projeto de cooperaÇÃo tÉcnica internacional · agência de cooperação internacional do japão...

38
(1 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA TERCEIROS PAÍSES I Curso Internacional em Práticas de Gestão Urbana 26 de fevereiro a 23 de março de 2007

Upload: trankhanh

Post on 10-Nov-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(1

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL

PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA TERCEIROS PAÍSES

I Curso Internacional em Práticas de Gestão Urbana

26 de fevereiro a 23 de março de 2007

Page 2: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(2

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL

PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA TERCEIROS PAÍSES

I Curso Internacional em Práticas de Gestão Urbana26 de fevereiro a 23 de março de 2007

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de CuritibaAgência Brasileira de Cooperação — ABC

Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA

CURITIBA — PARANÁ — BRASIL2006

Page 3: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(3

Prefeitura Municipal de Curitiba

Carlos Alberto Richa :: Prefeito

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba

Luis Henrique Cavalcanti Fragomeni :: Presidente

Diretor Administrativo e Financeiro

Ronaldo Sergio Podolak Pencai

Diretor de Ação Estratégica

Maria Inês Cervenka de Freitas

Diretor de Desenvolvimento

Célia Regina Bim

Diretor de Pesquisa e Informações

Susana Lins Affonso da Costa de Andrade

Diretor de Planejamento

Ricardo Antonio de Almeida Bindo

Elaboração e CoordenaçãoPaulo Chiesa :: Coordenador Geral

Marise Jeudy Moura de Abreu

Apoio Técnico OperacionalSheyla Maria Lagos

Juliana Venturin Samonek :: Estagiária

Projeto Gráfico e Arte FinalMauricio Arenhart :: Núcleo de Editoração

FICHA TÉCNICA

Page 4: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(4

I - APRESENTAÇÃO 05

II - INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA 06

1 :: Introdução 06

2 :: Instituição Executora 07

3 :: Objetivo Geral 09

4 :: Objetivos Específicos 09

5 :: Período de Realização 10

6 :: Local de Realização 10

7 :: Programa de Orientação 11

8 :: Trajes 11

9 :: Conteúdo Curricular 11

10 :: Metodologia 11

11 :: Recursos 12

12 :: Avaliação 13

13 :: Idioma 13

14 :: Certificação 13

III - INFORMAÇÕES PARA O CANDIDATO 14

1 :: Número de Vagas no Programa 14

2 :: Países Participantes 14

3 :: Requisitos para Candidatura 14

4 :: Procedimentos para a Candidatura 15

IV - SUBSÍDIOS E DESPESAS 17

V - ACOMODAÇÕES 18

VI - REGULAMENTO 19

VII - OUTRAS INFORMAÇÕES 20

1 :: Instruções Preliminares 20

2 :: Visto 20

3 :: Passagem Aérea 20

4 :: Aeroporto 20

5 :: A Cidade de Curitiba 21

6 :: Correspondência 23

ANEXO 01 :: Ficha de Inscrição 24

ANEXO 02 :: Modelo de Termo de Referência 34

ANEXO 03 :: Conteúdo Curricular 35

ÍNDICE

Page 5: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(5

O IPPUC — Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba é hoje uma referência internacionale regional na área de pesquisa, planejamento e gestão urbana. O Instituto é uma autarquia municipalcriada em 1965, no processo de discussão do Plano Preliminar de Urbanismo da Cidade de Curitiba,com o objetivo de desenvolver, detalhar e monitorar a implantação desse plano.

Ao longo dessas quatro décadas de existência o IPPUC construiu e consolidou um efetivo processo deplanejamento e gestão urbana em Curitiba, servindo de referência para inúmeras outras cidades epaíses que buscam nessa experiência insumos para refletir sobre suas próprias realidades.

Uma das razões para o sucesso do IPPUC na condução do planejamento e gestão urbana de Curitibatem sido a iniciativa de antecipar-se aos problemas, através das atividades de pesquisa e sistematizaçãode informações sobre o processo de urbanização; bem como, através do monitoramento das políticaspúblicas e seu impacto sobre o ambiente urbano e a qualidade de vida da população.

A construção e desenvolvimento permanente de novas metodologias e enfoques para o planejamentoe a gestão da cidade são fruto do esforço contínuo de atualização permanente dos quadros técnicosdo Instituto, resultando em inúmeras atividades de cooperação e transferência desses conhecimentospara outras equipes técnicas e cidades — na forma de consultorias, cursos, estágios e atividadesformativas. Ao atingir quarenta anos de existência e servir de modelo para a criação de outroscentros e instituições similares em sua área, o IPPUC vem renovando sua gestão, buscando parcerias,modernizando sua metodologia e adentrando em novas áreas tecnológicas.

O Curso Internacional em Práticas de Gestão Urbana é dirigido para Terceiros Países e resulta datradição em cooperação técnica entre os governos brasileiro e japonês, bem como do interesse deambos países em atuar de forma efetiva para a redução das disparidades regionais existentes emrealidades urbanas da América Latina e em países da África e Ásia de língua portuguesa.

Por outro lado, desde a perspectiva do IPPUC, é uma oportunidade para intercambiar experiênciasentre os participantes dos países convidados e técnicos locais, problematizando e refletindo sobre aexperiência de planejamento e gestão da cidade de Curitiba e dos locais de origem dos participantes.O programa TCTP — Treinamento para Terceiros Países é patrocinado pelos Governos do Brasil e doJapão, por meio de suas respectivas Agências de Cooperação: ABC — Agência Brasileira de Cooperaçãoe JICA — Japan International Cooperation Agency.

O Programa de Cooperação Técnica Brasil-Japão é regulado pelo Acordo Básico assinado pelo Governodos dois países em 22 de setembro de 1970. No Brasil, o Programa é intermediado pela AgênciaBrasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, que tem a competência depromover, difundir e coordenar a cooperação técnica entre organizações, instituições nacionais,estrangeiras e internacionais, bem como operar programas de cooperação técnica internacional.

A execução do programa é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano deCuritiba — IPPUC, localizado na cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná, na região sul doBrasil.

I - APRESENTAÇÃO

Page 6: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(6

1 :: INTRODUÇÃO

A contínua transformação das cidades, devido ao crescimento populacional acelerado, é um fatordesagregador do ambiente social e ambiental, que aliado à diversidade de aspectos econômicose culturais presentes nesses contextos complexos e turbulentos agravam o cenário das dinâmicasurbanas. Desta forma, a melhoria da qualidade de vida nas cidades tem sido tema corrente nosdebates sobre desenvolvimento urbano.

Trata-se de um desafio à capacidade técnica e administrativa dos gestores do poder público, quedevem adotar uma ação consciente na utilização das técnicas de planejamento e gestão urbana,com vistas a estudar e implementar soluções adequadas aos interesses e às necessidades dacidade — e que contemplem o cidadão em primeiro lugar.

