publicação interna da hochtief do brasil - ano xxi - … · estrutura de concreto moldado in...

12
Set/Out - 204 Publicação interna da HOCHTIEF do Brasil - Ano XXI - nº 123 Como anda a obra Atílio Innocenti P.6 P.7 Nova obra Colégio Santa Cruz P.9 Confira como foi o Torneio de Futebol HTB Barra Trade IV - Rio de Janeiro P.5

Upload: truongbao

Post on 28-Aug-2018

224 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Set/Out - 20�4 Publicação interna da HOCHTIEF do Brasil - Ano XXI - nº 123

Como anda a obra Atílio Innocenti

P.6 P.7

Nova obra Colégio Santa Cruz

P.9

Confira como foi o Torneio de Futebol HTB

Barra Trade IV - Rio de Janeiro P.5

2

Este Programa, de vital importância para a HTB, será implementado em algumas fases, sendo que na primeira, será realizado um diagnóstico, em algumas unidades de serviço e de negócio, visando identificar os potenciais de melhoria, que possibilitarão o redesenho dos processos, a adequação das interfaces, a revisão de conceitos, metodologias e ferramentas que serão padronizados e implementados nas futuras unidades de negócio.

“O alinhamento e o comprometimento de todos os colaboradores com a Estratégia Empresarial contribui não somente para termos o nosso norte, uma direção a perseguir, como ainda propicia que nossas interações e tomadas de decisões sejam cada vez mais assertivas e coerentes com os objetivos e desafios que a organização estabeleceu”, comenta Marcos Kowalewski, diretor executivo.

Estratégia Empresarial – divulgação e alinhamento Por Fátima Idogava

Workshop de Comunicação da Estratégia Empresarial.

A HOCHTIEF do Brasil realizou, no decorrer dos meses de junho e julho de 2014, um ciclo de workshops direcionados aos gerentes e coordenadores da empresa com foco na disseminação da estratégia e nos seus desdobramentos, objetivando principalmente, o alinhamento e o comprometimento destes gestores.

Estes workshops foram realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro e abordaram aspectos relacionados à formulação da estratégia, sua execução e gestão.

A partir destes eventos, estamos iniciando o desenvolvimento e a implementação dos planos de ação estabelecidos para viabilizarmos a execução da nossa estratégia. No decorrer do segundo semestre de 2014, serão realizadas ações, como por exemplo, a divulgação de todos os elementos da Filosofia Empresarial por meio de mídias diversas e também será dado o início ao Programa HTB de Excelência Operacional – PHEO, que tem como principal objetivo aprimorar e desenvolver o sistema de gestão da produção e o fortalecimento da cultura empresarial orientada para a excelência.

Este aprimoramento será realizado por meio da otimização dos processos e seus custos, o atendimento dos prazos, a melhoria da qualidade final do produto e o aumento da performance dos projetos.

Workshops foram realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Marcos Kowalewski, diretor executivo, ministrou os Workshops.

Grupo ZechConstrução de campus Dortmunder U Por Julia Niblett

Perspectiva do empreendimento, copyright Gerber Architekten.

No início de 2013, uma subsidiária do Grupo Zech, em Essen, ganhou o contrato, como construtora geral, para construção de duas escolas técnicas, um centro de artes e um estacionamento, na cidade de Dortmund, localizada no oeste da Alemanha.

O empreendimento será um dos maiores complexos educacionais do país e abrigará aproximadamente 6.000 alunos. Empreendimento em construção.

Planejado e elaborado pelo Grupo Zech, o projeto foi baseado no premiado design dos arquitetos de Dortmund: “Gerber Architekten”. A construção começou em maio de 2013 e a conclusão está prevista para o final de outubro de 2015.

A construção do empreendimento consiste na remodelação de uma antiga cervejaria de Dortmund e é mais um passo na revitalização do centro da cidade. Os edifícios serão agrupados em torno de um pátio central, em layout estilo campus, e terão 52.000 m² de área construída. A garagem de três níveis fornecerá mais de 500 vagas de estacionamento.

Uma maquete, de escala 1:25, foi usada para simular a extração de fumaça e verificar antecipadamente a não necessidade de um sistema de exaustão de insumos para a garagem.

Para manter a harmonia com os prédios vizinhos, as fachadas serão executadas, exclusivamente, em tijolo vermelho clínquer. O centro de artes tem design de um cubo elevado acima da garagem e contará com unidades de escritório que serão posteriormente disponibilizadas para empresas da área artística, criativa e relacionadas à cultura.

