publicação bimestral do colégio nossa senhora das graças...

12
A MATEMÁTICA E SEUS CARPINTEIROS MIRINS Pág. 6 É TEMPO DE AGRADECER Pág. 9 INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA DE SALA Pág. 3 V CONVENÇÃO SOBRE ESCOLHA PROFISSIONAL Pág. 11 Publicação Bimestral do Colégio Nossa Senhora das Graças - maio/junho - 2012 - Ano 16 - Nº 2

Upload: trinhkhue

Post on 17-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A MATEMÁTICA E SEUSCARPINTEIROS MIRINS

Pág. 6

É TEMPODE AGRADECERPág. 9

INAUGURAÇÃODA BIBLIOTECA DE SALAPág. 3

V CONVENÇÃO SOBREESCOLHA PROFISSIONAL

Pág. 11

Publicação Bimestral do Colégio Nossa Senhora das Graças - maio/junho - 2012 - Ano 16 - Nº 2

EDITORIAL

Diretora - Ir. Lucila Porto | Conselho Editorial - Ir. Lucila Porto, Antônio Bôsco, Arimar Jucá, Ana Maria Oriá, Antônio Chaves, Vera SernacheAssessoria de Comunicação - Decifra ComunicaçãoRevisão - Aristene de Castro | Jornalista Responsável - Laura BandeiraFotografia - Laura Bandeira, Leandro Pinheiro, Wellington Júnior, Nôra Cavalcante | Projeto Gráfico - Érika AragãoTiragem - 1.000 exemplares

No último mês de maio, a comunidade educativa cordimariana celebrou, jubilosamente, a Páscoa, entoando, na alegria da fé, o hino da vida, descortinando, assim, um horizonte de esperança para educandos, educadores, funcionários e familiares. Vivenciou o tempo pascal, tempo de reflexão sobre a vida e, ao celebrar a Páscoa, a Escola renovou o seu compromisso com a fé e o saber como algo indissociável a sua caminhada na história. Nutrida da saga julimariana, toma consciência de que não é fácil manifestar aos olhos de homens e mulheres de hoje esse evento cristão. O que parece é que estamos vivendo uma grande noite que perpassa os céus da contemporaneidade marcada pelo narcisismo individualista da sociedade.

A mitologia grega, preocupada com a sociedade de então, narra o mito de Narciso como protótipo da sociedade helenística que se corrompia dia a dia nos mares dos contravalores. E aquele jovem que, por não acreditar em algo mais duradouro, morre na sua

Sintonia é uma publicação do Colégio Nossa Senhora das Graças

Rua Monsenhor Otávio de Castro, 535 – FátimaFortaleza-CE – CEP 60050-150Fone: (85) 4012.0858 – Fax: (85) 4012.0864 www.cnsg.com.br – [email protected]

Expediente

própria imagem transformando-se apenas numa flor à beira do lago. Nós, cristãos, acreditamos em outro jovem que, vitorioso, ressuscitou vencendo a morte e está vivo entre nós. Ele é o melhor presente que a humanidade já recebeu. Sem o jovem da Galileia, a história humano-cristã perderia sentido e empobreceria.

Por ocasião da celebração, como as mulheres que correram, às caladas da noite, para embalsamar o corpo do Senhor, avistamos a aurora que está para nascer, já rompe um crepúsculo matutino. Estamos todos prontos para atravessar o mar vermelho da pós-modernidade e já vislumbramos uma nova Páscoa. E, assim, mergulhados no longo crepúsculo do mar revolto da atualidade, ouviremos como diz o teólogo João Batista Libanio: “Ouviremos o chamado de João Paulo II para enfrentar o mar aberto e avançar para as águas mais profundas, e que essa viagem nos traga vida nova e esperança”. Com essa utopia cristã, acreditamos no advento de um mundo novo, de uma sociedade nova, de uma família nova e de uma escola nova.