Em torno dos temas relacionados à gestão do espaço urbano, gravitam conceitos que visam àcompreensão de múltiplos aspectos vinculados às cidades. Neste sentido, a troca de experiênciasde planejamento e gestão urbanas, que atuem em questões relacionadas ao meio ambiente,transporte, habitação, saúde, educação, combate à pobreza e participação da população na tomadade decisões, tem contribuído significativamente para a busca de um processo de desenvolvimentomais igualitário e permanente das cidades no Brasil e no mundo.

A realização do I Curso Internacional em Práticas de Gestão Urbana no âmbito do Programa deTreinamento para Terceiros Países, sob patrocínio dos governos do Brasil e Japão através de suasrespectivas Agências de Cooperação Internacional (ABC e JICA) tem por objetivos disseminar epromover o debate sobre boas práticas de planejamento e gestão urbana; proporcionar aosparticipantes a perspectiva de diferentes abordagens para os seus problemas locais; contribuirpara o aperfeiçoamento de equipes técnicas e para que seus governos ampliem o alcance de suasações.

II - INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA

Page 7: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(7

2 :: INSTITUIÇÃO EXECUTORA

Curitiba iniciou sua trajetória em direção ao processo de planejamento e gestão do seudesenvolvimento urbano em meados dos anos 60, quando a cidade abrigava aproximadamente470 mil habitantes. Muitos eram os desafios para uma cidade que crescia a uma taxa de 7,2% aoano e que dispunha de poucos recursos para gerenciar tal crescimento. Fez-se necessário repensarcom ousadia e criatividade os modelos e padrões de desenvolvimento tradicionais, sem perder devista o essencial: o ser humano como foco e medida de todas as ações públicas.

A criação em 1965 do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba — IPPUC, comoórgão gestor do processo de planejamento e monitoramento da cidade, propiciou o início de umconjunto de ações fortemente ancoradas em um planejamento integrado, visando criar sinergias,reduzir custos e ampliar os impactos positivos.

Ao longo dos anos, Curitiba vem demonstrando ter visão de futuro adotando práticas que sãoreconhecidas como ações inovadoras voltadas ao desenvolvimento econômico e social, aconservação e preservação cultural, histórica e do meio ambiente. A implementação na década de70 de um sistema de transporte coletivo, com abrangência crescente sobre a malha da cidade, éum dos exemplos de ganhos ambientais e sociais, privilegiando grupos sociais menos favorecidose contribuindo para a melhoria da qualidade do ar urbano.

A exemplo do transporte coletivo, o IPPUC vem elaborando programas, planos, projetos e pesquisas,compatibilizando e acompanhando as ações municipais e a integração com a região metropolitana.A credibilidade alcançada com o desenho e a implementação de projetos executados com sucessono decorrer dos 40 anos de existência do IPPUC tem garantido a tradição da instituição, em atraircontinuamente recursos de fontes nacionais e internacionais.

Sendo reconhecida internacionalmente como uma referência de planejamento e gestão urbana,apenas no ano de 2003, Curitiba atraiu a atenção de 1.800 técnicos de 60 países. À sua vez, oIPPUC em 2005 recebeu a visita de 822 técnicos de 29 delegações oficiais de diferentes origens.Nos últimos 13 anos, através do Setor de Cooperação Técnica e de Relações Internacionais, oinstituto assinou 14 acordos de cooperação para a troca de experiências urbanas entre cidades,sendo oito internacionais, desenvolvendo importante papel na disseminação de conhecimento ede boas práticas.

O pioneirismo do IPPUC na troca de experiências urbanas entre cidades teve início em 1975, coma oferta de um curso realizado anualmente até 1.980, para 15 participantes, recém-formados ounão, pesquisadores, alunos de mestrado ou doutorado e técnicos de diversas formações comexperiência no setor público, com duração de três meses, intitulado Estágio Aplicado dePlanejamento Urbano — EAPU. Esta modalidade de estágio funcionou até os anos 1980 sobauspícios do governo federal brasileiro (CNPU/IPEA/MINTER/SUDESUL), beneficiando cerca de 75técnicos.

Page 8: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(8

A partir de 1.995, mesmo sem apoio externo, o IPPUC voltou a oferecer estágios com duração deseis semanas e denominado Estágio Aplicado à Gestão Urbana — EAGU. As atividades eramdirecionadas a técnicos que exerciam funções relacionadas ao planejamento e gestão de cidades,abrindo-se vagas para estudantes de mestrado ou doutorado de áreas correlatas ao planejamentourbano.

Mesmo sem oferecer qualquer ajuda de custo, durante cinco anos cerca de 60 pessoas seinscreveram e participaram dos EAGU. Entre os anos 2.000 a 2.002 a estrutura dos EAGU sofreunova adaptação para quatro semanas de duração e foi direcionada exclusivamente para gestoresmunicipais. Adequando o tempo de curso à disponibilidade de liberação destes profissionais dassuas funções de trabalho, ainda assim outros 36 técnicos se beneficiaram dessas atividades,totalizando cerca de 171 pessoas atendidas através desses programas até o presente. Por motivosdiversos o EAGU foi suspenso há quatro anos atrás e não voltou a ser ofertado até agora.

A parceria entre a JICA e o IPPUC para a realização do I Curso Internacional em Práticas de GestãoUrbana no âmbito do Programa de Treinamento para Terceiros Países reforça e amplia a experiênciado Instituto, possibilitando a participação de técnicos de Países da América Latina e Países daÁfrica e da Ásia de língua portuguesa, promovendo a capacitação técnica no campo do planejamentoe da gestão de cidades, bem como a formação de um corpo de especialistas multiplicadores emseus países de origem.

A Cidade de Curitiba, o local escolhido para realizar o curso, é onde se encontra a sede doInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba — IPPUC. Maiores informações sobre acidade e o instituto poderão ser obtidas através dos sites:www.curitiba.pr.gov.br :: www.ippuc.org.br.

Page 9: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(9

3 :: OBJETIVO GERAL

Oferecer aos participantes da América Latina uma oportunidade de aperfeiçoar seu conhecimentoe técnicas no campo das práticas em planejamento e gestão urbana, tendo como referência aexperiência da cidade de Curitiba e as cidades de origem dos participantes.

