projeto se vira ribeirão 2013

11
25 e 26 de Maio - Projeto 2013

Upload: lucas-pinheiro

Post on 10-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O Se Vira Ribeirão é um festival independente de Cultura e Política que nasceu da atitude da sociedade civil organizada. Sua intenção é fomentar o ato político implícito em uma experiência de autogestão. O trabalho com cultura e política na estrutura da organização desponta como fator de coesão e articulação de vários segmentos da sociedade.

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto Se Vira Ribeirão 2013

25 e 26 de Maio - Projeto 2013

Page 2: Projeto Se Vira Ribeirão 2013

APRESENTAÇÃO

O Se Vira Ribeirão é um fes�val independente de Cultura e Polí�ca que nasceu da a�tude da sociedade civil organizada. Sua intenção é fomentar o ato polí�co implícito em uma experiência de autogestão. O trabalho com cultura e polí�ca na estrutura da organização desponta como fator de coesão e ar�culação de vários segmentos da sociedade.

Além da organização da sociedade civil em torno da autogestão e produção independente, o movimento traz consigo um caráter ques�onador do atual modelo de produção da Virada Cultural Paulista. Um modelo imposi�vo, centralizado no poder público, de alto valor orçamentário e pouco retorno efe�vo para a população, movimentos e comunidades culturais.

Entre os obje�vos do movimento está a promoção da arte, dos ar�stas e dos produtores culturais locais, a possibilidade de ocupação de espaços públicos para realização e desenvolvimento de ações e o empoderamento da sociedade civil por meio da ar�culação conjunta das diversas esferas culturais e polí�cas.

Page 3: Projeto Se Vira Ribeirão 2013

SE VIRA RIBEIRÃO

O Atual contexto urbano da cidade de Ribeirão Preto, com pouco incen�vo cultural pelo setor público, demanda que surjam movimentos organizados que promovam a�vidades de cunho sócio cultural com qualidade e acessível a diversas áreas da cidade.

É nesse contexto que surge o Se Vira Ribeirão em 2012 e prevalece com suas a�vidades, mais fortalecidas ainda, em 2013.

A proposta do movimento, independente, é ocupar regiões centrais do município, diferentemente do que a Virada tradicional vinha propondo da forma tradicional. É de entendimento que, se o movimento se pretende democrá�co e horizontal, que a confluência de sua realização seja no centro da cidade, uma vez que é o ponto de mais fácil acesso para todas as regiões da cidade.

Entretanto, para que se realize a democra�zação do movimento e de suas ações, de modo que uma quan�dade maior de pessoas venham a se integrar na gestão do movimento, e se beneficiar de toda a experiência que as ações realizadas possam proporcionar, a descentralização do Se Vira Ribeirão 2013 ocorre na forma de ações, previamente realizadas, antes do ato da realização da virada cultural em si, nas 4 diferentes regiões da cidade.

Page 4: Projeto Se Vira Ribeirão 2013

SE VIRA 2013

As reuniões de planejamento e apresentação do movimento iniciaram em janeiro e no mês de março foi realizada a primeira ação cultural na cidade realizada pelo movimento em 2013, seguindo por todo domingo de abril.

As ações, temá�cas, contemplam diferentes temas e regiões da cidade. Recolocando em pauta para a sociedade e o poder público algumas discussões muito per�nentes e não esgotadas no processo de reconstrução do cenário polí�co, cultural e ambiental da cidade. Temas como o Meio Ambiente, o Racismo, a Ocupação e Ressignificação dos Espaços Públicos e as Culturas "Marginais" es�veram em pauta nas ações de descentralização que o movimento realiza no mês de abril.

