página 5 licença ambiental posto de saúdepágina 4 página 6 encarte os comerciantes do pavilhão...

10
Informativo da Associação Comercial da Ceasa – MG Confira o calendário de feriados em 2013, divulgado pela CeasaMinas. Calendário página 3 Em Pauta Ano 8 - nº 95 - 01/02/2013 Representantes dos setores de hortifruti, cereais e atacado se reuniram no dia 31 de janeiro para dar início às discussões para melhoria do trânsi- to, horário de funcionamento e estacionamentos do entreposto. Ficou definido que a Comissão se dedicaria, em um primeiro momento, a dis- cutir e apresentar sugestões para os problemas enfrentados pelo usuário com a falta de vagas no entreposto. Após avaliação das soluções apresentadas, a Comissão se reuniu, novamente, no dia 06 de fe- vereiro, para a redação do texto com sugestões e propostas que serão apresentadas à administração da CeasaMinas. O novo Secretário Municipal de Meio Ambiente de Contagem (gestão 2013-2016), Ivayr Soalheiro, juntamente com o coordena- dor de Meio Ambiente, Ubiratam Nogueira, em reunião com re- presentantes da ACCeasa e CeasaMinas, manifestou seu propó- sito em dar continuidade ao Convênio de Cooperação entre as entidades, com o Ponto de Apoio da SEMA instalado na ACCeasa. Recentemente reinaugurado pela ACCeasa, o Posto de Saúde oferece atendimento médico, odontológico e fisio- terapia aos associados, usuários do entreposto e comuni- dade vizinha. Associações representativas da CeasaMinas também podem realizar convênios para atendimento aos seus associados. Licença ambiental Comissão de trânsito e estacionamento define proposta de sugestões para melhorias página 5 página 7 página 6 página 4 encarte Os comerciantes do Pavilhão X, em correspondência oficial à ACCeasa, solicitaram sua intervenção junto à CeasaMinas para que sejam solucio- nados os diversos problemas apre- sentados na construção do Pavilhão. Os concessionários informam que os defeitos estão prejudicando suas operações, sendo que a correção do problema no telhado é uma priorida- de, devido ao período das chuvas. A Comissão de RDC se reuniu no dia 23 de janeiro para definir quais serão as prioridades para o ano de 2013. Os membros da ACCeasa solicitaram que o Acordo Tarifário, assinado em 2003, seja cumprido e que as despe- sas de manutenção sejam apresen- tadas à Comissão com antecedência, ou seja, que não haja nenhum lança- mento de despesa na RDC antes da prévia aprovação da Comissão. A ACCeasa manifesta seu apoio à campanha para arrecadação de doa- ções ao Lar de Antonio Tereza, entida- de filantrópica, sem fins lucrativos, criada pela iniciativa do professor e advogado Vicente de Paula Mendes. O Lar de Antonio Tereza tem como objetivo o acolhimento a crianças e adolescentes carentes e, para isso, depende do sentimento de solida- riedade de todos. mobilização mercado solidariedade página 4 e encarte Posto de Saúde

Upload: others

Post on 20-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: página 5 Licença ambiental Posto de Saúdepágina 4 página 6 encarte Os comerciantes do Pavilhão X, em correspondência oficial à ACCeasa, ... pela ACCeasa no final de 2012, já

Informativo da Associação Comercial da Ceasa – MG

Confira o calendário de feriados em 2013, divulgado pela CeasaMinas.

Calendário

página 3

E m Pa u t a Ano 8 - nº 95 - 01/02/2013

Representantes dos setores de hortifruti, cereais e atacado se reuniram no dia 31 de janeiro para dar início às discussões para melhoria do trânsi-to, horário de funcionamento e estacionamentos do entreposto. Ficou definido que a Comissão se dedicaria, em um primeiro momento, a dis-cutir e apresentar sugestões para os problemas enfrentados pelo usuário com a falta de vagas no entreposto.

Após avaliação das soluções apresentadas, a Comissão se reuniu, novamente, no dia 06 de fe-vereiro, para a redação do texto com sugestões e propostas que serão apresentadas à administração da CeasaMinas.

