 O Preço Certo 20:00 Telejornal 21:00 Linha da Frente: «Polícias em Risco» 21:27 O Elo Mais Fraco 22:36 Argentina Santos – Não

Sei se Canto se Rezo 23:40 Estranha Forma de Vida

Uma História da Música Popular Portuguesa

00:21 Filme: Duas Mulheres

16:00 Diário Câmara Clara (R) 16:09 National Geographic (R) 17:01 Zig Zag 18:00 A Fé dos Homens 18:32 Série: No Meio do Nada 18:56 Café Central (R) 19:02 Universidade Aberta 19:39 Com Ciência 20:13 Futsal – Directo 21:52 Café Central 22:00 Hoje 22:37 Diário Câmara Clara 22:47 Série: Ossos V 23:35 Janela Indiscreta

com Mário Augusto 00:06 Série: Anatomia de Grey VII 00:50 ESEC-TV

07:00 Edição da Manhã 08:30 Tween Box 09:25 Cartas da Maya – O Dilema 10:30 Querida Júlia 13:00 Primeiro Jornal 14:30 Perfeito Coração 15:40 Boa Tarde 18:35 Morde e Assopra 20:00 Jornal da Noite 21:35 Peso Pesado II – Diários 22:15 Sorteio do Totoloto 22:30 Rosa Fogo 23:35 Insensato Coração 00:40 Série: Investigação

Criminal Los Angeles I 01:20 Série: Flash Forward I

06:30 Diário da Manhã 10:12 Você na TV! 13:00 Jornal da Uma 14:20 Ilha dos Amores 15:15 A Tarde é Sua 17:31 Dá Cá Mais 5 18:35 Casa dos Segredos 2 18:40 Morangos com Açúcar IX 20:00 Jornal das 8 21:33 Casa dos Segredos 2 22:30 Remédio Santo 23:30 Anjo Meu 00:20 Casa dos Segredos 2 02:00 North American Poker Tour 02:53 Série: Uma Família Muito

Moderna

RTP1

RTP2

SIC

TVI

O programa Linha da Frente da RTP1, exi-

be hoje às 21h00, uma re-portagem sobre os protes-tos de quem nos protege. Polícias em Risco traça o retrato social dos agentes da PSP que ganham cerca de mil euros por mês. A maioria vive longe da famí-lia, em condições duvido-sas. A jornalista Patrícia Lucas e o repórter de ima-gem Rui Silva visitaram vá-rias camaratas da PSP pa-ra mostrar como vivem 100 polícias num dos bairros mais degradados do país. Só este ano já se registaram três suicídios nesta força de segurança. A edição é de Guilherme Brízido.

REPORTAGEM

Miguel Nunes vence Prémio Jovem Talento O actor Miguel Nunes venceu o Prémio L’Óreal Paris Jovem Talento, no valor de 5 mil euros. O filme Cisne, de Teresa Villa-verde, é um dos trabalhos mais interessantes do seu curriculo.

CLICKD.R. ‘Polícias em

Risco’ vistos no ‘Linha da Frente’

PUB