relatório anual - spea.pt · autónoma dos açores a insígnia autonómica de mérito cívico...

36
Relatório Anual SPEA 2015 www.spea.pt Tânia Pipa

Upload: vucong

Post on 30-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Relatório Anual

SPEA 2015www.spea.pt

Tâni

a Pi

pa

Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

É uma Organização Não Governamental de Ambiente sem fins lucrativos que tem como Missão “trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras”.

A SPEA foi fundada a 25 de novembro de 1993, correspondendo a um desejo manifestado por um grande número de profissionais e amadores que desenvolviam atividade na área da ornitologia e conservação da avifauna. É desde 1999 o parceiro Português da BirdLife International, uma rede internacional de organizações de ambiente que atua em 120 países, tendo sido reconhecida como entidade de utilidade pública em 2012. www.spea.pt

Os nossos Órgãos Sociais

Direção Nacional: Clara Casanova Ferreira (Presidente), José Manuel Monteiro (Vice-presidente), Michael Armelin (Tesoureiro), Adelino Gouveia (Secretário), José Paulo Monteiro, Manuel Trindade e Vanda Coutinho (Vogais)

Mesa da Assembleia Geral: Pedro Coelho (Presidente), Cláudia Serrano (Vice-presidente), Alexandre H. Leitão, Gonçalo Ventura e Pedro Monteiro (Secretários)

Conselho Fiscal: José Manuel Azevedo (Presidente), Vítor Couto Gonçalves (Secretário) e Filipe Cansado (Relator)

Iván

Ram

írez

• 3 •

Editorial

Resumir em poucas palavras o ano 2015 é uma tarefa exigente, por isso vou levar mais algumas linhas. Foi um ano pleno de atividades e com iniciativas que marcaram a vida dos nossos sócios imprimindo no futuro da SPEA uma relevância maior, uma responsabilidade acrescida a que procuraremos continuar a dar a melhor resposta em 2016.

Em 2015 anunciámos a migração da informação do PortugalAves para o eBird e os resultados comprovam que valeu a pena a aposta da SPEA e a associação à plataforma do Cornell Lab of Ornithology. Os números deste primeiro ano atestam que valeu a pena e levam-nos a agradecer o interesse e disponibilidade de todos os que estão

a contribuir para este sucesso. Depois de um período mais penoso para a vida associativa da SPEA, foi com grande entusiasmo que recebemos a resposta positiva para avançar com aquele que é um dos mais ambiciosos projetos de conservação na SPEA. O Life Rupis congrega esforços de 9 organismos portugueses e espanhóis juntos pela mesma causa – a conservação de espécies como a águia-perdigueira, o britango, o abutre--preto e o milhafre-real. Sublinhamos a importância deste projeto e dos seus objetivos chamando para Ave do Ano já em 2016 o britango, ave que dá o mote também à realização de mais uma edição do Congresso de Ornitologia, levando-nos para altos voos, desta vez a Norte.

Clara Casanova Ferreira, Presidente da Direção Nacional

Luís Costa, Diretor Executivo

Edua

rdo

Mou

rato

• 4 •

Nos Açores, conseguimos ver reconhecido o esforço e trabalho de 15 anos de conquistas e recuos em prol da conservação do priolo e do seu habitat, agilizando sempre para que os valores e interesses locais pudessem ser acautelados. Foi assim que no Dia do Açores a SPEA recebeu pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico atribuída por todo o trabalho desenvolvido. Estamos todos de parabéns.2015 marcou o início de um trabalho conjunto entre diferentes organizações de conservação da natureza em Portugal, numa iniciativa que tenho a certeza vai marcar a forma de pensar e agir de todos os que integram a coligação C6 e de todos os sócios e simpatizantes de cada uma destas organização. A prová-lo, entre outras iniciativas já desenvolvidas, está a mobilização conjunta que foi conseguida para a campanha SOS Natureza, uma ação que surgiu em sequência da intenção da Comissão Europeia de reformular as Diretivas Aves e Habitats. Uniram-se as ONGs europeias e Portugal não ficou à parte. Estivemos todos juntos e com a C6 a palavra de cada um de nós consegue (e conseguiu) chegar mais longe.

O “Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza”, iniciativa que

decorre no último trimestre do ano, continua a ser um marco na promoção da observação de aves a sul do país, aproveitando o período de migração de algumas espécies. O interesse pelas iniciativas que o Festival congrega tem sido crescente e a organização, da qual a SPEA faz parte, tem procurado promover iniciativas diferentes e originais que continuem a manter a dinâmica do festival voltada para a comunidade local, privilegiando as atividades de natureza e, claro, de observação de aves. Se ainda não participou no Festival, 2016 será um ano a não perder! E Sagres é sempre um bom local para conferir a informação presente no Atlas das Aves Marinhas. Publicado também em 2015 é uma obra que beneficia de uma versão digital que poderá facilmente transportar e consultar num dispositivo móvel!

2015 foi um ano próspero, mas só com a sua ajuda e presença poderemos continuar a trabalhar para que 2016 seja ainda melhor. Obrigada.

Clara Casanova Ferreira, Presidente da Direção Nacional

Luís Costa, Diretor Executivo

Destaques

06 . Mais aves nos céus do Douro Internacional

08 . Avanços na conservação das aves marinhas

11 . Conhecer melhor as aves de Portugal

14 . Um trabalho de 15 anos reconhecido nos Açores

17 . Fura-bardos destaca-se na Madeira como Ave do Ano

19 . A trabalhar em parcerias nacionais e internacionais

22 . Cidadania ativa pelo ambiente

24 . Fazer chegar as aves mais longe

26 . Contas 2015

30 . Quem nos apoia

• 6 •

Mais aves nos céus do Douro InternacionalLife RupisComeçou em julho de 2015 o novo Life Rupis, um dos mais recentes projetos financiados pela União Europeia a decorrer em território português e espanhol, mais concretamente na Zona de Proteção Especial (ZPE) do Douro Internacional e Vale do Rio Águeda e na ZPE de Arribes del Duero. Com uma duração de 4 anos, este projeto pretende implementar ações que visam reforçar as populações de águia-perdigueira e britango no Douro transfronteiriço, através da redução da mortalidade destas aves e do aumento do seu sucesso reprodutor.

