programa noruega 2015 - spea.pt · sul do fiorde de varanger cerca das 11:00h, onde encontraremos o...

4
Excursão SPEA ao Norte da Noruega 2015 Datas: 6 a 13 de Junho (8 dias, 7 noites) Grupo: 10 a 14 participantes, com dois guias “Finnmark” ou Finamarca é a região situada no extremo nordeste da Noruega. Faz fronteira a sul com Lapónia Finlandesa e a Leste com a região Russa de Murmansk. A noroeste é banhada pelo mar da Noruega (Oceano Atlântico) e a norte e nordeste pelo gélido mar de Barents (Oceano Ártico). É a região menos populosa da Noruega e é habitada pelo povo Sami, com afinidades culturais com os Lapões. O fiorde de Varanger fica situado no extremo leste da Finamarca, constituindo o ponto mais oriental da Europa, fora da Rússia. É uma área remota, fria e inóspita, com um clima dominado pelo Ártico, de invernos longos e gelados e verões curtos e chuvosos. Visitaremos a região no início do verão ártico, aproveitando um período de frenética actividade das aves reprodutoras, mas ainda com a presença de algumas espécies invernantes. Nesta excursão será possível observar mais de 130 espécies de aves, entre as quais, muitas especialidades árticas e siberianas. Mais de 35 espécies que não ocorrem em Portugal. Espécies de aves mais espectaculares serão as aves aquáticas (mobelhas, êiders e outros patos do ártico) e as aves marinhas coloniais (pombalete, gaivota-tridáctila, airos, torda-mergulheira e papagaio-do-mar). Será também possível ver muitas outras especialidades do alto-ártico, como o gerifalte, o falaropo-de-bico-fino, o moleiro-rabilongo e muitos passeriformes (petinha-de- garganta-ruiva, pintarroxo-de-bico-amarelo, pintarroxo-boreal, bico-duro e escrevedeira-da- laponia). Esta excursão organizada pela SPEA, em colaboração com o ornitólogo local Anders Maeland (www.birdwatchingnorway.net ), vai usar como base o Vadso FjordHotell (http://www.vadsoefjordhotell.no ) e permitirá aos participantes conhecerem um pouco do extremo nordeste da Europa. Em particular as aves, as paisagens e a biodiversidade desta região remota, num ambiente calmo e descontraído, acompanhados de profissionais conhecedores do terreno. Programa: Dia 1 – sábado, dia 6 – Lisboa-Oslo Partiremos do Aeroporto Internacional de Lisboa, pelas 10:00h, num voo directo para Oslo. A chegada está prevista para as 15:00h. Ficaremos instalados num hotel, junto do aeroporto. Tarde livre para visita a Oslo ou passeio na floresta e lagos das proximidades. Jantar e noite num hotel junto do aeroporto. Dia 2 – domingo, dia 7 – Oslo-Kirkenes-Vadso Após um pequeno-almoço madrugador, seguiremos para o aeroporto de Oslo, onde Costa de Varanger (Foto de Anders Maeland) Airo-de-freio (Anders Maeland)

Upload: vannhan

Post on 23-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Excursão SPEA ao Norte da Noruega 2015 Datas: 6 a 13 de Junho (8 dias, 7 noites) Grupo: 10 a 14 participantes, com dois guias “Finnmark” ou Finamarca é a região situada no extremo nordeste da Noruega. Faz fronteira a sul com Lapónia Finlandesa e a Leste com a região Russa de Murmansk. A noroeste é banhada pelo mar da Noruega (Oceano Atlântico) e a norte e nordeste pelo gélido mar de Barents (Oceano Ártico). É a região menos populosa da Noruega e é habitada pelo povo Sami, com afinidades culturais com os Lapões. O fiorde de Varanger fica situado no extremo leste da Finamarca, constituindo o ponto mais oriental da Europa, fora da Rússia. É uma área remota, fria e inóspita, com um clima dominado pelo Ártico, de invernos longos e gelados e verões curtos e chuvosos. Visitaremos a região no início do verão ártico, aproveitando um período de frenética actividade das aves reprodutoras, mas ainda com a presença de algumas espécies invernantes. Nesta excursão será possível observar mais de 130 espécies de aves, entre as quais, muitas especialidades árticas e siberianas. Mais de 35 espécies que não ocorrem em Portugal. Espécies de aves mais espectaculares serão as aves aquáticas (mobelhas, êiders e outros patos do ártico) e as aves marinhas coloniais (pombalete, gaivota-tridáctila, airos, torda-mergulheira e papagaio-do-mar). Será também possível ver muitas outras especialidades do alto-ártico, como o gerifalte, o falaropo-de-bico-fino, o moleiro-rabilongo e muitos passeriformes (petinha-de-garganta-ruiva, pintarroxo-de-bico-amarelo, pintarroxo-boreal, bico-duro e escrevedeira-da-laponia). Esta excursão organizada pela SPEA, em colaboração com o ornitólogo local Anders Maeland (www.birdwatchingnorway.net), vai usar como base o Vadso FjordHotell (http://www.vadsoefjordhotell.no) e permitirá aos participantes conhecerem um pouco do extremo nordeste da Europa. Em particular as aves, as paisagens e a biodiversidade desta região remota, num ambiente calmo e descontraído, acompanhados de profissionais conhecedores do terreno. Programa: Dia 1 – sábado, dia 6 – Lisboa-Oslo Partiremos do Aeroporto Internacional de Lisboa, pelas 10:00h, num voo directo para Oslo. A chegada está prevista para as 15:00h. Ficaremos instalados num hotel, junto do aeroporto. Tarde livre para visita a Oslo ou passeio na floresta e lagos das proximidades. Jantar e noite num hotel junto do aeroporto. Dia 2 – domingo, dia 7 – Oslo-Kirkenes-Vadso Após um pequeno-almoço madrugador, seguiremos para o aeroporto de Oslo, onde Costa de Varanger (Foto de Anders Maeland)