HTB participa do evento ECOGERMA 2014 Por Ana Reis

A Ecogerma é um evento sobre sustentabilidade realizado pelas Câmaras de Comércio Alemãs em toda a América Latina, no qual participam empresários, representantes de órgãos públicos e de empresas privadas, especialistas, institutos de pesquisas e ONGs.

A cada ano são escolhidos alguns temas de destaque, principalmente nas áreas de energia e meio ambiente. Neste ano, em agosto, foi realizado um evento que teve como temática a “Vision of the future” (Visão do Futuro), o qual foi dividido em dois blocos: o primeiro abordou o uso eficiente de recursos e temas urbanos e o segundo, energia, mobilidade e construção.

A HOCHTIEF do Brasil, representada por Thomas Diepenbruck, apresentou a visão geral do mercado de construção sustentável, destacando assuntos como a utilização eficaz de materiais, equipamentos e mão de obra, entre outros. E também trouxe para discussão os desafios para se atingir a sustentabilidade na construção civil brasileira, compartilhando a experiência da empresa com todos os participantes.

Thomas Diepenbruck palestrando no evento ECOGERMA 20�4.

4

Escola Técnica – Construtora TedescoPor Ana Paula Pinheiro

No primeiro semestre deste ano, a Escola Técnica iniciou seus treinamentos na Construtora TEDESCO com o curso Excel Fórmulas ministrado pela engenheira de contratos Maria Christina Natanson.

Participaram desta capacitação os colaboradores das áreas

técnicas e administrativas que utilizam o Excel como uma de suas ferramentas de trabalho.

A colaboradora Tamara Aparecida Silva, assistente de administração de pessoal, foi aluna deste curso e relata que como utiliza a ferramenta todos os dias, pôde aprimorar seus conhecimentos e aplicar o que aprendeu na prática. Em sua opinião, ações como essa devem ser realizadas mais vezes, pois demonstram que a empresa se preocupa com as habilidades e investe no desenvolvimento de seus colaboradores.

O programa proporciona aos participantes a possibilidade de atualização constante, por isso, serão realizados novos cursos na Construtora TEDESCO. Colaboradora Tamara, que recebeu o treinamento e aplica os conhecimentos no seu dia a dia.

Workshop de ControllingPor Ana Paula Pinheiro

Os workshops realizados na empresa continuam sendo uma valiosa ferramenta de capacitação e alinhamento entre equipes, pois é uma oportunidade de debater assuntos do cotidiano, visando sempre a melhoria contínua dos processos.

Foi com este objetivo que a equipe de controle de custos das unidades de negócio Edificações, Industrial, Rio de Janeiro e Construtora TEDESCO, juntamente com as áreas Controllers e equipe da unidade de serviço Controlling, reuniram-se em um evento realizado em São Paulo, no mês de julho.

O principal foco do evento foi promover discussões sobre as atividades do controlador de custos na obra e a importância da qualidade na informação por eles gerada. Foi apresentada também a reestruturação da área com a fusão do Controlling Corporativo e Controlling Técnico e os novos projetos decorrentes da mudança.

Outro ponto abordado de grande relevância foi o projeto de integração entre as áreas de Controlling, Financeiro e Suprimentos o qual visa o alinhamento de responsabilidades para o desempenho das respectivas funções.

“A intenção do Controlling neste momento é resgatar premissas e conceitos de gestão de custos e capacitar os colaboradores de contratos das unidades de negócio por meio de frequente acompanhamento de suas atividades e das informações disponibilizadas. Em paralelo, trabalharemos na redefinição de perfis e responsabilidades para melhor direcioná-los”, comenta Veronika Dias, gerente da unidade de serviço Controlling.

Os workshops da área de Controlling estão planejados para acontecer duas vezes ao ano.

Participantes durante o Workshop.

Como a Escola Técnica é uma oportunidade de desenvolvimento para os colaboradores que participam do programa como alunos e também para os que ministram os cursos, caso você queira ser um instrutor e multiplicar um conhecimento que você tem em algum assunto, procure a área de Recursos Humanos, participe!

Workshop realizado em São Paulo.

5

Matéria da capaConclusão da obra Barra Trade IVPor Israel Moreira

A HOCHTIEF do Brasil entregou recentemente aos clientes GTIS e AGER Partners o edifício comercial Barra Trade IV, conhecido como Edifício Barra Trade Prime, localizado na Barra da Tijuca, no estado do Rio de Janeiro.

