aulÃo enem 2012.2

21
AULÃO ENEM 2012 C-4 H-13 H-14 01. Os dois cartuns de Garry Larson, apresentados a seguir, ilustram duas visões diferentes do processo evolutivo: A B No cartum A, movidos pelo excesso de população, vários animais atiram-se ao mar realizando assim um suicídio coletivo. Um dos animais, entretanto, possui uma boia. No cartum B, algumas criaturas aquáticas jogavam beisebol e, por acidente, a bola foi lançada à terra. Para que o jogo prossiga é preciso que alguém recupere a bola. Após as análises dos cartuns marque a opção correta. a) No cartum A, animais com boia aparecem, pois há a necessidade de sobrevivência diferencial. b) A extinção das espécies é um fenômeno falacioso pois como constatado no cartum A a necessidade transforma os indivíduos adaptando-os às diferentes condições ambientais. c) As ideias de Lamarck encontram-se representas no cartum A. d) As ideias Darwinianas encontram-se representadas no cartum B. e) Em A notamos que as diferenças existentes entre os seres de uma população podem garantir sua sobrevivência diante das condições adversas. C-5 H-17 02. Em abril de 2012, foi roubado em São Paulo um carro que transportava no porta-malas uma cápsula lacrada contendo selênio-75. Cogitou-se que os ladrões poderiam liberar o material radioativo caso rompessem, por desconhecimento, a cápsula, o que felizmente não ocorreu. A seguir segue um gráfico mostrando o decaimento radioativo de uma amostra de 3 g selênio-75 em função do tempo.

Upload: joao-paulo

Post on 21-Oct-2015

67 views

Category:

Documents


12 download

TRANSCRIPT

Page 1: AULÃO ENEM 2012.2

AULÃO ENEM 2012

C-4 H-13 H-1401. Os dois cartuns de Garry Larson, apresentados a seguir, ilustram duas visões diferentes do processo evolutivo:

A BNo cartum A, movidos pelo excesso de população, vários animais atiram-se ao mar realizando assim um suicídio coletivo. Um dos animais, entretanto, possui uma boia. No cartum B, algumas criaturas aquáticas jogavam beisebol e, por acidente, a bola foi lançada à terra. Para que o jogo prossiga é preciso que alguém recupere a bola. Após asanálises dos cartuns marque a opção correta.a) No cartum A, animais com boia aparecem, pois há a necessidade de sobrevivência diferencial.b) A extinção das espécies é um fenômeno falacioso pois como constatado no cartum A a necessidade transforma os indivíduos adaptando-os às diferentes condições ambientais.c) As ideias de Lamarck encontram-se representas no cartum A.d) As ideias Darwinianas encontram-se representadas no cartum B.e) Em A notamos que as diferenças existentes entre os seres de uma população

podem garantir sua sobrevivência diante das condições adversas.

C-5 H-1702. Em abril de 2012, foi roubado em São Paulo um carro que transportava no porta-malas uma cápsula lacrada contendo selênio-75. Cogitou-se que os ladrões poderiam liberar o material radioativo caso rompessem, por desconhecimento, a cápsula, o que felizmente não ocorreu. A seguir segue um gráfico mostrando o decaimento radioativo de uma amostra de 3 g selênio-75 em função do tempo.

Entende-se por tempo de meia-vida o tempo necessário para que uma amostra radioativa tenha a sua quantidade reduzida à metade. Calcule a massa de selênio desintegrada após o tempo de 6 minutos.a) 0,375 g b) 0,75 gc) 1,5 g d) 2,25 ge) 2,625 g

C-3 H-803. (Enem) A tabela a seguir apresenta alguns exemplos de processos, fenômenos ou objetos em que ocorrem transformações de energia. Nesta tabela, aparecem as direções de transformações de energia. Por exemplo, o termopar é um dispositivo onde energia térmica se transforma em energia elétrica.

Page 2: AULÃO ENEM 2012.2

Dentre os processos indicados na tabela, ocorre conservação de energia:a) em todos os processos.b) somente nos processos que envolvem transformações de energia sem dissipação de calor.c) somente nos processos que envolvem transformações de energia mecânica.d) somente nos processos que não envolvem energia química.e) somente nos processos que não envolvem nem energia química nem energia térmica.

C-5 H-17 C-4 H-14 H-1604. (Unesp/2011) Leia.

ALÉM DO HORIZONTE

Numa frequência que seus olhos não captam – enxergamos o mundo por uma fresta do espectro eletromagnético – passam pulsos curtos e manifestam-se fl uxos constantes de energia. (...) Se fosse possível enxergar no infravermelho próximo, frequência próxima da luz visível, você teria os olhos grandes com que ufólogos descrevem supostos alienígenas surpreendidos em incursões dissimuladas pela Terra. Mas o olho humano foi “pacientemente esculpido” pelo Sol, embora uma ideia como esta possa parecer um pouco surpreendente.

