propostas pedagógicas em - operação de migração … · vários autores apontam o grafite como...

18

Upload: dodien

Post on 30-Aug-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Propostas Pedagógicas em Arte: agir e refletir para a

ação docente

Organizadora

Maria Irene Pellegrino de O. Souza

PDE 2010

UNIDADE DIDÁTICA 7

Meire Celi Campana

FICHA PARA CATÁLOGO PRODUÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA

Título: Grafite: a arte urbana como expressão de pensamentos e comportamentos contemporâneos.

Autor Meire Celi Campana

Escola de Atuação Colégio Estadual Érico Veríssimo - Ens. Fund. E Médio

Município da escola Cambé

Núcleo Regional de Educação Londrina

Orientador Elke Pereira Coelho Santana

Instituição de Ensino Superior Universidade Estadual de Londrina

Disciplina/Área (entrada no PDE) Arte

Produção Didático-pedagógica Caderno Pedagógico

Relação Interdisciplinar

Público Alvo Alunos de 8ª Série

Localização Rua Noruega 340

Apresentação:

O grafite inclui-se entre os diversos meios de

comunicação que fazem uso da semiologia

levando ao público a circulação de mensagens.O grafite é como um processo comunicacional urbano, no qual o grafiteiro seria o emissor, a

mensagem é o desenho, o código a categoria escolhida , a parede o canal, e os vários indivíduos que compõem a sociedade os receptores.O grafite,

não se trata apenas do estilo do desenho ou da pintura, mas de uma estética que envolve manifestações dos jovens dos bairros, em que há

ligação com a música e com a dança. Alguns artistas desenvolveram a sua arte através do grafite, constatando um olhar para o meio urbano,

contribuindo com uma experiência prática e artística de transformação do meio. Assim, a presente proposta tem sua justificativa fundada, além dos

pressupostos que integram as DCE, na busca de valorização de um importante traço da cultura brasileira, bem como na articulação entre o

processo educativo escolar e a função social da escola. A proposta vem discutir a importância do grafite no ensino de arte, pensar esta manifestação

cultural como elemento propulsor de diálogo entre a percepção da arte em suas múltiplas nuances e o cotidiano.

Palavras-chave Arte; grafite; contemporânea.

88

GRAFITE: A ARTE URBANA COMO

EXPRESSÃO DE PENSAMENTOS E

COMPORTAMENTOS CONTEMPORÂNEOS

APRESENTAÇÃO

Sendo o grafite um importante meio de comunicação, se faz necessário entender o seu significado.

Segundo Emmerling(2005), graffitis, no seu sentido original, Sgraffito, deriva da palavra grega graphein, que significa gravar, escrever ou desenhar. No dicionário Houaiss (2001), o vocábulo grafite designa rabisco, desenho ou letra nas paredes, muros ou monumentos de uma cidade.

O grafite inclui-se entre os diversos meios de comunicação que fazem uso da semiologia (ciência dos signos) levando ao público a circulação de mensagens.

Assim, pode-se considerar o grafite como um processo comunicacional urbano, no qual o grafiteiro seria o emissor, a mensagem seria o desenho, o código seria a categoria escolhida (letras desenhadas, estêncil etc.), a parede o canal, e os vários indivíduos que compõem a sociedade os receptores. Hoje também são encontradas obras em grafite expostas em galerias ou mesmo como adorno nas paredes de edifícios públicos ou comerciais.

O grafite tem uma linguagem própria. Para entendê-lo, é necessário ter o conhecimento de alguns termos e gírias que o acompanham:

Termos e gírias

3D - Estilo tridimensional, baseado num trabalho de brilho / sombra das letras.

Bite - Cópia, influência directa de um estilo de outro writer.

Bombing - Grafite rápido, associado à ilegalidade, com letras mais simples e eficazes.

Bubble Style - Estilo de letras arredondadas, mais simples e "primárias", mas que é ainda hoje um dos estilos mais presentes no grafite.

Cap - Cápsula aplicável ás latas para a pulverização do spray. Existem variados caps, que variam consoante a pressão, originando um traço mais suave ou mais grosso (ex: Skinny", "Fat", "NY Fat Cap", etc).

