pedagogo pÚblico para a carreira de tÉcnico-administrativo em educaÇÃo edital nº 127/2013 –...

21
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE PROCESSOS SELETIVOS CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 UFPA PEDAGOGO 17 de novembro de 2013 Nome: N.º de Inscrição: BOLETIM DE QUESTÕES LEIA COM MUITA ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES SEGUINTES 1 Este BOLETIM DE QUESTÕES contém 50 QUESTÕES OBJETIVAS, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Legislação, 5 de Noções de Informática e 25 de Conhecimentos Específicos. Cada questão objetiva apresenta cinco alternativas, identificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E), das quais apenas uma é correta. 2 Confira se, além deste BOLETIM DE QUESTÕES, você recebeu o CARTÃO-RESPOSTA, destinado à marcação das respostas das questões objetivas. 3 É necessário conferir se a prova está completa e sem falhas, bem como se o seu nome e seu número de inscrição conferem com os dados contidos no CARTÃO-RESPOSTA. Caso exista algum problema, comunique-o imediatamente ao fiscal de sala. 4 Após a conferência, assine seu nome no espaço próprio do CARTÃO-RESPOSTA. 5 A marcação do CARTÃO-RESPOSTA deve ser feita com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 6 Não dobre, não amasse, não rasure nem manche o CARTÃO-RESPOSTA. Também não faça qualquer registro fora dos locais destinados às respostas. Não é permitida a utilização de qualquer espécie de corretivo. O Cartão-Resposta somente será substituído caso contenham falha de impressão e/ou se os dados contidos no cartão não corresponderem aos seus. 7 O CARTÃO-RESPOSTA é o único documento considerado na avaliação das questões objetivas. O BOLETIM DE QUESTÕES deve ser usado apenas como rascunho e não valerá, sob hipótese alguma, para efeito de correção. 8 Quando terminar a prova, devolva ao fiscal de sala todo o material relacionado no item 2 acima e assine a LISTA DE PRESENÇA. A assinatura do seu nome deve corresponder àquela que consta no seu documento de identificação. Após às 11h30min você poderá levar este BOLETIM DE QUESTÕES. 9 O tempo disponível para a prova é de quatro horas, com início às 8 horas e término às 12 horas, observado o horário de Belém-PA. O candidato na condição de PcD que solicitou tempo adicional tem direito a 1 (uma) hora além do tempo determinado para a prova, desde que tenha, previamente, solicitado esse tempo adicional ao CEPS. 10 Reserve os 30 minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e marcações assinaladas no BOLETIM DE QUESTÕES não serão considerados na avaliação. UFPA 2013

Upload: leduong

Post on 02-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CENTRO DE PROCESSOS SELETIVOS

CONCURSO PÚBLICO PARA

TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

EM EDUCAÇÃO

EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

17 de novembro de 2013

Nome: N.º de Inscrição:

BOLETIM DE QUESTÕES

LEIA COM MUITA ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES SEGUINTES

1 Este BOLETIM DE QUESTÕES contém 50 QUESTÕES OBJETIVAS, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Legislação, 5 de Noções de Informática e 25 de Conhecimentos Específicos. Cada questão objetiva apresenta cinco alternativas, identificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E), das quais apenas uma é correta.

2 Confira se, além deste BOLETIM DE QUESTÕES, você recebeu o CARTÃO-RESPOSTA, destinado à marcação das respostas das questões objetivas.

3 É necessário conferir se a prova está completa e sem falhas, bem como se o seu nome e seu número de inscrição conferem com os dados contidos no CARTÃO-RESPOSTA. Caso exista algum problema, comunique-o imediatamente ao fiscal de sala.

4 Após a conferência, assine seu nome no espaço próprio do CARTÃO-RESPOSTA.

5 A marcação do CARTÃO-RESPOSTA deve ser feita com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

6 Não dobre, não amasse, não rasure nem manche o CARTÃO-RESPOSTA. Também não faça qualquer registro fora dos locais destinados às respostas. Não é permitida a utilização de qualquer espécie de corretivo. O Cartão-Resposta somente será substituído caso contenham falha de impressão e/ou se os dados contidos no cartão não corresponderem aos seus.

7 O CARTÃO-RESPOSTA é o único documento considerado na avaliação das questões objetivas. O BOLETIM DE QUESTÕES deve ser usado apenas como rascunho e não valerá, sob hipótese alguma, para efeito de correção.

8 Quando terminar a prova, devolva ao fiscal de sala todo o material relacionado no item 2 acima e assine a LISTA DE PRESENÇA. A assinatura do seu nome deve corresponder àquela que consta no seu documento de identificação. Após às 11h30min você poderá levar este BOLETIM DE QUESTÕES.

9 O tempo disponível para a prova é de quatro horas, com início às 8 horas e término às 12 horas, observado o horário de

Belém-PA. O candidato na condição de PcD que solicitou tempo adicional tem direito a 1 (uma) hora além do tempo determinado para a prova, desde que tenha, previamente, solicitado esse tempo adicional ao CEPS.

10 Reserve os 30 minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e marcações assinaladas no BOLETIM DE QUESTÕES não serão considerados na avaliação.

UFPA 2013

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

2

MARQUE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA NAS QUESTÕES DE 01 a 50.

LÍNGUA PORTUGUESA

EXPOSIÇÃO MIDIÁTICA DO STF

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56

O julgamento do processo do chamado mensalão constitui o maior evento midiático do sistema judiciário brasileiro, sendo acompanhado em tempo real por milhões de brasileiros através dos diferentes meios de comunicação. A natureza e escala do escândalo, envolvendo influentes políticos do PT-Partido dos Trabalhadores, já são suficientes para despertar uma enorme atenção da sociedade; mas é amplificado pela proliferação exponencial dos múltiplos e ágeis instrumentos de informação, tanto das empresas formais de jornalismo quanto, principalmente, da rede social formada pela internet com seus sites, blogs, facebooks, e twitters.

Ninguém escapa deste olhar penetrante do big brother no qual todos observam e são, ao mesmo tempo, observados. Diante de um microfone e de uma câmera de vídeo com imagens capturadas pelo youtube e

propagadas pelas redes sociais, torna-se difícil a qualquer pessoa conservar a naturalidade e a espontaneidade, mesmo para um homem público preparado e treinado na disciplina de análise e decisões jurídicas. Quando o ministro relator do STF, Joaquim Barbosa, está lendo seu voto, sabe da responsabilidade da repercussão das suas palavras e da sua decisão, diante da atenção vigilante de milhões de brasileiros, diretamente ou através da imprensa; seu pronunciamento e o voto de todos os ministros estão formando a opinião na sociedade, não só em relação ao caso concreto do mensalão como também dos princípios jurídicos e dos valores que envolvem o crime de corrupção política. Esta responsabilidade deve dominar o pensamento e os movimentos dos ministros do STF.

Mas esta hiper-exposição midiática do STF define também a imagem pública dos seus ministros e da própria Corte, analisados e julgados pela população, especialmente os segmentos mais informados da sociedade brasileira. As torcidas – organizadas ou espontâneas – gritam, esperneiam, vaiam ou aplaudem como num grande estádio de futebol virtual recorrendo a milhões de mensagens nas redes sociais. Mas, qual a influência da opinião pública sobre o STF? E até que ponto os ministros da Alta Corte refletem no seu voto o sentimento dominante da sociedade? Para os simpatizantes dos réus, a transmissão ao vivo e a cores do julgamento e dos votos dos ministros distorce a sua decisão, induzindo à condenação dos líderes do PT. Tese estranha para quem se apresenta como democrata e transparente, principalmente porque evidencia uma percepção não declarada dos petistas de que a opinião pública está convencida dos crimes cometidos pelos dirigentes do PT e, por isso, pede a sua condenação. Desta forma, se o julgamento fosse político caberia ao STF acompanhar a vontade popular e, independente de provas e confirmações dos autos, atender ao desejo da sociedade expresso através dos meios de comunicação.