O novo Secretário Municipal de Meio Ambiente de Contagem (gestão 2013-2016), Ivayr Soalheiro, juntamente com o coordena-dor de Meio Ambiente, Ubiratam Nogueira, em reunião com re-presentantes da ACCeasa e CeasaMinas, manifestou seu propó-sito em dar continuidade ao Convênio de Cooperação entre as entidades, com o Ponto de Apoio da SEMA instalado na ACCeasa.

Recentemente reinaugurado pela ACCeasa, o Posto de Saúde oferece atendimento médico, odontológico e fisio-terapia aos associados, usuários do entreposto e comuni-dade vizinha. Associações representativas da CeasaMinas também podem realizar convênios para atendimento aos seus associados.

Licença ambiental

Comissão de trânsito e estacionamento define proposta de sugestões para melhorias

página 5

página 7

página 6página 4 encarte

Os comerciantes do Pavilhão X, em correspondência oficial à ACCeasa, solicitaram sua intervenção junto à CeasaMinas para que sejam solucio-nados os diversos problemas apre-sentados na construção do Pavilhão. Os concessionários informam que os defeitos estão prejudicando suas operações, sendo que a correção do problema no telhado é uma priorida-de, devido ao período das chuvas.

A Comissão de RDC se reuniu no dia 23 de janeiro para definir quais serão as prioridades para o ano de 2013. Os membros da ACCeasa solicitaram que o Acordo Tarifário, assinado em 2003, seja cumprido e que as despe-sas de manutenção sejam apresen-tadas à Comissão com antecedência, ou seja, que não haja nenhum lança-mento de despesa na RDC antes da prévia aprovação da Comissão.

A ACCeasa manifesta seu apoio à campanha para arrecadação de doa-ções ao Lar de Antonio Tereza, entida-de filantrópica, sem fins lucrativos, criada pela iniciativa do professor e advogado Vicente de Paula Mendes. O Lar de Antonio Tereza tem como objetivo o acolhimento a crianças e adolescentes carentes e, para isso, depende do sentimento de solida-riedade de todos.

mobilizaçãomercado solidariedade

página 4 e encarte

Posto de Saúde

Page 2: página 5 Licença ambiental Posto de Saúdepágina 4 página 6 encarte Os comerciantes do Pavilhão X, em correspondência oficial à ACCeasa, ... pela ACCeasa no final de 2012, já

Diretoria ExecutivaCaio Dias Gomide – Diretor-PresidenteRonaldo Lídio Navarro – Vice-PresidenteMarcos José da Costa Mello – Diretor Financeiro Wellington Gonçalves da Silva – Diretor AdministrativoGarcias Moreira de Carvalho – Diretor Social

Conselho de AdministraçãoPresidente do Conselho de Administração:Márcio FerreiraVice-presidente do Conselho de Administração:Rogério Avelar

Conselho FiscalAlexandra de Paula FerreiraDiego Eustáquio Las CasasLuis de Cássio da PaixãoLuiz Fernando Cançado CamposNoé Xavier da SilvaPedro Alves Las Casas

Editorial

Expediente

entidade

2 ACCeasa em Pauta

A ACCeasa está acompanhando várias questões de interes-se dos seus associados, para as quais conta com a participa-ção de todos, com sugestões, críticas e colaboração efetiva.

A Comissão de Trânsito e Estacionamento, instituída pela ACCeasa no final de 2012, já apresenta resultados, como a definição das sugestões que serão enviadas à ad-ministração da CeasaMinas para avaliação. Considerando que o problema do trânsito e a falta de estacionamento são questões que afetam diretamente as operações no entreposto, os membros da Comissão decidiram apresen-tar, primeiramente, soluções para esta questão. O horário de funcionamento continua na pauta das discussões e os representantes dos setores apresentarão, em breve, uma definição que seja consenso entre os usuários do mercado.

Já a Comissão de RDC iniciou seu trabalho em 2013 com uma reunião que definiu como prioridade buscar a redução das despesas de rateio comum no entreposto.