Characters - Retratos, caricaturas, bonecos pintados a grafite.

Degradé - Passagem de uma cor para a outra sem um corte directo. Por exemplo uma graduação de diferentes tons da mesma cor.

89

Fill-in - Preenchimento (simples ou elaborado) do interior das letras de um grafite.

Highline - Contorno geral de toda o grafite, posterior ao outline.

Outline - Contorno das letras cuja cor é aplicada igualmente ao volume das mesmas, dando uma noção de tridimensionalidade.

Spot - Denominação dada ao lugar onde é feito um grafite.

Tag - Nome/Pseudónimo do artista.

Wild Style - Estilo de letras quase ilegível. Um dos primeiros estilos a ser utilizado no surgimento do grafite.

Writer - Escritor de grafite.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Graffiti.

Assim, o tema para a proposta em questão é “Grafite: a arte urbana como expressão de pensamentos e comportamentos contemporâneos”.

Sabe-se que a arte comporta a expressão da realidade e expressa visões de mundo pelo filtro do artista; não apenas suas emoções e sentimentos pessoais, mas também retrata aspectos políticos, ideológicos e socioculturais da sua época.Fato este que valida a abordagem do tema citado anteriormente.

Vários autores apontam o grafite como herdeiro dos movimentos de arte que eclodiram nos anos 1960 e 1970 na Europa e nos Estados Unidos.Segundo Gitahy, a primeira grande exposição de grafite foi realizada em 1975, no Artist’Space de Nova York. Logo a seguir, a consagração do grafite veio com a mostra New York/New wave, organizada por Diego Cortez em 1981, no PS1 (um dos principais espaços de vanguarda de Nova York). Posteriormente, Keith Haring e Jean Michel Basquiat, grafiteiros do metrô nova-iorquino, estavam registrando presença na Documenta de Kassel, a maior exposição de arte contemporânea do mundo.

Keith Haring, considerado o mais próximo discípulo de Andy Warhol, levou , nos anos 80, o grafite para o convívio de galerias, museus e bienais. Em 1983 participou da Bienal de São Paulo com outros artistas brasileiros, como Rui Amaral. Em 1986, expôs no Rio de Janeiro com o artista plástico Kenny Scharff, cujo estilo lembra a arte psicodélica dos anos 60, com cores fortes, desenhos de animais e monstros. Sobre a produção de Haring, acessar:

http://oitudoemcima.files.wordpress.com/2010/08/keith.jpg http://www.arede.inf.br/inclusao/images/stories/internas/arede13/cult1.png

Jean Michel Basquiat apresentava um estilo irreverente e rebelde, escrevendo frases de impacto pela cidade de Nova York.

Como pintor de grafite, seus trabalhos continham declarações misteriosas e espirituosas, com referenciais no grafismo

90

infantil e na cultura de massa.

Sobre a produção de Basquiat, acessar:

http://1.bp.blogspot.com/-v70msg5x-bw/ThzSwDpyS8I/AAAAAAAADzo/lIvk3-h9rPg/s400/BasquiatGrafiti.jpg

http://2.bp.blogspot.com/_iA93dBz66R8/SyBSx-lQzfI/AAAAAAAAAIA/IRUj6BgPhK8/s320/artwork_images_1140_156749_jean-michel-basquiat-1.jpg

Quando falamos em grafite, não se trata apenas do estilo do desenho ou da pintura, mas de uma estética que concerne ao cenário das ruas das cidades, à comunicação de massa, à performance dos atores (como num teatro) e também às manifestações dos jovens dos bairros populares no Brasil, onde há ligação com a música e com a dança.

Analisando alguns artistas que desenvolveram a sua arte através do grafite, pode-se observar um olhar para o meio urbano, contribuindo com uma experiência prática e artística de transformação do meio. A arte grafite aborda temáticas e contextos contemporâneos; fato este que provoca uma aproximação do artista com seu meio e com a sociedade. Temos então, uma atividade que reflete uma sociedade e uma época, dando importância para a história do homem e da arte.

