projeto parcerias para o desenvolvimento idebrasil e acceasa

8
Acceasa e IDEBRASIL lançam www.idebrasil.com.br/ppd | [email protected] | @idebrasil | Ano XV Pensar nossas empresas para daqui a 5 anos é o que precisa- mos fazer agora! Nesta edição: É urgente pensar estrategicamente a nossa Ceasa, seu comércio e empresas em geral, para cinco anos, com todas as suas consequências para um desenvolvimento sólido e sustentável. O IDEBRASIL – Instituto de Desenvolvimento Empresarial – e a Acceasa (Associação Comercial da Ceasa - MG), na continuidade e ampliação de um Projeto em função do qual já existe esta parceria há mais de um ano iniciam um ciclo de reuniões com minipalestras e visitas para pessoas de grupos especiais, formadores de opinião e empreendedores, que tenham a disposição de serem agentes transformadores e inovadores. Todos e cada um de nós pode e deve ser parte da transformação da nossa comunidade empresarial. Como? Por meio de um processo de autoconsciência, de conhecimento de gestão e pensamento estratégico. Alguns diriam que tal transformação levaria altas somas de investimento e tempo, mas se cada um fizer a sua parte e colaborar, o tempo da transformação é o tempo da mudança de cada um. E no que consiste pensar o futuro para 5 anos? É uma reflexão intensa de todos os setores da sociedade, envolvendo ‘o que nós queremos ser’ e ‘como’, considerando os nossos pontos fortes e pontos fracos enquadrando tudo isto na percepção das ameaças e oportunidades que o ambiente externo (governo, economia, política, clima, etc.) nos impõem. Um destes pontos fracos já identificados é o conhecimento de gestão e de metodologias estratégicas. De acordo com Estudo de Mortalidade das Empresas do SEBRAE, 78% das que fecharam em dois anos foi por falhas gerenciais. Ou seja: não podemos pensar no futuro sem antes pensar no agora e resolver hoje os problemas que nos impedem de chegar lá. Este informativo objetiva apresentar-lhe este importante Projeto para a Ceasa, do qual você é peça fundamental. Conheça melhor este projeto que já chegou em 20 estados brasileiros, e agora também no exterior. Página 2 > Confira o depoimento da empresária Erika Maia Ernandes, da empresa Equipa Tudo, na Acceasa, participante do Projeto. Página 5 > Gente como você Projeto Parcerias para o Desenvolvi- mento: o que é? ACCEASA - Contagem/ MG Uma obra no meio da floresta amazônica, duas lojas fechadas no Sul e no Sudeste, um executivo incomodado e um desafio do tamanho de um país. O que isso tem a ver com a sua empresa? Muito mais do que você imagina. Conheça o problema que motivou a criação do IDEBRASIL. Nossa história Página 3 >

Upload: idebrasil

Post on 09-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Informativo do Projeto "Parcerias Para o Desenvolvimento" - lançado em maio 2014 na Ceasa MG em parceria com a Acceasa

TRANSCRIPT

Acceasa e IDEBRASIL lançam

www.idebrasil.com.br/ppd | [email protected] | @idebrasil | Ano XV

Pensar nossas empresas paradaqui a 5 anos é o que precisa-mos fazer agora!

Nesta edição:

É urgente pensar estrategicamente a nossa Ceasa, seu comércio e empresas em geral, para cinco anos, com todas as s u a s c o n s e q u ê n c i a s p a r a u m desenvolvimento sólido e sustentável. O I D E B R A S I L – I n s t i t u t o d e Desenvolvimento Empresarial – e a Acceasa (Associação Comercial da Ceasa - MG), na continuidade e ampliação de um Projeto em função do qual já existe esta parceria há mais de um ano iniciam um ciclo de reuniões com minipalestras e visitas para p e s s o a s d e g r u p o s e s p e c i a i s , f o r m a d o r e s d e o p i n i ã o e empreendedores, que tenham a d i s p o s i ç ã o d e s e r e m a g e n t e s transformadores e inovadores.

Todos e cada um de nós pode e deve ser parte da transformação da nossa comunidade empresarial. Como? Por m e i o d e u m p r o c e s s o d e autoconsciência, de conhecimento de gestão e pensamento estratégico. Alguns diriam que tal transformação levaria altas somas de investimento e tempo, mas se cada um fizer a sua parte e colaborar, o tempo da transformação é o tempo da mudança de cada um.

