projeto experimental ucsal. 2008.2

30
1 Planejamento de Criação Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

Upload: valdineia-silva

Post on 13-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Relatório de criação - GDez Comunicação - Dafra Motos

TRANSCRIPT

Page 1: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

1

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

Page 2: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

2

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

Uma Agência Experimental

A GDez comunicação experimental é uma empresa nova, mas muito experiente. Experiente porque trás na bagagem, o profissionalismo, a dedica-ção, o empenho, a criatividade de treze colegas de faculdade que amadureceram idéias e se transformaram em 13 sócios para dar uma cara nova ao mundo da comunicação.Com propostas inovadoras, a GDez não quis apenas ser mais um projeto, quis mostrar que tem conteúdo e ousadia suficientes para ser uma agên-cia, mesmo que experimental.Como primeiro cliente, temos a satisfação de trabalhar com a Dafra Motos, uma empresa crescente no mercado. Trabalhando com a Dafra estamos tendo a possibilidade de exercitar todos os conhecimentos adquiridos durante a nossa vida acadêmica e con-hecer mais de perto um mercado que está em franca ascensão, mostrando que somos versáteis e nos adaptamos bem a qualquer segmento.As características ímpares de cada sócio fazem da GDez comunicação muito mais que um projeto, uma agência de comunicação, com o objetivo de gerar resultados positivos para a sua empresa. Experimente!

GDez Comunicação Experimental

Almir Nascimento Andréa Oliveira Crisleusis SoaresDenilson TorresDiogo Cardoso Eric Robert Everson GomesGleide NogueiraJardel AlmeidaJonnh Harley Sérgio TiagoValdinéia AnjosVanessa Santana w w w . g d e z c o m u n i c a c a o . c o m . b r

Page 3: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

3

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

INTRODUÇÃO:A DAFRA MOTOS é uma marca nova no mercado nacional, com apenas 2 anos de inaugurada e na Bahia foi instalada em fevereiro de 2008. Este planejamento estratégico de Criação estipula as diretrizes, os caminhos a serem seguidos nas campanhas da marca DAFRA ao longo do ano de 2009.

Apesar de já ocupar o segundo lugar em vendas em Salvador, a marca DAFRA ainda não é reconhecida pelo público e, para construir uma identidade vi-sual e conceitual é que se destina este Planejamento de Criação, que oferece vieses, conceitos que ajudarão a tornar a DAFRA MOTOS sinônimo de moto e liberdade, fixando a marca na cabeça da população soteropolitana, além de impulsionar ainda mais as vendas das suas motos.

IMAGEM DESEJADA:A DAFRA MOTOS é um sonho de liberdade possível de ser realizado, pois o público pode adquirir uma moto de qualidade com design arrojado, baixo valor de aquisição e que tem responsabilidade social.

POSICIONAMENTO:As motos DAFRA têm qualidade mecânica, design diferenciado e são desen-volvidas levando em consideração a responsabilidade social e, além disso, podem ser adquiridas por um preço mais acessível em relação ás suas con-correntes.

PROMESSA:Realização do sonho de liberdade com baixo investimento, mecânica de qualidade, design arrojado e preocupação com a responsabilidade social.

RAZÕES DA PROMESSA:A DAFRA MOTOS fabrica 60% das suas peças no Brasil, por isso ela pode ofer-ecer preços mais competitivos; além de ser uma empresa que presa pela qualidade de sua mecânica e investe em tecnologia a fim de apresentar o

melhor desempenho para as suas motocicletas e proporcionar menores da-nos à natureza. A DAFRA preocupa-se em ter um design diferenciado que se traduz na beleza de suas motos, oferecendo ao seu público as melhores motocicletas dentro de seu segmento pelos menores custos.