Nesta direção, a presente proposta tem sua justificativa fundada, além dos pressupostos que integram as DCE, na busca de valorização de um importante traço da cultura brasileira, bem como na articulação entre o processo educativo escolar e a função social da escola, uma vez que pretende que os alunos adquiram conhecimentos sobre a diversidade de pensamento e de criação artística contemporânea, para expandir sua capacidade de criação e desenvolver o pensamento crítico atrelado ao seu cotidiano.

Desta forma, tal proposta será aplicada em uma 8ª série do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual “Érico Veríssimo”, na cidade de Cambé, Paraná.

O objetivo da proposta é discutir a importância do grafite no ensino de arte, pensar esta manifestação cultural como elemento propulsor de diálogo entre a percepção da arte em suas múltiplas nuances e o cotidiano. Para que isso aconteça, é necessário aprofundar o referencial teórico-histórico sobre as manifestações artísticas com grafite, bem como diferenciar as práticas de grafite e de pichação; estabelecendo relações entre o grafite e as demais produções culturais e artísticas da atualidade ao propiciar condições de desenvolvimento de estilos gráficos e pictóricos próprios dos educandos.

PROPOSTA 1 - O grafite no Contexto Histórico

Tempo estimado: 1 aula

91

Na pré-história, acreditava-se que a arte tinha uma função mágica. O homem, naquela época, vivia da caça e provavelmente acreditava que desenhando os animais nas paredes das cavernas teria a posse destes e, consequentemente, sucesso na caça. Os desenhos geralmente eram feitos nos lugares mais afastados e escuros das cavernas, o que reforça a ideia da função mágica da representação.

Em sua cidade, certamente você poderá encontrar alguma manifestação relacionada ao grafite: desenhos e pinturas em muros e locais públicos.

O grafite é um tipo de pintura feita com intenção artística nos muros, casas e prédios, geralmente usando spray. O termo grafite vem sendo substituído pela expressão “Arte de Rua”. Hoje ele já ganhou espaço nas galerias. Não podemos confundir grafite com pichação, pois o grafite é feito com a autorização do proprietário do espaço, tendo muro ou parede como tela para realização da pintura. Já a pichação desrespeita o patrimônio alheio, por se apresentar nos espaços urbanos sem autorização prévia.

Pintura Rupestre

Touro Negro. Parte de uma pintura rupestre, 15.000-10.000 a.C. – Gruta de Lascaux (Dordogne),

França. (JANSON, H.W. História Geral da Arte: O mundo Antigo e a Idade Média. SP: MartinsFontes, 1993, p. 66]. Extraído do Livro didático de Arte.

Questões para debate. Vamos pensar um pouco sobre o texto?

Que relações você pode apontar entre os grafites existentes em sua cidade e as pinturas pré-históricas?

A arte representa os pensamentos dos homens, desta forma, reflita sobre o mundo atual, através de notícias na TV e pela internet, e tente compreender as preocupações das pessoas hoje.

Existe alguma manifestação artística presente nestes meios de comunicação? Que exemplos podem ser divulgados e discutidos em sala de aula?

Em sua cidade, no seu bairro, existem problemas?Cite alguns.

Na sua casa, o que mais preocupa seus pais?

Quanto a você, quais são suas preocupações?

Existe um modo de demonstrar estas preocupações através de uma manifestação artística contemporânea. Como você manifestaria suas preocupações ou os problemas da comunidade e que levassem as pessoas a uma reflexão? Vamos idealizar um grafite no sulfite?

92

PROPOSTA 2 - Contextos sociais: Grafite ou Pichação?

Tempo estimado: 4 aulas

Para ler e analisar.

O Grafite é realizado num espaço previamente autorizado e o artista planeja sua composição. Ele tem sempre um autor identificado.

A Pichação, ao contrário, não respeita espaços e em geral não apresenta assinatura de identificação; assim, é considerada um ato de vandalismo.

Os grafiteiros geralmente expressam ideias por meio de imagens ou palavras ligadas à política, ao esporte, aos sentimentos, às brincadeiras.

