provérbios

3
Provérbios Mais vale tarde do que nunca. Antes só que mal acompanhado. Nunca digas nunca. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. De pequenino é que se torce o pepino. Não há uma sem duas. Filho de peixe sabe nadar. De sábio e de louco todos temos um pouco. Não peças a quem pediu nem sirvas a quem serviu. Ao mal devemos pagar com o bem. A candeia que vai à frente ilumina duas vezes. Quem tudo quer tudo perde. Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo. Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar. Cão que ladra não morde. A cavalo dado não se olha o dente. Não faças aos outros aquilo que não queres que te façam a ti. Em terra de cegos quem tem olho é rei. Quem feio ama bonito lhe parece.

Upload: claudia-franco

Post on 30-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Recolha de provérbios feita pelos alunos junto das famílias.

TRANSCRIPT

Page 1: Provérbios

Provérbios

Mais vale tarde do que nunca.Antes só que mal acompanhado.Nunca digas nunca.Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.De pequenino é que se torce o pepino.Não há uma sem duas.Filho de peixe sabe nadar.De sábio e de louco todos temos um pouco.Não peças a quem pediu nem sirvas a quem serviu.Ao mal devemos pagar com o bem.A candeia que vai à frente ilumina duas vezes.Quem tudo quer tudo perde.Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo.Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar.Cão que ladra não morde.A cavalo dado não se olha o dente.Não faças aos outros aquilo que não queres que te façam a ti.Em terra de cegos quem tem olho é rei.Quem feio ama bonito lhe parece.A galinha da vizinha é sempre melhor do que a minha.A união faz a força.Grão a grão enche a galinha o papo.A verdade bate mais cedo ou mais tarde à tua porta.Barriga cheia goiaba tem bicho.

Page 2: Provérbios

A cada boca uma sopa.A desgraça não marca encontro.Quem ri por último ri melhor.A barriga não tem fiador.A fome é o melhor tempero.A fome faz sair o lobo do mato.Amor de pais não há jamais.Amores perfumados amores dobrados.Devagar se vai ao longe.Um por todos e todos por um.Quanto mais depressa andamos mais tarde chegamos.Quem tem boca vai a Roma.Quem não tem cão caça com gato.Onde tem cão não entra ladrão.Burro velho não aprende línguas.Bons dias em Janeiro pagam-se em Fevereiro.Cá se fazem, cá se pagam.Calças brancas em Janeiro, sinal de pouco dinheiro.Casa roubada, trancas à porta.Nem tudo o que vem à rede é peixe.Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades.Há males que vêm por bem.Há mar e mar, há ir e voltar.Vaso ruim não quebra.Filho sem dor mãe sem amor.