Também queremos alertar aos comerciantes que a Licença Ambiental é uma exigência legal da Secretaria de Meio Ambiente e que a desobediência à legislação pode acarretar notificações. A ACCeasa, juntamente com a CeasaMinas e a Secretaria de Meio Ambiente têm se des-dobrado para facilitar o processo de regularização ambien-tal dos comerciantes. O novo secretário de Meio Ambiente de Contagem, Ivayr Soalheiro, em reunião na CeasaMinas, informou sobre a continuidade do convênio entre as enti-dades, com o Ponto de Apoio da SEMA funcionando na sede da ACCeasa, em uma parceria para a regularização ambien-tal de todos os concessionários do entreposto.

No entanto, nem todas as empresas providencia-ram a documentação necessária para obter sua licença. Lembramos que o comerciante pode contar com o apoio da ACCeasa, para assessoria neste processo.

Enfim, queremos dar as boas vindas aos alunos, profes-soras e funcionários do Centro de Educação Infantil Educar, que, após as férias, retornaram às aulas em fevereiro. Que este seja mais um ano de trabalho, integração e aprendizado.

Caio Dias GomideDiretor-Presidente da ACCeasa

Informativo Interno da Associação Comercial da Ceasa - MG - ACCeasaLançado em 23 de março de 2004.Assessoria de Imprensa e Planejamento Gráfico: ADSV Comunicação e Marketing Av. Brasil, 248/215 Santa EfigêniaTel: 2535-5533Jornalista Responsável: Percília Soares - Mtb 5.187Fotografia: Alessandra BonesTiragem: 1.000 exemplaresImpressão: Halt Gráfica

Endereço para correspondência:Rod. BR 040 - Km 688 - Ed. ACCeasa Bairro Guanabara - Contagem - MG - Cep: 32145-900(31) 3394-1155 - Fax: (31) 3394-1105 [email protected] - www.acceasa.com.br

Educar é uma forma de amar...

SEJAM BEM-VINDOS!

Do berçário às primeiras letras o Centro de Educação Infantil Educar oferece todo cuidado e estrutura necessários à formação da sua criança.

∑ 81 alunos matriculados.

∑ 25 funcionários entre

professoras, estagiárias,

auxiliares, nutricionista e

gerente escolar.

∑ alimentação completa para

os alunos: café, fruta, almoço,

lanche da tarde, jantar.

Page 3: página 5 Licença ambiental Posto de Saúdepágina 4 página 6 encarte Os comerciantes do Pavilhão X, em correspondência oficial à ACCeasa, ... pela ACCeasa no final de 2012, já