Este empreendimento sustentável, com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no conceito Core & Shell, destinado às edificações que comercializam os espaços internos posteriormente, é composto por um edifício com cinco pavimentos, dois subsolos, estrutura de concreto moldado in loco, pele de vidro, instalações prediais, paisagismo, dentre outros.

O escopo dos serviços realizados pela HOCHTIEF do Brasil foi a construção de contenção em paredes diafragmas, fundações em sapatas, estacas barretes e raiz, laje de subpressão, estrutura de concreto armado, fachadas no sistema stick com revestimento também em alumínio composto, instalações elétricas, hidráulicas e incêndio, sistema de ar condicionado, exaustão e ventilação mecânica, automação predial, acabamentos de sanitários e áreas comuns, além da área externa.

Prazo da obra 17 meses

Tipo de contrato Administração

Gestor Paulo Bocchile

Área construída 15.331 m²

Volume de concreto 9.650 m³

Colaboradores no pico 180Fich

a té

cnic

a Vista do empreendimento.

Paulo Bocchile, responsável pelo empreendimento, observa que um dos desafios foi a escassez de mão de obra qualificada e materiais, em consequência do período que a cidade do Rio de Janeiro passa atualmente, devido às Olímpiadas 2016.

Entretanto, o comprometimento da equipe na busca de soluções alternativas foi essencial para atender às necessidades e expectativas dos clientes.

Vista lateral do empreendimento.

Vista do empreendimento Barra Trade IV.

6

Entrega da obra Meados de 2015

Tipo de contrato Administração

Gestor Adriana Machado

Área construída 32.965 m²

Volume de concreto 11.900 m³

Colaboradores no pico 350 pessoasFich

a té

cnic

a

Detalhe da fachada do empreendimento.

A HOCHTIEF do Brasil está construindo, para o cliente GTIS Partners, uma torre comercial “Triple A” de 17 andares, cobertura, cinco subsolos, fachada unitizada curva e inclinada, com certificação de empreendimento sustentável LEED Gold, na cidade de São Paulo.

O escopo de serviços deste empreendimento é a realização das contenções com parede diafragma, estrutura em concreto armado com vigas protendidas, fechamento e revestimentos, fachada unitizada,

instalações elétricas, hidráulicas, ar condicionado, nove elevadores, forro e piso elevador, automação, paisagismo, etc., e tem previsão de entrega em meados de 2015.

Esta obra está em fase de montagem da fachada, serviços civis internos, instalações e merece destaque a execução da estrutura de concreto que considera vigas protendidas, possibilitando um vão livre diferenciado nos andares de 25 metros, o qual possibilita um excelente aproveitamento de área e flexibilidade de layout para o futuro usuário.

As lajes, com aproximadamente 1.000 m² com vigas de bordas curvas diferenciadas, possibilitam a movimentação arquitetônica do edifício, porém exigiram um grande controle de nivelamento para garantia da instalação da fachada curva e levemente inclinada.

Como anda a UNAtílio InnocentiPor Fátima Idogava

Obra em andamento.

Adriana Machado, gerente de negócio, comenta que foi desafiante a logística da obra que está localizada em zona máxima de restrição de circulação, além do grande número de imóveis residenciais antigos e comerciais na área adjacente ao canteiro. E destaca o espírito de equipe e o comprometimento de todos na execução deste empreendimento.

Recentemente foi entregue o andar modelo ao cliente, onde podem ser verificadas as interferências e a avaliação dos acabamentos internos projetados.

Empreendimento em adamento.

7

A HOCHTIEF do Brasil acaba de ser contratada pela Klabin para a execução das obras civis do Pipe Rack e Torre de Resfriamento da evaporação de parte do BOP (Balance of Plant) da nova fábrica, localizada em Ortigueira, no estado do Paraná.

Esta obra, com prazo de execução de 11 meses, faz parte do

Projeto Puma, da Klabin, e consiste em uma nova fábrica de celulose, a qual empregará o que há de mais moderno em termos de tecnologia. A matéria-prima da fábrica será madeira de eucalipto e de pinos, proveniente de plantações próprias deste cliente em áreas adjacentes à fábrica. Nesta planta, a HTB está executando também as obras civis do Pátio de Madeira para o cliente Andritz Pulp & Paper, fornecedora de equipamentos de produção de celulose e papel, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2015.

O escopo básico dos serviços da empresa no Pipe Rack é a execução das fundações em estacas hélice contínua, bases em concreto armado e elementos pré-moldados. Na Torre de Resfriamento, as fundações serão do tipo radier as paredes e as bases para bombas serão em concreto armado, incluindo ainda os trabalhos de impermeabilização das bacias e serviços complementares.