Mas não, o julgamento não é político, embora envolva políticos. O julgamento do STF não pode ser político e não pode expressar o desejo da sociedade e, pelo que tem demonstrado, mesmo com toda exposição midiática e “pressão social”, a fundamentação dos votos dos ministros evidencia serenidade e rigor técnico e jurídico. O STF é uma instituição fundamental do sistema democrático, mas a sua análise e o seu julgamento não podem ser uma expressão de uma imprecisa e efêmera vontade coletiva sempre carregada de emoção política. Mesmo que não tenham como se isolar do mundo real e das emoções políticas, o STF não pode ser permeável ao jogo dos interesses e das legítimas pressões e manifestações da sociedade, o que exige uma grande proteção institucional e disciplina intelectual.

Em todo caso, a ampla cobertura da imprensa e das redes sociais é inevitável no mundo dos bits e bytes da revolução da comunicação; mais do que isso, a exposição é desejável porque a população tem o direito de acompanhar o julgamento, saber o que os ministros estão pensando e quais os fundamentos das suas escolhas, tem o direito de opinar sobre os mesmos, criticar, aplaudir ou apoiar as decisões, mesmo com suas diferenças políticas e ideológicas.

Diferentemente dos parlamentares, homens públicos políticos, os juízes do STF não têm que prestar contas à população das suas decisões, resultado de análise e solitária reflexão sobre os processos, documentos, provas e testemunhos. Os membros do STF não devem nem precisam receber o aplauso da maioria da população porque não são representantes diretos da sociedade, são funcionários do Estado com a missão de defesa da Constituição e de julgamento de processos com fórum privilegiado. Os ministros do STF compõem o órgão superior do Estado brasileiro, todos no auge das suas carreiras em cargos vitalícios (até a aposentadoria compulsória) e, portanto, não precisam agradar à população quando analisam e decidem. Paradoxalmente, o papel do STF no sistema democrático republicano consiste, precisamente, em se distanciar e diferenciar das manifestações e das aspirações imediatas da opinião pública.

Os ministros do STF são nomeados pelo presidente da República e aprovados pelo Senado para o exercício do controle jurídico do Estado; na sua composição atual, sete dos dez juízes que compõem a Suprema Corte, incluindo o relator do processo Joaquim Barbosa, foram indicados e nomeados pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva ou pela Presidente Dilma Rousseff. De modo que, se alguma lealdade política pudesse influenciar nos seus votos seria, provavelmente, com os governantes que os promoveram à alta magistratura

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

3

57 58 59 60

brasileira, e não com uma eventual pressão dos meios de comunicação de massa ou da opinião pública. Felizmente, para o bem da república e da democracia brasileira, parece evidente que o STF não está influenciado por lealdades e pressões políticas, julgando o caso do mensalão com a serenidade e a isenção política que cabe ao Estado e à mais alta corte de justiça do país.

Sérgio C. Buarque. Revista Será? www.revistasera.info.

1 Sobre o conteúdo do texto, é correto afirmar que o autor

(A) critica a influência que os ministros do STF exercem sobre a sociedade brasileira.

(B) denuncia o jogo de interesses que interfere no julgamento do processo do mensalão.

(C) apoia a torcida da sociedade brasileira pela condenação dos envolvidos no caso do mensalão.

(D) defende a isenção política dos ministros do STF no exercício do controle jurídico do Estado brasileiro.

(E) condena a exposição midiática do STF no julgamento sobre o crime de corrupção política no Brasil.

2 Em relação ao trecho “Paradoxalmente, o papel do STF no sistema democrático republicano consiste, precisamente, em se distanciar e diferenciar das manifestações e das aspirações imediatas da opinião pública.” (linhas 50 e 51), entende-se que o paradoxo que caracteriza o papel do STF consiste no fato de essa instituição manter-se distanciada dos apelos da opinião pública, embora seja uma instituição

(A) política.

(B) formadora da opinião pública.

(C) defensora da Constituição brasileira.

(D) fundamental ao sistema democrático.

(E) composta por funcionários do Estado.

3 Segundo o texto, é correto afirmar que a exposição midiática a que está sujeito o STF é uma forma de a sociedade brasileira

(A) cobrar o apoio dos ministros da Alta Corte aos governantes do país.

(B) estar ciente dos fundamentos que sustentam as decisões jurídicas.

(C) fazer chegar aos ministros da Alta Corte os seus anseios por justiça.

(D) apostar no rigor técnico e jurídico dos votos dos ministros da Alta Corte.

(E) pressionar os ministros da Alta Corte a não cederem a pressões e a lealdades políticas.

4 No trecho “Tese estranha para quem se apresenta como democrata e transparente, principalmente porque evidencia uma percepção não declarada dos petistas de que a opinião pública está convencida dos crimes cometidos pelos dirigentes do PT e, por isso, pede a sua condenação.” (linhas 24 a 27), no que se refere ao argumento dos petistas contrário à transmissão do julgamento do mensalão, o autor expressa sua

(A) recusa.

(B) indignação.

(C) indiferença.

(D) intolerância.

(E) incompreensão.

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

4

5 No enunciado “Mas não, o julgamento não é político, embora envolva políticos.” (linha 30), a relação concessiva entre os argumentos refuta o caráter político do julgamento do mensalão. Considerando-se a organização sintático-semântica do enunciado em destaque, uma outra construção equivalente a essa seria:

(A) Mas não, o julgamento não é político, mas envolve políticos.

(B) Mas não, o julgamento não é político, todavia envolve políticos.

(C) Mas não, o julgamento não é político, contudo envolve políticos.

(D) Mas não, o julgamento não é político, entretanto envolve políticos.

(E) Mas não, o julgamento não é político, apesar de envolver políticos.

6 A alternativa em que o autor utiliza um advérbio modal que destaca o argumento expresso no texto é:

(A) “Mas esta hiper-exposição midiática do STF define também a imagem pública dos seus ministros e da própria Corte, analisados e julgados pela população, especialmente os segmentos mais informados da sociedade brasileira.” (linhas 18 a 20).

(B) “Tese estranha para quem se apresenta como democrata e transparente, principalmente porque evidencia uma percepção não declarada dos petistas de que a opinião pública está convencida dos crimes cometidos pelos dirigentes do PT e, por isso, pede a sua condenação.” (linhas 24 a 27).

(C) “Desta forma, se o julgamento fosse político caberia ao STF acompanhar a vontade popular e, independente de provas e confirmações dos autos, atender ao desejo da sociedade expresso através dos meios de comunicação.” (linhas 27 a 29)

(D) “Diferentemente dos parlamentares, homens públicos políticos, os juízes do STF não têm que prestar contas à população das suas decisões, resultado de análise e solitária reflexão sobre os processos, documentos, provas e testemunhos.” (linhas 43 a 45).