Antonio Chaves de Santana

Inauguração da Biblioteca de sala - Educ. Infantil e 1º ano EF

O AMOR em todos os sentidos...

Dia de festa! Dia de alegria, de muita emoção, de contação de história, poesia e canção. Assim foi o dia 04 de maio, quando as bibliotecas de sala foram inauguradas. Esse evento iniciou com a abertura feita pela Irmã Lucila Porto, nossa diretora, através da Rádio Amizade, que ressaltou o valor da leitura para a vida dos nossos alunos. Em seguida, cada turma realizou sua própria programação. Nas salas de aula, com a presença significativa dos pais, as crianças deram um show! Foi um verdadeiro espetáculo literário. Para o encanto de todos, tivemos nas turmas do Infantil 2 a participação da Chapeuzinho Vermelho, do Lobo Mau, dos Caçadores e de João e Maria. No Infantil 3, o sucesso foi a dança do “Pof – O Dragão Mágico” e da “Dona Aranha”. Assistimos também a uma animada coreografia da música “A Casa”, do compositor Toquinho. Já as turmas do Infantil 4 escolheram a “Comilança da Bruxinha para animar a inauguração das suas bibliotecas. No Infantil 5, a diversão ficou por conta da dramatização da cantiga “A linda rosa juvenil” e com a apresentação de uma história ao revés. E, por último, no 1º ano, pudemos nos emocionar com um Sarau de Poesias. Para a Orientadora Pedagógica Vera Sernache, esse evento intensifica a realização de uma série de atividades dirigidas à construção de um público que sinta na leitura um momento de prazer e reflexão. Inicia-se, a partir de então, a Ciranda Literária, que consiste em empréstimos semanais, quando a criança tem a oportunidade de escolher o livro que deseja levar para casa e compartilhar com sua família uma boa experiência de leitura.

Dando continuidade ao Projeto “Vivendo Valores na Escola”, em maio, as crianças vivenciaram o valor O AMOR em todos os sentidos. Nesse mês, as crianças demonstraram todo o amor que sentem pelas mamães, através de mensagens, gestos, desenhos, cartõezinhos, confecção de lembrancinha

e uma bela acolhida com o tema “Viajando na Emoção”. Durante o início das manhãs, foi demonstrado, em sala de aula e através da Rádio Amizade, o amor por Maria em forma de danças, dramatizações, canções, leituras e orações. Para a orientadora pedagógica da Educação Infantil Vera Sernache, as crianças tiveram a oportunidade de exteriorizar todo esse valor que sentem por si, pelo próximo e pela natureza, além de praticar ações que geram gentileza.

EDUCAÇÃO INFANTIL

3

PRESERVAÇÃO – Um elo com a vidaO mês de junho foi escolhido para construir, com as crianças, a noção de preservação. Esse valor tem como principal objetivo focar os estudos em dois aspectos: 1 - A preservação ambiental, que envolve questões mais próximas à criança, como o cuidado com o seu material escolar, seja individual seja coletivo, o espaço dentro da sala de aula e os demais espaços escolares.

2 - A preservação cultural através dos estudos e vivências das tradições juninas.Sabemos que esse trabalho é contínuo e um desafio, uma missão dia após dia. Preservar e valorizar as manifestações culturais que simbolizam a ação do homem na construção de seu tempo, com seus ritos e símbolos, eis o trabalho que a Educação Infantil tem se empenhado em executar.

O projeto anual de incentivo à leitura dos alunos da Educação Infantil e 1ª série continua a todo vapor. O acervo das bibliotecas de sala que foram inauguradas no dia 04 de maio foi criteriosamente escolhido pelas professoras e pelos alunos, que já mergulham no mundo da imaginação. Semanalmente, através de diversas atividades voltadas para a leitura, a Carrapetinha Literária inclui tarefas como empréstimos, leituras individuais e coletivas, rodas de conversa sobre os livros lidos, registros gráficos através de escrita e de desenho. Parabéns aos pais, por serem parte fundamental para o sucesso e a repercussão dessa empreitada!