Nova obraKlabin Pipe Rack e TorrePor Fátima Idogava

Prazo da obra 11 meses

Tipo de contrato Preços Unitários

Gestor Paulo Moscardi

Área construídaTorre de Resfriamento:1.800 m² Pipe Rack: extensão - 5.600 metros lineares

Volume de concreto 9.000 m³

Colaboradores no pico 209

Fich

a té

cnic

a

Quanto aos desafios, Paulo Moscardi, gerente de negócio, comenta que: “a obra do Pipe Rack que terá mais de cinco quilômetros de extensão deverá ser executada em três frentes simultâneas para o atendimento do cronograma com um grande desafio de logística, face às grandes distâncias das frentes de serviços e do canteiro de obras.

Já a construção da Torre de Resfriamento, exigirá uma equipe independente para a sua execução inclusive com a instalação de canteiro de apoio junto a essa frente de trabalho”.

Nova obraColégio Santa CruzPor Fátima Idogava

Imagem ilustrativa da Torre de Resfriamento.

A HOCHTIEF do Brasil foi contratada para realizar a pré-construção e a construção das obras de expansão do Colégio Santa Cruz, fundado em 1952 por padres canadenses da Congregação de Santa Cruz e que está localizado no bairro Alto de Pinheiros, na cidade de São Paulo-SP.

O prazo aproximado da obra é de 15 meses e o escopo dos serviços da fase de pré-construção é o acompanhamento do desenvolvimento dos projetos, orçamento e planejamento.

A fase de construção, prevista para iniciar até o final de 2014, contempla a construção de três subsolos de estacionamento, sendo o pavimento térreo utilizado por três quadras poliesportivas descobertas e reforma / ampliação do ginásio de esportes existente.

Esta obra vem somar à experiência da HOCHTIEF do Brasil em serviços de pré-construção, que visam encontrar a melhor solução global para a concretização do desejo de construir um empreendimento, minimizando os riscos da etapa de construção.

Este contrato reforça a atuação da HTB no segmento de Escolas, a qual possui expertise na execução das obras civis com o colégio em pleno funcionamento e na logística de acesso de equipamentos ao canteiro de obras, como por exemplo, para os clientes Colégio Visconde de Porto Seguro, Escola Britânica, etc. Atualmente, a HTB está finalizando os serviços de pré-construção para o cliente Graded School, com previsão de início da fase de construção para este ano.

Prazo da obra 15 meses (pré-construção e construção)

Tipo de contratoPreço Global (pré-construção) e PMG (construção)

Gestor Pedro Ferreira

Área construída 6.000 m²

Volume de concreto 3.000 m³

Colaboradores no pico 150

Fich

a té

cnic

a

Imagem do Colégio Santa Cruz.

Imagem ilustrativa do Pipe Rack.

Torneio de Futebol HTB 2014 Por Cilene Silva

1º lugar Argentina - REC Sapucaí 2º lugar Alemanha - Construtora TEDESCO 3º lugar França - Escritório São Paulo

No dia 23 de agosto, a cidade maravilhosa foi cede de mais um importante evento: o Torneio de Futebol da HTB.

O tema deste ano foi a Copa e as oito equipes foram divididas pelos nomes de alguns países campeões nesta competição mundial. Confira na imagem acima.

Pela primeira vez realizado no Rio de Janeiro, o evento contou não só com os jogadores de São Paulo, mas também com os da Construtora TEDESCO, que foram os vice-campeões do Torneio, mas a taça de primeiro lugar ficou com a Argentina, que foi representada pela unidade de negócio REC Sapucaí, e o terceiro lugar ficou com a equipe da França, formada pelos colaboradores do Escritório São Paulo.

O Torneio de Futebol não reuniu apenas os jogadores, mas também seus familiares e colaboradores que foram

prestigiar o evento.