Nossos olhos são detectores biológicos de uma parte da energia emitida por uma estrela amarela de meia-idade. Se fosse uma estrela vermelha e envelhecida, nosso olho seria maior.

Ulisses Capozzoli. Scientific American Brasil, fevereiro 2011. Adaptado.

Nesse fragmento de texto, o autor estabelece uma interessante correlação

entre um fenômeno físico e um fenômeno biológico.Com base nas afirmações ali contidas, pode-se afirmar corretamente que:a) os fenômenos da física, como o espectro luminoso, não têm influência sobre as formas dos organismos, uma vez que estas são determinadas pela seleção natural. Se fosse o contrário, nosso olho seria bem maior.b) o tamanho e a conformação do olho humano são consequências diretas da ação do sol sobre o desenvolvimento de cada indivíduo, desde a sua concepção até a forma adulta, o que justifica afirmar que nosso olho foi esculpido pelo Sol.c) o tamanho e a conformação do olho humano resultaram da ação da seleção natural. A seleção é um processo que tem, entre seus agentes, os fenômenos físicos, tais como a radiação solar.d) o tamanho e a conformação do olho humano são resultados da seleção natural. Contudo, desenvolveram-se no sentido contrário ao esperado em relação à ação dos raios solares e do espectro luminoso.e) o tamanho e a conformação do olho humano resultaram da ação de fenômenos físicos, como a radiação solar. Estes se sobrepõem aos fenômenos biológicos, como a seleção natural.

C-7 H-25

05. Gasolina (aqui considerada como octano, C8H18, puro) e diesel (aqui considerado como C14H30 puro) são os dois principais combustíveis fósseis em fase líquida utilizados no Brasil. Em suas reações de combustão completa, liberam CO2 e contribuem para o aumento do efeito estufa.Para uma mesma energia liberada, qual a relação aproximada entre a produção de CO2 do diesel e da gasolina?Dados: calores de combustão (em kJ/mol): C8H18 = –5600; C14H30 = –8960a) 1,1 b) 1,2c) 1,3 d) 1,4e) 1,5

Page 3: AULÃO ENEM 2012.2

C-5 H-18Texto para a questão 06.

PETRÓLEOEntenda o refino dessa fonte energética

O petróleo, óleo de pedra, é uma mistura de hidrocarbonetos, rica em alcanos. Definido assim, não parece ser algo lá muito importante. Mas basta lembrar que nosso mundo é frequentemente chamado de civilização do petróleo e que, para garantir seu suprimento, nações se dispõem a ir à guerra, para concluirmos que deve haver alguma coisa naqueles carbonos e hidrogênios que justifique tanto barulho.

Nem sempre foi assim. O petróleo é conhecido há milhares de anos nas regiões onde aflorava espontaneamente para a superfície. Pelas suas propriedades era usado pelos povos antigos do Oriente Médio para calafetar construções, como lubrificante e como combustível para aplicações diversas. Alguns usavam o óleo até para aplicações medicinais.

Assim, apenas aquecendo o petróleo sob condições controladas em uma coluna de fracionamento de uma refinaria podemos obter toda uma gama de derivados:

06. Em relação ao texto e aos conhecimentos sobre hidrocarbonetos, é correto afirmar que:a) o método usado nas refinarias para separar os componentes do petróleo é denominado ultracentrifugação.b) o petróleo é rico em compostos saturados feitos exclusivamente de carbono, hidrogênio e oxigênio.

c) as frações do petróleo são obtidas em ordem crescente de temperatura de ebulição.d) o GLP, citado na tabela, é uma fração do petróleo pobre energeticamente. Por esse motivo, não pode ser utilizado como combustível.e) o carvão mineral, assim como o petróleo, é um recurso renovável que constitui a matriz energética de muitos países.

C-3 H-10 H-12

07. Leia atentamente o texto seguinte.

O EFEITO ESTUFA

O efeito estufa consiste na retenção de calor junto à superfície da Terra, em virtude da opacidade dos gases de estufa que se concentram na baixa atmosfera e regulam o seu equilíbrio térmico. Esse efeito possibilita a manutenção de uma temperatura média global perto da superfície do planeta da ordem de 15 °C, que seria de – 18 °C na sua ausência, inviabilizando a vida como a conhecemos atualmente.

Assim, aquilo que a mídia vulgarmente se refere como efeito estufa associado à atividade humana é, na verdade, a potenciação de um fenômeno da história geológica do planeta e crucial para a biosfera. Os principais gases de estufa (referidos no Protocolo de Kyoto) representam menos de 1% da composição da atmosfera: vapor de água, dióxido de carbono, óxido nitroso, metano, clorofluorocarbonetos, hidrofluorocarbonetos,perf luorocarbonetos e, ainda, hexafluoreto de enxofre, sendo estes quatro últimos de origem sintética.