4 :: OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ao final do curso, espera-se que os participantes tenham:

:: Adquirido a compreensão histórica e sistêmica da experiência em planejamento e gestão urbanade Curitiba (Paraná/ Brasil) e sua contribuição ao campo do conhecimento e técnicas de urbanismo,planejamento e gestão urbana contemporânea — olhar/saber/questionar;

:: Promovido o intercâmbio de experiências em planejamento e gestão urbana a partir de relatosde casos formulados pelos participantes sobre suas realidades e cidades de origem —sistematizar/refletir/expor;

:: Efetuado o estudo comparativo de propostas e soluções adotadas em diferentes contextos erealidades ambientais, sociais e políticas — comparar/debater/teorizar;

:: Contribuído para aperfeiçoar esse curso através da avaliação sistemática dos seus temas,conteúdo e procedimentos pedagógicos pelo IPPUC e pelos participantes – abordando temas deinteresse no campo das melhores práticas em planejamento e gestão urbana contemporânea —avaliar/sistematizar/didatizar/reformular.

Page 10: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(10

5 :: PERÍODO DE REALIZAÇÃO

A duração do Curso será de no máximo trinta dias a ser realizado de 26 de fevereiro a 23 demarço de 2007. As aulas serão em período integral, das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

6 :: LOCAL DE REALIZAÇÃO

As atividades didáticas serão realizadas no IPPUC — Instituto de Pesquisa e PlanejamentoUrbano de CuritibaRua Bom Jesus, 669Bairro CabralCuritiba – Paraná – BrasilCEP 80035-010TEL. ++ 55 41 3250 1480FAX: ++ 55 41 3254 8661e-mail: [email protected] :: [email protected]: www.ippuc.org.br

Estão programadas visitas e palestras técnicas em outras unidades, programas, projetos e obrasda Prefeitura Municipal de Curitiba. Eventualmente, algumas dessas atividades também envolverãoorganismos oficiais da região metropolitana de Curitiba. Os deslocamentos para esses locaisserão viabilizados pelo IPPUC, atendendo sempre as normas e horários programados pelacoordenação.

Page 11: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(11

7 :: PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO

Previamente ao início do curso, o IPPUC desenvolverá um programa de orientação sobre o Brasil,o Paraná, a cidade de Curitiba e o IPPUC.

8 :: TRAJES

Aulas e visitas técnicas: traje esporte. É importante se informar previamente sobre o clima variávelda cidade de Curitiba, precavendo-se em relação às mudanças repentinas de temperatura, mesmono verão.

9 :: CONTEÚDO CURRICULAR

Os conteúdos do programa serão encontrados no Anexo 3.

10 :: METODOLOGIA

A proposta pedagógica para o TCTP — I Curso Internacional em Práticas de Gestão Urbana écomposta de:

:: Aulas teóricas, palestras e debates técnicos;:: Pesquisa e estudos individuais realizados previamente e durante o curso (o IPPUC disponibilizaráseu acervo técnico depositado na Biblioteca do Instituto, com acesso a terminais informatizados);:: Seminários elaborados pelos próprios participantes, sob coordenação da equipe do curso,versando sobre os estudos de caso que apresentarão as experiências de planejamento e gestãourbana trazidas pelos participantes do curso (ver termo de referência em anexo);:: Visitas técnicas às unidades, programas, projetos e obras da Prefeitura Municipal de Curitiba,localizadas na cidade de Curitiba;:: Visitas técnicas à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba — COMEC e PrefeiturasMunicipais da Região Metropolitana de Curitiba;:: Oficina prática organizada no IPPUC versando sobre tema a ser definido a partir do perfil dosparticipantes no curso;:: Seminário final de recapitulação e fixação dos conteúdos, apresentando os resultados da oficinaprática;:: Elaboração de relatórios parciais (por módulo) e final (do curso) pelos participantes, segundoestrutura a ser disponibilizada pela coordenação do curso;:: Avaliação do curso pelos bolsistas do programa TCTP, versando sobre os conteúdos, métodos,atividades, organização e infra-estrutura disponibilizada;:: Aberturas e encerramento solenes, com a presença de autoridades da PMC, IPPUC, JICA e ABC.

Page 12: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(12

11 :: RECURSOS

Os recursos tecnológicos do IPPUC foram planejados para oferecer o que há de melhor em tecnologiano setor de planejamento e gestão urbana. O IPPUC disponibilizará aos participantes o acesso aseu acervo técnico depositado na Biblioteca do Instituto, bem como às equipes técnicas no seucotidiano e local de trabalho (Planejamento, Desenvolvimento, Pesquisa e Informação, AçãoEstratégica e Administrativo Financeiro) — desde que previamente agendado e dentro daprogramação formal do curso. É importante salientar que o Instituto estará em pleno funcionamentodurante o curso, e seus técnicos respondem por inúmeros processos e demandas do qual dependea população e o funcionamento da cidade.

Aconselha-se aos participantes a visita prévia ao site do IPPUC (www.ippuc.org.br) em suas seçõesespecíficas. Através desse instrumento é possível baixar arquivos contendo informaçõesdisponibilizadas ao público em geral, bem como investigar sobre o IPPUC e suas atividades.

Os participantes receberão pastas com material informativo sobre a trajetória da cidade e doinstituto, além de apostilas especialmente preparadas com o conteúdo das palestras. Outrosmateriais de interesse específico poderão ser adquiridos por conta própria, desde que estejamdisponibilizados para venda através da loja situada em sua Biblioteca (ver relação de produtos epublicações impressas e em CD disponibilizados para venda). O IPPUC mantém um rigorosoprotocolo de informações e reserva o direito de não distribuir informações de caráter sigiloso ouestratégico.

Page 13: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(13

12 :: AVALIAÇÃO

Os participantes serão avaliados através de conceitos referentes aos relatórios solicitados aofinal de cada módulo programado. Resulta disso a importância da preparação prévia do Estudo deCaso a ser apresentado, assim como da freqüência a todas as atividades previstas durante asquatro semanas de curso. Outro conceito será dado a partir da participação do candidato nessasatividades (pontualidade, presença e efetivo envolvimento em debates, seminários e oficinas). Ocurso, sua programação e coordenação também serão avaliados pelos participantes através deformulário específico a ser disponibilizado na etapa de encerramento.

13 :: IDIOMA

O treinamento será ministrado em português. Portanto, é de suma importância que o candidatotenha boa capacidade para ouvir, compreender, se expressar e ler nesse idioma. Naturalmente,os relatórios poderão ser elaborados no idioma de cada participante.

14 :: CERTIFICAÇÃO

Os bolsistas que concluírem o programa com aproveitamento satisfatório (conceito A, B ou C) efreqüência de 100 % das atividades programadas receberão certificados de participação eaproveitamento emitidos pelo IPPUC/JICA.

Os conceitos equivalem às seguintes notas:

A = intervalo de 10,0 a 9,00B = intervalo de 8,00 a 8,90C = intervalo de 7,00 a 7,90D = intervalo de zero a 6,90

Page 14: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(14

III - INFORMAÇÕES PARA O CANDIDATO

1 :: NÚMERO DE VAGAS NO PROGRAMA

O programa conta com 12 (doze) vagas para os países da América Latina. Outras 12 (doze) vagasserão disponibilizadas para candidatos nacionais submetidos aos mesmos requisitos de seleçãoe critérios de participação e avaliação dos convidados estrangeiros.

