projeto de regulamento geral_ - unifesp.br file · web viewregulamento geral. capÍtulo i - das...

21
LIGA UNIVERSITÁRIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CAMPEONATO INTERFACULDADES DE ENFERMAGEM “INTERENF 2005” REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES ARTIGO 1º - O Campeonato InterFaculdades de Enfermagem - “INTERENF 2005”, reúne as entidades esportivas representantes de Instituições de Ensino Superior, nos cursos de Enfermagem, tendo como finalidades desenvolver as atividades esportivas no meio universitário, bem como congregar os alunos das diversas Instituições de Ensino. CAPÍTULO II - DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO ARTIGO 2º - O Campeonato será realizado no período de 8 a 12 de Outubro de 2005, na cidade de Salto-SP, nos períodos manhã, tarde e noite. CAPÍTULO III - DA ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO ARTIGO 3º - À LUPEF caberá a organização, execução e promoção do “INTERENF 2005”. CAPÍTULO IV - DA PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO ARTIGO 4º - Participarão do “INTERENF 2005” até dez Instituições de Ensino Superior, as quais deverão ser representadas por suas respectivas Associações Atléticas Acadêmicas ou entidade similar, sendo que somente poderá se inscrever uma entidade por Instituição de Ensino. ARTIGO 5º - Poderão participar do “INTERENF 2005” apenas os alunos de graduação em bacharelado no curso de Enfermagem, devidamente matriculados no ano corrente, cujo curso seja comum a todas as universidades participantes. ARTIGO 6º - As inscrições das entidades deverão ser feitas até a data estipulada, através de um ofício único, em papel timbrado das mesmas, mediante o pagamento da taxa de inscrição e entrega dos demais documentos necessários listados no artigo 7º deste regulamento geral. REGULAMENTO INTERENF 2005 www.lupef.com.br 1

Upload: trannhu

Post on 14-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROJETO DE REGULAMENTO GERAL_ - unifesp.br file · Web viewREGULAMENTO GERAL. CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES. ARTIGO 1º - O Campeonato InterFaculdades de Enfermagem - “INTERENF

LIGA UNIVERSITÁRIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAMPEONATO INTERFACULDADES DE ENFERMAGEM “INTERENF 2005”

REGULAMENTO GERAL

CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES

ARTIGO 1º - O Campeonato InterFaculdades de Enfermagem - “INTERENF 2005”, reúne as entidades esportivas representantes de Instituições de Ensino Superior, nos cursos de Enfermagem, tendo como finalidades desenvolver as atividades esportivas no meio universitário, bem como congregar os alunos das diversas Instituições de Ensino.

CAPÍTULO II - DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO

ARTIGO 2º - O Campeonato será realizado no período de 8 a 12 de Outubro de 2005, na cidade de Salto-SP, nos períodos manhã, tarde e noite.

CAPÍTULO III - DA ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO

ARTIGO 3º - À LUPEF caberá a organização, execução e promoção do “INTERENF 2005”.

CAPÍTULO IV - DA PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO

ARTIGO 4º - Participarão do “INTERENF 2005” até dez Instituições de Ensino Superior, as quais deverão ser representadas por suas respectivas Associações Atléticas Acadêmicas ou entidade similar, sendo que somente poderá se inscrever uma entidade por Instituição de Ensino.

ARTIGO 5º - Poderão participar do “INTERENF 2005” apenas os alunos de graduação em bacharelado no curso de Enfermagem, devidamente matriculados no ano corrente, cujo curso seja comum a todas as universidades participantes.

ARTIGO 6º - As inscrições das entidades deverão ser feitas até a data estipulada, através de um ofício único, em papel timbrado das mesmas, mediante o pagamento da taxa de inscrição e entrega dos demais documentos necessários listados no artigo 7º deste regulamento geral.

§ 1º - A entidade que não efetuar o pagamento até o prazo máximo estipulado terá sua inscrição cancelada e não poderá participar do campeonato.

§ 2º - A inscrição das entidades nas modalidades é optativa, sendo que somente haverá uma representação no masculino e uma no feminino para cada entidade em cada modalidade.

CAPÍTULO V - DA DOCUMENTAÇÃO

ARTIGO 7º - As entidades deverão entregar até data estipulada pela Comissão Organizadora uma listagem emitida pela Faculdade, na qual devem constar apenas os nomes em ordem alfabética dos alunos regularmente matriculados na graduação em bacharelado no curso de Enfermagem na Instituição de Ensino Superior,conforme citado no artigo 5 do capitulo IV, impressa em respectivo papel timbrado, com o carimbo e assinatura do diretor ou responsável legal pelo curso em todas as páginas, acompanhadas de 04 cópias idênticas de igual valor.