Do milênio anterior à Era Industrial, a concentração atmosférica dos gases de estufa naturais permaneceu relativamente constante. Porém, a sociedade industrializada depende da utilização do carvão e dos hidrocarbonetos

Page 4: AULÃO ENEM 2012.2

naturais (gás natural, petróleo) como fontes primárias de energia, e o aumento exponencial das necessidades energéticas, aliado à desflorestação, trouxe como consequência o aumento da concentração de CO2 na atmosfera. O aumento da concentração, na atmosfera, dos gases com efeito de estufa deve provocar um aumento da temperatura média e, consequentemente, perturbar o clima global.

Até há dez anos, a comunidade científica debatia se era possível estabelecer relações seguras de causaefeito entre a tendência de aquecimento observada e o aumento da concentração de gases de estufa. Hoje, existe consenso sobre essa matéria e a quase totalidade dos cientistas aponta a atividade humana como responsável primordial. Durante o século XX, a temperatura média superficial aumentou (0,6 ± 0,2) °C, provavelmente a maior variação positiva ocorrida nos últimos 1000 anos.

A verificar-se um dos cenários de aquecimento mais dramáticos, podemos afirmar que nunca o nosso planeta experimentou uma elevação térmica tão intensa num intervalo de tempo tão curto, pelo que não existe registro geológico das respostas ambientais a esse tipo de solicitação – estamos, portanto, a realizar uma experiência de dimensão planetária.

“E se a estufa em que vivemos for inundada? A subida do nível médio do mar: algumas causas e

consequências”, César Andrade e Conceição Freitas, Cadernos Didácticos de Ciência, vol. 2,

Ministério da Educação de Portugal, 2001 (adaptado).

Baseado no texto acima e em seus conhecimentos sobre o efeito estufa, assinale a proposição correta.a) Provoca um decréscimo de 18 °C na temperatura média da superfície terrestre.b) Compromete a existência da vida na Terra.

c) Tem como consequência o fato de a temperatura, em toda a superfície terrestre, ser de 15 °C.d) É consequência da presença de certos gases na atmosfera que bloqueiam a passagem das radiações infravermelhas.e) Não tem nenhuma influência no clima ao longo da superfície terrestre.

C-3 H-1008. O gráfico abaixo mostra a área desmatada da Amazônia, em km2, a cada ano, no período de 1988 a 2008.

As informações do gráfico indicam que:a) o maior desmatamento ocorreu em 2004.b) a área desmatada foi menor em 1997 que em 2007.c) a área desmatada a cada ano manteve-se constante entre 1998 e 2001.d) a área desmatada por ano foi maior entre 1994 e 1995 que entre 1997 e 1998.e) o total de área desmatada em 1992, 1993 e 1994 é maior que 60000 km2.

C-7 H-24

09. Uma brincadeira comum e perigosa, que ocorre em época junina, principalmente no interior do Brasil, consiste em atear fogo a uma palha de aço amarrada na extremidade de um cabo de madeira, e girá-lo rapidamente. Com a queima do metal da palha de aço, a liberação de faíscas causa um efeito muito bonito à noite. Contudo, se na

Page 5: AULÃO ENEM 2012.2

extremidade do cabo de madeira há uma chapa de aço, ao invés da palha de aço, não se observa o efeito esperado. Considerando que a palha de aço e a chapa de aço são feitas do mesmomaterial, assinale a alternativa que traz uma explicação para esse fato.a) A maior pressão exercida sobre a chapa de aço explica o fato de a mesma não sofrer combustão enquanto a palha de aço queima plenamente.b) A queima da palha de aço é muito mais rápida que a da chapa metálica devido à maior superfície de contato na palha de aço.c) A chapa de aço apresenta maior facilidade em sofrer combustão devido à maior massa presente no material.d) A velocidade da reação de combustão é maior na palha de aço que na chapa metálica por causa da maior concentração de reagentes na palha de aço.e) A reação de combustão da chapa metálica é mais lenta devido à presença de oxigênio como catalisador.

C-3 H-8 C-8 H-2910. (Unesp/2012) Considere o cartum.

De maneira bem-humorada e com certo exagero, a figura faz referência aos:a) organismos transgênicos, nos quais genes de uma espécie são transferidos para outra espécie de modo que esta

última expresse características da primeira.b) organismos geneticamente modificados, nos quais técnicas de engenharia genética permitem que se manipulem genes da própria espécie, fazendo-os expressar características desejáveis.c) animais híbridos, obtidos a partir do cruzamento entre indivíduos de espécies diferentes, o que permite que características de uma espécie sejam expressas por espécies não aparentadas.d) animais obtidos por seleção artificial, a partir da variabilidade obtida por acasalamentos direcionados, processo que permite ao homem desenvolver em espécies domésticas características de interesse comercial.e) animais resultantes de mutação gênica, mecanismo a partir do qual os indivíduos da espécie produzem novas características, em resposta às necessidades impostas pelo ambiente.