2 :: PAÍSES PARTICIPANTES CONVIDADOS PARA O TCTP — I CURSO INTERNACIONAL EMPRÁTICAS DE GESTÃO URBANA

Poderão inscrever-se candidatos dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, CostaRica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai,Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Os candidatos nacionais serão aceitos de qualquer parte do Brasil, desde que preencham osrequisitos necessários e tenham capacidade de custear suas despesas, bem como se liberar desuas atividades durante o período integral do curso.

3 :: REQUISITOS PARA A CANDIDATURA

Os candidatos deverão atender aos seguintes requisitos:

:: Candidatos Estrangeiros — ser indicado pelo seu respectivo Governo, de acordo com osprocedimentos estipulados no item 4.1;:: Candidatos Brasileiros — ser indicado oficialmente pela instituição governamental a qual apessoa está vinculada, de acordo com os procedimentos estipulados no item 4.2;:: Possuir diploma universitário ou formação acadêmica equivalente;:: Estar vinculado a instituição governamental de planejamento e gestão urbana, de ensino ou depesquisa em planejamento e gestão urbana.:: Ter experiência profissional mínima de um ano em sua área de trabalho;:: Não estar cumprindo o serviço militar;:: Dominar suficientemente a língua portuguesa (conversação e leitura);:: Estar em boas condições de saúde física e mental, a ser comprovada por atestado médico;:: Não é recomendável estar em período de gestação;:: Apresentar um Estudo de Caso conforme o Termo de Referência (Anexo 02)

Page 15: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(15

4 :: PROCEDIMENTOS PARA A CANDIDATURA

4.1 - Candidatos Internacionais

A - O candidato ao treinamento deve entregar os documentos abaixo, originais, à Embaixada doBrasil, ou outra representação diplomática brasileira em seu país, até o dia 17/11/2006::: Ficha de inscrição (Anexo 1), em cinco vias, sendo necessária a colocação de uma fotografiatamanho 3x4 em cada uma das vias; Observação: as fotografias devem ser atuais e coloridas, com fundo

branco.

:: Termo de Referência (Anexo 2), em três vias;:: Carta de indicação do governo de seu país de origem;:: Atestado médico;:: Cópia do diploma universitário.

B - O candidato deve enviar, também, diretamente ao IPPUC, por fax e correio, uma cópia doAnexo I e do Anexo 2, até o dia 17/11/2006, a fim de agilizar o processo de seleção de candidatos(cujo endereço consta no item VII, sub-item 6).

C - O resultado do processo de seleção será comunicado aos candidatos aprovados pela Embaixadado Brasil ou representação diplomática no seu país, até o dia 15/12/2006. O resultado poderá sertambém divulgado no site da ABC (www.abc.mre.gov.br).

D - Após a divulgação do resultado da seleção de candidatos, o Ministério das Relações Exterioresdo Brasil, autorizará a concessão do visto de entrada no Brasil, pela Embaixada e/ou ConsuladoBrasileiro, quando necessário.

Page 16: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(16

4.2 - Candidatos Nacionais

A - O candidato ao treinamento, indicado por sua Instituição Governamental de origem, deveráencaminhar ao IPPUC, até o dia 17/11/2006, os seguintes documentos, cujo endereço consta doitem VII, sub-item 6:

:: Ficha de inscrição (Anexo 1), em duas vias, sendo necessária a colocação de uma fotografiatamanho 3x4 em cada uma das vias; Observação: as fotos devem ser atuais e coloridas, com fundo branco.

:: Termo de Referência (Anexo 2), em duas vias;:: Atestado médico;:: Cópia do diploma universitário;:: O resultado da seleção será comunicado pelo IPPUC à Instituição e ao candidato selecionado,até o dia 15/12/2006;:: O candidato nacional selecionado deverá recolher o valor de R$ 700,00 (setecentos reais) aoIPPUC, a título de taxa de inscrição no curso, impreterivelmente entre o período de 01/01/2007e 31/01/2007 (o candidato selecionado receberá oportunamente informações sobre a contabancária para efetuar o depósito).

Page 17: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(17

IV - SUBSÍDIOS E DESPESAS

O IPPUC e a JICA custearão as seguintes despesas (exclusivamente para os candidatos internacionaisdo item A ao item F, sendo os itens G e H extensivos a todos os participantes):

A - Passagem aérea internacional (ida e volta) na classe econômica normal entre o aeroportointernacional designado pelo IPPUC/JICA e o aeroporto Internacional Affonso Pena em São Josédos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, Paraná;

B - Taxa de embarque de retorno ao país participante;

C - Transporte aeroporto-hotel-aeroporto;

D - Acomodação em hotel designado pelo IPPUC/JICA, com café da manhã incluído;

E - Seguro de vida e assistência médica, desde a chegada ao Brasil até a partida para o país deorigem;

F - Ajuda de custo no valor de US$25.00/dia para alimentação e jantar;

G - Material de consumo para o desenvolvimento do treinamento;

H - Material informativo sobre a cidade de Curitiba e o IPPUC, assim como apostilas do curso.

Observações

:: Quaisquer outras despesas serão da responsabilidade dos participantes, como por exemplo: taxas de embarque

no país de origem, impostos, taxas governamentais, taxa para registro no polícia federal, taxas para a regularização

do visto no Brasil, excesso de bagagem, gastos com telefonemas locais, interurbanos e internacionais, despesas

extras de caráter pessoal, etc.

:: Caso o bolsista necessite permanecer temporariamente num terceiro país para obter o visto ou por outro motivo

qualquer justificável, as despesas efetuadas serão subsidiadas mediante a apresentação de recibos, até o valor de

10 mil ienes por dia e no máximo durante dois dias.

Page 18: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(18

V - ACOMODAÇÕES

O IPPUC/JICA designará, em local próximo ao Centro de Curitiba e de fácil acesso ao Instituto,hotel para acomodação dos participantes, onde estará incluído o café da manhã. Não serãogarantidos apartamentos individuais. Os gastos pessoais com bar, lavanderia, ligações telefônicas,Internet e outros serviços disponibilizados pelo hotel são de inteira responsabilidade dossolicitantes.