O abutre-preto e o milhafre-real são espécies também beneficiadas. É sem dúvida um dos projetos mais ambiciosos de sempre na SPEA, também porque junta oito parceiros de Portugal, Espanha e não só: Associação Transumância e Natureza, Palombar, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Junta de Castilla y León, Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, Vulture Conservation Foundation, EDP Distribuição e a Guarda Nacional Republicana. Em 2016 o britango será a Ave do Ano, o que virá a dar ainda mais visibilidade a este novo projeto.

//

Brun

o M

aia

• 7 •

“Extraordinária e pioneira oportunidade, que permite juntar administração central e ONG numa mesma plataforma para materializar esforços para a conservação de um conjunto de espécies ameaçadas no contexto do nordeste trasmontano.”

António Monteiro, ICNF

Shut

ters

tock

• 8 •

Conservação terrestre

Avanços na conservação das aves marinhas

Life Berlengas O projeto Life Berlengas representa tudo o que tem sido feito na conservação das aves marinhas a nível mundial, desde o trabalho no terreno, no combate a espécies invasoras e a monitorização, ao estudo da interação com as pescas e a divulgação e sensibilização. 2015 foi também um ano de marcos para o projeto: o Centro de Visitantes na ilha da Berlenga abriu no verão, criou-se o site www.berlengas.eu e o spot oficial do projeto. Entre as ações de terreno destaca-se a remoção de 8 000 m2 de chorão, a colocação de

dispositivos de seguimento (loggers) em galhetas, a caracterização das populações de rato-preto e de coelho, a inventariação e o mapeamento da vegetação nativa e exótica, a construção dos primeiros ninhos artificias para cagarras e o seguimento das respetivas crias. Trabalhou-se com os pescadores, através da realização dos primeiros embarques para analisar o real impacto da pesca nas aves marinhas e foram realizados inquéritos no porto de Peniche. Surgiu também a oportunidade de dar a conhecer o projeto e a sua mascote no

Campeonato Mundial de Surf em Peniche, em que foram realizadas ações de educação ambiental e divulgação. Ao todo participaram no Life Berlengas cerca de 40 voluntários, fundamentais para o saldo positivo do projeto. O Life Berlengas tem como parceiros o ICNF, a Câmara Municipal de Peniche, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.

//

Eliz

abet

e D

uart

e

• 9 •

Atlas das Aves MarinhasUm dos destaques de 2015 foi a publicação do Atlas das Aves Marinhas de Portugal. A edição impressa foi financiada pelo Oceanário de Lisboa, Fundação para a Ciência e Tecnologia e Swarovski Optik. Esta obra é a mais completa e detalhada caracterização até hoje realizada da distribuição e da abundância de 65 espécies de aves marinhas e costeiras que utilizam as águas portuguesas. Para além da sua publicação em livro, a informação pode também ser consultada online em www.atlasavesmarinhas.pt. Uma prova do interesse na publicação foram as cerca de 150 pessoas que foram à sua apresentação no Oceanário de Lisboa. Novas Zonas de Proteção EspecialA criação das novas Zonas de Proteção Especial (ZPE) do Cabo Raso e de Aveiro/Nazaré assim como a alteração dos limites das já existentes ZPE do Cabo Espichel e da Costa Sudoeste veio finalmente de encontro ao que a SPEA tem defendido desde a identificação das IBA marinhas e tem por base os dados recolhidos nos últimos 10 anos acerca da distribuição das aves marinhas ao longo da nossa costa. A expectativa é que esta decisão seja o primeiro passo para uma conservação mais efetiva do oceano e das aves marinhas, oferecendo proteção às

zonas de alimentação e repouso usadas pela população de pardela- -balear, a ave marinha mais ameaçada da Europa, assim como de outras espécies de aves marinhas.

Qual o valor dos Serviços dos Ecossistemas Marinhos?Com o apoio da Iniciativa Gulbenkian Oceanos, e em parceria com a Adepe e o GAC – Região de Aveiro, a SPEA promoveu em 2015 diversas sessões de trabalho com agentes locais em Aveiro e em Peniche, de modo a identificar e valorizar os serviços dos ecossistemas das áreas marinhas mais relevantes na sua perspetiva. Ao todo, perto de 100 pessoas participaram nestas sessões e em 2016 serão conhecidos os resultados deste projeto, uma área de trabalho que a SPEA pretende continuar a apostar e a divulgar.

Em defesa do painho-de-monteiroO workshop “Painho-de-monteiro: oportunidades e desafios”, realizado na ilha da Graciosa, foi a rampa de lançamento para o recém aprovado Life EuroSAP coordenado pela Birdlife Internacional, no qual a SPEA é a parceira portuguesa e onde serão preparados planos de ação para o painho-de-monteiro e outras espécies europeias com estatuto de proteção prioritário. A SPEA junta-se assim aos esforços de longa data desenvolvidos pelo Departamento

Luís

Fer

reira

• 10 •

de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores e pelo Parque Natural de Ilha da Graciosa no estudo e conservação desta espécie endémica dos Açores.

Valorização da Pesca LocalEm parceria com a Sciaena e a Docapesca, o projeto VAL+ desenvolveu uma matriz de critérios

de sustentabilidade ambiental, económica e social a aplicar a algumas artes de pesca, de forma a influenciar boas práticas entre pescadores, consumidores e comerciantes. Entre outros aspetos, avaliaram-se as capturas acidentais de aves marinhas em artes de anzol e de que forma poderá este problema ser minimizado.

Recém chegada à SPEA, tem sido um privilégio trabalhar com esta equipa e poder contribuir para a conservação dos nossos ecossistemas marinhos. Desde a designação das novas ZPE para as aves marinhas, à cooperação com os pescadores para minimizar impactos negativos das actividades humanas, até ao trabalho junto dos mais novos para aprenderem mais sobre a biodiversidade das Berlengas, tudo conta na proteção deste enorme e fascinante recurso que é o Mar e que é de todos nós!

