associaÇÃo comercial e empresarial ano vii - nº 55 ... · homenagem ao dia dos pais página 1. 2...

12
Jornal da Ano VII - Nº 55 - Distribuição Gratuita - Julho/2014 ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL VARGEM GRANDE PAULISTA Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças passa por reforma e fachada ganhará nova aparência As obras de reforma e ampliação da Igreja da Matriz Nossa Senhora de Todas as Graças, de Vargem Grande Paulista, seguem em ritmo intenso. O é projeto ousado e imponente devendo dar uma nova cara ao prédio com a construção de uma torre de aproxima- damente oito metros, estacionamento, portas laterais, mezanino, entre outros. Saiba mais na página 9 Na edição deste mês, o Jornal da ACE conta a história de sucesso do empresário Sérgio Veiga, que há mais de 20 anos comanda a loja RIBU MÓVEIS. Determinado, Sergio acreditou no crescimento de Vargem Grande Paulista, investiu em um projeto empreendedor e fidelizou seus clientes. Leia mais na página 8 Sua História PM prende homem que roubava comércio na região Equipe master de volei conquista 3º lugar em torneio Municípios reivindicam melhorias em mobilidade urbana Página 6 Página 7 Página 10 Homenagem ao Dia dos Pais Página 11

Upload: phungduong

Post on 18-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano VII - Nº 55 ... · Homenagem ao Dia dos Pais Página 1. 2 Amigos comerciantes e microempre-sários, nesta edição gostaria de falar

Jornal daAno VII - Nº 55 - Distribuição Gratuita - Julho/2014

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIALVARGEM GRANDE PAULISTA

Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças passa por reforma

e fachada ganhará nova aparência

As obras de reforma e ampliação da Igreja da Matriz Nossa Senhora de Todas as Graças, de Vargem Grande Paulista, seguem em ritmo intenso. O é projeto ousado e imponente devendo dar uma nova cara ao prédio com a construção de uma torre de aproxima-damente oito metros, estacionamento, portas laterais, mezanino, entre outros. Saiba mais na página 9

Na edição deste mês, o Jornal da ACE conta

a história de sucesso do empresário Sérgio Veiga,

que há mais de 20 anos comanda a loja

RIBU MÓVEIS. Determinado, Sergio

acreditou no crescimento de Vargem Grande

Paulista, investiu em um projeto empreendedor e fidelizou seus clientes.

Leia mais na página 8

Sua História

PM prende homem que roubava

comércio na região

Equipe master de volei conquista 3º lugar em torneio

Municípios reivindicam

melhorias em mobilidade urbana

• Página6

• Página7

• Página10

Homenagem ao Dia dos Pais Página11

Page 2: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano VII - Nº 55 ... · Homenagem ao Dia dos Pais Página 1. 2 Amigos comerciantes e microempre-sários, nesta edição gostaria de falar

2 www.acevgp.com

Amigos comerciantes e microempre-sários, nesta edição gostaria de falar sobre um problema enfrentado por to-dos nós: a rotatividade de mão de obra. Na oportunidade quero compartilhar uma ação que estou implementando no meu próprio negócio. Trata-se do investimento em algo muito precioso: na qualificação dos meus funcionários.

Neste mês de julho realizamos mais um curso de capacitação, que envolveu aproximadamente 40 pessoas, em várias áreas de atuação. O principal objetivo foi mostrar a elas o quanto é importante nos dias de hoje a qualificação de um profissional. Ter uma equipe coesa, motivada e com vontade de crescer é fundamental para que o negócio tenha sucesso.

A iniciativa em qualificar o quadro de funcionários é consequência da alta rotatividade de mão de obra, um de-safio da atualidade. Essa rotatividade gera desgastes e despesas tanto para o empregador como para o trabalhador. Os comerciantes sabem bem do que estou falando.

A falta de profissionais mais bem preparados, com algum curso superior

Espaço ACE

Qualificação profissional como solução para a rotatividade

Palavra do Presidente

EXPEDIENTE:Associação Comercial e Empresarial

de Vargem Grande PaulistaRua Francisco Manoel de Oliveira, 261 – Centro –

Vargem Grande Paulista/SP - Tel.: 4159-1053CEP 06730-000 – [email protected] ou

[email protected]: Wanderlei Domingues da SilvaVice-Presidente: Carlos Roberto Santos Correa1º Secretário: Mauro de Souza Lima2º Secretário: Fabio Munhoz1º Tesoureiro: Marcos Paulo de SouzaDir. Relações Públicas,Culturais e Sociais: Dr. Leonardo Ramires CarmonaConselheiro Deliberativo: Michele Velluto

Jornal da

Conselheiro Deliberativo: Francisco Maria MarquesConselheiro Deliberativo: Telmo DavinoSuplente: Maria Cleide de AssisSuplente: José Bigarelli NetoREDAÇÃO JORNAL DA ACE:Diretora Comercial: Lucia da SilveiraJornalista Responsável:Daniela Motta Rosetti (Mtb 28.813)

Tiragem desta edição: 5 mil exemplaresJornal da ACE não se responsabiliza por idéias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.

Por Jairo Rodrigues*

Quero chamar a sua atenção para um assunto muito importante e que hoje faz parte da vida de muitas famí-lias pelo mundo todo: a dependência química.