Page 19: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(19

VI - REGULAMENTO

Os participantes deverão observar as seguintes condições:

1 - Cumprir estritamente a agenda e o conteúdo curricular do treinamento;

2 - Não prolongar o período de treinamento;

3 - Não vir acompanhado de qualquer membro de sua família ou outra pessoa;

4 - Retornar ao país de origem assim que terminar o treinamento, de acordo com a agenda deviagem designada pelo IPPUC/JICA;

5 - Aceitar as condições e orientações estipuladas pelo seu Governo e os Governos do Brasil e doJapão, em relação ao treinamento;

6 - Seguir rigorosamente as regras e os regulamentos definidos pelo IPPUC ou pela Instituiçãoonde for empreendido treinamento, estudo ou visita técnica;

7 - Não se envolver em atividades políticas ou de trabalho visando ganho ou benefícios;

8 - Comportar-se e vestir-se adequadamente dentro e fora do IPPUC ou das Instituições visitadas,seguindo as regras de civilidade e cortesia, e acatando outras recomendações quando for o caso;

9 - Interromper o treinamento apenas em caso de doença grave que determine incapacidade desua continuidade;

10 - Participar efetivamente em todas as atividades programadas pelo TCTP — I Curso Internacionalem Gestão Urbana;

11 - Elaborar todos os relatórios parciais e o relatório final definido pelo TCTP — I CursoInternacional em Gestão Urbana;

12 - Participar da avaliação final e comprometer-se a reproduzir os conhecimentos recebidos emseu país de origem;

13 - Manter espírito cordial e fraterno com seus colegas de curso e com os funcionários envolvidosno treinamento, pautando-se sempre pela crítica construtiva e solidária com os demais.

Page 20: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(20

VII - OUTRAS INFORMAÇÕES

1 :: INSTRUÇÕES PRELIMINARES

Os participantes (candidatos internacionais) devem procurar a representação diplomática brasileiraou o escritório da JICA em seu país, a fim de efetuarem os procedimentos necessários e obteremas devidas instruções antes de sua partida.

Os participantes (candidatos nacionais) devem procurar o Instituto de Pesquisa e PlanejamentoUrbano de Curitiba, a fim de efetuarem os procedimentos necessários e obterem as devidasinstruções antes de sua partida (ver endereços e contatos no item VII-6).

2 :: VISTO

Para fins da participação deste curso, estão isentos de visto cidadãos dos seguintes países:Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela, devido a acordos internacionaisbilaterais vigentes até a data da impressão deste informativo.

Antes da partida, os candidatos selecionados deverão solicitar o visto de entrada no Brasil como“Visto Temporário 1 (VITEM I)” — pelo prazo de 90 dias — junto à representação diplomáticabrasileira em seu país.Atenção::: O candidato deverá cuidar para que, em toda a documentação, seu nome e os dos seus pais,sejam registrados por extenso — sem qualquer abreviatura;:: Ao chegar ao Brasil, os participantes deverão regularizar o visto junto à Polícia Federal. Paraisso é imprescindível:- 2 fotos 3x4, coloridas e com fundo branco;- pedido de visto original (lembramos que os nomes não podem ser abreviados);- pagamento de taxa — aproximadamente US$100,00.Observação: a existência de nomes abreviados na documentação original do bolsista implicará em procedimentos

de regularização junto ao consulado/embaixada e, conseqüentemente, pagamento de taxas adicionais por conta

do bolsista.

3 :: PASSAGEM AÉREA

Os bolsistas deverão chegar e partir do Brasil nas datas designadas pelo IPPUC/JICA, que serãoconfirmadas com o envio da passagem aérea. A passagem aérea será remetida via PTA (autorizaçãopara emissão de passagem aérea).

4 :: AEROPORTO

Uma vez cumpridas as exigências da Imigração e Alfândega Brasileira no Aeroporto Internacionalde Guarulhos, em São Paulo, o bolsista fará o transbordo com destino ao Aeroporto Affonso Penaem Curitiba. O candidato deverá aguardar na área de desembarque o contato de pessoa credenciadapelo IPPUC, a qual o acompanhará até o hotel.

Page 21: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(21

5 :: A CIDADE DE CURITIBA

Fundada em 29 de março de 1693, Curitiba é a capital do Estado do Paraná, e está localizada naregião mais industrializada da América do Sul. Num raio de 1.500 Km, estão situados os maiorespólos econômicos do Brasil — São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte —, e ascapitais dos países integrantes do Mercosul - Brasília (Brasil), Assunção (Paraguai), Buenos Aires(Argentina) e Montevidéu (Uruguai), que concentram cerca de 80% do mercado consumidor daAmérica Latina, aproximadamente 200 milhões de pessoas, somando um PIB — Produto InternoBruto — de mais de US$ 1 trilhão de dólares.

Curitiba ocupa uma superfície de 432,17 km² e estima-se possuir 1.788.559 habitantes (IBGE/2006), distribuídos em 75 bairros. É a cidade pólo do conjunto de 26 municípios, que formam aRegião Metropolitana de Curitiba — RMC.

A RMC abrangendo 15.622,33 km², com população também estimada de 3.261.168 (IBGE/2006),situa-se na porção leste do Estado, limitando-se ao norte com o Estado de São Paulo, ao sul como Estado de Santa Catarina, a leste com a Serra do Mar e a oeste com o segundo planalto paranaense.O PIB dessa região alcança, aproximadamente, 15 bilhões de dólares.

A região, divisor de águas entre a bacia do Atlântico e a bacia do Rio Paraná, apresenta ao nortealtas declividades; a leste encontra-se a Serra do Mar, com as principais nascentes do Rio Iguaçu;ao sul o relevo é plano, com áreas sujeitas a inundações; e a oeste a topografia é em espigões evales. A altitude média do município é de 934,6 m acima do nível do mar. O clima de Curitiba éclassificado como subtropical úmido, com temperaturas médias de 19,7ºC no verão e 13,4ºC noinverno; a precipitação média anual é de 1.413mm; e a direção dos ventos predominante é NE-SO.

Curitiba é a cidade brasileira com maior área verde por habitante — 51,50 m2. Um sistema deparques interligados por ciclovias preserva os fundos de vale e as nascentes, auxilia na contençãode enchentes, e ainda embeleza a cidade, oferecendo à população lazer em bosques, jardinetes epraças.

Page 22: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(22

Curitiba está integrada aos principais centros de produção e consumo do Brasil e do Mercosulatravés de 5 rodovias federais:BR-116, BR-277, BR-476, BR-376/ 101. A BR-116, principal rodoviainterestadual, atravessa o país de norte a sul garantindo fácil acesso a grandes mercados doMercosul, como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Montevidéu e Buenos Aires. A BR-277interliga Curitiba a Foz do Iguaçu, Paraguai e Argentina a oeste, e ao Porto de Paranaguá, a leste;e por meio do Anel de Integração do Estado do Paraná, constituído por um circuito de rodoviasque conecta as principais cidades do estado entre si, Curitiba se integra a todo o estado.