C-5 H-1711. A decomposição do peróxido de hidrogênio, H2O2, princípio ativo da solução aquosa conhecida como água oxigenada, ocorre, sem a presença de catalisadores, de acordo com o gráfico a seguir:

Em função da análise do gráfico e de conhecimentos em cinética química, assinale a alternativa correta.

Page 6: AULÃO ENEM 2012.2

a) O aumento da temperatura facilita a conservação da água oxigenada comercial.b) Em 40 horas, a concentração de peróxido de hidrogênio mantido a 50 °C se reduz à metade do valor inicial.c) Em 20 horas, a concentração de peróxido de hidrogênio mantido a 20 °C se reduz à 60% do valor inicial.d) O tempo de meia-vida varia com a temperatura a que a reação está submetida.e) Sob temperatura de 35 °C, a velocidade de decomposição do peróxido de hidrogênio é constante com a concentração.

C-3 H-11 C-4 H-1412. (UFRGS/2011) Uma das técnicas atualmente utilizadas para analisar casos de paternidade civil é o emprego de marcadores de microssatélites. Os microssatélites são repetições de trechos de DNA que ocorrem em número variável na população. O número de repetições é transmitido geneticamente.A análise de microssatélites foi utilizada em um teste de paternidade. A tabela abaixo apresenta os resultados relativos ao número de repetições encontradas para a mãe, para o suposto pai e para o filho, em diferentes locos.

Com base nos dados apresentados na tabela, é correto afirmar que:

a) apenas um indivíduo, pela análise, é homozigoto para o loco 6.b) os locos 2, 4 e 7 excluem a possibilidade de paternidade do suposto pai.c) o filho é heterozigoto para a maioria dos locos analisados.d) a mãe referida não é mãe biológica deste filho.e) os locos 1 e 3 excluem a possibilidade de paternidade do suposto pai.

C-5 H-1913. Em uma estação de tratamento de lixo é realizada a produção de gás combustível formado essencialmente por metano, a partir da biodegradação dos resíduos. Para tanto, os dejetos de natureza orgânica, contidos em um reator, sofrem uma transformação anaeróbica, por meio de bactérias específicas, em condições controladas. Uma dessas condições determinantes da eficiência de todo o processo é o pH, que deve ser mantido numa faixa entre 6,8 e 7,2.Constatado um valor de pH igual a 8,8 no reator e sabendo que sais de ácidos ou bases fracas alteram o pH do meio, para esse valor retornar à faixa ideal citada no texto, deveser adicionado ao reator:a) NH4NO3 (aq) b) Na2CO3

(aq)c) NaCl (aq) d) NaOH (aq)e) KNO3 (aq)

C-8 H-2914. A rubéola é uma doença causada por vírus, cuja transmissão se dá pelo contato direto, por secreções ou pelo ar e, ao atingir as mulheres grávidas, pode causar malformações nos fetos. Em 2003, a vacina tríplice viral contra sarampo, rubéola e caxumba passou a fazer parte do calendário de vacinação e suas coberturas vacinais mantiveram-se em 100% da meta estabelecida em todas as regiões até 2005. O número total de casos no Brasil passou de 749 em 2003 para 365 em 2005.

Page 7: AULÃO ENEM 2012.2

Dentre os fatores geográficos que contribuem para explicar a distribuição dos casos de rubéola pelas grandes regiões do país está a:a) dificuldade de acesso às áreas de maior concentração populacional, o que reduz a cobertura vacinal nas regiões com menor incidência da doença.b) diferença na densidade demográfica, na circulação de pessoas e na composição da rede urbana de cada região.c) dispersão da população e as grandes distâncias entre os locais de vacinação e de residência da população alvo nas regiões com maior incidência da doença.d) prioridade dada às regiões com maior percentual de população rural nas campanhas de vacinação da tríplice viral.e) ausência, em determinadas regiões do país, de sistemas de transporte eficientes e capazes de viabilizar a ampla distribuição das vacinas.

C-5 H-1815. Um esquema geral para o tratamento da água em uma ETA (Estação de Tratamento de Água) poderia ser dado por:

A respeito desse processo e das características das funções inorgânicas presentes direta ou indiretamente, assinale a alternativa correta.a) Na filtração grosseira há a realização de um procedimento que envolve reações químicas.b) Na filtração em areia são eliminados os sais dissolvidos na água a ser tratada.c) Na decantação há a redissolução de quase todos os sedimentos formados pela floculação.d) A floculação pode ser conseguida pela adição de sais de alumínio, como Al2(SO4)3, e de óxido de cálcio (CaO) à água em tratamento.e) A desinfecção da água ocorre através do processo de fluoretação.