E no que consiste pensar o futuro para 5 anos? É uma reflexão intensa de todos os setores da sociedade, envolvendo ‘o que nós queremos ser ’ e ‘como’, considerando os nossos pontos fortes e pontos fracos enquadrando tudo isto na p e r c e p ç ã o d a s a m e a ç a s e oportunidades que o ambiente externo (governo, economia, política, clima, etc.) nos impõem.

Um destes pontos fracos já identificados é o conhecimento de gestão e de metodologias estratégicas. De acordo com Estudo de Morta l idade das Empresas do SEBRAE, 78% das que fecharam em dois anos foi por falhas gerenciais. Ou seja: não podemos pensar no futuro sem antes pensar no agora e resolver hoje os problemas que nos impedem de chegar lá.

Este informativo objetiva apresentar-lhe este importante Projeto para a Ceasa, do qual você é peça fundamental.

Conheça melhor este projeto que já chegou em 20 estados brasileiros, e a g o r a t a m b é m n o exterior.

Página 2 >

Confira o depoimento da empresária Erika Maia Ernandes, da empresa E q u i p a T u d o , n a Acceasa, participante do Projeto.

Página 5 >

Gente como você

Projeto Parceriaspara o Desenvolvi-mento: o que é?

ACCEASA - Contagem/ MG

Uma obra no meio da floresta amazônica, duas lojas fechadas no Sul e n o S u d e s t e , u m executivo incomodado e um desafio do tamanho de um país. O que isso tem a ver com a sua empresa? Muito mais do q u e v o c ê i m a g i n a . Conheça o problema que motivou a criação do IDEBRASIL.

Nossa história

Página 3 >

Pelas dificuldades do dia-a-dia a quem eu devo culpar:Governo? Economia fraca? Impostos? Concorrência?Cuidado! Antes de sair por aí caçando 'culpados' é bom ter certeza de ter feito o seu dever decasa. Mude o que puder dentro do seu negócio, influencie seus parceiros de jogo e adapte-seàquilo que está além do seu controle. E fazer isso agora ficou mais fácil. Saiba porque.

Imagine o mundo empresarial como uma "cebola" com três camadas, e no centro delas a sua empresa. A camada que envolve a sua empresa é a sua "área de domínio". Nela tudo pode ser mudado de acordo com as suas ordens ou, como prefer imos chamar, DECISÕES: atendimento ao cliente, preços, pessoas da equipe, qualidade do produto, layout de loja, etc. E gerir, administrar, nada mais é do que tomar decisões.

A camada a seguir não é tão sujeita às suas ordens e decisões, mas pode ser influenciada por você. Fazem parte dela os seus fornecedores, os seus clientes, bancos, concorrentes, etc. É a chamada "área de influência".

Já a última camada, onde está a "casca" é o chamado "ambiente externo". Apesar dele influenciar a sua empresa, sobre ele você pouco ou nada pode fazer. Clima, governo, crises externas, tecnologia, economia, globalização são exemplos de forças que estão nesta última camada.

E, se o elemento está fora da sua área de domínio e influência, só resta a você se adaptar. Se este conceito das 3 áreas ficou fácil de entender, ótimo! Agora você pode ter uma ide ia de quantos elementos podem ser mudados através das suas decisões, ou da sua influência, e como é difícil a tarefa de encontrar com total certeza, a ponto de poder colocar "a mão no fogo", os verdadeiros elementos culpados que atrapalham o seu tão sonhado crescimento, ou aquela sonhada fatia de lucro que vai te possibilitar ter uma vida mais tranquila. Ou seja: fazer valer a pena ter uma empresa.

Ou seja: decisões erradas dentro da sua área de domínio (primeira camada).

Projeto Parcerias para o Desenvolvimento: o início da melhor fase na história da sua empresa.