calenário

3ACCeasa em Pauta

Calendário de feriados CeasaMinas 2013horário entrada saídadata dia

comercialização carga descarga veículos c/ mercadoriasferiado entrada saída

04h30

04h30

04h30

04h30

04h30

04h30

04h30

04h30

04h30

04h30

fechado

fechado

04h30

04h30

04h30

04h30

04h30

04h30

04h30

04h30

04h30

04h30

05h30 às 05h30

05h30 às 05h30

05h30 às 05h30

05h30 às 05h30

05h30 às 05h30

05h30 às 05h30

05h30 às 05h30

05h30 às 05h30

05h30 às 05h30

05h30 às 05h30

fechado

fechado

fechado

fechado

05h30 às 05h30

05h30 às 05h30

05h30 às 05h30

05h30 às 05h30

05h30 às 05h30

05h30 às 05h30

05h30 às 05h30

05h30 às 05h30

05h30 às 05h30

05h30 às 05h30

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

a partir de 06h

a partir de 06h

a partir de 06h

a partir de 06h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

livre - 24h

22h00

22h00

22h00

22h00

22h00

22h00

22h00

22h00

22h00

22h00

22h00

22h00

22h00

22h00

22h00

22h00

22h00

22h00

22h00

22h00

06h30

06h30

06h30

06h30

06h30

06h30

06h30

06h30

06h30

06h30

06h30

06h30

06h30

06h30

06h30

06h30

06h30

06h30

06h30

06h30

11/02/13

30/08/13

28/03/13

12/10/13

15/11/13

13/02/13

07/09/13

01/05/13

02/11/13

22/12/13

25/12/13

12/02/13

06/09/13

29/03/13

01/11/13

16/12 a 31/12

22/03/13

11/10/13

30/05/13

14/11/13

30/12/13

01/01/14

segunda

sexta

quinta

sábado

sexta

quarta

sábado

quarta

sábado

domingo

quarta

terça

sexta

sexta

sexta

-

sexta

sexta

quinta

quinta

domingo

quarta

Carnaval

Aniversário de Contagem

Páscoa

Nossa Senhora Aparecida

Proclamação da República

Carnaval

Independência do Brasil

Dia do Trabalho

Finados

Programação Fim de Ano

Natal

Carnaval

Independência do Brasil

Páscoa

Finados

Programação Fim de Ano

Jubileu de Nossa Sra. das Dores

Nossa Senhora Aparecida

Corpus Christi

Proclamação da República

Programação Fim de Ano

Ano Novo

Obs.: No período de 16/12/2013 a 31/12/2013 as lojas poderão funcionar até as 22 horas.

Page 4: página 5 Licença ambiental Posto de Saúdepágina 4 página 6 encarte Os comerciantes do Pavilhão X, em correspondência oficial à ACCeasa, ... pela ACCeasa no final de 2012, já

meio ambiente

O secretário do Meio Ambiente de Contagem, Ivair Soalheiro, anunciou, em reunião na CeasaMinas, a publicação no Diário Oficial do Município de Contagem, de uma Resolução com normativas para agilizar a liberação das Licenças Ambientais solicitadas pelos comerciantes do entreposto. A regularização ambiental é uma exigência da Lei 2.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos no país.

Participaram da reunião, o coordenador de meio ambiente da SEMA, Ubiratam Nogueira, a superintendente da ACCeasa, Alessandra Louise, o Diretor Técnico-Operacional, Edilberto José da Silva e a responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, Gina Rodo Matilla.

Ficou definida a retomada do Convênio de Cooperação entre CeasaMinas, ACCeasa e SEMA. O novo Secretário fez uma avaliação positiva do Convênio firmado em agosto de 2012 e confir-mou a sua continuidade. “Este convênio está dando suporte aos comerciantes do entreposto”.

A ACCeasa informa que a Resolução da SEMA vai facilitar o processo, mas sua liberação depende da iniciativa do comer-ciante em procurar informações na ACCeasa para solicitar sua Licença.

Das 550 empresas estabelecidas na CeasaMinas, somente 80 concessionários providenciaram esta regularização, uma exigência legal, que depende de cada comerciante, sendo que a falta da Licença Ambiental pode acarretar notificação pela Delegacia de Meio Ambiente.

Ações: A Comissão de RDC se reuniu no dia 23 de janeiro para definir quais serão as prioridades para o ano de 2013. Os membros da ACCeasa solicitaram que o Acordo Tarifário assinado em 2003 seja cumprido, e que as despesas de manu-tenção sejam apresentadas à Comissão com antecedência, ou seja, que não haja nenhum lançamento de despesa na RDC antes da prévia aprovação da Comissão.

O coordenador da Comissão, Ronaldo Navarro, destaca que o trabalho da RDC consiste em uma gestão compartilhada e na busca constante de novas tecnologias e procedimentos, visando minimizar os custos para os usuários do entreposto. “Com novas tecnologias, você pode reduzir a forma de gastar luz, por exemplo. O papel da Comissão de RDC é uma busca incessante da redução de custos no entreposto”. Ronaldo Navarro explica que em 2013 o entreposto estará colhendo os fru-tos do novo sistema das lâmpadas Led e que a Comissão pretende sugerir novos procedimentos para redução de custos no mercado. “Vamos aprimorar o serviço do lixo, melhorar o processo do racionamento de energia, como em um condomínio”.

Márcio Ferreira, que já participou da Comissão de RDC e retorna em 2013, destaca que o foco dessa Comissão sempre foi racionalizar as despesas para que não atinjam um patamar exagerado. “Nosso objetivo é procurar reduzir o valor da RDC. Temos alguns desencontros com a administração da CeasaMinas sobre o que deve ou não ser considerado despesa da RDC, sobre o que é realmente rateio de despesa comum e responsabilidade do comerciante. Nosso trabalho é acompanhar para que não sejam lançadas despesas que não se encaixam ao condomínio”.