C-8 H-30

16. Leia o texto abaixo:

A LAGOA ESTÁ DOENTE

Moradores da margem da lagoa da Parangaba, em Fortaleza, reivindicam na Câmara dos Vereadores suas condições de saúde. A preocupação envolve o aumento da incidência de três doenças: Doença de Chagas, Esquistossomose e Ascaridíase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas:Proposta 1: promover uma campanha de vacinação.Proposta 2: promover uma campanha de educação da população com relação a noções básicas de higiene, incluindo fervura de água. Proposta 3: construir rede de saneamento básico. Proposta 4: melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso

Page 8: AULÃO ENEM 2012.2

de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó. Proposta 5: realizar campanha de esclarecimento sobre os perigos de banhos nas lagoas.Proposta 6: aconselhar o uso controlado de inseticidas. Proposta 7: drenar e aterrar as lagoas do município.

Você sabe que a Doença de Chagas é causada por um protozoário (Trypanosoma cruzi) transmitido por meio da picada de insetos hematófagos (barbeiros). Das medidas propostas no texto “A lagoa está doente”, as mais efetivas na prevenção dessa doença são: a) 1 e 2 b) 3 e 5 c) 4 e 6 d) 1 e 3e) 2 e 7

C-3 H-9 17. Os gráficos a seguir são o resultado de uma pesquisa que analisou a relação entre o processo de fixação de nitrogênio e o de desnitrificação.

A análise dos dados mostra que o total de ganhos na fixação é maior que o total de perdas, permitindo um saldo de cerca de 9 milhões de toneladas de nitrogênio fixado.

A partir dessa observação e de seus conhecimentos, marque a opção correta. a) A existência desse saldo é biologica-mente indispensável para contribuir com a produção de alimentos. b) A desnitrificação observada no gráfico encontra-se em desequilíbrio com a fixação, o que promoverá, em longo prazo, redução do gás nitrogênio na atmosfera. c) O cultivo de leguminosas intensifica a ciclagem do nitrogênio atmosférico, mas pouco influencia a produção de alimentos.d) A fixação não biológica supera a biológica. e) Os micro-organismos responsáveis pela fixação biológica são os mesmos da desnitrificação.

C-4 H-15

18. Em um experimento, um pesquisador retira um anel da casca de um ramo, como pode ser visto na figura a seguir. A área operada é protegida com lanolina para evitar ressecamento local.

Após alguns dias, ao ser comparado com o controle (um ramo intacto), verifica-se que a relação peso/área das folhas do ramo experimental é: a) maior, devido ao acúmulo de matéria orgânica. b) maior, devido ao acúmulo de água nos tecidos foliares. c) menor, devido à desidratação dos te-cidos foliares. d) menor, devido ao consumo de amido pelos tecidos foliares. e) maior, devido ao acúmulo de sais mi-nerais nos tecidos foliares.

Page 9: AULÃO ENEM 2012.2

C-8 H-29

19. Um professor convidou os seus alunos do 2º Ano do Ensino Médio para visitar uma fábrica de cerveja. Na fábrica, um funcionário explicou todo o processo de produção da cerveja, ressaltando que, para isso, se utilizava o fungo Saccharomyces cerevisiae, um anaeróbio facultativo. O professor apontou dois barris que estavam no galpão da fábrica, reproduzidos no esquema a seguir.

Considerando que ambos contêm todos os ingredientes para a produção de cerveja, a formação de álcool ocorre no barril: a) I, onde há um maior consumo de oxigênio. b) II, onde a glicose não é totalmente oxidada. c) II, onde a pressão do oxigênio é maior. d) I, onde a glicose será degradada a ácido pirúvico. e) I e II, já que o micro-organismo é ana-eróbio facultativo, ou seja, possui um intenso metabolismo na presença ou na ausência de gás oxigênio

C-5 H-17

20. (Unesp)A VERDADEIRA SOLIDÃO

[...] A grande novidade é que há pouco tempo foi descoberto um ser vivo que vive absolutamente sozinho em seu ecossistema. Nenhum outro ser vivo é capaz de sobreviver onde ele vive. É o primeiro ecossistema conhecido constituído por uma única espécie.Fernando Reinach. O Estado de S. Paulo,

20/11/2008.

O autor se refere à bactéria Desulforudis audaxviator, descoberta em amostras de

água obtida 2,8 km abaixo do solo, na África do Sul.Considerando-se as informações do texto e os conceitos de ecologia, pode-se afirmar corretamente que:a) não se trata de um ecossistema, uma vez que não se caracteriza pela transferência de matéria e energia entre os elementos abióticos e os elementos bióticos do meio.b) o elemento biótico do meio está bem caracterizado em seus três componentes: produtores, consumidores e decompositores.c) os organismos ali encontrados ocupam um único ecossistema, mas não um único habitat ou um único nicho ecológico.d) trata-se de um típico exemplo de sucessão ecológica primária, com o estabelecimentode uma comunidade clímax.e) os elementos bióticos ali encontrados compõem uma população ecológica, mas não se pode dizer que compõem uma comunidade.