A comissão organizadora do evento preparou um delicioso café da manhã, e no decorrer do dia houve churrasco e uma boa roda de samba para animar ainda mais o evento. E no final do dia, aconteceram as premiações para os três primeiros lugares, e também para o melhor jogador, goleiro e artilheiro. Confira abaixo as fotos do evento:2014

Alemanha - Construtora TEDESCO Argentina - REC Sapucaí Brasil - Porto Seguro Torre A e Teatro Espanha - Atílio Innocenti

Uruguai - Hotel Palácio Tangará / NIC.br Inglaterra - Barão de Tefé / 1º de MarçoFrança - Escritório São PauloItália - Infoglobo / DRJ

Melhor goleiro: Caio Brito (Argentina), melhor artilheiro: Erivan Borges (Uruguai), melhor jogador: Adão de Sá (Argentina)

9

Responsabilidade social: Festa da Família obra Atílio InnocentiPor Ana Paula Reis

A obra Atílio Innocenti realizou, recentemente, a 2ª Festa da Família, uma ação que tem como objetivo integrar os colaboradores e os parceiros do empreendimento, bem como, todos os seus familiares, independente de cargo e função.

O evento contou com 400 participantes que puderam conhecer de perto o ambiente de trabalho de uma obra, entender o processo de construção de uma edificação e também, passar momentos agradáveis, como, dançar uma típica quadrilha caipira.

As crianças aproveitaram alguns brinquedos, como, cama elástica, piscina de bolinhas e maquiagem facial. Já os adultos se divertiram com máquinas de jogos eletrônicos. Mas vale destacar que todos usufruíram do tour pela obra e o passeio de cremalheira.

Sobre os benefícios que esta ação proporciona, a colaboradora Gilvania Moreira Souza, analista financeira e administrativa da obra, comenta: “Fazemos da confraternização um momento especial, de alegria, de união e descontração dos colaboradores. Aproveitamos o momento de diversão para provocar a reflexão dos colaboradores sobre a importância de gerar benefícios consistentes e contínuos para o seu desempenho e o da empresa”.

Confira abaixo como foi a festa:

�0

O sistema de jardins auto-irrigáveis sobre laje, denominado Tec Graden, foi utilizado pela HOCHTIEF do Brasil nas áreas externas do Edifício Barão – Porto Seguro.

Idealizado por renomado arquiteto e paisagista, o sistema é o único que além de atuar como um lençol freático artificial sobre a laje também pode ser aplicado como telhado verde, mas sem a necessidade de ficar restrito à utilização de vegetação rasteira, proporcionando conforto visual, ambiental e térmico.

Os diferenciais técnicos são:

Permite o plantio de arbustos e árvores de grande porte; Possibilita a economia média de 30% de água potável, quandocomparado ao sistema de aspersão; Permite o armazenamento de água proveniente de chuva;Utiliza o substrato, diminuindo a carga sobre laje, se comparado à utilização de terra; Aumenta o conforto térmico da laje.

O sistema funciona de maneira semelhante ao que acontece na natureza. As águas de chuva penetram no substrato e ficam armazenadas no vão sob as placas.

Jardins Auto-irrigáveisPor Fernando Aoki

Tec Garden do Edifício Barão - Porto Seguro.

Caso a chuva seja intensa, um sistema de drenagem elimina o excesso e não permite que o substrato encharque. Quando acaba a chuva ou em épocas de clima seco, a água evapora ou é consumida pelas plantas, secando o substrato.

A capilaridade, por meio dos “pavios” (pedestais revestidos em parte com manta de drenagem), garante a umidade do substrato e a irrigação dos jardins, conforme a imagem abaixo.

Data Evento Local Contato

0� a 04 de outubroConstruir Rio 20�4 - Feira Internacio-

nal da ConstruçãoRiocentro -

Rio de Janeiro - RJ http://www.informagroup.com.br/contratosobras

07 a �0 de outubro 56º Congresso Brasileiro do

ConcretoCentro de Convenções de

Natal - RN http://www.ibracon.org.br/eventos/

Agenda de Eventos TécnicosOutubro 20�4Por Fátima Idogava

Em casos de estiagem prolongada, o sistema prevê a captação de água da rua, o que garante irrigação contínua, como ilustrado na imagem 2, abaixo.

��

Campanha de Sustentabilidade 2014Por Rejane Prado

Nada melhor do que sentir que o esforço dedicado a um trabalho foi materializado em forma de resultados nos canteiros de obras.

Neste ano, a campanha buscou conciliar o tema Sustentabilidade e a Copa do Mundo, assunto que movimentou multidões no primeiro semestre. Esta foi a forma que encontramos para levar o conceito de Sustentabilidade para a nossa mão de obra direta de maneira descontraída, buscando fazer com que nossos colaboradores e parceiros identificassem a integração dos aspectos ambientais, sociais e econômicos nas práticas do dia a dia.