Os pichadores, normalmente, deixam recados cifrados lidos e interpretados por pessoas pertencentes a determinados grupos.

Os grafites são desenhos com cores chamativas, partindo de modelos ou realizados a mão livre, verdadeiros quadros nos muros da cidade, podendo

ser uma figura ou um conjunto de letras e palavras, usando letras quebradas e misturadas a setas, curvas, asas, olhos, pés, raios e outros elementos

gráficos. Assim, são escritas mais para serem vistas do que lidas.

O Grafite pode ser realizado com diversos materiais, desde o giz até o spray,podendo ser feito com o recurso de máscaras, quando se deseja obter

repetições de uma mesma imagem. É importante ressaltar que não se grafita em monumentos.

Essa forma de arte nasceu nas periferias de Nova Yorque, nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo graças ao movimento Hip Hop, e chegou ao Brasil,

assim como a música Rap e a dança Break, que também fazem parte da cultura Hip Hop. Atualmente o grafite é bastante popular e tem ajudado

muitos jovens a se afastarem da criminalidade e a desenvolverem seus talentos.

Agora é hora de conhecer um pouco sobre grafite. Assista ao vídeo:

A arte de grafitar. E olhe as imagens abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=SQhgTLvb8JA&feature=fvst http://images04.olx.com.br/ui/2/38/70/32713870_1.jpg

http://img.eumaquio.com/2009/10/mrbart02.jpg

Você consegue identificar qual artista representa desta forma?

Quais as características de suas obras?

93

Você já ouvir falar dos grafiteiros chamados “Os Gemeos”? São os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, de 30 anos, que têm seus grafites espalhados por vários lugares do mundo inteiro, como Estados Unidos, Europa, Chile e Cuba. Os Gemeos tem uma carreira consolidada no mundo das artes. Saiba um pouco mais sobre eles em: http://www.youtube.com/watch?v=-XLrae8FcP8

Agora que você já conheceu um pouco sobre a arte grafite, é capaz de dizer que:

Grafite é arte?

Pichação é grafite ou é arte?

Quem picha muros e outros espaços da sociedade é artista ou pichador?

O homem da caverna era artista ou pichador?

Momento de procurar...

Olhe ao seu redor, observe sua cidade, os pontos turísticos, pitorescos e históricos, fotografe-os.

Com toda esta informação, faça um texto sob o título "Minha cidade”, comentando sobre os assuntos tratados neste dia.

Observando as fotos sobre os pontos da cidade pode-se pensar em desenhos das mesmas. É possível fazer uma junção das idéias desenhadas? Então libere a criatividade aplicando o que criou em papel Kraft constituindo um mural que pode ser inserido no espaço da escola e, posteriormente, no muro do colégio.

PROPOSTA 3 – Modalidades de grafite

Tempo estimado: 6 aulas

Agora é a sua vez de fazer grafite . Leia o texto abaixo que fala sobre algumas modalidades de grafite:

Modalidades de grafite

Grafite 3D - ideias visuais de profundidade, sem contornos, que exige mais domínio técnico do grafiteiro na combinação de cores e formas.

94

WildStyle - tem como característica as letras distorcidas que quase cobrem o desenho e também formam uma espécie de escrita-desenho. São aqueles

grafites de letras complicadas de se entender, decifradas apenas por aqueles que estão mergulhados no mundo do grafite e em seus códigos.

Bomber - letras gordas que parecem vivas, geralmente feitas com o uso de 2 ou 3 cores. Nesta modalidade o uso de tinta látex e de rolinhos pode ou não

ser combinada com outros materiais, como o spray ou o pincel atômico.

Letras grafitadas - incorporação das técnicas do grafite à pichação, geralmente mais sofisticadas que o bomber. A letra grafitada é uma assinatura de grupo.

Grafite artístico ou livre figuração - são caricaturas, personagens de história em quadrinhos, figurações realistas e também elementos abstratos. Está baseado na utilização do traço a mão livre.

Grafite com máscaras e spray –são modelos em papelão que facilitam a execução e disseminação de uma marca individual ou de grupo.

