provÃo 1 ano i e ii.doc

5
TEXTO 01 A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA Num dos trechos de sua carta a D. Manuel, Pêro Vaz de Caminha descreve como foi o contato entre os portugueses e os tupiniquins, que aconteceu em 24 de abril de 1500: "O Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, aos pés de uma alcatifa por estrado; e bem vestido, com um colar de ouro, muito grande, ao pescoço (...) Acenderam-se tochas. E eles entraram. Mas nem sinal de cortesia fizeram, nem de falar ao Capitão; nem a ninguém. Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro da terra. E também olhou para um castiçal de prata, e assim mesmo acenava para a terra, e novamente para o castiçal, como se lá também houvesse prata! (...) Viu um deles umas contas de rosário, brancas; fez sinal que lhas dessem, folgou muito com elas, e lançou-as ao pescoço, e depois tirou-as e meteu-as em volta do braço, e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se davam ouro por aquilo. Isto tomávamos nós nesse sentido, por assim o desejarmos! Mas se ele queria dizer que levaria as contas e mais o colar, isto não queríamos nós entender, por que não lho havíamos de dar! E depois tornou as contas a quem lhas dera. E então estiraram-se de costas na alcatifa, a dormir sem procurarem maneiras de esconder suas vergonhas, as quais não eram fanadas; e as cabeleiras delas estavam raspadas e feitas. O Capitão mandou pôr por de baixo de cada um seu coxim; e o da cabeleira esforçava-se por não a estragar. E deitaram um manto por cima deles; e, consentindo, aconchegaram-se e adormeceram". (COLEÇÃO BRASIL 500 ANOS, Fasc. I, Abril, SP, 1999.) VOCABULÁRIO: Alcatifa - tapete, carpete Fanadas - murchas. Coxim - almofada que serve de assento. QUESTÃO 01 Coloque (F) para as alternativas falsas e (V) para as verdadeiras 1. (Ufsc 2000) A propósito do texto, é CORRETO afirmar que: ( )Os tupiniquins ficaram constrangidos com a presença dos portugueses e logo abandonaram o navio. ( )Os tupiniquins, bastante comunicativos, falaram aos marinheiros que havia muita riqueza na terra descoberta. ( )Pelo trecho "... E também olhou para um castiçal de prata, e assim mesmo acenava para a terra..." entende-se que os tupiniquins estavam dentro da embarcação portuguesa. ( )A expressão "... folgou muito com elas..." pode ser substituída por divertiu-se muito com as contas de rosário. QUESTÃO 02 2. (Ufsc 2000) De acordo com o texto, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S), escrevendo para o que for verdadeiro V e F para o que for falso: E E ÁlVARO GIESTA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Disciplina: Língua Portuguesa Prof.ª Gláucia Freitas Série: 1º ano Turma: Data: 25/09/2013 Valor:10 ,0 Nota: Nome: Nº:

Upload: glaucia-freitas

Post on 08-Apr-2016

57 views

Category:

Documents


9 download

TRANSCRIPT

TEXTO 01A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHANum dos trechos de sua carta a D. Manuel, Pêro Vaz de Caminha descreve como foi o contato entre os portugueses e os tupiniquins, que aconteceu em 24 de abril de 1500: "O Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, aos pés de uma alcatifa por estrado; e bem vestido, com um colar de ouro, muito grande, ao pescoço (...) Acenderam-se tochas. E eles entraram. Mas nem sinal de cortesia fizeram, nem de falar ao Capitão; nem a ninguém. Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro da terra. E também olhou para um castiçal de prata, e assim mesmo acenava para a terra, e novamente para o castiçal, como se lá também houvesse prata! (...) Viu um deles umas contas de rosário, brancas; fez sinal que lhas dessem, folgou muito com elas, e lançou-as ao pescoço, e depois tirou-as e meteu-as em volta do braço, e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se davam ouro por aquilo. Isto tomávamos nós nesse sentido, por assim o desejarmos! Mas se ele queria dizer que levaria as contas e mais o colar, isto não queríamos nós entender, por que não lho havíamos de dar! E depois tornou as contas a quem lhas dera. E então estiraram-se de costas na alcatifa, a dormir sem procurarem maneiras de esconder suas vergonhas, as quais não eram fanadas; e as cabeleiras delas estavam raspadas e feitas. O Capitão mandou pôr por de baixo de cada um seu coxim; e o da cabeleira esforçava-se por não a estragar. E deitaram um manto por cima deles; e, consentindo, aconchegaram-se e adormeceram".(COLEÇÃO BRASIL 500 ANOS, Fasc. I, Abril, SP, 1999.)VOCABULÁRIO:Alcatifa - tapete, carpete Fanadas - murchas. Coxim - almofada que serve de assento. QUESTÃO 01Coloque (F) para as alternativas falsas e (V) para as verdadeiras 1. (Ufsc 2000) A propósito do texto, é CORRETO afirmar que: ( )Os tupiniquins ficaram constrangidos com a presença dos portugueses e logo abandonaram o navio. ( )Os tupiniquins, bastante comunicativos, falaram aos marinheiros que havia muita riqueza na terra descoberta. ( )Pelo trecho "... E também olhou para um castiçal de prata, e assim mesmo acenava para a terra..." entende-se que os tupiniquins estavam dentro da embarcação portuguesa. ( )A expressão "... folgou muito com elas..." pode ser substituída por divertiu-se muito com as contas de rosário.