C-4 H-14

21. (Uff ) No meio ambiente coexistem seres com diferentes características e que estão sujeitos a diversos fatores abióticos. Dentre eles, destacam-se as variações de temperatura, que são maiores no ambiente terrestre do que no ambiente aquático. A manutenção da temperatura do corpo é fundamental para os vertebrados terrestres, sendo mantida por dois tipos de mecanismos termorreguladores: a ectotermia e a endotermia.A tabela a seguir mostra a quantidade de calorias diárias retiradas dos alimentos para manter a temperatura corpórea de dois animais terrestres A e B.

Page 10: AULÃO ENEM 2012.2

Analisando o texto e a tabela, pode-se afirmar que:a) o animal B é ectotérmico, pois a maioria das calorias necessárias para manter a sua temperatura corpórea é obtida do meio ambiente.b) o animal A é ectotérmico, pois a maioria das calorias necessárias para manter a sua temperatura corpórea é obtida do meio ambiente.c) o animal A é endotérmico, pois a maioria das calorias necessárias para manter a sua temperatura corpórea é obtida do meio ambiente.d) o animal B é endotérmico, pois a maioria das calorias necessárias para manter a sua temperatura corpórea é obtida do meio ambiente.e) os animais A e B são endotérmicos, pois a maioria das calorias necessárias para manter suas temperaturas corpóreas é obtida do meio ambiente.

22.

23.

COMENTÁRIOS

01. O processo evolutivo implica em adaptação contínua às mudanças ambientais. O aperfeiçoamento ou a busca de melhorias constituem uma visão criacionista do processo de adaptação dos seres vivos ao meio. As modificações constantes que ocorrem no ambiente selecionam a todo momento novas características que são adaptadas e outras que são eliminadas. A diversidade genética e fenotípica favorece a sobrevivência da população.RESPOSTA CORRETA: E

02. Pelo gráfico, encontra-se o tempo de meia-vida igual a 120 s. Em 6 minutos (360 s), passaram-se três meias-vidas.

Após uma meia-vida, a massa da amostra se reduz a 1,5 g. Após a 2ª meia-vida, a massa da amostra se reduz a 0,75 g. Após três meias-vidas, a massa da amostra cai a 0,375 g. Logo, 2,625 g de selênio-75 sofreram desintegração nesse período.RESPOSTA CORRETA: E

03. De acordo com a Primeira Lei da Termodinâmica, a energia sempre irá se conservar. Contudo, de acordo com a Segunda Lei da Termodinâmica, a energia sempre irá se degradar nos processos irreversíveis (que ocorrem na realidade). Nessa degradação, há uma tendência em assumir a forma térmica.RESPOSTA CORRETA: A

04. Para responder esta questão é importante compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos. O tamanho e a conformação do olho humano resultam de um longo processo de seleção natural, promovido por fenômenos físicos e biológicos.RESPOSTA CORRETA: C

05. 1 mol de diesel libera 8960 kJ de energia e gera 14 mol de CO2. Para que a gasolina gere a mesma quantidade de energia (multiplique por 1,6) serão necessários 1,6 mol de gasolina, que também produz 1,6 × 8 = 12,8 mol de CO2. Assim, a relação entre a quantidade de CO2 emitida pelo diesel e pela gasolina é 1,09.RESPOSTA CORRETA: A

06. O refino do petróleo é feito por meio de destilação fracionada, que consiste em separar as frações de acordo com a temperatura de ebulição. O petróleo é uma mistura complexa rica em alcanos, ou seja, em hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio) saturados. As frações do petróleo são ricas energeticamente. Por esse motivo, a maioria dessas frações, inclusive a do GLP, é usada como

Page 11: AULÃO ENEM 2012.2

combustível. O carvão mineral, assim como o petróleo, é um recurso não renovável e de origem fóssil, que constitui a matriz energética de muitos países.RESPOSTA CORRETA: C

07. a) Falsa. Se não houvesse o efeito estufa, a temperatura média na superfície terrestre seria da ordem de – 18°C, ao invés de 15 °C. Portanto, a existência do efeito estufa provoca um aumento na temperatura média da Terra da ordem de 33 °C.b) Falsa. Sem o efeito estufa, a temperatura média seria de – 18 °C, o que dificultaria a existência da vida na Terra.c) Falsa. A temperatura média ao longo da superfície terrestre é de 15 °C, porém varia de um local para outro.d) Verdadeira. O efeito estufa é provocado pelos gases (principalmente CO2) responsáveis pela absorção das radiações infravermelhas, retendo o calor junto à superfície terrestre.e) Falsa. O efeito estufa provoca um acréscimo de temperatura que tem significativa influência no clima.RESPOSTA CORRETA: D