REGULAMENTO INTERENF 2005www.lupef.com.br

1

Page 2: PROJETO DE REGULAMENTO GERAL_ - unifesp.br file · Web viewREGULAMENTO GERAL. CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES. ARTIGO 1º - O Campeonato InterFaculdades de Enfermagem - “INTERENF

LIGA UNIVERSITÁRIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAMPEONATO INTERFACULDADES DE ENFERMAGEM “INTERENF 2005”

§ ÚNICO – Cada entidade deverá também entregar, dentro do mesmo prazo, um ofício emitido em papel timbrado da mesma, discriminando quatro representantes legais que serão os únicos representantes responsáveis e autorizados na participação de reuniões técnicas e toda a gama de responsabilidades que envolvem o evento, que estarão discriminadas no contrato de prestação de serviços.

ARTIGO 8º - Serão considerados aptos a participarem do “INTERENF 2005” os atletas:a) cujos nomes constarem da listagem única mencionada no capítulo do artigo anterior,

e;b) apresentarem, quando da inscrição em súmula de cada partida e/ou competição um

dos documentos oficiais original, com foto e em bom estado dentre os relacionados: Carteira de Identidade ou RNE (emitida pela SSP ou pelas Forças Armadas), Passaporte, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e Carteira de Habilitação.

§ 1º - O documento deverá ser apresentado ao representante da competição antes da participação do atleta no confronto, permanecendo em poder do mesmo até o final do disputa.

§ 2º - Não será aceita a apresentação de documentos após a participação do atleta em qualquer confronto.

§ 3º - Em face às irregularidades quanto à documentação, cabe à COMISSÃO DISCIPLINAR TEMPORÁRIA deliberar sobre a questão, não podendo punir entidades que estejam em tal situação devido a erro ou negligência do representante oficial do confronto. ARTIGO 9º - A participação em confrontos anteriores ou modalidades distintas não eximem o atleta da apresentação do documento sempre que se inscrever em nova disputa.

§ 1º - Em caso de extravio de documento com a competição em curso, um atleta somente poderá participar se puder comprovar o fato através de um documento oficial (boletim de ocorrência ou similar), apresentando anexo uma súmula de jogo, que comprovará a efetiva participação do atleta no “INTERENF 2005”.

ARTIGO 10 - Nas modalidades coletivas, a súmula é “aberta”, podendo o atleta se inscrever a qualquer momento, desde que esteja regularmente uniformizado e não exceda o número máximo de atletas previsto para cada confronto.

§ ÚNICO – Nas demais modalidades, deverá ser seguido o que é descrito nos regulamentos individuais.

ARTIGO 11 - No caso de irregularidades na Listagem Geral de uma entidade, esta deve providenciar outra, com as correções necessárias, no prazo estabelecido, sob pena de cancelamento de inscrição.

ARTIGO 12 - Qualquer participação em desacordo com o que descreve este capítulo estará sujeita a punições impostas pela COMISSÃO DISCIPLINAR TEMPORÁRIA.

§ ÚNICO - Basta o atleta estar inscrito em súmula para ser considerado integrante de equipe e, portanto, sujeito a punições.

REGULAMENTO INTERENF 2005www.lupef.com.br

2

Page 3: PROJETO DE REGULAMENTO GERAL_ - unifesp.br file · Web viewREGULAMENTO GERAL. CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES. ARTIGO 1º - O Campeonato InterFaculdades de Enfermagem - “INTERENF

LIGA UNIVERSITÁRIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAMPEONATO INTERFACULDADES DE ENFERMAGEM “INTERENF 2005”

CAPÍTULO VI - DAS MODALIDADES ESPORTIVAS

ARTIGO 13 - O “INTERENF 2005” constitui-se das seguintes modalidades:

Atletismo FemininoAtletismo Masculino

Basquetebol FemininoBasquetebol Masculino

Futsal FemininoFutsal Masculino

Handebol FemininoHandebol MasculinoNatação FemininoNatação MasculinoVoleibol FemininoVoleibol Masculino

Tênis FemininoTênis Masculino

Tênis de Mesa FemininoTênis de Mesa Masculino

Xadrez Absoluto

CAPÍTULO VII - DO SISTEMA DE DISPUTA E PONTUAÇÃO

ARTIGO 14 - O sistema de disputa adotado será o de "eliminatória simples", para as modalidades coletivas, e o chaveamento será efetuado da seguinte maneira: os cabeças de chaves serão, respectivamente, o 1º e o 2º colocados no INTERENF 2004 para cada uma das modalidades, sendo os demais confrontos definidos por sorteio aleatório.

§ ÚNICO - No caso de haver um número inferior a quatro entidades inscritas nas modalidades coletivas, o sistema de disputa será o de "rodízio simples".

ARTIGO 15 - Nenhum confronto poderá terminar empatado, sendo que os critérios para o desempate estão descritos no regulamento específico de cada modalidade.

ARTIGO 16 - O sistema de disputa das modalidades individuais será descrito nos regulamentos específicos.