Agora, imagine ter total domínio e segurança dentro da sua empresa na hora de tomar decisões que envolvem dinheiro, processos (todas as formas de se fazer algo, tendo a capacidade de escolher a melhor ou mais eficaz), pessoas (liderar, motivar e inspirar) e recursos. Aliado a isso, imagine poder ter fornecedores parceiros, numa relação de ganha-ganha, sendo bem recebido e respeitado na comunidade e m p r e s a r i a l , b a n c á r i a , e t c . Conseguindo isto tudo, e se restarem ainda os velhos problemas, aí sim você vai ter propriedade para colocar a culpa no ambiente externo, pois terá feito o seu "dever de casa": decidir o que pode mudar, e afetar (positivamente) o que pode ser influenciado por você com ética, respeito e responsabilidade.

Falando desta forma, parece ser algo difícil e demorado para se conquistar. E daí vem a força do Projeto Parcerias para o Desenvolv imento! Foram beneficiados por ele mais de 20 mil empresários em todo o País (veja os números do PPD abaixo). Em sua maioria, gestores com um respeitável histórico de dificuldades conscientes ou não evidentes (até passarem pelo Projeto, afirmavam com certeza de que suas empresas já eram geridas da melhor forma possível).

O IDEBRASIL junto com seus parceiros es tá ba tendo à sua por ta para apresentar este importante instrumento de transformação, que tem como objetivo "Contribuir para a geração de desenvolvimento econômico e social por meio de conhecimento em gestão acessível, simples e prático, tornando n e g ó c i o s s u s t e n t á v e i s , e p o r consequência, modelos positivos de transformação". Receba bem os nossos agentes e saiba como funciona na prática. Você se surpreenderá!

A informação é do Sebrae e do Dieese: de cada 100 micros e pequenas empresas criadas, 24 vão morrer antes do segundo ano. As que quebram colocam a culpa nas duas últimas "camadas". Mas na verdade estudos apontam que o problema é falta de gestão.

A culpa não é sua!Um dos quadros mais cruéis que o IDEBRASIL tem se deparado nestes 15 anos de PPD e do Instituto é o profundo quadro de apatia e descrença no qual se encontra o dono de micros e pequenas empresas. Tanto as iniciativas governamentais quanto de entidades de classe tem alertado que o principal problema que ameaça estas empresas é a falta de conhecimento, o que é uma verdade e, claro, demanda uma solução.

Feito isso, tentam estimular no empresário a busca por cursos e treinamentos que não são pensados para serem simples (no formato e linguagem) e práticos (aprender e aplicar no outro dia). O resultado é catastrófico: uma auto-crença instalada no empresário que faz com que ele se veja como incapaz de aprender, dadas tantas outras tentativas feitas sem resultados práticos. O PPD já é apresentado com este estado de consciência: "empresário: suas dificuldades não são culpa sua. Mas só você pode se permitir mudar a realidade agora instalada".2

Uma obra no meio da floresta amazônica, duas lojas fechadas no Sul e no Sudeste, um executivo incomodado e um desafio do tamanho de um país. O que isso tem a ver com a sua empresa? Muito mais do que você imagina.

A história do IDEBRASIL confunde-se com a história do seu fundador, Elton Lívio Petterle. Natural de Ponta Grossa (PR) formou-se em Engenharia pela Universidade do Paraná, e aos 26 anos foi nomeado pelo então Presidente da antiga Companhia Vale do Rio Doce - atual Vale - como gerente do Projeto Carajás, no ano de 1980, tendo o próprio Dr. Eliezer Batista como seu superior imediato. O jovem engenheiro passou a ter sob sua responsabilidade direta mais de 117.000 pessoas, envolvidas em projetos de construção e estruturação de jazidas de mineração, e infraestruturas necessárias para sua exploração, como pontes, ferrovias e cidades. Elton decide também ser empresário. O executivo – mesmo com seu tempo bastante ocupado com o Projeto Carajás – abriu duas microempresas, sendo uma na cidade de Curitiba e a outra em Belo Horizonte, ambas na área de confecções. E para levar adiante os dois negócios, recorreu ao mercado para contratar p rofiss iona is que ' tecn icamente ' estivessem aptos a fazê-lo, dada a sua impossibilidade de encarregar-se da gestão das empresas pessoalmente.

N e n h u m a d a s l o j a s t e v e sobrevida. O lucro obtido pelas empresas no curto período de suas existências não foram sufic ien tes pa ra mantê - l as funcionando.