Na maioria das vezes o primeiro passo para a pessoa se tornar um de-pendente químico é o consumo exces-sivo do álcool, pois é a droga de mais fácil acesso e consumo. É comum atu-almente os adolescentes começarem a consumir álcool cada vez mais cedo e esse contato pode muitas vezes abrir caminhos para outros tipos de drogas como: maconha, cocaína, chegando ao crack e outros tipos de entorpecentes.

Não estou dizendo que todo mundo que consome álcool irá se tornar um dependente químico, mas fica mais propício.

Sabemos que a dependência quí-mica é um processo de aprendizado. Vamos pegar como exemplo um fu-mante de cigarros e percebam que a maioria dos fumantes quando acorda pela manhã tem humor baixo, com um certo nível de stress elevado e com a capacidade de concentração baixa devido os sintomas da abstinência.

Assim que ele fuma o primeiro ci-garro do dia aquela irritação, stress e desconforto diminui, porém um certo tempo depois o nível de nicotina no cérebro cai e os sintomas da abstinên-cia voltam novamente, então mais uma vez, para passar essa irritação, ele fuma porque acha que a droga evita o desprazer e lhe dá aquela sensação que ele tanto procura. E é assim com qualquer tipo de droga.

Dependência química: um problema de todos nós

Artigo

Quando falamos em dependentes químicos precisamos ter um olhar também para a família deste depen-dente É preciso tratar a reinserção social, familiar e o fortalecimento de vínculos dentro da família.

O dependente que passa certo tempo em uma casa terapêutica, por exemplo, e volta ao seio familiar preci-sa ter um apoio muito grande, precisa ser recebido com amor e cuidados para que esse tratamento não tenha sido em vão, a convivência familiar é de suma importância.

Se este dependente volta para casa e não tem um apoio e uma família estruturada, a tendência a voltar usar drogas é quase que certa. Portanto, o problema da dependência química é de todos nós e precisamos unir forças para combatê-lo.

*Jairo Rodrigues é aluno do curso de Jornalismo da Unifieo, editor do portal TV Regional e Diretor

de Assuntos Comunitários da Prefeitura de Vargem Grande Paulista

ou técnico e interessados em ad-quirir novos conhecimentos têm como consequência a perda de produtividade. Com isso, nossa competitividade no mercado tam-bém é afetada. Ou seja, o atraso na economia é enorme.

O trabalhador precisa ser qua-lificado constantemente, por von-tade própria ou pelo próprio empregador que deve investir em treinamentos. Agregar conhe-cimentos é fundamental para o crescimento e fortalecimento do

seu negócio.Nós, empresários, devemos ainda

abrir as portas e dar mais oportunida-des aos jovens. O primeiro emprego é sempre polêmico: de um lado o empre-gador exigindo experiência e do outro o jovem buscando a oportunidade de adquirir a experiência. É ai que deve-mos aproveitar esse dinamismo, a força e empenho em aprender que o jovem tem, qualificando e moldando esta mão de obra conforme o seu negócio exige.

Os jovens, ainda sim, possuem um nível de escolaridade maior que a média da população brasileira, cerca de 9 anos de estudo para 7 anos respectivamente. Talvez é preciso reaprender a contratar e ter um olhar diferente para a sua equipe.

Ao longo desses anos tenho pro-movido vários treinamentos, cursos e palestras motivacionais. Os resultados têm sido muito satisfatórios. Tenho colaboradores que começaram como vendedores e hoje são gerentes, ou seja cresceram com a empresa. Investir no seu funcionário pode ser a solução de vários problemas.

WANDERLEI DOMINGUES DA SILVAPresidente da ACE

Page 3: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano VII - Nº 55 ... · Homenagem ao Dia dos Pais Página 1. 2 Amigos comerciantes e microempre-sários, nesta edição gostaria de falar

3www.acevgp.com Oportunidades

vendedor (conhecimento em medidas polegada, e milímitro)ajudante geralvendedor interno (homem)marceneiro (com expêriencia)balconista

vaga para portador de necessidades especiais

Cadastro e análise de curriculos: toda 2ª feira - 13 às 16 horas

Para se cadastrar, basta comparecer com o currículo, foto 3×4, CPF e RG, na sede da ACE. Menores de idade devem comparecer

com responsável também munidos de CPF e RG. Faça uma visita: Rua Francisco Manoel de Oliveira, 261 - Centro - Vargem

Grande Paulista - Informações: 11 4159-1053

BALCÃO DE EMPREGOS ACE

OPORTUNIDADES OFERECIDAS:

Consulte nossas vagas

Grupo Rivan e USA Brasil participam de treinamento sobre “Como vender mais e melhor”Como vender mais e melhor. Este

foi o tema do curso realizado nos dias 21, 22 e 23 de julho, no auditório da Associação Comercial e Empresarial (ACE), para cerca de 40 funcionários das lojas Rivan e USABrasil.

A capacitação, realizada em parceria com a Hering Varejo, foi ministrada pelo professor Walfrido Rocha que dividiu o treinamento em duas etapas.

A primeira trabalhou o resgate da autoestima. “Quem trabalha no varejo tem que estudar e se instruir sobre a área. Procurei mostrar que investir em si próprio é importante para ter um melhor desempenho no que faz, além de mais motivação para trabalhar”, explicou Rocha.