Roda, Roda, Carrapetinha Literária!

4

Projeto “Ninguém Nasce Sabendo Tudo”

Visita da Cagece ao Colégio

Dar oportunidade às crianças de escolher democraticamente um assunto a ser estudado é uma excelente estratégia no processo de ensino e aprendizagem. O projeto “Ninguém nasce sabendo tudo” foi criado e pensado a partir dessa premissa e teve como ponto de partida as ciências naturais e sociais. Associado a sugestões dos alunos sobre os temas explorados pelo grupo, contamos também com o olhar atento das professoras, principalmente no que se refere às crianças menores, que, a partir de situações do cotidiano, procuram identificar assuntos que lhes interessam e que proporcionem momentos de aprendizagem significativos e prazerosos. Nesse projeto, são estudados assuntos diversos, porém específicos para cada turma, e selecionados a partir do interesse das próprias crianças ou da observação da professora.

• Infantil 2 A – Se essa rua fosse minha • Infantil 2 B – Movimentando-se• Infantil 3 A – Planeta Água • Infantil 4 A – A turma do Sítio• Infantil 4 B – Planeta Animal • Infantil 5 A – Os Saltimbancos• Infantil 5 B – Super-Heróis • Infantil 5 C – Quadrinhos mágicos: abrem portas, abrem mentes e fazem sonhar • 1º ano A/B/C – Lugares que não conheço

A culminância dos projetos aconteceu de forma diferente para cada grupo. O Infantil 2 A apresentou dois musicais: “Os Saltimbancos” e “Chapeuzinho Vermelho” e realizaram um circuito com vários obstáculos na quadra “O Julião”. O Infantil 2 B mostrou, para as outras turmas, como se brinca de ciranda. As turmas do Infantil 3 e Infantil 5 optaram por fazer apresentações na quadra e no teatro, envolvendo música e dança. O Infantil 4 escolheu fazer troca de informações sobre o assunto estudado entre as turmas. E a 1ª série expôs, nas galerias, desenhos dos lugares que desejam um dia conhecer.

Mês de Maio, Mês de Maria!

IX Acampamento das GraçasNo final de semana do dia 29 e 30 de junho, a criançada da Educação Infantil participou do IX Acampamento das Graças. Esse evento, além de reunir os alunos em torno de atividades recreativas e proporcionar divertimento e socialização, também é uma forma de a criança aprender a ter responsabilidade consigo e com suas coisas. Com direito a uma acolhida animada, com tesouros a procurar, brincadeiras, cineminha e desfile, a garotada se divertiu bastante. No sábado, dia 30, todos foram brincar no Parque Ecopoint, zoológico com mais de 100 animais, com direito a passeio a cavalo, monitorado por auxiliar de rédea, em piquete com areia fofa, casa da árvore, campo de futebol gramado, piscina infantil com cascatas e playground em madeira com cordas e balanço. Confira as fotos em nosso site: www.cnsg.com.br.

Maio, mês de Maria, é convite para olhar o céu em homenagem à Mãe de Deus. Daí a certeza da proteção divina para nossos passos nesta difícil ascensão a que somos convidados. Para celebrar essa época tão esperada por nós, Congregação Cordimariana, realizamos durante todo o mês de maio, junto à Educação Infantil e Anos Iniciais, diversas homenagens à nossa Virgem Maria. Como “Mãe da Divina Providência”, ela é, para nós, um dom de Deus Pai, é a nossa Mãe providente que, por sua contínua intercessão junto ao seu Filho, muito amado, nunca se esquece do seu povo.

5

Cante lá, que eu conto cá. Rei do Baião sempre será!

A Educação Infantil homenageia, em sua festa junina, o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Durante a semana de 19 a 22 de junho, as crianças vivenciaram as tradições através das brincadeiras juninas e lanche coletivo de comidas típicas. Durante esse período, foram abordados, em sala, estudos sobre a vida e a obra do homenageado e os três Santos Juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro, através de passagens bíblicas, suas histórias, canções, simpatias, quadrinhas e lendas.

MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA!

A criança e o mundo digitalO laboratório de Informática do CNSG não ensina apenas o básico do mundo digital aos alunos; mostra, sobretudo, como aplicar as novas tecnologias da informação a uma diversidade de atividades cotidianas de forma lúdica e prazerosa. Com o objetivo de fazer com que a tecnologia faça parte do dia a dia de todos, as turmas do Infantil 5, este ano, estão em contato semanal com o uso do computador, como forma de instrumento para a criatividade e a expressão. Estimulando a coordenação motora e incentivando a imaginação de formas diferentes, aos poucos, o processo de aprendizagem é efetuado de uma maneira simples e fácil, levando a criança a apreender brincando.

Durante o segundo bimestre, os alunos do 3º ano tiveram a oportunidade de aplicar, através de uma casinha de madeira, seus conhecimentos sobre medida de comprimento e presentear quem eles mais amam na vida: suas mamães! Durante o processo de criação e pintura, eles passaram por várias etapas, desde o conhecimento dos instrumentos e materiais utilizáveis (régua, escala, madeira, martelo, prego e cola) até a decoração e embalagem. Para a professora Sandra Freitas, idealizadora do projeto, trabalhar a construção da noção de comprimento através de medições que interessam às crianças torna o aprendizado mais consistente e mais produtivo. Além disso, nada os deixaria mais felizes que construir o seu próprio presente para uma pessoa que os ama tanto.

“As velas do Mucuripe vão sair para pescar...”

“Na Beira-Mar, entre luzes que lhe escondem, só sorrisos me respondem...”

Nossas praias encantadas e por tantas vezes cantadas por nossos artistas foram o cenário da segunda aula de campo dos alunos do 4°ano do Colégio Nossa Senhora das Graças. Conhecer os elementos do litoral e a história de nossa cidade foram os objetivos traçados, e os depoimentos dos nossos alunos revelam que ninguém passa pelo nosso litoral sem se apaixonar. Nossas dunas nos envolvem. Nosso mar e suas ondas produzem um som que nos embala. A índia Iracema nos convida a visitar a história do nosso povo. Nossos alunos aceitaram o convite e estão apenas começando a visita. Leia os depoimentos de alguns e embarque no ônibus dessa história. No 3º bimestre, tem mais!” (Profª. Taciana Façanha, História e Geografia – 4º ano)

“No dia 24 de maio, participamos de uma aula de campo no litoral de Fortaleza. Foi muito interessante. Conhecemos a Praia de Iracema, a estátua de Iracema, o Calçadão da Beira-mar, o Náutico, o Jardim Japonês e a Ponte Metálica. Espero voltar mais vezes.” (Ana Cecília Moura Nunes, 4º A)

A MATEMÁTICA E SEUS CARPINTEIROS MIRINS

Embarque nessa aula

6

ANOS INICIAIS

“Participei, com minha turma, de uma aula de campo pelo litoral de Fortaleza. Fomos com a Taciana, Gleidismar, Leandro e Gilvan. Passamos primeiro pelo Dragão do Mar. Fomos à Praia de Iracema, onde vimos a Ponte Metálica, mais conhecida como Ponte dos Ingleses. Nós não vimos a estátua de Iracema, a guardiã. E caminhamos no Calçadão da Beira-Mar. Lanchamos na Praça dos Estressados, mas não tinha nenhum estressado. Fomos até a primeira estátua de Iracema em homenagem a José de Alencar, onde vimos o Martim Soares Moreno, Moacir, o filho, e o cãozinho Japi, presente de um índio. No final, já na Praia do Mucuripe, fomos até a Igreja de São Pedro, que protege os pescadores de lá, e vimos o mercado de peixes. Percebemos que os prédios formam um paredão. Eu achei tudo muito legal.” (André Luis Apolônio, 4° B)