ARTIGO 17 - O critério de pontuação será o seguinte:

REGULAMENTO INTERENF 2005www.lupef.com.br

3

Page 4: PROJETO DE REGULAMENTO GERAL_ - unifesp.br file · Web viewREGULAMENTO GERAL. CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES. ARTIGO 1º - O Campeonato InterFaculdades de Enfermagem - “INTERENF

LIGA UNIVERSITÁRIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAMPEONATO INTERFACULDADES DE ENFERMAGEM “INTERENF 2005”

Classificação Pontuação1º 16 pontos2º 12 pontos3º 09 pontos4º 07 pontos5º 05 pontos6º 04 pontos7º 03 pontos8º 02 pontos9º 01 ponto10º 01 ponto

§ 1º - Nas modalidades coletivas, xadrez, tênis, e tênis de mesa será realizado uma disputa entre as equipes perdedoras na fase semifinal a fim de se apurar as equipes 3 º e 4º colocadas. Será considerada 5º colocada a equipe que perdeu para a equipe campeã na fase quartas de final; 6º colocada a equipe que perdeu para a equipe vice-campeã na fase quartas de final; 7 º colocada a equipe que perdeu para a equipe terceira colocada na fase quartas de final; 8 º colocada a equipe que perdeu para a equipe quarta colocada na fase quartas de final; 9º colocada a equipe que perdeu o “pré jogo” na chave em que estava a equipe campeã e 10º colocada a equipe que perdeu o “pré jogo” na chave em que estava a equipe vice-campeã.

ARTIGO 18 - Sempre que a COMISSÃO DISCIPLINAR TEMPORÁRIA decidir pela perda de pontos, esta será equivalente a cinco pontos na pontuação geral da entidade penalizada.

ARTIGO 19 - Será declarada campeã a entidade que totalizar o maior número de pontos ao final da competição.

§ ÚNICO - Em caso de empate na pontuação geral, prevalecerá a entidade que obtiver o maior número de primeiros lugares nas modalidades. Persistindo o empate, recorrer-se-á às colocações subseqüentes.

CAPÍTULO VIII - DAS PENALIDADES E PROTESTOS

ARTIGO 20 - A equipe que não comparecer para o confronto, no horário estipulado e com o número mínimo de atletas devidamente uniformizados, caracterizando W.O, exceto quando estiver acontecendo natação e tênis de mesa , será punida com a perda dos pontos relativos à uma primeira colocação na contagem geral, desconsiderando-se a colocação que venha a alcançar.

§ 1º - Será dada tolerância de 15 (quinze) minutos a partir do horário estipulado para o início da primeira partida do dia nos distintos locais, não havendo tolerância para as demais.

§ 2º - A súmula deverá ser aberta 15 (quinze) minutos antes do horário oficial do início da partida ou ao término da partida anterior, se a mesma atrasar.

§ 3º - O abandono da disputa durante a mesma não caracteriza W. O., mas apenas a desclassificação da mesma.

REGULAMENTO INTERENF 2005www.lupef.com.br

4

Page 5: PROJETO DE REGULAMENTO GERAL_ - unifesp.br file · Web viewREGULAMENTO GERAL. CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES. ARTIGO 1º - O Campeonato InterFaculdades de Enfermagem - “INTERENF

LIGA UNIVERSITÁRIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAMPEONATO INTERFACULDADES DE ENFERMAGEM “INTERENF 2005”

ARTIGO 21 - Caberá direito de protesto à COMISSÃO DISCIPLINAR TEMPORÁRIA contra irregularidades observadas durante a realização dos jogos, sempre que uma entidade puder comprovar que outra deixou de cumprir quaisquer exigências deste regulamento e dos regulamentos das modalidades, através de ofício assinado por representante legal, desde que impetrado junto à COMISSÃO DISCIPLINAR TEMPORÁRIA em até uma hora após o término do confronto que originou o fato.

ARTIGO 22 - Serão aplicadas penas disciplinares classificadas em Advertência por Escrito, Suspensão e Eliminação dos Jogos às pessoas de responsabilidade definida, ou seja, indivíduos constantes em súmula de jogo ou representantes legais das entidades participantes, que tenham incorrido nas seguintes infrações:

a) Incentivar os atletas ao desrespeito às autoridades;b) Estimular os atletas à prática da violência;c) Atirar objetos dentro dos locais dos jogos;d) Invadir os locais dos jogos;e) Agredir verbalmente e/ou moralmente árbitros, dirigentes da competição, demais

autoridades e/ou adversários;f) Tentar ou agredir fisicamente árbitros, dirigentes da competição, demais autoridades e/ou

adversários; e;g) Depredar as instalações ou locais de jogos.

§ ÚNICO - Todos e quaisquer indivíduos, identificáveis e associados a participação do Evento INTERENF 2005, na qual esteja comprovada a existência de riscos à realização do EVENTO, depreciação dos locais de jogos e demais dependências, e que perturbem a ordem e bom andamento da competição estarão passíveis de punição.