Ana Almeida, colaboradora do Depto Conservação Marinha da SPEA

Tâni

a Pi

pa

• 11 •

Conservação terrestre

Conhecer melhor as aves de Portugal

PortugalAves/eBird A observação de aves agora também está à distância de um clique com o PortugalAves/eBird. Este portal resultou de uma parceria com a Cornell Lab of Ornithology, www.ebird.org/content/portugal e veio revolucionar o mundo da observação de aves em Portugal. Estes dados, possibilitam não só aos observadores terem os seus registos num mesmo local, mas também permitem ter um melhor conhecimento da distribuição geográfica, do calendário de ocorrência, e dos efetivos populacionais das diferentes espécies

de aves, tanto em Portugal como em qualquer outra parte do mundo. Só em 2015 cerca de 200 observadores contribuíram com mais de 33 000 listas de Portugal referentes a 401 espécies, números impressionantes e que esperamos que continuem a crescer.

3ª edição do Atlas das Aves NidificantesAproveitando a realização do Atlas Europeu de Aves Nidificantes, a SPEA iniciou em 2015 a realização do terceiro Atlas nacional em parceria com o ICNF e o Laboratório de

Ornitologia da Universidade de Évora. Com esta parceria e a participação de dezenas de voluntários, que agora podem inserir as suas observações no PortugalAves/eBird, contamos nos próximos anos conhecer a distribuição de cada espécie de ave no nosso país.

Monitorizar para conhecerO programa de monitorização de aves da SPEA engloba diversas iniciativas fundamentais para seguir os níveis populacionais das aves em Portugal e refletir sobre o seu estatuto de conservação. O Censo

//

Gust

avo

Sim

ões

• 12 •

de Aves Comuns (CAC) define o índice oficial de sustentabilidade – “o Índice de Aves Comuns” - sendo também realizados o censo Arenaria para as aves costeiras no inverno, os censos RAM de monitorização de aves marinhas, o Censo de Aves no Natal e Ano Novo (CANAN) para aves de áreas agrícolas, e o censo Noctua para monitorização de aves de rapina noturnas. Todos estes projetos são realizados com a força do voluntariado da SPEA.

Censos de espécies2015 foi ano de censos nacionais de algumas espécies protegidas, nos quais coordenamos e/ou participamos. O Censo de Milhafres ou Mantas (conforme seja conhecido o Buteo buteo respetivamente nos Açores e na Madeira), teve a sua 10ª

edição num projeto de cidadania pela ciência que reuniu mais de 200 participantes nos dois arquipélagos. No continente foi também ano de censo de grous no Alentejo e de milhafres-reais em todo o país, em projetos em colaboração com outras ONG e ICNF.

Conhecer melhor o Canhão Cársico da OtaA proteção do Canhão Cársico da Ota foi um dos temas votado pelo Orçamento Participativo do Município de Alenquer. A SPEA foi uma das entidades convidadas a participar no projeto, contribuindo para uma inventariação completa da fauna de vertebrados deste sítio que se espera que venha a ser classificado como Monumento Natural de âmbito local.

José

Car

los

Mor

ais

• 13 •

“Colocar os registos no PortugalAves/eBird é uma incrível mais-valia para qualquer observador. Tanto do ponto de vista de quem tem gosto em desenvolver as suas listas de espécies observadas (do quintal para o mundo), mas também para quem gosta de contribuir para o estudo das aves: o manancial de informação existente no PortugalAves/eBird, para Portugal, é já incrível, e com tendência para aumentar.”

Alexandre Leitão, sócio nº438, desde 1998

José

Car

los

Mor

ais

• 14 •

Um trabalho de 15 anos reconhecido nos Açores

Atribuição de InsígniaDia 25 de maio é o Dia dos Açores, que em 2015 foi também dia SPEA nos Açores. Os 15 anos de ação neste arquipélago foram reconhecidos pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que decidiu atribuir a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico à SPEA por todo o trabalho desenvolvido. A juntar a esta distinção recebemos ainda a menção honrosa da EUROPARC pelo trabalho de comunicação e sensibilização feito nas Terras do Priolo e um louvor da Assembleia Municipal da Povoação também pelo trabalho realizado

neste concelho nomeadamente ao nível da ação escolar. A ação da SPEA na Região tem sido importante a nível da conservação e monitorização da avifauna e habitats, nomeadamente do priolo e aves marinhas; no estudo e conservação na preservação de áreas importantes para as aves e de habitats como a floresta Laurissilva e habitats costeiros, no controlo de espécies invasoras; e a nível da sensibilização e desenvolvimento local também com apoio na promoção da Região como destino de turismo de natureza.

Life Terras do PrioloAs Terras do Priolo são hoje um destino de excelência para quem aprecia a natureza dos Açores e quer ver aí uma espécie que não se pode ver em mais parte nenhuma do mundo: o priolo. Em 2015 o projeto Life+ terminou a instalação dos viveiros de propagação de espécies nativas em Santo António Nordestinho e inovou com as obras de engenharia natural para suster áreas de derrocadas na área. A nova estratégia de combate às espécies invasoras foi debatida e aprovada, e orientará o trabalho dos próximos

//

• 15 •

anos para melhorar cada vez mais o ecossistema da Serra da Tronqueira.

SPEA e ilha do Corvo unidos pela conservaçãoA SPEA faz cada vez mais parte da comunidade da pequena ilha do Corvo nos Açores, onde está presente desde 2009 e ajuda a crescer uma nova geração mais preocupada com Ambiente através das ações de educação ambiental e participação dos jovens na campanha SOS Cagarro, entre outras. O estufim usado para propagação de espécies nativas da ilha está localizado na escola e é fundamental para os trabalhos

de renaturalização das Reservas Biológicas geridas no pós-Life Ilhas Santuário para Aves Marinhas.

Ilhéu de Vila Franca: um paraíso para as aves marinhasEm colaboração com o Governo Regional e o Clube Naval de Vila Franca do Campo, prosseguem os trabalhos de controlo de espécies exóticas e de conservação das aves marinhas que habitam o Ilhéu de Vila Franca, fazendo com que cada vez mais as canas e a lantana sejam substituídas pelas faias e urzes que tornem este ilhéu um sistema mais natural.

