projeto escola 2010

11

Upload: carlos

Post on 19-Jun-2015

590 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto Escola 2010
Page 2: Projeto Escola 2010

Incentivar e facilitar o contato de jovens e crianças com o mundo

do cinema. Esse é o principal objetivo da Cinemark, maior rede

de cinemas do Brasil, ao criar o Projeto Escola. Uma ação que tem

o compromisso de contribuir para o desenvolvimento cultural

de futuros espectadores, aproximar esse público de novas informações

e estimular o hábito de frequentar as salas de cinema.

O Projeto Escola tem uma agenda especial com preços reduzidos

para escolas. Em sessões especiais,

os estudantes assistem

às produções selecionadas

de acordo com critérios

pedagógicos, cujos temas

possam ser usados em sala

de aula, gerando debates

e o desenvolvimento

dos mais variados trabalhos.

De 1999 a 2009, 2.000.000

de estudantes assistiram

aos fi lmes agendados.

No 1ºNo 1º-No 1º semestre de 2010 para o Projeto Escola foram escolhidos os fi lmes:

O agendamento para as sessões deve ser feito diretamente

com os gerentes dos cinemas (veja a relação de endereços e telefones

no verso da última página) ou pelo e-mail [email protected].

Você também pode buscar mais informações no site da Cinemark:

www.cinemark.com.br.

Além de preços diferenciados,

as escolas podem optar

pela COMPRA do Kit Escola pagando

mais , que dá direito

a 1 pipoca e 1 refrigerante.

Ingresso com preço

de estudante: .

Page 3: Projeto Escola 2010

Direção Jorge BlancoCodireção Javier Abad e Marcos MartínezRoteiro Joe StillmanProdução Guy Collins e Ignacio Pérez DolsetCoprodução Jose A. Rodriguez Trilha sonora James Seymour BrettDesenho de Produção Julian Muñoz RomeroDireção de Arte Fernando JuárezEdição Alex Rodriguez

Elenco - Vozes na versão originalCapitão Chuck Baker Dwayne JohnsonLem Justin LongNeera Jessica BielGary Oldman General GrawlSean William Scott SkiffJohn Cleese Professor Kipple

Ficha Técnica

Skiff – Melhor amigo de Lem, Skiff é, diferente do primeiro, um garoto esquisito e desconfi ado. Tem a teoria de que o governo do planeta esconde as verdadeiras informações sobre a presença de alienígenas. Com a presença de Chuck suas suspeitas aumentam. General Grawl – Ofi cial de grande poder no planeta 51, o paranoico General tem certeza de que a presença de Chuck representa uma invasão generalizada. Por ser comandante do exército ele tem a missão de proteger a população. Nada vai impedir o General de cumpri-la.

Afi nal, o que é um ser alienígena?O que caracteriza um alienígena? Pele verde? Olhos esbugalhados? Superpoderes? Naves espaciais? A palavra alienígena quer dizer estrangeiro, ou seja, se refere a alguém ou alguma coisa estranha, desconhecida, incomum em nosso cotidiano. Isso se explica facilmente no caso do Capitão Chuck Baker, do fi lme Planeta 51. Nele, o astronauta viaja para um planeta que acredita ser inabitado e se depara com uma população de seres que, para ele, são alienígenas, mas que acham que o Capitão é o estranho, ou seja, o alienígena.Ao longo do século XX - graças ao grande sucesso de obras de fi cção protagonizadas por seres alienígenas tanto na literatura como no cinema e televisão - eles passaram a ser designados como habitantes de outros planetas. Alienígena se tornou quase um sinônimo de extraterrestre, termo que se aplica a qualquer coisa que não é da Terra, ou seja, surgiu e/ou habita algum outro mundo.

O fascínio dos planetáriosNo fi lme Planeta 51, após desembarcar, o astronauta Chuck Baker foge e, por coincidência, se esconde em um planetário, onde Lem trabalha. Assim como a maioria das coisas no planeta 51, os planetários também existem por aqui, na Terra. Eles funcionam como espaços destinados a apresentações educativas sobre astronomia, pesquisas científi cas e treinamentos de navegação espacial. Uma característica comum à maioria deles é a superfície arredondada, onde as projeções astronômicas ganham mais realismo.Suspeita-se que o matemático, físico e inventor Arquimedes já possuía um planetário. E isso na Antiguidade. Mas até hoje não se sabe a data exata dessa invenção. Os primeiros planetários modernos, como os de hoje, foram desenvolvidos no século XVIII. O mais antigo, ainda em atividade, foi criado por um pesquisador holandês na sala da sua casa no ano de 1781. Atualmente todas as grandes cidades do mundo contam com um planetário, normalmente gerenciado por uma escola de astrofísica, como acontece com o da cidade de São Paulo. Saiba mais sobre os planetários brasileiros no site www.planetarios.org.br.

Trabalhando o fi lme em sala de aula

Indicado para alunos da Pré-Escola e do Ensino Fundamental (1ª- à 5ª- série), o fi lme tem como tema principal a descoberta de diferenças e semelhanças entre os povos e como podemos aprender a aceitar as diferenças. Confi ra algumas ações que podem ser propostas para os estudantes nas aulas de Língua Portuguesa, História, Artes e Ciências.

Língua Portuguesa • Solicite aos alunos que escrevam um texto (de 20 linhas) descrevendo um planeta imaginário, com características e habitantes. A ideia é estimular a criatividade dos alunos. Os seus textos deverão ser lidos em voz alta.

• Para os pequenos da Pré-Escola, o exercício pode ser adaptado à narrativa oral com a descrição de um planeta imaginário. História • No fi lme, um astronauta terrestre viaja para um planeta distante e se depara com uma sociedade muito semelhante à nossa, mais precisamente aos Estados Unidos da década de 1950. Peça que os alunos pesquisem um pouco sobre esse período e seus acontecimentos mais signifi cativos no Brasil e no mundo. Qual era a visão que as pessoas tinham do espaço? Qual o impacto da chamada corrida espacial nessa época? Ciências • Uma das principais diferenças entre nós, humanos, e os habitantes do planeta 51, é que eles têm a pele esverdeada. Peça aos alunos que pesquisem por que o ser humano apresenta variação na cor da pele (de acordo com a raça) e qual o fator determinante para isso. O trabalho deve ser realizado como uma pesquisa em grupo. • Os grupos devem apresentar o trabalho em sala de aula com cartazes ilustrados com desenhos e fotos. Após a apresentação, a diferença da cor da pele deve ser o tema de um debate sobre a aceitação das diferenças. Artes • Agora que os alunos já criaram o seu próprio planeta, descrito na atividade de Língua Portuguesa, peça que deem vida a ele. Eles devem desenhar na cartolina as paisagens e habitantes do planeta que foi criado.

Uma comédia de aventura intergaláctica que conta

a história de uma invasão alienígena ao contrário.

