projeto clube escola - portal bgnweb página de...

24
PROJETO CLUBE ESCOLA

Upload: phungbao

Post on 10-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

PROJETOCLUBE ESCOLA

Page 2: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

2

ApresentaçãoA Associação dos Profissionais de Saúde Pública do Distrito Federal -

Clube da Saúde é uma entidade sem fins lucrativos, vinculada aosprofissionais de Saúde do Distrito Federal, originalmente servidores daSecretaria de Saúde, mas que atualmente abrange outros personagens daárea de saúde do Distrito Federal.

Além de sua finalidade principal - atender as necessidades de lazer eeventos sociais dos associados - ao longo dos anos, o Clube da Saúde vempromovendo ações de inclusão social com foco no desenvolvimentosustentável que, conforme conceito, “é aquele capaz de suprir asnecessidades atuais, sem comprometer a capacidade de atender asnecessidades das futuras gerações”.

O Clube da Saúde tem focado suas ações em serviços que resultemem benefícios diretos e indiretos. São ações como atendimentos clínicos emgeral; cursos complementares de educação; eventos para 3ª idade eesportes. Então quanto maior a gama de atividades ofertadas, mais pessoasestarão envolvidas com o Clube.

Dentre as ações propostas, e mais uma vez baseado no conceito desustentabilidade, o qual remete ao futuro, a prática do futebol tem destaqueespecial. O Clube da Saúde investe no futebol de base, pois além dascaracterísticas comuns a outros esportes - sinônimo de saúde, lazer e ser omais popular do país - não discrimina por condição social ou econômica,tornando-se uma ferramenta poderosa na formação do cidadão. Estetrabalho implantando foi denominado A ACADEMIA DE FUTEBOL, nome queremete a formação estruturada e séria, não sendo apenas mais uma“escolinha”.

E agora mais uma ação está sendo implantada: O Clube Escola, peloqual jovens atendidos na área esportiva terão a oportunidade de aprenderuma profissão e serem inseridos no mercado de trabalho.

Diante do exposto, o Clube da Saúde busca parcerias que possamcontribuir com este projeto. Assim teremos a oportunidade de envolverdiversos personagens de nossa sociedade e formamos um ciclo sustentável.

Page 3: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

3

Objetivo

Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividadesesportivas, com ênfase no futebol, conciliando a formação profissional,através de parcerias.

Objetivos Específicos

• Oferecer através de profissionais capacitados, atividade esportiva, namodalidade futebol, para 180 jovens de 10 a 20 anos;

• Oferecer formação técnica profissionalizante em diversas áreas einserir esses jovens no mercado de trabalho;

• Oferecer atendimentos acessórios (atendimento médico; psicológico;nutricional; entre outros) e

• Integrar jovens em um ambiente saudável contribuindo com suaformação social.

Justificativa

Além dos objetivos, justifica-se a proposição do projeto,enfaticamente no futebol, pois o vemos como uma ferramenta deintegração e sociabilização, já que em nosso país não se trata apenas deuma modalidade desportiva, mas também uma atividade sociocultural.

Segue abaixo, texto do sítio de internet, Universidade do futebol, queresume muito bem o que se pode tirar de melhor desse esporte:

“O futebol minimiza diferenças sociais e não depende de fatores como cor, classe,idade ou grau de instrução. É portanto, um fenômeno sem limites. O ensino do futebolpode ter um cunho social importante por proporcionar uma série de benefícios tantoindividuais, como o desenvolvimento das habilidades físicas, quanto social, pelaoportunidade de desenvolver o aluno contemplando sua potencialidade integral preparandopara a vida em sociedade.”

Em nível de Distrito Federal, não existem instituições, voltadas para amodalidade futebol, em condições estruturais e humanas para atendimentode jovens como o Clube da Saúde.

Então porque não estabelecermos um trabalho que alie o esportivo aosócio educacional?

Page 4: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

4

Execução do projeto:

O projeto já está em execução, proporcionando aos jovens aoportunidade de se desenvolverem esportivamente conciliado ao aspectosócio educacional.

