projetos

8
MBA em Gerenciamento de Projetos Quinzenalmente | 4as e 5as feiras | 19hs às 22hs25min Próxima turma: MAIO 2007. Faça já sua pré-matrícula e ganhe 5%desconto nas parcelas do curso!

Upload: ucammaster

Post on 18-Dec-2014

1.367 views

Category:

Technology


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Projetos

MBA em Gerenciamento de ProjetosQuinzenalmente | 4as e 5as feiras | 19hs às 22hs25min Próxima turma: MAIO 2007. Faça já sua pré-matrícula e ganhe 5%desconto nas parcelas do curso!

Page 2: Projetos

METODOLOGIA DE ENSINO INOVADORA

UCAM Master é um programa de educação continuada baseado nos moldes das melhores universidades americanas e européias. São cursos exclusivos de Pós Graduação Lato Sensu que utilizando a metodologia "Aprender Fazendo", levando o aluno a aprender na prática como solucionar problemas do seu universo de trabalho.

APRESENTAÇÃO:

Ao tratarmos do tema de Gerenciamento de Projetos a idéia mais comum que surge no pensamento dos interlocutores é dos processos de implantação de novos empreendimentos ou a expansão de plantas já em operação com ênfase ao aumento de sua capacidade produtiva. Mas tão freqüente quanto aos novos empreendimentos estão cada dia mais comuns a necessidade de “repensar” os processos implantados e em plena capacidade produtiva.

São comuns hoje em dia estudos que apontam que mesmos os processos consagrados e com resultados satisfatórios podem ter a capacidade produtiva de suas instalações ampliadas e seus resultados melhorados mediante simples alterações operacionais. Entretanto ao se adotarem estas alterações os resultados são reversos aos apresentados pelos estudos. O que então teria dado errado? Os estudos apontam para uma potencial melhoria, entretanto ao se adotar as propostas apresentadas nos estudos os resultados são desastrosos.

Muito do insucesso destas alterações se deve ao fato de se tratar estas mudanças como uma rotina gerencial, não dedicando ao processo uma metodologia apropriada que garanta a execução de todas etapas previstas na mudança. A adoção de metodologias de gerenciamento de projetos pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso.

A competição de mercado tem separado empresas em dois grupos distintos: as que sabem implementar estratégias e as que não sabem. Implementar estratégias vencedoras depende de vários fatores, entre eles a capacidade de coordenação de esforços de equipes e empresas. As cadeias de valores foram substituídas por redes de valores em que competências essenciais são demandadas entre empresas aliadas em vários negócios. A complexidade é a palavra de ordem.

Page 3: Projetos

OBJETIVO DO CURSO:

Proporcionar aos participantes um aprofundamento na utilização eficiente e eficaz dos principais métodos e técnicas de planejamento, execução e controle de projetos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Revisar o escopo teórico atual da Gestão de Projetos.

Estimular a reflexão e discussão da utilização estratégica da gestão de projetos nos diversos setores econômicos.

Possibilitar condições para a aplicação prática dos principais métodos e técnicas de planejamento, execução e controle de projetos.

PÚBLICO ALVO:

Executivos, gestores públicos e empresários que desejam aumentar sua capacitação na área de Gestão de Projetos.

Profissionais, graduados em qualquer área do conhecimento, que ocupem ou desejem ocupar cargos de alta gerência.

METODOLOGIA DO CURSO:

O Curso está alicerçado em:

Aulas expositivas de conceitos e práticas, seminários e palestras para apresentação e discussão em grupo com utilização de casos práticos que fazem parte da rotina de gestão de projetos. Será indicada uma bibliografia de referência para estudos mais avançados, além do material didático que será distribuído aos alunos.

Page 4: Projetos
Page 5: Projetos

EMENTAS DAS DISCIPLINASCOMUNICAÇÃO INTERPESSOAL:Aspectos motivacionais, estilos de liderança, sociabilidade. Desenvolvimento da capacidade de interagir com pessoas.

Processo de comunicação. Correlação instrução x comunicação. Como melhorar sua comunicação de maneira eficaz e eficiente. Desenvolvimento de habilidades para trabalho em time.

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL:Planejamento/Gerenciamento Estratégico: Conceitos, Processos e Escolas. Análise Estratégica. Prospecção de cenários.

Análise de setor industrial e de posição competitiva. Análise da Concorrência. Modelo SWOT. Gestão de Portfólio e Alocação de Recursos. Desenvolvimento da Estratégia Corporativa, de Negócios (SBU) e Funcional. Metodologia para e implantação e controle estratégicos. Uso de Indicadores balanceados. Priorização de projetos estratégicos.

CONTABILIDADE PARA EXECUTIVOSContabilidade e o significado dos relatórios econômicos - financeiros. Balanço: significado das contas do ativo, passivo e

patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita, despesa e resultado. DOAR e o fluxo de caixa. Análise dos demonstrativos financeiros: índices de performance operacional, índices de investimento e índices de endividamento.

FINANÇAS EMPRESARIAISValor do dinheiro no tempo. Valor presente e valor futuro. Conceito de Juros Simples e Juros Compostos. Taxas de

desconto e rentabilidade. Valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR). Valor e custo. Problemas da TIR. Equivalência de taxas de juros. Períodos de Capitalização. Taxas Anuais, mensais e diárias. Equivalência de fluxos de caixa. Sistemas de amortização.

LOGÍSTICA EMPRESARIAL:Fundamentos da Logística e Gestão Integrada de Cadeias de Suprimentos. Arranjos produtivos. Distribuição Física.

Localização e dimensionamento de Instalações. Gestão de recursos / estoques. Gestão do canal de suprimentos. Logística de Resposta de Serviços. Gestão de transportes e Operadores Logísticos. O papel da Tecnologia da Informação na Logística. Sistemas de Informação e apoio à decisão.