ARTIGO 23 - Com o objetivo de manter a ordem desportiva e o respeito aos atos emanados pelos Poderes Internos, poderão ser aplicadas às ENTIDADES as seguintes sanções de acordo com a gravidade:

a) Advertência;b) Multa;c) Indenizaçãod) Suspensão;e) Perda do confronto;f) Perda de Pontos;g) Desclassificação;

ARTIGO 24 - Caso alguma entidade utilize algum atleta em desacordo com o CAPÍTULO V deste regulamento, o adversário passa a ser o vencedor do confronto, além de o fato ser julgado pela COMISSÃO DISCIPLINAR TEMPORÁRIA, que tratará de tomar as medidas cabíveis, de acordo com a transgressão.

ARTIGO 25 - Caso alguma entidade inscreva em súmula um indivíduo suspenso, terá o fato julgado pela COMISSÃO DISCIPLINAR TEMPORÁRIA, que tratará de tomar as medidas cabíveis, de acordo com a transgressão, conforme as alíneas do artigo 23º.

ARTIGO 26 - À COMISSÃO DISCIPLINAR TEMPORÁRIA cabe aplicar e fazer valer na íntegra o conteúdo deste capítulo.

REGULAMENTO INTERENF 2005www.lupef.com.br

5

Page 6: PROJETO DE REGULAMENTO GERAL_ - unifesp.br file · Web viewREGULAMENTO GERAL. CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES. ARTIGO 1º - O Campeonato InterFaculdades de Enfermagem - “INTERENF

LIGA UNIVERSITÁRIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAMPEONATO INTERFACULDADES DE ENFERMAGEM “INTERENF 2005”

CAPÍTULO IX – DA COMISSÃO DISCIPLINAR TEMPORÁRIA

ARTIGO 27 - Devido a seu caráter específico, a COMISSÃO DISCIPLINAR TEMPORÁRIA do “INTERENF 2005”, terá estrutura diferenciada, sendo formada por três membros indicados pela LUPEF.

§ 1º - As decisões da COMISSÃO DISCIPLINAR TEMPORÁRIA serão tomadas por maioria simples de votos de seus integrantes.

§ 2º - Os julgamentos serão efetuados em instância única e suas decisões serão conhecidas na reunião após o fato ocorrido através de ofício à entidade interessada.

CAPÍTULO X - DO MATERIAL ESPORTIVO

ARTIGO 28 - As equipes deverão apresentar-se para as competições devidamente uniformizadas, de acordo com as regras adotadas nos regulamentos específicos de cada modalidade, sob pena de W.O.

§ 1º - Nas modalidades de quadra, a equipe deve apresentar-se com camisas idênticas e calções de mesma cor, não sendo também permitida a utilização de fitas adesivas (esparadrapos, fita crepe ou qualquer material similar) para alterar ou confeccionar a numeração no todo ou em parte.

§ 2º - Na modalidade Futsal os atletas devem apresentar-se também com meiões de mesma cor e caneleiras .

ARTIGO 29 - A interpretação do disposto no artigo acima e a incumbência de sua aplicação em face à situação concreta, é de responsabilidade única e exclusiva do representante da partida.

ARTIGO 30 - Caso seja verificada a participação de atleta em desacordo com o disposto na íntegra do artigo 28, o mesmo deve deixar o local do confronto até sanar a irregularidade. Caso isto seja constatado somente após o término da partida, não caberá protesto quanto à não utilização do uniforme correto.

ARTIGO 31 - No caso de confrontos em que as equipes apresentem uniformes semelhantes, o mandante do jogo tem prioridade para utilizar seu uniforme Nº 1, salvo decisão em comum acordo antes da partida.

REGULAMENTO INTERENF 2005www.lupef.com.br

6

Page 7: PROJETO DE REGULAMENTO GERAL_ - unifesp.br file · Web viewREGULAMENTO GERAL. CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES. ARTIGO 1º - O Campeonato InterFaculdades de Enfermagem - “INTERENF

LIGA UNIVERSITÁRIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAMPEONATO INTERFACULDADES DE ENFERMAGEM “INTERENF 2005”

§ 1º - Fica determinada como mandante do jogo a equipe que estiver acima no chaveamento.

§ 2º - Em último caso, fica permitida a utilização de coletes numerados, desde que a numeração não seja confeccionada com fitas adesivas ou similares.

ARTIGO 32 - As equipes devem apresentar pelo menos uma bola em condições técnicas de uso. Caso nenhuma das duas equipes envolvidas no confronto apresente uma bola nestas condições, será declarado duplo W.O.

CAPITULO XI - DAS PREMIAÇÕES

ARTIGO 33 - Serão oferecidas medalhas aos atletas das equipes classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares, além de troféus às três entidades que prevalecerem na pontuação final, bem como na categoria feminina e masculina.

CAPÍTULO XII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

ARTIGO 35 - No dia 8 de Outubro de 2005, às 08:00 horas, será realizada a Cerimônia Oficial de Abertura do “INTERENF 2005”.