No trabalho é estabelecido um cronograma de atividades respeitandoa faixa etária e principalmente a formação educacional do atleta.

Veja a seguir o que o Clube da Saúde disponibiliza ao projeto:

Estrutura Esportiva

Campo oficial de futebol

Campo society

Campo society sintético

Page 5: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

5

Piscina

Academia

Caixa de areia

Alojamentos

Page 6: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

6

Estrutura Acessória

Alimentação

Atendimentos Clínicos(Médico, psicólogo, nutricionista, entre

outros)

Atendimento fisioterápico

Atendimento Odontológico

Page 7: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

7

Estrutura Técnico-profissionalizante

O Clube da Saúde em conjunto com a Secretaria de Saúde do DistritoFederal firmou parceria com O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA ETECNOLOGIA DE BRASÍLIA – IFB e funcionará como Campus destainstituição oferecendo cursos técnicos aos jovens participantes dasatividades esportivas.

O atleta do futebol do Clube da Saúde terá a oportunidade de realizaros treinamentos em um turno e estudar em outro, contando com o apoiopara transporte e alimentação, sem que para isso tenha que se deslocargrandes distâncias, nem pagar.

Em 2013, serão oferecidos cursos através do PRONATEC - ProgramaNacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, cujo objetivo principal éexpandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de EducaçãoProfissional e Tecnológica (EPT) – propiciando aos jovens participantes umaformação técnica antes mesmo de concluir o ensino médio que os propicie ainserção no mercado de trabalho. Além disso, também receberão auxílio-alimentação e auxílio-transporte. Nesse primeiro momento, serão oferecidosos seguintes cursos:

• Operador de Computador;

• Auxiliar Administrativo;

• Recepcionista em Serviços de Saúde;

• Agente de Combate à Endemias;

• Mecânica de Automóveis Leves e

• Marceneiro.

Page 8: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

8

Já para 2014, serão implantados os cursos técnicos profissionalizantescom carga horária maior em diversas áreas e equivalência ao ensinomédio, viabilizando ainda mais a conciliação entre esporte e educaçãoproporcionando a esses jovens oportunidade única caso não obtenhaêxito na carreira esportiva.

Serão disponibilizados cursos, além dos que já estão em execução,como movelaria; técnico em almoxarifado; técnico em órtese e prótese;entre outros, tanto direcionados a área de saúde quanto ao mercado detrabalho local.

Logo o mercado de trabalho terá a disposição mão de obra qualificadae os jovens participantes poderão desempenhar sua profissão.

Page 9: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

9

Resultados Esportivos:

Diante da estrutura disponibilizada e a organização do projeto já sãovistos resultados do trabalho:

• Vice-campeão de Brasília juvenil – FBF 2011;• Artilheiro COPA AGAP juvenil 2011;• Artilheiro do campeonato de Brasília juvenil – FBF 2011;• Semifinalista Copa AGAP infantil 2012;• Semifinalista campeonato de Brasília juniores – Federação Brasiliense de

Futebol 2012 (Parceria com CR Guará);• Campeão de Brasília infantil – Federação Brasiliense de Futebol 2012;• Goleiro menos vazado de Brasília juvenil – FBF 2012;• Goleiro menos vazado de Brasília infantil – FBF 2012;• Artilheiro do campeonato de Brasília infantil – FBF 2012;• Defesa menos vazada – Copa AGAP juniores – 2013;• Campeão da Copa AGAP juniores – 2013;• Vice-campeão juniores – FBF 2013 (Parceria Capital C.F.) e• Participação na 45ª Copa São Paulo de Futebol Juniores (Parceria Capital

C.F.).

Contudo manter todas as atividades e estrutura tem um custo cadavez elevado. Mesmo com parcerias, torna-se cada vez mais difícil cumpriros objetivos estipulados. Para continuidade do projeto há necessidade deagregar mais parceiros que se preocupem com o aspecto sócio esportivo;acreditem que o esporte é uma ferramenta de integração e em projetos doDistrito Federal.