JUSTIFICATIVA DA PROMESSA:Segundo pesquisa realizada pelo Grupo Gdez Comunicação Experimental, as pessoas argüidas disseram que comprariam uma moto pela facilidade de lo-comoção, e mais da metade utilizam o ônibus como meio de transporte. As motos DAFRA são a possibilidade das pessoas livrarem-se do incômodo do transporte coletivo e ganharem mais liberdade de ir e vir. O público-alvo da DAFRA é composto por homens da CLASSE C, que se revela como uma classe sensível a preço, ao mesmo tempo em que se preocupa com beleza e quali-dade nos produtos a serem consumidos. A DAFRA MOTOS é popular e se apresenta como uma alternativa que associa qualidade, baixo investimento e beleza. A fábrica da DAFRA inaugurou recentemente um moderno labo-ratório para controle de emissão de gases e poluentes, firmando seu com-promisso com a responsabilidade social, que visa proteger o meio-ambiente dos excessos de poluição que uma moto pode emitir, respeitando, contudo, a terceira fase do PROMOT- Programa de Controle da Poluição do Ar por Mo-tociclos e Veículos Similares.

CONCEITO:A DAFRA MOTOS oferece a realização do sonho de liberdade com respons-abilidade social associado a uma mecânica de qualidade, com design difer-enciado a custos reduzidos.

SLOGAN:DAFRA. Liberdade é o seu destino.

Page 4: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

4

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

APELO:As linguagens a serem utilizadas serão a racional e a emocional. A linguagem racional está ligada ao preço, qualidade e design e à constatação de que uma moto facilita a locomoção, livrando o indivíduo dos incômodos de utilizar meios de transportes coletivos, além de a moto ser um veículo de pequeno porte e capaz de livrar-se com facilidade dos engarrafamentos das grandes cidades.A linguagem emocional visa mostrar que o sonho de liberdade é algo pos-sível. O sentimental, o humor e o surreal irão se alternar para dar o tom onírico à campanha.

OBRIGAÇÕES:• Apresentar a DAFRA MOTOS como um sonho que pode ser realizado, res saltar a beleza no design das motos, além da qualidade mecânica e que tem baixo valor de aquisição por possuir uma fábrica no Brasil que supre 60% da matéria-prima na produção das suas motos.

• Informar que a Dafra é econômica, pois apresenta grandes vantagens no que se refere ao custo-benefício. O modelo Super 100- Street Popular, por exemplo, pode fazer até 47 km/L.

• As cores que devem permear a campanha devem ser o amarelo e o cinza, as cores da marca DAFRA, no intuito de reforçar ainda mais a identidade da marca DAFRA, dando uma unidade em toda a campanha além de fazer com que o público associe estas cores à motos e motos a DAFRA.

• Em todas as matérias, impressos ou audiovisuais colocar selo do IBAMA, cer-tificando a Dafra como empresa que respeita as normas do PROMOT 3- Pro-grama de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares. - A Dafra Motos investiu R$ 8 milhões em um moderno laboratório de controle de emissão de poluentes do país.

• Colocar, em todas as peças gráficas ou audiovisuais a recomendação “use capacete”.

LIMITAÇÕES:• A pesquisa revelou que 55% dos entrevistados não comprariam uma moto pelo medo de acidentes. As campanhas não poderão fazer alusão a acidentes, ou falta de segurança para não despertar este temor no seu público-alvo.

• Hoje a DAFRA MOTOS possui apenas 4 modelos de motocicletas e, apesar de haver uma previsão de ser lançado mais um modelo até o fim de 2008, deve ser evitado a tema “variedade de opções”.

• Em relação à potência, o portfólio da DAFRA contempla, apenas, modelos de até 150 cc, portanto não podemos falar em potência.

Page 5: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

5

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

» FASES DA CAMPANHA

JANEIRO - POSICIONAMENTO

FEVEREIRO - POSICIONAMENTO

MARÇO

ABRIL

MAIO - SUSTENTAÇÃO

JUNHO - SUSTENTAÇÃO

JULHO

AGOSTO - VENDAS

SETEMBRO - VENDAS

OUTUBRO

NOVEMBRO - INSTITUCIONAL

DEZEMBRO - INSTITUCIONAL

Page 6: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

6

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

1ª Fase – PosicionamentoFoco:

Nesta fase vamos focar no conceito de marca.

Período: Janeiro e Fevereiro

Público: primário e secundário;

Tipo de Campanha: Institucional de marca

Estratégia: Surreal

Objetivo: Posicionar DAFRA MOTOS como sinônimo de liberdade e sonho realizável.

Meios: Outdoor, Front Light, Revista, TV e Rádio.