• 16 •

“No meio do Atlântico, as aves dos Açores são um símbolo de resistência e sobrevivência. Do priolo ao painho--de-monteiro, muitas destas espécies têm sofrido com a ação do Homem. Os bons resultados obtidos nos vários projetos implementados são uma esperança para as espécies e habitats mas também contribuem para melhorar a vida das próprias pessoas e aumentar o destaque dos Açores a nível da conservação da Natureza. São já centenas de pessoas que têm colaborado para o sucesso das ações que aqui decorrerem.”

Joaquim Teodósio, Coordenador da SPEA Açores

• 17 •

Fura-bardos destaca-se na Madeira como Ave do AnoEm 2015, o protagonista foi o fura- -bardos, uma ave que continua a ser um mistério para muitos. Este exímio caçador apenas pode ser encontrado na ilha da Madeira e no arquipélago das Canárias. Em 2015 o escritório da SPEA Madeira teve direito a uma porta com um fura-bardos especial, colaborou com o Corpo Nacional de Escutas através de desafios que resultaram numa insígnia e deu a conhecer o fura-bardos através das redes sociais. No Natal colocou alunos das escolas do arquipélago da

Madeira a fazer a sua bola de Natal personalizada, alusiva ao fura-bardos, recorrendo a materiais reciclados. Mas é sobretudo no terreno que a recuperação do habitat do fura- -bardos e o conhecimento sobre a espécie começam a dar frutos: mais de 60 hectares foram já limpos de espécies invasoras e finalmente começamos a conhecer a distribuição e a ecologia da espécie, depois de conseguir localizar e estudar cerca de 60 ninhos em colaboração com os nossos parceiros do Parque Natural

da Madeira e da Direção Regional das Florestas e Conservação da Natureza.

Life Recover NaturaContinua em ação o projeto Life, coordenado pelo Parque Natural da Madeira, para a conservação da Ponta de São Lourenço na Madeira e ilhas Desertas. Dentro das ações realizadas pela SPEA em 2015 a destacar uma obra pioneira de enterramento de uma linha elétrica que tinha impacto em aves marinhas, nomeadamente o roque-de-castro e a alma-negra.

//

Juan

C. A

dam

• 18 •

Life Ilhéus do Porto Santo2015 foi o ano de encerramento do projeto Life Ilhéus do Porto Santo, coordenado pelo Parque Natural da Madeira. Este projeto contribuiu decisivamente para a conservação dos 7 ilhéus em redor da ilha do Porto Santo e, para além

da monitorização, censos e estudo das aves marinhas que aí ocorrem, promovemos um fórum Macaronésico sobre iluminação e impacto nas aves marinhas e contribuímos para a redução da iluminação na ilha em colaboração com o Município do Porto Santo.

“De ilustre desconhecido, a habitante da zona histórica do Funchal, o fura--bardos foi a ave em destaque em 2015. Importantes contributos foram feitos ao conhecimento desta espécie e, além de uma forte campanha de sensibilização que extravasou os limites da ilha da Madeira, o fura- -bardos tornou-se o fiel companheiro da equipa da SPEA Madeira graças à arte da Elisabete Henriques que o eternizou na nossa porta.“

Cátia Gouveia, Coordenadora da SPEA Madeira

Cátia

Gou

veia

• 19 •

A trabalhar em parcerias nacionais e internacionais

Coligação C6O aparecimento da coligação C6 foi um dos grandes marcos no movimento das ONGA em Portugal. A partir de 2015 SPEA trabalha juntamente com FAPAS, GEOTA, Liga para a Proteção da Natureza, Quercus e WWF Portugal na defesa de posições comuns, que começaram com a campanha SOS Natureza e se estendem ao debate sobre a lei da caça, a legislação do ordenamento do território ou os programas de financiamento a ações de conservação da natureza.

Em sintonia com a BirdLife InternationalSendo parceiro nacional e membro da BirdLife International, a SPEA esteve muito ativa dentro da parceria, trabalhando nas task force de Diretivas Europeias, da Agricultura e do Mar. Participou ainda no Conselho Global e no Comité de Europa e Ásia Central na estrutura da organização.

Uma parceria importante em São Tomé e PríncipeSão Tomé e Príncipe é um dos países mais importantes para a biodiversidade, com 28 espécies

endémicas e 4 espécies em risco Crítico de Extinção. O ano foi marcado pela finalização dos trabalhos de prospeção de galinhola, anjolô e picanço em São Tomé, para as quais temos agora um melhor conhecimento para basear as propostas de gestão do Parque Nacional do Obô. O trabalho incluiu pela primeira vez trabalho de campo na ilha do Príncipe de modo a conhecer a distribuição do tordo-do--príncipe.

Com a Biosfera 1 em Cabo VerdeTerminou em 2015 o nosso projeto

//

Nun

o Ba

rros

• 20 •

Conservação terrestre

em Cabo Verde para a conservação da Reserva Marinha de Santa Luzia em colaboração com o nosso parceiro Biosfera 1 em São Vicente, a quem ajudámos também na elaboração de uma estratégia a longo prazo para a organização. Esperamos agora uma segunda fase na qual se procederá a um ambicioso plano de translocar a ameaçada laverca-do-raso para a ilha de Santa Luzia.

Plataforma de Organizações Não Governamentais Portuguesas sobre a Pesca (PONG Pesca)A PONG Pesca privilegia o fórum de diálogo e colaboração que se tem estabelecido entre as diferentes ONG. Esta Plataforma tem vindo a consolidar-se como um parceiro nacional de discussão e reflexão sobre a pesca, sendo exemplo disso a nomeação como membro permanente da Comissão de Acompanhamento da Sardinha. Em 2015, a PONG Pesca organizou o Seminário “O território Marítimo Português: Direito do Mar e Gestão Sustentável” que juntou responsáveis pela tutela, investigadores e profissionais do mar para debater meios e métodos necessários à resolução dos principais problemas da gestão sustentável do meio marinho.

Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP)No início de 2015, a partir de um movimento de cidadãos, foi criada a PALP cujo principal objetivo é a defesa de um Algarve Sustentável e contra a exploração de petróleo na região. A SPEA integrou esta Plataforma pois partilha a apreensão em relação aos riscos ambientais que esta indústria acarreta. No final do ano foi entregue na Assembleia da República uma petição assinada por mais de 7000 pessoas exigindo a discussão urgente sobre a exploração de hidrocarbonetos no Algarve.

Menos aves mortas em linhas elétricasEm 2015 terminaram-se as amostragens para o Protocolo Avifauna VI, com os parceiros EDP distribuição, Quercus, LPN e ICNF, iniciado em abril do ano anterior. Este protocolo é a continuação do trabalho conjunto que as ONGA e o ICNF têm tido com a EDP desde 2003 e pretende prevenir e corrigir pontos de mortalidade de aves em linhas eléctricas de média e alta tensão, através da aplicação de medidas minimizadoras e do planeamento adequado.

Nun

o Ba

rros

• 21 •

“Preservando a sua autonomia mas conscientes que há muito a fazer em comum, em 2015, as ONGA decidiram reunir-se em torno da Coligação C6 e intervirem ativa e solidariamente na defesa da proteção e valorização da natureza. Esta determinação deu, desde logo, resultado na eficácia com que se conseguiu mobilizar os cidadãos na campanha SOS Natureza e dará certamente, em próximo futuro, novas conquistas do movimento associativo de defesa do ambiente. Foi uma decisão marcante.”

Tito Rosa, Presidente da Liga para a Proteção da Natureza

Cam

panh

a SO

S N

atur

eza

| Jam

es W

est

• 22 •

Cidadania ativa pelo ambienteCampanha SOS Natureza2015 foi um ano que se destacou pela mobilização dos cidadãos europeus e nacionais pela defesa da Natureza. A campanha Europeia SOS Natureza surgiu na sequência do chamado fitness check da Comissão Europeia que previa reestruturar as Diretivas Aves e Habitats – as leis europeias que protegem a biodiversidade. As ONGs da Europa uniram-se e conseguiram que mais de 520 mil pessoas dissessem não à alteração das leis. Foi a campanha

que envolveu mais cidadãos desde sempre na Europa. Em Portugal, a SPEA, a LPN, a GEOTA, o FAPAS, a Quercus e a WWF uniram-se também para fazer chegar a mensagem até mais longe. O resultado final do fitness check ainda não se sabe, mas a mobilização dos cidadãos foi desde já uma vitória.

Diga NÃO aos passarinhos no prato e na gaiolaOutra campanha que visou captar a atenção do público para um problema

muito pouco divulgado, foi a campanha “Diga NÃO aos passarinhos no prato e na gaiola”. A SPEA desafiou outras ONG a unirem-se à causa e reuniu-se com as entidades legais que podem ajudar a combater este problema. O resultado foi animador e gratificante: mais apreensões de aves, com a libertação de muitas delas, mais queixas fundamentadas, com seguimento dado pelo SEPNA, mais notícias nos media nacionais e uma maior consciencialização por parte do público para a questão.

//

Mar

ia S

ilva

• 23 •

Voluntariado numa Área Importante para Aves e BiodiversidadeMais localmente, mas com resultados visíveis, foi a colaboração da IBM com a SPEA numa ação conjunta que envolveu 200 colaboradores e teve como objetivo remover chorão

e lixo e melhorar as infraestruturas da Lagoa Pequena, em Sesimbra. O resultado ficou à vista e agora a Lagoa Pequena é ainda mais um local com condições únicas não só para as aves, mas também para os amantes da Natureza.

Luís

Fer

reira

“A SPEA foi parceira em ações de voluntariado corporativo no GIRO (GRACE – Intervir – Recuperar – Organizar) na Madeira e Açores com 50 voluntários. Para fazer face aos incêndios que devastaram aqueles territórios

nos últimos anos e combater a proliferação de espécies invasoras, o GIRO deu prioridade à recuperação de espaços naturais. Na Madeira a ação constou na limpeza do terreno, arranque de espécies exóticas e plantação da Laurissilva, no âmbito do Life Fura-bardos. Nos Açores, os voluntários construíram diques, fizeram inoculação de musgão, plantação de espécies nativas e retirada de exóticas, enquadrado no Life Terras do Priolo. O GRACE articulou também uma ação de voluntariado da IBM na Lagoa Pequena com a SPEA. Fazemos votos de que esta parceria continue a dar os seus frutos na proteção do meio ambiente e na construção de um planeta mais sustentável.

GRACE

• 24 •

Fazer chegar as aves mais longeFestival de Observação de Aves e Atividades de Natureza A SPEA continua a apostar na promoção da observação das aves, tanto a nível nacional como na divulgação de Portugal no exterior. Entre as atividades e eventos mais importantes encontra-se sem dúvida o Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza de Sagres, que teve em 2015 a sua 6ª edição e o maior número de participantes desde sempre. Em 3 dias foram mais de 1000 pessoas a participar nas mais

de 200 atividades organizadas entre parceiros e organização. A promoção da observação de aves em Portugal teve também mais um impulso através do site birdwatching.spea.pt.

MacaroavesO projeto Macaroaves procurou contribuir para o alicerçar do turismo de natureza na Macaronésia através da elaboração de uma estratégia para o turismo ornitológico. Na Madeira contou já com a implementação de placas divulgativas em três locais do

arquipélago para o desenvolvimento de um produto turístico mais sólido, diferenciador e de qualidade com especial enfoque nas aves e nos seus habitats. A formação de agentes turísticos e produção de mapas com locais para a observação de aves foram também objetivos deste projeto.

Educação ambientalMas 2015 foi também um ano de destaque para a educação ambiental, em especial nas comunidades mais

//

Joan

a D

omin

gues

• 25 •

próximas dos nossos projetos, como em São Miguel, Corvo, Madeira, Peniche, mas também em Évora, onde o professor destacado da SPEA desenvolveu atividades em 85 escolas e com mais de 5600 alunos. Nos Açores o Centro Ambiental do Priolo recebeu 2570 pessoas e desenvolveu 101 atividades nas escolas de São Miguel envolvendo 2590 jovens.Na Madeira, a educação ambiental também ganhou fulgor com o fura-bardos eleito como Ave do

Ano. No total foram cerca de meia centena de palestras realizadas, atingindo um total de 1422 pessoas. A Campanha Salve uma Ave Marinha conseguiu, mais uma vez, mobilizar diversos voluntários, aproximando a população da avifauna regional. Este foi também um ano de arranque do Clube de Juvenis da SPEA www.facebook.com/Clube.Juvenis.SPEA.