(E) “De modo que, se alguma lealdade política pudesse influenciar nos seus votos seria, provavelmente, com os governantes que os promoveram à alta magistratura brasileira, e não com uma eventual pressão dos meios de comunicação de massa ou da opinião pública.” (linhas 55 a 57).

7 O trecho em que autor do texto se vale de uma locução verbal para reforçar a relevância de seu argumento é:

(A) “O julgamento do processo do chamado mensalão constitui o maior evento midiático do sistema judiciário brasileiro, sendo acompanhado em tempo real por milhões de brasileiros através dos diferentes meios de comunicação.” (linhas 01 a 03).

(B) “Quando o ministro relator do STF, Joaquim Barbosa, está lendo seu voto, sabe da responsabilidade da repercussão das suas palavras e da sua decisão, diante da atenção vigilante de milhões de brasileiros, diretamente ou através da imprensa;” (linhas 12 a 14).

(C) “Esta responsabilidade deve dominar o pensamento e os movimentos dos ministros do STF.” (linhas 16 e 17).

(D) “Tese estranha para quem se apresenta como democrata e transparente, principalmente porque evidencia uma percepção não declarada dos petistas de que a opinião pública está convencida dos crimes cometidos pelos dirigentes do PT e, por isso, pede a sua condenação.” (linhas 24 a 27).

(E) “Os ministros do STF são nomeados pelo presidente da República e aprovados pelo Senado para o exercício do controle jurídico do Estado; na sua composição atual, sete dos dez juízes que compõem a Suprema Corte, incluindo o relator do processo Joaquim Barbosa, foram indicados e nomeados pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva ou pela Presidente Dilma Rousseff.” (linhas 52 a 55).

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

5

8 O trecho em que o autor se vale de uma oração subordinada reduzida de gerúndio para especificar um termo da oração principal é:

(A) “O julgamento do processo do chamado mensalão constitui o maior evento midiático do sistema judiciário brasileiro, sendo acompanhado em tempo real por milhões de brasileiros através dos diferentes meios de comunicação.” (linhas 01 a 03).

(B) “A natureza e escala do escândalo, envolvendo influentes políticos do PT-Partido dos Trabalhadores, já são suficientes para despertar uma enorme atenção da sociedade;” (linhas 03 e 04).

(C) “Quando o ministro relator do STF, Joaquim Barbosa, está lendo seu voto, sabe da responsabilidade da repercussão das suas palavras e da sua decisão, diante da atenção vigilante de milhões de brasileiros, diretamente ou através da imprensa;” (linhas 12 a 14).

(D) “As torcidas – organizadas ou espontâneas – gritam, esperneiam, vaiam ou aplaudem como num grande estádio de futebol virtual recorrendo a milhões de mensagens nas redes sociais.” (linhas 20 e 21).

(E) “Felizmente, para o bem da república e da democracia brasileira, parece evidente que o STF não está influenciado por lealdades e pressões políticas, julgando o caso do mensalão com a serenidade e a isenção política que cabe ao Estado e à mais alta corte de justiça do país.” (linhas 58 a 60)

9 No trecho “Mesmo que não tenham como se isolar do mundo real e das emoções políticas, o STF não pode ser permeável ao jogo dos interesses e das legítimas pressões e manifestações da sociedade, o que exige uma grande proteção institucional e disciplina intelectual.” (linhas 35 a 37), a oração em destaque denota que o STF não deve

(A) ignorar o jogo dos interesses e das legítimas manifestações da sociedade.

(B) conhecer o jogo dos interesses e das legítimas manifestações da sociedade.

(C) considerar o jogo dos interesses e das legítimas manifestações da sociedade.

(D) eximir-se do jogo dos interesses e das legítimas manifestações da sociedade.

(E) negligenciar o jogo dos interesses e das legítimas manifestações da sociedade.

10 O trecho em que a oração em destaque impõe uma restrição ao sentido de um termo da oração antecedente é:

(A) “O julgamento do processo do chamado mensalão constitui o maior evento midiático do sistema judiciário brasileiro, sendo acompanhado em tempo real por milhões de brasileiros através dos diferentes meios de comunicação.” (linhas 016 a 03).

(B) “Tese estranha para quem se apresenta como democrata e transparente, principalmente porque evidencia uma percepção não declarada dos petistas de que a opinião pública está convencida dos crimes cometidos pelos dirigentes do PT e, por isso, pede a sua condenação.” (linhas 24 a 27).

(C) “Os membros do STF não devem nem precisam receber o aplauso da maioria da população porque não são representantes diretos da sociedade, são funcionários do Estado com a missão de defesa da Constituição e de julgamento de processos com fórum privilegiado.” (linhas 45 a 47).

(D) “Os ministros do STF compõem o órgão superior do Estado brasileiro, todos no auge das suas carreiras em cargos vitalícios (até a aposentadoria compulsória) e, portanto, não precisam agradar à população quando analisam e decidem.” (linhas 47 a 49).

(E) “De modo que, se alguma lealdade política pudesse influenciar nos seus votos seria, provavelmente, com os governantes que os promoveram à alta magistratura brasileira, e não com uma eventual pressão dos meios de comunicação de massa ou da opinião pública.” (linhas 55 a 57).

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

6

LEGISLAÇÃO

11 Considere os itens abaixo, cujas afirmativas tratam da remuneração dos integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos, no âmbito das Instituições Federais de Ensino, prevista na Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005:

I A remuneração dos integrantes do Plano de Carreira será sob a forma de subsídio, constituído por parcela única, que exclui a possibilidade de percepção de vantagens pecuniárias variáveis.

II A remuneração será composta do vencimento básico, correspondente ao valor estabelecido para o padrão de vencimento do nível de classificação e nível de capacitação ocupado pelo servidor, ao qual serão acrescidos os incentivos e vantagens pecuniárias previstos na lei.

III O Incentivo à Qualificação do servidor que possuir educação formal superior ao exigido para o cargo em que é titular, será incorporado aos proventos de aposentadoria e pensão, ainda que os certificados tenham sido obtidos após a aposentadoria ou a instituição da pensão.

IV Sobre os vencimentos básicos dos integrantes do Plano de Carreira, incidirão os reajustes concedidos a título de revisão geral da remuneração dos servidores públicos federais.

Apenas uma das alternativas reúne os itens constituídos por afirmativas corretas. Marque essa alternativa:

(A) I e III.

(B) II, III e IV.

(C) I, II e IV.

(D) II e IV.

(E) III e IV.

12 Acerca do disposto no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue as afirmativas dos itens abaixo:

I Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta, autárquica e fundacional devem ser criadas Comissões Permanentes de Processo Administrativo Disciplinar, com a função específica de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, que poderão, motivadamente, aplicar penalidades desde a censura até a suspensão de 30 dias ao servidor faltoso.

II Os procedimentos a serem adotados pela Comissão de Ética para apuração de fato ou ato que se apresente contrário à ética terá o rito sumário, com todos os direitos relativos à ampla defesa e ao contraditório, devendo ser instaurado mediante provocação do interessado ou de ofício pela Administração.

III O dever fundamental de respeito à hierarquia por parte do servidor público o impede que se insurja às ordens dos superiores hierárquicos, ainda que manifestamente aéticas, não sendo responsabilizado, nessas hipóteses, pela omissão de denúncia decorrente das ações supostamente ilegais ou imorais que tiver conhecimento.

IV Em nenhuma hipótese poderá o servidor público retirar da repartição pública qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público, agravando-se essa conduta se essa ação visar favorecimento para si, para familiares ou para qualquer pessoa de seu relacionamento pessoal.