Page 7: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

FRONTLIGHTAplique

Page 8: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

OUTDOOOR DUPLOAplique + Junção

Page 9: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

9

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

REVISTA INTERATIVA - 1ª PARTE

Page 10: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

10

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

REVISTA INTERATIVA - 2ª PARTE

Page 11: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

11

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

JINGLE - EU QUERO MINHA MOTO DAFRA

Page 12: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

12

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

2 ª Fase – SustentaçãoFoco:

Reforçar que as motos DAFRA são a melhor opção para ser livre

da dependência dos transportes coletivos.

Período: novembro e dezembro

Público: primário e secundário;

Estratégia: Surreal

Objetivo: Fixar a imagem da DAFRA como a marca de motos que realmente

traz liberdade aos seus usuários.

Meios: Outdoor, Internet

Page 13: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

13

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

OUTDOOR

Page 14: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

14

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

Internet - Banner 728 x 90px

Page 15: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

15

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

3ª Fase – VendasFoco:

Apresentar as motos DAFRA como uma solução econômica,

bonita e de qualidade para que o público possa se livrar dos

transportes coletivos.

Período: Agosto e Setembro

Público: Primário

Estratégia:Humor

Objetivo: Estimular as vendas das motos DAFRA, relacionando-as como uma

importante solução contra os incômodos do uso de ônibus.

Meios: Outdoor, Busdoor, Jornal, TV e Rádio

Page 16: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

OUTDOOR

Page 17: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

17

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

BUSSDOR FUNDO

Page 18: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

18

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

BUSSDOR LATERAL

Page 19: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

19

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

ANÚNCIO JORNAL 1

Page 20: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

20

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

ANÚNCIO JORNAL 2

Page 21: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

21

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

ANÚNCIO JORNAL 3

Page 22: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

22

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

Peça: Spot 30” Titulo: Liberte-se do Buzú

Page 23: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

23

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

Peça: VT 15”Título: LIVRE DO BUZÚ

Page 24: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

24

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

Peça: VT 15” Título: DE MALAS PRONTAS

Page 25: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

25

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

4ª Fase – InstitucionalFoco:

Responsabilidade Social

Período: Dezembro

Público: primário e secundário;

Estratégia: Emocional

Objetivo: Defender que as motos DAFRA são fabricadas levando em consideração o

controle de emissão de gases poluentes.

Meios: Revista, Busdoor e Outdoor

Page 26: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

26

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

Anúncio Revista

Page 27: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

Outdoor

Page 28: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

28

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

JUSTIFICATIVAS DA ESCOLHA DE PRODUTORASPara seleção dos fornecedores foi realizada uma análise das produtoras do mercado de Salvador levando em consideração a qualidade de produção das mesmas, seu portfólio (Rádio,TV e internet) e a adequação do perfil do nosso cliente com as produtoras escolhidas. Dessa forma, adotamos trabalhar ap-enas com produtoras de grande porte, reconhecidas no mercado, que garan-tam a qualidade na produção e identidade da marca.

Por isso selecionamos as seguintes produtoras:Utilizamos o Estúdio ZERO para produção do Spot por ser um estúdio de grande porte, atuando no mercado há 16 anos, sendo referência entre as produtoras de áudio, e trabalhando com criatividade e qualidade. O estúdio ZERO apresentou o 2º melhor orçamento, portanto, levando em considera-ção o custo X benefício, observamos que o mesmo atende as necessidades do nosso cliente.

Para o Jingle, escolhemos o estúdio ATITUDE por possuir um amplo portfólio, sendo uma empresa reconhecida pelo mercado e também de grande porte com uma estrutura favorável para atender ao nosso cliente. Além de ter sido a única produtora de áudio a responder o pedido de orçamento para jingle.

Já para o VT escolhemos o Estúdio Truq, por sua excelência no mercado de produtoras de Cinema, TV e vídeo, com uma sólida estrutura e experiência no mercado, a Truq consegue atender as exigências que a produção do nosso VT pede com equipamentos de ultima geração.

OTIMIZAÇÃO DA VERBACom o fechamento de toda produção, tivemos um saldo positivo para o nosso cliente de R$ 157.600,00. Devido a alta concorrência no nosso mercado, entre as produtoras de áudio e vídeo, tivemos um orçamento bastante em conta. E para otimizar está verba decidimos usar alguns recursos que poderão dar

maior visibilidade as peças eletrônicas tais como:

O VT “pesadelo” sugerimos contratação de um diretor reconhecido no mer-cado para realizar a direção do VT e a contratação de um ator global de suc-esso, como Cauã Reymond, para representar o nosso cliente neste VT. O orça-mento para estas contratações estarão no orçamento junto à produtora.