Historicidades do Ceará

CRIANÇAS MODERNAS COM OBJETOS ANTIGOS

O conhecimento contribui para o ser humano se reconhecer protagonista de sua própria história, tornando-se, assim, agente transformador do mundo. Com o objetivo de desenvolver habilidades de se comunicar em todos os sentidos, respeitando as diferentes opiniões e utilizando as informações obtidas para justificar suas ideias, os alunos do 5º ano realizaram, nas aulas de História, diferentes seminários sobre os seguintes temas:

- A expansão urbana e social de Fortaleza no século XIX- A república oligárquica no Ceará- A Oligarquia Accioly- O governo e deposição de Franco Rabelo

- O caldeirão do beato José Lourenço

A partir desses assuntos em sala, os alunos ampliaram o conhecimento em relação à História do Ceará. “Aprendi que a oligarquia é formada por um grupo de pessoas de uma família que governa um estado, um país ou um município. A oligarquia usou de fraude, violência, autoritarismo e corrupção para se manter no poder”, comenta o aluno Rafael Barros Lima.

7

Em meio a tanta tecnologia, é possível esquecer o passado? Nem sempre percebemos, mas os objetos antigos, encontrados comumente na “casa da vovó”, têm uma significação e uma parte da história da humanidade. No dia 31 de maio, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental realizaram uma exposição de objetos antigos de família, que estavam em desuso, e expuseram em sala. “Essa atividade teve como principal objetivo resgatar a ascendência de cada criança, transformando a história vivida por seus familiares em história contada”, afirma Marluce Caetano, coordenadora do 2º ano.

8

Aprendo e Ensino – Ensino e Aprendo: Uma Troca de ConhecimentosTrocar conhecimentos é um processo de convivência humana que amplia o nosso sentido de compreender a pluralidade de ideias e conceitos. Ao assumir uma postura mais ativa, o aluno não só aprende como também desenvolve valores sociais importantes: o respeito, a compreensão e a solidariedade, o saber ouvir e falar. Conviver, relacionar-se com o próximo e trabalhar em equipe são habilidades fundamentais para o mundo de hoje, dentro e fora da escola. E foi pensando em todos esses ganhos que a coordenadora do 3º ano dos Anos Iniciais, Paula Sandra, convidou, no dia 28 de maio, os alunos do 8º ano C (Isabele Alexandra, Gabriel Braule, Anthony Hyves, Arthur José e Diego Freitas), que apresentaram suas experiências sobre Energia na XVII Feira de Ciências, para uma conversa com a garotada. Todos aprenderam e elogiaram o trabalho apresentado.

O blog é mais uma ferramenta utilizada na Escola com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos no que se refere à leitura e à produção de textos escritos. Cada turma tem o seu blog, que é alimentado, principalmente, por comentários produzidos pelos próprios alunos. Quinzenalmente, as turmas do 5º ano frequentam o laboratório de Informática, com o objetivo de produzir comentários sobre as atividades realizadas na Escola e fora dela, como sugestões de livros lidos, peças teatrais e aulas de campo. “Eu e minha família adoramos a ideia do blog. E o que o deixa mais legal e interativo são os vários links para escrevermos comentários”, diz Alexsandro Lopes Bezerra Silveira, 5º B. Confira as novidades no blog de cada turma. Acesse nosso site: www.cnsg.com.br.

No dia 11 de maio, o CNSG se encheu de dança, poesia e beleza. Apostando na emoção, preparamos várias homenagens a elas! Abaixo, o discurso proferido pelo Trio Ousadia para homenagear todas as mães cordimarianas.