Já na segunda etapa, o foco foi para técnica de vendas, atendimento e fecha-mento de vendas. O palestrante mos-trou o que é preciso para estar sempre à frente do cliente, como estabelecer um elo, que pergunta fazer para apresentar o produto, a melhor linguagem de ven-da, entre outros.

“O cliente só compra benefícios, não características. O vendedor não pode ser apenas atendente, deve também procurar meios para fidelizar o cliente, incentivá-lo a voltar. Para isso é preciso conhecer o produto para saber vender”, destacou o professor.

A capacitação reuniu toda equipe de vendas, caixa, estoque e gerência, das unidades de Vargem Grande Paulista, Cotia e Caucaia do Alto, que nesses três dias também tiveram o trabalho em equipe estimulado.

“Uso sempre a seguinte frase: neste exato momento tem alguém treinando para ser melhor que você. O treinamen-to faz o diferencial. E os lojistas preci-sam investir não apenas no ambiente, na sua equipe e na hospitalidade para que o cliente queira voltar”, disse Wal-frido, que atua há 12 anos na área de treinamento com foco no varejo. É for-mado em administração de empresas, com pós-graduação em treinamento e desenvolvimento, docência do ensino superior e gestão estratégica de pessoas

O curso foi ministrado pelo professor Walfrido Rocha, no auditório da ACE,

com carga horária de 9 horas. Ao final do treinamento, os participantes receberam

certificado e participaram do sorteio de brindes feito pela representante da Hering

Varejo, Ingrid Paliato Gonzales.

Page 4: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano VII - Nº 55 ... · Homenagem ao Dia dos Pais Página 1. 2 Amigos comerciantes e microempre-sários, nesta edição gostaria de falar

4 www.acevgp.comSaúdeINFORME PUBLICITÁRIO

RELACIONAMENTO: CUIDADO E PREVENÇÃO

Partindo do princípio do relaciona-mento afetivo aberto, o que torna

incomum uma relação que se inicia com diálogos, que exige conquista de um e de outro, de saber do que gosta, do que sonha, dos seus ideais, dos seus familiares, como se nada disso fosse importante e fundamental para depois partir para uma relação afetiva íntima.

Ignorando então todos esses passos que a meu ver são fundamentais para uma relação afetiva madura e esco-lhida, talvez essa seja a palavra mais adequada: uma relação escolhida, que

ainda assim, não está livre de “ erros ”, ou desencontros , mas que sem dúvida nos dá inclusive condições de nos po-sicionarmos com mais segurança nas decisões que a vida pode exigir de nós.

Nossa intenção esse mês, estimado leitor da ACE, é contribuir para uma relação afetiva com segurança e saúde, não mais do que isso. Para tanto suge-rimos alguns cuidados:

- A boa saúde sexual precisa estar em dia, tanto o homem como a mulher precisam procurar o médico de seu conhecimento e confiança a fim de fazer consultas e exames periódicos que possam diagnosticar a boa saúde de cada um;

- O uso de preservativos ajuda,MAS NÃO RESOLVE, boa parte da classe médica coloca em discussão esse hábito se usado de forma acentuada;

- Conhecer o parceiro, seus hábitos e os ambientes frequentados podem ser fontes de informação da pessoa a qual se está prestes a relacionar;

- Tanto o homem quanto a mulher devem estar cientes e seguros que sexo é bom sim, mas estar no Grupo de Risco

também;- Uma gravidez indesejada talvez

seja um dos menores problemas se pensarmos nos riscos de doenças que nos expõem e podem nos acometer, como o vírus do: HPV, HIV, SÍFILIS, HEPATITE C, entre outros;- Portanto, não há muito que sugerir, não existe RECEITA, não existe CON-SELHO, a realidade é ÙNICA e muito CLARA: • conscientização, • conhecimento do seu corpo

• respeito por você mesmo e pelos outros.Estimado leitor, o SANTA CLARA

LABORATÓRIO MÉDICO quer única e tão somente com esse tema tão des-gastado e, por vezes até ignorado pela sua “ mesmice ”, trazer à tona apenas mais um ALERTA aos nossos amigos.

BOA SEMANA !

Dora MarquesSANTA CLARA LABORATÓRIO

MÉDICO

Page 5: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano VII - Nº 55 ... · Homenagem ao Dia dos Pais Página 1. 2 Amigos comerciantes e microempre-sários, nesta edição gostaria de falar

5www.acevgp.com Solidariedade

Com a chegada do inverno, o comitê de Responsabilidade Social da Unimed São Roque iniciou a distribuição dos

itens arrecadados através da Campanha do Agasalho deste ano. O sucesso da campanha não poderia ser melhor.

Mais uma vez, a parceria com as Lojas Maçônicas (Labor, Fraternidade Sanroquense e Colunas de São Roque) foi essencial para o aumento considerável das contribuições. Aproximada-mente 1.300 peças, dentre elas roupas, calçados e cobertores em boas condições de uso, foram depositadas nas caixas coletoras localizadas em todas as unidades da cooperativa e empresas parceiras.

“Ficamos realmente satisfeitos com o resultado! A cada ano sentimos a resposta da comunidade mais rápida”, afirmou Efraim Silva, responsável pela campanha.

A sensibilização e a mobilização de colaboradores, clientes, parceiros e da comunidade fizeram desta Campanha do Agasa-lho mais uma grande ação que ajudou a aquecer o inverno de muitas pessoas.