SinopseO Capitão Charles Chuck Baker, um grande astronauta, está prestes a completar sua grande missão. Ele aterrissa sua espaçonave no misterioso planeta 51, desembarca, dá os primeiros passos na superfície e fi nca a bandeira americana no meio do quintal em que ocorre um churrasco de família. Ele não sabia que o planeta era povoado por

seres esverdeados muito parecidos conosco (semelhante à sociedade dos Estados Unidos dos anos 50). Assustado com a família que o observa em silêncio, Chuck entra em pânico e foge, se escondendo em um planetário. Lá trabalha o garoto Lem, que ao encontrar Chuck, após um receio inicial, resolve ajudá-lo a se esconder do exército local, que passa a caçar

o astronauta, acreditando que o planeta esteja sendo invadido por alienígenas. Para piorar, o tempo é curto, pois a espaçonave de Chuck pode retornar à Terra sem ele. Ele vai precisar de toda a ajuda de seus novos amigos: Lem, seu melhor amigo Skiff, sua vizinha Neera e o atrapalhado robô Rover. Mas será que vão conseguir, antes que o poderoso General Grawl coloque as mãos em Chuck?

Conheça os personagens:

Capitão Chuck Baker – Muito admirado no nosso planeta, ídolo da juventude, atleta-modelo, sucesso com as mulheres, o bonitão e carismático astronauta Chuck tem o mundo a seus pés. Só que no planeta 51 ele não passa de um alienígena, um monstro fugitivo, que terá que mostrar a todos o seu valor.Lem – O jovem Lem, de 16 anos, é o que podemos chamar de modelo de comportamento. Educado, melhor aluno da classe, nunca se mete em confusão. Mas por ter fi cado amigo do monstro alienígena que todos querem destruir, ele tem que quebrar as regras e se arriscar para fazer o bem.Neera – A paixão secreta de Lem, Neera, é sua vizinha e também esconde os sentimentos que tem por ele. Mas rebelde e de personalidade forte, ela se sente meio perdida. Tendo que ajudar Lem em sua missão, ela passa a conhecê-lo melhor e a si mesma.

Page 4: Projeto Escola 2010

Uma grande aventura transforma a vida de um idoso rabugento e de um menino solitário.

SinopseQuando era criança, Carl Fredricksen sonhava em conhecer os cantos mais distantes do planeta, seguindo os passos do seu grande ídolo, Charles Muntz. É essa sede por aventuras que o leva a conhecer Ellie, uma menina tão sonhadora quanto ele. Com o tempo, eles namoram, casam e passam a vida juntos, reunindo economias para, um dia, realizar o desejo de viajar para lugares bem distantes. Porém, o destino leva Ellie antes e Carl se torna um velho recluso e rabugento.Pressionado a ceder o terreno de sua casa para a construção de um prédio, ele não quer arredar o pé do lugar onde viveu a vida inteira com Ellie. Quando fi ca sem opção, Carl amarra milhares de balões na chaminé e sai voando com a casa, para fi nalmente viver suas aventuras. O que ele não percebe

é que o escoteiro Russell estava na sua varanda. Agora, ele terá essa indesejada companhia na viagem. Russell, embora treinado em sobrevivência na selva, nunca esteve de fato em uma. Quando a casa aterrissa em uma fl oresta tropical da América do Sul, os dois terão que se unir para superar as difi culdades. Com a ajuda de Dug, um cão falante, e Kevin, uma ave nada comum, eles vão passar por grandes emoções.

Conheça os personagens:

Carl Fredricksen – Rabugento e mal-humorado, o velhinho Carl vive isolado do mundo em sua casinha desde que se tornou viúvo. Quando se vê pressionado a deixar o seu lar e mudar para um asilo, ele bola uma fuga mirabolante. Russell – O escoteiro, de 8 anos, só tem basicamente um desejo nesse mundo: conseguir a última medalhinha de honra ao mérito, a de ajudar um idoso. Ele escolhe como alvo o irredutível Carl, que não quer a ajuda de ninguém. Charles Muntz – Grande explorador do passado, Muntz era o ídolo de infância de Carl. Só que quando o explorador é acusado de falsifi cação, ele viaja até a fl oresta da América do Sul para nunca mais voltar.

Dug – Embora pertença ao exército canino falante de Charles Muntz, Dug está longe de ser um cão de guarda. Alegre e brincalhão, ele é um cão normal. Ele logo fi ca amigo de Russell e Carl. Alpha – Líder dos cães a serviço do explorador Charles Muntz, como o nome já indica, Alpha é determinado e feroz quando tem uma missão a cumprir. Só que um defeito na sua coleira falante faz com que a sua voz não pareça, digamos, tão ameaçadora.

Sempre alertaNo fi lme UP, o garoto Russell é um dedicado escoteiro, obcecado por receber todas as medalhas possíveis. O movimento do Escotismo foi fundado em 1907, na Inglaterra, por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. A proposta original era o desenvolvimento dos jovens por meio de um sistema de valores que priorizasse a honra, baseado na chamada Lei escoteira (um conjunto de regras que determinava a prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre). O objetivo era que cada praticante do escotismo assumisse seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. O movimento ganhou o mundo seguindo uma linha educacional, de voluntariado, apartidário e sem fi ns lucrativos. Apesar de ter sido concebido originalmente para a prática masculina, existem grupos femininos, também conhecidas como Bandeirantes. No nosso país, todas as informações sobre o tema estão reunidas no site da União dos Escoteiros do Brasil (www.escoteiros.org.br).

Voando com um dirigívelO meio de transporte que o explorador Charles Muntz usou para fazer suas viagens e para morar, escondido na selva, foi um dirigível. Diferente de aviões ou helicópteros, esse tipo de aeronave não tem o corpo sólido e é, na verdade, mais leve que o ar. Os dirigíveis conseguem sustentar-se no ar e são controlados por um piloto por serem preenchidos por gases menos densos que o ar, como o hélio ou o hidrogênio. Um primo próximo do balão de ar quente que, diferente do dirigível, não pode ser pilotado. Os primeiros exemplares foram desenvolvidos no fi m do século XVIII na Europa. Atualmente os dirigíveis perderam espaço para outros meios de transporte mais simples e lucrativos, sendo usados somente para fi ns publicitários ou para transmissão de eventos e esportes para a TV.