§ 1º - É obrigatória a presença e a participação de todas as entidades componentes da competição nesta solenidade.

§ 2º - Cada entidade deverá apresentar para a cerimônia um mínimo de 10 representantes devidamente uniformizados.

§ 3º - A não participação ou a participação de uma entidade em descordo com o parágrafo segundo do artigo 35 deste regulamento, acarretará à mesma a perda de 05 (cinco) pontos na classificação geral final da competição.

ARTIGO 36 - As entidades participantes serão responsáveis pela boa conservação dos locais dos jogos, obrigando-se a acatar as normas dos mesmos e indenizar a LUPEF pelos danos verificados no material esportivo e/ou instalações colocadas à disposição.

ARTIGO 37 - A Diretoria da LUPEF não se responsabiliza por acidentes sofridos ou causados pelos participantes deste evento durante o período de sua realização.

ARTIGO 38 - O presente regulamento entrará em vigor após aprovação das entidades participantes.

ARTIGO 39 - Depois de aprovado, o presente regulamento não pode ser alterado, a não ser a critério do Departamento Técnico da LUPEF com o consentimento da totalidade das ENTIDADES participantes.

ARTIGO 40 – Cabe à Diretoria Técnica LUPEF fazer valer na íntegra o conteúdo deste regulamento.

REGULAMENTO INTERENF 2005www.lupef.com.br

7

Page 8: PROJETO DE REGULAMENTO GERAL_ - unifesp.br file · Web viewREGULAMENTO GERAL. CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES. ARTIGO 1º - O Campeonato InterFaculdades de Enfermagem - “INTERENF

LIGA UNIVERSITÁRIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAMPEONATO INTERFACULDADES DE ENFERMAGEM “INTERENF 2005”

ARTIGO 41 - Para efeito de informação, apenas serão válidos os boletins expedidos pelo Departamento Técnico da LUPEF.

ARTIGO 42 - Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela Diretoria Técnica da LUPEF.

ARTIGO 43 - Revogam-se as disposições em contrário.

REGULAMENTO DAS MODALIDADES – ATLETISMO

ARTIGO 1° - As provas de atletismo serão disputadas nas modalidades masculina e feminina.

ARTIGO 2° - Durante as disputas serão obedecidas as regras oficiais e demais determinações adotadas pela Federação Paulista de Atletismo, ressalvando os dispostos nos demais artigos deste regulamento.

ARTIGO 3° - Será considerado W.O. da entidade escrita, aquela que não participar de pelo menos 1 (uma) prova, tanto no masculino quanto no feminino.

REGULAMENTO INTERENF 2005www.lupef.com.br

8

Page 9: PROJETO DE REGULAMENTO GERAL_ - unifesp.br file · Web viewREGULAMENTO GERAL. CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES. ARTIGO 1º - O Campeonato InterFaculdades de Enfermagem - “INTERENF

LIGA UNIVERSITÁRIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAMPEONATO INTERFACULDADES DE ENFERMAGEM “INTERENF 2005”

ARTIGO 4° - A ordem das provas será a seguinte:

1º horário: Chamada Geral e confirmação das provas.2º horário: 100m rasos masculino.3º horário: 100m rasos feminino.4º horário: Salto em extensão masculino.5º horário: Salto em extensão feminino.6º horário: Arremesso de peso masculino.7º horário: Arremesso de peso feminino.8º horário: 4x100m rasos masculino.9º horário: 4x100m rasos feminino.10º horário: 400m rasos masculino.11º horário: 400m rasos feminino.

ARTIGO 5° - Cada faculdade poderá inscrever no máximo dois atletas em cada prova individual e uma equipe de revezamento.

ARTIGO 6º - A inscrição dos atletas deverá ser feita, através da entrega do mapa de controle devidamente preenchido, com o nome completo dos atletas, número e descriminação das provas. O mapa de controle deverá ser entregue, via correio, até o dia 30 de Setembro impreterivelmente.

§ ÚNICO- Um atleta poderá ser inscrito ficando na reserva caso um atleta inscrito não tenha condições de participar.

ARTIGO 7º - Um mesmo atleta fica livre para participar de todas as provas, inclusive a de revezamento.

ARTIGO 8º – A contagem de pontos será: 9, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 para as provas individuais, sendo contados em dobro para o revezamento.

§ 1º - Em caso de empate, somam-se e dividem-se os pontos, ou seja, faz-se a média aritmética dos pontos relativos as colocações em que houve empate. As colocações seguintes não sofrerão alteração, ou seja, cada atleta ou equipe receberá a pontuação referente à sua colocação como se não tivesse ocorrido empate.

ARTIGO 9º - Será considerada campeã do Atletismo a entidade que totalizar o maior número de pontos ao final da disputa, sendo distintas as pontuações do masculino e feminino.

§ ÚNICO - Em caso de empate entre entidades, prevalecerá aquela que obtiver o maior número de primeiros lugares; persistindo o empate, recorrer-se-á as colocações subsequentes.