“Concretização de experiências e ações de sensibilização, em especial no interior do território, que permitiram validar competências tanto dos jovens estudantes como da comunidade em geral, ampliando a missão da SPEA”.

Kau, Professor Destacado da SPEA

• 26 •

Contas 2015

As contas da SPEA estão disponíveis em www.spea.pt/pt/quem-somos/documentos/relatorio-e-contas e revelaram um resultado líquido do exercício de 68 619,04 Euros, sendo verificadas pelo Conselho Fiscal e auditadas por

Revisor Oficial de Contas. Em termos comparativos com as rubricas de orçamento propostas para o ano, as receitas e despesas são descritas como segue:

Rubrica/centro de custo

SedeSedeLojaPublicaçõesComunicaçãoOutros

Despesas

66.515,84 €49.868,87 €10.899,79 €16.238,01 €

2.000,00 €145.522,51 €

Receitas

89.006,71 €43.498,40 €

2.160,06 €4.521,05 €

0,00 €139.186,22 €

//

Tâni

a Pi

pa

• 27 •

Rubrica/centro de custo

Depto Cidadania AmbientalActividadesEventosTurismo OrnitológicoEducação AmbientalVoluntariadoOutros

Depto TerrestreDepto TerrestreLinhas eléctricasProgramas de monitorizaçãoSão Tomé e PríncipeOutros

Depto MarinhoDepto MarinhoCEPF Cabo VerdeLife BerlengasLife MARPROFAMELife MaltaPainho-de-monteiroVAL+Gulbenkian/SEMarinhosOutros

Despesas

40.142,57 €17.043,25 €11.193,83 €

3.780,50 €9.075,96 €

773,66 €82.009,78 €

21.349,35 €17.652,90 €9.283,75 €

41.484,25 €198.148,73 €287.918,97 €

1.655,42 €40.135,92 €

175.103,27 €17.469,89 €

0,00 €11.222,08 €

7.400,62 €5.368,41 €

22.605,65 €180,00 €

385.670,32 €

Receitas

36.717,43 €18.292,12 €

0,00 €100,00 €

29.388,74 €0,00 €

84.498,29 €

0,00 €13.210,80 €10.570,00 €61.787,97 €

809.077,23 €894.646,00 €

0,00 €3.920,00 €

0,00 €0,00 €

68.819,94 €0,00 €

3.610,61 €16.701,96 €45.000,00 €

3.854,18 €172.232,93 €

• 28 •

Rubrica/centro de custo

SPEA AçoresLife Terras do PrioloCorvo e Ilhéu de Vila FrancaLife Laurissilva SustentávelOutros

SPEA MadeiraLife Fura-bardosLife Recover NaturaLife Ilhéus do Porto SantoLife EcocompatívelMonitorização Aeroportos MadeiraMacaroavesOutros

Total anual

Despesas

585.235,76 €34.990,23 €

0,00 €2.074,26 €

691.951,27 €

397.431,82 €35.888,28 €50.990,77 €4.393,40 €1.101,60 €

18.569,03 €19.672,82 €

673.555,86 €

2.266.628,72 €

Receitas

754.933,00 €37.204,80 €

264.080,84 €4.936,48 €

1.166.744,09 €

488.759,20 €0,00 €0,00 €0,00 €

15.536,39 €8.263,68 €

16.071,23 €533.899,20 €

2.991.206,73 €

• 29 •

Receitas

Fundos comunitários 75,33% Subvenções e patrocínios 18,80% Contratos e serviços 3,32% Quotas e donativos 0,84% Vendas 1,71%

//

• 30 •

Patrocinadores

ANA AeroportosBirdLife InternationalCEPF - Critical Ecosystem Partnership FundC. M. de AlenquerC. M. de Vila do BispoClube Naval de Vila Franca do CampoDireção Regional de Ambiente dos AçoresDireção Regional dos Assuntos do Mar (Açores)Disney Conservation Fund

Doca PescaEDP DistribuiçãoErasmus +European Bird Census CouncilFamília PrenticeFCT - Fundação para a Ciência e TenologiaFondation MAVAFundação GulbenkianHoney GuideIniciativa Gulbenkian OceanosLife+LIFE+ Nature and Biodiversity

Oceanário de LisboaPROMAR 2007-2013Royal Society for the Protection of BirdsSecretaria Regional da Agricultura e Florestas (Açores)Swarovski OptikTherese RennerToyota Motor CorporationUS Fish and Wildlife Service

Colaboradores

Alexandra LopesAna AlmeidaAna Isabel FagundesAna MeirinhoAna MendonçaAna SantosAndré FernandesAndreia AmaralAntónio PimentelArmando SilvaAzucena de la CruzCarlos Cruz ‘Kau’Carlos SilvaCátia Gouveia

Domingos LeitãoFilipe AlvesFilipe FigueiredoHilberto CorreiaHugo SampaioIván GutiérrezJoana AndradeJoana DominguesJoão GuilhermeJoão MonteJoaquim TeodosioJosé António PachecoJosé Francisco AguiarJosé Mendonça MedeirosJulieta Calvet CostaLaura Castelló

Quem nos apoia//

Már

io E

stev

ens

• 31 •

Lourdes PeñilLuís CostaMarcelino OliveiraMarco BragaMário MendonçaMário SimasMarta NunesNuno BarrosNuno MeloNuno OliveiraPedro GeraldesRita GomesRuben CoelhoRui BotelhoSandra HervíasSusana AlvesSusana CostaTania PipaTibério ArrudaVanda DomingosVanessa OliveiraVictor Costa

Voluntários e estagiários

Adelaide Silva Afonso RochaAgostinho GomesAgostinho TomásAlbano MartinsAlberto SalvadorAlbino OlimAlessandro MarracciniAlexander Quintana