As entidades beneficiadas este ano foram: Lar Mãe da Provi-dência Santa Maria Maior, Clínica Missão Resgate para a Vida, Casa da Criança de Ibiúna e Obra Assistencial de São Roque.

Unimed São Roque beneficia quatro entidades com a Campanha do Agasalho

Page 6: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano VII - Nº 55 ... · Homenagem ao Dia dos Pais Página 1. 2 Amigos comerciantes e microempre-sários, nesta edição gostaria de falar

6 www.acevgp.com

Equipe master de volei conquista 3º lugar no XI Torneio Internacional Feminino em Águas de São Pedro

Esporte

A equipe máster de vôlei feminino de Vargem Grande Paulista trouxe troféu e medalhas para casa. Entre os dias 5 e 9 de julho, elas participaram do XI Torneio Internacional de Vôlei Femi-nino Master, em Águas de São Pedro, onde conquistaram o terceiro lugar na categoria prata.

A competição reuniu mais de 90 equipes vindas dos Estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Tradicional-mente o evento agrega atletas também de outros países da América do Sul, mas neste ano, em função da Copa do Mun-do e consequentemente de dificuldades com passagens aéreas, o Torneio contou apenas com equipes nacionais.

Parabéns à equipe que tão bem repre-sentou Vargem Grande Paulista.

Ângela, Anne, Janete, Jhu, Margarete, Monica, Roberta, Rosana e o técnico Maurício

Escolinha de Esportes na COPA PAULISTA DE FUTSAL

Quinze alunos de futsal, categoria sub-10, da Escolinha de Esportes da Prefeitura de Vargem Grande Paulista participaram no início deste mês de um treinamento intensivo para que tivessem um alto ren-dimento na Copa Paulista de Futsal 2014, onde se classificaram para a segunda fase.

Segundo o Departamento Municipal de Esportes, o projeto intensivo teve a finalidade de fazer com que os atletas da competição tivessem em uma semana um Plano de Treinamento a fim de melhorar suas capacidades para a continuação da Copa Paulista, realizada pela Federação Paulista de Futsal.

Paralelamente a este treinamento, a equi-pe de professores aproveita, ainda, para transmitir conceitos e valores ligados à ci-dadania, sempre tendo como foco principal a união da equipe e fazendo dessa ocasião uma oportunidade para o fortalecimento de bons hábitos e valores sociais.

Page 7: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano VII - Nº 55 ... · Homenagem ao Dia dos Pais Página 1. 2 Amigos comerciantes e microempre-sários, nesta edição gostaria de falar

7www.acevgp.com

PM prende em flagrante suspeito que tentava roubar clínica

A Polícia Militar (PM) de Vargem Grande Paulista prendeu em flagrante no mês de junho, Marco Antonio da Silva, 41 anos, durante a tentativa de assalto em uma clínica de fisioterapia, no bairro Jardim Floresta. Ao ser levado à Delegacia de Polícia do município, verificou-se que o suspeito também era autor de outros cinco roubos na cidade.

Segundo o proprietário da clínica, o fisioterapeuta que preferiu preservar sua identidade, ao chegar no local destravou o alarme e, neste momento, foi abordado pelo assaltante que portava um revólver calibre 38. Após ser ameaçado e rendido, ambos foram para o interior da clínica. Minutos depois, funcionárias e uma paciente chegaram e também foram abordadas por Silva, que exigia dinheiro, relógio, aliança e outros objetos de valor.

A ação do criminoso foi percebida ra-pidamente pela esposa do fisioterapeuta ao ver da própria residência as imagens das câmeras de segurança, por meio do sistema de videomonitoramento. “Minha esposa viu uma movimentação estranha e avisou o rapaz que faz segu-rança no bairro e ele avisou a polícia”, conta a vítima.

Policiais Militares do chegaram ao local em 20 minutos e constataram a tentativa de assalto com reféns e conseguiram com que o bandido se entregasse. “Quando

• Antes de entrar ou sair de casa, verifique a presença de pessoas estranhas na proximidade;

• Tenha a chave de sua casa à mão antes de chegar à porta;

• Chegue por locais e horários diferentes;

• Desconfie de pessoas que se apresentam para realizar serviços que você não solicitou;

• Não abra a porta para entregas e encomendas não esperadas (presentes, flores, etc), se for a t e n d e r , t o m e a s d e v i d a s precauções;

• Somente contrate colaboradores com referências que possam ser confirmadas por pessoa de sua confiança;

• Não guarde valores em casa. Se preferir use cofres e guarde sigilo quanto a sua existência;

• Instale e teste periodicamente alarmes sonoros e/ou luminosos para sua melhor segurança;

• Tenha especial atenção em trancar portas e janelas quando sair, mesmo que seja por pequenos intervalos;

• Quando for viajar peça para que um vizinho ou amigo recolha a correspondência e instale dispositivos automáticos de luzes externas e internas.

• Cuidado ao parar em frente à sua residência, especialmente quando for abrir o portão ou descarregar seu veículo, certifique-se antes de que não há pessoas suspeitas próximas.

Mantenha sempre a mão telefones de Emergência 190 - Polícia

Militar, 181- Disque Denúncia e 193 - Corpo de Bombeiros e

conheça a localização dos Postos Policiais de seu bairro.