Sobre as afirmativas, é correto afirmar:

(A) Todas estão erradas.

(B) Todas estão corretas.

(C) I, II e III estão corretas

(D) II, III e IV estão corretas

(E) I, II e IV estão corretas

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

7

13 No tocante aos órgãos de administração da UFPA, considere os seguintes itens:

I Os Conselhos Superiores, a Reitoria, a Vice-Reitoria, as Pró-Reitorias, a Prefeitura e a Procuradoria Geral são órgãos de administração superior da UFPA.

II A Reitoria será exercida pelo Reitor e, nas suas faltas e impedimentos, pelo Vice-Reitor. Na hipótese de vacância simultânea desses cargos, assumirá a Reitoria o decano do Conselho Universitário – CONSUN.

III Os Pró-Reitores serão nomeados pelo Reitor, dentre os servidores em exercício, e serão demissíveis ad nutum; os Pró-Reitores das áreas-fins da UFPA – Ensino, Pesquisa e Extensão – serão nomeados pelo Reitor dentre os docentes de qualquer classe da carreira do magistério.

IV Os Institutos são unidades acadêmicas de formação profissional em graduação e pós-graduação, em determinada área do conhecimento, de caráter interdisciplinar, gozando de autonomia acadêmica, administrativa e financeira.

Marque a alternativa que reúne os itens cujas afirmativas são rigorosamente corretas:

(A) I e IV.

(B) I e II.

(C) I, II e III.

(D) II, III e IV.

(E) I, II e IV.

14 Em se tratando da Lei nº 8.112 de 1990, analise os itens a seguir:

I A jornada de trabalho dos integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação do quadro permanente da Universidade Federal do Pará (UFPA) é de 40 (quarenta) horas semanais, salvo quando houver legislação que estabeleça jornada diversa em virtude de especificação do cargo.

II Provimento derivado é o que depende de um vínculo anterior do servidor com a Administração, que se deu por concurso público. Como exemplos, a reintegração e a promoção.

III A exoneração de cargo efetivo dar-se-á estritamente de ofício, constituindo-se uma das modalidades de penalidades disciplinares.

IV Provimento efetivo é o que se faz em cargo público, mediante nomeação por concurso público, assegurando ao servidor, após dois anos de exercício, o direito de vitaliciedade no serviço público.

Marque a alternativa que reúne os itens cujas afirmativas são corretas:

(A) Somente I e III.

(B) Somente I, II e IV.

(C) Somente I, II e III.

(D) Somente I e II.

(E) Somente I e IV.

15 Julgue as assertivas com relação aos comandos da Lei nº 8.112/1990:

I O concurso público terá validade de 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual ou menor período que o anterior, justificadamente.

II O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.

III A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento, só ocorrendo nos casos de provimento de cargo por nomeação.

IV O servidor apresentará, no ato da posse, declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo efetivo, eximindo-se desse dever na hipótese de ocupação de emprego público ou de função pública.

Dentre as alternativas abaixo, apenas uma reúne os itens cujas assertivas são corretas. Marque-a:

(A) Somente II e III.

(B) Somente I, III e IV.

(C) Somente I, II e III.

(D) Somente I, II e IV.

(E) Somente III e IV.

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

8

16 Com relação aos direitos e às vantagens do servidor ocupante de cargo público, julgue as afirmativas dos itens abaixo, em conformidade com a Lei 8.112/90:

I O vencimento, que é fixado em decreto governamental, não poderá ser inferior ao salário mínimo e será irredutível.

II Nenhum servidor receberá remuneração inferior ao salário mínimo.

III O vencimento, a remuneração e o provento de aposentadoria não serão, em nenhuma hipótese, objeto de sequestro, arresto ou penhora.

IV As indenizações, percebidas como vantagens pecuniárias pelo servidor a título de ajuda de custo, diárias e transporte, não se incorporam ao vencimento ou provento, para qualquer efeito.

Marque a alternativa que reúne os itens cujas afirmativas estão corretas:

(A) Somente I e III.

(B) Somente II e III.

(C) Somente II, IIII e IV.

(D) Somente II e IV.

(E) Somente III e IV.

17 No que diz respeito às Responsabilidades do Servidor Público, é correto afirmar:

(A) O servidor pode ser responsabilizado concomitantemente nas esferas civil, administrativa e penal, porém, a condenação penal ficará suspensa até o desfecho da decisão final administrativa.

(B) A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

(C) Para a apuração da responsabilidade civil do servidor não se torna necessária a averiguação de culpa ou dolo, sendo suficiente o resultado danoso ao patrimônio público ou de terceiros.

(D) A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, não alcançando os valores relativos à herança recebida.

(E) A responsabilidade administrativa do servidor deverá ser afastada no caso de absolvição criminal por falta de provas suficientes para demonstrar a prática do crime, anulando-se o processo disciplinar.

18 Acerca do processo administrativo disciplinar, considere os itens seguintes:

I A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público poderá promover a sua apuração imediata, desde que tenha presenciado a falta cometida pelo servidor.

II A Sindicância, como peça informativa da instrução, obrigatoriamente deve resultar na instauração de processo disciplinar, assegurando-se, em todas as fases, a ampla defesa e o contraditório.

III Sempre que o ilícito praticado resultar na aplicação de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

IV Os prazos para conclusão da sindicância e do processo disciplinar não excederão de 30 (trinta) dias e de 60 (sessenta) dias, respectivamente, admitida a prorrogação por igual período.

São corretos os itens expressos pela alternativa:

(A) III e IV.

(B) I e III.

(C) I e IV.

(D) I e II.

(E) II e III.

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

9

19 Quanto às penalidades disciplinares, é correto afirmar:

(A) São penalidades disciplinares a multa, a advertência, a suspensão, a demissão e a cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

(B) As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 5 (cinco) anos, surtindo efeitos retroativos financeiros para o servidor.

(C) Entende-se por abandono de cargo a falta ao serviço, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o período de doze meses.

(D) A ação disciplinar prescreverá em cinco anos quanto às infrações puníveis com demissão, suspensão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

(E) O servidor aposentado poderá ter sua aposentadoria cassada se houver praticado, durante sua vida ativa no serviço público, falta punível com a demissão.

20 No que tange ao processo administrativo disciplinar, está em coerência com o disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990:

(A) O processo administrativo disciplinar poderá ser revisto no prazo de 5 (cinco) anos, a pedido ou de ofício, desde que, nesse período se apresentarem fatos novos ou circunstâncias que justifiquem a inocência do servidor faltoso.

(B) O processo administrativo disciplinar poderá ser revisto a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência ou a inadequação da pena imposta.

(C) Na hipótese de falecimento do servidor, a revisão do processo administrativo disciplinar será requerida pelo curador nomeado para atuar naquele específico processo.

(D) Julgado procedente o pedido de revisão, a autoridade competente providenciará a constituição de nova comissão de processo administrativo disciplinar que terá o prazo de 30 (trinta) dias para conclusão.

(E) Julgada procedente a revisão, será declarada sem efeito a penalidade aplicada, podendo resultar agravamento, se for considerada inadequada a pena anteriormente imposta ao servidor faltoso.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

21 Apenas uma das alternativas abaixo designa a arquitetura de computador que utiliza memórias físicas separadas (isto é, memória para programas e outra para dados). Que alternativa é essa?