Alexandre LeitãoAlexandre PereiraAlfonso RuizAlicia Cerón GómezAlicia Gil PastorAna Catarina DuarteAna CoelhoAna Rita RamosAna SantosAna Santos TorresAna Teresa MarquesAndré FerreiraAndré Filipe Azevedo AlmeidaAndré VieiraAndrea RipolAndreia Proença,Andreia ValenteAnita AlessandriniAnna CostarrosaAntónio BarbosaAntónio CotãoAntónio Manuel MarquesAntónio MuletAntónio RosaAntonio VulcanoAugusto FaustinoBarbara AmbrosBeñat Zaketa MoruaBruno PereiraBruno SantosCarla MeloCarlos Almeida Carlos CunhaCarlos GodinhoCarlos Manuel VilhenaCarlos Pacheco

Carlos PereiraCarlos SantosCarlos TejadasCarlota de OliveiraCarolina VieiraCatarina GalegoCatarina Serra GonçalvesCecilia MeloClara e Marco Van Dalem–DuchenneCláudia PichCláudio BichoClive VineyCristina CamachoCristina MaldonadoCsaba JenesDaniel LimaDaniel MeloDavid SantosDiana HoutzagerDiogo CarvalhoDuarte VieiraDurval MendonçaEdgar VianaEliane SoaresElisabete SilvaElizabeth CoelhoEmília SantosEstefania PereiraEugenia AzevedoEva GouveiaEwa KozlowskaFábia AzevedoFábio SantosFabrício NunesFátima VieiraFelix Medina

Fernanda BotelhoFernando DiasFernando PereiraFilipa ErraFilipa MachadoFilipa PintoFilipe CanárioFilipe MonizFrancisca Sousa Francisco AguilarFrancisco AzevedoFrancisco MoreiraGil MatosGlennis VowlesGonçalo EliasGonçalo MarquesGuillaume RethoréGustavo SimõesHany AlonzoHelder Cardoso Helder CostaHélder VieiraHelena BatalhaHenry BrownHojdy Jesus Dias LopesHorácio CostaHugo CarvalhoHugo CavaleiroHugo CohenHugo MeloHugo RibeiroHugo ZinaInês CatryInês FerreiraInês FrancoInês MarquesInês Morão

Inês TomásInigo Garagorri PerezIrene ToluIsabel Fortes RodriguesIsabelle BellierIva AbbiatiIvan Gutierrez Iván RamírezJaime Braga BairosJaime PiresJaime RamosJavier TomásJoan Benat Zarheta MoyuaJoana CostaJoana LourençoJoão Carlos ClaroJoão CastellanoJoão CruzJoão GuilhermeJoão MagroJoão MarquesJoão Miguel dos SantosJoão MinistroJoão PereiraJoão RodriguesJoão SantosJoel Abdul Menezes Posser LimaJoel BriedJorge Araújo da SilvaJorge CruzJorge SafaraJorge SilvaJosé AleixoJosé AlvesJosé Benedicto

• 32 •

José GomesJosé Manuel MonizJosé Paulo MonteiroJosé Pedro GranadeiroJosé PintoJulie Weissman João EstêvãoJúlio Reis June TaylorLeila DuarteLeonardo RicardoLisanawel BenazoutLluis BasilLuís AguiarLuis BarcelosLuís CarreiraLuís Nogueira SantosLuís QueirozLuís SalvadorLuís Santos Luís SilvaLuís VenâncioLuísa CrisóstomoLuminita PanutaManuel Jorge SantosManuel QuaresmaManuel VieiraMarcelo DiasMarcial FelgueirasMarco Nunes CorreiaMargarida MilheiroMargarida MonteiroMaría Eulalia Huamán BenítezMaria MarquesMaria SilvaMariana Anjos

Mariangela GrandolfoMarina ZapataMário EstevensMario Gomez MarquezMário GuerreiroMário SantosMarta CatitaMarta FariaMarta Proietti ManciniMarta VillasanMax HoppeMiguel GriloMiguel LecoqMiguel MendesMiguel Miranda RebeloMiguel RebeloNatália AbreuNeide MargaridoNélia PenteadoNelson MouraNelson PereiraNicola PestanaNicolaas Henricus Bernardus MeisterNorberto Flora Nuno BarrosNuno Diogo França Espírito SantoNuno PaulinoNuno SoaresOriana CabrolOrlando Rosa.Patricia PestanaPaul AbbiatiPaula LopesPaula MaríliaPaula Martins

Paulo AlvesPaulo BeloPaulo CatryPaulo FerreiraPaulo OliveiraPaulo ReisPaulo TenreiroPaulo TravassosPaulo VilelaPedro AlvitoPedro AndradePedro CardiaPedro FernandesPedro GeraldesPedro GouveiaPedro InácioPedro LopesPedro LourençoPedro MartinsPedro MonteiroPedro MoreiraPedro RamalhoPedro RaposoPeter DedicoatRafael RochaRaquel SantosRaquel TavaresRicardo BarrelaRicardo CeiaRicardo Lima Ricardo LopesRicardo MeloRicardo Mendão SilvaRicardo RochaRicardo ToméRita MoreiraRoberto Moritz

Rodolfo RamosRogério CangaratoRomão MachadoRúben Tarifa MúrciaRui EufrásiaRui FerreiraRui MachadoSalomé PastorSamuel HarfordSandra RussoSantiagoSantiago Torres TeijeiroSara BarãoSara FariaSara GomesSara SoaresSérgio CorreiaSérgio GodinhoSérgio RibeiroSidónio SilvaSílvia FriasSílvia NunesSimão MaiaSimon WatesSofia GabrielSofia GoulartSoledad ÁlvarezSónia CruzSónia SantosSusana ÁzeraSusana BilberSusana VelasquezTânia CostaTânia NascimentoTatiana LealTeresa CatryTeresa Mouga

Thijs ValkenburgTiago CaldeiraTiago GuerreiroTiago SantosTom LewisValter MedeirosValter QuadrosVasco bruno rego ponteVeronicaVeronica AponteVeronica NevesVicente PonsVitor DiasVitor Emanuel Ferreira PedroVitor EncarnaçãoVitor PaivaVítor PereiraYolanda González