Fonte: Polícia Militar

chegamos à clínica e anunciamos que era a polícia, ele já veio de dentro com a arma apontando em nossa direção, até que conversamos e ele se rendeu”, relatou o 2º Sargento PM Fábio.

Segundo o delegado titular de Var-gem Grande Paulista, Ednelson de Jesus Martins, desde março ele cometia crimes no município. “Fomos à casa dele em Itapevi onde recuperamos vários

objetos e relacionamos a vários bole-tins de ocorrências de crimes de roubo que aconteceram aqui. Além disso ele admitiu os roubos ao comércio e contra pessoas”, informou o delegado que já pediu a prisão preventiva de Silva que tinha, ainda, outras passagens pela po-lícia por assalto a mão armada, roubo, furto, estelionato entre outros, e estava em liberdade condicional.

DICASde

SEGURANÇA

Quadrilha que agia em Vargem Grande Paulista e região é presa

Segurança

Marco Antonio da Silva foi preso em flagrande quando tentava assaltar uma clínica de fisioterapia

O mês de junho foi bem agitado em Vargem Grande Paulista. A PM

prendeu quatro suspeitos que tentavam roubar a loja Casa do Construtor, loca-lizada na altura do km 47 da rodovia Bunjiro Nakao, em Vargem Grande Paulista.

Segundo informações do Cabo da PM Lopes, por volta das 7h30 a PM foi avisada da tentativa de roubo e se dirigiu ao local, onde surpreendeu os indivíduos e deu voz de prisão antes de concluírem o crime.

De acordo com o delegado titular de Vargem Grande Paulista, Ednelson de Jesus Martins, os suspeitos fazem parte de uma quadrilha envolvida em mais três roubos no município, sendo duas vezes na Casa do Construtor e na Serra-lheria Caito. “Esse grupo vinha agindo

desde o ano passado em toda região da grande São Paulo, uma quadrilha especializada em roubar lojas de ferra-mentas utilizadas na construção civil. Conforme apuramos na investigação eles estão envolvidos em pelo menos

oito crimes de roubo”.Os quatro suspeitos, que já tiveram

a prisão preventiva decretada, são de Itapevi e Osasco. Apenas um deles não tinha antecedentes criminais e dois eram fugitivos do sistema penitenciário.

Quadrilha que vinha praticando roubos em Vargem Grande Paulista e região (da esquerda p/ direita): Américo Souza de Carvalho, Eguinaldo Dias Oliveira, Anderson Wilian França e José Carlos Clarindo da

Silva. Os líderes, conforme apurou a investigação, eram José Carlos e Eguinaldo, ambos fugitivos.

Page 8: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano VII - Nº 55 ... · Homenagem ao Dia dos Pais Página 1. 2 Amigos comerciantes e microempre-sários, nesta edição gostaria de falar

8 www.acevgp.comSua história

Empresário empreendedor e de su-cesso, Sérgio Veiga comanda há 21

anos a loja de móveis e eletros RIBU, que ao longo desses anos se firmou no mercado e fidelizou milhares de clien-tes. Com dinamismo e forte atuação local, Sergio também foi presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Vargem Grande Paulista e vice-presidente da Federação das In-dústrias do Estado de São Paulo.

Sua experiência com os negócios e seu tino para o comércio começou quando jovem. Durante 20 anos traba-lhou na antiga rede Casas Buri, daí que veio o nome da sua própria loja RIBU (Buri ao contrário). Segundo contou, as Casas Buri comercializavam roupas de cama, banho e mesa, tecidos em geral, além de televisores e eletrodomésticos, suas lojas eram a maior concorrente das Casas Bahia na época.

Sergio iniciou como auditor da rede na cidade do Paraná. Aos 24 anos foi promovido a gerente comercial e tra-

um empresário que acreditou em VARGEM GRANDE PAULISTA

SÉRGIO VEIGA

balhou no plano de expansão da rede em Mato Grosso e Rondônia.

Em 1978, o empresário veio para São Paulo. Passados alguns anos deu novos rumos à sua vida profissional. Em 1992, as Casas Buri foram vendidas para a Globex Utilidades S.A proprietária das Lojas Ponto Frio, e Sergio partiu para o seu próprio negócio.

Fundada em 1993, a RIBU Móveis e Eletro teve sua primeira loja em Cotia. Apaixonado pelo que faz e motivado pelos desafios, o negócio cresceu e, a exemplo da Buri, também se expandiu com novas unidades em Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista e São Roque.

Hoje, Sergio se dedica apenas às lojas de Caucaia do Alto e Vargem Grande Paulista, onde investiu em infraestru-tura, conforto e hospitalidade a seus clientes. “Em 2002 tive problemas de saúde e decidi diminuir o ritmo, então unifiquei as lojas”, explica.

Em Vargem Grande Paulista, Sergio

enxergou boas oportunidades para in-vestir. “A cidade acabava de se emanci-par, estava começando e eu pensei: não é mais um bairro, é um município que está nascendo e eu tenho que crescer junto. Graças a Deus deu certo”.