(A) Von Neumann

(B) Harvard

(C) Tesla

(D) PC

(E) Desktop

22 Em relação ao sistema operacional Windows XP, qual dos atalhos do teclado exclui definitivamente um arquivo?

(A) Ctrl + Seta para baixo

(B) Ctrl + Seta para cima

(C) Alt + Enter

(D) Shift + Delete

(E) Ctrl + Esc

23 Utilizando a ferramenta de desenho de círculos/elipses no programa Paint, qual das teclas deve ser pressionada para desenhar círculo, não elipse?

(A) Ctrl

(B) Insert

(C) Delete

(D) Scroll Lock

(E) Shift

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

10

24 Em relação ao software Excel, qual das opções abaixo insere a data do sistema na célula ativa?

(A) Ctrl + Ponto e vírgula

(B) Ctrl + Shift + Dois pontos

(C) Ctrl + Vírgula

(D) Shift + Barra normal

(E) Shift + Home

25 Em uma rede de computadores, que protocolo da camada de transporte deve ser usado para garantir a entrega de pacotes?

(A) TFTP

(B) SNMP

(C) RPC

(D) UDP

(E) TCP

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

26 Nas reformas curriculares realizadas na última década, a interdisciplinaridade constituiu um tema recorrente nos projetos curriculares dos cursos de graduação. Como epistemologia ou como método, ela está presente nos documentos curriculares assim como no processo de construção de iniciativas que favoreçam maior articulação entre as disciplinas. As afirmativas a seguir estão presentes no discurso da interdisciplinaridade, EXCETO:

(A) A complexidade dos problemas das sociedades modernas exige ações que fomentem o diálogo entre as disciplinas.

(B) A presença de equipes multidisciplinares nos projetos de pesquisa garante uma visão de totalidade do conhecimento.

(C) No trabalho interdisciplinar, vários campos disciplinares cooperam entre si para ampliar a compreensão de problemas da vida social.

(D) A interdisciplinaridade requer habilidades para trabalhar em conjunto com profissionais de outros campos de conhecimento, cuja interação deve promover enriquecimento mútuo.

(E) A interdisciplinaridade pressupõe domínio teórico e metodológico em cada disciplina. É com base nas competências individuais que avança o trabalho em equipe.

27 Os projetos pedagógicos dos cursos de graduação na UFPA introduziram inovações curriculares que objetivaram promover maior integração entre as disciplinas. Entre essas inovações se destacam: núcleos temáticos, eixos temáticos, projetos integradores, entre outros. Para Santomé (2004, p. 13), “uma das finalidades mais importantes que está na base de conceitos e modelos como o programa integrado é a preocupação de organizar os conteúdos culturais dos currículos de forma significativa, de tal forma que desde o primeiro momento o aluno compreenda o porquê das tarefas escolares em que se envolve”. Com base nos referenciais conceituais e operativos do currículo integrado, NÃO constitui postulado dessa concepção de currículo

(A) integração entre teoria e prática.

(B) incorporação das problemáticas específicas do meio sociocultural e ambiental dos alunos ao processo de conhecimento.

(C) maior interrelação entre professores e alunos.

(D) valorização dos interesses dos alunos no processo de construção do conhecimento.

(E) opção por disciplinas hierarquicamente organizadas, com ênfase em conhecimentos abstratos.

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

11

28 Um pedagogo da UFPA foi convidado pela direção de uma das faculdades da instituição a acompanhar a elaboração do projeto pedagógico do curso sob sua direção, com a finalidade de adaptá-lo às novas diretrizes curriculares aprovadas no âmbito do Conselho Nacional de Educação. Entre os desafios que iria enfrentar estava a "arena" de disputa sobre o que o novo projeto deveria incluir como conhecimento cultural relevante e, por conseguinte, excluir outros; e os interesses divergentes que tal processo comporta. O seu plano de trabalho inclui as seguintes atividades:

I Realizar estudo aprofundado das exigências, dos conhecimentos e das competências necessárias para o exercício profissional egresso do curso no mundo do trabalho contemporâneo.

II Cotejar as atividades curriculares propostas com as atividades existentes no projeto a ser reformulado.

III Identificar nas atividades curriculares do projeto em curso os conteúdos e as bibliografias repetidas.

IV Comparar o perfil profissional do curso com as atividades curriculares propostas, de modo a avaliar a sua adequação.

V Realizar um grupo focal para ouvir a opinião dos professores sobre que atividades curriculares deveriam ser incluídas/excluídas tendo como referência os conhecimentos e as competências profissionais previstas nas diretrizes do curso.

Sobre a pertinência das atividades realizadas pelo pedagogo estão corretas as afirmativas:

(A) I e II, somente.

(B) I, II e III, somente.

(C) II, III e IV, somente.

(D) III, IV e V, somente.

(E) I, II, III, IV e V.

29 Em muitas instituições de ensino superior há núcleos, formados por equipes multidisciplinares, destinados a promover ações de inclusão. É papel dos pedagogos atuar em conjunto com essas equipes. Em uma das reuniões de um Núcleo de Inclusão Social, a equipe discutiu sobre ações específicas que deveriam promover a inclusão de pessoas com baixa visão ou cegueira. A equipe indicou as seguintes ações:

I Formação continuada dos professores das classes comuns.

II Atendimento especializado de apoio pedagógico.

III Contratação de intérpretes.

IV Aquisição de recursos adaptados, como máquina de datilografia Braille, impressora Braille acoplada a computador, acervo bibliográfico em fitas de áudio, software de ampliação de tela, equipamento para ampliação de textos para atendimento a aluno com visão subnormal, lupas, réguas de leitura, entre outros.

V Produção de material didático-pedagógico impresso em sistema Braille. As ações adequadas à deficiência em pauta, são:

(A) I e II, somente.

(B) I, II, III e IV, somente.

(C) I, II, IV e V, somente.

(D) II e V, somente.

(E) I, II, III, IV e V.

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

12

30 A Charge mostra uma situação emblemática da inclusão de pessoas surdas ou com baixa audição nas classes regulares das instituições de ensino. Com a promulgação do Decreto Nº 5.626/2005, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, novas funções e atribuições foram incorporadas à Educação Básica e ao Ensino Superior. Esse processo implicou em adaptações curriculares, formação e contratação de novos profissionais, entre outros aspectos.

Sobre a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como instrumento de viabilização de uma educação bilíngue nas instituições de ensino, considere as afirmativas abaixo:

I As instituições de ensino, públicas e privadas, devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa em sala de aula e em outros espaços educativos.

II A ausência de um tradutor inviabiliza o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos.

III A presença de um tradutor contribui para que os professores tenham acesso a informações sobre a especificidade linguística do aluno surdo.

IV Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa são línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento do processo educativo do aluno surdo, portanto, igualmente necessárias no processo de comunicação na sala de aula.

V A Libras, como segunda língua para alunos surdos, deve ter uma perspectiva de comunicação subjetiva, funcional e instrumental, valorizando a aprendizagem de conteúdo e o desenvolvimento do aluno.

Estão corretas as afirmativas

(A) I e II, somente.

(B) I, III e IV, somente.

(C) II e IV, somente.

(D) II, IV e V, somente.

(E) III, IV e V, somente.

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

13

31 No Regulamento do Ensino de Graduação da UFPA, instituído pela Resolução 4.399/2013, há um conjunto de definições que devem ser observadas na elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos. Quanto ao assunto, analise as afirmativas abaixo:

I Os projetos pedagógicos deverão ser elaborados de forma coletiva, de modo a promover a participação da comunidade acadêmica.