Um sistema ferroviário com 2.314 km de extensão interliga Curitiba aos portos de Paranaguá ede Antonina, às principais cidades do estado do Paraná e a algumas cidades dos estados vizinhosde São Paulo e Santa Catarina. A rede ferroviária é operada por duas empresas privadas: a AméricaLatina Logística S.A. — ALL e a Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. — FERROESTE.

Localizada na área central de Curitiba, a Estação Rodoferroviária possui um movimento significativode viagens para municípios do Estado do Paraná, outros estados do País e até mesmo municípiosde países vizinhos, possibilitando fácil acesso interestadual e intermunicipal.

A Região Metropolitana de Curitiba conta com dois aeroportos: o Aeroporto Internacional AffonsoPena e o Aeroporto do Bacacheri. O principal deles, o Aeroporto Internacional Affonso Pena, estálocalizado a 18 km do centro de Curitiba, no município vizinho de São José dos Pinhais. O terminalde passageiros, inaugurado em 1996, conta com ótimas instalações para passageiros, cargas,serviços alfandegários e de inspeção da Receita Federal e Ministério da Saúde. O aeroporto contacom vôos regulares para as principais cidades brasileiras e algumas cidades sul-americanas,como Buenos Aires, e ainda vôos cargueiros regulares para os Estados Unidos e Europa. O aeroportodo Bacacheri, um aeroporto de menor escala, está localizado na área norte da cidade, comcapacidade para vôos do tipo shuttle e aviões particulares de pequeno porte.

Curitiba integra-se às cidades do Brasil e do mundo por um moderno sistema de telecomunicaçõesque oferece fácil acesso, processamento e transmissão de dados. A Infovia Paraná — uma rede defibras óticas que percorre as principais cidades paranaenses já está em operação na RegiãoMetropolitana de Curitiba. Esta infovia fornece conexões e integrações com redes corporativas deinformações, comunicações por vídeo, transmissões de televisão convencional e por cabo eprovedores de serviços de Internet.

A energia elétrica consumida em Curitiba provém de três companhias hidrelétricas paranaenses:a COPEL (4500 megawatts), a GERASUL (2500 megawatts) e a Usina Hidrelétrica de Itaipu (12.600megawatts). Subestações estrategicamente localizadas garantem a distribuição de energia emqualquer tipo de tensão, oferecendo variedade de suprimento para os diversos tipos deconsumidores.

Page 23: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(23

6 :: CORRESPONDÊNCIA

Quaisquer informações adicionais poderão ser solicitadas às Embaixadas Brasileiras, aosescritórios da JICA no próprio país ou ainda:

IPPUC — Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba

Rua Bom Jesus, 669Bairro CabralCuritiba – Paraná – BrasilCEP: 80035-010Tel.: ++ 55 41 3250 1480FAX: ++ 55 41 3254 8661e-mail: [email protected] (Paulo Chiesa — Coordenador TCTP); [email protected].

Page 24: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(24

ANEXO IFICHA DE INSCRIÇÃO

FOTO 3 X 4DO CANDIDATO

Nome: ...................................................................................................................................................

País: ......................................................................................................................................................

Instruções

1 - Preencher todos os campos com caneta e letra legível. O preenchimento incorreto poderáimpedir a sua seleção;2 - Entregar o número de cópias solicitadas na representação Diplomática Brasileira de seu País;3 - Enviar uma cópia (via fax e correio registrada) para o IPPUC — Instituto de Pesquisa ePlanejamento Urbano de Curitiba, no seguinte endereço:

I Curso Internacional em Práticas de Gestão Urbana — JICA/IPPUCIPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba

Rua Bom Jesus, 669Bairro do Cabral

Curitiba – Paraná – BrazilCEP 80035 - 010

Page 25: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(25

I- INFORMAÇÕES DO CANDIDATO (Preencher com letra de forma).

1 :: Dados Pessoais

Nome completo: _____________________________________________________________________________Nome completo do pai: ______________________________________________________________________Nome completo da mãe: _____________________________________________________________________Nascimento: Dia: ___ Mês: ___ Ano: ___ Cidade:________________________________________________Estado: _____________________ País: ___________________________________________________________Sexo: ________________________Estado Civil: ___________________________________________________Nome do Cônjuge: ___________________________________________________________________________Endereço:____________________________________________________________________________________Bairro:_____________________Cidade:__________________Estado: _________________________________Código Postal da Cidade: ____________________ País: ___________________________________________Telefone: ___________________ Fax: ___________________e-mail:__________________________________

1.1 DocumentaçãoNúmero do passaporte: ____________________ Data da emissão: ____/____/______Emitido em (cidade, país): __________________Data de validade: ____/____/______Tipo de sangue: ______________________________ Fator RH _____________________

1.2 Pessoa a ser notificada no caso de emergência:Nome completo:______________________________________________________________________________Endereço residencial (rua, número, bairro, cidade/estado/país, código postal):____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Grau de parentesco:__________________________________________________________________________Telefone (código do país e da cidade):_________________________________________________________Fax (código do país e da cidade):___________________________e-mail:____________________________

2 :: Dados da Escolaridade

2.1 Formação universitáriaCurso, instituição, data de início e conclusão:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2.2 Aperfeiçoamento e especializaçãoCurso, instituição, data de início e conclusão:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 26: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(26

2.3 Pós-graduação (grau mais elevado):Curso, instituição, data de início e conclusão:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2.4 Trabalhos publicados relevantes para a temática do curso:Referências bibliográficas:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Referências bibliográficas:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Referências bibliográficas:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Referências bibliográficas:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2.5 Viagens ao exterior por motivo de estudo, trabalho ou cooperação técnica:País Objetivo Período________________________ _________________________ _______________________________________ _________________________ _______________________________________ _________________________ _______________

3 :: Dados da Experiência Profissional

3.1 Experiência Atual:Cargo:_______________________________________________________________________________________Tempo no cargo:_____________________________________________________________________________Setor em que trabalha:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Instituição e natureza jurídica:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Atividade principal desenvolvida na instituição:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________Endereço, incluindo site e e-mail:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Cidade/País:_______________________________________________ N° de funcionários:______________

Suas atividades estão/são relacionadas a (indique a porcentagem de atuação):pesquisar:____% gestionar: ___% ensinar:____% administrar:_____%

planejar: ____ % projetar: ____ % outra (qual?): __________________ %

Page 27: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(27

Descreva sucintamente suas atividades atuais na sua instituição de origem:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.2 Experiência profissional anterior relevante para o tema do curso:Cargo:_______________________________________________________________________________________

Tempo no cargo:_____________________________________________________________________________Instituição e natureza jurídica:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Atividade principal da instituição :__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________N° de funcionários:_______________________