Page 10: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

10

Necessidades

Manutenção e ampliação das atividades de futebol

O projeto prevê a execução das atividades de futebol durante todo oano. Nos cálculos são consideradas as condições e quantidades para odesenvolvimento pleno do trabalho.

Além disso, são necessárias melhorias estruturais no Clube da Saúdepara adequar e ampliar o atendimento aos participantes.

Novo campo de futebol oficial e edificações acessórias

É necessária a construção de outro campo de futebol com medidasoficiais para melhor atender os jovens participantes e sócios. Tanto o Clubepoderá oferecer suas instalações para treinamentos de equipes, quanto osparceiros poderão utilizar o espaço para promoção de suas marcas.Também está prevista a construção de estrutura acessória ao campo(vestiários e alojamentos).

Área reservada para construçãode campo de futebol oficial e

edificações acessórias.

Seguem anexos, croquis das demaisinstalações a serem construídas parafuncionamento da A Academia deFutebol.

Ginásio Poliesportivo e Fisioterapia Esportiva

Outro objetivo do Clube da Saúde é especializar o atendimento defisioterapia esportiva com ampliação das instalações para esta finalidade. Eem conjunto a esta ação, também ampliar o atendimento a outros esportestanto no lazer quanto em alto rendimento, para sócios e parceiros.

Área reservada para implantaçãodo Ginásio

Page 11: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

11

Projeção aérea

Page 12: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

12

Contrapartida:

• Tradicional: Patrocínio e/ou Parceria;• Dedução Fiscal: Doação a OSCIP e/ou projeto da Lei de Incentivo ao

Esporte.

Patrocínio:

Estampa da marca em uniformes;

Apesar de ser a forma mais simples de divulgação no meio esportivo,ainda é uma das mais efetivas. As equipes do Clube da Saúde disputamcompetições em nível de Distrito Federal, ou seja, a marca seráapresentada em diversas localidades, além de estar sempre destacada nadivulgação das equipes.

Outro exemplo relacionado aos uniformes é a utilização deste materialpara treinos e passeio, em que os jovens participantes “divulgam” a marcadesde o momento de sair de casa até a chegada aos treinamentos,passando por sua vizinhança, quando utiliza o transporte público e emoutros locais, aos moldes das camisas de grandes clubes em que as pessoasdivulgam a marca sem perceber.

Placas de publicidade em locais de treinamento e competições;

A marca do parceiro do projeto estará permanentemente destacadanas instalações do Clube da Saúde; em toda divulgação esportiva;acompanhando as equipes onde for disputar jogos.

DIVULGUE SUA MARCA

Page 13: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

13

Outro ponto de grande repercussão do trabalho será a divulgaçãopara seleção de atletas junto as áreas de atuação dos associados ao Clube(Hospitais, Drogarias e outras áreas relacionadas a saúde), os quaispoderão encaminhar seus filhos com mais segurança e confiança econsequentemente estarão mais próximos ao Clube e ao parceiro.

Sítio da Internet e

Atualmente entre os meios de informação a Internet tem destaqueespecial e utilizando de ferramentas como site, redes sociais, micro blogs,entre outros ampliaremos e destacaremos a parceria para execução doprojeto, alcançando um público ainda maior, aproveitando o alcance dofutebol.

Utilização da imagem como projeto social.

Além de tudo que foi citado, a imagem do projeto estará a disposiçãodo parceiro para divulgação da marca.

Page 14: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

14

Parcerias:

- Filiação de indicados:

As empresas ou entidades parceiras do Clube da Saúde neste projetopoderão disponibilizar aos funcionários ou participantes a estrutura do Clubecomo sócio usuário gerando uma opção de lazer e melhoria na qualidade devida deles. A estrutura esportiva apresentada também está incluída.