“Queridas Mães, é dia de celebrar! Dia de rezar como quem ama, de sorrir com quem reza e de abraçar como quem tudo sente! Porque, assim, são as mães, essência que gera, cria e cuida. Acalenta nos braços os sonhos e as esperanças do mundo! Seu cheiro é doce e tem o perfume de Deus. Seu toque, Mãe, é gesto onde tudo brota. E seu olhar eterniza o tempo. Sua força é sua alma e seu caminho a direção. Hoje, os sentimentos buscam os sorrisos, a ternura e o olhar profundo que só o amor revela, porque seu ser divino brinca com a ternura de ser mulher, de ser beleza e de ser completude. E, no seu existir, cabe o universo inteiro! Um universo transbordante de infinitos, de alegrias, de fantasias e da vontade de viver a poesia de Deus. Na palma da sua mão, cabem todos os horizontes que a vista alcança e que lhe fazem um soneto de sonhos possíveis, feitos de versos, canções e rimas que perduram dentro de nós. Suas lembranças são a memória do sempre. Suas histórias são a paisagem de um tempo que não tem fim. Por isso, é preciso revivê-las para sentir de novo o gosto da Paz. Parabéns, estimadas Mães!”

De olho nos Blogs

Homenagem às Mães!

9

ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO

É TEMPO DE AGRADECER

Festança também tem vez aqui no CNSG. No último dia 16, alunos e familiares foram os protagonistas do nosso XIII Arraiá das Graças, voltado para os alunos dos Anos Finais e Ensino Médio. Este ano, os quatro grupos que compõem a XVII Semana Cultural Cordimariana encontraram várias maneiras de festejar e arrecadar fundos. Barraquinhas de comidas típicas, brechós, brincadeiras caipiras, carrinhos de pipoca e picolés, sala de jogos eletrônicos tomaram conta de todos os espaços disponibilizados para a alegria. Com a casa cheia de fartura e aconchego, recebemos o humorista Falcão, que veio a convite do grupo MACE (vermelho) para prestigiar nosso arraiá. Ao final, todos se concentraram no Ginásio “O Julião” para a apresentação do grupo de jazz do CNSG e da grande quadrilha improvisada. Depois de muito xote no pé, que tal um pagode para alegrar nossos jovens?! Fechamos nosso Arraiá das Graças com chave de ouro!

Durante todo o mês de maio, sob a coordenação do Serviço de Orientação Religiosa, foram realizadas as celebrações de Páscoa, presididas e celebradas pelo capelão Padre Denis Acácio. Com riqueza, simplicidade e muito louvor, os alunos tiveram a oportunidade de celebrar a Páscoa em missas realizadas especificamente para cada série dos Anos Finais e Ensino Médio. As famílias dos alunos do CNSG também foram acolhidas em um momento de graça e de renovação espiritual, que culminou com a coroação de Nossa Senhora das Graças. Esse momento de suma importância para nós, família cordimariana, é uma maneira de refletir e demonstrar gratidão pelas bênçãos derramadas sobre nós. Hora de compreender profundamente que Jesus impulsiona e envolve uma revolução de compaixão e de justiça. Hora de se encorajar para vencer novos desafios.

Viva, Santo Antônio! Viva, São João! Viva, São Pedro!

Um mundo de ideias na XVII Feira de CiênciasTudo aquilo que se aprende em sala de aula é muito importante para o aluno. Mas, quando ele trabalha com uma equipe de amigos, desenvolvendo com as próprias mãos um projeto que viu apenas na teoria com seu professor, tudo se torna mais interessante. Partindo do objetivo de proporcionar atividades que desenvolvam a prática da pesquisa e a vivência metodológica e científica, no último dia 26 de maio, aconteceu a XVII Feira de Ciências, que reuniu centenas de pessoas para prestigiar o trabalho dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. Neste ano, os temas foram diversos e, por isso, os

assuntos puderam ser abordados livremente, dando oportunidade para os jovens desenvolverem seu talento, misturando sonho e criatividade. A visitante e ex-aluna Socorro Bezerra destacou a importância que essa atividade educativa tem na vida social dos alunos: “Essa é uma experiência única, além de incentivar o espírito de equipe, os alunos se superam a cada ano, pois trazem assuntos de interesse comum e ilustram seus stands de forma que desperte a atenção do expectador”, afirma. Parabéns a todos, alunos, pais e familiares, por desenvolverem tão bem seu papel de aprendizes!