É hora de criar...

Com base na pesquisa anterior sobre os temas que necessitam ser abordados como denúncia ou crítica em sua cidade, bairro ou escola, selecione um dos temas, aquele que considerar o mais importante.

Então vamos compor grafites em...

Estilo Wildestyle

Muitos são os exemplos de grafite no estilo wildestyle, observe os links abaixo:

http://farm6.static.flickr.com/5147/5639007792_6ef10aeef5.jpg http://www.manparrish.com/oldskool/site/wild%20style%20graffiti.html

Nesta atividade, será desenvolvido o estilo WildStyle.

Praticando...

Recorte letras WildStyle, de revistas, internet ;

Cole as letras em sulfite, fazendo novas criações em WildStyle;

Com essas ideias você pode criar um alfabeto estilizado e depois escrever, com essas letras, uma frase de denúncia (que expresse a sua insatisfação frente a uma situação social do seu contexto), em papel kraft.

Estilo Bomber

Conheça o estilo no link abaixo: http://4.bp.blogspot.com/_fSg6ilTHhH4/S_3Rs2HtIxI/AAAAAAAAACU/6Jf4nYIFfLk/s1600/grafite+bomber.jpg

95

Na atividade aqui proposta, será usado o estilo Bomber.

Para criar o estilo é preciso:

Fazer um esboço (desenho), escrevendo seu nome com letras bomber, não vale copiar!

Também é possível modelar as letras em argila ou qualquer outra massa de modelar. Essas letras podem ser coladas em um quadro formando palavras que lhe chamem a atenção.

Estilo 3D Esse estilo é muito interessante também. Olhe o link: http://2.bp.blogspot.com/_8PSapdHUZTc/TUGowzmtPGI/AAAAAAAABKc/ckuSySbtN50/s1600/grafite6.jpg

Grafite 3D, pode ser feito com tinta ou giz, em paredes ou sobre a rua, representa uma nova forma de combinar o domínio das técnicas de representação tradicionais com o grafite. Artistas como Kurt Wenner, Eduardo Relero e Tracy Lee Stum são exemplos desta arte.

http://desenhologoexisto-orkut.blogspot.com/2011/04/os-10-mais-surpreendentes-artistas-de.html

A proposta de trabalho consiste em desenvolver grafites em 3D (desenhos que se originam de “ideias visuais de profundidade, sem contornos”).

Vamos tentar criar algo parecido...

Tente criar letras e desenhos 3D, estilo grafite.O material a ser utilizado como suporte pode ser o sulfite, caderno ou outro material que se utiliza para desenhar. O acabamento poderá ser feito utilizando lápis de cor, lápis 6b ou nanquim.

Grafite com máscaras e spray

Os grafiteiros que fazem parte do Hip Hop procuram fazer da sua arte um meio de comunicação, utilizando-a para protestar, denunciar e transformar o seu meio e a sociedade. Nesse sentido, seu principal objetivo é “mandar uma mensagem”, sem a pretensão de ficar famoso ou rico. No entanto, há grafiteiros que não praticam o Hip Hop. Um exemplo é o artista Alex Vallauri, nascido na Etiópia em 1949 e falecido em São Paulo em 1987. Alex ficou conhecido como grafiteiro, artista gráfico, pintor, desenhista, cenógrafo e gravador. Para ele, o grafite é a forma de comunicação que mais se aproxima do seu ideário de arte para todos. Alex Vallauri é considerado o pai do grafite no Brasil. As técnicas do grafite hip hop e artístico são bem semelhantes, o que divergem um do outro são os temas e acabamentos.

96

Você já usou moldes para desenhar?

O uso de máscaras ou moldes é muito comum na pintura. O Grafite é uma possibilidade da pintura desse tipo. Nesta atividade será conhecida esta

técnica e as possibilidades para sua execução. Alguns artistas que trabalham com máscaras e moldes em seus trabalhos serão analisados, como, por

exemplo, Alex Vallauri. Saiba um pouco sobre ele, acessando o link:

http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/2011/06/08/obra-de-pioneiro-do-grafite-no-brasil-e-reunida-em-livro.jhtm

Sabendo de tudo isto, olhe...