Ficha Técnica

Indicado para alunos da Pré-Escola e do Ensino Fundamental (1ªIndicado para alunos da Pré-Escola e do Ensino Fundamental (1ª-Indicado para alunos da Pré-Escola e do Ensino Fundamental (1ª à 5ª à 5ª- à 5ª série), o filme tem como tema principal a força da amizade. Confira algumas ações que podem ser propostas para os estudantes nas aulas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes e Ciências.Língua Portuguesa • Organize um debate em sala de aula sobre o filme e depois converse sobre o sonho de Carl e Ellie em realizar grandes aventuras. Peça aos alunos que escrevam uma redação sobre qual seria a maior aventura da vida deles.• Solicite aos alunos que tragam de casa um álbum de fotos com a viagem que mais gostaram. A ideia é incentivar a troca de experiências. História • Boa parte da história do filme UP se passa nos dias de hoje. Mas no início, UP se passa nos dias de hoje. Mas no início, UPconhecemos Carl na infância, na época que acompanhava as aventuras de Charles Muntz. Considerando a idade de Carl hoje em dia, que década era aquela? Peça aos alunos que pesquisem sobre esse período e procurem descobrir se existiram exploradores parecidos com Charles Muntz. Geografia • Peça aos alunos que pesquisem, como lição de casa, quais são as florestas da América do Sul e quais suas principais características. • Em classe, debata com os alunos sobre a diversidade da vida animal nas florestas tropicais. Ciências • No filme, Carl viaja com sua casa amarrando milhares de balões nela, conseguindo assim, voar pelos ares. Na vida real, será que isso seria possível? Faça experiências com os alunos, amarrando balões em pequenos objetos, como latas e caixinhas, para demonstrar a relação entre força e peso.Artes • A ave retratada no filme, apelidada de Kevin, é de uma raça imaginária, e possui elementos de várias aves diferentes reunidos pelos desenhistas do filme. Solicite aos alunos que pesquisem sobre as aves mais comuns na América do Sul. Eles podem montar cartazes com fotos dessas aves para expor na sala de aula.

Trabalhando o fi lme em sala de aula

Direção Pete Docter e Bob PetersonRoteiro Pete Docter, Bob Peterson e Thomas McCarthyProdução Jonas RiveraCoprodução John Lasseter, Denise Ream e Andrew StantonTrilha sonora Michael GiacchinoDesenho de Produção Ricky NiervaDireção de Arte Ralph Eggleston, Bryn Imagire, Harley Jessup, Daniel Lopez Munoz e Don ShankEdição Kevin Nolting

Elenco - vozes na versão original Carl Fredricksen Ed AsnerCharlez Muntz Christopher PlummerRussell Jordan NagaiDug/Alpha Bob PetersonDelroy Lindo BetaJerome Ranft Gamma

Elenco - vozes na versão dubladaCarl Fredricksen Chico Anysio

Page 5: Projeto Escola 2010

Conheça os personagens:

Dave Seville - Pai adotivo de Alvin, Simon e Theodore, Dave é um músico que tem que equilibrar a correria da vida profi ssional com as necessidades dos esquilos. Com Alvin, principalmente, tem a paciência testada diariamente e é quase levado à loucura.Toby - Gente boa e companheiro, Toby é o primo mais novo de Dave. É um pouco preguiçoso e imaturo, mas quando se torna responsável pelos esquilos surpreende a todos. Alvin - Autodenominado líder da gangue, Alvin está sempre tentando convencer Simon e Theodore a embarcar em empreitadas pouco confi áveis. Impulsivo e ambicioso, ele é o mais velho dos irmãos, embora em muitos aspectos seja o mais infantil dos três.Simon - A voz da consciência no grupo, o intelectual Simon sempre procura, do alto de seus grandes óculos, a solução mais lógica e razoável para todos os problemas. Mesmo assim, gosta de se divertir tanto quanto os outros e possui um grande senso de humor.Theodore - Gorducho e ingênuo, o caçula da família costuma fi car entre os dois irmãos e é facilmente infl uenciável por ambos. Simpático e tímido, Theodore tem uma fome insaciável.

O legado de Alvin e sua turmaEmbora só tenham chegado à tela grande há pouco tempo, Alvin, Simon e Theodore têm alegrado crianças ao redor do mundo por mais de cinquenta anos. Eles foram concebidos originalmente em 1958 pelo compositor americano Ross Bagdasarian. Ross criou um grupo musical falso, explorando técnicas de gravação que deixavam a voz bem aguda. O sucesso foi imediato. O grupo vendeu milhares de cópias, recebeu um prêmio Grammy e os três esquilos logo ganharam vida em uma série animada, The Alvin Show. O programa original durou somente duas temporadas, entre 1961 e 1962, mas os personagens não saíram do gosto popular. Vinte anos depois uma nova série, Alvin & the Chipmunks, fez ainda mais sucesso, conseguiu grande audiência e foi vendida para todo o mundo (fi cou no ar entre 1983 e 1990). Em 2007, chegou o momento de levá-los ao cinema, em um fi lme que mesclou atores reais e animação 3-D, agora avançada o bastante para fazer justiça aos seus protagonistas.

TâmiasApesar da tradução Alvin e os Esquilos, do original Alvin and the Chipmunks, o espectador mais atento pode perceber certas diferenças entre os personagens do fi lme e os esquilos. Isso porque os chipmunks, aqui conhecidos como tâmias, embora pertençam à mesma família dos esquilos, são animais com características bem diferentes. As tâmias são encontradas principalmente na América do Norte, com exceção de uma espécie, que vive na Sibéria. A principal diferença entre tâmias e esquilos é a ausência de uma longa cauda felpuda, além da pelagem menor e as características listras brancas nas costas. A palavra tâmia signifi ca, em grego, armazenador, termo que faz uma referência direta ao hábito desses animais de guardar comida para o inverno.

Trabalhando o fi lme em sala de aula

• Indicado para alunos da Pré-Escola e do Ensino Fundamental (1ª- à 5ª- série), o fi lme tem como tema principal o amor fraternal e a ideia de que a união faz a força. Confi ra algumas ações que podem ser propostas para os estudantes nas aulas de Língua Portuguesa, Artes e Ciências.Língua Portuguesa • Alvin, Simon e Theodore são irmãos e sendo assim vivem entre tapas e beijos. No fi nal, porém, sempre estão unidos pelo bem maior. Peça que os alunos descrevam em um texto as semelhanças que existem entre o relacionamento que têm com seus próprios irmãos e o que viram no fi lme. Ciências • O grupo musical do fi lme é composto por tâmias, roedores da família dos esquilos. Como se trata de uma obra de fi cção, Alvin e seus irmãos podem realizar atividades humanas como falar, cantar, usar roupas etc. Peça que os alunos pesquisem o que no comportamento dos animais no fi lme corresponde à realidade. Eles se deslocam sobre duas patas? Sobem em árvores? Comem com as patas dianteiras?Artes • Peça aos alunos que modelem com massinha seu personagem favorito do fi lme. • Monte em classe uma maquete de um palco de espetáculo com todos os seus elementos.

Eles voltaram. E dessa vez não estão sozinhos.

SinopseNessa sequência, Alvin e os esquilos continuam em destaque como um grande fenômeno mundial. Durante um show beneficente em Paris, o pai dos garotos, Dave Sevile, sofre um acidente causado em parte pelo arteiro Alvin. Ele vai parar no hospital e, enquanto se recupera, manda os esquilos para a casa da tia Jackie. Só que a tia, depois de um acidente bizarro, também está hospitalizada e os três acabam sob os cuidados do filho de Jackie, o imaturo Toby. Enquanto isso, o inescrupuloso Ian, o antigo empresário dos meninos, depois de cair em desgraça, consegue voltar a fazer sucesso com o lançamento das Esquiletes:

Brittany, Jeanette e Eleanor. Alvin e sua turma conhecem as meninas e fazem um alerta sobre Ian, mas são ignorados. Eles acabam forçados a competir com as meninas em uma batalha de bandas. As Esquiletes acabam vencendo, pois Alvin esquece de aparecer no dia do show. A relação fica estremecida entre os irmãos, principalmente entre Alvin e Simon, fazendo com que Theodore, envergonhado, fuja para o zoológico. Com tudo desmoronando ao redor, Toby é o único que poderá unir os esquilos novamente, antes que seja tarde demais.