Piscina Academia e Sauna

Parque termal Piscina infantil

Área de jogos e bar Vista geral

Churrasqueiras Restaurante

Page 15: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

15

Divulgação da marca entre profissionais de saúde:

Além dos servidores da Saúde, o Clube abrange a Associação dosFarmacêuticos do Distrito Federal (ACREF), a Associação dos Balconistas deDrogarias do Distrito Federal (ASBAF) e também os alunos da EscolaSuperior de Ciências da Saúde (ESCS), ou seja, os quais desfrutam dasatividades no Clube da Saúde. Sendo assim, o parceiro poderá divulgar epromover ações juntos a estes profissionais e futuros, num momento delazer e descontração, tornando a marca ainda mais forte entre a classe dasaúde.

Exclusividade SERVIFARMA: Foi implantada no Clube da Saúde aDrogaria do Servidor Público. O parceiro terá exclusividade no fornecimentode linhas de medicamentos e afins para um público potencial de mais de100.000 (cem mil) servidores públicos além da comercialização para apopulação do Distrito Federal.

A SERVIFAMA, em um segundo momento, também estará instaladanas cidades de Ceilândia, Gama, Sobradinho e Taguatinga.

Prospecto de instalação da SERVFARMA na entrada do Clube da Saúde

A marca do parceiro estará amplamente divulgada aos sócios,profissionais de saúde e a todos os clientes nos diversos órgãos do Governodo Distrito Federal, através de informativos, cartazes e outras ações deinformação.

Page 16: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

16

Utilização do Clube para eventos:

O Clube da Saúde também disponibilizará ao parceiro sua estruturafísica para promoção de eventos (festas promocionais, confraternizações etorneios esportivos). Além das áreas apresentadas utilizadas pelo futeboltambém estarão disponíveis ao parceiro:

Salão para eventos Salão - restaurante

Área de jogos e bar Vista geral

Cessão Naming rights – Direitos do nome:

Tendo interesse do parceiro, tanto a área reservada a construção docampo de futebol oficial, quanto o ginásio poliesportivo poderão receber oso nome do parceiro como divulgação da marca, os chamados naming rigthstanto especulados com as novas arenas no Brasil.

Estes espaços também poderão ser amplamente utilizados peloparceiro para eventos esportivos ou outros afins, concentrando em um sólocal e dispondo de outros serviços para confraternização e divulgação damarca.

Concretizando esta ação, outros esportes também divulgarão a marcado parceiro, como por exemplo, nas olímpiadas do SINLAZER, jogos dosclubes sociais do Distrito Federal.

Page 17: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

17

Negociação de atletas:

Atualmente Brasília é um dos grandes celeiros para revelação deatletas para o futebol. A maioria dos grandes clubes do país possui em seuelenco atletas oriundos do futebol do Distrito Federal. Porém até hoje,pouco se aproveitou este potencial para agregar valor nas negociaçõesdestes atletas. Podendo oferecer aos jovens atletas locais condiçõesestruturais semelhantes aos grandes centros do país, poderemos disputarcompetições de maior expressão e negociar esses atletas de forma maisprofissional tendo um parceiro de grande expressão comercial, a exemplode grandes empresas vem fazendo no futebol.

Dedução Fiscal:

OSCIP:

Através de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de InteressePúblico) para desenvolvimento de projetos que poderão deduzir do Impostode Renda aquilo que for investido no projeto.

Explicação Técnica:

Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) têm toda autonomiaadministrativa e financeira, regendo-se por legislação específica, podendo firmar convênios,contratos, termos de parceria, termos de cooperação e articularem-se de forma convenien-te, com órgãos ou entidades públicas e privadas, assim como, com empresas e instituiçõesnacionais e estrangeiras.

Dentre as inúmeras vantagens para as empresas do setor privado que pretendemparticipar de projetos, podendo contribuir para que ocorra uma redução no custo de suaprodução, tornando a empresa mais competitiva, a principal vantagem no processo é a for-ma de captação de recursos, que pode ser feita através de renúncia fiscal (Lei Federal nº9.249/95 e Medida Provisória nº 2158-35, artigo 59 e 60). Essa legislação permite doa-ções, até o limite de 2% do lucro operacional da pessoa jurídica, antes de computada a suadedução, mais 1,5% para pesquisa e educação.