08. a) O “pico superior” do gráfico (ano em que ocorreu o maior desmatamento) está em 1995.b) Apesar da imprecisão do gráfico, o ponto correspondente a 2007 está abaixo do ponto correspondente a 1997. (Em 1997, temos aproximadadmente 13000 km2 e em 2007, temos aproximadamente 10000 km2 a 10500 km2).c) Entre 1998 e 2001, a área desmatada não foi constante, houve um pequeno crescimento.d) Entre 1994 e 1995, a área desmatada subiu de aproximadamente 15000 km2

para aproximadamente 30000 km2, enquanto, entre 1997 e 1998, a área desmatada não passou de aproximadamente 18000 km2.e) Em 1992, foram desmatados aproximadamente 13000 km2; em 1993,

aproximadamente 15000 km2 e, em 1994, aproximadamente 15000 km2, totalizando 43000 km2. Apesar da imprecisão do gráfico, pode-se assegurar que a área total desmatada foi inferior a 60000 km2.RESPOSTA CORRETA: D

09. A reação de combustão da palha de aço ocorre em maior velocidade devido à maior superfície de contato entre os reagentes (o metal e o oxigênio do ar). Como a chapa metálica e a palha de aço são do mesmo material sólido, ambos possuem a mesma concentração. A pressão não infl uencia na velocidade de reações que não envolvam gases. RESPOSTA CORRETA: B

10. Organismos transgênicos recebem e expressam genes recebidos de outros seres vivos. A codificação universal dos aminoácidos, determinada pelo DNA, permite a transferência de genes entre quaisquer organismos, independentemente de sua origem ou posição taxionômica.RESPOSTA CORRETA: A

11. a) FALSO. Verifica-se pelo gráfico que o aumento da temperatura aumenta a velocidade de decomposição do material, o que dificulta sua conservação.b) FALSO. Em 40 horas, a concentração de peróxido de hidrogênio mantido a 50 °C se reduz de 0,10 mol/L para cerca de 0,015 mol/L, valor bastante inferior à metade do valor inicial.c) FALSO. Em 20 horas, a concentração de peróxido de hidrogênio mantido a 20 °C se reduz de 0,10 mol/L para cerca de 0,080 mol/L, uma redução de aproximadamente 20% em relação ao valor inicial.d) CORRETO. Como o tempo de meia-vida é o tempo necessário para que a concentração do reagente se reduza à metade, percebe-se que a reação que ocorre em maior velocidade (50 °C) se processa com menor tempo de meia-vida.e) FALSO. À medida que o tempo passa e a concentração diminui, a velocidade de

Page 12: AULÃO ENEM 2012.2

decomposição do peróxido de hidrogênio também diminui, como se observa no gráfico.RESPOSTA CORRETA: D

12. Os locos 2, 4 e 7 excluem a possibilidade de paternidade pelos supostos pais porque seus microssatélites não aparecem no filho, cuja paternidade é discutida.RESPOSTA CORRETA: B

13. Deve ser adicionado uma solução que reduza o pH, ou seja, que tenha caráter ácido.a) Verdadeiro. O sal é derivado da reação de um ácido forte com uma base fraca, logo gera solução ácida.b) Falso. O sal é derivado da reação de base forte e ácido fraco, logo gera solução alcalina.c) Falso. O sal é derivado da reação de ácido e base fortes, logo gera solução neutra.d) Falso. É uma base de Arrhenius, logo a solução é alcalina.e) Falso. O sal é derivado da reação de ácido e base fortes, logo gera solução neutra.RESPOSTA CORRETA: A

14. A questão remete ao conhecimento das diferenças entre as macrorregiões brasileiras, sobretudo no tocante à distribuição da população e a composição das redes urbanas regionais. Em paralelo exige a leitura atenta do texto, em especial das indicações sobre as formas de contágio, e do gráfico que revela a distribuição regional do número de casos de rubéola no período 2003 – 2005. A maior concentração de casos ocorre nas regiões Sudeste e Nordeste e está relacionada ao fato de que são as duas macrorregiões mais populosas do país, com diversos pontos de elevada densidade demográfica e com intensa circulação de pessoas e mercadorias proporcionada pela composição e pela complexidade das redes urbanas intrarregionais. Esses

fatores facilitam o contágio que ocorre pelo contato direto, por secreções ou pelo ar. Por sua vez, a região Norte, com a implantação da ampla cobertura vacinal se manteve relativamente estável nas últimas posições e a região Sul onde fatores geográficos semelhantes aos presentes no Sudeste e Nordeste também atuam, aumentou sua participação no número de casos da doença.RESPOSTA CORRETA: B