Aproveitar o momento onde espírito de time, companheirismo, dedicação e união das equipes transmitiam a importância de se fazer um trabalho de qualidade, preocupando-se com a saúde e segurança das equipes, imersas num ambiente totalmente competitivo, nos deu a oportunidade de correlacionar ações importantes para se vencer um campeonato de futebol com iniciativas relevantes para garantir o sucesso do nosso negócio.

Na proposta de eleger o “Bola Cheia”, em algumas obras, tivemos dificuldades em selecionar um único vencedor. Isso foi a mais grata surpresa, sinalizando que existe um movimento que já favorece uma mudança comportamental relacionada com questões de sustentabilidade, buscando o equilíbrio entre fazer um serviço bem feito e atentar-se para questões ambientais e sociais.

A saúde e a segurança dos colaboradores e parceiros fazem parte daquilo que entendemos por responsabilidade social, a preocupação em eliminar o desperdício e reduzir a taxa de geração de resíduos integram a nossa responsabilidade ambiental, e a nossa contribuição com o aspecto econômico é garantia pela qualidade dos nossos serviços. Integrar tudo isso nas práticas diárias dos canteiros de obra é o que chamamos de Sustentabilidade.

Pessoas continuam sendo nosso maior patrimônio. Pessoas que fazem a diferença, que conseguem influenciar equipes inteiras, com bons exemplos e atitudes. Iniciativas simples que mudam rumos, que contribuem para melhoria nos nossos processos. Nesta campanha, foram destaques em nossas obras:

�2

Expediente: TAPUME, publicação interna para os colaboradores da HOCHTIEF do Brasil. Coordenação: Fátima Idogava. Comissão editorial: Ana Paula Pinheiro, Ana Paula Reis, Cilene Silva, Cláudia Domingos, Fernanda Soares, Fernando Aoki, Flávia Silva, Israel Moreira, Juliana Oliveira, Julyane Poltronieri, Lusimelia Roberto, Luiz Nunes, Mariana Bicalho, Priscila Melo e Thomas Diepenbruck. Av. Alfredo Egídio de Souza Aranha, �45 - São Paulo. Layout/Diagramação: Ana Paula Reis. Tira HOCHTIEFinho: Multiart Comunicação – Fone (��) 55�9-7577. É permitida a reprodução das matérias, desde que seja citada a fonte. Tiragem: �.500 exemplares. Fale conosco: [email protected].

Homenagem por Tempo de Casa É com satisfação que divulgamos os homenageados de julho e agosto: Por Ana Paula Pinheiro

Claudia Domingos VendrusculoTempo de HTB: 10 anosFunção atual: Coordenadora de RHUUnidade atual: RHU

Outras funções ocupadas: Analista de RHU, Consultora Interna de RHU.

Série: Mexa-seEsportes e qualidade de vidaPor Ana Paula Reis

O Aikido é uma arte marcial japonesa baseada no princípio da não resistência e da não violência ativa. É totalmente eficiente como defesa pessoal, pois não requer tamanho nem força para aplicá-lo, porque a força do próprio ataque é usada contra o agressor. A prática desta arte melhora não somente o condicionamento físico, o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação motora e a resistência cardiovascular, mas também desenvolve o condicionamento mental, a autoconfiança a concentração e os reflexos.

A colaboradora Cinthia Tiemi Fuzihara, coordenadora de projetos, comenta a sua experiência na prática do Aikido:

O que levou você a praticar esta atividade? Cinthia: Aikidô é uma arte marcial que, além de fortalecer o corpo, tem uma abordagem filosófica que trabalha a harmonia entre mente e corpo. Ao ver o meu professor com 89 anos, praticando com toda saúde, decidi adotar esta prática para a vida toda.

Desde quando pratica esta modalidade?Cinthia: Desde 2010. Quantas vezes por semana você pratica?Cinthia: Procuro ir no mínimo duas vezes por semana, mas posso frequentar a academia todos os dias que tiver disponibilidade. Quais são os benefícios que esta atividade proporciona a você?Cinthia: Além das vantagens do exercício físico, o Aikidô reúne pessoas com o mesmo objetivo e afinidades. Tive a oportunidade de vivenciar essa experiência em minhas férias em Berlim.

Procurei a academia mais próxima de onde estava, fui visitar e logo fui convidada para treinar. Havia franceses, alemães e belgas na aula, mas a “língua” em comum era o Aikidô! Para quem quiser mais informações, acesse o blog da academia: http://aikidopesquisa.wordpress.com/

Cinthia em aula.

Cinthia, a primeira à direita, na academia em Berlim.