Suas atividades estão/são relacionadas a (indique a porcentagem de atuação):

pesquisar:____% gestionar: ___% ensinar:____% administrar:_____%

planejar: ____ % projetar: ____ % outra (qual?): __________________ %

Descreva sucintamente as atividades realizadas nessa experiência._______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Outras informações consideradas relevantes pelo candidato.______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Enumere quais são seus objetivos quanto à aplicação do treinamento recebido nesse cursoquando do seu retorno._______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 28: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(28

Caso você tenha alguma experiência prática em alguns dos assuntos abaixo, ou correlatos,identifique quantos anos de experiência:

___ anos em pesquisa para o planejamento e gestão urbana___ anos em análise e sistematização de dados___ anos em atividades de monitoração de programas e projetos___ anos em atividades de monitoração de políticas públicas___ anos em atividades de captação e gestão de recursos___ anos em planejamento e gestão urbana___ anos em processos participativos de planejamento e gestão urbana___ anos em atividades de gerência de equipes___ anos em sistemas CAD para o desenho de equipamentos urbanos___ anos em sistemas CAD para o desenho urbano___ anos em sistemas Georreferenciados aplicados ao Planejamento Urbano___ anos em (especificar a área)_______________________________________________________________ anos em (especificar a área)____________________________________________________________

Qual(is) o(s) item(ns) de maior interesse do conteúdo curricular do anexo 3?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Caso exista algum(ns) assunto(s) de seu interesse(s) que não esteja(m) contemplado(s) noconteúdo curricular do anexo 3, enumere-o(s) em ordem decrescente de prioridade.______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 29: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(29

Qual o nível do conhecimento e práticas, em seu país e cidade de origem, nas áreas deplanejamento e gestão urbana? Você poderia citar alguma experiência de planejamento egestão urbana de seu país que você tomaria como referência de boas práticas nessa área?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 30: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(30

4 :: Dados do Histórico Médico (a ser preenchido pelo candidato)

Nome do Candidato: _________________________________________________________________________

Nascimento: Dia: _____Mês:_______Ano:_____Nacionalidade:____________________________________

Sexo: ________________________Estado Civil:____________________________________________________

Endereço para contato:_______________________________________________________________________

Bairro: ________________________________Cidade:_______________________________________________

Telefone: _____________________________

TCTP – I Curso Internacional em Práticas de Gestão Urbana/JICA-IPPUC

Curitiba, 26 de fevereiro a 23 de março de 2007.

Notificação Importante:

Após o preenchimento do questionário de Histórico Médico, você será notificado que:

O tratamento médico de um quadro clínico, quando resultante de uma condição de saúdepreexistente e não revelada, não será coberto financeiramente pela JICA e poderá resultar nainterrupção de seu programa.

Compreendo e acolho os termos desta notificação.( ) Sim ( )Não Assinatura: ___________________________________________

Page 31: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(31

Marque, com X, sim ou não e explique:

Sim Não Explicação

A Você já teve alguma doença ouseqüela significativa ou séria (sehospitalizado, indique data e local)

B Você já foi operado ou teve algumaperspectiva de sê-lo? (especifiquedata e local)

C Você já fez uso de alguma medicaçãopara algum tratamento? (especifiquenome do remédio e dosagem)

D Já fez algum tratamento psiquiátricoou foi internado em sanatório paratratamento de distúrbio mental?(especifique local e data)

Marque, com X, sim ou não para cada condição de saúde listada abaixo:

Sim Não CondiçãoA Asma, efisema ou outra doença pulmonarB Tuberculose ou vive com alguém que tem tuberculoseC Pressão alta ou doença cardíacaD Doença estomacal, hepática ou vesicularE Doença renal ou vesicular, pedra ou sangue na urinaF DiabetesG Depressão, preocupação excessiva, tentativa de suicídio ou outro sintoma

psicológicoH AIDS — Síndrome de Imuno Deficiência AdquiridaI Tumor, formação anormal, cisto ou câncerJ Hemorragias, doenças sangüíneas (anemia)

Certifico que li as instruções acima e respondi todas as questões, completa e verdadeiramente,para melhor conhecimento de minha pessoa.

Nome do candidato (em letra de forma):__________________________________________________________

Data: ____/____/____ Assinatura: __________________________________________________________

Page 32: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(32

II- DADOS DA INSTITUIÇÃO GOVERNAMENTAL A QUAL PERTENCE O CANDIDATO(a ser preenchido pelo responsável da instituição)

Nome da Instituição: _________________________________________________________________________Endereço (rua, número, bairro):_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Cidade:____________________________________País: _____________________________________________Telefone (código do país e da cidade): ________________________________________________________Atividade principal da instituição: ____________________________________________________________N° de funcionários: ___________________________________________________________________________

Pessoa da instituição a ser contatada durante e depois do treinamento:

Nome: _______________________________________________________________________________________Cargo: ______________________________________________________________________________________Endereço: ____________________________________________________________________________________Telefone: (Código do país / Código da cidade / n°) ____________________________________________Fax: (Código do país / Código da cidade / n°) _________________________________________________e-mail: _______________________________________________________________________________________

Descreva o que a instituição espera do candidato após o retorno do programa de treinamento._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Descreva como o programa de treinamento poderá beneficiar a instituição.______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________ ____________________________________________ (Nome e Cargo) (Assinatura)

Page 33: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(33

III - DECLARAÇÃO

Eu, __________________________________________________________________________________________(nome do candidato)

de ___________________________________________________________________________________________(país de origem)

declaro que todas as informações aqui prestadas são verdadeiras, corretas e completas. Se aceitocomo participante do I CURSO INTERNACIONAL EM PRÁTICAS DE GESTÃO URBANA promovidopelo IPPUC/JICA, concordo com as seguintes regras e regulamentos:

01 -Cumprir estritamente a agenda e o conteúdo curricular do treinamento;02 - Não prolongar o período de treinamento;03 - Não vir acompanhado de qualquer membro de sua família ou outra pessoa;04 - Retornar ao país de origem assim que terminar o treinamento, de acordo com a agenda

de viagem designada pelo IPPUC/JICA;05 - Aceitar as condições e orientações estipuladas pelo seu Governo e os Governos do Brasil

e do Japão, em relação ao treinamento;06 - Seguir rigorosamente as regras e os regulamentos definidos pelo IPPUC ou pela Instituição

onde for empreendido treinamento, estudo ou visita técnica;07 - Não se envolver em atividades políticas ou de trabalho visando ganho ou benefícios;08 - Comportar-se e vestir-se adequadamente dentro e fora do IPPUC ou das Instituições

visitadas, seguindo as regras de civilidade e cortesia, e acatando outras recomendaçõesquando for o caso;

09 - Interromper o treinamento apenas em caso de doença grave que determine incapacidadede sua continuidade;

10 - Participar efetivamente em todas as atividades programadas pelo TCTP — I CursoInternacional em Gestão Urbana;

11 - Elaborar todos os relatórios parciais e o relatório final definido pelo TCTP — I CursoInternacional em Gestão Urbana;

12 - Participar da avaliação final e comprometer-se a reproduzir os conhecimentos recebidosem seu país de origem;

13 - Manter espírito cordial e fraterno com seus colegas de curso e com os funcionáriosenvolvidos no treinamento, pautando-se sempre pela crítica construtiva e solidária comos demais.