Teremos um VT promocional “De malas prontas pra Sauipe” na fase de ven-das, onde a verba disponível para esta fase é de R$ 78.943,50, porém o VT “livre-se do buzú”, o outro Vt desta fase, teve custo de R$ 53.300,00, restando apenas R$ 25.643,50. Por esse motivo redirecionamos a verba que sobrou das outras fases para orçamento do VT promocional, que teve custo de R$ 43.600,00. Recebemos um orçamento para um VT de 30’, porém com o conhecimen-to que temos do mercado de produções de vídeos, chegamos à conclusão deste valor de R$ 43.600,00.

Usaremos a voz de Moisés, locutor do evento de sucesso em Salvador, Fes-tival de Verão, por ser uma pessoa que representa através da voz o espírito de jovialidade, sendo totalmente de acordo com o nosso público alvo para assinar toda a campanha eletrônica: Jingle, spot e VT. O orçamento para esta locução é de R$ 850,00.

Para o jingle, sugerimos a contratação de cantores baianos para valorizar a marca e tornar o jingle mais atraente ao nosso público.

O nosso trabalho foi realizado com foco no custo x benefício, a fim de maxi-mizar a verba destinada a produção audiovisual, sendo feito um processo de seleção voltado para qualidade da produção, onde a verba disponível foi de R$ 259. 200,00 e resultou num saldo final positivo de R$ 157.600,00.

Page 29: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

29

Planejamento de Criação • Dafra Motos • GDez Comunicação Experimental

Fase

Mei

o

nº c

opia

s par

a ve

icul

ação

Verb

a de

ve

icul

ação

Verb

a di

spon

ivel

pa

ra p

rodu

ção

Peça

Títu

lo

Perfi

l de

prod

.

Prod

utor

a es

colh

ida

Orç

ãmen

to

Sald

o

Cria

daRo

teiri

zada

Orç

ada

Prod

uzid

aAp

rova

da

planejamento mídia criação produção Andamento

posicionam

ento

TV (C om p) 2 314.467 78.616,75 vt: 30" / 15" "pesadelo" G TRU Q 43.600,00 35.016,75 X X X X X

radio (C om p) 3 26.816 6.704,00 jingle 30" "eu quero m inha m oto D afra" G A TITU D E 3.500,00 3.204,00 X X X X X

outdoor (Básica) 59.340 14.835,00 "liberdade é seu destino" 0,00

revista(C om p) 60.430 15.107,50 "liberdade é seu destino" 0,00

front (A poio) 57.600 14.400,00 "liberdade é seu destino" 0,00posic

ionamen

to

suste

ntaçã

o outdoor (Básica) 26.435 6.608,75 Você não precisa de asas para voar 0,00

internet (apoio) 13.800 3.450,00 supper banner Você não precisa de asas para voar 0,00

vendas

suste

ntaçã

o

TV (com p) 2 315.774 78.943,50 vt: 15" "livre do buzú" G TRU Q 53.300,00 25.643,50 X X X X

radio (C om p) 3 27.084 6.771,00 spot: 30" "livre do buzu" G ZERO 1.200,00 5.571,00 X X X X X

busdoor (C om p) 16.600 4.150,00 "livre do buzú" 0,00

jornal (A poio) 37.514 9.378,50 "livre do buzú" 0,00

vendas

institu

cional outdoor (Básica) 26.068 6.517,00 "um ar puro faz bem " 0,00

busdoor (C om p) 8.300 2.075,00 "um ar puro faz bem " 0,00

revista (C om p) 46.410 11.602,50 "um ar puro faz bem " 0,00

Verba disponivel 259.200,00R$

Gastos 101.600,00R$

Restante 157.600,00R$

institu

cional

PlanilhaCRIAÇÃO, MÍDIA E PRODUÇÃO

Page 30: PROJETO EXPERIMENTAL UCSal. 2008.2

COMUNICAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA

GRUPO DO PROJETO EXPERIMENTAL 2008.2CLIENTE DAFRA MOTOS