II A inserção da extensão e da pesquisa nos projetos pedagógicos inclui princípios tanto curriculares quanto metodológicos.

III A carga horária de extensão deve ser no mínimo de 30% do total exigido para a integralização do curso.

IV Para a aquisição das habilidades e competências previstas no projeto do curso é necessário haver diversificação das formas de avaliação.

V Os projetos pedagógicos dos cursos deverão incluir como atividades curriculares obrigatórias aquelas determinadas por legislação federal e normas internas da UFPA.

Estão de acordo com o Regulamento da Graduação da UFPA as afirmativas:

(A) I, II e V, somente.

(B) II e III, somente.

(C) II, III e V, somente.

(D) III e IV, somente.

(E) IV e V, somente.

32 O documento intitulado “UFPA em Números”, disponível no site da Pró-Reitoria de Planejamento da UFPA – PROPLAN, apresenta o desempenho da Universidade no que se refere à matrícula no ensino de graduação. As informações disponíveis indicam que entre 2009 e 2012 houve uma expansão do número de matrícula nesse nível de ensino, muito mais expressiva nos Campi do Interior, como atestado no quadro a seguir.

Quadro 1 – Número dos alunos da graduação por localidade 2009-2012.

Alunos

Localidade

Capital Interior

2009 2010 2011 2012 2009 2010 2011 2012

Ingressantes 4.062 3.966 4.312 4.651 3.918 5.847 5.387 5.190

Matriculados 18.901 18.891 18.988 20.272 11.544 13.278 15.537 18.964

Diplomados 2.134 2.500 2.574 2.260 1.040 1.108 1.258 1.110 Fonte: PROPLAN/UFPA

De acordo com a política de expansão do ensino superior em curso no país, a política que favoreceu essa expansão foi o

(A) Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)

(B) Programa Universidade para Todos (Prouni)

(C) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

(D) Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)

(E) Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

33 Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, capítulo da Educação Superior, admitem-se níveis de mobilidade estudantil que visam adequar as instituições à diversidade de sujeitos e práticas, superando modelos rígidos e lineares, e ampliar as possibilidades de acesso e permanência na Educação Superior. Dos casos a seguir, NÃO está previsto na LDB

(A) transferência de alunos regulares para cursos afins, condicionada à existência de vaga no curso pretendido e aprovação em processo seletivo.

(B) matrícula em disciplinas a alunos não regulares, que demonstrem capacidade de cursá-las com aproveitamento.

(C) abreviação da duração do curso para alunos que demonstrem extraordinário aproveitamento de estudos.

(D) reingresso sem processo seletivo.

(E) transferência ex offício.

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

14

34 Para que os alunos se apropriem dos conhecimentos e adquiram as habilidades e competências necessárias ao seu desenvolvimento social e profissional, as instituições de ensino superior adotam instrumentos para promover situações favoráveis ao alcance de níveis satisfatórios de desempenho acadêmico. Na UFPA, o Regulamento do Ensino da Graduação prevê, no âmbito da avaliação, instrumentos que visam criar oportunidades para o êxito nas atividades curriculares constantes dos projetos pedagógicos dos cursos. Quanto a esses instrumentos, analise as afirmativas abaixo:

I Avaliação substitutiva, destinada ao aluno que obteve frequência mínima de 75%, mas não o conceito mínimo de aprovação, regular.

II Avaliação de segunda chamada, requerida nos casos de impedimento legal (deverá ser comprovado por atestado médico) ou de força maior.

III Revisão de conceito, que deverá ser realizada por uma comissão composta por três docentes, a quem caberá ouvir as partes implicadas e emitir parecer sobre o pedido de revisão.

IV Avaliação paralela, que oportuniza estudos de recuperação para os alunos que não alcançaram resultados satisfatórios em atividades específicas ou conjunto de atividades.

V Progressão automática de um período para outro para os alunos com 100% de frequência em todas as atividades curriculares.

Estão em consonância com a política acadêmica da UFPA, os itens:

(A) I, II e III, somente.

(B) I, II e IV, somente.

(C) II, IV e V, somente.

(D) III, IV e V, somente.

(E) I, II, III, IV e V.

35 De acordo com o artigo 24, inciso V, alínea a, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a avaliação do rendimento escolar será “contínua e cumulativa em relação ao desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”. Nos diferentes níveis e modalidades de educação, essa escolha visa superar uma longa tradição em que a avaliação cumpriu o papel de quantificar o rendimento escolar ao final de ciclos de estudo, sem atuar efetivamente para promover a aprendizagem. Essas características estão relacionadas à modalidade de avaliação

(A) somativa.

(B) diagnóstica.

(C) formativa.

(D) paralela.

(E) classificatória.

36 As diferentes modalidades de avaliação se distinguem pelos seus procedimentos e funções. As afirmativas a seguir são funções da avaliação diagnóstica, EXCETO:

(A) Identificar o conhecimento prévio dos alunos no início do curso ou de um ciclo de estudos.

(B) Determinar a presença ou ausência de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para novas experiências de aprendizagem.

(C) Identificar fatores que afetam a aquisição das novas aprendizagens.

(D) Informar os resultados da aprendizagem à medida que o processo educativo vai sendo realizado.

(E) Classificar os alunos ao final de uma unidade, semestre ou ano letivo, segundo critérios de aferição estabelecidos pela instituição de ensino.

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

15

37 A avaliação do desempenho dos estudantes compõe o sistema de avaliação da educação superior em curso no país. Nesse âmbito, a avaliação busca aferir os conhecimentos e as habilidades dos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação ofertados pelas instituições de ensino superior, públicas e privadas. O exame nacional responsável por essa aferição é o

(A) Provão.

(B) Enade.

(C) Sinaes.

(D) Saeb.

(E) Enem.

38 O gráfico abaixo informa sobre as ações de extensão promovidas pela UFPA no ano de 2012.

Fonte: PROPLAN/UFPA

Quanto aos aspectos comuns às várias modalidades de ações realizadas, considere os itens abaixo segundo as diretrizes da extensão universitária na UFPA:

I Objetivos de longo prazo.

II Trabalho interdisciplinar.

III Integração com órgãos públicos e com entidades da sociedade civil.

IV Participação dos vários segmentos da comunidade universitária.

V Resultados de longo prazo. Estão corretos:

(A) I e II.

(B) I, II e III.

(C) II, III e IV.

(D) II, III e V.

(E) II e V.

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

16

39 Nos editais destinados a financiar projetos de extensão, nos mais diversos programas no âmbito das instituições federais de ensino, a integração com o ensino e a pesquisa é um critério que os proponentes devem observar. Considere que as atividades abaixo foram propostas por um projeto submetido ao Programa Institucional de Bolsa de Extensão PIBEX, para atuação em uma comunidade com graves problemas socioambientais.

I Fazer um levantamento das doenças mais recorrentes na comunidade e das formas de acesso a serviços públicos de saúde.

II Realizar visitas a escolas, centros comunitários, feiras, entre outros, para mobilizar lideranças que atuam em questões ambientais.

III Orientar três trabalhos de conclusão de curso na temática do projeto.

IV Realizar aulas de campo com os alunos da disciplina Educação Ambiental na área de atuação do projeto.

V Realizar mostra de fotografia sobre aspectos socioambientais na escola da comunidade. Sobre a integração com o ensino, estão corretas as afirmativas

(A) I, II e III, somente.