Partindo de uma frustração pessoal, Elton dedicou-se a investigar sobre as causas do fechamento não apenas das suas, mas das tantas outras empresas que morrem no Brasil. E suas constantes viagens como executivo possibilitaram que estendesse sua pesquisa para vários estados. Ao final do seu trabalho, mais de 1.500 empresas já faziam parte da sua amostra de investigação ao longo de 08 anos. Algo ficava cada vez mais claro: o conhecimento era a chave para gerir q u a l q u e r e m p r e e n d i m e n t o , independente do seu porte, assim como a falta dele era determinante para o insucesso de qualquer negócio.

O Projeto Carajás foi um mega empreendimento estruturante altamente complexo na região do Pará. Os cursos convencionais brasileiros conseguiram tornar a administração de uma empresa algo quase tão complexa quanto. Fazer um negócio sobreviver e prosperar no Brasil não é algo fácil, e o que os altos índices de mortalidade dos micros e pequenos empreendimentos mostram é que muitos empresários acabam desistindo. Abaixo: o Presidente do IDEBRASIL, Elton Lívio Petterle nas obras de Carajás, e atualmente.

Tendo de um lado suas pesquisas sobre as deficiências do empresário comum b r a s i l e i r o , e d o o u t r o l a d o , o conhecimento adquirido em sete anos de intensos estudos no meio acadêmico, constatou que o conteúdo dos cursos tradicionais não contempla a realidade do micro, pequeno e médio empresário. E algo mais preocupante lhe ocorreu: o empresário que busca o conhecimento tradicional no período no qual sua empresa mais precisa poderá estar sujeito a passar vários anos em busca de uma solução que a escola formal (a universidade) não lhe dará, sendo, portanto, uma realidade por vezes cruel e traumatizante.

Surge então a ideia de fundar uma Instituição que, baseada num profundo conhecimento s o b r e a s d e fi c i ê n c i a s d o empresário real brasileiro - que a té as po l í t i cas púb l icas parecem desconhecer - pudesse formatar ferramentas simples, mas eficazes de gestão, numa linguagem fácil de entender, e que pudesse propagá-las para a maior quantidade possível de donos de negócio, e numa metodologia prática aplicada num tempo considerado 'ótimo'.

Nasce daí o IDEBRASIL - Instituto de Desenvo lv imen to Empresar ia l e Treinamentos. Desde então, até o presente ano, mais de 20.000 donos de negócios receberam as capacitações oferecidas pelo Instituto, dos quais recebe inúmeros relatos e manifestações de agradecimento, por ter sido um parceiro decisivo. Passaram pelos t r e i n a m e n t o s e t i v e r a m t o t a l aproveitamento desde empresários com baixíssimo nível de escolaridade, até mesmo administradores e especialistas pós-graduados, que defendem a metodologia de ensino do IDEBRASIL como "incomparável" a qualquer outra disponível hoje dentro do território brasileiro.

Nossa história

2014

O jovem Elton assume o Projeto Carajás na gestão de Eliezer Batista

Dá-se início às pesquisas junto a 1500

empresários para diagnóstico dos

problemas de gestão das MPEs

Teixeira de Freitas (BA): turma piloto do treinamento

concebido graças aos anos de pesquisas

O IDEBRASIL chega ao Paraguai devido a pedidos

dos empresários que conheceram sua metodologia

nos municípios fonteiriços

A empresa lança seu treinamento no modo EAD

(Ensino à Distância) em parceria com renomado grupo

de estudos jurídicos do Paraná - o Curso Prof. Luiz

Carlos

1988 1996 1999 2013Linha do tempo

3

Blindados com conhecimento

Empresários da Ceasa MG que participaram da última turma do PPD - Projeto Parcerias para o Desenvolvimento

Nas fotos:

Ação & Participação

AB

C

F

ED

A: Washington L. SantosTeodolino (Disc WA); Wanderson Fernando Vieira e Tiago Henrique Mota Vieira (Império das Frutas)B: Erica Maia Timoteo Hernandes (Equipa Tudo); Aline de Oliveira Freitas (Rodricar Oficina Multimarcas) e Gladys Resende de Almeida (Atacadão Asiático). C: Víitor Vinte Di Iorio Macieira (M&M Cerealista); Rogério Avelar (Distribuidora de Frutas e Legumes Fidalgo) e Marcelo Farias de Moraes Braga(Mamãe Eu Quero - Moda Infantil). D: Erica Maia Timoteo Hernandes (Equipa Tudo); Aline de Oliveira Freitas (Rodricar Oficina Multimarcas Ltda); Gladys Resende de Almeida (Atacadão Asiático); Washington Luiz Souza Santos Teodolino (Disc WA); Wanderson Fernando Mota Vieira (Império das Frutas) e Tiago Henrique Mota Vieira (Império das Frutas. E: Marcelo Farias de Moraes Braga (Mamãe Eu Quero - Moda Infantil); Rogério Avelar (Distribuidora de Frutas e Legumes Fidalgo) e Vitor Vinte Di Iorio Macieira ( M&M Cerealista). F: Tony Yamada (Brasnica); Ildeu de Paula Salomão Ferreira (D´Paula) e João Ribeiro (BH Frutas)

4

Depoimentos de quem conhece

"A praticidade e a eficácia da forma como é dado o conteúdo me possibilitou enxergar melhor a empresa como um todo. Apesar de ter um conhecimento prévio de alguns assuntos abordados, hoje tenho mais tranquilidade e facilidade em antecipar possíveis problemas na gestão. Aplicando corretamente o conhecimento adquirido o participante conseguirá ter retorno em pouco tempo. Eu indico para todos os empresários e administradores que acreditam na melhoria da sua gestão."

Começar a pensar em mudar muitas vezes gera resistência, mas os resultados financeiros são vistos logo que se aplica as primeiras ferramentas. O IDEBRASIL nos prepara e nos capacita para encarar esse mercado, mas não com um olhar de guerra, mas sim com um olhar de harmonia."

Erika (Equipa Tudo/ Ceasa)

Eles são pessoas como você, que viram no PPD uma oportunidade para fazer algo realmente novo!

"Valeu a pena! Achei um treinamento que realmente nos ensina a enxergar a empresa com olhos de administrador. Na prática estou aplicando meus conhecimentos e chegando a resultados que sempre desejei."

Rônia Miranda (RR Legumes Ltda)

"O Projeto melhorou muita coisa sobre o m e u m o d o d e p e n s a r , m e u s relacionamentos interpessoais. Comecei a pensar sobre a questão de que a empresa é apenas uma parte da minha vida. Antes eu pensava que a minha vida girava em torno da empresa. Hoje eu consigo visualizar uma maior interação sobre trabalho, vida pessoal, descanso e família. Ainda não cheguei onde quero chegar, mas já consegui ver diferenças claras nos lucros obtidos, num melhor fluxo de caixa, na administração de funcionários. Melhorei a comunicação com os clientes passei a ouvi-los melhor. Com certeza indicaria sim e já indiquei para várias pessoas. Ele nos ajuda a sair da mesmice. Não é fácil sair da nossa zona de conforto.

Kênia Mara Magalhães C. Cardoso (Doutor Cat & Dog -

Contagem)

Fernando Duarte e Gabriela Inácio (Casa do Açaí - Betim)

"Antes de aderirmos ao Projeto, a vida era somente voltada para a empresa. Hoje consegu imos ver um fu tu ro onde conseguiremos ter v ida pessoal e administrar nossa empresa com sucesso. Conseguimos definir e entender a planilha de custos da empresa; Aprendemos a trabalhar com o fluxo de caixa, o que tem s i d o r e a l m e n t e u m d i f e r e n c i a l , conseguindo visualizar o futuro financeiro. A gestão de pessoas está melhorando a cada dia. Através da pesquisa de satisfação de clientes que realizamos conseguimos ver alguns pontos muito importantes a serem melhorados. Tivemos r e d u ç ã o d e 4 % d e c u s t o s c o m fornecedores; adquirimos uma visão de gestor empreendedor. Esses são apenas alguns benefícios que atingimos perto dos inúmeros que vamos conseguir em curto prazo. Já fizemos várias indicações de certeza de participação. Mudou totalmente nossa postura dentro da empresa! Ensinou como realmente se deve administrar uma empresa para obter sucesso."