____________________, ____ de _________________de 2006.

_______________________________________Assinatura do Candidato

Page 34: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(34

ANEXO 02MODELO DE TERMO DE REFERÊNCIA

:: O objetivo desse Termo de Referência é orientar o candidato ao TCTP — I Curso Internacionalem Práticas de Gestão Urbana — JICA/IPPUC a formular sua apresentação sobre um estudo decaso de planejamento e gestão urbana do qual tenha participado ou tenha conhecimento emsua cidade ou país de origem.:: O fato de ter participado de alguma forma da experiência relatada não é obrigatório — desdeque o candidato tenha domínio das informações necessárias para relatar o estudo de caso escolhido.:: As informações fornecidas serão decisivas para a etapa de inscrição e seleção dos candidatosao curso — não serão aceitas candidaturas sem a apresentação de um estudo de caso.:: O candidato, além de anexar cópia impressa no formulário a ser enviado para o IPPUC,também deverá enviar arquivo digital desse trabalho para o e-mail: [email protected].:: Uma vez aprovada sua seleção, esse arquivo será previamente distribuído aos demais candidatosselecionados para o curso.:: Esse trabalho é parte da avaliação final do curso.:: Para a redação de seu trabalho o candidato deverá utilizar no máximo 05 (cinco) laudas, incluindotexto, tabelas e imagens que possibilitem relatar e ilustrar o estudo de caso de planejamento egestão urbana que escolheu para trazer ao curso.:: A formatação dessas laudas deve atender o seguinte modelo: Folha A4, digitado em Times NewRoman normal, tamanho 12, com margem e espaçamento (superior = 2,5 cm; inferior = 2,5 cm;esquerda = 3,0 cm; direita = 3,0 cm; medianiz = zero; a partir da margem — cabeçalho = 1,25 cm;rodapé = 1,25 cm) sendo a formatação das linhas e parágrafos com espaço simples. No total nãoexceder 3.000 caracteres sem espaço ou 3.500 caracteres com espaço por lauda.:: O candidato pode redigir sua apresentação em sua língua natal (português ou espanhol).:: É desejável a estruturação desse texto a partir da integração de escalas territoriais (macro,setorial, local).:: É desejável estabelecer a relação entre os aspectos físico-geográficos, sociais e espaciais —localização e descrição dos determinantes de natureza ambiental e socioculturais que interagemno estudo de caso.:: Também é importante explicitar os elementos de natureza política e técnica que caracterizam aadoção de instrumentos de planejamento e gestão urbana.:: Finalmente, é importante apresentar referências bibliográficas que tenham sido produzidas apartir ou em torno do estudo de caso escolhido.

Page 35: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(35

ANEXO 03CONTEÚDO CURRICULAR

Final de semana Chegada e recepção dos participantes, check-in, dias livres e por conta24 a 25.02.2007 dos participantes

Módulo 01 (26.02 a 02.03.2007)Curitiba e Região Metropolitana: Planejamento e Gestão Urbana

26.02.2007 Cerimônia de Abertura (manhã IPPUC)Experiência de Planejamento Urbano de Curitiba (manhã).Visita técnica à Curitiba (tarde).

27.02.2007 Experiência de Planejamento da Região Metropolitana de Curitiba(manhã)Visita técnica a RMCTba (tarde).

28.02.2007 Visão geral do IPPUC (manhã e tarde) com apresentação dasSupervisões, Direções, Projetos e visita ao Instituto.

01.03.2007 Visão geral da PMC (manhã e tarde) com apresentação do Plano deGoverno, da Estrutura Administrativa, Programas, Projetos e visita aoPrefeito.

02.03.2007 Estudos de caso: projetos atuais ou antigos apresentados pelo IPPUCou Secretarias da Prefeitura Municipal (manhã/tarde)

Final de semana Sugestão: Tour por Curitiba (linha turismo e feira de artesanato do03 a 04.03.2007 Largo da Ordem, por conta dos participantes)

Page 36: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(36

Módulo 02 (05 a 09.03.2007)Intercâmbio de experiências entre os Países participantes, incluindo outras experiências

brasileiras

05.03.2007 Síntese da semana passada e debate com os participantes sobre suasavaliações e dúvidas em relação ao exposto sobre Curitiba e RegiãoMetropolitana (manhã)Painel 01 – estudos de caso (tarde)

06.03.2007 Painel 02 e 03 – estudos de caso (manhã e tarde)

07.03.2007 Painel 04 e 05 – estudos de caso (manhã e tarde

08.03.2007 Painel 06 e 07– estudos de caso (manhã e tarde)

09.03.2007 Síntese e debate geral sobre os estudos de caso apresentados (manhãe tarde)

Final de semana Sugestão: Tour pela Região Metropolitana de Curitiba10 a 11.03.2007 (turismo rural, por conta dos participantes)

Page 37: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(37

Módulo 03 (12 a 16.03.2007)Aprofundamento, palestras técnicas e visitas às unidades, projetos e obras da PMC

12.03.2007 Visitas e palestras técnicas (Mobilidade e Acessibilidade)

13.03.2007 Visitas e palestras técnicas (Cultura e Meio Ambiente)

14.03.2007 Visitas e palestras técnicas (Habitação e Regularização Fundiária)

15.03.2007 Visitas e palestras técnicas (Desenvolvimento Econômico e Social)

16.03.2007 Síntese e debate geral sobre as visitas e palestras técnicas realizadasdurante a semana (manhã e tarde)

Final de semana Sugestão: Tour para Paranaguá e Litoral (trem e ônibus, por conta17 a 18.03.2007 dos participantes)

Page 38: PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL · Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA CURITIBA — PARANÁ — BRASIL 2006 (3 Prefeitura Municipal de Curitiba

(38

Módulo 04 (19 a 23.03.2007)Oficina prática e avaliação do Curso

19.03.2007 Oficina

20.03.2007 Oficina

21.03.2007 Oficina

22.03.2007 Avaliação (IPPUC, JICA e ABC) (manhã no IPPUC)Oficina - preparação das apresentações dos grupos/equipes (tarde)

23.03.2007 Seminário Final / Apresentação Resultados da Oficina (manhã)Debate final (tarde)Cerimônia de Encerramento (tarde)

Final de semana Viagem de regresso dos participantes, check-out e dia livre (por conta24 a 25.03.2007 dos participantes)