Direção Betty ThomasRoteiro Jon Vitti, Jonathan Aibel e Glenn BergerProdução Janice Karman, Ross Bagdasarian, Karen Rosenfelt, Arnon Milchan, Michel Imperato Stabile e Steve WatermanTrilha sonora David NewmanDireção de Fotografi a Anthony B. RichmondDireção de Arte Marcia HindsEdição Matthew Friedman

ElencoToby Zachary Levi

Ian David CrossDave Seville Jason LeeAlvin Justin LongSimon Matthew Gray GublerTheodore Jesse McCartneyEleanor Amy PoehlerJeanette Anna FarisBrittany Christina Applegate

Elenco (versão dublada)Alvin Fabio LucindoSimon Wendel BezerraTheodore Rodrigo AndreattoEleanor Fernanda BullaraJeanette Tatiane KeplmairBrittany Eleonora Prado

Ficha Técnica

Page 6: Projeto Escola 2010

A história de um golfi nho solitário que queria ver o mundo com seus próprios olhos e descobrir o verdadeiro propósito de sua vida.

SinopseDaniel Alexandre Golfi nho sente que nasceu diferente dos outros de sua espécie. Ele é o escolhido, aquele que abriria o mundo dos sonhos a todas as criaturas do mar e da Terra. Um dia, ele escuta uma misteriosa voz do mar que mostra o caminho a percorrer para conseguir o que mais deseja. Para o impaciente e rebelde Daniel, esse é o sinal para quebrar todas as regras e se aventurar além da segurança de seu lar em direção ao perigoso e desconhecido mar aberto.

Daniel, confuso e desorientado, conhece Lulito, uma jovem e despreocupada lula que, como ele, também deseja percorrer

o mundo. Juntos, os dois vão enfrentar Lucius, um monstro das profundezas, conhecido como o “Devorador de Sonhos”, que lidera um exército de quatrocentas barracudas. Assim começa uma espetacular e mágica viagem através das profundezas do oceano, povoado por esquisitos e grandiosos personagens marinhos, alguns amigos e outros nem tanto. O maior desafi o de Daniel será surfar sobre uma gigante onda perfeita nunca vista antes, colocando sua vida em risco. Mas no fundo ele sabe que está perseguindo seu verdadeiro propósito.

Conheça os personagens:

Daniel Alexandre Golfi nho - Um golfi nho adolescente, muito divertido e cheio de energia. Como é comum à idade, Daniel é impulsivo, impaciente e um sonhador determinado a um dia surfar sobre a onda perfeita. Para ele a palavra impossível simplesmente não existe.Lulito - Uma jovem lula que se torna o grande companheiro de Daniel em sua viagem pelas profundezas do oceano. Para uma criatura pequena, tem a boca grande e acaba sempre falando demais, e muita besteira que, invariavelmente, termina em desastre.

Ficha Técnica

Direção Eduardo SchuldtRoteiro Eduardo Schuldt, Michael Wogh e Judy KellemProdução Sergio BambarénCoprodução Jan Alvaréz Guerra, Thomas Müller, Joachim Hellinger e Lorenzo Von LorchTrilha sonora Antonio GevarsonDireção de Arte Flávio Caporali e Lincol Aguí NájeraDiretor de Som Jan Alvaréz GuerraEdição Aquiles Bretón

Elenco - vozes na versão original Daniel Alexandre Golfi nho Alejandro OrozcoLulito Moisés Iván MoraLena Leyla RangelSr. Dentada Ricardo TejedoLucius Octavio RojasMaitre José LavatEsguicho Mateo VázquezFaísco Emilio RafaelManta Marcela Páez

Lucius - Lucius é o vilão da história. Grande e ameaçador tem um aspecto realmente monstruoso. Impiedoso, ele se alimenta dos sonhos das outras criaturas marítimas. Lucius vive acompanhado pelo seu exército de capangas barracudas. Lena - A bela Lena aparece pela primeira vez para Daniel em um sonho encantando-o imediatamente. De espírito livre e aventureiro, sua maior paixão é o surfe. Ela ensina a Daniel o signifi cado profundo do amor e incentiva para que ele siga sua jornada.Sr. Dentada - Esse solitário tubarão vive o que pode se chamar de dilema. Violento e voraz, bota medo em todos ao seu redor. Mas, por outro lado, é sensível, com uma alma boa e atormentada em busca do afeto que nunca recebeu. Será que um dia conseguirá se conter e realizar seu sonho?

Sobre o AutorAs aventuras do fi lme O Golfi nho - A História de um Sonhador são baseadas em um romance O Golfi nho - A História de um Sonhador são baseadas em um romance O Golfi nho - A História de um Sonhadorbest seller do autor peruano Sergio Bambarén Roggero. Formado em engenharia química nos EUA, ele sempre foi apaixonado pelo oceano, pelos animais e, principalmente, pelo surfe. Sergio morou e trabalhou em vários países até se fi xar na Austrália. Mas foi em Portugal, em uma pequena praia perto de Lisboa, que ele surfou sobre sua onda perfeita e conheceu um golfi nho que o inspirou a fazer algo que nunca sonhara: escrever um livro. Sergio recusou várias ofertas de editoras e acabou publicando sua história de maneira independente em 1996. No primeiro ano de publicação na Austrália, O Golfi nho atingiu a marca de 60 mil cópias vendidas. Atualmente, o autor tem 14 livros publicados e traduzidos para mais de 45 idiomas e vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o escritor peruano-australiano mais lido do mundo.