ARTIGO 10 - Deverão ser registrados todos os resultados de todas as provas.

ARTIGO 1º - A modalidade será disputada nas categorias feminina e masculina.

REGULAMENTO INTERENF 2005www.lupef.com.br

REGULAMENTO DAS MODALIDADES – BASQUETEBOL

9

Page 10: PROJETO DE REGULAMENTO GERAL_ - unifesp.br file · Web viewREGULAMENTO GERAL. CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES. ARTIGO 1º - O Campeonato InterFaculdades de Enfermagem - “INTERENF

LIGA UNIVERSITÁRIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAMPEONATO INTERFACULDADES DE ENFERMAGEM “INTERENF 2005”

ARTIGO 2º - Durante os jogos serão obedecidas as regras oficiais e demais determinações adotadas pela FPB, ressalvando os dispostos nos demais artigos deste regulamento.

ARTIGO 3º - A duração das partidas em ambas as categorias será de quatro períodos de 10 minutos cada, sendo o tempo corrido, parando o cronômetro nos pedidos de tempo e nos arremessos livres; o último minuto de cada período deverá ser cronometrado.

§ ÚNICO - Em caso de empate no tempo normal, haverá uma ou mais prorrogações de 5 (cinco) minutos corridos, sendo apenas o último minuto cronometrado, até a definição do vencedor.

ARTIGO 4º - O aquecimento poderá ser realizado nas dependências de jogo dependendo da disponibilidade de quadra.

ARTIGO 5º - A numeração das camisetas poderá ser de 04 (quatro) a 99 (noventa e nove).

ARTIGO 6º - Somente poderão permanecer na área de jogo as pessoas devidamente inscritas em súmula (10 jogadores, 1 técnico e 1 auxiliar).

ARTIGO 7º - O número mínimo de atletas em uma equipe para se iniciar a partida é de cinco.

ARTIGO 1º - A modalidade será disputada nas categorias feminina e masculina.

ARTIGO 2º- Durante os jogos serão obedecidas as regras oficiais e demais determinações adotadas pela FPFS, ressalvando os dispostos nos demais artigos deste regulamento.

ARTIGO 3º- As partidas deverão ter duração de dois períodos de 20 (vinte) minutos corridos na categoria masculina, e dois períodos de 15 (quinze) minutos corridos na categoria feminina.

§ 1º – Em caso de empate, deverá ser realizada cobrança de série alternada de 05 (cinco) pênaltis por equipe, efetuada por jogadores diferentes. Persistindo o empate, haverá cobrança de série alternada de 01 (um) pênalti, podendo ser cobrada por qualquer um dos jogadores inscritos em súmula, porém somente uma vez, até a definição do vencedor.

§ 2º - Em caso de empate na partida do confronto final, haverá uma prorrogação de 2 períodos de 05 (cinco) minutos corridos no sistema de “Morte súbita”. Persistindo o empate, será obedecido o parágrafo anterior.

ARTIGO 4º- A bola utilizada em ambas as categorias será a Penalty Max 500 ou similares.

ARTIGO 5º - O aquecimento poderá ser realizado nas dependências de jogo dependendo da disponibilidade de quadra.

ARTIGO 6º - Vigoram dentro da competição as suspensões decorrentes de acumulação de cartões, obedecendo a seguinte qualificação:a) 02 cartões de cor amarela (advertência) - 1 partida

REGULAMENTO INTERENF 2005www.lupef.com.br

REGULAMENTO DAS MODALIDADES – FUTSAL

10

Page 11: PROJETO DE REGULAMENTO GERAL_ - unifesp.br file · Web viewREGULAMENTO GERAL. CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES. ARTIGO 1º - O Campeonato InterFaculdades de Enfermagem - “INTERENF

LIGA UNIVERSITÁRIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAMPEONATO INTERFACULDADES DE ENFERMAGEM “INTERENF 2005”

b) 01 cartão de cor vermelha (expulsão) - 1 partida

ARTIGO 7º - Somente poderão permanecer na área de jogo as pessoas devidamente inscritas em súmula (12 jogadores, 1 técnico e 1 auxiliar).

ARTIGO 8º - O número mínimo de atletas em uma equipe para se iniciar a partida é de cinco.

ARTIGO 1º - A modalidade será disputada nas categorias feminina e masculina.

ARTIGO 2º- Durante os jogos serão obedecidas as regras oficiais e demais determinações adotadas pela FPH, ressalvando os dispostos nos demais artigos deste regulamento.

ARTIGO 3º - O tempo da partida será de dois períodos de 25 minutos para o masculino e dois períodos de 20 para o feminino, parando o cronômetro nos pedidos de tempo ou por solicitação dos árbitros.

§ ÚNICO - Em caso de empate no tempo normal será realizada série alternada de 3 (três) tiros de sete metros por equipe, podendo ser repetido o batedor; persistindo o empate haverá cobrança de séries alternadas de 1 (um) tiro de sete metros, até a definição do vencedor.