MG

MG

MG

MG

Jonez Jesus (Total Home Planejados Italínea - Pindamonhangaba)

"Qualquer gestor comprometido com o resultado positivo e duradouro de sua empresa deveria fazer parte deste Projeto. Ele é eficiente, prático e extremamente funcional. Agora consigo precisar todos os números essenciais para a gestão da minha empresa e tomar decisões certeiras, minimizando quase a zero as chances de errar. Hoje não existe desperdício de tempo e muito menos desperdício de dinheiro."

SP

RJ

Braulio Rezende (Rezende Construções - Nova Friburgo)

"Em mais de 30 anos no comércio e com vários cursos de gestão no currículo eu nunca tinha visto uma metodologia como a do IDEBRASIL. Ela apresenta ferramentas práticas, fáceis de assimilar que permitem ao gestor aprender fazendo. Na sala de aula, ele (o empresário) já alimenta as planilhas com os dados da sua empresa e tem condições de proceder a uma verdadeira auditoria nos negócios. Não existe outra escola de gestão com essa praticidade. O IDEBRASIL é o simples que dá certo!"

"... proporcionou um maior conhecimento de administração! Gostei por ser um t r e i n a m e n t o m u i t o p r á t i c o . O s conhecimentos que adquiri consegui colocar em prática. A empresa ganhou mais organização, principalmente com a planilha de custos! Às vezes achamos que estamos perfeitos, mas percebemos que temos muito o que aprimorar. Indico por ser muito prático, sei que o que é visto em sala pode ser aplicado na empresa! É um treinamento de muita importância para a pessoa e a empresa. Eu fiz 04 anos de faculdade e, na prática, o que vi no treinamento (completo) em 06 meses é o mesmo conteúdo."

Silas Marcos Alves (Paraíso das Camas - Umuarama)

PR

Depoimentosvídeoem

Acesse nosso canal no Youtube em www.youtube.com/ ou idebrasil1www.debrasil.com.br/ .depoimentos

5

Palavra do PresidenteA

PO

IAD

OR

ES

Será mesmo "culpa" dos outros?Vivemos no paradigma de caçar culpados e esperar que os 'supostos' culpados resolvam o 'suposto' problema. Será mesmo esta uma postura inteligente?

F i c a e v i d e n t e q u e e x i s t e m m u i t a s a m e a ç a s a o desenvolvimento, bem como as nossas empresas apresentam muitos pontos fracos. Esta combinação é uma perigosa situação que tem que ser enfrentada imediatamente. Outra análise revela que a percepção das pessoas é que as "culpas" são dos outros, da prefeitura, da economia, do governo, da conjuntura, etc. Cria-se assim o paradoxo: se a culpa é dos outros se espera que os outros resolvam e NADA se faz. "Eu não tenho nada a fazer porque não é minha culpa". "Se os outros nada fizerem, nada muda".

Ficou patente que os empresários não se enxergam no processo de solução, e sim na identificação do problema. Tornamo-nos apontadores de rachaduras, sem nos dar conta que temos a pá e a argamassa nas mãos, na maioria das vezes. Isto é um modelo de pensar, ou seja: um paradigma, que, aliás, precisa ser mudado.

Para romper com este círculo vicioso necessitamos de forças transformadoras. Uma comunidade que não percebe isso está condenada a manter-se sempre estagnada. E para se promover estas mudanças, precisa-se de duas grandes forças: os cidadãos, como colaboradores e participantes atuantes e os líderes com a consciência transformadora, todos numa ação para quebrar o paradigma que "a culpa é dos outros". A nova palavra de ordem deve ser “não importa de quem é a ‘culpa’, importa como superar cada problema e quem vai participar da solução”.

No caso dos empresários a transformação que depende de cada um é atualização e a capacitação em gestão empresarial e o desenvolvimento da percepção comunitária, de que depende de nós influenciarmos o meio em que vivemos com nossa família, filhos e amigos. Tudo isso sem a transferência das "culpas" para os outros. Nós, cidadãos e líderes, somos as forças transformadoras que podem mudar a Ceasa. Mudar Contagem. Mudar Minas Gerais e o Brasi l . Basta primeiramente querer, capacitar-se e agir.

Cria-se assim o paradoxo: se a culpa é dos outros se espera que os outros resolvam e NADA se faz. "Eu não tenho nada a fazer porque não é minha culpa". "Se os outros nada fizerem, nada muda".