Os adoráveis golfi nhosOs golfi nhos são mamíferos marítimos, parentes próximos das baleias. Existem quase 40 espécies diferentes de golfi nhos que podem variar de tamanho entre 1 e 9 metros de comprimento. São carnívoros, alimentam-se predominantemente de peixes e moluscos e podem ser encontrados ao redor do mundo em diferentes oceanos.Um dos animais mais inteligentes do planeta, o golfi nho tem aparência amigável e aparente disposição para brincadeiras. Todas essas características explicam a popularidade desses mamíferos no mundo do entretenimento, incluindo sucesso em parques temáticos como o Sea World e personagens de cinema, como Flipper e o nosso Daniel.Sea World e personagens de cinema, como Flipper e o nosso Daniel.Sea World

Trabalhando o fi lme em sala de aula

• Indicado para alunos da Pré-Escola e do Ensino Fundamental (1ª- à 5ª à 5ª ª- série), o fi lme tem ª série), o fi lme tem ªcomo tema principal o amadurecimento e a busca por determinados objetivos. Confi ra algumas ações que podem ser propostas para os estudantes nas aulas de Língua Portuguesa, História, Geografi a, Artes e Ciências.Língua Portuguesa • Organize um debate em sala de aula sobre o fi lme e depois converse sobre o sonho de Daniel em surfar sobre uma gigante onda perfeita. Depois, peça aos alunos que escrevam uma redação sobre o esporte que mais admiram. História • Peça aos alunos que pesquisem, na biblioteca e na internet, sobre a história do surfe, a principal paixão do golfi nho Daniel no fi lme. Onde a prática desse esporte surgiu? Quando? Quais as diferenças entre os primeiros praticantes e os de hoje? Geografi a • No fi lme, Daniel percorre um grande caminho, partindo de seu lar e se aventurando pelas profundezas do oceano. Lembrando de todos os lugares pelos quais passou, peça aos alunos que desenhem um mapa procurando detalhar o itinerário de Daniel, calculando distância e tempo de viagem. Ciências • Já aprendemos um pouco mais sobre os golfi nhos, como Daniel, mas e os outros personagens do fi lme? Peça para que os alunos identifi quem as espécies dos outros animais que aparecem na história e pesquisem sobre os que não conhecerem.Artes • Peça aos alunos que façam um desenho do que mais gostaram do fi lme.• Solicite aos alunos, como lição de casa, uma pesquisa de imagens sobre os seres do mar: peixes e plantas. Depois, em classe, coordene a montagem de um painel com a recriação do ambiente marítimo a partir das imagens pesquisadas.

Page 7: Projeto Escola 2010

A saga de Crepúsculo está de volta.

SinopseApós Bella Swan ter sido salva das garras da morte pelo vampiro Edward Cullen no fi nal do último fi lme, o casal está mais unido do que nunca. No aniversário de 18 anos da jovem o clã Cullen decide dar uma festa. Quando Bella acidentalmente corta o dedo, o sangue desperta a sede de alguns dos membros da família e o clima fi ca tenso. Edward decide mudar da cidade de Forks em um esforço para proteger Bella.Desolada e sem conseguir tirar o vampiro da cabeça, ela passa o último ano escolar imersa em uma tristeza sem fi m. Aos poucos, ela reage com o apoio do amigo de infância Jacob Black, membro da misteriosa tribo Quileute. A convivência com ele quase a faz esquecer Edward e as ameaças

sobrenaturais que cercam o relacionamento dos dois. Com o tempo, ela descobrirá a verdadeira motivação por trás da fuga dos Cullen. Talvez não haja só vampiros em Forks. Quando Bella acaba descobrindo sem querer o antigo segredo dos Quileute, enfrenta a perspectiva de um reencontro com seu amado. Será que ela vai encontrar o mesmo Edward que conhecia?

Cara a cara com os personagens:

Bella Swan - A inicialmente desajeitada Bella muda-se com o pai para a cidade de Forks e imediatamente apaixona-se por Edward Cullen. Logo, ela vai estar inserida em um mundo sobrenatural. Quando Edward vai embora, a menina fi ca ainda mais perdida e confusa com relação ao futuro. Edward Cullen - Um vampiro atormentado que vive dividido entre sua herança de sangue, as tradições do passado e o amor que encontra ao lado da humana Bella Swan. Edward decide se afastar de Bella para protegê-la, mas devido a infl uências obscuras mergulha num mundo sombrio e talvez sem volta.

Jacob Black - Personagem menor no primeiro fi lme, Jacob fi ca em primeiro plano dessa vez quando Edward sai de cena. Amigo de infância de Bella, sua convivência ajuda a jovem a se estabelecer e, no processo, acaba se envolvendo com ela. O que ninguém sabe é que Jacob guarda um terrível segredo.Aro - Ambicioso e implacável, Aro é a maior autoridade e um dos líderes da ordem dos Volturi, que policiam a classe vampiresca impondo leis milenares. Ele tem um interesse especial por Edward Cullen. Jane - Protegida de Aro, Jane é uma ofi cial infl uente entre os Volturi. Muito poderosa, sua maior habilidade consiste em torturar seus oponentes criando a ilusão de uma dor insuportável.

LobisomensAlém dos já esperados vampiros, os lobisomens são outros seres sobrenaturais que desempenham um papel importante no fi lme Lua Nova. Criatura mitológica citada desde a antiguidade por escritos gregos, o lobisomem é alguém que tem a habilidade, ou a maldição, de transformar-se em uma criatura semelhante a um lobo, porém mantendo algumas características humanas. Essa transformação ocorre por contato com outro lobisomem, como um arranhão ou mordida, ou por um feitiço jogado sobre a pessoa. Esse acontecimento tem quase sempre alguma ligação com o surgimento da Lua Cheia. A fi gura do lobisomem não é estranha no mundo do cinema. O ser mutante é considerado um dos monstros clássicos do gênero de terror, que vem assustando plateias desde os anos 30.

Expectativa e RepercussãoO primeiro fi lme da saga Crepúsculo, lançado em 2008, foi um estrondoso sucesso em todas as partes do mundo. Impulsionado pela grande vendagem da série literária de Stephenie Meyer, o fi lme superou as expectativas dos produtores, aumentando ainda mais a procura pelos romances e penetrando profundamente no imaginário do público jovem.Os astros da aventura, Robert Pattinson e Kristen Stewart, acabaram elevados ao patamar de ídolos. Logicamente, os fãs mal podiam esperar pela chegada da continuação de Lua Nova,que veio logo no ano seguinte. Houve especulações quanto à despedida de alguns membros da primeira produção, como a da diretora original, que se confi rmou, e a do novo galã Taylor Lautner, que acabou reprisando seu papel de Jacob Black.

• Indicado para alunos do Ensino Fundamental II (6ª• Indicado para alunos do Ensino Fundamental II (6ª-• Indicado para alunos do Ensino Fundamental II (6ª à 8ª- à 8ª- à 8ª série) e do Ensino Médio, o fi lme aborda um triângulo amoroso com enredo sobrenatural. Confi ra algumas ações que podem ser propostas para os estudantes nas aulas de Língua Portuguesa, História, Geografi a e Ciências.Língua Portuguesa • Discuta com os alunos quais são os recursos que os escritores usam para transformar histórias nos livros mais vendidos (best seller). • Diferente dos vampiros, o lobisomem é uma fi gura que tem identifi cação com a mitologia do Brasil. Peça aos alunos que escolham outro personagem do folclore brasileiro e escrevam um conto inserindo-o num contexto contemporâneo, como faz a história do fi lme.História • No fi lme, a personagem Jane, vampira da ordem dos Volturi, é salva ainda na infância de ser queimada numa fogueira em sua aldeia. Por mais fantasioso que isso possa parecer, essa foi uma prática comum em muitos países, especialmente nos Estados Unidos. Peça aos alunos que façam uma pesquisa com a intenção de descobrir em que partes do mundo e em quais períodos isso ocorreu.Geografi a • A ordem dos vampiros Volturi, mostrados no fi lme, ganha esse nome por viver na região de Volterra, na Itália. Peça aos alunos que localizem esse local no mapa e procurem descobrir um pouco mais sobre a área. Por que será que a autora escolheu logo esse local para sediar a ordem dos Volturi?Ciências • Os lobisomens, que aparecem no fi lme, são uma mistura de homem e lobo. Peça aos alunos que descubram um pouco mais sobre esse mamífero, apontem que características do lobo podemos identifi car nos lobisomens e quais são as características humanas que se mantêm.• Solicite uma pesquisa aos alunos, pela internet, sobre as fases da Lua e de que forma elas infl uenciam a vida na Terra.