4

Portaria da Secretaria de Meio Ambiente simplifica processo de regularização ambiental

Com novos membros da ACCeasa, Comissão de RDC inicia trabalhos Em reunião do Conselho de Administração da ACCeasa foram definidos os representantes da ACCeasa para a Comissão de RDC em 2013, conforme abaixo:

A Comissão de RDC tem como objetivo acompanhar, planejar, prevenir e zelar para que os gastos da RDC sejam justos e ade-quados, sem ferir os interesses dos comerciantes.

ACCeasa em Pauta

mercado

Efetivos: Ronaldo Navarro (Coordenador), Márcio Ferreira e Mário Tadeu.

Suplentes: Daniel Tomasetho, Ronan Soares e Guilherme Pietro.

Page 5: página 5 Licença ambiental Posto de Saúdepágina 4 página 6 encarte Os comerciantes do Pavilhão X, em correspondência oficial à ACCeasa, ... pela ACCeasa no final de 2012, já

5

Na primeira reunião, que aconteceu no dia 23 de janeiro, foi discutida uma proposta com ações e sugestões a curto e longo prazo. A Comissão se preocupou em discutir, primei-ramente, propostas para o trânsito e estacionamento, em função de haver consenso de todos de que o problema da fila antes do horário de abertura do entreposto é causado pela dificuldade de vagas no mercado.

Os representantes dos comerciantes destacaram que o problema do trânsito já não é apenas imediato, mas urgente. No entendimento de todos a adminis-tração da CeasaMinas precisa agir rapidamente, com ações em curto prazo, e com investimentos de sua exclusiva responsabilidade.

Foi ressaltado, também, que a fiscalização precisa ser efe-tiva, e que as ações não podem ocorrer em parte do mercado, mas sim em todo o entreposto. Os representantes entendem que as ações devem acontecer no entorno do MLP (com es-tacionamento somente para carga e descarga), dentro do platô da CeasaMinas, principalmente onde foi construído o

Pavilhão X, e destacaram a necessidade de estacionamen-tos para atender o grande número de veículos leves que existem no entreposto.

Foi sugerida uma campanha de conscientização dos em-presários junto aos seus colaboradores, para que os mesmos parem seus veículos nos estacionamentos que já existem no entreposto, desafogando as vagas em frente às lojas, para que os clientes possam utilizá-las.

No dia 06 de fevereiro os representantes se reuniram novamente, para redigir o texto, com as sugestões a serem apresentadas à CeasaMinas.

Após a definição desse item, a comissão continuará acompanhando as ações da Ceasa e também qual é o melhor horário de funcionamento do entreposto. O ob-jetivo é encontrar um horário que seja compatível com as necessidades dos diversos setores da CeasaMinas, como hortifruti, cereais e atacado, e, ainda, a todos os usuários do mercado, ou seja, produtores, funcionários e carregadores.

Comissão especial define proposta de ações para avaliação da CeasaMinas

ACCeasa em Pauta

mobilização

- Varejo, Atacado e Cereais: Ronan Soares (Real Dist.), Francisco Emilio (Nova Safra), Virgílio Villefort (Cema), Euler Martins (Decisão) e Ronaldo Magalhães (Embrasil). - Hortifruti: Ivan Francisco (Neovi), Rogério Avelar (Fidalgo), Laerte Gestich (Benassi), Márcio Ferreira (Banama), Wellington Silva (América) e Alexandra de Paula (Della Fruta).

Componentes da Comissão

Em duas reuniões, que aconteceram em janeiro e fevereiro de 2013, a Comissão instituída pela ACCeasa discutiu a questão do trânsito e o horário de funcionamento do entreposto, e definiu, com o consenso dos representantes dos setores de hortifruti, cereais e atacado, uma proposta com sugestões, que será encaminhada para avaliação da CeasaMinas.

Espaço sugerido para estacionamento bolsão

Reuniões

Page 6: página 5 Licença ambiental Posto de Saúdepágina 4 página 6 encarte Os comerciantes do Pavilhão X, em correspondência oficial à ACCeasa, ... pela ACCeasa no final de 2012, já

Atendendo solicitação dos concessionários instalados no Pavilhão X, recentemente entre-gue pela CeasaMinas, a ACCeasa encaminhou documento à administração da CeasaMinas solicitando correções na construção de al-gumas áreas. O Pavilhão vem enfrentando problemas e os concessionários solicitam as seguintes providências:

Solução para os vazamentos no telhado.Colocação da madeira de proteção na rampa. Troca do forro de PVC colocado nas late-rais do Pavilhão.Colocação da trela sobre as portas.Manutenção preventiva do asfalto.Solução para vazamentos na plataforma em frente a loja da KKAU.