Pesquise imagens que contenham trabalhos feitos com moldes/máscaras e moldes prontos (possíveis de encontrar em papelarias e lojas de material para artesanato).

Pense e crie moldes. Utilizando cartolina, tesoura, lápis, giz de cera , caneta hidrocor ou tinta guache; máscaras vazadas ou para contorno.

Agora pinte usando os moldes, a superfície escolhida para a pintura pode ser: papel, tela, parede, tecido etc. Complete a pintura (contorno ou internamente) com o material desejado.

PROPOSTA 4 – Grafite, cultura visual: o grafite na arte e na cultura contemporânea

Tempo estimado: 3 aulas

Olhe os grafites abaixo. Que tal ler estes grafites com o seu colega?Agora vamos escrever o que vimos.

a cor do grafite, o estilo dos traços, a forma da composição, o espaço ocupado, o contexto da arte, a crítica veiculada, a(s) associação(ões) produzida(s) com outros contextos sócio-históricos.

Veja as imagens de grafite abaixo:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/educadores/modules/galeria/uploads/4/graffite_muro_berlim4.jpg

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/educadores/modules/galeria/uploads/4/graffite_muro_berlim5.jpg

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/educadores/modules/galeria/uploads/4/graffite_muro_berlim2.jpg

97

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/educadores/modules/galeria/uploads/4/graffite_muro_berlim1.jpg?PHPSESSID=909d99bfca0afcef0532a435ed85546f

Que tal criar um grafite com o tema:

Grafite: arte ou poluição visual? Cultura urbana ou marginalidade.

PROPOSTA 5 – A experiência do grafite no

cotidiano: o grafite na escola.

Tempo estimado: 7 aulas

Ao caminhar pelas ruas de Londrina, observei a existência de um grafite, com a imagem de Mahatma Gandhi, isso levou-me a pensar um pouco sobre tal personagem da história.

Então, vamos ler um pouco sobre ele?

Os movimentos revolucionários que lutavam pela libertação nacional sempre optavam pela luta armada como forma de ação. Uma admirável exceção foi Mahatma Gandhi, que liderou a luta pela independência da Índia. Grande defensor da não-violência, preferiu recorrer à desobediência civil, conclamando os indianos a não cooperarem com o governo inglês. Em 1930, por exemplo, Gandhi liderou uma campanha contra o imposto do sal, pedindo aos indianos que não comprassem o produto. Tal revolução foi conhecida como a Revolução da Paz. (FIGUEIRA, 2003, p. 351).

Importante este personagem para a paz, não é?

O que você acha dos movimentos pela paz? Cite algum.

Como você vê a questão da paz, em sua cidade?

Sua escola, se envolve em movimentos pela paz? No link abaixo observe o grafite com o título: Retrato de uma guerra. http://www.fabioleonardi.com.br/wp-content/uploads/2010/03/retrato-de-uma-guerra.jpg

Agora olhe a imagem acima:

É possível fazer uma leitura da mesma, não é. Então vamos lá... Quais sentimentos ela desperta? Está Relacionada à idéia da guerra?

Outra ideia interessante é procurar imagens relacionadas à questão da paz, em revista, internet...

98

Com todo este material em mãos, crie uma composição que aborde a paz, para que possa ser representada em um grafite.

A música também pode falar de paz, assim..., acesse o link abaixo, que traz a música “ A Paz”, composição de Gilberto Gil e João Donato, interpretada por

Zizi Possi, e reflita sobre sua mensagem. http://www.youtube.com/watch?v=xiT-25M9NmY

Você já encontrou outras músicas que tenham a paz como assunto?

Com certeza você pode citar novas músicas que retratem este assunto. Quais?

Se pararmos para analisar suas letras, será que encontraremos diferenças? Vamos tentar? Escolha uma das duas músicas, analise sua letra e represente-a, em sulfite, fazendo uma composição com a linguagem do grafite, conforme visto na proposta anterior.