• 33 •

Parceiros

A RochaABAEAdepe - Associação para o Desenvolvimento de PenicheADRIPAgência Nacional Erasmus+ Educação e FormaçãoAgência Portuguesa de AmbienteAid NatureAlmargemAmbiente/Direção Regional dos Recursos FlorestaisAmbiosAmigos de las PardelasAndré Texugo LopesAntena 1 AçoresAsociación SocioCultural Isla CreactivaAssociação AldeiaAssociação Amigos do CalhauAssociação dos Amigos da Natureza de CabeçãoAssociação Humanitária Bombeiros Voluntários PenicheAssociação Olho-teAssociação PapaVentosAssociação PATOAssociação Presença FemininaAssociação Rota JovemAssociação Transumância e NaturezaAssociação Vamos à VilaAtlanticoLineBali Community Based Tourism AssociationBarn Owl FoundationBerlenga Praia - Actividades Marítimo Turísticas, Lda (Julius)Biosfera IBirdLife InternationalC. M. da CalhetaC. M. da Ponta do SolC. M. da Ribeira BravaC. M. de Águeda

C. M. de AlmadaC. M. de Câmara de LobosC. M. de Cascais – Cascais AmbienteC. M. de ConstânciaC. M. de EstarrejaC. M. de LisboaC. M. de MachicoC. M. de PenicheC. M. de Santa CruzC. M. de Santa Cruz da GraciosaC. M. de Santa Cruz da GraciosaC. M. de SantanaC. M. de São VicenteC. M. de SesimbraC. M. do CorvoC. M. do FunchalC. M. do NordesteC. M. do Porto MonizC. M. do Porto SantoCanal FMCapitania do Porto de PenicheCasa da Cultura de Santa Cruz/Quinta do RevoredoCentro de Ciência Viva do Porto MonizCentro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do CondeCiência VivaCISE/Município de SeiaClub BudeoClube Aventura da MadeiraClube Observação de Aves do FaialCNEConsejo Superior de Investigaciones CientíficasCOREMACorporativa RupestrisCorreio dos AÇORESDepartamento de Oceanografia e Pescas - Universidade dos AçoresDireção Geral do Ambiente de São Tomé e PríncipeDireção Regional da Juventude e Desporto

• 34 •

Direção Regional de Ambiente/ Secretaria Regional da Agricultura Direção Regional de Florestas e Conservação da NaturezaDireção Regional do TurismoDireção Regional dos Assuntos do Mar - Governo dos AçoresDocapescaDouro Pula CanhadaEcomuseu Municipal do SeixalEDP DistribuiçãoElisabete MarchanteEmpresa de Eletricidade da MadeiraEngenharia CivilEpic MadeiraEscola profissional de Gestão Florestal de Villaviciosa de Odón (Madrid)Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar - Instituto Politécnico de LeiriaEtnonatureÉvora – Cultural ExperienceFaculdade de Ciências - Universidade de LisboaFaculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de LisboaFajã dos PadresFarol do Nordeste Fundação GRACEFundación General de la Universidad de La LagunaFundación Patrimonio Natural de Castilla y LeónFundo para a Proteção dos Animais SelvagensGAC - Região de AveiroGEOTAGNR/SEPNAGrupo 159 Monte - Associação de Escoteiros de PortugalHélia MarchanteHotel Jardim AtlânticoHotel Vila BaleiraIBM-PortugalIMAR-CMA - Instituto do Mar, Centro do Mar e Ambiente - Universidade de Coimbra

Instituto da Conservação da Natureza e das FlorestasInstituto Português do Mar e da AtmosferaInstituto Superior de AgronomiaISPA - Instituto UniversitárioJosé Carlos MoraisJunta de Castilla y LeonLCPALiga para a Proteção da NaturezaLoving the PlanetLuis SilvaLurdes da Conceição BorgesMadeira Film FestivalMorAlentejoNEF - New Economics FoundationObservatório Oceânico da MadeiraONGATEJOOs Montanheiros Núcleo de São JorgePalheiro GolfPalombarParque Biológico de GaiaParque Ecológico do FunchalParque Nacional do Obô de São Tomé e PríncipeParque Natural da Ilha GraciosaParque Natural de Ilha da GraciosaParque Natural de Ilha de São MiguelParque Natural de Ilha do CorvoPaulo BorgesPedro RaposeiroPedro TeigaPlataforma Amigos da Lagoa dos SalgadosPorto Santo LineProActiveTurProjecto Invasoras (Univ de Coimbra)Quercus – Associação Nacional de Conservação da NaturezaRequinte TurquesaRIASRicardo Faustino de Lima

• 35 •

Rio-a-DentroRota da Terra Fria TransmontanaRoyal Society for the Protection of BirdsRTP Madeira (Programa Madeira Viva)Rui EliasSciaenaSecretaria Regional de Turismo e Transportes/ Departamento de Sistemas de Informação Geográfica de Ponta DelgadaServiço do Parque Natural da MadeiraSociedade Portuguesa de BotânicaSolomon Island National Youth CongressSri Lanka Ecotourism FoundationStation Biologique de la Tour du ValatStrixTapada Nacional de MafraThe Cornell Lab of OrnithologyTurismo do AlgarveUniversidad Católica del NorteUniversidade da MadeiraUniversidade de Aveiro - DBIOUniversidade de ELTEUniversidade de ÉvoraUniversidade de ExeterUniversidade do Minho - CESAMUniversidade dos AçoresVentura do MarVirgilio CruzVitor GonçalvesVo.U pela NaturezaVoz do MarVulture Conservation FoundationWebsite Aves dos AçoresWWF PortugalYMCA CAMP AlambreZ-pro

LojaA SPEA tem uma loja online e um espaço comercial aberto a todos os que desejam comprar artigos relacionados com as aves. Livros de identificação de aves, material ótico, peluches e pins são alguns dos produtos que vai aqui encontrar.

Torne-se sócioJunte a sua voz à nossa e apoie a conservação das aves e da natureza.

DonativosAjude a salvar espécies e habitats únicos no mundo.

www.facebook.com/spea.Birdlife

twitter.com/spea_birdlife

Nun

o Ba

rros