Os comerciantes solicitaram o apoio da ACCeasa junto à CeasaMinas para que estes problemas sejam resolvidos o mais rápido possível, principalmente a questão do te-lhado, pois o período chuvoso pode causar muitos prejuízos. De acordo com Reginaldo Ribeiro (Irmãos Pereira), esta situação já foi relatada à CeasaMinas, inclusive em reuniões com a presidência, e até o mo-mento a administração não se manifestou sobre as correções ou mesmo sobre o prazo em que pretende solucionar estes problemas. “Fizemos um comuni-cado oficial à CeasaMinas, mas não recebemos resposta. Precisamos de uma solução imediata para os problemas que estamos enfrentando no Pavilhão”.

ACCeasa em Pauta6

Comerciantes solicitam correções de problemas no Pavilhão X

mobilização

financeiro

Relatório Financeiro – Dezembro/2012Realizadas

Realizadas

receitas

despesas

45.819,00

109.345,88

0,00

2.979,36

0,00

12.164,15

988,00

1.866,00

0,00

20.475,64

48.907,02

1.213,00

139.789,17

12.694,50

177.410,55

-37.621,38

1.01 - Mensalidades Associados

2 - Departamento Pessoal

1.03 - Convênio Saúde

4 - Manutenção

1.04 - Convênio Escola

5 - Operacional

1.06 - Receitas Diversas

6 - Contribuições Associativas

1.07 - Doações

7 - Impostos e taxas

1.08 - Convênio Centro Social

8 - Financeiro9 - Investimentos

total

total

déficit

44.075,15

16.672,02

1.02 - Mensalidades Escola

3 - Serviços

Comerciantes solicitam correção nos defeitos de construção do Pavilhão X

Page 7: página 5 Licença ambiental Posto de Saúdepágina 4 página 6 encarte Os comerciantes do Pavilhão X, em correspondência oficial à ACCeasa, ... pela ACCeasa no final de 2012, já

A Presmet - Medicina e Segurança do Trabalho, empresa parceira da ACCeasa, que atua no Posto de Saúde, oferece atendimento diferenciado em diversas especialidades, sendo que as empresas associadas podem realizar, também, exames admissionais, demissionais, periódicos e programas de pre-venção de acidentes de trabalho.

O encarregado administrativo da Presmet, Sr. Vani Caricatti, informa so-bre horários de atendimentos, especialidades e valores de consultas. Confira!

Quais os dias e horários que temos atendimento médico?O funcionamento da clínica é de segunda a sexta-feira, de 07:00h às 17:00h – com agendamento prévio e por telefone e também por ordem de chegada, de segunda à sexta-feira, de 8:00h às 12:00h.

Quais as especialidades atendidas?

Consulta clínica; consulta ocupacional (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional).Demais especialidades: cardiologia, ginecologia e ortopedia.Exames complementares: Laboratoriais, Eletrocardiograma, Eletroencefalo-grama, Espirometria, Teste de Visão e Audiometria.

Qual o valor de Consulta Particular e Conveniada?Os exames e consultas possuem 25% de desconto, considerando a parceria firmada entre a Presmet e a ACCeasa. Para consultas ocupacionais, o valor para associados é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais). Para consultas clínicas o valor é de R$ 42,00 (quarenta e dois reais). Os demais exames e consultas es-pecializadas também possuem desconto e os valores podem ser consultados por meio de contato telefônico ou e-mail.

Como adquirir os programas PPRA, PCMSO?Os associados da ACCeasa possuem tabela diferenciada para aquisição

dos programas de PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

O objetivo do PPRA é identificar, avaliar e quantificar riscos existentes no ambiente de trabalho, propondo mecanismos de controle. Já o PCMSO tem por objetivo a promoção e preservação da saúde dos trabalhadores, em es-pecial aqueles que tenham risco identificado na atividade exercida, por meio de monitorização biológica através de consultas e exames complementares.