MARCO LEGAL - Lei n.º 9.790/99

Considerada o Marco Legal do Terceiro Setor, a Lei n.º 9.790, de 23 de março de1999, dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativoscomo Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP e institui e disciplina oTermo de Parceria. Essa Lei resultou do trabalho de inúmeras organizações da sociedadecivil em parceria com o Governo Federal e o Congresso Nacional, através de articulações doConselho da Comunidade Solidária.

Page 18: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

18

DEDUTIBILIDADE DE IMPOSTO DE RENDA DAS SOCIEDADES DOADORAS PARAOSCIPs:

Conforme Lei n º 9.249, de 1995 - § 2º - Inciso III - as doações, até o limite de dois porcento do lucro operacional da pessoa jurídica, antes de computada a sua dedução, efetua-das a entidades civis, legalmente constituídas no Brasil, sem fins lucrativos, que prestemserviços gratuitos em benefício de empregados da pessoa jurídica doadora, e respectivosdependentes, ou em benefício da comunidade onde atuem, observadas as seguintes re-gras:

a) as doações, quando em dinheiro, serão feitas mediante crédito em conta corrente ban-cária diretamente em nome da entidade beneficiária;b) a pessoa jurídica doadora manterá em arquivo, à disposição da fiscalização, declaração,segundo modelo aprovado pela Secretaria da Receita Federal, fornecida pela entidade be-neficiária, em que esta se compromete a aplicar integralmente os recursos recebidos na re-alização de seus objetivos sociais, com identificação da pessoa física responsável pelo seucumprimento, e a não distribuir lucros, bonificações ou vantagens a dirigentes, mantenedo-res ou associados, sob nenhuma forma ou pretexto;c) a entidade civil beneficiária deverá ser reconhecida de utilidade pública por ato formal deórgão competente da União.

Medida Provisória n º 2.158-35, de 24 de agosto de 2001

Art. 59. Poderão, também, ser beneficiárias de doações, nos termos e condições estabele-cidos pelo inciso III do § 2º do art. 13 da Lei nº 9.249, de 1995, as Organizações da Socie-dade Civil de Interesse Público - OSCIP qualificadas segundo as normas estabelecidas naLei nº 9.790, de 23 de março de 1999.§ 1º O disposto neste artigo aplica-se em relação às doações efetuadas a partir do ano-calendário de 2001.§ 2º Às entidades referidas neste artigo não se aplica a exigência estabelecida na Lei nº9.249, de 1995, art. 13, § 2º, inciso III, alínea "c".

Art. 60. A dedutibilidade das doações a que se referem o inciso III do § 2º do art. 13 daLei nº 9.249, de 1995, e o art. 59 fica condicionada a que a entidade beneficiária tenha suacondição de utilidade pública ou de OSCIP renovada anualmente pelo órgão competente daUnião, mediante ato formal.

Como calcular esse incentivo/benefício?

A princípio existem duas formas de se calcular um incentivo/benefício fiscal. O pri-meiro é descontando-o do imposto a ser pago. O segundo é descontando-o da base de cál-culo do imposto. O benefício/incentivo concedido pelo artigo 13 da lei 9.249/95 aplica-sesobre a base de cálculo, em parte dela. Falando em patuá de contabilista poderíamos dizerque o lucro operacional é obtido contabilmente a partir da receita, da qual se descontam asdevoluções, abatimentos e impostos sobre o faturamento. Daí se obtém a receita líquida.Dessa última se descontam os custos dos serviços ou produtos vendidos, obtendo-se o re-sultado ou lucro bruto. Do resultado ou lucro bruto descontam-se as despesas com vendas,despesas gerais e administrativas, despesas financeiras e despesas de depreciação. Acres-centam-se, então, as receitas financeiras e obtém-se o Resultado ou lucro operacional.Nesse momento pode-se descontar até 2% desse resultado das doações que se fizer àsOSCIPs ou UPFs. Todavia esse ainda não é o ponto final sobre o qual se obtém a base decálculo do IRPJ e da CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido). É preciso, para tan-to, descontar as despesas sem rubricas (despesas não operacionais) e acrescentar as recei-