Trabalhando o fi lme em sala de aula

Ficha Técnica

Direção Chris WeitzRoteiro Melissa Rosemberg e Stephenie MeyerProdução Myck Godfrey, Bill Banerman, Marty Bowen, Mark Morgan, David Roker e Mark. L RosenTrilha Sonora Alexandre DesplatDireção de Fotografi a Javier AguirresarobeDireção de Arte David BrisbinEdição Peter Lambert

Elenco Bella Swan Kristen StewartJacob Black Taylor Lautner

Edward Cullen Robert Pattinson Charlie Swan Billy BurkeJane Dakota FanningAlice Cullen Ashley GreeneVictoria Rachelle LefevreDr. Carlisle Cullen Peter FacinelliRosalie Hale Nikki ReedJasper Hale Jackson RathboneAro Michael SheenEmmett Cullen Kellan LutzJessica Anna KendrickAngela Christian SerratosMike Michael Welch

Page 8: Projeto Escola 2010

Ficha Técnica

ProduçãoLC BarretoFilmes do EquadorIntervídeo DigitalBaseado no livro Lula, O Filho do Brasil de Denise ParanáBrasil de Denise ParanáBrasil

CoprodutoresGlobo FilmesCosta Films

Produtores AssociadosLocallTeleimageEspaço Z

DireçãoFábio Barreto

ProduçãoPaula BarretoRomulo Marinho Jr.

Produção executivaRômulo Marinho Jr.

RoteiroDaniel TendlerDenise ParanáFernando Bonassi

Diretor AssistenteMarcelo Santiago

Direção de FotografiaGustavo Hadba

Direção de ArteClóvis Bueno

FigurinosCristina Camargo

MontagemLetícia Giffoni

Preparação de ElencoSérgio PennaNS Casting – Produção de Casting

Som DiretoCristiano Maciel

Edição de SomAlessandro Laroca

MúsicaAntônio PintoJaques Morelenbaum

ElencoRui Ricardo Diaz (Lula)Glória Pires (Dona Lindu)Cléo Pires (Lurdes)Juliana Baroni (Marisa Letícia)Milhem Cortaz (Aristides)Lucélia Santos (Professora)Antônio Pitanga (Sr. Cristóvão)Celso Frateschi (Sr. Álvaro)Marcos Cesana (Cláudio Feitosa)Sóstenes Vidal (Ziza)Antonio Saboia (Vavá)Clayton Mariano (Lambari)Eduardo Acaiabe (Geraldão)Marat Descartes (Arnaldo)Nei Piacentini (Dr. Miguel)Felipe Falanga (Lula 7 anos)Guilherme Tortolio (Lula 15 anos)Luccas Papp (Lambari 15 anos)Vanessa Bizarro (Lurdes 13 anos)Maicon Gouveia (Jaime)Fernado Alvez Pinto (Jornalista)Rayana Carvalho (Dona Mocinha)Jonas Melo (Tosinho)Mariah Teixeira (Marinete)Fernanda Laranjeira (Tiana)

BRASIL – 2009Duração: 128 minutosSom: Dolby Digital 5.1Tela: 1.85

A história de um homem comum, sua família e a extraordinária capacidade de superar difi culdades.

SinopseCom direção de Fábio Barreto (O Quatrilho), e baseado no livro homônimo de Denise Paraná, Lula, o Filho do Brasil traz para as telas o percurso de Luiz Inácio Lula da Silva, do seu nascimento, em o Filho do Brasil traz para as telas o percurso de Luiz Inácio Lula da Silva, do seu nascimento, em o Filho do Brasil1945, até 1980, quando era um líder sindical consagrado. A data marca também a morte de uma pessoa extremamente infl uente em sua vida e em sua forma de pensar: Dona Lindu (Eurídice Ferreira de Mello), que criou oito fi lhos, sozinha, e tinha como lema “Nesta família ninguém vai ser ladrão ou prostituta”. E cumpriu.

Filmado em dois Estados (Pernambuco e São Paulo), sete cidades e 70 locações, entre 20 de janeiro e 18 de março de 2009, Lula, o Filho do Brasil percorre os principais pontos da trajetória Lula, o Filho do Brasil percorre os principais pontos da trajetória Lula, o Filho do Brasilde Lula, do árido sertão pernambucano, onde nasceu, à periferia de Santos, onde cresceu, e por fábricas e sindicatos do ABC paulista, onde viveu intensas transformações pessoais (como a perda da primeira mulher e do fi lho) e profi ssionais (como o emocionante discurso no estádio lotado da Vila Euclides, realizado sem sistema de som, quando 80 mil operários repetiram suas palavras para que todos pudessem ouvi-las). No elenco de 130 atores destacam-se Rui Ricardo Diaz, que em sua estreia cinematográfi ca interpreta Lula dos 18 aos 35 anos, Glória Pires como Dona Lindu, Cleo Pires (Lurdes, primeira mulher de Lula), Juliana Baroni (Marisa Letícia) e Milhem Cortaz (Aristides, como o pai violento). As fi lmagens contaram ainda com 3.000 fi gurantes.

Page 9: Projeto Escola 2010

Kit Escola com pipoca e refrigerante. Deixa o programa ainda mais completo e gostoso. Consulte o gerente do cinema ou envie um e-mail para [email protected].

OS ALUNOS VÃO PEDIR PRA REPETIR. A PIPOCA E A AULA.

Trabalhando o fi lme em sala de aula

• Objetivo: A sugestão dos temas abaixo tem como objetivo levar para a sala de aula questões pertinentes tanto ao fi lme quanto a realidade do estudante brasileiro. Eixos temáticos: Êxodo Rural/Migrações - O migrante nordestino; o conceito de êxodo rural. No fi lme Lula, o fi lho do Brasil, Dona Lindu (Glória Pires) e seus fi lhos migram da região nordeste, onde Lula, o fi lho do Brasil, Dona Lindu (Glória Pires) e seus fi lhos migram da região nordeste, onde Lula, o fi lho do Brasilviviam, para o sudeste do país. O pai de Lula, Aristides (Milhem Cortaz) alguns anos antes, realizou o mesmo trajeto. Este deslocamento de massas da zona rural para a zona urbana denomina-se êxodo rural. Pesquise sobre os principais motivos para esse tipo de migração, citando ainda os principais problemas sociais causados pelo êxodo.