A Ribu Móveis e Eletro começou num espaço com cerca de 200 metros qua-drados, no Centro de Vargem Grande Paulista. Como previa Sergio, a cidade cresceu e seu empreendimento acompa-nhou essa pujança. Há 10 anos, a Ribu se mudou para um local maior, na mes-ma Avenida Elias Alves da Costa, com 1.800 metros quadrados. “Eu tinha que oferecer mais opção e conforto e, hoje, tenho mais de 20 mil clientes cadastrados na minha empresa, que já comprou na minha loja”, diz com orgulho.

As estratégias deram certo e as oportunidades de crescimento foram bem aproveitadas. Para Sergio um dos motivos é devido a administração da empresa ser do tipo familiar, o que tor-na o atendimento menos impessoal, as

decisões mais rápidas e o acesso à ele, sua esposa e filho é mais fácil.

“Tenho clientes que compram comi-go há anos, esses dias mesmo atendi uma pessoa que estava no seu 50º car-nê, então deixei que ela escolhesse o produto e dei de presente. Nesses anos consegui fidelizar cerca de 40% dos meus clientes. Quem disciplina o cliente somos nós mesmos e ao discipliná-lo garantimos que ele fique conosco”, destaca o empresário.

Porém Sergio não trabalhou apenas pelo crescimento do seu negócio. Ele também teve forte atuação no desen-volvimento do comércio local, sendo presidente da ACE entre 2001 e 2005. Sua gestão ficou marcada pela constru-ção da sede própria.

Como vice-presidente da Federa-ção das Indústrias do Estado de São Paulo, Sergio esteve durante 6 anos (2006/2012) e tinha como principal projeto a construção de um Centro de Convenções na região oeste.

Page 9: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano VII - Nº 55 ... · Homenagem ao Dia dos Pais Página 1. 2 Amigos comerciantes e microempre-sários, nesta edição gostaria de falar

9www.acevgp.com Cidade

Começam obras de reforma e ampliação da Igreja da Matriz

De acordo com o projeto, fachada será modificada e ganhará torre

A Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças de Vargem Grande Paulista passará por grandes transformações em sua arquitetura. Teve início em maio deste ano, as obras de reforma e ampliação que darão um novo layout para a igreja. Com um projeto ousado e imponente, está previsto a construção de uma torre, estacionamento, portas laterais, mezanino, entre outros.

Construída há mais de 100 anos, a Igreja Matriz se tornou Paróquia em 1979. Ao longo desses anos, sua cons-trução recebeu melhorias, porém sua ar-quitetura nunca foi das mais admiradas. “A Igreja não é tão bonita e as pessoas estão indo procurar São Roque, Granja Viana para casar, e por que não aqui?”, pergunta-se o padre Reginaldo Macha-do Ilário, responsável pela paróquia.

Segundo ele, o novo projeto visa criar uma igreja digna que ofereça mais conforto e segurança aos fiéis. Para sair do papel, o projeto teve aprovação da Diocese de Osasco e do então Bispo Ercílio. “Em 2012, uma comissão que faz parte da Diocese veio para ver o que poderia ser feito por causa das obras do padre Julio.Trouxeram uma arquiteta e se chegou à conclusão de que a igreja é muito escura, não proporciona um ambiente de harmonia e precisava ser feito algo. Então foi permitido executar este projeto”, explica.

Quem passar pela Matriz já poderá perceber o ritmo intenso das obras de fundação e algumas mudanças na

parte externa, como a abertura das portas laterais de emer-gência, uma exigência do Cor-po de

B o m -beiros, a criação de e s t a c i o n a -mento na lateral da igreja com vagas para deficientes e rampas também para o acesso de portado-res de mobilidade reduzida.

“Desde 2011 aguardávamos para dar início a esta obra, esperando apenas a mudança no Plano Diretor da cidade que aconteceu em dezembro do ano passado. A proposta é valorizar todo o patrimônio histórico do prédio, como as pinturas do Padre Julio e a imagem de Nossa Senhora de Todas as Graças que em 2011 voltou para dentro da Igreja (veja Box ao lado)”, lembrou o padre. A obra prevê um local especial para a ima-gem no alto de uma torre podendo ser visitada e visualizada de toda cidade.

A construção da torre é outra novi-dade que deverá transformar o layout externo da Igreja. Com aproximadamente 8 metros de altura, ela será toda iluminada. “Desta torre será possível ver a cidade de Var-gem Grande Paulista”, conta padre Reginaldo ao mostrar o croqui do projeto.

Na parte interna será cons-truído um mezanino que dará lugar para quase 200 lugares, ampliando para cerca de mil assentos. A fim de valorizar as pinturas de Padre Julio que decoram as paredes da Igreja, painéis com legendas serão afixados ao lado de cada ima-

gem para que as pessoas conheçam melhor sua

história. As obras serão e x e c u t a d a s

em etapas, p o r é m

s e m

d a t a prevista

para sua conclusão.

“Vamos usar sistema de pré-

moldados e metálico, e a previsão é até início de

novembro deste ano estar com a torre levantada e parte externa con-

cluída. Depois vamos fazer de acordo com as possibilidades, pois estamos rea-lizando esta obra com recursos do povo, doações, campanhas e pela arrecadação que estamos tendo vemos o quanto as pessoas que participam estão felizes”, ressalta padre Reginaldo.