Airo-de-freio (Anders Maeland)

tomaremos um avião para Kirkenes cerca da 9:00h. Chegaremos a Kirkenes, na costa sul do fiorde de Varanger cerca das 11:00h, onde encontraremos o nosso guia local. Após recolha e carregamento das carrinhas seguirmos para oeste e depois leste, contornando o fiorde na direcção de Vadso, onde fica o nosso hotel. Esta viagem durará cerca de três horas, durante as quais faremos paragens para observar aves. Veremos os primeiros, patos, limícolas e mobelhas nos pântanos de Ferdesmyra. Depois de um almoço ligeiro em vadso, vamos fazer um reconhecimento pedestre da vila, sempre a observar aves. Jantar e noite no Vadso FjordHotell. Dia 3 – segunda-feira, dia 8 – Vadso-Vardo-Ekkeroy Sairemos cedo, para leste, e vamos observando aves ao longo da estrada costeira do fiorde de Varanger até Vardo e Hamningberg. Visitaremos a colónia de gaivotas-tridáctilas do rochedo de Ekkeroy, o fiorde de Pers e os sapais de Barvikmyra. Entre muitas outras espécies vamos observar êider-real, êider-de-steller, pigargo, petinha-de-garganta-ruiva, pintarroxo-de-bico-amarelo, pintarroxo-boreal, escrevedeira-da-lapónia e pisco-de-peito-azul. Todas as quatro mobelhas e os quatro moleiros são possíveis de encontrar nesta área. Piquenique no campo, jantar e noite no Vadso FjordHotell. Dia 4 – terça-feira, dia 9 – Hornoya-Komag Após o pequeno-almoço, sairemos directos para o porto de Vardo, onde apanharemos o barco para a ilha de Hornoya. A viagem dura apenas cinco minutos, mas veremos muitas aves e com sorte podemos ver golfinhos. Na ilha vamos observar de perto uma colónia com milhares de aves marinhas, de várias espécies: pombalete, gaivota-tridáctila, papagaio-do-mar, airo-d’asa-branca, airo-comum, airo-de-freio e torda-mergulheira. Na parte da tarde vamos explorar o vale de Komag, a sudoeste de Vardo. Aqui podemos esperar encontrar muitas espécies de aves típicas da tundra ártica, como o combatente (possivelmente em parada nupcial), o moleiro-rabilongo, lagopo-ruivo, o pilrito-de-temminck, a narceja-galega, e muitas outras. Piquenique no campo, jantar e noite no Vadso FjordHotell. Dia 5 – quarta-feira, dia 10 – Vale do Tana Hoje seguiremos para oeste, para o vale do rio Tana e montanhas Kongsfjord e Batsfjord, onde passaremos o dia. Esta é uma área de paisagens com uma beleza majestosa e com uma grande quantidade de espécies de aves do alto-ártico. A coruja-rabilonga, o borrelho-ruivo, o falaropo-de-bico-fino, o lagopo-cinzento, a mobelha-de-garganta-preta, o bútio-calçado e escrevedeira-das-neves são algumas das aves que iremos procurar. Piquenique no campo, jantar e noite no Vadso FjordHotell.

Hammingberg (Foto de Maeland)

Moleiro-rabilongo (Foto de Anders Maeland)

Vale do Tana (Foto de Maeland)