Sindicalismo - O sindicato como organismo de mobilização social; sindicato dos metalúrgicos; Central Única dos Trabalhadores (CUT). A organização dos trabalhadores em sindicatos surgiu ainda durante a Primeira Revolução Industrial, no século XVIII. No Brasil, porém, o sindicalismo defl agrou-se apenas no fi nal do século XIX. O fi lme dedica a maior parte de suas cenas à atuação de Lula (Rui Ricardo Dias) como sindicalista. Procure informações sobre o histórico do movimento sindical, especialmente durante a ditadura. Lembre-se que o sindicato é, acima de tudo, um organismo de mobilização social.

Cultura Nordestina - A região nordeste e a arte popular (música, cordel, folclore).Dona Lindu (Glória Pires) é nordestina, assim como todos os seus fi lhos. Conforme mostra o fi lme Lula, o fi lho do Brasil, muitos deles saem ainda pequenos da região nordeste e vão morar com a mãe em Lula, o fi lho do Brasil, muitos deles saem ainda pequenos da região nordeste e vão morar com a mãe em Lula, o fi lho do BrasilSão Paulo. A cultura nordestina, porém, permaneceu para sempre na vida da família, desde a maneira de falar aos hábitos mais cotidianos. Faça uma pesquisa sobre a cultura do nordeste do Brasil, presente nas festas populares, no folclore, na música e na religião.

Atuação dos grupos esquerdistas durante a Ditadura Militar - A organização de greves; repressão. Em 1968, Lula (Rui Ricardo Dias) afi liou-se ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Nesse ano, o presidente militar Costa e Silva instaurou o AI-5, maior instrumento de repressão da Ditadura no Brasil. Líder sindical em 1975, Lula liderou greves históricas, comuns no período, de acordo com o fi lme Lula, o fi lho do Brasil. Comente de que maneira a organização de greves serviu como instrumento de combate à repressão.

A Copa de 70 - O futebol e o sentimento de exaltação do nacionalismo. A Copa de 70 foi disputada no México. Foi a primeira disputa ocorrida na América do Norte, pois antes todas as pelejas aconteciam ou na Europa ou na América do Sul. O Brasil bateu a Itália por 4x1 e se tornou a equipe campeã por mais vezes, totalizando três vitórias em Copas do Mundo. Faça uma pesquisa sobre o histórico de participações do Brasil em Copas do Mundo.

Violência Doméstica - No Brasil, 4 entre 10 pessoas já vivenciaram algum episódio de violência em sua casa. A violência doméstica, explícita ou velada, acontece geralmente em casa, entre parentes. No Brasil, 4 em cada 10 pessoas já vivenciaram algum episódio de violência em sua casa. Estatisticamente, a violência contra a mulher é muito maior que contra o homem. Em geral o agressor age entre quatro paredes, para que não seja visto por parentes, amigos, familiares e colegas do trabalho. Isso envolve também ofensa verbal, ameaças, gestos e posturas agressivas, conforme faz o personagem Aristides (Milhem Cortaz) com seus fi lhos. De que forma a sociedade pode se posicionar ante esse problema?

Desemprego - Índices de desemprego no Brasil; o emprego informal como alternativa. Desemprego é o ócio involuntário de pessoas que estão dispostas a trabalhar, mas não encontram quem as empregue. Esse fenômeno social é observado, principalmente, em países subdesenvolvidos cujas economias não conseguem suprir o crescimento populacional. Um agravante é a crescente mecanização e informatização dos processos de trabalho, acabando com cargos que antes eram desempenhados por pessoas sem instrução/qualifi cação e, agora, exigem conhecimento e formação. O desemprego no Brasil quadruplicou da década de 60 para cá. Comente o processo de formatização e mecanização dos processos de trabalho.

Função social do Cinema no Brasil - As produções artísticas como ferramenta para pensar na realidade nacional. O cinema atinge, desde muito, multidões em todas as proporções. Ele chega a diversas regiões e abrange várias classes de público. Faz rir, chorar, emocionar e com isso serve de ferramenta também para educar. Além de ser uma forma de cultura, o cinema é um veículo de informação. Discuta o papel das produções artísticas nos dias de hoje.

Page 10: Projeto Escola 2010

DISTRITO FEDERAL

PÍER 21S.C.E. Sul Trecho 2 - Cj. 321º-1º-1º PavimentoCEP 70310-500Brasília - DF(61) 3223-7506

TAGUATINGA SHOPPINGR. 210 QS 01 - Lote 40Águas Claras - CEP 71950-904Taguatinga - DF(61) 3352-4708

AMAZONAS

STUDIO 5 FESTIVAL MALLAv. Rodrigo Otávio, 55Japiim - CEP 69077-000Manaus - AM(92) 3613-8345

PARANÁ

SHOPPING BARIGÜIRua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600Mossunguê - CEP 81200-100Curitiba - PR(41) 3317-6493

SHOPPING MUELLERAv. Cândido de Abreu, 127 - Lj. SS01Centro Cívico - CEP 80530-900Curitiba - PR(41) 3322-0296

SHOPPING SÃO JOSÉ DOS PINHAISRua Izabel Redentora, 1.434 - Lj. 206CEP 83005-010São José dos Pinhais - PR (41) 3081-9138

GOIÂNIA

FLAMBOYANT SHOPPINGAv. Jamel Cecílio, 3.300 - LUC T-120Jardim Goiás - CEP 74810-907Goiânia - GO(62) 3515-1819

RIO DE JANEIRO

BOTAFOGO PRAIA SHOPPINGPraia de Botafogo, 400 / Arco 800Botafogo - CEP 22250-040Rio de Janeiro - RJ(21) 2237-9483

CARIOCA SHOPPINGEstr. Vicente de Carvalho, 9092º-2º-2º Pavimento Vila Kosmos - CEP 21210-002Rio de Janeiro - RJ(21) 3688-2337

NITERÓI PLAZA SHOPPINGRua 15 de Novembro, 8 - Lj. 333Centro - CEP 24020-125Niterói - RJ(21) 2722-3826

DOWNTOWN BARRAAv. das Américas, 500 - Bl. 17 - 2º-Av. das Américas, 500 - Bl. 17 - 2º-Av. das Américas, 500 - Bl. 17 - 2º PisoBarra da Tijuca - CEP 22640-100Rio de Janeiro - RJ(21) 2494-5007

SANTA CATARINA

FLORIPA SHOPPING Rod. Virgílio Várzea, 587 - Lj. 283, Área 2Monte Verde - CEP 88032-000Florianópolis - SC(48) 3234-3678

RIO GRANDE DO SUL

BOURBON SHOPPING IPIRANGAAv. Ipiranga, 5.200 - Lj. 201Azenha - CEP 90610-000 Porto Alegre - RS(51) 3315-4299 / 3354-1013

BARRASHOPPINGSUL Av. Diário de Notícias, 300 - Lj. 1.032Cristal - CEP 90810-080Porto Alegre - RS (51) 3257-9023