O empregado é o maior patrimônio de uma empresa e a preservação da sua saúde, bem como o cumprimento das exigências legais representam o melhor custo benefício para o sucesso do negócio.

O não cumprimento da legislação pode trazer ações indenizatórias contra a empresa, por isso é muito importante manter regularizados e efetivos os programas do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) como o PPRA e o PCMSO.

saúde

7ACCeasa em Pauta

Conheça a Presmet

Todos os atendimentos da Presmet são feitos por meio de agendamento prévio,

por telefone: (31) 3394-3812 ou por e-mail, [email protected].

Page 8: página 5 Licença ambiental Posto de Saúdepágina 4 página 6 encarte Os comerciantes do Pavilhão X, em correspondência oficial à ACCeasa, ... pela ACCeasa no final de 2012, já
Page 9: página 5 Licença ambiental Posto de Saúdepágina 4 página 6 encarte Os comerciantes do Pavilhão X, em correspondência oficial à ACCeasa, ... pela ACCeasa no final de 2012, já

encarte

Após visita à CeasaMinas o Secretário de Meio Ambiente, Ivayr Soalheiro, e o Coordenador de Meio Ambiente, Ubiratam Nogueira, fazem uma avaliação do convênio de parceria com a ACCeasa e CeasaMinas, para assessoria aos comerciantes no processo de regularização ambiental, conforme correspondência recebida pela ACCeasa:

SEMA informa sobre a necessidade de Regularização Ambiental

Parceria

ACCeasa em Pauta

meio ambiente

“O convênio assinado entre a Prefeitura de Contagem e a ACCeasa, em agosto de 2012, permitiu à Secretaria Municipal de Meio Ambiente ampliar as ações corretivas e orientativas para que todas as empresas sediadas e que operam nas dependências da Ceasa obtenham a certifica-ção Ambiental para operação, comercialização e transpor-tes de produtos e/ou serviços prestados.

Para incentivar o processo de licenciamento am-biental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente disponibiliza uma equipe técnica para análise e acom-panhamento dos processos de certificação, com aten-dimento orientativo nas dependências da ACCeasa, cujo objetivo é promover os procedimentos a serem adotados pelos comerciantes, para o correto andamen-to da regularização ambiental junto à Administração Pública Municipal.

Com o objetivo de promover a sustentabilidade am-biental das empresas, a Secretaria de Meio Ambiente trabalha em conjunto com a ACCeasa, com o intuito de proporcionar a elevação do percentual de licenciamentos ambientais em 2013, tendo em vista o volume de solici-tações de regularização para certificação protocolados na

Em conformidade com o que ficou pactuado nos termos do contrato de cooperação firmado entre a SEMA, ACCeasa e CeasaMinas, a ACCeasa promoverá, em evento que acontece no dia 20 de fevereiro, em sua sede, às 15h30, a doação simbó-lica de onze computadores com sistema de internet sem fio, uma impressora e uma máquina copiadora com interface para impressão, que produz em A3.

O convênio de parceria entre as três entidades foi firmado em agosto de 2012.

Prefeitura em 2012, que alcançou em torno de 20% das empresas que operam nas dependências da Ceasa.

A expectativa para elevar a quantidade de empresas licenciadas em 2013, está também atrelada nos prazos definidos no convênio, ou seja até 06 meses, consideran-do desde a entrega de toda a documentação completa e necessária para compor as análises técnicas e adminis-trativas, até a apresentação de soluções que asseguram os procedimentos correspondentes às adequações re-queridas para a obtenção da certificação ambiental.

A Secretaria de Meio Ambiente atualmente está procedendo os estudos técnicos e administrativos cor-respondentes a 120 empresas solicitantes de certificação. Do montante, algumas necessitam enviar as informações complementares para que a Secretaria possa desenvolver os trabalhos de análise.

Contudo, em 2013 estaremos intensificando os traba-lhos de regularização ambiental, estimulando as empre-sas a adotarem processos produtivos com vistas a gera-ção de certificação para obtenção de valores agregados tanto para suas respectivas empresas, bem como para a sociedade consumidora dos produtos comercializados”.