10

A equipe composta por Ana Maria do Vale, Bruno Henrique Alcântara, Gabriela Veras, Natália Tâmyle e Webert Brasil, nossos estudantes do Ensino Médio, foi a vencedora da gincana cultural do Jornal O POVO. Alunos do Ensino Médio de cinco escolas de Fortaleza participaram do programa, cuja final foi no dia 05 de junho, no Teatro Via Sul. Natália Alves e Bruno Sousa vão viajar para a cidade inglesa de Bournemouth, a 170km de Londres, na Inglaterra. O projeto é uma parceria entre O POVO e a agência de intercâmbio Student Travel Bureau (STB). A próxima edição ocorrerá no segundo semestre deste ano. Natália Alves, uma das campeãs, já embarcou no dia 30 de junho, com regresso previsto para 27 de julho. O estudante Bruno Sousa, que também foi premiado com o intercâmbio, viaja no fim do ano. Os dois vão passar quatro semanas estudando inglês. Na programação, estão inclusas duas idas a Londres em dois domingos. “Nem pensava em ganhar, mas confiava muito no meu grupo. Atribuo a vitória a eles”, festejava Natália referindo-se aos outros quatro colegas da equipe vencedora da gincana: Ana Maria Oliveira, Gabriela Miranda, Webert Silva e Bruno Sousa. Parabéns, meninos!

Alunos do CNSG são os vencedores da Gincana Cultural do O POVO

V Convenção sobre Escolha ProfissionalNos dias 31 de maio e 2 de junho, foi realizada a V Convenção sobre Escolha Profissional, no Colégio Nossa Senhora das Graças, voltada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Com o objetivo de proporcionar orientações e informações que facilitassem o processo de escolha profissional e a reflexão sobre o mundo do trabalho, foram discutidos, durante os três dias de evento, assuntos diversos que permeiam o cotidiano dos alunos. Para Patrícia Passos Sampaio, coordenadora do curso de Psicologia da Unifor, em um mundo onde a competitividade impera torna-se mais difícil para um jovem, que está a um passo de prestar um vestibular, fazer alguma opção consciente por uma carreira. “São inúmeras as exigências sofridas por quem vivencia essa fase. Dentro desse contexto, podemos citar: influência da família; mercado de trabalho; condições socioeconômicas; mudanças que ocorrem naturalmente na própria adolescência e dúvidas quanto ao futuro”, comenta. Partindo dessa necessidade, no terceiro e último dia de Convenção, recebemos profissionais de cada área, para esclarecer, aos nossos participantes, algumas dúvidas sobre a vivência e o ritmo de trabalho de cada profissão. Ao final, 17 stands de diferentes universidades e faculdades se reuniram no Ginásio “O Julião”, com a proposta de instruir os alunos sobre os cursos oferecidos por cada uma.

11

Alunos da 3ª série visitam o Núcleo Regional de Ofiologia – NUROF

No dia 15 de maio, às 13h15, saímos do CNSG (um grupo de 20 pessoas) e nos dirigimos à parada de ônibus na Avenida 13 de Maio. Tivemos que nos dividir em dois grupos, pois um ônibus não suportava o grupo todo – o que nos proporcionou um momento engraçado, mas que necessitou de muita organização para não desorientar a turma. Chegamos ao Campus do Pici às 14h18 e já nos direcionamos ao NUROF. Ao entrar, umedecemos os tênis com água sanitária e começamos a visita guiada, seguida de uma exposição com mais de 10 exemplares de serpentes vivas, recipientes com órgãos conservados, dentes e ossos e, ainda, uma cobra conservada em química que nos foi autorizado tocar. Depois da exposição, assistimos a uma palestra com dois estudantes de Ciências Biológicas, que nos falaram sobre todo o universo das cobras e serpentes. Aprendemos bastante sobre a fisiologia, os hábitos e a diversidade desses seres que despertam a nossa curiosidade. Ao final da apresentação, foi-nos ensinado como reagir a picadas. Voltamos desse encontro com novos olhares e novas formas de ver o mundo dos ofídios. Mas antes de pegar o ônibus de volta ao Colégio, comemos um lanche em uma das cantinas da UFC e fizemos um tour por todo o Campus.