SHOPPING CANOASAv. Guilherme Schell, 6.750 - Área de CinesCentro - CEP 92310-001Canoas - RS(51) 3466-5230

MINAS GERAIS

SHOPPING PÁTIO SAVASSIAv. do Contorno, 6.061Funcionários - CEP 30110-039Belo Horizonte - MG(31) 3288-3805

DIAMOND MALLRua Olegário Maciel, 1.600 - Lj OM 25Lourdes - CEP 30180-111Belo Horizonte - MG(31) 3292-9026

BH SHOPPINGRod. BR 356, 3.049 - Lj. OP 47CEP 30320-900Belo Horizonte - MG(31) 3286-1509

ESPÍRITO SANTO

SHOPPING VITÓRIAAv. Américo Buaiz, 200 - Lj. A 15Enseada do Suá - CEP 29050-902Vitória - ES(27) 3324-5973

SERGIPE

SHOPPING JARDINSAv. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 215Jardins - CEP 49026-010Aracaju - SE(79) 3217-5610

SHOPPING RIOMARRua Delmiro Gouveia, s/nº-Rua Delmiro Gouveia, s/nº-Rua Delmiro Gouveia, s/nº - Lj. 268 / 269Coroa do Meio - CEP - 49035-810Aracaju - SE(79) 3217-4399

BAHIA

SALVADOR SHOPPINGAv. Tancredo Neves, 2.915 - Lj. 3005 Caminho das Árvores - CEP 41820-021Salvador - BA(71) 3878-1870

RIO GRANDE DO NORTE

MIDWAY MALLAv. Bernardo Vieira, 3.775 - Área de CinesTirol - CEP 59015-900Natal - RN(84) 3221-6571

SÃO PAUL0

SHOPPING SP MARKETAv. das Nações Unidas, 22.540 - Bl. CVila Almeida - CEP 04795-000São Paulo - SP(11) 5686-2595

SHOPPING DAv. Cruzeiro do Sul, 1.100 - Piso Superior Canindé - CEP 03033-020São Paulo - SP(11) 3326-9171

SHOPPING METRÔ SANTA CRUZRua Domingos de Moraes, 2.564 - 3º-Rua Domingos de Moraes, 2.564 - 3º-Rua Domingos de Moraes, 2.564 - 3º PisoVila Mariana - CEP 04036-100São Paulo - SP(11) 3471-8070

ABC PLAZA SHOPPINGAv. Industrial, 600 - JardimCEP 09080-500 - Santo André - SP(11) 4979-5078

SHOPPING INTERLAGOSAv. Interlagos, 2.255 - Lj. 157 AJardim Umuarama - CEP 04661-200São Paulo - SP(11) 5565-2570

SHOPPING INTERLAR ARICANDUVAAv. Aricanduva, 5.555 - SubsoloVila Aricanduva - CEP 03527-000 São Paulo - SP(11) 3444-2564

SHOPPING TAMBORÉAv. Piracema, 669 (km 22 da Castelo Branco)Tamboré - CEP 06460-030 - Barueri - SP(11) 4193-1826

EXTRA CENTER ANCHIETARua Garcia Lorca, 301 - Piso SuperiorPauliceia - CEP 09695-000São Bernardo do Campo - SP(11) 4362-4706

SHOPPING METRÔ TATUAPÉRua Domingos Agostim, 91Cidade Mãe do Céu - CEP 03306-010São Paulo - SP (11) 2092-9310 / 2092-9237

SHOPPING METRÔ BOULEVARD TATUAPÉRua Gonçalves Crespo, s/nº-Rua Gonçalves Crespo, s/nº-Rua Gonçalves Crespo, s/nº - Lj. 420/421Tatuapé - CEP 03066-030São Paulo - SP(11) 2295-6764

CENTRAL PLAZA SHOPPINGAv. Dr. Francisco Mesquita, 1.000 - Âncora DQuinta da Paineira - CEP 03153-001São Paulo - SP(11) 2914-1202

SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLISAv. Higienópolis, 646 Higienópolis - CEP 01238-000São Paulo - SP(11) 3823-2875

SHOPPING PÁTIO PAULISTARua Treze de Maio, 1.947 Arco nºRua Treze de Maio, 1.947 Arco nº-Rua Treze de Maio, 1.947 Arco nº 501Paraíso - CEP 01327-001São Paulo - SP(11) 3262-4065

SHOPPING VILLA-LOBOSAv. das Nações Unidas, 4.777 - Piso Lazer Jardim Universidade Pinheiros - CEP 05477-000São Paulo - SP (11) 3024-3851

SHOPPING MARKET PLACEAv. Dr. Chucri Zaidan, 920- 1ºAv. Dr. Chucri Zaidan, 920- 1º-Av. Dr. Chucri Zaidan, 920- 1º andar Vila Cordeiro - CEP 04583-110São Paulo - SP(11) 3048-7405

SHOPPING CENTER NORTETravessa Casalbuono, 127 - Lj. 503Vila Guilherme - CEP 02047-050São Paulo - SP(11) 2252-2395

SHOPPING ELDORADOAv. Rebouças, 3.970 - Lj. 410Pinheiros - CEP 05402-918São Paulo - SP(11) 2197-7470

SHOPPING IGUATEMIAv. Brigadeiro Faria Lima, 2.232 - Gr 8 - Piso 8Jardim Paulistano - CEP 01489-900São Paulo - SP(11) 3815-8713

GUARULHOSRod. Presidente Dutra, km 230CEP 07034-911Guarulhos - SP(11) 2425-0661

SHOPPING CIDADE JARDIMAv. Magalhães de Castro, 12.000 - Lj 013Morumbi - CEP 05502-001São Paulo - SP11) 3552-1800

SÃO PAULO INTERIORE BAIXADA SANTISTA

SHOPPING COLINASAv. São João 2.200 - Lj. 23 NTJardim das Colinas - CEP 12242-000São José dos Campos - SP(12) 3923-2268

SHOPPING IGUATEMI CAMPINASAv. Iguatemi, 777 - SUC C - 3º-Av. Iguatemi, 777 - SUC C - 3º-Av. Iguatemi, 777 - SUC C - 3º PisoVila Brandine - CEP 13092-902Campinas - SP(19) 3253-3006

JACAREÍ SHOPPINGRua Barão de Jacareí, 364Centro - CEP 12308-001Jacareí - SP(12) 3951-0435

SHOPPING CENTER VALEAv. Deputado Benedito Matarazzo, 9.403 - Lj. T 114Jardim Paulista - CEP 12215-900São José dos Campos - SP(12) 3922-9009

NOVO SHOPPINGAv. Presidente Kennedy, 1.500 - Âncora DRibeirânia - CEP 14096-350Ribeirão Preto - SP(16) 3617-3293 / 3617-3263

PRAIAMAR SHOPPINGRua Alexandre Martins, 80 Aparecida - CEP 11025-200Santos - SP(13) 3227-9691

Page 11: Projeto Escola 2010