(B) I, III e IV, somente.

(C) III e IV, somente.

(D) III, IV e V, somente.

(E) IV e V, somente.

40 No artigo 43 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estão estabelecidas as finalidades da educação superior. Entre essas finalidades está a de “incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive”. Para cumprir essas finalidades, a prática da pesquisa pressupõe

I Questionamento criativo do meio em que vive.

II Aplicação de métodos científicos na investigação de problemas ou situações relevantes.

III Autonomia intelectual para pensar, procurar e descobrir novos conhecimentos.

IV Rigor na validação dos resultados da investigação científica.

V Reflexão crítica, teoricamente informada, dos problemas do mundo presente. A alternativa que reúne todas as afirmativas corretas é

(A) I, II e III, somente.

(B) I, III e V, somente.

(C) II, III e IV, somente.

(D) II, IV e V, somente.

(E) I, II, III, IV e V.

41 “A verdadeira inteligência do homem consiste em tornar sua sociedade inteligente. Exprime-se em mensagens (dirigidas para outros), linguagens (cuja natureza é de ser um vínculo), em ferramentas (suscetíveis de transmissão, aperfeiçoamento, combinação e uso coletivo), em instituições (que envolvem ou organizam o coletivo). A inteligência humana trabalha pela conexão”.

LABROSSE, D.; LÉVY, P. Notas sobre a planetarização e a expansão da consciência. In: Tecnologias Educacionais. Para além da sala de aula. Pátio, Revista Pedagógica, Porto Alegre, Artmed, ano 3, nº 9, p. 7-10, maio/julho, 1999.

As tecnologias da informação e da comunicação estão amplamente disseminadas nas instituições de ensino superior. Para promover uma aprendizagem significativa e aumentar a interação entre professores e alunos há um conjunto de ferramentas e estratégias síncronas e assíncronas cujo uso precisa ser avaliado em razão dos objetivos educacionais e das vantagens que elas apresentam. Uma das vantagens da comunicação assíncrona é

(A) acesso ao material didático em qualquer lugar e a qualquer hora.

(B) preparação prévia e maior tempo para a reflexão das informações.

(C) flexibilidade da gestão do tempo de estudo.

(D) contato direto e imediato com os participantes do grupo de estudo, professores e alunos.

(E) favorecimento dos participantes com maior destreza no uso de teclados.

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

17

42 A associação entre informação e comunicação está no centro da reflexão sobre tecnologia e educação. Essa combinação produziu, com os avanços da tecnologia digital, transformações nos ambientes de aprendizagem, configurando tempos-espaços (presenciais e virtuais) que ampliam as possibilidades de alunos e professores de participar da produção e da gestão do conhecimento. Esses ambientes podem comportar diferentes tecnologias: de informação, de comunicação, interativas e colaborativas. A respeito das tecnologias colaborativas e sua inserção na estruturação de currículos e práticas educativas, considere as afirmativas abaixo:

I Permitem trabalhar em conjunto, a partir de objetivos compartilhados e do interesse de fazer junto algo importante para o grupo.

II Não há hierarquização na composição dos grupos.

III A Internet é a ferramenta adequada para a efetivação de processos de aprendizagem que promovam a interação entre sujeitos tendo em vista o trabalho colaborativo.

IV Lista de discussão, chat e correio eletrônico são ferramentas que permitem viabilizar processos de colaboração por intermédio de troca de materiais eletrônicos, debate sobre temas em estudo, estudo de soluções para problemas identificados, entre outros.

V A aprendizagem em ambientes colaborativos pressupõe um aluno ativo na construção do conhecimento.

VI Há aprendizagem colaborativa quando a interação leva à aprendizagem individual.

A alternativa que reúne todas as afirmativas corretas:

(A) I e III.

(B) I, III e IV.

(C) II, IV e V.

(D) II, III, IV e VI.

(E) I, II, III, IV e V.

43 Segundo o Art. 56º da LDB, “as instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participarão os segmentos da comunidade institucional, local e regional”. Quanto as exigências que, ao lado da participação em conselhos ou órgãos equivalentes, configuram o exercício da gestão democrática nas instituições de ensino superior públicas, considere os itens abaixo.

I Formas diversificadas de acesso ao serviço público, incluindo, entre outras formas, o concurso público.

II Autonomia didático-científica para fixar e gerir seu projeto acadêmico.

III Escolha dos dirigentes com ampla participação da comunidade universitária.

IV Relação com a sociedade, que deve participar da definição de metas e resultados.

V Transparência na gestão do bem público, por meio de serviços de informação à comunidade universitária e à sociedade, no seu conjunto.

São coerentes com o princípio da gestão democrática as afirmativas

(A) I e II, somente.

(B) I, II e III, somente.

(C) I, IV e V, somente.

(D) II, III, IV e V, somente.

(E) III e V, somente.

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

18

44 A organização e os processos de gestão se diferenciam conforme a concepção de dirigentes e dirigidos sobre as finalidades sociais e políticas da educação, e o papel da escola na formação das gerações. As afirmativas a seguir referem-se a processos de gestão presentes nas instituições educativas.

I As decisões acontecem de cima para baixo e estão centralizadas em uma pessoa.

II Os processos de gestão baseiam-se na hierarquia de cargos e funções.

III O exercício de autoridade é negado, em favor da participação direta de todos os membros da instituição.

IV Há relação orgânica entre direção e participação dos membros, acentuando-se a busca de objetivos comuns.

V As decisões são tomadas de forma coletiva, em que os membros são responsáveis pelas deliberações tomadas. Do ponto de vista da concepção democrático-participativa, são corretas apenas as afirmativas:

(A) I e II.

(B) II e III.

(C) II e V.

(D) III e V.

(E) IV e V.

45 "Que bom te ver viva": vergonha pela coragem alheia De tempos em tempos se discute a tortura no Brasil até que não se discute mais, o que nos leva a crer que ela é discut ida não segundo o molde de uma sociedade que escuta, mas no molde de uma sociedade que precisa de pequenas catarses, para, daí, não escuta r nada. Documentár io "Que bom te ver viva", de Lúcia Murat, traz relatos de mulheres vít imas de tortura, servindo de grande documento de análise. Porque a tortura, historicamente defendida, atual iza uma estratégia de dominação sobre as mulheres e a expande para todos os cantos. O artigo é de Cesar Kiraly.

http://www.cartamaior.com.br/templates/editoriaMostrar.cfm?editoria_id=5 A tortura se constitui uma violação dos direitos humanos, inaceitável ante ao princípio fundamental que rege todos os demais direitos: o direito à vida, à dignidade da vida. Os direitos humanos são assim definidos em razão de um conjunto de características que os distinguem, por exemplo, dos direitos de cidadania. Quanto às características dos direitos humanos, considere as afirmativas abaixo.

I São universais, comuns a todos os seres humanos, sem distinção de qualquer natureza: etnia, sexo, classe social, religião, nível de escolaridade, entre outras.

II São naturais, dizem respeito à dignidade da natureza humana.

III Para serem reconhecidos, precisam de determinado ordenamento jurídico.

IV Existem antes de qualquer lei, e podem ser reivindicados mesmo que não haja ordenamento jurídico-político.

V Por serem naturais, não estão sujeitos às mudanças ocorridas nas sociedades que os reconhecem e legitimam. Assinale a alternativa que reúne apenas as afirmativas corretas é

(A) I, II e IV.