15. a) Falso. A filtração grosseira elimina da água captada restos de folhas, galhos e outros materiais de tamanho maior.b) Falso. O processo de filtração não elimina substâncias dissolvidas, apenas aquelas que não estão em solução.c) Falso. A decantação é realizada em tanques especiais para eliminar os resíduos em suspensão que sedimentaram mais rapidamente por causa da floculação.d) Correto. Realmente a floculação pode ser alcançada pela mistura proposta pois, com a alcalinização da solução pela adição de um óxido básico (CaO) ocorre a produção de íons OH– que, em reação com os íons A 3+ do sal, forma o precipitado de A(OH) 3.e) Falso. A cloração é o método mais utilizado para a desinfecção da água, seja pelo uso direto de C 2 gasoso ou sais de hipoclorito. A fluoretação consiste em uma forma de reduzir a incidência de cáries na população atendida.RESPOSTA CORRETA: D

16. Ainda não há vacina contra a doença de Chagas e sua incidência está diretamente relacionada às condições habitacionais (casas de pau-a-pique, sapê, etc). Cuidados com a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais. A melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor.RESPOSTA CORRETA: C

Page 13: AULÃO ENEM 2012.2

17. A função de transformar o nitrogênio existente no ar atmosférico em formas assimiláveis para plantas e animais - Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) - é realizada por bactérias fixadoras de nitrogênio e algumas algas azuis (cianobactérias), sendo a enzima universal conhecida como nitrogenase. Antes de ser absorvido, o nitrogênio é retirado do ar e transformado em amônia solúvel em água, que é utilizado diretamente pela planta, quando ocorre o processo de FBN. O nitrogênio fixado pode, ainda, ser transformado no solo em nitrato, forma que também é disponível para as plantas.RESPOSTA CORRETA: A

18. A maior parte das plantas atuais, incluindo as grandes árvores, estão no grupo das angiospermas dicotiledôneas. Entre estas a distribuição dos vasos no caule é organizada de tal forma que os vasos xilemáticos formam um cilindro central maciço coberto por um outro cilindro constituído pelos vasos do floema, os quais se encontram aderidos à casca da planta. Assim, ao retirarmos um anel completo da casca de uma árvore estaremos destruindo nesta região os seus vasos floemáticos. Quando executado no caule principal, este procedimento resulta na interrupção do fluxo de açúcares em direção à raiz, a qual não os produz, mas depende deles para a manutenção de suas células. A raiz passa, então, a utilizar-se de suas reservas de amido como fonte de carboidratos. O fim das reservas resulta na morte das células radiculares, impedindo a absorção de água e nutrientes minerais. Assim, a parte aérea da planta também morre posteriormente. Logo após a formação do anel é possível verificar inchaço do caule acima do corte. Se o anel de Malpighi for feito especificamente em um galho da planta, este acumulará mais açúcares na região acima do corte, onde pode-se verificar maior desenvolvimento das estruturas caulinares, maior facilidade na floração e a produção de frutos maiores

e mais doces. Como a raiz continuará recebendo seiva elaborada de outros ramos Íntegros não haverá prejuízo ao desenvolvimento da planta.RESPOSTA CORRETA: A

19. A fermentação alcoólica pode ser considerada como a oxidação anaeróbica parcial da glicose, por ação de leveduras, com a produção final de álcool etílico e anidrido carbônico, além de outros produtos secundários. É processo de grande importância, através do qual é obtido todo o álcool industrial, e todas as bebidas alcoólicas, destilada e não destiladas e, como produto secundário, o gás carbônico. E ainda utilizado na panificação e na obtenção de leveduras prensadas. RESPOSTA CORRETA: B

20. Os diferentes níveis de organização biológica (célula - órgão - organismo – população - comunidade) e espacial (ecossistema - bioma - biosfera) definem uma hierarquia de sistemas ecológicos. Um ecossistema é um sistema de organismos vivos e do meio com o qual trocam matéria e energia. Um ecossistema contém componentes bióticos (plantas, animais, microorganismos) e abióticos (água, solo, etc.) que interagem para formar uma estrutura com uma função. Uma comunidade é formada por componentes bióticos do ecossistema. Populações são grupos de organismos do mesmo grupo taxonômico (geralmente espécies) e podem ser estudadas como sistemas separados.RESPOSTA CORRETA: E

21. Ectotérmicos, também conhecidos como heterotérmicos, exotérmicos, pescilotérmicos ou animais de sangue frio, não produzem calor suficiente para se aquecer, dependem, por isso, da temperatura do ambiente em que estão, do qual recebem calor. Peixes, anfíbios e repteis são exemplos  de ectotérmicos. Endotérmicos, também conhecidos como

Page 14: AULÃO ENEM 2012.2

homeotérmicos ou animais de sangue quente, mantém sua temperatura geralmente mais alta e constante que o ambiente em que estão inseridos.Aves e Mamíferos são os únicos animais endotérmicos. Sua temperatura corpórea depende, dentre outros fatores, da sua alimentação.RESPOSTA CORRETA: B