ARTIGO 4º - O aquecimento poderá ser realizado nas dependências de jogo dependendo da disponibilidade de quadra .

ARTIGO 5º - Somente poderão permanecer na área de jogo as pessoas devidamente inscritas em súmula (12 jogadores, 1 técnico e 1 auxiliar).

ARTIGO 6º - O número mínimo de atletas em uma equipe para se iniciar a partida é de cinco.

ARTIGO 1º - A modalidade será disputada nas categorias feminina e masculina.

ARTIGO 2º - Durante as provas serão obedecidas as regras oficiais e demais resoluções adotadas pela FAP, ressalvando os dispostos nos demais artigos deste regulamento.

ARTIGO 3º - O aquecimento poderá ser realizado a partir de 1 (uma) hora antes do horário pré-estabelecido para o início da competição, tendo duração de 45 minutos.

ARTIGO 4º - A inscrição dos atletas deverá ser feita na reunião do primeiro dia após o término das disputas, por meio da entrega de todas as fichas de prova (cartão age group) devidamente preenchidas, a fim de que os atletas possam ser convenientemente balizados.

REGULAMENTO INTERENF 2005www.lupef.com.br

REGULAMENTO DAS MODALIDADES – HANDEBOL

REGULAMENTO DAS MODALIDADES – NATAÇÃO

11

Page 12: PROJETO DE REGULAMENTO GERAL_ - unifesp.br file · Web viewREGULAMENTO GERAL. CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES. ARTIGO 1º - O Campeonato InterFaculdades de Enfermagem - “INTERENF

LIGA UNIVERSITÁRIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAMPEONATO INTERFACULDADES DE ENFERMAGEM “INTERENF 2005”

§ 1º - As fichas de revezamentos serão devolvidas a partir do início do aquecimento, sendo que as de revezamento livre poderão ser entregues até o término da penúltima prova individual da competição.

§ 2º - Não serão aceitas inscrições após a reunião da entrega das mesmas.

§ 3º - No dia da competição serão aceitas substituições, durante o tempo determinado para o aquecimento mantendo-se, porém, o tempo do cartão.

.ARTIGO 5º - Cada atleta será livre para participar de quantas provas desejar. Cada instituição poderá inscrever no máximo 2 atletas por prova individual e uma equipe de revezamento masculina e feminina por prova.

ARTIGO 6º - As provas serão disputadas na seguinte ordem: 1º Prova 50 metros nado borboleta feminino 2º Prova 50 metros nado borboleta masculino 3º Prova 50 metros nado costas feminino 4º Prova 50 metros nado costas masculino 5º Prova 50 metros nado livre feminino 6º Prova 50 metros nado livre masculino 7º Prova 50 metros nado peito feminino 8º Prova 50 metros nado peito masculino 9º Prova 4 x 50 metros nado livre feminino10º Prova 4 x 50 metros nado livre masculino

ARTIGO 7º – O sistema de disputa será o de eliminatórias simples com final por tempo.

ARTIGO 8º – A contagem de pontos será: 9, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 para as provas individuais, sendo contados em dobro para o revezamento.

§ 1º - Em caso de empate, somam-se e dividem-se os pontos, ou seja, faz-se a média aritmética dos pontos relativos as colocações em que houve empate. As colocações seguintes não sofrerão alteração, ou seja, cada atleta ou equipe receberá a pontuação referente à sua colocação como se não tivesse ocorrido empate.

ARTIGO 9º - Será considerada campeã da Natação a entidade que totalizar o maior número de pontos ao final da disputa, sendo distintas as pontuações do masculino e feminino.

§ ÚNICO - Em caso de empate entre entidades, prevalecerá aquela que obtiver o maior número de primeiros lugares; persistindo o empate, recorrer-se-á as colocações subsequentes.

ARTIGO 10 - Será punida com W.O. a entidade que não participar de nenhuma prova, sendo distintas as categorias masculina e feminina.

REGULAMENTO DAS MODALIDADES – VOLEIBOL REGULAMENTO INTERENF 2005

www.lupef.com.br12

Page 13: PROJETO DE REGULAMENTO GERAL_ - unifesp.br file · Web viewREGULAMENTO GERAL. CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES. ARTIGO 1º - O Campeonato InterFaculdades de Enfermagem - “INTERENF

LIGA UNIVERSITÁRIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAMPEONATO INTERFACULDADES DE ENFERMAGEM “INTERENF 2005”

ARTIGO 1º - A modalidade será disputada nas categorias feminina e masculina.

ARTIGO 2º - Durante os jogos serão obedecidas as regras oficiais e demais determinações adotadas pela FPV, ressalvando os dispostos nos demais artigos deste regulamento.

ARTIGO 3º - As partidas serão disputadas em melhor de 3 (três) sets, sendo os dois primeiros de 25 (vinte e cinco) pontos cada, e o último, se necessário, de 15 (quinze) pontos.