Page 6: Projetos

NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS:Negociação como instrumento gerencial. Principais tipos e modelos de negociação. Planejamento e organização. Estratégias e táticas de negociação. Maximização de resultados/relacionamento com as partes. O uso da informação, do tempo e do poder.

MAPEAMENTO E REDESENHO DE PROCESSOSPlanejamento de Mapeamento, Técnicas de entrevista, Consistência de Diagramas, Análise Crítica de Processos (Redesenho).

INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS:Definição de Projeto. Evolução do Gerenciamento de Projetos. Ciclo de Vida dos Projetos. Estruturas Analíticas de Projetos (EAP). Diagrama de Gantt. Método PERT/CPM. Caminho Crítico. Cronograma Físico e Financeiro. Alocação de recursos humanos e financeiros. Planejamento, Acompanhamento e Controle do Projeto. Lições Aprendidas. Ferramentas computacionais para Gerência de Projetos. Processos de Gerenciamento: iniciais, de planejamento, de execução, de controle e de encerramento. O Project Management Institute (PMI). A Certificação PMP (Project Management Professional).

GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO E DO ESCOPO:Conceitos Básicos e Visão Geral. Os papel dos Intervenientes e Patrocinadores. Conceito de Programa. Relacionamento entre os Intervenientes. Aspectos organizacionais, gerenciais e socio-econômicos. Processos de Gerenciamento. Desenvolvimento do Plano do Projeto. Execução do Plano do Projeto. Controle de Mudanças no Projeto. Escopo com o Cliente e Escopo com os Fornecedores e Sub-Contratados. Atividades Iniciais. Planejamento do Escopo. Definição do Escopo. Verificação do Escopo. Controle de Mudanças de Escopo. Matriz de Responsabilidades.

Page 7: Projetos

GERENCIAMENTO DE PRAZOS E CUSTOS:Estruturas Analíticas de Projeto (EAP). Definição das Atividades. Sequenciamento das Atividades. Rede Lógica de Precedências. Diagramas ADM e PDM. Estimativa de Duração das Atividades. Método PERT/CPM. Desenvolvimento da Programação. Controle da Programação. Curvas-S de acompanhamento de Progresso Físico previsto e realizado. Caminho Crítico. Folgas. Crashing. Fast Tracking. Nivelamento de Recursos. Ciclos de Planejamento e Controle. Fluxo de Caixa. Plano de Contas. Custos Diretos e Indiretos. Planejamento dos Recursos. Estimativa de Custos do Recursos. Orçamento. Controle do Custo. Composições de Custos Unitários. Custos Unitários de Serviços, Equipamentos, Materiais e Mão-de-obra. Diagrama de Pareto. Atualização de Custos. Método “Earned Value”. O papel da Tecnologia de Informação. Bancos de Dados de Custos. Ciclos de Planejamento e Controle.

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE:Planejamento da Qualidade. Qualidade Total. Garantia da Qualidade. Controle da Qualidade. Ferramentas para Controle da Qualidade. Auto-Controle. Auditorias da Qualidade. Melhoria Continua e Excelência. Métodos Estatísticos.

GERENCIAMENTO DE PESSOAS:Planejamento Organizacional. Hierarquia. Recrutamento e Seleção de Pessoal. Desenvolvimento Profissional da Equipe. Habilidades Pessoais. Negociação. Feedback. Capacitação e Treinamento. Ambiente de Trabalho. Formação e Manutenção de Equipes. Motivação e Liderança. Administração de Conflitos.

GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÕES:Planejamento das Comunicações. Distribuição das Informações. Relatórios de Progresso. Fechamento Administrativo. Sistema de Aprovações. Tecnologia de Informação e Comunicações. Repositórios de Arquivos digitais acessíveis, via Internet. Ambiente Colaborativo, via internet, para o Gerenciamento das Comunicações Oficiais do Projeto. Registro de Contatos Telefônicos. Registro de Informações transmitidas em reuniões a distância por Tele-Conferência ou Video-Conferência.

Page 8: Projetos

GERENCIAMENTO DE SUPRIMENTOS E CONTRATAÇÕES:Estratégias de Compras e Contratações. Fazer ou Comprar. Comprar ou Alugar. Planejamento de Suprimentos e Contratações. Planejamento de Cotações e Licitações. Sistemas de Requisições. Seleção de Fornecedores. Administração de Contratos. Documentação associada aos Contratos. Encerramento de Contratos. Marketplace reunindo compradores e vendedores, via Internet. Leilões Reversos.

GERENCIAMENTO DE RISCOS:Fatores de Riscos. Identificação dos Riscos do Projeto. Quantificação dos Riscos. Avaliação dos impactos e da importância dos fatores de Risco. Desenvolvimento do Plano de Contingências e Resposta aos Riscos. Controle do Plano de Contingências. Teoria da Decisão.

GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DA DOCUMENTAÇÃO:Definição de Documento e Arquivos digitais. Compartilhamento dos arquivos digitais on line, real time. Ciclo de vida da documentação dos projetos: Elaboração, Comentários, Aprovação e Publicação (Emissão). Workflow. Repositórios de Arquivos digitais acessíveis, via Internet. Controle de perfis de acesso. Controle de Versões dos Documentos. Correspondência Oficial do Projeto. Ambiente Colaborativo, via internet, para o Gerenciamento de Documentação.

PROJETO INTEGRADO:Desenvolvimento de um projeto integrado suportado pelos conhecimentos tratados na ênfase estratégica de gestão de projetos.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOTrabalho de final de curso, de caráter obrigatório, que deverá ser apresentado pelos alunos, baseado na integração de diversas disciplinas e alinhado com os objetivos do programa em questão.