QUESTÃO 022. (Ufsc 2000) De acordo com o texto, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S), escrevendo para o que for verdadeiro V e F para o que for falso: ( )Pêro Vaz de Caminha, um dos escrivães da armada portuguesa, escreve para o Rei de Portugal, D. Manuel, relatando como foi o contato entre os portugueses e os tupiniquins. ( )Em "E eles entraram. Mas nem sinal de cortesia fizeram, nem de falar ao Capitão; nem a ninguém", fica implícito que os tupiniquins desconheciam hierarquia ou categoria social lusitanas. ( )Nada, na embarcação portuguesa, pareceu despertar o interesse dos tupiniquins.

QUESTÃO 03Conforme estudamos, nos cem primeiros anos de colonização da América portuguesa, os textos escritos prestaram- se a dois propósito: catequizar os índios e informar o povo português sobre as

E E ÁlVARO GIESTA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Disciplina: Língua Portuguesa Prof.ª Gláucia Freitas

Série: 1º ano Turma: Data: 25/09/2013 Valor:10,0 Nota:

Nome: Nº:

riquezas e peculiaridades do Brasil. Produziam-se, então, a literatura jesuítica (ou catequética) e a literatura de informação.Assinale a alternativa incorreta em relação à Carta, de Pero Vaz de Caminha:( )Documento literário que apresenta a certidão de nascimento do Brasil e a primeira visão de um colonizador sobre a terra recém-descoberta.( )Narrativa de viagem que procura exaltar as qualidades naturais da nova terra para informar o rei sobre a necessidade de colonização.( )Crônica descritiva sobre a terra recém-descoberta que valoriza o nativismo e inicia o indianismo na literatura brasileira.( )Espécie de diário de viagem que procura destacar os usos e costumes dos nativos como atitudes de um povo selvagem e de difícil aculturação.QUESTÃO 4

(Fuvest – SP) Entende-se por literatura informativa no Brasil:a)      O conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus, sobre a natureza e o homem brasileiros.b)      A história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI.c)      As obras escritas com a finalidade de catequese do indígena.d)      Os poemas do padre José de Anchieta.e)      Os sonetos de Gregório de Matos.

QUESTÃO 5Estupendas usuras nos mercados,Todos os que furtam, muito pobres;E eis aqui a cidade da Bahia.O terceto pertence a um soneto de poeta Gregório de Matos. Que aspecto da sua poesia é revelado?( )lírico ( )sacro ( )satírico ( )amoroso

QUESTÃO 6 (UNIV. CAXIAS DO SUL) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo: A linguagem ______, o paradoxo, _______ e o registro das impressões sensoriais são recursos lingüísticos presentes na poesia ________. ( ) simples; a antítese; parnasiana. ( ) rebuscada; a antítese; barroca.( ) objetiva; a metáfora; simbolista. ( ) subjetiva; o verso livre; romântica.( ) detalhada; o subjetivismo; simbolista. 

QUESTAO 07

(Ufms 2010) De acordo com a tira, escreva V para o que for verdadeiro e F para o que for falso: (10)(__) Não é possível que alguém viva sem ter contato com o mundo. (__) O personagem é um ermitão, que gosta de viver em isolamento. (__) O autor faz uma apologia ao uso dos recursos contemporâneos de comunicação. (__) O personagem mantém uma posição de receptividade com relação à comunicação. (__) Causa estranhamento o fato de alguém recusarse a utilizar os atuais meios de comunicação para interagir com as pessoas.

QUETÃO 08 Leia o texto abaixo:(Ufpr 2007) Sobre a charge de Angeli, é correto afirmar:

(__) Angeli não acredita no poder de formação para a criminalidade que as instituições que trabalham com infratores exercem sobre os jovens.(__) O autor aponta saídas para o problema do crime organizado.(__) O autor utiliza a ironia como recurso para sensibilizar os leitores.(__) Para Angeli, as rebeliões em instituições para menores infratores ocorrem por imitação de ações semelhantes nas penitenciárias.(__) Para Angeli, a reclusão de menores infratores contribui para sua ressocialização.

Questão 9Que recurso textual foi utilizado por Angeli para alcançar o objetivo de se fazer uma crítica social?

(__) Utilizou a linguagem verbal e não verbal em que uma explicita o discurso da outra e a ironia.( _) A base da tira está na linguagem não verbal; portanto, a linguagem verbal é ilustrativa, mas dispensável.(_ ) A base da tira está na linguagem verbal; portanto, a linguagem não verbal é ilustrativa, mas dispensável.( ) Utilizou apenas a linguagem verbal e a ironia.( ) Utilizou apenas a linguagem não verbal e a ironia.

QUESTÃO 10

ENEM 2º APLICAÇAO 2010 QUESTÃO 11