§ ÚNICO - A partida final será disputada em melhor de 5 (cinco) sets, sendo os quatro primeiros de 25 (vinte e cinco) pontos cada, e o último, se necessário, de 15 (quinze) pontos. A disputa de terceiro colocado será realizada em melhor de 3 (três) sets.

ARTIGO 4º- O aquecimento poderá ser realizado nas dependências de jogo dependendo da disponibilidade de quadra .

§ ÚNICO – Somente será permitido o “aquecimento de rede”.

ARTIGO 5º - Somente poderão permanecer na área de jogo as pessoas devidamente inscritas em súmula (10 jogadores, 1 técnico e 1 auxiliar).

ARTIGO 6º - O número mínimo de atletas em uma equipe para se iniciar a partida é de seis.

ARTIGO 1º - A modalidade será disputada coletivamente nas categorias feminina e masculina.

ARTIGO 2º - Durante os jogos serão obedecidas as regras oficiais internacionais bem como o Código de Conduta da Federação Paulista de Tênis, ressalvando os dispostos nos demais artigos deste regulamento.

ARTIGO 3º - Cada entidade deverá apresentar 1 (um) atleta na categoria feminina e 1 (um) na masculina.

ARTIGO 4º - As partidas serão disputadas em 1 set de 9 (nove) games, individualmente.

ARTIGO 5º - Haverá tolerância de 15 ( quinze ) minutos somente para o início do 1 confronto, a partir do horário pré-estabelecido para o mesmo; as equipes deverão apresentar as documentações dos atletas 15 (quinze) minutos antes do início de cada partida.

REGULAMENTO INTERENF 2005www.lupef.com.br

REGULAMENTO DAS MODALIDADES – TÊNIS

13

Page 14: PROJETO DE REGULAMENTO GERAL_ - unifesp.br file · Web viewREGULAMENTO GERAL. CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES. ARTIGO 1º - O Campeonato InterFaculdades de Enfermagem - “INTERENF

LIGA UNIVERSITÁRIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAMPEONATO INTERFACULDADES DE ENFERMAGEM “INTERENF 2005”

.ARTIGO 6º - Será permitido o aquecimento antes das partidas na quadra de jogo.

ARTIGO 1º - A modalidade será disputada por equipes nas categorias feminina e masculina.

ARTIGO 2º - Durante as disputas serão obedecidas as regras oficiais da FPTM, ressalvando os dispostos nos demais artigos deste regulamento.

ARTIGO 3º - Cada entidade poderá inscrever no máximo 3 (três) atletas no masculino e no feminino e no mínimo 2 (dois) .

ARTIGO 4º - Cada confronto será disputado em melhor de cinco partidas da seguinte forma:A x XB x YC x ZA x YB x X

§ ÚNICO – As partidas serão disputadas em melhor de 3 sets de 11 (onze) pontos, sem vantagem. As partidas de premiações serão disputadas em melhor de 5 sets de onze pontos sem vantagem. ARTIGO 5 - Antes do início da partida, haverá o emparceiramento pela súmula oficial.

ARTIGO 6º - Não será permitida a utilização de qualquer tipo de material em desacordo com as normas e regulamentações de FPTM.

§ ÚNICO - Observar no manual de regras as especificações sobre a raquete.

ARTIGO 7º - Não é necessária a utilização de uniformes para a disputa desta modalidade, sendo que não será permitido o uso de camisetas de cor branca ou similares.

ARTIGO 8º - Cada atlética deverá entregar antes do início da competição da modalidade duas bolas oficiais sob pena de WO caso isto não ocorra.

ARTIGO 1º - A modalidade será disputada na categoria absoluto misto.

ARTIGO 2º - Durante os jogos serão obedecidas as regras oficiais, ressalvando os dispostos nos demais artigos deste regulamento. ARTIGO 3º - O tempo de reflexão será de 30 (trinta) minutos para cada jogador, não sendo obrigatória a anotação da partida, devendo constar na planilha o nome dos atletas, sua entidade de ensino e o resultado da partida .

REGULAMENTO INTERENF 2005www.lupef.com.br

REGULAMENTO DAS MODALIDADES – TÊNIS DE MESA

REGULAMENTO DAS MODALIDADES – XADREZ

14

Page 15: PROJETO DE REGULAMENTO GERAL_ - unifesp.br file · Web viewREGULAMENTO GERAL. CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES. ARTIGO 1º - O Campeonato InterFaculdades de Enfermagem - “INTERENF

LIGA UNIVERSITÁRIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAMPEONATO INTERFACULDADES DE ENFERMAGEM “INTERENF 2005”

ARTIGO 4º - Cada Faculdade deverá inscrever um atleta.

ARTIGO 5º- O emparceiramento será feito no horário estabelecido; caso, ao início da primeira rodada, os atletas não estejam presentes, os mesmos serão eliminados. (W.O.)

REGULAMENTO INTERENF 2005www.lupef.com.br

15