(B) II e III.

(C) III e IV.

(D) III e V.

(E) IV e V.

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

19

46 O Plano Nacional de Educação, período 2011-2020, em tramitação no Congresso Nacional desde 2010, possui 20 metas e mais de 200 estratégias. A meta 2 do PNE em tramitação no Senado tem como desafio “universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE”.

Entre as estratégias adotadas para efetivar essa meta, as mais decisivas referem-se ao financiamento da educação pública, que ocupou papel de destaque ao longo da tramitação do PNE no Congresso Nacional. Em relação às estratégias de financiamento da educação no Plano Nacional de Educação, com as emendas aprovadas na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, considere as afirmativas seguintes.

I Acrescentar aos recursos de manutenção e desenvolvimento da educação recursos provenientes do Fundo Social do Pré-Sal.

II Elevar o investimento público em educação ao patamar de, no mínimo, 7% do Produto Interno Bruto – PIB, ao final do quinto ano de vigência do Plano, e, no mínimo, ao equivalente a 10% no final do decênio.

III Definir, no âmbito do Ministério da Educação, o conceito de Custo Aluno Qualidade – CAQi. Seu financiamento será calculado com base nos insumos indispensáveis ao processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica.

IV Reduzir as desigualdades educacionais, em particular nos estados e municípios das regiões Norte e Centro-Oeste, pela via da complementação de recursos financeiros por parte da União.

V Destinar recursos públicos para a expansão da educação profissional e superior, na forma de incentivo e isenção fiscal para bolsas e programas de financiamento estudantil.

A alternativa que reúne apenas as afirmativas corretas é

(A) I e II.

(B) I, II e III.

(C) I, II e V.

(D) II, IV e V.

(E) III, IV e V.

47 As práticas pedagógicas que se destinam a ampliar a aquisição de sistemas organizados de conhecimento, o conhecimento sistematizado no âmbito da cultura de uma sociedade ou de um grupo social, se movimentam em torno de certas concepções sobre o desenvolvimento humano e o papel da aprendizagem no percurso do desenvolvimento.

Quanto a essas concepções de desenvolvimento e aprendizagem, considere as afirmativas abaixo.

I os processos de desenvolvimento são definidos culturalmente, ou seja, é necessário que o indivíduo participe de situações e práticas sociais que o provoquem.

II O desenvolvimento humano se dá "de fora para dentro". Portanto os membros do grupo social têm fundamental importância na mediação entre a cultura e o indivíduo.

III A experiência ativa no meio físico e social atua no processo de desenvolvimento de estruturas mentais. O desenvolvimento é resultado de mudanças qualitativas nas estruturas cognitivas.

IV Os processos pedagógicos são processos intencionais e, no caso do aprendizado escolar, a intervenção de qualidade por parte do professor tem grande importância na promoção do desenvolvimento.

V A origem de todo conhecimento repousa na atividade do sujeito. Por intermédio da sua ação sobre os objetos transforma-os, isto é, apreende os mecanismos dessas transformações, organiza, para si, o mundo que o rodeia.

Com base nos postulados da teoria histórico-cultural, é correto o que se afirma em:

(A) I, II e III, somente.

(B) I, II e IV, somente.

(C) II e III, somente.

(D) II, III e IV, somente.

(E) II, IV e V, somente.

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

20

48 As tendências pedagógicas permitem interpretar o papel social da escola e, consequentemente, as finalidades da prática educativa que se realiza nesse espaço. As afirmativas a seguir reúnem diferentes concepções sobre o papel social da escola.

I Promover a socialização do saber sistematizado pela aquisição do saber nas suas formas mais desenvolvidas, instrumento de crítica das contradições da realidade social.

II Promover o desenvolvimento econômico pela qualificação de mão de obra capaz de atender às exigências do mercado.

III Promover a instrução humanística das novas gerações e educar sua vontade por intermédio da disciplina.

IV Promover a realização de experiências educativas em consonância com os valores da sociedade democrática (cooperação e igualdade), em um processo ativo de construção e reconstrução do conhecimento.

V Promover a elevação da consciência de mundo de forma a transformar as relações de opressão social. Com base na sequência de apresentação, as tendências que representam as ideias acima mencionadas são

(A) Tradicional, Crítico-Social dos conteúdos, Renovada Diretiva, Tecnicista, Libertadora.

(B) Crítico-Social dos conteúdos, Tecnicista, Tradicional, Renovada Diretiva, Libertadora.

(C) Renovada Diretiva, Tecnicista, Libertadora, Tradicional, Crítico-Social dos Conteúdos.

(D) Tecnicista, Tradicional, Crítico-Social dos Conteúdos, Renovada Diretiva, Libertadora.

(E) Libertadora, Tradicional, Renovada Diretiva, Tecnicista, Crítico-Social dos conteúdos.

49 Na elaboração de um plano de ensino se explicitam as intencionalidades do processo educativo, ou seja, suas finalidades, seus propósitos. No que se refere à metodologia como elemento que direciona a consecução desses propósitos, um conjunto de aspectos de natureza epistemológica, psicopedagógica e sociopolítica deve ser considerado na sua escolha, de modo que ela possa contribuir com o fim último do ensino, a transmissão e a assimilação do conhecimento. Sobre a metodologia do ensino, classifique como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) os aspectos a seguir:

( ) O processo de aprendizagem, em particular as condições de que dispõem os indivíduos para aprender, a estrutura lógica dos conteúdos de ensino e o contexto social mais amplo onde a ação de aprender se realiza. ( ) As finalidades da educação, visto que do método decorrem opções político-pedagógicas associadas à concepção de homem, mundo e sociedade que orienta o projeto educativo. ( ) A relação teoria e prática, pela qual se confronta o conhecimento elaborado com o contexto social, a cultura legitimada com a cultura de origem dos alunos, os problemas com as soluções. ( ) O papel da cultura na aprendizagem, especialmente a escolar, de modo a inter-relacionar as formas de participação do indivíduo na sociedade ou grupo onde está inserido com os processos de produção do conhecimento que se realizam no ambiente escolar. ( ) A relação com os objetivos de aprendizagem e, por conseguinte, com as mudanças significativas que se pretende realizar no percurso do processo educativo.

A sequência correta é

(A) V, V, V, V, F

(B) V, V, V, F, F

(C) F, V, V, F, V

(D) F, F, V, V, F

(E) V, V, V, V, V

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 127/2013 – UFPA

PEDAGOGO

21

50 Na última década, a avaliação externa se transformou em um instrumento importante da gestão e do planejamento educacional. Como política de avaliação da educação superior, o Sinaes, instituído pela Lei Nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, mostrou-se mais abrangente que os modelos anteriores, centrados tão somente na avaliação do desempenho dos estudantes. Na sua formulação foram incorporadas premissas da avaliação institucional consideradas de alto valor ao incremento da qualidade da educação superior. NÃO se considera útil ao aperfeiçoamento da qualidade e emancipação das instituições o(a)

(A) ranqueamento dos resultados da avaliação para promover a competitividade no sistema educacional.

(B) incorporação de todos os agentes, dimensões e instâncias das instituições nos processos avaliativos.

(C) aproveitamento das informações geradas na avaliação para orientar a melhoria da qualidade acadêmicas das instituições de ensino superior.

(D) adoção de uma perspectiva formativa que crie oportunidades para o aperfeiçoamento da missão social e científica das IES.

(E) identificação das condições de oferta da educação superior.