Page 5: Projeto Se Vira Ribeirão 2013

AÇÃO PRÓ ARENA ‐ 17/03/13

Com a intentação de reivindicar avanços na reforma do Teatro de Arena, ocupar o espaço local caracterís�co da cidade e reunir um pouco do movimento ar�s�co de Ribeirão, essa foi a primeira ação de ocupação do movimento. Ação que serviu para aquecer os grupos de trabalho do Se Vira 2013, aproximar ar�stas e ar�culadores culturais locais, além de envolver a população em um espaço público com a�vidades gratuitas.

Page 6: Projeto Se Vira Ribeirão 2013

BAIRRO QUINTINO II ‐ 07/04/13

Se Vira Cultura de Rua – O local de realização dessa primeira ação descentralizada do Se Vira Ribeirão foi o espaço transformado em pista de Skate pelos moradores, situado próxima ao balão da avenida Magid Simão Trad, no bairro Quin�no Facci II. A escolha do local relaciona‐se com a temá�ca escolhida para esta ação. As "culturas de rua", ou culturas marginais, envolvem o Hip Hop, a arte urbana (graffi�), o skate, o teatro de rua, etc. De modo que a ocupação daquele espaço da o suporte conceitual necessário para o desenvolvimento da ação.

VIDEOh�p://youtu.be/lQLNSDBWsHI

Page 7: Projeto Se Vira Ribeirão 2013

BAIRRO BRANCA SALLES ‐ 14/04/13

Se Vira Ambiental – Realizado no bairro Branca Salles (zona sul) na Av. Patriarca próximo à Coopera�va de Reciclagem Mãos Dadas. Segundo pesquisas de grupos como Panelaço, Estação Luz e NAJURP a Coopera�va o local sofre momentos di�ceis, portanto a ideia dessa ação foi atuar junto a sociedade. A ação teve como obje�vo realizar uma visita a coopera�va local e ressaltar as questões ambientais locais, unindo o intuito as intervenções ar�s�cas. O destaque do local foi a par�cipação a�va do público infan�l.

VIDEOh�p://youtu.be/ej2CUsnkWGU

Page 8: Projeto Se Vira Ribeirão 2013

CASARÃO JD. PAIVA ‐ 21/04/13

Se Vira Ocupações – Foi realizado no casarão abandonado localizado no Jardim Paiva (zona oeste) onde houve recentemente uma mobilização da comunidade local em conjunto com a Associação de Moradores do Jd Paiva. Espaço oportuno para discu�r questões como as ocupações, abandono de bens arquitetônicos e patrimônio histórico. Além da presença do público local nas a�vidades e intervenções, a mobilização dos moradores foi destaque da ação.

VIDEOh�p://youtu.be/fzVaHuN‐mjE

Page 9: Projeto Se Vira Ribeirão 2013

BAIRRO ANTÔNIO PALOCCI ‐ 28/04/13

Se Vira Grito Negro – Ocorreu próximo ao Centro Cultural Isègun, que também é Ponto de Cultura e está ligado à rede municipal de pontos gerida pelo Pontão Sibipiruna.

A proposta da ação foi retratar questões como racismos e cultura de matriz africana através de atrações como capoeira, maracatu e hip hop.

Page 10: Projeto Se Vira Ribeirão 2013

PROPOSTA 2013

Data da realização: 25 e 26 de maio

Locais

Rua José BonifácioUGTCauimParque Maurilio BiaggiMercadão

Quan�dade de atrações

2012 ‐ mais de 1502013 ‐ mais de 200

Expecta�va de público

2012 ‐ 10 mil pessoas2013 ‐ 15 mil pessoas

Grade de a�vidades

MúsicaDançaTeatroCinemaMalabaresBate paposOficinasExposiçõesA�vidades ambientaisA�vidades infan�sA�vidades gastronomicas

Page 11: Projeto Se Vira Ribeirão 2013

Documentário Se Vira 2012h�p://youtu.be/HE6KTeRYpyw

Contatos

Mariah Navarro Cel. 16. 9111.3282

Thainá Rossa�

Siteh�p://www.sevira.org

Facebookh�ps://�.com/seviraribeirao