Ubiratam NogueiraCoordenador de Meio Ambiente –SEMA

Ivayr SoalheiroSecretário de Meio Ambiente de Contagem – SEMA

Convênio de cooperação

Ano 8 - Nº 95 - 01/02/2013

Ponto de Apoio da SEMA na ACCeasa: 3394-6964

Page 10: página 5 Licença ambiental Posto de Saúdepágina 4 página 6 encarte Os comerciantes do Pavilhão X, em correspondência oficial à ACCeasa, ... pela ACCeasa no final de 2012, já

encarteACCeasa em Pauta

solidariedade

Para refletir

Infra-estrutura

A construir

Reconhecido na CeasaMinas e nas centrais de abastecimento do país pela sua dedicação às causas do setor, o professor e advogado Vicente de Paula Mendes inicia agora um novo desafio, a implantação do Orfanato Lar de Antonio Tereza, uma iniciativa que conta com o apoio de concessionários do entreposto e membros da ACCeasa. A entidade tem como objetivo o acolhimento e formação de crianças e adolescentes.

O professor Vicente, como é conhecido por todos, que já defendeu os concessionários da CeasaMinas em questões como os Contratos de Concessão e Uso e redigiu a minuta inicial do Projeto de Lei para as Ceasas, dentre outras ações importantes, explica que o orfanato já está funcionando como uma creche, para atendimento a crianças de 0 a 6 anos e que a entidade está se preparando, agora, para o aco-lhimento a adolescentes em casa lar. “Esse é um trabalho

Casas-lares (12) Salas de aula (7) Auditórios (3) Biblioteca Consultório médico Gabinetes odontológicos (2)Enfermaria Farmácia Refeitório Cozinha industrial (1.000 refeições dia) Zeladoria Quadra poliesportiva cobertaÁreas de lazer e brinquedo Poço artesiano Área total: 8.000 m².

Casas-lares (6) Oficinas de ensino Padaria Lavanderia.

oneroso, para o qual precisamos de muita colaboração. Vamos dar acolhida a crianças ca-

rentes que, normalmente, vem com necessidades mais onerosas, do ponto de vista financeiro”.

Além da creche e do acolhimento de adolescentes em casa lar a entidade vai oferecer, também, cursos para a comunidade como culinária, padaria, informática e escolinha de futebol. Para o professor Vicente esta é uma forma de ajudar as pes-soas mais carentes. “Esperamos contar com a adesão do setor de abastecimento, a mais esta causa. A entidade precisa contar com doações fixas, para que tenha uma receita mensal e possa planejar com antecedência todas as ações a serem executadas”.

A ACCeasa apoia esta iniciativa do professor Vicente e solicita aos seus associados que abracem este projeto, colaborando com doações, em um exemplo de solidarie-dade, carinho e amor às crianças e adolescentes, para a construção de um mundo melhor.

“Nós criamos um portal para que pessoas que já compreendem a necessidade de ajudar o próximo, sintam a alegria de fazê-lo. É pre-ciso sentir no coração essa alegria. É muito mais prazeroso, dar do que receber. É muito mais meritório dar, sem que te peçam”.

Como contribuir:Doação ao Lar de Antônio Tereza, mediante boleto emitido pelo Banco do Brasil para deposito na conta nº 47.151-8, Agencia 3610-2, no valor mensal de R$ 10,00; R$20,00; R$ 50,00; R$ 100,00; R$ 200,00 ou outro valor.

Via débito automático Via cartão de crédito

Apadrinhamento Serviço voluntárioFaça contato: Rua Copenhague, 500, Bairro Trevo, CEP 31370-240, Belo Horizonte / MG. Tel.: ( 31 ) 3497-4242. www.lardeantoniotereza.org.br – [email protected]

“O orfanato tem por objetivo res-gatar a dignidade de crianças órfãs, devolvendo a elas um lar, o concei-to de disciplina e formação, cons-tituído por uma ação do professor Vicente de Paula Mendes que eu resumo numa simples frase: O pro-fessor Vicente é gente que faz”.

Professor Vicente de Paula MendesIdealizador e fundador do Orfanato Lar de Antônio Tereza.

Ronaldo NavarroPresidente da entidade filantrópica Lar de Antonio Tereza e vice-presidente da ACCeasa.

A ACCeasa apoia o Lar de Antônio Tereza

Ano 8 - Nº 95 - 01/02/2013