Dia 6 – quinta-feira, dia 11 – Vale de Pasvik Neste dia sairemos duas horas mais cedo do que o normal, porque temos uma viagem de 3 horas para sul, para o vale de Pasvik. É uma região remota, de lagos e florestas de coníferas, numa faixa de território entre a Finlândia e a Rússia. Na área de Svanhovd vamos explorar florestas ribeirinhas ao longo da fronteira com a Rússia para procurar merganso-pequeno, cisne-bravo, ganso-campestre e gaivota-pequena. Mais a sul, vamos observar gaio-siberiano, chapim-siberiano, bico-duro e escrevedeira-pequena. Piquenique no campo, jantar e noite no Vadso FjordHotell. Dia 7 – sexta-feira, dia 12 – península de Varanger Hoje vamos ter um dia mais relaxado, para repousar do dia anterior, que foi muito cansativo. Vamos concentrar-nos nas espécies em falta. Se nos faltarem espécies alpinas vamos para as montanhas e se nos faltarem espécies aquáticas vamos procurar ao longo do fiorde. Piquenique no campo, jantar e noite no Vadso FjordHotell. Dia 8 – sábado, dia 13 – Vadso-Kirkenes-Oslo-Lisboa Após o pequeno-almoço dizemos adeus a Vadso e seguimos para o aeroporto de Kirkenes, para tomar o avião para Oslo, cerca das 11:30h. Teremos tempo para uma última vista para o mar de Barents. Chegaremos a Oslo cerca das 14:00h e logo tomamos um avião para Lisboa cerca da 17:00h, com escala em Frankfurt. Chegada prevista para as 22 horas (hora de Lisboa). Fim da excursão. Esta excursão inclui: viagem de avião Lisboa-Kirkenes-Lisboa em classe turística, deslocações no terreno em carrinhas de 9 lugares, ou similar, conduzidas pelos guias, serviço de guia no terreno, alojamento em regime de pensão completa em hotel 3***, ou equivalente (sete noites, quartos com WC privativo) e seguro de acidentes pessoais. Não inclui: bebidas das refeições e outras despesas de natureza pessoal. Preço: 2.150€ por pessoa (+ 250€ suplemento quarto individual) Data limite de inscrição: 8 de Março de 2015 Pagamento: 30% (700€) no acto da inscrição e o restante até 8 de Março de 2015 Material aconselhado: repelente para mosquitos; impermeável; roupa quente e confortável; calçado adequado a caminhada em terreno acidentado e húmido; protector solar; óculos escuros; binóculos; guia de aves e máquina fotográfica. Noruega - Informação Geral Clima Devido à sua elevada latitude, o Verão é curto e ameno, com dias longos e noites curtas. Nesta estação é possível assistir ao designado fenómeno do sol da meia-noite a Norte do círculo polar Ártico. Língua

Gaio-siberiano (Anders Maeland)

A língua oficial é o norueguês (obrigatório a nível profissional). Porém, a maior parte da população domina o inglês. Moeda A moeda local é a coroa norueguesa (NOK). A taxa de câmbio poderá ser consultada nos seguintes sites: www.bportugal.pt e www.xe.com. Regime de entrada e estada Em virtude da Noruega integrar o Espaço Schengen, não é exigido visto para cidadãos portugueses ou titulares de residência permanente em Portugal para uma estada inferior a 90 dias. Apesar de ser permitido viajar para a Noruega apenas com o cartão de cidadão / bilhete de identidade, recomenda-se a posse de um passaporte válido. Viajar com crianças Quando um dos pais viaje acompanhado de uma criança (menor) deverá ser portador de uma autorização escrita em inglês e assinada pelo outro progenitor; se o menor estiver só ou acompanhado por um terceiro adulto, é necessária a autorização de ambos os pais. Condições de segurança A Noruega é geralmente um país seguro e pacífico; contudo partilha com a Europa a ameaça de terrorismo nacional e internacional, não sendo de excluir a ocorrência de ataques ou atentados contra civis. Como noutros países europeus, existe alguma criminalidade. Como tal, deverão ser adotadas precauções relativamente à eventualidade da ocorrência de tentativa de furto, especialmente nas áreas mais movimentadas de Oslo, tais como a Estação central de caminhos-de-ferro e os aeroportos de Gardermoen, Rygge e Sandefjord Torp. Cuidados de saúde Não são necessários cuidados especiais de saúde, dado não serem conhecidas quaisquer epidemias ou doenças específicas na Noruega. A posse do Cartão Europeu de Saúde (que deverá ser sempre solicitado em Portugal, junto dos serviços da Segurança Social, antes de uma viagem pela Europa) faculta o acesso directo aos serviços de saúde noruegueses, sobretudo os de emergência. O padrão dos serviços de prestação de cuidados de saúde na Noruega é relativamente bom, mas os respectivos custos são elevados. Telecomunicações Existe uma boa rede de telecomunicações, quer fixa quer móvel, sendo a Telenor, a Netcom e a Lebara as principais empresas de fornecimento de serviços de telecomunicações, em particular redes móveis. Os telemóveis com cartões “sim” portugueses funcionam bem, desde que devidamente adequados a redes de telecomunicações internacionais. Endereços úteis Embaixada de Portugal em Oslo: - Telefones: 0047 23332855 (Chancelaria) e 0047 23332857 (Secção consular); - Correio electrónico: [email protected] (Chancelaria) e [email protected] (Secção consular) Comissão Norueguesa de Turismo: www.visitnorway.com Mais informações em: http://www.secomunidades.pt/web/guest/listapaises/NO