Durante o período de obras, as mis-sas e demais atividades da Paróquia não serão interrompidas. Turismo religioso

Outra proposta da Paróquia Nossa Senhora das Graças é que Vagem Gran-de Paulista se torne uma referência no

turismo religioso. “Quem sabe futura-mente nossa Igreja seja um santuário religioso. Temos muitas romarias que saem de Vargem Grande para Pirapora, São Sebastião, e a ideia é trazer essas romarias para cá, não só sair, mas tam-bém se tornar referência para trazer esse povo ao município”, diz com otimismo padre Reginaldo.

Todo dia 27, a Igreja da Matriz realiza a missa de Nossa Senhora das Graças – cujo aniversário é comemorado em 27 de novembro - com a distribuição de medalhinhas e grande participação de fiéis. Aos finais de semana a Igreja chega a receber em torno de 2 mil pessoas.

Imagem de Nossa Senhora das Graças volta para

dentro da IgrejaO ano de 2011 foi um marco para a

Paróquia da Matriz. A imagem da pa-droeira da cidade, Nossa Senhora de Todas as Graças, retornou para o altar da Igreja após 33 anos. “Segundo contam a imagem foi doada por uma família de São Paulo e quando che-gou houve uma grande festa. Com a chegada do padre Julio, ele a tirou da Igreja para colocar os painéis. Então a imagem foi colocada numa gruta e cortada, pois não cabia. Quando cheguei aqui me deparei com esse desejo do povo para que retornasse com a imagem para a Igreja. Havia essa lenda de que a imagem saiu da igreja e veio o atraso”, relembra o pároco. A imagem foi restaurada e voltou ao seu tamanho original: 3 me-tros de altura em gesso. Seu retorno foi comemorado pelos fiéis com uma emocionante festa e cobertura da grande imprensa.

Padre Reinaldo quer impulsionar o turismo religioso

Maquete eletrônica ilustrativada Igreja após as obras

Lateral da Igreja já com a porta de emergência e as novas vagas de estacionamento

Page 10: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano VII - Nº 55 ... · Homenagem ao Dia dos Pais Página 1. 2 Amigos comerciantes e microempre-sários, nesta edição gostaria de falar

10 www.acevgp.comRegião

A Associação Comercial e Empre-sarial de Vargem Grande Paulista

sediou no dia 23 de julho, a 10ª reunião do Conselho Consultivo (Consulti) da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo, que teve como pauta principal problemas de mobilidade urbana. Durante o encon-tro, realizado no auditório da ACE, o prefeito anfitrião e também presidente do Consulti, Roberto Rocha, assinou juntamente com os prefeitos de Embu Chico Brito, Embu-Guaçu Clodoaldo Leite, Juquitiba Fernando Amed, e o vice de Cotia Moizesinho, o Protocolo de Intenções que foi entregue ao sub-secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano Edmur Mesquita.

Entre as principais reivindicações dos prefeitos que constam no Protocolo, estão ações operacionais e estratégicas com execução imediata e futura, como:

Municípios assinam Protocolo de Intenções e reivindicam melhorias em mobilidade urbana

horário de linhas de ônibus, criação e prolongamento de novas linhas, redu-ção de tarifas, implementação de infra-estrutura na Rodovia Raposo Tavares e outras vias, integração de linhas entre os municípios, revisão das condições dos abrigos e terminais, instalação de mais pontos de ônibus, sinalização ho-rizontal e vertical dos pontos, etc.

O documento define metas e priori-dades que deverão ser executadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), repre-sentada na reunião pelo seu diretor presidente Joaquim Lopes da Silva. O Protocolo foi elaborado pelo Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), composto por oito municípios: Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia e Vargem Grande Pau-

lista. A próxima etapa será traçar um cronograma de execução a curto, médio e longo prazo.

O prefeito Roberto Rocha aproveitou a oportunidade para solicitar um pla-nejamento mais amplo na região que contemple todas as cidades. “Peço ao secretário que ouça o Consulti, a câmara técnica de mobilidade urbana e planeje obras de interligação entre nossos mu-nicípios. É preciso ampliar e integrar os sistemas metroferroviários, bem como ter participação efetiva na elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana Regional em consonância com os governos esta-dual e federal”.

O caótico e problemático trânsito da Rodovia Raposo Tavares foi citado como o maior problema enfrentado atualmente pelas cidades de Vargem Grande Paulista e Cotia. “Nossa Rodovia não suporta mais tantos veículos exigindo uma so-

O caótico trânsito da Rodovia Raposo Tavares foi citado como o maior problema enfrentado na região

lução imediata”, alertou Roberto Rocha. O prefeito reforçou a importância da integração dos municípios como medida para amenizar o trânsito.

“Hoje, os vargengrandenses precisam ir até o terminal de Cotia e pegar outro ônibus para Itapevi para, então ter acesso ao trem, chegando a gastar cerca de 8 reais, sendo que temos como alternativa a ligação direta entre Vargem Grande Paulista e Itapevi. Trata-se de um trecho de aproximadamente 8 km que precisa ser pavimentado. Se esta obra fosse executada facilitaria a vida das pessoas que teriam uma opção mais fácil e barata de trans-porte, além de reduzir o número de carros na Raposo Tavares”, enfatizou o prefeito.

Todas as propostas e questionamentos foram ouvidos atentamente pelo sub-secretário Edmur Mesquita. “Vamos cumprir a risca o que for possível e estiver dentro do orçamento.