Por Gabriel Lima, aluno da 3ª A3

12

ANEC abre inscrições para o seu XX Vestibular

É tempo de aprender nas férias!

Muitas conquistas

nas Atividades Desportivas

De malas prontas rumo a Bezerros-PE

Dica de Leitura

Em setembro, nos dias 22 e 23, nas dependências da Faculdade Católica Marista, a Associação Nacional de Educação Católica – ANEC estará realizando o seu XX Vestibular simulado, tendo em vista o acompanhamento do nível de aprendizagem dos educandos que estão prestes a realizar o seu ingresso na Universidade, bem como treinar aqueles que estão na 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das 25 escolas associadas. As inscrições deram início no dia 14 de maio e se encerraram no dia 29 de junho.

Mês de julho, para muita gente, é sinônimo de descanso e viagens. Mas há quem escolha estudar durante esse período, em função do maior tempo livre. E foi pensando em proporcionar ainda mais conhecimento que o CNSG promove, no período de 02 a 14 de julho, aos alunos do 6º ano à 3ª série do Ensino Médio, o Curso de Férias! Com o objetivo de desenvolver o nível cognitivo dos seus alunos e convidados, o Colégio Nossa Senhora das Graças contará com uma equipe de professores competentes e compromissados que conduzirá os trabalhos que, com certeza, transformarão suas dúvidas em conhecimentos.Para mais informações, visite nosso site: www.cnsg.com.br.

O período de 05 a 11 de junho foi de torneio interno no CNSG. A iniciação

esportiva nas modalidades de futsal, voleibol, caratê e jazz realizou competições

que marcaram o fim do primeiro semestre de atividades. Na dança, cerca de

150 alunas distribuídas em seis turmas de escolinhas participaram do festival

apresentado no Ginásio “O Julião”, cujo tema foi Festa Junina. Nos torneios

externos, as equipes do CNSG continuam se destacando. Nos Jogos das

Escolas Católicas, que estão em sua 32ª edição, fomos campeões nas seguintes

modalidades: futsal masculino e feminino na categoria juvenil, voleibol

masculino mirim, infantil e juvenil, voleibol feminino juvenil e, para somar às

vitórias, o voleibol feminino pré-mirim foi vice-campeão.

No dia 27 de junho, os atletas do CNSG viajaram rumo à Bezerros – PE para participar dos XIII Jogos Intercolegiais Cordimarianos. No total, 7 escolas - Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Pará), Unidade Educacional Coração Imaculado de Maria (Ceará), Colégio Nossa Senhoras das Dores (Pernambuco), Colégio Nossa Senhoras das Graças (Ceará), Colégio Virgem Poderosa (Ceará), Instituto Monsenhor Hipólito (Picos-PI) e Patronato e Colégio Irmã Maria Eugênia (União - PI) - estiveram presentes e disputaram em seis modalidades: futsal, handebol, voleibol, karatê, tênis de mesa e xadrez. Confira o resultado em nosso site: www.cnsg.com.br

O Melhor de Mim, de Nicholas Sparks, é um livro muito mais que a história de Amanda e Dawson juntos. Também é a narrativa do tempo que eles estiveram separados. Amanda tem seu casamento infeliz, seus filhos e suas preocupações íntimas com seu futuro, sua vida profissional e conjugal. Dawson é um homem amargurado, marcado por uma grande tragédia que o mandou para a prisão. Os dois são personagens melancólicos e tristes. Dawson acredita que a única forma de sobreviver é esquecer o passado problemático.