Page 19: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

19

tas sem rubricas (ou receitas operacionais), obtendo-se o resultado ou lucro antes do cál-culo do IRPJ e da CSLL. Após a incidência desses impostos obtém-se o resultado ou lucrolíquido da pessoa jurídica. Um quadro resumido poderia ser da seguinte maneira:

Receita bruta

(-) Devoluções, abatimentos e impostos sobre faturamento.

(=) Receita líquida

(-) Custo dos serviços/produtos vendidos

(=) Resultado ou Lucro bruto

(-) Despesas com vendas

(-) Despesas gerais e administrativas

(-) Despesas financeiras

(+) Receitas financeiras

(-) Despesas de depreciação

(=) Resultado ou Lucro operacional

Aqui entra o desconto de 2%

(-) Despesas não operacionais

(+) Receitas não operacionais

(=) Resultado ou Lucro antes do IR e da CSLL

(-) IR/CSLL

(=) Resultado ou Lucro líquido

Naturalmente que de negócio para negócio pode haver na legislação especificações diferen-ciadas de empresa para empresa. O método acima é, portanto, genérico e pode ser objetode correções no tempo e da diversidade das pessoas envolvidas.

Lei de Incentivo ao Esporte

Sancionada em dezembro de 2006, a Lei de Incentivo ao Esporte é umimportante instrumento para o setor. Ela estimula pessoas e empresas apatrocinar e fazer doações para projetos esportivos e paradesportivos, emtroca de incentivos fiscais.

Para pessoa física, o desconto pode chegar a 6% no valor do Imposto de Renda devido.Caberá ao contribuinte decidir se quer usá-lo em sua totalidade no incentivo ao esporte. Jápara pessoa jurídica tributada com base no lucro real, o desconto é de até 1% sobre o im-posto devido.

Para isso, a entidade esportiva, deve apresentar junto ao Ministério do Esporte um pro-jeto, contendo:

- Pedido de avaliação do projeto dirigido à Comissão Técnica, com a indicação da manifes-tação desportiva- Descrição do projeto contendo justificativa, objetivos, cronograma de execução física e fi-

Page 20: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

20

nanceira, estratégias de ação, metas qualitativas e quantitativas e plano de aplicação dosrecursos;- Orçamento analítico e comprovação de que os preços orçados são compatíveis com ospraticados no mercado ou enquadrados nos parâmetros estabelecidos pelo Ministério doEsporte.

Esta é outra alternativa para os parceiros do projeto, apesar do trami-te mais demorado.

Ex.: Se uma empresa paga R$ 10 milhões de IR ao governo, poderá destinar R$ 100mil para incentivar e patrocinar um projeto esportivo, obtendo as contrapartidas deexposição de um patrocínio normal, além desse valor ser deduzido no IR do ano seguinte.

Page 21: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

21

Contatos

site: http://www.clubedasaude.org.bre-mail: [email protected]

Presidente Clube da Saúde:

Nome: Helvécio Ferreira da SilvaTelefone: 61 8175 7439 / 9909 4929 / 3234 6401e-mail: [email protected]

Coordenadores da Academia de Futebol:

Nome: Leandro Ribeiro MacedoTelefone: 61 9802 6766 / 9218 9111e-mail: [email protected]

Page 22: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

22

ANEXOS

EDIFICAÇÕES

Page 23: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

23

VESTIÁRIOS E ALOJAMENTO

Page 24: PROJETO CLUBE ESCOLA - Portal BGNWEB Página de …bgnweb.com.br/lucassantiago/images/projeto-clube-escola... · 3 Objetivo Estabelecer um modelo sustentável de atendimento das atividades

24