Prefeitos, sub-secretário de Desenvolvimento Metropolitano e representantes da Emplasa

Centro Cultural Wurth sediará 2º Fórum Melhor Mobilidade na Raposo

No próximo dia 22 de agosto, das 9 às 17 horas, acontece no Centro Cultural Wurth (CC Wurth), a segunda edição do Fórum Melhor Mobilidade na Rodovia Raposo Tavares. Durante todo o fórum serão realizados debates e palestras para encontrar caminhos que melhorem a mobilidade no eixo metropolitano da Ra-poso Tavares.

“Fizemos a primeira versão do Fórum da Mobilidade em 2007. Agora, depois de sete anos iremos discutir e cobrar providências para oferecer sugestões do eixo Raposo Tavares, pois acreditamos no futuro sustentável de nossa região”, diz o vereador de Cotia, Gustavo Napolitano.

De acordo com o vereador, a situação na rodovia só piorou e as promessas de melhorias realizadas pelo superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ainda não foram cumpridas.

Além de diagnósticos e soluções para o problema mobilidade da rodovia, o

evento também receberá integran-tes de um grupo português que realizarão nos próximos dias um estudos sobre a implantação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Raposo Tavares.

“Também teremos a presença de um empresário de tecnologia que desenvolveu um aplicativo para caroneiros, uma das soluções que ajuda a diminuir o número de veículos pela região”, afirma Napolitano. As inscrições poderão ser realizadas pelo www.forummobilidaderaposo.com.br. (Fonte: Revista Circuito/por William Melo)

Page 11: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano VII - Nº 55 ... · Homenagem ao Dia dos Pais Página 1. 2 Amigos comerciantes e microempre-sários, nesta edição gostaria de falar

11www.acevgp.com Homenagem

Homenagem dos filhos filhos: Junior, André, Preto, Adriana,Nene, Rafaela, Jaqueline, Laiana, Lilia e Fátima, netos e bisnetos, e esposa Aracy

Além de ser nosso pai, avô e bisavô, podemos dizer que o senhor recebeu um dom maravilhoso e divino: O DOM DE NOS FAZER FELIZES! Como seria inatingível a felicidade se não tivéssemos nascido com o seu sangue em nossas veias, seus traços em nossos rostos e com suas palavras em nossas lembranças. Amamos quando cantamos sua moda de viola preferida! A emoção que a canção transmite só existe porque é ouvida por ti e suas lágrimas se desprendem de seus olhos e escorrem com a saudade sentida, pois a verdade sobre seus versos é mais profunda do que o universo, suas rimas surgem do mais íntimo de sua memória. É divino te olhar e vermos esses seus cabelos brancos que, pensamos nós, terem sido alvejados nas águas da sabedoria de Cristo. Podemos ser muito diferentes, cada um tem o seu modo de ser, mas pode ter certeza que todos nós temos algo em comum: temos a bênção e o orgulho de termos nascido, graças a ti, e podemos te chamar com muito amor e carinho de PAI !! FELIZ DIA DOS PAIS !!De seus filhos: Regina, Fátima, João Baptista, Carlos e Fernanda, de sua esposa, netos e bisnetos e agregados.

No Dia dos Pais traga sua família

para comemorar no La Cabanã e saborear

nossos pratos!!

HOMERO JOSÉ DE BARROS

ARNALDO MÓIA

Todo pai recebe uma missão divina que o aproxima do Criador, é como um espelho que recebe a luz de DEUS e a reflete sobre seus filhos, é o farol que os guia até um porto seguro, é a esperança que dá forças para seguir adiante, é a segurança que nos envolve quando mais precisamos. Pai, como todos nós, é um filho de DEUS que é nosso PAI" Homenagem dos filhos: Paulo Sérgio, Rose, Silvia, Patrícia e Caio (neto)

EMYDGIO RODRIGUES DA SILVEIRA

Feliz Dia dos

A vida é uma jornada cheia de grandes experiências e momentos inesquecíveis. O dia dos Pais é um desses momentos que servem para

reforçarmos nossos laços afetivos e somarmos felicidades a esse grande presente que é a família. Nessa data tão especial, gostariamos de

aproveitar e agradecer a você, PAI, por tudo que você fez e faz até hoje por nós. Você é esencial em nossas vidas! FELIZ DIA DOS PAIS!

Homenagem dos filhos Natália, Pedro e Paulinho, e da esposa Suyane

WANDERLEI DA SILVA

Pai, você é mais do que um amigo ou um herói, é nosso

mentor, metaforicamente falando, é o piloto de nossas

vidas, o comandante que nos coloca no caminho e nos dá

a oportunidade de seguirmos adiante, passo a passo, mas

sempre debaixo de sua asa protetora.

Feliz dia dos pais!

Pai, você é nosso maior exemplo de dedicação, sabedoria, honestidade e ao mesmo tempo

simplicidade, humildade e bom humor. Nós não pudemos escolher você como pai, nós tivemos esta

honra! Feliz dia dos Pais!Beijos dos seus filhos: Fábio e Cristiane

MAURO DE SOUZA LIMA

Pais

Page 12: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano VII - Nº 55 ... · Homenagem ao Dia dos Pais Página 1. 2 Amigos comerciantes e microempre-sários, nesta edição gostaria de falar

CORRA AINDA DÁ

TEMPOSORTEIO DIA 22/08/14