Elton Lívio PetterlePRESIDENTE DO IDEBRASIL

[email protected]

6

A menina do vestido azul

Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Acontece que essa menina freqüentava as aulas da escolinha local no mais lamentável estado: suas roupas eram tão velhas que seu professor resolveu dar-lhe um vestido novo. Assim raciocinou o mestre: “é uma pena que uma aluna tão encantadora venha às aulas desarrumada desse jeito. Talvez, com algum sacrifício, eu pudesse comprar para ela um vestido azul.”

Quando a garota ganhou a roupa nova, sua mãe não achou razoável que, com aque le t ra je tão bon i to , a fi lha continuasse a ir ao colégio suja como sempre, e começou a dar-lhe banho todos os dias, antes das aulas. Ao fim de uma semana, disse o pai: “Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more num lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal você ajeitar um pouco a casa, enquanto eu, nas horas vagas, vou dando uma pintura nas paredes, consertando a cerca, plantando um jardim?” E assim fez o humilde casal. Até que sua casa ficou muito mais bonita que todas as casas da rua e os vizinhos se envergonharam e se puseram também a reformar suas residências. Desse modo, todo o bairro melhorava a olhos vistos, quando por isso passou um político que, bem impressionado, disse: “é lamentável que gente tão esforçada não receba nenhuma ajuda do governo”. E dali saiu para ir falar com o prefeito, que o autorizou a organizar uma c o m i s s ã o p a r a e s t u d a r q u e melhoramentos eram necessários ao bairro. Dessa primeira comissão surgiram muitas outras e hoje, por todo o país, elas ajudaram os bairros pobres a se reconstruírem.

E pensar que tudo começou com um vestido azul. Não era intenção daquele simples professor consertar toda a rua, nem criar um organismo que socorresse os bairros abandonados de todo o país. Mas ele fez o que podia, ele deu a sua parte, ele fez o primeiro movimento, do qual se desencadeou toda aquela transformação.

É difícil reconstruir um bairro, mas é possível dar um vestido azul.

E você? Já fez a sua parte? Sabendo que tudo pode melhorar a partir de um pequeno gesto de ação e doação? Você já deu o seu pequeno vestido azul?

***

***

Para refletir

Fiquei muito indignada. Eis que o professor me respondeu: '- Calma Juliana. Eu sei que você ficou confusa. Essa capacitação é para todo ramo de atividade. Eu sei que como você trabalha com serviços é mais complicado até para você fazer a planilha de custos. Mas tenha calma. Hoje ainda é segunda-feira... continue assistindo à aula e na sexta-feira a gente volta a conversar.'

Vocação: transformar históriasO IDEBRASIL está acostumado a lidar com vários tipos de histórias. Afinal, o processo de transformação de vida dos empresários envolve muitos sentimentos, começando pela sensibilização necessária para provar que as mudanças, apesar de serem contra a nossa natureza, podem ser necessárias ou até mesmo vitais. Conheça a história da Juliana Souza, da empresa Clínica dos Pés, do município mineiro de Conselheiro Lafaiete.

"Sou podóloga. Trabalhei por 05 anos em uma grande empresa de podologia na capital de Minas Gerais, mas resolvi voltar para o interior do estado para ficar mais perto da minha família. Comecei a trabalhar por conta própria em um consultório próprio, mas eu não tinha capital de giro e nem plano de negócio. Abri o consultório confiando somente em Deus e na minha experiência como podóloga.

Os anos foram se passando e fui me endividando, mas nunca me faltou pacientes e eu não entendia porque eu trabalhava às vezes 14 horas por dia e não conseguia fechar o mês no azul. Então conheci o IDEBRASIL. A cada módulo as coisas foram clareando na minha mente. Foi quando chegou no módulo em que o professor falou da seguinte forma:

Voltei para meu lugar meio desconfiada, mas segui em frente. Prestei bastante atenção e aproveitei ao máximo as explicações. E quando cheguei na sexta-feira já estava ansiosa para contratar alguém para me auxiliar no consultório, só que não tinha ninguém qualificado para trabalhar para mim. Teria que ensinar alguém (e eu achava que isso era impossível porque eu não sabia delegar e o tipo de serviço que eu faço usa lâmina de bisturi, cuida de pessoas com risco de amputações por serem diabéticas). Só que eu achava isso impossível porque aqui em Conselheiro Lafaiete eu era a primeira da cidade a abrir um consultório de podologia. Havia uma outra empresa mas a podóloga era terceirizada e não vinha todos os dias. Antes da capacitação eu atendia em um espaço que tinha uma sala apenas para mim, a recepção, e só havia uma funcionária.