Veja a imagem do link, que mostra uma pintura sobre guerra e pessoas http://static.photaki.com/pintura-mural-grafite-guerra-e-pessoas_415642.jpg

Ela têm alguma relação com a ideia da paz? Por quê?

Você já viu outra imagem parecida? Vamos localizar imagens que tenham relação com este grafite, e compará-las a ele.

O assunto nos faz lembrar a Guernica!

Um dos grandes pintores que representou com grande intensidade esta ideia, foi Pablo Picasso, com a Guernica. A Guernica é repleta de significados, nela

o artista expressou os diversos efeitos provocados pela Guerra Civil Espanhola, observe os significados:

http://www.annalisamelandri.it/public/guernica.jpg http://peace_terrorists.blogs.sapo.pt/9487.html

No vídeo em 3D sobre a Guernica, é possível ver e analisar sua riqueza artística.

Não foi apenas Picasso que colocou expressão em suas obras...

Muitos são os artistas que representaram sentimentos e momentos importantes da história. Observe as obras de Keith Haring e Jean Michel

Basquiat, no llink abaixo: http://1.bp.blogspot.com/_c-wifMN1C0Y/TGCyU1AXXuI/AAAAAAAAAQg/NB-

rCQkHpLQ/s1600/keith-haring-19851.jpg

http://3.bp.blogspot.com/_sWd4-GEdi6k/S8ZT5yEDs6I/AAAAAAAAAWg/e1buVOW9f0k/s1600/basquiat_in_itali

an_542.jpg

Então reflita...

Ao fazer a leitura destas obras, é possível associá-las à questão da paz?

99

AVALIAÇÃO

1. A avaliação acontecerá através de diálogos constantes, auto-avaliação, processo de produção, apreciação coletiva das produções artísticas e o processo autoral de cada aluno nas atividades desenvolvidas, observando a busca através dos experimentos, a criatividade, o interesse pela descoberta, a aplicação do conteúdo estudado a partir do referencial teórico-plástico proposto e o conhecimento adquirido a partir de tais vivências.

2. Ocorrerá através da observação, juntamente com os alunos, sobre a mudança do ponto de vista com relação à arte do grafite e pichação após as atividades realizadas na escola. Ampliando o conceito de Arte, bem como a diferença entre grafiteiro e pichador.

3. Observando o empenho dos alunos na busca de informações sobre o tema fora da sala de aula por meio das fotografias solicitadas nas atividades propostas.

4. Pela criatividade na elaboração do roteiro, envolvimento com as atividades de criação, responsabilidade com o trabalho, cuidado, criatividade, inovação na criação, envolvimento com as atividades de distribuição e respeito às datas de entrega.

Finalizando, BOUGHTON (1999) também indica o modelo adotado pelo programa de arte-educação, Arts-PROPEL (Estados Unidos): o portfólio como instrumento significativo para avaliar a criação artística dos alunos, que consiste em uma pasta, onde são guardados todos os trabalhos dos alunos e é indicado para o professor, que acompanha a evolução do aluno, podendo estabelecer critérios e promover uma efetiva avaliação formativa, como para o aluno, que obtém ampla percepção do desenvolvimento de sua produção. Parece-nos ser uma excelente estratégia para avaliar coerentemente os conhecimentos em arte de nossos estudantes, bem como indicar ao professor, estratégias de intervenção.

100

REFERÊNCIAS

BOUGHTON, D. Da teoria à prática: avaliação do aprendizado nas artes visuais. In: A COMPREENSÃO E O PRAZER DA ARTE, 1999, São Paulo, Cadernos...São Paulo: SESC, 1999.

EMMERLING, L. Jean-Michel Basquiat: 1960-1988. Köln: Taschen, 2005.

FIGUEIRA, D.G. HISTÓRIA. São Paulo: Ática, 2003.

Artes-Pranchas de Linguagem Visual, Valdemar Vello, Mônica Colucci e Paula Ariane (Editora Scipione).

Arte-Linguagem Visual, Bruna Renata Cantelle e Ângela Cantele Leonardi (Editora IBEP).

A Arte de Fazer Arte, Denise Akel Haddad e Dulce Gonçalves Morbin (Editora Saraiva).

Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio e Fundamental (MEC)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Graffiti. acesso em 01 de maio de 2011.

http://oitudoemcima.files.wordpress.com/2010/08/keith.jpg acesso em 02 de maio de 2011.

http://www.arede.inf.br/inclusao/images/stories/internas/arede13/cult1.png acesso em 02 de maio de 2011.

http://1.bp.blogspot.com/-v70msg5x-bw/ThzSwDpyS8I/AAAAAAAADzo/lIvk3-h9rPg/s400/BasquiatGrafiti.jpg acesso 02 de maio de 2011.

http://2.bp.blogspot.com/_iA93dBz66R8/SyBSx- acesso em 02 de maio de 2011.

lQzfI/AAAAAAAAAIA/IRUj6BgPhK8/s320/artwork_images_1140_156749_jean-michel-basquiat-1.jpg acesso em 02 de maio de 2011.

http://www.youtube.com/watch?v=SQhgTLvb8JA&feature=fvst acesso em 03 de maio de 2011.

http://images04.olx.com.br/ui/2/38/70/32713870_1.jpg acesso em 03 de maio de 2011.

http://img.eumaquio.com/2009/10/mrbart02.jpg acesso em 03 de maio de 2011.

http://www.youtube.com/watch?v=-XLrae8FcP8 acesso em 03 de maio de 2011.

http://farm6.static.flickr.com/5147/5639007792_6ef10aeef5.jpg acesso em 04 de maio de 2011.

101

http://www.manparrish.com/oldskool/site/wild%20style%20graffiti.html acesso em 04 de maio de 2011.

http://4.bp.blogspot.com/_fSg6ilTHhH4/S_3Rs2HtIxI/AAAAAAAAACU/6Jf4nYIFfLk/s1600/grafite+bomber.jpg acesso em 04 de maio de 2011.

http://2.bp.blogspot.com/_8PSapdHUZTc/TUGowzmtPGI/AAAAAAAABKc/ckuSySbtN50/s1600/grafite6.jpg acesso em 04 de maio de 2011. http://desenhologoexisto-orkut.blogspot.com/2011/04/os-10-mais-surpreendentes-artistas-de.html acesso em 04 de maio de 2011.

http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/2011/06/08/obra-de-pioneiro-do-grafite-no-brasil-e-reunida-em-livro.jhtm acesso em 04 de maio de 2011.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/educadores/modules/galeria/uploads/4/graffite_muro_berlim4.jpg ambos com acesso em 05 de maio de 2011.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/educadores/modules/galeria/uploads/4/graffite_muro_berlim5.jpg ambos com acesso em 05 de maio de 2011.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/educadores/modules/galeria/uploads/4/graffite_muro_berlim2.jpg acesso em 05 de maio de 2011.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/educadores/modules/galeria/uploads/4/graffite_muro_berlim1.jpg?PHPSESSID=909d99bfca0afcef0532a435ed85546f acesso em 05 de maio de 2011.

http://www.fabioleonardi.com.br/wp-content/uploads/2010/03/retrato-de-uma-guerra.jpg acesso em 05 de maio de 2011.

http://www.youtube.com/watch?v=xiT-25M9NmY acesso em 05 de maio de 2011.

http://static.photaki.com/pintura-mural-grafite-guerra-e-pessoas_415642.jpg acesso em 06 de maio de 2011.

http://www.annalisamelandri.it/public/guernica.jpg acesso em 06 de maio de 2011.

http://peace_terrorists.blogs.sapo.pt/9487.html acesso em 06 de maio de 2011.

http://1.bp.blogspot.com/_c-wifMN1C0Y/TGCyU1AXXuI/AAAAAAAAAQg/NB-rCQkHpLQ/s1600/keith-haring-19851.jpg acesso em 06 de maio de 2011.

http://3.bp.blogspot.com/_sWd4-GEdi6k/S8ZT5yEDs6I/AAAAAAAAAWg/e1buVOW9f0k/s1600/basquiat_in_italian_542.jpg acesso em 06 de maio de 2011.

102