Hoje tenho 04 funcionár ias (uma s e c r e t á r i a , 0 2 p o d ó l o g a s e 0 1 enfermeira). Faço especialização em São Paulo 02 vezes por semana e a minha empresa funciona sem eu estar lá. Acompanho por internet e telefone quando é necessário. Hoje faço o serviço m a i s c o m p l e x o s q u e r e q u e r e m conhecimento e habi l idades e as funcionárias fazem o que eu fazia antes. E o espaço que eu tenho já está ficando pequeno. E as dívidas estão sendo sanadas. Eu sei que o todo gasto neste conhecimento não foi custo, e sim, um investimento que valeu a pena."

Foi aí que eu me levantei furiosa comecei a discutir com o 'professor' e falei da seguinte forma:

- Se a sua empresa não funciona sem você estar lá dentro, então você pode fechar as portas, porque essa empresa não é viável. Feche enquanto é tempo!

- Eu já desconfiava que essa capacitação não era para quem trabalha com serviços, e agora eu tenho certeza! Como você pode falar dessa forma? Se eu não for ao trabalho, quem irá 'fazer' dinheiro lá? Se sou eu a profissional que realiza os tratamentos?'

Juliana SouzaClínica dos Pés (Conselheiro Lafaiete/ MG)

www.idebrasil.com.br/depoimentosConheça outras históriasagrupadas por estado e

ramo de negócio:7

Receba bem os nossos AMDs (Agentes deMobilização para o Desenvolvimento)

Espírito Santo (nova sede): Rua João Pessoa de Mattos, nº 370, Sala 707, Edifício CEMAP, Cep 29101-115, Praia da Costa, Vila Velha (ES). Tel: (27) 3062-5979. 3062-7868. [email protected]

Rio de Janeiro: Estrada do Gabinal, 313, loja 270 A - Freguesia, Jacarepaguá, Cep 22760-151, Rio de Janeiro (RJ)Tel: (21) 2445-4474. [email protected]

Curitiba (apoio logístico): Rua Luiz Gallieri, 255, Sobrado 15, Cep 81560-340, Bairro Uberaba, Curitiba (PR). Tel: (41) 3287-7192. [email protected]]

Paraguai: Augustín Pio Barrios, Ed. Mereles, Duplex nº 4, Paraná Country Club, Hernandarias. Tel: 061 [email protected]

Associação Comercial da Ceasa - MG: Rodovia BR 040, Km 688, Ed. Acceasa, Bairro Guanabara, Cep 32145-000, Contagem - MG. Tel: (31) 3394-1155. 3394-1105. [email protected]

Informativo PPD - Projetos Parceria para o DesenvolvimentoExpediente:Célula de Comunicação IDEBRASIL - [email protected]

Os profissionais do IDEBRASIL que vão até você realizam um importante trabalho! Eles tem como responsabilidade preparar na sua cidade e região toda uma estrutura para a efetivação do PPD - Projeto Parcerias para o Desenvolvimento, desde a formalização de parcerias, após criteriosa análise de entidades que compartilham conosco da mesma Visão, até a preparação dos eventos que irão apresentar melhor o PPD, seus objetivos, metodologia e papéis individuais para a sua concretização.

São profissionais acima de tudo vocacionados e empolgados com a Missão do IDEBRASIL, e que se realizam através de cada história de vida influenciada pelo Projeto. Neste sentido, tornam-se pessoas queridas pelos empresários que foram beneficiados pelo PPD, já que, sem o Agente de Mobilização, este trabalho de tamanho continental não seria possível.

Caso você não esteja totalmente seguro de que o profissional que o visita em nome do parceiro local e em nome do IDEBRASIL seja alguém q u a l i fi c a d o e a u t o r i z a d o p e l o I D E B R A S I L , a c e s s e www.idebrasil.com.br/ppd e clique no banner "Agentes de Mobilização e Desenvolvimento". Lá você também poderá conferir os meios de contato de cada AMD (telefones e e-mails)